A medida psicométrica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A medida psicométrica"

Transcrição

1 A medida psicométrica

2 Comportamento x Traço latente A teoria Clássica dos Testes concepção monista materialista A Teoria de Resposta ao Item concepção dualista interacionista Psíquico: traço latente (teta); Físico: comportamento (tau).

3 TCT: comportamento (teste) = tarefas se definem em função de outros comportamentos; TRI: as tarefas do teste se definem pela aptidão ou traço latente.

4 Traço latente Processo psicológico; São atributos impérvios à observação empírica; Precisa ser evidenciado por comportamentos; O parâmetro fundamental é a demonstração da adequação da representação análise estatística dos itens;

5 Sistema Representa o objeto de interesse objeto psicológico; Sistema universal e locais; Objeto imediato de interesse.

6 Propriedade Foco imediato de observação ou medida; Processos cognitivos, processos emotivos, processos motores...

7 Magnitude Os atributos são dimensões, são mensuráveis; Os atributos ocorrem com quantidades definidas e diferentes de indivíduo para indivíduo.

8 O problema da representação comportamental Modalidade: em termos de conteúdo, os comportamentos podem ser do tipo verbal ou motor psicolinguística; Saturação: o comportamento tipicamente se apresenta como multimotivado; Dificuldade (complexidade): um comportamento é mais difícil ou mais complexo na medida em que ele exige maior nível de magnitude do traço em questão para ser eficaz ou corretamente executado;

9 Discriminação: capacidade que ele apresenta de separar sujeitos com magnitudes próximas do mesmo traço; Viés de resposta: fatores subjetivos do respondente e que poderiam ser agrupadas dentro do conceito de tendências: respostas estereotipadas, desejabilidade social, efeito de halo formato das escalas.

10 Parâmetros do Teste (grupo de itens) Parâmetro fundamental: isomorfismo entre a ordenação nos procedimentos empíricos e a ordenação nos procedimentos teóricos do traço latente; Análises estatísticas dos itens individualmente e da escala como um todo; Preocupação com um enfoque teórico, e preocupação tanto com a psicologia quanto com a estatística.

11

12 É um método de agrupamento de dados em classes, ou intervalos, de tal forma que se possa determinar o número, ou a percentagem (isto é, a freqüência) de observações em cada classe. Método de grande utilidade quando precisamos lidar com grande quantidade de dados. Forma Tabular Forma Gráfica

13 TABELA PRIMITIVA Corresponde aos elementos referentes a uma coleta de dados que não foram numericamente organizados. Massa Corporal de 40 Funcionários da Empresa A (Kg) Tabela Primitiva Partindo dos dados acima, é difícil averiguar em torno de que valor tendem a se concentrar as massas corporais, qual a menor ou maior massa corporal.

14 ROL É a tabela obtida após a ordenação (crescente ou decrescente) dos dados da tabela primitiva. Massa Corporal de 40 Funcionários da Empresa A (Kg) Rol Agora podemos saber, com relativa facilidade, qual a menor massa corporal e a maior massa corporal, embora não consigamos ainda averiguar em torno de que valor tendem a se concentrar as massas corporais.

15 Distribuição de Freqüências - Exemplo Número de funcionários que fica relacionado a um determinado valor da variável. Distribuição de Freqüências Massa Freq Massa Corporal de 40 Funcionários da Empresa A

16 Elementos de uma Distribuição de Freqüências Classes de Freqüência são intervalos de variação da variável. As classes são apresentadas simbolicamente por i, sendo i = 1, 2, 3,..., k. (onde k é o número total de classes da distribuição). Limites de Classe são os extremos de cada classe. O menor número é o limite inferior da classe (l i ) e o maior número, o limite superior da classe (L i ). Os intervalos de classe devem ser escritos em termos de desta quantidade até menos aquela, empregando, para isso, o símbolo (inclusão de l i e exclusão de L i ) é um intervalo fechado à esquerda e aberto à direita, tal que: 42 x < 48.

17 Elementos de uma Distribuição de Freqüências Amplitude de um Intervalo de Classe (h) é a medida do intervalo que define a classe. É obtida pela diferença entre os limites superior e inferior dessa classe e indicada por h i. Assim: h i = L i l i h 1 = = 6

18 Elementos de uma Distribuição de Freqüências Amplitude Total da Distribuição (AT) é a diferença entre o limite superior da última classe (limite superior máximo) e o limite inferior da primeira classe (limite inferior mínimo). AT = L (máx.) l (mín.) AT = = 63

19 Elementos de uma Distribuição de Freqüências Ponto Médio de uma Classe (X i ) é o ponto que divide o intervalo de classe em duas partes iguais; é o valor que a representa. ponto médio = maior valor + menor valor 2 X i = L i + l i 2 X ,5

20 Tipos de Freqüências Freqüência Simples ou Absoluta (de uma classe ou de um valor individual) é o número de observações correspondentes a essa classe ou a esse valor. É simbolizada por f i (lê-se f índice i ou freqüência da classe i). Soma de todas as freqüências k i 1 f 1 n Nº total dos dados Somatório ou Notação Sigma 5 i 1 xi Lê-se somatório de x índice i, i variando de 1 até 5.

21 Tipos de Freqüências Freqüência Relativa (de uma classe ou de um valor individual) é a razão entre a freqüência simples e a freqüência total. É simbolizada por fr i (lê-se fr índice i ou freqüência relativa de um valor ou classe i). Freqüência Relativa fr i f i f i fri 1 ou 100% O propósito das freqüências relativas é o de permitir a análise ou facilitar as comparações.

22 Tipos de Freqüências Freqüência Acumulada (de uma classe ou de um valor individual) é o total das freqüências de todos os valores inferiores ao limite superior de uma dada distribuição. É simbolizada por F i ( lê-se freqüência acumulada de um valor ou classe i). ou Freqüência Acumulada F F f f... k 1 2 fk k fi ( i 1,2,..., k)

23 Distribuição de Freqüências para Dados Contínuos Devido à quantidade de valores da variável n, a solução mais indicada é o agrupamento dos valores em vários intervalos. Estágios na Construção de uma Distribuição de Freqüências para Dados Amostrais: 1º) Estabelecer as classes ou intervalos de agrupamentos dos dados; 2º) Enquadrar os dados nas classes, mediante contagem; 3º) Contar o número em cada classe; 4º) Apresentar os resultados numa tabela ou num gráfico.

24 Histograma de Freqüências Figura 1. Distribuição de freqüência relativa para safras de pêssego

25 Polígono de Freqüências (união por segmentos de retas os pontos médios das classes do histograma)

26 1. Medidas de Posição: Tendência Central e Separatrizes. 2. Medidas de Variabilidade ou Dispersão 3. Medidas de Assimetria e Curtose

27

28 Surgem da necessidade de um número único, que represente todos os valores obtidos pelo grupo. Este número único possibilita a caracterização do grupo como um conjunto e tende a se concentrar no centro da série. É um valor no centro ou no meio de um conjunto de dados.

29 EXEMPLOS: Qual o salário médio do trabalhador brasileiro? Qual o tipo sangüíneo mais comum? Qual a nota que divide os alunos de uma turma em um grupo superior e outro grupo inferior?

30 TIPOS: Médias Moda Mediana Ponto Médio

31 Médias Média Aritmética Simples. Média Aritmética Ponderada. Média Geométrica. Média Harmônica. Média Quadrática. Média Cúbica. Média Biquadrática.

32 Médias É um valor típico e representativo de um conjunto de dados. Como estes valores típicos tendem a se localizar em um ponto central, dentro de um conjunto de dados ordenados segundo suas grandezas, as médias também são denominadas medidas de tendência central (Spiegel, p.71) Utilizada para variáveis quantitativas intervalares e de razão.

33 Médias Média Aritmética Simples. Média Aritmética Ponderada. Média Geométrica. Média Harmônica. Média Quadrática. Média Cúbica. Média Biquadrática.

34 Média Aritmética Simples ( ) X Dados Não-Agrupados Seja o conjunto X = (x 1, x 2, x 3,..., X n ) onde x 1, x 2, x 3,..., x n representam os diversos valores assumidos pela variável que traduz o fenômeno analisado, e n o número de valores assumidos pela variável. X A média aritmética simples ( ) desse conjunto será o quociente entre a soma dos valores da variável pelo número deles, genericamente representado pela expressão: X x1 x2 x3... n n i 1 x n n x i X = Média aritmética X i = Valores da variável n = Número de valores

35 EXEMPLO 1: Sabendo-se que a produção leiteira diária da vaca A, durante uma semana, foi de 10, 14, 13, 15, 16, 18 e 12 litros, temos, para a produção média da semana: X X 14 litros

36 Médias Média Aritmética Simples. Média Aritmética Ponderada. Média Geométrica. Média Harmônica. Média Quadrática. Média Cúbica. Média Biquadrática.

37 Média Aritmética Simples ( ) Sem Intervalos de Classes X Dados Agrupados No caso de dados sem intervalos de classes, como as freqüências são indicadores da intensidade de cada valor da variável, elas funcionam como fatores de ponderação, o que nos leva a calcular a média aritmética ponderada. Média Aritmética Ponderada X xi f f i i ou Xtotal n 1 x1 n2 n1 n2 x2...n... n n n x n

38 Média Aritmética Ponderada Dados Agrupados Sem Intervalos de Classes Exemplo 1: Calcule a média ponderada das avaliações da disciplina Estatística, sabendo que: Avaliações Pesos Aluno 1 Xtotal n 1 x1 n2 n1 n2 x2...n... n n n x n AV 01 1,5 4,0 Lista 01 1,0 8,0 AV 02 1,5 7,0 Lista 02 1,0 7,0 Trabalho 2,0 6,0 Xtotal 1,5x4,0 1,0 x8,0 1,5 x7,0 1,0 x7,0 1,5 1,0 1,5 1,0 2,0 2,0x6,0 43,5 7,0 6,21

39 Média Aritmética Simples ( ) QUANDO UTILIZAR? 1. Quando se trabalha com variáveis que são passíveis de mensuração em um nível intervalar. X 2. Quando se deseja obter a medida de posição que possui maior estabilidade. 3. Quando houver necessidade de um tratamento algébrico ulterior.

40 Média Aritmética Simples ( ) VANTAGENS 1. Pode ser calculada diretamente usando-se calculadoras científicas. 2. Evidencia bastante estabilidade de amostra para amostra, ou seja, se pesquisarmos numerosas amostras extraídas de uma mesma população, os valores das médias obtidas variam pouco. 3. Permite a manipulação subseqüente dos dados, com o cálculo das médias combinadas. 4. Reflete cada valor da distribuição. 5. Possui propriedades matemáticas atraentes, permitindo o uso de outras técnicas estatísticas robustas. X

41 Média Aritmética Simples ( ) LIMITAÇÕES X 1. Por ser muito influenciada por valores extremos da série, não representa bem as distribuições em que estes valores ocorrem com freqüência acentuada. 2. Depende de todos os valores da distribuição. 3. Apesar de a média aritmética situar-se entre o menor e o maior resultado da distribuição de freqüências, ela não tem, necessariamente, existência real. A média de 2,3 crianças, por exemplo, é um valor inexistente.

42 Média Aritmética Simples ( ) LIMITAÇÕES 4. Não pode ser calculada para distribuições com classes ou limites abertos. Distribuição de Renda em salários mínimos dos brasileiros 1985 (em milhões de pessoas X Faixa f i Até 1 22, , , ,4 + de 10 2,6 TOTAL 52,7 Fonte: IBGE

43 Moda É o valor que ocorre com maior freqüência em uma série de valores. A utilidade da moda se acentua quando um ou dois valores, ou um grupo de valores, ocorrem com muito maior freqüência que outros.

44 Moda Dados Não-Agrupados Corresponde ao valor que mais se repete em uma distribuição. Exemplo 1: Idades de Trabalhadores da Organização A Tabela Primitiva

45 Moda Dados Não-Agrupados Exemplo 1: Idades de Trabalhadores da Organização A Rol Mo = 26

46 Tipos de Séries: Moda Dados Não-Agrupados 1. Séries Modais (ou unimodais): são séries em que ocorre um único valor modal. Exemplo 1: Idades de Trabalhadores da Organização A Série Modal Mo = 26

47 Tipos de Séries: Moda Dados Não-Agrupados 2. Séries Amodais: são séries em que não existe moda, ou seja, séries que não ocorre maior número de repetições para nenhum de seus valores. Exemplo 1: Idades de Trabalhadores da Organização A Série Amodal

48 Tipos de Séries: Moda Dados Não-Agrupados 3. Séries Multimodais: são séries em que ocorre mais do que um valor com maior número de repetições. Exemplo 1: Idades de Trabalhadores da Organização A Série Bimodal Mo 1 = 26e Mo 2 = 51

49 Sem Intervalos de Classes Moda Dados Agrupados Após o agrupamento dos valores, a determinação do valor modal corresponderá ao valor de maior freqüência. Exemplo 1: Distribuição de Freqüências Idades fi Total 104 Valor mais freqüente Mo = 26

50 Moda Dados Agrupados Com Intervalos de Classes O valor modal corresponde à classe que apresenta a maior freqüência (classe modal). A moda é o valor dominante que está compreendido entre os limites da classe modal. Moda Bruta Mo 2 li Li l i = limite inferior L i = limite superior A moda bruta se assemelha ao ponto médio da classe de maior freqüência.

51 Moda Dados Agrupados Com Intervalos de Classes Exemplo 1: i Estaturas f i f i = 40 i = 3 l i = 158 L i = 162 Mo 2 li Li Mo 160 2

52 Moda Expressões Gráficas da Moda

53 Moda Expressões Gráficas da Moda

54 Moda QUANDO UTILIZAR? 1. Quando se trabalha com variáveis que são passíveis de mensuração em um nível nominal. 2. Para medidas rápidas e aproximadas de posição. 3. Para medidas de posição que caracterizam a distribuição; para encontrar o valor mais típico da distribuição. 4. Pode ser calculada para qualquer conjunto de dados, pois pressupõe apenas o conhecimento das freqüências.

55 VANTAGENS Moda 1. Medida de tendência central rápida e simples. 2. Não depende de todos os valores da distribuição, podendo não se alterar com a modificação de alguns deles. 3. Não é influenciada pelos valores extremos da série. 4. A moda, desde que ocorra, sempre é representada por um elemento da série, tendo, portanto, existência real. 5. Pode ser calculada para distribuições em que os extremos constituem classes abertas, na maioria dos casos.

56 LIMITAÇÕES Moda 1. Não reflete todos os valores da distribuição. 2. Possui propriedades matemáticas restritivas, não permitindo o uso de outras técnicas estatísticas robustas.

57 Mediana Corresponde ao número que se encontra no centro de uma série de números, estando estes dispostos segundo uma ordem. A mediana de um conjunto de valores, ordenados segundo uma ordem de grandeza, é o valor situado de tal forma no conjunto que o separa em dois subconjuntos de mesmo número de elementos.

58 Mediana Dados Não-Agrupados Para Números Ímpares Estando ordenados os valores de uma série, a mediana corresponde ao valor central que apresenta o mesmo número de elementos à direita e à esquerda. Md n 1 2 n: nº de elementos da série

59 Para Números Ímpares Exemplo 1: Mediana Dados Não-Agrupados Idades de Trabalhadores da Organização A Tabela Primitiva Rol Md n Md 6ª 2 5 valores posição Md = 46 5 valores 6ª posição

60 Para Números Ímpares Mediana Dados Não-Agrupados Exemplo 2: Idades de Trabalhadores da Organização A Md n Md 13ª 2 posição 13ª posição

61 Mediana Dados Não-Agrupados Para Números Pares A mediana será qualquer dos números compreendidos entre os dois valores centrais da série. Convencionou-se utilizar o ponto médio. Média Aritmética dos Termos n n Md X e n: nº de elementos da série

62 Mediana Dados Não-Agrupados Para Números Pares Exemplo 3: Idades de Trabalhadores da Organização A n 2 n ª 10 2 posição 1 6ª posição 5ª posição Md 6ª posição X 2 Md 42 42

63 Sem Intervalos de Classes Mediana Dados Agrupados Deve-se identificar a freqüência acumulada imediatamente superior à metade da soma das freqüências. A mediana será aquele valor da variável que corresponde a tal freqüência acumulada. A ordem, a partir de qualquer um dos extremos é dada por: fi 2

64 Mediana QUANDO UTILIZAR? 1. Quando se trabalha com variáveis que são passíveis de mensuração em um nível ordinal. 2. Quando se deseja obter o ponto que divide a distribuição em duas partes iguais. 3. Quando há valores extremos que afetam de uma maneira acentuada a média (assimetria acentuada). 4. Para distribuições com classes ou limites abertos (valores extremos indefinidos). 5. Quando a variável em estudo é salário.

65 VANTAGENS Mediana 1. Não depende de todos os valores da série, podendo se manter inalterável com a modificação de alguns deles. 2. Não é influenciada pelos valores extremos da distribuição; por isso é particularmente indicada quando existem dados discrepantes. 3. Tal como a moda, pode ser calculada quando os valores mais altos e mais baixos de uma série não podem ser exatamente definidos. 4. Pode ser utilizada para dados que atingem o nível ordinal.

66 LIMITAÇÕES Mediana 1. Ao contrário do que ocorre com a média, as medianas de vários conjuntos de dados não podem em geral ser combinadas em uma mediana global de todos os dados. 2. Problema de inferência estatística: as medianas de muitas amostras extraídas da mesma população apresentam maior variação do que as médias amostrais correspondentes (menor confiabilidade do que a média). 3. O cálculo da mediana não pode ser feito com calculadoras. 4. A depender da quantidade de valores da distribuição, a ordenação dos dados para determinar a mediana pode ser enfadonha e difícil.

67 Ponto Médio É o valor que está a meio caminho entre o maior e o menor valor. Para obtê-lo, basta somar os valores extremos e dividir por 2. Medida de posição de pouca utilização para decisões finais. É mais utilizado para o cálculo de outras medidas X i l i L 2 i l i : limite inferior L i : limite superior ponto médio = maior valor + menor valor 2

68 Ponto Médio Exemplo 1: i Estaturas f i x i f i = 40 Ponto Médio da Classe Ponto Médio da Distribuição Xi X i l i L i Xi 162

69

70 Deseja-se selecionar, dentre três pessoas, um funcionário para trabalhar como analista de recursos humanos em uma empresa. Foram realizadas as seguintes avaliações para seleção (português, matemática e inglês). Escores do candidato A: Português: 4 Matemática: 9 Inglês: 7 Escores do candidato B: Português: 7 Matemática: 7 Inglês: 6 Escores do candidato C: Português: 10 Matemática: 8 Inglês: 2 TOTAL: 20 TOTAL: 20 TOTAL: 20 Sabendo que todos obtiveram o mesmo total de pontos, qual candidato você contrataria?

71 Visam apresentar o grau de homogeneidade ou heterogeneidade que existe entre os valores que compõem o conjunto. As medidas de dispersão são baseadas nos valores obtidos a partir das medidas de tendência central. ABSOLUTAS RELATIVAS

72 Oferecem condições para analisar até que ponto os valores apresentam oscilações para mais ou para menos, em relação a uma medida de posição fixada. ABSOLUTAS São expressas na mesma unidade de medida de valores. RELATIVAS São expressas em termos relativos ou percentuais.

73 Corresponde à diferença entre o maior e o menor dos valores de uma distribuição. Amplitude Total AT = x(máx) x(min) Quanto maior o número de observações, maior tende a ser sua amplitude.

74 Amplitude Total Dados Não-Agrupados Exemplo: Dados os valores 40, 45, 48, 52, 54, 62 e 70 AT = x(máx) x(min) AT = AT = 30 Quanto maior o AT maior a dispersão dos valores da variável

75 Amplitude Total QUANDO UTILIZAR? 1. Quando se busca determinar a diferença entre os valores máximo e mínimo em uma determinada época ou período. 2. Como uma medida rápida de variabilidade dos dados, que não demonstre muita preocupação com a exatidão e a estabilidade. 3. Quando a distribuição de valores estiver mantendo uma certa homogeneidade. 4. É utilizada como um índice preliminar.

76 LIMITAÇÕES Amplitude Total 1. É uma medida de dispersão que, ao não considerar o conjunto de valores intermediários, reduz a confiança dos resultados obtidos. 2. Não são muito utilizadas, pois são instáveis, deixando-se influenciar pelos valores extremos da distribuição. 3. Possui uma aplicação restrita a distribuições de resultados mensurados em nível pelo menos intervalar.

77 TIPOS: Amplitude Total ou Intervalo Total (AT). Desvio Quartílico ou Amplitude Semi-Interquartílica (Dq). Desvio Médio (Dm). Desvio-Padrão (DP ou s). Variância (s 2 ).

78 Desvio Médio É a média aritmética dos valores absolutos dos desvios da distribuição, em relação a uma medida de tendência central (média ou mediana). X Dm N X X Dm = desvio médio X Somatório dos desvios absolutos N ( f i )= número total de escores

79 Desvio Médio Dados Não-Agrupados Exemplo: Dados os valores 2, 5, 8, 15, 20. Dm X 10 5 X X Dm N Dm 6

80 Desvio Médio VANTAGENS 1. Depende de todos os valores da distribuição, fazendo com que seu resultado apresente maiores seguranças em relação à Amplitude Total e Desvio Quartílico. 2. Seu cálculo pode ser efetuado a partir da média e da mediana. 3. Não leva em consideração a existência de desvios negativos, pois seu cálculo é medido em termos modulares (absolutos). 4. Poderá substituir o Desvio Padrão, quando este for influenciado indevidamente pelos desvios extremos.

81 TIPOS: Amplitude Total ou Intervalo Total (AT). Desvio Quartílico ou Amplitude Semi-Interquartílica (Dq). Desvio Médio (Dm). Desvio-Padrão (DP ou s). Variância (s 2 ).

82 Desvio-Padrão Corresponde à raiz quadrada da média aritmética dos quadrados dos desvios. s x 2 i x n É a medida de dispersão mais utilizada na comparação de diferenças entre conjuntos de dados. Determina a dispersão dos valores em relação à média.

83 Desvio-Padrão QUANDO UTILIZAR? 1. Para avaliar o grau de variabilidade em uma distribuição ou para comparar a variabilidade de diferentes distribuições. 2. Para ajustar a posição relativa de escores individuais dentro de uma distribuição.

84 TIPOS: Amplitude Total ou Intervalo Total (AT). Desvio Quartílico ou Amplitude Semi-Interquartílica (Dq). Desvio Médio (Dm). Desvio-Padrão (DP ou s). Variância (s 2 ).

85 Variância Corresponde à média dos quadrados dos desvios (quadrado do desvio padrão). A variância é uma medida que tem pouca utilidade como estatística descritiva.

86 Variância QUANDO UTILIZAR? 1. Para testes estatísticos dentro da inferência estatística e em combinações de amostras. 2. Em processos estatísticos avançados. 3. Quando os valores absolutos obtidos a partir do desvio médio não possuem utilidade.

87 Erro-padrão da média (S.E. Mean) Corresponde ao desvio-padrão da estimativa média da amostra de uma média populacional. É estimado pela relação entre o desvio-padrão da amostra e a raiz quadrada do tamanho amostral: SE X s n Quanto > n, < o SE. S = desvio-padrão da amostra (baseada na estimativa do desvio-padrão da população) N = tamanho da amostra

Medidas de Tendência Central. Introdução Média Aritmética Moda Mediana

Medidas de Tendência Central. Introdução Média Aritmética Moda Mediana Medidas de Tendência Central Introdução Média Aritmética Moda Mediana Introdução A maioria dos dados apresenta uma tendência de se concentrar em torno de um ponto central Portanto, é possível selecionar

Leia mais

x = xi n x = xifi fi 1. MÉDIA Exercício: Quando a distribuição é simétrica, a média e a mediana coincidem.

x = xi n x = xifi fi 1. MÉDIA Exercício: Quando a distribuição é simétrica, a média e a mediana coincidem. 1. MÉDIA Exercício: Quando a distribuição é simétrica, a média e a mediana coincidem. Determine a média aritmética da distribuição: A mediana não é tão sensível, como a média, às observações que são muito

Leia mais

Medida de Tendência Central

Medida de Tendência Central Medida de Tendência Central um valor no centro ou no meio de um conjunto de dados 1 Definições Média (Média Aritmética) o número obtido somando-se todos os valores de um conjunto de dados, dividindo-se

Leia mais

Aula 6 Medidas de Tendência Central

Aula 6 Medidas de Tendência Central 1 Estatística e Probabilidade Aula 6 Medidas de Tendência Central Professor Luciano Nóbrega Somatório Quando queremos representar uma soma de valores que obedecem à uma sequência, podemos codificá-la através

Leia mais

Estatística - exestatmedposic.doc 25/02/09

Estatística - exestatmedposic.doc 25/02/09 Medidas de Posição Introdução Vimos anteriormente que, através de uma distribuição de freqüências se estabelece um sistema de classificação que descreve o padrão de variação de um determinado fenômeno

Leia mais

n Xi = X1 + X2 + X3 +...+. Xn i = 1 n Xi, deve ser lida soma dos valores xi, para i variando de 1 até n. i = 1

n Xi = X1 + X2 + X3 +...+. Xn i = 1 n Xi, deve ser lida soma dos valores xi, para i variando de 1 até n. i = 1 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL Introdução Neste tópico, vamos aprender sobre o cálculo de medidas que possibilitem representar um conjunto de dados relativos à observação de determinado fenômeno de forma

Leia mais

Variáveis Frequências Gráficos Medidas de Posição Medidas de Dispersão Medidas Complementares Inferência

Variáveis Frequências Gráficos Medidas de Posição Medidas de Dispersão Medidas Complementares Inferência Tipos de Variáveis Problema Motivador: Um pesquisador está interessado em fazer um levantamento sobre aspectos sócio-econômicos dos empregados da seção de orçamentos de uma companhia (vide tabela). Algumas

Leia mais

Unidade 5 5.1 Medidas de Posição ou de Tendência Central

Unidade 5 5.1 Medidas de Posição ou de Tendência Central Unidade 5 5.1 Medidas de Posição ou de Tendência Central 1- Introdução Se estivermos numa parada de ônibus urbano e nos pedirem alguma informação sobre a demora em passar um determinado ônibus, que diremos?

Leia mais

Estatística. Slide 0. Ana M. Abreu - 2006/07

Estatística. Slide 0. Ana M. Abreu - 2006/07 Estatística Slide 0 Capítulo 1 Estatística Descritiva Slide 1 I-1 Introdução à organização e ao processamento de dados. I-2 Amostra e população; cuidados a ter na recolha da amostra. I-3 Ordenação dos

Leia mais

Medidas de dispersão e assimetria

Medidas de dispersão e assimetria Metodologia de Diagnóstico e Elaboração de Relatório FASHT Medidas de dispersão e assimetria Profª Cesaltina Pires cpires@uevora.pt Plano da Apresentação Medidas de dispersão Variância Desvio padrão Erro

Leia mais

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS 1.0 Conceitos A estatística descritiva tem o objetivo de organizar, resumir e apresentar de forma adequada os dados, para que estes se tornem informativos. A análise exploratória

Leia mais

DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA

DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA UNIC UNIVERSIDADE DE CUIABÁ DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA REPRESENTANDO DADOS Dados Qualitativos Quantitativos Métodos Gráficos Métodos Tabulares Métodos Gráficos Métodos Tabulares Barras Tabelas de Freqüência

Leia mais

Plano de Ensino PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA - CCE0292

Plano de Ensino PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA - CCE0292 Plano de Ensino PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA - CCE0292 Título PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA Código da disciplina SIA CCE0292 16 Número de semanas de aula 4 Número

Leia mais

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL II

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL II MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL II 8. MÉDIA, MEDIANA E MODA 8. Mediana 8 7 A mediana divide um conjunto de dados pré-ordenados em duas porções iguais, ou seja, duas partes de 50% cada. Nesta divisão, 50%

Leia mais

Aula 4 Gráficos e Distribuição de Frequências

Aula 4 Gráficos e Distribuição de Frequências 1 REDES Aula 4 Gráficos e Distribuição de Frequências Professor Luciano Nóbrega Gráficos A representação gráfica fornece uma visão mais rápida que a observação direta de dados numéricos ou de tabelas.

Leia mais

Relatório das Provas da 2ª. Fase - Vestibular 2016

Relatório das Provas da 2ª. Fase - Vestibular 2016 Relatório das Provas da 2ª. Fase - Vestibular 2016 Resumo Executivo O presente relatório apresenta os resultados da segunda fase do Vestibular UNICAMP 2016 constituída por três provas. Esta etapa do vestibular

Leia mais

Aula 1 Assimetria e Curtose

Aula 1 Assimetria e Curtose 2º Bimestre 1 Estatística e Probabilidade Aula 1 Assimetria e Curtose Professor Luciano Nóbrega Medidas de assimetria As medidas de assimetria e curtose (esta última veremos na próxima aula) são as que

Leia mais

MEDIDAS DE DISPERSÃO. o grau de variabilidade, ou dispersão, dos valores em torno da média.

MEDIDAS DE DISPERSÃO. o grau de variabilidade, ou dispersão, dos valores em torno da média. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DESCRITIVAS Departamento de Estatística Tarciana Liberal As medidas de posição apresentadas fornecem a informação dos dados apenas a nível pontual, sem ilustrar

Leia mais

BIOESTATÍSTICA. Parte 1 - Estatística descritiva e análise exploratória dos dados

BIOESTATÍSTICA. Parte 1 - Estatística descritiva e análise exploratória dos dados BIOESTATÍSTICA Parte 1 - Estatística descritiva e análise exploratória dos dados Aulas Teóricas de 17/02/2011 a 03/03/2011 1.1. População, amostra e dados estatísticos. Dados qualitativos e quantitativos

Leia mais

Medidas de Localização

Medidas de Localização MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS RESUMO Estatística 2 Medidas de Localização e Dispersão 10º ano Cláudia Henriques Medidas de Localização Estatísticas Medidas que se calculam a partir dos dados

Leia mais

5. Medidas de Posição

5. Medidas de Posição 5. Medidas de Posição Depois de se fazer a coleta e a representação dos dados de uma pesquisa, é comum analisarmos as tendências que essa pesquisa revela. Assim se a pesquisa envolve muitos dados, convêm

Leia mais

Os dados quantitativos também podem ser de natureza discreta ou contínua.

Os dados quantitativos também podem ser de natureza discreta ou contínua. Natureza dos Dados Às informações obtidas acerca das características de um conjunto dá-se o nome de dado estatístico. Os dados estatísticos podem ser de dois tipos: qualitativos ou quantitativos. Dado

Leia mais

Teorema do Limite Central e Intervalo de Confiança

Teorema do Limite Central e Intervalo de Confiança Probabilidade e Estatística Teorema do Limite Central e Intervalo de Confiança Teorema do Limite Central Teorema do Limite Central Um variável aleatória pode ter uma distribuição qualquer (normal, uniforme,...),

Leia mais

Estatística. Conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos ou de massa.

Estatística. Conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos ou de massa. Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Matemática Aplicada Prof. Edécio Fernando Iepsen Estatística Variáveis Qualitativas, Quantitativas

Leia mais

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS GRÁFICOS ESTATÍSTICOS DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA Suponhamos termos feito uma coleta de dados relativos às estaturas de quarenta alunos, que compõem uma amostra dos alunos de um colégio A, resultando a

Leia mais

1. Estatística Descritiva

1. Estatística Descritiva Introdução à Estatística Estatística Descritiva 1 1. Estatística Descritiva Suponhamos que dispomos de um conjunto de dados (sem nos preocuparmos como foram obtidos) e pretendemos desenvolver processos

Leia mais

Lição 5 Medidas Descritivas Medidas de Dispersão

Lição 5 Medidas Descritivas Medidas de Dispersão 99 Lição 5 Medidas Descritivas Medidas de Dispersão Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: identifi car o objetivo das medidas de dispersão; identifi car o conceito de variância;

Leia mais

Medidas de Tendência Central

Medidas de Tendência Central Média, Mediana e Moda 1 Coletando Dados A coleta de dados produz um conjunto de escores de uma ou mais variáveis Para chegar à distribuição dos escores, estes têm de ser arrumados / ordenados do menor

Leia mais

é 4. Portanto, o desvio padrão é 2. Neste caso 100% dos valores da população estão a um desvio padrão da média.

é 4. Portanto, o desvio padrão é 2. Neste caso 100% dos valores da população estão a um desvio padrão da média. Desvio Padrão From Wikipedia, the free encyclopedia probabilidade e estatística, o desvio padrão de uma distribuição de probabilidade, de uma variável aleatória, ou população é uma medida do espalhamento

Leia mais

PLANO DE ENSINO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Unidade 1: MEDIDAS E GRANDEZAS. 1.1.- Introdução. 1.2.- Padrões usados para avaliar grandezas físicas

PLANO DE ENSINO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Unidade 1: MEDIDAS E GRANDEZAS. 1.1.- Introdução. 1.2.- Padrões usados para avaliar grandezas físicas PLANO DE ENSINO FACULDADE: CIÊNCIAS DA SAÚDE DE JUIZ DE FORA CURSO: FARMÁCIA Período: 2º DISCIPLINA: MATEMÁTICA E BIOESTATÍSTICA Ano: 2015 CARGA HORÁRIA: 40 H PRÉ-REQUISITO: - SEMANAL: 02 T TOTAL: 02 AULAS

Leia mais

As outras medidas de posição são as separatrizes, que englobam: a própria mediana, os decis, os quartis e os percentis.

As outras medidas de posição são as separatrizes, que englobam: a própria mediana, os decis, os quartis e os percentis. RESUMO Medidas de Posição são as estatísticas que representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal do gráfico da curva de frequência As medidas

Leia mais

Estimação. Como definir um estimador. Como obter estimativas pontuais. Como construir intervalos de confiança

Estimação. Como definir um estimador. Como obter estimativas pontuais. Como construir intervalos de confiança Estimação Como definir um estimador. Como obter estimativas pontuais. Como construir intervalos de confiança Motivação A partir da média de uma a amostra em uma colheita recente, o conselho de qualidade

Leia mais

O QUE SÃO E QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL EM ESTATÍSTICA PARTE I

O QUE SÃO E QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL EM ESTATÍSTICA PARTE I O QUE SÃO E QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL EM ESTATÍSTICA PARTE I O que são medidas de tendência central? Média Aritmética Simples Média Aritmética Ponderada Media Geométrica e Harmônica

Leia mais

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano N.º 29 Assunto: Estatística

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano N.º 29 Assunto: Estatística Escola Secundária com 3º CEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano N.º 29 Assunto: Estatística Lições nº e Data /05/2011 Estatística A Estatística é um ramo da Matemática que tem por objectivo:

Leia mais

ANOVA. (Analysis of Variance) Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

ANOVA. (Analysis of Variance) Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior ANOVA (Analysis of Variance) Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Para que serve a ANOVA? Para comparar três ou mais variáveis ou amostras. Por exemplo, queremos testar os efeitos cardiorrespiratórios

Leia mais

População e Amostra POPULAÇÃO AMOSTRA AMOSTRAGEM TIPOS DE AMOSTRAGEM I. Amostra probabilística: II. Amostra não-probabilística

População e Amostra POPULAÇÃO AMOSTRA AMOSTRAGEM TIPOS DE AMOSTRAGEM I. Amostra probabilística: II. Amostra não-probabilística População e Amostra POPULAÇÃO A palavra população, na sua acepção mais comum, representa o conjunto de habitantes de uma dada região em determinado período. Em estatística, população (ou universo) é o

Leia mais

Coeficiente de Assimetria e Curtose. Rinaldo Artes. Padronização., tem as seguintes propriedades: Momentos

Coeficiente de Assimetria e Curtose. Rinaldo Artes. Padronização., tem as seguintes propriedades: Momentos Coeficiente de Assimetria e Curtose Rinaldo Artes 2014 Padronização Seja X uma variável aleatória com E(X)=µ e Var(X)=σ 2. Então a variável aleatória Z, definida como =, tem as seguintes propriedades:

Leia mais

Capítulo 4 Inferência Estatística

Capítulo 4 Inferência Estatística Capítulo 4 Inferência Estatística Slide 1 Resenha Intervalo de Confiança para uma proporção Intervalo de Confiança para o valor médio de uma variável aleatória Intervalo de Confiança para a variância de

Leia mais

Desvio Padrão ou Erro Padrão

Desvio Padrão ou Erro Padrão NOTAS METODOLÓGICAS ISSN 0871-3413 ArquiMed, 2006 Desvio Padrão ou Erro Padrão Nuno Lunet, Milton Severo, Henrique Barros Serviço de Higiene e Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do

Leia mais

Modelos de Probabilidade e Inferência Estatística

Modelos de Probabilidade e Inferência Estatística Modelos de Probabilidade e Inferência Estatística Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula Distribuições Qui-quadrado, t-student e F de Snedecor 04/14

Leia mais

AULA 12 Inferência a Partir de Duas Amostras

AULA 12 Inferência a Partir de Duas Amostras 1 AULA 12 Inferência a Partir de Duas Amostras Ernesto F. L. Amaral 15 de setembro de 2011 Metodologia de Pesquisa (DCP 854B) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução à estatística. 10 ª ed. Rio de Janeiro:

Leia mais

Aula 12: Correlação e Regressão

Aula 12: Correlação e Regressão Aula 12: Correlação e Regressão Sumário Aula 12: Correlação e Regressão... 1 12.l Correlação... 2 12.2 Diagrama de dispersão... 2 12.3 Correlação linear... 3 12.3.1 Coeficiente de correlação linear...

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Velas Planificação Anual

Escola Básica e Secundária de Velas Planificação Anual Escola Básica e Secundária de Velas Planificação Anual MATEMÁTICA 10º ANO (CURSO PROFISSIONAL) ANO LETIVO 201/2014 Módulo I: Estatística Nº de Aulas Previstas (90 m): 18 Conteúdos Objetivos Estratégias/

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA DE VARIÁVEIS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS DISCRETAS (TABELAS E GRÁFICOS)

DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA DE VARIÁVEIS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS DISCRETAS (TABELAS E GRÁFICOS) DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA DE VARIÁVEIS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS DISCRETAS (TABELAS E GRÁFICOS) O QUE É ESTATÍSTICA Estatística é a ciência de obter conclusões a partir de dados. Envolve métodos para

Leia mais

AULA 2 UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO

AULA 2 UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO AULA UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO As tabelas estatísticas, geralmente, condensam informações de fenômenos que necessitam da coleta de grande quantidade de dados numéricos. No caso

Leia mais

I-094 - COLIFORMES E ph MÉDIAS ARITMÉTICAS, MÉDIAS GEOMÉTRICAS E MEDIANAS

I-094 - COLIFORMES E ph MÉDIAS ARITMÉTICAS, MÉDIAS GEOMÉTRICAS E MEDIANAS I-9 - COLIFORMES E ph MÉDIAS ARITMÉTICAS, MÉDIAS GEOMÉTRICAS E MEDIANAS Marcos von Sperling ( 1 ) Engenheiro Civil (UFMG). Doutor em Engenharia Ambiental (Imperial College, Universidade de Londres Inglaterra).

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS EM METODOLOGIA QUANTITATIVA

CONCEITOS BÁSICOS EM METODOLOGIA QUANTITATIVA CONCEITOS BÁSICOS EM METODOLOGIA QUANTITATIVA ETAPAS DA PESQUISA PROBLEMA DE PESQUISA DESENHO DE ESTUDO COLETA DE DADOS ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS Rosane Luzia de Souza Morais Diamantina, 2013 APRESENTAÇÃO

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA:

ESTATÍSTICA DESCRITIVA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Campus Universitário de Sinop(CUS) ESTATÍSTICA DESCRITIVA: Medidas de forma: Assimetria e Curtose Profº Evaldo Martins Pires SINOP -MT TEMAS TRABALHADOS ATÉ AGORA Aula

Leia mais

ESTATÍSTICA PARTE 1 OBJETIVO DA DISCIPLINA

ESTATÍSTICA PARTE 1 OBJETIVO DA DISCIPLINA ESTATÍSTICA PARTE 1 OBJETIVO DA DISCIPLINA Apresentar a Estatística no contexto do dia-a-dia e fazendo uso da planilha Excel. Espera-se que o estudante ao término do curso esteja apto a usar a planilha

Leia mais

Análise de Regressão. Notas de Aula

Análise de Regressão. Notas de Aula Análise de Regressão Notas de Aula 2 Modelos de Regressão Modelos de regressão são modelos matemáticos que relacionam o comportamento de uma variável Y com outra X. Quando a função f que relaciona duas

Leia mais

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA I 1º SEMESTRE DE 2015 Docente: Anderson H.R. Ferreira 2º LISTA DE EXERCÍCIOS

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA I 1º SEMESTRE DE 2015 Docente: Anderson H.R. Ferreira 2º LISTA DE EXERCÍCIOS 1 PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA I 1º SEMESTRE DE 2015 Docente: Anderson H.R. Ferreira 2º LISTA DE EXERCÍCIOS Instruções: Tenha sempre em mãos uma Calculadora Científica, pois a mesma será utilizada exaustivamente

Leia mais

Erros e Incertezas. Rafael Alves Batista Instituto de Física Gleb Wataghin Universidade Estadual de Campinas (Dated: 10 de Julho de 2011.

Erros e Incertezas. Rafael Alves Batista Instituto de Física Gleb Wataghin Universidade Estadual de Campinas (Dated: 10 de Julho de 2011. Rafael Alves Batista Instituto de Física Gleb Wataghin Universidade Estadual de Campinas (Dated: 10 de Julho de 2011.) I. INTRODUÇÃO Quando se faz um experimento, deseja-se comparar o resultado obtido

Leia mais

AMOSTRAGEM: DIMENSIONAMENTO DE AMOSTRAS. SELEÇÃO DOS ELEMENTOS DE UMA AMOSTRA. ESTIMATIVA DA CARACTERÍSTICA TOTAL DA POPULAÇÃO INVESTIGADA

AMOSTRAGEM: DIMENSIONAMENTO DE AMOSTRAS. SELEÇÃO DOS ELEMENTOS DE UMA AMOSTRA. ESTIMATIVA DA CARACTERÍSTICA TOTAL DA POPULAÇÃO INVESTIGADA AMOSTRAGEM: DIMENSIONAMENTO DE AMOSTRAS. SELEÇÃO DOS ELEMENTOS DE UMA AMOSTRA. ESTIMATIVA DA CARACTERÍSTICA TOTAL DA POPULAÇÃO INVESTIGADA META Dimensionar o tamanho ideal de amostra para cada população.

Leia mais

Pernambuco. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Pernambuco (1991, 2000 e 2010)

Pernambuco. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Pernambuco (1991, 2000 e 2010) Pernambuco Em, no estado de Pernambuco (PE), moravam 8,8 milhões de pessoas, onde parcela relevante (7,4%; 648,7 mil habitantes) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 185 municípios,

Leia mais

A vida sem reflexão não merece ser vivida Sócrates Disciplina: ESTATÍSTICA e PROBABILIDADE

A vida sem reflexão não merece ser vivida Sócrates Disciplina: ESTATÍSTICA e PROBABILIDADE Notas de aula 07 1 A vida sem reflexão não merece ser vivida Sócrates Disciplina: ESTATÍSTICA e PROBABILIDADE 1. Medidas de Forma: Assimetria e Curtose. A medida de assimetria indica o grau de distorção

Leia mais

Medidas de Tendência Central

Medidas de Tendência Central Capítulo 3 Medidas de Tendência Central Desenvolvimento: 3.1 Introdução 3.2 Média Aritmética 3.3 Mediana 3.4 Moda 3.5 Média Geométrica 3.6 Média harmônica 3.7 Relação entre as médias 3.8 Separatrizes 3.1

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ano letivo 2014 / 2015

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ano letivo 2014 / 2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA A 10º ANO Ano letivo 01 / 015 Gorete Branco, José Temporão, M.ª Arminda Machado, Paula Gomes, Teresa Clain GESTÃO DO TEMPO 1.º PERÍODO INICIO: 15 / 09 / 01 FIM: 16 /1 / 01

Leia mais

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Cálculos estatísticos para análise e tomada de decisão Responsável pelo Conteúdo: Prof. Carlos Henrique e Prof. Douglas Mandaji Revisão Textual: Profa. Ms. Alessandra

Leia mais

CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte

CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte 4.3 Medidas de posição 4.4 Medidas de dispersão 4.5 Separatrizes Prof. franke 2 Vimos que a informação contida num conjunto de dados pode ser resumida

Leia mais

Controle Estátistico de Processo.

Controle Estátistico de Processo. Relatório de estudo dos fios. Controle Estátistico de Processo. Indice Item Assunto. Pág. Análise estatística C.E.P. 04 1 Introdução. 04 2 Controle estatístico do processo. 04 2.1 Definição. 04 2.3 Objetivo

Leia mais

Maranhão. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Maranhão (1991, 2000 e 2010)

Maranhão. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Maranhão (1991, 2000 e 2010) Maranhão Em, no estado do Maranhão (MA), moravam 6,6 milhões de pessoas, onde parcela considerável (6,%, 396, mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 217 municípios, dos quais um

Leia mais

CAPÍTULO 8. de Variância - ANOVA ANOVA. Análise

CAPÍTULO 8. de Variância - ANOVA ANOVA. Análise CAPÍTULO 8 Análise de Variância - UFRGS Os testes de hipótese apresentados até aqui limitaram-se à comparação de duas médias ou duas variâncias. Contudo, há situações onde se deseja comparar várias médias,

Leia mais

Regressão linear múltipla. Prof. Tatiele Lacerda

Regressão linear múltipla. Prof. Tatiele Lacerda Regressão linear múltipla Prof Tatiele Lacerda Yi = B + Bx + B3X3 + u Plano de resposta E(Y i ) = 0,00 Y i i 0 (,33;,67) Y i 0 X i Xi X p i, p i 3 Modelo de regressão linear múltipla em termos matriciais,

Leia mais

Acre. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1 o e 3 o quartis nos municípios do estado do Acre (1991, 2000 e 2010)

Acre. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1 o e 3 o quartis nos municípios do estado do Acre (1991, 2000 e 2010) Acre Em, no estado do Acre (AC) moravam 734 mil pessoas, e uma parcela ainda pequena dessa população, 4,3% (32 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 22 municípios, dos quais sete

Leia mais

Preparação para o teste intermédio de Matemática 8º ano

Preparação para o teste intermédio de Matemática 8º ano Preparação para o teste intermédio de Matemática 8º ano Conteúdos do 7º ano Conteúdos do 8º ano 1 Conjuntos numéricos 6 9-1 -4 IN 1 4 IN - Conjunto dos números Naturais IN = {1;;3;4;5;6 } Z - Conjunto

Leia mais

Sobre o Boxplot no GeoGebra

Sobre o Boxplot no GeoGebra Sobre o Boxplot no GeoGebra Boxplot in GeoGebra PÉRICLES CÉSAR DE ARAUJO 1 CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR 2 Resumo O objetivo deste trabalho é apresentar o resultado do uso da ferramenta para construção

Leia mais

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS. Estatística Administração Integral e Noturno. Estatística Descritiva

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS. Estatística Administração Integral e Noturno. Estatística Descritiva 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS Estatística Administração Integral e Noturno Estatística Descritiva 1. Classifique as variáveis (qualitativa nominal, qualitativa ordinal, quantitativa discreta, quantitativa contínua):

Leia mais

índice Introdução Estatística Descritiva Capítulo 1 Capítulo 2 O que é a Estatística Escalas de medida Escalas Nominais Escalas Ordinais

índice Introdução Estatística Descritiva Capítulo 1 Capítulo 2 O que é a Estatística Escalas de medida Escalas Nominais Escalas Ordinais índice MENSAGEM DO AUTOR 11 AGRADECIMENTOS 13 Capítulo 1 Introdução Importância da estatística 17 O que é a Estatística? Escalas de medida Escala de medida qualitativa Escalas Nominais Escalas Ordinais

Leia mais

Aula 6 Propagação de erros

Aula 6 Propagação de erros Aula 6 Propagação de erros Conteúdo da aula: Como estimar incertezas de uma medida indireta Como realizar propagação de erros? Exemplo: medimos A e B e suas incertezas. Com calcular a incerteza de C, se

Leia mais

BIOESTATÍSTICA CURITIBA

BIOESTATÍSTICA CURITIBA BIOESTATÍSTICA CURITIBA 2008 BIOESTATÍSTICA HISTÓRICO DA ESTATÍSTICA ANTIGUIDADE: os povos já registravam o número de habitantes, nascimentos, óbitos. Faziam "estatísticas". IDADE MÉDIA: as informações

Leia mais

PLANO DE AULA I. Escrito por Eliani Pereira de Souza Nascimento. Supervisionado por Rosana Silva Bonfim

PLANO DE AULA I. Escrito por Eliani Pereira de Souza Nascimento. Supervisionado por Rosana Silva Bonfim PLANO DE AULA I Escrito por Eliani Pereira de Souza Nascimento Funções no Geogebra 1 º Série do Ensino Médio (Matemática) Compreender a construção do gráfico de funções de 1o - grau, sabendo caracterizar

Leia mais

Métodos Quantitativos Aplicados

Métodos Quantitativos Aplicados Métodos Quantitativos Aplicados Aula 5 http://www.iseg.utl.pt/~vescaria/mqa/ Tópicos apresentação Análise de dados bivariada: cruzamentos e medidas de associação variáveis nominais e ordinais e variáveis

Leia mais

Stela Adami Vayego DEST/UFPR

Stela Adami Vayego DEST/UFPR Resumo 5 - Análise Bivariada (Bidimensional) 5.1. Introdução O principal objetivo das análises nessa situação é explorar relações (similaridades) entre duas variáveis. A distribuição conjunta das freqüências

Leia mais

meninos =34

meninos =34 Moda e Mediana Profª Ms. Mara Cynthia 3. Moda (Mo) Denominamos moda o valor que ocorre com maior frequência em uma série de valores. Desse modo, o salário modal dos empregados de uma indústria é o salário

Leia mais

AULA 11 Experimentos Multinomiais e Tabelas de Contingência

AULA 11 Experimentos Multinomiais e Tabelas de Contingência 1 AULA 11 Experimentos Multinomiais e Tabelas de Contingência Ernesto F. L. Amaral 24 de setembro de 2012 Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA. Prof. Anderson Rodrigo da Silva anderson.silva@ifgoiano.edu.br

INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA. Prof. Anderson Rodrigo da Silva anderson.silva@ifgoiano.edu.br INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Prof. Anderson Rodrigo da Silva anderson.silva@ifgoiano.edu.br Tipos de Pesquisa Censo: é o levantamento de toda população. Aqui não se faz inferência e sim uma descrição

Leia mais

Capítulo IX. Carregamento de transformadores

Capítulo IX. Carregamento de transformadores 42 Capítulo IX Carregamento de transformadores Por Manuel Luís Barreira Martinez* A tipificação dos transformadores contempla três agrupamentos distintos, o que em tese significa três diferentes tipos

Leia mais

FATEC GT/FATEC SJC. Prof. MSc. Herivelto Tiago Marcondes dos Santos [ESTATÍSTICA I]

FATEC GT/FATEC SJC. Prof. MSc. Herivelto Tiago Marcondes dos Santos [ESTATÍSTICA I] Prof. MSc. Herivelto Tiago Marcondes dos Santos [ESTATÍSTICA I] 1 Introdução a análise exploratória de dados A necessidade de evidenciar alguns fenômenos constantes no dia-a-dia do ser humano permitiu

Leia mais

Testes de variância e Análise de Variância (ANOVA)

Testes de variância e Análise de Variância (ANOVA) Testes de variância e Análise de Variância (ANOVA) Introdução à Inferência Estatística Introdução à Inferência Estatística TESTE DE VARIÂNCIAS E DISTRIBUIÇÃO F Testes sobre variâncias Problema: queremos

Leia mais

Conceitos de Produtividade Industrial. 6. Estudo de Tempos e Métodos. 6. Estudo de Tempos e Métodos 09/05/2012. Profº Spim

Conceitos de Produtividade Industrial. 6. Estudo de Tempos e Métodos. 6. Estudo de Tempos e Métodos 09/05/2012. Profº Spim Conceitos de Produtividade Industrial Profº Spim 6.1 Decisões sobre o projeto do trabalho; 6.2 Considerações físicas no projeto do trabalho; 6.3 Métodos de trabalho; 6.4 Padrões e medida do trabalho. Adm.

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 5º Ano

Planificação Anual de Matemática 5º Ano Planificação Anual de Matemática 5º Ano DOMÍNI OS CONTEÚDOS METAS AULA S Números naturais Compreender as propriedades e regras das operações e usá-las no cálculo. Propriedades das operações e regras operatórias:

Leia mais

Química Analítica IV ERRO E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS

Química Analítica IV ERRO E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS Química Analítica IV 1 semestre 2012 Profa. Maria Auxiliadora Costa Matos ERRO E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS Todas as medidas físicas possuem um certo grau de incerteza. Quando se faz uma medida, procura-se

Leia mais

Análise de Regressão Linear Simples III

Análise de Regressão Linear Simples III Análise de Regressão Linear Simples III Aula 03 Gujarati e Porter Capítulos 4 e 5 Wooldridge Seção.5 Suposições, Propriedades e Teste t Suposições e Propriedades RLS.1 O modelo de regressão é linear nos

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Comunicação Social 25 de março de 2004 Pesquisa Mensal de Emprego Taxa de desocupação é de 12% em fevereiro Em fevereiro de 2004, a taxa de desocupação ficou estável tanto em relação ao mês anterior (11,7%)

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PELOTAS DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS ANEXO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PELOTAS DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS ANEXO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PELOTAS DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS ANEXO Este Anexo integra o Edital Nº 40/2007, que disciplina o Concurso Público destinado ao provimento

Leia mais

AULA 04 Estimativas e Tamanhos Amostrais

AULA 04 Estimativas e Tamanhos Amostrais 1 AULA 04 Estimativas e Tamanhos Amostrais Ernesto F. L. Amaral 27 de agosto de 2012 Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fonte: Triola, Mario

Leia mais

Correlação e Regressão linear simples

Correlação e Regressão linear simples Metodologia de Diagnóstico e Elaboração de Relatório FASHT Correlação e Regressão linear simples Prof. Cesaltina Pires cpires@uevora.pt Plano da Apresentação Correlação linear Diagrama de dispersão Covariância

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Administrativo

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Administrativo .. Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração Qualificação:

Leia mais

Plano da Apresentação. Correlação e Regressão linear simples. Correlação linear. Associação entre hábitos leitura e escolaridade.

Plano da Apresentação. Correlação e Regressão linear simples. Correlação linear. Associação entre hábitos leitura e escolaridade. Metodologia de Diagnóstico e Elaboração de Relatório FASHT Correlação e Plano da Apresentação Correlação linear Diagrama de dispersão Covariância Coeficiente de correlação de Pearson Teste de correlação

Leia mais

SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FANAT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DECB

SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FANAT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DECB Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNVERSDADE DO ESTADO DO RO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE CÊNCAS EXATAS E NATURAS FANAT DEPARTAMENTO DE

Leia mais

PROVA DE MATEMÁTICA CONCURSO DE ADMISSÃO 2013/2014 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

PROVA DE MATEMÁTICA CONCURSO DE ADMISSÃO 2013/2014 1º ANO DO ENSINO MÉDIO CONCURSO DE ADMISSÃO 2013/2014 PROVA DE MATEMÁTICA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO CONFERÊNCIA: Membro da CEOCP (Mat / 1º EM) Presidente da CEI Dir Ens CPOR / CMBH PÁGINA 1 RESPONDA AS QUESTÕES DE 1 A 20 E TRANSCREVA

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO Universidade Federal do Pará Município: Belém Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE 1-Conjuntos numéricos, regularidades numéricas e/ou geométricas ( conjuntos numéricos; seqüências numéricas e/ou geométricas; termo geral

Leia mais

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP Ministério da Educação MEC. Cálculo do Conceito ENADE

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP Ministério da Educação MEC. Cálculo do Conceito ENADE Instituto acional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira IEP Ministério da Educação ME álculo do onceito EADE Para descrever o cálculo do onceito Enade, primeiramente é importante definir

Leia mais

Matemática Básica Intervalos

Matemática Básica Intervalos Matemática Básica Intervalos 03 1. Intervalos Intervalos são conjuntos infinitos de números reais. Geometricamente correspondem a segmentos de reta sobre um eixo coordenado. Por exemplo, dados dois números

Leia mais

INDICADORES DE SAÚDE

INDICADORES DE SAÚDE Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação de Vigilância e Controle Ambiental de Vetores INDICADORES

Leia mais

Matemática. A probabilidade pedida é p =

Matemática. A probabilidade pedida é p = a) Uma urna contém 5 bolinhas numeradas de a 5. Uma bolinha é sorteada, tem observado seu número, e é recolocada na urna. Em seguida, uma segunda bolinha é sorteada e tem observado seu número. Qual a probabilidade

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SÉ GUARDA. MATEMÁTICA B Curso de Artes Visuais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SÉ GUARDA. MATEMÁTICA B Curso de Artes Visuais Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SÉ GUARDA MATEMÁTICA B Curso de Artes Visuais ANO LECTIVO: 2015/2016 11º ANO 1º PERÍODO PLANIFICAÇÃO

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA PLANIFICAÇÃO ANUAL Matemática Aplicada às Ciências Sociais Ensino Regular Curso Geral de Ciências Sociais e Humanas 11º ANO Ano Letivo 2014 / 2015 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO

Leia mais

ESTATÍSTICA. Estatística é o conjunto de métodos para a obtenção, organização, resumo, análise e interpretação dos dados.

ESTATÍSTICA. Estatística é o conjunto de métodos para a obtenção, organização, resumo, análise e interpretação dos dados. ESTATÍSTICA Termo vem de status Aspectos de um país (tamanho da população, taxas de mortalidade, taxas de desemprego, renda per capita). Estatística é o conjunto de métodos para a obtenção, organização,

Leia mais