Profa. Joseane Cauduro. Unidade II DIREITO TRABALHISTA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Profa. Joseane Cauduro. Unidade II DIREITO TRABALHISTA"

Transcrição

1 Profa. Joseane Cauduro Unidade II DIREITO TRABALHISTA

2 Introdução Direito Individual do Trabalho: Elementos que caracterizam a relação de trabalho; Contrato de Trabalho; Direitos e deveres; Tipos de Trabalhadores; Admissão e rescisão do contrato de trabalho;

3 Direito individual do trabalho Relação de Trabalho X Relação de Emprego Crítica à expressão Contrato de Trabalho

4 Contrato de trabalho É o acordo de vontades entre empregado e empregador, pelo qual se estabelecem as condições de trabalho. Caracteristicas: Bilateral; Consensual; Oneroso; Trato sucessivo;

5 Conceito de Empregado: ART. 3º., CLT: É a pessoa física que presta serviços de natureza não-eventual a empregador, sob dependência deste e mediante salário. Elementos que caracterizam a relação de emprego: Pessoa Física; Continuidade; Subordinação; Pessoalidade; Onerosidade; Alteridade.

6 Tipos especiais de empregado 1. Empregado Rural: o trabalho é realizado em propriedade rural ou prédio rústico; atividade agrícola ou pecuária. 2. Empregado Doméstico: serviços não são de natureza econômica, e realizam-se em âmbito familiar. (horas extras e FGTS) 3. Aprendiz: 14 e 24 anos; que recebe formação profissional no trabalho; salário-mínimo hora (6 horas). Contrato determinado por até 2 anos (deficientes). 4. Empregado Público: CLT. 5. Empregado Acionista: verificar até que ponto há subordinação.

7 Tipos especiais de empregado 6. Diretor de Sociedade: subordinação suspensão do contrato de trabalho. SUMULA 269/TST: O empregado eleito para ocupar cargo de diretor tem o respectivo contrato de trabalho suspenso, não se computando o tempo de serviço desse período, salvo se permanecer a subordinação jurídica inerente à relação de emprego. 7. Estagiário: não é empregado. Jornada de trabalho de 6 horas. Direito à férias e a bolsa de estudos. Termo de Compromisso.

8 Tipos de trabalhadores 8. Trabalhador Autônomo: exerce labor por conta e risco próprio. 9. Terceirizado: produção de bens ou serviços que não constituam a atividade final - o objeto principal da empresa. Ex.: limpeza, vigilância. Há responsabilidade subsidiária da tomadora, em caso da empregadora não cumprir com as obrigações trabalhistas. 10.Trabalhador Eventual: presta serviços de natureza urbana ou rural, em caráter eventual, a uma ou mais empresas.

9 Tipos de trabalhadores 11.Trabalhador Avulso: trabalhador que presta serviços a diversas empresas com intermediação obrigatória do sindicato da classe. Ex.: aquele que faz carga e descarga

10 Conceito de empregador ART. 2º., CLT: Empregador é a pessoa física ou jurídica, individual ou coletiva, que, assumindo riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços. Parágrafo 1º.: Equiparam-se ao empregador: Profissionais liberais; Instituições de beneficência; Associações recreativas ou, Outras instituições sem fins lucrativos.

11 Poder de direção Poder disciplinar: penalidades por indisciplina. Poder Organizador ou de Direção: rumos da empresa, organizar seu pessoal etc. Poder Fiscalizador: cartão ou livro-ponto ou revista.

12 Interatividade Qual dos trabalhadores abaixo não caracteriza a relação de emprego? a) Empregado rural; b) Empregado doméstico; c) Empregado público; d) Estagiário; e) Empregado acionista.

13 Admissão de empregado Documentos: CTPS, RG, título de eleitor, CPF, exame médico, fotografias, certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos ou inválidos, comprovação de frequência escolar (a partir dos 7 anos) e/ou carterira de vacinação (até os 6 anos); Empresa deve proceder ao seu registro na CTPS fazendo constar: remuneração do empregado e a data de admissão, sob pena de constituir crime as informações falsas art. 299, CP (falsidade ideológica).

14 Alteração no contrato de trabalho Art. 468, CLT: Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições, por mútuo consentimento e, ainda assim, que não resultem em prejuízo ao empregado, sob pena de nulidade. Fundamento: princípio da condição mais vantajosa.

15 Alteração contratual São admitidas algumas mudanças, tais como: horário, local, função. ART. 469, CLT: Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa que resultar do contrato, t não se considerando d transferência aquela que não acarretar mudança de domicílio. Transferência definitiva consentimento. Transferência provisória i 25% de adicional. (necessidade de serviço, sem consentimento) Extinção do local de trabalho. OBS: despesas.

16 Suspensão do Contrato: É um fenômeno provisório pelo qual o contrato de trabalho e seus principais efeitos ficam totalmente paralisados. O empregado não presta serviços; O empregador não paga salários; Não se conta tempo de serviço; Exemplos: auxílio-doença após o 15º. dia; Aposentadoria por invalidez; cursos, intervalos, etc. Art. 475, 476, CLT.

17 Interrupção do Contrato: Há paralisação provisória, apenas parcial dos efeitos do contrato. Conta-se o tempo de serviço; Paga-se o salário; Não há prestação de serviço. Exemplos: férias, feriados, doação de sangue, júri, afastamento por morte de familiar, etc. Art. 473, CLT.

18 Jornada de trabalho: é o tempo em que o empregado presta serviço ao empregador ou fica à sua disposição. Jornada Ordinária - Art. 7, XIII, CF: 8 horas diárias e 44 semanais. OBS: jornada pode variar de acordo com a categoria de empregado. Jornada Extraordinária Horas Extras: 2 horas dia - 50% de acréscimo. Jornada Diurna (urbano) das 5h às 22h; Jornada Noturna 22h às 5h;

19 Intervalos Finalidade Intervalo Intrajornada: até 6 horas diárias intervalo de 15 ninutos; acima de 6 horas por dia intervalo mínimo de 1 hora. Intervalo entre Jornadas: intervalo de 11 horas mínimas.

20 Repouso Semanal Remunerado: Art. 7, XV, CF: O repouso semanal remunerado deverá ser preferencialmente aos domingos. A cada 6 dias de trabalho, o empregado tem direito a 24 horas consecutivas de repouso remunerado. Art. 385, CLT: O descanso semanal remunerado será de 24 horas consecutivas e coincidirá com o domingo, salvo por motivo de conveniência i pública ou necessidade imperiosa de serviço. OBS: faltas injustificadas fazem perder o direito à remuneração, o descanso permanece.

21 Do Direito de Férias: Período Aquisitivo Período Concessivo ato do empregador. Etapas da concessão- RG Menores de 18 anos e maiores de 50 Férias coletivas Art. 129, CLT: todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração.

22 Tabela art. 130, CLT: Até 5 faltas = 30 dias; De 6 a 14 = 24 dias; De 15 a 23 = 18 dias; De 24 a 32 = 12 dias; Superior = perde o direito às férias.

23 Interatividade A jornada ordinária de trabalho é de 8 horas diárias e 44 semanais. Com relacão às horas laboradas de forma extraordinária, qual é o percentual mínimo que deve ser pago a mais sobre o valor da hora normal? a) 10%; b) 20%; c) 30%; d) 40%; e) 50%.

24 Pagamento das férias: salário + 1/3 constitucional. Abono Pecuniário: art. 143, CLT: 1/3 converter em dinheiro; requerer no p. aquisitivo. Se as férias não forem concedidas no período concessivo pagamento em dobro do salário + 1/3.

25 Salário É a contraprestação devida ao trabalhador pela prestação de seus serviços. Art. 457, p. 1º.: Integram o salário, a importância fixa, as comissões, percentagens, gratificações ajustadas e diárias de viagem (+50%). * Remuneração: salário + gorjetas. Quanto aos meios de pagamento: Dinheiro, cheque ou depósito; Utilidades d (70%). Ex.: carro do diretor, moradia do zelador. OBS: as utilidades são consideradas para cálculo de férias, A.P., FGTS...

26 13º salário Consiste numa gratificação natalina e é devido a todos os empregados no mês de dezembro (até o dia 20). Lei 4.090/62, obriga que metade seja paga entre os meses de fevereiro e novembro e a outra metade até 20 de dezembro.

27 Fundo de garantia por tempo de serviço FGTS É o pagamento de uma indenização ao empregado por tempo de serviço prestado. Pagamento 8% sobre a remuneração do mês trabalhado, mediante depósito em conta bancária individual CEF. Excluem-se: parcelas sem cunho salarial, tais como: ajuda de custo, adicionais, férias indenizadas etc. Rescisão do Contrato Sem Justa Causa: multa de 40% sobre o montante depositado pelo empregador na vigência do contrato de trabalho.

28 Quando é possível levantar o FGTS? Demissão sem justa causa; Extinção da empresa; Aquisição da casa própria; Falecimento do trabalhador; Tratamento de doenças como cancer ou AIDS; Aposentadoria; Contas paradas há mais de 3 anos; Trabalhador com mais de 70 anos;

29 Aviso prévio Art. 487, CLT: Não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato, deverá avisar a outra da sua resolução, com antecedência mínima de 30 dias. Finalidade; Aviso Prévio Indenizado/trabalhado: pedido de demissão ou despedida sem justa causa. a) Pedido de Demissão não cumprir AP desconto e não conta como tempo de serviço. b) Dispensa sem Justa Causa tempo de serviço e deverá ser pago.

30 Aviso prévio Aviso Prévio Trabalhado, a pedido do empregador a) Descontar 2 horas diárias; b) 7 dias corridos.

31 Segurança e higiene do trabalho É um conjunto de medidas que versam sobre condições específicas de instalação de um estabelecimento, de suas máquinas; são normas de proteção à saúde, à higiene e à segurança do trabalho. Competência: Ministério do Trabalho. Fiscalização: Delegacias regionais do Trabalho. Podem impor multa, interditar setores, embargar obras. Obrigação da empresa: Instrução dos funcionários e obediência; Se o funcionário não cumprir? Despedida por justa causa.

32 Prevenção: os empregados devem se submeter a exames médicos: a) Na ocasião de sua admissão; b) Periodicamente, considerando trabalhos expostos a riscos; c) Anualmente para os demais trabalhadores, quando menores de 18 e maiores de 45 anos;

33 d) A cada 2 anos, para os demais trabalhadores; e) No retorno ao trabalho quando estiverem ausentes por período igual ou superior a 30 dias por motivo de doença, parto ou acidente; f) Na mudança de função; g) Na demissão.

34 CIPA Comissao interna de prevençao de acidentes Esta é obrigatória em empresas com mais de 20 funcionários. Sendo composta por empregados e representantes do empregador. Objetivo: prevenir acidentes.

35 Interatividade O que é abono pecuniário? a) É uma gratificação paga ao empregado no Natal; b) É o pagamento de adicional de periculosidade; c) É o pagamento do adicional de insalubridade; d) É a possibilidade de converter 1/3 dos dias de férias em dinheiro; e) É o direito i de férias respeitado pelo empregador.

36 Extinção do contrato de trabalho Definição: fim da relação de trabalho, com a consequente cessação das obrigações entre empregado e empregador. Extinção do contrato por decisão do empregado: 1. Pedido de Demissão: ato unilateral. Verbas Rescisórias: Saldo salarial; 13 salário proporcional; férias vencidas, se houver; férias proporcionais; 1/3 constitucional. Aviso Prévio trabalhado ou indenizado.

37 Extinção do contrato de trabalho 2. Rescisão ou Despedida Indireta: são atos do empregador que facultam o direito ao empregado se demitir do trabalho. Art. 483, CLT: a) Serviços superiores às forças do empregado; b) Rigor excessivo; c) Exposição a perigo manifesto de mal considerável; d) Descumprimento das obrigações do contrato;

38 Extinção do contrato de trabalho e) Prática de ato lesivo à honra e à boa fama do empregado ou de sua família; f) Ofensas físicas, salvo em legítima defesa; g) Redução do trabalho, quando este for pago por tarefa ou produção, de forma a reduzir o salário; Cabe ao empregado comunicar a rescisão indireta e buscar seus direitos na Justiça. Verbas rescisórias = às da demissão sem justa causa.

39 Extinção do contrato por decisão do empregador 1. Dispensa arbitrária não fundada em motivo disciplinar, técnico ou econômico (poderá ter de reintegrar). 2. Dispensa sem Justa Causa; Verbas Rescisórias: Saldo salarial; Férias vencidas e proporcionais; 1/3 constitucional; 13 salário proporcional; Aviso prévio trabalhado ou indenizado i d pelo empregador; FGTS + 40% multa rescisória.

40 Extinção do contrato por decisão do empregador 3. Dispensa com Justa Causa: faltas graves art. 482, CLT. a) Ato de Improbidade: ato desonesto atentando contra o patrimônio do empregador ou companheiro ou terceiros; b) Incontinência de Conduta: condutas incompatíveis com a moral sexual; c) Mau procedimento: atitudes incompatíveis com o ambiente de trabalho.

41 Extinção do Contrato por decisão do Empregador d) Negociação habitual; e) Condenação Criminal: prisão efetiva; f) Desídia: descaso pelo trabalho; g) Embriaguez habitual; h) Violação de segredo; i) Indisciplina e insubordinação; j) Abandono de emprego: pode ser de 30 dias, depende. k) Ato lesivo da honra ou da boa fama: dentro ou fora da empresa. l) Ofensa física; m)pratica de jogos de azar;

42 Verbas Rescisórias: Saldo salarial; Férias vencidas; 1/3 constitucional; Não poderá levantar o FGTS; OBS: não terá direito à férias vencidas, nem 13 proporcional.

43 Outras formas de extinção do contrato de trabalho 1. Culpa Recíproca: há falta grave recíproca e atual; multa do FGTS. 2. Acordo: rescisão amigável. As verbas podem ser negociadas, exceto: férias vencidas e saldo de salário. Não autoriza o levantamento do FGTS. 3. Falecimento do Empregador Individual: autoriza a rescisão do empregado. Verbas Rescisórias: saldo de salário, 13º. Proporcional, levantamento do FGTS, férias vencidas e proporcionais, 1/3 constitucional.

44 Outras formas de extinção do contrato de trabalho 4. Falência: equivale à despedida sem justa causa. 5. Caso Fortuito ou Força Maior: o empregado terá direito a todas verbas trabalhistas, exceto multa. Pode levantar o FGTS.

45 Outras formas de extinção do contrato de trabalho 6. Contrato por Prazo Determinado: prazo máximo são 2 anos. Extinção deste não depende de ato do empregado ou empregador. Art. 443, p. 1º., CLT: Consideram-se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigência dependa de termo prefixado ou da execução de serviços especificados ou ainda da realização de certo acontecimento suscetível de previsão aproximada.

46 Interatividade O que é rescisão indireta? a) É forma de extinção de contrato de trabalho; nesta o empregado dá por finalizado o contrato por motivo de falta grave do empregador; b) Éf forma de extinção de contrato t de trabalho; nesta o empregador rescinde o contrato porque o empregado fez falta grave; c) É forma de extinção de contrato de compra e venda; d) É ato unilateral de vontade do empregado que decide finalizar o contrato de trabalho por falta de interesse; e) Todas as alternativas estão incorretas.

47 ATÉ A PRÓXIMA!

SUMÁRIO. Agradecimentos... 15. Apresentação... 17

SUMÁRIO. Agradecimentos... 15. Apresentação... 17 SUMÁRIO Agradecimentos... 15 Apresentação... 17 PREPARAÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO Breve relato da minha experiência durante a preparação para o concurso... 19 1. A decisão... 20 2. A preparação... 21 3.

Leia mais

TABELA DE INCIDÊNCIA TRIBUTÁRIA

TABELA DE INCIDÊNCIA TRIBUTÁRIA DE 01/08//97 A 10/12/97 DE 11/12/97 A 21/05/98 A PARTIR DE 22/05/98 ATÉ 31/07/97 VIGÊNCIA DA MP 1.523-7/97 VIGÊNCIA DA LEI Nº 9.528/97 VIGÊNCIA DA MP 1.586-9/98 TABELA DE INCIDÊNCIA TRIBUTÁRIA EVENTOS

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO PROFESSORES. Dra. Sandra Marangoni

CONTRATO DE TRABALHO PROFESSORES. Dra. Sandra Marangoni CONTRATO DE TRABALHO PROFESSORES Dra. Sandra Marangoni PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO proteção ao trabalhador In dubio pro operário condição mais benéfica autonomia da realidade irredutibilidade salarial

Leia mais

O que o trabalhador espera do agente homologador

O que o trabalhador espera do agente homologador O que o trabalhador espera do agente homologador Conhecimento da legislação trabalhista e inclusive CC ou ACT; Prática de cálculos rescisórios; Segurança; Linguagem fácil; Boa comunicação; Orientar sobre

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO LC 150 - ESQUEMATIZADA Prof. Antonio Daud Jr (www.facebook.com/adaudjr)

DIREITO DO TRABALHO LC 150 - ESQUEMATIZADA Prof. Antonio Daud Jr (www.facebook.com/adaudjr) Questão 1 FCC/TRT23 Técnico Judiciário - Área Administrativa - 2016 (FCC_TRT23_TÉCNICO_JUDICIÁRIO_ÁREA_ADMINISTRATIVA_2016) De acordo com a Lei Complementar no 150 de 2015, no tocante às férias do empregado

Leia mais

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 06/11)

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 06/11) NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO - Direito Individual do Trabalho - (aula 06/11) CUSTÓDIO NOGUEIRA Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil; Sócio da Tardem e Nogueira Assessoria

Leia mais

DISSOLUÇÃO DE CONTRATO DE TRABALHO

DISSOLUÇÃO DE CONTRATO DE TRABALHO DISSOLUÇÃO DE CONTRATO DE TRABALHO Da necessidade de assistência do sindicato, em caso de homologação de rescisão de contrato de trabalho com duração superior a um ano art. 477, 1º, CLT. Término cessação

Leia mais

Unidade I DIREITO TRABALHISTA E SOCIAL. Profa. Joseane Cauduro

Unidade I DIREITO TRABALHISTA E SOCIAL. Profa. Joseane Cauduro Unidade I DIREITO TRABALHISTA E SOCIAL Profa. Joseane Cauduro Introdução Evolução histórica. Conceito de Direito do Trabalho. Natureza Jurídica. Fontes. Princípios. Organização Internacional do Trabalho.

Leia mais

Prof. Cleiton Coutinho

Prof. Cleiton Coutinho Prof. Cleiton Coutinho 01.Aos empregados domésticos, a Constituição assegura os mesmos direitos que aos trabalhadores urbanos e rurais, exceto (A) repouso semanal remunerado. (B) fundo de garantia do tempo

Leia mais

Como calcular uma rescisão trabalhista

Como calcular uma rescisão trabalhista Como calcular uma rescisão trabalhista Hoje iremos aprender como elaborar e calcular uma rescisão do contrato de trabalho. O primeiro passo a ser dado será descobrir qual o motivo da rescisão do funcionário,

Leia mais

COMO DIMINUIR RISCOS MINIMIZAR AÇÕES TRABALHISTAS. Instrutora: Cleonice Bitencourt

COMO DIMINUIR RISCOS MINIMIZAR AÇÕES TRABALHISTAS. Instrutora: Cleonice Bitencourt COMO DIMINUIR RISCOS E MINIMIZAR AÇÕES TRABALHISTAS Instrutora: Cleonice Bitencourt Porto Alegre/RS, Junho/2015 2 REQUISITOS PARA RECONHECIMENTO DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO Prestador de serviço ser pessoa

Leia mais

INTERESSADO: MÓVEIS HOTELEIROS ASSUNTO: RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO.

INTERESSADO: MÓVEIS HOTELEIROS ASSUNTO: RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO. INTERESSADO: MÓVEIS HOTELEIROS ASSUNTO: RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO. MÓVEIS HOTELEIROS, determina que elaboremos parecer jurídico acerca da possibilidade de rescisão de

Leia mais

Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho

Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho E OUTROS TEMAS Suspensão Não há pagamento de salário Exemplo: Acidente de trabalho e serviço militar: suspenso o contrato de trabalho. Paga-se

Leia mais

1. Relação de emprego, empregado e trabalhador:

1. Relação de emprego, empregado e trabalhador: 1 DIREITO DO TRABALHO PONTO 1: Relação de emprego, empregado e trabalhador: 1. Contrato de Trabalho. 2. Empregado. 3. Empregador. PONTO 2: Teorias da natureza jurídica da relação de emprego 1. Relação

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br DIREITO DO TRABALHO

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br DIREITO DO TRABALHO REMUNERAÇÃO (Art. 142 a 145) DIREITO DO TRABALHO AULA 14 ( Clique aqui para assistir à aula gravada) O pagamento das ferias e, se for o caso, o do respectivo abono de férias serão efetuados ate 2 dias

Leia mais

31 Código Sindical 32 CNPJ e Nome da Entidade Sindical Laboral DISCRIMINAÇÃO DAS VERBAS RESCISÓRIAS VERBAS RESCISÓRIAS

31 Código Sindical 32 CNPJ e Nome da Entidade Sindical Laboral DISCRIMINAÇÃO DAS VERBAS RESCISÓRIAS VERBAS RESCISÓRIAS ANEXO I TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DO EMPREGADOR 01 02 Razão Social/ 03 Endereço (logradouro, nº, andar, apartamento) 05 Município 06 UF 07 CEP 08 CNAE IDENTIFICAÇÃO DO TRABALHADOR

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Professora: Dulcinéia

DIREITO DO TRABALHO. Professora: Dulcinéia DIREITO DO TRABALHO Professora: Dulcinéia CONTRATO DE TRABALHO Por prazo Indeterminado: Art. 452 CLT - Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 (seis) meses, a outro

Leia mais

www.srtconsultoria.com.br srtconsultoria@gmail.com 1 NORMA REGULAMENTADORA 1 DISPOSIÇÕES GERAIS (101.000-0)

www.srtconsultoria.com.br srtconsultoria@gmail.com 1 NORMA REGULAMENTADORA 1 DISPOSIÇÕES GERAIS (101.000-0) NORMA REGULAMENTADORA 1 DISPOSIÇÕES GERAIS (101.000-0) 1.1. As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas

Leia mais

Bloco Recursos Humanos

Bloco Recursos Humanos Bloco Recursos Humanos Ponto Eletrônico Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo Ponto Eletrônico, que se encontra no Bloco Recursos Humanos. Todas informações aqui disponibilizadas

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO DA RAIS ANO-BASE 2005

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO DA RAIS ANO-BASE 2005 ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO DA RAIS ANO-BASE 2005 PREENCHIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS DAS CONTRIBUIÇÕES PAGAS PELAS EMPRESAS CONTRIBUIÇÃO SINDICAL Entidade Sindical Patronal beneficiada

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MP 10/2011

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MP 10/2011 MANUAL DE PROCEDIMENTOS MP 10/2011 FÉRIAS Macro Processo: Processo: Subprocesso Origem: Suporte Gestão de Pessoas Férias Unidade de Gestão de Pessoas Publicação: 10/01/2011 Nº Revisão/Data: 00 10/01/2011

Leia mais

Salário e Remuneração

Salário e Remuneração 1 1 - Salário e Remuneração 1.1 Salário 1.2 Remuneração 1.3 Gorjetas 1.4 - Formas de pagamento 1.4.1 - Salário por tempo 1.4.2 - Salário por produção 1.4.3 - Salário por tarefa 1.5 - Dia do pagamento 1.6

Leia mais

VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PRIMEIRAS IMPRESSÕES

VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PRIMEIRAS IMPRESSÕES VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PRIMEIRAS IMPRESSÕES PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL - ENDEREÇAMENTO: EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA 90ª VARA DO TRABALHO DE CAMPINAS/SP - Processo Nº 1598-73.2012.5.15.0090

Leia mais

CIRCULAR GEPE N.º 007/2005. Gerências Regionais de Recursos Humanos, Unidades de Controle de Pessoal das demais Secretarias, gerências da GEPE.

CIRCULAR GEPE N.º 007/2005. Gerências Regionais de Recursos Humanos, Unidades de Controle de Pessoal das demais Secretarias, gerências da GEPE. CIRCULAR GEPE N.º 007/2005 De: Para: Gerências Regionais de Recursos Humanos, Unidades de Controle de Pessoal das demais Secretarias, gerências da GEPE. ASSUNTOS 1. PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Empregado comissionista puro como tratar se não atingir o piso da categoria

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Empregado comissionista puro como tratar se não atingir o piso da categoria Empregado comissionista puro como tratar se não atingir o piso da categoria 05/05/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3

Leia mais

CÁLCULOS TRABALHISTAS

CÁLCULOS TRABALHISTAS Aviso prévio: CÁLCULOS TRABALHISTAS Conceito jurídico art. 487, da CLT; 1 mês de remuneração; Gorjetas Súmula 354/TST; Projeção do aviso OJ 82/SDI-1/TST; Culpa recíproca Súmula 14/TST. Aviso prévio: CÁLCULOS

Leia mais

BANCO DE HORAS. O banco de horas surgiu no Brasil através da Lei 9.601/98, através da alteração do art. 59 da CLT.

BANCO DE HORAS. O banco de horas surgiu no Brasil através da Lei 9.601/98, através da alteração do art. 59 da CLT. BANCO DE HORAS O banco de horas surgiu no Brasil através da Lei 9.601/98, através da alteração do art. 59 da CLT. Prevendo a lei que só é legal a utilização do Banco de Horas se for acordada em Convenção

Leia mais

Trabalhador direitos e deveres

Trabalhador direitos e deveres Trabalhador direitos e deveres Carteira de trabalho Garantia de benefícios da Previdência Social Do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Seguro-Desemprego 13º salário Tem direito à gratificação

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO AUXÍLIOS 1 Cláudio Basques

DIREITO PREVIDENCIÁRIO AUXÍLIOS 1 Cláudio Basques DIREITO PREVIDENCIÁRIO AUXÍLIOS 1 Cláudio Basques 9. AUXILIO ACIDENTE (ART. 86) - É INDENIZATÓRIO, POIS O SEGURADO FICA COM SUA CAPACIDADE REDUZIDA APÓS ACIDENTE DE QUALQUER NATUREZA - DOMÉSTICO, AVULSO

Leia mais

DEPARTAMENTO PESSOAL, RH E CÁLCULOS TRABALHISTAS

DEPARTAMENTO PESSOAL, RH E CÁLCULOS TRABALHISTAS DEPARTAMENTO PESSOAL, RH E CÁLCULOS TRABALHISTAS Instrutor(a): CLAUDIO SALDANHA Brasília(DF) - 10 e 11/09/2015 Quer esse curso Incompany para sua empresa ou órgão público? Clique no botão e solicite uma

Leia mais

APLICAÇÃO DA DESPEDIDA POR JUSTA CAUSA PELO EMPREGADOR.

APLICAÇÃO DA DESPEDIDA POR JUSTA CAUSA PELO EMPREGADOR. APLICAÇÃO DA DESPEDIDA POR JUSTA CAUSA PELO EMPREGADOR. O Contrato de Trabalho, assim como os negócios jurídicos em geral, nasce, cumprem a sua finalidade que é a prestação de serviços, podendo sofrer

Leia mais

PORTARIA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO EMPREGO - MTE Nº 2.685 DE 26.12.2011 D.O.U: 27.12.2011

PORTARIA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO EMPREGO - MTE Nº 2.685 DE 26.12.2011 D.O.U: 27.12.2011 PORTARIA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO EMPREGO - MTE Nº 2.685 DE 26.12.2011 D.O.U: 27.12.2011 Altera a Portaria nº 1.621, de 14 de julho de 2010, que aprovou os modelos de Termos de Rescisão de Contrato de

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Morte do Empregado

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Morte do Empregado Morte do Empregado 08/12/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 6 5. Informações Complementares... 6 6.

Leia mais

DISPENSA COM JUSTA CAUSA SEM JUSTA CAUSA RESCISÃO INDIRETA

DISPENSA COM JUSTA CAUSA SEM JUSTA CAUSA RESCISÃO INDIRETA DISPENSA COM JUSTA CAUSA SEM JUSTA CAUSA RESCISÃO INDIRETA Conceito A dispensa com justa causa é uma das modalidades de rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do empregador, em virtude da prática

Leia mais

Para iniciantes os primeiros 90 dias:

Para iniciantes os primeiros 90 dias: CIRCULAR CONJUNTA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO DATA BASE - NOVEMBRO DE 2013 O SINDICATO DA INDÚSTRIA DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO, celebrou com os SINDICATOS DOS TRABALHADORES

Leia mais

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Por decisão do empregador: dispensa do empregado (resilição) Por decisão do empregado: demissão (resilição), dispensa indireta Por iniciativa de ambos: acordo (distrato)

Leia mais

Fica estabelecido que a data base dos trabalhadores da MINCO DO BRASIL será em 1 0 de Novembro de cada ano.

Fica estabelecido que a data base dos trabalhadores da MINCO DO BRASIL será em 1 0 de Novembro de cada ano. ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2013-2014 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO QUE ENTRE SI CELEBRAM DE UM LADO O SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE SIDERÚRGICAS, METALÚRGICAS, MECÂNICAS, ELÉTRICO E INFORMÁTICA

Leia mais

GUIA DE RECURSOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE PESSOAL

GUIA DE RECURSOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE PESSOAL GUIA DE RECURSOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE PESSOAL Caro cliente. Com o objetivo de facilitar o entendimento sobre as normas de funcionamento do departamento de pessoal dentro do escritório de contabilidade,

Leia mais

Estudos sobre valores limite para a. contratação de serviços de vigilância e. limpeza no âmbito da Administração Pública. Federal

Estudos sobre valores limite para a. contratação de serviços de vigilância e. limpeza no âmbito da Administração Pública. Federal Estudos sobre valores limite para a contratação de serviços de vigilância e limpeza no âmbito da Administração Pública Federal Caderno Técnico 29/2014 Serviços de Vigilância Unidade da Federação: ES Data

Leia mais

Estudos sobre valores limite para a. contratação de serviços de vigilância e. limpeza no âmbito da Administração Pública. Federal

Estudos sobre valores limite para a. contratação de serviços de vigilância e. limpeza no âmbito da Administração Pública. Federal Estudos sobre valores limite para a contratação de serviços de vigilância e limpeza no âmbito da Administração Pública Federal Caderno Técnico 28/2014 Serviços de Vigilância Unidade da Federação: RS Data

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2016

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2016 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PR002952/2015 DATA DE REGISTRO NO MTE: 23/07/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR047032/2015 NÚMERO DO PROCESSO: 46212.011168/2015-41 DATA DO PROTOCOLO: 23/07/2015 ACORDO COLETIVO

Leia mais

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais, Publicado no Diário da Justiça n 176/2012, de 21.9.2012, p. 1-5 INSTRUÇÃO N. 006/2012-PR Revoga a Instrução n. 008/96-PR Alterada pela Instrução n. 007/2013-PR Dispõe sobre a prestação de serviço extraordinário

Leia mais

EXMO DR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE

EXMO DR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE EXMO DR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE Processo número: Concreto Duro, já qualificada, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por meio de seu advogado, com endereço profissional na, com fundamento

Leia mais

O mercado de trabalho para os engenheiros. Engenheiro Civil Valter Fanini

O mercado de trabalho para os engenheiros. Engenheiro Civil Valter Fanini para os engenheiros Engenheiro Civil Valter Fanini Formação do salário dos engenheiros O contexto macro-econômico O mercado de trabalho As informações do mercado (RAIS) As normas legais O contexto macro-econômico

Leia mais

1-Da preliminar de inépcia: O reclamante postulou a condenação da reclamada ao pagamento de diferenças salariais decorrentes de equiparação.

1-Da preliminar de inépcia: O reclamante postulou a condenação da reclamada ao pagamento de diferenças salariais decorrentes de equiparação. EXMO. DR JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE Processo número Concreto Duro, já qualificada, vem, respeitosamente, perante V. Exa, por meio de seu advogado, com endereço profissional na, com fundamento no art.

Leia mais

LICENÇA POR ACIDENTE EM SERVIÇO

LICENÇA POR ACIDENTE EM SERVIÇO LICENÇA POR ACIDENTE EM SERVIÇO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES PROCEDIMENTO FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Licença concedida em decorrência de dano físico ou

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XVI Contrato de Trabalho

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XVI Contrato de Trabalho Instituições de Direito Público e Privado Parte XVI Contrato de Trabalho 1. Contrato de Trabalho Conceito ... contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, pelo qual uma pessoa física

Leia mais

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO A extinção do contrato de trabalho revela o momento em que o acordo de vontades deixa de existir por faculdade de uma ou de ambas as partes. Não significa, no entanto,

Leia mais

ANEXO II - ( PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS - COPEIRAGEM ) MÃO-DE-OBRA MÃO-DE-OBRA VINCULADA À EXECUÇÃO CONTRATUAL

ANEXO II - ( PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS - COPEIRAGEM ) MÃO-DE-OBRA MÃO-DE-OBRA VINCULADA À EXECUÇÃO CONTRATUAL ANEXO II - ( PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS - COPEIRAGEM ) Nº PROCESSO: 53569.001371/2014 LICITAÇÃO GR10 (U.O 101) Nº: 09/2014 DATA: HORA: A B C D DISCRIMINAÇÃO DOS SERVIÇOS Data de apresentação

Leia mais

AS NORMAS E OS AVANÇOS DO FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO.

AS NORMAS E OS AVANÇOS DO FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO. AS NORMAS E OS AVANÇOS DO FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO. Bruno Augusto Ferreira Peres RESUMO: Nesse artigo falo á respeito do FGTS um dos grandes direito do trabalhador que ultimamente está se

Leia mais

Estudos sobre valores limite para a. contratação de serviços de vigilância e. limpeza no âmbito da Administração Pública. Federal

Estudos sobre valores limite para a. contratação de serviços de vigilância e. limpeza no âmbito da Administração Pública. Federal Estudos sobre valores limite para a contratação de serviços de vigilância e limpeza no âmbito da Administração Pública Federal Caderno Técnico 24/2014 Serviços de Vigilância Unidade da Federação: RN Data

Leia mais

ANEXO V MINUTA TERMO ADITIVO AO CONTRATO DE TRABALHO

ANEXO V MINUTA TERMO ADITIVO AO CONTRATO DE TRABALHO ANEXO V MINUTA TERMO ADITIVO AO CONTRATO DE TRABALHO TERMO ADITIVO AO CONTRATO DE TRABALHO Por intermédio do presente termo aditivo ao contrato de trabalho firmado entre a EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JURANDA

PREFEITURA MUNICIPAL DE JURANDA PREFEITURA MUNICIPAL DE JURANDA Estado do Paraná LEI Nº 1024/2012 Dispõe sobre a criação dos empregos públicos de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias e dá outras providências.

Leia mais

TABELA DE CÁLCULO DE VERBAS RESCISÓRIAS

TABELA DE CÁLCULO DE VERBAS RESCISÓRIAS TABELA DE CÁLCULO DE VERBAS RESCISÓRIAS Saldo de Salário Aviso Prévio Férias Vencidas Férias Proporcionais Férias 1/3 adicional Décimo Terceiro Salário Adicional de Insalubridade Mensalista: dividir a

Leia mais

PLANO DE ENSINO BIBLIOGRAFIAS

PLANO DE ENSINO BIBLIOGRAFIAS Disciplina: Legislação Social e Trabalhista / 2012 Carga horária: 68h Curso/Semestre: 7 ( x ) ADM ( x ) ADM COMEX ( x ) ADM MKT Data de atualização: janeiro 2012 Núcleo: Economia Nucleador: Vicente Lentini

Leia mais

SUGESTÕES DAS EMPRESAS

SUGESTÕES DAS EMPRESAS SUGESTÕES DAS EMPRESAS ASSEIO: - Intervalo intrajornada: acrescentar na Convenção Cláusula autorizando o intervalo superior a 02 (duas) horas, sem garantia do vale-transporte. Lembrar que essa cláusula

Leia mais

Perguntas Frequentes na área do Trabalho

Perguntas Frequentes na área do Trabalho Convenções Coletivas de Trabalho - CCT 1) O que é a Convenção Coletiva de Trabalho? A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) é o acordo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais sindicatos de categorias

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2011/2012

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2011/2012 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2011/2012 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: SC002654/2011 DATA DE REGISTRO NO MTE: 23/11/2011 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR061630/2011 NÚMERO DO PROCESSO: 46220.005752/2011-34 DATA DO

Leia mais

CARTILHA DO ESTAGIÁRIO

CARTILHA DO ESTAGIÁRIO CARTILHA DO ESTAGIÁRIO Rua Dr. Alberto Ferreira, 179 - Centro - 13480-074 - Limeira/SP - (19) 3404.9634 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO:... 3 2. PERGUNTAS E RESPOSTAS:... 3 3. SÃO OBRIGAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES DE

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2013/2014. Confira a autenticidade no endereço http://www3.mte.gov.br/sistemas/mediador/.

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2013/2014. Confira a autenticidade no endereço http://www3.mte.gov.br/sistemas/mediador/. NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PR004199/2013 DATA DE REGISTRO NO MTE: 26/09/2013 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR043608/2013 NÚMERO DO PROCESSO: 46212.012090/2013-10 DATA DO PROTOCOLO: 25/09/2013 ACORDO COLETIVO

Leia mais

Contrate a sua Maria com a segurança de saber que cumpre todas as obrigações impostas pela lei......mas sem complicações!

Contrate a sua Maria com a segurança de saber que cumpre todas as obrigações impostas pela lei......mas sem complicações! Contrate a sua Maria com a segurança de saber que cumpre todas as obrigações impostas pela lei......mas sem complicações! 1 Nota introdutória A legislação em vigor obriga os empregadores de trabalhadoras

Leia mais

Direito do Trabalho Estabilidades Provisórias Konrad Mota. 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Direito do Trabalho Estabilidades Provisórias Konrad Mota. 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Direito do Trabalho Estabilidades Provisórias Konrad Mota 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. SUMÁRIO Estabilidades provisórias Dirigente sindical Representante

Leia mais

SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO

SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO CÁLCULOS SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO CONCEITO: é o valor que serve de base de cálculo para incidência das alíquotas das contribuições previdenciárias (fonte de custeio) e para o cálculo do salário benefício.

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE INCENTIVO AO DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO PIDV ELETROBRAS ELETRONORTE

MANUAL DO PROGRAMA DE INCENTIVO AO DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO PIDV ELETROBRAS ELETRONORTE MANUAL DO PROGRAMA DE INCENTIVO AO DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO PIDV Julho, 2011 O calendário de implantação do Programa de Incentivo ao Desligamento Voluntário PIDV, da Eletrobras Eletronorte, foi aprovado

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS - PISO SALARIAL ENTREGADOR MOTO-FRETISTA E ENTREGADOR CICLISTA

DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS - PISO SALARIAL ENTREGADOR MOTO-FRETISTA E ENTREGADOR CICLISTA RESUMO CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2011/2012 Salários, Reajustes e Pagamento Piso Salarial CLÁUSULA TERCEIRA: DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS - PISO SALARIAL ENTREGADOR MOTO-FRETISTA E ENTREGADOR

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2011/2012

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2011/2012 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2011/2012 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: SC002236/2011 DATA DE REGISTRO NO MTE: 30/09/2011 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR057690/2011 NÚMERO DO PROCESSO: 46220.004874/2011-11 DATA DO

Leia mais

Disciplina o pagamento do Abono Salarial referente ao exercício de 2016/2017.

Disciplina o pagamento do Abono Salarial referente ao exercício de 2016/2017. Resolução CODEFAT nº 748, de 29.06.2016 - DOU de 01.07.2016 Disciplina o pagamento do Abono Salarial referente ao exercício de 2016/2017. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador - CODEFAT,

Leia mais

Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Finanças Direito empresarial

Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Finanças Direito empresarial 7. DIREITO DO TRABALHO Direito do trabalho é um conjunto de princípios, normas e instituições atinentes à relação de trabalho subordinado a situações análogas, visando assegurar melhores condições sociais

Leia mais

O empregado em domicílio tem os mesmos direitos trabalhistas concedidos aos empregados em geral.

O empregado em domicílio tem os mesmos direitos trabalhistas concedidos aos empregados em geral. ROTEIRO DE AULAS - PARTE 2 DIREITO DO TRABALHO - Espécies de Empregados. Espécies de empregados Empregado em domicilio (arts. 6 e 83 CLT) Art. 6 - Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento

Leia mais

REDENOMINA A CARREIRA GUARDA PENITENCIÁRIA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

REDENOMINA A CARREIRA GUARDA PENITENCIÁRIA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LEI Nº 14.582, 21 de dezembro de 2009. REDENOMINA A CARREIRA GUARDA PENITENCIÁRIA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ. Faço saber que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono

Leia mais

2. No contexto da teoria das nulidades do contrato de trabalho, assinale a alternativa correta.

2. No contexto da teoria das nulidades do contrato de trabalho, assinale a alternativa correta. FGV.OAB 2010/2 DIREITO DO TRABALHO 1. A respeito do regime de compensação de jornada do banco de horas, assinale a alternativa (A) Pode ser instituído mediante acordo, verbal ou por escrito, entre empresa

Leia mais

ANEXO A QUADRO DE PESSOAL

ANEXO A QUADRO DE PESSOAL Este Anexo é preenchido por estabelecimento. ANEXO A QUADRO DE PESSOAL O Anexo A deve ser preenchido por todas as empresas/entidades empregadoras ativas em algum período do mês de outubro do ano de referência,

Leia mais

Regulamento do Estatuto do Funcionário Parlamentar Estudante

Regulamento do Estatuto do Funcionário Parlamentar Estudante Regulamento do Estatuto do Funcionário Parlamentar Estudante publicado no Diário da Assembleia da República, II Série E, n.º 32, de 18 de maio de 2012 com as alterações introduzidas pelo Despacho da Presidente

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 748, DE 2 JULHO DE 2015.

RESOLUÇÃO Nº 748, DE 2 JULHO DE 2015. RESOLUÇÃO Nº 748, DE 2 JULHO DE 2015. Disciplina o pagamento do Abono Salarial referente ao exercício de 2015/2016. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador - CODEFAT, no uso das atribuições

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. JORNADA DE TRABALHO. (Material complementar do dia 30/05/2017) Prof. Antero Arantes Martins

DIREITO DO TRABALHO. JORNADA DE TRABALHO. (Material complementar do dia 30/05/2017) Prof. Antero Arantes Martins DIREITO DO TRABALHO JORNADA DE TRABALHO. (Material complementar do dia 30/05/2017) Prof. Antero Arantes Martins DSR S Descanso Semanal Remunerado. Historicamente o descanso semanal tem origem religiosa.

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017 REFORMA TRABALHISTA (Lei nº 13.467, de 13.07.2017) Data de início de vigência: 11/11/2017 Direitos trabalhistas preservados: (não podem ser suprimidos ou reduzidos em acordo ou convenção coletiva de trabalho

Leia mais

Planilha de Custos e Formação de Preços. Dia: às horas DADOS DO PROPONENTE

Planilha de Custos e Formação de Preços. Dia: às horas DADOS DO PROPONENTE 1-"Solicito que sejam verificadas as planilhas de formação de preços, pois ao fazermos nossa planilha houve divergências com os modelos fornecidos pelo edital! Os valores de custos, lucros e tributos,

Leia mais

EMPREGADO (ART. 3) EMPREGADOR (ART. 2) Lei /16 Proíbe revista íntima do empregador em funcionários e clientes.

EMPREGADO (ART. 3) EMPREGADOR (ART. 2) Lei /16 Proíbe revista íntima do empregador em funcionários e clientes. EMPREGADO (ART. 3) Art. 6: Trabalho em casa é igual ao realizado na empresa. A) Pessoalidade B) Subordinação C) Não-eventual D) Onerosidade EMPREGADOR (ART. 2) Aquele que assume os riscos do negócio. *Empresas

Leia mais

PARTE 1 COMO TORNAR-SE UM EMPREGADOR E UM EMPREGADO DOMÉSTICO LEGAIS?

PARTE 1 COMO TORNAR-SE UM EMPREGADOR E UM EMPREGADO DOMÉSTICO LEGAIS? SUMÁRIO DO LIVRO INTRODUÇÃO... 23 PARTE 1 COMO TORNAR-SE UM EMPREGADOR E UM EMPREGADO DOMÉSTICO LEGAIS? Capítulo 1 Definições importantes... 31 1.1 O que é um empregador doméstico?... 31 1.2 O que é um

Leia mais

SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO, SALÁRIO DE BENEFÍCIO E RENDA MENSAL INICIAL CONCEITOS Professor: Anderson Castelucio CONCEITOS DE SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO Art. 214. Entende-se por salário-de-contribuição: I -

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2015 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: SRT00038/2016 DATA DE REGISTRO NO MTE: 28/01/2016 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR082299/2015 NÚMERO DO PROCESSO: 46219.024182/2015-44 DATA DO

Leia mais

HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO DIREITOS E DEVERES DO EMPREGADOR E TRABALHADOR Noção de TRABALHADOR Pessoa singular que, mediante retribuição, se obriga a prestar serviço a um empregador, incluindo

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE, FALTAS COMPENSAÇÃO DE JORNADA

JORNADA DE TRABALHO DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE, FALTAS COMPENSAÇÃO DE JORNADA Page 1 of 5 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2017 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RS001087/2015 DATA DE REGISTRO NO MTE: 22/06/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR025285/2015 NÚMERO DO PROCESSO: 46218.010572/2015-47

Leia mais

PONTO 1: Aposentadoria 1. APOSENTADORIA. Art. 201, 7º da CF (EC nº. 20). Condições:

PONTO 1: Aposentadoria 1. APOSENTADORIA. Art. 201, 7º da CF (EC nº. 20). Condições: 1 DIREITO PREVIDENCIÁRIO PONTO 1: Aposentadoria 1. APOSENTADORIA Art. 201, 7º da CF (EC nº. 20). Condições: I 35 anos de contribuição para o homem e 30 anos de contribuição para a mulher; II 65 anos de

Leia mais

Prática em Perícia Perícia Trabalhista Conceitos e Prática

Prática em Perícia Perícia Trabalhista Conceitos e Prática Prática em Perícia Perícia Trabalhista Conceitos e Prática Relembrar - SUJEITOS DO CONTRATO DE TRABALHO - CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO - REMUNERAÇÃO E SALÁRIO - DA DURAÇÃO DA HORA DO TRABALHO - CÁLCULO

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Como funciona a nova forma de demissão. Lei /2017. Sindiquímicos sindiquimicos.org.br

REFORMA TRABALHISTA. Como funciona a nova forma de demissão. Lei /2017. Sindiquímicos sindiquimicos.org.br REFORMA TRABALHISTA Lei 13.467/2017 Como funciona a nova forma de demissão SEM JUSTA CAUSA 8 Antes e com a reforma: as regras não mudam n O empregado tem direito ao pagamento da multa de 40% do saldo do

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA

DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA Profa. Dra. Silvia Bertani silviabertani@gmail.com Esta produção é de apoio à disciplina Direito Empresarial e Trabalhista e não tem o objetivo de ser um material de referência

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego. Extinção do contrato de emprego: modalidades. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego. Extinção do contrato de emprego: modalidades. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Cessação do contrato de emprego Extinção do contrato de emprego: modalidades Prof. Cláudio Freitas Extinção do contrato de emprego: modalidades - Justa causa: sistema taxativo. Artigo

Leia mais

Adendo ao livro MANUAL DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Autor: Hugo Medeiros de Goes

Adendo ao livro MANUAL DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Autor: Hugo Medeiros de Goes Adendo ao livro MANUAL DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Autor: Hugo Medeiros de Goes 1. ERRATA Página 180 No primeiro parágrafo do item 2.10.1 (Beneficiários): Onde se lê: Os beneficiários da pensão por morte

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Rendimentos Recebidos Acumuladamente x Licença Maternidade

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Rendimentos Recebidos Acumuladamente x Licença Maternidade 02/01/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares... 5 6. Referências... 6 7.

Leia mais

Direito do Trabalho. Curso e Discurso

Direito do Trabalho. Curso e Discurso Direito do Trabalho Curso e Discurso Direito do Trabalho Curso e Discurso Augusto César Leite de Carvalho Volume II Evocati 2013 SOBRE O AUTOR Augusto César Leite de Carvalho nasceu em Sergipe, na cidade

Leia mais

Inclusão Manual de dados via Formulário SAGRES Captura Pessoal 2012

Inclusão Manual de dados via Formulário SAGRES Captura Pessoal 2012 Inclusão Manual de dados via Formulário SAGRES Captura Pessoal 2012 Para os jurisdicionados que não geram arquivo layout para serem importados no SAGRES, as informações devem ser incluídas de forma manual

Leia mais