Teste de Carga com The Grinder Uma alternativa viável ao JMeter

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teste de Carga com The Grinder Uma alternativa viável ao JMeter"

Transcrição

1 Teste de Carga com The Grinder Uma alternativa viável ao JMeter Filipe Tagliatti Graduado em Sistemas de Informação, com quase 4 anos de experiencia em desenvolvimento de sistemas web em PHP e Java, atualmente dedicasse no desenvolvimento em soluções completas para organizações do Terceiro Setor como OMGs e fundações. Cesar Roberto de S. Loureiro Júnior Graduando em Sistema de Informação pela Faculdade Metodista Granbery. Atualmente Analista de TI na empresa Virtual Agência Digital. De que se trata o artigo O artigo mostra uma alternativa ao JMeter para teste de carga, o The Grinder. Mostrando como instalar, configurar e como ele pode ajudar no dia a dia do tester ou desenvolvedor, com funcionalidades que lhe dão uma maior liberdade na criação dos seus testes. Em que situação o tema é útil O artigo é útil para aqueles que querem começar a aplicar a técnica de teste de carga em seus sistemas ou para aqueles que já conhecem sobre o assunto, mas pode através desse artigo conhecer uma nova ferramenta para auxilia-lo nessa tarefa. TESTE DE CARGA COM THE GRINDER O artigo começa introduzindo o leitor sobre alguns conceitos de teste de software e teste de carga. Em sequencia é mostrado como baixar e instalar o The Grinder e fazer um teste de carga de exemplo. Logo após apresentados um pouco da estrutura do software e as estatísticas que ele gera. Também alguns scripts prontos que você pode aproveitar no dia a dia e por fim apresentamos um estudo de caso onde fazendo um teste de carga e analisamos seus resultados.

2 Introdução Nesse artigo vamos abordar a configuração e a forma de utilizar a ferramenta para testes de carga em sites chamada Grinder, porém antes de começar a falar sobre o software é preciso intender um pouco sobre a importância de fazer testes, o que vem a ser uma ferramenta de teste de carga, e quais são as diferenças entre os testes. O teste em software é muito importante hoje em dia, porém não é uma novidade pois desde o início do desenvolvimento de sistemas o teste e usado para garantir pelo menos o funcionamento básico do que foi contratado para fazer o sistema, muitas empresas utilizam a desculpa de que [...] testar o software, é que teste custa caro, mas Pressman já apresentou em seu Livro de Engenharia de Software que o custo do defeito é progressivo, ou seja, encontrar o defeito na fase de engenharia de requisitos custa 1 enquanto encontrar o defeito durante a fase de uso custa 100 vezes mais, então utilizar o teste, reduz custo e não aumenta. ROCHA Fabio Gomes. Sendo que os gastos com manutenções para correção de defeitos pode ter um custo muito elevado para a empresa causando gastos desastrosos para a manutenção, para evitar possíveis problemas com clientes por ser desenvolvidos sistemas com muitas falhas e alto custo na manutenção, foi buscado métodos para garantir a qualidade de softwares. Bastos et. al. abordam alguns pontos dentro da qualidade de software que precisam ser consideradas: a confiança que é quando o sistema resiste a falhas durante a execução, a funcionalidade quando o sistema comporta o que foi definido por seus requisitos e a performance que é quando o sistema responde todas as funcionalidade em tempo hábil. Hoje o teste tem sua área específica em muitas instituições garantindo a qualidade de todo sistema que e produzidos, e para aproximar os testes do desenvolvimento LOPES Mateus Bruno Teixeira et. al. apresentam em seu artigo o modelo V (Figura 1) focado no desenvolvimento durante todo o ciclo. Figura 1. Representação do modelo V (GRAIC e JASKIEl, 2002). E o teste de carga é um dos tipos de testes de softwares onde [...] onde o volume de gerado pela ferramenta de geração de carga é crescente no decorrer do tempo. O objetivo principal é encontrar o limite de capacidade da aplicação e identificar qual o limitante (codificação, hardware, tempo de resposta excessivo). Da mesma forma que os outros testes, não é objetivo do teste de carga encontrar problemas funcionais na aplicação. NETO Oscar Nogueira.

3 com o teste de carga podemos descobrir até mesmo se o hardware que usamos está sendo desperdiçado ou não funciona de forma correta, se o site possui páginas que demoram muito para ser carregadas ou se o acesso ao banco demora muito para carregar as informações, esses fatores podem contribuir para o uso de equipamentos de balanceamento de carga, e até servidores de contenção. The Grinder The Grinder é um framework de testes de carga que facilita a execução de testes de carga distribuídas entre vários servidores. Os scripts de teste são escritos em Jython, fornecendo suporte para testar uma ampla gama de protocolos de rede. The Grinder também vem com um plug-in para testar serviços HTTP. MAGNANI Mauricio, 2012 Download e Instalação Esse tópico poderia ser desnecessário se a ferramenta contasse com um método simples de instalação, mas não é o que acontece, apesar de não ser impossível o processos pode causar uma certa dor de cabeça em uma primeira vez. A primeira coisa é fazer o download da ferramenta, que pode ser baixada no site oficial a versão mais atual até a publicação desse artigo é a 3. Logo depois de baixar o arquivo.zip. Depois de descompactar o arquivo no local desejado vamos ao pulo do gato para executa-lo. Primeiro vamos criar um script apenas para teste, para isso crie um arquivo chamado teste,py e coloque o código abaixo no arquivo (Listagem 1): Listagem 1. Script de Exemplo from net.grinder.script import Test from net.grinder.script.grinder import grinder from net.grinder.plugin.http import HTTPRequest test1 = Test(1, "Request resource") request1 = HTTPRequest() test1.record(request1) class TestRunner: def call (self): result = request1.get(" Depois disso abra o arquivo grinder.properties e procure pelo parâmetro grinder.script, substitua o valor pelo nome do arquivo que criamos para teste, que no nosso caso se chama teste.py. Agora vamos a execução da ferramenta para isso é recomendado cria um arquivo bat se for Windows ou sh se for Linux. Para esse exemplo utilizamos a plataforma Windows. Figura 2 A Figura 2 mostra o primeiro script que podemos chamar de console por se tratar do console da ferramenta. Logo após dever executar o próximo script.

4 Figura 3 A Figura 3 mostra o segundo script que deve ser executado que podemos chamar de agente que tem o papel de ler as configurações executar os teste, já o console apenas nos mostra o resultado de forma gráfica. Uma observação importante, os scripts devem ser executados na ordem citada, primeiro o console depois o agente. Quando o script do agente for executado ou se foi executado, mas ainda está processando o botão de start fica bloqueado (Figura 4), e quando o agente está devidamente iniciado e pronto para executar, esse botão é desbloqueado (Figura 5). Figura 4

5 Figura 5 Depois que estiver tudo ok é só clicar no botão start e que os testes irão começar (Figura 6). Figura 6.

6 Estrutura Antes de começar a trabalhar com o Grinder é importante saber como ele é estruturado, para assim podermos como utilizar a ferramenta corretamente e extrair ao máximo dela. Agentes (Agents) - Você geralmente têm um único agente em cada máquina injetora de carga, que irá iniciar um número configurado de processos de trabalho. Se os agentes podem se conectar ao console, eles vão esperar por um sinal para começar antes de passar fora de um local de grinder.properties arquivo para os processos de trabalho. Trabalhadores (Workers) - Trabalhadores, como você pode imaginar, faz o trabalho de teste. Ou seja, eles realmente executam os scripts de teste de carga. O arquivo grinder.properties que é passado para o trabalhador pelo agente define, entre outras coisas, o script que o trabalhador irá executar contra o alvo, quantos threads o trabalhador vai gerar, e quantas vezes cada um desses tópicos ira executar o script. Console - Esta é uma interface gráfica que pode ser usado para controlar os agentes, e também exibe as estatísticas recolhidas que são dos trabalhadores. TCPProxy - O TCPProxy se interpõe entre o navegador e o servidor de destino, e pode ser usado para gerar scripts, registrando a atividade do seu navegador, que podem posteriormente ser executada pelos processos de trabalho. Isto é realmente útil para a geração de testes de carga que simulam a interação do usuário com uma aplicação web. Estatísticas Nesse ponto vamos abordar as estatísticas que são os geradas nos relatórios feitos de cada site testado pelo programa exibidos no console e salvos em *.data, onde (*) significa um nome qualquer para o arquivo, como demonstra a Figura 7: Figura 7. Arquivo de estatísticas geradas pelo sistema A Figura 7 mostra como são armazenados os resultados que são gerados ao logo de todo o processo de análise. As estatísticas geradas são demonstradas em uma aba Graphs contendo as seguintes informações: TPS, media de MS, média de TPS, pico de TPS, número de testes e erros nos testes. Como é demonstrado na Figura 8.

7 Figura 8. Gráfico gerado através das estatísticas do sistema Também e possível observar os resultados no console em forma de tabela dinâmica contendo as informações da aba Graphs e muitas outras atualizações em tempo real, como: testes bem sucedidos, tempo médio, tempo médio para o desvio padrão, comprimento médio de resposta, bytes de resposta por segundo, erros de resposta, tempo médio para resolver o host, tempo médio para estabelecer conexão, tempo médio até o primeiro byte. Como demonstra a Figura 9. Figura 9. Resultados gerados a partir do teste Vamos falar um pouco sobre o que é cada um desses campos que aparecem no console: Testes bem sucedidos: São teste de HTTP feitos no host determinado Tempo médio: É o tempo médio de acesso ao host. Comprimento médio de resposta: Tempo médio para resposta do host para responder aos testes. Bytes de resposta por segundo: É o tamanho da resposta em Bytes emitidos pelo host. Erros de resposta: Quantidade de erros que ocorreram ao tentar receber respostas dos hosts. Tempo médio para resolver o host: Tempo para conseguir encontrar a fonte do host. Tempo médio para estabelecer conexão: O tempo para conseguir um conexão estável para fazer os testes. Tempo médio até o primeiro byte: Tempo médio até o primeiro byte de resposta do host.

8 Grinder properties O grinder.properties é o arquivo onde aprendemos e configuramos algumas propriedades do software Grinder, pode ser configurado por exemplo: o número de processos, o número de threads de trabalho, o endereço IP ou nome do host o agente trabalhara, entre outros, como demonstra a figura abaixo: Figura 2. parte da configuração do arquivo grinder.properties Número de processos: é a quantidade de processos que pode ser executados ao mesmo tempo, funciona como os grupos de usuário para quem já utilizou o JMeter. Número de threads de trabalho: número de threads que trabalharão ao mesmo tempo em cada processo, sendo que cada thread corresponde a um usuário realizando o teste de caraga. Endereço IP ou nome do host: configurar qual será o host acessado para testes. Tempo para iniciar o próximo teste: você pode configurar em quanto tempo o próximo teste será realizado depois que o anterior for realizado. Duração do teste: você pode programar quanto tempo o teste de carga vai durar. Scripts Antes de iniciar o teste de desempenho, você precisa ter um script de teste. Scripts de teste no Grinder são escritos na linguagem Jython, que é uma implementação da linguagem Python para rodar na JVM (Java Virtual Machine). Você pode escrever seus testes a partir do zero se quiser. Para ajudar nessa tarefa a documentação é bem escrita e vai ajudar nessa tarefa, outra ajuda é o fato dos desenvolvedores ter disponibilizados vários exemplos, uma para cada funcionalidade do software. Vamos ver alguns dos principais scripts que podem ajudar no dia a dia do tester. O código da Listagem 2 representa o teste em formulários HTTP inclusive com o upload de arquivos:

9 Listagem 2. Script para teste em formulários # HTTP multipart form submission # # This script uses the HTTPClient.Codecs class to post itself to the # server as a multi-part form. Thanks to Marc Gemis. from net.grinder.script.grinder import grinder from net.grinder.script import Test from net.grinder.plugin.http import HTTPRequest from HTTPClient import Codecs, NVPair from jarray import zeros test1 = Test(1, "Upload Image") request1 = HTTPRequest(url=" test1.record(request1) class TestRunner: def call (self): files = ( NVPair("self", "form.py"), ) parameters = ( NVPair("run number", str(grinder.runnumber)), ) # This is the Jython way of creating an NVPair[] Java array # with one element. headers = zeros(1, NVPair) # Create a multi-part form encoded byte array. data = Codecs.mpFormDataEncode(parameters, files, headers) grinder.logger.output("content type set to %s" % headers[0].value) # Call the version of POST that takes a byte array. result = request1.post("/upload", data, headers) Outra funcionalidade muito interessante é fazer teste de envio de , podendo então fazer testes em servidores de , ou mesmo no SMTP da hospedagem do seu site (Listagem 3). Listagem 3. Script para teste em servidor de # # Send using Java Mail ( # This Grinder Jython script should only be used for legal test # traffic generation within a lab testbed environment. Anyone using # this script to generate SPAM or other unwanted traffic is # violating the law and should be exiled to a very bad place for a # very long time. from net.grinder.script.grinder import grinder from net.grinder.script import Test from java.lang import System from javax.mail import Message, Session from javax.mail.internet import InternetAddress, MimeMessage sendtest1 = Test(1, " Send Engine") class TestRunner: def call (self): smtphost = "mailhost"

10 ")) properties = System.getProperties() properties["mail.smtp.host"] = smtphost session = Session.getInstance(System.getProperties()) session.debug = 1 message = MimeMessage(session) message.setfrom(internetaddress("thegrinder@yourtestdomain.net message.addrecipient(message.recipienttype.to, InternetAddress("you@yourtestdomain.net") ) message.subject = "Test %s from thread %s" % (grinder.runnumber, grinder.th readnumber) # One could vary this by pointing to various files for content message.settext("smtptransport works from The Grinder!") transport = session.gettransport("smtp") # Instrument transport object. sendtest1.record(transport) transport.connect(smtphost, "username", "password") transport.sendmessage(message, message.getrecipients(message.recipientt ype.to)) transport.close() Mais um teste presente no dia a dia do desenvolvedor é o de carga do banco de dados, com o script da Listagem 4 você consegue fazer inserções e/ou seleções simultâneas para conferir se seu banco está otimizado ou se o servidor de banco de dados ira aquentar o tranco. Listagem 4. Script de teste em banco de dados # Grinding a database with JDBC # Some simple database playing with JDBC. # To run this, set the Oracle login details appropriately and add the # Oracle thin driver classes to your CLASSPATH. from java.sql import DriverManager from net.grinder.script.grinder import grinder from net.grinder.script import Test from oracle.jdbc import OracleDriver test1 = Test(1, "Database insert") test2 = Test(2, "Database query") # Load the Oracle JDBC driver. DriverManager.registerDriver(OracleDriver()) def getconnection(): return DriverManager.getConnection( "jdbc:oracle:thin:@ :1521:mysid", "wls", "wls") def ensureclosed(object): try: object.close() except: pass

11 # One time initialisation that cleans out old data. connection = getconnection() statement = connection.createstatement() try: statement.execute("drop table grinder_fun") except: pass statement.execute("create table grinder_fun(thread number, run number)") ensureclosed(statement) ensureclosed(connection) class TestRunner: def call (self): connection = None insertstatement = None querystatement = None try: connection = getconnection() insertstatement = connection.createstatement() test1.record(insertstatement) insertstatement.execute("insert into grinder_fun values(%d, %d)" % (grinder.threadnumber, grinder.runnumber)) test2.record(querystatement) querystatement.execute("select * from grinder_fun where thread=%d" % grinder.threadnumber) finally: ensureclosed(insertstatement) ensureclosed(querystatement) ensureclosed(connection) O próximo script que apesar de ser um pouco mais complicado de se entender, tem a função de fazer testes com cookies (Listagem 5). Listagem 5. Script de teste em banco de dados # HTTP cookies # HTTP example which shows how to access HTTP cookies. # # The HTTPClient library handles cookie interaction and removes the # cookie headers from responses. If you want to access these cookies, # one way is to define your own CookiePolicyHandler. This script defines # a CookiePolicyHandler that simply logs all cookies that are sent or # received. # # The script also demonstrates how to query what cookies are cached for # the current thread, and how add and remove cookies from the cache. # # If you really want direct control over the cookie headers, you # can disable the automatic cookie handling with: # HTTPPluginControl.getConnectionDefaults().useCookies = 0 from net.grinder.script.grinder import grinder from net.grinder.script import Test

12 from net.grinder.plugin.http import HTTPRequest, HTTPPluginControl from HTTPClient import Cookie, CookieModule, CookiePolicyHandler from java.util import Date log = grinder.logger.info # Set up a cookie handler to log all cookies that are sent and received. class MyCookiePolicyHandler(CookiePolicyHandler): def acceptcookie(self, cookie, request, response): log("accept cookie: %s" % cookie) return 1 def sendcookie(self, cookie, request): log("send cookie: %s" % cookie) return 1 CookieModule.setCookiePolicyHandler(MyCookiePolicyHandler()) test1 = Test(1, "Request resource") request1 = HTTPRequest() test1.record(request1) class TestRunner: def call (self): # The cache of cookies for each worker thread will be reset at # the start of each run. result = request1.get(" # If the first response set any cookies for the domain, # they willl be sent back with this request. result2 = request1.get(" # Now let's add a new cookie. threadcontext = HTTPPluginControl.getThreadHTTPClientContext() expirydate = Date() expirydate.year += 10 cookie = Cookie("key", "value","localhost", "/", expirydate, 0) CookieModule.addCookie(cookie, threadcontext) result = request1.get(" log # Get all cookies for the current thread and write them to the cookies = CookieModule.listAllCookies(threadContext) for c in cookies: log("retrieved cookie: %s" % c) # Remove any cookie that isn't ours. for c in cookies: if c!= cookie: CookieModule.removeCookie(c, threadcontext) result = request1.get("

13 O intuído desse tópico foi apenas apresentar alguns dos principais scripts que vem com o Grinder, vários outros podem ser vistos na pasta examples. Estudo de Caso Agora apresentamos um exemplo pratico do uso da ferramenta, mais precisamente analisar as estatísticas e chegar a uma conclusão sobre esse teste de carga. Para isso criamos uma servlet Java que tem a função de apenas contar o número de acessos ao site. O código fonte desse servlet pode ser visto na Listagem 6. Listagem 6. Servlet de contagem de acessos import java.io.ioexception; import java.io.printwriter; import javax.servlet.servletexception; import javax.servlet.annotation.webservlet; import javax.servlet.http.httpservlet; import javax.servlet.http.httpservletrequest; import public class RequestCounter extends HttpServlet{ private static final long serialversionuid = 1L; private int requestcount; public void init() { requestcount = 0; } public void doget(httpservletrequest request, HttpServletResponse response) throws ServletException, IOException { response.setcontenttype("text/html"); requestcount++; PrintWriter out = response.getwriter(); String title = "Total de Requisições: "; String doctype = "<!doctype html public \"-//w3c//dtd html 4.0 " + "transitional//en\">\n"; out.println(doctype + "<html>\n" + "<head><title>" + title + "</title></head>\n" + "<body bgcolor=\"#ffffaa\">\n" + "<h1 align=\"center\">" + title + "</h1>\n" + "<h2 align=\"center\">" + requestcount + "</h2>\n" + "</body></html>"); } } O script utilizado foi o mesmo mostrado no tópico de Download e Instalação, apenas trocamos a url para a do nosso servlet ( Para a configuração do arquivo grynder.properties foi utilizado apenas os parâmetros grinder.script para apontar o arquivo de script, grinder.processes = 1 que faz com que tenhamos apenas um grupo de usuários acessando o site, grinder.threads = 1000 que determina o numero de usuários que vai acessar o site, ou seja, mil usuários e por ultimo grinder.runs = 0 que apenas determina que vamos usar o Grinder com interface gráfica. O computador utilizado foi

14 um Intel I7 com 3.10 GB de RAM e o servidor web utilizador foi o Glassfish 3, sendo que não foi feito nenhum tipo de otimização no servidor e na JVM. Após alguns minutos de teste obtivemos o seguinte resultado (Figura 10 e 11). Figura 10. Resultado do Teste de Carga Figura 11. Resultado do Teste de Carga Figura 12. Total de requisições ao site Foram feitos de testes bem sucedidos e erros, o que mostra que apenas oito por cento dos acessos não foram bem sucedidos, isso mostra como o servidor aguentou bem nossos mil usuários, vale lembrar que são mil acessos simultâneos por segundo, sendo que pode ser que não seja exatamente sincronizado que no mesmo segundo os mil usuários consigam acessar. Também podemos ver na Figura 12 o número total de usuários que acessaram o site, que confere se juntarmos os testes bem sucedidos com os erros. Outro parâmetro importante é o TPS (Transações por Segundo) que foi de 1580, isso significa que mesmo mil usuários acessando o site ainda temos 580 transações que poderiam ser convertidos em novos usuários. Algumas estatísticas de tempo médio também são importantes por mostrar como anda a performance do nosso servidor e do site, como o Mean Time, Meam Response Length, entre outros. Conclusão O The Grinder é uma boa opção para os testes de carga, ele possui suporte para diversos protocolos e métodos de teste. Ele não possui a melhor interface, isso dificulta em um primeiro momento o contato com a ferramenta para quem nunca utilizou esse tipo de software, mas depois de algumas horas testando a ferramenta você acaba acostumando. Um ponto que pode dificultar um pouco a utilização dele é o fato de você ter que criar os scripts para o teste e principalmente por esses scripts ter que ser escritos em Jython, isso expande a capacidade da criação de testes, mas não oferece uma alternativa mais simples para os mais leigos, mas por outro lado ele oferece uma ótima documentas e ótimos exemplos de uso, trazendo diversos scripts prontos. Referências MAGNANI Mauricio Jr, The Grinder Um Framework Java Para Testes de Carga. Disponível em: < Acessado em: 03/12/2013.

15 ASTON Philip, FITZGERALD Calum, User Guide. Disponivel em: < Acessado em 28/11/2013. ROCHA Fabio Gomes, A importância dos testes para a qualidade do software. Disponivel em: < Acessado em 09/12/2013. LOPES Mateus Bruno Teixeira, CARNEIRO Allan Guerreiro. A Importância do Processo de Teste de Software em TI. Disponível em: < >, Acessado em 07/12/2013. SILVA Renata Milena dos Anjos. A importância dos Testes de Qualidade no desenvolvimento de Software. Disponível em: < wie/2012/artigos/8%20-%20a%20import%c3%a2ncia%20dos%20testes%20de %20Qualidade%20no%20%20desenvolvimento%20de%20Software.pdf>. Acessado em: 08/12/2013. NETO Oscar Nogueira. Qual a diferença entre teste de carga, stress e performance?. Disponível em: < Acessado em: 08/12/2013. Eric Woods. The Grinder Load Testing Web Applications. Disponivel em: < Acessado em 11/12/2013.

Sistemas Distribuídos na WEB (Plataformas para Aplicações Distribuídas)

Sistemas Distribuídos na WEB (Plataformas para Aplicações Distribuídas) Sistemas Distribuídos na WEB (Plataformas para Aplicações Distribuídas) Web Container: e JSP Sumário Protocolo HTTP Exemplos de JSP (Java Server Pages) Exemplos JSP 2 Protocolo HTTP URL: Um URL (Uniform

Leia mais

Tutorial. Começando a Criar Aplicativos SMS

Tutorial. Começando a Criar Aplicativos SMS Tutorial Começando a Criar Aplicativos SMS Para começar Neste tutorial você vai entender como criar e integrar um aplicativo SMS usando a Brazapp. Para uma melhor compreensão, passaremos por todos os passos:

Leia mais

Java para Desenvolvimento Web

Java para Desenvolvimento Web Java para Desenvolvimento Web Servlets A tecnologia Servlet foi introduzida pela Sun Microsystems em 1996, aprimorando e estendendo a funcionalidade e capacidade de servidores Web. Servlets é uma API para

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados Juliano Niederauer 19 Capítulo 1 O que é o PHP? O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na Web.

Leia mais

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER V14 de BricsCAD vem com um novo sistema de licenciamento, com base na tecnologia de licenciamento de Reprise Software. Este novo sistema oferece um ambiente

Leia mais

Programação II Programação para a Web. Christopher Burrows

Programação II Programação para a Web. Christopher Burrows Programação II Programação para a Web Christopher Burrows Apache Tomcat O Apache Tomcat é um Servlet Container desenvolvido pela Apache Software Foundation. Implementa as tecnologias Java Servlets e Java

Leia mais

Passo 1: Abra seu navegador e digite http://www.no-ip.com. Passo 2: Na tela que surgir, clique em Get Started.

Passo 1: Abra seu navegador e digite http://www.no-ip.com. Passo 2: Na tela que surgir, clique em Get Started. 1 - Como obter seu DNS Dinâmico no No-IP O No-IP, é um sistema de DNS (Domain Name Server), que converte o seu endereço IP em um nome. O que o No-IP faz, é converter o nome do tipo minhacameraip.no-ip.org

Leia mais

Autenticação e Autorização

Autenticação e Autorização Autenticação e Autorização Introdução A segurança em aplicações corporativas está relacionada a diversos aspectos, tais como: autenticação, autorização e auditoria. A autenticação identifica quem acessa

Leia mais

Programação Na Web. Servlets: Como usar as Servlets. Agenda. Template genérico para criar Servlets Servlet 2.4 API

Programação Na Web. Servlets: Como usar as Servlets. Agenda. Template genérico para criar Servlets Servlet 2.4 API Programação Na Web Servlets: Como usar as Servlets 1 António Gonçalves Agenda Template genérico para criar Servlets Servlet 2.4 API Exemplo: Hello World Output: Texto, HTML e hora local. Compilar uma Servlets

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Manipulação de Banco de Dados com Java. Ms. Bruno Crestani Calegaro (bruno.calegaro@ifsc.edu.br) Maio/ 2015

Manipulação de Banco de Dados com Java. Ms. Bruno Crestani Calegaro (bruno.calegaro@ifsc.edu.br) Maio/ 2015 Manipulação de Banco de Dados com Java Ms. Bruno Crestani Calegaro (bruno.calegaro@ifsc.edu.br) Maio/ 2015 Acesso a um SGBD Em sistemas mais simples o uso de arquivos pode ser usado mas para aplicações

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Java para WEB. Servlets

Java para WEB. Servlets Servlets Servlets são classes Java que são instanciadas e executadas em associação com servidores Web, atendendo requisições realizadas por meio do protocolo HTTP. Servlets é a segunda forma que veremos

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

INTRODUÇÃO: 1 - Conectando na sua conta

INTRODUÇÃO: 1 - Conectando na sua conta INTRODUÇÃO: Com certeza a reação da maioria dos que lerem esse mini manual e utilizarem o servidor vão pensar: "mas porque eu tenho que usar um console se em casa eu tenho uma interface gráfica bonito

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0 MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Motor Periférico Versão 8.0 1. Apresentação... 3 2. Instalação do Java... 3 2.1 Download e Instalação... 3 2.2 Verificar Instalação... 3 3. Download do Motor Periférico...

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL Documento: Tutorial Autor: Iuri Sonego Cardoso Data: 27/05/2005 E-mail: iuri@scripthome.cjb.net Home Page: http://www.scripthome.cjb.net ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

Leia mais

IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc.

IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc. Endereços IP Endereços IP IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc.) precisam ter endereços. Graças

Leia mais

Como atualizar os preços da ABCFarma.

Como atualizar os preços da ABCFarma. Como atualizar os preços da ABCFarma. Requisitos 1. Ter o Microsoft Office 2003 instalado. Pode ser qualquer outra versão, mas eu vou explicar com a 2003, se você utilizar outra versão, saiba como utilizá-la.

Leia mais

Lazarus pelo SVN Linux/Windows

Lazarus pelo SVN Linux/Windows Lazarus pelo SVN Linux/Windows Sei que não faltam artigos sobre como obter e compilar o Lazarus e o FPC pelo SVN, mas sei também que nunca é de mais divulgar um pouco mais e talvez escrever algo diferente.

Leia mais

Web Browser como o processo cliente. Servidor web com páginas estáticas Vs. Aplicações dinâmicas para a Web:

Web Browser como o processo cliente. Servidor web com páginas estáticas Vs. Aplicações dinâmicas para a Web: Web Browser como o processo cliente Servidor web com páginas estáticas Vs Aplicações dinâmicas para a Web: 1 Cliente Web browser HTTP porto 80 Servidor web... JDBC RMI XML... Base de Dados Aplicação em

Leia mais

Na tela dele, clique no sinal de + ao lado do nome do seu computador, para expandi-lo. A seguir, expanda também o item "Sites da web".

Na tela dele, clique no sinal de + ao lado do nome do seu computador, para expandi-lo. A seguir, expanda também o item Sites da web. Servidor WEB Desenvolvedores de sites que querem aprender ou testar ASP, ou mesmo profissionais que precisam desenvolver páginas ASP ou ASP.Net, não precisam necessariamente ter um servidor na web com

Leia mais

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões Prof. MSc. Hugo Souza Se você precisar manter informações sobre seus usuários enquanto eles navegam pelo seu site, ou até quando eles saem

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos II Professor: Cheli dos S. Mendes da Costa Modelo Cliente- Servidor Modelo de Aplicação Cliente-servidor Os

Leia mais

Web Design Aula 11: Site na Web

Web Design Aula 11: Site na Web Web Design Aula 11: Site na Web Professora: Priscilla Suene priscilla.silverio@ifrn.edu.br Motivação Criar o site em HTML é interessante Do que adianta se até agora só eu posso vê-lo? Hora de publicar

Leia mais

Introdução ao Processamento de Imagens com o IRIS Por Rodolfo Barros

Introdução ao Processamento de Imagens com o IRIS Por Rodolfo Barros Introdução ao Processamento de Imagens com o IRIS Por Rodolfo Barros O IRIS é um software poderoso para o processamento de imagens astronômicas. Ele possui métodos avançados para realizar uma grande quantidade

Leia mais

INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL

INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL Este tutorial tem como objetivo mostrar como instalar o banco de dados My SQL em ambiente Windows e é destinado aqueles que ainda não tiveram um contato com a ferramenta.

Leia mais

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA: Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.

Leia mais

Comunidade de Suporte e Feedback

Comunidade de Suporte e Feedback Comunidade de Suporte e Feedback O objetivo deste complemento é criar um canal simples, barato e eficiente de suporte aos clientes, onde eles possam na maioria das vezes aproveitar dúvidas já respondidas,

Leia mais

Acessando um Banco de Dados

Acessando um Banco de Dados Acessando um Banco de Dados Introdução Agora que você já está craque em JSP e já instalou seu servidor, vamos direto para a parte prática! Neste tutorial vamos aprender a acessar um banco de dados. Para

Leia mais

Lógica de Programação

Lógica de Programação Lógica de Programação Softblue Logic IDE Guia de Instalação www.softblue.com.br Sumário 1 O Ensino da Lógica de Programação... 1 2 A Ferramenta... 1 3 Funcionalidades... 2 4 Instalação... 3 4.1 Windows...

Leia mais

1. Capturando pacotes a partir da execução do traceroute

1. Capturando pacotes a partir da execução do traceroute Neste laboratório, iremos investigar o protocolo IP, focando o datagrama IP. Vamos fazê-lo através da analise de um trace de datagramas IP enviados e recebidos por uma execução do programa traceroute (o

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Data alteração: 19/07/11 Pré Requisitos: Acesse o seguinte endereço e faça o download gratuito do SQL SRVER EXPRESS, conforme a sua plataforma x32 ou

Leia mais

Instalação do ByYou ESB. Guia de Instalação e Atualização do ByYou ESB

Instalação do ByYou ESB. Guia de Instalação e Atualização do ByYou ESB Instalação do ByYou ESB Guia de Instalação e Atualização do ByYou ESB Instalação do ByYou ESB Copyright 2010 TOTVS S.A. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste documento pode ser copiada, reproduzida,

Leia mais

Tutorial. Transmitindo arquivos via FTP. FTP Protocolo da internet responsável pelo envio e recebimento de arquivos com maior eficiência e rapidez.

Tutorial. Transmitindo arquivos via FTP. FTP Protocolo da internet responsável pelo envio e recebimento de arquivos com maior eficiência e rapidez. Tutorial Transmitindo arquivos via FTP FTP Protocolo da internet responsável pelo envio e recebimento de arquivos com maior eficiência e rapidez. Para uma transferência de arquivos via FTP, são necessários

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO DO APLICATIVO

PROCEDIMENTOS PARA ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO DO APLICATIVO PROCEDIMENTOS PARA ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO DO APLICATIVO MASTERSAFDW VERSÃO 5-25/04/12 PÁGINA 1 Índice Informações Importantes... 3 Atualizando o aplicativo... 4 Procedimentos para atualização da base de

Leia mais

Curso de Java. Geração de Páginas WEB. TodososdireitosreservadosKlais

Curso de Java. Geração de Páginas WEB. TodososdireitosreservadosKlais Curso de Java Geração de Páginas WEB Aplicação WEB Numa aplicação WEB de conteúdo dinâmico As páginas são construídas a partir de dados da aplicação (mantidos num banco de dados). Usuários interagem com

Leia mais

Aula 03 - Projeto Java Web

Aula 03 - Projeto Java Web Aula 03 - Projeto Java Web Para criação de um projeto java web, vá em File/New. Escolha o projeto: Em seguida, na caixa Categorias selecione Java Web. Feito isso, na caixa à direita selecione Aplicação

Leia mais

JDBC Java Database Connectivity

JDBC Java Database Connectivity 5 JDBC Java Database Connectivity Prof. Autor: Daniel Morais dos Reis e-tec Brasil Programação Avançada Para Web Página1 Meta Trabalhar com bancos de dados em aplicações web em JSP através das classes

Leia mais

Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza

Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza O Sql Server possui um recurso extremamente poderoso que é muito pouco utilizado pelos administradores e programadores. Com certeza, sendo

Leia mais

Instalando o Internet Information Services no Windows XP

Instalando o Internet Information Services no Windows XP Internet Information Services - IIS Se você migrou recentemente do Windows 95 ou 98 para o novo sitema operacional da Microsoft Windows XP, e utilizava antes o Personal Web Server, deve ter notado que

Leia mais

Configurando o IIS no Server 2003

Configurando o IIS no Server 2003 2003 Ser ver Enterprise Objetivo Ao término, você será capaz de: 1. Instalar e configurar um site usando o IIS 6.0 Configurando o IIS no Server 2003 Instalando e configurando o IIS 6.0 O IIS 6 é o aplicativo

Leia mais

Acesso a Banco. Conexão em Java. Conexão em Java. Programação Orientada a Objetos Profa. Cristiane e Prof. Daniel

Acesso a Banco. Conexão em Java. Conexão em Java. Programação Orientada a Objetos Profa. Cristiane e Prof. Daniel Acesso a Banco Programação Orientada a Objetos Profa. Cristiane e Prof. Daniel As conexões em Java são feitas através de uma ponte que implementa todas as funcionalidades que um banco de dados padrão deve

Leia mais

Para participar de um mapa colaborativo usando o Cmap Tools

Para participar de um mapa colaborativo usando o Cmap Tools Antes de trabalhar num mapa colaborativo, você deve instalar o software no seu computador. Pegue a sua cópia, gratuita, em http://cmap.ihmc.us/download/. Veja a versão compatível com o seu computador.

Leia mais

Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL.

Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL. Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2012 Edição 7 Listando e Gravando Listando itens em ComboBox e gravando os dados no

Leia mais

MULTIACERVO - VERSÃO 17.*

MULTIACERVO - VERSÃO 17.* MULTIACERVO - VERSÃO 17.* MANUAL PARA CONVERSÃO DA VERSÃO 16.* PARA 17.* CONTEÚDO: A) Procedimentos comuns para todas as arquiteturas B) Procedimentos exclusivos arquitetura Cliente/Servidor MS-SQL-SERVER

Leia mais

Programação Web Prof. Wladimir

Programação Web Prof. Wladimir Programação Web Prof. Wladimir Linguagem de Script e PHP @wre2008 1 Sumário Introdução; PHP: Introdução. Enviando dados para o servidor HTTP; PHP: Instalação; Formato básico de um programa PHP; Manipulação

Leia mais

Procedimentos de Implantação ireport x Protheus

Procedimentos de Implantação ireport x Protheus Índice 1. INTRODUÇÃO... 2 2. CONFIGURAÇÃO... 2 1.1 Configurando o Protheus... 2 2.2 Configurando o ireports no Protheus... 2 2.3 Incluindo relatórios no Protheus... 4 3. CONFIGURANDO E UTILIZANDO O IREPORT

Leia mais

Prática em Laboratório N.02 Criando um serviço Web via NetBeans

Prática em Laboratório N.02 Criando um serviço Web via NetBeans Prática em Laboratório N.02 Criando um serviço Web via NetBeans O objetivo deste exercício é criar um projeto apropriado para desenvolver um contêiner que você resolva utilizar. Uma vez criado o projeto,

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Manual de Instalação do Agente Citsmart

Manual de Instalação do Agente Citsmart 16/08/2013 Manual de Instalação do Agente Citsmart Fornece orientações necessárias para efetuar a instalação do Agente Citsmart. Versão 1.9 21/11/2014 Visão Resumida Data Criação 21/11/2014 Versão Documento

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Acesso Remoto Placas de captura

Acesso Remoto Placas de captura Acesso Remoto Placas de captura 1 instalar o DVR Siga os passos de instalação informados na caixa do produto, após seu perfeito funcionamento vá para próximo passo. 2 Configurá-lo na rede Local O computador

Leia mais

Nesse artigo abordaremos os principais aspectos de instalação e uso do NTOP no Fedora Core 4.

Nesse artigo abordaremos os principais aspectos de instalação e uso do NTOP no Fedora Core 4. Diego M. Rodrigues (diego@drsolutions.com.br) O NTOP é um programa muito simples de ser instalado e não requer quase nenhuma configuração. Ele é capaz de gerar excelentes gráficos de monitoramento das

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO Índice Conteúdo Página Legendas 3 1.0 Primeiro acesso 5 2.0 Cadastro de login e senha 6 3.0 Configuração do Blocker 7 3.1 Senha de acesso 8 3.2 Grade de Horário 9 3.2.1 Configurando

Leia mais

Manual de Instalação do Servidor Orion Phoenix Versão 1.0 - Novembro/2010

Manual de Instalação do Servidor Orion Phoenix Versão 1.0 - Novembro/2010 Manual de Instalação do Servidor Orion Phoenix Versão 1.0 - Novembro/2010 Manual de Instalação do Sistema Orion Phoenix 1.0 - Novembro/2010 Página 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. VISÃO GERAL...3 3. PROCEDIMENTOS

Leia mais

AULA 5 Sistemas Operacionais

AULA 5 Sistemas Operacionais AULA 5 Sistemas Operacionais Disciplina: Introdução à Informática Professora: Gustavo Leitão Email: gustavo.leitao@ifrn.edu.br Sistemas Operacionais Conteúdo: Partições Formatação Fragmentação Gerenciamento

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

Instalando o WordPress em localhost

Instalando o WordPress em localhost Instalando o WordPress em localhost WordPress sem Mistério LEE ARAUJO htto://wordpresssemmisterio.com.br Sumário Instalando o WordPress em Localhost... 2 O Servidor web... 3 Iniciando o servidor... 6 Criação

Leia mais

Configurando DDNS no Stand Alone

Configurando DDNS no Stand Alone Configurando DDNS no Stand Alone Abra o seu navegador de internet e acesse o endereço http://www.advr.com.tw(ou, http://59.124.143.151 ). Clique em Register para efetuar o cadastro de um novo grupo.(foto

Leia mais

Maker Planet www.makerplanet.com Manual do Usuário

Maker Planet www.makerplanet.com Manual do Usuário Maker Planet www.makerplanet.com Manual do Usuário Atenção: Este é o rascunho inicial deste documento, visite o Maker Planet.COM (HTTP://www.makerplanet.com/) para obter as atualizações deste documento.

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Passo a Passo da instalação da VPN

Passo a Passo da instalação da VPN Passo a Passo da instalação da VPN Dividiremos este passo a passo em 4 partes: Requisitos básicos e Instalação Configuração do Servidor e obtendo Certificados Configuração do cliente Testes para saber

Leia mais

HOW TO Procedimento para instalar Aker Firewall virtualizado no ESXi 5.0

HOW TO Procedimento para instalar Aker Firewall virtualizado no ESXi 5.0 Procedimento para instalar virtualizado no Página: 1 de 15 Introdução Este documento abordará os procedimentos necessários para instalar o (AFW) virtualizado em um servidor ESXi. Será compreendido desde

Leia mais

Para funcionamento do Netz, alguns programas devem ser instalados e alguns procedimentos devem ser seguidos. São eles:

Para funcionamento do Netz, alguns programas devem ser instalados e alguns procedimentos devem ser seguidos. São eles: Instalação do Netz Para funcionamento do Netz, alguns programas devem ser instalados e alguns procedimentos devem ser seguidos. São eles: Instalação do Java SE 6, que pode ser instalado através da JDK.

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração. Módulo Remote. (G2KA) para NFSE. v1.0

Manual de Instalação e Configuração. Módulo Remote. (G2KA) para NFSE. v1.0 Manual de Instalação e Configuração Módulo Remote (G2KA) para NFSE v1.0 Página 1 Sumário 1 Download e Instalação... 3 2 Configuração... 5 3 Inicialização Manual... 8 4 Inicialização via serviço do Windows...

Leia mais

Manual de Instalação Versão 1.0

Manual de Instalação Versão 1.0 Análise de Custos Análise da Sinistralidade e Rentabilidade Estatísticas Cadastrais Meta Referencial Performance da Rede Credenciada Atenção à Saúde Manual de Instalação Versão 1.0 Centro Empresarial das

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

Como criar um EJB. Criando um projeto EJB com um cliente WEB no Eclipse

Como criar um EJB. Criando um projeto EJB com um cliente WEB no Eclipse Como criar um EJB Criando um projeto EJB com um cliente WEB no Eclipse Gabriel Novais Amorim Abril/2014 Este tutorial apresenta o passo a passo para se criar um projeto EJB no Eclipse com um cliente web

Leia mais

Parte 2: Micro com Windows XP Pro e Servidor IIS

Parte 2: Micro com Windows XP Pro e Servidor IIS Parte 2: Micro com Windows XP Pro e Servidor IIS No nosso tutorial inicial: Tutorial: Monte um servidor Internet no seu micro de casa, vimos como colocar um nome internet no seu micro, utilizando o serviço

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Equipa PTE. Janeiro 2012

Equipa PTE. Janeiro 2012 Janeiro 2012 Equipa PTE Índice Introdução... 3 Registo Online... 3 Instalação... 6 Dropbox Online... 9 Separador Files (Ficheiros)... 10 Restaurar arquivos... 11 Recuperar arquivos... 11 Separador "Events"...

Leia mais

Daruma NFCe Conheça todos os passos para testar a NFCe Daruma

Daruma NFCe Conheça todos os passos para testar a NFCe Daruma Pré-requisitos Mini Impressora Daruma versão 02.50.02 ou superior. Cadastro no servidor de Testes Daruma NFCe Conheça todos os passos para testar a NFCe Daruma Adquirir Mini Impressora a preço subsidiado

Leia mais

Programação WEB (JSP + Banco Dados) Eng. Computação Prof. Rodrigo Rocha http://www.materialdeaula.com.br

Programação WEB (JSP + Banco Dados) Eng. Computação Prof. Rodrigo Rocha http://www.materialdeaula.com.br Programação WEB (JSP + Banco Dados) Eng. Computação Prof. Rodrigo Rocha http://www.materialdeaula.com.br JSP (Java Server Pages) - JavaServer Pages (JSP) - Tecnologia de programação serverside - Permite

Leia mais

Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral.

Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral. DVR Veicular Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral. Dentro do menu Geral, clique em rede, como mostra a figura.

Leia mais

Documentação Symom. Agente de Monitoração na Plataforma Windows

Documentação Symom. Agente de Monitoração na Plataforma Windows Documentação Symom de Monitoração na Plataforma Windows Windows Linux Windows Linux Plataforma Windows Instalação A instalação do de Monitoração do Symom para Windows é feita através do executável setup.exe

Leia mais

Tutorial. Sincronização e backup de arquivos na Internet (nuvem) Elaborado por: Miguel Marques (Professor de TIC)

Tutorial. Sincronização e backup de arquivos na Internet (nuvem) Elaborado por: Miguel Marques (Professor de TIC) Tutorial Sincronização e backup de arquivos na Internet (nuvem) Elaborado por: Miguel Marques (Professor de TIC) Índice Introdução... 3 O programa... 3 Página www.dropbox.com... 6 Separador "Files"...

Leia mais

Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server

Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server Autor: Eder S. G. - edersg@vm.uff.br Versão: 1.2 Data: 21/11/2012 Última atualização: 07/03/2013 Observação: Máquina real: Sistema operacional

Leia mais

Suporte Técnico. Procedimento de Abertura de Chamados. 2010. Siemens Product Lifecycle Management Software Inc. All rights reserved

Suporte Técnico. Procedimento de Abertura de Chamados. 2010. Siemens Product Lifecycle Management Software Inc. All rights reserved Suporte Técnico Procedimento de Abertura de Chamados Siemens Siemens PLM PLM Software Software O Suporte Técnico da GTAC O Global Technical Access Center, ou GTAC, é o site global de informações técnicas

Leia mais

Android e Bancos de Dados

Android e Bancos de Dados (Usando o SQLite) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede O sistema de nome de domínio (DNS) é um sistema que nomeia computadores e serviços de rede e é organizado em uma hierarquia de domínios.

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 4 O Componente Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus Ano: 03/2011

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para a impressora DR700 ETHERNET

STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para a impressora DR700 ETHERNET STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para a impressora DR700 ETHERNET Neste STK mostraremos como instalar e configurar o driver Genérico Somente Texto com a impressora DR700 Ethernet, no

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

HOW TO. Instalação do Firewall 6.1 Software

HOW TO. Instalação do Firewall 6.1 Software Introdução HOW TO Página: 1 de 14 Para fazer a migração/instalação do 6.1 Software, é necessária a instalação do Sistema Operacional Linux Fedora Core 8. Explicaremos passo a passo como formatar a máquina,

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO 1 1. PROCEDIMENTOS ANTES DA INSTALAÇÃO SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios 1.1. Solicitar Senha para Fechamento de PLP Solicitar ao seu consultor comercial a senha

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

Kerio Exchange Migration Tool

Kerio Exchange Migration Tool Kerio Exchange Migration Tool Versão: 7.3 2012 Kerio Technologies, Inc. Todos os direitos reservados. 1 Introdução Documento fornece orientações para a migração de contas de usuário e as pastas públicas

Leia mais

Servlets e Applets, funcionamento e comparativo.

Servlets e Applets, funcionamento e comparativo. Servlets e Applets, funcionamento e comparativo. Airon Rabel Teixeira Rua Guarapuava Joinville SC airon@ymail.com Resumo: Este artigo explica de maneira breve o funcionamento de servlets e applets, mostrando

Leia mais

Manual de Utilização do TOTVS Restore

Manual de Utilização do TOTVS Restore Manual de Utilização do TOTVS Restore Atualização de Ambientes RM O TOTVS Restore é uma ferramenta desenvolvida pela equipe de Engenharia de Software do CD-BH com o intuito de permitir a criação e atualização

Leia mais

Criando um script simples

Criando um script simples Criando um script simples As ferramentas de script Diferente de muitas linguagens de programação, você não precisará de quaisquer softwares especiais para criar scripts de JavaScript. A primeira coisa

Leia mais

Secure Client. Manual do Usuário. IPNv2. Secure Client IPNv2

Secure Client. Manual do Usuário. IPNv2. Secure Client IPNv2 Secure Client Manual do Usuário IPNv2 Índice 2 de 23 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. OBJETIVO, APLICAÇÃO E DEFINIÇÕES... 4 a. Objetivos... 4 b. Aplicação... 4 c. Regras do sistema... 4 d. Configuração de hardware

Leia mais

Banco de Dados Oracle 10g

Banco de Dados Oracle 10g 2010 Banco de Dados II Líder: George Petz... 19 Bruno Aparecido Pereira... 07 Gustavo da Silva Oliveira... 24 Luis Felipe Martins Alarcon... 32 Rubens Gondek... 41 Professor: Gilberto Braga de Oliveira

Leia mais