Ossos Longos Diáfise Epífise Metáfise

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ossos Longos Diáfise Epífise Metáfise"

Transcrição

1 Fraturas diafisárias, metafisárias e epifisárias Edson Átila Islândia Cardoso Rebeca Veloso Kárita Pessoa Laís Coelho Luciane Santos

2 Ossos Longos Diáfise Epífise Metáfise

3 FRATURAS DIAFISÁRIAS

4 FRATURAS DA DIÁFISE FEMORAL Fraturas do fêmur são em geral de grande As fraturas da diáfise femoral são resultantes de traumas de alta energia, podendo estar associadas a lesões em vários sistemas Impossibilitam a marcha Causam dor intensa Ocorre em geral deformidade do membro afetado Inchaço da região afetada.

5 OS MÉTODOS DE TRATAMENTO 1. Redução fechada e imobilização em aparelho gessado pelvipodálico 2. Tração esquelética 3. Cast brace femoral 4. Fixação externa 5. Fixação interna A- Haste intramedular (técnica aberta; técnica fechada). B- Haste intramedular intertravante C- Fixação por placa

6 TRATAMENTO Tratamento de escolha: Tratamento cirúrgico é apontado como a melhor opção nos pacientes obesos, pacientes com lesões vásculo-nervosas associadas e principalmente nos poltraumatizados e polifraturados. Realizado com redução aberta e fixação interna rígida placa e parafuso, ou a foco fechado com estabilidade relativa (haste intramedular bloqueada), são só métodos mais aceitos na literatura.

7 tratamento não-operatóriooperatório tem menos riscos do que o tratamento operatório e é suficiente para a maioria das fraturas da diáfise femoral. O A tração é contínua do tipo fixa ou balanceada; A tração é continuada por aproximadamente 12 semanas durante as quais o paciente é encorajado a exercitar todos os músculos do membro fraturado. Quando a consolidação clínica foi conseguida, evidenciada pela ausência de dor local provocada ao nível da fratura e a ausência de dor ao se aplicarem forças angulatórias, o dispositivo de tração deve ser retirado.

8 MÉTODO DE SARMIENTO O método de Sarmiento nos parece ser ideal para o tratamento das fraturas do úmero. Eliminou quase que totalmente as complicações dos métodos rígidos, tais como: capsulite adesiva e subluxação transiente do ombro, rigidez articular do cotovelo e longos períodos de recuperação funcional. Baseados nisso é que desenvolvemos uma órtese, a partir de frascos plásticos vazios de soro fisiológico, descartáveis e disponíveis em qualquer local do país, não necessitando de pessoal técnico especializado para sua confecção.

9 O método constou de uma órtese, confeccionada a partir de: dois frascos plásticos de soro fisiológico de 1.000ml, que, retirados o topo e o fundo, formam duas folhas plásticas (valvas) 0,5 metro de malha tubular, de 7cm de largura, um rolo de algodão ortopédico de 15cm e 1 metro de esparadrapo

10 A) Limpeza e aplicação de benjoim; B) Aplicação do esparadrapo longitudinal em face externa do braço; C) Face interna; D) Colocação da malha tubular.

11 A) Colocação de algodão ortopédico; B) Colocação da anteriormente; primeira valva C) Colocação da posteriormente; segunda valva D) Fixação das valvas com esparadrapo.

12 A) Fixação com esparadrapo; B) Acabamento com faixa crepe; C) Acabamento esparadrapo; após rebate do D) Confecção de tipóia.

13 Fraturas Metafisárias Conceito Fratura metafisária rádio distal

14 Fraturas Manifestações Dor e inchaço no local Dificuldade ou incapacidade de movimentação Posição anormal da região atingida Sensação de atrito das partes ósseas no local da fratura Ruptura da pele com exposição do osso fraturado (fratura exposta)

15 Primeiros socorros Fratura fechada Colocar o membro fraturado em posição tão normal quanto possível, sem desconforto. Colocar talas compridas suficientemente para ultrapassar as juntas acima e abaixo da fratura se for em uma das pernas. Amarrar o membro acidentado (a perna) na outra sã colocando entre ambas um pano. Deixe o acidentado em repouso aguardando o atendimento médico.

16 Primeiros socorros Fratura exposta Limpar o local Colocar gase, lenço ou pano sobre o ferimento, e fixar o curativo, sem apertar. Manter a vítima deitada. Colocar talas sem puxar o membro ou faze-lo voltar à sua posição natural. Providenciar o transporte do acidentado após a imobilização do membro fraturado.

17 Primeiros socorros Fratura no antebraço e mão Flexionar o cotovelo, mantendo o polegar voltado para cima e colocar duas talas, uma na face externa e outra na face interna do antebraço, indo a tala do cotovelo até o meio da palma da mão. Prender o braço com um tipóia. Fratura exposta: fazer curativo.

18 Primeiros socorros Fratura no braço Colocar algodão ou pano entre o braço e o tórax. Colocar tala forrada na parte externa do braço, do ombro ao cotovelo. Prender o braço junto ao tórax usando duas tiras ou uma faixa longa. Apoiar o braço usando uma tipóia.

19 Primeiros socorros Fratura da coxa Posicionar a vítima em decúbito dorsal. Usar duas talas, uma na face interna, a outra na face externa, indo do calcanhar até a cintura. Prender as talas com tiras. Providenciar a remoção ou transporte.

20 Primeiros socorros Fratura da perna Pôr talas nas faces interna e externa das pernas do comprimento que ultrapasse as juntas acima e abaixo da fratura. Usar pano ou material macio e amarrar as talas com tiras em 4 pontos: Abaixo da junta Abaixo da fratura Acima da jutna Acima da fratura.

21 Fraturas metafisárias Implante de placas Implante de hastes Fratura diafisária

22 Fraturas Epifisárias

23 Algumas classificações de fraturas envolvendo a fise já foram propostas, sendo a de Salter-Harris, que se baseia no mecanismo da lesão, na relação da fratura com a camada germinativa e no prognóstico do distúrbio de crescimento, a mais utilizada, por sua abrangência e praticidade. Localizam-se, com maior freqüência, distalmente no rádio, seguidas da extremidade inferior tibial e falângicas das mãos. Nos ossos do pé são raras; se sucederem, serão nas extremidades distais dos metatársicos e nas falanges proximais.

24 Fig. 1 Radiografia em duas incidências de paciente, mostrando fratura epifisária Salter-Harris IV localizada na falange proximal do hálux.

25 Fig. 2 - Fratura incompleta na epífise distal da tíbia, em esquiadora de 28 anos, com dor no tornozelo há 17 dias, após trauma direto (choque contra pedra, esquiando na neve). Líquido/edema de partes moles peri- articulares.

26 Os fatores básicos que tornam importantes as fraturas epifisárias Salter-Harris IV são bem conhecidos. Elas ocorrem por forças que rompem os limites estruturais da placa de crescimento intacta, geradas por um chute de algum objeto ou queda. Nas falanges dos pés, deve-se salientar sua baixa freqüência. A participação de crianças e adolescentes em práticas esportivas é cada vez mais comum. Alguns iniciam esta prática muito precocemente, e a maior duração e intensidade dos treinos podem levar a uma sobrecarga do esqueleto ainda imaturo. As fraturas epifisárias em crianças constituem 15 a 20% de todas as fraturas pediátricas e, em aproximadamente 10% delas, podem ocorrer alterações de crescimento.

27 As estruturas responsáveis pelo crescimento do osso incluem a fise (também chamada placa de crescimento) e as epífises. Afecções que acometem pacientes com o esqueleto imaturo, ou seja, com a placa de crescimento ainda aberta, podem interferir no crescimento ósseo, resultando em complicações como parada do crescimento, encurtamento dos membros ou deformidades angulares. A possibilidade de determinada lesão evoluir para complicações, como formação de barras ósseas, encurtamentos ósseos ou deformidades angulares, é dependente de vários fatores, como idade do paciente acometido, localização e extensão da lesão fisária, e da intensidade do trauma.

28 Fig. 3- Fotografia frontal dos pés após osteossíntese de fratura epifisária Salter-Harris IV, da falange proximal do hálux.

29 TRATAMENTO As fraturas epifisárias tipo IV instáveis e afirmaram que as mesmas tendiam à má consolidação e deformidades angulares. Em função disso, além do comprometimento articular e do suprimento sanguíneo eventualmente estar afetado, e uma falha de correção ter possibilidade de resultar em fechamento prematuro da placa epifisária, são recomendadas, para estas lesões, correção cirúrgica anatômica e fixação interna. Deve-se ressaltar também que, para todas as fraturas epifisárias tratadas operatoriamente, a técnica empregada deverá ser a mais delicada possível e com o mínimo de trauma na placa de crescimento, desaconselhando-sese o uso de qualquer tipo de instrumentação, sendo que evoluem melhor sem manobras forçadas.

30 OBRIGADA!!!

Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia. Prof. Marcelo Bragança dos Reis

Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia. Prof. Marcelo Bragança dos Reis Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia Fraturas em crianças Prof. Marcelo Bragança dos Reis Introdução Fise Tipos de ossificação - intramenbranosa, endocondral Tipos de fratura - descolamento

Leia mais

Capítulo. 11 Imobilização de fraturas. Conceitos Gerais de. Capítulo 11 Conceitos gerais de imobilização de fraturas 1. OBJETIVOS

Capítulo. 11 Imobilização de fraturas. Conceitos Gerais de. Capítulo 11 Conceitos gerais de imobilização de fraturas 1. OBJETIVOS Capítulo Conceitos Gerais de 11 Imobilização de fraturas 1. OBJETIVOS No final desta unidade modular formandos deverão ser capazes de: Listar e descrever as técnicas gerais e imobilização dos membros superiores

Leia mais

Fraturas Pro r f Mo M isé s s é Me M n e d n e d s e

Fraturas Pro r f Mo M isé s s é Me M n e d n e d s e Fraturas Prof Moisés Mendes Fraturas - definição CONCEITO Corresponde a divisão brusca e violenta de um osso ou cartilagem. A incidência é maior no sexo masculino, devido a uma exposição maior aos traumas,

Leia mais

Definição: É a Quebra Estrutural da Continuidade Óssea, ou seja, é uma Solução de Continuidade no Tecido Ósseo.

Definição: É a Quebra Estrutural da Continuidade Óssea, ou seja, é uma Solução de Continuidade no Tecido Ósseo. André Montillo UVA Definição: É a Quebra Estrutural da Continuidade Óssea, ou seja, é uma Solução de Continuidade no Tecido Ósseo. Etiologia: Trauma Forças Físicas: Atuam no osso para produzir uma Fratura

Leia mais

Capítulo. Traumatismos das 35 Extremidades. Capítulo 35. Traumatismos das Extremidades 1. OBJETIVOS

Capítulo. Traumatismos das 35 Extremidades. Capítulo 35. Traumatismos das Extremidades 1. OBJETIVOS Capítulo Traumatismos das 35 Extremidades 1. OBJETIVOS No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Listar e descrever os mecanismos produtores de traumatismo das extremidades. Descrever a importância

Leia mais

TÉCNICAS RADIOLÓGICAS. Profº. Emerson Siraqui

TÉCNICAS RADIOLÓGICAS. Profº. Emerson Siraqui TÉCNICAS RADIOLÓGICAS Profº. Emerson Siraqui TERMINOLOGIA RADIOLÓGICA O posicionamento radiográfico refere-se ao estudo do posicionamento do paciente para demonstrar radiograficamente ou visualizar partes

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS

Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS Procedimento x CBO Competencia: 03/2016 Filtros Utilizados Competencia:

Leia mais

ESTUDO RADIOLÓGICO DO JOELHO

ESTUDO RADIOLÓGICO DO JOELHO ESTUDO RADIOLÓGICO DO JOELHO ESTUDO RADIOLÓGICO DO JOELHO PATELA Pertence mais ao joelho do que a perna propriamente dita. É um osso curto, aplanado de frente para trás. Esta inserido no tendão do músculo

Leia mais

Deformidades dos Pés Joanetes

Deformidades dos Pés Joanetes Deformidades dos Pés Joanetes O joanete é uma das situações mais comuns entre os problemas encontrados nos pés. É natural que uma situação tão freqüente esteja acompanhada de dúvidas e mitos. Nosso objetivo

Leia mais

Pelve masculina e feminina. Observar as diferenças anatômicas

Pelve masculina e feminina. Observar as diferenças anatômicas Membros inferiores Pelve Pelve masculina e feminina Observar as diferenças anatômicas Estar atento as diferenças anatômicas Teste F F ou M?? Protocolo de proteção Incidências 1- AP de pelve: Perna afetada

Leia mais

ORTESE JOELHO TORNOZELO PÉ (OJTP) - KAFO PROFESSOR: ALAN DE SOUZA ARAUJO

ORTESE JOELHO TORNOZELO PÉ (OJTP) - KAFO PROFESSOR: ALAN DE SOUZA ARAUJO ORTESE JOELHO TORNOZELO PÉ (OJTP) - KAFO PROFESSOR: ALAN DE SOUZA ARAUJO INTRODUÇÃO Com o desenvolvimento de novos plásticos, metais, mais leves e mais duráveis as OJ se tornaram mais funcionais e estéticas.

Leia mais

Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral

Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral Artrose é o termo genérico usado para relatar o desgaste da cartilagem que recobre uma articulação. Diferentemente de outras articulações como joelho e quadril,

Leia mais

Avaliação radiológica dos dispositivos de fixação de fraturas. Parte I: fios e parafusos

Avaliação radiológica dos dispositivos de fixação de fraturas. Parte I: fios e parafusos Dispositivos de fixação de fraturas: fios e parafusos / Bretas EAS et al. Artigo de Revisão Avaliação radiológica dos dispositivos de fixação de fraturas. Parte I: fios e parafusos Elisa Almeida Sathler

Leia mais

AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS 2 O COMPRIMENTO DOS SEGMENTOS ANATÔMICOS

AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS 2 O COMPRIMENTO DOS SEGMENTOS ANATÔMICOS AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS José Miquel Cabeças 1 INTRODUÇÃO Antropometria é a ciência que opera variáveis como dimensões lineares, massa, forma e propriedades inerciais do corpo humano. A sua natureza

Leia mais

Cinesiologia 19/4/2011. Classificação planar da posição e dos movimentos. Cinemática: Ciência do movimento dos corpos no espaço. Prof.

Cinesiologia 19/4/2011. Classificação planar da posição e dos movimentos. Cinemática: Ciência do movimento dos corpos no espaço. Prof. Cinesiologia Classificação planar da posição e dos movimentos Prof. Cláudio Manoel Cinemática: Ciência do movimento dos corpos no espaço Movimento de único ponto (C.G.) Posição de uma única articulação

Leia mais

Os membros superiores são formados por quatro segmentos ósseos, que apresentamos a seguir. Todos os ossos desses segmentos são pares.

Os membros superiores são formados por quatro segmentos ósseos, que apresentamos a seguir. Todos os ossos desses segmentos são pares. ESQUELETO APENDICULAR O Esqueleto Apendicular corresponde às regiões dos membros superiores e inferiores. Estudaremos inicialmente a osteologia, artrologia e miologia dos membros superiores e, posteriormente,

Leia mais

ORTESES PARA PARAPLEGIA E TRASTORNOS DO QUADRIL P R O F : A L A N D E S O U Z A A R A Ú J O

ORTESES PARA PARAPLEGIA E TRASTORNOS DO QUADRIL P R O F : A L A N D E S O U Z A A R A Ú J O ORTESES PARA PARAPLEGIA E TRASTORNOS DO QUADRIL P R O F : A L A N D E S O U Z A A R A Ú J O INTRODUÇÃO O retorno a caminhada é o objetivo principal tanto de pacientes quanto de fisioterapeutas. Várias

Leia mais

Protocolos articulações dos MMSS. Profº Cláudio Souza

Protocolos articulações dos MMSS. Profº Cláudio Souza Protocolos articulações dos MMSS Profº Cláudio Souza Indicações A tomografia computadorizada das articulações dos MMSS tem como objetivo a avaliação da integridade da articulação e a avaliação de descontinuidades.

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 10 EQUILÍBRIO DE CORPOS EXTENSOS

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 10 EQUILÍBRIO DE CORPOS EXTENSOS FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 10 EQUILÍBRIO DE CORPOS EXTENSOS F d M 0 F = Fd O + - A C α B Q F at T N α P B P Q F at T T sen α N A T cos α α B P B PQ Como pode cair no enem? Desde muito cedo, bem antes do início

Leia mais

Fraturas Osteocondrais. Dr. Paulo Rockett

Fraturas Osteocondrais. Dr. Paulo Rockett Fraturas Osteocondrais Dr. Paulo Rockett Freqüentes 80% das lesões do LCA apresentam lesões condrais ou osteocondrais Atingem a estrutura mais importante da articulação: CARTILAGEM Geralmente são negligenciadas

Leia mais

relatam sentir somente a dor irradiada, não percebendo que sua origem está na coluna. Portanto, todo indivíduo com queixa de dor irradiada

relatam sentir somente a dor irradiada, não percebendo que sua origem está na coluna. Portanto, todo indivíduo com queixa de dor irradiada FISIOTERAPIA Coluna e Dores Irradiadas Dores musculoesqueléticas localizadas em pontos distantes da coluna podem ser causadas por distúrbios da própria coluna. Márcia Maria Cruz Problemas da coluna se

Leia mais

DEDOS ABDUZIDO E EM FORMA DE GARRA

DEDOS ABDUZIDO E EM FORMA DE GARRA DEDOS HÁLUX ADUZIDO HÁLUX HÁLUX ADUZIDO HÁLUX ABDUZIDO E EM FORMA DE GARRA Tornozelo: Observa-se a posição relativa dos maléolos tibial e fibular e a relação destes dois acidentes ósseos em conjunto com

Leia mais

Síndrome de Guillain-Barré

Síndrome de Guillain-Barré Enfermagem em Clínica Médica Síndrome de Guillain-Barré Enfermeiro: Elton Chaves email: eltonchaves76@hotmail.com Síndrome de Guillain-Barré É uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico

Leia mais

FRACTURA DO COLO DO ÚMERO

FRACTURA DO COLO DO ÚMERO FRACTURA DO COLO DO ÚMERO FRACTURA DO COLO DO ÚMERO FRACTURA DO COLO DO ÚMERO FRACTURA DO COLO DO ÚMERO É uma das fracturas mais frequentes em idosos, habitualmente resultado de um traumatismo por queda

Leia mais

CINESIOLOGIA Planos, Eixos e Movimentos. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

CINESIOLOGIA Planos, Eixos e Movimentos. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior CINESIOLOGIA Planos, Eixos e Movimentos Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Planos Referenciais LOCALIZAÇÃO DIVIDE O CORPO EM PLANO SAGITAL (plano mediano) Verticalmente, da frente para trás; paralelo

Leia mais

Protocolos articulações dos MMII. Profº Cláudio Souza

Protocolos articulações dos MMII. Profº Cláudio Souza Protocolos articulações dos MMII Profº Cláudio Souza Indicações A tomografia computadorizada de articulações dos MMII (Membros inferiores), em 90% dos casos é para avaliação de descontinuidades, em sua

Leia mais

Fraturas e Luxações Prof Fabio Azevedo Definição Fratura é a ruptura total ou parcial da estrutura óssea 1 Fraturas Raramente representam causa de morte, quando isoladas. Porém quando combinadas a outras

Leia mais

Raio X: Radiografia Simples Descoberto em 8 de Novembro de 1895 Físico alemão Wilhelm Konrad Roentgen Radiação emitida pelo tubo de raios catódicos:

Raio X: Radiografia Simples Descoberto em 8 de Novembro de 1895 Físico alemão Wilhelm Konrad Roentgen Radiação emitida pelo tubo de raios catódicos: Prof André Montillo Raio X: Radiografia Simples Descoberto em 8 de Novembro de 1895 Físico alemão Wilhelm Konrad Roentgen Radiação emitida pelo tubo de raios catódicos: Ampola Os raios catódios emitidos

Leia mais

BIOMECÂNICA PÉ E TORNOZELO

BIOMECÂNICA PÉ E TORNOZELO BIOMECÂNICA PÉ E TORNOZELO O pé é considerado como uma das mais importantes articulações do corpo, pois além de possuir importantes funções no suporte de peso e na marcha, ele é causa de várias patologias,

Leia mais

PLANO DE AULA. Atividade extraclasse. Aulas práticas. Básica:

PLANO DE AULA. Atividade extraclasse. Aulas práticas. Básica: PLANO DE AULA Disciplina: Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia Professor(a): Prof. Msd. Marcus Vinicius Gonçalves Torres Azevedo Curso: Fisioterapia Semestre/Ano 3 / 2010 Turma: Atividades temáticas

Leia mais

EXAME DO PUNHO E DA MÃO

EXAME DO PUNHO E DA MÃO EXAME DO PUNHO E DA MÃO INTRODUÇÃO Mão e punho constituem as partes mais ativas da extremidade superior 28 ossos, numerosas articulações, 19 músculos intrínsecos e 20 músculos extrínsecos Mão atua como

Leia mais

EDITAL DE RETI-RATIFICAÇÃO N 005/2015 DO EDITAL DO CONCURSO PUBLICO MUNICIPAL

EDITAL DE RETI-RATIFICAÇÃO N 005/2015 DO EDITAL DO CONCURSO PUBLICO MUNICIPAL EDITAL DE RETI-RATIFICAÇÃO N 005/2015 DO EDITAL DO CONCURSO PUBLICO MUNICIPAL A PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABAIANA, ESTADO DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, faz saber que retifica o Edital

Leia mais

PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE: PROCEDIMENTOS PARA AS MEDIDAS DE PRESSÃO ARTERIAL

PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE: PROCEDIMENTOS PARA AS MEDIDAS DE PRESSÃO ARTERIAL PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE: PROCEDIMENTOS PARA AS MEDIDAS DE PRESSÃO ARTERIAL Para a mensuração da pressão arterial, foram adaptados os procedimentos do protocolo de medida de pressão arterial sentada

Leia mais

Ferimentos, Hemorragias e Choques

Ferimentos, Hemorragias e Choques Ferimentos, Hemorragias e Choques Ferimentos AGRESSÃO À INTEGRIDADE DO TECIDO PODE SER ABERTO OU FECHADO ABERTO: OCORRE LESÃO ABERTA NA PELE OU MUSOCA, PERMITINDO A COMUNICAÇÃO ENTRE O MEIO INTERNO E EXTERNO.

Leia mais

A. Ossos B. Articulações. 2 Letícia C. L. Moura

A. Ossos B. Articulações. 2 Letícia C. L. Moura Ossos e Articulações Profa. Letícia Coutinho Lopes Moura Tópicos da aula A. Ossos B. Articulações 2 A. Ossos Modelagem, Remodelagem Óssea Crescimento e Desenvolvimento Ósseos Anormalidades de Desenvolvimento

Leia mais

COMO MEDIR A PRESSÃO ARTERIAL

COMO MEDIR A PRESSÃO ARTERIAL COMO MEDIR A PRESSÃO ARTERIAL REQUISITOS BÁSICOS PARA ADEQUADA AFERIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL Elaboração: Edênia Santos Garcia Oliveira Colaboração: Equipe Tele-educação da Rede de Teleassistência de Minas

Leia mais

COLTEP: equipamento de contramedida ao esforço e postura do. fisioterapeuta na intervenção respiratória

COLTEP: equipamento de contramedida ao esforço e postura do. fisioterapeuta na intervenção respiratória COLTEP: equipamento de contramedida ao esforço e postura do fisioterapeuta na intervenção respiratória Marques FO*, Kunrat M*, Maziero LM*, Rush M*, Valduga Filho RA*, Valentim ASL** *Acadêmicos do Curso

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO Osteologia do Membro Superior

ROTEIRO DE ESTUDO Osteologia do Membro Superior ROTEIRO DE ESTUDO Osteologia do Membro Superior Forma a porção ventral da cintura escapular. Osso longo com formato de S itálico alongado, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela.

Leia mais

Instruções de Uso SISTEMAS DE RECONSTRUÇÃO BUCOMAXILOFA- CIAL

Instruções de Uso SISTEMAS DE RECONSTRUÇÃO BUCOMAXILOFA- CIAL Instruções de Uso SISTEMAS DE RECONSTRUÇÃO BUCOMAXILOFA- CIAL Os Sistemas de Reconstrução Bucomaxilofacial da Signo Vinces são para um único uso e destinam-se à fixação, contenção ou estabilização óssea

Leia mais

CAIXA TIPO MALETA EM PVC USO DIVERSOS COM 1 BANDEJA EQUIPADA REF.: FP 8019E. Tamanho: 0,31 X 0,15 X 0,13

CAIXA TIPO MALETA EM PVC USO DIVERSOS COM 1 BANDEJA EQUIPADA REF.: FP 8019E. Tamanho: 0,31 X 0,15 X 0,13 CAIXA TIPO MALETA EM PVC USO DIVERSOS COM 1 BANDEJA EQUIPADA REF.: FP 8019E Tamanho: 0,31 X 0,15 X 0,13 Estojo para medicamentos com bandeja deslizante e 7 divisões. Possui alça para cadeado. MR 611 01

Leia mais

- MÉTODO KABAT - FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA

- MÉTODO KABAT - FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA - MÉTODO KABAT - FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA 1 KABAT BASES DO MÉTODO KABAT 1. Padrão de Facilitação -Movimentos nas diagonais (cabeça, MMSS/MMII, cintura escapular, cintura pélvica); -Movimento

Leia mais

Nesse caso, responda aos itens a seguir:

Nesse caso, responda aos itens a seguir: 01 Uma mulher de 39 anos de idade, obesa mórbida, foi submetida à gastroplastia redutora. Evoluiu, no pós-operatório imediato, com dor abdominal intensa, hipotensão arterial, queda da saturação de oxigênio

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia do cotovelo. Eles foram compilados para dar

Leia mais

Informática Básica. Hardware. Anibal de Macedo, Informática Básica - Hardware. Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Informática Básica. Hardware. Anibal de Macedo, Informática Básica - Hardware. Instituto Federal do Rio Grande do Norte Informática Básica Anibal de Macedo 1, 2 1 IFRN Instituto Federal do Rio Grande do Norte 2 UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Informática Básica - Introdução 1 Introdução, o que é isso? 2

Leia mais

ÓRTESES. Prof. Thiago Yukio Fukuda Profa. Alessandra Palazzin. Órtese: deriva da palavra grega orthósis, significa tornar correto

ÓRTESES. Prof. Thiago Yukio Fukuda Profa. Alessandra Palazzin. Órtese: deriva da palavra grega orthósis, significa tornar correto ÓRTESES Prof. Thiago Yukio Fukuda Profa. Alessandra Palazzin Definições Órtese: deriva da palavra grega orthósis, significa tornar correto Órtese é todo dispositivo destinado a sustentar todo ou parte

Leia mais

OSTEOLOGIA. É uma substância viva com grande capacidade de reparação pós-trauma

OSTEOLOGIA. É uma substância viva com grande capacidade de reparação pós-trauma OSTEOLOGIA Profa Juliana Normando Pinheiro Morfofuncional I juliana.pinheiro@kroton.com.br Osso É uma substância viva com grande capacidade de reparação pós-trauma Ele cresce e está sujeito à doença Torna-se

Leia mais

Acessos cirúrgicos aos ossos e articulações dos membros

Acessos cirúrgicos aos ossos e articulações dos membros Universidade Paulista UNIP Medicina Veterinária Anatomia Topográfica Aplicada São José dos Campos, 10 de maio de 2012 Acessos cirúrgicos aos ossos e articulações dos membros Membro Torácico Corpo da escápula

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO PARAFUSO CANULADO

INSTRUÇÕES DE USO PARAFUSO CANULADO Página 1 de 27 Fabricado Distribuído por: Fone: 55 (19) 3805-7580 Tóride Indústria e Comércio Ltda. Avenida Caetano Schincariol 97 Parque das Empresas Mogi Mirim-SP Fax: 55 (19) 3805-7580 E-mail: toride@torideimplantes.com.br

Leia mais

ANATOMIA DOS. Sistema Nervoso Periférico. Nervos Espinhais PROF. MUSSE JEREISSATI

ANATOMIA DOS. Sistema Nervoso Periférico. Nervos Espinhais PROF. MUSSE JEREISSATI SISTEMAS ANATOMIA DOS Sistema Nervoso Periférico Nervos Espinhais PROF. MUSSE JEREISSATI mussejereissati@hotmail.com website: www.mussejereissati.com Feito com Apple Keynote AGORA, NÃO! 3 Sistema Nervoso

Leia mais

PORQUE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR?

PORQUE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR? PORQUE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR? Quando se desenvolve músculos mais fortes e resistentes você diminui o desgaste do sistema cardiovascular, economizando energia, pois sua musculatura tem um torque de

Leia mais

Lesões Traumáticas do Punho e Mão. Prof. Reinaldo Hashimoto

Lesões Traumáticas do Punho e Mão. Prof. Reinaldo Hashimoto Lesões Traumáticas do Punho e Mão Prof. Reinaldo Hashimoto Anatomia Óssea Articulação Vascular Nervosa Anatomia Óssea Anatomia Anatomia Articular Rádio carpiana Carpal Anatomia Vasculo Nervosa Fratura

Leia mais

Para realizar esse controle com segurança, um Labrador deve ser radiografado com 1 ano de idade. E nunca cruzar antes de ter feito o exame.

Para realizar esse controle com segurança, um Labrador deve ser radiografado com 1 ano de idade. E nunca cruzar antes de ter feito o exame. DISPLASIA COXOFEMURAL O QUE É: A Displasia é caracterizada pela má formação no encaixe da cabeça do fêmur com a bacia. É uma doença hereditária e de caráter recessivo que pode aparecer e desaparecer com

Leia mais

CIRURGIA DA FACE (FACE LIFT OU RITIDOPLASTIA)

CIRURGIA DA FACE (FACE LIFT OU RITIDOPLASTIA) CIRURGIA DA FACE (FACE LIFT OU RITIDOPLASTIA) O processo de envelhecimento é inevitável, com o passar dos anos a pele começa a ficar flácida tanto na face quanto no pescoço. Os chamados pés de galinha

Leia mais

DIGITALIS S.r.l. SISTEMA AMBIENTE DIAGRAMA DA ANÁLISE ERGONÔMICA

DIGITALIS S.r.l. SISTEMA AMBIENTE DIAGRAMA DA ANÁLISE ERGONÔMICA POSIÇÃO DE TRABALHO NÚMERO NO MAPA SOBRENOME E NOME sexo..m F... DATA DE NASCIMENTO. DATA DE NEGOCIAÇÃO TAREFA. ATIVIDADE FASE DE TRABALHO. HORAS DE TRABALHO AO DIA. HORAS DE TRABALHO POR SEMANA. TURNO:

Leia mais

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão André Montillo UVA Lesões Traumáticas do Membro Superior Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão Lesões do Ombro e Braço Fratura da Escápula Fratura da Clavícula Luxação

Leia mais

Paciente do sexo masculino de 50 anos de idade.

Paciente do sexo masculino de 50 anos de idade. Genuvalgo artrose Identificação Paciente do sexo masculino de 50 anos de idade. Queixa e duração Paciente queixa de dores nos joelhos havia três anos, com piora nos últimos meses. Também tem restrições

Leia mais

ORTESES TORNOZELO PÉ (AFO) PROF: ALAN DE SOUZA ARAUJO

ORTESES TORNOZELO PÉ (AFO) PROF: ALAN DE SOUZA ARAUJO ORTESES TORNOZELO PÉ (AFO) PROF: ALAN DE SOUZA ARAUJO INTRODUÇÃO AS AFO CONTROLAM O ALINHAMENTO E A MOVIMENTAÇÃO DO PÉ E DO TORNOZELO, DESTA FORMA DE TODO O CORPO. SÃO MAIS BARATAS, ESTETICAMENTE ACEITÁVEIS

Leia mais

Instruções de uso. Exame de Ressonância Magnética (RM) Neuro O sistema de implante coclear

Instruções de uso. Exame de Ressonância Magnética (RM) Neuro O sistema de implante coclear Exame de Ressonância Magnética (RM) Instruções de uso Neuro O sistema de implante coclear 0459 (2015) Neurelec S.A.S 2720 Chemin Saint Bernard, 06220 Vallauris França TEL: +33 (0)4 93 95 18 18, FAX: +33

Leia mais

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO. DRH Centro de Educação Física e Desportos

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO. DRH Centro de Educação Física e Desportos Portaria Administrativa nº 001/06-CEFD Parâmetros de Aptidão Física de Ingresso no CBMPE PORTARIA DO COMANDO GERAL Nº 001/06-CEFD, de 07 de agosto de 2006. EMENTA: Aprova e estabelece o Parâmetro de Aptidão

Leia mais

Tonificação da musculatura abdominal:

Tonificação da musculatura abdominal: Exercícios sugeridos: No início da gestação a mulher somente fará exercícios se já tiver uma vida fisicamente ativa e aquelas que forem sedentárias deverão ter a recomendação médica além ter idade gestacional

Leia mais

e a parcela não linear ser a resposta do sistema não linear com memória finita. Isto é, a

e a parcela não linear ser a resposta do sistema não linear com memória finita. Isto é, a 189 Comparando-se as figuras anteriores, Figura 5.15 a Figura 5.18, nota-se que existe uma correlação entre os valores das funções auto densidade espectrais lineares e não lineares. Esta correlação é devida

Leia mais

Elástico Guepardo: Um produto e duas soluções.

Elástico Guepardo: Um produto e duas soluções. ELÁSTICO GUEPARDO Elástico Guepardo: Um produto e duas soluções. Procurando sempre inovar e trazer soluções que facilitem o dia a dia dos clientes, a Zanotti desenvolveu, através de moderna tecnologia,

Leia mais

FABIANO PRATA NASCIMENTO

FABIANO PRATA NASCIMENTO FABIANO PRATA NASCIMENTO FRATURAS DIAFISÁRIAS DO FÊMUR NAS CRIANÇAS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O TRATAMENTO COM HASTES INTRAMEDULARES FLEXÍVEIS E TRAÇÃO SEGUIDA DE GESSO PÉLVICO-PODÁLICO Tese apresentada

Leia mais

FIXADOR EXTERNO LINEAR ORTHOFIX OSSOS MÉDIOS E LONGOS. O Fixador Externo Linear Orthofix Ossos Médios e Longos é composto pelos seguintes itens:

FIXADOR EXTERNO LINEAR ORTHOFIX OSSOS MÉDIOS E LONGOS. O Fixador Externo Linear Orthofix Ossos Médios e Longos é composto pelos seguintes itens: Instrução de Uso FIXADOR EXTERNO LINEAR ORTHOFIX OSSOS MÉDIOS E LONGOS O Fixador Externo Linear Orthofix Ossos Médios e Longos é composto pelos seguintes itens: Código Descrição 10045 Tampa do Clamp para

Leia mais

TRAUMAS FRATURAS E IMOBILIZAÇÕES

TRAUMAS FRATURAS E IMOBILIZAÇÕES TRAUMAS FRATURAS E IMOBILIZAÇÕES PRIMEIROS SOCORROS SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR!!! O QUE SIGNIFICA??? Cuidados com riscos de incêndio, desabamentos, novas quedas, agressões, Atenção com fios elétricos

Leia mais

CADEIRAS E POLTRONAS: ERGONOMIA E PRODUTOS ESTE GUIA FOI CRIADO PARA AUXILIAR O PROFISSIONAL NA CONFIGURAÇÃO DE SUA ÁREA DE TRABALHO.

CADEIRAS E POLTRONAS: ERGONOMIA E PRODUTOS ESTE GUIA FOI CRIADO PARA AUXILIAR O PROFISSIONAL NA CONFIGURAÇÃO DE SUA ÁREA DE TRABALHO. CADEIRAS E POLTRONAS: ERGONOMIA E PRODUTOS ESTE GUIA FOI CRIADO PARA AUXILIAR O PROFISSIONAL NA CONFIGURAÇÃO DE SUA ÁREA DE TRABALHO. Obrigado por ter adquirido os nossos produtos. A Lavore Móveis segue

Leia mais

FRANCISCO FERREIRA. Universo. Saude. Desvios Posturais

FRANCISCO FERREIRA. Universo. Saude. Desvios Posturais FRANCISCO FERREIRA Saude Universo Desvios Posturais DESVIOS POSTURAIS E ATIVIDADE FÍSICA Muito se fala em desvios posturais, mas você sabe do que se trata realmente? A coluna vertebral é dividida em região

Leia mais

Presente em sua vida.

Presente em sua vida. Presente em sua vida www.vittahcolchoes.com.br Viva em Harmonia Vittah proporciona conforto e relaxamento e seu corpo responde com disposição e saúde. Diferenciais Tecido Fibra de Bambu Fibras naturais,

Leia mais

Órteses para o Tronco e Coluna Cervical. Prof: Alan de Souza Araújo

Órteses para o Tronco e Coluna Cervical. Prof: Alan de Souza Araújo Órteses para o Tronco e Coluna Cervical Prof: Alan de Souza Araújo INTRODUÇÃO As órteses na coluna são utilizadas com o objetivo de estabilizar ou imobilizar, diminuir a dor estabilizando para que a dor

Leia mais

Diagnóstico e Tratamento das Fraturas de Escafóide

Diagnóstico e Tratamento das Fraturas de Escafóide Diagnóstico e Tratamento das Fraturas de Escafóide Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão Elaboração Final: 21 de Junho de 2001 Autoria: Leite NM O Projeto Diretrizes, iniciativa conjunta da Associação

Leia mais

Funções do Sistema Esquelético

Funções do Sistema Esquelético Características Biomecânicas do Osso Cinesiologia e Biomecânica Prof. Msd. Sandro de Souza Funções do Sistema Esquelético Alavanca para os Movimentos Humanos Sustentação para os Movimentos Humanos Proteção

Leia mais

Faculdades Oswaldo Cruz ESQ (Física I Profº Ito Lista de Torque)

Faculdades Oswaldo Cruz ESQ (Física I Profº Ito Lista de Torque) 1. Um ponto material está parado sobre uma prancha rígida horizontal, de massa desprezível, apoiada nas extremidades. O comprimento da prancha é de 3,0 m. O peso do ponto material é de 60 N e este está

Leia mais

ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA EM POSTOS DE TRABALHO. Prof. Manuel Salomon Salazar Jarufe

ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA EM POSTOS DE TRABALHO. Prof. Manuel Salomon Salazar Jarufe ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA EM POSTOS DE TRABALHO Prof. Manuel Salomon Salazar Jarufe Movimentos extremos Postos de trabalho com muitos equipamentos tornam mais freqüentes movimentos extremos e posturas

Leia mais

Lesão do LCA. Anatomia. Onde está a LCA, e o que ele faz? Introdução

Lesão do LCA. Anatomia. Onde está a LCA, e o que ele faz? Introdução Lesão do LCA Introdução O ligamento cruzado anterior (LCA) é provavelmente o ligamento mais lesado do joelho. Na maioria dos casos, a lesão ocorre em pessoas que participam de atividades físicas. Como

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA CONTROLE DE JUDOGUI - NGCJ

NORMAS GERAIS PARA CONTROLE DE JUDOGUI - NGCJ NORMAS GERAIS PARA CONTROLE DE JUDOGUI - NGCJ Este documento baseado no JUDOGUI REQUERIMENTS AND JUDOGUI CONTROL PROCEDURE da Federação Internacional de Judô FIJ, visa estabelecer o padrão nacional para

Leia mais

Pé equino-varo rígido e pé curto

Pé equino-varo rígido e pé curto 39 F. Duerksen Pé equino-varo rígido e pé curto PÉ EQUINO-VARO RÍGIDO Esta deformidade começa a ser vista como achado muito comum em qualquer programa que trata pacientes de hanseníase. Consiste no resultado,

Leia mais

Avaliação da Flexibilidade

Avaliação da Flexibilidade Curso de Pós Graduação em Golfe FMH Junho de 2005 Avaliação da Flexibilidade Pedro Mil-Homens, Jorge Infante, Maria João Valamatos FLEXIBILIDADE? Faculdade de efectuar movimentos de grande amplitude. (Zatsiorsky,1966)

Leia mais

TIPOS ESPECIAIS DE FRATURAS

TIPOS ESPECIAIS DE FRATURAS TIPOS ESPECIAIS DE FRATURAS Fratura em galho-verde Ocorre em ossos longos de crianças, sendo sempre uma fratura incompleta, pois parte da cortical óssea é sempre mantida (semelhante a um galho verde quebrado).

Leia mais

Questão 3: Podem-se utilizar, para maceração química, as seguintes substâncias, EXCETO:

Questão 3: Podem-se utilizar, para maceração química, as seguintes substâncias, EXCETO: Questão 1: Qual a definição de maceração do esqueleto? a) Retirada de partes moles que recobrem o esqueleto. b) Retirada do cálcio dos ossos para estudo anatômico. c) Destruição por compressão dos ossos

Leia mais

Espondilartrites Juvenis/Artrite Relacionada com Entesite (Epa-Are)

Espondilartrites Juvenis/Artrite Relacionada com Entesite (Epa-Are) www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Espondilartrites Juvenis/Artrite Relacionada com Entesite (Epa-Are) Versão de 2016 1. O QUE SÃO AS ESPONDILARTRITES JUVENIS/ARTRITE RELACIONADA COM ENTESITE

Leia mais

MEMBROS SUPERIORES -- POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO

MEMBROS SUPERIORES -- POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO MEMBROS SUPERIORES -- POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO As radiografias dos Membros Superiores são geralmente realizadas com o paciente sentado ou em ortostática. Em casos de pacientes traumatizados ou que apresente

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM DA FECHADURA SYNTER EXECUÇÃO DO ALOJAMENTO DA FECHADURA:

MANUAL DE MONTAGEM DA FECHADURA SYNTER EXECUÇÃO DO ALOJAMENTO DA FECHADURA: MANUAL DE MONTAGEM DA FECHADURA SYNTER EXECUÇÃO DO ALOJAMENTO DA FECHADURA: Para fazer o alojamento da Máquina da Fechadura em uma porta, é necessário deixar 1,10m do centro do furo quadrado da maçaneta

Leia mais

PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO

PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO Comissão de controle de infecção hospitalar PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO Eva Cláudia Venâncio de Senne Luciana Paiva Patrícia Borges Peixoto EPIDEMIOLOGIA Trato urinário representa

Leia mais

MODELO DE INSTRUÇÕES DE USO CAIXAS DE INSTRUMENTAIS Containers em Geral

MODELO DE INSTRUÇÕES DE USO CAIXAS DE INSTRUMENTAIS Containers em Geral MODELO DE INSTRUÇÕES DE USO CAIXAS DE INSTRUMENTAIS Containers em Geral PRODUTO NÃO ESTÉRIL. ESTERILIZAR ANTES DO USO. REPROCESSÁVEL. Descrição As caixas de instrumentais foram concebidas para organizar

Leia mais

OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR PROF. Esp. Carlos Henrique Przybysz 1

OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR PROF. Esp. Carlos Henrique Przybysz 1 OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR PROF. Esp. Carlos Henrique Przybysz 1 1 OSSOS DO CÍNGULO DO MEMBRO SUPERIOR Também chamada de cintura escapular, forma a raiz de implantação dos ossos do membro superior. Formada

Leia mais

08/09 125-08/00 012816 REV. 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO V E N T I L A D O R. Manual de Instruções

08/09 125-08/00 012816 REV. 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO V E N T I L A D O R. Manual de Instruções 08/09 125-08/00 012816 REV. 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO V E N T I L A D O R Manual de Instruções SOLUÇÕES DICAS DE DE SOLUÇÕES PROBLEMAS DE PROBLEMAS INTRODUÇÃO PROBLEMA Não liga CAUSAS O aparelho está

Leia mais

PVClay - Polymer Clay

PVClay - Polymer Clay PVClay - Polymer Clay www.pvclay.com.br Este tutorial foi feito com a autorização de Luciano Paiva do site www.esculpir.com. Este site é muito interessante para quem aprecia a arte de modelar, vale à pena

Leia mais

Medida Provisória editada pelo Governo para a nova carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (MP 301) Perguntas e resposta.

Medida Provisória editada pelo Governo para a nova carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (MP 301) Perguntas e resposta. Medida Provisória editada pelo Governo para a nova carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (MP 301) Perguntas e resposta. JULHO DE 2006 Medida Provisória editada pelo Governo para a nova carreira

Leia mais

Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços - SIAD Catálogo de Materiais e Serviços - CATMAS KIT ENXOVAL PARA RECÉM-NASCIDOS

Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços - SIAD Catálogo de Materiais e Serviços - CATMAS KIT ENXOVAL PARA RECÉM-NASCIDOS KIT ENXOVAL PARA RECÉM-NASCIDOS ESPECIFICAÇÕES: KIT ENXOVAL PARA RECÉM-NASCIDOS COMPOSTO DE: - 01 cobertor; - 02 macacões curtos tipo short; - 02 conjuntos tipo pagão; - 02 gorros de moletom; - 02 calças

Leia mais

Práticas Básicas de Primeiros Socorros

Práticas Básicas de Primeiros Socorros Práticas Básicas de Primeiros Socorros Principais objetivos Jeito simples de fazer prevenção! Evitar sangramentos Evitar agravamento de possíveis lesões Amenizar possível dor Garantir o transporte adequado

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Classificação Nível de Criticidade para Equipamentos S Q W Itens para avaliação Segurança cliente interno cliente externo meio-ambiente Qualidade Condição de trabalho Status Equipamento A B D P M Perdas

Leia mais

Higienização das mãos. Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira

Higienização das mãos. Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira Higienização das mãos Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira O que é higienização das mãos? É a medida individual mais simples e menos trabalhosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas

Leia mais

O que é o alongamento?

O que é o alongamento? De todos os aspectos envolvidos na atividade física, o alongamento parece ser um dos mais subestimados. Ninguém parece ter tempo ou paciência para manter um programa de alongamento regular, porque geralmente

Leia mais

ANALISE DE FALHAS EM CADEIRAS ESCOLARES

ANALISE DE FALHAS EM CADEIRAS ESCOLARES INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SÃO MATEUS JUDSON BARCELOS RAFAEL FRAISLEBEM THIAGO PREATO ANALISE DE FALHAS EM CADEIRAS ESCOLARES SÃO MATEUS 2013 1 JUDSON BARCELOS RAFAEL FRAISLEBEM THIAGO

Leia mais

Órteses e Próteses. Prof. Ms. Marcelo Lima

Órteses e Próteses. Prof. Ms. Marcelo Lima Órteses e Próteses Prof. Ms. Marcelo Lima profmarcelolima@yahoo.com.br www.profmarcelolima.webnode.com.br ÓRTESES Dispositivo externo aplicado ao corpo com objetivos de modificar aspectos funcionais e/ou

Leia mais

Fraturas: Prof.: Sabrina Cunha da Fonseca

Fraturas: Prof.: Sabrina Cunha da Fonseca Fraturas: Prof.: Sabrina Cunha da Fonseca Fraturas: É a ruptura total ou parcial do osso e podem ser fechadas ou expostas. CLASSIFICAÇÃO: Fratura fechada ou interna: Na fratura fechada não há rompimento

Leia mais

Escala de Equilíbrio de Berg

Escala de Equilíbrio de Berg DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL - UFPR DISCIPLINA DE TERAPIA OCUPACIONAL APLICADA Á NEUROLOGIA CLÍNICA-ESCOLA DE TERAPIA OCUPACIONAL - UFPR ESCALA DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL NOME: IDADE: SEXO DIAGNÓSTICO:

Leia mais

OS-SantaCatarina. Um novo modo de pensar e fazer saúde. COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

OS-SantaCatarina. Um novo modo de pensar e fazer saúde. COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI OS-SantaCatarina Um novo modo de pensar e fazer saúde. COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI COMO O MOSQUITO AEDES AEGYPTI SE COMPORTA? O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, que vive perto do homem. Ele

Leia mais

Educação Física 28 Prova Prática

Educação Física 28 Prova Prática AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação Prova de Equivalência à Frequência 2.º Ciclo do Ensino Básico 2015/2016 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Decreto -Lei nº 17/2016, de 4 de abril Aprovado

Leia mais