HOTEL ATLÂNTICO DE JOÃO GILBERTO NOLL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HOTEL ATLÂNTICO DE JOÃO GILBERTO NOLL"

Transcrição

1 1 FRAGMENTOS DO VIVER ITINERANTE EM HOTEL ATLÂNTICO DE JOÃO GILBERTO NOLL Maria Margarete Souza Campos Costa (UESC) * 1 INTRODUÇÃO A literatura enquanto construção intelectual e artística, é expressão do imaginário social de determinado contexto histórico, e no que se refere à contemporaneidade, suscita questionamentos que problematizam a homogeneidade, os modelos sociais hegemônicos e enfatiza a desconstrução, a heterogeneidade, o relativismo e a esquizofrenia, revelados nas diferentes contingências da condição humana. Segundo Rouanet (1987), a literatura pósmoderna é fragmentária, descontínua, polissêmica [...] em contraste com a literatura clássica e moderna, que se basearia na estética do símbolo. Isto é, seria totalizadora, harmônica, contínua e representaria a unidade de uma intenção significante. João Gilberto Noll insurge no cenário literário contemporâneo com uma linguagem cifrada, seca e fotográfica e com personagens, que bem representam o desassossego, a fragmentação, o insólito e a solidão, próprios do homem pós-moderno e da respectiva relação conflituosa com o seu tempo. Noll caracteriza-se como um escritor de descaminhos e de experiências marcadas pela ausência de limites, pelo esvaziamento das relações e pela fragmentação do sujeito que constituem um não-lugar do vivido e da fantasia. O * Mestranda em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, sob a orientação da Profª Drª. Sandra Maria Pereira do Sacramento; Pós-graduada em Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2001); Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (1994). Servidora pública estadual Secretaria de Educação do Estado da Bahia. guetecampos@hotmail.com.

2 2 reconhecimento da crítica acerca da obra do referido autor vem se traduzindo na conquista de diversos prêmios ao longo das suas publicações, além de inseri-lo entre os mais importantes escritores da contemporaneidade. Desse modo o presente artigo analisa a obra Hotel Atlântico, de João Gilberto Noll, para verificar nesta, a configuração de elementos do contexto histórico, social e político que se inscrevem na pós-modernidade, os quais permitem a inter-relação entre o texto literário e as teorias concernentes a esse tema, além de legitimar a importância desta obra no contexto contemporâneo. A escolha desse objeto foi determinada pelas inquietações provocadas pelo itinerário intrigante do protagonista que entre idas e idas configura as incertezas e o esmaecimento do homem contemporâneo. Esta análise se fundamenta nas teorias que problematizam as concepções relativas à pós-modernidade, contemporaneidade ou modernidade tardia e as conseqüentes transformações culturais ocorridas, principalmente nos dois últimos séculos que culminaram com modificações nos campos do fazer artístico, social, político e filosófico. Tornando imprescindível a recorrência a teóricos como: Lyotard, Benjamim, Hall, Foucault e Jameson entre outros. 2 O SUJEITO EM FRAGMENTOS Hotel Atlântico de João Gilberto Noll constitui uma obra que traz em si o caráter intrigante e desafiador da literatura contemporânea, tendo em vista a possibilidade de se discutir temas urbanos e cotidianos que evidenciam o discurso das margens, como também a desconstrução do sujeito ante ao universo de incertezas do seu tempo. A perda da identidade, a condição provisória, a solidão, a ampliação dos espaços, constituem evocações recorrentes nos textos desse autor. Segundo Benjamin:

3 3 A origem do romance é o indivíduo isolado, que não pode mais falar exemplarmente sobre suas preocupações mais importantes e que não recebe conselhos nem sabe dá-los. Escrever um romance significa, na descrição de uma vida humana, levar o incomensurável a seus últimos limites. Na riqueza dessa vida e na descrição dessa riqueza, o romance anuncia a profunda perplexidade de quem a vive (BENJAMIN, 1994, p. 201). No referido livro, o narrador-protagonista é um sujeito que habita um não-lugar e vive em trânsito, solitário, não permite que o leitor penetre em sua intimidade subjetiva, vive à deriva em busca ou fugindo de algo que não se sabe ao certo, não tem origem ou destino. Desvinculado de laços afetivos, ele, não dá ao leitor pistas capazes de revelar a sua identidade. Para Hall: Esse processo produz o sujeito pós-moderno, conceitualizado como não tendo uma identidade fixa, essencial ou permanente. A identidade torna-se uma celebração móvel : formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam. [...] O sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos, identidades que não são unificadas ao redor de um eu coerente. Dentro de nós há identidades contraditórias, empurrando em diferentes direções, de tal modo que nossas identificações estão sendo continuamente deslocadas. [...] na medida em que os sistemas de significação e representação cultural se multiplicam, somos confrontados por uma multiplicidade desconcertante e cambiante de identidades possíveis, com cada uma das quais poderíamos nos identificar ao menos temporariamente (HALL, 2004, p ). Sujeito anônimo na multidão de qualquer grande metrópole do mundo, o narradorprotagonista incorpora a massa de transeuntes nas ruas velozes, um andarilho. Eterno viajante que caminha, ora em automóveis por entre avenidas, viadutos, painéis eletrônicos e intermináveis textos, cores e sons que amontoam informações audiovisuais. Nem todas possíveis de compreensão devido ao ritmo da vida pós-moderna. Lyotard observa que: Desta decomposição dos grandes Relatos, que analisaremos mais adiante, segue-se o que alguns analisam como a dissolução do vínculo social e a passagem das coletividades sociais ao estado de uma massa composta de átomos individuais lançados num absurdo movimento browniano. Isto não é relevante, é um caminho

4 4 que nos parece obscurecido pela representação paradisíaca de uma sociedade orgânica perdida (LYOTARD, 2000, p. 28). Em Hotel Atlântico, a metrópole é o Rio de Janeiro, num dia qualquer, em um pequeno hotel inominado no bairro de Copacabana. Desde então, o narrador-protagonista terá por companhia o insólito, que se fará presente durante toda a narrativa até o seu último itinerário, com a ocorrência de três mortes ao longo da sua viagem. A primeira morte ocorre nesse hotel em Copacabana, um corpo é encontrado em um dos quartos e não se sabe ao certo a causa da morte, nem a identidade do morto que é levado por policiais: Lá dentro havia um corpo coberto por um lençol estampado (NOLL, p. 9). Depois ocorre a morte de uma americana que viaja ao lado do narrador-protagonista, num ônibus que os leva a Florianópolis, da qual se tem pouquíssimas informações, o nome é Susan, perdeu uma filha e suicidou-se supostamente com um coquetel de drogas durante a viagem: Não havia dúvida: Susan tinha morrido. Lembrei que era o segundo cadáver que eu encontrava em menos de 48 horas. O outro, o do hotel em Copacabana (NOLL, p. 31). E por último, a morte de uma anciã cujo nome era Diva, tudo leva a crer que morreu de velhice, a quem o protagonista usando uma batina, imbui-se da autoridade de um sacerdote da Igreja e dá-lhe a extrema unção: Encostei o polegar direito na minha língua, senti ele úmido, e com ele fiz uma cruz na testa, na boca e no peito da agonizante (NOLL, p. 67). Diante dessas mortes a personagem comporta-se com indiferença, sem nenhum envolvimento emocional, dando a esses acontecimentos a importância relativa ao que poderia ser chamado de corriqueiro ante o seu desejo de seguir viagem, cujo itinerário é decidido na última hora, sem planejamento algum ou motivo aparente, não havendo espaço nem tempo para se refletir sobre as mortes ou aprender qualquer ensinamento a partir desta experiência.

5 5 Nas palavras de Arendt: [...] os homens no plural, isto é, os homens que vivem e se movem e agem neste mundo, só podem experimentar o significado das coisas por poderem falar e ser inteligíveis entre si e consigo mesmos (ARENDT, 2007, p. 12). O narrador-protagonista parece incorporar novos personagens em cada lugar por onde passa, de hotel em hotel, de cidade em cidade, as circunstâncias vão traçando a sua improvisada trajetória. Essa figura anônima de vida seccionada move-se no espaço-tempo, num universo constituído por descontinuidades, como se quisesse ironizar a realidade na qual está inserido. Talvez o que mostre, sejam apenas simulacros do que realmente é: máscaras, dissimulações de si mesmo. Ademais, em determinado momento da narrativa é revelado que ele é um ator em decadência, que perambula por espaços fragmentados e destituídos de memória, perseguindo a personagem de Noll, na tentativa irrefreável de atribuir-lhe uma identidade e encontrar sentido na sua busca. Como afirma Baudrillard: Já não é possível partir do real e fabricar o irreal, o imaginário a partir dos dados do real e l. O processo será antes o inverso: será o de criar situações descentradas, modelos de simulação e de arranjar maneiras de lhes dar as cores do real, do banal, do vivido, de reinventar o real como ficção. Porque ele desapareceu da nossa vida (BAUDRILLARD, 199, p.154). Durante a viagem, a degradação física e sensorial anuncia-lhe o declínio da própria vida e o remete ao infortúnio da sua condição humana, condição esta, da qual não se pode fugir, por mais que longe vá, está atrelado a um corpo físico que o iguala a todos os imortais. Daí talvez a sua única saída seja viver o instante, o agora de forma itinerante mesmo que, a partir de insólitas e vazias experiências. Atrelado ao presente, o narrador-protagonista despreza o passado e não se projeta para o futuro, há uma total ausência de perspectivas ou objetivos, suas conquistas estão reduzidas ao agora. Sua aventura errante segue por vias marginais, permeadas por turbulências e

6 6 acontecimentos acidentais que o aproxima de situações inusitadas, as quais assemelham-se a uma colagem de cenas sobrepostas e dão um ritmo acelerado aos acontecimentos. Através de resquícios de lembranças da infância, sua vaga memória alude ao que seria sua identidade. É a memória de um tempo que não se sabe ao certo. Agora eu via apenas o chão sujo do piso superior da rodoviária. Olhando aquele chão sujo eu não tinha nada a pensar. Talvez uma vaga saudade da intimidade infantil com o chão (NOLL, p. 21). Ao chegar a Arraiol, uma cidadezinha do Sul do país, sofre um acidente no qual tem uma de suas pernas amputadas por um cirurgião, Dr. Carlos, candidato a prefeito do lugar, cuja pretensão é ganhar prestígio político, ao saber que o sujeito operado por ele é um ator. Porém, ao descobrir que se trata de um ex-ator em decadência e que o mesmo não trará repercussão a sua campanha, abandona-o no hospital à própria sorte. É ali que o ex-ator conhece o enfermeiro Sebastião, a única pessoa que o ajuda nesses dias difíceis, além do assédio de Diana, a filha do Dr. Carlos, que nutre pelo amputado um desejo voraz. Entretanto, com a amputação, o narrador protagonista torna-se totalmente dependente para se movimentar, em conseqüência disso, não consegue realizar o desejo da moça e como conseqüência, também é abandonado por ela. Já não pode também, empreender novos roteiros e irromper novas distâncias. Está inválido. Revela-se então, o seu fracasso enquanto sujeito de si, itinerante das experiências fugazes. Agora está completamente dependente de Sebastião, e a ele recorre para iniciar a sua última viagem e completar o percurso. Esta é a única relação de amizade mantida pelo narrador-protagonista durante toda a narrativa. Pra Foucault: O corpo também está diretamente mergulhado num campo político; as relações de poder têm alcance imediato sobre ele; elas o investem, o marcam, o dirigem, o supliciam, sujeitam-no a trabalhos, obrigam-no a cerimônias, exigem-lhe sinais. Este investimento político do corpo está ligado, segundo relações complexas e

7 7 recíprocas, à sua utilização econômica; é numa boa proporção, como força de produção que o corpo é investido por relações de poder e dominação (FOUCAULT, 2004, p.25). O enfermeiro ajuda-o a fugir do hospital e com o pretexto de que irá visitar a avó, leva-o até Porto Alegre. Chegando lá, Sebastião fica sabendo que sua avó morrera há dois anos e que no terreno da antiga casa dela havia sido construído um novo prédio. Os dois seguem então à praia do Pinhal, pois Sebastião não conhece o mar e este é o seu grande desejo. Como num lapso de memória, o narrador-protagonista, revela que costumava ir a essa praia na infância. Lá, os dois hospedam-se no Hotel Atlântico. As ruas e o hotel estão vazios, dando a ele uma espécie de prazer e realização, uma sensação de ter chegado em casa: Tirei o casaco, não que me sentisse acalorado, mas só pelo prazer de jogar o casaco sobre a cama onde eu ia dormir, como se estivesse em casa. E eu realmente me considerava em casa pela primeira vez, depois de tanto tempo (NOLL, p.106). É nesse não-lugar, que o narrador-protagonista finda sua viagem, aos poucos vai perdendo os sentidos. É levado à praia por Sebastião e morre diante do mar. A morte do protagonista de Hotel Atlântico anula a possibilidade de se conhecer a sua identidade. O sujeito perdido em meio a vivências fragmentadas e descontínuas que o dissolve, desencadeando uma situação paranóica, sem começo nem fim, que o leva ao esquecimento de si mesmo e o imerge numa busca interminável pelo incerto, talvez a identidade perdida ou o resgate da própria vida. 3 A VIDA EM TRÂNSITO A história inicia-se com o narrador-protagonista no Rio de Janeiro, em um pequeno hotel em Nossa Senhora de Copacabana, quase esquina da Miguel Lemos (NOLL, p. 48). O hotel é um lugar de trânsito, de relações provisórias e anônimas, as informações apresentadas

8 8 pelos hóspedes não garantem veracidade, a exemplo do narrador-protagonista, que ao preencher a ficha do hotel dá uma informação falsa: Preenchi a ficha do hotel, estado civil casado, eu menti e imaginei uma mulher me esperando num ponto qualquer do Brasil (NOLL, p.10). Sendo o hotel ao mesmo tempo, espaço de chegada e partida, constitui-se como um não-lugar: Uma contagem regressiva estava em curso, eu precisava ir (NOLL, p.13), alheio a qualquer forma de compromisso com o mundo que o circunda, o sujeito realiza-se vivendo numa pseudo- liberdade sem lugar para retornar, sem nenhuma referência à memória: história da infância. Halbwachs defende que: É difícil conceber como despertaria em uma consciência isolada o sentimento da identidade, talvez porque nos parece que um homem inteiramente só não poderia se lembrar de modo algum. Contudo, se admitimos que no mínimo não muda o ambiente exterior, no qual estaria um ser assim, se ele não estiver sempre mudando de lugar, nada impediria que se habituasse pouco a pouco aos objetos materiais que o circundam e que se apresentam freqüentemente a seus olhos. Revendo os mesmos lugares, ele talvez recordará que já os viu e este poderia ser seu ponto de partida de um sentimento do eu (HALBWACHS, 2006, p.110). Outra forma que o narrador-protagonista utiliza para fortalecer a sua condição de não pertencimento é o fato de não possuir bagagens, transita de um lugar a outro apenas com a roupa do corpo: Ela olhou para as minhas mãos e perguntou:/ - E a bagagem?/ - A bagagem eu deixei guardada no Galeão foi a explicação que me saiu (NOLL, p.10). O sujeito é movido por uma necessidade que o impulsiona a estar sempre em trânsito: Mas eu precisava ir: desci o degrau e me encostei na parede do prédio (NOLL, p. 18). Embora o leitor não tenha a clareza do que o motiva de modo tão intenso e instintivo a tantas idas e idas, envereda com ele em sua interminável jornada: Naquelas vias por onde se subia ou descia pareciam todos muito imersos naquilo que estavam fazendo. Ter percebido assim

9 9 me relaxou. Eu também conseguiria: viajar, tomar um ônibus, chegar em algum lugar (NOLL, p.20). O protagonista inominado é movido pela efemeridade do presente, a sua condição de desterritorializado não lhe permite evocar um passado. Salvo algumas poucas e fragmentadas reminiscências de um passado recente que o remetia a lugares por onde passou: Comprei um postal da ponte de Florianópolis. Eu costumava guardar postais de recordação. Naqueles dias eu levava no bolso de trás da calça dois postais. Já estavam bem amarfanhados. Um deles mostrava a praia de Copacabana à noite. O outro a barca para Niterói (NOLL, p.36). Entretanto, os postais são abandonados no bolso, e a sua fixação no presente é reafirmada: Eu não guardo nada comigo (NOLL, p. 48), o tempo presente o reconduz a novos espaços e ao movimento da sua vida alienada e vazia. Rouanet ressalta que: A cultura pós-moderna só tem a dimensão do presente um presente monstruoso, avassalador, responsável pela estrutura esquiza da pós-modernidade. Segundo Lacan, a esquizofrenia resulta da ruptura da cadeia de significantes, na qual reside o sentido e de onde emerge a noção de tempo. Exposto a significantes desmembrados, sem nenhuma relação orgânica entre si, o artista pós-moderno está privado do sentido e da história (ROUANET, 1987, p. 250). O narrador-protagonista lança-se rumo a horizontes esvaziados por um abandono proposital de si mesmo e do mundo, horizonte este, formado por fragmentos de vida e cenas recortadas que nunca se completam. Essas rupturas possibilitam-lhe não perder a intensidade e a euforia com que vive o fugaz presente e as suas vagas e irresolutas experiências e, tanto quanto, pela necessidade imediata de cruzar outros espaços, sem perspectivas ou motivos aparentes, que justifiquem essa perseguição pelo movimento de estar sempre indo a algum lugar, sem preocupação com o depois.

10 10 4 RELAÇÕES ESVAZIADAS As pessoas com as quais o protagonista cruza em sua trajetória,são apresentadas apenas com o primeiro nome, a função que exerce ou a profissão, a narrativa não apresenta muitas informações sobre quem elas são, as pistas são dadas a partir de fragmentos de acontecimentos que na maioria das vezes não apresentam um desfecho, este fica a cargo do leitor e da sua imaginação. São muitos os pontos de interrogação e as lacunas a serem completadas: a recepcionista do hotel, o garoto que o levou até o quarto do hotel, o motorista de táxi, Eva, a loura com quem se envolvera. Susan, a americana que conheceu no ônibus durante a viagem a Florianópolis, os dois rapazes com os quais seguiu viagem até Porto Alegre: Nelson e Leo; Marisa, Antonio, Dr. Carlos, a filha de Dr. Carlos: Diana... Com todas essas pessoas, mantém relações esvaziadas, anônimas e desprovidas de qualquer sentimento afetivo, o que fica evidenciado principalmente, na relação sexual entre o aventureiro e a recepcionista do hotel no Rio de Janeiro: Vendo se despida ela imediatamente se pôs de quatro sobre o imundo carpete verde. Eu me ajoelhei por trás. A minha missão: cobri-la fora do alcance dos seus olhos. Nenhum toque acima da cintura, nada que não fossem ancas anônimas se procurando patéticas (NOLL, p.12). A relação do personagem anônimo com as mulheres que cruzam o seu caminho, resume-se em encontros fortuitos e casuais, que ocorrem em situações movidas apenas pelo desejo carnal e totalmente vazias de afeto ou sentimento, simulando um ato puramente animal. Jameson argumenta: No que diz respeito a expressão e sentimentos ou emoções, a liberação, na sociedade contemporânea, da antiga anomie do sujeito centrado pode também implicar não apenas a liberação da ansiedade, mas também a liberação de qualquer outro tipo de sentimento, uma vez que não há mais a presença de um ego para encarregar-se de sentir. Isso não é a mesma coisa que dizer que os produtos culturais da era pós-moderna são completamente destituídos de sentimentos, mas sim que tais sentimentos a que pode ser melhor e mais correto chamar, seguindo Lyotard, de intensidade são agora auto-sustentados e impessoais e costumam ser dominados por um tipo peculiar de euforia (JAMESON, 2007, p. 43).

11 11 Quiçá, em função dessa escassez dos sentimentos, o protagonista se esmera em descrever as circunstâncias vividas com um detalhismo centrado nas aparências das coisas e dos seres, que chega a ser neo barroco e assemelha-se a uma fotografia, como se quisesse preencher espaços propositalmente vazios: A moça tinha os cabelos pretos, uma franja espessa, os cabelos vinham logo abaixo das orelhas (NOLL, p. 11). Conforme podemos observar no fragmento abaixo: Apoiado num parapeito um garoto olhava o breve vôo de uma pomba. A pomba pousou num vão para ar-condicionado. Reparei que ali havia um ninho com um pombinho. A pomba que tinha acabado de pousar, que deveria ser a mãe, ficou espetando o bico no filhote (NOLL, p.13). A personagem protagonista de Hotel Atlântico, a partir do apagamento das relações sociais, desfruta de uma sensação de liberdade, pelo motivo de não se prender a experiências subjetivas, apesar de estar num mundo, onde distâncias foram subvertidas e o seu transitar, embora, seja mais um pretexto para não aceitar a condição da vida em sociedade. Ele não escapa ao encontro com que mesmo sem profundidade, como cenas de videoclips, são inevitáveis. Rouanet aponta que o cotidiano pós-moderno caracteriza-se pela predominância da informação, a substituição do livro pelo vídeo uma estrutura psíquica caracterizada por um violento narcisismo e por um total esvaziamento da subjetividade (ROUANET,1987). A diluição das relações afetivas, faz com que esse sujeito pós-moderno agarre-se ao imediato, a tal ponto, que este por vezes, não se dá conta da sua condição humana, análoga a uma máquina que articula-se num movimento fora de si mesmo, aludindo apenas ao suprimento de algumas pouquíssimas necessidades, numa vivência escassa de significados.

12 12 5 A DETERIORAÇÃO DO CORPO Esse homem desenraizado em meio a essas viagens acaba sendo traído em suas convicções, e a deterioração do corpo é um dos elementos que o distancia da sua falsa liberdade. O corpo com o seu perecimento constitui as amarras, que o aprisiona e o impede de continuar a sua jornada. O seu corpo é a superfície de inscrição dos acontecimentos. O corpo é o ponto de articulação com a história (FOUCAULT, 2002, p. 22). Embora durante toda a narrativa, o narrador protagonista esforce-se em negligenciar a deterioração do seu corpo, por vezes é obrigado a lapsos de consciência que o lembra da sua decadência física. O espelho é um elemento recorrente na narrativa, objeto este, que sempre estará em algum quarto de hotel, para fazê-lo recuperar a imagem de si mesmo e a decadência das forças, do seu corpo, o depositário da sua identidade não revelada: Na frente do espelho olhei as minhas olheiras fundas, a pele toda escamada, os lábios ressequidos, enfiei a língua pela cárie inflamada de um dente, pensei que não adiantava nada eu permanecer, contabilizando sinais de que o meu corpo estava se deteriorando (NOLL, p.16). Dores no corpo, vertigem, falta de ar, são os recados do corpo, anunciando ao narrador-protagonista a viagem final que o identificaria com todas as outras pessoas, a morte. Para Benjamin: É no momento da morte que o saber e a sabedoria do homem e, sobretudo, sua existência vivida é dessa substância que são feitas as histórias assumem pela primeira vez uma forma transmissível. Assim como no interior do agonizante desfilam inúmeras imagens visões de si mesmo, nas quais ele se havia encontrado sem se dar conta (BENJAMIN, 1994, p. 207). O corpo que fazia eclodir todos os seus instintos, e o colocava em comunhão, ainda que carnal, com o outro. Avancei e lhe beijei o pescoço [...] Eu abria os botões da sua blusa e lhe beijava os seios. Levantei a sai molhada e lhe apertei as coxas ela não usava calcinha. Marisa abriu alguns botões da batina e gozamos juntos, de pé (NOLL, p. 68).

13 13 Apesar do seu esforço em ignorar o tempo e alcançar distâncias, o corpo determina o curso da sua história, ou melhor, anuncia o fim do interminável percurso, contudo. O perecimento do corpo que também é configurado nas três mortes que ocorrem durante a narrativa, em nada abala o narrador-protagonista, que, sempre se distante desses acontecimentos uma atenção mais demorada, ou demonstrar algum tipo de emoção, seguia em frente, no seu já conhecido distanciamento das fraquezas humanas, em algumas, ajudava até a sua consumação: E falei baixinho: - Vai, Diva, vai sem medo, vai... A velha então suspirou e morreu (NOLL, p.67). Os sintomas da sua decadência iam sendo evidenciados em cada lugar por onde passava, no trajeto da sua viagem até chegar a Arraiol, onde teve uma das pernas amputadas, e, ficou impotente após um acidente em circunstâncias não muito claras. Impedido de se movimentar e de realizar os seus desejos sexuais com Diana, a filha do médico e candidato a prefeito que o operou. Fica impedido assim, de configurar também a sua identidade masculina. É em Arraiol que ele conhece o enfermeiro Sebastião, aquele que o acompanha até a sua última viagem. Apesar da narrativa não esclarecer muito bem a relação entre o narradorprotagonista e Sebastião, infere-se a existência de uma amizade, não obstante o seu esquivar ante os afetos, os sentimentos, a memória. Mas, eis que lhe surge o desejo irrefreável de retornar a uma praia onde freqüentara na infância, a praia de Pinhal, seria um retorno à origem? Sob o pretexto de visitar a avó e conhecer o mar, Sebastião aceita o convite para realizar aquele que seria o último desejo do viajante. Chegando lá, hospedam-se no Hotel Atlântico, este será o seu último lugar de passagem, ali perderá os sentidos.chegar à beira do mar é se deparar com o desconhecido, diante dele sucumbiu como toda criatura humana:

14 14 Aí Sebastião olhou o mar. Eu também, o mar escuro do Sul. Depois ele virou a cabeça para o lado e olhou para mim. Pelo movimento dos seus lábios eu só consegui ler a palavra mar. Depois eu fiquei cego, não via mais o mar nem Sebastião. Só me restava respirar, o mais profundamente. E me vi pronto para trazer, aos poucos, todo o ar para os pulmões. Nesses segundos em que enchia o pulmão de ar, senti a mão de Sebastião apertar a minha. Sebastião tem força, pensei, e eu fui soltando o ar, devagar, devagarinho, até o fim. (NOLL, p.110) E assim, a vida agora o desafiava a vislumbrar outros espaços, aquela sim seria a sua última e interminável viagem. O andarilho sem origem, sem nome, marca a sua existência com a negação da identidade, representa diferentes papéis em sua trajetória, e assume identidades momentâneas, vestindo e despindo máscaras. Talvez ele mesmo não se reconhecesse mais, e o leitor no intuito de decifrá-lo, persegue-o em suas andanças. 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS A literatura de João Gilberto Noll arremessa o leitor por trilhas desconexas, numa narrativa caracterizada principalmente, pela sobreposição de múltiplas histórias, sem início nem fim, atribuindo a estas um caráter provisório, cujo significado vai sendo construído à medida que se penetra em sua linguagem cifrada e fragmentada, impulsionando o leitor a adentrar o universo desse viajante, movido por um inusitado e desconhecido desejo. Hotel Atlântico, constitui uma obra que permite refletir sobre a problemática dos diversos contextos que produzem a cultura e os comportamentos do homem pós-moderno. O ritmo acelerado com o qual as pessoas movimentam-se de um lugar a outro, sem se darem conta de si mesmas e do que deixam para trás. A ausência de referência e planos para o futuro denuncia uma existência que vai sendo costurada no último momento vivido. Inicialmente de forma grotesca, a ponto de provocar o choque, essa obra, nos desafia a penetrar por desvios e rotas, nos confrontando com o empreendimento da

15 15 contemporaneidade. Essa realidade é marcada pelo ritmo frenético e acelerado da sociedade globalizada, como também, pela indiferença e esmaecimento das sensibilidades, que surpreendentemente nos condicionam a todas as circunstâncias e conseqüências desse viver desenfreado sem tempo para ser e sentir. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio D água, BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, Microfísica do poder. Trad. De Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2008.

16 16 HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, HALL, Stuart. A identidade cultural da pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, JAMESON, Frederic. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio.são Paulo: Ática, LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, NOLL João Gilberto. Hotel Atlântico. São Paulo: Francis, ROUANET, Sérgio Paulo. As razões do iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, VILLAÇA, Nizia. Paradoxos do pós-moderno: sujeito e ficção. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1996.

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ZERO Instruções REDAÇÃO Você deve desenvolver seu texto em um dos gêneros apresentados nas propostas de redação. O tema é único para as três propostas. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga do tema

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Atividade: Leitura e interpretação de texto Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Orientações: 1- Leia o texto atentamente. Busque o significado das palavras desconhecidas no dicionário. Escreva

Leia mais

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II Capítulo II Mark Ford 11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo Dois Como uma nota de $10 me deixou mais rico do que todos os meus amigos Das centenas de estratégias de construção de riqueza que

Leia mais

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum?

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum? A Busca Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas em livros e filmes podemos encontrar uma trama em comum? Alguém, no passado, deixouse

Leia mais

I OS GRANDES SISTEMAS METAFÍSICOS

I OS GRANDES SISTEMAS METAFÍSICOS I OS GRANDES SISTEMAS METAFÍSICOS A principal preocupação de Descartes, diante de uma tradição escolástica em que as espécies eram concebidas como entidades semimateriais, semi-espirituais, é separar com

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM RECUPERAÇÃO DE IMAGEM Quero que saibam que os dias que se seguiram não foram fáceis para mim. Porém, quando tornei a sair consciente, expus ao professor tudo o que estava acontecendo comigo, e como eu

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br Sobre a digitalização desta obra: Esta obra foi digitalizada para proporcionar de maneira totalmente gratuita o benefício de sua leitura àqueles que não podem comprá-la ou àqueles que necessitam de meios

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

COMO FAZER CAMISETAS USANDO STÊNCIL

COMO FAZER CAMISETAS USANDO STÊNCIL COMO FAZER CAMISETAS USANDO STÊNCIL por: Danelectro Olá, amigos! Como vocês já devem ter percebido, o mundo moderno está repleto de coisas iguais. Carros, computadores, móveis, comida: tudo é fabricado

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

Pedro Bandeira. Leitor em processo 2 o e 3 o anos do Ensino Fundamental

Pedro Bandeira. Leitor em processo 2 o e 3 o anos do Ensino Fundamental Pedro Bandeira Pequeno pode tudo Leitor em processo 2 o e 3 o anos do Ensino Fundamental PROJETO DE LEITURA Coordenação: Maria José Nóbrega Elaboração: Rosane Pamplona De Leitores e Asas MARIA JOSÉ NÓBREGA

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

Dia_Logos. café teatral

Dia_Logos. café teatral café Café Teatral Para esta seção do Caderno de Registro Macu, a coordenadora do Café Teatral, Marcia Azevedo fala sobre as motivações filosóficas que marcam esses encontros. Partindo da etimologia da

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação Marcela Alves de Araújo França CASTANHEIRA Adriano CORREIA Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1

UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1 UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1 Celso Rennó Lima A topologia..., nenhum outro estofo a lhe dar que essa linguagem de puro matema, eu entendo por aí isso que é único a poder se ensinar: isso

Leia mais

6. Considerações Finais

6. Considerações Finais 6. Considerações Finais O estudo desenvolvido não permite nenhuma afirmação conclusiva sobre o significado da família para o enfrentamento da doença, a partir da fala das pessoas que têm HIV, pois nenhum

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

CrônicaCrônica. Atividade de Geografia 9ºano / 2012 1 trimestre

CrônicaCrônica. Atividade de Geografia 9ºano / 2012 1 trimestre CrônicaCrônica Atividade de Geografia 9ºano / 2012 1 trimestre Quase sempre um texto curto, com poucas personagens, e que se desenvolve a partir de um fato ou de reflexão sobre um fato principal. Por essa

Leia mais

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo Entendendo os botões emocionais dos seus clientes Rodrigo T. Antonangelo Olá amigo e amiga, seja bem-vindo(a) a mais um exercício muito importante que vai te ajudar a levar seus negócios ao próximo degrau.

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP A encíclica Caritas in veritate de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP O amor verdadeiro como princípio para a justiça social e o desenvolvimento integral Quando olhamos a nossa

Leia mais

Status ON vs Estado OFF

Status ON vs Estado OFF Status ON vs Estado OFF As fotos que postamos em nossos perfis nem sempre representam o nosso real estado emocional Nosso objetivo nesta noite é refletirmos sobre a solidão e a proposta do evangelho para

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

Projeto ESCOLA SEM DROGAS. Interpretando o texto Por trás das letras. Nome: Escola: Série: Título: Autor:

Projeto ESCOLA SEM DROGAS. Interpretando o texto Por trás das letras. Nome: Escola: Série: Título: Autor: Projeto ESCOLA SEM DROGAS Interpretando o texto Por trás das letras Nome: Escola: Série: Título: Autor: O que a capa do livro expressa para você? Capitulo 1 - Floresta Amazônia Por que a autora faz uma

Leia mais

Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006.

Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006. Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006. Nicole Plascak 1 Resumo: A marca pós-moderna é resultado de

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

MEDITANDO À LUZ DO PATHWORK. Clarice Nunes

MEDITANDO À LUZ DO PATHWORK. Clarice Nunes PROGRAMA PATHWORK DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL PATHWORK - RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO HELPERSHIP FORMAÇÃO HELPER Coordenadora do PPTP HELPERSHIP MARIA DA GLÓRIA RODRIGUES COSTA MEDITANDO À LUZ DO PATHWORK

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Pensar na realidade é pensar em transformações sociais. Atualmente, temos observado os avanços com relação à

Leia mais

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar Movimento da Lua Eixo(s) temático(s) Terra e Universo Tema Sistema Solar Conteúdos Movimentos da Terra e da Lua / movimento aparente dos corpos celestes / referencial Usos / objetivos Ampliação e avaliação

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO Equipe Dia/mês/ano Reunião nº Ano: Tema: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO Acolhida Oração Inicial

MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO Equipe Dia/mês/ano Reunião nº Ano: Tema: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO Acolhida Oração Inicial MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO Equipe Dia/mês/ano Reunião nº Ano: Local: Tema: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO Acolhida Oração Inicial Esta é uma história de mudança que ocorre em um labirinto em que quatro personagens

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

Motivação. Robert B. Dilts

Motivação. Robert B. Dilts Motivação Robert B. Dilts A motivação é geralmente definida como a "força, estímulo ou influência" que move uma pessoa ou organismo para agir ou reagir. De acordo com o dicionário Webster, motivação é

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 1ª edição - 1 de agosto de 2015. w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r

Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 1ª edição - 1 de agosto de 2015. w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r EUSPELHO Marcelo Ferrari 1 f i c i n a 1ª edição - 1 de agosto de 2015 w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r EUSPELHO Este livro explica como você pode usar sua realidade para obter autoconhecimento. Boa leitura!

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS Victória Junqueira Franco do Amaral -FFCLRP-USP Soraya Maria Romano Pacífico - FFCLRP-USP Para nosso trabalho foram coletadas 8 redações produzidas

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 Resumo: Os atos anti-sociais são para Winnicott, quando ocorrida a perda da confiabilidade no ambiente,

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM Roteiro para curta-metragem Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM SINOPSE José é viciado em drogas tornando sua mãe infeliz. O vício torna José violento, até que

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR

A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR 7º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná Anais Eletrônicos A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR Letícia Tadra do Carmo 105 Universidade

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Realidade vs Virtualidade

Realidade vs Virtualidade Realidade vs Virtualidade Vivendo entre quem Somos e quem queremos Ser Necessidade de sermos felizes Necessidade de sermos aceitos Necessidades de Sermos A CONSTRUÇÃO DA NOSSA IDENTIDADE Vivendo entre

Leia mais

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter Distribuição digital, não-comercial. 1 Três Marias Teatro Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter O uso comercial desta obra está sujeito a direitos autorais. Verifique com os detentores dos direitos da

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis)

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (Este

Leia mais

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. Eu quero não parar coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - de consigo.o usar que eu drogas f o? aç e Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Construção de Escolhas

Construção de Escolhas Programa: Pré- Aposentadoria Construção de Escolhas Realização Marisa de Oliveira Martinez Psicóloga Secretaria da Administração Tel.: 15-32382107 Mmartinez@sorocaba.sp.gov.br Questões: 1-Sei quanto tempo

Leia mais

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Pergunte a um gestor de qualquer nível hierárquico qual foi o instante em que efetivamente ele conseguiu obter a adesão de sua equipe aos processos

Leia mais

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL Lembro-me que haviam me convocado para uma entrevista de trabalho no NOVOTEL. Lembro-me de estar ansioso e ter passado a noite anterior preparando a minha entrevista. Como iria

Leia mais

Sumário. Prefácio... xi. Prólogo A Física tira você do sério?... 1. Lei da Ação e Reação... 13

Sumário. Prefácio... xi. Prólogo A Física tira você do sério?... 1. Lei da Ação e Reação... 13 Sumário Prefácio................................................................. xi Prólogo A Física tira você do sério?........................................... 1 1 Lei da Ação e Reação..................................................

Leia mais

AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA

AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA Fábio de Araújo Aluno do Curso de Filosofia Universidade Mackenzie Introdução No decorrer da história da filosofia, muitos pensadores falaram e escreveram há cerca do tempo,

Leia mais

internetsegura.fde.sp.gov.br

internetsegura.fde.sp.gov.br PROJETO: HISTORIA: PÁGINA: ANO:! internetsegura.fde.sp.gov.br Internet Segura. Bom para você! Olá! A campanha Internet Segura. Bom para você! apresenta duas histórias em quadrinhos em que seus personagens

Leia mais

IV PARTE FILOSOFIA DA

IV PARTE FILOSOFIA DA IV PARTE FILOSOFIA DA 119 P á g i n a O que é? Como surgiu? E qual o seu objetivo? É o que veremos ao longo desta narrativa sobre a abertura do trabalho. Irmos em busca das estrelas, no espaço exterior,

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Passagens, móveis e projeções

Passagens, móveis e projeções Passagens, móveis e projeções A fotografia, que tem tantos usos narcisistas, é também um poderoso instrumento para despersonalizar nossa relação com o mundo; e os dois são complementares Susan Sontag Olho

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

O Local e o Global em Luanda Beira Bahia 1

O Local e o Global em Luanda Beira Bahia 1 Glauce Souza Santos 2 O Local e o Global em Luanda Beira Bahia 1 Resumo Esta resenha objetiva analisar a relação local/global e a construção da identidade nacional na obra Luanda Beira Bahia do escritor

Leia mais

9º Plano de aula. 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana:

9º Plano de aula. 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana: 9º Plano de aula 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana: Enraizando e criando raiz (CD-Visualização Criativa faixa 2) 3-História da semana: Persistência X

Leia mais

Narrar por escrito a partir de um personagem

Narrar por escrito a partir de um personagem Narrar por escrito a partir de um personagem Aproximação das crianças as ao literário rio Emilia Ferreiro Ana Siro Vozes narrativas e pontos de vista em relatos de ficção: possibilidades discursivas de

Leia mais

CINEMA E PÓS-MODERNIDADE

CINEMA E PÓS-MODERNIDADE CINEMA E PÓS-MODERNIDADE Clarissa Souza Palomequé Urbano 2010 www.lusosofia.net Covilhã, 2009 FICHA TÉCNICA Título: Cinema e Pós-modernidade: Brilho eterno de uma mente sem lembranças e os relacionamentos

Leia mais

O computador que faz e conta piadas.

O computador que faz e conta piadas. O computador que faz e conta piadas. Se vocês pensam que só os humanos contam piadas estão enganados, computadores também tem censo de humor. Apresento-lhes os meus computadores:- O computador principal

Leia mais

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53 Rio de Janeiro Sumário Para início de conversa 9 Família, a Cia. Ltda. 13 Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35 Cardápio de lembranças 53 O que o homem não vê, a mulher sente 75 Relacionamentos: as Cias.

Leia mais

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Por Maria Teresa Somma Com o intuito de entender os motivos que levam franqueados a transferir o seu negócio, foi realizada uma pesquisa exploratória

Leia mais

Minha mãe leu para mim um livro sobre salas de operações, Assim fiquei sabendo que meus médicos e enfermeiras usariam roupas estranhas e máscaras coloridas. Também fiquei sabendo que não me dariam nada

Leia mais

O SUJEITO EM FOUCAULT

O SUJEITO EM FOUCAULT O SUJEITO EM FOUCAULT Maria Fernanda Guita Murad Foucault é bastante contundente ao afirmar que é contrário à ideia de se fazer previamente uma teoria do sujeito, uma teoria a priori do sujeito, como se

Leia mais