Sustentando a recuperação pós-crise: o Brasil e o Mundo 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sustentando a recuperação pós-crise: o Brasil e o Mundo 1"

Transcrição

1 1 Sustentando a recuperação pós-crise: o Brasil e o Mundo 1 Bernardo Pereira Cabral 2 Irailton Silva Santana Junior 2 Introdução Depois de uma recessão global profunda, a recente recuperação da economia global, conseguida através de uma intervenção fiscal e monetária sem precedentes na história da humanidade, ainda é questionada sob os critérios de sustentabilidade. Percebendo que, na medida em que mais e mais medidas governamentais são tomadas, os déficits públicos, principalmente dos países desenvolvidos, têm aumentado significativamente. Por essas e outras, o futuro da economia global ainda é nebuloso. Ainda que o crescimento global tenha superado as expectativas, a recuperação vai ser longa, demorada e insuficiente, pelo menos no curto prazo, para diminuir o desemprego. Além disso, o PIB per capita mundial terá, pela primeira vez em dez anos, um decréscimo, os índices de comércio e empréstimo globais ainda estão baixos, aliados a uma queda também nos números de demanda e investimento dos países desenvolvidos. Não se pode esquecer ainda que, apesar dessa pequena melhora nos índices econômicos, a estratégia de recuperar, através de incentivos e garantias, o modelo macroeconômico e financeiro pré-crise pode gerar uma nova onda de bolhas e perturbações. Já está na ordem do dia não somente melhorar a regulação dos mercados financeiros, mas criar um novo modelo de integração internacional com os países superavitários, como a China, estimulando sua demanda interna e importações, enquanto os países deficitários, notadamente os EUA, melhorariam suas contas externas e diminuiriam os déficits públicos. CONJUNTURA INTERNACIONAL 1 Relatório orientado pelos professores Celeste Maria Philigret Baptista e Paulo Balanco, membros do Núcleo de Estudos Conjunturais da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA 2 Alunos do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA e bolsistas do Núcleo de Estudos Conjunturais (NEC-FCE-UFBa.).

2 2 Diante dos mais recentes dados sobre a economia global, a visível recuperação dos países deve, ainda, ser vista com cautela. Mesmo com a melhora nos índices de confiança dos consumidores e empresários, aumento das transações comerciais, aumento do preço das commodities etc., a previsão dos principais órgãos supranacionais é de que a retomada existe, mas será muito fraca para os padrões históricos. (WORLD, 2009) De acordo com previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), o crescimento mundial atingirá cerca de 3% em 2010, número muito melhor que o 1% negativo previsto para o fim deste ano. Ainda assim, as previsões para os próximos cinco anos são de crescimento na ordem de 4% ao ano, só um 1 pp. menor que a média dos anos anteriores a Figura 1: Crescimento do PIB mundial (em %) e em áreas especiais: Fonte: WEO(2009) Conforme tendência já sinalizada em relatórios anteriores, a recuperação do crescimento global será dada, principalmente, pela capacidade dos países em desenvolvimento de manter suas posições de exportadores de commodities e de investir mais em sua demanda interna. Embora tenham passado por uma diminuição nos seus superávits em conta corrente, e, em alguns casos, até obtendo déficits, a melhora no consumo dos países ricos deve trazer as balanças de pagamentos desses países para níveis similares aos níveis pré-crise. Como é demonstrado na figura 1, a partir do próximo ano o mundo

3 3 conviverá com índices de crescimento médio muito maior nos países em desenvolvimento do que nos países desenvolvidos. Estabilidade Financeira A recuperação atual é mais fortemente sentida nos mercados financeiros, ainda que, comparado aos índices pré-crise, a quantidade de dinheiro emprestada pelos bancos tenha caído muito. Ações como os cortes drásticos nas taxas de juros e outras intervenções com objetivo de manter as instituições financeiras solventes e ativas, foram os principais responsáveis por essa grande retomada. No entanto, deve-se ressaltar que a injeção de dinheiro realizada nos bancos dos países ricos foi quase que totalmente direcionada para os países em desenvolvimento. O alto endividamento privado dos primeiros dificultou a retomada dos empréstimos internos, uma vez que o setor privado estava mais preocupado em saldar as dívidas anteriormente contraídas. Sendo assim, mesmo com a injeção de liquidez cedida pelos bancos centrais, os bancos privados europeus e americanos, sem boas expectativas para a demanda interna de seus países, tiveram de partir para as bolsas de valores dos países desenvolvidos, o que culminou na valorização das moedas e das commodities exportadas por estes. (BELUZZO, 2009) Impacto da crise no comércio global O comércio internacional na primeira metade de 2008 continuou a tendência estabelecida na última década, com crescimento rápido. Somente em Setembro de 2008 os impactos da crise econômica mundial se fizeram mais evidentes na quantidade de bens e serviços exportados e importados mundo afora. O colapso do comércio durante a crise foi atribuído em parte à falta de concessão de crédito para importadores e exportadores. A insegurança crescente direcionou os agentes do comércio internacional de formas menos seguras de crédito para arranjos mais formais, como os seguros de crédito ao exportador (ECI) e as letras de crédito.

4 4 A crise, no entanto, afetou de diferentes formas o comércio no mundo. Quantidades transacionadas deterioraram-se mais na Europa, com queda de 16% na comparação entre os últimos trimestres de 2007 e As exportações da Ásia caíram apenas 5% e as norte-americanas, 7%. Dado interessante é que o comércio dentro das regiões contraiu-se mais rápido do que o comércio entre regiões: a Europa, região mais integrada economicamente, teve queda de 18% nas transações entre países do continente, em comparação com os 8% entre os países da Ásia e os 10% dos países da América do Norte. (INTERNATIONAL, 2009) Figura 2: Variações nas exportações mundiais por região Fonte: Organização Mundial do Comércio Segundo dados da OMC (Organização Mundial do Comércio), pela primeira vez nesse ano há um indicativo de melhora no comércio mundial, com níveis de transações aumentando cerca de 8% entre o primeiro e segundo trimestres, mas com o segundo trimestre com decréscimo de 33% comparado ao mesmo período de 2008(anualizado). Os países de industrialização recente da Ásia viram seus níveis de transação crescerem mais que os países desenvolvidos, reforçando a idéia da importância destes na melhora dos índices globais.

5 5 Figura 3: Crescimento do comércio mundial (%) Fonte: WEO(2009) Já em relação ao Brasil, a evolução do comércio exterior é visível. Na última década o país conseguiu saltar de menos de 1% de participação sobre o total da exportação mundial, para 1,25%. Mesmo com o provável déficit no fim deste ano, resultado do impacto da crise financeira, o Brasil conseguiu manter superávits nos últimos oito anos, com um acúmulo de reservas de mais de U$200 bi. As previsões da OMC são de que o Brasil aumentará sua participação tanto no comércio quanto no PIB mundial. Inflação Mundial A recessão mundial causou uma grande queda nos índices de inflação mundial e a preocupação com a deflação. A queda da inflação, no entanto, foi limitada em alguns países. A gradual recuperação das economias aponta para um período de inflação baixa e vulnerabilidade à deflação. Embora os riscos de deflação tenham diminuído muito no último trimestre, as pressões deflacionárias compiladas em uma série de indicadores de preço e capacidade instalada ainda são relativamente altas para pelo menos o próximo ano. Para os EUA e Zona do Euro, por exemplo, a previsão de inflação é de 0% para esse ano e 1% para o ano que vêm, reflexo apenas do provável aumento no preço das commodities.

6 6 O preço dos manufaturados vão provavelmente cair ainda por um tempo. Felizmente, expectativas de inflação estão bem ancoradas, proporcionando alguma proteção contra declínios maiores de preço. Nas economias emergentes, a previsão do FMI é de uma inflação média de 5% em 2009 e 2010, abaixo dos 9% em Somente a China, alguns países asiáticos e os países do leste europeu têm projeção de inflação abaixo dos 5%. Figura 4: Inflação e Núcleo em diferentes regiões Fonte: WEO(2009) Figura 5: Zonas com risco de deflação Fonte: WEO(2009) Desemprego mundial Segundo a Markit Economic Researchs, em seu relatório sobre o mercado de trabalho mundial, o desemprego nos países desenvolvidos deve se estabilizar até o fim do ano, mas o desemprego alto deverá persistir.

7 7 O Global PMI Employment Index indica uma queda no emprego pelo 16º mês consecutivo. Ainda assim, o relatório está no quinto mês consecutivo de melhora, apontando uma desaceleração na taxa de demissões nesse período. Para a Markit, a melhora em outubro nos índices de emprego no Reino Unido foi um dos principais responsáveis pela melhora no número global. O total de demissões nos principais países ricos totaliza 1,8 milhão em março(últimos dados tabulados). Vale lembrar que o emprego tem uma defasagem em relação à retomada da produção e comércio mundial. O retorno da demanda, por sua vez, parece apontar que a taxa pela qual as empresas vinham cortando funcionários continuará a se moderar nos próximos meses. Em dados mais recentes, o Departamento de Trabalho dos EUA informou na semana passada que a taxa de desemprego americana atingiu o maior patamar desde Com uma taxa de 10,2%, o país perdeu 190 mil postos de trabalho, formando agora um total de 16 milhões de desempregados. (DESEMPREGO, 2009) ZONAS SELECIONADAS Economias Desenvolvidas Figura 6: PIB, Índices de Preço e Desemprego dos países desenvolvidos.

8 8 Fonte: WEO(2009) Na figura 6, podemos analisar um pouco melhor alguns dados importantes sobre as principais economias globais. No que tange ao crescimento, o destaque para o ano de 2009 fica com a Austrália, único país dos representantes ricos que não terá uma diminuição no seu PIB. Irlanda e Islândia, por outro lado, terão, respectivamente, decréscimo de 7,5% e 8,5%, reflexo de uma imensa bolha mobiliária no primeiro e uma dependência alta do setor financeiro americano no segundo. É interessante notar que na Islândia, sendo um dos países mais afetados pela crise econômica, a altíssima desvalorização da sua moeda frente ao euro (cerca de 80%) resultou num aumento do preço das importações, o que elevou também seu índice de inflação, o maior dos países ricos. Enquanto a maioria destes países enfrentará, principalmente em 2009, índices de deflação ou inflação zero, a Islândia terá uma inflação maior que a maioria dos países em desenvolvimento. (INTERNATIONAL, 2009)

9 9 Sobre o desemprego, os dados são especialmente preocupantes em países como a Espanha, Irlanda e Eslováquia: Todos estes terão taxas de desemprego em 2009 maiores que 10% com perspectiva de aumento em Especialmente na Espanha, a taxa saltará para mais de 20%, maior desemprego registrado nos países desenvolvidos. Ásia Como já discutido anteriormente no texto, a economia asiática é uma das grandes responsáveis pela melhora no desempenho mundial. Formada por países que são basicamente de orientação exportadora, a melhora nos seus índices de crescimento ao longo deste ano também foi dada por um aumento na demanda interna. Figura 7: PIB, Índice de preços e Conta corrente dos países asiáticos: Fonte: WEO(2009) Como na maioria dos outros países em desenvolvimento, os países asiáticos terão retorno dos índices positivos de crescimento em O destaque ficará claramente com a China, que depois de ter apenas uma leve queda no PIB de 2009 em relação ao de 2008, voltará aos níveis de crescimento pré-crise em Países como a Malásia e as Filipinas, apesar de já terem índices de crescimento positivo em 2010, sofrerão com a precária estrutura e pouca inserção global, crescendo a níveis muito menores do que os níveis pré-crise. África

10 10 O crescimento na África diminuiu significativamente como resultado do colapso do comércio global e demais problemas com os mercados financeiros, mas é esperada uma retomada deste crescimento na medida em que a recuperação mundial é projetada. O efeito da recessão global foi inicialmente sentido naqueles países mais ativamente integrados nos mercados financeiros, como a África do Sul, mas em um segundo momento a baixa dos preços do petróleo e outras commodities, além da diminuição na demanda por manufaturados, afetou a outra metade dos países africanos. Nesse sentido, a melhora nos mercados financeiros foi o primeiro passo para o aumento dos preços das commodities nos últimos meses, o que ajudou muito na melhora das economias africanas O crescimento da África, segundo dados do FMI, está projetado para cair da média de 6% registrada entre para apenas 1% em 2009, com retomada para os 4% em Esse desempenho, ainda que muito abaixo da obtida na última década, é impressionante se levada em conta o atual cenário de crise. Um fator muito importante para isso foi a capacidade dos governos do continente de usar os balanços fiscais como absorvedores dos choque externos, sustentando a demanda interna e ajudando a conter um grande aumento no desemprego. (WORLD, 2009) Figura 8: PIB, Índice de preços e Conta corrente dos países africanos: Fonte: WEO(2009)

11 jan/08 fev/08 mar/08 abr/08 mai/08 jun/08 jul/08 ago/08 set/08 out/08 nov/08 dez/08 jan/09 fev/09 mar/09 abr/09 mai/09 jun/09 jul/09 ago/09 set/09 out/09 11 BRASIL BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Em outubro de 2009, as exportações brasileiras alcançaram US$ 14,082 bilhões, nível superior em 1,6% aos US$ 13,863 bilhões registrado em setembro de Em relação a outubro de 2008, verifica-se um recuo de 23,9%. Já às importações, no mês, atingiram o fluxo de US$ 12, 754 bilhões, o que equivale a uma expansão de 1,8% aos US$ 12, 534 bilhões alcançados no mês setembro, e referente a outubro de 2008 um recuo de 22,2%. Por conseguinte, para o mês de outubro, houve superávit no saldo comercial de US$ 1,328 bilhões, cifra praticamente instável em relação aos US$ 1,329 bilhões registrados no mês anterior, comparado a outubro de 2008 verifica-se uma expansão de 5,2 %. FIGURA 9 EVOLUÇÃO DA BALANÇA COMERCIAL (EM US$ MILHÕES) Importações Exportações Saldo Comercial Fonte: BACEN/IPEADATA No acumulado de janeiro a outubro de 2009, as exportações somaram US$ 125,865 bilhões, valor inferior em 25,6% aos US$ 169,372 bilhões registrados no mesmo período de As importações alcançaram US$ 103, 224 bilhões, cifra inferior em 30,4% quando comparado a janeiro-setembro de 2008, quando foram totalizados US$ 148,452 bilhões.

12 12 Imediatamente, verifica-se um superávit no saldo comercial no acumulado do ano correspondente a US$ 22,641 bilhões, equiparado a iguais meses de 2008, nota-se um acréscimo de 7,6% quando foram totalizados US$ 20,920 bilhões. No respectivo período em questão as operações de comércio exterior do Brasil atingiram a cifra de US$ 229,089 bilhões, comparativamente ao mesmo período do ano de 2008, um recuo na corrente de comércio de 27,9% quando foram contabilizados US$ 317, 824 bilhões. De acordo com o secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Welber Barral, o governo trabalha com a projeção que as exportações brasileiras para o ano de 2009 deverão totalizar a quantia de US$ 160 bilhões. Por outro lado, a meta para as importações está em US$ 140 bilhões. Para se ter uma idéia dos impactos oriundos da crise financeira sobre os fluxos comerciais brasileiros, verifica-se que nos dados consolidados do ano de 2008, as exportações foram de US$ 198 bilhões e as importações de US$ 173 bilhões. TABELA 1 - EXPORTAÇÃO BRASILEIRA POR FATOR AGREGADO JANEIRO/SETEMBRO 2009/ US$ MILHÕES FOB Janeiro/Outubro Part. % Var.% 2009/ Básicos ,3 42,0 37,3 Industrializados ,7 56,0 60,0. Semimanufaturados ,0 13,0 13,9. Manufaturados ,2 43,0 46,2 Op. Especiais ,9 2,0 2,7 Total ,6 100,0 100,0 Fonte: SECEX/MDIC. Janeiro-Outubro 2009/2008 No acumulado de janeiro a outubro de 2009, houve redução para todos os fatores agregados referentes às exportações, em relação à igual período do ano passado. Sendo que manufaturados reduziu 30,2% (US$ 24, 194 bilhões), semimanufaturados retração de 30%, (US$ 7, 026 bilhões) e básicos decréscimos de 16,3%, (US$ 10, 279 bilhões). Em um primeiro instante de análise, nota-se que apesar do decréscimo significativo de 25,6% das exportações brasileiras, após um ano do estouro da crise, as relações

13 jan/06 abr/06 jul/06 out/06 jan/07 abr/07 jul/07 out/07 jan/08 abr/08 jul/08 out/08 jan/09 abr/09 jul/09 out/09 13 exteriores vêm gradativamente melhorando quando comparado ao quatro trimestre de 2008 e ao primeiro trimestre de 2009, período de maior deterioração dos índices. Atualmente com a diversificação na pauta de exportações e mercados de destinos, o Brasil busca elevar as suas vendas, entretanto, a excessiva valorização nominal do câmbio vem prejudicando o melhor desempenho das exportações. FIGURA 10 EXPORTAÇÕES POR CLASSE DE PRODUTO (EM US$ MILHÕES) Manufaturados Semimanufaturados Básicos Fonte: BACEN/IPEADATA Para os produtos manufaturados, as exportações parecem dar sinais de uma reação, em virtude da normalização dos canais de financiamento dos fluxos comerciais e do início da recuperação da economia internacional. Dentre os principais produtos exportados no acumulado do ano, destaque ao açúcar refinado e laminados planos. Já para os produtos semimanufaturados, realce para a expansão na exportação de açúcar em bruto, que segue sua trajetória de crescimento, depois da quebra de safra em alguns países asiáticos, particularmente Índia, que passou de maior exportador de açúcar para o maior importador. Na comparação entre os dez primeiros meses de 2009 e de 2008, verifica-se que as vendas dos produtos básicos contraíram-se em níveis menores, comparada as taxas negativas dos produtos industrializados. Portanto, com a excessiva valorização cambial, a resistência a quedas mais acentuadas das exportações pode ser esclarecida, essencialmente, pelo desempenho das vendas dos produtos básicos.

14 14 Por países de destino, cabe destacar que enquanto os demais parceiros econômicos brasileiros reduzem os fluxos de compras, apenas as exportações para a Ásia, particularmente a China, cresceram. Entre o período de janeiro-outubro, apresenta-se uma expansão de 15,8%, essencialmente nas commodities. Do total exportado pelo Brasil no ano de 2009, 14,3% segue para o país asiático. Apesar da redução significativa no acumulado do ano, as vendas para os Estados Unidos nos últimos meses vêem crescendo, sendo que no mês de outubro, totalizou-se US$ 1, 911 bilhões, superior a cifra de US$ 1, 745 bilhões exportados para a China, que neste momento configura-se como o maior comprador dos produtos brasileiros. Entretanto, segundo o secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, apesar destes aumentos mensais o Brasil perdeu espaços que tinha antes da crise em mercados tradicionais como os Estados Unidos e também na América Latina. Um dos motivos para isso foi à apreciação do real, que tornou os produtos brasileiros mais caros. (Folha Online, 2009). TABELA 2 - IMPORTAÇÃO BRASILEIRA POR CATEGORIA DE USO JANEIRO/SETEMBRO 2009/ US$ MILHÕES FOB Janeiro/Outubro Var.% 2009/08 Part. % Bens de Capital ,7 23,4 20,5 Matérias-primas e intermediários ,7 47,1 48,0 Bens de Consumo ,9 16,5 12,7 - Não-duráveis ,2 7,7 5,5 - Duráveis ,7 8,8 7,2 Combustíveis e lubrificantes ,7 13,0 18,8 Total ,4 100,0 100,0 Fonte: SECEX/MDIC. Janeiro-Outubro 2009/2008 Para as importações, tendo em vista as categorias de uso, no comparativo entre os dez primeiros meses de 2009/2008, as importações de bens totais sofreram redução de 30,4% (US$ 45,131 bilhões). Todas as categorias de uso sofreram variações negativas, bens de capital 20,7% (US$ 6, 307 bilhões), matérias-primas e intermediários 31,7% (US$ 22, 570 bilhões), bens de consumo 9,9% (US$ 1, 871 bilhões), e combustíveis e lubrificantes 51,9% (US$ 14, 383 bilhões). Para as importações, nota-se uma expansão

15 jan/06 abr/06 jul/06 out/06 jan/07 abr/07 jul/07 out/07 jan/08 abr/08 jul/08 out/08 jan/09 abr/09 jul/09 out/09 15 no montante comprado a partir de abril de 2009, uma das razões para esses movimentos é a persistência da valorização cambial. FIGURA 11 IMPORTAÇÕES: CATEGORIA DE USO (EM US$ MILHÕES) Bens de Consumo Bens de Capital Matéria-Prima Combustiveis Fonte: BACEN/IPEADATA Através do foco nas importações, nota-se que o segmento de Combustíveis e Lubrificantes sofreu a maior retração, a queda resultou principalmente da redução dos gastos com petróleo e derivados. Matérias-primas e intermediários sofreu decréscimo expressivo, porém, ainda compõe a maior fatia de participação nas compras brasileiras. Os segmentos de Bens de Capital e Bens de Consumo, além de apresentarem retrações menores, respectivamente, 19,9% e 9,7%, foram os segmentos que expandiram participação no total importado. Por países, cabe destacar a tensão bilateral entre Brasil e Argentina, tendo em vista que o governo brasileiro freou importações argentinas de farinha de trigo, azeites, alho, vinho, frutas, rações para animais fabricados na Argentina, entre outros produtos, paralisando alguns caminhões na fronteira e portos que não puderam transportar as mercadorias para o Brasil. Tal medida é vista como uma represália às licenças nãoautomáticas (que atrasam o processo de exportação) que a Argentina implementou como argumento para proteger o emprego, a indústria e a produção frente à crise mundial. (Folha Online, 2009).

16 16 De fato o colapso do comércio mundial durante a crise foi atribuído em parte à falta de concessão de crédito para importadores e exportadores. No cenário brasileiro, a evolução do comércio exterior é visível. Na última década o país conseguiu saltar de menos de 1% de participação sobre o total da exportação mundial, para 1,25% atualmente, já as importações brasileiras representam 1,12% da importação mundial. Mesmo com o provável déficit no fim deste ano, o Brasil vêem conseguindo acumular reservas, atualmente às reservas brasileiras estão em torno de US$ 230 bilhões. As previsões da OMC são de que o Brasil aumentará sua participação tanto no comércio quanto no PIB mundial. Verifica-se que as reduções nos fluxos comerciais foram menores do que a prevista inicialmente, sobretudo, pela forte expansão da China e de outros países emergentes, e a recuperação dos preços das commodities. Nestas condições, no cenário nacional atual as exportações brasileiras estão enfrentando grandes dificuldades para se manterem competitivas, em virtude da apreciação do real que conduz ao encarecimento dos produtos brasileiros, em contrapartida, as importações com a alta da moeda tornam-se mais baratas. TRANSAÇÕES CORRENTES Nos últimos 12 meses, ocorreram mudanças importantes no setor externo da economia brasileira, principalmente nas transações correntes. Não há dúvida que o impacto da crise afetou fortemente as transações correntes neste ano de 2009, e que ainda afetará os índices previstos para o ano de Para os nove primeiros meses de 2009, observa-se que o saldo das transações correntes apresenta um déficit US$ 11, 876 bilhões, o que corresponde uma redução de 48,1% sobre o mesmo período de 2008.

17 17 TABELA 3 - BALANÇO DE PAGAMENTOS - TRANSAÇÕES CORRENTES (EM US$ MILHÕES) - JANEIRO/SETEMBRO 2009/2003 Período Balança Comercial Serviços Rendas Transf. Unilaterais Transações Correntes Capital e Financeira Fonte: BACEN/IPEADATA Durante o acumulado de 2009, especialmente a partir de abril, o processo de apreciação do câmbio contribuiu para mudanças do comportamento do Balanço de Pagamentos brasileiro, especialmente no saldo da Balança Comercial. Nos três primeiros trimestres de 2009, o saldo da balança comercial foi superavitário em US$ 21, 312 bilhões, o que corresponde um acréscimo de 7,8 % sobre o mesmo período de Todavia, apesar desta cifra superior, quando comparado aos anos anteriores, o superávit do ano corrente apresenta um volume reduzido, deste modo, o comportamento da balança comercial no período de janeiro/setembro de 2009, contribui negativamente ao resultado do balanço de pagamentos. Verifica-se que o déficit em transações correntes para o acumulado de 2009 está vinculado com a intensificação do déficit da conta de Serviços, particularmente pela intensidade no aumento das Viagens Internacionais de residentes aproveitando a condição do dólar e pelo crescente aumento nas despesas com Aluguel e Equipamentos. Inclui a intensificação do déficit da conta Rendas, em especial, pelo aumento dos recursos enviados a não residentes na forma de lucros e dividendos. Diante do déficit em Transações Correntes, o fechamento do Balanço de Pagamentos está sendo efetuado pelo superávit na conta Capital e Financeira, que no acumulado de janeiro a setembro totalizou US$ 40, 555 bilhões, sendo mais do que suficiente para financiar o déficit nas transações correntes que neste mesmo período foi de US$ 11, 876 bilhões. Com isso, o balanço de pagamento foi superavitário em US$ 28,679 milhões.

18 18 CONTA DE SERVIÇOS Verifica-se que nos últimos anos o Brasil vem intensificando seu déficit na conta serviços. No acumulado de janeiro a setembro de 2009, essa conta apresenta um déficit recorde de US$ 13, 227 bilhões, essa cifra sofre está associada ao patamar valorizado da moeda doméstica. TABELA 5 - SALDO DA CONTA SERVIÇOS POR SUB-CONTAS (EM US$ MILHÕES) - JANEIRO/SETEMBRO 2009/2003 Ano Transporte Viagens Internacionais Seguros Serviços Financeiros Computação e Informações Royalteis e licenças Aluguel Equipamentos Serviços Governamentais Comunicaçãoes Construção Relativos ao comércio Empresariais, profissionais e técnicos Pessoais, culturais e recreação TOTAL Fonte: BACEN / IPEADATA Nota-se pela evolução da conta serviços que o subgrupo Aluguel e Equipamentos, historicamente compõem a parcela de maior contribuição para o déficit nesta conta. Para o acumulado do ano, o saldo negativo representa US$ 6, 776 bilhões, que sobre o mesmo período de 2008, equivale a uma expansão de 25,8%. Com a mesma trajetória ascendente pode-se destacar Viagens Internacionais, que no período janeiro a setembro de 2009, apresenta déficit de US$ US$ 3, 599 bilhões, e em comparação a iguais meses de 2008 um recuo de 22,7%. Entretanto, mesmo com a redução no período de comparação, desde abril de 2009 o déficit está intensificando, em virtude, do câmbio valorizado. CONTA RENDA Quanto à conta renda, possui a mesma trajetória ascendente de déficit, deste modo, contribui massivamente para o saldo negativo na conta de transações correntes, principalmente com a emissão de lucros e dividendos para as matrizes no exterior. No

19 19 acumulado do ano, o déficit contabiliza US$ 22, 405 bilhões, o que equivale a uma redução de 31% sobre o mesmo período de Em um primeiro momento de análise, apura-se que esse recuo no déficit da conta renda foi em detrimento de uma expansão significativa na renda de investimento direto, particularmente Lucros e Dividendos, que no ano de 2008, alcançou a cifra de US$ 21,072 bilhões em transferências para as matrizes, um valor atípico, tendo em vista a linha de crescimento do déficit. Tabela 6 - SALDO DA CONTA RENDA POR SUB-CONTAS (EM US$ MILHÕES) - JANEIRO/SETEMBRO 2009/2003 Ano Rendas Salário e ordenado Renda de investimentos (líquido) Renda de investimento direto Lucros e dividendos Juros de empréstimo intercompa Renda de investimento em carteira Lucros e dividendos Juros de títulos de renda fixa Renda de outros investimentos (juros) Fonte: BACEN Sem dúvida a saída de Lucros e Dividendos, no âmbito do Investimento Direto é a principal subconta que contribui para o déficit na conta de rendas. Essa subconta no acumulado do ano apresenta um déficit de US$ 10, 868 bilhões. É fato o forte ritmo de ganhos por grandes empresas internacionais no Brasil, cabe ao governo, atuar neste contexto para que uma parcela destes lucros seja reinvestido no país, a fim de contribuir para o desenvolvimento da nação. Neste mesmo segmento, a emissão de Lucros e Dividendos por parte da Renda de Investimento em Carteira também é expressiva. No acumulado do ano apresenta um déficit de US$ 5, 145 bilhões. Nesta conta, apenas o subgrupo Salário e Ordenado apresenta superávit na trajetória verificada. Esse item registra a remuneração do trabalho assalariado, composto de salários e ordenados, no acumulado de 2009 apresenta um saldo positivo de US$ 465 milhões, o que equivale a uma expansão de 28,3%, sobre o mesmo período de 2008.

20 20 CONTA CAPITAL E FINANCEIRA O governo brasileiro, preocupado com o excessivo ingresso de capitais voláteis no país, por conseguinte, a forte desvalorização do dólar, buscou medidas e no dia 20 de outubro de 2009 adotou uma taxação sobre as aplicações em ações e renda fixa, denominado IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O objetivo é afastar o capital de curto prazo - o chamado de especulativo que entra no país e sai rapidamente. O governo deseja atrair o investidor que vem para o país, compra ações e deixa o dinheiro. TABELA 7 - SALDO DA CONTA CAPITAL E FINANCEIRA POR SUB-CONTAS (EM US$ MILHÕES) JANEIRO/SETEMBRO 2009/ Conta Capital Conta Financeira Investimento Direto Inv. Brasil Direto Inv. Estrangeiro Direto Investimento Carteira Inv. Brasil Carteira Inv. Estrangeiro Carteira Derivativos Outros Investimentos Conta Capital e Financeira FONTE: BACEN/IPEADA Conforme destaca a tabela acima, para o acumulado de janeiro-setembro de 2009, o Investimento Direto totalizou US$ 22,859 bilhões, ante US$ 15,448 bilhões no mesmo período de Esse crescimento deve-se principalmente ao Investimento Brasil Direto, que neste período acumula US$ 5,168 bilhões, ante o déficit de US$ 15, 407bilhões. Já o Investimento Estrangeiro Direto, no acumulado representa US$ 17, 691 bilhões, ante US$ 30, 855 bilhões registrado no mesmo período de O subgrupo investimento em carteira registrou ingresso recorde nos meses de julho e agosto, respectivamente, foram totalizados US$ 7, 688 e US$ 6,141 bilhões, não havia sido apresentado resultado tão expressivo desde dezembro Ao analisar esse

Nota de Crédito PJ. Janeiro 2015. Fonte: BACEN Base: Novembro de 2014

Nota de Crédito PJ. Janeiro 2015. Fonte: BACEN Base: Novembro de 2014 Nota de Crédito PJ Janeiro 2015 Fonte: BACEN Base: Novembro de 2014 mai/11 mai/11 Carteira de Crédito PJ não sustenta recuperação Após a aceleração verificada em outubro, a carteira de crédito pessoa jurídica

Leia mais

Mudança do cenário internacional e reflexos para o setor externo brasileiro

Mudança do cenário internacional e reflexos para o setor externo brasileiro Mudança do cenário internacional e reflexos para o setor externo brasileiro Irailton Silva Santana Júnior 1 Vinícius de Araújo Mendes 1 Introdução O presente relatório concentra a análise da economia brasileira

Leia mais

7.000 6.500 6.000 5.500 5.000 4.500 4.000 3.500 3.000 2.500 2.000 1.500 1.000 500 - -500-1.000 fev./2010. ago./2011. fev./2012. nov.

7.000 6.500 6.000 5.500 5.000 4.500 4.000 3.500 3.000 2.500 2.000 1.500 1.000 500 - -500-1.000 fev./2010. ago./2011. fev./2012. nov. 4 SETOR EXTERNO As contas externas tiveram mais um ano de relativa tranquilidade em 2012. O déficit em conta corrente ficou em 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB), mostrando pequeno aumento em relação

Leia mais

TRABALHO DE ECONOMIA:

TRABALHO DE ECONOMIA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUIUTABA - FEIT INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DE ITUIUTABA - ISEPI DIVINO EURÍPEDES GUIMARÃES DE OLIVEIRA TRABALHO DE ECONOMIA:

Leia mais

Balança Comercial 2003

Balança Comercial 2003 Balança Comercial 2003 26 de janeiro de 2004 O saldo da balança comercial atingiu US$24,8 bilhões em 2003, o melhor resultado anual já alcançado no comércio exterior brasileiro. As exportações somaram

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Março 2013

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Março 2013 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Março 2013 As exportações em março apresentaram aumento de +27,85% em relação a fevereiro. O valor exportado superou novamente a marca de US$ 1 bilhão, atingindo

Leia mais

ANEXO VII OBJETIVOS DAS POLÍTICAS MONETÁRIA, CREDITÍCIA E CAMBIAL LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

ANEXO VII OBJETIVOS DAS POLÍTICAS MONETÁRIA, CREDITÍCIA E CAMBIAL LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ANEXO VII OBJETIVOS DAS POLÍTICAS MONETÁRIA, CREDITÍCIA E CAMBIAL LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - 2007 (Anexo específico de que trata o art. 4º, 4º, da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000)

Leia mais

Ano I Boletim II Outubro/2015. Primeira quinzena. são específicos aos segmentos industriais de Sertãozinho e região.

Ano I Boletim II Outubro/2015. Primeira quinzena. são específicos aos segmentos industriais de Sertãozinho e região. O presente boletim analisa algumas variáveis chaves na atual conjuntura da economia sertanezina, apontando algumas tendências possíveis. Como destacado no boletim anterior, a indústria é o carro chefe

Leia mais

Exportação de Serviços

Exportação de Serviços Exportação de Serviços 1. Ementa O objetivo deste trabalho é dar uma maior visibilidade do setor a partir da apresentação de algumas informações sobre o comércio exterior de serviços brasileiro. 2. Introdução

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Junho 2010

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Junho 2010 Depenho do Comércio Exterior Paranaense Junho 2010 As exportações em junho apresentaram redução de 8,57% sobre maio após expansão por quatro meses consecutivos. Desta forma, supera a marca de US$ 1 bilhão

Leia mais

Aspectos recentes do Comércio Exterior Brasileiro

Aspectos recentes do Comércio Exterior Brasileiro Aspectos recentes do Comércio Exterior Brasileiro Análise Economia e Comércio / Integração Regional Jéssica Naime 09 de setembro de 2005 Aspectos recentes do Comércio Exterior Brasileiro Análise Economia

Leia mais

Setor Externo: Triste Ajuste

Setor Externo: Triste Ajuste 8 análise de conjuntura Setor Externo: Triste Ajuste Vera Martins da Silva (*) A recessão da economia brasileira se manifesta de forma contundente nos resultados de suas relações com o resto do mundo.

Leia mais

Cenário Econômico para 2014

Cenário Econômico para 2014 Cenário Econômico para 2014 Silvia Matos 18 de Novembro de 2013 Novembro de 2013 Cenário Externo As incertezas com relação ao cenário externo em 2014 são muito elevadas Do ponto de vista de crescimento,

Leia mais

Instrumentalização. Economia e Mercado. Aula 4 Contextualização. Demanda Agregada. Determinantes DA. Prof. Me. Ciro Burgos

Instrumentalização. Economia e Mercado. Aula 4 Contextualização. Demanda Agregada. Determinantes DA. Prof. Me. Ciro Burgos Economia e Mercado Aula 4 Contextualização Prof. Me. Ciro Burgos Oscilações dos níveis de produção e emprego Oferta e demanda agregadas Intervenção do Estado na economia Decisão de investir Impacto da

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL II RELATÓRIO ANALÍTICO

TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL II RELATÓRIO ANALÍTICO II RELATÓRIO ANALÍTICO 15 1 CONTEXTO ECONÔMICO A quantidade e a qualidade dos serviços públicos prestados por um governo aos seus cidadãos são fortemente influenciadas pelo contexto econômico local, mas

Leia mais

Impacto sobre os rendimentos dos títulos públicos

Impacto sobre os rendimentos dos títulos públicos Como as taxas de juros dos Estados Unidos afetam os mercados financeiros das economias emergentes 15 de maio de 2014 Alexander Klemm, Andre Meier e Sebastián Sosa Os governos da maioria das economias emergentes,

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Novembro 2012

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Novembro 2012 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Novembro 2012 As exportações em novembro apresentaram diminuição de 27,64% em relação a outubro. Continuam a superar a marca de US$ 1 bilhão, agora pela vigésima-segunda

Leia mais

CASO 7 A evolução do balanço de pagamentos brasileiro no período do Real

CASO 7 A evolução do balanço de pagamentos brasileiro no período do Real CASO 7 A evolução do balanço de pagamentos brasileiro no período do Real Capítulo utilizado: cap. 13 Conceitos abordados Comércio internacional, balanço de pagamentos, taxa de câmbio nominal e real, efeitos

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Março 2009

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Março 2009 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Março 2009 A crise financeira internacional continua afetando negativamente o comércio exterior paranaense: apesar das exportações terem aumentado 43,44% em março,

Leia mais

ANÁLISE DO DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO BRASILEIRO NO SEGUNDO BIMESTRE DE 2013

ANÁLISE DO DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO BRASILEIRO NO SEGUNDO BIMESTRE DE 2013 ANÁLISE DO DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO BRASILEIRO NO SEGUNDO BIMESTRE DE 2013 QUIRINO, José Renato Dias 1 ; MEDEIROS 2, Rennan Kertlly de; RAMOS FILHO 3, Hélio S. RESUMO O estudo das relações econômicas

Leia mais

A recuperação verde e uma análise do setor externo brasileiro 1

A recuperação verde e uma análise do setor externo brasileiro 1 A recuperação verde e uma análise do setor externo brasileiro 1 Bernardo Pereira Cabral 2 Irailton Silva Santana Junior² Introdução O atual debate sobre a recuperação da crise econômica mundial toma lugar

Leia mais

REDUÇÃO DA TAXA DE POUPANÇA E AS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS: 2010-2014

REDUÇÃO DA TAXA DE POUPANÇA E AS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS: 2010-2014 NOTAS CEMEC 01/2015 REDUÇÃO DA TAXA DE POUPANÇA E AS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS: 2010-2014 Carlos A. Rocca Lauro Modesto Santos Jr. Fevereiro de 2015 1 1. Introdução No Estudo Especial CEMEC de novembro

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Maio 2012

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Maio 2012 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Maio 2012 As exportações em maio apresentaram aumento de +39,13% em relação a abril, continuando a superar a marca de US$ 1 bilhão, agora pela décima-sexta vez

Leia mais

Políticas Públicas. Lélio de Lima Prado

Políticas Públicas. Lélio de Lima Prado Políticas Públicas Lélio de Lima Prado Política Cambial dez/03 abr/04 ago/04 dez/04 abr/05 ago/05 Evolução das Reservas internacionais (Em US$ bilhões) dez/05 abr/06 ago/06 dez/06 abr/07 ago/07 dez/07

Leia mais

Investimento em infraestrutura: efeitos multiplicadores sobre o crescimento do PIB

Investimento em infraestrutura: efeitos multiplicadores sobre o crescimento do PIB Investimento em infraestrutura: efeitos multiplicadores sobre o crescimento do PIB Brasília (DF), 06 de outubro de 2015 1 Diretoria Estratégia da Marca Gerência de Assessoramento Econômico Economia Internacional

Leia mais

Boletim de Conjuntura Econômica Dezembro 2008

Boletim de Conjuntura Econômica Dezembro 2008 Boletim de Conjuntura Econômica Dezembro 2008 Crise Mundo Os EUA e a Europa passam por um forte processo de desaceleração economica com indicios de recessão e deflação um claro sinal de que a crise chegou

Leia mais

A Crise Internacional e os Desafios para o Brasil

A Crise Internacional e os Desafios para o Brasil 1 A Crise Internacional e os Desafios para o Brasil Guido Mantega Outubro de 2008 1 2 Gravidade da Crise Crise mais forte desde 1929 Crise mais grave do que as ocorridas nos anos 1990 (crise de US$ bilhões

Leia mais

Choques Desequilibram a Economia Global

Choques Desequilibram a Economia Global Choques Desequilibram a Economia Global Uma série de choques reduziu o ritmo da recuperação econômica global em 2011. As economias emergentes como um todo se saíram bem melhor do que as economias avançadas,

Leia mais

Os investimentos no Brasil estão perdendo valor?

Os investimentos no Brasil estão perdendo valor? 1. Introdução Os investimentos no Brasil estão perdendo valor? Simone Maciel Cuiabano 1 Ao final de janeiro, o blog Beyond Brics, ligado ao jornal Financial Times, ventilou uma notícia sobre a perda de

Leia mais

NOTAS ECONÔMICAS. Regimes cambiais dos BRICs revelam diferentes graus de intervenção no câmbio

NOTAS ECONÔMICAS. Regimes cambiais dos BRICs revelam diferentes graus de intervenção no câmbio NOTAS ECONÔMICAS Informativo da Confederação Nacional da Indústria Ano 11 Número 2 12 de julho de 2010 www.cni.org.br Regimes cambiais dos BRICs revelam diferentes graus de intervenção no câmbio Brasil

Leia mais

BALANÇO DE PAGAMENTOS: desempenho brasileiro em 2010 RESUMO

BALANÇO DE PAGAMENTOS: desempenho brasileiro em 2010 RESUMO 78 BALANÇO DE PAGAMENTOS: desempenho brasileiro em 2010 Guilherme Fernandes de Souza RESUMO Com o objetivo de conhecer o desempenho brasileiro no que se refere ao Balanço de Pagamentos, esse artigo analisa

Leia mais

Figura 38 - Resultado global do Balanço de Pagamentos (US$ bilhões acum. Em 12 meses) Dez/95-Mar/07

Figura 38 - Resultado global do Balanço de Pagamentos (US$ bilhões acum. Em 12 meses) Dez/95-Mar/07 113 6. SETOR EXTERNO Fernando Ribeiro de Leite Neto 6.1 Balanço de Pagamentos 6.1.1 Resultado Global do Balanço de Pagamentos Ao longo de 2006, o setor externo da economia brasileira logrou registrar o

Leia mais

A despeito dos diversos estímulos monetários e fiscais, economia chinesa segue desacelerando

A despeito dos diversos estímulos monetários e fiscais, economia chinesa segue desacelerando INFORMATIVO n.º 42 NOVEMBRO de 2015 A despeito dos diversos estímulos monetários e fiscais, economia chinesa segue desacelerando Fabiana D Atri - Economista Coordenadora do Departamento de Pesquisas e

Leia mais

Maxi Indicadores de Desempenho da Indústria de Produtos Plásticos do Estado de Santa Catarina Relatório do 4º Trimestre 2011 Análise Conjuntural

Maxi Indicadores de Desempenho da Indústria de Produtos Plásticos do Estado de Santa Catarina Relatório do 4º Trimestre 2011 Análise Conjuntural Maxi Indicadores de Desempenho da Indústria de Produtos Plásticos do Estado de Santa Catarina Relatório do 4º Trimestre 2011 Análise Conjuntural O ano de 2011 foi marcado pela alternância entre crescimento,

Leia mais

Turbulência Internacional e Impacto para as Exportações do Brasil

Turbulência Internacional e Impacto para as Exportações do Brasil Brasil África do Sul Chile México Coréia do Sul Rússia Austrália Índia Suíça Turquia Malásia Europa China Argentina São Paulo, 26 de setembro de 2011. Turbulência Internacional e Impacto para as Exportações

Leia mais

A crise financeira global e as expectativas de mercado para 2009

A crise financeira global e as expectativas de mercado para 2009 A crise financeira global e as expectativas de mercado para 2009 Luciano Luiz Manarin D Agostini * RESUMO - Diante do cenário de crise financeira internacional, o estudo mostra as expectativas de mercado

Leia mais

ECONOMIA INTERNACIONAL II Professor: André M. Cunha

ECONOMIA INTERNACIONAL II Professor: André M. Cunha Introdução: economias abertas Problema da liquidez: Como ajustar desequilíbrios de posições entre duas economias? ECONOMIA INTERNACIONAL II Professor: André M. Cunha Como o cada tipo de ajuste ( E, R,

Leia mais

O Brasil e a Crise Internacional

O Brasil e a Crise Internacional O Brasil e a Crise Internacional Sen. Aloizio Mercadante PT/SP 1 fevereiro de 2009 Evolução da Crise Fase 1 2001-2006: Bolha Imobiliária. Intensa liquidez. Abundância de crédito Inovações financeiras Elevação

Leia mais

Extrato de Fundos de Investimento

Extrato de Fundos de Investimento Extrato de Fundos de Investimento São Paulo, 02 de Janeiro de 2015 Prezado(a) Período de Movimentação FUNDO DE PENSAO MULTIPATR OAB 01/12/2014 a 31/12/2014 Panorama Mensal Dezembro 2014 A volatilidade

Leia mais

RELATÓRIO TESE CENTRAL

RELATÓRIO TESE CENTRAL RELATÓRIO Da audiência pública conjunta das Comissões de Assuntos Econômicos, de Assuntos Sociais, de Acompanhamento da Crise Financeira e Empregabilidade e de Serviços de Infraestrutura, realizada no

Leia mais

O indicador do clima econômico piorou na América Latina e o Brasil registrou o indicador mais baixo desde janeiro de 1999

O indicador do clima econômico piorou na América Latina e o Brasil registrou o indicador mais baixo desde janeiro de 1999 14 de maio de 2014 Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina¹ O indicador do clima econômico piorou na América Latina e o Brasil registrou o indicador mais baixo desde janeiro de 1999 O indicador

Leia mais

O sucesso do Plano Real na economia brasileira RESUMO

O sucesso do Plano Real na economia brasileira RESUMO 1 O sucesso do Plano Real na economia brasileira Denis de Paula * RESUMO Esse artigo tem por objetivo evidenciar a busca pelo controle inflacionário no final da década de 1980 e início da década de 1990,

Leia mais

Política Cambial. Política Cambial e. Balanço de Pagamentos 26/03/2013. Mecanismos de intervenção na Economia. O que é Balanço de Pagamentos?

Política Cambial. Política Cambial e. Balanço de Pagamentos 26/03/2013. Mecanismos de intervenção na Economia. O que é Balanço de Pagamentos? Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Agronômicas Depto. de Economia, Sociologia e Tecnologia e Balança de Pagamentos Economia e Administração 3 º sem./medicina Veterinária Núria R. G. Quintana

Leia mais

ABDIB Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de base

ABDIB Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de base ABDIB Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de base Cenário Econômico Internacional & Brasil Prof. Dr. Antonio Corrêa de Lacerda antonio.lacerda@siemens.com São Paulo, 14 de março de 2007

Leia mais

RISCOS E OPORTUNIDADES PARA A INDÚSTRIA DE BENS DE CONSUMO. Junho de 2012

RISCOS E OPORTUNIDADES PARA A INDÚSTRIA DE BENS DE CONSUMO. Junho de 2012 RISCOS E OPORTUNIDADES PARA A INDÚSTRIA DE BENS DE CONSUMO Junho de 2012 Riscos e oportunidades para a indústria de bens de consumo A evolução dos últimos anos, do: Saldo da balança comercial da indústria

Leia mais

Relatório Econômico Mensal Agosto 2011

Relatório Econômico Mensal Agosto 2011 Relatório Econômico Mensal Agosto 2011 Tópicos Economia Americana: Confiança em baixa Pág.3 EUA X Japão Pág. 4 Mercados Emergentes: China segue apertando as condições monetárias Pág.5 Economia Brasileira:

Leia mais

SINCOR-SP 2015 JULHO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2015 JULHO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS JULHO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Análise macroeconômica... 6 3. Análise do setor de seguros 3.1. Receita

Leia mais

Palestra: Macroeconomia e Cenários. Prof. Antônio Lanzana 2012

Palestra: Macroeconomia e Cenários. Prof. Antônio Lanzana 2012 Palestra: Macroeconomia e Cenários Prof. Antônio Lanzana 2012 ECONOMIA MUNDIAL E BRASILEIRA SITUAÇÃO ATUAL E CENÁRIOS SUMÁRIO I. Cenário Econômico Mundial II. Cenário Econômico Brasileiro III. Potencial

Leia mais

Balanço de Pagamentos

Balanço de Pagamentos Balanço de Pagamentos Agosto/2015 22 de setembro de 2015 Resumo dos Resultados Em agosto de 2015, o déficit em Transações Correntes foi de US$ 2,5 bilhões, resultado superior ao observado em agosto de

Leia mais

101/15 30/06/2015. Análise Setorial. Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados

101/15 30/06/2015. Análise Setorial. Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados 101/15 30/06/2015 Análise Setorial Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados Junho de 2015 Sumário 1. Perspectivas do CenárioEconômico em 2015... 3 2. Balança Comercial de Março

Leia mais

5 ECONOMIA MONETÁRIA E FINANCEIRA

5 ECONOMIA MONETÁRIA E FINANCEIRA 5 ECONOMIA MONETÁRIA E FINANCEIRA Os sinais de redução de riscos inflacionários já haviam sido descritos na última Carta de Conjuntura, o que fez com que o Comitê de Política Monetária (Copom) decidisse

Leia mais

Taxa de Câmbio. Recebimento de juros Recebimentos de lucros do exterior Receita de rendas do trabalho

Taxa de Câmbio. Recebimento de juros Recebimentos de lucros do exterior Receita de rendas do trabalho Taxa de Câmbio TAXA DE CÂMBIO No Brasil é usado a CONVENÇÃO DO INCERTO. O valor do dólar é fixo e o variável é a nossa moeda. Por exemplo : 1 US$ = R$ 3,00 Mercado de Divisa No mercado de câmbio as divisas

Leia mais

Relatório Semanal de Estratégia de Investimento

Relatório Semanal de Estratégia de Investimento 12 de janeiro de 2015 Relatório Semanal de Estratégia de Investimento Destaques da Semana Economia internacional: Deflação na Europa reforça crença no QE (22/11); Pacote de U$1 trilhão em infraestrutura

Leia mais

Perspectivas da Economia Brasileira

Perspectivas da Economia Brasileira Perspectivas da Economia Brasileira Márcio Holland Secretário de Política Econômica Ministério da Fazenda Caxias do Sul, RG 03 de dezembro de 2012 1 O Cenário Internacional Economias avançadas: baixo crescimento

Leia mais

O COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO NO PERÍODO DE 1985-2009: BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO DAS COMMODITIES? Stela Luiza de Mattos Ansanelli (Unesp)

O COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO NO PERÍODO DE 1985-2009: BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO DAS COMMODITIES? Stela Luiza de Mattos Ansanelli (Unesp) O COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO NO PERÍODO DE 1985-2009: BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO DAS COMMODITIES? Stela Luiza de Mattos Ansanelli (Unesp) Objetivo Qual padrão de especialização comercial brasileiro? Ainda fortemente

Leia mais

Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV

Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV INVESTIMENTOS Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV Uma questão de suma importância para a consolidação e perenidade de um Fundo de Pensão é a sua saúde financeira, que garante

Leia mais

PAINEL 9,6% dez/07. out/07. ago/07 1.340 1.320 1.300 1.280 1.260 1.240 1.220 1.200. nov/06. fev/07. ago/06

PAINEL 9,6% dez/07. out/07. ago/07 1.340 1.320 1.300 1.280 1.260 1.240 1.220 1.200. nov/06. fev/07. ago/06 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior ASSESSORIA ECONÔMICA PAINEL PRINCIPAIS INDICADORES DA ECONOMIA BRASILEIRA Número 35 15 a 30 de setembro de 2009 EMPREGO De acordo com a Pesquisa

Leia mais

Análise Setorial. Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados

Análise Setorial. Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados Análise Setorial Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados Abril de 2015 Sumário 1. Perspectivas do Cenário Econômico em 2015... 3 2. Balança Comercial de Março de 2015... 5 3.

Leia mais

Prof. José Luis Oreiro Instituto de Economia - UFRJ

Prof. José Luis Oreiro Instituto de Economia - UFRJ Prof. José Luis Oreiro Instituto de Economia - UFRJ Palma, G. (2002). The Three routes to financial crises In: Eatwell, J; Taylor, L. (orgs.). International Capital Markets: systems in transition. Oxford

Leia mais

Relatório FEBRABAN - Evolução do Crédito do Sistema Financeiro

Relatório FEBRABAN - Evolução do Crédito do Sistema Financeiro Relatório FEBRABAN - Evolução do Crédito do Sistema Financeiro (com base na Nota do Banco Central do Brasil de 22-10-08) Edição de 27 de Outubro de 08 Crise não teve impacto significativo nas operações

Leia mais

Análise CEPLAN Clique para editar o estilo do título mestre. Recife, 17 de agosto de 2011.

Análise CEPLAN Clique para editar o estilo do título mestre. Recife, 17 de agosto de 2011. Análise CEPLAN Recife, 17 de agosto de 2011. Temas que serão discutidos na VI Análise Ceplan A economia em 2011: Mundo; Brasil; Nordeste, com destaque para Pernambuco; Informe sobre mão de obra qualificada.

Leia mais

2.7 Financiamento. Por que Financiamento? Comparação Internacional. Visão 2022

2.7 Financiamento. Por que Financiamento? Comparação Internacional. Visão 2022 2.7 Financiamento Por que Financiamento? O ritmo de crescimento de uma economia e a competitividade da sua indústria dependem da disponibilidade de recursos para investimento e da capacidade do sistema

Leia mais

Classificação da Informação: Uso Irrestrito

Classificação da Informação: Uso Irrestrito Cenário Econômico Qual caminho escolheremos? Cenário Econômico 2015 Estamos no caminho correto? Estamos no caminho correto? Qual é nossa visão sobre a economia? Estrutura da economia sinaliza baixa capacidade

Leia mais

Boletim de Conjuntura Econômica Outubro 2008

Boletim de Conjuntura Econômica Outubro 2008 Boletim de Conjuntura Econômica Outubro 008 PIB avança e cresce 6% Avanço do PIB no segundo trimestre foi o maior desde 00 A economia brasileira cresceu mais que o esperado no segundo trimestre, impulsionada

Leia mais

CENÁRIOS ECONÔMICOS O QUE ESPERAR DE 2016? Prof. Antonio Lanzana Dezembro/2015

CENÁRIOS ECONÔMICOS O QUE ESPERAR DE 2016? Prof. Antonio Lanzana Dezembro/2015 CENÁRIOS ECONÔMICOS O QUE ESPERAR DE 2016? Prof. Antonio Lanzana Dezembro/2015 1 SUMÁRIO 1. Economia Mundial e Impactos sobre o Brasil 2. Política Econômica Desastrosa do Primeiro Mandato 2.1. Resultados

Leia mais

Discussões sobre política fiscal e política monetária

Discussões sobre política fiscal e política monetária O desafio fiscal do Brasil Insper 7 de maio de 2015 Discussões sobre política fiscal e política monetária Felipe Salto* *Assessor econômico do senador José Serra, é mestre em administração pública e governo

Leia mais

NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007

NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007 NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007 Introdução Guilherme R. S. Souza e Silva * Lucas Lautert Dezordi ** Este artigo pretende

Leia mais

01 _ Enquadramento macroeconómico

01 _ Enquadramento macroeconómico 01 _ Enquadramento macroeconómico 01 _ Enquadramento macroeconómico O agravamento da crise do crédito hipotecário subprime transformou-se numa crise generalizada de confiança com repercursões nos mercados

Leia mais

Cenário Econômico como Direcionador de Estratégias de Investimento no Brasil

Cenário Econômico como Direcionador de Estratégias de Investimento no Brasil Cenário Econômico como Direcionador de Estratégias de Investimento no Brasil VII Congresso Anbima de Fundos de Investimentos Rodrigo R. Azevedo Maio 2013 2 Principal direcionador macro de estratégias de

Leia mais

Fase 2 (setembro 2012) Sondagem: Expectativas Econômicas do Transportador Rodoviário - 2012

Fase 2 (setembro 2012) Sondagem: Expectativas Econômicas do Transportador Rodoviário - 2012 Sondagem: Expectativas Econômicas do Transportador Rodoviário - 2012 Apresentação A sondagem Expectativas Econômicas do Transportador Rodoviário 2012 Fase 2 apresenta a visão do empresário do transporte

Leia mais

número 3 maio de 2005 A Valorização do Real e as Negociações Coletivas

número 3 maio de 2005 A Valorização do Real e as Negociações Coletivas número 3 maio de 2005 A Valorização do Real e as Negociações Coletivas A valorização do real e as negociações coletivas As negociações coletivas em empresas ou setores fortemente vinculados ao mercado

Leia mais

A pergunta de um trilhão de dólares: Quem detém a dívida pública dos mercados emergentes

A pergunta de um trilhão de dólares: Quem detém a dívida pública dos mercados emergentes A pergunta de um trilhão de dólares: Quem detém a dívida pública dos mercados emergentes Serkan Arslanalp e Takahiro Tsuda 5 de março de 2014 Há um trilhão de razões para se interessar em saber quem detém

Leia mais

O comportamento pós-crise financeira das taxas de câmbio no Brasil, China, Índia e Europa

O comportamento pós-crise financeira das taxas de câmbio no Brasil, China, Índia e Europa O comportamento pós-crise financeira das taxas de câmbio no Brasil, China, Índia e Europa Guilherme R. S. Souza e Silva * RESUMO - O presente artigo apresenta e discute o comportamento das taxas de câmbio

Leia mais

Estudos sobre a Taxa de Câmbio no Brasil

Estudos sobre a Taxa de Câmbio no Brasil Estudos sobre a Taxa de Câmbio no Brasil Fevereiro/2014 A taxa de câmbio é um dos principais preços relativos da economia, com influência direta no desempenho macroeconômico do país e na composição de

Leia mais

Extrato de Fundos de Investimento

Extrato de Fundos de Investimento Extrato de Fundos de Investimento São Paulo, 01 de Outubro de 2012 Prezado(a) Período de Movimentação FUNDO DE PENSAO MULTIPATR OAB 03/09/2012 a 28/09/2012 Panorama Mensal Setembro de 2012 O mês de setembro

Leia mais

Perspectivas da economia em 2012 e medidas do Governo Guido Mantega Ministro da Fazenda

Perspectivas da economia em 2012 e medidas do Governo Guido Mantega Ministro da Fazenda Perspectivas da economia em 2012 e medidas do Governo Guido Mantega Ministro da Fazenda Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal Brasília, 22 de maio de 2012 1 A situação da economia internacional

Leia mais

Decomposição da Inflação de 2011

Decomposição da Inflação de 2011 Decomposição da de Seguindo procedimento adotado em anos anteriores, este boxe apresenta estimativas, com base nos modelos de projeção utilizados pelo Banco Central, para a contribuição de diversos fatores

Leia mais

(com base na Nota do Banco Central do Brasil de 27-05-2009) Edição de 27 de Maio de 2009

(com base na Nota do Banco Central do Brasil de 27-05-2009) Edição de 27 de Maio de 2009 Relatório Febraban - Evolução do Crédito do Sistema Financeiro (com base na Nota do Banco Central do Brasil de 27-05-2009) Edição de 27 de Maio de 2009 Em Abril de 2009, operações de crédito atingiram

Leia mais

Depressões e crises CAPÍTULO 22. Olivier Blanchard Pearson Education. 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard

Depressões e crises CAPÍTULO 22. Olivier Blanchard Pearson Education. 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard Depressões e crises Olivier Blanchard Pearson Education CAPÍTULO 22 Depressões e crises Uma depressão é uma recessão profunda e de longa duração. Uma crise é um longo período de crescimento baixo ou nulo,

Leia mais

Empresas aéreas continuam a melhorar a rentabilidade Margem de lucro líquida de 5,1% para 2016

Empresas aéreas continuam a melhorar a rentabilidade Margem de lucro líquida de 5,1% para 2016 COMUNICADO No: 58 Empresas aéreas continuam a melhorar a rentabilidade Margem de lucro líquida de 5,1% para 2016 10 de dezembro de 2015 (Genebra) - A International Air Transport Association (IATA) anunciou

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE TAXAS DE JUROS / 2012 EMPRÉSTIMO PESSOAL E CHEQUE ESPECIAL

RELATÓRIO ANUAL DE TAXAS DE JUROS / 2012 EMPRÉSTIMO PESSOAL E CHEQUE ESPECIAL ANÁLISE COMPARATIVA RELATÓRIO ANUAL DE TAXAS DE JUROS / 2012 EMPRÉSTIMO PESSOAL E CHEQUE ESPECIAL O levantamento anual envolveu sete instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica

Leia mais

4 SETOR EXTERNO. ipea

4 SETOR EXTERNO. ipea 4 SETOR EXTERNO RESTRIÇÕES EXTERNAS AO CRESCIMENTO ECONÔMICO Tradicionalmente, as restrições ao crescimento da economia brasileira são consideradas como limites impostos pela deterioração incontornável

Leia mais

Desempenho da Agroindústria em 2004. histórica iniciada em 1992. Como tem sido freqüente nos últimos anos (exceto em 2003), os

Desempenho da Agroindústria em 2004. histórica iniciada em 1992. Como tem sido freqüente nos últimos anos (exceto em 2003), os Desempenho da Agroindústria em 2004 Em 2004, a agroindústria obteve crescimento de 5,3%, marca mais elevada da série histórica iniciada em 1992. Como tem sido freqüente nos últimos anos (exceto em 2003),

Leia mais

Visão. O papel anticíclico do BNDES e sua contribuição para conter a demanda agregada. do Desenvolvimento. nº 96 29 jul 2011

Visão. O papel anticíclico do BNDES e sua contribuição para conter a demanda agregada. do Desenvolvimento. nº 96 29 jul 2011 Visão do Desenvolvimento nº 96 29 jul 2011 O papel anticíclico do BNDES e sua contribuição para conter a demanda agregada Por Fernando Puga e Gilberto Borça Jr. Economistas da APE BNDES vem auxiliando

Leia mais

Produção Industrial Cearense Cresce 2,5% em Fevereiro como o 4º Melhor Desempenho do País

Produção Industrial Cearense Cresce 2,5% em Fevereiro como o 4º Melhor Desempenho do País Enfoque Econômico é uma publicação do IPECE que tem por objetivo fornecer informações de forma imediata sobre políticas econômicas, estudos e pesquisas de interesse da população cearense. Por esse instrumento

Leia mais

Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) NOVEMBRO/2013

Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) NOVEMBRO/2013 16 de dezembro de 2013 Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) NOVEMBRO/2013 O ICEC é um indicador da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que visa medir o nível

Leia mais

Elementos de Análise Financeira Matemática Financeira e Inflação Profa. Patricia Maria Bortolon

Elementos de Análise Financeira Matemática Financeira e Inflação Profa. Patricia Maria Bortolon Elementos de Análise Financeira Matemática Financeira e Inflação O que é Inflação? Inflação É a elevação generalizada dos preços de uma economia O que é deflação? E a baixa predominante de preços de bens

Leia mais

Red Econolatin www.econolatin.com Expertos Económicos de Universidades Latinoamericanas

Red Econolatin www.econolatin.com Expertos Económicos de Universidades Latinoamericanas Red Econolatin www.econolatin.com Expertos Económicos de Universidades Latinoamericanas BRASIL Julho 2013 Profa. Anita Kon PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS- GRADUADOS

Leia mais

Boletim Econômico e do Setor Portuário. Sumário

Boletim Econômico e do Setor Portuário. Sumário Boletim Econômico e do Setor Portuário Junho de 2014 Sumário Indicadores da Economia Nacional... 2 O Produto Interno Bruto PIB no primeiro trimestre de 2014... 2 Os Índices de Inflação... 3 O Mercado de

Leia mais

O papel anticíclico do BNDES sobre o crédito

O papel anticíclico do BNDES sobre o crédito 3 ago 2006 Nº 7 O papel anticíclico do BNDES sobre o crédito Por Ernani Teixeira Torres Filho Superintendente da SAE Nas crises, sistema bancário contrai o crédito. BNDES atua em sentido contrário e sua

Leia mais

Análise Setorial. Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados

Análise Setorial. Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados Análise Setorial Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados Fevereiro de 2015 Sumário 1. Perspectivas do Cenário Econômico em 2015... 3 2. Balança Comercial de Fevereiro de 2015...

Leia mais

SINCOR-SP 2015 OUTUBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2015 OUTUBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS OUTUBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Análise macroeconômica... 6 3. Análise do setor de seguros 3.1. Receita

Leia mais

* (Resumo executivo do relatório Where does it hurts? Elaborado pela ActionAid sobre o impacto da crise financeira sobre os países em

* (Resumo executivo do relatório Where does it hurts? Elaborado pela ActionAid sobre o impacto da crise financeira sobre os países em * (Resumo executivo do relatório Where does it hurts? Elaborado pela ActionAid sobre o impacto da crise financeira sobre os países em desenvolvimento) A atual crise financeira é constantemente descrita

Leia mais

Apresentação de Teresa Ter-Minassian na conferencia IDEFF: Portugal 2011: Coming to the bottom or going to the bottom? Lisboa, Jan.31-Fev.

Apresentação de Teresa Ter-Minassian na conferencia IDEFF: Portugal 2011: Coming to the bottom or going to the bottom? Lisboa, Jan.31-Fev. Apresentação de Teresa Ter-Minassian na conferencia IDEFF: Portugal 2011: Coming to the bottom or going to the bottom? Lisboa, Jan.31-Fev.1, 2011 Estrutura da apresentação Antecedentes Principais características

Leia mais

APRESENTAÇÃO NO INSTITUTO DO VAREJO

APRESENTAÇÃO NO INSTITUTO DO VAREJO APRESENTAÇÃO NO INSTITUTO DO VAREJO 18 de Agosto de 2006 Demian Fiocca Presidente do BNDES www.bndes.gov.br 1 BRASIL: NOVO CICLO DE DESENVOLVIMENTO Um novo ciclo de desenvolvimento teve início em 2004.

Leia mais

Especial Lucro dos Bancos

Especial Lucro dos Bancos Boletim Econômico Edição nº 90 novembro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Especial Lucro dos Bancos 1 Tabela dos Lucros em 2014 Ano Banco Período Lucro 2 0 1 4 Itaú Unibanco

Leia mais

Perspectivas 2014 Brasil e Mundo

Perspectivas 2014 Brasil e Mundo 1 Perspectivas 2014 Brasil e Mundo 2 Agenda EUA: Fim dos estímulos em 2013? China: Hard landing? Zona do Euro: Crescimento econômico? Brasil: Deixamos de ser rumo de investimentos? EUA Manutenção de estímulos

Leia mais

SINCOR-SP 2015 JUNHO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2015 JUNHO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS JUNHO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Análise macroeconômica... 6 3. Análise do setor de seguros 3.1. Receita

Leia mais