ALISTAMENTO ELEITORAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ALISTAMENTO ELEITORAL"

Transcrição

1 Legislação aplicável : - Constituição Federal art. 14, 1º e 2º - Código Eleitoral arts. 42 a 81 - Resolução TSE n /2003

2 - O alistamento eleitoral é obrigatório para os brasileiros maiores de 18 (dezoito) e menores de 70 (setenta) anos. Exceção: inválidos, maiores de 70 anos e para os que se encontrem fora do País (art. 6º, I, CE). - É Facultativo: para os analfabetos, maiores de 70 anos e maiores de 16 e menores de 18 anos (art. 14, 1º, CF). - Não podem alistar-se: os estrangeiros e os conscritos

3 - O alistamento se faz mediante (art. 42, CE): qualificação: cidadão tem que satisfazer as exigências legais inscrição: inclusão do alistando no rol de eleitores - O alistamento se faz mediante processamento eletrônico de dados (art. 1º, Resolução /03). PRIMEIRA INSCRIÇÃO - Documentos: qualquer documento que comprove a identidade (art. 13, Res /03/TSE e art. 44, CE). - RAE (Requerimento de Alistamento Eleitoral): preenchido pelo servidor da Justiça Eleitoral, na presença do alistando.

4 PRIMEIRA INSCRIÇÃO: - RAE: documento de entrada de dados (arts. 2º e 9º, Res /03/TSE) -Obrigatoriedade do alistando apenas assinar ou apor a impressão digital, na presença do servidor da Justiça Eleitoral (art. 9º, 4º, Res /03/TSE). - Se o Juiz Eleitoral defere o pedido de inscrição Processamento emissão do título afixação da relação de eleitores no período de 1º a 15 de cada mês prazo de 10 (dez) dias para recurso, por parte do Delegado de Partido Político (art. 17, 1º, Res /03/TSE).

5 PRIMEIRA INSCRIÇÃO: - Se o Juiz Eleitoral indefere: prazo de 5 (cinco) dias para o alistando recorrer. SEGUNDA VIA: SEGUNDA VIA: - Requerimento: até 10 (dez) dias antes da eleição. - Fora do domicílio eleitoral: até 60 (sessenta) dias antes da eleição. - Deve ser requerida pessoalmente - Terá a mesma data de inscrição e o mesmo número. - Data da emissão: a de preenchimento do requerimento.

6 TRANSFERÊNCIA: - O eleitor entrega o título eleitoral e comprova quitação. - Requisitos para transferência: a) entrada do requerimento no Cartório Eleitoral no prazo de lei; b) interstício de 1(um) ano da inscrição anterior ou da última movimentação; c) residência mínima de 3 (três) meses no novo domicílio, declarada pelo eleitor d) prova de quitação eleitoral (se não comprovada, o Juiz arbitrará desde logo a multa).

7 TRANSFERÊNCIA: - Os requisitos b e c não são exigidos quando se tratar de servidor público, civil, militar, autárquico ou membro de sua família, por motivo de remoção. - Recurso: se o pedido de transferência é indeferido: prazo de 05 (cinco) dias para o eleitor recorrer, contados da disponibilização da listagem de eleitores. se o pedido de transferência é deferido: prazo de 10 (dez) dias para Delegado de Partido recorrer.

8 ALISTAMENTO TARDIO: - Só se aplica no caso de inscrição obrigatória (maiores de 18 e menores de 70 anos) : - ao brasileiro nato que não se alistar até 19 anos; - ao brasileiro naturalizado que não se alistar até 1 (um) ano depois de adquirida a nacionalidade brasileira. Atenção: não será aplicada multa ao brasileiro nato que requerer o alistamento até o 151º dia anterior à eleição subseqüente à data em que completar 19 anos). Art. 91 da Lei 9504/97: Art. 91. Nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência será recebido dentro dos cento e cinquenta dias anteriores ao pleito.

9 DELEGADOS DE PARTIDO PERANTE O ALISTAMENTO (art. 66, CE e art. 28, Resolução n /03/TSE) Podem: - acompanhar processos de inscrição; - promover a exclusão de eleitor e assumir sua defesa; - registro de até 3 (três) delegados em cada Zona Eleitoral e até 2 (dois) delegados perante o TRE, em revezamento.

10 CANCELAMENTO E EXCLUSÃO: - Causas de cancelamento do título eleitoral (art. 71 do CE): infração dos arts. 5º e 42 do CE; suspensão ou perda dos direitos políticos; pluralidade de inscrição; falecimento do eleitor; deixar de votar em 3 (três) eleições consecutivas, sem a devida justificativa ou o pagamento de multa.

11 CANCELAMENTO E EXCLUSÃO: - Consequência: exclusão do eleitor, ex-offício ou a requerimento de Delegado de Partido Político ou de qualquer eleitor. - Durante o processo e até a exclusão o eleitor vota validamente. - Pluralidade de inscrições: o cancelamento se dará na seguinte ordem): I na inscrição mais recente, efetuada contrariamente às instruções em vigor; II na inscrição que não corresponda ao domicílio eleitoral; III naquela cujo título não haja sido entregue ao eleitor;

12 CANCELAMENTO E EXCLUSÃO: IV naquela cujo título não haja sido utilizado para o exercício do voto na última eleição; V na mais antiga. (art. 75 do CE, alterado pelo art. 40 da Res. n /03/TSE). - Oficiais de Registro Civil: obrigatoriedade de enviar até o 15º dia de cada mês, ao Juiz Eleitoral da Zona em que oficiarem, a relação dos óbitos ocorridos no mês anterior, para cancelamento das inscrições. - A inscrição cancelada, em virtude de comando equivocado, pode ser restabelecida mediante procedimento administrativo.

13 PROCESSAMENTO DA EXCLUSÃO (art. 77 a 81, CE): - autua a petição; - publica edital com prazo de 10 (dez) dias para ciência; - 05 (cinco) dias para contestação; - dilação probatória, se requerida; - decisão no prazo de 05 (cinco) dias; - recurso no prazo de 03 (três) dias. - Na exclusão a defesa pode ser feita pelo interessado, por outro eleitor ou por Delegado de partido. - Cessada a causa do cancelamento, poderá o interessado requerer nova inscrição.

14 DO ACESSO ÀS INFORMAÇÕES DO CADASTRO (art. 29 a 32, Res /TSE/2003) - O cadastro de eleitores contém os dados pessoais do eleitor e o seu histórico sendo as informações acessíveis às instituições públicas e privadas. Os juízes e tribunais eleitorais não fornecerão dados do cadastro de eleitores não pertencentes a sua jurisdição, salvo no caso de expedição de certidão de quitação (art. 31 e 82).

15 DO ACESSO ÀS INFORMAÇÕES DO CADASTRO (art. 29 a 32, Res /TSE/2003) - Em resguardo da privacidade do cidadão, não se fornecerão informações de caráter personalizado constantes do cadastro eleitoral. Excluem-se dessa proibição os pedidos formulados: - pelo próprio eleitor; - pela autoridade judicial; - pelo Ministério Público e - por entidades autorizadas pelo TSE, desde que haja reciprocidade de interesses.

16 DO ACESSO ÀS INFORMAÇÕES DO CADASTRO (art. 29 a 32, Res /TSE/2003) Atenção: Art. 19, 3º da Lei 9.096/95 : 3º. Os órgãos de direção nacional dos partidos políticos terão pleno acesso às informações de seus filiados constantes do cadastro eleitoral." - Parágrafo acrescentado pelo art. 2º da Lei nº /2009.

17 TÍTULO ELEITORAL - Dimensões e características definidas pelo TSE. - Dele constarão: nome do eleitor, data de nascimento, UF, município, Zona e Seção eleitoral, o nº da inscrição, data da emissão, assinatura do Juiz Eleitoral, do eleitor ou a impressão digital, se analfabeto. - Emissão on-line de títulos, revisão do eleitorado, recadastramento ou rezoneamento: uso de chancela do Presidente do TRE, em substituição à assinatura do Juiz (art. 23, 1º, Res. n /03/TSE). - Entregue pessoalmente ao eleitor.

18 DUPLICIDADE E PLURALIDADE DE INSCRIÇÕES - Duplicidade: duas inscrições para um mesmo eleitor. - Competência para decidir sobre duplicidade: do Juiz Eleitoral da inscrição mais recente ; do Juiz Eleitoral da zona eleitoral,correspondente a atribuída a gêmeos ou homônimos comprovados, existindo inscrição não liberada no grupo. - Pluralidade: mais de duas inscrições para um mesmo eleitor.- Competência para decidir sobre pluralidade : do Juiz Eleitoral : dentro de uma mesma ZE do Corregedor Regional Eleitoral: em Zonas Eleitorais diferentes, dentro da mesma circunscrição.

19 DUPLICIDADE E PLURALIDADE DE INSCRIÇÕES Competência para decidir sobre pluralidade : - do Corregedor Geral Eleitoral: inscrições em Zonas Eleitorais de circunscrições diversas e as que envolvam perda dos direitos políticos. Na esfera penal, a competência será sempre do Juiz Eleitoral onde foi feita a inscrição mais recente. - Prazo para requerer revisão da situação do eleitor: até 20 (vinte) dias após a realização do Batimento.

20 DUPLICIDADE E PLURALIDADE DE INSCRIÇÕES - Prazo para a autoridade judiciária decidir: 40 dias contados da data do Batimento. - As inscrições canceladas são excluídas do cadastro após o transcurso de seis anos. BATIMENTO NACIONAL - Cruzamento das informações dos cadastros eleitorais. - Finalidade: identificar eleitores com mais de uma inscrição eleitoral.

21 CORREIÇÃO E REVISÃO ELEITORAL - Correição é a conferência, por amostragem, do eleitorado do município/zona, após denúncia fundamentada em fraude. - Revisão é também uma forma de conferência do eleitorado. Só ocorre após realizada a correição e se provada a fraude em proporção comprometedora. - Na revisão todos os eleitores são convocados ao Cartório Eleitoral para confirmação da inscrição, fazendo prova do domicílio. - A prova de identidade só será admitida se feita pelo próprio eleitor.

22 CORREIÇÃO E REVISÃO ELEITORAL - A revisão do eleitorado será presidida pelo juiz eleitoral da zona respectiva cabendo a fiscalização ao Ministério Público Eleitoral que oficia perante o juízo. - Início da processo de revisão: no máximo 30 (trinta) dias contados da aprovação da revisão. - O cancelamento das inscrições irregulares ou daquelas cujo eleitores não compareceram só poderá ser efetuado após homologação pelo TRE.

23 CORREIÇÃO E REVISÃO ELEITORAL - Somente o TSE pode determinar, de ofício, a revisão ou a correição das Zonas Eleitorais. - De acordo com o art. 92, Lei 9.504/97 e 1º do art. 58 da Resolução n /03/TSE, o Tribunal Superior Eleitoral fará revisão automática no eleitorado sempre que: o total de transferências de eleitores no ano em curso seja 10% superior ao do ano anterior;

24 CORREIÇÃO E REVISÃO ELEITORAL Revisão automática determinada pelo TSE sempre que : o eleitorado for superior ao dobro da população entre 10 e 15 anos, somada à de idade superior a 70 anos do território daquele município; o eleitorado for superior a 65% da população projetada para aquele ano pelo IBGE.

25 Justificativa Eleitoral - No dia da eleição se o eleitor estiver fora de seu domicílio eleitoral: através de formulário próprio fornecido pela Justiça Eleitoral, que prova a ausência do eleitor de seu domicílio (art. 81, Res /03/TSE). - O eleitor que não votou nem se justificou: no prazo de 60 (sessenta) dias, mediante requerimento dirigido ao Juiz Eleitoral respectivo. - Eleitor que estiver no exterior no dia das eleições: no prazo de 30 (dias) contados do seu retorno ao País.

26 Justificativa Eleitoral - Ao eleitor que não votar nem se justificar nos prazos mencionados será aplicada multa. - O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral poderá efetuar o pagamento da multa perante qualquer cartório eleitoral. O juiz que recolheu a multa fornecerá certidão de quitação, registrando a informação no cadastro, através do Formulário de Atualização de Situação de Eleitor FASE. - O eleitor pode requerer certidão de quitação em ZE diversa daquela em que está inscrito como eleitor.

27 Da perda e da suspensão de direitos políticos - Regularização da situação eleitoral: mediante comprovação de haver cessado o impedimento. - No caso de perda: apresentação do decreto ou comunicação do Ministério da Justiça. - No caso de suspensão: para interditos ou condenados: a sentença judicial ou, a certidão de baixa do processo; para os conscritos: certificado de reservista, de isenção, de dispensa da incorporação, de conclusão do curso de formação de Sargentos ou em órgão de formação da reserva; recusa ao cumprimento de obrigação a todos imposta: certificado de cumprimento de prestação alternativa.

DIREITO ELEITORAL - EXERCÍCIOS CESPE COMENTADOS

DIREITO ELEITORAL - EXERCÍCIOS CESPE COMENTADOS Olá Colegas! 2ª Aula de Exercícios CESPE. Hoje praticaremos exercícios versando sobre a Resolução nº 21.538/2003 e regras afins do Código Eleitoral, tema CERTO em todas as provas de TREs, especialmente

Leia mais

Ano 2015, Número 243 Brasília, quinta-feira, 24 de dezembro de 2015 Página 79

Ano 2015, Número 243 Brasília, quinta-feira, 24 de dezembro de 2015 Página 79 Página 79 PUBLICAÇÃO DE DECISÕES Nº 484/2015 RESOLUÇÃO Nº 23.466 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 576-62.2015.6.00.0000 CLASSE 26 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relatora: Ministra Maria Thereza de Assis Moura Interessado:

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO ELEITORAL... 23 JUSTIÇA ELEITORAL... 33 MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL... 53

SUMÁRIO DIREITO ELEITORAL... 23 JUSTIÇA ELEITORAL... 33 MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL... 53 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO ELEITORAL... 23 1.1. Conceito.... 23 1.1.1. Competência legislativa em matéria eleitoral.... 24 1.1.2. Fontes do Direito Eleitoral.... 24 1.2. Direitos políticos.... 25 1.2.1.

Leia mais

VESTIBULAR CEFET-SC 2008/2. EXAME DE CLASSIFICAÇÃO e. Educação Profissional e Tecnológica, Pública e Gratuita!

VESTIBULAR CEFET-SC 2008/2. EXAME DE CLASSIFICAÇÃO e. Educação Profissional e Tecnológica, Pública e Gratuita! EXAME DE CLASSIFICAÇÃO e VESTIBULAR CEFET-SC 2008/2 Educação Profissional e Tecnológica, Pública e Gratuita! EDITAL Nº 08/COING/2008 PROCESSO SELETIVO 2008/2 CURSO DE ENSINO MÉDIO PARA JOVENS E ADULTOS

Leia mais

Relação de Documentos Exigidos Para Efetivação de Transferência

Relação de Documentos Exigidos Para Efetivação de Transferência Relação de Documentos Exigidos Para Efetivação de Transferência AS CÓPIAS DOS DOCUMENTOS APRESENTADOS DEVERÃO ESTAR AUTENTICADAS OU ACOMPANHADAS DOS ORIGINAIS. 1. Preencher o requerimento, que deverá ser

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CAMPUS SANTA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO DO IFES CAMPUS SANTA EDITAL Nº 03 DE 10 DE MARÇO DE 2015 O Diretor-Geral do Campus Santa Teresa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Prazo final para o alistamento eleitoral e transferências.

Prazo final para o alistamento eleitoral e transferências. CALENDÁRIO RESUMIDO RELATIVO ÀS ELEIÇÕES 2016 (Res. TSE 23.450/2015) 1º turno 02/10/16 2º turno 30/10/16 (se houver) 1º de janeiro 5 de março 2 de abril (sábado 6 meses antes) Data a partir da qual as

Leia mais

EDITAL DC/IT-NPL 2/2013

EDITAL DC/IT-NPL 2/2013 EDITAL DC/IT-NPL 2/2013 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF NO 1º SEMESTRE DE 2014. O Diretor do Campus

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD 2º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD 2º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD 2º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

2.- Será Reaberta as Inscrições no período de 08 de abril de 2016 as 17h a 28 de abril as 12h, conforme disposto nos itens a seguir:

2.- Será Reaberta as Inscrições no período de 08 de abril de 2016 as 17h a 28 de abril as 12h, conforme disposto nos itens a seguir: A Prefeitura Municipal de Monte Azul Paulista Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais nos termos do artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, sob a organização da empresa Instituto

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP

ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP FORMAÇÃO PROFISSIONAL Prática Programa de Residência Profissionalizante Atualização Graduação Sim Não Sim Concluída Carga horária mínima Definida

Leia mais

Do Cadastramento e da matrícula dos candidatos classificados.

Do Cadastramento e da matrícula dos candidatos classificados. Do Cadastramento e da matrícula dos candidatos classificados. O cadastramento tem por finalidade vincular o candidato à UFCG, confirmando sua pretensão de frequentar o curso em que obteve classificação

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO. O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO. O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO RESOLUÇÃO Nº 730 /10 Dispõe sobre a requisição e a cessão de servidores e empregados públicos para auxiliarem os trabalhos de preparação e realização das Eleições

Leia mais

Orientações sobre Convenções

Orientações sobre Convenções Orientações sobre Convenções Companheiras, companheiros, O período de Convenções, de 20 de julho a 05 de agosto, está se aproximando e queremos alertar os Diretórios sobre as exigências legais a serem

Leia mais

b) um representante, sindicalizado, da entidade sindical dos contabilistas sediada na jurisdição do Conselho Regional de Contabilidade respectiva.

b) um representante, sindicalizado, da entidade sindical dos contabilistas sediada na jurisdição do Conselho Regional de Contabilidade respectiva. DECRETO-LEI N.º 1040, DE 21 DE OUTUBRO DE 1969 Dispõe sobre os Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade, regula a eleição de seus membros, e dá outras providências. Os Ministros da Marinha de Guerra,

Leia mais

DE CÓDIGO ASSUNTO/SÉRIE DATAS-LIMITE ARQUIVAMENTO OBSERVAÇÕES

DE CÓDIGO ASSUNTO/SÉRIE DATAS-LIMITE ARQUIVAMENTO OBSERVAÇÕES ÓRGÃO: 000 ADMINISTRAÇÃO GERAL 020 PESSOAL 023 QUADROS, TABELAS E POLÍTICA DE PESSOAL 023.1 MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAL 023.13 LOTAÇÃO. REMOÇÃO. TRANSFERÊNCIA. PERMUTA 2003 * Unidade Prazo de guarda: fase

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO, DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2014/1

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO, DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2014/1 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO, DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2014/1 O Grupo Kroton de São Luís torna público, para conhecimento dos interessados, os procedimentos e normas que regulamentam a realização

Leia mais

2º Passo Declaração de Início de Actividade e Inscrição no Ficheiro Central de Pessoas Colectivas 3º Passo Registo Comercial

2º Passo Declaração de Início de Actividade e Inscrição no Ficheiro Central de Pessoas Colectivas 3º Passo Registo Comercial O certificado de admissibilidade de firma é válido por cento e oitenta dias a contar da data da sua emissão. A Portaria nº 271/99, de 13 de Abril, veio considerar o empresário em nome individual como pessoa

Leia mais

PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA

PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA C.E. ART. 71. SÃO CAUSAS DE CANCELAMENTO: I a infração dos arts. 5º e 42; II a suspensão ou perda dos direitos políticos; CF/88, art. 15: casos de perda ou suspensão dos direitos

Leia mais

CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE Nacionalidade, exercício dos direitos políticos e alistamento

CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE Nacionalidade, exercício dos direitos políticos e alistamento CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE Nacionalidade, exercício dos direitos políticos e alistamento Introdução Compreende-se cidadania como o direito subjetivo à participação política, isto é, o direito de votar

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SUL-3

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SUL-3 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SUL-3 INSCRIÇÕES PARA CEL EDITAL 2015 O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região Sul-3, em atendimento às disposições da Resolução SE 03, de 28/01/2011, Resolução

Leia mais

3º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.1 EDITAL Nº 001/2013

3º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.1 EDITAL Nº 001/2013 1 3º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.1 EDITAL Nº 001/2013 A FACULDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS EXCELLENCE FAENE torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo 2013 destinado a selecionar

Leia mais

b) Análise da documentação dos candidatos inscritos pela Comissão de Eleição do Conselho Tutelar

b) Análise da documentação dos candidatos inscritos pela Comissão de Eleição do Conselho Tutelar PREFEITURA MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE DE PRESIDENTE PRUDENTE DELIBERAÇÃO CMDCA nº 019/2012 O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E

Leia mais

o Tribunal Superior Eleitoral, no uso das atribuições que lhe confere o

o Tribunal Superior Eleitoral, no uso das atribuições que lhe confere o TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL INSTRUÇÃO N 297-47.2013.6.00.0000 - CLASSE 19 - BRASíLIA - DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Herman Benjamin Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Estabelece diretrizes

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO GESEOR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO GESEOR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO GESEOR Km 16, Rodovia Jorge Amado 4º andar Torre Administrativa Salobrinho CEP 45.662-900 Ilhéus/BA

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA EDITAL DRE n 071/16

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA EDITAL DRE n 071/16 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA EDITAL DRE n 071/16 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública

Leia mais

Resolução nº , de 14 de outubro de 2003

Resolução nº , de 14 de outubro de 2003 Resolução nº 21.538, de 14 de outubro de 2003 Dispõe sobre o alistamento e serviços eleitorais mediante processamento eletrônico de dados, a regularização de situação de eleitor, a administração e a manutenção

Leia mais

SECRETARIA DAS SESSÕES

SECRETARIA DAS SESSÕES INSTRUÇÃO NORMATIVA TC/MS N 029/2005, DE 19 DE OUTUBRO DE Institui o Cadastro Único dos Órgãos Jurisdicionados ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, bem como dos responsáveis pelas Unidades

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE JUQUITIBA

CONSELHO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE JUQUITIBA CONSELHO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE JUQUITIBA C. M. D. C. A. J u q u i t i b a RESOLUÇÃO C.M.D. C. A. n.º 05/2011 EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO E ELEIÇÃO DE CANDIDATOS A CONSELHEIROS (AS)

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos Mecanismos de Coesão Textual

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS. RESOLUÇÃO CNSP N o 249, de 2012.

MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS. RESOLUÇÃO CNSP N o 249, de 2012. MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS RESOLUÇÃO CNSP N o 249, de 2012. Dispõe sobre a atividade dos corretores de seguros de ramos elementares e dos corretores de seguros de vida,

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO DE PAGAMENTO MENSAL (CÓDIGO 45.1) VIP MILHÃO

CONDIÇÕES GERAIS TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO DE PAGAMENTO MENSAL (CÓDIGO 45.1) VIP MILHÃO CONDIÇÕES GERAIS TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO DE PAGAMENTO MENSAL (CÓDIGO 45.1) VIP MILHÃO CONDIÇÕES GERAIS TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO DE PAGAMENTO MENSAL - CÓDIGO 50 GLOSSÁRIO Subscritor é a pessoa que subscreve

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2016/2.

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2016/2. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2016/2. O Grupo Kroton torna público, para conhecimento dos interessados, os procedimentos e normas que regulamentam a realização do

Leia mais

Da candidatura e formação de chapas para concorrerem à eleição da Diretoria Executiva da AgroCerrado Empresa Jr. de Ciências Agrárias.

Da candidatura e formação de chapas para concorrerem à eleição da Diretoria Executiva da AgroCerrado Empresa Jr. de Ciências Agrárias. EDITAL N.º 001 DE 30 DE NOVEMBRO DE 2015. Dispõe sobre a eleição da Diretoria Executiva da AGROCERRADO Empresa Jr. De Ciências Agrárias do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí para o mandato de Janeiro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS NORMAS COMPLEMENTARES PARA O PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR

Leia mais

Reforma Política e Eleições 2016

Reforma Política e Eleições 2016 Reforma Política e Eleições 2016 Resumo das principais alterações promovidas pela Lei nº 13.165, de 29 de setembro de 2015, e seus impactos nas eleições municipais de 2016. Diogo Mendonça Cruvinel Secretário

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 001/2014- PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2014 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo

Leia mais

PMESP MENOR DE IDADE FUNC PÚBLICO MILITAR DA ATIVA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO DIRETORIA DE PESSOAL DIVISÃO DE SELEÇÃO E ALISTAMENTO

PMESP MENOR DE IDADE FUNC PÚBLICO MILITAR DA ATIVA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO DIRETORIA DE PESSOAL DIVISÃO DE SELEÇÃO E ALISTAMENTO NOME RG IDADE PMESP MENOR DE IDADE FUNC PÚBLICO MILITAR DA ATIVA DIRETORIA DE PESSOAL DIVISÃO DE SELEÇÃO E ALISTAMENTO EDITAL: N.º DE INSCRIÇÃO: NOME: ENDEREÇO: Nº BAIRRO: CIDADE: UF CEP: - TEL. CEL. (

Leia mais

O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os que tenham entre 16 e 18 anos.

O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os que tenham entre 16 e 18 anos. Guia do eleitor Quem é obrigado a votar? O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os que tenham entre 16 e 18 anos. Quem faz 16 anos no

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS REMANESCENTES 2016/2 TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS REMANESCENTES 2016/2 TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO O Presidente da Comissão de Processo Seletivo Especial Unificado, torna público por meio do presente Edital, que serão recebidas as inscrições referentes ao Processo Seletivo para Vagas Remanescentes Unificado

Leia mais

EDITAL Nº004 DE 08 DE AGOSTO DE 2016

EDITAL Nº004 DE 08 DE AGOSTO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS AVANÇADO PIUMHI Rua Severo Veloso, 1880 Bairro Nova Esperança-

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Zoologia

Programa de Pós-Graduação em Zoologia Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Zoologia Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1º - O Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo), vinculado à Faculdade

Leia mais

Edital de Eleição para formação do Conselho de Usuários da Nextel Telecomunicações LTDA.

Edital de Eleição para formação do Conselho de Usuários da Nextel Telecomunicações LTDA. Edital de Eleição para formação do Conselho de Usuários da Nextel Telecomunicações LTDA. Triênio 2017/2019 São Paulo, 22 de julho de 2016. A Comissão Eleitoral, no uso de suas atribuições legais, de acordo

Leia mais

MODELO DE EDITAL UTILIZADO PELA FUNDEPAG PARA CONTRATAÇÕES PROCESSO SELETIVO FUNDEPAG Nº 004/2013

MODELO DE EDITAL UTILIZADO PELA FUNDEPAG PARA CONTRATAÇÕES PROCESSO SELETIVO FUNDEPAG Nº 004/2013 MODELO DE EDITAL UTILIZADO PELA FUNDEPAG PARA CONTRATAÇÕES PROCESSO SELETIVO FUNDEPAG Nº 004/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PARA O(A) FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral da Bahia CIDADÃO AO CIDADÃO - CARTÓRIOS ELEITORAIS - - 2015 -

Tribunal Regional Eleitoral da Bahia CIDADÃO AO CIDADÃO - CARTÓRIOS ELEITORAIS - - 2015 - Tribunal Regional Eleitoral da Bahia CARTA CARTA DE DE SERVIÇOS SERVIÇOS AO AO CIDADÃO CIDADÃO - CARTÓRIOS ELEITORAIS - - 2015 - Tribunal Regional Eleitoral da Bahia CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO - CARTÓRIOS

Leia mais

Comentários à Prova de Delgado da Polícia Civil de Pernambuco provas em 19/6/2016

Comentários à Prova de Delgado da Polícia Civil de Pernambuco provas em 19/6/2016 Comentários à Prova de Delgado da Polícia Civil de Pernambuco provas em 19/6/2016 Olá pessoal, segue análise das questões de Direito Eleitoral da prova realizada neste último domingo, dia 19/6, pela CESPE,

Leia mais

CMDCA. O processo de escolha para a função de conselheiro tutelar será para o preenchimento de cinco membros titulares e suplentes.

CMDCA. O processo de escolha para a função de conselheiro tutelar será para o preenchimento de cinco membros titulares e suplentes. EDITAL 001/CMDCA/2015 das Eleições do Conselho Tutelar de 1. DO PROCESSO DE ESCOLHA O da Criança e do Adolescente (CMDCA) do Município de Vale do Paraíso torna público o Processo de Escolha Unificado para

Leia mais

PARECER PF-IFPB Nº 02/2011

PARECER PF-IFPB Nº 02/2011 ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL JUNTO AO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Ref. Processo nº 23326.000580/2011-29 PARECER PF-IFPB Nº 02/2011 Interessado

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 3211. 1º As contas de depósitos de que trata este artigo:

RESOLUÇÃO Nº 3211. 1º As contas de depósitos de que trata este artigo: RESOLUÇÃO Nº 3211 Altera e consolida as normas que dispõem sobre a abertura, manutenção e movimentação de contas especiais de depósitos à vista e de depósitos de poupança. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na

Leia mais

Revisão de Véspera. Recurso Ordinário - Código Eleitoral Art. 22. Compete ao Tribunal Superior: Técnico Judiciário do TRE do Maranhão

Revisão de Véspera. Recurso Ordinário - Código Eleitoral Art. 22. Compete ao Tribunal Superior: Técnico Judiciário do TRE do Maranhão Revisão de Véspera 01. (FCC/2015 - Técnico Judiciário do TRE/RR) Incluem-se dentre as fontes diretas do Direito Eleitoral: a) Os entendimentos doutrinários relativos ao. b) As resoluções do Tribunal Superior

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O FECHAMENTO DO CADASTRO ELEITORAL

INSTRUÇÕES PARA O FECHAMENTO DO CADASTRO ELEITORAL ORIENTAÇÃO CRE MT n. 02/2010 INSTRUÇÕES PARA O FECHAMENTO DO CADASTRO ELEITORAL 1. CRONOGRAMA OPERACIONAL Os procedimentos e as rotinas cartorárias diretamente afeitas aos Cartórios Eleitorais de Mato

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PROFESSOR ASSISTENTE (DE) Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo (TAU)

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PROFESSOR ASSISTENTE (DE) Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo (TAU) Ordem de Inscrição UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PROFESSOR ASSISTENTE (DE) Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo (TAU) 1 ÁREA DE CONHECIMENTO:

Leia mais

EDITAL Nº 011/2013 VESTIBULAR ESPECIAL 2014/1- UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 011/2013 VESTIBULAR ESPECIAL 2014/1- UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 011/2013 VESTIBULAR ESPECIAL 2014/1- UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ltda UCEFF Faculdades, de acordo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Curso de Extensão a distância de desenvolvimento e aperfeiçoamento de equipes no acompanhamento de Programas de Pós-Graduação e de Projetos de Pesquisa PROCESSO SELETIVO DISCENTE 2014 Edital nº. 3 O Pró-Reitor

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA RESOLUÇÃO CFM Nº 1.975/2011 (Publicada no D.O.U. de 29 de julho de 2011, Seção I, p. 336-337) Revogada pela Resolução CFM nº 1979/2011 Fixa os valores das anuidades e taxas

Leia mais

IV Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro

IV Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro IV Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro EDITAL OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO JURÍDICO A Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC), nos termos do presente edital, torna público que estão

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Alistamento Eleitoral e Resolução TSE n.º /03 Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Alistamento Eleitoral e Resolução TSE n.º /03 Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Alistamento Eleitoral e Resolução TSE n.º 21.538/03 Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida PRAZOS: I) ALISTAMENTO, TRANSFERÊNCIA: 151 dias antes da eleição [Lei 9.504/97, art. 91, caput:

Leia mais

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP Escola de Pós-Graduação em Saúde Materno Infantil Instituição Civil Filantrópica

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP Escola de Pós-Graduação em Saúde Materno Infantil Instituição Civil Filantrópica EDITAL O Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira IMIP em parceria com a Faculdade Pernambucana de Saúde FPS tornam público que será realizada, SELEÇÃO DE TÍTULOS para vagas dos Programas

Leia mais

EDITAL 001/2014 SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM EDUCAÇÃO MÉDICA / 2014

EDITAL 001/2014 SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM EDUCAÇÃO MÉDICA / 2014 EDITAL 001/2014 SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM EDUCAÇÃO MÉDICA / 2014 A Universidade Federal da Integração Latino Americana torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS EXATAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS EXATAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS EXATAS NORMAS COMPLEMENTARES PARA O PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR

Leia mais

Condições Gerais Big Din Din

Condições Gerais Big Din Din GLOSSÁRIO Subscritor é a pessoa que subscreve a proposta de aquisição do Título, assumindo o compromisso de efetuar o pagamento na forma convencionada nestas Condições Gerais. Titular - é o próprio subscritor

Leia mais

GOVERNO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO. EDITAL Nº 06 /2016 De 18 De MAIO De 2016

GOVERNO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO. EDITAL Nº 06 /2016 De 18 De MAIO De 2016 GOVERNO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 06 /2016 De 18 De MAIO De 2016 ABERTURA DE INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO/2016.1 CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA E D I T A L

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA E D I T A L REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA E D I T A L SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS (AS) Nº 04/2015 Embrapa Meio-Norte

Leia mais

UNESPAR EDITAL N.º 005/2014-CEC

UNESPAR EDITAL N.º 005/2014-CEC UNESPAR EDITAL N.º 005/2014-CEC A Comissão Eleitoral Central (CEC) para Eleição para vagas remanescentes dos Membros dos Conselhos Superiores da Universidade Estadual do Paraná Unespar, nomeada pela Portaria

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 ACESSO POR TRANSFERÊNCIA CURSO DE MEDICINA ENTRADA 2015.2

EDITAL Nº 001/2015 ACESSO POR TRANSFERÊNCIA CURSO DE MEDICINA ENTRADA 2015.2 EDITAL Nº 001/2015 ACESSO POR TRANSFERÊNCIA CURSO DE MEDICINA ENTRADA 2015.2 A Faculdade Pernambucana de Saúde FPS, no uso de suas atribuições declara aberto processo seletivo para preenchimento de vagas

Leia mais

EDITAL N.º 02/2015 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO

EDITAL N.º 02/2015 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO EDITAL N.º 02/2015 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO O, mantido pela Associação Paranaense de Cultura, torna pública a abertura

Leia mais

REQUERIMENTO DE PENSÃO

REQUERIMENTO DE PENSÃO Versão 9 REQUERIMENTO DE PENSÃO SEGURADO (A) Segurado(a): CPF nº: Cargo: Órgão de origem: DATA DO ÓBITO: / / Ativo: ( ) Inativo: ( ) NOME DEPENDENTES PREVIDENCIÁRIOS Data de Nascimento Parentesco Estado

Leia mais

Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos SERVIDORES EFETIVOS E LEI Nº 500/74 (ADMITIDOS ATÉ 02/06/07)

Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos SERVIDORES EFETIVOS E LEI Nº 500/74 (ADMITIDOS ATÉ 02/06/07) SERVIDORES EFETIVOS E LEI Nº 500/74 (ADMITIDOS ATÉ 02/06/07) LICENÇA SAÚDE (ARTIGOS 181-191- 193/EFP E ARTIGO 25, II/LEI 500/74 A licença saúde será requerida mediante emissão de guia expedida pelo serviço

Leia mais

EDITAL. Quadro I Relação dos Cursos, Turnos e Vagas. Total de vagas anuais. Nº de alunos por turma. noite 130 65 65 65. manhã 130 65 65 65

EDITAL. Quadro I Relação dos Cursos, Turnos e Vagas. Total de vagas anuais. Nº de alunos por turma. noite 130 65 65 65. manhã 130 65 65 65 EDITAL A Universidade FUMEC faz saber aos interessados, por meio do presente Edital, as normas de realização do Processo Seletivo 2013, com duas entradas, para preenchimento das vagas de seus cursos Superiores

Leia mais

FACULDADES FUTURÃO SETOR DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL DPG Nº 001/2012 PROCESSO SELETIVO TURMAS 2012/2

FACULDADES FUTURÃO SETOR DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL DPG Nº 001/2012 PROCESSO SELETIVO TURMAS 2012/2 FACULDADES FUTURÃO SETOR DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL DPG Nº 001/2012 PROCESSO SELETIVO TURMAS 2012/2 A Faculdades Futurão em conformidade com o Regimento Interno da Diretoria de Pós-Graduação e dos Cursos

Leia mais

CONVOCATÓRIA N o 06/2015 - IFAP

CONVOCATÓRIA N o 06/2015 - IFAP CONVOCATÓRIA N o 06/2015 - IFAP 6ª CHAMADA PARA MATRÍCULA DOS CANDIDATOS QUE CONFIRMARAM PRESENCIALMENTE INTERESSE NAS VAGAS DA LISTA DE ESPERA DO SISU, CONFORME CONVOCATÓRIA Nº 01/2015 DA 2ª EDIÇÃO DO

Leia mais

Prefeitura de São José do Rio Preto, 09 de Setembro de 2015. Ano XII nº 3534 DHOJE SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO SME Nº 12/2015

Prefeitura de São José do Rio Preto, 09 de Setembro de 2015. Ano XII nº 3534 DHOJE SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO SME Nº 12/2015 Prefeitura de São José do Rio Preto, 09 de Setembro de 2015. Ano XII nº 3534 DHOJE SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO SME Nº 12/2015 Regulamenta o processo de Remoção por títulos dos titulares

Leia mais

Consulado Geral de Portugal em Luanda Avenida de Portugal n.º 50 1º andar Tel.: 002442 333435 Fax: 002442 333656 Email: cgluanda@mne.

Consulado Geral de Portugal em Luanda Avenida de Portugal n.º 50 1º andar Tel.: 002442 333435 Fax: 002442 333656 Email: cgluanda@mne. VISTOS SCHENGEN Lista de documentos a apresentar pelos requerentes de visto em Angola (requisitos gerais +requisitos específicos em função do motivo da viagem) I. REQUISITOS GERAIS PARA TODOS OS REQUERENTES

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO ENTRE O NOVO CÓDIGO CIVIL, O CÓDIGO CIVIL DE 1916 E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE QUANTO A ADOÇÃO.

QUADRO COMPARATIVO ENTRE O NOVO CÓDIGO CIVIL, O CÓDIGO CIVIL DE 1916 E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE QUANTO A ADOÇÃO. 1 QUADRO COMPARATIVO ENTRE O NOVO CÓDIGO CIVIL, O CÓDIGO CIVIL DE E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE QUANTO A ADOÇÃO. Artigo 1618 Só a pessoa maior de 18 (dezoito) anos pode adotar. Artigo 368 -

Leia mais

Prezado, Assim define o mencionado artigo:

Prezado, Assim define o mencionado artigo: Prezado, Informamos que a Secretaria da Fazenda Pública do Estado de São Paulo publicou a Portaria CAT-59, de 11 de junho de 2015, no dia 12 de junho do corrente ano, alterando os artigos 1º, 27, 28 e

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO RIO GRANDE DO SUL Autarquia Federal Lei nº 5.905/73

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO RIO GRANDE DO SUL Autarquia Federal Lei nº 5.905/73 DECISÃO COREN-RS Nº 133/2013 ESTABELECE NOVA REGULAMENTAÇÃO AO PAGAMENTO DE DÉBITOS DE ANUIDADES JUNTO AO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO RIO GRANDE DO SUL - COREN-RS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Conselho

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO, DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR N^ 02/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO, DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR N^ 02/2015 krotof EDITAL DO PROCESSO SELETIVO, DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR N^ 02/2015 O Grupo Kroton Anhanguera Educacional torna público, para conhecimento dos interessados, os procedimentos e normas que

Leia mais

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR INSTRUÇÃO Nº 13, DE 11 DE MAIO DE 2006.

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR INSTRUÇÃO Nº 13, DE 11 DE MAIO DE 2006. Edição nº 90, Seção 01, Página 56, de 12/maio/2006 Edição nº 90, Seção 01, Página 56, de 12/maio/2006 MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR INSTRUÇÃO Nº 13, DE 11 DE MAIO

Leia mais

3. Portador de Diploma: 3.1 Possuir Diploma Registrado e Histórico escolar com formação na área da Saúde.

3. Portador de Diploma: 3.1 Possuir Diploma Registrado e Histórico escolar com formação na área da Saúde. MEDICINA EDITAL DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, DE ALUNOS DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, TRANSFERÊNCIA EXTERNA DE MEDICINA E PORTADOR DE DIPLOMA DA ÁREA DA SAÚDE. ANO LETIVO

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Alistamento Eleitoral e Resolução TSE n.º /03. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Alistamento Eleitoral e Resolução TSE n.º /03. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL e Resolução TSE n.º 21.538/03 Prof. Roberto Moreira de Almeida ALISTAMENTO ELEITORAL CONCEITO É o ato jurídico pelo qual a pessoa natural adquire, perante a Justiça Eleitoral, após a

Leia mais

EDITAL Nº 001 / 2016.

EDITAL Nº 001 / 2016. EDITAL Nº 001 / 2016. O Diretor Geral da Escola de Governança Pública do Estado do Pará, no uso de suas atribuições legais, torna público que se encontram abertas as inscrições para o processo seletivo

Leia mais

Normas Acadêmicas da Graduação. Direitos e Deveres dos Alunos

Normas Acadêmicas da Graduação. Direitos e Deveres dos Alunos Normas Acadêmicas da Graduação Direitos e Deveres dos Alunos Cancelamento do Registro Acadêmico Desligamento da UFMG Terá seu registro acadêmico cancelado e será desligado da UFMG o aluno que se encontrar

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Faculdade de Física Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

Leia mais

(Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame) O Congresso Nacional decreta:

(Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI N o 5806, DE 2005 (Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame) Dispõe sobre a desburocratização dos processos de constituição, funcionamento e baixa das microempresas e empresas de pequeno porte,

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Alistamento Eleitoral Alistamento Eleitoral e Resolução-TSE Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Alistamento Eleitoral Alistamento Eleitoral e Resolução-TSE Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Alistamento Eleitoral Alistamento Eleitoral e Resolução-TSE 21.538 Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Características do Voto Personalíssimo: exercido pessoalmente. Obrigatório: entre

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE HABILITAÇÃO, REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO ASSOCIAÇÃO REABILITAR

ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE HABILITAÇÃO, REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO ASSOCIAÇÃO REABILITAR EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 001/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DE MOTORISTA E AGENTE DE VIAGEM PARA CADASTRO RESERVA PARA O SISTEMA DE TRANSPORTE ELETIVO DO PIAUÍ GESTADO PELA ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 007/2015/SJC Unidades Prisionais de Blumenau.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 007/2015/SJC Unidades Prisionais de Blumenau. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 007/2015/SJC Unidades Prisionais de Blumenau. 4ª Convocação: A Gerência de Gestão de Pessoas convoca os candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado Edital 007/2015,

Leia mais

DD. PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

DD. PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO DIAS TOFFOLI DD. PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL Apuração de Eleição 157804 O PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA PSDB, por seus representantes, infra-assinados,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED EDITAL N.º 12/2015 DG/SEED O DIRETOR GERAL da SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições legais, conferidas pela Lei Estadual n.º 8485/1987, Art. 10, Inciso II, e Art. 47, Incisos VI e VII,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 / 2011.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 / 2011. GOVERNO MUNICIPAL DE CAUCAIA Secretaria de Finanças e Planejamento INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 / 2011. Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados com relação ao indeferimento da opção e da exclusão do

Leia mais

A T E N Ç Ã O 2 A ELEIÇÃO NÃO MAIS PODERÁ SER REALIZADA ATRAVÉS DE CHAPAS;

A T E N Ç Ã O 2 A ELEIÇÃO NÃO MAIS PODERÁ SER REALIZADA ATRAVÉS DE CHAPAS; A T E N Ç Ã O 1 OS DIRETORES CLÍNICO, TÉCNICO (RESPONSÁVEL TÉCNICO) E ADMINISTRATIVOS, ALÉM DOS MEMBROS DA COMISSÃO ELEITORAL, ESTÃO IMPEDIDOS DE SE CANDIDATAREM A COMISSÃO DE ÉTICA MÉDICA; 2 A ELEIÇÃO

Leia mais

As inscrições deverão ser realizadas pelo site http://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/-/especializacaoem-medicina-intensiva-para-adultos,

As inscrições deverão ser realizadas pelo site http://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/-/especializacaoem-medicina-intensiva-para-adultos, Edital de Seleção ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA Ano letivo 2016. O Superintendente de Ensino do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa IEP/HSL, no uso de suas atribuições, faz saber que o

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO. 2. Original dos seguintes documentos, solicitados no local de residência do candidato:

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO. 2. Original dos seguintes documentos, solicitados no local de residência do candidato: TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO DOCUMENTAÇÃO PARA A POSSE 1. 3 (três) fotos recentes, tamanho 3X4 2. Original dos seguintes documentos, solicitados no local de residência do candidato: a) Certidão

Leia mais

REGIMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DE 2016 (Artigos 40 a 50 do Estatuto Social)

REGIMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DE 2016 (Artigos 40 a 50 do Estatuto Social) REGIMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DE 2016 (Artigos 40 a 50 do Estatuto Social) SEÇÃO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regimento estabelece, em conformidade com as disposições estatutárias,

Leia mais

DIAS E HORÁRIO DE ATENDIMENTO PARA A MATRÍCULA: DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA E PARA COMPROVAÇÃO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS

DIAS E HORÁRIO DE ATENDIMENTO PARA A MATRÍCULA: DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA E PARA COMPROVAÇÃO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS 2ª chamada de aprovados no SISU 2013/01 DIAS E HORÁRIO DE ATENDIMENTO PARA A MATRÍCULA: Dias 01, 04 e 05 de fevereiro de 2013. Horário: 10 horas às 11 horas e das 14horas às 20 horas. Local: Coordenação

Leia mais

EDITAL DE EXTENSÃO Nº 02/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA IDIOMAS APLICADOS A SERVIÇO DE TURISMO

EDITAL DE EXTENSÃO Nº 02/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA IDIOMAS APLICADOS A SERVIÇO DE TURISMO EDITAL DE EXTENSÃO Nº 02/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA IDIOMAS APLICADOS A SERVIÇO DE TURISMO A Pró-Reitora de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

EDITAL No. 418 - PROCESSO DE SELEÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO

EDITAL No. 418 - PROCESSO DE SELEÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL Tel: (21) 3938-1179 geoquater@mn.ufrj.br

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA RESOLUÇÃO CFM Nº 1.979/2011 (Publicada no D.O.U. 13 dez. 2011. Seção I, p.224-225) Fixa os valores das anuidades e taxas para o exercício de 2012, revoga as Resoluções CFM

Leia mais

Comentários à Prova de Técnico Judiciário Área Administrativa do TRE/MA provas em 31.08.2015

Comentários à Prova de Técnico Judiciário Área Administrativa do TRE/MA provas em 31.08.2015 à Prova TJAA à Prova de Técnico Judiciário Área Administrativa do TRE/MA provas em 31.08.2015 Questão IESES/TRE-MA Técnico Administrativo - 2015 Assinale a alternativa INCORRETA. De acordo com a Lei 4.737/65,

Leia mais

Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Educação Gabinete do Secretário EDITAL Nº 04/2016

Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Educação Gabinete do Secretário EDITAL Nº 04/2016 EDITAL Nº 04/2016 O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO no uso das suas atribuições legais e regulamentares, tendo em vista o disposto do art. 90, da Constituição Estadual, do art. 82, da Lei nº. 9.394 de

Leia mais