Atividade Cuidados com a Pele

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atividade Cuidados com a Pele"

Transcrição

1 Caro aluno Os objetivos do Ensino Médio em cada área do conhecimento devem envolver, de forma combinada, o desenvolvimento de conhecimentos práticos, contextualizados, que respondam às necessidades da vida contemporânea, e o desenvolvimento de conteúdos mais amplos e abstratos, que correspondam a uma cultura geral e a uma visão de mundo. Para a área das Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias, especialmente nas disciplinas Química e Biologia, isto é particularmente verdadeiro, pois a crescente valorização do conhecimento e da capacidade de inovar demanda cidadãos capazes de aprender continuamente, para conhecer melhor o mundo em que vive e a vida dos seres que habitam esse mundo, para o que é essencial uma formação geral e não apenas um treinamento específico. A educação em ciências não pode mais se ater a contextos estritamente escolares. Essa afirmação, cada vez mais presente entre educadores, enfatiza o papel de espaços de educação não formal, laboratórios de ciência e tecnologia, para a alfabetização científica dos indivíduos. Estes espaços diferenciados de aprendizagem apontam para uma concepção de aprendizado científico-tecnológico no Ensino Médio diferente daquela hoje praticada na maioria de nossas escolas; e não é uma utopia, pode ser efetivamente posta em prática no ensino da Biologia e da Química interligados, criando esses espaços na própria sala de aula. Com essas concepções, a idéia consiste em utilizar experiências correlatas aos temas tratados e passatempos lúdicos que induzem ao estudo e aprendizagem, como palavras cruzadas, além de seguir esses novos paradigmas da educação, num trabalho interdisciplinar de Biologia e Química. Pretendemos nessa atividade, trabalhar uma atividade envolvendo os cuidados com a pele, para isso, proporcionaremos momentos de análise e reflexão sobre a pele, sua limpeza e como os conceitos biológicos e químicos podem favorecer um entendimento mais amplo desse processo.?? Para refletir Como vamos fazer isso? Iniciaremos apresentando a estrutura da pele e de que forma podemos perceber a presença do estudo da Química para o entendimento de todo processo. Lembre-se aqui você é o aluno, porém essa seqüência que seguiremos é uma sugestão para depois ser desenvolvida com seus alunos. A pele é um órgão que contribuí em grande parte para a adaptação dos organismos ao ambiente. Ela nos protege contra agentes mecânicos (atrito, pressões), químicos (substâncias prejudiciais) e biológicos (microrganismos patogênicos), além de evitar uma excessiva perda de água, o que é muito importante para animais terrestres. Vamos, inicialmente, apresentar a estrutura e funcionamento da pele e sua relação com substâncias químicas e sugerir uma maneira de trabalhar em conjunto esses assuntos, que são tão inter-relacionados.

2 Em todos os seres vivos existe uma membrana que serve de revestimento, separando o meio interno do meio externo. Tal membrana é denominada de tegumento que, nos vertebrados, é também denominada de pele ou cútis. A pele tem três camadas, a epiderme, a derme e o hipoderme. A pele é praticamente idêntica em todos os grupos étnicos humanos. Veja a imagem a baixo, e analise a explicação de suas camadas para conhecer mais sobre cada uma delas. Fonte: Biologia César e Sezar A epiderme Esta é a camada mais externa com 0,1 mm de espessura sobre a maior parte do corpo, porém muito mais espessa nas palmas das mãos e plantas dos pés. A epiderme é um epitélio de várias camadas celulares. A mais profunda, viva, o estrato germinativo, repõe as células mortas superficiais por meio de mitoses, sendo essas células eliminadas por uma descamação contínua. A camada morta superficial, a camada córnea, é rica em queratina, uma proteína que dá à pele uma certa resistência e impermeabilidade. Em algumas regiões do corpo, como por exemplo, na sola dos pés, a camada córnea é muito grossa, podendo ter alguns milímetros de espessura. Cabelos e unhas também são formados por queratina.

3 A camada germinativa tem células especiais, os melanócitos, produtores de melanina, pigmento castanho-escuro responsável pela cor da pele Veja na imagem a seguir, a forma como a epiderme é renovada: Ao mesmo tempo em que cada célula vai sendo empurrada para a superfície, sofre transformações: achata-se, ancora-se às vizinhas, secreta substâncias fosfolipídicas (que se depositam entre as células, contribuindo para a vedação) produzem queratina e terminam por perder o núcleo para tornarem-se placas superficiais e descamarem. A epiderme dá origem aos anexos cutâneos: unhas, pêlos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. A abertura dos folículos pilossebáceos (pêlo + glândula sebácea) e das glândulas sudoríparas na pele formam os orifícios conhecidos como poros. As unhas são formadas por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e pés. Os pêlos existem por quase toda a superfície cutânea, exceto nas palmas das mãos e plantas dos pés. Podem ser minúsculos e finos (lanugos) ou grossos e fortes (terminais). No couro cabeludo, os cabelos são cerca de 100 a 150 mil fios e seguem um ciclo de renovação no qual aproximadamente 70 a 100 fios caem por dia para mais tarde darem origem a novos pêlos. Este ciclo de renovação apresenta 3 fases: anágena (fase de crescimento) - dura cerca de 2 a 5 anos, catágena (fase de interrupção do crescimento) - dura cerca de 3 semanas e telógena (fase de queda) - dura cerca de 3 a 4 meses. As glândulas sudoríparas produzem o suor e têm grande importância na regulação da temperatura corporal. São de dois tipos: as écrinas, que são mais numerosas, existindo por todo o corpo e produzem o suor eliminando-o diretamente na pele. E as apócrinas, existentes principalmente nas axilas, regiões genitais e ao redor dos mamilos. São as responsáveis pelo odor característico do suor, quando a sua secreção sofre decomposição por bactérias. As glândulas sebáceas produzem a oleosidade ou o sebo da pele. Mais numerosas e maiores na face, couro cabeludo e porção superior do tronco, não existem nas palmas das mãos e plantas dos pés.

4 A derme Essa camada é encontrada logo abaixo da epiderme e contém os vasos sangüíneos que nutrem a pele. Contém também, as terminações nervosas que transmitem a sensação do tato, as glândulas (sudoríparas e sebáceas) e os folículos pilosos. A pele, com certo conteúdo de hidratação, mantido por um nível adequado de lipídios é também uma barreira eficaz contra as bactérias e fungos que podem causar infecções. A derme é formada por tecido conjuntivo, que ao contrário do tecido epitelial é ricamente vascularizado. Nela encontram-se as fibras colágenas, elásticas e reticulares, além das células formadoras de sua composição (fibroblastos, linfócitos, mastócitos...). Hipoderme Tecnicamente já não faz parte da pele. É constituído por tecido adiposo que protege contra o frio. É um tecido conjuntivo frouxo ou adiposo que faz conexão entre a derme e a fáscia muscular e a camada de tecido adiposo é variável à pessoa e localização. Funções: reservatório energético; isolante térmico; modela superfície corporal; absorção de choque e fixação dos órgãos. Camadas Areolar: superficial; adipócitos globulares e volumosos e numerosos e delicados vasos. Lâmina fibrosa: separa a camada areolar da lamelar. Lamelar: mais profunda; aumento da espessura com ganho de peso (hiperplasia). É importante saber que quando se pensa em epiderme, derme e hipoderme, precisa ter em mente que uma depende da outra para o equilíbrio deste importante órgão que é a pele humana, e também para o perfeito funcionamento de nosso organismo. 1) A pele é o órgão que envolve o corpo determinando seu limite com o meio externo ela é um órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível. Quais são as camadas que formam esse importante órgão? 2) Observe a imagem abaixo e coloque nos retângulos a denominação correta.

5 Curiosidade! Você sabe por que quando ficamos muito tempo na água, os dedos enrugam? Já é hora de encerrar o banho. Normalmente, esse é o momento no qual você descobre suas estranhas pontas dos dedos. Elas estão agora todas enrugadas e parecem esquisitas. Obviamente, algo aconteceu. Essa maravilha da natureza chamada pele é muito complexa. Ela tem vários objetivos. Como a primeira ligação entre o corpo e o mundo exterior, ela tem que garantir: proteção química e bacteriológica regulagem térmica absorção de choques e vibrações proteção contra o sol e, muito importante: permitir o tato. A estrutura da pele é composta por 3 camadas, epiderme, derme e hipoderme

6 Voltando aos dedos estranhos. Após mais de 30 minutos na banheira, a epiderme absorveu muita água. Porém, a derme, que é mais profunda, não absorveu muito. A epiderme se expandiu. Se o seu aumento fosse uniforme (o mesmo em todos os lugares), o dedo simplesmente ficaria mais gordo. Dedos Engraçados Porém, a pele não é uniforme. Ela estica na direção do comprimento do dedo. Portanto, a epiderme infla somente naquela direção. Se você olhar mais de perto, seus dedos dos pés também enrugam. Agora que já conhecemos um pouco da estrutura da pele, vamos ver de que forma as substâncias químicas podem beneficiar ou prejudicá-las. Os hábitos de higiene e os cuidados com a aparência fazem parte de nossa vida. Uma das primeiras coisas que fazemos ao acordar é lavar o rosto e escovar os dentes. Para lavar o rosto usamos um sabonete, para escovar os dentes utilizamos um creme dental. É através do cotidiano que damos sentido a nossa vida. O diálogo entre duas fontes de saber, Biologia e a Química, é óbvia no exemplo acima. Mas, será que é óbvia mesmo??? Vamos pensar um pouco! Por que lavar o rosto? Para manter a pele saudável, deve haver um equilíbrio entre limpeza, proteção contra agentes externos e hidratação. Limpeza

7 A pele normalmente é recoberta por células mortas, bactérias, produtos eliminados pelas glândulas sebáceas e sudoríparas e, naturalmente sujeira. As bactérias existentes na pele degradam componentes das secreções, dando origem a substâncias de odor desagradável, entre elas, ácidos graxos de baixa massa molecular. A sensação de bem estar que sentimos quando tomamos banho está associada à remoção de parte da gordura e de outras substâncias existentes na superfície da pele. Veja nas próximas imagens, como o sabão limpa a sujeira! Fonte: Simplificando, a lavagem é: aplicar sabão deixar a água trabalhar enxaguar. Parte dessa camada oleosa é retirada mecanicamente, com o auxilio de um sabonete durante o banho. O sabonete deve ser usado com moderação. Uma conseqüência de seu uso excessivo é a retirada de grande parte da camada gordurosa, o que pode tornar a pele seca, causando uma sensação de desconforto, por isso, na produção de sabonetes de melhor qualidade são acrescentados hidratantes como a glicerina. Outra conseqüência do uso de excessivo de sabonete é a alteração do ph da pele, cujo valor médio é 5,5. Como a maioria dos sabonetes em barra apresenta ph em torno de 10,5, sua utilização eleva o ph da pele, o que favorece a proliferação de bactérias na superfície da pele. Isso pode ser evitado com o uso de sabonetes neutros, como o da receita que apresentaremos no decorrer dessa atividade, e você poderão fazer em casa, com o uso de material reciclado, favorecendo o meio ambiente. Os sabões, sabonetes e detergentes facilitam os processos de limpeza devido à sua ação detergente ( do latim detergere = limpar). A água, embora seja um excelente agente de limpeza, nem sempre consegue remover as sujeiras da nossa pele ou de nossas roupas que geralmente estão recobertas por uma fina camada de óleos ou gorduras insolúveis em água. Quando lavamos o rosto, com água sem sabonete, os óleos ou gorduras se dispersam na água na forma de gotículas, porém, ao cessar

8 a agitação da nossa mão molhada no rosto, essas gotículas tendem a se juntar novamente, voltando a recobrir nossa pele. Veja como isso acontece. Coloque em um vidro transparente com tampa, metade de seu volume de água e mais ou menos 5 cm de óleo, tampe e depois agite por alguns segundos. Depois deixa em repouso e verifique o que acontece. A água e o óleo não se dissolvem, porque a água é uma substância polar enquanto os óleos são apolares. Adicionando-se sabão ou detergente a esse sistema, as partículas de gordura se unem às moléculas de sabão e permaneceram em suspensão sendo removidas junto com a água de lavagem. Agora veja o que acontece quando na mistura de água com óleo colocamos detergente. É isso que acontece quando lavamos nosso rosto com sabonete, as partículas de gordura se unem as moléculas de sabão e ao jogarmos a água, toda gordura sairá. Mencionamos anteriormente a importância da higiene da pele para deixá-la saudável e para isso precisamos usar sabonete. Veja que interessante, podemos ir além nesse estudo sobre os cuidados com a pele! Já que estamos falando em sabonete e sabão que tal fazermos uma experiência reaproveitando o óleo de cozinha usado, para fabricação de sabão e sabonete caseiro? Afinal de contas não podemos mais ter uma relação com a natureza de meros espectadores; somos parte integrante da mesma, e temos o dever de minimizar impactos e buscar alternativas de melhoria de condições de vida.

9 Pequenas ações, como o simples reaproveitamento do óleo usado em frituras, podem refletir positivamente na preservação do meio ambiente. paginas.terra.com.br O óleo de cozinha, jogado diretamente na pia, pode parar na rede de esgoto encarecendo o tratamento em até 45%. O óleo sendo menos denso que a água, fica na superfície, criando uma barreira que dificulta a refração da luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática, os fitoplâncton. As flutuações do nível de água, dos rios e represas com óleo em sua superfície, provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos adjacentes que contribuem para enchentes, entre outros danos ao meio ambiente. Jogar óleo usado na rede de esgoto, além de causar danos irreparáveis ao meio ambiente, constitui uma prática ilegal, passível de ser punível por lei. Não faça isso! paginas.terra.com.br/lazer/staruck Sabe por quê? Porque um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. Cada família gera em torno de 1,5 litros de óleo de cozinha por mês.

10 Muitos estabelecimentos Saiba mais! comerciais (restaurantes, bares, pastelarias, hotéis) e residências jogam o óleo de cozinha usado na rede de esgoto, com conseqüente entupimento da mesma e mau funcionamento das estações de tratamento. Para retirar o óleo e desentupir são empregados produtos químicos tóxicos, com efeitos negativos sobre o ambiente. Além disso, como o óleo é mais leve que a água, fica na superfície, criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo os seres vivos aquáticos. Para colocar em prática o que vimos até agora, apresentamos a seguir uma receita de sabão caseiro que permite a reciclagem do óleo de cozinha usado. Materiais: - 1 kg de soda cáustica (NaOH) - 2 litros de água - 4 litros de óleo de frituras (exceto de peixe) - 1 litro de álcool - 0,5 copo de sabão em pó 0,5 copo de vinagre branco - balde - colher de pau ou de plástico - formas de silicone, recipiente plástico ou forma de alumínio, forrada com plástico Recomendações: - Não utilize óleo da fritura de peixes e frutos do mar. - Coe o óleo para separar as impurezas. - Mantenha uma distância segura quando efetuar a mistura da água com a soda cáustica e utilize protetores para olhos e máscara para nariz e boca, pois o vapor resultante dessa mistura é muito forte. Procedimento: - Coloque no balde, 1 kg de soda cáustica e 2 l de água quente. Misture com uma colher de pau até diluir totalmente. - Aqueça os 4 litros de óleo de frituras. Junte os 4 litros de óleo de frituras com a soda cáustica diluída. Continue mexendo com a colher de pau, durante cerca de 20 minutos. - Acrescente 1 litro de álcool, 0,5 copo de sabão em pó e 0,5 copo de vinagre ou limão - Misture tudo até se obter a consistência de pasta. - Despeje esta mistura nas formas. - Deixe secar totalmente e corte os pedaços de sabão no tamanho desejado. - Embrulhe o sabão em papel-filme.

11 patriciaepedro.com Informações importantes: Atualmente, o sabão apresenta várias formas, tipos, tamanhos e cores. Se você quiser transformar o seu sabão em sabonete, acrescente 1,0 copo de álcool e 0,5 copo de glicerina e mexa bastante. As marcas mais conhecidas de bases glicerinadas são: Harmony, Nossa Terra e Mago O sabão praticamente neutro, que contém glicerina, óleos, perfume e corantes, é o sabonete. A glicerina é um subproduto da fabricação do sabão, também vendido nas fábricas de sabão. Este sub-produto é adicionado aos cremes de beleza e sabonetes (permite manter a umidade da pele) ou a produtos alimentícios (mantém a umidade do produto). Para que o sabonete fique mais espumante, coloque um pouco de lauril líquido, cerca de 10 ml para cada quilo de base. Sempre é bom borrifar álcool, após encher as forminhas, ele acaba com aquelas bolhinhas que ficam no sabonete.

12 Veja que interessante a explicação abaixo, ela retoma o que já vimos anteriormente, deixando a informação ainda mais clara! O sabão permite remover certos tipos de sujeiras que a água, sendo polar, não consegue remover, como restos de óleo apolares. O sabão exerce um papel importantíssimo na limpeza porque possui uma cadeia apolar, capaz de interagir com o óleo e uma extremidade polar, capaz de interagir com a água, conforme representado na figura abaixo. 1. Sabendo-se que o ph da pele seja em torno de 5,5 e que a maioria dos sabonetes em barra apresenta ph ao redor de 10,5. Quais as conseqüências do uso excessivo desses sabonetes? 2. Cite duas razões para não se jogar óleo usado no ralo da pia. 3. Como o óleo usado pode ser reaproveitado? 4. Como você pode provar, por meio de experiências, que o óleo de soja não se dissolve na água? 5. Por que água e óleo de soja não se dissolvem? 6. Quais as duas principais substâncias utilizadas na fabricação de sabão? 7. Se você verificar que o sabão caseiro que você está produzindo, ainda em estado pastoso, está muito básico, assinale a substância que você deve acrescentar para neutralizá-lo: a) soda cáustica b) amoníaco c) álcool d) água e) suco de limão

13 8. Você acabou de fabricar um lote de sabão. O que você deve fazer para transformá-lo em sabonete? 9. A região de São Paulo está passando por um período muito seco. Em situações como essa que substância você deve acrescentar ao seu sabonete, para torná-lo mais hidratante, evitando o ressecamento de sua pele. 10. A fórmula do sabão é: Marque as extremidades polar e apolar dessa molécula. Caro aluno, nossa intenção com essas atividades foi de demonstrar que podemos realizar um trabalho interdisciplinar de Biologia e Química. Mas, nosso trabalho ainda não acabou! Mas fique atento! Nossas atividades ainda não acabaram. Vamos explicar algumas curiosidades que acontecem em nosso corpo e só com o estudo químico podemos entender. Você sabe por que os pés e as axilas ficam com mau cheiro?

14 Mas que cheiro de chulé! Atividade Cuidados com a Pele O mau cheiro nos pés, conhecido popularmente como chulé, é algo bem desagradável. Esse mau cheiro é provocado pala proliferação de bactérias ou fungos num ambiente quente e úmido. As bactérias metabolizam os componentes de suor, produzidos pelos pés, e dão os compostos de odor desagradável, como o ácido butanóico ou butírico (CH 3 -CH 2 -CH 2 -COOH), metanotiol (CH 3 -SH) e butanodiona O tratamento mais eficaz consiste em lavar bem os pés, principalmente entre os dedos com sabonetes, a seguir deve-se enxugar muito bem e passar talco com ph acima de 7 para neutralizar os ácidos fedorentos e não deixar umidade para as bactérias se reproduzirem. Existem no mercado sabonetes antibacterianos e fungicidas. Para evitar o aparecimento de chulé é necessário andar descalço o maior tempo possível, todos os dias. Sugestão de experiência: Com essa experiência, será possível observar a presença de microrganismo, bem como, cheiro reproduzido por eles. Criando Micróbios DO QUE VOCÊ PRECISA: Um pote de maionese limpo, gelatina sem sabor, algodão, água, paciência. O QUE FAZER: Aqueça 1/2 xícara de água e coloque 4 envelopes de gelatina sem sabor. Dissolva-a. Despeje no pote de maionese. Vista um par de tênis sem meias e saia para andar. Três horas mais tarde a gelatina já estará dura e seus pés já estarão com chulé. Pegue o algodão e passe-o entre os dedos dos pés. Após fazer isso, passe o algodão cuidadosamente na gelatina e feche o pote. Coloque-o num local escuro e morno (um armário). Deixe o pote neste local por 4 dias.

15 E ENTÃO: O interior de seus tênis é escuro, quente e úmido - um local perfeito para os micróbios! E eles crescem e crescem. O pote com gelatina é muito parecido com este local. A gelatina é o que os micróbios estão comendo. É o chamado meio de crescimento. Após 4 dias, você verá sulcos na gelatina. Os micróbios estão comendo-a. Quando você abrir o pote, você sentirá um cheiro muito pior do que o seu chulé. Não toque no interior do pote. Encha-o com água quente e com detergente, lave suas mãos muito bem. Este é um experimento maravilhoso para se fazer na escola. Você pode coletar micróbios de colegas, de fontes de água e até de lanchonetes. P.S. de Beakman: Os micróbios crescem até quando não queremos. É por isso que quando esquecemos coisas no fundo da geladeira, elas ficam com cheiro ruim. São micróbios que estão crescendo e comendo a comida. Fonte: 1) Por que as bases bicarbonato de sódio e hidróxido de magnésio são utilizadas em talcos desodorantes, para torná-los, capazes de eliminar o cheiro do chulé? Mal cheiro nas axilas A transpiração (suor) é uma função natural do nosso organismo. Sua finalidade consiste em regular a temperatura do corpo e eliminar certas substâncias de nosso corpo. No suor encontramos água, cloreto de sódio, ácidos carboxílicos de moléculas pequenas, uréia, sais de ferro, potássio e amônio. O suor que é eliminado pelas glândulas sudoríparas normalmente é isento de odor. Porém, em contato com bactérias que vivem na superfície da pele, pode ocorrer a produção de ácido butanóico, capróico e outros associados a aminas e mercaptanas. Essas substâncias dão origem ao odor desagradável que recebe nome de bromodiose. 1) Se a pele não tem cheiro, o que justifica o mau cheiro nas axilas de algumas pessoas?

16 A melhor maneira de eliminar o odor do corpo é tomar banho com sabão ou sabonete e em seguida usar desodorantes, que são substâncias que mascaram ou impedem o suor. A maioria dos desodorantes contém como componente ativo triclosan, que inibe o crescimento das bactérias. Os desodorantes podem apresentar outros componentes, como éster, álcool e essências. Quando utilizamos substâncias de caráter básico, como o hidróxido de magnésio [(Mg(OH) 2 ], ou o bicarbonato de sódio (NaHCO 3 ), presente no talco desodorante, estamos tornando o meio básico matando as bactérias e neutralizando os ácidos carboxílicos causadores do mal cheiro. Os antitranspirantes funcionam como inibidores da transpiração e mantém as axilas secas. O componente ativo mais comum desses produtos é o cloridrato de alumínio [Al 2 (OH) 5 Cl]. Esse sal libera íons Al 3+ que coagulam proteínas, formando estruturas bloqueadoras do canal de saída das glândulas sudoríparas. Estudos recentes sugerem que o alumínio presente nos antitranspirantes pode ser absorvido pelo organismo e se acumular. Esse acúmulo pode favorecer a incidência de câncer de mama e do mal de Alzeimer. 1) Por que estudos recentes sugerem que não se deve utilizar antitranspirantes a base de cloridrato de alumínio [Al 2 (OH) 5 Cl]? A pele está sujeita a vários fatores externos, vamos analisar os tipos de agressões mais comuns. 1) Uso de sabonete com ph muito elevado, acima de 10,0. Um sabonete com ph acima de 10,0 favorece a retirada da camada oleosa da pele deixando-a mais desprotegida e seca. O sabonete deve ser usado com moderação. Você já reparou que quase todos os rótulos de produtos cosméticos e bulas de cremes dermatológicos informam se possuem ph fisiológico próximo ao natural da pele ou ph não alcalino??? Mas, afinal, o que significa ph? Segundo os dermatologistas, o ph (Potencial Hidrogeniônico) é a sigla utilizada para indicar o grau de acidez do manto protetor da nossa pele. Manto protetor é uma camada superficial sobre a epiderme, que age como um hidratante natural da pele e é formado por gordura, substância produzida pelas glândulas sebáceas e por suor. Seu nome técnico é manto hidrolipídico (hidro=água

17 /lípide= gordura) e sua função é proteger a pele da evaporação excessiva, evitando o ressecamento, mantendo a lubrificação e protegendo contra agressões de agentes externos e bacteriológicos, seu ph é ligeiramente ácido porque as gorduras são ácidos graxos. 2) Banhos com água muito quente A água muito quente elimina a lubrificação natural da pele. Nós temos uma flora microbiana natural que protege a nossa pele, que é o sebo mais o suor do corpo, que forma uma emulsão fisiológica epicutânea. "Se essa emulsão natural é agredida, a pessoa fica predisposta a doenças de pele. Nós temos glândulas sudoríparas (com bactérias que causam odor), principalmente em pés, genitais e axilas. Para quem tem pele oleosa, não é recomendável lavar o rosto com sabonete comum várias vezes por dia. É indicado usar um produto com ph adequado e filtro solar livre de óleo. É importante consultar sempre um especialista. 3) Exposição às radiações solares - A exposição em excesso às radiações solares, em particular as radiações ultravioleta, principalmente UVA e UVB tem efeito acumulativo favorecendo o envelhecimento precoce e o aparecimento de câncer de pele. A sensibilidade aos raios ultravioleta depende do tipo de pele, quanto mais branca, mais sensível será. O uso de protetor solar é essencial para a proteção da pele. Não só pela beleza, mas também para prevenção ao câncer de pele. "O sol é cumulativo, fica guardado nas células. Ou seja, o sol que você tomou aos 18 anos sem proteção transforma células que ficam armazenadas na pele, e isso traz malefícios no futuro. A pele sem proteção solar fica suscetível ao envelhecimento precoce, manchas e ao câncer de pele. O protetor é mais do que uma substância anti-envelhecimento, é primordial para a saúde da pele". 4) Substâncias químicas que agridem a pele. Os produtos de limpeza normalmente contêm substâncias que agridem a pele, veja alguns produtos: água sanitária, álcool gel, álcool perfumado, amaciantes, antimofo, aromatizadores, cera para assoalho, cloro, creolina líquida ou em pó, desengraxantes, desinfetantes, detergentes, graxa para sapatos, inseticidas, limpa carpete, limpa alumínio, limpa fogão, limpa vidros, lustra móveis, limpa pisos, multiuso, passe bem, pega mosca, pó para matar baratas, pretinho/pneu, repelentes, sabão de coco, sabão em barra, sabão em pasta, sabão em pó, sabão líquido, sabão reciclado, sabonete líquido, xampu automotivo, spray ambiental e tira manchas de tapete. Todos contém uma ou mais substâncias ativas que agridem a pele. 5) Ácidos, como o ácido clorídrico conhecido no comércio como ácido muriático, ácido nítrico e bases, como hidróxido de sódio, conhecido no comércio como soda cáustica, hidróxido de amônio conhecido no comércio como amoníaco, são produtos muito utilizados em residências. Muito cuidado com esses produtos, causam queimaduras,

18 são extremamente corrosivos, não podem ser aspirados e nem ingeridos. Mantenha-os longe das crianças e animais domésticos.. ricardi.webcindario.com/img/aciba.gif Como proteger sua pele 1) Usar sabonete com moderação. Prefira sabonetes que contenham substâncias oleosas e hidratantes como a glicerina. 2) A fim de evitar os efeitos nocivos dos raios ultravioleta, deve-se utilizar os protetores solares. A relação entre o tempo necessário para evitar queimaduras com ou sem protetor solar é denominado FPS (fator de proteção solar). Exemplo: Um FPS de 15 indica que a pessoa pode ficar 15 vezes mais tempo exposta ao sol, sem sofrer queimaduras, em relação ao tempo que poderia ficar sem usar o protetor solar. Os valores de FPS considerados ideais para o bom funcionamento dos protetores solares variam entre 5 e 30, Nunca se exponha ao sol sem protetor solar 3) Não manusear produtos de limpezas, ácidos e bases, sem luvas de borracha. alguns produtos como o ácido clorídrico, soda cáustica e amoníaco, além das luvas de borracha é preciso utilizar óculos de proteção e máscara

19 1) Qual o significado da sigla FPS 15, presente no rótulo de alguns protetores solar? Conclusões Tomar muitos banhos por dia, usando sabonete, tira a oleosidade natural da pele. Melhor evitar o exagero. Os raios ultra-violetas do sol fazem mal para a pele e são responsáveis pelo surgimento de uma doença chamada câncer de pele. O efeito do sol é cumulativo. O quanto antes as crianças aprenderem a usar chapéus e protetores solares na pele, menos risco correrão de desenvolver câncer. Evite o sol das 10 às 16 horas, período em que ocorre a maior incidência de raios ultravioletas, aqueles que causam câncer de pele. Use bloqueador solar com freqüência e não esqueça de proteger a pele dos raios solares, usando roupas, bonés, óculos de sol etc. Areia de parquinho e da praia não é lugar para a cachorrada. É que eles fazem as necessidades na areia, podendo passar doenças como micoses para as crianças. Evite levar animaizinhos de estimação para esses lugares. 2) Para manter a pele saudável, deve haver um equilíbrio entre limpeza, proteção contra agentes externos e hidratação. Das afirmativas abaixo assinale Verdadeiro ( V) ou falso (f) para as ações que ajudam na proteção da nossa pele. ( ) usar protetor solar quando exposto ao sol.

20 ( ) usar luvas quando manipular substâncias químicas que agridem a pele. ( ) tomar sempre banho com água bem quente. ( ) esfregar o corpo com bastante sabonete para tirar toda sujeira. ( ) omar banhos rápidos e com água morna. ( ) no inverno usar hidratantes de acordo com o tipo de pele ( ) no inverno tomar banho bem quente para ativar as glândulas sebáceas. Como mencionamos no início dessa atividade, passatempos lúdicos induzem ao estudo e aprendizagem. Dessa forma convidamos você a vivenciar essa experiência resolvendo a cruzadinha a seguir. HORIZONTAIS Cruzadinha 3. Substância presente nos desodorantes cujo objetivo é eliminar o crescimento da população de bactérias. 7. Subproduto da fabricação do sabão, pertence a função álcool e é um bom hidratante da pele presente em sabonetes neutros. 8. Principal causador do chulé, também conhecido como ácido butírico. 14. Parte da molécula do sabão constituída por carbono e hidrogênio que é capaz de interagir com o óleo. 15. Sal que libera íons de alumínio, capazes de coagular proteínas, para bloquear os canais das glândulas sudoríparas. 18. Substâncias que funcionam como inibidores da transpiração. 19. Seres microscópicos fotossintetizantes, considerados a base da cadeia alimentar aquática. 20. Sabão praticamente neutro, que contém: glicerina, óleos, perfumes e corantes. 21. Nome químico do álcool comum. 22. Vendido no comércio com o nome de ácido muriático. VERTICAIS 1. Base vendida no comércio com o nome de soda cáustica. 2. Substância que não deve ser jogada no ralo da pia, pois causa danos irreparáveis ao meio ambiente. 4. Nome comercial do hidróxido de amônio. 5. Seres microscópicos que se proliferam num ambiente quente e úmido, alimentando-se dos componentes produzidos pelo suor. 6. Substâncias como o álcool e a água que podem se misturar em qualquer proporção. 9. Extremidade da molécula do sabão capaz de interagir com a água. 10. Produto da reação de saponificação. 11. Reação entre óleo e soda cáustica, produzindo sabão e água. 12. Cheiro desagradável, produzido pelos ácidos fedorentos, presentes nos pés ricos em bactérias e fungos. 13. Função natural do nosso corpo, cuja finalidade consiste em regular a temperatura e eliminar certas substâncias do nosso organismo. 16. Rio-esgoto que corta a região do Grande São Paulo, é considerado um dos rios mais poluído do mundo. 17. Substância adicionada ao sabonete para torná-lo mais espumante.

21

22 Aplicando seus conhecimentos, resolva os exercícios a seguir: 1. A fórmula de um sabão é: CH 3 (CH 2 ) COO - Na +. No processo de limpeza, uma parte da molécula de sabão liga-se às gorduras e a outra à água. Qual parte liga-se à gordura e qual parte liga-se à água Por quê? 2. Por que mãos sujas de doces ficam limpas apenas com água, mas é necessário água e sabão para mãos engorduradas. 3. A reação de óleos e gorduras com soda cáustica, produzindo sabões é chamada: a) hidrólise b) hidrogenação c) saponificação d) polimerização e) substituição

23 Gabarito Questão 1 Resposta - A pele é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para a mais profunda, respectivamente. 1- Um sabonete com ph 10,5 é básico ou alcalino. A solução de água e sabonete com essa alcalinidade favorece a retirada da camada oleosa da pele, deixando-a mais desprotegida e seca. 2 - Uma razão: Como o óleo é menos denso que a água, fica na sua superfície. Ao chegar aos rios, lagoas e represas formam uma película na superfície criando uma barreira que dificulta a refração da luz solar e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática, o fitoplancton. Outra razão: As flutuações do nível de água dos rios, lagoas e represas deixa depositado no solo, de suas margens, uma camada de óleo que impermeabiliza esses terrenos, acabando por favorecer a ocorrência de inundações, durante o período de chuvas. 3 - Transformando-o em sabões e sabonetes Misturando as duas substâncias, elas formam duas fases, por mais que se agite a mistura, deixando-as em repouso, elas voltam a se separar. 5- Porque a água é polar, pois sua molécula forma um dipolo elétrico. Entre as partículas de água, ocorrem ligações intermoleculares, por meio de pontes de hidrogênio, que não podem ser rompidas por substâncias apolares, cujas moléculas não formam pólos elétricos. Representação da polaridade da molécula da água

A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções:

A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções: CUIDADOS COM A PELE A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções: Regular a temperatura do nosso corpo; Perceber os estímulos dolorosos e agradáveis; Impedir a entrada

Leia mais

TECNOLOGIA DE Sabões e detergentes. Conteúdos a serem abordados: --Tensão superficial -- Polaridade -- Forças intermoleculares

TECNOLOGIA DE Sabões e detergentes. Conteúdos a serem abordados: --Tensão superficial -- Polaridade -- Forças intermoleculares TECNOLOGIA DE Sabões e detergentes Conteúdos a serem abordados: --Tensão superficial -- Polaridade -- Forças intermoleculares Tensão superficial Força existente na superfície de líquidos em repouso. Fortes

Leia mais

Oficina de fabricação de sabão a partir de resíduos de óleo doméstico (de cozinha)

Oficina de fabricação de sabão a partir de resíduos de óleo doméstico (de cozinha) Oficina de fabricação de sabão a partir de resíduos de óleo doméstico (de cozinha) Essa cartilha tem como objetivo, auxiliar no processo de ensinoaprendizagem durante a oficina de Fabricação de sabão a

Leia mais

:: Sabão Líquido :: Em um balde ou recipiente bem grande, despejar a soda e 1 litro de água, mexendo por ceca de 5 minutos;

:: Sabão Líquido :: Em um balde ou recipiente bem grande, despejar a soda e 1 litro de água, mexendo por ceca de 5 minutos; :: Sabão Líquido :: Para fazer 30 litros Ingredientes: 1,5 litros de azeite (morno) ½ quilo de soda cáustica 1,5 litros de álcool líquido 1 litro de água (1ª etapa) 27 litros de água (2ª etapa) 2 colheres

Leia mais

A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado.

A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado. Histórico A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado. A pele bronzeada tornou-se moda, sinal de status e saúde. Histórico

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio TRATAMENTO DA ÁGUA Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio Água poluída: água inadequada para beber ou para fazer nossa higiene. Diversas substâncias naturalmente presentes na água são

Leia mais

O quanto você se conhece? O quanto você se cuida? Encontre aqui informações úteis e descomplicadas.

O quanto você se conhece? O quanto você se cuida? Encontre aqui informações úteis e descomplicadas. O quanto você se conhece? O quanto você se cuida? Encontre aqui informações úteis e descomplicadas. O bem-estar da mulher começa com autoconhecimento, que se conduz em equilíbrio e se traduz em saúde.

Leia mais

O Tato Capítulo 11 (página 204) - Ajuda a controlar a força que se aplica ao segurar objetos;

O Tato Capítulo 11 (página 204) - Ajuda a controlar a força que se aplica ao segurar objetos; O Tato Capítulo 11 (página 204) - A pele humana possui espessura variável, menor que 0,5 milímetros (pálpebras) até 05 milímetros (no alto das costas); - É o sentido que nos permite perceber os estímulos

Leia mais

- CURSO DE MAQUIAGEM -

- CURSO DE MAQUIAGEM - - CURSO DE MAQUIAGEM - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). A PELE CONHECENDO

Leia mais

sete receitas de xampu caseiro para cães

sete receitas de xampu caseiro para cães Como fazer xampu caseiro para cães sete receitas de xampu caseiro para cães Faça xampu caseiro para cães, caso você esteja procurando uma alternativa natural aos comprados em lojas de produtos para animais.

Leia mais

Boas práticas na manipulação do pescado

Boas práticas na manipulação do pescado Boas práticas na manipulação do pescado O Brasil tem uma grande variedade de pescados e todas as condições para a produção deste alimento saudável e saboroso. Para que o pescado continue essa fonte rica

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

EXERCÄCIOS DE HISTOLOGIA. 1- (PUC-2006) Associe o tipo de tecido animal Å sua correlaçéo:

EXERCÄCIOS DE HISTOLOGIA. 1- (PUC-2006) Associe o tipo de tecido animal Å sua correlaçéo: EXERCÄCIOS DE HISTOLOGIA 1- (PUC-2006) Associe o tipo de tecido animal Å sua correlaçéo: 1) Tecido Ñsseo compacto 2) Tecido Ñsseo esponjoso 3) Cartilagem hialina 4) Cartilagem elöstica 5) Cartilagem fibrosa

Leia mais

Limpando a Caixa D'água

Limpando a Caixa D'água Limpando a Caixa D'água É muito importante que se faça a limpeza no mínimo 2 (duas) vezes ao ano. Caixas mal fechadas/tampadas permitem a entrada de pequenos animais e insetos que propiciam sua contaminação.

Leia mais

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA 2 Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. 3 Habilidades: Refletir sobre a importância da água para o Planeta Terra, para a vida e o

Leia mais

Campanha de prevenção do cancro da pele

Campanha de prevenção do cancro da pele Campanha de prevenção do cancro da pele Use o protetor solar adequado. Proteja-se com chapéu e óculos de sol. Evite a exposição solar entre as 11:00 e as 17:00. www.cm-loures.pt facebook.com/municipiodeloures

Leia mais

Manual do Mega Hair. Introdução. Sumario

Manual do Mega Hair. Introdução. Sumario Manual do Mega Hair Manual do Mega Hair Introdução Bom você estão interessado em deixar seus cabelos crescerem, mas não a tem tanta paciência para espera por anos. O crescimento do fio de cabelo é bem

Leia mais

APOSTILA : TRATAMENTO DE PISCINA

APOSTILA : TRATAMENTO DE PISCINA APOSTILA : TRATAMENTO DE PISCINA Trat Bem Piscinas sempre pensando em você! TRATAMENTO DE PISCINA Introdução Para manter a água da piscina limpa e saudável é necessário que seja feito dois tipos de tratamento

Leia mais

DICAS DE SAÚDE Proteja sua família

DICAS DE SAÚDE Proteja sua família DICAS DE SAÚDE Proteja sua família Elaborado: Apoio: Saúde e o Sistema Imunológico Saber como o organismo combate os agressores e se protege, assim como conhecer os fatores que o levam a um funcionamento

Leia mais

OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê.

OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê. OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê. O preparo da mama durante a gestação pode ser feito a partir do 6º mês, com banho de sol que fortalece os mamilos e

Leia mais

VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL CIEVS- Centro de Informações Estratégicas em Saúde

VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL CIEVS- Centro de Informações Estratégicas em Saúde VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL CIEVS- Centro de Informações Estratégicas em Saúde Boletim de Alerta do VIGIAR Palmas 09 de setembro de 2014 RECOMENDAÇÕES PARA ENFRENTAR SITUAÇÕES DE A BAIXA UMIDADE RELATIVA

Leia mais

Os microrganismos e suas funções

Os microrganismos e suas funções ós na ala de Aula - Ciências 6º ao 9º ano - unidade 3 essa unidade, as atividades propostas visam colaborar para desenvolver novas perspectivas sobre a fermentação, processo realizado por fungos e bactérias.

Leia mais

DNA Darwin Não Atento?

DNA Darwin Não Atento? DNA Darwin Não Atento? PÁGINA 1 DE 6 CIÊNCIAS BIOLOGIA QUÍMICA Darwin foi um dos maiores cientistas de todos os tempos. Ele percebeu que variações ocorrem nas populações ou seja, diferenças são encontradas

Leia mais

SUSPENSÕES E SOLUÇÕES

SUSPENSÕES E SOLUÇÕES SUSPENSÕES E SOLUÇÕES Definições SUSPENSÃO Mistura heterogênea de substâncias Ex.: sangue (suspensão de plasma e células) água e óleo; água e areia, água e açúcar SOLUÇÃO Mistura homogênea de substâncias

Leia mais

As forças atrativas entre duas moléculas são significativas até uma distância de separação d, que chamamos de alcance molecular.

As forças atrativas entre duas moléculas são significativas até uma distância de separação d, que chamamos de alcance molecular. Tensão Superficial Nos líquidos, as forças intermoleculares atrativas são responsáveis pelos fenômenos de capilaridade. Por exemplo, a subida de água em tubos capilares e a completa umidificação de uma

Leia mais

PROJETO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

PROJETO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS GOVERNO DE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL NAIR PALÁCIO DE SOUZA NOVA ANDRADINA - MS PROJETO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS 1.TÍTULO: Projeto Óleo e água não se

Leia mais

Veja a vantagem de ser um Empresário Amway. Entenda o quanto você vai economizar nas suas compras do supermercado.

Veja a vantagem de ser um Empresário Amway. Entenda o quanto você vai economizar nas suas compras do supermercado. Veja a vantagem de ser um Empresário Amway. Entenda o quanto você vai economizar nas suas compras do supermercado. LOC Limpador Multiuso 1 litro R$22,96 de R$ 54,00 Multiuso Limpeza Pesada 500 ml 20 x

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO OESTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO OESTE PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO OESTE PROCESSO SELETIVO Nº001/2010 AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS NOME DO CANDIDAT0: ASSINATURA: RIO DO OESTE 27 DE JANEIRO DE 2010 Instruções: Antes de começar a realizar

Leia mais

Externato Fernão Mendes Pinto A PELE. Esquema da pele, retirado da Internet. Rafael Galrão (3º ano) e Rita Farricha (4º ano)

Externato Fernão Mendes Pinto A PELE. Esquema da pele, retirado da Internet. Rafael Galrão (3º ano) e Rita Farricha (4º ano) Externato Fernão Mendes Pinto A PELE Esquema da pele, retirado da Internet Rafael Galrão (3º ano) e Rita Farricha (4º ano) INDICE 1. Como é feita a pele? 2. Para que serve a pele? 3. Cuidados a ter com

Leia mais

Mantenha as portas e as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes no ar, o que facilita a transmissão de doenças.

Mantenha as portas e as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes no ar, o que facilita a transmissão de doenças. Soninho Mantenha as portas e as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes no ar, o que facilita a transmissão de doenças. Garanta que entre os colchonetes haja meio metro

Leia mais

ORIGAMI Manual de conservação

ORIGAMI Manual de conservação R e s p e i t a r o s l i m i t e s d e p e s o. T r a n s p o r t a r c o m c u i d a d o. TECIDO S LIMPE SEMANALMENTE A POEIRA DEPOSITADA SOBRE O TECIDO COM UM ASPIRADOR DE PÓ E REALIZE UMA ESCOVAÇÃO

Leia mais

Aprenda como fazer frituras de um modo mais saudável Qua, 28 de Novembro de 2012 17:04 - Última atualização Qua, 28 de Novembro de 2012 17:11

Aprenda como fazer frituras de um modo mais saudável Qua, 28 de Novembro de 2012 17:04 - Última atualização Qua, 28 de Novembro de 2012 17:11 Alimentos fritos costumam ser mais gostosos que os assados, mas também são mais calóricos e contêm gorduras que fazem mal à saúde. Por isso, o Bem Estar desta quarta-feira, 28, ensinou opções melhores

Leia mais

TIPOS DE SUJIDADES O QUE É SUJIDADE?

TIPOS DE SUJIDADES O QUE É SUJIDADE? TIPOS DE SUJIDADES O QUE É SUJIDADE? A sujidade é um residual físico, químico ou biológico considerado estranho ao produto original, que pode ser capaz de provocar efeitos deterioráveis, detectados visualmente

Leia mais

A HISTÓRIA DO SABONETE

A HISTÓRIA DO SABONETE SABONETES por: Colunista Portal Educação SABONETE BARRA DE OLIVA UMA PRODUÇÃO DE PRECIOSIDADES DO POMAR. CONFIRA NA LOJA www.luciamotta.loja2.com.br Os sabonetes são cosméticos detergentes Na antiguidade,

Leia mais

Uma receita de iogurte

Uma receita de iogurte A U A UL LA Uma receita de iogurte O iogurte, um alimento comum em vários países do mundo, é produzido a partir do leite. Na industrialização desse produto empregam-se técnicas diversas para dar a consistência,

Leia mais

Impermeabilizantes Sempre Novo+

Impermeabilizantes Sempre Novo+ Impermeabilizantes Sempre Novo+ Vidro Líquido. Nanotecnologia na palma da mão! Proteção, brilho, comodidade e beleza por muito mais tempo! Sempre Novo +metal Sem sujeiras. Sem manchas. Sem pés molhados.

Leia mais

LEXOL ph - Limpeza Segura e Fácil para Artigos em Couro, Banco de Carro, Selaria, Botas, Malas, Sapatos e Móveis Estofados - Contém 500 ml.

LEXOL ph - Limpeza Segura e Fácil para Artigos em Couro, Banco de Carro, Selaria, Botas, Malas, Sapatos e Móveis Estofados - Contém 500 ml. LEXOL ph - Limpeza Segura e Fácil para Artigos em Couro, Banco de Carro, Selaria, Botas, Malas, Sapatos e Móveis Estofados - Contém 500 ml. O Limpador Lexol-pH é ideal para todos os cuidados necessários

Leia mais

COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR. Higienização das Mãos

COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR. Higienização das Mãos COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR *Definição: Higienização das Mãos Lavagem das mãos é a fricção manual vigorosa de toda superfície das mãos e punhos,

Leia mais

Caixa d Água. Materiais necessários. Anotações. 0800 771 0001 odebrechtambiental.com odebrecht.amb

Caixa d Água. Materiais necessários. Anotações. 0800 771 0001 odebrechtambiental.com odebrecht.amb Materiais necessários Separe todo o material que será utilizado para a limpeza do seu reservatório. Anotações Papai, precisamos separar o material de limpeza. Claro, filha! Caixa d Água SAIBA COMO LIMPAR

Leia mais

Sika Marine Sistema de Conservação de Convés em Teca. Sistema de conservação de convés em teca A gama Sika Marine

Sika Marine Sistema de Conservação de Convés em Teca. Sistema de conservação de convés em teca A gama Sika Marine Sika Marine Sistema de Conservação de Convés em Teca Sistema de conservação de convés em teca A gama Sika Marine Os produtos de conservação Sika Marine protegem e embelezam os convés em teca novos ou antigos.

Leia mais

TECIDOS. 1º ano Pró Madá

TECIDOS. 1º ano Pró Madá TECIDOS 1º ano Pró Madá CARACTERÍSTICAS GERAIS Nos animais vertebrados há quatro grandes grupos de tecidos: o muscular, o nervoso, o conjuntivo(abrangendo também os tecidos ósseo, cartilaginoso e sanguíneo)

Leia mais

Como os seres vivos modificam o ambiente?

Como os seres vivos modificam o ambiente? Como os seres vivos modificam o ambiente? O ar e a água possibilitam a integração dos seres vivos na dinâmica planetária. Por que a parede do copo com água fria fica molhada? Será? Toda matéria é constituída

Leia mais

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ciências Nome: SANEAMENTO BÁSICO. Aparência de uma cidade limpa.

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ciências Nome: SANEAMENTO BÁSICO. Aparência de uma cidade limpa. 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ciências Nome: Leia este texto. SANEAMENTO BÁSICO Aparência de uma cidade limpa. Saneamento básico é o conjunto de cuidados que se tem com a água, o esgoto

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

Sumário. Zeca. O amigo da água. 04. A importância da água. 05. Por que preservar 06. Como a água chega à sua casa 07. Dicas para preservar a água 09

Sumário. Zeca. O amigo da água. 04. A importância da água. 05. Por que preservar 06. Como a água chega à sua casa 07. Dicas para preservar a água 09 Sumário Zeca. O amigo da água. 04 A importância da água. 05 Por que preservar 06 Como a água chega à sua casa 07 Dicas para preservar a água 09 Diga não ao desperdício 10 Água de beber em casa 11 Olá!

Leia mais

Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti.

Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Cartilha de Dengue Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Conhecendo o ciclo biológico do mosquito O Aedes aegypti

Leia mais

Hepatites B e C. são doenças silenciosas. VEJA COMO DEIXAR AS HEPATITES LONGE DO SEU SALÃO DE BELEZA.

Hepatites B e C. são doenças silenciosas. VEJA COMO DEIXAR AS HEPATITES LONGE DO SEU SALÃO DE BELEZA. Hepatites B e C são doenças silenciosas. VEJA COMO DEIXAR AS HEPATITES LONGE DO SEU SALÃO DE BELEZA. heto hepatite manucure.indd 1 Faça sua parte. Não deixe as hepatites virais frequentarem seu salão.

Leia mais

Importância da Higiene

Importância da Higiene Importância da Higiene Anexo 1 1 Semana Pedagógica 1º semestre - 2016 Anexo I Importância da Higiene Você sabe o que é higiene? Higiene é o conjunto de medidas que tomamos para eliminar a sujeira, que

Leia mais

A. F. Isenmann Princípios Químicos em Produtos Cosméticos e Sanitários Conteúdo

A. F. Isenmann Princípios Químicos em Produtos Cosméticos e Sanitários Conteúdo A. F. Isenmann Princípios Químicos em Produtos Cosméticos e Sanitários Conteúdo 1 Objetivos deste livro no âmbito dos cursos técnicos de química, farmácia e áreas afins... 4 2 Aspecto econômico da indústria

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. O curativo do umbigo deve ser feito todos os dias, depois do banho, até que o cordão do umbigo seque e caia. Isso leva

Leia mais

Aluno (a): Professor:

Aluno (a): Professor: 3º BIM P1 LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas

Leia mais

QUÍMICA CELULAR NUTRIÇÃO TIPOS DE NUTRIENTES NUTRIENTES ENERGÉTICOS 4/3/2011 FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA

QUÍMICA CELULAR NUTRIÇÃO TIPOS DE NUTRIENTES NUTRIENTES ENERGÉTICOS 4/3/2011 FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA NUTRIÇÃO QUÍMICA CELULAR PROFESSOR CLERSON CLERSONC@HOTMAIL.COM CIESC MADRE CLÉLIA CONCEITO CONJUNTO DE PROCESSOS INGESTÃO, DIGESTÃO E ABSORÇÃO SUBSTÂNCIAS ÚTEIS AO ORGANISMO ESPÉCIE HUMANA: DIGESTÃO ONÍVORA

Leia mais

41 Por que não bebemos água do mar?

41 Por que não bebemos água do mar? A U A UL LA Por que não bebemos água do mar? Férias no verão! Que maravilha! Ir à praia, tomar um solzinho, nadar e descansar um pouco do trabalho. Enquanto estamos na praia nos divertindo, não devemos

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

Guia de consulta rápida para limpeza de tapetes e carpetes.

Guia de consulta rápida para limpeza de tapetes e carpetes. Guia de consulta rápida para limpeza de tapetes e carpetes. Clemant Ritmo www.tapetessaocarlos.com.br Conceitos gerais para manutenção e limpeza Manutenção É o processo contínuo e planejado com o objetivo

Leia mais

O que é Água Filtrada?

O que é Água Filtrada? O que é Água Filtrada? Via Filtros Sistemas Filtrante 2015 Falar de água filtrada interessa a todos, afirmo isso porque eu mesmo já procurei muito sobre esse assunto e queria entender o porquê é importante

Leia mais

D E R M A T I T E S HISTÓRIA

D E R M A T I T E S HISTÓRIA D E R M A T I T E S As dermatoses ocupacionais, conhecidas como dermatites de contato, manifestam-se através de alterações da pele e decorrem direta ou indiretamente de certas atividades profissionais.

Leia mais

A- Estou sentindo as lentes confortáveis em meus olhos? B- Meus olhos estão claros e brilhantes como estavam antes de colocar as lentes?

A- Estou sentindo as lentes confortáveis em meus olhos? B- Meus olhos estão claros e brilhantes como estavam antes de colocar as lentes? COMO PREVENIR ACIDENTES COM LENTES DE CONTATO Por Luiz Alberto Perez Alves As lentes de contato modernas além de práticas são muito seguras, desde que você siga corretamente todas as orientações que seu

Leia mais

Obrigado por ter adquirido os nossos produtos.

Obrigado por ter adquirido os nossos produtos. Obrigado por ter adquirido os nossos produtos. A Lavore Móveis segue um rigoroso controle de qualidade com o objetivo de garantir a total satisfação dos nossos clientes. Para conservação do mobiliário

Leia mais

Guia de Soluções EcoWin Soluções Ecológicas

Guia de Soluções EcoWin Soluções Ecológicas Guia de Soluções Problemas & Soluções Este manual técnico traz exemplos de situações que surgiram durante a instalação e operação dos sistemas URIMAT no país ou no exterior nos últimos anos. A seguir,

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [ORIENTAÇÕES SOBRE O FILHOTE]

www.drapriscilaalves.com.br [ORIENTAÇÕES SOBRE O FILHOTE] [ORIENTAÇÕES SOBRE O FILHOTE] 2 orientações sobre o filhote 1. Informações iniciais: É natural que o filhote estranhe seu novo lar nos primeiros dias. Assim, é importante ser compreensivo, carinhoso e

Leia mais

Bichos que a gente não vê

Bichos que a gente não vê Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Projetos temáticos 5 o ano Data: / / Nível: Escola: Nome: Bichos que a gente não vê Justificativa O projeto Bichos que

Leia mais

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Propriedades da matéria e mudanças de estado físico Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Propriedades da Matéria A matéria é

Leia mais

Terapias para renovar sua beleza TERAPIAS

Terapias para renovar sua beleza TERAPIAS Terapias para renovar sua beleza TERAPIAS NOVAS SENSAÇÕES NATIVA SPA TERAPIAS Nativa SPA Terapias transforma seus momentos de cuidado em uma experiência ainda mais prazerosa. Agora você tem os efeitos

Leia mais

Informações Gerais Trocadores de Calor / Chiller de Placas

Informações Gerais Trocadores de Calor / Chiller de Placas Informações Gerais Trocadores de Calor / Chiller de Placas Somos especializados em trocadores de calor e importamos desde 2009. Eles são fabricados sob a supervisão de um técnico nosso e foram adaptados

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

CONHEÇA O SISTEMA HIDRÁULICO DE UMA PISCINA

CONHEÇA O SISTEMA HIDRÁULICO DE UMA PISCINA TRATAMENTO FÍSICO Consiste na remoção de todas impurezas físicas visíveis na água ou depositadas nas superfícies internas das piscinas, como por exemplo, as folhas, os insetos, poeiras, argila, minerais

Leia mais

Dicas de conservação e limpeza

Dicas de conservação e limpeza Dicas de conservação e limpeza No uso diário de seus armários, alguns cuidados devem ser tomados a fim de prolongar a vida útil do produto. Água Tome cuidado particular em torno da pia, do forno e dos

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio Ambiente 4 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURAIS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando,

Leia mais

Sistema de Cuidados da Pele com Tendência à Acne Mary Kay

Sistema de Cuidados da Pele com Tendência à Acne Mary Kay Sistema de Cuidados da Pele com Tendência à Acne Mary Kay Quais são as causas da acne? Pele Sadia Pele com Acne Os poros obstruídos retêm oleosidade Como a pele continua produzindo óleo, a obstrução cresce

Leia mais

Micoses. Cuidados e Tratamentos

Micoses. Cuidados e Tratamentos Micoses Cuidados e Tratamentos Micoses Superfi ciais As micoses superficiais da pele são infecções causadas por fungos que atingem a pele, unhas e cabelos. Os fungos estão em toda parte podendo ser encontrados

Leia mais

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho.

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Programa 5 S A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será colocada em prática e seu ambiente vai ficar mais alegre

Leia mais

Use, demostre e venda

Use, demostre e venda Use, demostre e venda Esse material foi criado para você fazer demonstração e venda de produtos onde quer que você esteja! Esses momentos de demonstração são chamados de ENCONTROS DE BELEZA. Essa é a hora

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DE LENTES DE CONTATO RÍGIDAS GAS PERMEÁVEL

MANUAL DO USUÁRIO DE LENTES DE CONTATO RÍGIDAS GAS PERMEÁVEL MANUAL DO USUÁRIO DE LENTES DE CONTATO RÍGIDAS GAS PERMEÁVEL As lentes de contato rígidas gás permeáveis são produzidas em materiais mistos (orgânicos e inorgânicos) através do sistema de torneamento.

Leia mais

SEGURANÇA E TÉCNICA DE LABORATÓRIO AULA 01: ORGANIZANDO O LABORATÓRIO TÓPICO 03: ORGANIZAÇÃO LABORATORIAL O laboratório, seja de uma indústria, de um centro de pesquisa ou de uma instituição de ensino

Leia mais

MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS CRIARE

MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS CRIARE MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS CRIARE Para que a vida útil do seu produto seja maior, recomendamos que estas informações sejam transmitidas às pessoas que executam a limpeza da sua casa. DE OLHO NA

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS

BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS SÉRIE: SEGURANÇA ALIMENTAR e NUTRICIONAL Autora: Faustina Maria de Oliveira - Economista Doméstica DETEC Revisão: Dóris Florêncio Ferreira Alvarenga Pedagoga Departamento

Leia mais

Frio» Recomendações gerais

Frio» Recomendações gerais No domicílio Antes do Inverno, verifique os equipamentos de aquecimento da sua casa; Se tiver lareira mande limpar a chaminé, se necessário; Mantenha a casa arejada, abrindo um pouco a janela/porta para

Leia mais

ÁGUA PARA CONCRETOS. Norma alemã - DIN EN 1008 Edição 2002. http://beton-technische-daten.de/5/5_0.htm

ÁGUA PARA CONCRETOS. Norma alemã - DIN EN 1008 Edição 2002. http://beton-technische-daten.de/5/5_0.htm 1 / 11 ÁGUA PARA CONCRETOS Norma alemã - DIN EN 1008 Edição 2002 Cimento Heidelberg Catálogo : Dados Técnicos do Concreto Edição 2011 http://beton-technische-daten.de/5/5_0.htm Comentários de Eduardo :

Leia mais

Impermeabilizantes Sempre Novo+

Impermeabilizantes Sempre Novo+ Impermeabilizantes Sempre Novo+ Vidro Líquido. Nanotecnologia na palma da mão! Bonito como novo! Vivo como nunca! Sempre Novo +plástico Mais a cor. Maior brilho. Menos sujeira. Sem sujeiras. Sem manchas.

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

MANUAL TÉCNICO. Instalação, Manutenção e Conservação de Basaltos e Granitos

MANUAL TÉCNICO. Instalação, Manutenção e Conservação de Basaltos e Granitos MANUAL TÉCNICO Instalação, Manutenção e Conservação de Basaltos e Granitos Com o propósito de criar uma série de ações que objetivam a instalação, preservação e manutenção do basalto e granito, a Basalto

Leia mais

Oficina Bactérias e Fungos

Oficina Bactérias e Fungos Oficina Bactérias e Fungos Leia todo a material antes de iniciar as atividades. Aproveite esse momento para explorar seus conhecimentos e ter uma aprendizagem significativa. Socialize suas dúvidas e conhecimentos

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 32

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 32 AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 32 9º NO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO OBJETIVO Diversos experimentos, usando principalmente água e materiais de fácil obtenção, são

Leia mais

Workshop de Conhecimentos sobre Pele

Workshop de Conhecimentos sobre Pele Workshop de Conhecimentos sobre Pele Objetivos Após concluir o treinamento você será capaz de compartilhar com suas clientes: Como funciona a pele. Características de cada tipo de pele. Como classificar

Leia mais

PRODUTOS DA LINHA PROFISSIONAL

PRODUTOS DA LINHA PROFISSIONAL PRODUTOS DA LINHA PROFISSIONAL 1 Produtos da Linha Profissional Recomendações p/ se trabalhar com artigos Profissionais 3 Limpeza de Uniformes Profissionais 100% Algodão c/ Sujidade Leve 4 Limpeza de Uniformes

Leia mais

Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada

Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada 06. Observe o quadrinho. Para responder às questões de números 08 a 12, leia o texto. (Folha de S.Paulo, 14.06.2013. Adaptado) Assinale

Leia mais

O que você pode fazer...

O que você pode fazer... O que você pode fazer... Colaborar é muito simples Não é preciso sacrificar o organismo ou o conforto individual e familiar com medidas drásticas de economia de água. O equilíbrio das condições ambientais

Leia mais

INTERVENÇÃO. Práticas do Sistema Digestório. Plano da Intervenção. Para viver, crescer e manter o nosso organismo precisa consumir alimentos.

INTERVENÇÃO. Práticas do Sistema Digestório. Plano da Intervenção. Para viver, crescer e manter o nosso organismo precisa consumir alimentos. INTERVENÇÃO Práticas do Sistema Digestório Autores: Alexia Rodrigues Menezes, Bibiana Ferrer, Cristina Langendorf e Suelen Mattoso. Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO Para viver, crescer e manter o

Leia mais

MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO 1. O que é limpeza É o ato de remover todo tipo de sujidade, visível ou não, de uma superfície, sem alterar as características originais do local a ser limpo. 1.1 Limpeza

Leia mais

Mistérios no banheiro: o que é isso entre os azulejos?

Mistérios no banheiro: o que é isso entre os azulejos? Mistérios no banheiro: o que é isso entre os azulejos? Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente Tema Água e vida / o caminho cíclico dos materiais no ambiente / a reprodução e a ocupação de novos ambientes

Leia mais

Química na cozinha: www.interaulaclube.com.br

Química na cozinha: www.interaulaclube.com.br Química na cozinha: funções químicas Na Aula 43, você estudou um processo chamado fermentação, que determinados seres vivos promovem para sobreviver. Você aprendeu qual a importância da fermentação para

Leia mais

b) Nesse solo, a água é absorvida mais lentamente e ele se mantém úmido.

b) Nesse solo, a água é absorvida mais lentamente e ele se mantém úmido. Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- IDENTIFIQUE o tipo de solo, de acordo com as características abaixo: a) Tipo de solo que retém pouca água; raramente as plantas conseguem se desenvolver nele.

Leia mais

Água e Solução Tampão

Água e Solução Tampão União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Água e Solução Tampão Prof. Dra. Narlize Silva Lira Cavalcante Fevereiro /2015 Água A água é a substância

Leia mais

COMO FAZER CAMISETAS USANDO STÊNCIL

COMO FAZER CAMISETAS USANDO STÊNCIL COMO FAZER CAMISETAS USANDO STÊNCIL por: Danelectro Olá, amigos! Como vocês já devem ter percebido, o mundo moderno está repleto de coisas iguais. Carros, computadores, móveis, comida: tudo é fabricado

Leia mais

USO RACIONAL DA ÁGUA 2008

USO RACIONAL DA ÁGUA 2008 USO RACIONAL DA ÁGUA Tipos de Água: Água potável - é a que se pode beber. É fundamental para a vida humana, e é obtida através de tratamentos que eliminam qualquer impureza. Água poluída - É a água suja

Leia mais

CLIQUE AQUI E APRENDA COMO TER UM NEGÓCIO ONLINE CLIQUE AQUI AGORA E DESCUBRA COMO. ...

CLIQUE AQUI E APRENDA COMO TER UM NEGÓCIO ONLINE CLIQUE AQUI AGORA E DESCUBRA COMO. ... CLIQUE AQUI E APRENDA COMO TER UM NEGÓCIO ONLINE E-BOOK Conteúdo Introdução......... 3 DETERGENTE-10 10 litros Esta Receita é de Primeira Qualidade.Viscoso...... 4 Sabão em pedra (com óleo de cozinha usado)......

Leia mais

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi)

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi) Ficha técnica CHÁ VERDE COM CÓLAGENO, VITAMINA C E POLIDEXTROSE Pó para Preparo de Bebida a Base de Chá Verde, com Colágeno hidrolisado, vitamina C e polidextrose Sabor Abacaxi e frutas vermelhas REGISTRO:

Leia mais

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar.

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me é uma iniciativa da Nestlé Portugal que conta com o apoio da Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular

Leia mais