Atividade Cuidados com a Pele

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atividade Cuidados com a Pele"

Transcrição

1 Caro aluno Os objetivos do Ensino Médio em cada área do conhecimento devem envolver, de forma combinada, o desenvolvimento de conhecimentos práticos, contextualizados, que respondam às necessidades da vida contemporânea, e o desenvolvimento de conteúdos mais amplos e abstratos, que correspondam a uma cultura geral e a uma visão de mundo. Para a área das Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias, especialmente nas disciplinas Química e Biologia, isto é particularmente verdadeiro, pois a crescente valorização do conhecimento e da capacidade de inovar demanda cidadãos capazes de aprender continuamente, para conhecer melhor o mundo em que vive e a vida dos seres que habitam esse mundo, para o que é essencial uma formação geral e não apenas um treinamento específico. A educação em ciências não pode mais se ater a contextos estritamente escolares. Essa afirmação, cada vez mais presente entre educadores, enfatiza o papel de espaços de educação não formal, laboratórios de ciência e tecnologia, para a alfabetização científica dos indivíduos. Estes espaços diferenciados de aprendizagem apontam para uma concepção de aprendizado científico-tecnológico no Ensino Médio diferente daquela hoje praticada na maioria de nossas escolas; e não é uma utopia, pode ser efetivamente posta em prática no ensino da Biologia e da Química interligados, criando esses espaços na própria sala de aula. Com essas concepções, a idéia consiste em utilizar experiências correlatas aos temas tratados e passatempos lúdicos que induzem ao estudo e aprendizagem, como palavras cruzadas, além de seguir esses novos paradigmas da educação, num trabalho interdisciplinar de Biologia e Química. Pretendemos nessa atividade, trabalhar uma atividade envolvendo os cuidados com a pele, para isso, proporcionaremos momentos de análise e reflexão sobre a pele, sua limpeza e como os conceitos biológicos e químicos podem favorecer um entendimento mais amplo desse processo.?? Para refletir Como vamos fazer isso? Iniciaremos apresentando a estrutura da pele e de que forma podemos perceber a presença do estudo da Química para o entendimento de todo processo. Lembre-se aqui você é o aluno, porém essa seqüência que seguiremos é uma sugestão para depois ser desenvolvida com seus alunos. A pele é um órgão que contribuí em grande parte para a adaptação dos organismos ao ambiente. Ela nos protege contra agentes mecânicos (atrito, pressões), químicos (substâncias prejudiciais) e biológicos (microrganismos patogênicos), além de evitar uma excessiva perda de água, o que é muito importante para animais terrestres. Vamos, inicialmente, apresentar a estrutura e funcionamento da pele e sua relação com substâncias químicas e sugerir uma maneira de trabalhar em conjunto esses assuntos, que são tão inter-relacionados.

2 Em todos os seres vivos existe uma membrana que serve de revestimento, separando o meio interno do meio externo. Tal membrana é denominada de tegumento que, nos vertebrados, é também denominada de pele ou cútis. A pele tem três camadas, a epiderme, a derme e o hipoderme. A pele é praticamente idêntica em todos os grupos étnicos humanos. Veja a imagem a baixo, e analise a explicação de suas camadas para conhecer mais sobre cada uma delas. Fonte: Biologia César e Sezar A epiderme Esta é a camada mais externa com 0,1 mm de espessura sobre a maior parte do corpo, porém muito mais espessa nas palmas das mãos e plantas dos pés. A epiderme é um epitélio de várias camadas celulares. A mais profunda, viva, o estrato germinativo, repõe as células mortas superficiais por meio de mitoses, sendo essas células eliminadas por uma descamação contínua. A camada morta superficial, a camada córnea, é rica em queratina, uma proteína que dá à pele uma certa resistência e impermeabilidade. Em algumas regiões do corpo, como por exemplo, na sola dos pés, a camada córnea é muito grossa, podendo ter alguns milímetros de espessura. Cabelos e unhas também são formados por queratina.

3 A camada germinativa tem células especiais, os melanócitos, produtores de melanina, pigmento castanho-escuro responsável pela cor da pele Veja na imagem a seguir, a forma como a epiderme é renovada: Ao mesmo tempo em que cada célula vai sendo empurrada para a superfície, sofre transformações: achata-se, ancora-se às vizinhas, secreta substâncias fosfolipídicas (que se depositam entre as células, contribuindo para a vedação) produzem queratina e terminam por perder o núcleo para tornarem-se placas superficiais e descamarem. A epiderme dá origem aos anexos cutâneos: unhas, pêlos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. A abertura dos folículos pilossebáceos (pêlo + glândula sebácea) e das glândulas sudoríparas na pele formam os orifícios conhecidos como poros. As unhas são formadas por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e pés. Os pêlos existem por quase toda a superfície cutânea, exceto nas palmas das mãos e plantas dos pés. Podem ser minúsculos e finos (lanugos) ou grossos e fortes (terminais). No couro cabeludo, os cabelos são cerca de 100 a 150 mil fios e seguem um ciclo de renovação no qual aproximadamente 70 a 100 fios caem por dia para mais tarde darem origem a novos pêlos. Este ciclo de renovação apresenta 3 fases: anágena (fase de crescimento) - dura cerca de 2 a 5 anos, catágena (fase de interrupção do crescimento) - dura cerca de 3 semanas e telógena (fase de queda) - dura cerca de 3 a 4 meses. As glândulas sudoríparas produzem o suor e têm grande importância na regulação da temperatura corporal. São de dois tipos: as écrinas, que são mais numerosas, existindo por todo o corpo e produzem o suor eliminando-o diretamente na pele. E as apócrinas, existentes principalmente nas axilas, regiões genitais e ao redor dos mamilos. São as responsáveis pelo odor característico do suor, quando a sua secreção sofre decomposição por bactérias. As glândulas sebáceas produzem a oleosidade ou o sebo da pele. Mais numerosas e maiores na face, couro cabeludo e porção superior do tronco, não existem nas palmas das mãos e plantas dos pés.

4 A derme Essa camada é encontrada logo abaixo da epiderme e contém os vasos sangüíneos que nutrem a pele. Contém também, as terminações nervosas que transmitem a sensação do tato, as glândulas (sudoríparas e sebáceas) e os folículos pilosos. A pele, com certo conteúdo de hidratação, mantido por um nível adequado de lipídios é também uma barreira eficaz contra as bactérias e fungos que podem causar infecções. A derme é formada por tecido conjuntivo, que ao contrário do tecido epitelial é ricamente vascularizado. Nela encontram-se as fibras colágenas, elásticas e reticulares, além das células formadoras de sua composição (fibroblastos, linfócitos, mastócitos...). Hipoderme Tecnicamente já não faz parte da pele. É constituído por tecido adiposo que protege contra o frio. É um tecido conjuntivo frouxo ou adiposo que faz conexão entre a derme e a fáscia muscular e a camada de tecido adiposo é variável à pessoa e localização. Funções: reservatório energético; isolante térmico; modela superfície corporal; absorção de choque e fixação dos órgãos. Camadas Areolar: superficial; adipócitos globulares e volumosos e numerosos e delicados vasos. Lâmina fibrosa: separa a camada areolar da lamelar. Lamelar: mais profunda; aumento da espessura com ganho de peso (hiperplasia). É importante saber que quando se pensa em epiderme, derme e hipoderme, precisa ter em mente que uma depende da outra para o equilíbrio deste importante órgão que é a pele humana, e também para o perfeito funcionamento de nosso organismo. 1) A pele é o órgão que envolve o corpo determinando seu limite com o meio externo ela é um órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível. Quais são as camadas que formam esse importante órgão? 2) Observe a imagem abaixo e coloque nos retângulos a denominação correta.

5 Curiosidade! Você sabe por que quando ficamos muito tempo na água, os dedos enrugam? Já é hora de encerrar o banho. Normalmente, esse é o momento no qual você descobre suas estranhas pontas dos dedos. Elas estão agora todas enrugadas e parecem esquisitas. Obviamente, algo aconteceu. Essa maravilha da natureza chamada pele é muito complexa. Ela tem vários objetivos. Como a primeira ligação entre o corpo e o mundo exterior, ela tem que garantir: proteção química e bacteriológica regulagem térmica absorção de choques e vibrações proteção contra o sol e, muito importante: permitir o tato. A estrutura da pele é composta por 3 camadas, epiderme, derme e hipoderme

6 Voltando aos dedos estranhos. Após mais de 30 minutos na banheira, a epiderme absorveu muita água. Porém, a derme, que é mais profunda, não absorveu muito. A epiderme se expandiu. Se o seu aumento fosse uniforme (o mesmo em todos os lugares), o dedo simplesmente ficaria mais gordo. Dedos Engraçados Porém, a pele não é uniforme. Ela estica na direção do comprimento do dedo. Portanto, a epiderme infla somente naquela direção. Se você olhar mais de perto, seus dedos dos pés também enrugam. Agora que já conhecemos um pouco da estrutura da pele, vamos ver de que forma as substâncias químicas podem beneficiar ou prejudicá-las. Os hábitos de higiene e os cuidados com a aparência fazem parte de nossa vida. Uma das primeiras coisas que fazemos ao acordar é lavar o rosto e escovar os dentes. Para lavar o rosto usamos um sabonete, para escovar os dentes utilizamos um creme dental. É através do cotidiano que damos sentido a nossa vida. O diálogo entre duas fontes de saber, Biologia e a Química, é óbvia no exemplo acima. Mas, será que é óbvia mesmo??? Vamos pensar um pouco! Por que lavar o rosto? Para manter a pele saudável, deve haver um equilíbrio entre limpeza, proteção contra agentes externos e hidratação. Limpeza

7 A pele normalmente é recoberta por células mortas, bactérias, produtos eliminados pelas glândulas sebáceas e sudoríparas e, naturalmente sujeira. As bactérias existentes na pele degradam componentes das secreções, dando origem a substâncias de odor desagradável, entre elas, ácidos graxos de baixa massa molecular. A sensação de bem estar que sentimos quando tomamos banho está associada à remoção de parte da gordura e de outras substâncias existentes na superfície da pele. Veja nas próximas imagens, como o sabão limpa a sujeira! Fonte: Simplificando, a lavagem é: aplicar sabão deixar a água trabalhar enxaguar. Parte dessa camada oleosa é retirada mecanicamente, com o auxilio de um sabonete durante o banho. O sabonete deve ser usado com moderação. Uma conseqüência de seu uso excessivo é a retirada de grande parte da camada gordurosa, o que pode tornar a pele seca, causando uma sensação de desconforto, por isso, na produção de sabonetes de melhor qualidade são acrescentados hidratantes como a glicerina. Outra conseqüência do uso de excessivo de sabonete é a alteração do ph da pele, cujo valor médio é 5,5. Como a maioria dos sabonetes em barra apresenta ph em torno de 10,5, sua utilização eleva o ph da pele, o que favorece a proliferação de bactérias na superfície da pele. Isso pode ser evitado com o uso de sabonetes neutros, como o da receita que apresentaremos no decorrer dessa atividade, e você poderão fazer em casa, com o uso de material reciclado, favorecendo o meio ambiente. Os sabões, sabonetes e detergentes facilitam os processos de limpeza devido à sua ação detergente ( do latim detergere = limpar). A água, embora seja um excelente agente de limpeza, nem sempre consegue remover as sujeiras da nossa pele ou de nossas roupas que geralmente estão recobertas por uma fina camada de óleos ou gorduras insolúveis em água. Quando lavamos o rosto, com água sem sabonete, os óleos ou gorduras se dispersam na água na forma de gotículas, porém, ao cessar

8 a agitação da nossa mão molhada no rosto, essas gotículas tendem a se juntar novamente, voltando a recobrir nossa pele. Veja como isso acontece. Coloque em um vidro transparente com tampa, metade de seu volume de água e mais ou menos 5 cm de óleo, tampe e depois agite por alguns segundos. Depois deixa em repouso e verifique o que acontece. A água e o óleo não se dissolvem, porque a água é uma substância polar enquanto os óleos são apolares. Adicionando-se sabão ou detergente a esse sistema, as partículas de gordura se unem às moléculas de sabão e permaneceram em suspensão sendo removidas junto com a água de lavagem. Agora veja o que acontece quando na mistura de água com óleo colocamos detergente. É isso que acontece quando lavamos nosso rosto com sabonete, as partículas de gordura se unem as moléculas de sabão e ao jogarmos a água, toda gordura sairá. Mencionamos anteriormente a importância da higiene da pele para deixá-la saudável e para isso precisamos usar sabonete. Veja que interessante, podemos ir além nesse estudo sobre os cuidados com a pele! Já que estamos falando em sabonete e sabão que tal fazermos uma experiência reaproveitando o óleo de cozinha usado, para fabricação de sabão e sabonete caseiro? Afinal de contas não podemos mais ter uma relação com a natureza de meros espectadores; somos parte integrante da mesma, e temos o dever de minimizar impactos e buscar alternativas de melhoria de condições de vida.

9 Pequenas ações, como o simples reaproveitamento do óleo usado em frituras, podem refletir positivamente na preservação do meio ambiente. paginas.terra.com.br O óleo de cozinha, jogado diretamente na pia, pode parar na rede de esgoto encarecendo o tratamento em até 45%. O óleo sendo menos denso que a água, fica na superfície, criando uma barreira que dificulta a refração da luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática, os fitoplâncton. As flutuações do nível de água, dos rios e represas com óleo em sua superfície, provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos adjacentes que contribuem para enchentes, entre outros danos ao meio ambiente. Jogar óleo usado na rede de esgoto, além de causar danos irreparáveis ao meio ambiente, constitui uma prática ilegal, passível de ser punível por lei. Não faça isso! paginas.terra.com.br/lazer/staruck Sabe por quê? Porque um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. Cada família gera em torno de 1,5 litros de óleo de cozinha por mês.

10 Muitos estabelecimentos Saiba mais! comerciais (restaurantes, bares, pastelarias, hotéis) e residências jogam o óleo de cozinha usado na rede de esgoto, com conseqüente entupimento da mesma e mau funcionamento das estações de tratamento. Para retirar o óleo e desentupir são empregados produtos químicos tóxicos, com efeitos negativos sobre o ambiente. Além disso, como o óleo é mais leve que a água, fica na superfície, criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo os seres vivos aquáticos. Para colocar em prática o que vimos até agora, apresentamos a seguir uma receita de sabão caseiro que permite a reciclagem do óleo de cozinha usado. Materiais: - 1 kg de soda cáustica (NaOH) - 2 litros de água - 4 litros de óleo de frituras (exceto de peixe) - 1 litro de álcool - 0,5 copo de sabão em pó 0,5 copo de vinagre branco - balde - colher de pau ou de plástico - formas de silicone, recipiente plástico ou forma de alumínio, forrada com plástico Recomendações: - Não utilize óleo da fritura de peixes e frutos do mar. - Coe o óleo para separar as impurezas. - Mantenha uma distância segura quando efetuar a mistura da água com a soda cáustica e utilize protetores para olhos e máscara para nariz e boca, pois o vapor resultante dessa mistura é muito forte. Procedimento: - Coloque no balde, 1 kg de soda cáustica e 2 l de água quente. Misture com uma colher de pau até diluir totalmente. - Aqueça os 4 litros de óleo de frituras. Junte os 4 litros de óleo de frituras com a soda cáustica diluída. Continue mexendo com a colher de pau, durante cerca de 20 minutos. - Acrescente 1 litro de álcool, 0,5 copo de sabão em pó e 0,5 copo de vinagre ou limão - Misture tudo até se obter a consistência de pasta. - Despeje esta mistura nas formas. - Deixe secar totalmente e corte os pedaços de sabão no tamanho desejado. - Embrulhe o sabão em papel-filme.

11 patriciaepedro.com Informações importantes: Atualmente, o sabão apresenta várias formas, tipos, tamanhos e cores. Se você quiser transformar o seu sabão em sabonete, acrescente 1,0 copo de álcool e 0,5 copo de glicerina e mexa bastante. As marcas mais conhecidas de bases glicerinadas são: Harmony, Nossa Terra e Mago O sabão praticamente neutro, que contém glicerina, óleos, perfume e corantes, é o sabonete. A glicerina é um subproduto da fabricação do sabão, também vendido nas fábricas de sabão. Este sub-produto é adicionado aos cremes de beleza e sabonetes (permite manter a umidade da pele) ou a produtos alimentícios (mantém a umidade do produto). Para que o sabonete fique mais espumante, coloque um pouco de lauril líquido, cerca de 10 ml para cada quilo de base. Sempre é bom borrifar álcool, após encher as forminhas, ele acaba com aquelas bolhinhas que ficam no sabonete.

12 Veja que interessante a explicação abaixo, ela retoma o que já vimos anteriormente, deixando a informação ainda mais clara! O sabão permite remover certos tipos de sujeiras que a água, sendo polar, não consegue remover, como restos de óleo apolares. O sabão exerce um papel importantíssimo na limpeza porque possui uma cadeia apolar, capaz de interagir com o óleo e uma extremidade polar, capaz de interagir com a água, conforme representado na figura abaixo. 1. Sabendo-se que o ph da pele seja em torno de 5,5 e que a maioria dos sabonetes em barra apresenta ph ao redor de 10,5. Quais as conseqüências do uso excessivo desses sabonetes? 2. Cite duas razões para não se jogar óleo usado no ralo da pia. 3. Como o óleo usado pode ser reaproveitado? 4. Como você pode provar, por meio de experiências, que o óleo de soja não se dissolve na água? 5. Por que água e óleo de soja não se dissolvem? 6. Quais as duas principais substâncias utilizadas na fabricação de sabão? 7. Se você verificar que o sabão caseiro que você está produzindo, ainda em estado pastoso, está muito básico, assinale a substância que você deve acrescentar para neutralizá-lo: a) soda cáustica b) amoníaco c) álcool d) água e) suco de limão

13 8. Você acabou de fabricar um lote de sabão. O que você deve fazer para transformá-lo em sabonete? 9. A região de São Paulo está passando por um período muito seco. Em situações como essa que substância você deve acrescentar ao seu sabonete, para torná-lo mais hidratante, evitando o ressecamento de sua pele. 10. A fórmula do sabão é: Marque as extremidades polar e apolar dessa molécula. Caro aluno, nossa intenção com essas atividades foi de demonstrar que podemos realizar um trabalho interdisciplinar de Biologia e Química. Mas, nosso trabalho ainda não acabou! Mas fique atento! Nossas atividades ainda não acabaram. Vamos explicar algumas curiosidades que acontecem em nosso corpo e só com o estudo químico podemos entender. Você sabe por que os pés e as axilas ficam com mau cheiro?

14 Mas que cheiro de chulé! Atividade Cuidados com a Pele O mau cheiro nos pés, conhecido popularmente como chulé, é algo bem desagradável. Esse mau cheiro é provocado pala proliferação de bactérias ou fungos num ambiente quente e úmido. As bactérias metabolizam os componentes de suor, produzidos pelos pés, e dão os compostos de odor desagradável, como o ácido butanóico ou butírico (CH 3 -CH 2 -CH 2 -COOH), metanotiol (CH 3 -SH) e butanodiona O tratamento mais eficaz consiste em lavar bem os pés, principalmente entre os dedos com sabonetes, a seguir deve-se enxugar muito bem e passar talco com ph acima de 7 para neutralizar os ácidos fedorentos e não deixar umidade para as bactérias se reproduzirem. Existem no mercado sabonetes antibacterianos e fungicidas. Para evitar o aparecimento de chulé é necessário andar descalço o maior tempo possível, todos os dias. Sugestão de experiência: Com essa experiência, será possível observar a presença de microrganismo, bem como, cheiro reproduzido por eles. Criando Micróbios DO QUE VOCÊ PRECISA: Um pote de maionese limpo, gelatina sem sabor, algodão, água, paciência. O QUE FAZER: Aqueça 1/2 xícara de água e coloque 4 envelopes de gelatina sem sabor. Dissolva-a. Despeje no pote de maionese. Vista um par de tênis sem meias e saia para andar. Três horas mais tarde a gelatina já estará dura e seus pés já estarão com chulé. Pegue o algodão e passe-o entre os dedos dos pés. Após fazer isso, passe o algodão cuidadosamente na gelatina e feche o pote. Coloque-o num local escuro e morno (um armário). Deixe o pote neste local por 4 dias.

15 E ENTÃO: O interior de seus tênis é escuro, quente e úmido - um local perfeito para os micróbios! E eles crescem e crescem. O pote com gelatina é muito parecido com este local. A gelatina é o que os micróbios estão comendo. É o chamado meio de crescimento. Após 4 dias, você verá sulcos na gelatina. Os micróbios estão comendo-a. Quando você abrir o pote, você sentirá um cheiro muito pior do que o seu chulé. Não toque no interior do pote. Encha-o com água quente e com detergente, lave suas mãos muito bem. Este é um experimento maravilhoso para se fazer na escola. Você pode coletar micróbios de colegas, de fontes de água e até de lanchonetes. P.S. de Beakman: Os micróbios crescem até quando não queremos. É por isso que quando esquecemos coisas no fundo da geladeira, elas ficam com cheiro ruim. São micróbios que estão crescendo e comendo a comida. Fonte: 1) Por que as bases bicarbonato de sódio e hidróxido de magnésio são utilizadas em talcos desodorantes, para torná-los, capazes de eliminar o cheiro do chulé? Mal cheiro nas axilas A transpiração (suor) é uma função natural do nosso organismo. Sua finalidade consiste em regular a temperatura do corpo e eliminar certas substâncias de nosso corpo. No suor encontramos água, cloreto de sódio, ácidos carboxílicos de moléculas pequenas, uréia, sais de ferro, potássio e amônio. O suor que é eliminado pelas glândulas sudoríparas normalmente é isento de odor. Porém, em contato com bactérias que vivem na superfície da pele, pode ocorrer a produção de ácido butanóico, capróico e outros associados a aminas e mercaptanas. Essas substâncias dão origem ao odor desagradável que recebe nome de bromodiose. 1) Se a pele não tem cheiro, o que justifica o mau cheiro nas axilas de algumas pessoas?

16 A melhor maneira de eliminar o odor do corpo é tomar banho com sabão ou sabonete e em seguida usar desodorantes, que são substâncias que mascaram ou impedem o suor. A maioria dos desodorantes contém como componente ativo triclosan, que inibe o crescimento das bactérias. Os desodorantes podem apresentar outros componentes, como éster, álcool e essências. Quando utilizamos substâncias de caráter básico, como o hidróxido de magnésio [(Mg(OH) 2 ], ou o bicarbonato de sódio (NaHCO 3 ), presente no talco desodorante, estamos tornando o meio básico matando as bactérias e neutralizando os ácidos carboxílicos causadores do mal cheiro. Os antitranspirantes funcionam como inibidores da transpiração e mantém as axilas secas. O componente ativo mais comum desses produtos é o cloridrato de alumínio [Al 2 (OH) 5 Cl]. Esse sal libera íons Al 3+ que coagulam proteínas, formando estruturas bloqueadoras do canal de saída das glândulas sudoríparas. Estudos recentes sugerem que o alumínio presente nos antitranspirantes pode ser absorvido pelo organismo e se acumular. Esse acúmulo pode favorecer a incidência de câncer de mama e do mal de Alzeimer. 1) Por que estudos recentes sugerem que não se deve utilizar antitranspirantes a base de cloridrato de alumínio [Al 2 (OH) 5 Cl]? A pele está sujeita a vários fatores externos, vamos analisar os tipos de agressões mais comuns. 1) Uso de sabonete com ph muito elevado, acima de 10,0. Um sabonete com ph acima de 10,0 favorece a retirada da camada oleosa da pele deixando-a mais desprotegida e seca. O sabonete deve ser usado com moderação. Você já reparou que quase todos os rótulos de produtos cosméticos e bulas de cremes dermatológicos informam se possuem ph fisiológico próximo ao natural da pele ou ph não alcalino??? Mas, afinal, o que significa ph? Segundo os dermatologistas, o ph (Potencial Hidrogeniônico) é a sigla utilizada para indicar o grau de acidez do manto protetor da nossa pele. Manto protetor é uma camada superficial sobre a epiderme, que age como um hidratante natural da pele e é formado por gordura, substância produzida pelas glândulas sebáceas e por suor. Seu nome técnico é manto hidrolipídico (hidro=água

17 /lípide= gordura) e sua função é proteger a pele da evaporação excessiva, evitando o ressecamento, mantendo a lubrificação e protegendo contra agressões de agentes externos e bacteriológicos, seu ph é ligeiramente ácido porque as gorduras são ácidos graxos. 2) Banhos com água muito quente A água muito quente elimina a lubrificação natural da pele. Nós temos uma flora microbiana natural que protege a nossa pele, que é o sebo mais o suor do corpo, que forma uma emulsão fisiológica epicutânea. "Se essa emulsão natural é agredida, a pessoa fica predisposta a doenças de pele. Nós temos glândulas sudoríparas (com bactérias que causam odor), principalmente em pés, genitais e axilas. Para quem tem pele oleosa, não é recomendável lavar o rosto com sabonete comum várias vezes por dia. É indicado usar um produto com ph adequado e filtro solar livre de óleo. É importante consultar sempre um especialista. 3) Exposição às radiações solares - A exposição em excesso às radiações solares, em particular as radiações ultravioleta, principalmente UVA e UVB tem efeito acumulativo favorecendo o envelhecimento precoce e o aparecimento de câncer de pele. A sensibilidade aos raios ultravioleta depende do tipo de pele, quanto mais branca, mais sensível será. O uso de protetor solar é essencial para a proteção da pele. Não só pela beleza, mas também para prevenção ao câncer de pele. "O sol é cumulativo, fica guardado nas células. Ou seja, o sol que você tomou aos 18 anos sem proteção transforma células que ficam armazenadas na pele, e isso traz malefícios no futuro. A pele sem proteção solar fica suscetível ao envelhecimento precoce, manchas e ao câncer de pele. O protetor é mais do que uma substância anti-envelhecimento, é primordial para a saúde da pele". 4) Substâncias químicas que agridem a pele. Os produtos de limpeza normalmente contêm substâncias que agridem a pele, veja alguns produtos: água sanitária, álcool gel, álcool perfumado, amaciantes, antimofo, aromatizadores, cera para assoalho, cloro, creolina líquida ou em pó, desengraxantes, desinfetantes, detergentes, graxa para sapatos, inseticidas, limpa carpete, limpa alumínio, limpa fogão, limpa vidros, lustra móveis, limpa pisos, multiuso, passe bem, pega mosca, pó para matar baratas, pretinho/pneu, repelentes, sabão de coco, sabão em barra, sabão em pasta, sabão em pó, sabão líquido, sabão reciclado, sabonete líquido, xampu automotivo, spray ambiental e tira manchas de tapete. Todos contém uma ou mais substâncias ativas que agridem a pele. 5) Ácidos, como o ácido clorídrico conhecido no comércio como ácido muriático, ácido nítrico e bases, como hidróxido de sódio, conhecido no comércio como soda cáustica, hidróxido de amônio conhecido no comércio como amoníaco, são produtos muito utilizados em residências. Muito cuidado com esses produtos, causam queimaduras,

18 são extremamente corrosivos, não podem ser aspirados e nem ingeridos. Mantenha-os longe das crianças e animais domésticos.. ricardi.webcindario.com/img/aciba.gif Como proteger sua pele 1) Usar sabonete com moderação. Prefira sabonetes que contenham substâncias oleosas e hidratantes como a glicerina. 2) A fim de evitar os efeitos nocivos dos raios ultravioleta, deve-se utilizar os protetores solares. A relação entre o tempo necessário para evitar queimaduras com ou sem protetor solar é denominado FPS (fator de proteção solar). Exemplo: Um FPS de 15 indica que a pessoa pode ficar 15 vezes mais tempo exposta ao sol, sem sofrer queimaduras, em relação ao tempo que poderia ficar sem usar o protetor solar. Os valores de FPS considerados ideais para o bom funcionamento dos protetores solares variam entre 5 e 30, Nunca se exponha ao sol sem protetor solar 3) Não manusear produtos de limpezas, ácidos e bases, sem luvas de borracha. alguns produtos como o ácido clorídrico, soda cáustica e amoníaco, além das luvas de borracha é preciso utilizar óculos de proteção e máscara.

19 1) Qual o significado da sigla FPS 15, presente no rótulo de alguns protetores solar? Conclusões Tomar muitos banhos por dia, usando sabonete, tira a oleosidade natural da pele. Melhor evitar o exagero. Os raios ultra-violetas do sol fazem mal para a pele e são responsáveis pelo surgimento de uma doença chamada câncer de pele. O efeito do sol é cumulativo. O quanto antes as crianças aprenderem a usar chapéus e protetores solares na pele, menos risco correrão de desenvolver câncer. Evite o sol das 10 às 16 horas, período em que ocorre a maior incidência de raios ultravioletas, aqueles que causam câncer de pele. Use bloqueador solar com freqüência e não esqueça de proteger a pele dos raios solares, usando roupas, bonés, óculos de sol etc. Areia de parquinho e da praia não é lugar para a cachorrada. É que eles fazem as necessidades na areia, podendo passar doenças como micoses para as crianças. Evite levar animaizinhos de estimação para esses lugares. 2) Para manter a pele saudável, deve haver um equilíbrio entre limpeza, proteção contra agentes externos e hidratação. Das afirmativas abaixo assinale Verdadeiro ( V) ou falso (f) para as ações que ajudam na proteção da nossa pele. ( ) usar protetor solar quando exposto ao sol.

20 ( ) usar luvas quando manipular substâncias químicas que agridem a pele. ( ) tomar sempre banho com água bem quente. ( ) esfregar o corpo com bastante sabonete para tirar toda sujeira. ( ) omar banhos rápidos e com água morna. ( ) no inverno usar hidratantes de acordo com o tipo de pele ( ) no inverno tomar banho bem quente para ativar as glândulas sebáceas. Como mencionamos no início dessa atividade, passatempos lúdicos induzem ao estudo e aprendizagem. Dessa forma convidamos você a vivenciar essa experiência resolvendo a cruzadinha a seguir. HORIZONTAIS Cruzadinha 3. Substância presente nos desodorantes cujo objetivo é eliminar o crescimento da população de bactérias. 7. Subproduto da fabricação do sabão, pertence a função álcool e é um bom hidratante da pele presente em sabonetes neutros. 8. Principal causador do chulé, também conhecido como ácido butírico. 14. Parte da molécula do sabão constituída por carbono e hidrogênio que é capaz de interagir com o óleo. 15. Sal que libera íons de alumínio, capazes de coagular proteínas, para bloquear os canais das glândulas sudoríparas. 18. Substâncias que funcionam como inibidores da transpiração. 19. Seres microscópicos fotossintetizantes, considerados a base da cadeia alimentar aquática. 20. Sabão praticamente neutro, que contém: glicerina, óleos, perfumes e corantes. 21. Nome químico do álcool comum. 22. Vendido no comércio com o nome de ácido muriático. VERTICAIS 1. Base vendida no comércio com o nome de soda cáustica. 2. Substância que não deve ser jogada no ralo da pia, pois causa danos irreparáveis ao meio ambiente. 4. Nome comercial do hidróxido de amônio. 5. Seres microscópicos que se proliferam num ambiente quente e úmido, alimentando-se dos componentes produzidos pelo suor. 6. Substâncias como o álcool e a água que podem se misturar em qualquer proporção. 9. Extremidade da molécula do sabão capaz de interagir com a água. 10. Produto da reação de saponificação. 11. Reação entre óleo e soda cáustica, produzindo sabão e água. 12. Cheiro desagradável, produzido pelos ácidos fedorentos, presentes nos pés ricos em bactérias e fungos. 13. Função natural do nosso corpo, cuja finalidade consiste em regular a temperatura e eliminar certas substâncias do nosso organismo. 16. Rio-esgoto que corta a região do Grande São Paulo, é considerado um dos rios mais poluído do mundo. 17. Substância adicionada ao sabonete para torná-lo mais espumante.

21

22 Aplicando seus conhecimentos, resolva os exercícios a seguir: 1. A fórmula de um sabão é: CH 3 (CH 2 ) COO - Na +. No processo de limpeza, uma parte da molécula de sabão liga-se às gorduras e a outra à água. Qual parte liga-se à gordura e qual parte liga-se à água Por quê? 2. Por que mãos sujas de doces ficam limpas apenas com água, mas é necessário água e sabão para mãos engorduradas. 3. A reação de óleos e gorduras com soda cáustica, produzindo sabões é chamada: a) hidrólise b) hidrogenação c) saponificação d) polimerização e) substituição

23 Gabarito Questão 1 Resposta - A pele é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para a mais profunda, respectivamente. 1- Um sabonete com ph 10,5 é básico ou alcalino. A solução de água e sabonete com essa alcalinidade favorece a retirada da camada oleosa da pele, deixando-a mais desprotegida e seca. 2 - Uma razão: Como o óleo é menos denso que a água, fica na sua superfície. Ao chegar aos rios, lagoas e represas formam uma película na superfície criando uma barreira que dificulta a refração da luz solar e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática, o fitoplancton. Outra razão: As flutuações do nível de água dos rios, lagoas e represas deixa depositado no solo, de suas margens, uma camada de óleo que impermeabiliza esses terrenos, acabando por favorecer a ocorrência de inundações, durante o período de chuvas. 3 - Transformando-o em sabões e sabonetes Misturando as duas substâncias, elas formam duas fases, por mais que se agite a mistura, deixando-as em repouso, elas voltam a se separar. 5- Porque a água é polar, pois sua molécula forma um dipolo elétrico. Entre as partículas de água, ocorrem ligações intermoleculares, por meio de pontes de hidrogênio, que não podem ser rompidas por substâncias apolares, cujas moléculas não formam pólos elétricos. Representação da polaridade da molécula da água

A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções:

A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções: CUIDADOS COM A PELE A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções: Regular a temperatura do nosso corpo; Perceber os estímulos dolorosos e agradáveis; Impedir a entrada

Leia mais

TECNOLOGIA DE Sabões e detergentes. Conteúdos a serem abordados: --Tensão superficial -- Polaridade -- Forças intermoleculares

TECNOLOGIA DE Sabões e detergentes. Conteúdos a serem abordados: --Tensão superficial -- Polaridade -- Forças intermoleculares TECNOLOGIA DE Sabões e detergentes Conteúdos a serem abordados: --Tensão superficial -- Polaridade -- Forças intermoleculares Tensão superficial Força existente na superfície de líquidos em repouso. Fortes

Leia mais

A. F. Isenmann Princípios Químicos em Produtos Cosméticos e Sanitários Conteúdo

A. F. Isenmann Princípios Químicos em Produtos Cosméticos e Sanitários Conteúdo A. F. Isenmann Princípios Químicos em Produtos Cosméticos e Sanitários Conteúdo 1 Objetivos deste livro no âmbito dos cursos técnicos de química, farmácia e áreas afins... 4 2 Aspecto econômico da indústria

Leia mais

- CURSO DE MAQUIAGEM -

- CURSO DE MAQUIAGEM - - CURSO DE MAQUIAGEM - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). A PELE CONHECENDO

Leia mais

38 Por que o sol queima a nossa pele?

38 Por que o sol queima a nossa pele? A U A UL LA Por que o sol queima a nossa pele? Férias, verão e muito sol... Vamos à praia! Não importa se vai haver congestionamento nas estradas, muita gente na areia, nem mesmo se está faltando água

Leia mais

:: Sabão Líquido :: Em um balde ou recipiente bem grande, despejar a soda e 1 litro de água, mexendo por ceca de 5 minutos;

:: Sabão Líquido :: Em um balde ou recipiente bem grande, despejar a soda e 1 litro de água, mexendo por ceca de 5 minutos; :: Sabão Líquido :: Para fazer 30 litros Ingredientes: 1,5 litros de azeite (morno) ½ quilo de soda cáustica 1,5 litros de álcool líquido 1 litro de água (1ª etapa) 27 litros de água (2ª etapa) 2 colheres

Leia mais

Gomagem e Esfoliação. Métodos e Técnicas Aplicadas à Estética Corporal I Profª. Mayara L. Vareschi

Gomagem e Esfoliação. Métodos e Técnicas Aplicadas à Estética Corporal I Profª. Mayara L. Vareschi Gomagem e Esfoliação Métodos e Técnicas Aplicadas à Estética Corporal I Profª. Mayara L. Vareschi Membrana que recobre toda a superfície corpórea Maior órgão do corpo humano (2m² e 4kg) Resistente e flexível

Leia mais

ANATOMIA HUMANA II. Roteiro Sistema tegumentar. Enfermagem SISTEMA TEGUMENTAR. Prof. Me. Fabio Milioni. Conceito Estruturas. Pele Anexos.

ANATOMIA HUMANA II. Roteiro Sistema tegumentar. Enfermagem SISTEMA TEGUMENTAR. Prof. Me. Fabio Milioni. Conceito Estruturas. Pele Anexos. ANATOMIA HUMANA II Enfermagem SISTEMA TEGUMENTAR Prof. Me. Fabio Milioni Roteiro Sistema tegumentar Conceito Estruturas Pele Anexos Funções 1 CONCEITO Estudo Microscópico Maior orgão do corpo humano Proporciona

Leia mais

-10/11/2009. Nosso cartão de visita A PELE. Epiderme. Derme. Hipoderme

-10/11/2009. Nosso cartão de visita A PELE. Epiderme. Derme. Hipoderme ROSTO Nosso cartão de visita A PELE Epiderme Derme Hipoderme -1 Sem vascularização EPIDERME Várias camadas (última: morta) Renova: 14-30 dias DERME Elasticidade, resistência, flexibilidade e hidratação

Leia mais

Oficina de fabricação de sabão a partir de resíduos de óleo doméstico (de cozinha)

Oficina de fabricação de sabão a partir de resíduos de óleo doméstico (de cozinha) Oficina de fabricação de sabão a partir de resíduos de óleo doméstico (de cozinha) Essa cartilha tem como objetivo, auxiliar no processo de ensinoaprendizagem durante a oficina de Fabricação de sabão a

Leia mais

Falando sobre o 10/6/2010

Falando sobre o 10/6/2010 Falando sobre o C 1 Cosméticos: Tudo que muda a aparência 2 Skin Care Conhecimentos básicosb 3 O que é Skin Care? É uma categoria formada por produtos, de alta tecnologia, destinados ao tratamento da pele;

Leia mais

PRODUTOS DA LINHA PROFISSIONAL

PRODUTOS DA LINHA PROFISSIONAL PRODUTOS DA LINHA PROFISSIONAL 1 Produtos da Linha Profissional Recomendações p/ se trabalhar com artigos Profissionais 3 Limpeza de Uniformes Profissionais 100% Algodão c/ Sujidade Leve 4 Limpeza de Uniformes

Leia mais

RECEITAS DE PRODUTOS DE LIMPEZA ECOLÓGICOS

RECEITAS DE PRODUTOS DE LIMPEZA ECOLÓGICOS RECEITAS DE PRODUTOS DE LIMPEZA ECOLÓGICOS SABÃO Gordura Soda Cáustica Água A gordura pode ser sebo de gado, banha ou gordura de aves, que dá um sabão de boa qualidade, desde que misturada à outra. Abacate,

Leia mais

A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado.

A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado. Histórico A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado. A pele bronzeada tornou-se moda, sinal de status e saúde. Histórico

Leia mais

DESCUBRA O PODER DO ALOÉ

DESCUBRA O PODER DO ALOÉ DESCUBRA O PODER DO ALOÉ O que é a Coleção de Aloé Vera? A Coleção de Aloé Vera consiste em produtos de alta qualidade com fórmulas delicadas, criada com base em aloé certificado, que dá um amplo cuidado

Leia mais

Guia de consulta rápida para limpeza de tapetes e carpetes.

Guia de consulta rápida para limpeza de tapetes e carpetes. Guia de consulta rápida para limpeza de tapetes e carpetes. Clemant Ritmo www.tapetessaocarlos.com.br Conceitos gerais para manutenção e limpeza Manutenção É o processo contínuo e planejado com o objetivo

Leia mais

MANUAL DE HIGIENIZAÇÃO

MANUAL DE HIGIENIZAÇÃO MANUAL DE HIGIENIZAÇÃO Como fazer a ordenha correta Para fazer a ordenha mecânica, você deve seguir os mesmos passos da ordenha manual. Siga as etapas abaixo indicadas: 1 Providencie um ambiente para a

Leia mais

Para ajuste de posição vertical da superfície e do tampo monitor utilizar as manivelas, observando o sentido correto de rotação.

Para ajuste de posição vertical da superfície e do tampo monitor utilizar as manivelas, observando o sentido correto de rotação. Manual do Produto Parabéns, Você acaba de adquirir um móvel RAVAD! Os móveis da RAVAD são especialmente projetados, desenvolvidos e montados a partir do resultado de pesquisas das tendências nacionais

Leia mais

Apostila com Receitas de Produtos de Limpeza e Higiene Ecológicos

Apostila com Receitas de Produtos de Limpeza e Higiene Ecológicos Apostila com Receitas de Produtos de Limpeza e Higiene Ecológicos 2 litros de água 1 sabão caseiro ralado 1 colher de Óleo de Rícino 1 colher de Açúcar. SABÃO LÍQUIDO PARA LOUÇA Ferver todos os ingredientes

Leia mais

SUSPENSÕES E SOLUÇÕES

SUSPENSÕES E SOLUÇÕES SUSPENSÕES E SOLUÇÕES Definições SUSPENSÃO Mistura heterogênea de substâncias Ex.: sangue (suspensão de plasma e células) água e óleo; água e areia, água e açúcar SOLUÇÃO Mistura homogênea de substâncias

Leia mais

LEXOL ph - Limpeza Segura e Fácil para Artigos em Couro, Banco de Carro, Selaria, Botas, Malas, Sapatos e Móveis Estofados - Contém 500 ml.

LEXOL ph - Limpeza Segura e Fácil para Artigos em Couro, Banco de Carro, Selaria, Botas, Malas, Sapatos e Móveis Estofados - Contém 500 ml. LEXOL ph - Limpeza Segura e Fácil para Artigos em Couro, Banco de Carro, Selaria, Botas, Malas, Sapatos e Móveis Estofados - Contém 500 ml. O Limpador Lexol-pH é ideal para todos os cuidados necessários

Leia mais

Veja a vantagem de ser um Empresário Amway. Entenda o quanto você vai economizar nas suas compras do supermercado.

Veja a vantagem de ser um Empresário Amway. Entenda o quanto você vai economizar nas suas compras do supermercado. Veja a vantagem de ser um Empresário Amway. Entenda o quanto você vai economizar nas suas compras do supermercado. LOC Limpador Multiuso 1 litro R$22,96 de R$ 54,00 Multiuso Limpeza Pesada 500 ml 20 x

Leia mais

14 Aproveitamos tudo o que comemos?

14 Aproveitamos tudo o que comemos? A U A UL LA Aproveitamos tudo o que comemos? Nas Aulas 1 e 5 vimos a importância de carboidratos, proteínas e gorduras para o bom funcionamento do corpo e o quanto é fundamental uma alimentação saudável,

Leia mais

O Tato Capítulo 11 (página 204) - Ajuda a controlar a força que se aplica ao segurar objetos;

O Tato Capítulo 11 (página 204) - Ajuda a controlar a força que se aplica ao segurar objetos; O Tato Capítulo 11 (página 204) - A pele humana possui espessura variável, menor que 0,5 milímetros (pálpebras) até 05 milímetros (no alto das costas); - É o sentido que nos permite perceber os estímulos

Leia mais

Conteúdos: Introdução a Química Orgânica; Hidrocarbonetos. Recursos Didáticos: Quadro Negro; Livro didático; Artigos e textos; Slides; Laboratório.

Conteúdos: Introdução a Química Orgânica; Hidrocarbonetos. Recursos Didáticos: Quadro Negro; Livro didático; Artigos e textos; Slides; Laboratório. PLANEJAMENTO AULAS PIBID 2013 Disciplina: Química Orgânica. Curso: Terceiro ano. Ensino médio. Bimestre: 2º Conteúdos: Introdução a Química Orgânica; Hidrocarbonetos. Recursos Didáticos: Quadro Negro;

Leia mais

D E R M A T I T E S HISTÓRIA

D E R M A T I T E S HISTÓRIA D E R M A T I T E S As dermatoses ocupacionais, conhecidas como dermatites de contato, manifestam-se através de alterações da pele e decorrem direta ou indiretamente de certas atividades profissionais.

Leia mais

sete receitas de xampu caseiro para cães

sete receitas de xampu caseiro para cães Como fazer xampu caseiro para cães sete receitas de xampu caseiro para cães Faça xampu caseiro para cães, caso você esteja procurando uma alternativa natural aos comprados em lojas de produtos para animais.

Leia mais

CONHEÇA A LINHA MED PROTECTION E SURPREENDA-SE COM O MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO DO MERCADO.

CONHEÇA A LINHA MED PROTECTION E SURPREENDA-SE COM O MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO DO MERCADO. Produtos MED PROTECTION CONHEÇA A LINHA MED PROTECTION E SURPREENDA-SE COM O MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO DO MERCADO. Profissionais que lidam diariamente com substâncias nocivas à pele estão sujeitos a doenças

Leia mais

Licitação. Relação de Itens da Licitação

Licitação. Relação de Itens da Licitação PREFEITURA MICIPAL DE Relação de Itens da CGCICM : INSCR M : 0000 001 25,00 VASSOURA DE PALHA COM CABO C/ NO MÍNIMO 3 COSTURAS, GRANDE 0000 002 77,00 DESINFETANTE PARA BANHEIRO 2 LITROS 0000 003 30,00

Leia mais

Cozinhas Profissionais. e Execução de. Projetos. Manutenção e Limpeza

Cozinhas Profissionais. e Execução de. Projetos. Manutenção e Limpeza Manutenção e Limpeza Cozinhas Profissionais e Execução de Projetos Manutenção e Limpeza do Aço inox Bonito e resistente, o aço inox é um material de fácil conservação. Através da limpeza adequada e rotineira

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. Hidróxido de Sódio 98,48% Carbonato de Sódio 1,50%

RELATÓRIO TÉCNICO. Hidróxido de Sódio 98,48% Carbonato de Sódio 1,50% RELATÓRIO TÉCNICO 1 - Produto: MADESODA 2 - Forma física: Sólido (Escamas) 3 - Categoria: Desincrustante alcalino - Venda Livre ao Consumidor 4 - Formulação: Componentes Concentração (p/p) Hidróxido de

Leia mais

Limpando a Caixa D'água

Limpando a Caixa D'água Limpando a Caixa D'água É muito importante que se faça a limpeza no mínimo 2 (duas) vezes ao ano. Caixas mal fechadas/tampadas permitem a entrada de pequenos animais e insetos que propiciam sua contaminação.

Leia mais

Bichos que a gente não vê

Bichos que a gente não vê Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Projetos temáticos 5 o ano Data: / / Nível: Escola: Nome: Bichos que a gente não vê Justificativa O projeto Bichos que

Leia mais

Prática Nutrição Externa

Prática Nutrição Externa Prática Nutrição Externa Demonstração prática de uso dos produtos de nutrição externa e seus efeitos imediatos. Como a pele é o maior órgão do corpo os produtos são recomendados tanto para homens quanto

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 01/2014

PROCESSO SELETIVO EDITAL 01/2014 PROCESSO SELETIVO EDITAL 01/2014 CARGO E UNIDADES: Auxiliar de Serviços Gerais (Macaíba) Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova: 2 (duas) horas.

Leia mais

Dicas de conservação e limpeza

Dicas de conservação e limpeza Dicas de conservação e limpeza No uso diário de seus armários, alguns cuidados devem ser tomados a fim de prolongar a vida útil do produto. Água Tome cuidado particular em torno da pia, do forno e dos

Leia mais

Trânsito de substâncias no corpo

Trânsito de substâncias no corpo A U A UL LA Atenção A voz do professor Trânsito de substâncias no corpo Nesta aula vamos produzir uma pequena revista. A partir das informações que irá recebendo, você vai escrever os textos (reportagens),

Leia mais

Níveis de. Organização do. Corpo Humano

Níveis de. Organização do. Corpo Humano Níveis de Organização do Corpo Humano No corpo humano existem vários grupos de células semelhantes entre si. Cada grupo constitui um TECIDO Semelhança de forma: todas destinam-se a uma função específica.

Leia mais

Perigo: as brotoejas podem coçar, causando incômodo ao bebê e, por serem uma irritação, tornam-se foco de infecções.

Perigo: as brotoejas podem coçar, causando incômodo ao bebê e, por serem uma irritação, tornam-se foco de infecções. Trate os problemas de pele mais comuns em bebês Pais devem ficam atentos a descamações, manchas e brotoejas Se existe uma característica comum a todos os bebês saudáveis, só pode ser a pele macia e sedosa,

Leia mais

Economia Verde e Sustentabilidade: O sabão em pó de mamão

Economia Verde e Sustentabilidade: O sabão em pó de mamão Economia Verde e Sustentabilidade: O sabão em pó de mamão Resumo A escolha do tema envolveu amplas pesquisas, a partir da quais decidimos que o objetivo do grupo seria contribuir, com este estudo, para

Leia mais

Academia de Produtos. Módulo I

Academia de Produtos. Módulo I Academia de Produtos Módulo I Objetivos Após concluir o treinamento você será capaz de compartilhar com suas clientes: Como classificar diferentes tipo de pele. O que causa o envelhecimento da pele. Cinco

Leia mais

Desinfetantes Azulim 5 litros

Desinfetantes Azulim 5 litros Produtos e Informações dos mesmos. Desinfetantes Azulim 5 litros Encontrados nas versões: Eucalipto, Floral, Jasmim, Lavanda, Pinho, Talco, Alecrim e Erva doce. O mercado de desinfetantes em embalagens

Leia mais

Uma receita de iogurte

Uma receita de iogurte A U A UL LA Uma receita de iogurte O iogurte, um alimento comum em vários países do mundo, é produzido a partir do leite. Na industrialização desse produto empregam-se técnicas diversas para dar a consistência,

Leia mais

EXERCÄCIOS DE HISTOLOGIA. 1- (PUC-2006) Associe o tipo de tecido animal Å sua correlaçéo:

EXERCÄCIOS DE HISTOLOGIA. 1- (PUC-2006) Associe o tipo de tecido animal Å sua correlaçéo: EXERCÄCIOS DE HISTOLOGIA 1- (PUC-2006) Associe o tipo de tecido animal Å sua correlaçéo: 1) Tecido Ñsseo compacto 2) Tecido Ñsseo esponjoso 3) Cartilagem hialina 4) Cartilagem elöstica 5) Cartilagem fibrosa

Leia mais

ECONOMIA DOMÉSTICA: TRABALHANDO NO REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO DE COZINHA USADO

ECONOMIA DOMÉSTICA: TRABALHANDO NO REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO DE COZINHA USADO ECONOMIA DOMÉSTICA: TRABALHANDO NO REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO DE COZINHA USADO Maria da Conceição Gomes Valle 1 Edilene Lagedo Teixeira 1 Solange da Silva Pimentel 2 RESUMO A reciclagem do óleo vegetal residual

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio TRATAMENTO DA ÁGUA Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio Água poluída: água inadequada para beber ou para fazer nossa higiene. Diversas substâncias naturalmente presentes na água são

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE NOVA PRATA

ESTADO DO RIO GRANDE DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE NOVA PRATA EDITAL N.º 084/2015 - LICITAÇÃO N.º058/2015 - PREGÃO PRESENCIAL N.º 017/2015 REGISTRO DE PREÇOS N.º 022/2015 LICITAÇÃO NA MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS OBJETIVANDO A AQUISIÇÃO DE

Leia mais

PROJETO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

PROJETO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS GOVERNO DE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL NAIR PALÁCIO DE SOUZA NOVA ANDRADINA - MS PROJETO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS 1.TÍTULO: Projeto Óleo e água não se

Leia mais

Semissólidos ERIKA LIZ

Semissólidos ERIKA LIZ Semissólidos ERIKA LIZ Ação As preparações são aplicadas à pele por seus efeitos físicos, ou seja, sua capacidade de agir como protetores, lubrificantes, emolientes, secantes, ou devido ao efeito específico

Leia mais

VESTIMENTAS ANTICHAMA MANUAL DE INSTRUÇÕES DE LAVAGEM E CONSERVAÇÃO. www.guardiandx.com.br

VESTIMENTAS ANTICHAMA MANUAL DE INSTRUÇÕES DE LAVAGEM E CONSERVAÇÃO. www.guardiandx.com.br VESTIMENTAS ANTICHAMA MANUAL DE INSTRUÇÕES DE LAVAGEM E CONSERVAÇÃO www.guardiandx.com.br ÍNDICE INTRODUÇÃO...03 MEDIDAS DE SEGURANÇA...03 INSPEÇÃO...03 RASTREABILIDADE E ETIQUETA...04 INSTRUÇÕES DE LAVAGEM

Leia mais

Grill. Detergente desincrustante alcalino para remoção de gordura carbonizada.

Grill. Detergente desincrustante alcalino para remoção de gordura carbonizada. Grill Detergente desincrustante alcalino para remoção de gordura carbonizada. Alto poder de limpeza A composição de Suma Grill confere-lhe a propriedade de remover com eficiência sujidades provenientes

Leia mais

UAB/UFABC Química Divertida. Propriedades do sabão. OBJETIVO: Este experimento tem como objetivo a preparação de um sabão simples.

UAB/UFABC Química Divertida. Propriedades do sabão. OBJETIVO: Este experimento tem como objetivo a preparação de um sabão simples. 1 UAB/UFABC Química Divertida Propriedades do sabão OBJETIVO: Este experimento tem como objetivo a preparação de um sabão simples. TAREFAS A SEREM ENTREGUES!!!! Preste bem a atenção!!!!! Você deverá responder

Leia mais

O USO DE PRODUTOS DE LIMPEZA

O USO DE PRODUTOS DE LIMPEZA O USO DE PRODUTOS DE LIMPEZA Tatiana Montebeller Ecóloga Fundação Agência de Água do Vale do Itajaí INTRODUÇÃO Entende-se por Produtos de Limpeza ou Produtos Saneantes Domissanitários e Afins, mencionados

Leia mais

VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL CIEVS- Centro de Informações Estratégicas em Saúde

VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL CIEVS- Centro de Informações Estratégicas em Saúde VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL CIEVS- Centro de Informações Estratégicas em Saúde Boletim de Alerta do VIGIAR Palmas 09 de setembro de 2014 RECOMENDAÇÕES PARA ENFRENTAR SITUAÇÕES DE A BAIXA UMIDADE RELATIVA

Leia mais

VESTIMENTAS ANTICHAMA

VESTIMENTAS ANTICHAMA VESTIMENTAS ANTICHAMA MANUAL DE INSTRUÇÕES DE LAVAGEM E CONSERVAÇÃO Doméstica e Industrial w w w. i d e a l w o r k. c o m. b r Vestimentas Antichama - Lavagem e Conservação ÍNDICE INTRODUÇÃO...03 MEDIDAS

Leia mais

E-BOOK COMO CUIDAR E CONSERVAR O SEU TAPETE ORIENTAL

E-BOOK COMO CUIDAR E CONSERVAR O SEU TAPETE ORIENTAL EBOOK COMO CUIDAR E CONSERVAR O SEU TAPETE ORIENTAL COMO CUIDAR DO SEU TAPETE ORIENTAL A aquisição de um tapete é um grande investimento. Portanto, sugerimos alguns cuidados para sua conservação. Todo

Leia mais

Obrigado por ter adquirido os nossos produtos.

Obrigado por ter adquirido os nossos produtos. Obrigado por ter adquirido os nossos produtos. A Lavore Móveis segue um rigoroso controle de qualidade com o objetivo de garantir a total satisfação dos nossos clientes. Para conservação do mobiliário

Leia mais

3 segurança AlimentAr CHRistianne de VasConCelos affonso Jaqueline girnos sonati 19

3 segurança AlimentAr CHRistianne de VasConCelos affonso Jaqueline girnos sonati 19 3 Segurança Al i m e n ta r Christianne de Vasconcelos Affonso Jaqueline Girnos Sonati 19 Segurança Alimentar Atualmente temos muitas informações disponíveis sobre a importância da alimentação e suas conseqüências

Leia mais

O quanto você se conhece? O quanto você se cuida? Encontre aqui informações úteis e descomplicadas.

O quanto você se conhece? O quanto você se cuida? Encontre aqui informações úteis e descomplicadas. O quanto você se conhece? O quanto você se cuida? Encontre aqui informações úteis e descomplicadas. O bem-estar da mulher começa com autoconhecimento, que se conduz em equilíbrio e se traduz em saúde.

Leia mais

Quais os danos que o verão pode provocar nos cabelos?

Quais os danos que o verão pode provocar nos cabelos? A maioria das brasileiras aproveita o verão para curtir o sol e o calor ao ar livre.. E na hora de aproveitar o verão, não se deve, nunca, dispensar o uso do chapéu e do filtro solar, pois eles protegem

Leia mais

COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR. Higienização das Mãos

COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR. Higienização das Mãos COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR *Definição: Higienização das Mãos Lavagem das mãos é a fricção manual vigorosa de toda superfície das mãos e punhos,

Leia mais

Manual prático de como fazer sabonete artesanal em casa

Manual prático de como fazer sabonete artesanal em casa Manual prático de como fazer sabonete artesanal em casa Este manual foi elaborado a partir de pesquisas nos vários sites de artesanato da Internet brasileira. Ele é gratuito e seu uso e leitura é reservado

Leia mais

Preparo de Alimentos Seguros

Preparo de Alimentos Seguros Preparo de Alimentos Seguros O que você precisa saber para preparar um alimento próprio para consumo? Alimento Seguro são aqueles que não oferecem riscos à saúde de quem o está consumindo, ou seja, o alimento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO OESTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO OESTE PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO OESTE PROCESSO SELETIVO Nº001/2010 AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS NOME DO CANDIDAT0: ASSINATURA: RIO DO OESTE 27 DE JANEIRO DE 2010 Instruções: Antes de começar a realizar

Leia mais

Competências Técnicas

Competências Técnicas Missão Atender bem os clientes, com bons produtos, da maneira mais rápida possível, sempre com muita atenção, com os menores preços possíveis, em um local agradável e limpo. Competências Técnicas Formar

Leia mais

CONHEÇA O AÇO INOX E SUAS PARTICULARIDADES

CONHEÇA O AÇO INOX E SUAS PARTICULARIDADES CONHEÇA O AÇO INOX E SUAS PARTICULARIDADES Os produtos SODRAMAR em Aço Inox são fabricados utilizando matéria prima com alto padrão de qualidade, e como tal merecem cuidados. Preocupados em manter a beleza

Leia mais

2101 ARGAMASSA MATRIX REVESTIMENTO INTERNO Argamassa para Revestimento Interno de alvenaria

2101 ARGAMASSA MATRIX REVESTIMENTO INTERNO Argamassa para Revestimento Interno de alvenaria FICHA TÉCNICA DE PRODUTO 1. Descrição: A argamassa 2101 MATRIX Revestimento Interno, é uma argamassa indicada para o revestimento de paredes em áreas internas, possui tempo de manuseio de até 2 horas,

Leia mais

Treinamento Conservas de frutas 382

Treinamento Conservas de frutas 382 Para que haja boa conservação dos alimentos é importante que os produtos conservados mantenham suas qualidades nutritivas, seu aroma, sabor e que se eliminem as causas das alterações. As várias maneiras

Leia mais

Fig.: Esquema de montagem do experimento.

Fig.: Esquema de montagem do experimento. Título do Experimento: Tratamento de água por Evaporação 5 Conceitos: Mudanças de fases Materiais: Pote de plástico de 500 ml ou 1L; Filme PVC; Pote pequeno de vidro; Atilho (Borracha de dinheiro); Água

Leia mais

Impermeabilizantes Sempre Novo+

Impermeabilizantes Sempre Novo+ Impermeabilizantes Sempre Novo+ Vidro Líquido. Nanotecnologia na palma da mão! Proteção, brilho, comodidade e beleza por muito mais tempo! Sempre Novo +metal Sem sujeiras. Sem manchas. Sem pés molhados.

Leia mais

Introdução. Esses acidentes são os mais variados possíveis. Ingestão de água sanitária ou outros

Introdução. Esses acidentes são os mais variados possíveis. Ingestão de água sanitária ou outros Introdução Quase todos os dias vemos nos noticiários ou ouvimos dos colegas relatos de acidentes ocorridos em residências, principalmente com crianças. Estatísticas de acidentes indicam que acidentes fatais

Leia mais

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS FÉRIAS ESCOLARES X ACIDENTES DOMÉSTICOS As férias escolares exigem mais cuidados com os acidentes domésticos porque as crianças ficam mais tempo em casa e isso aumenta o risco de ocorrerem acidentes que

Leia mais

- Manual Prático e Fundamentos. SNatural Meio Ambiente

- Manual Prático e Fundamentos. SNatural Meio Ambiente Tratamento de Água - Manual Prático e Fundamentos SNatural Meio Ambiente Rua das Orquídeas, 94 Vila Mariana SP São Paulo 04050 000 Fone: 11 5072 5452 www.snatural.com.br snatural@sti.com.br 1 Tratamento

Leia mais

Boas práticas na manipulação do pescado

Boas práticas na manipulação do pescado Boas práticas na manipulação do pescado O Brasil tem uma grande variedade de pescados e todas as condições para a produção deste alimento saudável e saboroso. Para que o pescado continue essa fonte rica

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 01. No depósito de uma cantina, que tipo de produtos não deve ser armazenado junto com alimentos? A) Cereais. B) Condimentos. C) Produtos de limpeza. D) Frutas e verduras. 02.

Leia mais

Já sabemos que o tratamento de superfície tem, principalmente, a finalidade de proteger peças ou materiais da corrosão e de outros tipos de desgaste.

Já sabemos que o tratamento de superfície tem, principalmente, a finalidade de proteger peças ou materiais da corrosão e de outros tipos de desgaste. Recobrimento metálico Um problema Já sabemos que o tratamento de superfície tem, principalmente, a finalidade de proteger peças ou materiais da corrosão e de outros tipos de desgaste. Essa proteção pode

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA REMOVER NÓDOAS E MANCHAS

GUIA RÁPIDO PARA REMOVER NÓDOAS E MANCHAS GUIA RÁPIDO PARA REMOVER NÓDOAS E MANCHAS AUTOR: Paulo Páscoa FORMATAÇÃO E CAPA: Valter Simões TODOS OS DIREITOS RESERVADOS /COPYRIGHT WEB: REMOVERMANCHAS.NET 1 INDICE DO EBOOK GUIA RÁPIDO PARA REMOVER

Leia mais

Externato Fernão Mendes Pinto A PELE. Esquema da pele, retirado da Internet. Rafael Galrão (3º ano) e Rita Farricha (4º ano)

Externato Fernão Mendes Pinto A PELE. Esquema da pele, retirado da Internet. Rafael Galrão (3º ano) e Rita Farricha (4º ano) Externato Fernão Mendes Pinto A PELE Esquema da pele, retirado da Internet Rafael Galrão (3º ano) e Rita Farricha (4º ano) INDICE 1. Como é feita a pele? 2. Para que serve a pele? 3. Cuidados a ter com

Leia mais

Guia Didático do Professor

Guia Didático do Professor Guia Didático do Professor Programa Aí tem Química! Cosméticos higiene e limpeza Cosméticos Química 2ª Série Ensino Médio CONTEÚDOS DIGITAIS MULTIMÍDIA Conteúdos Digitais Multimídia Guia Didático do Professor

Leia mais

Trabalho com a energia da vida. Tenho orgulho disso. Sou Boa Cozinha.

Trabalho com a energia da vida. Tenho orgulho disso. Sou Boa Cozinha. Trabalho com a energia da vida. Tenho orgulho disso. Sou Boa Cozinha. Sou consciente, escolhido por Deus. Sei o que faço. Amo o meu trabalho, amo a vida. Faço o certo. Aqui tem segurança. Sou comprometido

Leia mais

Impermeabilizantes Sempre Novo+

Impermeabilizantes Sempre Novo+ Impermeabilizantes Sempre Novo+ Vidro Líquido. Nanotecnologia na palma da mão! Bonito como novo! Vivo como nunca! Sempre Novo +plástico Mais a cor. Maior brilho. Menos sujeira. Sem sujeiras. Sem manchas.

Leia mais

H A R V A R D U N I V E R S I T Y EH&S Awarenss Training SEGURANÇA ELÉTRICA

H A R V A R D U N I V E R S I T Y EH&S Awarenss Training SEGURANÇA ELÉTRICA EH&S Awarenss Training SEGURANÇA ELÉTRICA As informações de segurança a seguir podem ajudá-lo a evitar perigos e choques elétricos. Mantenha sua área de trabalho limpa e seca. Nunca trabalhe ao redor de

Leia mais

ORIGAMI Manual de conservação

ORIGAMI Manual de conservação R e s p e i t a r o s l i m i t e s d e p e s o. T r a n s p o r t a r c o m c u i d a d o. TECIDO S LIMPE SEMANALMENTE A POEIRA DEPOSITADA SOBRE O TECIDO COM UM ASPIRADOR DE PÓ E REALIZE UMA ESCOVAÇÃO

Leia mais

89 U S O S P A R A O Ó L E O D E C O C O

89 U S O S P A R A O Ó L E O D E C O C O 89 U S O S P A R A O Ó L E O D E C O C O O óleo de coco pode ser usado para tudo. Você pode ter um balde de cinco litros em sua mesa e você terá o que fazer com ele. Veja a seguir 89 maneiras de utilizar

Leia mais

APOSTILA TÈCNICA 18 K

APOSTILA TÈCNICA 18 K 1 APOSTILA TÈCNICA 18 K Colori preziosi A ESTRUTURA DO CABELO O cabelo é composto de três partes: Cutícula, Córtex e Medula. Os principais componentes da fibra capilar são proteínas (Queratina), lipídios,

Leia mais

Pegadas de Neil Armstrong na superfície lunar. Créditos: NASA.

Pegadas de Neil Armstrong na superfície lunar. Créditos: NASA. Em 20 de julho comemoramos o aniversário de 45 anos da viagem do homem à Lua. Neil Armstrong é o dono de uma das pegadas mais famosas que a humanidade conhece. Como você tem cuidado de quem o ajuda com

Leia mais

Acido Crômico Anidro FISPQ nº: 0007 Ultima Revisão: 08/11/2014

Acido Crômico Anidro FISPQ nº: 0007 Ultima Revisão: 08/11/2014 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Código do produto : 0007 Empresa : Jenifer Martins de Souza (MV Química / Lubrificantes Brasil) Rua José Carlos, 44 Jandira - SP Cep: 06608-330

Leia mais

INTERAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS

INTERAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS INTERAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS PROBLEMAS AMBIENTAIS BRASILEIROS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL? EXPERIMENTO (Experimento): Reciclando: Confecção de papel reciclado e sabão - Aula 1

Leia mais

LOTE 1 - MATERIAL DE LIMPEZA ITEM QUANT. UN. ESPECIFICAÇÃO MARCA

LOTE 1 - MATERIAL DE LIMPEZA ITEM QUANT. UN. ESPECIFICAÇÃO MARCA LOTE 1 - MATERIAL DE LIMPEZA 1 300 UN 2 200 L 3 100 UN 4 20 UN 5 2 UN 6 200 UN 7 200 UN 8 300 UN 9 250 UN 10 500 UN Água sanitária 1Lt, desinfetante e alvejante. Álcool Etílico Hidratado, 1Lt, mínimo de

Leia mais

Profa. Ana Luiza Veltri

Profa. Ana Luiza Veltri Profa. Ana Luiza Veltri EJA Educação de Jovens e Adultos Água de beber Como está distribuída a água no mundo? A Terra, assim como o corpo humano, é constituída por dois terços de água; Apenas 1% da quantidade

Leia mais

TINTAS E DROGARIA. Produtos de Limpeza e Conservação ARTIGOS DIVERSOS DE DROGARIA CATÁLOGO ARMAZENS REIS WWW.ARMAZENSREIS.PT

TINTAS E DROGARIA. Produtos de Limpeza e Conservação ARTIGOS DIVERSOS DE DROGARIA CATÁLOGO ARMAZENS REIS WWW.ARMAZENSREIS.PT CATÁLOGO ARMAZENS REIS WWW.ARMAZENSREIS.PT ARTIGOS DIVERSOS DE DROGARIA Morada: E.N. 2 km 10 Mamodeiro, 3810728 Aveiro Telefone: (+1) 234 941 194 55 Email: geral@armazensreis.pt = 55 ÁLCOOL Classe de compostos

Leia mais

BIO EXTRATUS TRANSFORMAÇÃO TRATAMENTO DISCIPLINADOR

BIO EXTRATUS TRANSFORMAÇÃO TRATAMENTO DISCIPLINADOR BIO EXTRATUS TRANSFORMAÇÃO TRATAMENTO DISCIPLINADOR Limpeza profunda, redução de volume e proteção térmica. INDICAÇÃO Todos os tipos de cabelo. FUNÇÃO Diminuir o volume, eliminar o frizz, realinhar e alisar

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. Nome do produto: Paratest Formalina 5 Data da última revisão: 18.08.2014

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. Nome do produto: Paratest Formalina 5 Data da última revisão: 18.08.2014 FISPQ nº: 001 página: 01/05 SEÇÃO 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA - NOME DO PRODUTO: PARATEST FORMALINA 5 - CÓDIGO INTERNO DE IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO: 1500; 1660; 2096; 2559; 2092; 2928; 2929;

Leia mais

Anatomia da pele. Prof. Dr. Marcos Roberto de Oliveira. marcos.oliveira@fadergs.edu.br

Anatomia da pele. Prof. Dr. Marcos Roberto de Oliveira. marcos.oliveira@fadergs.edu.br Anatomia da pele Prof. Dr. Marcos Roberto de Oliveira marcos.oliveira@fadergs.edu.br SISTEMA TEGUMENTAR: PELE E FÁSCIA Funções: proteção regulação térmica sensibilidade Sua espessura varia de 0.5mm nas

Leia mais

sol, luz e calor. protetor solar e óculos de sol.

sol, luz e calor. protetor solar e óculos de sol. Com a chegada das férias e o verão, a procura por locais abertos para passeios e diversão é comum, mas é preciso cuidado na exposição ao sol para evitar problemas de saúde. Assim, é necessário adquirir

Leia mais

limpeza eficiente sem desrespeitar o meio ambiente

limpeza eficiente sem desrespeitar o meio ambiente novo limpeza eficiente sem desrespeitar o meio ambiente mais de 50 anos em casa, durante mais de 50 anos, a Amway tem desenvolvido produtos de limpeza efetivos, concentrados e biodegradáveis que não desrespeitam

Leia mais

2202 ARGAMASSA MATRIX REVESTIMENTO FACHADA Argamassa para uso em revestimento de áreas externas

2202 ARGAMASSA MATRIX REVESTIMENTO FACHADA Argamassa para uso em revestimento de áreas externas É composta por uma mistura homogênea de cimento Portland, cal hidratada e agregados minerais com granulometria controlada e aditivos químicos. O produto é oferecido na cor cinza. 3. Indicação: A argamassa

Leia mais

MAXIJUNTA - 3 EM 1 PRODUTO:

MAXIJUNTA - 3 EM 1 PRODUTO: INDICAÇÕES: Argamassa colante de assentamento e rejuntamento simultâneo flexível de alta adesividade para áreas internas e externas. Assenta e rejunta pastilhas de porcelana e cerâmica até 7,5 x 7,5 cm,

Leia mais