Etapas da Campanha de Propaganda. UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Etapas da Campanha de Propaganda. UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 14.04."

Transcrição

1 Etapas da Campanha de Propaganda PARTE 1 UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas:

2 Agenda Planejamento de Campanha Resumo da situação de mercado Análise comparativa da Concorrência Análise SWOT

3 Planejamento de Comunicação Empresa Do anuncianteé baseado: No planejamento de marketing da empresa e seus produtos: Umdos objetivos de MKT: Meta de MKT: Estratégia de MKT : Tática: Introduzirnovos produtos no Mercosul, iniciando pela Argentina e Chile. Conquistar 20% domercado argentino em 2 anos e 10 % de mercado chileno, também em 2 anos. Para a Argentina: realizaruma parceria com uma empresa local. Para o Chile: Exportar diretamente do Brasil para distribuidores. Qual seria a tática em relação a parceria? E em relação à exportação direta?

4 Planejamento de Comunicação Empresa Planejamento de MKT voltado ao produto: Umdos objetivos de produto: Meta de produto: Estratégia de produto: Tática: A cada 2novos produtos lançados, um deverá ser inédito no mercado local. O outro seguirá o padrão brasileiro. No período de 2 anos, lançar no mínimo 3 produtos. Os produtos a serem lançados poderão sofrer adaptações ao mercado local, talvez com um diferencialsobre os concorrentes. Qual seria a tática em relaçãoàs adaptações do produto?

5 Planejamento de Comunicação Empresa LEMBRETE: O que é tática? A tática pode ser traduzida como AÇÕES que deverão ser realizadas para atendermos as estratégias. Assim, quais são as ações que deverão ser realizadas para que em nosso exemplo a empresa encontre um parceiro? Quais as ações a empresa deverá realizar para fazer as adaptações dos produtos? PODEMOS ENCONTRAR DIVERSAS RESPOSTAS PELA UMA ANÁLISE AMBIENTAL, DE TENDÊNCIAS, GOSTOS, ENTRE OUTRAS.

6 Planejamento de Comunicação Empresa Planejamento da empresa de MKT voltado para a comunicação: Umdos objetivos de comunicação: Informaros mercados argentinos e chilenos da existência dos novos produtos, fixando sua imagem. Meta de comunicação: Gerar um shareofmindde 20% no período de 1 ano. Estratégia de comunicação: Tática: Desenvolveruma campanha para cada produto. Trabalhar comuma agência de publicidade local associada ou filiada a uma agência brasileira.

7 COMPARAÇÃO E TRE BRIEFÍ G E PLA EJAME TO Itens Briefing Planejamento 1. Situação de mercado onde a empresa atua, características dos seus produtos e serviços 2.Análise comparativa com a concorrência sob os aspectos: 2.1 -Produto ou serviço 2.2 -Preço 2.3 -Distribuição 2.4 -Comunicação 3.Definição dos problemas e oportunidades (diagnóstico) 4. Determinação dos objetivos de comunicação 5. Posicionamento do produto/serviço/marca no mercado 6. Descrição do público-alvo e áreas de atuação 7. Definição de objetivos e estratégias de: Criação Mídia 8. Determinação da verba: Verba total da campanha 8.2 Discriminação da verba de veiculação, produção, pdv e pesquisa. 9.Relação das peças publicitárias

8 Itens Briefing Planejamento 10. Determinação dos sistemas ou métodos de avaliação 11. Cronograma 12. Anexos: Roteiros, textos, layouts, etc. das peças criadas Programação de mídia Leis e regulamentos relativos ao setor, se houver, especialmente no caso de promoções Outros assuntos sobre a campanha Informações que se repetem tanto no briefing quanto no Planejamento. Fonte: CORREA, 1998.

9 Um cliente novo... Um mercado novo... O planejamento de campanha de comunicação é um pouco semelhante ao de uma organização, porém com algumas informações próprias. É preciso lembrar, no entanto, que o planejamento que será apresentado a seguir deve ser realizado quando uma agência ainda não conhece o cliente com o qual pretende trabalhar, quando ignora detalhes do mercado de atuação do anunciante, ou, ainda, quando desconhece a concorrência.

10 Apesar de ser extremamente difícil levantar todas as informações aqui propostas, algumas empresas acreditam que esses dados sejam inúteis para o planejamento de campanha. Há pessoas que ainda pensam que a comunicação é apenas um ato de criação LUMINOSA. Um insight! A alma da publicidade (da linha criativa) está na essência do planejamento. (LUPETTI, 2000).

11 Fazer um planejamento não é uma tarefa para uma única pessoa. É, antes de tudo, um trabalho de equipe e requer pessoas que entendam de mercado e de pesquisa. Segundo Sant Anna (1996): a base do planejamento é uma abordagem concreta das decisões mercadológicas e publicitárias, baseadas na análise da posição atual da empresa no mercado, seus recursos característicos e capacidades atuais.

12 Por envolver decisões mercadológicas, o planejamento de comunicação de campanha necessita de informações além do simples objetivo de comunicação. Compreende várias etapas básicas. São elas: Levantamento de informações; Análise situacional; Decisões e definições definição/ redefinição dos objetivos e metas; Definição de estratégias, Definição de tipos de campanhas; Implantação; Execução; Controle e Avaliação.

13 LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES A etapa de levantamento de informações já foi amplamente abordada nas aulas sobre briefing. Entretanto, essa etapa não se restringe ao briefing e às pesquisas secundárias realizadas pela empresa. Sempre que possível, deve-se recorrer às pesquisas primárias para um resultado mais adequado. Casoessapesquisajátenhasidofeita,comeceseu planejamento de comunicação pela análise situacional.

14 ANÁLISE SITUACIONAL A análise situacional pode variar de produto para produto. Embora com variações diferenciadas, é necessário fazer uma análise do ambiente no qual a empresa está inserida macro e microambientes; análise de mercado; análise da demanda; análise dos concorrentes e descrição e descrição de problemas, oportunidade; forças e fraquezas.

15 A) Análise do Ambiente: A análise prende-se às condições econômicas, à legislação, à análise demográfica, aos valores socioculturais, ao clima político e ideológico, ao clima organizacional e psicológico e a todas as tendências pertinentes que envolvem a empresa e o produto.

16 Esse item é um dos mais difíceis do planejamento para principiantes, pois as informações não são encontradas em livros. É necessário recorrer ao clipping da agência É necessário recorrer ao clipping da agência jornais, revistas, institutos de pesquisas, Internet, dentre outras fontes.

17 B) Análise do Mercado O planejador precisa ter em mãos as seguintes informações: os principais mercados nos quais deverá atuar em comunicação e qual a ordem de importância deles; o tamanho do mercado total, potencial e o real; share mercado e, ainda, a evolução desse mercado e a evolução do produto.

18 Uma análise comparativa da evolução do mercado, do produto e da concorrência poderá auxiliar na comprovação dos objetivos mercadológicos pretendidos pela empresa e produto.

19 C) Análise da Demanda Compreende um estudo das características dos consumidores. É fundamental saber quem é o PA e o consumidor, o que ele compra, as razões de compra e não compra, quem inicia a compra, quem influencia, quem decide, quem compra e quem usa.

20 Da mesma forma, é importante saber onde se encontra o consumidor, como, quando e com que frequênciaele compra o produto, quais as necessidades estão sendo satisfeitas ou não e que imagem do produto e da empresa é retratada pelo mercado consumidor. Enfim, deve-se abordar o comportamento geral do consumidor, ou seja, como ele age, o que pensa, quais são as tendências predeterminantes.

21 Esses dados podem ser encontrados no levantamento do briefing, nos levantamentos secundários,na pesquisa, no clipping das agências, nos institutos de pesquisa, dentre outras fontes.

22 D) Análise dos concorrentes: A descrição das características de todos os produtos existentes no mercado, assim como suas embalagens, tempo de vida dos produtos (ciclo de vida), os concorrentes diretos e indiretos e suas ações no mercado devem ser relatadas.

23 É importante verificar quais preços estão sendo praticados pelos produtos que estão no mercado, além de descrever quantos PDVs possuem os produtos existentes no mercado e suas principais praças. Outro fator a ser analisado é a comunicação dos Outro fator a ser analisado é a comunicação dos produtos existentes no mercado. Quais campanhas estão no ar e onde estão sendo veiculadas? Com que frequência e intensidade? Quaisostemaseosapelosqueestãosendoutilizados? Qual o posicionamento dos produtos e da empresa no mercado?

24 Recomenda-se, nesse momento, a realização de um quadro comparativo para melhor detectar os pontos fortes e fracos dos concorrentes em face do produto estudado.

25 Características Share de mercado Imagem Preço Temas de campanhas Posicionamento Diferenciais Tempo de existência Pontos-de-venda ANÁLISE DOS PRODUTOS CONCORRENTES Produto A Produto B Produto C Quadro comparativo dos produtos concorrentes. Fonte: LUPETTI, 2000.

26 ANÁLISE SWOT É um método de análise de mercado que as organizações utilizam para identificar: Strength(istrengf) Pontos fortes. Weakness(uikiness) Pontos fracos. Opportunity(aper tuneri) Oportunidades. Threat(tr(-)eat) Ameaças.

27

28 SWOT: Strengths (Forças) Weaknesses (Fraquezas) Opportunities (Oportunidades) Threats (Ameaças) Aspectos Internos Aspectos Externos Ferramenta da Gestão da Qualidade que surge no final dos anos 60 do séc. XX.

29 É uma metodologia bastante utilizada para os planos de negócios, tem sido muito empregada, também, no planejamento de comunicação de campanha, permitindo analisar e avaliar as condições competitivas em relação ao ambiente. Isto é, identificam-se seus pontos fortes (forças) e pontos fracos (fraquezas) no contexto interno da empresa. E, como fatores externos, busca-se descobrir quais são as oportunidades e as ameaças.

30 A análise swot representa um modelo de formulação de estratégia que busca atingir uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas (Mintzberg; Ahlstrand; Lampel, 2000).

31 O seu objetivoé identificar os assuntos-chave e facilitar uma abordagem estratégica. É utilizada no desenvolvimento de um plano estratégico ou no planejamento de uma solução para um determinado problema. É especialmente útil quando há pouco tempo disponível para analisar uma situação complexa.

32 Uma FORÇAou PONTO FORTE é: um aspecto interno que pode melhorar a situação da organização, algo que esta executa bem (ex.: os seus bens; a sua capacidade e expertise; as suas capacidades competitivas). Uma FRAQUEZAou PONTO FRACO é: um aspecto interno em que a organização é potencialmente vulnerável, algo que esta não faz bem (ex.: falta de materiais ou tecnologias; deficit de expertise; falta de meios humanos).

33 Uma OPORTUNIDADEé: uma condição ambiental que pode melhorar o desempenho da organização e facilitar o cumprimento da sua missão (ex.: mudanças de tecnologia; mudanças na política governamental). Uma AMEAÇAé: uma condição ambiental que pode desestabilizar a situação da organização (ex.: novas regulamentações; novos produtos no mercado por organizações concorrentes).

34 EXEMPLO 1 Variáveis do AMBIENTE INTERNO Forças e Fraquezas Força: contrato valioso com um fornecedor de peças. Fraqueza: rede de assistência técnica restrita e mal distribuída.

35 EXEMPLO 2 Variáveis do AMBIENTE EXTERNO Oportunidades e Ameaças Ameaça: entrada de um novo concorrente. Oportunidade: Entrada de produtos em outro país.

36 FORÇAS FRAQUEZAS OPORTUNIDADES AMEAÇAS Quadro analítico SWOT. Fonte: LUPETTI, 2000.

37 Referências: CORREA, R. Planejamento de Propaganda. Ed. Global, São Paulo, p KOTLER. P.. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, KUNSCH, M.M.K., Planejamento estratégico da comunicação. In: KUNSCH, M.M.K. (Org.) Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, LUPETTI, L. Planejamento de Comunicação. Ed. Futura, São Paulo, p PREDEBON, J. Curso de Propaganda do anúncio a comunicação integrada. Ed. Atlas, São Paulo, OLIVEIRA, D. de P. R. de., Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 20ed. São Paulo: Atlas, 2004.

Análise Situacional II Análise SWOT. UNIBAN Unidade Tatuapé Disciplina: Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 05 e 06/09/11

Análise Situacional II Análise SWOT. UNIBAN Unidade Tatuapé Disciplina: Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 05 e 06/09/11 Análise Situacional II Análise SWOT UNIBAN Unidade Tatuapé Disciplina: Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 05 e 06/09/11 ANÁLISE SITUACIONAL A análise situacional pode variar de produto

Leia mais

Planejamento de Campanha 5: Os tipos de Campanha, Ciclo de Vida de Produto

Planejamento de Campanha 5: Os tipos de Campanha, Ciclo de Vida de Produto Planejamento de Campanha 5: Os tipos de Campanha, estratégias e o Ciclo de Vida de Produto UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 01.09.2011 Tipos de

Leia mais

Planejamento Estratégico: -Organizacional -Marketing

Planejamento Estratégico: -Organizacional -Marketing Planejamento Estratégico: -Organizacional -Marketing Conceitos Introdutórios UNIBAN Disciplina: Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco Leite Aulas 30.08.2011 Acepções -verbo transitivo direto O que

Leia mais

A função de planejar. Administração e Finanças. O Marketing como Gestão Estratégica

A função de planejar. Administração e Finanças. O Marketing como Gestão Estratégica Administração e Finanças Uniban Notas de Aula Planejamento Mercadológico Prof. Amorim A função de planejar Planejamento Objetivo: especificação dos resultados esperados, aonde se pretende chegar e o que

Leia mais

A Análise SWOT (FOFA)

A Análise SWOT (FOFA) A Análise SWOT (FOFA) Diagnóstico estratégico que permite estabelecer relação entre os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças no ambiente organizacional SWOT e FOFA Strenght Weakness Forças Oportunidades

Leia mais

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4. Prof. Breno Brito. Apostila 3 O DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4. Prof. Breno Brito. Apostila 3 O DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4 DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA Apostila 3 O DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO SETEMBRO 2008 O DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO O Departamento de Planejamento

Leia mais

Sobre a análise SWOT para planejamento e gestão de projetos

Sobre a análise SWOT para planejamento e gestão de projetos Sobre a análise SWOT para planejamento e gestão de projetos ANTONIO MENDES DA SILVA FILHO * There are three classes of people: Those who see, those who see when they are shown, those who do not see. Leonardo

Leia mais

ANÁLISE DE AMBIENTE e Ferramentas administrativas. Profª Gislaine Rossetti Madureira Ferreira

ANÁLISE DE AMBIENTE e Ferramentas administrativas. Profª Gislaine Rossetti Madureira Ferreira ANÁLISE DE AMBIENTE e Ferramentas administrativas Por que para analisar o ambiente? Identificar as necessidades e desejos dos clientes que contribuem para planejamento estratégico e futuras tomadas de

Leia mais

Metodologias de Apoio ao Planejamento Estratégico

Metodologias de Apoio ao Planejamento Estratégico Metodologias de Apoio ao Planejamento Estratégico Análise Ambiental Análise Ambiental : Matriz SWOT A sigla SWOT Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças)

Leia mais

Instruções para elaboração de TCC ANÁLISE DE MERCADO

Instruções para elaboração de TCC ANÁLISE DE MERCADO INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMAS CERTIFICATES Instruções para elaboração de TCC ANÁLISE DE MERCADO Estas instruções para elaboração de TCC do tipo Melhoria de Processo possuem três tópicos:

Leia mais

UE_05_DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

UE_05_DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO Planejamento e Marketing Estratégico UE_05_DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO Faculdade PITÁGORAS Profª. Mariana Silva marianaotavio@gmail.com ANÁLISE SWOT De acordo com Kotler, a avaliação global das forças, fraquezas,

Leia mais

AGENDA DA AULA -I - Conceito de Marketing; -Orientações para o mercado (produção,

AGENDA DA AULA -I - Conceito de Marketing; -Orientações para o mercado (produção, AGENDA DA AULA -I - Conceito de Marketing; -Orientações para o mercado (produção, produto, vendas, marketing, marketing societal). UNIBAN Instituto de Comunicação Curso de Tecnologia em Marketing Unidade

Leia mais

MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS

MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS Sumário 1 Sumário Executivo... 4 1.1 Resumo dos Principais Pontos do Plano de Negócio... 4 2 Dados do Empreendimento... 4 2.1 Constituição Legal da Empresa... 4 2.2 Setor de

Leia mais

Marketing empresarial. Especialização em Gestão da Produção

Marketing empresarial. Especialização em Gestão da Produção Marketing empresarial Especialização em Gestão da Produção Aula 1! Introdução à disciplina! Conceitos e histórico! Importância do marketing para a organização! Ambiente de marketing Informações básicas!

Leia mais

Planejamento de. Conceitos Introdutórios. UNIBAN Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite

Planejamento de. Conceitos Introdutórios. UNIBAN Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Planejamento de Campanha Conceitos Introdutórios UNIBAN Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Acepções -verbo transitivo direto O que é planejar? 1 elaborar o plano ou a planta

Leia mais

O Plano de Negócios. Por que planejar? Maiores armadilhas no gerenciamento de pequenas empresas. Expansão inexplicada

O Plano de Negócios. Por que planejar? Maiores armadilhas no gerenciamento de pequenas empresas. Expansão inexplicada O Plano de Negócios Por que planejar? Maiores armadilhas no gerenciamento de pequenas empresas Falta de experiência Falta de dinheiro Atitudes erradas Localização errada Expansão inexplicada Gerenciamento

Leia mais

Art. 2º A responsabilidade pelo cumprimento desta Instrução Normativa é da Gerência de Recursos Humanos ou equivalente.

Art. 2º A responsabilidade pelo cumprimento desta Instrução Normativa é da Gerência de Recursos Humanos ou equivalente. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 008/ DGRH/SEA Orienta os procedimentos relativos a elaboração dos Planos de Capacitação no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional mencionados no Decreto 3.917,

Leia mais

Análise de Mercado. Plano de Negócios

Análise de Mercado. Plano de Negócios Análise de Mercado Plano de Negócios Estudo de Clientes 1 º passo Identificando as características gerais dos clientes Se pessoas físicas Qual a faixa etária? Na maioria são homens o mulheres? Tem família

Leia mais

Oportunidade de Negócio: CLÍNICA DE ESTÉTICA

Oportunidade de Negócio: CLÍNICA DE ESTÉTICA Oportunidade de Negócio: CLÍNICA DE ESTÉTICA Maio/2007 1 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO FICHA BÁSICA SEGMENTO: Prestação de Serviços - Clinica de Estética DESCRIÇÃO: Prestação de serviços pessoais na área de

Leia mais

Gestão Estratégica da Qualidade

Gestão Estratégica da Qualidade UNIVERSIDADE DE SOROCABA Curso Gestão da Qualidade Gestão Estratégica da Qualidade Aula 08 25/10 Professora: Esp. Débora Ferreira de Oliveira Missão, Visão e Valores Missão: razão de ser de uma empresa,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPÊTENCIAS. TURMA 2015/1 (Segunda e Quarta - Unidade CENTRO)

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPÊTENCIAS. TURMA 2015/1 (Segunda e Quarta - Unidade CENTRO) PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPÊTENCIAS TURMA 15/1 (Segunda e Quarta - Unidade CENTRO) COORDENADOR: Prof. Carmen Rizzotto Disciplina CH EMENTA Data Professor

Leia mais

Política de Comunicação Corporativa

Política de Comunicação Corporativa Assistência de Comunicação Institucional Julho de 2012 Introdução Nesta Política de Comunicação estão apresentados os fundamentos da estratégia de comunicação da Celesc Holding e das suas subsidiárias

Leia mais

Manual do Processo de Planejamento da UFSC. Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC

Manual do Processo de Planejamento da UFSC. Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC Manual do Processo de Planejamento da UFSC 2010 Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC Apresentação Este documento descreve o processo de planejamento que vem sendo implantado na Universidade Federal

Leia mais

DISCIPLINAS QUE INTEGRAM O 4º ANO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA :

DISCIPLINAS QUE INTEGRAM O 4º ANO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA : REGULAMENTO PARA OS PROJETOS EXPERIMENTAIS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU SOBRE OS PROJETOS EXPERIMENTAIS Os alunos do quarto ano

Leia mais

LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA

LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA 1. OBJETO 1.1. A LEYA BIKES S.A realizará licitação para a prestação dos serviços de Consultoria em Comunicação, levando em conta

Leia mais

MBA em Marketing Estratégico

MBA em Marketing Estratégico MBA em Marketing Estratégico Início em 28 de abril de 2016 Aulas as terças e quintas, das 19h às 22h Valor do curso: R$ 23.760,00 À vista com desconto: R$ 21.859,00 Consultar planos de parcelamento. 1

Leia mais

Nosso primeiro objetivo com este documento é requisição de capital para expansão da empresa devido à demanda pelos clientes.

Nosso primeiro objetivo com este documento é requisição de capital para expansão da empresa devido à demanda pelos clientes. Plano de Negócios Sumário 1. Resumo executivo 2. O serviço - Características - Diferencial tecnológico - Pesquisa e desenvolvimento 3. O mercado - Clientes - Concorrentes 4. Empresa - Definição da empresa

Leia mais

O Meio Ambiente das Organizações

O Meio Ambiente das Organizações O Meio Ambiente das Organizações Meio Envolvente Contextual Meio Envolvente Transaccional Nadim Cassamo 1 Meio Ambiente das Organizações Contexto Económico Clientes Meio Envolvente Contextual Meio Envolvente

Leia mais

Marketing no Agronegócio. Professor: Fábio Josende Paz

Marketing no Agronegócio. Professor: Fábio Josende Paz Marketing no Agronegócio Professor: Fábio Josende Paz 1 Introdução ao composto de Marketing A função essencial do marketing operacional é criar volume de negócios, ou seja, vender. Para tal, ele utiliza

Leia mais

Público Alvo: Empresas de micro e pequeno porte do setor de Tecnologia da Informação.

Público Alvo: Empresas de micro e pequeno porte do setor de Tecnologia da Informação. GESTÃO COMERCIAL Entidade Proponente: IEL/NR Minas Gerais e SEBRAE Minas Público Alvo: Empresas de micro e pequeno porte do setor de Tecnologia da Informação. OBJETIVOS Geral: Apresentar abordagens integradas

Leia mais

PESQUISA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PESQUISA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA PESQUISA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ETAPAS DO PROJETO DE PESQUISA Parte 3 - DEFINIÇÃO DO PROBLEMA OU SITUAÇÃO A definição do problema é a primeira e mais importante etapa da pesquisa, pois todo projeto

Leia mais

Unidade IV. suporte tático da organização: permite uma resposta mais ágil e acertada no campo da estratégia da organização;

Unidade IV. suporte tático da organização: permite uma resposta mais ágil e acertada no campo da estratégia da organização; Unidade IV 7 VANTAGENS COMPETITIVAS ATRAVÉS DO USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 7.1 Sistema de informação nos negócios Hoje os sistemas de informação auxiliam todos os níveis da organização, tomando por

Leia mais

PLANEJAMENTO & GESTÃO. Pensando estrategicamente...

PLANEJAMENTO & GESTÃO. Pensando estrategicamente... PLANEJAMENTO & GESTÃO Pensando estrategicamente... Situações capazes de provocar mudanças crises e incertezas; novas oportunidades; novas diretrizes internas ou externas. Pensar e Agir Estrategicamente

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA. MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA. MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I Este manual atende todos os cursos de gestão 1º semestre, turmas ingressantes em fevereiro

Leia mais

PAULOCINTI É T I C A P U B L I C I T Á R I A

PAULOCINTI É T I C A P U B L I C I T Á R I A Os Artigos 2º, 3º e 4º da Seção 1, relatam que é de responsabilidade do Anunciante, da Agência de Publicidade e do Veículo de Divulgação junto ao Consumidor qualquer propaganda ofensiva, depreciativa e

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO GERENCIAL ANALISTA FGV EM MARKETING. www.strong.com.br

CURSO DE FORMAÇÃO GERENCIAL ANALISTA FGV EM MARKETING. www.strong.com.br CURSO DE FORMAÇÃO GERENCIAL ANALISTA FGV EM MARKETING ANALISTA FGV MARKETING 1 COORDENAÇÃO Coordenação Acadêmica: Prof Ricardo Franco Teixeira, Mestre 2 APRESENTAÇÃO O curso Analista capacita o profissional

Leia mais

FORMATAÇÃO DE FRANQUIAS

FORMATAÇÃO DE FRANQUIAS Seja bem-vindo FORMATAÇÃO DE FRANQUIAS Nossa Consultoria realiza-se da seguinte forma: 1 - Todo o trabalho é desenvolvido em forma de projetos; onde prazos, metas e sub-produtos são claramente determinados.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Aluno: REGINALDO VEZARO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Aluno: REGINALDO VEZARO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC Aluno: REGINALDO VEZARO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO CAÇADOR 2007 INTRODUÇÃO Se a principal preocupação da administração estratégica está na tentativa de projetar

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. PALESTRA:

Leia mais

Aura Media Comunicação Digital 1

Aura Media Comunicação Digital 1 Aura Media Comunicação Digital 1 Fernanda Maria Pinto 2 Cristiane Duarte Vieira 3 Rafaela Moyses Correa da Luz 4 Helen Francis Silva 5 Universidade de Taubaté, São Paulo, SP RESUMO Aproveitando a digitalização

Leia mais

Conforme afirma Gracioso (2001, p.31): existem três tipos de filosofias de planejamento dominantes: da satisfação, da otimização e da adaptação.

Conforme afirma Gracioso (2001, p.31): existem três tipos de filosofias de planejamento dominantes: da satisfação, da otimização e da adaptação. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EAD MÓDULO XIX - RESUMO De acordo com Oliveira (2002, p.35): planejamento pode ser conceituado como um processo, considerando os aspectos abordados, desenvolvido para o alcance

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação Administração de Sistemas de Informação A tecnologia da informação está em toda parte nos negócios 1 Departamentos comuns em uma organização FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA

Leia mais

19/9/2011. Canais de distribuição. Introdução

19/9/2011. Canais de distribuição. Introdução Canais de distribuição Gestão da distribuição Prof. Marco Arbex Introdução Toda produção visa a um ponto final, que é entregar os seus produtos ao consumidor; Se o produto não está disponível na prateleira,

Leia mais

Resumo aula 5. Fornecedores

Resumo aula 5. Fornecedores Resumo aula 5 Fornecedores O controle de qualidade das refeições servidas em um restaurante/unidade, inicia-se antes mesmo da matéria-prima entrar no estabelecimento. É necessário o desenvolvimento de

Leia mais

Planejamento de Marketing MANUAL DO CURSO

Planejamento de Marketing MANUAL DO CURSO Planejamento de Marketing MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado 9h

Leia mais

O meio-de-campo entre o seu negócio e o público-alvo é nosso. O gol é seu!

O meio-de-campo entre o seu negócio e o público-alvo é nosso. O gol é seu! O meio-de-campo entre o seu negócio e o público-alvo é nosso. O gol é seu! O CLUBE A EMPRESA nasceu da experiência diversificada e combinada de seus empreendedores nas áreas de administração, comunicação,

Leia mais

Metodologia de Investigação Educacional I

Metodologia de Investigação Educacional I Metodologia de Investigação Educacional I Desenhos de Investigação Isabel Chagas Investigação I - 2004/05 Desenhos de Investigação Surveys (sondagens) Estudos Experimentais Estudos Interpretativos Estudos

Leia mais

Modelo de negócios CANVAS

Modelo de negócios CANVAS Modelo de negócios CANVAS Introdução O GUIA EMPRESA traz para quem está com muitas dúvidas sobre como gerir o seu negócio, ou mesmo entender como é sua organização, uma explicação geral sobre o modelo

Leia mais

Cultura para ver, ouvir e sentir 1. Aline LEONARDI 2 Júlia MARTINS 3 Larissa OLIVEIRA 4 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

Cultura para ver, ouvir e sentir 1. Aline LEONARDI 2 Júlia MARTINS 3 Larissa OLIVEIRA 4 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP RESUMO Cultura para ver, ouvir e sentir 1 Aline LEONARDI 2 Júlia MARTINS 3 Larissa OLIVEIRA 4 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP A Livraria Cultura é uma das maiores redes de

Leia mais

FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO

FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO Planejamento de Marketing: Princípios básicos para sua implementação. Isabel Orestes Silveira, Osvaldo Takaoki Hattori e Rosana Maria Pires Barbato Schwartz.

Leia mais

Gestão de desempenho com base em competências

Gestão de desempenho com base em competências Gestão de desempenho com base em competências Working Paper EXECUTIVE 2 de abril de 2008 Sergio Ricardo Goes Oliveira Gestão de desempenho com base em competências Working Paper Objetivo Este documento

Leia mais

Internacionalização de empresas Por que, Quem, Para onde, Quando, Como, Que?

Internacionalização de empresas Por que, Quem, Para onde, Quando, Como, Que? Internacionalização de empresas Por que, Quem, Para onde, Quando, Como, Que? DISCIPLINA: Negócios Internacionais FONTES: 1) MINERVINI, Nicola. O Exportador. Ferramentas para Atuar com Sucesso nos Mercados

Leia mais

SE O OBJETIVO É A EXPORTAÇÃO, A SOLUÇÃO É O START EXPORT ALA/BRA/2004/006-189

SE O OBJETIVO É A EXPORTAÇÃO, A SOLUÇÃO É O START EXPORT ALA/BRA/2004/006-189 SE O OBJETIVO É A EXPORTAÇÃO, A SOLUÇÃO É O START EXPORT HISTÓRICO FUNDAMENTOS Serviços disponibilizados pelo CIN para as empresas em seus processos de internacionalização Aprendizado e adaptação de metodologias

Leia mais

Administração de Marketing

Administração de Marketing Administração de Marketing Evolução do Marketing Marketing de relacionamento Estou feliz!! Estou Estressado!! Livro: Adm. de Marketing Kotler e Armstrong: EVOLUÇÃO DO MARKETING Era pré-industrial produção

Leia mais

Capítulo 7 Selecionando clientes que interessam

Capítulo 7 Selecionando clientes que interessam Capítulo 7 Fortaleza, maio de 20 assunto delicado: escolher clientes que nos interessam atender, pois nem todos são rentáveis, pela receita que consomem [custo operacional], pois pode inviabilizar a realidade

Leia mais

INSTRUMENTOS DE GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Prof. Eline Alcoforado Maranhão de Sá

INSTRUMENTOS DE GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Prof. Eline Alcoforado Maranhão de Sá INSTRUMENTOS DE GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Prof. Eline Alcoforado Maranhão de Sá 1 A Norma Operacional NOB/SUAS 2005, da Política Nacional de Assistência Social consagra os eixos estruturantes

Leia mais

SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES. Curso de Marketing EDITAL DE SELEÇÃO

SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES. Curso de Marketing EDITAL DE SELEÇÃO SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES Curso de Marketing EDITAL DE SELEÇÃO O coordenador do curso de Marketing, Prof. Cláudio José Faleiros, nos termos das regras fixadas pela Pró-Reitoria de Graduação do Uni-BH,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho PUBLICIDADE E PROPAGANDA IT. 40 11 1 / 5 1. OBJETIVO Traçar diretrizes para a execução das atividades de publicidade e propaganda do Crea GO. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PO. 08 Avaliação da satisfação

Leia mais

A Avaliação do Desenvolvimento Socioeconómico, MANUAL TÉCNICO II: Métodos e Técnicas A Análise da Informação: SWOT

A Avaliação do Desenvolvimento Socioeconómico, MANUAL TÉCNICO II: Métodos e Técnicas A Análise da Informação: SWOT A Análise da Informação Análise input-output Modelos Econométricos Análise de Regressão Técnicas experimentais e quasi-experimentais Inquéritos Delphi SWOT SWOT Descrição da técnica O objectivo da técnica

Leia mais

Metodologias de alinhamento PETI. Prof. Marlon Marcon

Metodologias de alinhamento PETI. Prof. Marlon Marcon Metodologias de alinhamento PETI Prof. Marlon Marcon Introdução O Alinhamento Estratégico tem por objetivo: alinhar os recursos organizacionais com as ameaças e as oportunidades do ambiente; Obter melhoria

Leia mais

M RKETIN I G G I O j b et e ivo v s o s d a d a Di D sc s i c pl p ina n

M RKETIN I G G I O j b et e ivo v s o s d a d a Di D sc s i c pl p ina n MARKETING I Ernesto L. M. Nunes Objetivos da Disciplina Colocar o aluno em contato com a administração de produtos sob a ótica do conceito mercadológico e utilizar todos os recursos que apóiam a orientação

Leia mais

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Sustentabilidade Contexto Aumento no número de pessoas Maior quantidade de recursos explorados Produção e consumo: compras

Leia mais

Gerenciamento de projetos (Project Management).

Gerenciamento de projetos (Project Management). Gerenciamento de projetos (Project Management). A gestão de projetos é uma das áreas fundamentais de qualquer departamento de sistemas de informação, estando hoje em dia amplamente difundido dentro das

Leia mais

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS.

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS. CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS Maio/2010 1º Dia PROGRAMAÇÃO 08h00 às 09h00 - Credenciamento 09h00 às 09h30 Abertura Boas vindas! 09h30 às 10h15 Exposição dialogada: Retrospectiva Luta por Direitos

Leia mais

Programa de Inclusão Social e Oportunidade para Jovens no Rio de Janeiro. Contrato de Empréstimo N o : 2762/OC-BR. Termo de Referência

Programa de Inclusão Social e Oportunidade para Jovens no Rio de Janeiro. Contrato de Empréstimo N o : 2762/OC-BR. Termo de Referência Termos de Referência - Consultor Individual 1 BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO REPRESENTAÇÃO NO BRASIL Programa de Inclusão Social e Oportunidade para Jovens no Rio de Janeiro Contrato de Empréstimo

Leia mais

5. Avaliação de Fatores Influenciadores na Escolha de um Negócio

5. Avaliação de Fatores Influenciadores na Escolha de um Negócio 5. Avaliação de Fatores Influenciadores na Escolha de um Negócio Conteúdo 1. Conceito de oportunidade 2. Visão geral do Processo de Avaliação dos Fatores Influenciadores 1. Identificando oportunidades

Leia mais

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MÜLLER DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO OUTUBRO DE 2013 SUMÁRIO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO... 1 1. Núcleo de Informações

Leia mais

RECURSOS HUMANOS PLANEAMENTO DE RH S

RECURSOS HUMANOS PLANEAMENTO DE RH S RECURSOS HUMANOS Introdução Definição e conceitos Introdução Definição e conceitos Planeamento de rh s? Introdução Definição e conceitos Definição e conceitos Cascio, (1986): O planeamento de RH s é: um

Leia mais

ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM MARKETING NA FÁBRICA COELHO.

ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM MARKETING NA FÁBRICA COELHO. RESUMO: ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM MARKETING NA FÁBRICA COELHO. Ladyane Araújo Vasconcelos 1 Lara Paula Pessoa Araújo 2 Este artigo tem a finalidade de pesquisar os benefícios de se programar

Leia mais

Controladoria na gestão de serviços

Controladoria na gestão de serviços Controladoria na gestão de serviços 2012 Franco Kaolu Takakura Junior Direitos desta edição adquiridos pela Paco Editorial. Nenhuma parte desta obra pode ser apropriada e estocada em sistema de banco

Leia mais

PLANEJAMENTO SIMPLIFICADO DE PROJETOS

PLANEJAMENTO SIMPLIFICADO DE PROJETOS PLANEJAMENTO SIMPLIFICADO DE PROJETOS Nestor Nogueira de Albuquerque, MsC. Gestão e Desenvolvimento Regional V Encontro de Pós-GraduaP Graduação UNITAU 2005 Necessidade de um processo de Gestão de Projetos

Leia mais

Denis Alcides Rezende Educação e Consultoria em Informação e Estratégia - 55 (41) 9974.1168-9D Consultoria

Denis Alcides Rezende Educação e Consultoria em Informação e Estratégia  - 55 (41) 9974.1168-9D Consultoria Denis Alcides Rezende Educação e Consultoria em Informação e Estratégia www.denisalcidesrezende.com.br - 55 (41) 9974.1168-9D Consultoria Funções Organizacionais Privadas ou Públicas As macroatividades

Leia mais

BIM Plano de Marketing Internacional

BIM Plano de Marketing Internacional Solução Plano de Marketing Internacional Quer Exportar Pergunte-nos Como? parceria de futuro ÍNDICE DA APRESENTAÇÃO 1 O QUE É O? 2 PARA QUE SERVE O? 3 QUAL A METODOLOGIA DO? 4 QUEM INTERVÉM NO? 5 QUANTO

Leia mais

O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS

O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS carreira O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS O site RelGov em Foco, que mantém uma página no Facebook, em parceria com a ABRIG, a associação nacional da categoria, fez uma pesquisa com

Leia mais

5.1 Processo de Avaliação de Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares O processo de avaliação e visita deve ser orientado pela aplicação do

5.1 Processo de Avaliação de Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares O processo de avaliação e visita deve ser orientado pela aplicação do 5. PROCEDIMENTOS 5.1 Processo de Avaliação de Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares O processo de avaliação e visita deve ser orientado pela aplicação do Manual Brasileiro de Acreditação das

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. Agência Exp

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. Agência Exp APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Agência Exp A agência Exp é uma agência de comunicação que está em constante evolução. Acreditamos que as mudanças acontecem cada vez mais rápido e é preciso estar preparado

Leia mais

Gestão Design Artesanato

Gestão Design Artesanato Gestão Design Artesanato Gestão do Design A dimensão ampliada do design baseia-se em uma estratégia empresarial orientada para o design visto como um sistema, ou seja, uma conjugação do produto, do serviço

Leia mais

Quem Somos. A SuaEmpresa.Net Publicidade Digital. Conhecimento e Equipe

Quem Somos. A SuaEmpresa.Net Publicidade Digital. Conhecimento e Equipe (11) 3926-2386 Quem Somos A SuaEmpresa.Net Publicidade Digital Somos uma empresa de tecnologia especializada em Publicidade e Marketing Digital que, ao longo destes anos vem crescendo juntamente com o

Leia mais

Apostila de Empreendedorismo

Apostila de Empreendedorismo Apostila de Empreendedorismo Sumário Apresentação... 3 I - Introdução:... 4 II Qual o nome do projeto ou da empresa?... 4 III Descreva o perfil dos sócios... 5 IV Missão da empresa... 5 V Qual o setor

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE TI

INTRODUÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE TI 11/05/011 INTRODUÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE TI Prof. Carlos Faria (adaptação) 011 O CONCEITO DE TI A Tecnologia da Informação abrange todos os aspectos envolvidos no gerenciamento das informações de uma organização.

Leia mais

Workshop Engenharia de Vendas Paulo Emílio Vaz

Workshop Engenharia de Vendas Paulo Emílio Vaz Workshop Engenharia de Vendas Paulo Emílio Vaz 1 O Engenheiro de Vendas, perspectivas profissionais e de mercado e o modelo mais adequado para realizar suas vendas 2 Cenários Fusões Concorrência mais agressiva

Leia mais

Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM

Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM UniãoMetropolitana deeducaçãoecultura Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM Lauro de Freitas - BAHIA 2013 2 JUSTIFICATIVA A principal justificativa para o desenvolvimento e implementação do projeto interdisciplinar

Leia mais

Modelo SWOT. Carlos A. C. Salles Jr., M.Sc.

Modelo SWOT. Carlos A. C. Salles Jr., M.Sc. Modelo SWOT Carlos A. C. Salles Jr., M.Sc. ESTRATÉGIA - Etimologia e Evolução Origem da Palavra: STRATEGOS - A arte do General Péricles (405 ac): Habilidades gerenciais (administração, liderança, oratória,

Leia mais

Disciplina: Unidade II: Prof.: Período:

Disciplina: Unidade II: Prof.:   Período: Encontro 08 Disciplina: Planejamento Estratégico de Marketing Unidade II: Análise do Ambiente de Marketing Prof.: Mario Filho E-mail: pro@mariofilho.com.br Período: 4º. ADM Análise do Ambiente de Marketing

Leia mais

Implementação e controle de estratégias

Implementação e controle de estratégias Implementação e controle de estratégias IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS A IMPLEMENTAÇÃO E A FORMUAÇÃO INFLUENCIAM-SE MUTUAMENTE E ANDAM JUNTAS IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS Como a formulação se relaciona com

Leia mais

Política de Negócios e Empreendedorismo Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Política de Negócios e Empreendedorismo Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Política de Negócios e Empreendedorismo Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios O processo de criação de uma empresa às vezes é tedioso e

Leia mais

Apostila do curso de. Psicologia Organizacional e do. Trabalho

Apostila do curso de. Psicologia Organizacional e do. Trabalho Apostila do curso de Psicologia Organizacional e do Trabalho 1- Origem do Tema 2- O Psicólogo do Trabalho 3- Psicologia Organizacional 4- Utilização nas Empresas 5- A Importância da Função 6- Principais

Leia mais

GESTÃO POR PROCESSOS

GESTÃO POR PROCESSOS GESTÃO POR PROCESSOS O que é um Processo: Uma série de ações que produz um resultado que agrega valor ao produto ou serviço. Gestão de Processos: Conjunto de ações sistemáticas, baseadas em fatos e dados

Leia mais

INTRODUÇÃO AO MARKETING

INTRODUÇÃO AO MARKETING INTRODUÇÃO AO MARKETING Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Referência: KOTLER, Phillip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 2010. Definição Marketing é a habilidade de

Leia mais

Marketing e Publicidade. Os 10 Conceitos fundamentais (neste caso 9)

Marketing e Publicidade. Os 10 Conceitos fundamentais (neste caso 9) Os 10 Conceitos fundamentais (neste caso 9) 1. Orientação para o cliente = público-alvo Cliente alvo (critérios de segmentação) Segmentação do mercado - Processo de dividir um mercado em grupos de compradores

Leia mais

Logística. Módulo 1. Agenda da Teleaula. Prof. José Valentin Iglesias Pascual. O Marketing na Logística e Análise dos Mercados

Logística. Módulo 1. Agenda da Teleaula. Prof. José Valentin Iglesias Pascual. O Marketing na Logística e Análise dos Mercados Logística Prof. José Valentin Iglesias Pascual O na Logística e Análise dos Mercados Módulo 1 Cadeia de Abastecimento Filosofia Matemática Aplicada O na Logística e Análise dos Mercados Agenda da Teleaula

Leia mais

Desenvolvimento de projeto de produto

Desenvolvimento de projeto de produto Desenvolvimento de projeto de produto Sociedade como instituição Política econômica Leis Normas Critérios Política social Indústria Designer Usuário Processo de fabricação Projeto Produto Processo de utilização

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO HISTÓRICO Após a Segunda Guerra Mundial, surgem os primeiros conceitos tradicionais de planejamento estratégico transferidos

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO HISTÓRICO Após a Segunda Guerra Mundial, surgem os primeiros conceitos tradicionais de planejamento estratégico transferidos PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO HISTÓRICO Após a Segunda Guerra Mundial, surgem os primeiros conceitos tradicionais de planejamento estratégico transferidos da área militar para o mundo empresarial. Em 1956,

Leia mais

CURSO: Engenharia de Controle e Automação Campus Praça XI Missão

CURSO: Engenharia de Controle e Automação Campus Praça XI Missão CURSO: Engenharia de Controle e Automação Campus Praça XI Missão O Curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólidos conhecimentos

Leia mais

ORÇAMENTO EMPRESARIAL.

ORÇAMENTO EMPRESARIAL. ORÇAMENTO EMPRESARIAL. Paula Araújo da Silva 1 INTRODUÇÃO A presente pesquisa teve como objeto analisar as variáveis para a elaboração de um orçamento empresarial. Para atender os propósitos do estudo,

Leia mais

Nível de Serviço. Definir o que é nível de serviço logístico. Apresentar algumas características e aspectos essenciais

Nível de Serviço. Definir o que é nível de serviço logístico. Apresentar algumas características e aspectos essenciais Nível de Serviço Me. Edvin Kalil Freitas Granville maio de 2010 OBJETIVOS Definir o que é nível de serviço logístico Apresentar algumas características e aspectos essenciais Verificar algumas formas e

Leia mais

VOCAÇÃO MUNICIPAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL

VOCAÇÃO MUNICIPAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL VOCAÇÃO MUNICIPAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL Prof.º Msc. Mario Pascarelli Filho Graduado em Engenharia Mecânica pela FEI. Pós-Graduado em Administração de Empresas pela FAAP. Mestre em Educação,

Leia mais

F:\CPG\PLANO DIRETOR DE GESTÃO - PDG\Comunicação_PDG\Site\PDG_Doumento-Referência\Plano Diretor de Gestão_Fev-2008site.doc

F:\CPG\PLANO DIRETOR DE GESTÃO - PDG\Comunicação_PDG\Site\PDG_Doumento-Referência\Plano Diretor de Gestão_Fev-2008site.doc PLANO DIRETOR DE GESTÃO - PDG MAIO - 2007 F:\CPG\PLANO DIRETOR DE GESTÃO - PDG\Comunicação_PDG\Site\PDG_Doumento-Referência\Plano Diretor de Gestão_Fev-2008site.doc GOVERNADOR DO ESTADO Jaques Wagner SECRETÁRIO

Leia mais

Plataforma de Negócios Online da Cerâmica Vilaça. - Proposta de Criação e Manutenção -

Plataforma de Negócios Online da Cerâmica Vilaça. - Proposta de Criação e Manutenção - 01 Plataforma de Negócios Online da Cerâmica Vilaça - de Criação e Manutenção - - junho de 2016 - Cerâmica Vilaça - A/C Dinei CONCORRÊNCIA 02 Termo de busca: "ceramica tijolos» Marcas analisadas: Resumo:

Leia mais

Oportunidade de Negócio: CULTIVO DE COGUMELOS

Oportunidade de Negócio: CULTIVO DE COGUMELOS Oportunidade de Negócio: CULTIVO DE COGUMELOS Maio/2007 1 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO FICHA BÁSICA SEGMENTO: Agronegócio Cultivo de Cogumelos do Sol DESCRIÇÃO: Cultivo de cogumelos comestível para venda no

Leia mais