3 - ANÁLISE BIDIMENSIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3 - ANÁLISE BIDIMENSIONAL"

Transcrição

1 INE Aálse Bdmesoal ANÁLISE BIDIMENSIONAL É comum haver teresse em saber se duas varáves quasquer estão relacoadas, e o quato estão relacoadas, seja a vda prátca, seja em trabalhos de pesqusa, por eemplo: - se o seo dos fucoáros de uma empresa está relacoado com a fução eercda; - o quato o a temperatura ambete em uma regão flueca as vedas de refrgerate; - se o ível de escolardade de um grupo de empreededores está relacoado com o grau de sucesso por eles alcaçado. Mutas vezes queremos verfcar se há uma relação de causa e efeto etre as duas varáves (se as varáves são depedetes ou ão), se é possível estudar uma das varáves através da outra (que é mas fácl de medr)- prever os valores de uma através dos valores da outra, ou calcular uma medda de correlação ou de depedêca etre as varáves. A Aálse Bdmesoal 1 propõe-se a tetar respoder as pergutas do parágrafo ateror. As duas varáves abordadas podem ser qualtatvas ou quattatvas, e para cada tpo haverá téccas apropradas. Para varáves qualtatvas vamos estudar: tabelas de cotgêca (já vstas a seção.), estatístca Qu-Quadrado e o Coefcete de Cotgêca Modfcado. Para varáves quattatvas vamos abordar: dagramas de dspersão, aálse de correlação, aálse de regressão lear smples, coefcete de determação e aálse de resíduos. As prómas seções tratarão de cada tópco Aálse Bdmesoal de Varáves Qualtatvas A aálse bdmesoal de varáves qualtatvas fo vsta a seção., mas sera teressate relembrar algus potos. Varáves Qualtatvas são as varáves cujas realzações são atrbutos, categoras. Como eemplo de varáves qualtatvas tem-se: seo de uma pessoa (duas categoras, masculo e femo), grau de strução (aalfabeto, prmero grau completo, etc.), opão sobre um assuto (favorável, desfavorável, dferete), etc. Em estudos sobre varáves qualtatvas é etremamete comum regstrar as freqüêcas de ocorrêca de cada valor que as varáves podem assumr, e quado há duas varáves evolvdas é comum regstrar-se a freqüêca de ocorrêca dos cruzametos etre valores: por eemplo, quatas pessoas do seo masculo são favoráves a uma certa proposta de le, quatas são desfavoráves, quatas pessoas do seo femo são favoráves, etc. E, para facltar a aálse dos resultados estes resultados costumam ser dspostos em uma Tabela de Cotgêcas (fazedo uma dupla classfcação). A Tabela de Cotgêcas relacoa os possíves valores de uma varável qualtatva com os possíves valores da outra, regstrado quatas ocorrêcas foram verfcadas de cada cruzameto. 1 Se mas de duas varáves estverem evolvdas será ecessáro empregar téccas de aálse multdmesoal, ou ANÁLISE MULTIVARIADA. No Capítulo 6 remos estudar o teste de depedêca do Qu-Quadrado, uma outra forma de avalar a assocação etre duas varáves qualtatvas.

2 INE Aálse Bdmesoal Eemplo Vamos aalsar ovamete a tabela de cotgêcas para as varáves Seo e Fução costruída o Eemplo.3. Fução Seo Escrtóro Servços geras Gerêca Total Masculo Femo Total Fote: hpotétca As coclusões são as mesmas a que chegamos o Eemplo.3. Podemos apresetar os percetuas calculados em relação aos totas das coluas: Fução Seo Escrtóro Servços geras Gerêca Total Masculo 43,5% 100% 88,10% 54% Femo 56,75% 0% 11,90% 46% Total 100% 100% 100% 100% Fote: hpotétca Sera teressate saber se as duas varáves são estatstcamete depedetes, e o quão forte é esta assocação. Repare que os percetuas de homes e mulheres em cada fução são dferetes dos percetuas margas (de homes e mulheres o total de fucoáros), sedo que em duas fuções as dfereças são bem grades. A tabela de cotgêcas também é chamada de dstrbução cojuta das duas varáves. Permte descrever o grau de assocação estete etre as duas varáves: é possível avalar a "força" do relacoameto, e caso haja uma assocação forte pode-se prever os valores de uma varável através dos da outra. Se as varáves forem depedetes (ou seja, a assocação etre elas for fraca), as freqüêcas a tabela de cotgêcas devem dstrbur-se de forma a segur o padrão dos totas margas. Se, porém, houver uma assocação etre as varáves, elas forem depedetes, as freqüêcas deverão segur algum padrão dferete daquele apresetado pelos totas margas. Precsamos de uma estatístca que relacoe as freqüêcas OBSERVADAS a tabela de cotgêcas com as freqüêcas ESPERADAS se as duas varáves fossem depedetes (se as freqüêcas os cruzametos dos valores das varáves segussem os padrões dos totas margas). E quas serão os valores das freqüêcas esperadas? Eemplo 3. - Calcule as freqüêcas esperadas sob a codção de depedêca etre Seo e Fução para a tabela de cotgêcas do Eemplo 3.1. Se as varáves são depedetes as freqüêcas de homes e mulheres em cada fução devem ter a mesma proporção que homes e mulheres têm o total de fucoáros. Lembrado que há 54% de homes e 46% de mulheres, esperamos que esses percetuas mateham-se em cada fução, se as varáves são depedetes. - Em Escrtóro, há 363 pessoas esta fução, sob a codção de depedêca deveram haver: Homes => 54% de 363 = 197,58 Mulheres => 46% de 363 = 165,4 - Em Servços Geras, há 7 pessoas, sob a codção de depedêca deveram haver: Homes => 54% de 7 = 14,70 Mulheres => 46% de 7 = 1,30 - Em Gerêca, há 84 pessoas, sob a codção de depedêca deveram haver: Homes => 54% de 84 = 45,7 Mulheres => 46% de 84 = 38,8 Um rápdo eame da tabela do Eemplo.5 mostra que as freqüêcas observadas estão razoavelmete dstates das esperadas sob a codção de depedêca. Há dícos de que as duas varáves estão relacoadas.

3 INE Aálse Bdmesoal 3 Podemos calcular as freqüêcas esperadas para todas as células da tabela de cotgêcas dretamete, utlzado a segute fórmula: totalda lha totalda colua j E j totalgeral Ode E j é a freqüêca esperada, sob a codção de depedêca etre as varáves, em uma célula qualquer da tabela de cotgêcas. As freqüêcas esperadas são ecessáras para que possamos compará-las com as observadas, sedo essa comparação materalzada em uma estatístca, chamada de Qu-Quadrado:. A epressão está descrta abao: L C O j Ej 1 j 1 Ej Ode L é o úmero total de lhas da tabela de cotgêcas (úmero de valores que uma das varáves pode assumr), C é o úmero total de coluas da tabela (úmero de valores que a outra varável pode assumr), e O j é a freqüêca observada em uma célula qualquer da tabela de cotgêcas. Etão, para cada célula da tabela de cotgêcas calcula-se a dfereça etre a freqüêca observada e a esperada. Para evtar que as dfereças postvas aulem as egatvas as dfereças são elevadas ao quadrado. E para evtar que uma dfereça grade em termos absolutos, mas pequea em termos relatvos, "flacoe" a estatístca, ou que uma dfereça pequea em termos absolutos, mas grade em termos relatvos, teha sua fluêca reduzda, dvde-se o quadrado da dfereça pela freqüêca esperada. Somam-se os valores de todas as células e obtêmse o valor da estatístca. Eemplo Calcule a estatístca Qu-Quadrado para a tabela de cotgêcas do Eemplo 3.1. Fução Seo Escrtóro Servços geras Gerêca Total Masculo Femo Total Fote: hpotétca Calculado as freqüêcas esperadas de acordo com a fórmula vsta aterormete: Masculo - Escrtóro E = (58 363)/ 474 = 197,58 Masculo - Servços Geras E = (58 7)/ 474 = 14,70 Masculo - Gerêca E = (58 84)/ 474 = 45,7 Femo - Escrtóro E = (16 363)/ 474 = 165,4 Femo - Servços Geras E = (16 7)/ 474 = 1,30 Femo - Gerêca E = (16 84)/ 474 = 38,8 Agora podemos calcular as dfereças etre as freqüêcas e as demas operações, que serão mostradas as tabelas a segur. O - E Fução Seo Escrtóro Servços geras Gerêca Masculo 7-197, , ,7 Femo ,4 0-1, ,8

4 INE Aálse Bdmesoal 4 (O-E) Fução Seo Escrtóro Servços geras Gerêca Masculo 1646,91 1, ,67 Femo 1646,91 1, ,67 Falmete: (O-E) /E Fução Seo Escrtóro Servços geras Gerêca Masculo 8,336 10,301 17,490 Femo 9,956 1,304 0,891 Agora podemos somar os valores: = 8, , , , , ,891 = 79,7 Quato maor for o valor de maor será o grau de assocação etre as varáves. No Capítulo 9 aprederemos a usar esta estatístca em um teste sobre a depedêca etre as varáves. Neste Capítulo vamos utlzar outra estatístca, a partr do para mesurar a força do relacoameto etre as varáves: o Coefcete de Cotgêca Modfcado Coefcete de Cotgêca Modfcado O Coefcete de Cotgêca Modfcado permte quatfcar a assocação (grau de depedêca) etre duas varáves QUALITATIVAS, a partr da estatístca vsta aterormete. Sua equação: C* N k k 1 Ode: - é a estatístca Qu-Quadrado, calculada a partr das freqüêcas observadas e esperadas (sob a codção de depedêca) a partr da tabela de cotgêcas. - N é o úmero total de observações da tabela de cotgêcas. - k é o meor úmero etre o úmero de lhas e coluas da tabela de cotgêcas. O Coefcete de Cotgêca Modfcado vara de zero (completa depedêca) até 1 (assocação perfeta). Usualmete C* acma de 0,5 dcara uma assocação de moderada para forte, o que bastara para cosderar que este assocação estatístca etre as varáves. CUIDADO, porém, com as geeralzações, assocação estatístca ão sgfca relação de causa e efeto! Eemplo Calcule o Coefcete de Cotgêca Modfcado para os dados do Eemplo 3.3. O valor de fo calculado o Eemplo.7, a varável Seo pode assumr valores, e Fução pode assumr 3. O total de observações é gual a 474. Etão: = 79,7 N = 474 k = (porque é o meor valor etre e 3). C* N k k 1 79,7 79, ,54 1 Etão a assocação pode ser cosderada de moderada para forte. O resultado é coerete com a tabela de cotgêcas, pos há grades dfereças etre as freqüêcas esperadas e observadas.

5 3. - Aálse Bdmesoal de Varáves Quattatvas INE Aálse Bdmesoal 5 Mutas vezes também estamos teressados em avalar o relacoameto etre varáves QUANTITATIVAS, sejam elas dscretas ou cotíuas. Bascamete dos tpos de aálse podem ser realzados: Aálse de Correlação e Aálse de Regressão. Na aálse de correlação e regressão há teresse em, a partr de dados de uma amostra aleatóra, verfcar SE e COMO duas ou mas varáves quattatvas 3 relacoam-se etre s em uma população. A Aálse de Correlação forece um úmero que resume o relacoameto etre as varáves, dcado a força e a dreção do relacoameto. A Aálse de Regressão forece uma equação matemátca que descreve a atureza do relacoameto etre as duas varáves, permtdo clusve que sejam fetas prevsões dos valores de uma delas em fução dos valores das outras. Quado há apeas duas varáves evolvdas a Aálse de Regressão é chamada Smples. Quado há mas de duas varáves temos a Aálse de Regressão Múltpla. Uma das suposções báscas da Aálse de Correlação e Regressão é que há alguma teora (ou evdêca empírca) que permta levatar hpóteses sobre a relação de depedêca etre as varáves, ou seja, que permta detfcar varáves depedete e depedete(s) 4. A teora deve mostrar se esperamos assocação postva ou egatva e em que grau. Por eemplo, ao avalarmos o relacoameto etre reda mesal em reas e área em m da resdêca de uma famíla, esperamos um relacoameto postvo etre ambas: para maor reda (depedete) esperamos maor área (depedete). Uma ou mas das varáves são chamadas de Idepedete(s): podem ser uma ou mas varáves que o pesqusador mapulou para observar o efeto em outra, ou mesmo varáves cuja medção possa ser feta de maera mas fácl ou precsa, sedo etão suposta sem erro. Há uma outra varável, chamada de Depedete, seus valores seram resultado da varação dos valores das varáves Idepedetes 5. Esta deomação costuma levar a má terpretação do sgfcado da correlação etre varáves: se há correlação etre varáves sgfca que os seus valores varam em uma mesma dreção, ou em dreções opostas, com uma certa força, ão sgfcado ecessaramete que uma varável depede das outras. Para tal coclusão sera ecessáro a estêca de evdêcas ão estatístcas dessa depedêca, ou que os valores fossem o resultado de um epermeto estatístco (adequadamete plaejado e eecutado) em que todas as outras causas da varação tvessem sdo elmadas. Para que seja possível realzar uma Aálse de Correlação e/ou Regressão os dados devem provr de observações emparelhadas e em codções semelhates. Se estamos avalado a correlação estete etre a altura e o peso de um determado grupo de craças, por eemplo, o peso de uma determada craça deve ser meddo e regstrado o mesmo state em que é medda e regstrada a sua altura. Reda e área da resdêca da mesma famíla, o mesmo mometo. Se houver mas de duas varáves todas devem ser meddas o mesmo state. 3 Há possbldade de avalar o relacoameto etre duas varáves qualtatvas omas (através do Coefcete de Cotgêca Modfcado, que fo vsto aterormete) e etre duas varáves qualtatvas ordas (através dos coefcetes de correlação por postos, que ão serão abordados esta dscpla). 4 Na Aálse de Regressão Múltpla podem haver váras varáves depedetes mas apeas UMA depedete. 5 Veja as defções de varáves a seção.1.

6 INE Aálse Bdmesoal 6 Outro aspecto às vezes eglgecado é a quatdade sufcete de dados. Se apeas algus poucos dados foram coletados podemos chegar a algumas coclusões errôeas: - podemos descartar a correlação etre as varáves, embora ela realmete esta, porque os dados foram sufcetes para mostrá-la; - podemos coclur que há correlação, que a realdade ão é sgfcatva, porque os dados mostraram apeas uma pequea parte do cojuto total, ode, talvez por acaso, a correlação esta. Por razões ddátcas vamos lmtar osso estudo ao relacoameto etre duas varáves apeas, e aos casos de relacoameto lear (em que o relacoameto pode ser descrto por uma equação de reta 6 ). Se estamos trabalhado com apeas duas varáves osso prmero passo é costrur um gráfco que mostre o relacoameto etre as varáves, um dagrama de dspersão Dagrama de Dspersão Se estamos aalsado duas varáves quattatvas, cujas observações costtuem pares ordeados, chamado estas varáves de X (depedete) e Y (depedete), podemos plotar o cojuto de pares ordeados (,y) em um dagrama cartesao, que é chamado de Dagrama de Dspersão. Através do dagrama de dspersão é possível ter uma déa cal de como as varáves estão relacoadas: a dreção da correlação (sto é, o que ocorre com os valores de Y quado os valores de X aumetam, eles aumetam também ou dmuem), a força da correlação (em que taa os valores de Y aumetam ou dmuem em fução de X) e a atureza da correlação (se é possível ajustar uma reta, parábola, epoecal, etc., aos potos). Vejamos os segutes dagramas de dspersão: Fgura 1 - Dagrama de dspersão 1 o caso No dagrama ao lado percebemos dos aspectos báscos: - à medda que a varável X aumeta, os valores de Y tedem a aumetar também. - sera perfetamete possível ajustar uma reta crescete que passasse por etre os potos (obvamete a reta ão podera passar por todos eles). Cocluímos etão que há correlação lear (porque é possível ajustar uma reta aos dados) postva (porque as duas varáves aumetam seus valores cojutamete). No dagrama ao lado percebemos dos aspectos báscos: - à medda que a varável X aumeta, os valores de Y tedem a dmur. - sera perfetamete possível ajustar uma reta decrescete que passasse por etre os potos. Cocluímos etão que há correlação lear (porque é possível ajustar uma reta aos dados) egatva (porque quado uma das varáves aumeta seus valores e a outra dmu). Fgura - Dagrama de dspersão o caso 6 Ou learzável, que através de trasformações apropradas trasforme-se em uma reta.

7 INE Aálse Bdmesoal 7 No caso do dagrama ao lado é óbvo que há alguma espéce de correlação etre as varáves: os potos apresetam claramete um padrão, semelhate a um círculo. Cotudo, ão se trata de uma relação lear, pos sera totalmete adequado ajustar uma reta aos dados (os resíduos seram muto grades). Assm, há correlação, mas ão é lear. Fgura 3 - Dagrama de dspersão 3 o caso No caso do dagrama ao lado é óbvo temos uma stuação totalmete dversa dos casos aterores. NÃO HÁ padrão os potos, lear ou ão lear, os potos parecem dstrbur-se de forma aleatóra. Etão, coclu-se que NÃO HÁ CORRELAÇÃO etre as duas varáves. Fgura 4 - Dagrama de dspersão 4 o caso Coefcete de Correlação Lear de Pearso Através do dagrama de dspersão é possível detfcar se há correlação lear, e se a correlação lear é postva ou egatva. Quato mas o dagrama de dspersão apromar-se de uma reta mas forte será a correlação lear. É teressate otar que algus erroeamete cofudem estêca de correlação lear com estêca de correlação etre as duas varáves. Duas varáves podem apresetar uma forte correlação ão-lear, coforme vsto a seção ateror. Se após observar o dagrama de dspersão decdr-se que é razoável cosderar que as varáves possuem um relacoameto lear é possível mesurar a dreção e a força desse relacoameto através de um coefcete de correlação: o coefcete de correlação lear de Pearso. Este coefcete é chamado de quado são usados dados da população, e de r quado usados dados de uma amostra (mas comum). Trata-se de um coefcete admesoal, amostral, que pode ser epresso por: Cov(X,Y) r s s X Y 1 y y 1 s s X Y (1) O umerador da epressão (1) é chamado de Covarâca de X e Y, que permte mesurar o relacoameto etre as varáves. A Covarâca é dvdda pelos desvos padrões de X e Y para que seja elmado o efeto que uma varável com maores valores umércos causara o resultado.

8 INE Aálse Bdmesoal 8 A covarâca permte mesurar o relacoameto etre X e Y: - quado os valores de X e Y são ambos grades ou ambos pequeos (as dstâcas em relação às médas têm o mesmo sal) a covarâca será grade e postva. - quado o valor de X é alto e o de Y é bao (ou vce-versa) a covarâca será grade e egatva. dvddo-a por -1 o seu valor ão será mas afetado pelo tamaho da amostra. Apesar de válda, a epressão (1) costuma levar a resultados que apresetam substacas erros de arredodameto. A forma do coefcete de correlação lear de Pearso mas utlzada (clusve em calculadoras, programas estatístcos e plalhas eletrôcas) é: y y r () y y Para fazer os cálculos é precso calcular a soma dos valores de X, a soma dos valores de Y, a soma dos valores do produto XY, a soma dos quadrados dos valores de X, a soma dos quadrados dos valores de Y e o úmero de valores da amostra (). O coefcete de correlação lear de Pearso pode varar de -1 a +1 (passado por zero), e é admesoal 7 : se r = -1 sgfca que há uma correlação lear egatva perfeta etre as varáves; se r = +1 sgfca que há uma correlação lear postva perfeta etre as varáves; e se r = 0 sgfca que ão há correlação lear etre as varáves. Admte-se que se r > 0,7 a correlação lear pode ser cosderada forte. Novamete, um alto coefcete de correlação lear de Pearso (prómo a +1 ou a -1) ão sgfca uma relação de causa e efeto etre as varáves, apeas que as duas varáves apresetam aquela tedêca de varação cojuta. Eemplo Estamos avalado as médas de estudates o o grau (eso médo), relacoado-as com os ídces dos mesmos estudates o seus cursos uverstáros. As médas o segudo grau podem varar de 0 a 100, e os ídces a uversdade de 0 a 4. Costrua um dagrama de dspersão e calcule o coefcete de correlação lear de Pearso para os dados a segur. Iterprete os resultados ecotrados. Méda o o grau Ídce a Uversdade Nosso prmero passo é defr qual varável é 80,0 1,0 depedete (X) e qual é a depedete (Y). Quem 8,0 1,0 pode ter fluecado quem? É razoável magar 84,0,1 85,0 1,4 que a méda o o grau dos estudates teha 87,0,1 fluecado de algum modo o ídce por eles obtdos 88,0 1,7 a uversdade, smplesmete pelo fato de que é 88,0,0 precso cursar o o grau ates da uversdade. 89,0 3,5 Assm sedo, X será a méda o o grau (varável 90,0 3,1 depedete) e Y será o ídce a uversdade 91,0,4 (varável depedete). 91,0,7 Como será o relacoameto etre estas 9,0 3,0 varáves? Novamete, o bom seso os dca que a 94,0 3,9 valores altos de médas o o grau devem 96,0 3,6 correspoder ídces altos a uversdade: 98,0 4,0 esperamos uma correlação postva. 7 Sem udade.

9 INE Aálse Bdmesoal 9 Costrudo o dagrama de dspersão (há váras plalhas eletrôcas e programas estatístcos que podem fazer sso) obtemos: Fgura 5 - Dagrama de dspersão: médas o o grau e ídces a uversdade Observado o dagrama da fgura 5 cosegumos claramete vslumbrar que há uma correlação postva etre as duas varáves: de uma maera geral, quato maor o valor da méda o o grau maor o ídce a uversdade. Além dsso, podemos pesar em ajustar uma reta aos dados, que passasse por etre os potos, e tal reta sera crescete (pos a correlação é postva). Etão, por ser possível ajustar uma reta aos dados, e os valores das varáves camham a mesma dreção, há uma correlação lear postva etre méda o o grau e ídce a uversdade, ao meos para este cojuto de dados. A correlação lear é forte? Quato mas os potos estverem prómos da reta hpotétca ajustada aos dados mas forte será a correlação. No dagrama da fgura 5 os potos estão prómos us dos outros, estaram a pouca dstâca de uma reta que passasse etre eles. Cocluímos etão que a correlação lear deve ser forte, o que resultará em um coefcete de correlação lear de Pearso prómo de 1. Vamos calcular o coefcete, obtedo os somatóros ecessáros. Méda o o grau Ídce a Uversdade X Y XY X Y 80,0 1, ,0 80,0 8,0 1, ,0 8,0 84,0, ,41 176,4 85,0 1,4 75 1,96 119,0 87,0, ,41 18,7 88,0 1,7 7744,89 149,6 88,0, ,0 176,0 89,0 3, ,5 311,5 90,0 3, ,61 79,0 91,0, ,76 18,4 91,0, ,9 45,7 9,0 3, ,0 76,0 94,0 3,9 8836,1 366,6 96,0 3, ,96 345,6 98,0 4, ,0 39,0

10 INE Aálse Bdmesoal 10 Sabe-se que = (há aluos) ,0 1 y 37, , 0 1 y 107, 8 1 y 3400, 5 Substtudo os valores a equação do coefcete de correlação lear de Pearso: r r = 0,9 1 y 1 1 y y 1 y 3400,5 (133537,5) ,8 37,5 Corroborado ossas coclusões aterores, o coefcete de correlação lear de Pearso teve resultado postvo, e prómo de 1, dcado forte correlação lear postva etre a méda o o grau e o ídce a uversdade ao meos para estes estudates 8. O passo lógco sera obter uma equação que permtsse epressar o relacoameto das varáves, de maera que seja possível fazer prevsões sobre a varável depedete a partr dos valores da varável depedete Aálse de Regressão A Aálse de Regressão tem por faldade obter uma fução de regressão: uma fução matemátca que eprma o relacoameto etre duas ou mas varáves. Se apeas duas varáves estão evolvdas chama-se de regressão smples, se há mas de uma varável depedete (e apeas uma depedete) chama-se de regressão múltpla. A fução de regressão eplca grade parte da varação de Y com X. Uma parcela da varação permaece sem ser eplcada, e é atrbuída ao acaso. As mesmas suposções geras utlzadas a aálse de correlação são ecessáras: a estêca de uma teora que "eplque" o relacoameto etre as varáves, o pareameto dos dados, a quatdade sufcete de dados, etc. Além desses, para realzar a Aálse de Regressão, seja lear (reta), epoecal, logarítmca, polomal, etc., algus pressupostos báscos são ecessáros: - supõe-se que há uma fução que justfca em méda, a varação de uma varável em fução da varação da outra; - os potos epermetas (os pares,y) terão uma varação em toro da lha represetatva desta fução, devdo a uma varação aleatóra adcoal, chamada de varâca resdual ou resíduo; - a varável X (varável INDEPENDENTE) é suposta sem erro. - a varável Y (varável DEPENDENTE) terá uma varação os seus valores depedete 9 de X se houver regressão. - a fução de regressão será: Y = (X) + ode (X) é a fução de regressão propramete dta e é a compoete aleatóra de Y, devda ao acaso (e que SEMPRE estrá). - a varação resdual de Y em toro da lha teórca de regressão segue uma dstrbução ormal com méda zero e desvo padrão costate (depedete dos valores de X). 8 Na prátca ão devemos utlzar uma quatdade de dados tão pequea. 9 Fo colocado etre aspas porque a estêca de regressão NÃO IMPLICA ecessaramete em que Y depede de X, apeas que elas têm uma varação relacoada, que pode ser causada por uma outra varável.

11 INE Aálse Bdmesoal 11 Fgura 6 - Varação resdual em toro da lha teórca de regressão - para se decdr pela utlzação de um modelo de regressão devem estr evdêcas NÃO ESTATÍSTICAS que dquem relação causal etre as varáves (alguma le da físca por eemplo, como a Le de Hook). Uma vez cohecda a forma da lha de regressão o problema resume-se a estmar seus parâmetros Aálse de Regressão Lear Smples Restrge-se a aálse a apeas DUAS varáves, e supõe-se que a lha teórca de regressão é uma reta. Este modelo é bastate dfuddo porque mutos relacoametos etre varáves podem ser descrtos através de uma reta, seja utlzado os dados orgas, seja após aplcar alguma trasformação (logarítmca, epoecal, etc.) a eles que cause a learzação da curva. A reta teórca será Y = + X e os coefcetes e serão estmados através dos valores amostras a e b respectvamete: Y a bx, ode Y é a estmatva de Y, b é o coefcete agular da reta (a sua clação), e a é o coefcete lear (o poto ode a reta toca o eo Y). A melhor reta será ecotrada pelo método dos mímos quadrados: são ecotrados os coefcetes a e b que mmzam os quadrados dos desvos de cada poto do dagrama de dspersão em relação a uma reta teórca. Temos os segutes valores de a e b: b 1 y y a 1 y b Mutas calculadoras já têm estas fórmulas programadas em um módulo estatístco (jutamete com a fórmula do coefcete de correlação lear de Pearso). Além dsso, plalhas 1

12 Ídce dos estudates a uversdade INE Aálse Bdmesoal 1 eletrôcas e programas estatístcos também fazem tas cálculos. Eemplo Calcule os coefcetes da reta de mímos quadrados para os dados do Eemplo 3.5. Coforme vsto o Eemplo 3.5 as varáves méda o o grau e ídce a uversdade apresetam alta correlação lear postva, o que é mostrado pelo dagrama de dspersão e pelo coefcete de correlação lear de Pearso. Ajustar uma reta aos dados parece ser uma boa déa, e todos os somatóros ecessáros foram calculados o Eemplo 3.5, a saber: ,0 1 y 37, , 0 1 y 3400, 5 = Substtudo os valores as equações de b e a: y y 3400,5 (133537,5) b 1 1 a 1 y b 1 37,5 0, ,5 0,18 A equação da reta será etão: Ŷ 13,5 0,18X Vejamos como fcara o dagrama de dspersão com a reta acma traçada sobre ele. Y = (.180 * X) Médas dos estudates o o grau Fgura 7 - Dagrama de dspersão: méda o o grau e ídce a uversdade - reta ajustada Dversos programas estatístcos e mesmo plalhas eletrôcas (como o Mcrosoft Ecel) permtem obter os coefcetes de mímos quadrados para város modelos de regressão: lear, polômos de város graus, logarítmco, epoecal, potêca, etre outros.

13 INE Aálse Bdmesoal 13 Neste poto é teressate apresetar algus argumetos a favor da quatdade sufcete de dados em estudos de correlação e regressão. Observe atetamete as fguras a segur. Fgura 8 - Dagrama de dspersão - poucos dados - 1 o caso Há apeas ses potos este dagrama, e por sua dsposção é possível perceber que há forte correlação lear etre as varáves. O coefcete de correlação lear de Pearso fo calculado, está o cato superor da fgura, e é gual a 0,9945, quase gual a 1, dcado fortíssma correlação lear postva. A reta traçada por etre os potos quase passa por todos eles, e trata-se de uma reta crescete (coefcete agular gual a 0,440, o cato superor dreto da fgura). Mas, a quatdade de dados é muto pequea, e se ocorresse um valor dscrepate? Veja o que acotece a fgura 9. Fo acrescetado apeas um poto ao cojuto mostrado a fgura 8. Mas este poto é dscrepate, o cato feror dreto da fgura, e seu efeto fo devastador, devdo à pequea quatdade de dados. O coefcete de correlação lear cau para -0,044, dcado correlação lear quase ula, e a reta que era crescete passou a ser decrescete (coefcete agular gual a -0,031). Decsões tomadas a partr deste cojuto poderam ser tremedamete prejudcadas, smplesmete devdo à pequea quatdade de dados. Fgura 9 - Dagrama de dspersão - poucos dados - o caso Image agora uma stuação em que fosse possível coletar uma grade quatdade de dados, para as mesmas duas varáves, e um dagrama de dspersão fosse costruído, tal como o da fgura 10.

14 INE Aálse Bdmesoal 14 Pela dsposção dos dados é fácl perceber que há correlação lear postva etre as varáves. Há uma "uvem" de potos que dca que a medda que aumetam os valores de X aumetam os de Y. O coefcete de correlação lear de Pearso vale 0,9395, dcado forte correlação lear postva. A reta ajustada aos dados é crescete, com o coefcete agular valedo 0,3894. Devdo à grade quatdade de dados mesmo que ocorram algus valores dscrepates seu efeto ão será tão marcate quato fo o caso mostrado a fgura 9. Veja a fgura 11. Fgura 10 - Dagrama de dspersão com mutos dados - 1 o caso Apesar do valor dscrepate (o cato feror dreto da fgura 11), ão houve grade mudaça a equação da reta e o coefcete de correlação lear de Pearso. O coefcete de correlação lear de Pearso cau de 0,9395 para 0,8001, ada dcado forte correlação lear postva, um vsível cotraste com o que ocorreu a fgura 9. Já o coefcete agular da reta cau meos ada, de 0,3894 para 0,3545, dcado robustez o modelo. Fgura 11 - Dagrama de dspersão com mutos dados - o caso Sempre que possível devemos coletar a maor quatdade possível de dados, seja regressão smples ou múltpla, para que o modelo obtdo seja robusto e ão sofra grades alterações devdo aos valores dscrepates.

15 INE Aálse Bdmesoal Coefcete de Determação Algus ovos cocetos precsam ser troduzdos: Y é a méda artmétca dos valores observados de Y. Y costtu um valor geérco predto de Y através do modelo de regressão (qualquer modelo). ( Y Y) : medda da varabldade total dos dados em toro da méda de Y. ( Y Y) : medda da parcela da varabldade dos dados em toro da méda de Y eplcada pela regressão. : medda da parcela da varabldade dos dados em toro da méda de Y ão ( Y Y ) eplcada pela regressão, chamada também de varação resdual. E: ( Y Y) = ( Y Y) + ( Y Y ) (a soma da varação eplcada com a varação resdual resulta a varação total). Neste poto é teressate troduzr coefcete de determação r. Este coefcete descreve a proporção da varabldade méda de Y que é eplcada pela varação de X através do modelo de regressão (QUALQUER modelo). Sua fórmula geral é: r 1 1 ŷ y y y varâca eplcada var âca total Para o caso lear o coefcete de determação será smplesmete o quadrado do coefcete de correlação lear de Pearso (r), e como ele será um valor admesoal, mas pode varar apeas de 0 a +1.O coefcete de determação é uma boa medda da aderêca do modelo de regressão aos dados, quato mas prómo de +1 maor a parcela da varabldade méda total de Y que é eplcada pela varação de X através do modelo. A partr de que valor o modelo de regressão é adequado? Para coefcetes de determação superores a 0,5 (mas de 50% da varabldade méda total de Y é eplcada pela varação de X através do modelo de regressão). Para o caso lear sso sgfca que o módulo do coefcete de correlação lear deve ser maor do que 0,7 para que a regressão lear seja uma boa opção. Eemplo Calcule e terprete o resultado do coefcete de determação para o modelo lear ajustado o Eemplo 3.6. Como se trata de um modelo lear, podemos obter o coefcete de determação elevado o coefcete de correlação lear de Pearso (calculado o Eemplo 3.5) ao quadrado. r = 0,9 = 0,81 Em méda 81% da varabldade de Y pode ser "eplcada" pela varabldade de X através do modelo lear Ŷ 13,5 0,18X. O valor do r é substacalmete maor do que 0,5, dcado que o modelo lear aproprado para os dados (corroborado as coclusões dos Eemplos 3.5 e 3.6).

16 INE Aálse Bdmesoal 16 Embora útl, o coefcete de determação ão é sufcete para avalar se um modelo de regressão é apreseta bom ajuste aos dados. Precsamos fazer uma aálse dos resíduos do modelo Aálse de resíduos Idealmete a adequação de um modelo de regressão é realzada através da aálse dos seus resíduos. Os resíduos são as dfereças etre os valores observados da varável depedete e os valores predtos da varável depedete através do modelo de regressão. Para torar a aálse mas cofável, sem que as gradezas dos resíduos veham a prejudcá-la recomeda-se padrozar os resíduos: calcula-se o desvo padrão dos resíduos e dvde-se cada um deles pelo desvo padrão. Para fazer a aálse de resíduos precsamos costrur pelo meos dos dagramas de dspersão: - um que relacoe os resíduos padrozados com os própros valores predtos da varável depedete; - outro que relacoe os resíduos padrozados com os valores da varável depedete 10. Se o modelo de regressão é adequado os resíduos padrozados ão podem apresetar quasquer padrões, eles devem dstrbur-se de forma aleatóra os dos dagramas, atededo os segutes crtéros: - a quatdade de resíduos padrozados postvos deve ser apromadamete gual à quatdade de egatvos. - a gradeza dos resíduos padrozados postvos deve ser apromadamete gual a dos egatvos, para todos os valores predtos da varável depedete, e para todos os valores da varável depedete. - ão pode haver padrões ão aleatóros (tedêcas crescetes ou decrescetes, curvas, etc.) em ehum dos dagramas; em outras palavras é precso que os potos sejam dspostos em "uvem". Somete se todas estas codções forem satsfetas é que podemos cosderar o modelo de regressão aproprado. Se houver dos ou mas modelos aproprados escolhemos o mas smples, ou aquele que apresetar o mas alto coefcete de determação. Os dagramas deveram ser como a fgura 1. Fgura 1 - Formato esperado dos resíduos se modelo é aproprado Eemplo Estamos avalado o relacoameto etre as varáves veda de refrgerates e temperatura ambete os meses de verão. Na fgura 13 vemos o dagrama de dspersão das duas varáves (temperatura é a depedete e vedas é a depedete), com dos modelos ajustados através do Mcrosoft Ecel: reta e parábola (polômo de o grau). Queremos saber qual dos dos modelos é mas aproprado através da aálse de seus resíduos. As fguras 14 e apresetam os 10 Se houver mas de uma varável depedete faz-se um dagrama de dspersão para cada uma delas.

17 Resíduos padrozados Resíduos padrozados Vedas INE Aálse Bdmesoal 17 dagramas de dspersão dos resíduos padrozados (em fução da temperatura e dos valores predtos pelo modelo de regressão) para a reta, e as fguras 16 e 17 apresetam os respectvos dagramas para a parábola. a) Faça a aálse do dagrama de dspersão das varáves. Na sua opão qual dos modelos apreseta o melhor ajuste aos dados? b) Faça a aálse dos resíduos para o modelo da reta. c) Faça a aálse dos resíduos para o modelo da parábola. d) Com base as respostas aterores, qual dos dos modelos parece ser o mas aproprado para descrever o relacoameto etre as varáves? e) Utlzado o modelo escolhdo o tem d, faça a prevsão de vedas para os segutes valores de temperatura: e.1-7 o C e. - 3 o C e.3-38 o C y = R = y = R = Temperatura Fgura 13 - Dagrama de dspersão vedas por temperatura: ajuste de reta e parábola a) Observado o dagrama podemos ver que a parábola (polômo de o grau) apareta ter melhor ajuste aos dados, pos ela "segue" melhor o seu comportameto do que a reta. Os resíduos do modelo de parábola provavelmete serão meores do que os da reta, o que pode ser costatado também pelo seu coefcete de determação (0,8631), que é maor do que o da reta (0,8049). Ambos os modelos, porém, coseguem "eplcar" grade parte da varação méda das vedas, pos seus coefcetes de determação são substacalmete maores do que 0,5. R e s íd u o s p a ra re ta R e s íd u o s p a ra re ta Te m p e ra tu ra -3-4 V alores predtos Fgura 14 - Resíduos da reta por temperatura b) Devemos levar em cota os três aspectos mecoados aterormete. Fgura - Resíduos da reta por valores predtos

18 Resíduos padrozados Resíduos padrozados INE Aálse Bdmesoal 18 - Número de resíduos postvos e egatvos. Aparetemete a quatdade de resíduos padrozados postvos e egatvos é semelhate (deveríamos cotá-los por meo de algum procedmeto computacoal), a lha do zero parece "dvdr" o úmero de potos em duas partes guas em ambos os dagramas. - Gradeza dos resíduos postvos e egatvos. A maora esmagadora dos potos postvos cocetra-se abao de desvos padrões (lha do ), e maora dos egatvos também (acma da lha -), em ambos os dagramas. - Estêca de padrões. Há claramete padrão em ambos os dagramas. Para valores meores de temperatura e valores predtos os resíduos são postvos e maores. À medda que a temperatura e os valores predtos vão aumetado os valores dos resíduos vão dmudo, torado-se egatvos, até que passam a subr ovamete. Em outras palavras, o comportameto dos resíduos do modelo da reta NÃO É ALEATÓRIO. R e s íd u o s p a ra p a rá b o la R e s íd u o s p a ra p a rá b o la Te m p e ra tu ra V alores predtos Fgura 16 - Resíduos da parábola por temperatura Fgura 17 - Resíduos da parábola por valores predtos c) Para o caso da parábola vamos avalar ovamete os três aspectos. - Número de resíduos postvos e egatvos. A quatdade de resíduos postvos e egatvos é aparetemete bastate semelhate em ambos os dagramas (a lha do zero dvde os potos em duas "metades" smlares). - Gradeza dos resíduos postvos e egatvos. Em ambos os dagramas os resíduos postvos e egatvos têm gradezas semelhates, dstates o mámo a desvos padrões do zero, para a maora dos potos. - Estêca de padrões. Em ambos os dagramas NÃO são detfcados padrões, os potos parecem dstrbur-se de forma aleatóra, formado uma "uvem". d) Com base a aálse de resíduos o modelo da parábola (polômo de o grau) é o mas aproprado para descrever o relacoameto etre vedas de refrgerate e temperatura ambete, porque os seus resíduos dstrbuem-se aleatoramete, tato em fução dos valores da varável depedete quato dos valores predtos pelo própro modelo. e) O modelo de parábola estmado pelo Mcrosoft Ecel é (ver fgura 43, sedo Y = Vedas e X = Temperatura): Vedas = 6,477Temperatura ,6 Temperatura Para fazer as prevsões basta substtur os valores da temperatura a equação acma. e.1-7 o C: Vedas = 6,477 (7) , = 571,533 e. - 3 o C: Vedas = 6,477 (3) , = 1189,48 e.3-38 o C: Vedas = 6,477 (38) , = 3677,988

19 Resíduos Padrozados INE Aálse Bdmesoal 19 REGRA IMPORTANTE: E se a aálse de resíduos detfcar que todos os modelos são aproprados? Neste caso devemos selecoar aquele que apresetar o maor coefcete de determação. Se, porém, os modelos tverem coefcetes de determação prómos (dfereças ferores a 5%) devemos ser parcmoosos, e escolher o modelo mas smples. Eemplo A fgura 18 apreseta o dagrama de dspersão dos resíduos padrozados por valores predtos para o modelo ajustado o Eemplo 3.6. Faça a aálse dos resíduos. O modelo é adequado? Resíduos de Ídce (Y) Valores predtos Fgura 18 - Resíduos padrozados por valores predtos: ídces a uversdade médas o o Este eemplo cotém apeas dados, o que tora a aálse dos seus resíduos meos coclusva que a do Eemplo Número de resíduos postvos e egatvos. Há 5 resíduos postvos e 10 egatvos. - Gradeza dos resíduos. Ecetuado um úco poto dscrepate postvo todos os resíduos ecotram-se a 1, desvos padrões de zero. - Estêca de padrões. Aparetemete ão há padrões os potos, mas tora-se dfícl uma coclusão fal devdo à pequea quatdade de dados. O modelo da reta pode ser cosderado adequado, ão obstate a dfereça etre o úmero de resíduos postvos e egatvos, devdo à pequea quatdade de potos, e o fato de que apesar de tudo ão há um padrão os potos. grau

3 - ANÁLISE BIDIMENSIONAL

3 - ANÁLISE BIDIMENSIONAL INE 7001 - Aálse Bdmesoal 1 3 - ANÁLISE BIDIMENSIONAL É comum haver teresse em saber se duas varáves quasquer estão relacoadas, e o quato estão relacoadas, seja a vda prátca, seja em trabalhos de pesqusa,

Leia mais

Regressão Linear - Introdução

Regressão Linear - Introdução Regressão Lear - Itrodução Na aálse de regressão lear pretede-se estudar e modelar a relação (lear) etre duas ou mas varáves. Na regressão lear smples relacoam-se duas varáves, x e Y, através do modelo

Leia mais

Capítulo 2 O conceito de Função de Regressão Populacional (FRP) e Função de Regressão Amostral (FRA)

Capítulo 2 O conceito de Função de Regressão Populacional (FRP) e Função de Regressão Amostral (FRA) I Metodologa da Ecoometra O MODELO CLÁSSICO DE REGRESSÃO LINEAR. Formulação da teora ou da hpótese.. Especfcação do modelo matemátco da teora. 3. Especfcação do modelo ecoométrco da teora. 4. Obteção de

Leia mais

CURSO SOBRE MEDIDAS DESCRITIVA Adriano Mendonça Souza Departamento de Estatística - UFSM -

CURSO SOBRE MEDIDAS DESCRITIVA Adriano Mendonça Souza Departamento de Estatística - UFSM - CURSO SOBRE MEDIDAS DESCRITIVA Adrao Medoça Souza Departameto de Estatístca - UFSM - O telecto faz pouco a estrada que leva à descoberta. Acotece um salto a coscêca, chame-o você de tução ou do que quser;

Leia mais

Medidas de Localização

Medidas de Localização 07/08/013 Udade : Estatístca Descrtva Meddas de Localzação João Garbald Almeda Vaa Cojuto de dados utlzação de alguma medda de represetação resumo dos dados. E: Um cojuto com 400 observações como aalsar

Leia mais

2-0,0041295**.C 2 + 0,0017052**.T.C

2-0,0041295**.C 2 + 0,0017052**.T.C 14. Itrodução ao estudo de regressão lear smples 14.1. Itrodução Itrodução ao estudo de regressão lear smples IS 78,9137 -,341836**.T +,78753**.C -,7154**.T -,4195**.C +,175**.T.C R 77,17% IS, % Fgura

Leia mais

1) Escrever um programa que faça o calculo de transformação de horas em minuto onde às horas devem ser apenas número inteiros.

1) Escrever um programa que faça o calculo de transformação de horas em minuto onde às horas devem ser apenas número inteiros. Dscpla POO-I 2º Aos(If) - (Lsta de Eercícos I - Bmestre) 23/02/2015 1) Escrever um programa que faça o calculo de trasformação de horas em muto ode às horas devem ser apeas úmero teros. Deverá haver uma

Leia mais

É o grau de associação entre duas ou mais variáveis. Pode ser: correlacional ou. experimental.

É o grau de associação entre duas ou mais variáveis. Pode ser: correlacional ou. experimental. É o grau de assocação etre duas ou mas varáves. Pode ser: correlacoal ou Prof. Lorí Val, Dr. val@mat.ufrgs.r http://www.mat.ufrgs.r/~val/ expermetal. Numa relação expermetal os valores de uma das varáves

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatístca Descrtva Cocetos Báscos População ou Uverso Estatístco: coj. de elemetos sobre o qual cde o estudo estatístco; Característca Estatístca ou Atrbuto: a característca que se observa os elemetos

Leia mais

É o quociente da divisão da soma dos valores das variáveis pelos números deles:

É o quociente da divisão da soma dos valores das variáveis pelos números deles: Meddas de Posção. Itrodução Proª Ms. Mara Cytha O estudo das dstrbuções de requêcas, os permte localzar a maor cocetração de valores de uma dstrbução. Porém, para ressaltar as tedêcas característcas de

Leia mais

Estatística - exestatmeddisper.doc 25/02/09

Estatística - exestatmeddisper.doc 25/02/09 Estatístca - exestatmeddsper.doc 5/0/09 Meddas de Dspersão Itrodução ão meddas estatístcas utlzadas para avalar o grau de varabldade, ou dspersão, dos valores em toro da méda. ervem para medr a represetatvdade

Leia mais

Matemática Ficha de Trabalho

Matemática Ficha de Trabalho Matemátca Fcha de Trabalho Meddas de tedêca cetral - 0º ao MEDIDAS DE LOCALIZAÇÃO Num estudo estatístco, depos de recolhdos e orgazados os dados, há a ase de trar coclusões através de meddas que possam,

Leia mais

Relatório 2ª Atividade Formativa UC ECS

Relatório 2ª Atividade Formativa UC ECS Relatóro 2ª Atvdade Formatva Eercíco I. Quado a dstrbução de dados é smétrca ou apromadamete smétrca, as meddas de localzação méda e medaa, cocdem ou são muto semelhates. O mesmo ão acotece quado a dstrbução

Leia mais

NOTAS DE AULA - ESTATÍSTICA TEORIA DA AMOSTRAGEM ESTIMAÇÃO

NOTAS DE AULA - ESTATÍSTICA TEORIA DA AMOSTRAGEM ESTIMAÇÃO NOTAS DE AULA - ESTATÍSTICA TEORIA DA AMOSTRAGEM ESTIMAÇÃO ISABEL C. C. LEITE SALVADOR BA 007 Estatístca Prof.ª Isabel C. C. Lete TEORIA DA AMOSTRAGEM DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DOS ESTIMADORES A teora da amostragem

Leia mais

Estatística Básica - Continuação

Estatística Básica - Continuação Professora Adraa Borsso http://www.cp.utfpr.edu.br/borsso adraaborsso@utfpr.edu.br COEME - Grupo de Matemátca Meddas de Varabldade ou Dspersão Estatístca Básca - Cotuação As meddas de tedêca cetral, descrtas

Leia mais

Tópicos Extras 2ª parte. Análise de Correlação e Regressão

Tópicos Extras 2ª parte. Análise de Correlação e Regressão Tópcos Extras ª parte Aálse de Correlação e Regressão 1 Defções báscas ANÁLISE DE CORRELAÇÃO Mesurar a força da assocação etre as varáves (geralmete através do cálculo de algum coefcete). ANÁLISE DE REGRESSÃO

Leia mais

Interpolação. Exemplo de Interpolação Linear. Exemplo de Interpolação Polinomial de grau superior a 1.

Interpolação. Exemplo de Interpolação Linear. Exemplo de Interpolação Polinomial de grau superior a 1. Iterpolação Iterpolação é um método que permte costrur um ovo cojuto de dados a partr de um cojuto dscreto de dados potuas cohecdos. Em egehara e cêcas, dspõese habtualmete de dados potuas, obtdos a partr

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr. PUCRS FAMAT: Departamento de Estatística Prof. Lorí Viali, Dr. PUCRS FAMAT: Departamento de Estatística

Prof. Lorí Viali, Dr. PUCRS FAMAT: Departamento de Estatística Prof. Lorí Viali, Dr. PUCRS FAMAT: Departamento de Estatística Prof. Lorí Val, Dr. http://www.pucrs.br/famat/val/ val@pucrs.br Prof. Lorí Val, Dr. PUCRS FAMAT: Departameto de Estatístca Prof. Lorí Val, Dr. PUCRS FAMAT: Departameto de Estatístca Obetvos A Aálse de

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Catanduva CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Faculdade de Tecnologia de Catanduva CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Faculdade de Tecologa de Cataduva CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL 5. Meddas de Posção cetral ou Meddas de Tedêca Cetral Meddas de posção cetral preocupam-se com a caracterzação e a

Leia mais

Professor Mauricio Lutz REGRESSÃO LINEAR SIMPLES. Vamos, então, calcular os valores dos parâmetros a e b com a ajuda das formulas: ö ; ø.

Professor Mauricio Lutz REGRESSÃO LINEAR SIMPLES. Vamos, então, calcular os valores dos parâmetros a e b com a ajuda das formulas: ö ; ø. Professor Maurco Lutz 1 EGESSÃO LINEA SIMPLES A correlação lear é uma correlação etre duas varáves, cujo gráfco aproma-se de uma lha. O gráfco cartesao que represeta essa lha é deomado dagrama de dspersão.

Leia mais

Licenciatura em Ciências USP/ Univesp funções polinomiais 4

Licenciatura em Ciências USP/ Univesp funções polinomiais 4 Lcecatura em Cêcas USP/Uvesp FUNÇÕES POLINOMIAIS 4 51 TÓPICO Gl da Costa Marques 4.1 Potecação 4. Fuções Polomas de grau 4.3 Fução Polomal do Segudo Grau ou Fução Quadrátca 4.4 Aálse da Forma Geral dos

Leia mais

MEDIDAS DE DISPERSÃO:

MEDIDAS DE DISPERSÃO: MEDID DE DIPERÃO: fução dessas meddas é avalar o quato estão dspersos os valores observados uma dstrbução de freqüêca ou de probabldades, ou seja, o grau de afastameto ou de cocetração etre os valores.

Leia mais

É o grau de associação entre duas ou mais variáveis. Pode ser: correlacional ou experimental.

É o grau de associação entre duas ou mais variáveis. Pode ser: correlacional ou experimental. Prof. Lorí Val, Dr. val@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~val/ É o grau de assocação etre duas ou mas varáves. Pode ser: correlacoal ou expermetal. Numa relação expermetal os valores de uma das varáves

Leia mais

Cap. 5. Testes de Hipóteses

Cap. 5. Testes de Hipóteses Cap. 5. Testes de Hpóteses Neste capítulo será estudado o segudo problema da ferêca estatístca: o teste de hpóteses. Um teste de hpóteses cosste em verfcar, a partr das observações de uma amostra, se uma

Leia mais

50 Logo, Número de erros de impressão

50 Logo, Número de erros de impressão Capítulo 3 Problema. (a) Sedo o úmero médo de erros por pága, tem-se: 5 + + 3 + 3 + 4 33,66 5 5 Represetado o úmero medao de erros por md, tem-se, pela ordeação dos valores observados, que os valores de

Leia mais

CAPÍTULO 9 - Regressão linear e correlação

CAPÍTULO 9 - Regressão linear e correlação INF 6 Prof. Luz Alexadre Peterell CAPÍTULO 9 - Regressão lear e correlação Veremos esse capítulo os segutes assutos essa ordem: Correlação amostral Regressão Lear Smples Regressão Lear Múltpla Correlação

Leia mais

REGESD Prolic Matemática e Realidade- Profª Suzi Samá Pinto e Profº Alessandro da Silva Saadi

REGESD Prolic Matemática e Realidade- Profª Suzi Samá Pinto e Profº Alessandro da Silva Saadi REGESD Prolc Matemátca e Realdade- Profª Suz Samá Pto e Profº Alessadro da Slva Saad Meddas de Posção ou Tedêca Cetral As meddas de posção ou meddas de tedêca cetral dcam um valor que melhor represeta

Leia mais

Distribuições Amostrais. Estatística. 8 - Distribuições Amostrais UNESP FEG DPD

Distribuições Amostrais. Estatística. 8 - Distribuições Amostrais UNESP FEG DPD Dstrbuções Amostras Estatístca 8 - Dstrbuções Amostras 08- Dstrbuções Amostras Dstrbução Amostral de Objetvo: Estudar a dstrbução da população costtuída de todos os valores que se pode obter para, em fução

Leia mais

ANÁLISE DE REGRESSÃO E CORRELAÇÃO

ANÁLISE DE REGRESSÃO E CORRELAÇÃO ANÁLISE DE REGRESSÃO E CORRELAÇÃO Quado se cosderam oservações de ou mas varáves surge um poto ovo: O estudo das relações porvetura estetes etre as varáves. A aálse de regressão e correlação compreedem

Leia mais

ANÁLISE DE ERROS. Todas as medidas das grandezas físicas deverão estar sempre acompanhadas da sua dimensão (unidades)! ERROS

ANÁLISE DE ERROS. Todas as medidas das grandezas físicas deverão estar sempre acompanhadas da sua dimensão (unidades)! ERROS ANÁLISE DE ERROS A oservação de um feómeo físco ão é completa se ão pudermos quatfcá-lo. Para é sso é ecessáro medr uma propredade físca. O processo de medda cosste em atrur um úmero a uma propredade físca;

Leia mais

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL I

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL I Núcleo das Cêcas Bológcas e da Saúde Cursos de Bomedca, Ed. Físca, Efermagem, Farmáca, Fsoterapa, Fooaudologa, edca Veterára, uscoterapa, Odotologa, Pscologa EDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL I 7 7. EDIDAS DE

Leia mais

Construção e Análise de Gráficos

Construção e Análise de Gráficos Costrução e Aálse de Gráfcos Por que fazer gráfcos? Facldade de vsualzação de cojutos de dados Faclta a terpretação de dados Exemplos: Egehara Físca Ecooma Bologa Estatístca Y(udade y) 5 15 1 5 Tabela

Leia mais

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À HIDROLOGIA

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À HIDROLOGIA UNIVERSIDADE DE ÉVORA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À HIDROLOGIA 0 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE APLICADA À HIDROLOGIA. Itrodução Nehum processo hdrológco é puramete

Leia mais

Probabilidade e Estatística. Correlação e Regressão Linear

Probabilidade e Estatística. Correlação e Regressão Linear Probabldade e Estatístca Correlação e Regressão Lnear Varáves Varável: característcas ou tens de nteresse de cada elemento de uma população ou amostra Também chamada parâmetro, posconamento, condção...

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande FURG. Instituto de Matemática, Estatística e Física IMEF Edital 15 CAPES INTERPOLAÇÃO

Universidade Federal do Rio Grande FURG. Instituto de Matemática, Estatística e Física IMEF Edital 15 CAPES INTERPOLAÇÃO Uversdade Federal do Ro Grade FURG Isttuto de Matemátca, Estatístca e Físca IMEF Edtal CAPES INTERPOLAÇÃO Pro. Atôo Mauríco Mederos Alves Proª Dese Mara Varella Martez Matemátca Básca ara Cêcas Socas II

Leia mais

4 Capitalização e Amortização Compostas

4 Capitalização e Amortização Compostas 4.1 Itrodução Quado queremos fazer um vestmeto, podemos depostar todos os meses uma certa quata em uma cadereta de poupaça; quado queremos comprar um bem qualquer, podemos fazê-lo em prestações, a serem

Leia mais

ESTATÍSTICA MÓDULO 2 OS RAMOS DA ESTATÍSTICA

ESTATÍSTICA MÓDULO 2 OS RAMOS DA ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA MÓDULO OS RAMOS DA ESTATÍSTICA Ídce. Os Ramos da Estatístca...3.. Dados Estatístcos...3.. Formas Icas de Tratameto dos Dados....3. Notação por Ídces...5.. Notação Sgma ()...5 Estatístca Módulo

Leia mais

Regressao Simples. Parte II: Anova, Estimação Intervalar e Predição

Regressao Simples. Parte II: Anova, Estimação Intervalar e Predição egressao Smples Parte II: Aova, Estmação Itervalar e Predção Aálse de Varâca Nem todos os valores das amostras estão cotdos a reta de regressão, e quato mas afastados estverem por, a reta represetará a

Leia mais

Módulo: Binômio de Newton e o Triângulo de Pascal. Binômio de Newton e o Triângulo de Pascal. 2 ano do E.M.

Módulo: Binômio de Newton e o Triângulo de Pascal. Binômio de Newton e o Triângulo de Pascal. 2 ano do E.M. Módulo: Bômo de Newto e o Trâgulo de Pascal Bômo de Newto e o Trâgulo de Pascal ao do EM Módulo: Bômo de Newto e o Trâgulo de Pascal Bômo de Newto e o Trâgulo de Pascal Exercícos Itrodutóros Exercíco Para

Leia mais

Em muitas situações duas ou mais variáveis estão relacionadas e surge então a necessidade de determinar a natureza deste relacionamento.

Em muitas situações duas ou mais variáveis estão relacionadas e surge então a necessidade de determinar a natureza deste relacionamento. Prof. Lorí Val, Dr. val@pucrs.r http://www.pucrs.r/famat/val/ Em mutas stuações duas ou mas varáves estão relacoadas e surge etão a ecessdade de determar a atureza deste relacoameto. A aálse de regressão

Leia mais

Capítulo 5: Ajuste de curvas pelo método dos mínimos quadrados

Capítulo 5: Ajuste de curvas pelo método dos mínimos quadrados Capítulo : Ajuste de curvas pelo método dos mímos quadrados. agrama de dspersão No capítulo ateror estudamos uma forma de ldar com fuções matemátcas defdas por uma taela de valores. Frequetemete o etato

Leia mais

Média. Mediana. Ponto Médio. Moda. Itabira MEDIDAS DE CENTRO. Prof. Msc. Emerson José de Paiva 1 BAC011 - ESTATÍSTICA. BAC Estatística

Média. Mediana. Ponto Médio. Moda. Itabira MEDIDAS DE CENTRO. Prof. Msc. Emerson José de Paiva 1 BAC011 - ESTATÍSTICA. BAC Estatística BAC 0 - Estatístca Uversdade Federal de Itajubá - Campus Itabra BAC0 - ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA DESCRITIVA MEDIDAS DE CENTRO Méda Medda de cetro ecotrada pela somatóra de todos os valores de um cojuto,

Leia mais

MEDIDAS DE POSIÇÃO: X = soma dos valores observados. Onde: i 72 X = 12

MEDIDAS DE POSIÇÃO: X = soma dos valores observados. Onde: i 72 X = 12 MEDIDAS DE POSIÇÃO: São meddas que possbltam represetar resumdamete um cojuto de dados relatvos à observação de um determado feômeo, pos oretam quato à posção da dstrbução o exo dos, permtdo a comparação

Leia mais

2-Geometria da Programação Linear

2-Geometria da Programação Linear I 88 Otmzação Lear -Geometra da Programação Lear ProfFeradoGomde DC-FEEC-Ucamp Coteúdo. Poledros e cojutos coveos. Potos etremos vértces soluções báscas factíves 3. Poledros a forma padrão 4. Degeeração

Leia mais

Análise de Regressão

Análise de Regressão Aálse de Regressão Prof. Paulo Rcardo B. Gumarães. Itrodução Os modelos de regressão são largamete utlzados em dversas áreas do cohecmeto, tas como: computação, admstração, egeharas, bologa, agrooma, saúde,

Leia mais

Gráfico de Controle de Regressão Aplicado ao Monitoramento de Características da Qualidade do Eletrodo de Carbono

Gráfico de Controle de Regressão Aplicado ao Monitoramento de Características da Qualidade do Eletrodo de Carbono Gráfco de Cotrole de Regressão Aplcado ao Motorameto de Característcas da Qualdade do Eletrodo de Carboo Marcello Neva de Mello, evamarcello@gmal.com Wager Rogéro Ferrera Phero, wager35@gmal.com Edso Marcos

Leia mais

ANÁLISE DE REGRESSÃO E CORRELAÇÃO

ANÁLISE DE REGRESSÃO E CORRELAÇÃO ANÁLISE DE REGRESSÃO E CORRELAÇÃO Quado se cosderam oservações de ou mas varáves surge um poto ovo: O estudo das relações porvetura estetes etre as varáves A aálse de regressão e correlação compreedem

Leia mais

Medidas Numéricas Descritivas:

Medidas Numéricas Descritivas: Meddas Numércas Descrtvas: Meddas de dspersão Meddas de Varação Varação Ampltude Ampltude Iterquartl Varâca Desvo absoluto Coefcete de Varação Desvo Padrão Ampltude Medda de varação mas smples Dfereça

Leia mais

9 Medidas Descritivas

9 Medidas Descritivas 1 9 Meddas Descrtvas Vmos aterormete que um cojuto de dados pode ser resumdo através de uma dstrbução de freqüêcas, e que esta pode ser represetada através de uma tabela ou de um gráfco. Se o cojuto refere-se

Leia mais

7 Análise de covariância (ANCOVA)

7 Análise de covariância (ANCOVA) Plejameto de Expermetos II - Adlso dos Ajos 74 7 Aálse de covarâca (ANCOVA) 7.1 Itrodução Em algus expermetos, pode ser muto dfícl e até mpossível obter udades expermetas semelhtes. Por exemplo, pode-se

Leia mais

INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA

INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA Hewlett-Packard INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA Aulas 01 e 06 Elso Rodrgues, Gabrel Carvalho e Paulo Luz Sumáro Defções... 1 EXERCÍCIOS FUNDAMENTAIS... 1 Meddas de tedêca cetral... 1 Méda artmétca smples... 1

Leia mais

Difusão entre Dois Compartimentos

Difusão entre Dois Compartimentos 59087 Bofísca II FFCLRP USP Prof. Atôo Roque Aula 4 Dfusão etre Dos Compartmetos A le de Fck para membraas (equação 4 da aula passada) mplca que a permeabldade de uma membraa a um soluto é dada pela razão

Leia mais

Regressão Simples. Parte III: Coeficiente de determinação, regressão na origem e método de máxima verossimilhança

Regressão Simples. Parte III: Coeficiente de determinação, regressão na origem e método de máxima verossimilhança Regressão Smples Parte III: Coefcete de determação, regressão a orgem e método de máxma verossmlhaça Coefcete de determação Proporção da varabldade explcada pelo regressor. R Varação explcada Varação total

Leia mais

x n = n ESTATÍSTICA STICA DESCRITIVA Conjunto de dados: Organização; Amostra ou Resumo; Apresentação. População

x n = n ESTATÍSTICA STICA DESCRITIVA Conjunto de dados: Organização; Amostra ou Resumo; Apresentação. População ESTATÍSTICA STICA DESCRITIVA Prof. Lorí Val, Dr. val@mat.ufrgs.br http://.ufrgs.br/~val/ Orgazação; Resumo; Apresetação. Cojuto de dados: Amostra ou População Um cojuto de dados é resumdo de acordo com

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA

INTRODUÇÃO ÀS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA INTRODUÇÃO ÀS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA 003 Iformações: relembra-se os aluos teressados que a realzação de acções presecas só é possível medate solctação vossa, por escrto, à assstete da cadera. A realzação

Leia mais

? Isso é, d i= ( x i. . Percebeu que

? Isso é, d i= ( x i. . Percebeu que Estatístca - Desvo Padrão e Varâca Preparado pelo Prof. Atoo Sales,00 Supoha que tehamos acompahado as otas de quatro aluos, com méda 6,0. Aluo A: 4,0; 6,0; 8,0; méda 6,0 Aluo B:,0; 8,0; 8,0; méda 6,0

Leia mais

Distribuições de Probabilidades

Distribuições de Probabilidades Estatístca - aulasestdstrnormal.doc 0/05/06 Dstrbuções de Probabldades Estudamos aterormete as dstrbuções de freqüêcas de amostras. Estudaremos, agora, as dstrbuções de probabldades de populações. A dstrbução

Leia mais

CAPÍTULO 3 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL E VARIABILIDADE PPGEP Medidas de Tendência Central Média Aritmética para Dados Agrupados

CAPÍTULO 3 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL E VARIABILIDADE PPGEP Medidas de Tendência Central Média Aritmética para Dados Agrupados 3.1. Meddas de Tedêca Cetral CAPÍTULO 3 MEDIDA DE TENDÊNCIA CENTRAL E VARIABILIDADE UFRG 1 Há váras meddas de tedêca cetral. Etre elas ctamos a méda artmétca, a medaa, a méda harmôca, etc. Cada uma dessas

Leia mais

x Ex: A tabela abaixo refere-se às notas finais de três turmas de estudantes. Calcular a média de cada turma:

x Ex: A tabela abaixo refere-se às notas finais de três turmas de estudantes. Calcular a média de cada turma: Professora Jaete Perera Amador 1 9 Meddas Descrtvas Vmos aterormete que um cojuto de dados pode ser resumdo através de uma dstrbução de freqüêcas, e que esta pode ser represetada através de uma tabela

Leia mais

tica Professor Renato Tião

tica Professor Renato Tião Números complexos Algumas equações do segudo grau como x + 1 = 0 ão possuem solução o uverso real e o estudo destas soluções ão pareca ecessáro até o século XVI quado o matemátco aphael Bombell publcou

Leia mais

Revisão de Estatística X = X n

Revisão de Estatística X = X n Revsão de Estatístca MÉDIA É medda de tedêca cetral mas comumete usada ara descrever resumdamete uma dstrbução de freqüêca. MÉDIA ARIMÉTICA SIMPLES São utlzados os valores do cojuto com esos guas. + +...

Leia mais

Estatística Notas de Aulas ESTATÍSTICA. Notas de Aulas. Professor Inácio Andruski Guimarães, DSc. Professor Inácio Andruski Guimarães, DSc.

Estatística Notas de Aulas ESTATÍSTICA. Notas de Aulas. Professor Inácio Andruski Guimarães, DSc. Professor Inácio Andruski Guimarães, DSc. Estatístca Notas de Aulas ESTATÍSTICA Notas de Aulas Professor Iáco Adrus Gumarães, DSc. Professor Iáco Adrus Gumarães, DSc. Estatístca Notas de Aulas SUMÁRIO CONCEITOS BÁSICOS 5. Estatístca. Estatístca

Leia mais

n. A densidade de corrente associada a esta espécie iônica é J n. O modelo está ilustrado na figura abaixo.

n. A densidade de corrente associada a esta espécie iônica é J n. O modelo está ilustrado na figura abaixo. 5910187 Bofísca II FFCLRP USP Prof. Atôo Roque Aula 6 Equlíbro e o Potecal de Nerst Nesta aula, vamos utlzar a equação para o modelo de eletrodfusão o equlíbro obtda a aula passada para estudar o trasporte

Leia mais

Total Bom Ruim Masculino

Total Bom Ruim Masculino UNIDADE I - ESTUDO DIRIGIDO Questão - Classfque as varáves em qualtatva (omal ou ordal ou quattatva (cotíua ou dscreta: a. População: aluos de uma Uversdade. Varável: cor dos cabelos (louro, castaho, ruvo,

Leia mais

Bioestatística Curso de Saúde. Linha Reta 2 Parábola ou curva do segundo grau. terceiro grau curva do quarto. grau curva de grau n Hipérbole

Bioestatística Curso de Saúde. Linha Reta 2 Parábola ou curva do segundo grau. terceiro grau curva do quarto. grau curva de grau n Hipérbole Teora da Correlação: Probleas relatvos à correlação são aqueles que procura estabelecer quão be ua relação lear ou de outra espéce descreve ou eplca a relação etre duas varáves. Se todos os valores as

Leia mais

Apostila de Introdução Aos Métodos Numéricos

Apostila de Introdução Aos Métodos Numéricos Apostla de Itrodução Aos Métodos Numércos PARTE III o Semestre - Pro a. Salete Souza de Olvera Buo Ídce INTERPOAÇÃO POINOMIA...3 INTRODUÇÃO...3 FORMA DE AGRANGE... 4 Iterpolação para potos (+) - ajuste

Leia mais

6.1 - PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DE INCERTEZA EM MEDIÇÕES DIRETAS

6.1 - PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DE INCERTEZA EM MEDIÇÕES DIRETAS 7 6 - PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DE INCERTEZA EM MEDIÇÕES DIRETAS A medção dreta é aquela cuja dcação resulta aturalmete da aplcação do sstema de medção sobre o mesurado Há apeas uma gradeza de etrada evolvda

Leia mais

ANÁLISE DE REGRESSÃO LINEAR COM MODELO DIFUSO

ANÁLISE DE REGRESSÃO LINEAR COM MODELO DIFUSO ANÁLISE DE REGRESSÃO LINEAR COM MODELO DIFUSO Slva, Glso Mederos e; Bastos, Rogéro Cd; Marts, Aleadro * ; Pacheco *, Roberto C. S.; Programa de Pós-Graduação em Egehara de Produção PPGEP Uversdade Federal

Leia mais

Análise Exploratória de Dados

Análise Exploratória de Dados Aálse Eploratóra de Dados Objetvos Aálse bvarada: uma varável qualtatva e uma quattatva: represetar grafcamete as duas varáves combadas; defr e calcular uma medda de assocação etre as varáves. Eemplo 1

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO / ESTATÍSTICA LISTA 2 RESUMO TEÓRICO

RACIOCÍNIO LÓGICO / ESTATÍSTICA LISTA 2 RESUMO TEÓRICO RACIOCÍIO LÓGICO - Zé Carlos RACIOCÍIO LÓGICO / ESTATÍSTICA LISTA RESUMO TEÓRICO I. Cocetos Icas. O desvo médo (DM), é a méda artmétca dos desvos de cada dado da amostra em toro do valor médo, sto é x

Leia mais

A esse tipo de tabela, cujos elementos não foram numericamente organizados, denominamos tabela primitiva.

A esse tipo de tabela, cujos elementos não foram numericamente organizados, denominamos tabela primitiva. Dstrbução de Frequênca Tabela prmtva ROL Suponhamos termos feto uma coleta de dados relatvos à estaturas de quarenta alunos, que compõem uma amostra dos alunos de um colégo A, resultando a segunte tabela

Leia mais

MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS

MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS I - INTRODUÇÃO O processo de medda costtu uma parte essecal a metodologa cetífca e também é fudametal para o desevolvmeto e aplcação da própra cêca. No decorrer do seu curso

Leia mais

Avaliação da qualidade do ajuste

Avaliação da qualidade do ajuste Avalação da qualdade do ajuste 1 Alguma termologa: Modelo ulo: é o modelo mas smples que pode ser defdo, cotedo um úco parâmetro ( µ) comum a todos os dados; Modelo saturado: é o modelo mas complexo a

Leia mais

Econometria: 3 - Regressão Múltipla

Econometria: 3 - Regressão Múltipla Ecoometra: 3 - Regressão Múltpla Prof. Marcelo C. Mederos mcm@eco.puc-ro.br Prof. Marco A.F.H. Cavalcat cavalcat@pea.gov.br Potfíca Uversdade Católca do Ro de Jaero PUC-Ro Sumáro O modelo de regressão

Leia mais

Dados Experimentais. Isto é chamado de experimento controlado. Uma das vantagens

Dados Experimentais. Isto é chamado de experimento controlado. Uma das vantagens Dados xpermetas Para medr a produção de certa varedade de mlho, faremos um expermeto o qual a varedade de mlho semete é platada em váras parcelas homogêeas com o mesmo fertlzate, pestcda etc. Depos mede-se

Leia mais

n. A densidade de corrente associada a esta espécie iônica é J n. O modelo está ilustrado na figura abaixo.

n. A densidade de corrente associada a esta espécie iônica é J n. O modelo está ilustrado na figura abaixo. Equlíbro e o Potecal de Nerst 5910187 Bofísca II FFCLRP USP Prof. Atôo Roque Aula 11 Nesta aula, vamos utlzar a equação para o modelo de eletrodfusão o equlíbro obtda a aula passada para estudar o trasporte

Leia mais

Luis Felipe Dias Lopes, Dr. lflopes@smail.ufsm.br, phil.zaz@zaz.com.br D E - UFSM 2 0 0 3

Luis Felipe Dias Lopes, Dr. lflopes@smail.ufsm.br, phil.zaz@zaz.com.br D E - UFSM 2 0 0 3 APOSTILA ESTATÍSTICA Lus Felpe Das Lopes, Dr. lflopes@smal.ufsm.br, phl.zaz@zaz.com.br D E - UFSM 0 0 3 Sumáro Cocetos báscos. População x Amostra. Ceso x Amostragem.3 Dado x Varável.4 Parâmetros x estatístcas.5

Leia mais

MEDIDAS DE DISPERSÃO 9. MEDIDAS DE DISPERSÃO

MEDIDAS DE DISPERSÃO 9. MEDIDAS DE DISPERSÃO Núcleo das Cêcas Bológcas e da Saúde Cursos de Bomedca, Ed. Físca, Efermagem, Farmáca, Fsoterapa, Fooaudologa, Medca Veterára, Muscoterapa, Odotologa, Pscologa MEDIDAS DE DISPERSÃO 9 9. MEDIDAS DE DISPERSÃO

Leia mais

Sumário. Mecânica. Sistemas de partículas

Sumário. Mecânica. Sistemas de partículas umáro Udade I MECÂNICA 2- Cetro de massa e mometo lear de um sstema de partículas - stemas de partículas e corpo rígdo. - Cetro de massa. - Como determar o cetro de massa dum sstema de partículas. - Vetor

Leia mais

Métodos iterativos. Capítulo O Método de Jacobi

Métodos iterativos. Capítulo O Método de Jacobi Capítulo 4 Métodos teratvos 41 O Método de Jacob O Método de Jacob é um procedmeto teratvo para a resolução de sstemas leares Tem a vatagem de ser mas smples de se mplemetar o computador do que o Método

Leia mais

Estudo das relações entre peso e altura de estudantes de estatística através da análise de regressão simples.

Estudo das relações entre peso e altura de estudantes de estatística através da análise de regressão simples. Estudo das relações etre peso e altura de estudates de estatístca através da aálse de regressão smples. Waessa Luaa de Brto COSTA 1, Adraa de Souza COSTA 1. Tago Almeda de OLIVEIRA 1 1 Departameto de Estatístca,

Leia mais

Regressão. Pedro Paulo Balestrassi

Regressão. Pedro Paulo Balestrassi Regressão Pedro Paulo Balestrass www.pedro.ufe.edu.br ppbalestrass@gmal.com 5-696 / 88776958 (cel) Questoametos comus: Como mplemetar a equação Y=f(X) a partr de dados hstórcos ou epermetas? Como fazer

Leia mais

MÓDULO 8 REVISÃO REVISÃO MÓDULO 1

MÓDULO 8 REVISÃO REVISÃO MÓDULO 1 MÓDULO 8 REVISÃO REVISÃO MÓDULO A Estatístca é uma técca que egloba os métodos cetícos para a coleta, orgazação, apresetação, tratameto e aálse de dados. O objetvo da Estatístca é azer com que dados dspersos

Leia mais

É o grau de associação entre duas ou mais variáveis. Pode ser: correlacional ou experimental.

É o grau de associação entre duas ou mais variáveis. Pode ser: correlacional ou experimental. É o grau de assocação etre duas ou mas varáves. Pode ser: Prof. Lorí Val, Dr. val@pucrs.br http://www.pucrs.br/famat/val www.pucrs.br/famat/val/ correlacoal ou expermetal. Numa relação expermetal os valores

Leia mais

PLANO PROBABILIDADES Professora Rosana Relva DOS. Números Inteiros e Racionais COMPLEXOS NÚMEROS COMPLEXOS NÚMEROS COMPLEXOS NÚMEROS COMPLEXOS

PLANO PROBABILIDADES Professora Rosana Relva DOS. Números Inteiros e Racionais COMPLEXOS NÚMEROS COMPLEXOS NÚMEROS COMPLEXOS NÚMEROS COMPLEXOS Professor Luz Atoo de Carvalho PLANO PROBABILIDADES Professora Rosaa Relva DOS Números Iteros e Racoas COMPLEXOS rrelva@globo.com Número s 6 O Número Por volta de 00 d.c a mpressão que se tha é que, com

Leia mais

Análise dos resíduos e Outlier, Alavancagem e Influência

Análise dos resíduos e Outlier, Alavancagem e Influência Análse dos resíduos e Outler, Alavancagem e Influênca Dagnóstco na análse de regressão Usadas para detectar problemas com o ajuste do modelo de regressão. Presença de observações mal ajustadas (pontos

Leia mais

Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO Estimação Pontual

Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO Estimação Pontual Estatístca: Aplcação ao Sesorameto Remoto SER 04 - ANO 08 Estmação Potual Camlo Daleles Reó camlo@dp.pe.br http://www.dp.pe.br/~camlo/estatstca/ Iferêca Estatístca Cosdere o expermeto: retram-se 3 bolas

Leia mais

1. Conceitos básicos de estatística descritiva 1.3. Noção de extracção aleatória e de probabilidade

1. Conceitos básicos de estatística descritiva 1.3. Noção de extracção aleatória e de probabilidade Sumáro (3ª aula). Cocetos báscos de estatístca descrtva.3. Noção de etracção aleatóra e de probabldade.4 Meddas de tedêca cetral.4. Méda artmétca smples.4. Méda artmétca poderada.4.3 Méda artmétca calculada

Leia mais

16/03/2014. IV. Juros: taxa efetiva, equivalente e proporcional. IV.1 Taxa efetiva. IV.2 Taxas proporcionais. Definição:

16/03/2014. IV. Juros: taxa efetiva, equivalente e proporcional. IV.1 Taxa efetiva. IV.2 Taxas proporcionais. Definição: 6// IV. Juros: taxa efetva, equvalete e proporcoal Matemátca Facera Aplcada ao Mercado Facero e de Captas Professor Roaldo Távora IV. Taxa efetva Defção: É a taxa de juros em que a udade referecal de seu

Leia mais

de uma variável em função da outra, por exemplo: Quantas vendas da Marca Philips na região Norte? Quantos homens são fumantes?

de uma variável em função da outra, por exemplo: Quantas vendas da Marca Philips na região Norte? Quantos homens são fumantes? Estatístca descrtva bdmesoal (Tabelas, Gráfcos e Estatístcas) Aálse bvarada (ou bdmesoal): avala o comportameto de uma varável em fução da outra, por exemplo: Quatas vedas da Marca Phlps a regão Norte?

Leia mais

A análise de variância de uma classificação (One-Way ANOVA) verifica se as médias de k amostras independentes (tratamentos) diferem entre si.

A análise de variância de uma classificação (One-Way ANOVA) verifica se as médias de k amostras independentes (tratamentos) diferem entre si. Prof. Lorí Va, Dr. http://www. ufrgs.br/~va/ va@mat.ufrgs.br aáse de varâca de uma cassfcação (Oe-Way NOV) verfca se as médas de amostras depedetes (tratametos) dferem etre s. Um segudo tpo de aáse de

Leia mais

Tabela 1 Números de acidentes /mês no Cruzamento X em CG/07. N de acidentes / mês fi f

Tabela 1 Números de acidentes /mês no Cruzamento X em CG/07. N de acidentes / mês fi f Lsta de exercícos Gabarto e chave de respostas Estatístca Prof.: Nelse 1) Calcule 1, e para o segute cojuto de valores. A,1,8,0,11,,7,8,6,,9, 1 O úmero que correspode a 5% do rol é o valor. O úmero que

Leia mais

04/03/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA AJUSTAMENTO I GA106. Prof. Alvaro Muriel Lima Machado

04/03/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA AJUSTAMENTO I GA106. Prof. Alvaro Muriel Lima Machado 04/03/06 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA AJUSTAMENTO I GA06 Prof. Alvaro Murel Lma Machado Itrodução Meddas e Observações (processo ou operação X resultado

Leia mais

ESTATÍSTICA MÓDULO 3 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

ESTATÍSTICA MÓDULO 3 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL ESTATÍSTICA MÓDULO 3 MEDIDAS DE TEDÊCIA CETRAL Ídce. Meddas de Tedêca Cetral...3 2. A Méda Artmétca Smles ( μ, )...3 3. A Méda Artmétca Poderada...6 Estatístca Módulo 3: Meddas de Tedêca Cetral 2 . MEDIDAS

Leia mais

Sumário. Mecânica. Sistemas de partículas

Sumário. Mecânica. Sistemas de partículas Sumáro Udade I MECÂNICA 2- Cetro de massa e mometo lear de um sstema de partículas - Sstemas de partículas e corpo rígdo. - Cetro de massa. - Como determar o cetro de massa dum sstema de partículas. -

Leia mais

Análise de Regressão. Notas de Aula

Análise de Regressão. Notas de Aula Análise de Regressão Notas de Aula 2 Modelos de Regressão Modelos de regressão são modelos matemáticos que relacionam o comportamento de uma variável Y com outra X. Quando a função f que relaciona duas

Leia mais

A REGRESSÃO LINEAR EM EVENTOS HIDROLÓGICOS EXTREMOS: enchentes

A REGRESSÃO LINEAR EM EVENTOS HIDROLÓGICOS EXTREMOS: enchentes Mostra Nacoal de Icação Cetífca e Tecológca Iterdscplar VI MICTI Isttuto Federal Catarese Câmpus Camború 30 a 3 de outubro de 03 A REGRESSÃO LINEAR EM EVENTOS HIDROLÓGICOS EXTREMOS: echetes Ester Hasse

Leia mais

ESTATÍSTICA APLICADA À ZOOTECNIA

ESTATÍSTICA APLICADA À ZOOTECNIA ESTATÍSTICA APLICADA À ZOOTECNIA Eucldes Braga MALHEIROS *. INTRODUÇÃO.a) Somatóras e Produtóros Sejam,, 3,...,, valores umércos. A soma desses valores (somatóra) pode ser represetada por: = = = =. e o

Leia mais

Intervalo de Confiança para uma Média Populacional

Intervalo de Confiança para uma Média Populacional Estatística II Atoio Roque Aula 5 Itervalo de Cofiaça para uma Média Populacioal Um dos objetivos mais importates da estatística é obter iformação sobre a média de uma dada população. A média de uma amostra

Leia mais

Vamos estudar o conceito de variabilidade absoluta considerando o conjunto de notas obtidas por cinco alunos:

Vamos estudar o conceito de variabilidade absoluta considerando o conjunto de notas obtidas por cinco alunos: Medidas de Disperção Itrodução: - Observamos ateriormete que as medidas de tedêcia cetral são usadas para resumir, em um úico úmero, aquele parâmetro que será o represetate do cojuto de dados. Estas medidas

Leia mais