Teoria da Cor para WebDesigners. O significado da cor

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teoria da Cor para WebDesigners. O significado da cor"

Transcrição

1 Teoria da Cor para WebDesigners O significado da cor

2 Cor no design é muito subjetivo. O que evoca uma reação em uma pessoa pode evocar uma reação muito diferente em outra. Às vezes isso é devido à preferência pessoal, e outras vezes devido ao contexto cultural. Teoria das cores é uma ciência em si. Estudar como as cores afetam diferentes pessoas, individualmente ou em grupo. Algo tão simples como mudar a tonalidade exata ou saturação de uma cor pode evocar um sentimento completamente diferente. As diferenças culturais significam que algo que está feliz e edificante em um país pode ser deprimente em outro.

3

4 Teoria de cores básicas Teoria da cor abrange uma infinidade de definições, conceitos e aplicações de design - o suficiente para encher várias enciclopédias. No entanto, existem três categorias básicas de teoria da cor que são lógicas e útil: o círculo das cores, harmônia de cores, e no contexto de como as cores são usadas. Teorias da Cor criam estrutura lógica para a cor. Por exemplo, se temos uma variedade de frutas e vegetais, podemos organizá-los por cor e colocá-los em um círculo que mostra as cores em relação ao outro.

5

6 Um círculo de cor, com base em vermelho, amarelo e azul, é tradicional no campo da arte. Sir Isaac Newton desenvolveu o primeiro diagrama circular de cores em Desde então, cientistas e artistas têm estudado e projetado inúmeras variações deste conceito. As diferenças de opinião sobre a validade de um formato sobre o outro continuar a provocar o debate. Na realidade, qualquer círculo cor ou roda de cores, que apresenta uma seqüência logicamente organizadas de tons puros tem mérito.

7 Há também definições (ou categorias) de cores com base na roda de cores. Cores primárias: vermelho, amarelo e azul Em teoria tradicional cor (utilizado em tintas e pigmentos), cores primárias são as três cores de pigmentos que não pode ser misturado ou formados por qualquer combinação de outras cores. Todas as outras cores são obtidas a partir destas três cores.

8 Secundárias Cores: Verde, laranja e roxo Estas são as cores formadas pela mistura de cores primárias. Terciárias Cores: Amarelo-laranja, vermelho-laranja, vermelhopúrpura, azul-violeta, azul-verde e amarelo-verde Estas são as cores formadas pela mistura de um primário e uma cor secundária. É por isso que a tonalidade é um nome de duas palavras, como o azul-verde, vermelho-violeta, e amarelo-laranja.

9 Harmonia Harmonia pode ser definido como um arranjo agradável de peças, seja na música, poesia, cor, ou até mesmo um sorvete. Em experiências visuais, a harmonia é algo que é agradável aos olhos. Ele envolve o espectador e cria uma sensação interna de ordem, um equilíbrio na experiência visual. Quando algo não é harmoniosa, ou é chato ou caótico. Em um extremo é uma experiência visual que é tão branda que o espectador não está envolvida. 1. Um esquema de cores com base em cores análogas

10 2. Um esquema de cores com base em cores complementares O cérebro humano rejeitará sob estimulante informações. No outro extremo, é uma experiência visual que é tão exagerado, tão caótica que o espectador não pode estar a olhar para ele. O cérebro humano rejeita o que não pode organizar, o que não consigo entender. A tarefa visual exige que nós apresentamos uma estrutura lógica. Harmonia de cores proporciona um visual interessante e um senso de ordem. Em resumo, a unidade extrema leva a sub- estimulação, a extrema complexidade leva a estimulação excessiva. Harmony é um equilíbrio dinâmico.

11 A natureza fornece um ponto de partida perfeito para a harmonia de cores. Na ilustração acima, amarelo vermelho e verde criaam um design harmonioso, independentemente de essa combinação se encaixa em uma fórmula técnica para cores harmony. Complementar são duas cores que estão em frente um do outro, como vermelho e verde e vermelho-púrpura e verde-amarelo. Na ilustração acima, existem diversas variações de verde-amarelo nas folhas e diversas variações de vermelho-púrpura na orquídea. Essas cores opostas criar o máximo de contraste e estabilidade máxima

12 Como a cor se comporta em relação a outras cores e formas é uma área complexa da teoria da cor. Compare os efeitos de contraste de diferentes origens de cor para o mesmo quadrado vermelho.

13

14

15

16

17 O lado cultural das cores... Povo russo pode ter uma associação negativa com a cor vermelha, como um símbolo do comunismo; branco retrata a pureza na cultura ocidental, mas é um símbolo da morte em algumas culturas orientais; amarelo significa tristeza na Grécia, o ciúme na França mas é sagrado para os chineses.

18 Cores Quentes As cores quentes incluem o vermelho, laranja e amarelo, e as variações destes três cores. Estas são as cores do fogo, das folhas de outono, e do pôr do sol e geralmente são energizantes, apaixonado, e estilo positivo. Vermelho e amarelo são as cores primárias, com a laranja caindo no meio, o que significa que as cores quentes são realmente quentes e não são criados pela combinação de uma cor quente com uma cor fria. Use cores quentes em seus projetos de modo a refletir a paixão, alegria, entusiasmo e energia.

19 O vermelho é uma cor muito quente. É associada ao fogo, violência e guerra. Também é associada ao amor e paixão. Na história, ele já foi associado tanto com o Diabo e Cupido. Vermelho pode realmente ter um efeito físico sobre as pessoas, elevando a pressão sangüínea e respiração. Tem sido mostrado para aumentar o metabolismo humano, também. O vermelho pode ser associado com raiva, mas também está associado com a importância (pense no tapete vermelho em premiação shows e eventos de celebridades).o vermelho também indica perigo (as luzes razão parar e sinais são vermelhos, e que a maioria dos rótulos de advertência são vermelhas).

20 McDonalds é amplamente reconhecido pelas cores vermelho e amarelo em seu logotipo. O site também mantém essas cores, a cor predominante no design do site MC é vermelho, uma cor que sugere emoção e é comumente usado na indústria de fast food, pois faz as pessoas comem mais rápido. Para constrastar, encontramos também no esquema de cores um pouco de preto, cinza claro e branco.

21

22

23

24

25 Fora do mundo ocidental, o vermelho tem associações diferentes. Por exemplo, na China, o vermelho é a cor da prosperidade e da felicidade. Também pode ser usado para atrair boa sorte. Em outras culturas orientais, o vermelho é usado por noivas no dia de seu casamento. Na África do Sul, no entanto, o vermelho é a cor do luto. O vermelho é associado também com o comunismo. Vermelho tornou-se a cor associada a conscientização sobre a Aids na África devido à popularidade da campanha [RED]. É uma cor ótima para usar quando o poder ou a paixão quer ser retratada no desenho. O vermelho pode ser muito versátil, embora, com as versões mais brilhante a ser mais enérgico e tons mais escuros de ser mais poderoso e elegante.

26 Os tons escuros de vermelho neste projeto dão ao site uma sensação de elegância.

27 Os destaques em vermelho destacam-se contra o fundo escuro e preto, e dão um sentimento de poder e high-end para o site.

28 Os destaques muito brilhante em vermelho neste site dá uma sensação de energia e movimento.

29 O vermelha escuro sobre este site, é combinado com elementos do estilo grunge, mais parece a cor do sangue.

30 Vermelho escuro, quando combinado com branco e cinza, dá uma impressão muito elegante e profissional.

31 A laranja é uma cor muito vibrante e energético. Em suas formas suaves, que podem ser associados com a terra e com o outono. Devido à sua associação com a mudança das estações, a cor laranja pode representar a mudança e o movimento em geral. Porque a cor laranja é associada com a fruta de mesmo nome, pode ser associado com a saúde e vitalidade. Nos projetos, laranja chama a atenção sem ser tão avassalador quanto o vermelho. É frequentemente considerado mais simpático e acolhedor.

32 O esquema de cores no site da Laranja inclui laranja (obviamente), cinza e branco. A presença de laranja no logotipo da empresa também está presente em alguns elementos da página, dando-lhe uma sensação criativo e energia, enquanto o cinza dá uma nota mais séria e profissional.

33 O retangulo laranja brilhante chama a atenção para seu conteúdo, mesmo com os outros elementos vermelhos brilhantes na página.

34 Laranja é usado aqui em sua simbologia mais óbvia, para representar o fogo.

35 O laranja escuro, quando comparado com a verde-limão, quase age como uma cor neutra.

36 A laranja é usada aqui para dar uma impressão simpática e convidativa.

37 A cor laranja em destaque acrescenta aqui uma série de interesse visual e chama a atenção para o apelo à ação.

38 Rosa é geralmente associada com ternura, romance, amor, juventude, inocência, suavidade e é conhecido por ter um efeito calmante. Os efeitos desta cor pode variar de acordo com a intensidade da cor (forte, leve, profunda, etc)

39

40 Amarelo é muitas vezes considerado o mais brilhante e energizante das cores quentes. Associado a felicidade e ao sol. Amarelo também pode estar associada com o engano e covardia. O amarelo é associado também com esperança, como pode ser visto em alguns países, quando fitas amarelas são indicadas por famílias que têm entes queridos na guerra. O amarelo é associado também com o perigo, embora não tão forte como vermelho. Em alguns países, o amarelo tem conotações muito diferentes. No Egito, por exemplo, o amarelo está de luto. No Japão, o que representa coragem, e na Índia é uma cor para os comerciantes.

41 Em seus projetos, o amarelo brilhante pode dar uma sensação de felicidade e alegria. Amarelos são comumente usados como cor de gênero neutro para bebês (ao invés de azul ou rosa) e crianças jovens. Luz amarela também dão uma sensação de felicidade mais calmo do que amarelos brilhantes. Amarelo escuro e amarelo-ouro em tons às vezes pode parecer antigo e ser usados em projetos onde um sentido de permanência é desejado.

42

43 O cabeçalho amarelo brilhante e gráficos utilizados neste site dá uma sensação de energia e positividade.

44 O amarelo é usado quase como um elemento neutro no cabeçalho aqui, e combinado com ilustrações desenhadas dá uma sensação muito alegre.

45 Os destaques amarelos chamam a atenção para as partes mais importantes deste site.

46 O girassol amarelo recorda aos visitantes o verão neste site, e combinado com o fundo antigo amarelo, dá um sentimento acolhedor.

47 As cores frias incluem verde, azul e roxo, muitas vezes são mais moderadas do que as cores quentes. São as cores da noite, da água, da natureza, e geralmente são calmante, relaxante e um pouco reservado. Azul é a única cor primária dentro do espectro legal, o que significa que as outras cores são criadas através da combinação de azul com cores quentes (amarelo para o verde e vermelho para o roxo). Verdes assumiu alguns dos atributos de amarelo, roxo e assume alguns dos atributos de cor vermelha. Use cores frias em seus projetos para dar uma sensação de calma e profissionalismo.

48 O verde é uma cor que representa a terra. Pode representar um novo começo e crescimento. Isso também significa renovação e abundância. Alternativamente, o verde também pode representar a inveja ou ciúme e uma falta de experiência. Verde tem muitos dos mesmos atributos que o azul é calmante, mas também incorpora um pouco da energia do amarelo. No projeto, o verde pode ter um efeito de equilíbrio e harmonização, e é muito estável. É apropriado para projetos relacionados à riqueza, a estabilidade, a renovação e a natureza. Verdes brilhantes são mais enérgico e vibrante, enquanto os verdes oliva são mais representativos do mundo natural. Verdes escuros são as mais estáveis e representante da riqueza.

49

50 Este é um site destinado a adultos, o esquema de cores inclui preto - uma cor forte, mas elegante, verde - usado para alívio do estresse, sugerindo também a natureza, frescor e amor pela vida e branco, para criar um contraste bonito com as cores escuras.

51 Verde é mais frequentemente associada com a natureza, vida, saúde, harmonia, tranquilidade, boa sorte, dinheiro, o otimismo, a durabilidade, o frescor. É também um símbolo de fertilidade ciúme, e isso tem um efeito calmante e alivia o estresse.

52 O esquema de cores no site da Nike inclui verde, branco e laranja. Verde é uma cor excelente, altamente associado com a saúde natureza, (incluindo esportes) e vida. Laranja é uma cor associada com a energia, diversão, entusiasmo - tudo em um ótimo relacionamento com o esporte e, implicitamente, os produtos do site está apresentando.

53 Os verdes extremamente suaves deste site dar-lhe uma sensação muito cor de terra e natural.

54 O verde mais verde-oliva em tons deste site dá-lhe um sentimento natural, que é muito apropriado para o conteúdo.

55 O mais brilhante, mais verdes com aspecto retrô deste site dar-lhe uma sensação muito frescao energizado.

56 Outro site verde-oliva com um sentimento muito natural.

57 Azul é também amplamente utilizado para representar a calma e responsabilidade. blues Light pode ser refrescante e agradável. azuis escuros são mais fortes e confiáveis. O azul é também associado com a paz, e tem uma conotação espiritual e religiosa em muitas culturas e tradições (por exemplo, a Virgem Maria é descrito geralmente trajando vestes azuis). Light blues são freqüentemente relaxada e calma. Azuis brilhantes podem ser energizante e refrescante. Azuis escuros são excelentes para sites corporativos ou projetos onde a força e a confiança são muito importantes.

58 O site da Pepsi é esmagadoramente azul. O logotipo da Pepsi contém as cores vermelho, branco e azul, que podemos encontrar no cabeçalho, a barra lateral e os outros elementos do site. O pano de fundo do site é outra variação de cor azul, com bolhas que vêm de baixo, fazendo com que pareça água com gás. A marca está tentando se posicionar como uma bebida refrescante, tentando associar isso com as cores usadas no design do site. Além disso, o azul é a cor declaração, conhecida mundialmente e associado com a Pepsi, por isso parece natural que esta seria a cor principal do site

59

60

61 O site da IBM tem um esquema de cores muito profissional, que inclui cores como azul, cinza e branco. As cores frescas dar o site um aspecto um negócio sério, criando uma impressão de seriedade e profissionalismo.

62

63

64

65 O céu azul brilhante deste site dá uma sensação de jovens, que é enfatizada pela destaques avermelhadas.

66 A luz azul, deste site dá uma impressão muito relaxado e calmo.

67 Purple (roxo) foi muito associado com a realeza. É uma combinação de vermelho e azul, e leva em alguns atributos de ambos. É associada à criatividade e imaginação também. Na Tailândia, o roxo é a cor do luto pelas viúvas. Roxos escuros são tradicionalmente associadas com a riqueza e de royalties, enquanto roxos mais leves (como lavanda) são considerados mais românticos. No projeto, roxos escuros podem dar uma sensação de riqueza e luxo. Roxos claros são mais suaves e estão associados com a primavera e ao romance.

68 A roxo escuro usado aqui evoca a herança real de púrpura, que é muito apropriado para a marca Asprey bens de luxo.

69 A luz e roxos claro aqui funcionam bem para transmitir um senso de criatividade.

70 O mais brilhante, mais roxo avermelhado deste site dá-lhe tanto olhar rico e energético.

71 O fundo roxo escuro aqui aumenta a sensação criativa do site global.

72 Os destaques roxo escuro sobre este site dá uma sensação de luxo e requinte.

73

74 Black é o mais forte das cores neutras. No lado positivo, ele é comumente associado a poder, elegância e formalidade. Do lado negativo, pode estar associada com o mal, da morte e mistério. O preto é a cor tradicional do luto em muitos países ocidentais.também é associada com a rebelião em algumas culturas, e está associado com o Halloween e o oculto. Black é comumente usada em projetos mais ousado, bem como em projetos muito elegante. Ele pode ser conservador ou moderno, tradicional ou não-convencionais, dependendo das cores que é combinado. No projeto, o preto é comumente usado para a tipografia e outras peças funcionais, porque ele é de neutralidade. Preto pode torná-lo mais fácil de transmitir uma sensação de sofisticação e mistério em um projeto.

75

76 Os detalhes em preto, misturado com as cores mais brilhantes e muito escuro fundo marrom adicionam um visual mais nítido para a concepção global.

77 Preto, quando misturado com tristeza, parece mais fria.

78 O preto aqui, misturado com cinza escuro e verde limão, e um tema global, aumenta o nervosismo do projeto.

79 Os detalhes em preto aqui adicionar uma camada extra de sofisticação e modernidade ao local.

80 Branco é no extremo oposto do espectro de preto, mas como o preto, ele pode trabalhar bem com praticamente qualquer outra cor. Branco é muitas vezes associada à pureza, limpeza e virtude. No Ocidente, o branco é comumente usado por noivas no dia do casamento. Também é associada com a indústria de cuidados de saúde, principalmente médicos, enfermeiros e dentistas. O branco é associado com a bondade, e os anjos são descritos freqüentemente em branco. No projeto, o branco é considerado geralmente um fundo neutro que permite que outras cores em um projeto de ter mais destaque. Pode ajudar a transmitir a limpeza e simplicidade, porém, e é popular em design minimalista. Branco em projetos também podem retratar frieza ou temperatura quente, dependendo do design motivos outras cores que o cercam.

81 Fundos brancos são muito populares em sites de minimalista, e fornecer grande contraste com tipografia preta.

82 White combinado com o cinza dá uma sensação suave e limpa para este projeto.

83 Novamente, branco usado como um fundo ilumina todo o projeto

84 O cinza é uma cor neutra, geralmente considerado na extremidade fria do espectro de cores. Às vezes, pode ser considerada mal-humorado ou depressivo. Cinzas leves pode ser usado no lugar do branco, em alguns modelos, e cinza escuro pode ser usado no lugar do preto. Gray é geralmente conservadora e formal, mas também pode ser moderno. Às vezes, é considerado uma cor de luto. É comumente utilizada em projetos corporativos, onde a formalidade e profissionalismo são fundamentais. Pode ser uma cor muito sofisticado. Cinzas puras são tons de preto, embora cinzas podem ter tons de azul ou marrom misturado no projeto, os fundos de cinza são muito comuns, como a tipografia é cinza.

85 O site da Apple tem design clean. Observe o fundo todo branco, sugerindo simplicidade e novidade e o cabeçalho cinza brilhante que nos faz associar o site com algo elegante, mas ao mesmo tempo sério. A combinação de cinza, branco e preto aqui é feito de uma forma eficiente.

86 O backround cinza escuro e cinza da tipografia mais leve proporcionam um olhar decididamente moderno para este projeto.

87 O amplo espectro de tons de cinza utilizada neste projeto se combinam para dar uma aparência sofisticada e profissional para o site.

88 Brown está associado com a terra, madeira e pedra. É uma cor totalmente natural e um neutro quente. Brown pode ser associada com segurança e confiabilidade, com firmeza. Ele também pode ser considerado maçante. No projeto, o marrom é comumente usada como uma cor de fundo. Também é visto em texturas de madeira e, às vezes, com uma textura de pedra. Ela ajuda a trazer uma sensação de calor e salubridade aos desenhos. Às vezes, é utilizado em sua forma mais escura como um substituto para o preto, ou em fundos ou tipografia.

89 O alaranjado-marrom aqui dá uma sensação muito terreno e confiável.

90 O marrom escuro usado no letter dá um olhar de terra e firmes para o layout geral, e deixa as cores no projeto com destaque.

91 Woodgrain é um uso popular de marrom, e neste caso, o marrom quente acrescenta alguma simpatia para um site de outra forma minimalista.

92 O fundo cinzento-marrom aqui dá uma sensação de estabilidade e baixo a qualidade terra.

93 Bege é algo único no espectro de cores, como pode assumir tons frios ou quentes, dependendo das cores que a rodeiam. Ele tem o calor do marrom e o frescor do branco e, como marrom, às vezes é visto como maçante. É uma cor conservador na maioria dos casos, e é geralmente reservado para os fundos. Ela também pode simbolizar a piedade. Bege em design é usado geralmente em fundos, e é comumente visto em pano de fundo com uma textura de papel. Ele vai assumir as características de cores ao seu redor, o que significa que tem pouco efeito em si, na impressão final de um projeto dá quando usado com outras cores.

94 O pano de fundo castanho claro aqui se sente jovem e fresco por causa das cores brilhantes em torno dele.

95 O pano de fundo castanho claro aqui dá uma sensação mais conservadora e elegante para a concepção global.

96 O fundo castanho amarelado se torna ainda mais quentes, o laranja e o marrom acentuam a tonalidade bege.

97 Popularmente usado como uma textura saco de papel, e em sua forma mais acinzentada, como concreto ou a textura de pedra.

98 O pano de fundo do cabeçalho bege e outros acentos no site emprestar um sentimento refinado e tradicional para a concepção global.

99 Creme e marfim Marfim e creme são cores sofisticadas, com um pouco do calor de marrom e um monte de frescor do branco. Eles são geralmente calmo, e muitas vezes pode evocar um sentido da história. Marfim é uma cor calma, com alguns dos associados com a pureza branca, embora seja um pouco mais quente. No projeto, marfim pode dar uma sensação de elegância e calma para um site. Quando combinados com as cores terrosas, como pêssego ou marrom, que pode assumir uma qualidade de terra. Também pode ser usado para clarear cores mais escuras, sem o contraste de usar branco.

100 O fundo marfim aqui tem uma qualidade que é quente temperado por algumas das cores mais frias no local.

101 O pano de fundo creme-acinzentada aqui é quente feito pelos destaques alaranjado-marrom.

102 O pano de fundo creme acrescenta uma sensação de elegância deste site.

103 O pano de fundo creme aqui reforça o tema antigo que percorre os gráficos do desenho.

104 O marfim combinado com outras cores claras e tons creme torna este site em uma aparência muito elegante em geral.

105 A teoria da cor é tão grande quanto o sentimento que evoca no uso de determinado tom. Abaixo um guia de referência rápida para os significados comuns das cores discutidos nestes slides. Vermelho:, amor, paixão, raiva Laranja:, Alegria de Energia, Vitalidade Amarelo:, Esperança Felicidade, Engano Verde: Novos Começos, Abundância, Natureza Azul: Calma, Tristeza, Responsável Roxo:, Banco de Criatividade, riqueza Preto: Mistério, Elegância, Evil Cinza: Moody, conservador, Formalidade Branco:, pureza, limpeza Virtude Brown:, salubridade Natureza, Confiabilidade ou bege Tan: Conservador, Piedade, Dull Creme ou do Marfim: Calm, Pureza, elegante

106

O Guia Emocional das. Cores

O Guia Emocional das. Cores O Guia Emocional das Cores 84,7% dos consumidores acham que a cor é mais importante que muitos outros fatores ao escolher um produto. 1% decidem pelo som ou pelo cheiro 6% decidem pela textura 93% das

Leia mais

Uso de Cores no Design de Interfaces

Uso de Cores no Design de Interfaces Especialização em Tecnologias de Software para Ambiente Web Uso de Cores no Design de Interfaces Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Projeto e Avaliação de Interfaces:

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA CORES. Curso: Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: COMPUTAÇÃO GRÁFICA 4º Semestre Prof.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA CORES. Curso: Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: COMPUTAÇÃO GRÁFICA 4º Semestre Prof. COMPUTAÇÃO GRÁFICA CORES Curso: Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: COMPUTAÇÃO GRÁFICA 4º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CORES EM COMPUTAÇÃO GRÁFICA O uso de cores permite melhorar

Leia mais

Teoria da Cor para WebDesigners. O significado da cor

Teoria da Cor para WebDesigners. O significado da cor Teoria da Cor para WebDesigners 2016 O significado da cor Cor no design é muito subjetivo. O que evoca uma reação em uma pessoa pode evocar uma reação muito diferente em outra. Às vezes isso é devido à

Leia mais

Já imaginou a monotonia da vida e dos negócios sem as cores?

Já imaginou a monotonia da vida e dos negócios sem as cores? AS CORES E OS NEGÓCIOS Já imaginou a monotonia da vida e dos negócios sem as cores? Conhecer o significado das cores, na vida e nos negócios, aumenta as suas possibilidades de êxito. Aproveite. Sabia,

Leia mais

Cores em Computação Gráfica

Cores em Computação Gráfica Cores em Computação Gráfica Uso de cores permite melhorar a legibilidade da informação, possibilita gerar imagens realistas, focar atenção do observador, passar emoções e muito mais. Colorimetria Conjunto

Leia mais

OUTUBRO 2012 EDIÇÃO 1 ANO 1 R$ 12 CHARME

OUTUBRO 2012 EDIÇÃO 1 ANO 1 R$ 12 CHARME OUTUBRO 2012 EDIÇÃO 1 ANO 1 R$ 12 T E N D Ê N C I A D E S I G N A R Q U I T E T U R A CHARME D O N D O L I & P O C C I PERFil TRicia guild Ela é a maior especialista do mundo na combinação de tons e padrões

Leia mais

Azuis. AMC 535 - Blue Angels. AMC 546 - Sultry Sapphire. AMC 545 - Night Edition. AMC 549 - Swirling Water. AMC 538 - First Rain

Azuis. AMC 535 - Blue Angels. AMC 546 - Sultry Sapphire. AMC 545 - Night Edition. AMC 549 - Swirling Water. AMC 538 - First Rain Azuis São associados com o céu e o mar. Suas matizes são reconhecidas como refrescantes, calmantes e libertadoras. Simbolizam horizontes infinitos, novos começos, energia renovada e uma dinâmica positiva.

Leia mais

Elementos de linguagem: A cor

Elementos de linguagem: A cor Profa Ana Rezende Ago /set 2006 A todo o momento recebemos informações através dos sentidos, da visão, do olfacto,... em cada cem informações que recebemos oitenta são visuais dessas, quarenta são cromáticas,

Leia mais

Universidade Ferederal de Santa Maria Campus de Frederico Wesphalen - RS. Cores. Prof. Elisa M. Pivetta. Cores 1

Universidade Ferederal de Santa Maria Campus de Frederico Wesphalen - RS. Cores. Prof. Elisa M. Pivetta. Cores 1 Universidade Ferederal de Santa Maria Campus de Frederico Wesphalen - RS Cores Prof. Elisa M. Pivetta Cores 1 COR Adicionam impacto, interesse e informação a documentos e gráficos; Vários fatores envolvidos

Leia mais

Deixo, em baixo, o significado de algumas cores.

Deixo, em baixo, o significado de algumas cores. {include_content_item 526} Criar apresentações em Powerpoint nem sempre é uma tarefa simples, principalmente quando não sabemos que cores utilizar. Seguir o gosto pessoal poderá não ser a melhor opção.

Leia mais

CECOM/IFC MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CURSOS DO IFC

CECOM/IFC MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CURSOS DO IFC CECOM/IFC MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CURSOS DO IFC O OBJETIVO DO PROJETO A criação dos ícones dos cursos tem como objetivo construir uma identidade visual única para os cursos ofertados pelo IFC, principalmente

Leia mais

Cor. Módulo III. Objectivos. Identificar o sistema de captação da cor. Reconhecer a teoria das cores - seus princípios básicos -o seu potencial

Cor. Módulo III. Objectivos. Identificar o sistema de captação da cor. Reconhecer a teoria das cores - seus princípios básicos -o seu potencial Módulo III Cor Objectivos. Identificar o sistema de captação da cor. Reconhecer a teoria das cores - seus princípios básicos -o seu potencial. Compreender os princípios da psicodinâmica das cores e relacionar

Leia mais

SEU ESTILO TENDÊNCIAS 2013

SEU ESTILO TENDÊNCIAS 2013 SEU ESTILO TENDÊNCIAS 2013 SEU ESTILO TENDÊNCIAS 2013 SOBRE TENDÊNCIAS Prever tendências de cores é uma ciência extremamente complexa que envolve recursos de várias especialidades, como psicologia, sociologia

Leia mais

Vinsol. Produtos. Vinsol FL Lona com verso cinza. Plus. Branco Amarelo Vermelho Areia Palha Mostarda Caramelo Verde Azul Cinza Laranja

Vinsol. Produtos. Vinsol FL Lona com verso cinza. Plus. Branco Amarelo Vermelho Areia Palha Mostarda Caramelo Verde Azul Cinza Laranja www.vulcan.com.br A marca Vinsol, com 40 anos de tradição, é indicada para Toldos e Coberturas Decorativas que necessitam de qualidade e durabilidade, proporcionando beleza e funcionalidade aos mais diversos

Leia mais

Técnicas de Exposição de Produtos CONCEITO DE EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS A idéia básica: Mostrar ou destacar alguma coisa. Mostrar também significa: Comunicar O produto deve atrair, seduzir, mexer com os sentidos

Leia mais

Conceitos de Design Gráfico. Disciplina de Design Gráfico

Conceitos de Design Gráfico. Disciplina de Design Gráfico Conceitos de Design Gráfico Disciplina de Design Gráfico Índice Projeto de Design Gráfico Layouts Efetivos Elementos de Design Princípios de Design Referências Bibliográficas 2 Projeto de Design Gráfico

Leia mais

A Cor nos Ambientes Construídos. Para Desenvolver um Plano de Cores

A Cor nos Ambientes Construídos. Para Desenvolver um Plano de Cores A Cor nos Ambientes Construídos A medicina psicossomática já constatou as fortes relações entre os ambientes construídos e as atitudes mentais e emocionais dos usuários. Para Desenvolver um Plano de Cores

Leia mais

DESIGN DE INTERAÇÃO. José Alexandre Ducatti

DESIGN DE INTERAÇÃO. José Alexandre Ducatti DESIGN DE INTERAÇÃO José Alexandre Ducatti DESIGN DE I NTERAÇÃO PERCEPÇÃO DESIGN BOM E MAU DESIGN METAS DE DESIGN DE INTERAÇÃO METAS DE USABILIDADE METAS DECORRENTES DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO PRINCÍPIOS

Leia mais

A Cor de 2014 Radiant Orchild 18-3224

A Cor de 2014 Radiant Orchild 18-3224 A Cor de 2014 Todos os anos, designers, estilistas, decoradores, representantes da Pantone e de fábricas de tintas se reúnem e determinam uma cor temática que permeará e inspirará as criações deste ano

Leia mais

Ferramentas de Desenvolvimento do Webdesign

Ferramentas de Desenvolvimento do Webdesign Webdesign Ferramentas de Desenvolvimento do Webdesign Ferramentas de Desenvolvimento, design, cores e Posicionamento de Elementos Conteúdos Os materiais de aula, apostilas e outras informações estarão

Leia mais

SIGNIFICADOS DAS CORES

SIGNIFICADOS DAS CORES SIGNIFICADOS DAS CORES A cor é assimilada pelo ser humano através do sentido da visão. A visão é dos cinco sentidos o que mais rapidamente conduz a informação até ao cérebro. Dessa forma os olhos são os

Leia mais

AULA 10 Marketing de Serviços

AULA 10 Marketing de Serviços AULA 10 Marketing de Serviços O propósito do ambiente de serviço O ambiente de serviço influencia o comportamento do comprador de três modos: Meio de criação de mensagem: indícios simbólicos para comunicar

Leia mais

COR. Prof. Wanderlei Paré

COR. Prof. Wanderlei Paré DEFINIÇÃO Cada fonte, ou centro luminoso, emana ondas ou vibrações que, impressionando a vista, dão precisamente a sensação de luz. A luz se compõe de uma mistura de radiações de diferentes longitudes

Leia mais

FASHION COLOR REPORT INVERNO 2O13

FASHION COLOR REPORT INVERNO 2O13 FASHION COLOR REPORT INVERNO 2O13 FASHION COLOR REPORT FALL 2013 - SEMANA DE MODA DE NEW YORK FEVEREIRO 7 14, 2O13 - pantone.com.br/fashion-color-report-fall-2013.html FASHION COLOR REPORT INVERNO 2O13

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DA CORES

CLASSIFICAÇÃO DA CORES CLASSIFICAÇÃO DA CORES Na nossa vida cotidiana, estamos cercados por cores e as escolhemos regularmente, para nos vestir, decorar nossas casas ou mesmo para comprar um carro. Ter um olhar para as cores

Leia mais

Manual de Identidade Visual e Aplicação da marca do Governo do Estado de Mato Grosso

Manual de Identidade Visual e Aplicação da marca do Governo do Estado de Mato Grosso Manual de Identidade Visual e Aplicação da marca do Governo do Estado de Mato Grosso Manual de Identidade Visual e Aplicação da Logomarca do Governo do Estado de Mato Grosso Este manual foi desenvolvido

Leia mais

COMBINAÇÕES EFICAZES DE CORES. Rosa: Sugere doçura, simplicidade, intimidade, feminilidade, criança, calma, afeto, delicadeza.

COMBINAÇÕES EFICAZES DE CORES. Rosa: Sugere doçura, simplicidade, intimidade, feminilidade, criança, calma, afeto, delicadeza. AS CORES NA WEB A percepção da cor é o mais emocional dos elementos específicos do processo visual, ela tem grande força e pode ser usada com muito proveito para expressar e intensificar a informação visual.

Leia mais

SAUDAÇÃO À BANDEIRA NOVEMBRO/2008 A BANDEIRA DO BRASIL

SAUDAÇÃO À BANDEIRA NOVEMBRO/2008 A BANDEIRA DO BRASIL SAUDAÇÃO À BANDEIRA 2008 NOVEMBRO/2008 A BANDEIRA DO BRASIL Quando Dom Pedro I ergueu a espada E independência pediu O povo gritou com força E liberdade conseguiu. Foram feitas outras bandeiras Para o

Leia mais

Ondas Eletromagnéticas

Ondas Eletromagnéticas Luz e Cor Ondas Eletromagnéticas Uma fonte de radiação emite ondas eletromagnéticas. Possuem diferentes comprimentos de onda. O olho humano é sensível a somente alguns: Distinção das cores Ao falarmos

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução Este é o manual de identidade visual da GTB do Brasil. Ele traz importantes informações sobre como deve ser utilizada a marca e o logotipo. Como o próprio nome sugere,

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual A empresa Chrysalis Nutri Essences nasceu de uma necessidade de atender a uma grande demanda na área de saúde, qualidade de vida e educação alimentar, com a finalidade de prestar

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL VERSÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL SÍMBOLO CHAPADO

SUMÁRIO INTRODUÇÃO ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL VERSÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL SÍMBOLO CHAPADO SUMÁRIO INTRODUÇÃO ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL VERSÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL SÍMBOLO CHAPADO ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA VERTICAL VERSÕES DA ASSINATURA VERTICAL SÍMBOLO

Leia mais

UM GUIA DE CUIDADOS PARA O HOMEM

UM GUIA DE CUIDADOS PARA O HOMEM Guia Masculino UM GUIA DE CUIDADOS PARA O HOMEM PROTEÇÃO PREVENÇÃO HIDRATAÇÃO Não importa quais são os benefícios que um homem procura, a Mary Kay tem a solução. Conheça a linha masculina de cuidados com

Leia mais

prof.nelson_urssi a cultura contemporânea em projeto

prof.nelson_urssi a cultura contemporânea em projeto prof.nelson_urssi dsg> cor, cultura e significado qualidades da cor cores aditivas e subtrativas harmonias e contrastes programação cromática psicologia das cores códigos+público alvo a cultura contemporânea

Leia mais

Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa, através dos tempos, portar-se institucionalmente de um

Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa, através dos tempos, portar-se institucionalmente de um Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa, através dos tempos, portar-se institucionalmente de um modo que justifique e reafirme o seu lugar na vanguarda.

Leia mais

Cor. A cor como ferramenta. Cor-luz. Percepção das cores. Cor-pigmento. Tipos de estímulos cromáticos. Design & Percepção 2. www.ligiafascioni.com.

Cor. A cor como ferramenta. Cor-luz. Percepção das cores. Cor-pigmento. Tipos de estímulos cromáticos. Design & Percepção 2. www.ligiafascioni.com. Design & Percepção 2 A cor como ferramenta Lígia Fascioni Cor Disco de Newton Muita gente estudou o fenômeno: Filósofos (Platão) Matemáticos (Newton) Físicos (Kepler, Descartes) Escritores (Goethe) Pintores

Leia mais

Gramática Visual. A cor

Gramática Visual. A cor Gramática Visual A cor Os nossos olhos são sensíveis às radiações luminosas propagadas no espaço em diferentes comprimentos de onda, o que origina a percepção visual das coisas que nos rodeiam. Temos

Leia mais

Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa portar-se institucionalmente, através dos tempos, de um

Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa portar-se institucionalmente, através dos tempos, de um Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa portar-se institucionalmente, através dos tempos, de um modo que justifique e reafirme o seu lugar na vanguarda.

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

DIREÇÃO DE ARTE Prof. Breno Brito

DIREÇÃO DE ARTE Prof. Breno Brito CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS2/CS3 DIREÇÃO DE ARTE Apostila 3 O USO DAS CORES NA PROPAGANDA FEVEREIRO 2009 O USO DAS CORES NA PROPAGANDA Não há como negar que, psicologicamente

Leia mais

10 Sinais de Perigo no Marketing de Rede

10 Sinais de Perigo no Marketing de Rede 10 Sinais de Perigo no Marketing de Rede Este é um artigo que a maioria das empresa de Marketing Multinível NÃO QUER que você leia, porque a maioria das empresas (e gurus do MMN) só quer ganhar dinheiro,

Leia mais

LED. Laboratório de Educação a Distância ORIENTAÇÕES PARA VIDEOAULA

LED. Laboratório de Educação a Distância ORIENTAÇÕES PARA VIDEOAULA LED Laboratório de Educação a Distância ORIENTAÇÕES PARA VIDEOAULA Videoaula Visite o Portfólio do LED Professor A aula inicial é o primeiro contato do aluno com você e sua disciplina. Por isso, é importante

Leia mais

I n s t i t u t o A l a i r M a r t i n s

I n s t i t u t o A l a i r M a r t i n s Guia de logomarca e identidade visual Guia de logomarca e identidade visual Guia de logomarca e identidade visual Sumário 1 - Logomarca...3 1.1 - Apresentação...4 1.2 - Elementos da logomarca...5 1.3 -

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução Este Manual de Identidade Visual criado para o evento Seminário de Acesso ao Ensino Superior - SAES 2009, realizado no Estado do Rio de Janeiro, tem como finalidade

Leia mais

As cores são ações e paixões da luz.

As cores são ações e paixões da luz. As cores são ações e paixões da luz. Goethe Robert Delunay, Drama políltico, óleo e colagem sobre cartão, 88,7 x 67,3, 1914 Cada olhar envolve uma observação, cada observação uma reflexão, cada reflexão

Leia mais

APRESENTAÇÃO. A identidade visual da Virada da Saúde foi desenvolvida para expressar o conceito do evento.

APRESENTAÇÃO. A identidade visual da Virada da Saúde foi desenvolvida para expressar o conceito do evento. APRESENTAÇÃO A identidade visual da Virada da foi desenvolvida para expressar o conceito do evento. urbanidade e saúde qualidade de vida do homem sustentabilidade como promoção de saúde protagonismo pertencimento

Leia mais

Visagismo. Profa Elaine C. S. Ovalle

Visagismo. Profa Elaine C. S. Ovalle Visagismo Profa Elaine C. S. Ovalle O criador Fernand Aubry, o criador do visagismo, em 1937, deixa claro que se tratava de um conceito. Não é uma técnica "Não existe mulher sem beleza, somente belezas

Leia mais

Conteúdo: Aula 1: Cores primárias e cores secundária Aula 2: Luz e sombra FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I CONTEÚDO E HABILIDADES

Conteúdo: Aula 1: Cores primárias e cores secundária Aula 2: Luz e sombra FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I Conteúdo: Aula 1: Cores primárias e cores secundária Aula 2: Luz e sombra 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

ELABORAR APRESENTAÇÕES NO POWERPOINT

ELABORAR APRESENTAÇÕES NO POWERPOINT ELABORAR APRESENTAÇÕES NO POWERPOINT Carlos Fernandes MCT 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Planejamento Storyboard Dividir para conquistar Domínio do assunto Storyboard Apoia o planejamento.

Leia mais

Confira o Processo de Redesign de um Site

Confira o Processo de Redesign de um Site Confira o Processo de Redesign de um Site O designer holandês Peter Van De Weerd está trabalhando há algumas semanas no redesign de um site brasileiro, o Cupons Mágicos. Apesar da produção já estar num

Leia mais

NIVEL PRATICANTE. Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3. Tranformações e Prosperidade

NIVEL PRATICANTE. Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3. Tranformações e Prosperidade NIVEL PRATICANTE Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3 Tranformações e Prosperidade 1 MÓDULO 1 Sua Consulta : Legacia Financeira Esta parte do nível dos profissional é uma sessão de 3 partes que vai

Leia mais

Uso correto da Marca ONS. versão 1.0 dezembro 2012

Uso correto da Marca ONS. versão 1.0 dezembro 2012 Uso correto da Marca ONS versão 1.0 dezembro 2012 O ONS desempenha com eficiência e eficácia seu papel no setor elétrico. A Marca ONS identifica e representa a organização e todos que a formam. Este documento

Leia mais

Fundamentos de design

Fundamentos de design Fundamentos de design Uma das empresas de comunicação e marketing mais destacadas de Ottawa, Canadá, o gordongroup oferece um design premiado para uma oferta completa de produtos de comunicação de identidades

Leia mais

DECRETO Nº. 970/2013

DECRETO Nº. 970/2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI ESTADO DO ESPIRITO SANTO GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº. 970/2013 DISPÕE SOBRE APROVAÇÃO DO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL E APLICAÇÃO DA MARCA DO GOVERNO MUNICIPAL DE GUARAPARI

Leia mais

ESTUDO DE CASO: BRAHMA: NOVA LATA VERMELHA

ESTUDO DE CASO: BRAHMA: NOVA LATA VERMELHA ESTUDO DE CASO: BRAHMA: NOVA LATA VERMELHA Carlos Eduardo Carvalho Cruz Eduardo Borges Ferreira Rudiney Cordeiro Cardoso 1 Resumo: O presente trabalho trata de um estudo de caso com foco na campanha da

Leia mais

Estes filtros devem estar na lista de prioridade de suas compras pois eles protegem sua lente contra poeira, umidade e arranhões.

Estes filtros devem estar na lista de prioridade de suas compras pois eles protegem sua lente contra poeira, umidade e arranhões. Venda Locação! """ Os filtro podem ser divididos em famílias e sub famílias: Proteção Correção Filmes Coloridos Filmes P & B Efeito: Difusores Contraste Efeitos ópticos Polarizador Cor Cor/Graduados PROTEÇÃO:

Leia mais

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar?

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Nesta lição, daremos uma olhada em todas as partes de um canal do YouTube e veremos como cada parte contribui para o tempo de exibição. Lição 2.1 - Benefícios do

Leia mais

E.I.E. Caminhos da Tradição - Todos os direitos reservados.

E.I.E. Caminhos da Tradição - Todos os direitos reservados. Análise da Mandala Pessoal Pessoa Exemplo 19/06/2006 Cara XXX, A sua Mandala é uma Mandala Mista, isto quer dizer que ela contém vários itens que são característicos de diversas Mandalas chamadas por nós

Leia mais

descontraindo o ambiente

descontraindo o ambiente descontraindo o ambiente Rafael Tenório ousa em empresa de tecnologia de informação e deixa o lugar mais criativo Por: Beth Oliveira Fotos: Lucas Oliveira A o entrar no escritório de 120 m² de área total

Leia mais

1 Do lixo ao luxo que antes era descartado agora pode ir O parar no centro da sua sala. Designers do mundo todo se movimentam e criam produtos que além de elegantes, requintados e funcionais respeitam

Leia mais

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 138

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 138 PONTO DE APOIO Edição 138 NO PONTO DE APOIO, INDICAMOS SUGESTÕES DE ATIVIDADES E REFLEXÕES A SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

Design de Logos. Parte 1

Design de Logos. Parte 1 Design de Logos Parte 1 Algumas reflexões As tecnologias difundiu o design de logotipos a ponto de saturar a soluções produzidas. Como se destacar? Como fugir de clichês? É necessário ler um logotipo?

Leia mais

Aula 8 - Contraste. professor Rafael Hoffmann

Aula 8 - Contraste. professor Rafael Hoffmann Aula 8 - Contraste professor Rafael Hoffmann Estar contra. Comparação, na qual as diferenças se tornam claras. Usado para sugerir distinções visuais. Ao compararmos o dessemelhante, aguçamos o significado

Leia mais

Fundamentos de design

Fundamentos de design Fundamentos de design gordongroup Sobre o gordongroup gordongroup é uma agência de marketing e comunicação de tempo integral e de balcão único, que oferece um conjunto exclusivo de serviços criativos,

Leia mais

Curso de Design Linguagem Visual. Luciano Pedroza

Curso de Design Linguagem Visual. Luciano Pedroza Curso de Design Linguagem Visual Luciano Pedroza O Designer O designer, ao contrário do pensamento comum não é artista, mas utiliza elementos da arte no desenvolvimento do projeto. O artista, por definição,

Leia mais

COMO ORGANIZAR UM EVENTO?

COMO ORGANIZAR UM EVENTO? COMO ORGANIZAR UM EVENTO? Ao organizar um evento, há algumas coisas que você deve pensar, não importa o tipo de evento que é. Aqui você encontrará algumas diretrizes que podem ajudá-lo a organizar um evento.

Leia mais

Prof. Daniel J. Melo Brasil

Prof. Daniel J. Melo Brasil CÓDIGO DE BARRAS Objetivos Entender os passos necessários para adoção da tecnologia de código de barras nos itens comerciais, na identificação de pallets, na identificação de endereços, etc. Adoção do

Leia mais

Uma marca bem conceituada vale bilhões de dólares. Por exemplo: a Coca-Cola vale mais de U$60 Bi; o Google U$ 30 Bi.

Uma marca bem conceituada vale bilhões de dólares. Por exemplo: a Coca-Cola vale mais de U$60 Bi; o Google U$ 30 Bi. AULA 1 FIREWORKS CRIANDO UM LOGOTIPO Como Criar um Logotipo: Estudo de Caso A criação e o design de um logotipo, sem dúvida, é uma ação super valorizada e indispensável para uma empresa ou profissionais

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MARKETING

FUNDAMENTOS DE MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING Há quatro ferramentas ou elementos primários no composto de marketing: produto, preço, (ponto de) distribuição e promoção. Esses elementos, chamados de 4Ps, devem ser combinados

Leia mais

Colour for every perspective. Coloured MDF

Colour for every perspective. Coloured MDF Colour for every perspective Coloured MDF Innovus Coloured MDF: cor em todas as perspectivas A mais recente adição à gama de produtos decorativos Innovus - o Innovus Coloured MDF - alia as altas prestações

Leia mais

O nascer do sol é um espetáculo que se repete todos os dias, mas sempre é diferente. Assistir a isso no melhor lugar do mundo é um privilégio de quem

O nascer do sol é um espetáculo que se repete todos os dias, mas sempre é diferente. Assistir a isso no melhor lugar do mundo é um privilégio de quem O nascer do sol é um espetáculo que se repete todos os dias, mas sempre é diferente. Assistir a isso no melhor lugar do mundo é um privilégio de quem escolheu o Solar Tambaú. Localizado à beira-mar de

Leia mais

Design Web Formas. Elisa Maria Pivetta. Sinto, penso, logo desenho

Design Web Formas. Elisa Maria Pivetta. Sinto, penso, logo desenho Design Web Formas Elisa Maria Pivetta Sinto, penso, logo desenho Formas básicas em Design Comunicamos mediante linguagem falada, verbal, formada por letras, palavras, frases, etc. que, combinados, formam

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

Comunicação Visual em Bibliotecas

Comunicação Visual em Bibliotecas UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Filosofia e Ciências Câmpus de Marília Departamento de Ciência da Informação Comunicação Visual em Bibliotecas Profa. Marta Valentim Marília 2014 Conceitos Comunicação:

Leia mais

formação web design. 2013 01. 127

formação web design. 2013 01. 127 formação web design. 2013 01. 127 as cores a cor m a t i z o nome atual, como vermelho ou verde s a t u r a ç ã o indica a pureza da cor, o grau de pureza do matiz l u m i n o s i d a d e indica o quanto

Leia mais

Falar sobre azeite nos dias de hoje é como falar de vinhos há 20 anos.

Falar sobre azeite nos dias de hoje é como falar de vinhos há 20 anos. Falar sobre azeite nos dias de hoje é como falar de vinhos há 20 anos. Texto: Christiane Bracco Fotos: Johnny Mazzilli 30 Quem não se lembra da garrafa azul de Liebfraumilch, vinho de origem alemã, sensação

Leia mais

Conceito Visual. Manual de aplicação de Marca

Conceito Visual. Manual de aplicação de Marca Conceito Visual Conceito Visual Qualidade e Durabilidade Principal característica a ser transmitida na comunicação, os produtos são feitos com alto padrão de qualidade e durabilidade, é o ponto mais forte

Leia mais

Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso!

Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso! Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso! Os restos de comida, as folhas do jardim ou as plantas secas do quintal ganham vida nova através de um processo

Leia mais

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos CAPÍTULO 4 4. RECURSOS PARA ILUSTRAÇÕES Uma característica que difere os processadores de textos dos editores é a possibilidade de gerar

Leia mais

PIXEL - DO DESENHO À PINTURA DIGITAL

PIXEL - DO DESENHO À PINTURA DIGITAL F PIXEL - DO DESENHO À PINTURA DIGITAL Carga Horária: 96 horas/aulas Módulo 01: Desenho de observação DESCRIÇÃO: Neste módulo o você irá praticar sua percepção de linhas e formas, bem como a relação entre

Leia mais

manual de identidade visual

manual de identidade visual manual de identidade visual Índice do nosso manual 1.Nosso Logo 1.1. Apresentação...3 1.2. Versões...4 Logo A Aplicações...5 Cores...6 Logo B Aplicações...7 Cores...8 Logo C Aplicações...9 Cores...10 1.3.

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Preserva o piso, preserva o funcionário, preserva seu patrimônio!

Preserva o piso, preserva o funcionário, preserva seu patrimônio! Preserva o piso, preserva o funcionário, preserva seu patrimônio! A Karakorum é uma distribuidora de produtos, oriundos de diversos países, que representam o que há de melhor em termos de proteção e manutenção

Leia mais

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora.

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora. Apresentação e projetos para Israel Prezados Senhores, Shalom. Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela. A atua no mercado judaico há mais de 10 anos e a partir de

Leia mais

CLIENTE ENTREVISTA. H: Opine as possibilidades que podemos fazer em meu conforto, my favorite place, também conhecido como meu quarto.

CLIENTE ENTREVISTA. H: Opine as possibilidades que podemos fazer em meu conforto, my favorite place, também conhecido como meu quarto. Hugo Dellasta, 17 Anos Estudante. CLIENTE ENTREVISTA H: Opine as possibilidades que podemos fazer em meu conforto, my favorite place, também conhecido como meu quarto. K: Então, gostaria de saber o que

Leia mais

THE BRAND GUIDE BOOKLET

THE BRAND GUIDE BOOKLET THE BRAND GUIDE BOOKLET APRESENTAÇÃO 1ª Edição Março de 2015 A experiência de uma pedalada perfeita só pode ser intensificada por uma bicicleta perfeita. Audax foi criada por almas aventureiras que entendem

Leia mais

A ETIAM Etiquetadora Amaral Ltda. pretende através deste documento, consolidar o bem mais valioso que uma instituição pode ter: sua marca.

A ETIAM Etiquetadora Amaral Ltda. pretende através deste documento, consolidar o bem mais valioso que uma instituição pode ter: sua marca. INTRODUÇÃO Ter uma identidade visual, que passe uma mensagem de qualidade e segurança aos clientes é fundamental para o sucesso da empresa. A identidade visual é a imagem ou, em outras palavras, a roupa

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 5 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores ajuda você a entender como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE 1. MARCA Definições de Interesse... 03 Conceito... 04 Desenho... 06 Cores... 07 Tipografia... 08 Uso Incorreto da Marca... 09 Redução da Marca... 10 Versões Monocromáticas...

Leia mais

Treinameto de Produtos Bases Timewise

Treinameto de Produtos Bases Timewise Treinameto de Produtos Bases Timewise Quinta 10/09 21h https://www.eventials.com/futareanaclucileivafarinelli/bas es-time-wise/ Façam a inscrição!! Analisando os Tons de Base Definindo o tom Cada pessoa

Leia mais

Design Web - Percepção. Elisa Maria Pivetta

Design Web - Percepção. Elisa Maria Pivetta Design Web - Percepção Elisa Maria Pivetta GESTALT Percepção Visual Elisa Maria Pivetta Percepção visual No sentido da psicologia e das ciências cognitivas é uma de várias formas de percepção associadas

Leia mais

Identidade visual corporativa e institucional

Identidade visual corporativa e institucional Identidade visual corporativa e institucional O ser humano pensa visualmente! Ao contrário das palavras, as imagens agem diretamente sobre a percepção do cérebro. O homem moderno está cada vez mais privilegiando

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Marca Sumário 1. Apresentação 03 2. Uso do Manual 04 3. Componentes do Design 05 4. Logomarca 06 5. Assinatura 09 6. Área de Proteção 10 7. Alinhamento 11 8. Grade de Construção 12 9. Tipologia

Leia mais

Lançamentos 2015. 1º Semestre. Cisper e Civ

Lançamentos 2015. 1º Semestre. Cisper e Civ 1º Semestre Cisper e Civ 1º Semestre Cisper Taça Sommelier Cerveja A Taça Sommelier Cerveja da Cisper chega no portifólio da marca como extensão da Linha Sommelier, com shape elegante e de excelente ergonomia,

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

O ENSINO DE DESENHO DE MODA: uma experiência de monitoria MARIA DE FATIMA SILVA E ISA MARIA MEIRA ROCHA DE LIMA

O ENSINO DE DESENHO DE MODA: uma experiência de monitoria MARIA DE FATIMA SILVA E ISA MARIA MEIRA ROCHA DE LIMA 1 O ENSINO DE DESENHO DE MODA: uma experiência de monitoria MARIA DE FATIMA SILVA E ISA MARIA MEIRA ROCHA DE LIMA INTRODUÇÃO Este artigo relata a experiência de monitora em Desenho de Moda, no Curso Superior

Leia mais

Marcas e Logos. O bem mais valioso de uma empresa. CPG 2

Marcas e Logos. O bem mais valioso de uma empresa. CPG 2 CPG LOGOTIPO CPG 1 Marcas e Logos O bem mais valioso de uma empresa. CPG 2 História do Logo - Objetivo Identificar uma casa comercial Identificar serviço ou ramo de atividade Mostrar alguma característica

Leia mais

Acostumado a buscar sempre

Acostumado a buscar sempre Técnica&Prática Casamento Iluminação criativa em fotos de casamento Luz de vídeo, de lanterna, natural ou flash. Saiba como é possível usar de tudo um pouco para fazer fotos sociais Vinícius Matos Por

Leia mais