ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO DE EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS NO MUNICIPIO DE BELO HORIZONTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO DE EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS NO MUNICIPIO DE BELO HORIZONTE"

Transcrição

1 ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO DE EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS NO MUNICIPIO DE BELO HORIZONTE Guilherme Bertoldo Anastácio 1 Raphael Ribeiro Gomide 2 Maria Renata Silva Furtado 3 RESUMO Na atualidade, a tecnologia está ocupando cada vez mais espaço na vida das pessoas. Processos dos mais simples até os mais complexos passaram a ser informatizados, buscando a otimização e o ganho de tempo na sua execução. O objetivo deste trabalho é demonstrar por meio de pesquisas bibliográficas, alguns conceitos sobre a integração da nota fiscal de serviços eletrônica no município de Belo Horizonte, detalhando cada processo que a legislação exige para que seja feita a emissão de uma nota fiscal através do processo de envio de lotes RPS via Web Service. Com o material pesquisado é possível que o desenvolvedor compreenda como estruturar seu software para que a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica seja realizada com sucesso. Palavras Chave: Nota Fiscal. NF-e. XML. 1 INTRODUÇÃO De acordo com o inciso XXII do artigo 37 da Constituição Federal (Brasil, 1988), deve haver integração entre as administrações tributárias municipais, estaduais e federais. Com base nesse inciso e com a publicação da Emenda Constitucional nº 42 (2003), as Administrações Tributárias passaram a realizar encontros nacionais com o intuito de cumprirem este preceito legal e definirem as diretrizes desta integração. No ano de 2006, em encontro realizado na cidade de Fortaleza estado do Ceará, foi assinado o Protocolo de Cooperação ENAT nº. 01/2006, que trazia em seu conteúdo, regras previstas para a criação das Notas Fiscais Eletrônicas no Brasil. A Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais, a ABRASF, foi a responsável pelo desenvolvimento de todo o processo de implantação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica e contou com a participação da prefeitura de Belo 1 Graduando em Sistemas de Informação pela Faculdade Infórium de Tecnologia, Programador na empresa Canadá Informática Ltda. 2 Professor do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade Infórium de Tecnologia, Analista de Sistemas do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. 3 Professora do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade Infórium de Tecnologia. Mestre em Psicologia.

2 2 Horizonte, juntamente com as prefeituras dos municípios de Natal, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Porto Alegre e Recife. Para se adaptar as exigências da lei fiscal municipal que instituiu o uso de Nota Fiscal Eletrônica para empresas prestadoras de serviços, as empresas desenvolvedoras de softwares, depararam-se com a necessidade de desenvolver ou implementar em seus softwares, tecnologias que realizassem a comunicação entre o contribuinte e a Secretaria de Finanças Municipal de cada município. Segundo o site da Secretaria Estadual da Fazenda de Minas Gerais (2013), Nota Fiscal Eletrônica é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes". Segundo o Modelo Conceitual NFS-e de 2009, a Nota Fiscal Eletrônica será emitida e armazenada eletronicamente, através do aplicativo disponibilizado pela Secretaria de Finanças do Município de Belo Horizonte. De acordo com o Modelo Conceitual NFS-e (2009, p.4) a responsabilidade pelo cumprimento da obrigação acessória de emissão da Nota Fiscal Eletrônica e pelo correto fornecimento dos dados à secretaria para a geração da mesma, é do contribuinte. Conforme o Modelo Conceitual NFS-e (2009), a validade jurídica das Notas Fiscais Eletrônicas serão garantidos por meio de certificação digital, que irá conter os dados do contribuinte para identificação e comprovação do emissor. De acordo com o Manual de Procedimentos disponibilizado no site da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (2009) o cadastramento poderá ser feito via web, através de certificação digital, respondendo perguntas sobre a Declaração Eletrônica de Serviços, ou de forma presencial. Como a nota fiscal será gerada somente através dos serviços informatizados disponibilizados pelas Secretarias Municipais da Fazenda, os mesmos podem apresentar em algum momento dificuldades de funcionamento normal, fazendo com que o envio dos arquivos seja prejudicado. Para não deixar o contribuinte sem exercer suas atividades devido ao mau funcionamento dos serviços, segundo o Manual de Integração do Contribuinte (2009), foi criado o Recibo Provisório de Serviços, mais conhecido como RPS, que é um documento de posse e de total responsabilidade do contribuinte, podendo ser gerado manualmente através do site da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e também com a intervenção de um software de terceiros. Ainda de acordo com Manual de Integração do Contribuinte (2009), após o processamento do RPS ser concluído com sucesso, a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica será disponibilizada para consulta do contribuinte e do prestador do serviço.

3 3 Segundo o Manual de Integração do Contribuinte (2009), existem duas formas de processamento das solicitações de serviços no projeto de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços: A forma de processamento das solicitações de serviços no projeto Nota Fiscal de Serviços Eletrônica pode ser síncrona, caso o atendimento da solicitação de serviço seja realizada na mesma conexão ou assíncrona, quando o processamento do serviço solicitado não é atendido na mesma conexão, devido à uma demanda de processamento de grande quantidade de informação. Nesta situação torna-se necessária a realização de mais uma conexão para a obtenção do resultado do processamento. (Manual de Integração do Contribuinte, 2009, p.19) De acordo com o Manual de Integração do Contribuinte (2009,p19), a definição para os serviços síncronos é de que as solicitações de serviços são processadas imediatamente e o resultado do processamento é obtido em uma única conexão. A Figura 1 ilustra a solicitação de um serviço feita à Prefeitura por um contribuinte através de seu software de gestão. O software da Prefeitura faz o processamento da mensagem enviada pelo software do contribuinte e retorna uma nova mensagem com o resultado do processamento não apresentando a necessidade de se realizar uma nova conexão. Figura 1 Processamento Sincrono Ainda segundo o Manual de Integração do Contribuinte (2009,p19), as solicitações de serviços de implementação assíncrona são processadas de forma distribuída por vários processos e o resultado do processamento somente é obtido na segunda conexão.

4 4 Figura 2 Processamento Assíncrono Na figura 2, é ilustrada a solicitação de um serviço assíncrono, em que o software do contribuinte envia uma mensagem ao software da Prefeitura e encerra a conexão. Em um segundo momento, o software do contribuinte realiza uma nova conexão com a Prefeitura, de forma a obter o resultado do processamento da solicitação anterior. Através desse artigo será possível entender o funcionamento do processo de emissão de notas fiscal eletrônica no município de Belo Horizonte, com exemplos das mensagens a serem enviadas, validações feitas pela Secretaria de Finanças do Município. 2 ARQUITETURA DE COMUNICAÇÃO COM O CONTRIBUINTE seguintes: Os serviços citados no Manual de Integração do Contribuinte (2009) são os 2.1 Recepção e Processamento de Lote RPS De acordo com o Manual de Integração do Contribuinte (2009), o serviço tem como funcionalidade transmitir a mensagem de lote RPS para o software da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e obter uma mensagem. O lote será processado posteriormente sendo seu resultado disponibilizado para consulta em uma nova solicitação do contribuinte. 2.2 Geração de Nota Fiscal Eletrônica O Manual de Integração do Contribuinte (2009) define o serviço de Geração de Nota Fiscal Eletrônica como tendo a mesma funcionalidade da Recepção e Processamento de Lote RPS, com a ressalva de ser do tipo síncrono, diferentemente do citado anteriormente que tem por característica ser um assíncrono.

5 5 2.3 Consulta de Situação de Lote de RPS De acordo com o Manual de Integração do Contribuinte (2009), este é o serviço utilizado para se consultar a situação de um lote RPS já enviado para o software da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. 2.4 Consulta de Lote RPS Para o Manual de Integração do Contribuinte (2009), este serviço permite ao contribuinte obter a mensagem da nota fiscal eletrônica quando o processamento do lote dos registros de prestação de serviços tiver sido realizado com sucesso, ou obter os erros e/ou inconsistências encontradas no lote (Manual de Integração do Contribuinte, 2009). 2.5 Consulta de Nota Fiscal Eletrônica Segundo o Manual de Integração do Contribuinte (2009,p10), este serviço permite ao contribuinte ou tomador do serviço, consultar a validade fiscal da nota emitida. 2.6 Cancelamento de Nota Fiscal Eletrônica Serviço que permite ao contribuinte, efetuar o cancelamento de uma determinada NFS-e emitida por ele, segundo o Manual de Integração do Contribuinte, (2009). A Prefeitura ao receber o lote RPS, realizará nova validação onde serão avaliados seguintes aspectos: Confirmação da Autorização do Contribuinte; Validação da assinatura digital do contribuinte informada no arquivo; Formato dos campos informados no arquivo; Regularidade Fiscal do Destinatário; Não existência de Nota Fiscal na base de dados. De acordo com o Manual de Integração do Contribuinte (2009), caso não seja detectada nenhuma inconsistência nesta etapa, a nota fiscal será recebida e armazenada na Prefeitura. Uma mensagem, contendo o código de verificação da nota fiscal será informada ao contribuinte. O campo código de verificação garantirá ao contribuinte e ao tomador do serviço, a legitimidade da nota fiscal em uma futura consulta ao site da Prefeitura Municipal.

6 6 3 PADRÃO DE CERTIFICADO DIGITAL Segundo o site Infowester (2011), a certificação digital é um tipo de tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas dos mais diversos tipos sejam realizadas considerando sua integridade, sua autenticidade e sua confidencialidade, de forma a evitar que adulterações, captura de informações privadas ou outros tipos de ações indevidas ocorram.(infowester,2013) De acordo com o Manual de Integração do Contribuinte, os certificados digitais utilizados no Sistema de Notas Fiscais Eletrônicas de Serviços, das Secretarias Municipais da Fazenda, deverão ser emitidos por Autoridades Certificadoras credenciadas pela Infra Estrutura de Chaves Publica Brasileiras, também conhecida como ICP Brasil. Ainda segundo a mesma fonte, os certificados serão exigidos em dois processos da emissão da NFS-e que são eles: Assinaturas de Mensagens: deve-se obrigatoriamente, assinar o lote de RPS que esta sendo enviado para processamento. O certificado deverá possuir o CNPJ do contribuinte e ter o uso da chave previsto para a função de assinatura digital, tudo isso respeitando a política do certificado. Transmissão dos Lotes: durante a transmissão das mensagens entre o servidor do contribuinte e o servidor da Secretaria da Fazenda Municipal, deve-se utilizar um certificado na conexão. O certificado deverá conter o CNPJ do responsável pelo envio das mensagens, não sendo necessário ser o CNPJ do contribuinte emitente. 4 ESTRUTURA DOS ARQUIVOS XML O envio e o recebimento de mensagens durante a requisição dos serviços disponibilizados pela Prefeitura Municipal deverão ser feitos utilizando o modelo de mensagens XML. Deve-se primeiro entender o que é XML para que possa avaliar o modo de envio das mensagens: Um esquema XML define o conteúdo de uma mensagem XML, descrevendo os seus atributos, elementos e a sua organização, além de estabelecer regras de preenchimento de conteúdo e de obrigatoriedade de cada elemento ou grupo de informação. (MANUAL DE INTEGRAÇÃO DO CONTRIBUINTE, 2009, p17) As mensagens XML devem seguir um padrão previamente definido pela Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais, que para garantir a integridade dessas informações, definiu toda estrutura nos arquivos XSD.

7 7 A mensagem de envio para o serviço Geração de NFS-e, possui em sua estrutura, dados da emissão da nota fiscal, como por exemplo, data e hora da emissão, discriminação do serviço prestado, valor, dados do prestador e do tomador do serviço segundo o Manual de Integração do Contribuinte (2009). Figura 3 Mensagem Geração NFSe A Figura 3 mostra como a mensagem XML de envio do serviço Geração de NFS-e deve ser estruturada de acordo com o arquivo XSD disponibilizado pela Prefeitura Municipal. 4.1 Consulta Lote RPS

8 8 De acordo com o Manual de Integração do Contribuinte (2009), a mensagem é composta por informações do contribuinte emitente e pelo número de protocolo recebido no momento de envio da mensagem Geração NFS-e. Figura 4 Mensagem Consulta Lote A Figura 4 é o exemplo de uma mensagem do serviço Consulta Lote RPS, contendo o CNPJ e Inscrição Municipal de um contribuinte devidamente credenciado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. 4.2 Consulta de NFS-e A mensagem é utilizada para solicitar a relação de notas fiscais emitidas por um determinado contribuinte em um determinado período e\ou até mesmo para um determinado tomador, de acordo com o Manual de Integração do Contribuinte (2009). Figura 5 Mensagem Consulta NFSe A Figura 5 ilustra a mensagem de consulta de notas fiscais por um determinado contribuinte emitidas em uma determinada data para um tomador em especifico.

9 9 4.3 Consulta de Situação de Lote RPS Segundo o Manual de Integração do Contribuinte (2009) é a mensagem utilizada para verificar a situação do lote RPS enviado no serviço Geração NFS-e. Figura 6 Mensagem Consulta Situação Lote RPS A Figura 6 ilustra a estrutura da mensagem do serviço Consulta Situação de Lote RPS, que é semelhante à estrutura do serviço Consulta Lote RPS. 4.4 Cancelamento de NFS-e A mensagem de Cancelamento de NFS-e é utilizada para o contribuinte cancelar uma nota fiscal emitida por ele e que tenha apresentado algum erro nos dados informados durante o momento da emissão, conforme publicado no Manual de Integração do Contribuinte(2009). Figura 7 Mensagem Cancelamento NFSe A mensagem de Cancelamento NFSe é detalhada na Figura 7, onde se vêem os dados do contribuinte emitente e o número da nota fiscal em questão a ser cancelada.

10 10 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS O artigo teve como propósito, detalhar o processo de implementação da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços do Município de Belo Horizonte em um software de Gestão Comercial. Em uma era em que a distância não é mais um empecilho graças ao avanço tecnológico, a exigência da nota fiscal eletrônica por parte dos municípios traz um grande avanço ao país, pois processos dos mais burocráticos são executados de maneira menos complexa pelas empresas. As empresas responsáveis por softwares de gestão comercial, encontram-se com a necessidade de oferecer a seus clientes a funcionalidade de emissão de nota fiscal eletrônica implementada em seus aplicativos, uma vez que a emissão manual da nota fiscal é obrigatória no município de Belo Horizonte e em quase todos os municípios do Brasil. Muitas dessas empresas encontram dificuldades em fazer a implementação pelo fato da tecnologia utilizada no processo de emissão de notas, não ser compatível com algumas linguagens de programação. As tecnologias envolvidas no artigo são amplas, o que faz com que o trabalho fique rico em conhecimento, já que é necessário conhecimento em SOAP, XML, Web Service dentre outras descritas. Além do conhecimento técnico é necessário o conhecimento da legislação vigente do município para melhor compreender os processos. Além da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, pretende-se futuramente realizar novas pesquisas com o intuito de demonstrar o processo de emissão de Nota Fiscal Eletrônica Nacional. No momento, não foi possível aprofundar neste processo. REFERÊNCIAS ALECRIM. Entendendo a Certificação Digital. Disponível em: Acessado em 19 de junho de CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Brasil. Disponível em: Acessado em 19 de Junho de MANUAL DE INTEGRAÇÃO DO CONTRIBUINTE. Disponível em: rvice_nfse_belo_horizonte.pdf. Acessado em: 19 de Junho de 2013.

Web Service - NFS-e. Definição das especificações e critérios técnicos necessários para utilização do WebService. FREIRE INFORMÁTICA Versão 2.

Web Service - NFS-e. Definição das especificações e critérios técnicos necessários para utilização do WebService. FREIRE INFORMÁTICA Versão 2. 2014 Web Service - NFS-e Definição das especificações e critérios técnicos necessários para utilização do WebService Este manual tem como objetivo orientar os usuários, sobre os procedimentos relativos

Leia mais

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM http://www.t2ti.com Projeto T2Ti ERP 2.0. Bloco Comercial. NF-e e NFS-e

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM http://www.t2ti.com Projeto T2Ti ERP 2.0. Bloco Comercial. NF-e e NFS-e Bloco Comercial NF-e e NFS-e Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre os Módulos NF-e e NFS-e, que fazem parte do Bloco Comercial. Todas informações aqui disponibilizadas foram retiradas

Leia mais

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM CNPJ: 10.793.118/0001-78 Projeto T2Ti ERP. Módulo Comercial. NF-e Nacional

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM CNPJ: 10.793.118/0001-78 Projeto T2Ti ERP. Módulo Comercial. NF-e Nacional Módulo Comercial NF-e Nacional Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo Comercial NF-e Nacional. Todas informações aqui disponibilizadas foram retiradas no todo ou em partes

Leia mais

As principais alterações entre as versões 1.0 e 2.0 da NFS-e foram: Não obrigatória. Para informar o responsável pela retenção.

As principais alterações entre as versões 1.0 e 2.0 da NFS-e foram: Não obrigatória. Para informar o responsável pela retenção. As principais alterações entre as versões 1.0 e 2.0 da NFS-e foram: 1) Campos incluídos Campo País Prestador Tomador Prestação do serviço Data de competência no RPS Tipo Num (4) Não obrigatório Não obrigatória

Leia mais

Elaborado por AADI/DRM/SMF

Elaborado por AADI/DRM/SMF Elaborado por AADI/DRM/SMF CONCEITO A NFS-e é um documento de existência exclusivamente digital, que servirá para registrar as operações de prestação de serviços sujeitos ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer

Leia mais

ESTRUTURA DA SOLUÇÃO PARA NFS-E...

ESTRUTURA DA SOLUÇÃO PARA NFS-E... Modelo Conceitual Versão 2.01 Dezembro/2011 Página 2 de 28 Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 4 2 OBJETIVOS... 5 3 CONCEITO... 6 3.1 Premissas e Regras de Negócio... 6 3.1.1 Recibo Provisório de Serviços (RPS)...

Leia mais

VERSÃO 1.0.1 (09/2010)

VERSÃO 1.0.1 (09/2010) VERSÃO 1.0.1 (09/2010) 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. CONCEITO... 4 3. BENEFÍCIOS... 4 4. ACESSO AO SISTEMA... 5 4.1 ACESSANDO O SISTEMA DA NFS-E PELA PRIMEIRA VEZ... 5 4.2 ACESSANDO A ÁREA EXCLUSIVA DE PRESTADOR...

Leia mais

Manual de Integração Web Service

Manual de Integração Web Service Manual de Integração Web Service Prefeitura de São Simão/MG 1. INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo apresentar as especificações e critérios técnicos necessários para utilização do Web Service disponibilizado

Leia mais

NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1

NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1 1 DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto que as cópias sejam feitas

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) S Manual de Utilização do Web Service (Modelo Nacional - Versão 1.1) Página 2 de 14 Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. SERVIÇOS DISPONÍVEIS... 4 2.1. SERVIÇOS DO MODELO NACIONAL... 4 2.1.1. Recepção e Processamento

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Tópicos Avançados II 5º período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 5: Certificado Digital e Nota

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO... 3 2. CONCEITO... 3 3. BENEFÍCIOS... 3 4. ACESSO AO SISTEMA... 4 5. MANUTENÇÃO... 6

1. APRESENTAÇÃO... 3 2. CONCEITO... 3 3. BENEFÍCIOS... 3 4. ACESSO AO SISTEMA... 4 5. MANUTENÇÃO... 6 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. CONCEITO... 3 3. BENEFÍCIOS... 3 4. ACESSO AO SISTEMA... 4 4.1 ACESSANDO O SISTEMA DA NFS-E PELA PRIMEIRA VEZ... 4 4.2 ACESSANDO A ÁREA EXCLUSIVA DE PRESTADOR... 5 5. MANUTENÇÃO...

Leia mais

Manual de Integração Web Service. Prefeitura de Ituiutaba/MG

Manual de Integração Web Service. Prefeitura de Ituiutaba/MG Manual de Integração Web Service Prefeitura de Ituiutaba/MG 1. INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo apresentar as especificações e critérios técnicos necessários para utilização do Web Service disponibilizado

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Manual do Sistema

Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Manual do Sistema 1 Índice Apresentação... 3 Entrada no sistema... 4 Manual da NFe de Serviços Módulo Tomador... 5 Consultar RPS Recibo Provisório de Serviços... 6 Verificar a Autenticidade de Nota Fiscal...7 Geração de

Leia mais

M D F -e CONSIDERAÇÕES INICIAIS

M D F -e CONSIDERAÇÕES INICIAIS M D F -e CONSIDERAÇÕES INICIAIS Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais

Leia mais

Manual de Integração Web Service. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás/GO

Manual de Integração Web Service. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás/GO Manual de Integração Web Service Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás/GO 1. INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo apresentar as especificações e critérios técnicos necessários para utilização

Leia mais

NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1

NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1 1 DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto que as cópias sejam feitas

Leia mais

Nota Salvador - NFS-e Acesso ao Sistema - Pessoa Física

Nota Salvador - NFS-e Acesso ao Sistema - Pessoa Física Nota Salvador - NFS-e Acesso ao Sistema - Pessoa Física Versão 1.0 Nota Salvador NFS-e Versão do Manual: 1.0 pág. 2 Manual do Sistema Nota Salvador NFS-e Acesso ao Sistema para Pessoa Física ÍNDICE 1.

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTA FISCAL ELETRÔNICA 1. Comprei mercadoria com NF-e denegada. Qual o procedimento para regularizar essa situação? Resposta: Preliminarmente, temos que esclarecer o que é uma NF-e Denegada:, A Denegação

Leia mais

RESUMO ESPANDIDO QUALITATIVO NOTA FISCAL ELETRÔNICA: MUDANÇAS E REPERCUSSÕES PARA EMPRESAS E ÓRGÃOS FISCALIZADORES

RESUMO ESPANDIDO QUALITATIVO NOTA FISCAL ELETRÔNICA: MUDANÇAS E REPERCUSSÕES PARA EMPRESAS E ÓRGÃOS FISCALIZADORES RESUMO ESPANDIDO QUALITATIVO NOTA FISCAL ELETRÔNICA: MUDANÇAS E REPERCUSSÕES PARA EMPRESAS E ÓRGÃOS FISCALIZADORES Anilton ROCHA SILVA, Carina VIAL DE CANUTO, Carolina CLIVIAN PEREIRA XAVIER, Débora LORAINE

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e. Prefeitura Municipal de Tupãssi

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e. Prefeitura Municipal de Tupãssi NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e Prefeitura Municipal de Tupãssi PERGUNTAS E RESPOSTAS O QUE É A NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e? R NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) é um documento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) WEB SERVICE APRESENTAÇÃO 2 SERVIÇOS DISPONÍVEIS 3

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) WEB SERVICE APRESENTAÇÃO 2 SERVIÇOS DISPONÍVEIS 3 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ÍNDICE APRESENTAÇÃO 2 SERVIÇOS DISPONÍVEIS 3 Enviar Lote de RPS Síncrono 3 Geração de NFS-e 3 Cancelamento de NFS-e 3 Substituição de NFS-e Consulta

Leia mais

Manual de Credenciamento como Emissor de Nota Fiscal Eletrônica

Manual de Credenciamento como Emissor de Nota Fiscal Eletrônica Manual de Credenciamento como Emissor de Nota Fiscal Eletrônica Este documento descreve o processo de credenciamento de contribuintes de ICMS estabelecidos no Estado de Minas Gerais como Emissores de Nota

Leia mais

Projeto Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Projeto Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Projeto Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) (Ajuste SINIEF 07/05) Estado de Santa Catarina 7º Congresso de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais Florianópolis SC 15/04/2011

Leia mais

NFS-e. Nota Legal Porto Alegre

NFS-e. Nota Legal Porto Alegre NFS-e Nota Legal Porto Alegre APRESENTAÇÃO DA NFS-e A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica é um documento digital, gerado e armazenado eletronicamente pela prefeitura e que substitui as tradicionais notas

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ. NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) WEB SERVICE APRESENTAÇÃO 2 SERVIÇOS DISPONÍVEIS 3

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ. NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) WEB SERVICE APRESENTAÇÃO 2 SERVIÇOS DISPONÍVEIS 3 ÍNDICE APRESENTAÇÃO 2 SERVIÇOS DISPONÍVEIS 3 Enviar Lote de RPS Síncrono 3 Geração de NFS-e 3 Cancelamento de NFS-e 3 Substituição de NFS-e 4 Consulta de NFS-e por RPS 4 Consulta de NFS-e Serviços Prestados

Leia mais

Poder Executivo do Município de Londrina Secretaria Municipal de Fazenda Administração Tributária

Poder Executivo do Município de Londrina Secretaria Municipal de Fazenda Administração Tributária Poder Executivo do Município de Londrina Secretaria Municipal de Fazenda Administração Tributária ATENÇÃO DESENVOLVEDORES: Nos próximos dias estaremos editando a versão 1.01 do Web Service/Manual de Integração,

Leia mais

CONSULTA DE NFS-e POR RPS... 16. CONSULTA DE NFS-e... 17. CANCELAMENTO DE NFS-e... 17. SUBSTITUIÇÃO DE NFS-e... 15

CONSULTA DE NFS-e POR RPS... 16. CONSULTA DE NFS-e... 17. CANCELAMENTO DE NFS-e... 17. SUBSTITUIÇÃO DE NFS-e... 15 Sumário 1 Apresentação... 4 2 Objetivos... 5 3 Conceito... 6 3.1 Premissas e Regras de Negócio... 6 RECIBO PROVISÓRIO DE SERVIÇOS (RPS)... 6 GERAÇÃO DE NFS-e... 7 PROCESSO DE ENVIO DE RPS... 8 AMBIENTE

Leia mais

Vale Fertilizantes Janeiro / 2012 Versão 1.0

Vale Fertilizantes Janeiro / 2012 Versão 1.0 Cartilha NF-e Nota Fiscal Eletrônica Vale Fertilizantes Janeiro / 2012 Versão 1.0 Este documento descreve as obrigações e procedimentos no manuseio de NFNF e Nota Fiscal Eletrônica. Conteúdo 1. Introdução...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA

MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA 1 Índice DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais,

Leia mais

Indice. O que é NFSe?... 5

Indice. O que é NFSe?... 5 DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto que as cópias sejam feitas

Leia mais

DECRETO N.º 3.937, DE 27 DE MARÇO DE 2012.* (JOM DE 30/03 E 04/04/2012)

DECRETO N.º 3.937, DE 27 DE MARÇO DE 2012.* (JOM DE 30/03 E 04/04/2012) DECRETO N.º 3.937, DE 27 DE MARÇO DE 2012.* (JOM DE 30/03 E 04/04/2012) Institui a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, NFS e e o Recibo Provisório de Serviço RPS e dá outras providências. A PREFEITA MUNICIPAL

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) S Manual de Utilização do Web Service (Modelo Nacional Versão 1.0) Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de

Leia mais

Prefeitura Municipal de Belém Secretaria Municipal de Finanças

Prefeitura Municipal de Belém Secretaria Municipal de Finanças INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2009 GABS/SEFIN Disciplina a emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) e dá outras providências. O Secretário de Finanças do Município de Belém, no uso das atribuições

Leia mais

RELAÇÃO DE ERROS E ALERTAS As tabelas a seguir, relacionam os erros e alertas adotados pelo Sistema de Notas Fiscais Eletrônicas NFS-e.

RELAÇÃO DE ERROS E ALERTAS As tabelas a seguir, relacionam os erros e alertas adotados pelo Sistema de Notas Fiscais Eletrônicas NFS-e. RELAÇÃO DE ERROS E ALERTAS As tabelas a seguir, relacionam os erros e alertas adotados pelo Sistema de Notas Fiscais Eletrônicas NFS-e. RELAÇÃO DE ERROS Novos erros para suporte às regras dos municípios,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DE MATO GROSSO DO SUL

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DE MATO GROSSO DO SUL FAQ Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais Pré-requisitos para ser emissor de MDF-e 02 FAQ - 02 { Obrigatoriedade do MDF-e: Para mais informações

Leia mais

Página 1 de 19. Revisão 1.00. Índice

Página 1 de 19. Revisão 1.00. Índice NFS-e Modelo Conceitual Versão 1.0 29/12/2008 Página 1 de 19 Índice 1 Apresentação... 2 2 Objetivos... 3 3 Conceito... 4 3.1 Premissas e Regras de Negócio... 4 Recibo Provisório de Serviços (RPS)... 4

Leia mais

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE NFS-e Modelo Conceitual Belo Horizonte Versão 1.0 19/06/2009 Página 1 de 22 Índice 1 Apresentação...2 2 Objetivos...3 3 Conceito...4 3.1 Premissas e Regras de Negócio...4 Recibo Provisório de Serviços

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e. Introdução. Apresentação

Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e. Introdução. Apresentação Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e Manual do Usuário Prestador Introdução Este manual tem como objetivo apresentar a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) que será utilizado pelos contribuintes

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EACH Escola de Artes, Ciências e Humanidades CELSO RUBENS TOSCANELLI - 553352 HERMANO FRANCISCO SILVA 5990043 PRISCILA Nota Fiscal Eletrônica Trabalho Final da disciplina Gestão

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRIPÁ ESTADO DA BAHIA C.N.P.J. 13.694.658/0001-92

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRIPÁ ESTADO DA BAHIA C.N.P.J. 13.694.658/0001-92 Decreto n 015/2015 Piripá, 19 de maio de 2015. Regulamenta o gerenciamento da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços - NFS-e Sped, sua escrituração, a emissão de guia de recolhimento do Imposto sobre Serviços

Leia mais

SPED NOTA FISCAL ELETRÔNICA. Maio/ 2009

SPED NOTA FISCAL ELETRÔNICA. Maio/ 2009 SPED NOTA FISCAL ELETRÔNICA Maio/ 2009 NFe - Objetivo Alteração da sistemática atual de emissão da nota fiscal em papel, por nota fiscal de existência apenas eletrônica. NFs Modelos 1 e 1A NFe - Conceito

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos NFS-e Administração de Receita Manual do Usuário

Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos NFS-e Administração de Receita Manual do Usuário Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos NFS-e Administração de Receita Manual do Usuário Copyright GOVERNANÇABRASIL 2011 APRESENTAÇÃO No atual cenário mundial, a compreensão do conhecimento e o domínio da

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital

Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital O QUE É NOTA FISCAL ELETRÔNICA É um documento emitido e armazenado eletronicamente, em sistema próprio da Prefeitura ou do Estado, com o intuito de documentar

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) S Manual de Utilização do Web Service (Modelo Nacional - Versão 1.0) Página 2 de 16 Índice ÍNDICE... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. SERVIÇOS DISPONÍVEIS... 4 2.1. SERVIÇOS DO MODELO NACIONAL... 4 2.1.1. Recepção

Leia mais

MANUAL FUNCIONAL SOBRE NFS-e MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS

MANUAL FUNCIONAL SOBRE NFS-e MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS MANUAL FUNCIONAL SOBRE NFS-e MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS SUMÁRIO SUMÁRIO...2 1. APRESENTAÇÃO...4 1 2. ACESSO AO APLICATIVO...5 3. GERAÇÃO DE NFS-e...6 3.1. Preenchimento dos dados para emissão da NFS-e...6

Leia mais

D E C R E T O Nº 9460 de 30 de novembro de 2011

D E C R E T O Nº 9460 de 30 de novembro de 2011 Publicado em 09/12/2011 no Diário Oficial nº 362. D E C R E T O Nº 9460 de 30 de novembro de 2011 (Altera e acrescenta dispositivos ao Decreto n 8063, de 15 de outubro de 2007, ampliando funcionalidades

Leia mais

NFe Nota Fiscal Eletrônica. Helder da Silva Andrade

NFe Nota Fiscal Eletrônica. Helder da Silva Andrade Nota Fiscal Eletrônica Helder da Silva Andrade 23/08/2010 SPED SUBSISTEMAS Escrituração Contábil Digital EFD ECD Escrituração Fiscal Digital Nota Fiscal Eletrônica CTe Conhecimento Transporte Eletrônico

Leia mais

Comprei mercadoria com NF-e denegada. E agora?

Comprei mercadoria com NF-e denegada. E agora? Comprei mercadoria com NF-e denegada. E agora? Tomei conhecimento de um caso bastante comum sobre a Nota Fiscal Eletrônica. Um contador amigo enviou-me seguinte pergunta: Meu cliente recebeu uma mercadoria

Leia mais

MANUAL PRONIM NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-E

MANUAL PRONIM NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-E MANUAL PRONIM NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-E VERSÃO ON-LINE Manual do Usuário do Sistema NFS-E PRONIM NFS-e Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Usuário Pagina 1 APRESENTAÇÃO No atual

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Envio de RPS em Lote (Arquivo XML / ABRASF Versão 1.0)

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Envio de RPS em Lote (Arquivo XML / ABRASF Versão 1.0) Manual de Envio de RPS em Lote (Arquivo XML / ABRASF Versão 1.0) Página 2 de 15 Índice ÍNDICE... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. MANUAL COM O LAYOUT DO MODELO NACIONAL... 3 1.2. EXEMPLO... 3 2. ENVIANDO UM ARQUIVO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Barra Mansa

Prefeitura Municipal de Barra Mansa Prefeitura Municipal de Barra Mansa Manual de Envio de RPS em Lote (Arquivo XML / ABRASF Versão 1.0) Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br

Leia mais

Vinicius Pimentel de Freitas. Julho de 2010

Vinicius Pimentel de Freitas. Julho de 2010 Nota Fiscal Eletrônica no Rio Grande do Sul Vinicius Pimentel de Freitas Julho de 2010 SPED ECD EFD NF-e CT-e MC-e NFS-e... Contextualizando: Documentos Fiscais Eletrônicos no Brasil Comunicações e Energia

Leia mais

ELETRÔNICA FELLIPE M. GUERRA

ELETRÔNICA FELLIPE M. GUERRA 3ª GERAÇÃO - NOTA FISCAL ELETRÔNICA FELLIPE M. GUERRA ROTEIRO BREVE REVISÃO SOBRE NF-e - Conceito, características e modelo operacional. - Processamento da NF-e(autorização/denegação/rejeição). - Cancelamento

Leia mais

MANUAL DO CIDADÃO MÓDULO NFSe SEFAM

MANUAL DO CIDADÃO MÓDULO NFSe SEFAM MANUAL DO CIDADÃO MÓDULO NFSe SEFAM Índice Introdução 3 Legislação 4 A quem se destina o Módulo Cidadão SEFAM NFSe 5 Configuração Mínima para acesso ao SEFAM NFSe 6 Como ter acesso ao produto SEFAM NFSe

Leia mais

Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Para dar mais agilidade e segurança à administração tributária, os Estados brasileiros, o Distrito Federal e o

Leia mais

Do Sintegra ao SPEDFiscal

Do Sintegra ao SPEDFiscal Escrituração Fiscal Digital Clovis Antonio de Souza Claudio Augusto P. de Toledo Arquivos Texto Contribuinte Fisco Registros Fiscais Informações Econômico Fiscais Arquivo Eletrônico Ponte entre o Contribuinte

Leia mais

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais Reunião SINDMAT 04/2013

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais Reunião SINDMAT 04/2013 Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais Reunião SINDMAT 04/2013 Agenda 1. Requisitos gerais MDF-e 2. Contribuintes obrigados a emissão MDF-e 3. Encerramento MDF-e 4. DAMDF-e 5. Descrição Simplificada

Leia mais

Manual do Sistema Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (Contador)

Manual do Sistema Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (Contador) Manual do Sistema Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (Contador) Índice: Manual do Sistema Usuário (Contador)... 1 Índice:... 2 Introdução:...Erro! Indicador não definido. Entrada no sistema:... 4 Acesso

Leia mais

5ª Delegacia Regional da Receita Guarapuava PR ALTAIR BATISTA DE SOUZA JOSÉ CLODOALDO MUNHOZ

5ª Delegacia Regional da Receita Guarapuava PR ALTAIR BATISTA DE SOUZA JOSÉ CLODOALDO MUNHOZ 5ª Delegacia Regional da Receita Guarapuava PR ALTAIR BATISTA DE SOUZA JOSÉ CLODOALDO MUNHOZ 1. O QUE É NF-e? 2. OBJETIVO DA NF-e 3. LEGISLAÇÃO 4. CONTRIBUINTES OBRIGATÓRIOS 5. ADESÃO VOLUNTÁRIA 6. NECESSIDADES

Leia mais

Vale Fertilizantes Janeiro / 2012 Versão 1.0

Vale Fertilizantes Janeiro / 2012 Versão 1.0 Cartilha CT-e Conhecimento de Transporte Eletrônico Vale Fertilizantes Janeiro / 2012 Versão 1.0 Este documento descreve as Conhecimento de Transporte Eletrônicos Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Papeis

Leia mais

Serviço de Informações Municipais Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e. Manual de Operação Versão 2.0

Serviço de Informações Municipais Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e. Manual de Operação Versão 2.0 Manual de Operação Versão 2.0 Índice de Operações 1. Apresentação...2 2. Solicitação de Uso da NFS-e...3 3. Consultar Andamento da Solicitação de Uso...5 4. Emitindo a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica...5

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTA FISCAL ELETRÔNICA Orientação Contribuinte NF e (versão de testes) 1 Objetivos do Projeto: O Projeto NF-e teve como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico visando

Leia mais

EDICOM Expert Analysis

EDICOM Expert Analysis Faturamento Eletrônico no Brasil NF-e CT-e NFS-e Faturamento Eletrônico no Brasil Os processos faturamento eletrônico no Brasil, estão atrelados ao cumprimento de certas obrigações fiscais que implicam

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Manual do Sistema

Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Manual do Sistema 1 Índice Apresentação... 3 Entrada no sistema... 4 Manual da NFe de Serviços Módulo Tomador... 5 Consultar RPS Recibo Provisório de Serviços... 6 Verificar a Autenticidade de Nota Fiscal...7 Geração de

Leia mais

AJUSTE SINIEF 07/05 A J U S T E

AJUSTE SINIEF 07/05 A J U S T E AJUSTE SINIEF 07/05 Publicado no DOU de 05.10.05. Republicado no DOU de 07.12.05. Alterado pelos Ajustes 11/05, 02/06, 04/06. Ato Cotepe 72/05 dispõe sobre as especificações técnicas da NF-e e do DANFE.

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica Nota Fiscal Eletrônica NF-e - Considerações 3,6 bilhões de notas fiscais armazenadas só em SP 26000 campos de futebol 27 voltas ao redor do mundo Podem representar um custo de até 5% no faturamento das

Leia mais

Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal da Receita Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Prestação de Serviços Eletrônica

Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal da Receita Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Prestação de Serviços Eletrônica Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Prestação de Serviços Eletrônica Manual do Cliente NFPS-e Versão 1.1.2.0 FLORIANÓPOLIS - SC Manual do Cliente NFPS-e Versão 1.1.2.0 1 Sumário 1 ACRÔNIMOS

Leia mais

Comitê de Assuntos Federativos 24 de março de 2014. Tema de Pauta Plano de Trabalho do GT - Repositório Nacional de NFS-e

Comitê de Assuntos Federativos 24 de março de 2014. Tema de Pauta Plano de Trabalho do GT - Repositório Nacional de NFS-e Comitê de Assuntos Federativos 24 de março de 2014 Tema de Pauta Plano de Trabalho do GT - Repositório Nacional de NFS-e O que é? O Repositório Nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é

Leia mais

GUIA RÁPIDO MANIFESTO DO DESTINATÁRIO

GUIA RÁPIDO MANIFESTO DO DESTINATÁRIO GUIA RÁPIDO MANIFESTO DO DESTINATÁRIO RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado

Leia mais

WORKSHOP CARTA CORREÇÃO ELETRONICA

WORKSHOP CARTA CORREÇÃO ELETRONICA WORKSHOP CARTA CORREÇÃO ELETRONICA Sistema JAD NOTA FISCAL ELETRÔNICA OBJETIVO: O objetivo deste WORKSHOP é apresentar a nova ferramenta do Sistema JAD, conforme o Ajuste Sinief 10 de 30/09/2011, que altera

Leia mais

e-nota MDF-e Manifesto de Documento Fiscal eletrônico

e-nota MDF-e Manifesto de Documento Fiscal eletrônico Página1 e-nota MDF-e Manifesto de Documento Fiscal eletrônico Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é MDF-e?... 03 2. Safeweb e-nota MDF-e... 04 3. Acesso e-nota

Leia mais

DOE Nº 12.927 Data: 11/04/2013 PORTARIA Nº 036/2013-GS/SET, DE 10 DE ABRIL DE 2013.

DOE Nº 12.927 Data: 11/04/2013 PORTARIA Nº 036/2013-GS/SET, DE 10 DE ABRIL DE 2013. DOE Nº 12.927 Data: 11/04/2013 PORTARIA Nº 036/2013-GS/SET, DE 10 DE ABRIL DE 2013. Institui o Projeto Piloto da Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e), que possibilita a emissão da Nota

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NFS-e NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NOTA NATALENSE ÍNDICE INFORMAÇÕES GERAIS...4 1. Acesso ao Portal do Sistema...7

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento do ISS SIG-ISS Manual de integração do WebService para NFS-e

Sistema Integrado de Gerenciamento do ISS SIG-ISS Manual de integração do WebService para NFS-e Sistema Integrado de Gerenciamento do ISS SIG-ISS Manual de integração do WebService para NFS-e Versão 2.0 São Paulo, 30 de Outubro de 2013. 1. Introdução Este manual tem como objetivo apresentar as especificações

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA. Modelo Conceitual

SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA. Modelo Conceitual SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA Modelo Conceitual Contagem / MG Maio/2011 Página 2 Elaborado em 13 de maio de 2011. Coordenadoria de Lançamento e Arrecadação Secretaria Municipal Adjunta da Receita Página

Leia mais

Projetos da Receita Federal

Projetos da Receita Federal Escrituração Fiscal Digital - EFD Projetos da Receita Federal A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras

Leia mais

MANIFESTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS FISCAIS (MDF-e) NO TRC

MANIFESTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS FISCAIS (MDF-e) NO TRC MANIFESTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS FISCAIS (MDF-e) NO TRC 1 Conceito do MDF-e: MDF-e é o documento emitido e armazenado eletronicamente por contribuinte credenciado pela Secretaria da Fazenda como emitente

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Nota Fiscal Eletrônica NOTA FISCAL ELETRÔNICA Nota Fiscal Eletrônica NOTA FISCAL ELETRÔNICA Sistema Tributário Brasileiro (1967) Obrigações acessórias em excesso, muitas vezes redundantes Verificação Fiscal complexa e trabalhosa Altos custos com emissão,

Leia mais

GUIA PARA EMITIR A NOTA FISCAL ELETRÔNICA

GUIA PARA EMITIR A NOTA FISCAL ELETRÔNICA GUIA PARA EMITIR A NOTA FISCAL ELETRÔNICA SUMÁRIO >> Introdução... 3 >> O que é a nota fiscal eletrônica?... 6 >> O que muda com esse novo modelo de documento fiscal?... 8 >> O DANFE - Documento Acessório

Leia mais

DECRETO Nº. 024, de 11 de Maio de 2010.

DECRETO Nº. 024, de 11 de Maio de 2010. DECRETO Nº. 024, de 11 de Maio de 2010. REGULAMENTA O PARÁGRAFO ÚNICO DO ARTIGO 2º DA LEI Nº 891, DE 11 DE MAIO DE 2010, QUE INSTITUI A NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS E DISPÕE SOBRE A GERAÇÃO E UTILIZAÇÃO

Leia mais

Manual de Registro de Saída. Procedimentos e Especificações Técnicas

Manual de Registro de Saída. Procedimentos e Especificações Técnicas Manual de Registro de Saída Procedimentos e Especificações Técnicas Versão 1.0 Dezembro 2010 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO GERAL... 3 2 INTRODUÇÃO AO MÓDULO REGISTRO DE SAÍDA - SIARE... 3 2.1 SEGURANÇA... 4 2.2

Leia mais

Copyrigth 2011. ERSystem Sistemas de Informações e Tecnologia. Todos Direitos Reservados. visite nosso site www.ersystem.com.

Copyrigth 2011. ERSystem Sistemas de Informações e Tecnologia. Todos Direitos Reservados. visite nosso site www.ersystem.com. Manual do CT-e. (Conhecimento de Transporte Eletrônico) no SistranNet 3.0 Página 1 Índice Introdução 03 Conceitos do CT-e 04 Histórico do documento fiscal eletrônico 05 Descrição Simplificada do Modelo

Leia mais

Altera o Livro VI do Regulamento do ICMS (RICMS/00), aprovado pelo Decreto n.º 27.427, de 17 de novembro de 2000, e dá outras providências.

Altera o Livro VI do Regulamento do ICMS (RICMS/00), aprovado pelo Decreto n.º 27.427, de 17 de novembro de 2000, e dá outras providências. Decreto Publicado no D.O.E. de 13.05.2014, pág. 01 Este texto não substitui o publicado no D.O.E Índice Remissivo: Letra R - RICMS DECRETO N.º 44.785 DE 12 DE MAIO DE 2014 Altera o Livro VI do Regulamento

Leia mais

Passos básicos para utilização de Nota Fiscal Eletrônica (NF-E)

Passos básicos para utilização de Nota Fiscal Eletrônica (NF-E) Conteúdo Solicitação de Autorização...2 Numeração da NF-E...3 Emissão de NF-E...3 Pesquisa de NF-E emitida...5 Cancelamento de NF-E emitida...5 Carta de Correção...6 Envio de Arquivo de RPS...6 Número

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 78, inciso IV da Constituição Estadual, e

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 78, inciso IV da Constituição Estadual, e DECRETO Nº 5.257, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2013. Publicado no DOE nº 10.993, de 22-02-2013. Institui a Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final - NFC-e e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica

Leia mais

Você sabe como a tecnologia pode aumentar a arrecadação e apoiar no combate a sonegação? Antonio Gesteira CEO

Você sabe como a tecnologia pode aumentar a arrecadação e apoiar no combate a sonegação? Antonio Gesteira CEO Você sabe como a tecnologia pode aumentar a arrecadação e apoiar no combate a sonegação? Antonio Gesteira CEO Agenda Introdução Principais direcionadores Exemplo de solução Benefícios esperados Perguntas

Leia mais

119ª CONFAZ Manaus, AM, 30.09.05 P. AJ. 07/05

119ª CONFAZ Manaus, AM, 30.09.05 P. AJ. 07/05 119ª CONFAZ Manaus, AM, 30.09.05 P. AJ. 07/05 AJUSTE SINIEF /05 Institui a Nota Fiscal Eletrônica e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. O Conselho Nacional de Política Fazendária CONFAZ e o

Leia mais

Solução Planner para Nota Fiscal Eletrônica (P/NF-e 3.7)

Solução Planner para Nota Fiscal Eletrônica (P/NF-e 3.7) Solução Planner para Nota Fiscal Eletrônica (P/NF-e 3.7) Introdução Desde abril de 2008 a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) se tornou obrigatória para diversos setores da economia nacional. A cada 6 meses,

Leia mais

MANUAL COM PASSO-A-PASSO. PARA CADASTRO DE EMISSOR DE NF-E (on-line)

MANUAL COM PASSO-A-PASSO. PARA CADASTRO DE EMISSOR DE NF-E (on-line) MANUAL COM PASSO-A-PASSO PARA CADASTRO DE EMISSOR DE NF-E (on-line) Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais Versão: Dezembro/2010 Conteúdo CADASTRO EMISSOR NF-e ONLINE...2 LIBERAÇÃO DO AMBIENTE

Leia mais

NF-e e seu impacto prático

NF-e e seu impacto prático NF-e e seu impacto prático Apresentação e Conceito SPED Instituído pelo Decreto n º 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) faz parte do Programa de

Leia mais

MUNICÍPIO DE ESTEIO SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-E MANUAL DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO ON-LINE

MUNICÍPIO DE ESTEIO SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-E MANUAL DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO ON-LINE MUNICÍPIO DE ESTEIO SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-E MANUAL DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO ON-LINE Versão 1.0.5 Março/2014 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO... 6 2.

Leia mais

Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) Para dar mais agilidade e segurança à administração tributária, os Estados brasileiros, o Distrito

Leia mais

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE NFS-e Manual de Integração do Contribuinte Belo Horizonte Versão 1.0 19/06/2009 Página 2 de 35 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 4 2 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 5 2.1 NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-E...

Leia mais

A Nota Fiscal Eletrônica proporciona benefícios a todos os envolvidos em uma transação comercial.

A Nota Fiscal Eletrônica proporciona benefícios a todos os envolvidos em uma transação comercial. O QUE É A NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-E? Podemos conceituar a Nota Fiscal Eletrônica como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar,

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-e NOTA CARIOCA. Acesso ao Sistema - Pessoa Física

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-e NOTA CARIOCA. Acesso ao Sistema - Pessoa Física ELETRÔNICA - NFS-e NOTA CARIOCA Acesso ao Sistema - Pessoa Física Página 2 de 36 Índice ÍNDICE... 2 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS... 4 1.1. DEFINIÇÃO... 4 2. REGRAS PARA CADASTRAMENTO... 5 3. SENHA WEB... 6

Leia mais

Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Para dar mais agilidade e segurança à administração tributária, os Estados brasileiros, o Distrito Federal e o

Leia mais

e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica

e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Página1 e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é Nota Fiscal de Serviço eletrônica

Leia mais