Universidade Federal do ABC Jessica Gonçalves de Sousa Ensino de Astronomia UFABC Aula: Cosmologia I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Federal do ABC Jessica Gonçalves de Sousa E-mail: jessicasousa.fisica@gmail.com. Ensino de Astronomia UFABC Aula: Cosmologia I"

Transcrição

1 Universidade Federal do ABC Jessica Gonçalves de Sousa Ensino de Astronomia UFABC Aula: Cosmologia I

2 Cosmologia Uma galáxia é um grande sistema, gravitacionalmente ligado, que consiste de estrelas, O UNIVERSO E A HISTÓRIA DO COSMOS COSMOLOGIA remanescentes de estrelas (objetos compactos), um meio interestelar de gás e poeira e um (do grego κοσμολογία, κόσμος="cosmos"/"ordem"/"mundo" + importante componente apelidado matéria λογία="discurso"/"estudo") é oderamo da escura. astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos. COSMOLOGIA ASTROFISICA A astrofísica é um ramo da Astronomia que estuda a estrutura e as propriedades dos objetos celestes e o Universo como um todo através da física teórica.

3 O Big Bang Uma galáxia é um grande sistema, gravitacionalmente ligado, que consiste de estrelas, remanescentes de estrelas (objetos compactos), um meio interestelar de gás e poeira e um importante componente apelidado matéria escura. e astrofísicos, relata que O Big Bang, teoria mais aceitade por astrônomos o Universo emergiu de um estado extremamente quente e denso há cerca de 13,7 bilhões de anos. O termo Big Bang na verdade é uma ironia, pois o Universo teria emergido de uma singularidade inicial (estado de densidade e temperatura infinita) e, como não havia um meio para a propagação de ondas sonoras, não teria ocorrido a explosão.

4 O Big Bang Fred Hoyle, astrônomo britânico, foi o criador deste termo pejorativo. Ele defendia um modelo cosmológico alternativo chamado Teoria do Estado Estacionário.

5 Os vários tipos de redshift Efeito Doppler Se uma fonte luminosa está se afastando de um observador dize mos que está ocorrendo um redshift (z > 0). Se uma fonte luminosa está se deslocando na direção do observa dor dizemos então que está ocorrendo um blueshift (z < 0). Isto é verdade para todos os tipos de ondas eletromagnéticas e é explicado pelo efeito Doppler. Consequentemente este tipo de redshift também é chamado de redshift Doppler. Se a fonte está se afastando do observador com uma velocidade v, então, ignorando os efeitos relativísticos, o redshift é dado por onde c é a velocidade da luz. Note, entretanto, que esta expressão é apenas aproximada e precisa ser modificada quando estamos tratando com velocidades próximas à velocidade da luz.

6 Os vários tipos de redshift Expansão do espaço-tempo Um efeito muito semelhante ao efeito Doppler é causado pela expansão do espaço-tempo prevista pelos modelos atuais da cosmologia física. Mais uma vez as propriedades da fonte não são modificadas, mas os comprimentos de onda da luz serão esticados à medida que o espaçotempo através do qual ele está se deslocando se expande. Isso aumenta o comprimento de onda da luz. Este tipo de redshift também é chamado de redshift cosmológico ou redshift de Hubble. Podemos usar as seguintes equações neste caso: Onde:

7 Os vários tipos de redshift Gravitacional A teoria da Relatividade Geral mostra que quando a radiação ele tromagnética se desloca através de fortes campos gravitacionais o seu comprimento de onda sofre ou um deslocamento para o vermelho (redshit) ou um deslocamento para o azul (blueshift). Isto é conhecido como redshift gravitacional. Este efeito é muito pequeno, mas mensurável, na Terra usando o chamado efeito Mössbauer. Entretanto ele é bastante significativo pró ximo a um buraco negro e à medida que um objeto se aproxima do horizonte de eventos o redshift se torna infinito. Ele também é a causa principal das flutuações de temperatura em grande escala angular que observamos na radiação de fundo de microonda cósmica.

8 A Lei de Hubble Em 1929, o astrônomo Edwin Hubble publicou uma série de observações feitas através de um telescópio, onde mostrou que a luz de várias galáxias são desviadas para o vermelho no espectro eletromagnético (Redshift). Assim, sua maior descoberta foi que as galáxias distantes se afastavam de nós e que todas as galáxias, simultaneamente, se afastavam uma das outras. Como resultado, temos a relação linear: V = H0 d onde v é a velocidade com que as galáxias se afastam de nós; d é a distância das galáxias até nós e H0 é a constante de Hubble. A Lei de Hubble marca o início da cosmologia moderna observacional.

9 A Lei de Hubble Gráfico comas medidas observadas por Hubble.

10 A Lei de Hubble Gráfico da Lei de Hubble, mostra a relação entre distância e velocidade para diversos aglomerados de galáxias. O quadrado no canto inferior esquerdo representa a região em que se encontravam as galáxias observadas por Hubble na década de 20.

11 A Lei de Hubble Extrapolando a Lei de Hubble para o passado, vemos que as distâncias devem ter sido zero em algum momento no passado. Naquele momento, o Universo era concentrado em um ponto (singularidade), que pode ser considerado o começo do Universo (Big-Bang). Supondo que o Universo está expandindo a taxa atual desde o seu começo, conseguimos estimar a sua idade: th = d/v=1/h0= Tempo de Hubble = 13,8 bilhões de anos.

12 A Lei de Hubble OBS: Na verdade, a taxa de expansão não é constante, ou seja, ela varia com o tempo. Logo, o correto e chamarmos de parâmetro de Hubble H(t), onde H0 e o valor atual do parâmetro do Hubble. Cálculos recentes que levam em conta a variação da taxa de expansão, chegam que o Universo possui 13,7 bilhões de anos, quase o valor estimado usando uma taxa constante.

13 Princípio Cosmológico Estamos no centro do Universo? Em grandes escalas o Universo é: Isotrópico: Todas as direções são equivalentes, ou seja, não há uma posição/direção privilegiada. Homogêneo: Possui as mesmas propriedades físicas ponto a ponto.

14 Princípio Cosmológico

15 Universo em expansão

16 O Big Bang

17 Partículas Elementares

18 Partículas Elementares Na natureza existem 12 tipos de partículas elementares que constituem a matéria. Elas são divididas em dois grupos chamados de Quarks e Leptons. Toda partícula elementar possui uma anti-partícula, que possui as mesmas propriedades físicas da partícula, porém com carga oposta

19 Partículas Elementares OBS: Quase todas as partículas elementares são instáveis; Este fato dificulta a detecção delas => (Acelerador de partículas).

20 Partículas Elementares Prótons e Nêutrons são constituídos por QUARKS.

21 Partículas Elementares Quarks e Leptons são diferenciados pela maneira em que cada um interage com as quatro forças fundamentais.

22 Forças Fundamentais Na Natureza, existem quatro forças fundamentais que agem através de PARTÍCULAS MEDIADORAS. Força Gravitacional (gráviton); Força Eletromagnética (fóton); Nuclear Forte (glúon); Nuclear Fraca (bósons); -Quarks sentem a força forte, Leptons não; -Ambos (Quarks e Leptons) sentem as outras três forças; OBS: talvez a força gravitacional não seja uma força e o gráviton não exista.

23 Forças Fundamentais

24 O Big Bang 0: O começo do tempo ocorre com o Big Bang. O Universo emerge de uma singularidade inicial de um estado extremamente quente e denso. Desde então o Universo expande e diminui sua temperatura; Até ~5.10ˆ(-44) sec (T 10^33 K): Era de Planck (ou Era da Gravitação Quântica): Densidade e temperatura altas demais para serem tratadas pela física que conhecemos hoje em dia. Unificação das quatro forças fundamentais;

25 O Big Bang 10ˆ(-43) s 10ˆ(-36) s (T 10ˆ28 K): Época da GUT (Grand Unified Theory, Grande Teoria Unificada ): As forças eletromagnética, nuclear forte e fraca eram unificadas em uma. O Universo consistia de uma sopa primordial de quarks (os constituintes dos prótons e dos nêutrons. Matéria e anti-matéria se formavam e se aniquilavam constantemente. 10ˆ(-36) s - 10ˆ(-34) s (T ~ 10ˆ28 K): Era da Inflação: Aumento exponencial do tamanho do Universo por um fator 10^43 em menos 10ˆ34 s. A sopa primordial prevalecia, mas parte das partículas virtuais (aquelas que estavam se formando e aniquilando) se tornaram reais.

26 O Big Bang

27 O Big Bang 10ˆ(-34) s 10ˆ(-11) s, 10ˆ28 K T 10ˆ15 K: Época eletrofraca: As forcas eletromagnética e fraca ainda eram unificadas em uma, porém bem distintas da força forte. A sopa primordial continuou. Esta época também é chamada de grande deserto, por que não houve a formação de partículas novas. 10ˆ(-11) s 1 ms, 10ˆ15 K T 10ˆ12 K: Época das partículas: As forcas eletromagnética e fraca se desacoplaram, e se tornaram duas forças distintas. A sopa primordial se transformou em prótons e nêutrons (sobrando de um pequeno desequilíbrio entre matéria e antimatéria). Estes, são os mesmos prótons e nêutrons que constituem a matéria hoje.

28 O Big Bang 1 ms ~5 min, 10ˆ12 K T 10ˆ9 K: Época da nucleossíntese: Fusão nuclear dos prótons e nêutrons, formam núcleos de hélio e uma pequena quantidade de deutério, lítio e berílio => Composição química primordial do Universo: H (~76 %), He (23 a 24 %), D (0.01 %), Li (< 0.01 %). ~98 % dos átomos de hoje. 4 min ~ anos: 10ˆ9 K T 3000 K: Época dos núcleos: Nucleos e elétrons interagindo constantemente com fótons ( partículas de luz ).

29 O Big Bang ~ anos, T ~3000 K: Final da época dos núcleos; Recombinação (é um termo ruim): Núcleos e elétrons formando átomos eletricamente neutros: Não interagiam mais com os fótons; Desde então, a luz pode viajar livremente pelo espaço e o Universo se torna "transparente. A luz emitida pouco antes, na superfície de ultima difusão ainda está permeando o Universo e pode ser observada como Radiação cósmica de fundo.

30 O Big Bang anos, T ~100 K Formação das primeiras estrelas. 1 bilhão anos, T~20K Era das galáxias: formação de protoaglomerados de galáxias e de galáxias (aula=>galáxias). 10 bilhões anos, T~3K Era presente. Formação do Sistema Solar e o desenvolvimento da vida. As estruturas se formam de baixo para cima.

31 O Big Bang Universo continua se expandindo e se resfriando! As distâncias entre as galáxias e entre os aglomerados de galáxias aumentam com o tempo. O Universo irá se expandir para sempre? Qual o futuro do Universo?

32 Geometria do Espaço O Big Bang, como vimos, não criou somente a matéria e a radiação, mas o próprio espaço e o tempo. A Relatividade Geral afirma que o Espaço-Tempo e curvo na presença de massa/energia. Assim, qual seria a formato do Universo? Como a massa/energia poderia deformá-lo? Porque isto é importante para determinar o seu futuro?

33 Geometria do Espaço De acordo com o modelo cosmológico do Big Bang, a DENSIDADE DE ENERGIA do Universo determinara o seu futuro. O matemático e cosmólogo russo Alexander Friedmann, descobriu um conjunto de soluções das equações da Relatividade Geral. Essas soluções incluem expansão infinita ou recolapso do Universo.

34 Geometria do Espaço A geometria do Universo depende da densidade de energia. Ela pode ser: Plana (Euclidiana). Hiperbólica (Aberta). Fechada (Esférico).

35 Geometria do Espaço

36 Geometria do Espaço ATENÇÃO: O espaço não é uma superfície (espaço 2D) dentro do espaço 3D, é um espaço 3D contido em um espaço 4D, onde não temos acesso a quarta dimensão (neste caso a quarta dimensão não é o tempo), mas que e análogo ao espaço 2D contido no espaço 3D.

37 Geometria do Espaço A densidade total em unidades de densidade crítica (Ω) é definida como a densidade de energia necessária para parar a expansão do Universo, devido a força gravitacional. Se a densidade de matéria for maior que a densidade crítica (Ω > 1), o Universo é espacialmente fechado. Se uma nave viajasse em linha reta, voltaria ao mesmo ponto depois de um tempo. O Universo se expandiria em um limite máximo e depois iria se contrair chegando a condições similares ao do Big Bang (Big Crunch).

38 Geometria do Espaço Se a densidade de matéria for igual a densidade crítica (Ω = 1), o Universo é plano, ou seja, ele se expandiria para sempre mas a velocidade das galáxias seria cada vez menor, chegando a zero no infinito. Se a densidade de matéria for menor que a densidade crítica (Ω < 1), o Universo e espacialmente aberto e continuará se expandindo para sempre.

39 Geometria do Espaço

40 O Universo irá se expandir para sempre? Medidas recentes indicam que: -A matéria no Universo não chega nem perto da densidade necessária para parar e reverter a expansão -A matéria comum (átomos), também chamada de bariônica, equivale a apenas 4 % da densidade crítica. -Além dela, parece existir uma matéria invisível, de outra natureza (por exemplo, partículas elementares ainda não detectadas), em quantidade bem maior do que a bariônica, a matéria escura nãobariônica -Juntas, a matéria bariônica e a matéria escura não-bariônica equivalem a aproximadamente 30 % da densidade crítica. =>O Universo continuara expandindo!!!

41 O Universo irá se expandir para sempre? Porém, estudos recentes indicam que o Universo esta se expandindo aceleradamente e que possui uma geometria plana, ou seja, Ω = 1. Como explicar os 70% de densidade de energia que faltam? ENERGIA ESCURA!!! Ou seja, 96% do Universo é constituído por matéria desconhecida!

42 Questionário 1-) O que o Princípio Cosmológico define? a-) Que o Universo é heterogêneo e a sua aparência depende do lugar onde se situa o observador. b-) Que o Universo é homogêneo (mesma densidade em todo lugar) e isotrópico (mesma aparência em qualquer direção). c-) Que o Universo é homogêneo e de curvatura esférica(fechada). d-) Que o Universo é heterogêneo e de curvatura hiperbólica (aberta). 3-) Na natureza existem 4 forças fundamentais, são elas: a-) Gravitacional, Elétrica, Magnética e Nuclear b-) Gravitacional, Elétrica, Eletrofraca e Nuclear c-) Gavitacional, Eletromagnética, Nuclear forte e Nuclear fraca d-) Gravitacional, Eletromagnética, Eletrofraca e Nuclear 2-) O que é o Redshift? a-) É o desvio para o vermelho no espectro eletromagnético causado pelo movimento de afastamento da fonte (de luz, som, etc) em relação ao observador. b-) É o desvio para o vermelho no espectro eletromagnético causado pela expansão do Universo, que estica os comprimentos das ondas. c-) É o desvio para o vermelho no espectro eletromagnético causado pelo movimento de aproximação do observador em relação a expansão do Universo. d-) É o desvio para o vermelho no espectro eletromagnético causado pela diminuição da intensidade emitida pela fonte (de luz, som, etc) em relação ao observador. 4-) Sobre a Geometria do espaço, NÃO é válido afirmar que: a-)se a densidade de matéria for maior que a densidade crítica (Ω > 1), o Universo é espacialmente fechado. b-)se a densidade de matéria for igual a densidade crítica (Ω = 1), o Universo é plano. c-)se a densidade de matéria for menor que a densidade crítica (Ω < 1), o Universo é espacialmente aberto e continuará se expandindo para sempre. d-)universo está se expandindo aceleradamente e que possui uma geometria fechada e a densidade de matéria é menor que a densidade crítica (Ω < 1).

43 Referências Kepler de Souza Oliveira e Maria de Fátima; Astronomia & Astrofísica, editora Livraria da Física editora Pieter Westera, Noções de Astronomia e Cosmologia, in acessado em 18/08/ acessado em 18/08/2015 Sueli M. M. Viegas e Fabíola de Oliveira; Descobrindo o Universo, editora edusp

Amanda Yoko Minowa 02/08/2014

Amanda Yoko Minowa 02/08/2014 CURSO DE ASTRONOMIA COSMOLOGIA (PARTE I) Amanda Yoko Minowa 02/08/2014 amandayoko@gmail.com O UNIVERSO E A HISTÓRIA DO COSMOS COSMOLOGIA (do grego κοσμολογία, κόσμος="cosmos"/"ordem"/"mundo" +- λογία="discurso"/"estudo")

Leia mais

Aula 17: Cosmologia I. Henrique Dias Gomes

Aula 17: Cosmologia I. Henrique Dias Gomes Aula 17: Cosmologia I Henrique Dias Gomes hdias467@gmail.com Cosmologia wikipedia: Cosmologia (do grego κοσμολογία, κόσμος="cosmos"/"ordem"/"mundo"+ -λογία="discurso"/"estudo"); É o ramo da astronomia

Leia mais

Universidade Federal do ABC Jessica Gonçalves de Sousa Ensino de Astronomia UFABC Aula: Cosmologia I

Universidade Federal do ABC Jessica Gonçalves de Sousa   Ensino de Astronomia UFABC Aula: Cosmologia I Universidade Federal do ABC Jessica Gonçalves de Sousa E-mail: jessicasousa.fisica@gmail.com Ensino de Astronomia UFABC Aula: Cosmologia I Cosmologia Uma galáxia é um grande sistema, gravitacionalmente

Leia mais

O Universo: do Big-Bang à Misteriosa Energia Escura

O Universo: do Big-Bang à Misteriosa Energia Escura O Universo: do Big-Bang à Misteriosa Energia Escura Oswaldo Duarte Miranda http://www.das.inpe.br Instituto Tecnológico de Aeronáutica 08 de fevereiro de 2010 Oswaldo D. Miranda O Universo A Divisão de

Leia mais

A Teoria de Cordas e a Unificação das Forças da Natureza p. 1

A Teoria de Cordas e a Unificação das Forças da Natureza p. 1 A Teoria de Cordas e a Unificação das Forças da Natureza Victor O. Rivelles Instituto de Física Universidade de São Paulo rivelles@fma.if.usp.br 40 Anos da Sociedade Brasileira de Física, 02-03/10/2006

Leia mais

PARADOXOS DA TEORIA DA RELATIVIDADE CURSO DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA. Paulo Crawford.

PARADOXOS DA TEORIA DA RELATIVIDADE CURSO DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA. Paulo Crawford. CURSO DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA NO OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA PARADOXOS DA TEORIA DA RELATIVIDADE MÓDULO: CAOAL TR Paulo Crawford Março de 2015 Conteúdo Objectivos e Estrutura do Curso..............................

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COSMOLOGIA DANIEL BERG DE AMORIM LIMA Monografia apresentada como parte da exigência da disciplina Física Contemporânea do Curso de pósgraduação em ensino

Leia mais

Escola Secundária de José Saramago FQA 10º ano Marília Peres. resto do Universo também

Escola Secundária de José Saramago FQA 10º ano Marília Peres. resto do Universo também Escola Secundária de José Saramago FQA 10º ano Marília Peres Nós somos Química e o Nós somos Química e o resto do Universo também 1 Introdução «A coisa mais incompreensível acerca do nosso Universo é que

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor: 2,0 Nota: Data: / /2016 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 6º 1º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente as questões

Leia mais

Evidências para a teoria da "Grande Explosão"

Evidências para a teoria da Grande Explosão Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Turmas A e B Paula Melo Silva e Emília Correia 1. Leia, atentamente, o seguinte texto: Evidências para a teoria da "Grande Explosão" Ficha de Trabalho

Leia mais

Dos atomistas Gregos ao Bóson de Higgs

Dos atomistas Gregos ao Bóson de Higgs Dos atomistas Gregos ao Bóson de Higgs João da Mata Costa I Explorando o átomo Os atomistas gregos propuseram no século VI - V a. C. que a matéria do universo era composta por partículas mínimas e indivisíveis

Leia mais

A Astronomia da Antiguidade aos Tempos Modernos

A Astronomia da Antiguidade aos Tempos Modernos A Astronomia da Antiguidade aos Tempos Modernos Introdução à Astronomia Fundamental A renascença chegou na astronomia através dos estudos de Nicolau Copérnico, que propôs um modelo heliocêntrico do Universo

Leia mais

Evolução dos Modelos Atômicos A DESCOBERTA DO ÁTOMO

Evolução dos Modelos Atômicos A DESCOBERTA DO ÁTOMO Evolução dos Modelos Atômicos A DESCOBERTA DO ÁTOMO A DESCOBERTA DAS PARTÍCULAS SUBATÔMICAS Após Dalton ter apresentado sua teoria atômica, em 1808, na qual sugeria que os átomos eram indivisíveis, maciços

Leia mais

Com a teoria do Big-Bang o Universo surgiu num estado de grande compressão com temperaturas e densidades muito elevadas. 07-11-2014.

Com a teoria do Big-Bang o Universo surgiu num estado de grande compressão com temperaturas e densidades muito elevadas. 07-11-2014. Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 Organização do Universo. Ciclo de vida de uma estrela. Reações em núcleos de estrelas de massa idêntica ao Sol e reações em núcleos de estrelas com massa

Leia mais

Das cosmovisões antigas à cosmologia moderna.

Das cosmovisões antigas à cosmologia moderna. Das cosmovisões antigas à cosmologia moderna. Nós já vimos algumas imagens astronômicas, já conhecemos um pouco do céu, da luz, dos telescópios, E se você fosse desafiado a fazer um desenho do universo,

Leia mais

1. Nas questões seguintes seleciona a opção correta CIRCUNDANDO a letra correspondente:

1. Nas questões seguintes seleciona a opção correta CIRCUNDANDO a letra correspondente: Página1 1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos de Física e Química do 7ºAno Ano Letivo: 2012/2013 Data: outubro 2012 Professora: Paula Melo Silva Avaliação: Encarregado de Educação: Nome: Nº. Turma: 1.

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 4 MODELOS ATÔMICOS E VELHA TEORIA QUÂNTICA Edição de janeiro de 2009 CAPÍTULO 4 MODELOS ATÔMICOS E VELHA TEORIA QUÂNTICA ÍNDICE 4.1- Primórdios

Leia mais

A Forja da Matéria. Nucleossíntese. Núcleos: núcleo Synthesik: fabricação, construção. Gustavo F. Porto de Mello. UFRJ/Observatório do Valongo

A Forja da Matéria. Nucleossíntese. Núcleos: núcleo Synthesik: fabricação, construção. Gustavo F. Porto de Mello. UFRJ/Observatório do Valongo A Forja da Matéria Nucleossíntese Núcleos: núcleo Synthesik: fabricação, construção Gustavo F. Porto de Mello UFRJ/Observatório do Valongo Big Bang Big Bang Demócrito ~460-370 a.c. Leucipo ~450 a.c. Antiga

Leia mais

9 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia

9 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia 9 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova da eliminatória regional 5 de Março de 2014 15:00 (Continente e Madeira) / 14:00 (Açores) Duração máxima 120 minutos Notas: Leia atentamente todas as questões.

Leia mais

22-11-2015. As estrelas formamse a partir da contração dos gases e poeiras existentes nas nuvens interestelares

22-11-2015. As estrelas formamse a partir da contração dos gases e poeiras existentes nas nuvens interestelares A Via Láctea e a vida das estrelas 1.3- As estrelas e a sua evolução Pp. 24 a 29 Evolução estelar Nuvens interestelares Estrela Estrelas na sequência principal Gigante vermelha Nebulosa planetária Anã

Leia mais

Thaisa Storchi Bergmann

Thaisa Storchi Bergmann Thaisa Storchi Bergmann Membro da Academia Brasileira de Ciências Prêmio L Oreal/UNESCO For Women in Science 2015 3/9/16 Thaisa Storchi Bergmann, Uma breve história do Universo, Parte I 1 Uma brevíssima

Leia mais

INTRODUÇÃO À COSMOLOGIA

INTRODUÇÃO À COSMOLOGIA INTRODUÇÃO À COSMOLOGIA O UNIVERSO EM GRANDE ESCALA O mapa mostra a maior estrutura conhecida no universo: o Sloan Great Wall. Nenhuma estrutura maior do que 300 Mpc é observada. Esta distribuição de matéria

Leia mais

SÓ EU SEI O QUE VAI CAIR NA PROVA!

SÓ EU SEI O QUE VAI CAIR NA PROVA! O início de tudo E o que seria necessário para inventar o Universo? - Simples, um Big Bang. E o que seria um Big Bang? - O Big Bang (Grande expansão) é uma expressão utilizada pelos astrônomos para descrever

Leia mais

5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 14

5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 14 Ondas 5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Introdução: elementos básicos sobre ondas De maneira geral, uma onda é qualquer sinal que se transmite de um ponto a outro

Leia mais

IMPLICAÇÕES DA LEI DE HUBBLE. A taxa na qual alguma galáxia se afasta é proporcional à distância lei de Hubble. vel. de recessão = H o distância

IMPLICAÇÕES DA LEI DE HUBBLE. A taxa na qual alguma galáxia se afasta é proporcional à distância lei de Hubble. vel. de recessão = H o distância COSMOLOGIA IMPLICAÇÕES DA LEI DE HUBBLE A taxa na qual alguma galáxia se afasta é proporcional à distância lei de Hubble vel. de recessão = H o distância Constante de Hubble H o = 70h km/s/mpc h entre

Leia mais

Aula 1 Óptica geométrica, propagação retilínea e refração da luz

Aula 1 Óptica geométrica, propagação retilínea e refração da luz Aula 1 Óptica geométrica, propagação retilínea e refração da luz 1 Último bimestre Definição de corrente elétrica: Leis de Ohm e potência elétrica: i Carga totalque passa por A Intervalo de tempo V R.

Leia mais

3 Reações Proibidas por Spin

3 Reações Proibidas por Spin 3 Reações Proibidas por Spin Em reações químicas, elétrons ligantes são redistribuídos quando ligações químicas são quebradas e formadas. Quando alguns dos elétrons dos reagentes ou dos produtos são desemparelhados,

Leia mais

FÍSICA RADIOLOGICA. Prof. Emerson Siraqui

FÍSICA RADIOLOGICA. Prof. Emerson Siraqui FÍSICA RADIOLOGICA Prof. Emerson Siraqui RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA Para concluirmos o que é radiações de forma bem simples é um transporte de energia que se propaga a partir de uma fonte em todas direções.

Leia mais

Cosmologia. (Parte I) Apresentação por Thays Barreto

Cosmologia. (Parte I) Apresentação por Thays Barreto Cosmologia (Parte I) { Apresentação por Thays Barreto tha.barreto@hotmail.com Parte I Cosmo-o-quê? O Universo; Histórico; O Nascimento da Cosmologia Moderna; O Big Bang; A Evolução do Universo; Evidências

Leia mais

Unidade 1. 1. Arquitectura do Universo. 1.2 Origem dos elementos químicos. 10º Ano Física e Química A Adaptado de Florbela Rêgo

Unidade 1. 1. Arquitectura do Universo. 1.2 Origem dos elementos químicos. 10º Ano Física e Química A Adaptado de Florbela Rêgo Unidade 1 1. Arquitectura do Universo 1.2 Origem dos elementos químicos 10º Ano Física e Química A Adaptado de Florbela Rêgo Física e Química A 10º ano Nebulosas Difusas Maternidade de estrelas Nuvens

Leia mais

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 7

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 7 Potencial Elétrico Quando estudamos campo elétrico nas aulas passadas, vimos que ele pode ser definido em termos da força elétrica que uma carga q exerce sobre uma carga de prova q 0. Essa força é, pela

Leia mais

O COMEÇO DO UNIVERSO. O BIG-BANG Parte II

O COMEÇO DO UNIVERSO. O BIG-BANG Parte II O COMEÇO DO UNIVERSO O BIG-BANG Parte II RESUMO DA HISTÓRIA DO UNIVERSO Era da radiação Época Tempo Densidade Temperatura Característica principal (após o Big- Bang) (kg/m 3 ) (K) Planck 0-10 -43 s - 10

Leia mais

[Escolher a data] SISTEMA SOLAR. Cometas

[Escolher a data] SISTEMA SOLAR. Cometas Cometas São corpos celestes rochosos de pequenas dimensões, reduzida massa e órbitas elípticas muito excêntricas. Existem cometas de curto período (com períodos de translação inferiores a 700 anos) e de

Leia mais

Principais modelos atômicos. Modelo Atômico de Thomson (1898)

Principais modelos atômicos. Modelo Atômico de Thomson (1898) Principais modelos atômicos Modelo Atômico de Thomson (1898) Com a descoberta dos prótons e elétrons, Thomson propôs um modelo de átomo no qual os elétrons e os prótons, estariam uniformemente distribuídos,

Leia mais

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º BIMESTRE

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º BIMESTRE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º BIMESTRE NOME Nº SÉRIE : 3º EM DATA : / / BIMESTRE 3º PROFESSOR: Renato DISCIPLINA: Física 1 ORIENTAÇÕES: 1. O trabalho deverá ser feito em papel almaço e deverá conter

Leia mais

Estrutura da Matéria. Unidade I: A Origem da Matéria: do macro ao micro e além Aula 2: Teoria do Big Bang, Nucleossíntese Primordial e Estelar

Estrutura da Matéria. Unidade I: A Origem da Matéria: do macro ao micro e além Aula 2: Teoria do Big Bang, Nucleossíntese Primordial e Estelar Estrutura da Matéria Unidade I: A Origem da Matéria: do macro ao micro e além Aula 2: Teoria do Big Bang, Nucleossíntese Primordial e Estelar http://professor.ufabc.edu.br/~pieter.westera/estrutura.html

Leia mais

Noções de Astrofísica e Cosmologia

Noções de Astrofísica e Cosmologia Noções de Astrofísica e Cosmologia 2. O Universo Mecânico. O Nascimento da Astrofísica. Prof. Pieter Westera pieter.westera@ufabc.edu.br http://professor.ufabc.edu.br/~pieter.westera/astro.html As Observações

Leia mais

ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS

ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS MECÂNICA QUÂNTICA E OS ORBITAIS ATÔMICOS 1926 Físico austríaco Erwin Schrödinger Equação de onda de Schrödinger Incorpora tanto o comportamento ondulatório como o de partícula

Leia mais

Graça Ventura Adaptado por Marília Peres

Graça Ventura Adaptado por Marília Peres Física 12º ano Novo Programa Relatividade einsteiniana Graça Ventura Adaptado por Marília Peres Memórias de Einstein... O que aconteceria se alguém cavalgasse um raio luminoso?... Seria capaz de ver a

Leia mais

Profª.. Carla da Silva Meireles

Profª.. Carla da Silva Meireles Estrutura eletrônica dos átomos Profª.. Carla da Silva Meireles O que fazem os elétrons? Como eles se mantém em órbita? As leis da física eram insatisfatórias para descrever movimento de partículas tão

Leia mais

A Teoria do Big Bang. Leonardo S. Alves, Fabio S. Casula e Rafael do P. Puglia

A Teoria do Big Bang. Leonardo S. Alves, Fabio S. Casula e Rafael do P. Puglia A Teoria do Big Bang Leonardo S. Alves, Fabio S. Casula e Rafael do P. Puglia Introdução A teoria do Big Bang parte do pressuposto de que a matéria estava toda concentrada em um único ponto, um grão primordial

Leia mais

SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS

SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS NOTAS DE AULA (QUÍMICA) SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: ITALLO CEZAR 1 INTRODUÇÃO A química é a ciência da matéria e suas transformações, isto é, estuda a matéria. O conceito da

Leia mais

Ondas Eletromagnéticas. Cap. 33

Ondas Eletromagnéticas. Cap. 33 Ondas Eletromagnéticas. Cap. 33 33.1 Introdução As ondas eletromagnéticas estão presentes no nosso dia a dia. Por meio destas ondas, informações do mundo são recebidas (tv, Internet, telefonia, rádio,

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 08 ELETRIZAÇÃO E FORÇA ELÉTRICA REVISÃO

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 08 ELETRIZAÇÃO E FORÇA ELÉTRICA REVISÃO FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 08 ELETRIZAÇÃO E FORÇA ELÉTRICA REVISÃO Fixação 1) (CESGRANRIO) No modelo mais elementar do átomo de hidrogênio (modelo de Bohr), o elétron gira em órbita circular em torno do próton

Leia mais

A forma geral de uma equação de estado é: p = f ( T,

A forma geral de uma equação de estado é: p = f ( T, Aula: 01 Temática: O Gás Ideal Em nossa primeira aula, estudaremos o estado mais simples da matéria, o gás, que é capaz de encher qualquer recipiente que o contenha. Iniciaremos por uma descrição idealizada

Leia mais

Apostila 1 Física. Capítulo 3. A Natureza das Ondas. Página 302. Gnomo

Apostila 1 Física. Capítulo 3. A Natureza das Ondas. Página 302. Gnomo Apostila 1 Física Capítulo 3 Página 302 A Natureza das Ondas Classificação quanto a natureza Ondas Mecânicas São ondas relacionadas à oscilação das partículas do meio. Portanto, exige a presença de meio

Leia mais

A radioatividade e a idade da Terra

A radioatividade e a idade da Terra A radioatividade e a idade da Terra Luiz Fernando Mackedanz luiz.mackedanz@unipampa.edu.br Centro de Ciências Naturais e Tecnológicas Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS, Brasil L. F. Mackedanz

Leia mais

2.ª Parte. Escola Secundária de José Saramago FQA 10º ano 2011/12 Marília Peres. Marília Peres 2

2.ª Parte. Escola Secundária de José Saramago FQA 10º ano 2011/12 Marília Peres. Marília Peres 2 2.ª Parte Escola Secundária de José Saramago FQA 0º ano 20/2 Marília Peres A origem dos Elementos Químicos Marília Peres 2 A matéria surgiu a partir dos fotões! Hoje sabemos que um fotão pode originar

Leia mais

CARGAS ELÉTRICAS. Por Jonathan T. Quartuccio

CARGAS ELÉTRICAS. Por Jonathan T. Quartuccio CARGAS ELÉTRICAS Por Jonathan T. Quartuccio Há muito tempo o homem vem estudando fenômenos relacionados a eletricidade. Na Grécia antiga, o fenômeno de atração entre corpos já era observado quando se atritava

Leia mais

Leupico a matéria é discreta ou contínua? - átomos

Leupico a matéria é discreta ou contínua? - átomos Estrutura Atômica A descoberta da estrutura atômica Os gregos antigos foram os primeiros a postular que a matéria é constituída de elementos indivisíveis. Thales água Anaxímenes ar Heráclito fogo Empédocles

Leia mais

www.professormazzei.com - ATOMÍSTICA Folha 04 João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com - ATOMÍSTICA Folha 04 João Roberto Mazzei Questão 01 Rutherford idealizou um modelo atômico com duas regiões distintas. Esse modelo pode ser comparado a um estádio de futebol com a bola no centro: a proporção entre o tamanho do estádio em relação

Leia mais

A PRIMEIRA GERAÇÃO DE ESTRELAS Formação Estelar nos Primórdios do Universo. Simone Daflon CoAA-ON

A PRIMEIRA GERAÇÃO DE ESTRELAS Formação Estelar nos Primórdios do Universo. Simone Daflon CoAA-ON A PRIMEIRA GERAÇÃO DE ESTRELAS Formação Estelar nos Primórdios do Universo Simone Daflon CoAA-ON Olavo Bilac - Via Láctea "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso"! E eu vos direi, no entanto,

Leia mais

POTÊNCIAS DE DEZ E A NOTAÇÃO CIENTÍFICA

POTÊNCIAS DE DEZ E A NOTAÇÃO CIENTÍFICA POTÊNCIAS DE DEZ E A NOTAÇÃO CIENTÍFICA O matemático americano Edward Kasner pediu uma vez a seu sobrinho de nove anos para inventar um nome para um número extremamente grande dez elevado a potência de

Leia mais

Tópicos de Física Moderna Engenharia Informática

Tópicos de Física Moderna Engenharia Informática EXAME - ÉPOCA NORMAL 7 de Junho de 007 1. Indique, de entre as afirmações seguintes, as que são verdadeiras e as que são falsas. a) A grandeza T na expressão cinética mv T = é o período de oscilações.

Leia mais

RESPOSTA: C. a) só a I. b) só a II. c) só a III. d) mais de uma. e) N.d.a. RESPOSTA: C

RESPOSTA: C. a) só a I. b) só a II. c) só a III. d) mais de uma. e) N.d.a. RESPOSTA: C 1. (ITA - 1969) Usando L para comprimento, T para tempo e M para massa, as dimensões de energia e quantidade de movimento linear correspondem a: Energia Quantidade de Movimento a) M L T -1... M 2 L T -2

Leia mais

O Big Bang e a Evolução do Universo II

O Big Bang e a Evolução do Universo II Fundamentos de Astronomia e Astrofísica O Big Bang e a Evolução do Universo II Rogério Riffel http://astro.if.ufrgs.br Modelos do Universo Universo estacionário (imutável no tempo).herman Bondi (1919 2005),

Leia mais

Teoria Atômica da Matéria

Teoria Atômica da Matéria Teoria Atômica da Matéria Breve Histórico Leucipo e Demócrito ( 400 a.c.) descontinuidade da matéria (átomo). Alquimia ( 300 a.c. 500 d.c.) civilizações árabes e gregas. Paracelsus ( 500 d.c.) Iatroquímica.

Leia mais

ESTRUTURA DO ÁTOMO. 3. (G1 - cftmg 2016) Sobre as propriedades do íon sulfeto ( ) verdadeiro ou (F) para falso.

ESTRUTURA DO ÁTOMO. 3. (G1 - cftmg 2016) Sobre as propriedades do íon sulfeto ( ) verdadeiro ou (F) para falso. 1. (Udesc 2014) O enunciado Em um mesmo átomo, não podem existir dois elétrons com o mesmo conjunto de números quânticos refere-se a(ao): a) Princípio da Exclusão de Pauli. b) Princípio da Conservação

Leia mais

Explorando o Universo

Explorando o Universo Explorando o Universo http://astro.if.ufrgs.br/fis2009.htm Kepler Instituto de Física UFRGS Porto Alegre, 2013 Kepler Instituto de Física UFRGS Porto Alegre, 2013 Tamanho do Sistema Solar Raio da Terra:

Leia mais

Universidade da Madeira Estudo do Meio Físico-Natural I Problemas propostos

Universidade da Madeira Estudo do Meio Físico-Natural I Problemas propostos Universidade da Madeira Estudo do Meio Físico-Natural I Problemas propostos J. L. G. Sobrinho 1,2 1 Centro de Ciências Exactas e da Engenharia, Universidade da Madeira 2 Grupo de Astronomia da Universidade

Leia mais

5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 16

5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 16 A Equação de Onda em Uma Dimensão Ondas transversais em uma corda esticada Já vimos no estudo sobre oscilações que os físicos gostam de usar modelos simples como protótipos de certos comportamentos básicos

Leia mais

LISTA ELETROSTÁTICA 3ª SÉRIE

LISTA ELETROSTÁTICA 3ª SÉRIE 1. (Pucrj 013) Duas cargas pontuais q1 3,0 μc e q 6,0 μc são colocadas a uma distância de 1,0 m entre si. Calcule a distância, em metros, entre a carga q 1 e a posição, situada entre as cargas, onde o

Leia mais

TEORIA DOS ORBITAIS MOLECULARES -TOM

TEORIA DOS ORBITAIS MOLECULARES -TOM TEORIA DOS ORBITAIS MOLECULARES -TOM TOM - Importância - Elucidar alguns aspectos da ligação não explicados pelas estruturas de Lewis, pela teoria da RPENV e pela hibridização. - Exemplo: Por que o O 2

Leia mais

VIII O MODELO ATUAL DO UNIVERSO

VIII O MODELO ATUAL DO UNIVERSO VIII O MODELO ATUAL DO UNIVERSO O homem sempre perseguiu o ideal de construir um modelo que explicasse a origem do universo que ele habita, bem como seu comportamento ao longo do tempo. E nesse campo sempre

Leia mais

Cosmologia. Sandra dos Anjos

Cosmologia. Sandra dos Anjos Cosmologia Sandra dos Anjos Vimos até aquí, em aulas anteriores, aspectos observacionais que ajudaram a construir modelos físicos que explicam, total ou parcialmente, as observações. Este foi o traçado

Leia mais

Resposta Questão 2. a) O N O b) Linear

Resposta Questão 2. a) O N O b) Linear GABARITO DA PROVA DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO 1 SEMESTRE DE 2016 FÍSICA E QUÍMICA DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI Resposta Questão 1. A amônia apresenta

Leia mais

mais vapores do vinho. É, portanto, uma mistura homogênea.

mais vapores do vinho. É, portanto, uma mistura homogênea. Resolução das atividades complementares Química p. I. Falsa. As amostras A e B contêm a mesma substância (naftalina). Essas amostras se fundem, portanto, na mesma temperatura. II. Falsa. A temperatura

Leia mais

Princípios de Sensoriamento Remoto. Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. MSc. Raoni W. D. Bosquilia

Princípios de Sensoriamento Remoto. Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. MSc. Raoni W. D. Bosquilia Princípios de Sensoriamento Remoto Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. MSc. Raoni W. D. Bosquilia Princípios de Sensoriamento Remoto Procedimentos destinados a obtenção de imagens mediante o registro

Leia mais

Centro de gravidade de um corpo é o ponto onde podemos supor que seu peso esteja aplicado.

Centro de gravidade de um corpo é o ponto onde podemos supor que seu peso esteja aplicado. Apostila de Revisão n 4 DISCIPLINA: Física NOME: N O : TURMA: 2M311 PROFESSOR: Glênon Dutra DATA: Mecânica - 4. Corpo Rígido 4.1. Torque análise semiquantitativa, na Primeira Etapa, e quantitativa, na

Leia mais

O Big Bang e a Evolução do Universo

O Big Bang e a Evolução do Universo FSC1057: Introdução à Astrofísica O Big Bang e a Evolução do Universo Rogemar A. Riffel Modelos do Universo Universo estacionário (imutável no tempo). Herman Bondi (1919-2005), Thomas Gold (1920-2004)

Leia mais

Capítulo 2 Estrutura Atômica

Capítulo 2 Estrutura Atômica Capítulo 2 Estrutura Atômica Teoria atômica da matéria John Dalton: Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento são idênticos. Nas reações químicas, os átomos não são alterados.

Leia mais

Simulado Ondulatória

Simulado Ondulatória Simulado Ondulatória 1-) (ITA/87) Considere os seguintes fenômenos ondulatórios: I-) Luz II-) Som III-) Perturbação propagando-se numa mola helicoidal esticada. Podemos afirmar que: a-) I, II e III necessitam

Leia mais

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Ondas Sonoras. Prof. Luis Gomez

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Ondas Sonoras. Prof. Luis Gomez Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Ondas Sonoras Prof. Luis Gomez SUMÁRIO Introdução Ondas sonoras. Características de som Velocidade do som Ondas sonoras em propagação Interferência Potencia, intensidade

Leia mais

MÓDULO 2 ÓPTICA E ONDAS Ronaldo Filho e Rhafael Roger

MÓDULO 2 ÓPTICA E ONDAS Ronaldo Filho e Rhafael Roger ELEMENTOS DOS ESPELHOS Os elementos geométricos que caracterizam um espelho esférico são: CAPÍTULO 03 ESPELHOS ESFÉRICOS Seccionando-se uma esfera por um plano, ela ficará dividida em duas partes ou Calotas

Leia mais

ELETROSTÁTICA wagnumbers.com.br O UNIVERSO PODE SER CARACTERIZADO POR GRANDEZAS FUNDAMENTAIS: MATÉRIA / MASSA, ENERGIA, ESPAÇO,

ELETROSTÁTICA wagnumbers.com.br O UNIVERSO PODE SER CARACTERIZADO POR GRANDEZAS FUNDAMENTAIS: MATÉRIA / MASSA, ENERGIA, ESPAÇO, ELETROSTÁTICA wagnumbers.com.br O UNIVERSO PODE SER CARACTERIZADO POR GRANDEZAS FUNDAMENTAIS: MATÉRIA / MASSA, ENERGIA, ESPAÇO, E TEMPO. A MATÉRIA É CONSTITUÍDA POR PARTÍCULAS MUITO PEQUENAS CHAMADAS DE

Leia mais

1.2. Os alunos colocaram sobrecargas sobre o paralelepípedo, para averiguar se a intensidade da força de atrito depende:

1.2. Os alunos colocaram sobrecargas sobre o paralelepípedo, para averiguar se a intensidade da força de atrito depende: Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Turma A Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 24 Global 1. Numa segunda série de ensaios, os alunos colocaram sobrecargas sobre o paralelepípedo e abandonaram

Leia mais

Cosmologia. Gastão B. Lima Neto. Hubble Ultra Deep Field-HST/ACS

Cosmologia. Gastão B. Lima Neto. Hubble Ultra Deep Field-HST/ACS Cosmologia Gastão B. Lima Neto IAG/USP Hubble Ultra Deep Field-HST/ACS AGA 210+215 08/2006 Cosmologia História e estrutura do universo Como se distribui a matéria? Onde estamos? Como isto se relaciona

Leia mais

Aula 16: Teoria da Radiação

Aula 16: Teoria da Radiação Aula 6: Teoria da Radiação Maria de Fátima Oliveira Saraiva, Kepler de Souza Oliveira Saraiva & Alexei Machado Müller Ilustração de uma onda eletromagnética com os campos elétrico E e magnético B perpendiculares

Leia mais

FÍSICA (Eletricidade e Eletromagnetismo) Cap. I - CARGA ELÉTRICA E LEI DE COULOMB

FÍSICA (Eletricidade e Eletromagnetismo) Cap. I - CARGA ELÉTRICA E LEI DE COULOMB Cap. I - CARGA ELÉTRICA E LEI DE COULOMB FÍSICA (Eletricidade e Eletromagnetismo) A eletrostática é um ramo da Física que estuda os fenômenos relacionados com cargas elétricas em repouso. Um dos primeiros

Leia mais

e a parcela não linear ser a resposta do sistema não linear com memória finita. Isto é, a

e a parcela não linear ser a resposta do sistema não linear com memória finita. Isto é, a 189 Comparando-se as figuras anteriores, Figura 5.15 a Figura 5.18, nota-se que existe uma correlação entre os valores das funções auto densidade espectrais lineares e não lineares. Esta correlação é devida

Leia mais

Exercícios sobre Força de Coulomb

Exercícios sobre Força de Coulomb Exercícios sobre Força de Coulomb 1-Duas cargas elétricas iguais de 10 6 C se repelem no vácuo com uma força de 0,1 N. Sabendo que a constante elétrica do vácuo é de 9 10 9 N m /C, qual a distância entre

Leia mais

A atmofera em movimento: força e vento. Capítulo 9 - Ahrens

A atmofera em movimento: força e vento. Capítulo 9 - Ahrens A atmofera em movimento: força e vento Capítulo 9 - Ahrens Pressão Lembre-se que A pressão é força por unidade de área Pressão do ar é determinada pelo peso do ar das camadas superiores Uma variação da

Leia mais

Gil de Oliveira Neto DF/UFJF

Gil de Oliveira Neto DF/UFJF Gil de Oliveira Neto DF/UFJF 1. Relatividade Geral Quântica; 2. Cosmologia Quântica; 3. Um Modelo para o Início do Universo; 4. Conclusões. 1. Relatividade Geral Quântica 1. Motivações e Domínio de Validade

Leia mais

QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA.

QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA. PÁGINA 1 / 9 QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA. 01. Há exatamente 400 anos, Galileu Galilei usou pela primeira vez uma luneta astronômica para

Leia mais

COSMOLOGIA. Sérgio Mittmann dos Santos. Astronomia Licenciatura em Ciências da Natureza IFRS Campus Porto Alegre Novembro de 2010

COSMOLOGIA. Sérgio Mittmann dos Santos. Astronomia Licenciatura em Ciências da Natureza IFRS Campus Porto Alegre Novembro de 2010 COSMOLOGIA Sérgio Mittmann dos Santos Astronomia Licenciatura em Ciências da Natureza IFRS Campus Porto Alegre Novembro de 2010 1912 Vesto Melvin Slipher (1875-1969) descobre que as linhas espectrais das

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 05: Noções de Óptica

Astrofísica Geral. Tema 05: Noções de Óptica ma 05: Noções de Óptica Outline 1 Reflexão e Refração 2 Espalhamento 3 Polarização 4 Espelhos 5 Lentes 6 Interferência e Difração 7 Bibliografia 2 / 38 Outline 1 Reflexão e Refração 2 Espalhamento 3 Polarização

Leia mais

O UNIVERSO EM EXPANSÃO

O UNIVERSO EM EXPANSÃO Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. O UNIVERSO EM EXPANSÃO Mariana Cardoso Torezam (IFTM - Campus Patrocínio) 1 ; Regina

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA EBSERH HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS - 2013 BIOMÉDICO. Sobre a origem de tudo Marcelo Gleiser

LÍNGUA PORTUGUESA EBSERH HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS - 2013 BIOMÉDICO. Sobre a origem de tudo Marcelo Gleiser EBSERH HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS - 2013 BIOMÉDICO LÍNGUA PORTUGUESA Sobre a origem de tudo Marcelo Gleiser Volta e meia retorno ao tema da origem de tudo, que inevitavelmente leva a reflexões em

Leia mais

O espectro medido da maior parte das galáxias, em todas as direções no céu, apresenta linhas com deslocamento para s

O espectro medido da maior parte das galáxias, em todas as direções no céu, apresenta linhas com deslocamento para s LEI DE HUBBLE O espectro medido da maior parte das galáxias, em todas as direções no céu, apresenta linhas com deslocamento para s maiores em relação ao em repouso (REDSHIFT). Efeito observado em grandes

Leia mais

Luz Polarizada. Luz natural. Luz Polarizada. Luz polarizada

Luz Polarizada. Luz natural. Luz Polarizada. Luz polarizada Óptica Polarização da luz Luz Polarizada Luz natural Luz Polarizada Luz polarizada Dupla refração ou Birrefringência Sólidos amorfos: átomos distribuídos aleatoriamente. A velocidade da luz é a mesma em

Leia mais

MICROFONE E ALTIFALANTE

MICROFONE E ALTIFALANTE MICROFONE E ALTIFALANTE Um microfone é um transdutor que transforma energia mecânica (onda sonora) em energia elétrica (sinal elétrico de corrente alternada). O altifalante é um transdutor que transforma

Leia mais

FÍSICA APLICADA A RADIOLOGIA. Proº. Lillian Lemos E-mail: lillianlemos@yahoo.com.br

FÍSICA APLICADA A RADIOLOGIA. Proº. Lillian Lemos E-mail: lillianlemos@yahoo.com.br FÍSICA APLICADA A RADIOLOGIA Proº. Lillian Lemos E-mail: lillianlemos@yahoo.com.br ESTADOS DA MATÉRIA Três tipos: -Estado Fundamental -Estado Excitado -Estado Ionizado ESTADOS DA MATÉRIA Estado Fundamental:

Leia mais

COSMOLOGIA II. Daniele Benício

COSMOLOGIA II. Daniele Benício COSMOLOGIA II Daniele Benício Relembrando da aula passada... COSMOLOGIA: É o ramo da Ciência que se dispõe a estudar e propor teorias sobre a origem, estrutura e evolução do Universo Evidências do Big

Leia mais

FÍSICA - Tomás ESPELHOS PLANOS ÓPTICA

FÍSICA - Tomás ESPELHOS PLANOS ÓPTICA CONCEITOS BÁSICOS LUZ Energia radiante que se propaga no espaço através de ondas eletromagnéticas e que sensibiliza nossa visão. C = 300.000km/s = 3.10 8 m/s Raio de luz - Segmento de reta que representa

Leia mais

Física 2 - Termodinâmica

Física 2 - Termodinâmica Física 2 - Termodinâmica Calor e Temperatura Criostatos de He 3-272.85 C Termodinâmica Energia Térmica Temperatura, Calor, Entropia... Máquinas Térmicas : Refrigeradores, ar-condicionados,... Física Térmica

Leia mais

aplicada à força sentida por uma carga q 0, devida à N cargas q 1 q 2 q n

aplicada à força sentida por uma carga q 0, devida à N cargas q 1 q 2 q n Eletricidade O Campo eléctrico Consideremos a equação aplicada à força sentida por uma carga q 0, devida à N cargas q 1 q 2 q n onde é a distância desde a carga até o ponto do espaço onde se encontra a

Leia mais

Cosmologia 2. Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP

Cosmologia 2. Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP Época de Planck Inflação cósmica Bariogênese Nucleossíntese primordial Radiação cósmica de fundo Idade das Trevas História do Universo Modelo alternativo do Big Bang Cosmologia 2 Gastão B. Lima Neto Vera

Leia mais

Problemas de Mecânica e Ondas 8

Problemas de Mecânica e Ondas 8 Problemas de Mecânica e Ondas 8 P 8.1. ( Introdução à Física, J. Dias de Deus et. al. ) a) A figura representa uma onda aproximadamente sinusoidal no mar e uma boia para prender um barco, que efectua 10

Leia mais

MASSA ATÔMICA, MOLECULAR, MOLAR, NÚMERO DE AVOGADRO E VOLUME MOLAR.

MASSA ATÔMICA, MOLECULAR, MOLAR, NÚMERO DE AVOGADRO E VOLUME MOLAR. MASSA ATÔMICA, MOLECULAR, MOLAR, NÚMERO DE AVOGADRO E VOLUME MOLAR. UNIDADE DE MASSA ATÔMICA Em 1961, na Conferência da União Internacional de Química Pura e Aplicada estabeleceu-se: DEFINIÇÃO DE MASSA

Leia mais

v = velocidade média, m/s; a = aceleração média do corpo, m/s 2 ;

v = velocidade média, m/s; a = aceleração média do corpo, m/s 2 ; 1. Cinemática Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias - Laboratório de Engenharia Agrícola EAG 0304 Mecânica Aplicada Prof. Ricardo Ferreira

Leia mais