Princípios e Técnicas de Animação. Historia da Arte da Animação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Princípios e Técnicas de Animação. Historia da Arte da Animação"

Transcrição

1 Princípios e Técnicas de Animação Historia da Arte da Animação

2 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA II Desenvolvimento da animação tradicional TÉCNICA ESTÉTICA

3 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA II O desejo do homem pela animação. Pré-história

4 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA II O desejo do homem pela animação. Egito

5 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA I O desejo do homem pela animação. Grécia

6 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA II O desejo do homem pela animação. China

7 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA II O desejo do homem pela animação. Marcel Duchamp

8 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA II A invenção dos dispositivos óptico-mecânicos 1645, na cidade de Roma, um homem de formação jesuíta, inventor, chamado Athanasius Kircher, inventou uma lanterna mágica.

9 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA II A invenção dos dispositivos óptico-mecânicos 1736, o cientista holandês Pieter van Musschenbroek demonstrou um disco Giratório, similar ao Kircher. 1794, Etiene Gaspard Robert (Paris), criou um espetáculo utilizando essa tecnologia

10 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA II A invenção dos dispositivos óptico-mecânicos Taumatroscópio Coleção de Richard Balzer

11 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA II A invenção dos dispositivos óptico-mecânicos Zootroscópio Praxinoscópio

12 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA II A invenção dos dispositivos óptico-mecânicos 1892 O pintor Emile Reynaud, cria um teatro óptico. Os filmes, chamado por ele de Pantomimes Lumineuses, tinham duração de 15 minutos, exigindo a confecção de centenas de desenhos. Coloridos, apresentavam enredo, trilha sonora sincronizada e personagens desenhados. Ele fez algo de 13 mil apresentações.

13 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA IV Fotografia Criada pelo Franceses Nicéphore Niepce e Louis Daguerre 1820 União com a tecnologia Praxinoscópio Francês Etienne Jules Marey, ajudou aperfeiçoar a câmera Fotográfica

14 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA IV Fotografia O fotógrafo Eadweard Muybridge, O fotógrafo Eadweard Muybridge, teve uma grande importância para a animação, pois ele foi o primeiro da registrar os movimentos de pessoas/animais.

15 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA IV Fotografia O fotógrafo Eadweard Muybridge, conseguiu registrar com a câmera fotográfica os movimentos do cavalo,

16 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA IV Fotografia

17 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA IV Fotografia

18 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA IV Fotografia O fotógrafo Eadweard Muybridge registrou um casal dançando.

19 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA IV Fotografia

20 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA IV Fotografia Thomas A. Edison e Willian K. L. Dickson inventaram o Kinetoscópio.

21 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA IV Fotografia Os Irmãos Lumière, os primeiros as projetar um filme.

22 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA IV A Descoberta da Técnica da Animação O cineasta Francês George Mélies foi o grande precursor em Arte de trapacear. Criou os filmes TrickFilm.

23 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA IV A Descoberta da Técnica da Animação 1906 Artista Plástico James Stuart Blackton, realizou o primeiro filme animando e de efeitos especiais. Podemos dizer que ele foi uma grande referência de criatividade e ousadia, pois foi um revolucionário da sua época uma vez que a novidade havia esgotado, os filmes de efeitos tornaram-se monótonos para mentes amadurecidas

24 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA V Modelos Artísticos Se a arte, porém, não está na tecnologia em sim mesma, mas nas possibilidades expressivas que a tecnologia proporciona, a animação teria de voltarse para modelos artísticos tradicionais relacionados à produção visual e que, de preferência, lidassem com o movimento através do tempo, de maneira a formar sua própria identidade.

25 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA V Modelos Artísticos A histórias em quadrinho venho complementar essa necessidade da expressão artística, sendo o principal influenciador.

26 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA V Modelos Artísticos A Família Fenouillard (1889) Uma abordagem diferente é a da tira Dream of a Rarebit Fiend, no Brasil, Sonhos de um Comilão. A obra, de 1904, era assinada por um tal Silas, pseudônimo de Winsor McCay, o autor do clássico Little Nemo. As histórias, sempre de uma página, eram publicadas em jornais e retratavam os estranhos pesadelos que as pessoas tinham após se fartarem no jantar. No final, o protagonista acordava assustado dizendo que não deveria ter comido este ou aquele prato.

27 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA V Modelos Artísticos - A Família Fenouillard (1889)

28 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA V Modelos Artísticos - A Família Fenouillard

29 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA V Modelos Artísticos A ênfase artística a 1917 uma arte autônoma. Sem determinação artística e preocupada sim, com os efeitos. Não se preocupavam com a expressão gráfica presente nos quadrinhos Emile Cohl introduziu a sua visão artística na arte da animação. O primeiro filme realizado completamente por Cohl é também o primeiro desenho animando de verdade, com seus dois minutos fotografados frame a frame e apresentando características estilísticas bem definidas. Ele desenhou em papel utilizando tinta nanquim, o que lhe permitia flexibilidade. Simplificou o traço para agilizara execução dos desenhos, mas sem abdicar da expressividade da linha.

30 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA V Modelos Artísticos A ênfase artística Emile Cohl Foi o criador da caixa de luz e do Espaço/Tempo da ação..

31 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA V Modelos Artísticos A ênfase artística Winsor McCay Referencia humor seco, sarcástico, inteligente e sem. ser chato. MacCay não era um intelectual como Cohl, mas tinha uma imaginação fabulosa e a percepção da dimensão artística da animação. Ao contrário de Cohl, que mudou seu desenho para uma forma simplificada conveniente à produção de milhares de imagens. McCay e Cohl criaram alguns conceitos de animação como comprimir/esticar, aceleração/desaceleração e temporização.

32 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA V Modelos Artísticos A ênfase artística. Winsor McCay No filme, How a Mosquito Operates (1912) se impõe um desafio: contar uma história sem apelar para personagens conhecidos do publicoe, em vez do movimento pelo movimento, a ação estaria condicionada à ênfase narrativa.

33 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA V Modelos Artísticos A ênfase artística. Winsor McCay ainda vai superar-se ao lançar, em 1914, Gertie the Dinossaur, considerado o primeiro grande marco da história da animação. Nesse filme, todas as suas conquistas são incorporadas, com o acréscimo de um cenário estático redesenhado mais de cinco mil vezes.

34 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA VI A industria da Animação O pioneirismo da animação naquela época, propôs um desafio a Tecnologia e a Arte, produzir filmes em serie com qualidade.

35 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA VI A industria da Animação Dificuldades Produção Cara Obras interessantes com começo meio e fim Concepção Gráfica Realização de movimentos convincentes Imprensa não dava valor Respeito ao profissional Criar uma demanda

36 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA VI A industria da Animação Estúdio de animação (1910 a 1940) Produzir a animação rápida e barata Um determinado tempo Orçamentos curtos Jovens cartunistas Winsor McCay É possível a Arte se encaixar nesses paramentos? Produção de Larga escala acontece no Estados Unidos, pois o mercado europeu começa a enfrentar o pesado da Segunda Guerra mundial.

37 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA VI A industria da Animação John Randolph Bray Artista que trabalhava em jornais como ilustrador, desenhando histórias em quadrinhos de grande sucesso popular. Descartar ou modificar a maneira então vigente de produzir animação com esforços em detalhes proibitivos; Abandonar a produção individual e partir para um divisão de trabalho; Proteger os processos por meio de patente; Aperfeiçoar a distribuição e o marketing do filme.

38 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA VI A industria da Animação John Randolph Bray The Achsund and the Sausage (também conhecido como The Artist s Dream ).

39 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA VI A industria da Animação John Randolph Bray 1914 Desenho sobre folhas de celulóide transparente (acetato)

40 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA VI A industria da Animação John Randolph Bray 1914 Cenário criado em compridas folhas de papel

41 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA VI A industria da Animação Irmãos Max e Dave Fleicher Rotoscopia é uma técnica usada na animação onde usa-se como referência a filmagem de um modelo vivo, aproveita-se então cada frame filmado para desenhar o movimento do que se deseja animar. Filmes que usaram essa tecnologia: Filmes que usaram essa tecnologia: Branca de Neve e os sete anões A bela adormecida As viagens de Gulliver (1939 Fleischer Studios) Super-homem (década de 1940 desenho animado) The secret of NIMH A pequena sereia A bela e a fera Aladdin Pocahontas Atlantis: The Lost Empire Lilo & Stitch

42 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA VI A industria da Animação Irmãos Max e Dave Fleicher Os irmãos Fleischer fundaram os Estúdios Fleischer, em 1929, cujos desenhos animados eram distribuídos pela Paramount Pictures. Os Estúdios Fleischer se tornaram um dos mais importantes de seu tempo.

43 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA VI A industria da Animação Gato Felix Todas as histórias são assinadas por Otto Messmer, que apesar de não ser o criador do Gato Felix (seu "pai" é Pat Sullivan), foi o responsável por suas melhores fases nos quadrinhos. O autor participou das versões do personagem em páginas dominicais (a partir de 1923), tiras de jornais (1927) e em revista de linha (1943, pela Dell). Com o tempo, as histórias passaram a outras mãos não tão talentosas e inventivas quanto às de Messmer, que morreu em 28 de outubro de 1983.

44 ARTE DA ANIMAÇÂO AULA VI Gato Felix A industria da Animação O gato mais famoso do cinema que só perdia a popularidade para o Chapin. Misturando inocência e total alucinação em suas aventuras, o Gato Felix tornou-se um clássico tanto dos desenhos animados quanto dos quadrinhos. Muito da linguagem hoje usada na arte seqüencial foi inventada em suas HQs, que sempre tiveram um quê de pioneirismo, especialmente na narrativa.

1. Desenvolvimento da Animação Tradicional 1.1. A invenção dos dispositivos óptico-mecânicos Arte da Animação.

1. Desenvolvimento da Animação Tradicional 1.1. A invenção dos dispositivos óptico-mecânicos Arte da Animação. 1 1. Desenvolvimento da Animação Tradicional 1.1. A invenção dos dispositivos óptico-mecânicos BARBOSA JÚNIOR, Alberto Lucena. Arte da Animação. São Paulo; Editora Senac São Paulo, 2011. Em Arte da Animação,

Leia mais

Animação. Técnicas e princípios

Animação. Técnicas e princípios Animação Técnicas e princípios Animação tradicional (animação por célula ou animação desenhada à mão): é a mais velha e historicamente a mais popular forma de animação. Num desenho animado de forma tradicional,

Leia mais

CINEMA DE BOLSO INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DO CINEMA. Histórico do cinema Formas de cinema Roteiro de cinema (Formato Master Scenes)

CINEMA DE BOLSO INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DO CINEMA. Histórico do cinema Formas de cinema Roteiro de cinema (Formato Master Scenes) CINEMA DE BOLSO CINEMA DE BOLSO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DO CINEMA Histórico do cinema Formas de cinema Roteiro de cinema (Formato Master Scenes) CONCEITOS BÁSICOS PARA REALIZAR UMA

Leia mais

História da Animação

História da Animação História da Animação 1 Sombras Chinesas Originárias na China por volta de 5.000 a.c., foram disseminadas na Indonésia e depois da Europa do século XVII. Os teatros de sombras utilizam marionetes articulados,

Leia mais

AÇÃO FORMATIVA EM PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

AÇÃO FORMATIVA EM PRODUÇÃO AUDIOVISUAL AÇÃO FORMATIVA EM PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Fotograma Um Fotograma é cada uma das imagens fotográficas estáticas captadas pelo equipamento de filmagem, as quais, projetadas em uma certa velocidade, produzem

Leia mais

INSTITUTO CASA DA PHOTOGRAPHIA CURSO REFERENCIAL 1. Programa. Turma Sábado. manhnã. outubro

INSTITUTO CASA DA PHOTOGRAPHIA CURSO REFERENCIAL 1. Programa. Turma Sábado. manhnã. outubro INSTITUTO CASA DA PHOTOGRAPHIA CURSO REFERENCIAL 1 2013 Programa. Turma Sábado. manhnã. outubro INSTITUTO CASA DA PHOTOGRAPHIA PROGRAMA DE CURSO. 2013 Criada em 1997, por Marcelo Reis, o Instituto Casa

Leia mais

ARTES - 1º AO 5º ANO

ARTES - 1º AO 5º ANO 1 Ano Artes Visuais 1 Bimestre O fazer artístico do aluno desenho, pintura, dobradura, colagem e modelagem. Competências/Habilidades Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem visual; Música

Leia mais

1 ª SEMACINE. Semana de Cineclubismo, Cinema e Educação de Campo Grande/MS. Ministrante: Thiago Moraes Dias 21,22 e 23 de fevereiro de 2013

1 ª SEMACINE. Semana de Cineclubismo, Cinema e Educação de Campo Grande/MS. Ministrante: Thiago Moraes Dias 21,22 e 23 de fevereiro de 2013 1 ª SEMACINE Semana de Cineclubismo, Cinema e Educação de Campo Grande/MS Oficina Introdução a Animação 2D Ministrante: Thiago Moraes Dias 21,22 e 23 de fevereiro de 2013 www.semacine.wordpress.com Um

Leia mais

Artes Visuais. Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC. 12 e 13 de Maio

Artes Visuais. Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC. 12 e 13 de Maio Artes Visuais Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC 12 e 13 de Maio Temas propostos para discussão O que é Arte? A arte e a educação. O que são Artes Visuais?

Leia mais

REALIZAÇÃO DO TRABALHO

REALIZAÇÃO DO TRABALHO PROJETO DE LEITURA Não basta ter uma biblioteca para a formação de uma comunidade leitora. É preciso, sobretudo, um plano de ação que se preocupe com as práticas de incentivo à leitura. Nós criamos estratégias

Leia mais

* Percepção de como se cria e se compõe a musica neste período, a que publico esta destinada, quais são os artistas.

* Percepção de como se cria e se compõe a musica neste período, a que publico esta destinada, quais são os artistas. COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO JOSÉ REIS-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 2014 PROFESSORA: Patricia Fermino Antonio SÉRIE: 7 º ANO TURMAS: C e D Áreas Artísticas: ( X ) Artes Visuais (

Leia mais

Um pouco da História dos Logaritmos

Um pouco da História dos Logaritmos Um pouco da História dos Logaritmos Os logaritmos, como instrumento de cálculo, surgiram para realizar simplificações, uma vez que transformam multiplicações e divisões nas operações mais simples de soma

Leia mais

Aula 4 - Simetria e Assimetria. professor Rafael Hoffmann

Aula 4 - Simetria e Assimetria. professor Rafael Hoffmann Aula 4 - professor Rafael Hoffmann Harmonia e proporção Quando o designer planeja o espaço em que vai distribuir sua composição, procura critérios que resultem num arranjo harmonizado agradável, atraente,

Leia mais

TEATRO INICIANTES SEGUNDA-FEIRA

TEATRO INICIANTES SEGUNDA-FEIRA 1/2/2016 Coordenadora: Ana Loureiro TEATRO INICIANTES SEGUNDA-FEIRA 4ª, 5ª e 6ª séries/ef Professor: Marcelo Oliveira PLANEJAMENTO ANUAL 2016 INTENÇÃO FORMADORA DA ÁREA: Desenvolvimento do potencial humano

Leia mais

MARCAS E PATENTES. é o bem mais valioso da empresa, LIGAÇÕES : Conhecimento Valor.

MARCAS E PATENTES. é o bem mais valioso da empresa, LIGAÇÕES : Conhecimento Valor. MARCAS E PATENTES é o bem mais valioso da empresa, LIGAÇÕES : Conhecimento Valor. A marca pode valer mais que todo o ativo tangível da empresa, por este motivo a necessidade de ter um profissional ou departamento

Leia mais

Formas de abordagem dramática na educação

Formas de abordagem dramática na educação 1 Formas de abordagem dramática na educação Ana Carolina Müller Fuchs O teatro no contexto escolar possui diversas abordagens que se modificaram conforme a transformação da própria educação. Inicialmente

Leia mais

Em, janeiro, as escolas ficam com a corda toda. Confira o que você encontra na edição:

Em, janeiro, as escolas ficam com a corda toda. Confira o que você encontra na edição: Em, janeiro, as escolas ficam com a corda toda. Confira o que você encontra na edição: Brincadeiras e jogos Atividades escritas baseadas em brincadeiras Origem das brincadeiras Cartaz volta às aulas Projeto

Leia mais

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS. Quer ser feliz? O CEUNSP é seu lugar! Venha para a FCAD!

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS. Quer ser feliz? O CEUNSP é seu lugar! Venha para a FCAD! LICENCIATURA EM Quer ser feliz? O CEUNSP é seu lugar! Venha para a FCAD! EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS ARTÍSTICOS NA FCAD/CEUNSP. O curso tem a ver comigo? A rotina é com aulas dinâmicas, criativas e participativas

Leia mais

Profº Ritielle Souza

Profº Ritielle Souza Profº Ritielle Souza ANIMAÇÃO Animação provém do latin Animus/anima, que significa ar, respirar, vida, alma e mente. Animar é então dar a ilusão de vida no que está inanimado. Não existe nenhuma definição

Leia mais

mais do que simplesmente uma loja... Mas será que o nosso varejo popular tem algo a ver com The American Girl?

mais do que simplesmente uma loja... Mas será que o nosso varejo popular tem algo a ver com The American Girl? Apresentação e Visual Merchandising em Lojas Populares Consumidores querem mais do que simplesmente uma loja... 1 2 Mas será que o nosso varejo popular tem algo a ver com The American Girl? 3 4 5 6 1 7

Leia mais

Exposição retrospectiva

Exposição retrospectiva Exposição retrospectiva Apresentação O projeto tem por objetivo a realização de uma exposição retrospectiva em comemoração ao centenário de nascimento do artista Eduardo Salvatore, expoente da fotografia

Leia mais

Papo de Mulher: Dia do Circo

Papo de Mulher: Dia do Circo Papo de Mulher: Dia do Circo No dia 27 de março é comemorado o dia do circo. A escolha da data foi em homenagem ao palhaço conhecido mundialmente como Piolim, essa é a data de seu nascimento. O que é o

Leia mais

Plano Anual de Actividades 2007 / 2008

Plano Anual de Actividades 2007 / 2008 Plano Anual de Actividades 2007 / 2008 Colaboração na Dinamização da Biblioteca Escolar Colaboração no Jornal Escolar Teatro Professores, alunos, toda a comunidade escolar. - Animar a Biblioteca Escolar

Leia mais

ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA

ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Cultura- A pluralidade na expressão humana 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 5.2 Conteúdos Linguagem teatral. O ator;

Leia mais

Primeira atividade Trabalhando com as cores primárias. Pintar os espaços do gráfico que representam as cores primárias. Objetivos

Primeira atividade Trabalhando com as cores primárias. Pintar os espaços do gráfico que representam as cores primárias. Objetivos Primeira atividade Trabalhando com as cores primárias Pintar os espaços do gráfico que representam as cores primárias. Objetivos - Desenvolver o pensamento lógico. - Fazer associações. - Usar o senso estético,

Leia mais

DESCRITORES: D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso. D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

DESCRITORES: D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso. D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. DESCRITORES: D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso. D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. 2 3 As Histórias em Quadrinhos (HQs) normalmente estão associadas

Leia mais

Diário Gráfico. Ficha de Atividade 5. O que é o Diário Gráfico

Diário Gráfico. Ficha de Atividade 5. O que é o Diário Gráfico Diário Gráfico A presente proposta de trabalho integra-se no Projeto Mochila Verde, implementado pela Agência Municipal de Energia e Ambiente - Lisboa E-Nova e a Câmara Municipal de Lisboa, que pretende

Leia mais

Quando usamos uma caneta esferográfica não vem à nossa mente a evolução de algo tão importante para o nosso dia a dia. E assim como vários outros

Quando usamos uma caneta esferográfica não vem à nossa mente a evolução de algo tão importante para o nosso dia a dia. E assim como vários outros Evolução da Caneta Quando usamos uma caneta esferográfica não vem à nossa mente a evolução de algo tão importante para o nosso dia a dia. E assim como vários outros utensílios, a caneta passou por diferentes

Leia mais

Técnicas de Animação; Cinema; Animação 2D; Animação 3D.

Técnicas de Animação; Cinema; Animação 2D; Animação 3D. Apogeu da Animação 3D 1 Aluno: Marcos Ismael Maia Junior 2 Orientação: Profa. Dra. Letícia Passos Affini 3 UNESP/FAAC - Bauru Resumo A presente pesquisa tem por objetivo estudar a animação contemporânea

Leia mais

escola paulista na década de 1930 Photography and research in History of Education: School of São Paulo in the 1930s.

escola paulista na década de 1930 Photography and research in History of Education: School of São Paulo in the 1930s. A fotogra a e a pesquisa em História da Educação: escola paulista na década de 1930 Photography and research in History of Education: School of São Paulo in the 1930s. 134 InterMeio: revista do Program

Leia mais

A Herança de Paulo Freire

A Herança de Paulo Freire A Herança de Paulo Freire Cinco Princípios-Chave que definem a visão Freiriana de Educação Musical. Eles são: Primeiro Princípio 1. Educação Musical é um Diálogo Alunos e professores apresentam um problema

Leia mais

CARTÃO-POSTAL REVITALIZADO - Prefeitura entrega Centro Cultural Estação Paulista Sex, 22 de Setembro de 2006 14:39

CARTÃO-POSTAL REVITALIZADO - Prefeitura entrega Centro Cultural Estação Paulista Sex, 22 de Setembro de 2006 14:39 O prédio central da Estação da Paulista, um dos principais cartões-postais de Piracicaba transformado pela Prefeitura de Piracicaba em centro cultural será entregue à população neste sábado (23), às 16

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Mar Mediterrâneo Líbano Síria Montanhas do Líbano A Fenícia localizava-se onde atualmente é o Líbano e parte da Síria, entre o Mar Mediterrâneo e as Montanhas do Líbano Capital atual

Leia mais

Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton

Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas; IFGW Instituto de Física Gleb Watagin; Relatório Final de F 809, Instrumentação para ensino: Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton André de Ávila Acquaviva,

Leia mais

DesPile de Carnaval 2012 Marquês de Sapucaí As Maravilhas de Pequena África. Vídeo do despile: http://vimeo.com/40636792

DesPile de Carnaval 2012 Marquês de Sapucaí As Maravilhas de Pequena África. Vídeo do despile: http://vimeo.com/40636792 CAPA Portfólio 2012 A Pimpolhos da Grande Rio é uma ONG e uma Escola de Samba Mirim, funciona como um centro de pesquisa e desenvolvimento com programas artísticos e educacionais para todas as idades através

Leia mais

MILTON DA COSTA. Autorretrato

MILTON DA COSTA. Autorretrato MILTON DA COSTA Milton Rodrigues Dacosta nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 19 de outubro de 1915. Em 1931 ingressou na Escola Nacional de Belas Artes, mas dois meses depois a Escola fechou. No mesmo

Leia mais

Banda Desenhada: Métodos Analógicos e Digitais

Banda Desenhada: Métodos Analógicos e Digitais Banda Desenhada: Métodos Analógicos e Digitais Joana Afonso Este tema aborda as metodologias e meios de expressão utilizados no processo criativo na banda desenhada ao longo dos tempos e como os mesmos

Leia mais

Administração do Relacionamento com os

Administração do Relacionamento com os Unidade I Administração do Relacionamento com os Clientes Prof. MSc. Marcelo S. Zambon Objetivos da Disciplina Compreender o que são e quem são os clientes. Porque os clientes são vistos como início e

Leia mais

Animação Digital. Luis Retondaro. CEFET/RJ Campus Petrópolis 1 / 25.

Animação Digital. Luis Retondaro. CEFET/RJ Campus Petrópolis 1 / 25. Animação Digital Luis Retondaro CEFET/RJ Campus Petrópolis 1 / 25 Apresentação Conteúdo Programático Agenda Avaliação 2 / 25 Conteúdo Programático Criação História e Roteiro Conceito e Arte Modelagem Geométrica

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O TEXTO E SUAS PROPRIEDADES. Angela Jamal. agosto/2013

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O TEXTO E SUAS PROPRIEDADES. Angela Jamal. agosto/2013 NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O TEXTO E SUAS PROPRIEDADES Angela Jamal agosto/2013 Recorremos a um texto, quando temos alguma pretensão comunicativa e a queremos expressar (...) dessa forma, todo texto é a

Leia mais

Aula 2 Projetos Mecatrônicos Visão Geral. Prof a. Michelle Mendes Santos

Aula 2 Projetos Mecatrônicos Visão Geral. Prof a. Michelle Mendes Santos Aula 2 Projetos Mecatrônicos Visão Geral Prof a. Michelle Mendes Santos A mecatrônica é uma filosofia de projeto integrada; É o ambiente ideal para a sinergia entre diferentes disciplinas; Torna o produto

Leia mais

Estudo dirigido. 02. Relacione, por escrito, algumas características que norteiam a produção artística.

Estudo dirigido. 02. Relacione, por escrito, algumas características que norteiam a produção artística. Estudo dirigido Capítulo 0 introdução 01. No livro de Graça Proença intitulado História da arte, a autora correlaciona o ato de criar ferramentas, realizado pelos humanos, com a interferência dos seres

Leia mais

CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 2013

CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 2013 CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 13 Pág. 1 de 5 001-13 Luminária de Materiais Expressivos Lúcio Magalhães h 3ª feira 5 dias /09 a 08/ 14 às 18h OBJETIVOS: Oferecer aos alunos informações básicas para

Leia mais

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos Organizadoras: Francisca Izabel Pereira Maciel Mônica Correia Baptista Sara Mourão Monteiro Estrutura da exposição 1. O contexto

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL BUENO BRANDÃO PROJETO INTERDISCIPLINAR - 1 ANO- AGOSTO / 2010 PROFESSORA: NEUSA APARECIDA VIANA BERNARDES

ESCOLA ESTADUAL BUENO BRANDÃO PROJETO INTERDISCIPLINAR - 1 ANO- AGOSTO / 2010 PROFESSORA: NEUSA APARECIDA VIANA BERNARDES ESCOLA ESTADUAL BUENO BRANDÃO PROJETO INTERDISCIPLINAR - 1 ANO- AGOSTO / 2010 PROFESSORA: NEUSA APARECIDA VIANA BERNARDES 1-TEMA: FOLCLORE BRASILEIRO O FOLCLORE É O SABER TRADICIONAL DE UM POVO, OU SEJA,

Leia mais

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS 2016

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS 2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA TROFA INFORMAÇÃO-PROVA EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS 2016 Prova 23 1.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação

Leia mais

Área do Conhecimento: Arte

Área do Conhecimento: Arte Área do Conhecimento: Arte Série: 1ª Carga Horária: 4h/a Período: Semestral (conteúdos) Elementos Formais Composição Movimentos e Períodos 1. Ponto, linha, plano, volume, textura, cor 2. Ponto, linha,

Leia mais

O poder profilático e recuperador das linguagens criativas nas histórias para a infância

O poder profilático e recuperador das linguagens criativas nas histórias para a infância O poder profilático e recuperador das linguagens criativas nas histórias para a infância CRISTINA NOBRE INCLUDIT, 5 E 6 julho 2013 [ ] Nos livros busco só o dar-me prazer através de uma decente distracção

Leia mais

FOTOGRAFIA ESPELHO, MOLDURA; FRAGMENTOS E TÉCNICA. Introdução à história da fotografia.

FOTOGRAFIA ESPELHO, MOLDURA; FRAGMENTOS E TÉCNICA. Introdução à história da fotografia. FOTOGRAFIA ESPELHO, MOLDURA; FRAGMENTOS E TÉCNICA Introdução à história da fotografia. FOTOGRAFIA A história da fotografia tem diversas datas, vários inventores e muitas observações e pesquisas que propiciaram

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE ARTES VISUAIS AMANDA NUNES DE EMERIM IMAGINAÇÃO E EXPRESSÃO NA LINGUAGEM DA ANIMAÇÃO

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE ARTES VISUAIS AMANDA NUNES DE EMERIM IMAGINAÇÃO E EXPRESSÃO NA LINGUAGEM DA ANIMAÇÃO UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE ARTES VISUAIS AMANDA NUNES DE EMERIM IMAGINAÇÃO E EXPRESSÃO NA LINGUAGEM DA ANIMAÇÃO CRICIÚMA SC 2015 AMANDA NUNES DE EMERIM IMAGINAÇÃO E EXPRESSÃO

Leia mais

A ARTE NA ANIMAÇÃO DE PERSONAGENS PARA JOGOS 3D

A ARTE NA ANIMAÇÃO DE PERSONAGENS PARA JOGOS 3D UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE ARTES VISUAIS-BACHARELADO MARCELO MORETTI A ARTE NA ANIMAÇÃO DE PERSONAGENS PARA JOGOS 3D CRICIÚMA, JUNHO DE 2010 MARCELO MORETTI A ARTE NA ANIMAÇÃO DE PERSONAGENS

Leia mais

A POIÉTICA DA REPRESENTAÇÃO DE FIGURAS HUMANAS EM CENA DRAMÁTICA. Palavras-chave: poiética; representação; figuras humanas; graphic novel.

A POIÉTICA DA REPRESENTAÇÃO DE FIGURAS HUMANAS EM CENA DRAMÁTICA. Palavras-chave: poiética; representação; figuras humanas; graphic novel. 7º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná Anais Eletrônicos A POIÉTICA DA REPRESENTAÇÃO DE FIGURAS HUMANAS EM CENA DRAMÁTICA André Luís Onishi 102 Universidade Estadual de Maringá

Leia mais

Theresa Christina Barbosa de Medeiros

Theresa Christina Barbosa de Medeiros UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA MESTRADO EM ESTUDOS DA MÍDIA LINHA DE PESQUISA: ESTUDOS DA MÍDIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Theresa Christina Barbosa

Leia mais

Unidade 1 Aula 3 Profª. Mariana Cristina Silva. Economia e Mercado

Unidade 1 Aula 3 Profª. Mariana Cristina Silva. Economia e Mercado Unidade 1 Aula 3 Profª. Mariana Cristina Silva Economia e Mercado Conceitos Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio e televisão, deparamo-nos com inúmeras questões econômicas, como: -Aumentos

Leia mais

AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint

AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint Olá caro estudante! Nessa aula estudaremos os aspectos relacionados a apresentações do Microsoft PowerPoint. Esse item é muito importante e

Leia mais

Curso Básico de Fotografia Científica

Curso Básico de Fotografia Científica Curso Básico de Fotografia Científica INTRODUÇÃO -A palavra fotografia vem do Grego e significa escrever com a luz. -A luz é o elemento mais importante, aliada a outros elementos como: o assunto, a câmera,

Leia mais

Ver e Observar o mundo que nos rodeia. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica

Ver e Observar o mundo que nos rodeia. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica Desenho de Observação Ver e Observar o mundo que nos rodeia. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica Introdução Desenhar o que vemos à nossa volta serve para investigar,

Leia mais

SUCESSO SEM DEUS. A decisão de alcançar resultados financeiros sem depender de Deus. Edson Raposo Belchior

SUCESSO SEM DEUS. A decisão de alcançar resultados financeiros sem depender de Deus. Edson Raposo Belchior SUCESSO SEM DEUS A decisão de alcançar resultados financeiros sem depender de Deus Edson Raposo Belchior 1 Dados Internacionais de Catalogação na Publicação Belchior, Edson Raposo Sucesso sem Deus. A decisão

Leia mais

Pessoas de Sucesso Estabelecem Metas

Pessoas de Sucesso Estabelecem Metas Pessoas de Sucesso Estabelecem Metas Transformando o Sonho em Meta Todas nós temos desejos e necessidades materiais, então determine como seu negócio irá ajudar você a conquistá-los. Encontre o seu MOTIVO

Leia mais

O SOFTWARE LIVRE COMO FERRAMENTA DE ENSINO

O SOFTWARE LIVRE COMO FERRAMENTA DE ENSINO 1 O SOFTWARE LIVRE COMO FERRAMENTA DE ENSINO Denise Ester Fonseca de Brito Jefferson Willian Gouveia Monteiro Mariana Vieira Siqueira de Arantes Mateus Palhares Cordeiro Paulo Alfredo Frota Rezeck Thiago

Leia mais

museu marítimo de ílhavo

museu marítimo de ílhavo museu marítimo de ílhavo tel.: 234 329 990 fax: 234 321 797 www.museumarítimo.cm-ilhavo.pt museuilhavo@cm-ilhavo.pt 10.º Aniversário do Renovado Museu Marítimo de Ilhavo Com o intuito de celebrar os dez

Leia mais

Serra da Capivara, a incrível arte rupestre do Piauí

Serra da Capivara, a incrível arte rupestre do Piauí Serra da Capivara, a incrível arte rupestre do Piauí Arte rupestre: significados e mistérios Na Serra da Capivara, no sudeste do Piauí, à primeira vista uma pintura rupestre pode dizer muito ou nada. É

Leia mais

Projeto Leitura e Produção de Histórias em Quadrinhos

Projeto Leitura e Produção de Histórias em Quadrinhos CAPES Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior PIBID Subprojeto Letras 2011, Formação de Leitores Bolsistas ID: Patrícia Mendonça, Mariane Munhoz e Marcos Vieira Professora coordenadora:

Leia mais

Apresentação do Power Point; Exercícios.

Apresentação do Power Point; Exercícios. 1 Apresentação do Power Point; Exercícios. 2 3 O PowerPoint é um programa para apresentações. Que podem ser visualizadas através: Tela do computador Retroprojetor Dispositivos óticos (slides) (transparências)

Leia mais

Objetivos. Arquitetura x86. Evolução dos Microprocessadores com arquitetura x86. Universidade São Judas Tadeu. Introdução à Computação

Objetivos. Arquitetura x86. Evolução dos Microprocessadores com arquitetura x86. Universidade São Judas Tadeu. Introdução à Computação Universidade São Judas Tadeu Prof. André Luiz Ribeiro Prof. Jorge Luis Pirolla Introdução à Computação Microprocessadores e Arquitetura (2) - FEDELI, Ricardo D.; POLLONI, Enrico G.; PERES, Fernando E.

Leia mais

O PIBID LETRAS PORTUGUÊS NO COLÉGIO ESTADUAL MAHATMA GANDHI: A LEITURA COMPREENSIVA E A APROXIMAÇÃO COM O TEXTO LITERÁRIO PARA O GÊNERO TEATRAL

O PIBID LETRAS PORTUGUÊS NO COLÉGIO ESTADUAL MAHATMA GANDHI: A LEITURA COMPREENSIVA E A APROXIMAÇÃO COM O TEXTO LITERÁRIO PARA O GÊNERO TEATRAL O PIBID LETRAS PORTUGUÊS NO COLÉGIO ESTADUAL MAHATMA GANDHI: A LEITURA COMPREENSIVA E A APROXIMAÇÃO COM O TEXTO LITERÁRIO PARA O GÊNERO TEATRAL Alessandra Silvestri (Bolsista do PIBID -CAPES UNICENTRO)

Leia mais

Aula Teórica. Tema: Vamos conhecer a fábula? Objetivo(s):

Aula Teórica. Tema: Vamos conhecer a fábula? Objetivo(s): Aula Teórica Tema: Vamos conhecer a fábula? Objetivo(s): Introdução às narrativas fabulísticas; Leitura de fábulas clássicas; Exploração do elemento fantástico; Apresentação das etapas de persuasão e moral.

Leia mais

Meios de comunicação

Meios de comunicação Meios de comunicação Meio de comunicação, como o próprio nome informa, é algo que serve de intermediário para levar uma mensagem entre duas partes que se comunicam. Ex: telefone, carta. Meios de comunicação

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO. Número de aulas semanais 1ª 2. Apresentação da Disciplina

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO. Número de aulas semanais 1ª 2. Apresentação da Disciplina FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO Série Número de aulas semanais 1ª 2 Apresentação da Disciplina Uma das principais características que distinguem o ser humano das outras espécies animais é a sua capacidade

Leia mais

SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA O TRABALHO ANTES, DURANTE E DEPOIS DA VISITA À EXPOSIÇÃO LAST FOLIO PRESERVANDO MEMÓRIAS Flávia Aidar

SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA O TRABALHO ANTES, DURANTE E DEPOIS DA VISITA À EXPOSIÇÃO LAST FOLIO PRESERVANDO MEMÓRIAS Flávia Aidar SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA O TRABALHO ANTES, DURANTE E DEPOIS DA VISITA À EXPOSIÇÃO LAST FOLIO PRESERVANDO MEMÓRIAS Flávia Aidar Uma pergunta norteou a proposta da Ação Educativa da exposição Last Folio

Leia mais

Bernardo Marques, diretor de arte das revistas Panorama, Litoral e Colóquio.

Bernardo Marques, diretor de arte das revistas Panorama, Litoral e Colóquio. Bernardo Marques, diretor de arte das revistas Panorama, Litoral e Colóquio. O Boletim Bibliográfico da LBL (Editora Livros do Brasil) no seu número 10, em 1962, prestava homenagem ao seu diretor artístico

Leia mais

Trabalho de Vetorização

Trabalho de Vetorização Orientações Trabalho individual, que deverá ser entregue via email (classe) com prazo até 08/11/2011. No assunto colocar disciplina e nome do aluno. Muitos trabalhos estão sendo entregues sem identificação,

Leia mais

A finalidade de um retrato

A finalidade de um retrato A finalidade de um retrato Para o fotógrafo: ganhar dinheiro exercendo uma atividade artística e glamurosa num ambiente controlado, com ar-condicionado, conhecer pessoas bonitas, simpáticas e ainda ser

Leia mais

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia DINÂMICAS

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia DINÂMICAS S CAIXA DOS CONTOS Construindo um texto coletivo... Em uma caixa fechada são colocados vários objetos de modo que contemple o número de alunos da sala de aula. Os objetos devem ser retirados, de modo aleatório,

Leia mais

LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA

LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA 1. OBJETO 1.1. A LEYA BIKES S.A realizará licitação para a prestação dos serviços de Consultoria em Comunicação, levando em conta

Leia mais

A Real Beleza da Vida 1

A Real Beleza da Vida 1 A Real Beleza da Vida 1 Juliana Alessandra Lorenzi 2 Crystiane Orlandin Norbak 3 Daiane Simonetti 4 Sandra Mari Veloso dos Santos de Farias 5 João Fernando Lucas 6 Lúcio Amaral 7 Celer Faculdades, Xaxim,

Leia mais

O Fascinante Império de STEVE JOBS

O Fascinante Império de STEVE JOBS O Fascinante Império de STEVE JOBS Autor: Michael Moritz Alunos: Evandro Caliman, Jhon Lennon, Luciara Bragato, Thiago Douro. Turma: 1º Administração Venda Nova do Imigrante, Maio de 2012. Qual o principal

Leia mais

DEPUTADO SIMÃO SESSIM PPB/RJ. O SR. SIMÃO SESSIM (PPB-RJ. Pronuncia o seguinte. discurso.) - Senhor presidente, senhoras e senhores deputados,

DEPUTADO SIMÃO SESSIM PPB/RJ. O SR. SIMÃO SESSIM (PPB-RJ. Pronuncia o seguinte. discurso.) - Senhor presidente, senhoras e senhores deputados, DEPUTADO SIMÃO SESSIM PPB/RJ D05042006 O SR. SIMÃO SESSIM (PPB-RJ. Pronuncia o seguinte discurso.) - Senhor presidente, senhoras e senhores deputados, permitam-me apresentar à Mesa desta Casa uma Moção

Leia mais

Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa A Aluno: Maykon Dos Santos Marinho 1. Relação do itens principais

Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa A Aluno: Maykon Dos Santos Marinho 1. Relação do itens principais Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa A Aluno: Maykon Dos Santos Marinho 1. Relação do itens principais A interface está presente nos ambientes virtuais e nas mídias utilizadas em cursos EAD

Leia mais

AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Matemática

AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Matemática AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Matemática DISCIPLINA: Matemática Data: 07/05/2016 Tema: Projeto Institucional Familiação Objetivo: estimular os estudantes a prática voluntária de solidariedade e dos cuidados

Leia mais

Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí.

Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí. Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí. Flávio Ferreira Moraes Orientadora: Cleusa Gomes. Em 1995 houve a fundação do Museu

Leia mais

ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR

ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR 1º PERÍODO Lamego, 14 de janeiro de 2013 INTRODUÇÃO Para uma eficaz monitorização das competências esperadas para cada criança, no final

Leia mais

MATERIAS E MÉTODOS Amostra e Instrumento A amostra foi composta por 16 professores de Dança de Salão, de ambos os sexos, sem

MATERIAS E MÉTODOS Amostra e Instrumento A amostra foi composta por 16 professores de Dança de Salão, de ambos os sexos, sem ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO DA DANÇA DE SALÃO EM ESCOLAS DE DANÇA DE BELO HORIZONTE - MG. MARIA CECÍLIA MOURÃO IMPELLIZZERI PROF. ESP. ÉRICA DIAS DE SOUZA BORHER PROF. MS. CARLOS HENRIQUE SAMPAIO MOREIRA

Leia mais

Currículo Referência em Artes Visuais

Currículo Referência em Artes Visuais Currículo Referência em Artes Visuais Bimestre Objetivos 6º ANO- ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos Conceitos Modalidades Expectativas Sugestão de Atividades em diferentes Modalidades 1º Bimestre Ressignificar

Leia mais

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE "Viajar pela leitura sem rumo sem direção só para viver aventura que é ter um livro nas mãos" 1. 1. APRESENTAÇÃO O Projeto de Incentivo

Leia mais

ANÁLISE DE SEGMENTAÇÃO X PAINEL DE 15 SENTIDOS

ANÁLISE DE SEGMENTAÇÃO X PAINEL DE 15 SENTIDOS COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ANÁLISE DE SEGMENTAÇÃO X PAINEL DE 15 SENTIDOS Alunas: Daniela Mueller Daniele Moser Janaina Santos Vanessa Pancera Informações: casada, com alto Benefício Hábito de Consumo:

Leia mais

O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ISSN 2316-7785 O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Alexandre da Silva Universidade Regional Integrado

Leia mais

AGENDA DE CURSOS SEMESTRAL

AGENDA DE CURSOS SEMESTRAL AGENDA DE CURSOS SEMESTRAL Sobre a AIC A Academia Internacional de Cinema é hoje uma das mais conceituadas escolas de cinema do país, reconhecida pelo mercado por sua excelência demonstrada em mais de

Leia mais

Nas próximas páginas apresentaremos. nosso Team e nossos parceiros, venha você também nos fazer uma visita, e completar nosso quadro de. parceiros.

Nas próximas páginas apresentaremos. nosso Team e nossos parceiros, venha você também nos fazer uma visita, e completar nosso quadro de. parceiros. 1 2 3 Esta é a primeira edição do catálogo informativo Uniex. O objetivo é informar aos nossos clientes sobre nossas novidades, formas de trabalho, nossos parceiros, e conhecer toda a estrutura, da empresa

Leia mais

A TABELA PERIÓDICA: JOGO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

A TABELA PERIÓDICA: JOGO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS A TABELA PERIÓDICA: JOGO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS Maria Patricia Alves do Carmo Araujo 1 *, Maria Regilane de Sousa Rodrigues 1, Eduardo da Silva Firmino 1, Sara Jane de Oliveira 1, Neidimar Lopes Matias

Leia mais

O Mágico das Arábias. Série Matemática na Escola

O Mágico das Arábias. Série Matemática na Escola O Mágico das Arábias Série Matemática na Escola Objetivos 1. Apresentar uma aplicação curiosa de operações aritméticas; 2. Reforçar o sistema decimal; 3. Mostrar outros sistemas numerais com base diferente.

Leia mais

MUSEU DO TEATRO APRESENTAÇÃO

MUSEU DO TEATRO APRESENTAÇÃO MUSEU DO TEATRO APRESENTAÇÃO O Museu Nacional do Teatro é o museu nacional e o grande arquivo das memórias e da História das artes do espetáculo em Portugal. Através das suas coleções, procura desenvolver

Leia mais

Relatório de evento I Exposição e Leilão Beneficente Asilo São Vicente de Paula

Relatório de evento I Exposição e Leilão Beneficente Asilo São Vicente de Paula Universidade Federal do Pampa Relações Públicas Ênfase em Produção Cultural Produção Cultural I Relatório de evento I Exposição e Leilão Beneficente Asilo São Vicente de Paula Equipe: Anelice Belmonte

Leia mais

NEWTON. gostava de ler! história animada. 2ª série módulo II. documento do professor bibliotecário

NEWTON. gostava de ler! história animada. 2ª série módulo II. documento do professor bibliotecário NEWTON gostava de ler! história animada documento do professor bibliotecário 2ª série módulo II livros público-alvo duração objetivo parte I O Mundo no Chão, Nuno Casimiro e João Vaz de Carvalho, Bags

Leia mais

HISTÓRICO DO FUTSAL PROF. ESP. RICARDO LUIZ PACE JR.

HISTÓRICO DO FUTSAL PROF. ESP. RICARDO LUIZ PACE JR. HISTÓRICO DO FUTSAL PROF. ESP. RICARDO LUIZ PACE JR. BRASILEIRO OU URUGUAIO? É com esta dúvida que se começa a explicar o nascimento do futsal, que surgiu com o nome de futebol de salão e em 1989, quando

Leia mais

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS MODALIDADE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS MODALIDADE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS MODALIDADE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA SOBRE A UTILIZA- ÇÃO DA ANIMAÇÃO COMO RECURSO PEDA- GÓGICO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM EM DISCIPLINAS CURRICU- LARES DE ATELIER DE ARTES PLÁSTICAS

Leia mais

Princípios de composição visual

Princípios de composição visual LABORATÓRIO I 2013/2014 Tecnologia da Comunicação Multimédia (TCM) 1º ano - 2º semestre princípios básicos de Design de comunicação para Não Designers composição visual composição visual composição visual

Leia mais

ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA LINGUAGEM PLÁSTICA A TEXTURA OFICÍNA DAS ARTES. 1º Período / 2011-2012. 21 Novembro / 12º C

ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA LINGUAGEM PLÁSTICA A TEXTURA OFICÍNA DAS ARTES. 1º Período / 2011-2012. 21 Novembro / 12º C ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA LINGUAGEM PLÁSTICA A TEXTURA OFICÍNA DAS ARTES 1º Período / 2011-2012 21 Novembro / 12º C Estagiário: Bruno Miguel M. Lapa Duração 90 utos Aula nº /42 21-11-2011 Sumário: Elementos

Leia mais

FÁBULA PRODUÇ Ã O T EXT UAL 1ª SERIE E.M. Tradições: grega, latina, francesa e brasileira. A forma de tratamento

FÁBULA PRODUÇ Ã O T EXT UAL 1ª SERIE E.M. Tradições: grega, latina, francesa e brasileira. A forma de tratamento FÁBULA PROF. EDSON SANTOS PRODUÇ Ã O T EXT UAL 1ª SERIE E.M Tradições: grega, latina, francesa e brasileira. A forma de tratamento Elementos da narrativa: o tempo e o espaço Releitura de valores A FÁBULA

Leia mais