Coimbra, Portugal, Julho de Universidade Católica, Porto, Lisboa, Curso de Actualização em Arbitragem, Lisboa, 2012.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Coimbra, Portugal, Julho de 1988. Universidade Católica, Porto, 2014. Lisboa, Curso de Actualização em Arbitragem, Lisboa, 2012."

Transcrição

1 Curriculum Vitae 1. Identificação Nuno Albuquerque 2. Habilitações Académicas 1. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal, Julho de MCIArb - Curso Superior de Arbitragem promovido pelo Centro Internacional de Arbitraje, Mediación y Negociación (CIAMEN) da Universidade CEU San Pablo (Madrid) e pelo Chartered Institute of Arbitrators (CIArb), integrado no Recognised Course Provider (RCP), Fevereiro/Maio ICC Institute Masterclass for Arbitrators - São Paulo, Maio Mediador Certificado Mediação Pública e Mediação privada do ICFML, Universidade Católica, Porto, Curso Intensivo de Formação de Árbitros promovido pelo Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (Centro de Arbitragem Comercial), Março Pós-graduação pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Curso de Actualização em Arbitragem, Lisboa, Experiência Profissional 1. Inscrito na Ordem dos Advogados de Portugal, como Advogado, em 1990, tendo exercido a advocacia ininterruptamente desde então. 2. Inscrito na Ordem dos Advogados de Angola desde Inscrito na Ordem dos Advogados de Paris, França, desde Administrador de Insolvência, inscrito na lista oficial dos Administradores da Insolvência Especialmente habilitado a praticar actos de gestão, desde 1995.

2 5. Sócio fundador da N-ADVOGADOS-Nuno Albuquerque, Deolinda Ribas, Sociedade de Advogados, RL. 6. Director Executivo do CAAL-Centro Angolano de Arbitragem Voluntária de Litígios, Luanda, Angola, desde Membro da Comissão Executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional de Dezembro de 1996 a Maio Intervenções em organismos na área da arbitragem e Mediação 1. MCIArb Membro do Chartered Institute of Arbitrators (CIArb) 2. Mediador certificado ICFML (Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos). 3. Coordenador do Conselho para a Mediation Advocacy, Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML) 4. Membro da CCI-Câmara de Comércio Internacional 5. Membro do Club Español del Arbitraje (CEA). 5. Actividades universitárias 1. Moderador/Desafiador em «A Mediação e a Arbitragem no domínio dos conflitos administrativos», no colóquio A administração pública no século XXI em Angola, organizado pela Universidade Católica de Angola, Setembro 2014, Luanda, Angola. 2. Orador no curso intensivo de mediação, A MEDIAÇÃO PARA ADVOGADOS: do s and dont s, NEDip/Escola de Direito Universidade do Minho, Julho 2014, Braga. 3. Orador convidado no Congresso Direito da Lusofonia da Escola de Direito da Universidade do Minho em Fevereiro de 2014, onde apresentou uma prelecção sobre MECANISMOS ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS EM ANGOLA: QUE CAMINHOS?. 4. "I Curso de Mediação de Conflitos, organizado pelo CAAL-Centro Angolano de Arbitragem Voluntária de Litígios, Universidade Agostinho Neto, Novembro 2013, Luanda, Angola.

3 5. EXECUÇÃO DE CONTRATOS DE EMPREITADA PÚBLICA E PRIVADA, conferência apresentada nas Jornadas Científicas da Universidade de São Tomás de Moçambique, Maputo, Moçambique, Outubro Curso de Pós Graduação em Management Desportivo no INDEG/ISCTE Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial, JULHO 2003, onde ministrou o módulo sobre DESPORTO E UNIÃO EUROPEIA. 7. Orador convidado no dia da Escola de Direito da Universidade do Minho em Dezembro de 2002 sobre o Direito do Desporto, onde apresentou uma prelecção sobre O CONTRATO DE TRABALHO DESPORTIVO E A COMPENSAÇÃO POR FORMAÇÃO. 6. Publicações A. Artigos e livros 1. Membro do Conselho Editorial da Revista DESPORTO E DIREITO, Coimbra Editora, Colectânea de legislação desportiva, Desporto. Legislação, Porto Editora, Co-autor do relatório anual das finanças do futebol profissional português, em colaboração com a empresa Deloitte & Touche, Nota à Sentença do 4º Juízo Criminal do Tribunal Judicial de Braga, de 20 de Outubro de 2004 (Violência associada ao desporto Crime de resistência e de coacção sobre funcionário Agente da PSP Cumprimento de regras de conduta). Desporto & Direito. Revista Jurídica do Desporto, Ano I, nº5, Janeiro/Abril 2005, pp A reserva de jurisdição para as instâncias desportivas prevista na Lei de Bases do Desporto e a limitação de acesso aos tribunais para a composição de eventuais diferendos desportivos quando estejam em causa questões estritamente desportivas (Parecer). Desporto & Direito, Revista Jurídica do Desporto, Ano V, Setembro/Dezembro 2007, nº13, pp

4 6. " Propriedade Intelectual: Um investimento incontornável", com Vera Correia Alves, Especial Propriedade Intelectual, Diário Económico, 28 Janeiro Tribunal Arbitral do Desporto: o importante não era justificar o erro mas impedir que ele se repetisse. Desporto & Direito, Revista Jurídica do Desporto, Ano X, Janeiro/Abril 2013, nº "Investir nos Palop O papel da Propriedade Intelectual", com Vera Correia Alves, Especial Propriedade Intelectual, Diário Económico, 27 Janeiro B. Pareceres sobre diplomas legais na área desportiva 1. Autor do parecer Projecto-lei Regime Segurança Social, apresentado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional Dezembro Autor do parecer apresentado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional denominado A ESPECIFIDADE DO DESPORTO E DO FUTEBOL Outubro Co-Autor do dossier apresentado pela Liga Portuguesa de Andebol ao Conselho Superior de Desporto no âmbito do reconhecimento do carácter profissional das competições profissionais de andebol Maio Autor do parecer LEI DE BASES DO DESPORTO - Lei n.º 30/2004 de 21 de Julho Análise, no âmbito da reforma da Lei de Bases do Sistema Desportivo Março Autor do parecer apresentado pelo Os Beleneneses -Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, no CASO MATEUS e denominado A reserva de jurisdição para as instâncias desportivas prevista na Lei de Bases do Desporto, e a limitação de acesso aos tribunais para a composição de eventuais diferendos desportivos quando estejam em causa questões estritamente desportivas Maio Autor do parecer solicitado pelo Sindicato dos Treinadores de Futebol denominado Comentários ao Projecto de Diploma que Estabelece o

5 Regime Jurídico das Federações Desportivas e Condições de Atribuição do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva Janeiro 2008 C. Diplomas legais na área desportiva 1. Autor da proposta de lei do seguro de acidentes de trabalho para os praticantes profissionais apresentada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional Maio Autor de diversos artigos publicados em revistas e jornais na área desportiva 3. Co-Autor das alterações aos Estatutos da Federação Portuguesa de Futebol aprovados em Novembro Autor do estudo Seguro de Acidentes de Trabalho - A Necessidade de Um Regime Específico Para o Desporto Profissional Jornal O JOGO Julho Membro da comissão da reforma das estruturas do futebol português criada pela Federação Portuguesa de Futebol 6. Presidente da comissão que efectuou a concepção e elaboração do estudo sobre o futebol português denominado Olhar o Futuro o Futebol Português no Sec. XXI D. Diplomas legais na área fiscal / finanças 1. Co-autor da proposta de lei Regime Jurídico de Emissão e Gestão da Dívida Pública Directa e Indirecta Ministério das Finanças de Angola, Junho Intervenções orais Colóquios e Seminários 1. Participante em diversos debates, seminários e iniciativas similares como orador convidado

6 2. Congresso do Desporto - A Reforma do Sistema Desportivo Português, onde apresentou a prelecção Olhar o Futuro A Reforma do Sistema Desportivo Português Um Contributo - Março Insolvência: Dificuldades e Oportunidades, Amares, Fevereiro de Regime Fiscal na Industria Mineira Angolana, Hotel de Convenções de Talatona, Luanda, Angola - Março Aumentar a eficiência na Gestão de Cobranças Como prevenir e como agir, Associação industrial do Minho Braga, Março de Angola- Alterações à legislação cambial angolana, Operações de Invisíveis correntes, Associação industrial do Minho Braga, Novembro de Investimento em Angola, Colégio dos Economistas de Barcelona, Espanha, Novembro de Aspectos práticos do processo de insolvência, CDL da Ordem dos Advogados, Barreiro, Junho de Aspectos práticos do processo de insolvência, CDL da Ordem dos Advogados, Mafra, 11 de Julho de Participações Colóquios, Congressos e Seminários 1. I Encontro Internacional de Arbitragem, Coimbra, Outubro O Novo Regulamento de Arbitragem da International Chamber of Commerce (ICC), Associação Comercial de Lisboa, Fevereiro ª Jornada Luso-Brasileira de Arbitragem, 4 de Maio VII Congresso Internacional Clube Espanhol de Arbitraje, Junio I Conferência Internacional de Arbitragem de Luanda, Dezembro de VIII Congresso Internacional Clube Espanhol de Arbitraje, 23 a 25 de Junio III Encontro Internacional de Arbitragem, Coimbra, 24, 25 e 26 de Outubro 2013.

7 8. II Conferência Internacional de Arbitragem de Luanda, 07 de Novembro de O Novo Regulamento de Arbitragem, Centro de Arbitragem, Associação Comercial de Lisboa, Janeiro HKIAC in Paris: Hong Kong International Arbitration Centre in Paris - China's Business Giants: Understanding the Chinese State Owned Enterprise, Paris, February The Allocation of Costs in International Arbitration, International Chamber of Commerce (ICC), Paris, 13 February ICC Brazilian Arbitration Day, São Paulo 15-Maio IX Congresso Internacional Clube Espanhol de Arbitraje, Junho VIII Congresso do Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, 10 e 11 de Julho Seminário Avançado de Arbitragem ICC, Corte Internacional de Arbitragem da ICC e ICC Portugal, de Outubro, Luanda, Angola. 16.Congresso Internacional de Arbitragem do CIMA (Corte Civil Y mercantil de Arbitraje), 5 e 7 de Outubro 2014; Madrid, Espanha.

1. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra,

1. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Curriculum Vitae 1. Identificação Nuno Albuquerque Nascido a 19 de Julho de 1964, em Angola Nacionalidade: Portuguesa e Angolana Morada: Rua Bernardo Sequeira, n. 78, 1º 4710-358 Braga Portugal Telef:

Leia mais

Manuel Ramirez Fernandes. Advogado CURRICULUM VITAE

Manuel Ramirez Fernandes. Advogado CURRICULUM VITAE Manuel Ramirez Fernandes Advogado CURRICULUM VITAE 2009 DADOS PESSOAIS Nome: Manuel Ramirez Colaço Fernandes Data de nascimento: 1 de Agosto de 1965 Céd. profissional de advogado nº 9270 L Dom. profissional:

Leia mais

JORGE PEREIRA DA SILVA

JORGE PEREIRA DA SILVA JORGE PEREIRA DA SILVA FUNÇÃO Assistente CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal jmpsilva@netcabo.pt www.fd.lisboa.ucp.pt ÁREAS DE INTERESSE Direito

Leia mais

Curriculum Vitae. Identificação. Nome profissional: Joana Lança. Experiencia Profissional

Curriculum Vitae. Identificação. Nome profissional: Joana Lança. Experiencia Profissional Curriculum Vitae Identificação Nome profissional: Joana Lança Experiencia Profissional Desde 2014 Associada Sénior da Área de Prática de Direito Fiscal de PLMJ A. M. PEREIRA,SÁRAGGA LEAL, OLIVEIRA MARTINS,

Leia mais

PEDRO CANASTRA DE AZEVEDO MAIA. Curriculum vitae

PEDRO CANASTRA DE AZEVEDO MAIA. Curriculum vitae PEDRO CANASTRA DE AZEVEDO MAIA Curriculum vitae Coimbra, 2014 2 Dados pessoais Data de Nascimento 21.Setembro.1967 Naturalidade Vila do Conde Nacionalidade Portuguesa Residência Alameda Infante D. Pedro,

Leia mais

Lei de Bases do Sistema Educativo. Alteração Lei nº 113 /V/99

Lei de Bases do Sistema Educativo. Alteração Lei nº 113 /V/99 Lei de Bases do Sistema Educativo Alteração Lei nº 113 /V/99 Lei nº 113 /V/99 de 18 de Outubro Por mandato do Povo, a Assembleia Nacional decreta nos termos da alínea d) do nº 2 do artigo 187º da Constituição,

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Doutoramento em Educação Especialização: Administração e Política Educacional (Regime Intensivo) 16 17 Edição Instituto de Educação

Leia mais

Curriculum vitae. Área Funcional. Educação Ambiental. Gestão Ambiental. Formação. Eng.º Marco Ferraz

Curriculum vitae. Área Funcional. Educação Ambiental. Gestão Ambiental. Formação. Eng.º Marco Ferraz Área Funcional Educação Ambiental Gestão Ambiental Formação Curriculum vitae Eng.º Marco Ferraz Nome Correio electrónico Marco Alexandre dos Santos Ferraz Morada Praça Artur Santos Silva nº88, 5ºD, 4200-534

Leia mais

ALESSANDRA PINHEIRO FACHADA BONILHA

ALESSANDRA PINHEIRO FACHADA BONILHA ALESSANDRA PINHEIRO FACHADA BONILHA FORMAÇÃO ACADÊMICA Ensino Fundamental I e II Colégio Dante Alighieri Ensino Médio: Colégio Dante Alighieri Faculdade : Direito - Universidade Mackenzie Conclusão : Dezembro

Leia mais

MARIA DA GRAÇA TRIGO

MARIA DA GRAÇA TRIGO MARIA DA GRAÇA TRIGO FUNÇÃO Professora Associada da Faculdade de Direito Escola de Lisboa CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal mgtrigo@fd.lisboa.ucp.pt

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º 154 10 de Agosto de 2010 42925

Diário da República, 2.ª série N.º 154 10 de Agosto de 2010 42925 Diário da República, 2.ª série N.º 154 10 de Agosto de 2010 42925 CV: classificação curricular (currículo académico, científico, técnico C: classificação final. Haverá lugar a entrevista quando forem necessários

Leia mais

(11) 98202-9746 / (11) 4328-5324 E-mail: luciamoioli@gmail.com. Pós Graduação (lato sensu) Direito Societário conclusão em dez/ 2011.

(11) 98202-9746 / (11) 4328-5324 E-mail: luciamoioli@gmail.com. Pós Graduação (lato sensu) Direito Societário conclusão em dez/ 2011. LUCIA REGINA PEREIRA MOIOLI GARBUGLIO Casada Alameda Itu, 1437 Apto. 14 CEP 01421-001 São Paulo SP OAB/SP nº 285.719 (11) 98202-9746 / (11) 4328-5324 E-mail: luciamoioli@gmail.com FORMAÇÃO ACADÊMICA Pós

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular COMPLEMENTOS DE PROJECTO APLICADO Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular COMPLEMENTOS DE PROJECTO APLICADO Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular COMPLEMENTOS DE PROJECTO APLICADO Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Contabilidade 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

JORNAL OFICIAL. 2.º Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 13 de maio de 2016. Série. Número 88

JORNAL OFICIAL. 2.º Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 13 de maio de 2016. Série. Número 88 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 13 de maio de 2016 Série 2.º Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO Despacho n.º 204/2016 Nomeia, em regime de comissão de serviço por

Leia mais

Protocolo de Cooperação Institucional

Protocolo de Cooperação Institucional Protocolo de Cooperação Institucional Entre: A DIRECÇÃO-GERAL DE INOVAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, através do GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR, adiante abreviadamente

Leia mais

DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares a serem desenvolvidas e suas respectivas cargas horárias são as especificadas do Eixo Temático e Regulamento de Atividades Complementares

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL PENAL Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL PENAL Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL PENAL Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO PROCESSUAL PENAL

Leia mais

NOVAS INICIATIVAS Acções de Comunicação

NOVAS INICIATIVAS Acções de Comunicação 1. Nomeação de Delegados para os Tribunais O Conselho Distrital de Lisboa nomeou sete delegados para os Tribunais da comarca de Lisboa. Desta iniciativa, destacam-se os seguintes objectivos: Promoção de

Leia mais

Código dos Contratos Públicos. Secretaria Regional da Agricultura e Florestas Governo dos Açores Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural

Código dos Contratos Públicos. Secretaria Regional da Agricultura e Florestas Governo dos Açores Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural Código dos Contratos Públicos Secretaria Regional da Código dos Contratos Públicos Legislação Aplicável: Directiva n.º 2004/17/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 31 de Março de 2004 Directiva n.º

Leia mais

CONFERÊNCIAS NO ÂMBITO DO MESTRADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS. Ano letivo: 2011/2012

CONFERÊNCIAS NO ÂMBITO DO MESTRADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS. Ano letivo: 2011/2012 CONFERÊNCIAS NO ÂMBITO DO MESTRADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS Dia 3 de Outubro de 2011 Ano letivo: 2011/2012 Professor Adjunto da ETGS do IPS Título da conferência: Impostos Diferidos Horário: 16,30 18,00

Leia mais

COMPROMISSO PARA A QUALIDADE

COMPROMISSO PARA A QUALIDADE COMPROMISSO PARA A QUALIDADE O presente documento corresponde à linha de orientação e ao compromisso do Conselho Nacional da Qualidade da (CNQ-OF) para com a Direcção Nacional da, na pessoa do Bastonário.

Leia mais

TABELA DE ATIVIDADES E CRÉDITOS

TABELA DE ATIVIDADES E CRÉDITOS Folha: 01/ ATENÇÃO! Atividade Complementar é um componente curricular que atende a LDB 9394/96 do MEC e a Resolução 0 de 02/09/20, portanto o aluno deve cumprir as exigências de acordo com seu currículo.

Leia mais

INSTITUTO PORTUGUÊS DE MEDIAÇÃO FAMILIAR

INSTITUTO PORTUGUÊS DE MEDIAÇÃO FAMILIAR EDITAL CURSO MEDIAÇÃO FAMILIAR 2016 A prática de Mediação Familiar tem assumido uma crescente importância na resolução de conflitos familiares em geral e especificamente na fase de separação/divórcio.

Leia mais

Europass Curriculum Vitae

Europass Curriculum Vitae Europass Curriculum Vitae Informação pessoal Nome(s) próprio(s) / Apelido(s) Morada(s) Endereço(s) de correio electrónico Rui Pedro Rego de Carvalho Rua Cidade de Rabat, nº32 3ºDt, 1500-163 Lisboa (Portugal)

Leia mais

No que concerne aos critérios exigidos em particular para os Cursos Iniciais são para além dos

No que concerne aos critérios exigidos em particular para os Cursos Iniciais são para além dos Para a participação em qualquer dos cursos ministrados no Centro de Formação Jurídica e Judiciária recorre-se aos procedimentos legais estabelecidos que consistem na submissão de candidaturas e após a

Leia mais

Plano de formação 2015 2016-2017. Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução

Plano de formação 2015 2016-2017. Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução Plano de formação 2015 2016-2017 Ordem dos es e dos Agentes de Execução Introdução À semelhança dos últimos anos, a formação profissional continua a ser um dos alicerces em que assenta a estratégia da

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Terça-feira, 24 de maio de 2016. Série. Número 95

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Terça-feira, 24 de maio de 2016. Série. Número 95 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Terça-feira, 24 de maio de 2016 Série Suplemento Sumário SECRETARIAS REGIONAIS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA ECONOMIA, TURISMO E CULTURA Despacho

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Escritório de Assistência Jurídica EAJ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Escritório de Assistência Jurídica EAJ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Escritório de Assistência Jurídica EAJ Dispõe sobre a estruturação e operacionalização do Núcleo de Prática Jurídica (Escritório de Assistência Jurídica EAJ).

Leia mais

António Pinto Leite Partner

António Pinto Leite Partner António Pinto Leite Partner Rua Castilho, 165 1070-050 Lisboa Portugal Tel.: +351 213 817 480 Fax: +351 213 826 628 apleite@mlgts.pt Pessoal António Maria Pinto Leite Data de nascimento: 24 de Julho de

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTABILIDADE PÚBLICA Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTABILIDADE PÚBLICA Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular CONTABILIDADE PÚBLICA Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Contabilidade 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Solicitadoria 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO

Leia mais

www.ricardohoracio.adv.br

www.ricardohoracio.adv.br www.ricardohoracio.adv.br Av. Erasmo Braga, n 227 - cob. 1303/1304 Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20.020-902 Tel.: (21) 2220-4019 / 2210-9329 Toda relação de confiança começa com diálogo. Compromisso

Leia mais

Curriculum vitae. Dados pessoais: Nome: Francisco Paes Marques Data de nascimento: 02/04/1980 Email: FPaesmarques@fd.ul.pt. Formação académica:

Curriculum vitae. Dados pessoais: Nome: Francisco Paes Marques Data de nascimento: 02/04/1980 Email: FPaesmarques@fd.ul.pt. Formação académica: Curriculum vitae Dados pessoais: Nome: Francisco Paes Marques Data de nascimento: 02/04/1980 Email: FPaesmarques@fd.ul.pt Formação académica: -Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 21 de dezembro de 2015. Série. Número 200

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 21 de dezembro de 2015. Série. Número 200 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Segunda-feira, 21 de dezembro de 2015 Série Sumário PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução n.º 1173/2015 Autoriza a celebração de um contrato-programa de desenvolvimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA COMISSÃO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA NOS PORTOS, TERMINAIS E VIAS NAVEGÁVEIS - CONPORTOS

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA COMISSÃO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA NOS PORTOS, TERMINAIS E VIAS NAVEGÁVEIS - CONPORTOS MINISTÉRIO DA JUSTIÇA COMISSÃO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA NOS PORTOS, TERMINAIS E VIAS NAVEGÁVEIS - CONPORTOS RESOLUÇÃO Nº 04, DE 27 DE JUNHO DE 2003. Dispõe sobre o cadastramento e a certificação de

Leia mais

Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua

Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua REGULAMENTO DE ACREDITAÇÃO DE FORMADORES/AS Projecto Preâmbulo Considerando que o Regime Jurídico de Formação Contínua de Professores/as (RJFCP), aprovado

Leia mais

Implementação do Processo de Bolonha a nível nacional. Grupos por Área de Conhecimento DIREITO

Implementação do Processo de Bolonha a nível nacional. Grupos por Área de Conhecimento DIREITO Implementação do Processo de Bolonha a nível nacional Grupos por Área de Conhecimento DIREITO Coordenador: Prof. Doutor Jorge Miranda Dezembro de 2004 2 Processo de Bolonha Relatório respeitante a Direito

Leia mais

Código de Processo Administrativo Contencioso Anotado

Código de Processo Administrativo Contencioso Anotado 書 名 : Título: 出 版 語 言 : Edição: 作 者 : Autor: 出 版 : Editor: 封 面 : Capa: 排 版 及 印 刷 : Composição e impressão: 發 行 量 : Tiragem: 出 版 日 期 : Data de edição: 國 際 書 號 : ISBN: 售 價 : Preço: 行 政 訴 訟 法 典 註 釋 Código

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II PROGRAMA. Turma de Dia. Luís Menezes Leitão

DIREITO DO TRABALHO II PROGRAMA. Turma de Dia. Luís Menezes Leitão DIREITO DO TRABALHO II PROGRAMA Turma de Dia Luís Menezes Leitão CAPÍTULO XV - ACIDENTES DE TRABALHO E DOENÇAS PROFISSIONAIS. 2. Evolução histórica da responsabilidade por acidentes de trabalho. 3. Pressupostos

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Árbitro da Câmara de Recurso e da 1ª Instância no Tribunal Arbitral do Desporto;

CURRICULUM VITAE. Árbitro da Câmara de Recurso e da 1ª Instância no Tribunal Arbitral do Desporto; CURRICULUM VITAE Sérgio Nuno Coimbra Castanheira C.C. n.º 11742681 Contribuinte Fiscal n.º 226811506 Data de nascimento: 20/01/1980 Residência: Av. Calouste Gulbenkian, n.º75, 4.ºDrt, 3000-092 Coimbra

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE BATISTA BRASILEIRA

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE BATISTA BRASILEIRA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE BATISTA BRASILEIRA Salvador, junho /2005 Aprovado pelo Colegiado do Curso através da Resolução nº 03 de 13 de agosto de 2010 REGULAMENTO

Leia mais

Manuel Pereira Barrocas. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Manuel Pereira Barrocas. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Manuel Pereira Barrocas Carreira Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Advogado e árbitro recomendado por diretórios internacionais e publicações de direito, incluindo

Leia mais

ÚLTIMAS OFERTAS À BIBLIOTECA

ÚLTIMAS OFERTAS À BIBLIOTECA ÚLTIMAS OFERTAS À BIBLIOTECA 20 de Abril de 2016 PORTUGUESES SILVA, José Manuel Braz da Parcerias público-privadas. Coimbra: Almedina, 2016, 317 p., ISBN 978-972-40-6114-6. Reg. 40 476 GONÇALVES, Pedro

Leia mais

OFERTAS DE TRABALHO CONCURSOS PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 17-03-2015

OFERTAS DE TRABALHO CONCURSOS PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 17-03-2015 OFERTAS DE TRABALHO CONCURSOS PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 17-03-2015 Concurso de Admissão de Voluntários para Prestação de Serviço Militar em Regime de Contrato na Categoria de Oficiais, nas Classes de

Leia mais

DIOGO COSTA GONÇALVES

DIOGO COSTA GONÇALVES UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE DIREITO DIOGO COSTA GONÇALVES CURRICULUM VITÆ LISBOA OUTUBRO 2015 CURRICULUM VITÆ DIOGO MANUEL COSTA GONÇALVES, que usa também DIOGO COSTA GONÇALVES, nasceu em Lisboa,

Leia mais

DESPACHO IPP/PR-48/2006

DESPACHO IPP/PR-48/2006 DESPACHO IPP/PR-48/2006 HOMOLOGAÇÃO DO REGULAMENTO DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO UNIDADE DE APOIO À ESCOLA INCLUSIVA Considerando que: 1- A aprovação pelo Conselho Geral, na sua reunião de 08.03.2006 da criação

Leia mais

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 9 de Dezembro de 2008 (OR. en) 14288/2/08 REV 2 ADD 1. Dossier interinstitucional: 2005/0236 (COD)

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 9 de Dezembro de 2008 (OR. en) 14288/2/08 REV 2 ADD 1. Dossier interinstitucional: 2005/0236 (COD) CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 9 de Dezembro de 2008 (OR. en) Dossier interinstitucional: 2005/0236 (COD) 14288/2/08 REV 2 ADD 1 MAR 175 ENV 687 CODEC 1331 NOTA JUSTIFICATIVA DO CONSELHO Assunto:

Leia mais

FUNCHAL ATIVIDADES DE TATUAGEM E SIMILARES CAE REV_3: 96091 ATIVIDADES DE TATUAGEM E SIMILARES

FUNCHAL ATIVIDADES DE TATUAGEM E SIMILARES CAE REV_3: 96091 ATIVIDADES DE TATUAGEM E SIMILARES O conteúdo informativo disponibilizado pela presente ficha não substitui a consulta dos diplomas legais referenciados e da entidade licenciadora. FUNCHAL ATIVIDADES DE TATUAGEM E SIMILARES CAE REV_3: 96091

Leia mais

DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1.º

DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1.º REGULAMENTO CIMASA, aprovado pela Assembleia Geral, em reunião de 18 de Dezembro de 2002, nos termos da alínea i), do artigo 14º, dos Estatutos do Cimasa No quadro da Lei nº 31/86 de 29 de Agosto e do

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA SEGURANÇA SOCIAL Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA SEGURANÇA SOCIAL Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA SEGURANÇA SOCIAL Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Recursos Humanos 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º 57 23 de Março de 2010

Diário da República, 2.ª série N.º 57 23 de Março de 2010 UNIVERSIDADE DA MADEIRA Reitoria Diário da República, 2.ª série N.º 57 23 de Março de 2010 Regulamento n.º 285/2010 Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para

Leia mais

Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. CAPÍTULO I Das Disposições Iniciais Art.1º - Observando o disposto no Artigo 08º da Resolução

Leia mais

Escolas de Condução - CAE 85530

Escolas de Condução - CAE 85530 O conteúdo informativo disponibilizado pela presente ficha não substitui a consulta dos diplomas legais referenciados e da entidade licenciadora. FUNCHAL Escolas de Condução CAE 85530 ÂMBITO Ensino da

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE SERVIÇOS LEGISLATIVOS LEI Nº 6.370, DE 13 DE DEZEMBRO DE 1993 - D.O. 13.12.93.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE SERVIÇOS LEGISLATIVOS LEI Nº 6.370, DE 13 DE DEZEMBRO DE 1993 - D.O. 13.12.93. Autor: Poder Executivo LEI Nº 6.370, DE 13 DE DEZEMBRO DE 1993 - D.O. 13.12.93. * Cria a Carreira de Tecnologia Ambiental. (*Revogada pela Lei n 7.290 D.O..06.00). A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE

Leia mais

O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS NO ÂMBITO DA COOPERAÇÃO

O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS NO ÂMBITO DA COOPERAÇÃO O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS NO ÂMBITO DA COOPERAÇÃO PALOP E TIMOR-LESTE ANTÓNIO MORÃO DIAS DIRECTOR-GERAL DO ENSINO SUPERIOR Centro de Congressos de Lisboa, 22 de Abril de 2010 DIRECÇÃO DE SERVIÇOS

Leia mais

Maria Isabel Pires de Azevedo Curriculum Vitae

Maria Isabel Pires de Azevedo Curriculum Vitae Maria Isabel Pires de Azevedo Curriculum Vitae Janeiro/2015 Maria Isabel Pires de Azevedo Curriculum Vitae Dados pessoais Nome E-mail Maria Isabel Pires de Azevedo azevemaria@hotmailcom Endereço residencial

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. A. Introdução

MANUAL DO CANDIDATO. A. Introdução MANUAL DO CANDIDATO A. Introdução 1. A medida INOV ART Estágios Internacionais de Jovens com Qualificações ou Aptidões Reconhecidas no Domínio Cultural e Artístico (doravante designada INOV ART ), é promovida

Leia mais

1º RELATÓRIO DE ATIVIDADES

1º RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE MARÇO 2003 - AGOSTO 2004 CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA CONSERVAÇÃO INTEGRADA - CECI 1º RELATÓRIO DE ATIVIDADES (março 2003 - agosto 2004) Centro de Estudos Avançados da Conservação

Leia mais

SERVIÇOS ACADÉMICOS DA UNIVERSIDADE DO MINHO

SERVIÇOS ACADÉMICOS DA UNIVERSIDADE DO MINHO SERVIÇOS ACADÉMICOS DA UNIVERSIDADE DO MINHO Os Serviços Académicos são uma unidade de serviços da Universidade do Minho cujo principal objetivo é a gestão administrativa dos processos escolares dos estudantes,

Leia mais

www.mpassos-advogados.com

www.mpassos-advogados.com INFORMAÇÃO PESSOAL Márcia Passos C. Escritórios Fórum Maia, R. Barão S. Januário, 33, escritório 46, 4470-473 Maia, Portugal Av. D. João II, n.º 50, 4.º andar, Ed. Mar Vermelho Parque das Nações 1990-095

Leia mais

Desejosas de aprofundar as relações bilaterais de cooperação nos domínios do direito e da justiça;

Desejosas de aprofundar as relações bilaterais de cooperação nos domínios do direito e da justiça; Decreto n.º 9/96 Protocolo de Cooperação entre a República Portuguesa e a República de Angola Relativo à Instalação e Funcionamento do Instituto Nacional de Estudos Judiciários, assinado em Luanda em 30

Leia mais

申 請 人 須 於 高 等 教 育 輔 助 辦 公 室 的 網 上 系 統 填 寫 申 請 表, 然 後 列 印 並 簽 署, 連 同 有 關 申 請 文 件 一 併 遞 交

申 請 人 須 於 高 等 教 育 輔 助 辦 公 室 的 網 上 系 統 填 寫 申 請 表, 然 後 列 印 並 簽 署, 連 同 有 關 申 請 文 件 一 併 遞 交 申 請 人 須 於 高 等 教 育 輔 助 辦 公 室 的 網 上 系 統 填 寫 申 請 表, 然 後 列 印 並 簽 署, 連 同 有 關 申 請 文 件 一 併 遞 交 Os candidatos, para efectuar o pedido de bolsas de mérito para estudos pós-graduados em Artes, devem preencher, online,

Leia mais

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Novembro de 2016 I - IDENTIFICAÇÃO Nome - RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Estado civil - Casado Naturalidade - Luanda Nacionalidade - Angolana Data de nascimento

Leia mais

Regulamento para Inscrições no XIII Prêmio Innovare

Regulamento para Inscrições no XIII Prêmio Innovare Regulamento para Inscrições no XIII Prêmio Innovare Capítulo I Do Prêmio Innovare e suas finalidades art 1º. O Prêmio Innovare é um instrumento para identificar e disseminar práticas bem sucedidas da Justiça

Leia mais

ESCRITÓRIO RIO ESCRITÓRIO BRASÍLIA

ESCRITÓRIO RIO ESCRITÓRIO BRASÍLIA Apresentação Fundada no ano de 2013, a sociedade de advogados Tórtima, Tavares e Borges traz como um de seus marcos a especialização notória de seus integrantes. Juarez Tavares, Professor Titular de Direito

Leia mais

Proposta de Lei. Exposição de Motivos

Proposta de Lei. Exposição de Motivos Proposta de Lei Exposição de Motivos O Memorando de Entendimento sobre as Condicionalidades de Política Económica, celebrado entre a República Portuguesa e o Banco Central Europeu, a União Europeia e o

Leia mais

CURRICULUM VITAE (janeiro de 2014) Nome: Pinto Rodrigues de Almeida Morgado, Abílio Manuel

CURRICULUM VITAE (janeiro de 2014) Nome: Pinto Rodrigues de Almeida Morgado, Abílio Manuel Abílio de Almeida Morgado CURRICULUM VITAE (janeiro de 2014) 1 - INFORMAÇÕES PESSOAIS Nome: Pinto Rodrigues de Almeida Morgado, Abílio Manuel Morada: Lisboa, Portugal Correio eletrónico: abilioamorgado@mvga-advogados.pt

Leia mais

III CURSO DE VERÃO DE DIREITO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL TEMÁRIO 2.ª FEIRA 05/07/10

III CURSO DE VERÃO DE DIREITO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL TEMÁRIO 2.ª FEIRA 05/07/10 FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DIREITO INTELECTUAL III CURSO DE VERÃO DE DIREITO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL 5 a 9 de Julho de 2010 Coordenadores: Prof. Doutor José de Oliveira Ascensão

Leia mais

SEGUNDA CIRCULAR PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

SEGUNDA CIRCULAR PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES SEGUNDA CIRCULAR PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica - VII CIPA CUIABÁ/MT 17 a 20 de Julho de 2016 Prezad@s Colegas, A Diretoria da BIOgraph e a Comissão

Leia mais

Funcionamento dos Tribunais Administrativos e Fiscais

Funcionamento dos Tribunais Administrativos e Fiscais Funcionamento dos Tribunais Administrativos e Fiscais O Conselho Distrital de Lisboa enviou, via mailing electrónico, em 3 de Agosto do corrente ano, a todos os Advogados da sua área de jurisdição, um

Leia mais

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF DECRETO Nº 33.564, DE 09 DE MARÇO DE 2012. Regulamenta as hipóteses de impedimento para a posse e exercício na administração pública direta

Leia mais

23820 Diário da República, 2.ª série N.º 87 5 de Maio de 2010

23820 Diário da República, 2.ª série N.º 87 5 de Maio de 2010 23820 Diário da República, 2.ª série N.º 87 5 de Maio de 2010 Polícia de Segurança Pública Direcção Nacional Despacho (extracto) n.º 7902/2010 Por despacho do Director -Geral do Ensino Superior n.º 26876/2009,

Leia mais

Nota Curricular. Publicações

Nota Curricular. Publicações Nota Curricular Maria Regina Gomes Redinha (FDUP/CIJE) é licenciada em Ciências Jurídicas e Ciências Jurídico-Empresariais e Mestre em Ciências Jurídico-Económicas pela Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

COMISSÃO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS. PLANO DE ACTIVIDADES 4.ª Sessão Legislativa

COMISSÃO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS. PLANO DE ACTIVIDADES 4.ª Sessão Legislativa COMISSÃO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS PLANO DE ACTIVIDADES 4.ª Sessão Legislativa I Enquadramento e âmbito. A competência da Comissão de Finanças centra-se na apreciação das questões de natureza orçamental

Leia mais

JULIANA FERRAZ COUTINHO CURRICULUM VITÆ PORTO

JULIANA FERRAZ COUTINHO CURRICULUM VITÆ PORTO JULIANA FERRAZ COUTINHO CURRICULUM VITÆ PORTO 2011 ÍNDICE I. Identificação...2 II. Formação Académica...3 III. Actividade Docente...4 1. Licenciaturas. 2. Cursos de Pós-Graduação. 3. Outros Cursos. IV.

Leia mais

Natureza do Serviço Modalidade / N de vagas Localidade de Trabalho

Natureza do Serviço Modalidade / N de vagas Localidade de Trabalho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) N.º e Título do Projeto OEI/ BRA/ 10/ 001 Fortalecimento da Capacidade Institucional da Diretoria

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, GESTÃO E ENGENHARIA INDUSTRIAL Prof. Joaquim Carlos Pinho (Universidade de Aveiro) Prof. Lucia Lima (Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO CIVIL (AVANÇADO) Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO CIVIL (AVANÇADO) Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular DIREITO CIVIL (AVANÇADO) Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Direito (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Direito 3. Ciclo de Estudos 2º 4. Unidade Curricular DIREITO CIVIL

Leia mais

Programa de Formação. Código - Designação

Programa de Formação. Código - Designação Programa de Formação Código - Designação (PVDIACD) Prevenção da Violência Doméstica sobre Idosos e Adultos com Capacidade Diminuída Enquadramento Legal Local Centro Social Paroquial do Campo Grande, Campo

Leia mais

SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE FINANÇAS PÚBLICAS, CONTROLE E RESPONSABILIDADE

SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE FINANÇAS PÚBLICAS, CONTROLE E RESPONSABILIDADE SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE FINANÇAS PÚBLICAS, CONTROLE E RESPONSABILIDADE 20 e 21 de abril de 2016 Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa 20 de abril de 2016 14H00 Abertura Professor Doutor

Leia mais

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Características Gerais Área de Educação e Formação Curso Profissional Saída Profissional Nível de Formação Modalidade de Formação Legislação Duração Certificação Equivalência Escolar

Leia mais

FEP Guião de Programa para CDR- Campeonato Regional 2014

FEP Guião de Programa para CDR- Campeonato Regional 2014 Categoria do Concurso / Evento: Campeonato Regional do Norte Data: De _25 / _05 / _2014 Local: Centro Hípico ACATE Viana do Castelo Condições Gerais Esta Competição realiza-se de acordo com: - Estatutos

Leia mais

REGISTRO PÚBLICO DE EMPRESAS MERCANTIS

REGISTRO PÚBLICO DE EMPRESAS MERCANTIS REGISTRO PÚBLICO DE EMPRESAS MERCANTIS Evolução do Registro Art. 4º - matrícula em um dos Tribunais do Comércio do Império, para ser considerado comerciante. Tribunais do Comércio do Império: função jurisdicional

Leia mais

OTIC- IPS Oficina de Transferência de Tecnologia e Conhecimento

OTIC- IPS Oficina de Transferência de Tecnologia e Conhecimento INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL OTIC- IPS Oficina de Transferência de Tecnologia e Conhecimento 28 de Novembro de 2006 Agenda Como surgiu Missão Objectivos Estrutura organizativa Principais linhas de

Leia mais

Curso de Comunicação e Liderança Magistrados (Turma Piloto) Público-alvo: magistrados do PJSC lotados na Grande Florianópolis e no TJSC

Curso de Comunicação e Liderança Magistrados (Turma Piloto) Público-alvo: magistrados do PJSC lotados na Grande Florianópolis e no TJSC Curso de Comunicação e Liderança Magistrados (Turma Piloto) Público-alvo: magistrados do PJSC lotados na Grande Florianópolis e no TJSC Capacitação em Competências da Mediação Judicial (4ª Edição Blumenau)

Leia mais

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Março 2011 I - IDENTIFICAÇÃO Nome - RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Estado civil - Casado Naturalidade - Luanda Nacionalidade - Angolana Data de nascimento - 21 de

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2016. Tipo: Anual 5º Ano

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2016. Tipo: Anual 5º Ano FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2016 Disciplina: DIREITO INTERNACIONAL Departamento IV: DIREITO DO ESTADO Docente Responsável: FERNANDO FERNANDES DA SILVA Carga Horária Anual: 100 h/a Tipo: Anual

Leia mais

Instituto Politécnico de Setúbal. Edital. Abertura de concurso documental para professor coordenador

Instituto Politécnico de Setúbal. Edital. Abertura de concurso documental para professor coordenador Instituto Politécnico de Setúbal Edital Abertura de concurso documental para professor coordenador 1 Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 6º do Regulamento de Recrutamento e Contratação do Pessoal

Leia mais

A PROBLEMÁTICA DO REENVIO PREJUDICIAL ART. 267º DO TFUE

A PROBLEMÁTICA DO REENVIO PREJUDICIAL ART. 267º DO TFUE A PROBLEMÁTICA DO REENVIO PREJUDICIAL ART. 267º DO TFUE DIREITO COMUNITÁRIO E COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Direito Comunitário primário e Direito Comunitário derivado O princípio do primado (ou primazia)

Leia mais

Europass Curriculum Vitae

Europass Curriculum Vitae Europass Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido (s) / Nome (s) próprio (s) Endereço (s) de correio electrónico Morada (s) Rua Augusto Simões, Nº 768 4ºB 4470-147 Maia Portugal Telemóvel 919918916

Leia mais

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SEGURANÇA URBANA, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei;

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SEGURANÇA URBANA, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei; PORTARIA 65/03 - SMSU O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SEGURANÇA URBANA, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei; CONSIDERANDO a manifestação da Procuradoria Geral do Município de São Paulo acolhida

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO E EXPLORAÇÃO DO AERÓDROMO MUNICIPAL DE BRAGANÇA Tendo em conta o aumento da utilização do Aeródromo Municipal de

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO E EXPLORAÇÃO DO AERÓDROMO MUNICIPAL DE BRAGANÇA Tendo em conta o aumento da utilização do Aeródromo Municipal de REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO E EXPLORAÇÃO DO AERÓDROMO MUNICIPAL DE BRAGANÇA Tendo em conta o aumento da utilização do Aeródromo Municipal de Bragança nos últimos anos, torna-se necessário estabelecer

Leia mais

O curso de Administração da FACHASUL

O curso de Administração da FACHASUL O administrador gerencia recursos financeiros, materiais e humanos de uma empresa. Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos. Em recursos

Leia mais

CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS 2. QUALIFICAÇÃO ACADÉMICA

CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS 2. QUALIFICAÇÃO ACADÉMICA CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS NOME: Patrícia Alexandra Balbino Grilo RESIDÊNCIA: Rua Fonte do Bispo Edifício União, 136, 5.º B 3030-243 Coimbra TELEMÓVEL: 93 9429190 NATURALIDADE: Freguesia de Vieira

Leia mais