Meios de contraste Preparo e finalidades

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Meios de contraste Preparo e finalidades"

Transcrição

1 Profº Claudio Souza Meios de contraste Preparo e finalidades

2 Meios de contraste Para cada via de administração de um meio de contraste há um preparo adequado, tanto do cliente que passara pelo procedimento quanto do material a ser administrado. As vias de administração tem como finalidade o estudo de determinadas regiões que por ela são mais fidedignas como por exemplo o estudo do intestino grosso por via retal.

3 Contraste endovenoso (E.V) ou intravascular (I.V) A administração endovenosa ou intravascular, o contraste é injetado por uma veia diretamente na corrente sanguínea, na grande maioria se utilizam da veia basílica por ser superficial, facilmente localizável e estar em ligação com outras grandes veias do braço. Veia cefálica Veia basílica

4 Contraste endovenoso (E.V) ou intravascular (I.V) O único meio de contraste utilizado por via endovenosa em tomografia computadorizada é o iodo, seja ele o iônico ou não iônico, sem a necessidade de diluição. Armazenamento, manipulação e administração O meio de contraste deve ser armazenado em uma estufa térmica a 37 graus, para que reduza a sua viscosidade, melhorando a fluidez e diminuindo a ocorrência de efeitos adversos, e 37 graus por se tratar da nossa temperatura intracorpórea normal. O profissional deve se paramentar de luvas, o MC aspirado não deve ser reenvasado para um uma utilização futura, um frasco aberto deve ser utilizado no período máximo de 24 horas. A administração do MC é uma questão muito delicada onde deve-se observar atentamente os seguintes itens: Punção adequada, jelco de calibre adequado a necessidade do exame e as condições do cliente e a orientação do cliente quanto ao procedimento é de grande importância para que o tranqüilize.

5 Preparos Para que a administração do meio de contraste ocorra de modo que minimize quaisquer efeitos devemos seguir alguns itens no quisíto preparo, tanto do meio quanto do cliente. Punção venosa Utilizar Jelco de calibre adequado, em média deve-se utilizar o 18 ou 20, porém devemos observar a necessidade do exame e as condições do cliente, não utilizar acessos puncionados a mais de 24 horas, não puncionar veias do dorso da mão ou pé, á não ser que não haja outra maneira, sendo assim tomar cuidado com o fluxo da injeção, puncionar de preferência em MSD, toda e qualquer substância administrada em uma veia é levada até o coração através da veia cava para que ocorra a hematose e a distribuição por todo o sistema.

6 Preparos Dosagem Os cálculos para a dosagem correta acaba variando de acordo com a necessidade de cada exame e as condições de administração. Em média a grande maioria dos serviços utiliza a seguinte forma: 1,5ml por kg do cliente até 70kg. Exemplo: Cliente pesando 60 kg utilizaremos em média 90 ml. 1,5x60 = 90 Para clientes que pesem de 70 a 100 kg administrar 100 ml. Acima de 100 kg administrar 120 ml. Obs: As dosagens podem variar de acordo com a necessidade de cada exame em cima do protocolo a ser empregado e o tipo de administração, manual ou com o auxilio de bomba injetora.

7 Preparos Cliente Jejum de no mínimo 6 horas, recomendado 8, suspender hipoglicemiantes (medicamentos a que tenham metformina como principio ativo) 48 horas antes e retomar o tratamento 48 após. Obs: Sempre fazer a anamnese

8 Finalidades A administração de meio de contraste por via endovenosa em tomografia computadorizada tem enumeras finalidades: Auxilia no estudo morfológico

9 Finalidades Auxilia no estudo morfofuncional

10 Finalidades E é de uma importância tamanha nos estudos de neoplasias, onde a captação do meio de contraste diferencia cistos de processos expansivos, onde sem este meio não seria possível.

11 Finalidades

12 Finalidades

13 Finalidades

14 Finalidades

15 Finalidades

16 Finalidades Com a evolução dos tomógrafos os meios de contraste foram sendo cada vez mais úteis no auxilio ao diagnóstico, graças a uma diminuição no tempo de aquisição devido ao aumento de fileiras de detectores é possível hoje fazermos análises vasculares com maior acurácia com a administração do MC por via endovenosa. Aneurisma de aorta abdominal

17 Sistema da veia porta Finalidades

18 Finalidades

19 Ruptura de aneurisma Finalidades

20 Contraste por via oral (V.O) O contraste por via oral em tomografia computadorizada tem como objetivo contrastar o aparelho digestório inferior,é utilizado o iodo diluído em água, quando o cliente apresentar um quadro de hipersensibilidade acentuada a iodo pode se utilizar o BaSO4 (Sulfato de bário) que deverá ser bem diluído para evitar efeitos de strike nas imagens.

21 Preparos O exame de tomografia computadorizada com preparo via oral para estudo do sistema digestório deve seguir os seguintes passos: È recomendado jejum de sólidos de 6 horas, porém pode ser realizado sem esse preparo de acordo com a necessidade do exame. Diluir 40 ml de iodo em 1000ml de água se disponível no serviço fazer essa diluição com algum tipo de refresco em pó para evitar que o cliente tenha náuseas que o leve a uma emese. Tempo de ingestão Em média orientamos o cliente a beber 1 copo de aproximadamente 200mls a cada 10 minutos, mais isso pode variar de acordo com o HD. (Hipótese Diagnóstica). Nas suspeitas de apendicite fazer um VO longo com intervalos de 20 minutos entre um copo e outro, para que possa dar tempo de o transito intestinal levar o MC até o ceco e contraste o apêndice vermiforme.

22 Via oral O contraste quando administrado por via oral percorre o mesmo caminho que o alimento quando nos alimentamos.

23 Finalidade A principal finalidade do meio de contraste por via oral é desassociar os intestinos dos órgãos adjacentes, exemplo disso é a dissociação do duodeno da cabeça do pâncreas nos protocolos para pesquisa de patologias que acometem o pâncreas.

24 Finalidades

25 Finalidades

26 Finalidades

27 Finalidades

28 Finalidades

29 Finalidades

30 Contraste por via retal (V.R) O contraste por via retal em tomografia computadorizada tem como objetivo contrastar o intestino grosso, é utilizado o iodo diluído em soro fisiológico.

31 Preparos O exame de tomografia computadorizada com preparo via retal para estudo do intestino grosso deve seguir os seguintes passos: È recomendado jejum de sólidos de 6 horas, e que o cliente faça uso de um frasco de dimeticona um dia antes da realização, porém pode ser realizado sem esse preparo de acordo com a necessidade do exame, porém é de grande importância para a qualidade do exame que se siga as instruções de preparo. Diluir 40 ml de iodo em 1000ml de soro fisiológico, chamar a equipe de enfermagem do setor para que possamos dar início ao exame, orientar o cliente de todo o procedimento antes de dar inicio ao mesmo, posicionar o cliente em posição de Sims, introduzir a sonda já conectada ao soro abrir e deixar que corra continuamente, após o MC ser todo administrado da início as aquisições.

32 Via retal (V.R) O contraste por via retal é o método mais rápido para o estudo do intestino grosso, porém ele pode ser substituído por um V.O bem longo, assim resguardamos mais o cliente. Com aparelhos multidetectores e softwares adequados podemos fazer diversas análises da região em questão, entre elas a colonoscopia virtual.

33 Revisão anatômica Flexura Hepática Cólon transverso Flexura esplênica Cólon ascendente Cólon descendente Ceco Apêndice vermiforme Cólon sigmóide Reto

34 Perguntas 1- A que temperatura deve-se armazenar e administrar o iodo? 2- Qual a regra para a dosagem de iodo a ser administrado por via endovenosa? 3- Qual o posicionamento realizado para a passagem da sonda retal? 4- O MC por EV auxilia em quais finalidades? 5- Descreva toda a anatomia do intestino grosso. 6- Em quantos mls de água é diluído o iodo no preparo para MC VR. 7- Qual o tempo de ingestão do Mc por VO? E qual a sua variante? 8- Qual o preparo do cliente para se submeter a uma tomografia computadorizada com MC por EV? 9- Descreva o armazenamento, manipulação e a administração do iodo a ser administrado por EV. 10- Qual o preparo para um exame com MC por VR?

Meios de contraste. Preparo e finalidades. Profº Cláudio Souza

Meios de contraste. Preparo e finalidades. Profº Cláudio Souza Meios de contraste Preparo e finalidades Profº Cláudio Souza Meios de contraste Para cada via de administração de um meio de contraste há um preparo adequado, tanto do cliente que passara pelo procedimento

Leia mais

Protocolos para tórax. Profº Claudio Souza

Protocolos para tórax. Profº Claudio Souza Protocolos para tórax Profº Claudio Souza Indicações Quando falamos em tomografia computadorizada para o tórax temos uma grande variedade de protocolos para estudos diversos, como por exemplo: estudo vascular

Leia mais

CONSENTIMENTO ESCLARECIDO DO USO DE CONTRASTE

CONSENTIMENTO ESCLARECIDO DO USO DE CONTRASTE CONSENTIMENTO ESCLARECIDO DO USO DE CONTRASTE FORMULÁRIO PADRÃO FP CENF 523 Versão: 02 Nome: Quarto: Registro: Exame: TIPO DE SERVIÇO: ( ) ANGIOGRAFIA ( ) UROGRAFIA EXCRETORA ( ) HEMODINÂMICA ( ) COLANGIOGRAFIA

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Titulo: CUIDADOS PÓS- EXTRAVASAMENTO DE CONTRASTE 2. Definição: Escape das drogas (vesicantes) do vaso sanguíneo para os tecidos circunjacentes, onde seus efeitos tóxicos locais variam podem causar:

Leia mais

Protocolos articulações dos MMSS. Profº Cláudio Souza

Protocolos articulações dos MMSS. Profº Cláudio Souza Protocolos articulações dos MMSS Profº Cláudio Souza Indicações A tomografia computadorizada das articulações dos MMSS tem como objetivo a avaliação da integridade da articulação e a avaliação de descontinuidades.

Leia mais

Aparelho Circulatório

Aparelho Circulatório Seio coronário Recebe o sangue das paredes do coração Veia Cava Superior Recebe o sangue da cabeça, pescoço, tórax e membros superiores Veia Cava Inferior Recebe o sangue do abdómen, da região pélvica

Leia mais

Highlights 2016. Edição do 1 trimestre de 2016. Imagem por fluorescência

Highlights 2016. Edição do 1 trimestre de 2016. Imagem por fluorescência Highlights 2016 Edição do 1 trimestre de 2016 Imagem por fluorescência KARL STORZ Infravermelho próximo (NIR/ICV) Descubra novas facetas da luz! O sistema infravermelho próximo (NIR/ICV) KARL STORZ proporciona

Leia mais

Administração de Medicamentos Via Parenteral

Administração de Medicamentos Via Parenteral UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG ESCOLA DE ENFERMAGEM SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA II Administração de Medicamentos Via Parenteral Profª MSc. Bárbara Tarouco da Silva Rio Grande 2012/2 semestre Conteúdo

Leia mais

MODELO DE BULA PARA O PACIENTE. DUPHALAC lactulose

MODELO DE BULA PARA O PACIENTE. DUPHALAC lactulose MODELO DE BULA PARA O PACIENTE DUPHALAC lactulose Abbott Laboratórios do Brasil Ltda. XAROPE 200mL 1 ml contém 667 mg de lactulose 1 I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO DUPHALAC lactulose FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

PEC em Radiologia Básca. Acad. José Gomes da Rocha Filho

PEC em Radiologia Básca. Acad. José Gomes da Rocha Filho PEC em Radiologia Básca Acad. José Gomes da Rocha Filho Diagnóstico Acompanhamento evolutivo da doença renal O que é? É um exame que demonstra todo o trato urinário através da injeção endovenosa de uma

Leia mais

Meios de contraste. Profº Cláudio Souza

Meios de contraste. Profº Cláudio Souza Meios de contraste Profº Cláudio Souza O que são meios de Contraste? São substância que pelas características físicoquímicas são capazes de absorver raios-x e quando introduzidas no corpo, permitem a visualização

Leia mais

Protocolos articulações dos MMII. Profº Cláudio Souza

Protocolos articulações dos MMII. Profº Cláudio Souza Protocolos articulações dos MMII Profº Cláudio Souza Indicações A tomografia computadorizada de articulações dos MMII (Membros inferiores), em 90% dos casos é para avaliação de descontinuidades, em sua

Leia mais

CONCENTRAÇÃO 160 mg/ml de fosfato de sódio monobásico e 60 mg/ml de fosfato de sódio dibásico.

CONCENTRAÇÃO 160 mg/ml de fosfato de sódio monobásico e 60 mg/ml de fosfato de sódio dibásico. L-ENEMA Fosfato de Sódio Monobásico, Fosfato de Sódio Dibásico. FORMA FARMACÊUTICA Solução retal APRESENTAÇÕES Linha Farma: Frasco graduado de polietileno de baixa densidade incolor, com cânula retal previamente

Leia mais

PROTOCOLO DE INSULINA EM PERFUSÃO PARA CONTROLO INTENSIVO DE GLICÉMIA EM UNIDADES DE CUIDADOS INTENSIVOS DE ADULTOS

PROTOCOLO DE INSULINA EM PERFUSÃO PARA CONTROLO INTENSIVO DE GLICÉMIA EM UNIDADES DE CUIDADOS INTENSIVOS DE ADULTOS PROTOCOLO DE INSULINA EM PERFUSÃO PARA CONTROLO INTENSIVO DE GLICÉMIA EM UNIDADES DE CUIDADOS INTENSIVOS DE ADULTOS Ana Rita Ferreira Janeiro de 2008 1 PROTOCOLO DE INFUSÃO DE INSULINA 1 Este protocolo

Leia mais

Gerenciamento de Acesso Vascular PDP

Gerenciamento de Acesso Vascular PDP Gerenciamento de Acesso Vascular PDP Com o gerenciamento de acesso vascular PDP você vai além da inserção de um cateter. O VeinViewer é uma ferramenta excelente no Pré, Durante e Pós acesso. A veia mais

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APOTEL 150mg/ml, solução para perfusão Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Técnicas de Monitoramento e Controle de Processos Corrosivos

Técnicas de Monitoramento e Controle de Processos Corrosivos Técnicas de Monitoramento e Controle de Processos Corrosivos METODOLOGIA DE MONITORAMENTO DA Seleção dos pontos de monitoramento (localização dos provadores) Histórico de agressividade do fluido; Histórico

Leia mais

Folha para o atendimento de urgências pediátricas

Folha para o atendimento de urgências pediátricas APÊNDICES Apêndice A Folha para o atendimento de urgências pediátricas MEDICAMENTOS DOSE/VIA ADMINISTRA- ÇÃO CÁLCULO PRESCRIÇÃO MEDICAMENTOS PARA ATENDIMENTO À PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA ADRENALINA 1:1.000

Leia mais

FURP-PARACETAMOL. Fundação para o Remédio Popular FURP. Solução Oral. 200 mg/ml

FURP-PARACETAMOL. Fundação para o Remédio Popular FURP. Solução Oral. 200 mg/ml FURP-PARACETAMOL Fundação para o Remédio Popular FURP Solução Oral 200 mg/ml BULA PARA O PACIENTE FURP-PARACETAMOL 200 mg/ml Solução Oral paracetamol APRESENTAÇÃO Solução oral Frasco com 15 ml de solução

Leia mais

Objetivo. Exame contrastado do trato gastrointestinal Baixo. Indicações 01/04/2011. Anatomia do Jejuno

Objetivo. Exame contrastado do trato gastrointestinal Baixo. Indicações 01/04/2011. Anatomia do Jejuno Objetivo Exame contrastado do trato gastrointestinal Baixo O objetivo do exame de Trânsito Intestinal é estudar a forma e a função dos seus três componentes (Duodeno, jejuno e íleo), bem como detectar

Leia mais

QUARTA À OITAVA SEMANA, DESENVOLVIMENTO DOS TECIDOS, ÓRGÃOS E FORMA DO CORPO

QUARTA À OITAVA SEMANA, DESENVOLVIMENTO DOS TECIDOS, ÓRGÃOS E FORMA DO CORPO Vera Andrade, 2014 QUARTA À OITAVA SEMANA, DESENVOLVIMENTO DOS TECIDOS, ÓRGÃOS E FORMA DO CORPO Nestas cinco semanas formam-se os principais órgãos e sistemas do corpo, ainda com funções mínimas, o embrião

Leia mais

Atenção no tanque, tranquilidade na estrada.

Atenção no tanque, tranquilidade na estrada. Atenção no tanque, tranquilidade na estrada. Como evitar a contaminação do combustível e o desgaste prematuro de peças. Diesel contaminado é sinônimo de gastos adicionais Quem trabalha na estrada sabe:

Leia mais

APARELHO DIGESTÓRIO ESÔFAGO ESÔFAGO ESÔFAGO

APARELHO DIGESTÓRIO ESÔFAGO ESÔFAGO ESÔFAGO APARELHO DIGESTÓRIO ESÔFAGO PARTE II ESÔFAGO ESÔFAGO -Função -Trajeto -cervical -torácica -abdominal 1 esôfago 2 traqueia 3 musculatura da faringe 4 M. esternocefálico 5 Lig. nucal Estrutura do esôfago

Leia mais

Projecto Jovem Maternidade Bissaya Barreto Escola Básica e Secundária de Soure Maio 2016

Projecto Jovem Maternidade Bissaya Barreto Escola Básica e Secundária de Soure Maio 2016 Projecto Jovem Maternidade Bissaya Barreto Escola Básica e Secundária de Soure Maio 2016 Descoberta Prazer Satisfação Intimidade Partilha Relações sexuais DST s Gravidez IVG Insatisfação Frustrações...

Leia mais

Lição 01 O CORPO HUMANO

Lição 01 O CORPO HUMANO Lição 01 O CORPO HUMANO OBJETIVOS: Ao final desta lição, os participantes serão capazes de: 1. Explicar o conceito de posição anatômica. 2. Citar a localização de uma lesão utilizando referências anatômicas.

Leia mais

CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PARACENTESE ABDOMINAL E/OU PUNÇÃO PERITONEAL ELABORAÇÃO: Enfª(S): Andreia Paz, Sandra Chaves e Cilene Bisagni

CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PARACENTESE ABDOMINAL E/OU PUNÇÃO PERITONEAL ELABORAÇÃO: Enfª(S): Andreia Paz, Sandra Chaves e Cilene Bisagni PÁG:1 CONCEITO É a remoção do acúmulo de líquido da cavidade peritoneal ascite (acúmulo de líquido nos espaços entre os tecidos e órgãos do abdome) através de uma punção percutânea ou uma pequena incisão

Leia mais

Capítulo 6 Sistemas Computadorizados de Auxílio ao Diagnóstico Médico

Capítulo 6 Sistemas Computadorizados de Auxílio ao Diagnóstico Médico 25 Capítulo 6 Sistemas Computadorizados de Auxílio ao Diagnóstico Médico Existem diversos tipos de aplicações já desenvolvidas envolvendo o uso de processamento de imagens médicas, a fim de auxiliar o

Leia mais

ANÁLISE DE TAREFAS: Procedimentos Clínicos. Nome: Data: / / Ocupação/Cargo: Instituição: Unidade/Setor: TDICT

ANÁLISE DE TAREFAS: Procedimentos Clínicos. Nome: Data: / / Ocupação/Cargo: Instituição: Unidade/Setor: TDICT Leia atentamente antes de iniciar: ANÁLISE DE TAREFAS: Procedimentos Clínicos Nome: Data: / / Ocupação/Cargo: Instituição: Unidade/Setor: TDICT Inclua todos os s envolvendo s que são realizados em seu

Leia mais

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO HOSPITAL FÊMINA LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO HOSPITAL FÊMINA LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS POP n.º: L-27 Página 1 de 5 1. Objetivo: Garantir atendimento de forma adequada aos clientes e funcionários dentro dos protocolos estabelecidos para assistência de enfermagem durante as intercorrências

Leia mais

Ferramentas para a Qualidade

Ferramentas para a Qualidade Diagrama de processo: seu objetivo é a listagem de todas as fases do processo de forma simples e de rápida visualização e entendimento. Quando há decisões envolvidas pode-se representar o diagrama de processo

Leia mais

HIDRAFIX 90. Takeda Pharma Ltda. Solução oral concentrada. cloreto de sódio 4,68 mg/ml. citrato de potássio monoidratado 2,16 mg/ml

HIDRAFIX 90. Takeda Pharma Ltda. Solução oral concentrada. cloreto de sódio 4,68 mg/ml. citrato de potássio monoidratado 2,16 mg/ml BULA PARA PACIENTE RDC 47/2009 HIDRAFIX 90 Takeda Pharma Ltda. Solução oral concentrada cloreto de sódio 4,68 mg/ml citrato de potássio monoidratado 2,16 mg/ml citrato de sódio di-hidratado 0,98 mg/ml

Leia mais

Normolax EMS S/A. Xarope. 667 mg/ml

Normolax EMS S/A. Xarope. 667 mg/ml Normolax EMS S/A Xarope 667 mg/ml I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Normolax lactulose APRESENTAÇÃO: NORMOLAX (lactulose) Xarope 667 mg/ml sabor ameixa: frasco com 100, 120, 150, 200, 250 e 480 ml. Xarope

Leia mais

COLÍRIO NEO BRASIL. (cloridrato de nafazolina + sulfato de zinco heptaidratado)

COLÍRIO NEO BRASIL. (cloridrato de nafazolina + sulfato de zinco heptaidratado) COLÍRIO NEO BRASIL (cloridrato de nafazolina + sulfato de zinco heptaidratado) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Solução Gotas 0,15mg/mL + 0,30mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: COLÍRIO

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Objetivos

PLANO DE ENSINO. Objetivos PLANO DE ENSINO Disciplina: Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em cuidados a pacientes críticos. Carga-horária: 100 h/a Período Letivo: 2º semestre 2013 Professora: Márcia

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. A organização

Leia mais

Nódulo de Tireoide. Diagnóstico:

Nódulo de Tireoide. Diagnóstico: Nódulo de Tireoide São lesões comuns à palpação da tireoide em 5% das mulheres e 1% dos homens. Essa prevalência sobe para 19 a 67% quando utilizamos a ecografia. A principal preocupação é a possibilidade

Leia mais

Pentalac Lactulose. Xarope - Uso oral. Apresentação: Frasco com 120 ml. USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Pentalac Lactulose. Xarope - Uso oral. Apresentação: Frasco com 120 ml. USO ADULTO E PEDIÁTRICO Pentalac Lactulose Xarope - Uso oral Apresentação: Frasco com 120 ml. USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada ml do xarope contém: Lactulose.... 667 mg Veículo* q.s.p.... 1 ml (o xarope pode conter no

Leia mais

LEITES E FÓRMULAS INFANTIS AJUDA PARA CRESCER

LEITES E FÓRMULAS INFANTIS AJUDA PARA CRESCER LEITES E FÓRMULAS INFANTIS AJUDA PARA CRESCER ESTA FARMÁCIA CUIDA DE SI UM ALIMENTO ÚNICO LEITES E FÓRMULAS INFANTIS AJUDA PARA CRESCER ESTA FARMÁCIA CUIDA DE SI SEMPRE QUE A AMAMENTAÇÃO NÃO É POSSÍVEL

Leia mais

Pernambuco. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Pernambuco (1991, 2000 e 2010)

Pernambuco. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Pernambuco (1991, 2000 e 2010) Pernambuco Em, no estado de Pernambuco (PE), moravam 8,8 milhões de pessoas, onde parcela relevante (7,4%; 648,7 mil habitantes) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 185 municípios,

Leia mais

PVClay - Polymer Clay

PVClay - Polymer Clay PVClay - Polymer Clay www.pvclay.com.br Este tutorial foi feito com a autorização de Luciano Paiva do site www.esculpir.com. Este site é muito interessante para quem aprecia a arte de modelar, vale à pena

Leia mais

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS 27 PROJETO E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS PROJETO GEOMÉTRICO DE VIAS 4 SEÇÃO TRANSVERSAL 4.1 ELEMENTOS BÁSICOS DIMENSÕES Perpendicularmente ao eixo, a estrada pode ser constiutída pelos seguintes elementos:

Leia mais

Vacinação segura: Administração de imunobiologicos via intramuscular, subcutânea e via oral Divep/Cei/Covedi Outubro/2014

Vacinação segura: Administração de imunobiologicos via intramuscular, subcutânea e via oral Divep/Cei/Covedi Outubro/2014 Reunião extraordinária com Coordenadores de Imunização, Comissão de Implantação da Vacina dtp(a)e Campanha com as vacinas Tríplice Viral e poliomielite 1,2,3 (atenuada) no SUS - Bahia Vacinação segura:

Leia mais

Lição 5 Medidas Descritivas Medidas de Dispersão

Lição 5 Medidas Descritivas Medidas de Dispersão 99 Lição 5 Medidas Descritivas Medidas de Dispersão Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: identifi car o objetivo das medidas de dispersão; identifi car o conceito de variância;

Leia mais

Bebés: administração consoante as necessidades. Ideal a quantidade de 200 ml/kg de peso/24 horas

Bebés: administração consoante as necessidades. Ideal a quantidade de 200 ml/kg de peso/24 horas Resumo das Características do medicamento 1 Denominação do medicamento Redrate pó para solução oral Associação 2 Composição qualitativa e quantitativa 1 carteira contém: Glucose 4 g Cloreto de sódio 0,7

Leia mais

APROVADO EM 18-01-2004 INFARMED

APROVADO EM 18-01-2004 INFARMED 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Dioralyte, pó para solução oral 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substâncias activas g/saqueta Glicose 3,56 Cloreto de sódio 0,47 Cloreto de potássio 0,30 Citrato

Leia mais

Metabolismo dos Carboidratos

Metabolismo dos Carboidratos Metabolismo dos Carboidratos Disciplina: Nutrição Aplicada a Educação Física Prof ₐ Mda. Vanessa Ribeiro dos Santos Definição O que são carboidratos? Os carboidratos são compostos orgânicos que contêm:

Leia mais

Aparelhos de medida. São sete as unidades de base do SI, dimensionalmente independentes entre si, definidas para as

Aparelhos de medida. São sete as unidades de base do SI, dimensionalmente independentes entre si, definidas para as Aparelhos de medida UFCD: 1289 - Eletricidade e eletrónica - eletricidade Sistema Internacional de Unidades (S.I.) São sete as unidades de base do SI, dimensionalmente independentes entre si, definidas

Leia mais

Sal de Andrews. Pó efervescente. Sulfato de magnésio(0,8825g) GlaxoSmithKline

Sal de Andrews. Pó efervescente. Sulfato de magnésio(0,8825g) GlaxoSmithKline Sal de Andrews GlaxoSmithKline Sulfato de magnésio(0,882) Sal de Andrews sulfato de magnésio APRESENTAÇÃO USO ORAL - USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada de pó efervescente contém: sulfato de magnésio(0,882), bicarbonato

Leia mais

PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO

PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO Comissão de controle de infecção hospitalar PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO Eva Cláudia Venâncio de Senne Luciana Paiva Patrícia Borges Peixoto EPIDEMIOLOGIA Trato urinário representa

Leia mais

Componentes. Profº Claudio Souza

Componentes. Profº Claudio Souza Tomografia computadorizada Componentes Profº Claudio Souza Componentes Gantry Gantry PRINCIPAIS BOTÕES DE COMANDO NO GANTRY Demonstração de mensagem automática. Limites de inclinação e movimentação da

Leia mais

U R O L I T Í A S E UNESC - ENFERMAGEM 14/4/2015 CONCEITO. A urolitíase refere-se à presença de pedra (cálculo) no sistema urinário.

U R O L I T Í A S E UNESC - ENFERMAGEM 14/4/2015 CONCEITO. A urolitíase refere-se à presença de pedra (cálculo) no sistema urinário. CONCEITO UNESC - ENFERMAGEM SAÚDE DO ADULTO PROFª.: FLÁVIA NUNES A urolitíase refere-se à presença de pedra (cálculo) no sistema urinário. U R O L I T Í A S E COMO SÃO FORMADOS OS CÁLCULOS? São formados

Leia mais

Contribuição da Endesa Brasil a Consulta Pública 043/2009 Qualidade do Fornecimento

Contribuição da Endesa Brasil a Consulta Pública 043/2009 Qualidade do Fornecimento Contribuição da Endesa Brasil a Consulta Pública 043/2009 Qualidade do Fornecimento Este documento encaminha as contribuições das distribuidoras da Endesa Brasil, Ampla e Coelce, no que se refere aos questionamentos

Leia mais

NEO DIMETICON. (simeticona)

NEO DIMETICON. (simeticona) NEO DIMETICON (simeticona) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Comprimido 40mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: NEO DIMETICON simeticona APRESENTAÇÕES Comprimidos 40mg: Embalagem com 20 comprimidos.

Leia mais

Departamento de Anestesiologia do Hospital Pedro Hispano

Departamento de Anestesiologia do Hospital Pedro Hispano Departamento de Anestesiologia do Hospital Pedro Hispano ANALGESIA EPIDURAL PARA O PARTO A DOR NO PARTO Durante nove meses o seu bebé desenvolve-se no seu ventre. Passado esse tempo de adaptação e preparação,

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ADMISSÃO DO PACIENTE NO PÓS OPERATÓRIO IMEDIATO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ADMISSÃO DO PACIENTE NO PÓS OPERATÓRIO IMEDIATO HOSPITAL CRISTO REDENTOR GHC UNIDADES ASSISTENCIAIS TAREFA: PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ADMISSÃO DO PACIENTE NO PÓS OPERATÓRIO IMEDIATO CONCEITO: AS PRIMEIRAS UNIDADES

Leia mais

Acre. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1 o e 3 o quartis nos municípios do estado do Acre (1991, 2000 e 2010)

Acre. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1 o e 3 o quartis nos municípios do estado do Acre (1991, 2000 e 2010) Acre Em, no estado do Acre (AC) moravam 734 mil pessoas, e uma parcela ainda pequena dessa população, 4,3% (32 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 22 municípios, dos quais sete

Leia mais

Incontinência urinária e estudos urodinâmicos

Incontinência urinária e estudos urodinâmicos Incontinência urinária e estudos urodinâmicos A incontinência urinária de esforço é a perda involuntária de urina que ocorre quando há um aumento da pressão sobre a bexiga durante alguma atividade. A quantidade

Leia mais

Medidas Antropométricas em crianças

Medidas Antropométricas em crianças Medidas Antropométricas em crianças Prof a Raquel Simões A. Nutricional Profa. Raquel Simões 1 Medidas Antropométricas - crianças Peso Estatura / Comprimento Perímetro cefálico Perímetro Torácico Perímetro

Leia mais

Manual de Instrucoes. Estufa Horizontal e Vertical. o futuro chegou a cozinha. refrigeracao coccao linha modular exposicao distribuicao apoio

Manual de Instrucoes. Estufa Horizontal e Vertical. o futuro chegou a cozinha. refrigeracao coccao linha modular exposicao distribuicao apoio Manual de Instrucoes Estufa Horizontal e Vertical o futuro chegou a cozinha refrigeracao coccao linha modular exposicao distribuicao apoio Obrigado por ter adquirido Equipamentos ELVI É com satisfação

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: FORTH Jardim - SÓLIDO Código interno de identificação do produto: 100-M Principal uso: Fertilizante Nome da empresa: EVERALDO JUNIOR ELLER Endereço:

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: Agregado leve artificial obtido por processamento de materiais naturais para 1.2. Aplicações: utilização em betão, prefabricação, argamassas, caldas

Leia mais

Gotas. APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 10, 15 e 30 ml.

Gotas. APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 10, 15 e 30 ml. BULA RDC 47/09 Profissional da Saúde IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Mylicon simeticona Gotas APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 10, 15 e 30 ml. USO ORAL USO ADULTO E

Leia mais

COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA

COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE AMPARO COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA Guia Prático para deixar nossa cidade ainda mais bonita e acessível ÍNDICE A Prefeitura Municipal de Amparo, vem, através

Leia mais

NEOPLASIAS DO APARELHO DIGESTIVO de 2003 a 2011. REGISTRO HOSPITALAR DE CÂNCER Rosa Helena Silva Souza

NEOPLASIAS DO APARELHO DIGESTIVO de 2003 a 2011. REGISTRO HOSPITALAR DE CÂNCER Rosa Helena Silva Souza NEOPLASIAS DO APARELHO DIGESTIVO de 2003 a 2011 REGISTRO HOSPITALAR DE CÂNCER Rosa Helena Silva Souza Percentual das neoplasias do aparelho digestivo atendidas no HC/UFPR segundo a localização topográfica.

Leia mais

FLUCOLIC. Kley Hertz Farmacêutica S.A. Cápsulas Gelatinosas 125 mg simeticona

FLUCOLIC. Kley Hertz Farmacêutica S.A. Cápsulas Gelatinosas 125 mg simeticona FLUCOLIC Kley Hertz Farmacêutica S.A. Cápsulas Gelatinosas 125 mg simeticona APRESENTAÇÃO Cápsulas gelatinosas contendo 125 mg de simeticona em cartucho com 12 ou 120 cápsulas em blísteres. USO ADULTO

Leia mais

Cateterismo Vesical Intermitente

Cateterismo Vesical Intermitente Manual de Orientações Cateterismo Vesical Intermitente Educação em Saúde VOL. 15 Cateterismo Vesical Intermitente Manual de Orientações Cristiane Tavares Borges - Enfermeira do Serviço de Enfermagem Cirúrgica

Leia mais

TEGAN (alfaestradiol) Libbs Farmacêutica Ltda. Solução Tópica 0,25 mg

TEGAN (alfaestradiol) Libbs Farmacêutica Ltda. Solução Tópica 0,25 mg TEGAN (alfaestradiol) Libbs Farmacêutica Ltda. Solução Tópica 0,25 mg TEGAN alfaestradiol APRESENTAÇÕES Solução tópica capilar contendo 0,25 mg de alfaestradiol. Embalagem contendo 1 frasco plástico com

Leia mais

COLETA DE ASPIRADO TRAQUEAL FISIOTERAPIA

COLETA DE ASPIRADO TRAQUEAL FISIOTERAPIA 1- OBJETIVO Padronizar o procedimento de coleta de secreção brônquica através de aspirado traqueal. 2- ABRANGÊNCIA Centro de Tratamento Intensivo Adulto (CTI), Unidade de Cuidados Especiais (UCE), Emergência

Leia mais

FOLHA 5. Problemas de Transportes e de Afectação

FOLHA 5. Problemas de Transportes e de Afectação FOLHA 5 Problemas de Transportes e de Afectação 1. Uma companhia de aço possui 2 minas e 3 fábricas transformadoras. Em cada mina (1 e 2) encontram-se disponíveis 103 e 197 toneladas de minério. A companhia

Leia mais

Dr. Ruy Emílio Dornelles Dias

Dr. Ruy Emílio Dornelles Dias Colelitíase Pedras na Vesícula Biliar O QUE É A VESÍCULA BILIAR E O QUE ELA FAZ? A vesícula é uma pequena saculação (como uma bexiga murcha) que se encontra junto ao fígado e sua função é armazenar bile,

Leia mais

TEMA: Broncoscopia com lavado broncoalveolar + biópsia

TEMA: Broncoscopia com lavado broncoalveolar + biópsia NTRR 30/2013 Solicitante: Juiz Napoleão da Silva Chaves Número do processo: 0043850.93.2013.8.13.0525 Reu: Estado de Minas Gerais Data: 23/03/2013 Medicamento Material Procedimento X Cobertura TEMA: Broncoscopia

Leia mais

Qual é a função do cólon e do reto?

Qual é a função do cólon e do reto? Câncer de Cólon Qual é a função do cólon e do reto? O cólon e o reto constituem o intestino grosso, que possui um importante papel na capacidade do organismo de processar os alimentos. O intestino grosso

Leia mais

simeticona LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA Emulsão Oral 75 mg/ml

simeticona LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA Emulsão Oral 75 mg/ml simeticona LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA 75 mg/ml I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO simeticona Medicamento Genérico, Lei nº 9.787 de 1999. APRESENTAÇÃO (gotas). Embalagem contendo frasco de

Leia mais

Estimativa de preço máximo de madeira para substituição de óleo combustível

Estimativa de preço máximo de madeira para substituição de óleo combustível IPEF, n.25, p.41-44, 1983 Estimativa de preço máximo de madeira para substituição de óleo combustível JOSÉ OTÁVIO BRITO ESALQ-USP, Depto. de Silvicultura 13.400 - Piracicaba - SP JOLDES M. FERREIRA ESALQ-USP,

Leia mais

Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos

Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos O presente documento tem como objetivo apresentar as diretrizes e orientar no preenchimento do formulário de inscrição

Leia mais

EPV-895 PANELA ELÉTRICA DE ARROZ

EPV-895 PANELA ELÉTRICA DE ARROZ EPV-895 PANELA ELÉTRICA DE ARROZ Manual de Instruções Leia e siga todas as instruções deste manual e guarde-o para consultas futuras. INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA Antes de utilizar o aparelho leia atentamente

Leia mais

MANUAL - ALTERAÇÃO DO ESTOQUE DA ESCOLA - Versão 3

MANUAL - ALTERAÇÃO DO ESTOQUE DA ESCOLA - Versão 3 MANUAL - ALTERAÇÃO DO ESTOQUE DA ESCOLA - Versão 3 Prezados, Informamos que a partir do dia 18/04/2016, as escolas não poderão mais alterar o estoque através da tela Editar Produto em Estoque. Sendo assim,

Leia mais

SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

SEGURANÇA EM LABORATÓRIO SEGURANÇA EM LABORATÓRIO Débora Cristina Kranzfeld Diretoria de Segurança do Trabalho Instituto de Química Unicamp Telefone 3521-3015 Bloco B Sala 126 contato: dstma@iqm.unicamp.br ou csetica@iqm.unicamp.br

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA:

ESTATÍSTICA DESCRITIVA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Campus Universitário de Sinop(CUS) ESTATÍSTICA DESCRITIVA: Medidas de forma: Assimetria e Curtose Profº Evaldo Martins Pires SINOP -MT TEMAS TRABALHADOS ATÉ AGORA Aula

Leia mais

FORMULÁRIO TEMPO DE TRÂNSITO COLÔNICO. Para o preparo do exame, é necessário preencher o formulário abaixo :

FORMULÁRIO TEMPO DE TRÂNSITO COLÔNICO. Para o preparo do exame, é necessário preencher o formulário abaixo : FORMULÁRIO TEMPO DE TRÂNSITO COLÔNICO Para o preparo do exame, é necessário preencher o formulário abaixo : Nome: Prontuário: Idade: Peso: Altura: Sexo: ( ) Masculino Raça: ( ) Branco ( ) Negro ( ) Feminino

Leia mais

ESTRUTURANDO O FLUXO PUXADO

ESTRUTURANDO O FLUXO PUXADO Pós Graduação em Engenharia de Produção Ênfase na Produção Enxuta de Bens e Serviços (LEAN MANUFACTURING) ESTRUTURANDO O FLUXO PUXADO Exercícios de Consolidação Formulação 1 º Exercício Defina os diferentes

Leia mais

MODELOS DE LAUDOS NORMAIS ESÔFAGO, ESTÔMAGO E DUODENO NORMAIS

MODELOS DE LAUDOS NORMAIS ESÔFAGO, ESTÔMAGO E DUODENO NORMAIS MODELOS DE LAUDOS NORMAIS ABDOME - AP Estruturas ósseas visualizadas íntegras. Distribuição normal de gases e fezes pelas alças intestinais. Ausência de imagens radiológicas sugestivas de cálculos urinários

Leia mais

1 Av. Paulista, 37 7 andar cj.71 São Paulo/SP CEP Telefone (11) Fax (11)

1 Av. Paulista, 37 7 andar cj.71 São Paulo/SP CEP Telefone (11) Fax (11) e Pelve: Tipos de concentração de Iodo: A concentração de Iodo comercialmente mais utilizada é de 300 mg/ml. Existem maiores concentrações disponíveis no mercado, que determinam uma maior densidade / contrastação

Leia mais

INFECÇÕES PRIMÁRIAS DA CORRENTE SANGUÍNEA CRITÉRIOS NACIONAIS. Dra Rosana Rangel SMSDC/RJ 2011

INFECÇÕES PRIMÁRIAS DA CORRENTE SANGUÍNEA CRITÉRIOS NACIONAIS. Dra Rosana Rangel SMSDC/RJ 2011 INFECÇÕES PRIMÁRIAS DA CORRENTE SANGUÍNEA CRITÉRIOS NACIONAIS Dra Rosana Rangel SMSDC/RJ 2011 Objetivos Definir infecção primária de corrente sanguínea (IPCS); Diferenciar infecção primária e secundária

Leia mais

Trabalhar em pé dá dor nas pernas?

Trabalhar em pé dá dor nas pernas? A U A UL LA Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Trabalhar em pé dá dor nas pernas? Muitos trabalhadores e estudantes são obrigados a permanecer na mesma posição por longos períodos. Alguns ficam sentados,

Leia mais

LUFTAL GEL CAPS BULA DO PACIENTE

LUFTAL GEL CAPS BULA DO PACIENTE LUFTAL GEL CAPS BULA DO PACIENTE Takeda Pharma Ltda. Cápsula gelatinosa 125mg/cápsula (simeticona) LUFTAL GEL CAPS simeticona APRESENTAÇÕES Cápsulas gelatinosas de 125 mg em embalagem com 10 cápsulas.

Leia mais

SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR. Título PRODUTOS PARA ANTISSEPSIA DE PELE E MUCOSAS

SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR. Título PRODUTOS PARA ANTISSEPSIA DE PELE E MUCOSAS Procedimento Operacional Padrão (POP) SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR POP nº 14- SCIH/HU Hospital Universitário Professor Polydoro Enrnani de São Tiago Título PRODUTOS PARA ANTISSEPSIA DE PELE

Leia mais

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA A ADMINISTRAÇÃO CORRETA DAS DIETAS ENTERAIS AOS PACIENTES DO HNSC.

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA A ADMINISTRAÇÃO CORRETA DAS DIETAS ENTERAIS AOS PACIENTES DO HNSC. Hospital Nossa Senhora da Conceição S.A. Hospital Criança Conceição Hospital Cristo Redentor S.A. Hospital Fêmina S.A Gerência de SADT S Centro de Resultados Nutrição e Dietética Terapia Nutricional Enteral

Leia mais

AERADOR SUBMERSO Inject-Air - Série ASI

AERADOR SUBMERSO Inject-Air - Série ASI Indústria e Comércio de Bombas D Água Beto Ltda Manual de Instruções AERADOR SUBMERSO Inject-Air - Série ASI Parabéns! Nossos produtos são desenvolvidos com a mais alta tecnologia Bombas Beto. Este manual

Leia mais

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA LUMÍNICA NATURAL DE UMA SALA DE AULA COM JANELAS VOLTADAS AO SUDESTE 1

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA LUMÍNICA NATURAL DE UMA SALA DE AULA COM JANELAS VOLTADAS AO SUDESTE 1 ANÁLISE DA INFLUÊNCIA LUMÍNICA NATURAL DE UMA SALA DE AULA COM JANELAS VOLTADAS AO SUDESTE 1 Elói Bedendo Júnior 2, Lucas Diego Riske 3, Rodrigo Henrique Puhl 4, Marcelo Antonio De Conti 5, Fabio Pisoni

Leia mais

PULSOS Fisiologia. Sistema Circulatório. Aorta Artérias Arteríolas Capilares Vénulas Veias Cavas

PULSOS Fisiologia. Sistema Circulatório. Aorta Artérias Arteríolas Capilares Vénulas Veias Cavas PULSOS Fisiologia Sistema Circulatório Aorta Artérias Arteríolas Capilares Vénulas Veias Cavas 1 PULSO Definições: movimento vibratório rítmico; expansão e retracção regulares e repetidas de uma artéria,

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [LEPTOSPIROSE]

www.drapriscilaalves.com.br [LEPTOSPIROSE] [LEPTOSPIROSE] A Leptospirose é uma doença infecciosa grave. 2 leptospirose É causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans, que tem vários subtipos (chamados sorovares). Esses sorovares têm diferentes

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO 1. Gabriel Attuati 2, Paulo Sausen 3.

MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO 1. Gabriel Attuati 2, Paulo Sausen 3. MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO 1 Gabriel Attuati 2, Paulo Sausen 3. 1 Parte integrante do Projeto de pesquisa Análise, Modelagem e Desenvolvimento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Sulfato de Protamina LEO Pharma 1.400 UI/ml anti-heparina (Correspondente a 10 mg/ml) Solução injectável e para perfusão Sulfato de protamina Leia atentamente

Leia mais

Briefing hepatites. Números gerais da Hepatite casos confirmados

Briefing hepatites. Números gerais da Hepatite casos confirmados Briefing hepatites Números gerais da Hepatite casos confirmados Casos acumulados 1999 a 2009 Taxa de incidência/detecção 2009 (nº de casos a cada 100 mil hab.) Óbitos acumulados 1999 a 2009 Coeficiente

Leia mais

APRESENTAÇÕES Solução aerossol solução salina de água do mar embalagem com 100 ml.

APRESENTAÇÕES Solução aerossol solução salina de água do mar embalagem com 100 ml. Modelo de texto de bula Profissional de Saúde LEIA ATENTAMENTE ESTA BULA ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO I. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nasoclean Solução salina de água do mar APRESENTAÇÕES Solução aerossol

Leia mais

www.professormazzei.com PROPRIEDADESDAMATÉRIA Folha06- Prof.: João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com PROPRIEDADESDAMATÉRIA Folha06- Prof.: João Roberto Mazzei Questão 01 A Agência Nacional de Petróleo (ANP) estabelece que a gasolina vendida no Brasil deve conter entre 22% e 26% de etanol em volume. Esse teor pode ser medido facilmente: de um dado volume de gasolina

Leia mais

COLETA DE ÁGUAS SUPERFICIAIS

COLETA DE ÁGUAS SUPERFICIAIS Página 1 de 7 1 1. DESCRIÇÃO E CUIDADOS GERAIS: A técnica a ser adotada para a coleta de amostras depende da matriz a ser amostrada, do tipo de amostra a ser efetuada e da natureza do ensaio solicitado.

Leia mais

Informação Voluntária do Produto baseada no formato da ficha de dados de segurança para abrasivos flexíveis

Informação Voluntária do Produto baseada no formato da ficha de dados de segurança para abrasivos flexíveis Página 1 de 6 Informação Voluntária do Produto baseada no formato da ficha de dados de segurança para abrasivos flexíveis 1. Identificação do produto e da sociedade/empresa: 1.1 Identificação do Produto:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Kamillosan solução cutânea 967.5 mg/ml 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 100 ml de Extracto, contém: Extracto de flores de

Leia mais