UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ MBA EM MARKETING E LOGÍSTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ MBA EM MARKETING E LOGÍSTICA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ MBA EM MARKETING E LOGÍSTICA CURITIBA 2010

2 2 HELEN CAROLINE MOEDINGER HELEN LYRIO MBA EM MARKETING E LOGÍSTICA PROFESSORA ORIENTADORA: FABIANA ESCUDERO MBA EM MARKETING E LOGÍSTICA. CURITIBA 2010

3 3 1 Introdução Objetivo Geral Objetivos Específicos Fundamentação Teórica O Mercado de Móveis para Escritório Brasileiro Cyber Móveis para Escritório Um pouco de sua história Características/diferenciais da empresa Produtos da empresa Posicionamento da Empresa Concorrentes de Mercado Teoria de Compra Comportamento do Comprador Organizacional Estratégia de Marketing 4 Ps Teoria da satisfação do consumidor Análise baseada na teoria dos 4 P s da empresa Cyber Móveis Preço Praça Produto Promoção Metodologia de pesquisa Pesquisa de satisfação dos consumidores/clientes de mobiliário coorporativo Problema de Pesquisa Amostra Design da Pesquisa Modelo da Pesquisa Descrição dos resultados da pesquisa Preço Qual a sua avaliação sobre as formas de pagamento existentes na empresa Cyber móveis? Praça Promoção Produto Analise dos resultados Preço Praça Promoção Produto Conclusão Bibliografia Anexos... 51

4 4 1 INTRODUÇÃO A indústria moveleira, embora pouco conhecida pelo público em geral, tanto no Brasil como no restante do mundo divide-se em vários segmentos: residenciais, hospitalares, específicos para lojas/vitrines, para portadores de necessidades especiais pouca locomoção, paralisia cerebral corporativos, somente de um tipo de material aço, acrílico, plástico, entre outros. O segmento mais conhecido pelo público é o residencial, sejam com as grandes lojas de decoração, arquitetos, decoradores ou com os já conhecidos marceneiros. A necessidade de diferenciação destes segmentos fez com que as indústrias se tornassem cada vez mais específicas e uma das surpresas do mercado foi o segmento coorporativo. Com a abertura da economia brasileira, grandes multinacionais se instalaram no país, trazendo conceitos até então, pouco divulgados como ergonomia, conforto no ambiente de trabalho e elaboração de prévia de layouts, I por exemplo. O aumento da fiscalização do Ministério do Trabalho junto às empresas brasileiras, devido ao aumento de aposentadorias por LER ou DORT II, aliado aos conceitos trazidos de países desenvolvidos, foi o ponto de partida para o desenvolvimento da indústria de móveis para escritório ou corporativo nacional. Tratando-se de um segmento em formação, os esforços de marketing são totalmente direcionados para a pré-venda. A partir daí, não existe mais controle: I Layout: é um esboço mostrando a distribuição física, tamanho e pesos de elementos como texto, gráfico, ou figuras em um determinado espaço. II LER (Lesão por esforço repetitivo) e DORT (distúrbios osteomoleculares relacionados ao trabalho) por definição são desordens neuro-musculo-tendinosas de origem ocupacional que acometem principalmente os membros superiores, escápula e pescoço. As desordens ocorrem do uso inadequado e repetitivo das estruturas atrelado à má postura e ambientes inapropriados.

5 5 cumprimento dos prazos de entrega, pós venda, e todo o pacote de serviços oferecido pelas empresas, são questionáveis e não seguem nenhum tipo de padrão. Alguns clientes têm sorte e o pedido é entregue sem maiores problemas, mas outros não. A Empresa Cyber Móveis para Escritório III é uma empresa especializada no segmento corporativo e é o foco deste trabalho. A pesquisa será realizada com os consumidores desta empresa com a intenção de medir a satisfação e analisar como os esforços de marketing devem ser investidos: se estão corretos ou não e como devem ser utilizados. III O nome das empresas apresentadas neste trabalho é meramente ilustrativo.

6 6 2 OBJETIVO GERAL Este trabalho tem como objetivo geral, analisar a empresa Cyber Móveis, seus concorrentes, diagnosticar seus problemas e sugerir soluções. Por se tratar de uma empresa atuante no segmento de escritórios e atuante a mais de 10 anos, a Cyber Móveis está dentro do padrão necessário para a elaboração desta pesquisa. 2.1 Objetivos Específicos Para responder ao objetivo principal desta pesquisa, foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: Analisar mercadologicamente a empresa através da teoria dos 4 P s Identificar os pontos fortes e fracos. Analisar as principais concorrentes da empresa. Analisar o mercado de móveis para escritório nacional e diagnosticar o posicionamento da empresa.

7 7 3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. 3.1 O Mercado de Móveis para Escritório Brasileiro O surgimento do mercado moveleiro nacional, deu-se no Sul do Brasil com famílias de imigrantes vindos principalmente da Europa. Aos poucos as pequenas marcenarias transformaram-se em indústrias atuantes no mercado até hoje. Segundo a revista Amanhã, Gestão, Economia e Negócios após a década de 90, o mercado interno perdeu força, afinal, móveis estavam na última posição na lista de prioridades dos brasileiros em geral. Esta situação fez com que o mercado interno girasse em torno de R$ 10 milhões em 2002 e R$ 8,8 milhões em 2003, ano em que a indústria operou em ociosidade de 40%. A saída para as indústrias que sobreviveram a este cenário foi à exportação, pois o móvel brasileiro estava em alta principalmente nos Estados Unidos e Europa. Segundo a revista Amanhã, em 2003, as vendas externas passaram dos U$ 600 milhões, 24% a mais do que foi vendido em Em 2004 o setor registrou um saldo de 42% e chegou ao record de U$ 850 milhões. A mesma revista informa que em 2004, o governo federal juntamente com empresários do setor e sindicados criou uma entidade chamada PROMOVEL Programa Brasileiro de Incrementação da Exportação de Móveis com a finalidade de capacitar as indústrias nacionais para a exportação. No período em que o PROMOVEL atuava, o numero de empresas exportadoras passou de 120 em 1998 para 457 em 2003, ou seja, quase quadruplicou. Os ataques do 11 de setembro nos Estados Unidos, e a crise da Argentina em 2004, foram eventos político-sociais que impediram que as exportações brasileiras atingissem U$ 1 bilhão.

8 8 Fonte: Revista Amanhã, Gestão, Economia e Negócios Segundo a revista Gazeta Mercantil a partir de 2006, as exportações começaram a cair e o mercado nacional depois de anos estagnado, voltou a crescer, acompanhando o ritmo da construção civil. O mercado mobiliário aquecido pelas facilidades promovidas pelo governo federal para compra da casa própria fez com que os móveis passassem ao primeiro lugar na lista de compras do consumidor brasileiro, com uma fatia de 10%, comparando com o primeiro trimestre de 2007 o crescimento foi de 200%.

9 9 Fonte: Gazeta do Povo O mercado moveleiro interno, atualmente divide-se em 3 segmentos: residenciais, escritórios e institucionais ( escolares, hospitalares, restaurantes, lojas entre outros) Titulo da figura Divisão interna do mercado moveleiro nacional, numero da figura figura 3

10 10 Fonte: Gazeta do Povo Analisando o gráfico acima, podemos concluir que o tamanho do mercado dos móveis coorporativos, foco deste trabalho, equivale a 20% do mercado nacional. Porém é fato, que todos os setores da fabricação de móveis seguem o mesmo padrão: se a indústria nacional entra em recesso, os segmentos institucional, residencial e escritórios entram em recesso também, sendo que o contrário também é valido IV. Desta forma, é possível concluir que o mercado de mobiliário para o escritório, passou por momentos de estagnação e agora está em franco crescimento. 3.2 Cyber Móveis para Escritório Um pouco de sua história. A empresa atua no mercado de móveis para escritório, há 10 anos e está situada no município de Pinhais/Pr Região Metropolitana de Curitiba. A estrutura física da empresa conta ainda com uma loja em Curitiba loja no conceito de show room e atende ao país todo através de representantes de vendas. O quadro de funcionário da empresa conta com aproximadamente 40 funcionários divididos em 4 setores: Fabril, Comercial, Desenvolvimento e Administrativo. Fabril: Setor responsável pela produção propriamente dita subdivide-se da seguinte forma: área de fábrica, PCP, Compras e Logística. Todos os pedidos são recebidos pelo setor PCP Planejamento e Controle de Produção onde são transformados em planos de corte e planilhas de controle e distribuídos IV Tabelas de valores de crescimento e recesso encontram-se em Anexo.

11 11 ao setor responsável. O departamento de compras é responsável por todos os insumos e matérias primas necessários para a produção dos pedidos; desde parafusos, até as chapas de madeira e ferragens mais sofisticadas. O setor de Logística é encarregado de conferir toda a produção da fábrica, entrega e montagem dos pedidos. Os pedidos podem ser entregues na região metropolitana de Curitiba, com frete pago pela empresa ou para outros estados do país, através de transportadora. O setor de logística é responsável ainda pelo movimento interno da empresa como retirada de matérias primas em fornecedores, assistências técnicas, tarefas administrativas entre outros. Comercial: setor responsável por todas as vendas da empresa. Os vendedores são responsáveis por toda a pré venda, ou seja, angariação de clientes, desenvolvimento de layout s, negociação e fechamento do pedido propriamente dito e o envio do mesmo ao setor responsável pelo inicio da produção. O departamento de projetos está subordinado ao departamento comercial, portanto desenvolve seu trabalho juntamente com os vendedores. O departamento comercial também dá suporte para os representantes em todo o País, seja na questão comercial ou de projetos. Desenvolvimento: Responsável pelo desenvolvimento de todos os produtos da empresa, além de atualizar os produtos existentes. Atua como uma ponte entre o departamento comercial/representantes e a fábrica. Administrativo: é responsável pelas rotinas administrativas da empresa. Compreendem os setores Rh, financeiro, conta a pagar, contas a receber Características/diferenciais da empresa

12 12 A Cyber tem como principal característica a maleabilidade que a outras empresas não tem: seja na condição de pagamento, nas medidas dos produtos que podem ser alterados, no prazo de entrega, na quantidade de acabamentos e cores disponíveis, por exemplo. Outra característica positiva da empresa é a preocupação com a qualidade do produto. A garantia oferecida é de 5 anos, então nenhum produto dura menos do que isso. Caso qualquer produto apresente problemas antes do fim da garantia ele é substituído sem maiores burocracias. Após o período da garantia existe a assistência técnica permanente que substitui as peças com desgaste natural por outras novas cobra-se apenas o custo da peça e mão de obra. A elaboração de layouts sem custo para o cliente e a entrega cortesia para clientes estabelecidos em Curitiba ou região metropolitana Pagamento dos produtos com cartões de crédito, financiamentos bancários (públicos ou privados), além da possibilidade de parcelamento são outros diferenciais que a empresa Cyber Móveis apresenta para seus clientes Produtos da empresa A empresa possui hoje 3 linhas de produtos: diretiva, operacional super e operacional, além da produção de cadeiras. A linha de produtos diretiva é voltada a atender as necessidades dos diretores, presidentes e superintendentes. Conta com produtos diferenciados, acabamento com materiais sofisticados como couro, vidro, mármores e granitos. As modulações são maiores, pensadas para espaços mais amplos além de uma linha de cadeiras de acordo com a imponência do móvel. Esta linha conta

13 13 também com móveis para embutir frigobares, cofres e outros produtos específicos quando necessário. Os produtos da linha operacional super, são pensados para o corpo de trabalho da empresa, seja ele administrativo, comercial, operacional, tele atendimento entre outros. Esta linha é composta por estações de trabalho de 01, 02 ou mais lugares, de acordo com o layout definido pelo cliente. Possui várias opções de material, incluindo vidro, metal cromado e couro. Este produto está posicionado dentro do mix da empresa como uma linha mais elaborada, com um design diferenciado. Possui um custo mais alto, retribuindo com a vantagem de deixar o escritório do cliente personalizado. A linha de produtos operacional conta com a mesma gama de produtos da linha super, porém com menos opções de acabamento. É considerado um produto de briga, no quesito preço, porém com a mesma qualidade dos demais produtos da empresa. Não possui diferenciação de design, é como se fosse um commodity do mercado de móveis coorporativo, praticamente todos os concorrentes trabalham com estes produtos. A linha de cadeiras é considerada a maior da empresa no quesito quantidade. Suas opções de modelos, acessórios e tecidos atendem desde o público residencial até as grandes corporações Posicionamento da Empresa Dentro do mercado corporativo ainda existem mais algumas divisões:

14 14 A Empresas fabricantes B Revendas. O público alvo pode ser dividido em: A Empresas que focam na qualidade do produto B Empresas que focam preço e nem sempre procuram o melhor produto C Profissionais liberais, escritórios e profissionais de arquitetura/decoração D Público em geral que comprará apenas uma vez, apenas para suprir uma necessidade específica. A Cyber atua no segmento empresa fabricante com foco nas empresas A e C. Eventualmente consegue atingir B e D. 3.3 Concorrentes de Mercado. Considerando o mesmo público alvo, produto e tamanho físico do parque industrial a Cyber possui inúmeras concorrentes que de um modo geral atingem os mesmos setores que as linhas da Cyber diretoria, operacional e cadeiras. O diferencial todo está nos detalhes, algumas empresas cortam seus tampos no formato de curvas outros retilíneos. Existem opções de tampos com acabamento revestidos ou pintados, sendo que os revestidos podem ainda imitar padrões de madeira ou pinturas lisas. Os pés das mesas podem ser de aço, madeira ou podem não existir. Tratando-se da questão comercial, algumas lojas trabalham somente com pagamento antecipado, outras oferecem financiamentos a perder de vista via financeira. O mais usual é o parcelamento em 3 ou 4x (1+2 ou 1+3).

15 15 A Lexis e a Diagonal são indústrias de Móveis que atuam no mesmo nicho de mercado da Cyber, ou seja, mobiliário coorporativo. Ambas estão instaladas em Pinhas/PR Região Metropolitana de Curitiba e possuem lojas em Curitiba no conceito de Show room. Tanto a Lexis como a Diagonal Móveis e muitas empresas deste setor possuem uma produção de certa forma engessada. Por se tratar de produtos ditos seriados, estas empresas, optaram por não produzir nenhum tipo de produto que não esteja nos padrões pré-definidos pelos seus respectivos departamentos industriais. Variações de medidas ou acabamentos e até mesmo matérias primas diferenciadas não são permitidas. Ambas possuem outros diferenciais como uma grande carteira de arquitetos e profissionais da área de design a serviço do cliente e lojas em diferentes pontos da cidade para atendimento a públicos diferenciados, respectivamente. Utilizamos as empresas acima mencionadas para posicionar o preço dos produtos da Cyber no mercado conforme mostra a tabela abaixo. Tabela Comparativa de Preços entrega a Cyber e as principais concorrentes

16 16 Fonte: As autoras 3.4 Teoria de Compra. Compra é o processo de tomada de decisão pelo quais as organizações ou consumidores estabelecem suas necessidades de produtos e serviços, e também identificam, avaliam e escolhem entre os fornecedores disponíveis, qual é a melhor opção. O comportamento do consumidor seja ele institucional ou não sofre inúmeras influencias como: culturais, sociais, pessoais e psicológicas. A cultura é o principal determinante em um processo de compra. No decorrer de seu crescimento, o individuo, absorve inúmeros comportamentos, valores, percepções e preferências, sejam de sua família ou do meio em que vive: escola, igreja, comunidade, etc. Em cada um destes meios, o

17 17 indivíduo está inserido em sub-culturas, onde aprende mais uma vez novos valores e a cada dia que passa adquire a capacidade de perceber situações de maneiras diferentes. Todo este contexto faz parte da formação da personalidade do individuo. A influência cultural é a mais nítida no comportamento de compra dos consumidores. Um indivíduo criado na Alemanha, por exemplo, está exposto a valores como sucesso profissional, realização e praticidade, funcionalidade. Logo este indivíduo será consumidor de produtos que possuam tecnologia de ponta. São exemplos de grupos formados por influencia cultural: metrossexuais, solteiros, idosos, grupos religiosos, integrantes de torcidas organizadas de futebol, entre outros. Outro fator que influencia a compra de um consumidor é o social: grupos de referência, papéis sociais e status. Os grupos de referencia são aqueles que exercem algum tipo de influencia, direta ou indiretamente, no comportamento de um individuo. Podemos classificar os grupos de referencia da seguinte forma: Grupo de referencia primário: são aqueles com que o individuo possui um contato direto e permanente: família, vizinhos, amigos, entre outros. Grupos de referencia secundários: são os grupos de contato mais formais e com menos freqüência: grupos religiosos, grupos profissionais, entre outros. Os indivíduos podem ainda ser influenciados pelos grupos que gostariam de pertencer ou não. São os chamados grupos de aspiração ou dissociação, respectivamente.

18 18 O fator comum entre todos os grupos é o chamado líder de opinião: indivíduo responsável pela divulgação informal de determinado produto. Sabendo atingir o líder de opinião de determinado grupo, as chances do sucesso dos produtos aumentam consideravelmente. A instituição social que mais influencia um indivíduo no momento da compra é a família, seja ela formada pelos pais e irmãos ou pelo cônjuge e filhos. A cada ano que passa o papel da mulher nas decisões de compra aumentam significativamente. Os adolescentes e as crianças também estão cada vez mais presentes no momento da compra. Outro detalhe importante é o crescimento das compras decididas pelo casal em conjunto, excluindo o papel decisivo do marido ou da esposa. Os papeis sociais e o chamado status são outros fatores sociais importantes no processo de compra do individuo. O papel social é a atividade esperada que cada indivíduo desempenhe e atrelada a esta atividade temos o conceito de status. As pessoas procuram, no momento da compra, produtos que comuniquem seu papel e seu status. Grandes diretores de empresas, por exemplo, dirigem carros luxuosos e consomem bebidas importadas como wiskis e vinhos, produtos que estão agregando valor ao seu papel profissional e pessoal. Os fatores pessoais também influenciam os consumidores na decisão de compra. A influência exercida sob este aspecto pode ser: idade e estagio do ciclo de vida, ocupação, personalidade, auto-imagem, estilo de vida entre outros. De acordo com a fase da vida que o indivíduo se encontra, seus gostos podem mudar radicalmente. Durante a adolescência, a preferência é por produtos é por produtos de baixo custo e que se encaixe no gosto da turma, enquanto que na fase adulta, mais seletiva, a opção é por produtos mais exclusivos, com

19 19 personalidade e a questão do custo já não é tão importante, uma vez que o individuo já atingiu sua independência financeira. Os principais fatores psicológicos que influenciam o indivíduo no momento da compra e não podem ser esquecidos são: motivação, percepção, aprendizagem e memória. Definimos como motivação uma necessidade, seja ela psicológica ou fisiológica, que atinge determinado grau de intensidade e leva o individuo a agir. A partir do momento em que a motivação existe, o individuo começara a agir, e o modo como esta ação acontecerá está diretamente ligada à percepção. Percepção é o processo pelo qual o individuo seleciona, organiza e interpreta as informações recebidas a respeito de terminado produto ou do mundo em que está inserido. A percepção não depende apenas de estímulos físicos, mas também das relações do individuo com o ambiente e de sua própria condição psicológica. A aprendizagem é outro processo que está diretamente ligado a ação exercida pelo indivíduo motivado por uma necessidade. A maior parte do comportamento humano é aprendido. Podemos considerar ainda que aprendizagem é a interação entre impulso (um forte estimulo interno), sinais (estímulos menores que determinam como, quando e onde a pessoa deve agir), respostas e esforços. A memória é todo o conjunto de experiências e informações acumuladas pelo individuo ao longo de sua vida. A memória de longo prazo, mais comumente utilizada no período de compra, é baseada no modelo associativo uma serie de nós e ligações. Podemos considerar que os nós são informações armazenadas e conectadas ou associadas por meio de ligações que variam de intensidade. Qualquer informação pode ser armazenada na rede associativa da memória. Quanto

20 20 um nó é ativado é porque alguma informação externa está sendo codificada, ou uma informação interna sendo recuperada. No processo de compra, as marcas dos produtos tornam-se nós na memória dos indivíduos, podendo ser recuperados ou processados no período de compra. O processo de decisão de compra pode seguir ainda o modelo dos cinco estágios: 1. Reconhecimento do Problema o inicio do processo de compra acontece quanto do comprador identifica uma necessidade ou motivo, provocado por estímulos internos ou externos. 2. Busca de informações o comprador tende a buscar informações sobre o produto ou serviço a ser adquirido. As fontes para a busca destas informações podem ser pessoais, comerciais, públicas ou experimentais. 3. Avaliação de alternativas o comprador processa todas as informações obtidas sobre o produto ou serviço através de suas fontes, sendo que as atenções estarão voltadas aos atributos que fornecem com mais força os benefícios buscados, ou seja, que atendam melhor as suas expectativas. 4. Decisão de compra neste estágio também chamado de avaliação, o comprador passa por cinco subdecisões. Marca, fornecedor, quantidade, ocasião de compra e forma de pagamento. Neste estágio também são utilizados os fatores culturais, sociais e psicológicos. 5. Comportamento pós compra nesta fase são importantes os aspectos relacionados à satisfação do comprador em relação ao produto ou serviço. Sendo que o comprador pode ficar insatisfeito ou satisfeito com o produto, a ponto de indicá-lo a outros compradores ou jogar o produto fora.

21 Comportamento do Comprador Organizacional. Compra organizacional é o processo de tomada de decisão pelo qual as organizações estabelecem as necessidades de compra de produtos e serviços, e também identificam, avaliam e escolhem entre os fornecedores disponíveis, qual é a melhor opção. Para aumentar o nível de satisfação da clientela e o nível das vendas é fundamental entender o comportamento do consumidor, e isso é algo que todas as empresas almejam alcançar. Segundo Richard (2001), para cuidar de maneira correta dos clientes deve-se ter as seguintes características. Credibilidade- Credibilidade ou sua reputação, é realmente tudo o que você tem no mundo do negócio. Os clientes devem, acreditar em seus produtos, serviços; Acessibilidade- Acesso rápido e fácil ao sistema de serviços; Confiabilidade- Você deve realizar o que promete, no tempo prometido; Excelência- Os clientes acreditam que eles próprios sejam importantes e excelentes, e querem trabalhar com excelentes empresas (RICHARD, 2001, p.44). Sendo assim para manter sua clientela e satisfaze-los voce deve conhecer o maximo possivel seus clientes. Por isso a importancia de avaliar gostos, habitos, frequencias de compras, vale tambem destacar que a empresa deve estar atenta as necessidades e desejos de seus clientes para manter a lealdade dos mesmos.

22 22 Segundo Churchill e Peter (2001) as principais forças que influenciam o comportamento de compra organizacional são: Demanda: compradores demandam bens e serviços que irão ajudá-los a obter lucros e a satisfazer as necessidades de bens de clientes. Sua demanda responde às mudanças nas várias dimensões do ambiente de marketing. Demanda derivada: a quantidade que uma organização compra depende de quanto os consumidores irão comprar dessa organização. Por exemplo: a quantidade de notas fiscais e de formulários de pedidos que uma casa de suprimentos elétricos encomenda a uma gráfica depende de quanto a loja espera que os eletricistas comprem, o que por sua vez, depende da demanda dos consumidores por reforma e por casas novas. Concorrência: os concorrentes existentes e potenciais são, claro, uma parte do ambiente para qualquer profissional de marketing. A concorrência afeta profundamente aqueles que servem a compradores organizacionais, por causa do tamanho relativamente grande das compras e do numero relativamente pequeno de compradores. As compras organizacionais são de três tipos principais: Recompra direta, recompra modificada e compra nova. Recompra direta envolve um pedido de rotina ao mesmo fornecedor. Recompra modificada é a que envolve o exame de uma serie de alternativas antes da seleção do fornecedor. Compra nova envolve uma ampla busca de informações e um extenso processo de decisão.

23 23 As organizações podem adotar diferentes tipos de compra como por inspeção, amostra, descrição ou contrato, o que irá decidir é a característica da organização, como tamanho e grau de centralização, além de características das pessoas que tomam a decisão, como seus motivos e papeis na organização. Muitas empresas atribuem essa função os agentes de compra, já os profissionais de marketing tentam cultivar relacionamentos cooperativos e duradouros. Esses dois profissionais envolvidos na decisão numa organização são chamados de centro de compra. O departamento de marketing precisa identificar quem são esses indivíduos e que papéis desempenham como interagem e, então, direcionar as atividades de marketing corretamente. 4 ESTRATÉGIA DE MARKETING 4 PS. O marketing lida com os 4 P s, Produto, Preço, Praça e Promoção. Consideramos que o produto é o bem a ser vendido, preço é o valor que terá o bem para atrair as pessoas à compra, praça é o local onde estão os clientes e onde o produto será vendido, como pontos de venda e promoção que é a forma que as empresas utilizam para levar aos consumidores informações sobre seus produtos, onde encontrá-los e quanto custa, entre outros. Muitas pessoas, erroneamente, consideram o item promoção, como o velho chamarisco leve 2, pague 1, ou seja, apenas a diminuição do valor do produto em determinado período. O marketing usa em sua essência, várias outras ciências humanas, como sociologia, antropologia, psicologia estatística, onde este espera sempre convencer os clientes em potencial a consumir.

24 24 Resumindo, o marketing serve para vender produtos, para manter a lei da oferta e procura, mas como ele irá fazer isso, é o grande desafio. As estratégias de marketing requerem uma definição do ramo de mercado no qual a empresa compete, e uma declaração da utilidade e valor oferecidos pela empresa a seus consumidores através das suas linhas de produtos e serviços. Reconhecer necessidades nos consumidores é atendê-los melhor do que a concorrência. É o centro de uma estratégia de marketing bem sucedida. Quando as necessidades dos consumidores são satisfeitas por programas de marketing eficazes, uma vantagem competitiva de longo prazo é alcançada bem como objetivos financeiros podem ser conhecidos. Visualizamos o desenvolvimento de uma estratégia de sucesso como um processo. Análises estratégicas devem ser consideradas antes de tomarmos decisões ou programas serem implementados, porque pode existir um grande risco à corporação, aos acionistas e aos recursos da sociedade, se utilizados de maneira ineficaz. Análises cuidadosas fornecem bases sólidas para decisões inteligentes e à formulação de estratégias. Análises podem ser melhoradas com base nos desempenhos de mercado, e as decisões estratégicas devem ser revisadas para o atingir dos objetivos da empresa. O conhecimento é decisivo para o sucesso do processo. Os administradores devem procurar entender porque uma estratégia particular é um sucesso ou falha. Análises estratégicas devem ser baseadas em uma profunda compreensão do fenômeno que está influenciando uma estratégia de marketing eficaz. Este entendimento proporciona poderosos recursos para avaliar os pontos fortes e fracos da empresa bem como as oportunidades e ameaças que aparecem. A formulação de estratégias de marketing eficazes é de vital importância para atingir os objetivos de uma organização.

25 25 Abaixo segue uma breve descrição dos conceitos utilizados para a elaboração da análise da empresa Cyber. PRAÇA Esse conceito pode também ser definido como canal de distribuição, pois, é o caminho que o produto percorre desde sua produção até o consumo. Em uma forma mais simples significa disponibilizar seu produto ou serviço ao cliente da forma mais fácil e conveniente para ser adquirido. As decisões de canais de distribuição afetam as outras decisões da empresa e envolvem compromisso em longo prazo. As empresas que administram de forma eficiente a distribuição de seus produtos acabam tendo essa vantagem como um diferencial dentro do mercado em que atuam. O ponto de venda mais forte da empresa Cyber Móveis é a cidade de Curitiba e região metropolitana, com 72% da carteira de clientes. Alem disso, atua no Brasil inteiro, através de representantes comerciais. Todo o estado do Paraná é atendido pela equipe de Curitiba. PROMOÇÃO Esse conceito é sempre confundido com o conceito de marketing que é promover o produto, mas na verdade é um dos componentes que formam o composto de marketing de uma empresa. Esse composto compreende as atividades que envolvem a divulgação da marca, da empresa, dos produtos e serviços. Alguns dos tipos de promoção são: propaganda (divulgação paga), publicidade (divulgação gratuita), promoção de vendas entre outros. PREÇO Preço é o volume de dinheiro a ser cobrado por um produto e/ou serviço.

26 26 O preço de cada produto é definido a partir do nível de renda dos consumidores e quanto eles estão dispostos a pagar por ele. O custo não é determinante, mas apenas um dos componentes da formação do preço final de um produto ao consumidor. A determinação do preço de um produto ou serviço nem sempre é uma tarefa simples. É preciso considerar que, quando bem posicionado, o preço de um produto ou serviço é fator primordial ao sucesso do plano de marketing. PRODUTO: Produtos é o conjunto de atributos, funções e benefícios que os clientes compram e que podem ser constituídos por atributos tangíveis (físicos) ou intangíveis e que inclui não só bens ou serviços, mas também marcas, embalagens, serviços aos clientes e outras características. O produto deve ser aquele desejado pelo cliente, estar dentro das suas expectativas e satisfazer suas necessidades. 5 TEORIA DA SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR. Um dos principais conceitos de marketing hoje em dia é a satisfação do consumidor, pois ela tem sido estudada através de diferentes abordagens que ressaltam diversos aspectos do comportamento do consumidor, sua classe econômica, comportamental e emocional. Do início do século até os nossos dias, o conceito de satisfação foi e é objeto de discussões teóricas, pelo surgimento dos movimentos de defesa dos consumidores. E embora estes debates tenham mostrado a necessidade de um entendimento mais social do conceito dessa teoria,

27 27 mostra que a satisfação do consumidor continua sendo investigado, essencialmente, como fenômeno individual. Segundo Las Casas (2006), atualmente, há uma valorização maior do consumidor no processo de comercialização. Isto se deve, em parte, à grande divulgação das técnicas de qualidade total que se iniciam como o entendimento das expectativas dos consumidores. Também há uma maior valorização do consumidor devido à concorrência acirrada encontrada em certos mercados. Além disso, com acesso ao consumo, os clientes estão tornando-se mais exigentes e procurando maior atenção por parte dos comerciantes. Apesar desta orientação ao consumidor ter sido iniciada pelas práticas mercadológicas, hoje em dia são vários os setores que reconhecem a importância dos consumidores em suas atividades. Deve-se considerar o aspecto humano e cultural para satisfação dos consumidores. Implantar uma filosofia empresarial de atendimento ao consumidor é fundamental. Se não houver uma internalizarão da filosofia por parte dos funcionários, com certeza não haverá condições de satisfazer consumidores. 6 ANÁLISE BASEADA NA TEORIA DOS 4 P S DA EMPRESA CYBER MÓVEIS. 6.1 Preço Produtos pensados para mercado o corporativo, e precisam ter matéria prima e processo de fabricação diferenciados, para atender as necessidades deste setor, o que faz com que os preços sejam de certa forma elevados. Comparada as empresas do mesmo porte e qualidade a Cyber é a que possui o melhor preço, ou seja, é o melhor custo benefício. Em média ela é até 20% mais barata que as concorrentes.

28 Praça O ponto de venda mais forte da empresa Cyber Móveis é a cidade de Curitiba e região metropolitana, com 72% da carteira de clientes. Alem disso, atua no Brasil inteiro, através de representantes comerciais. Todo o estado do Paraná é atendido pela equipe de Curitiba. 6.3 Produto Podemos considerar o produto como o mais importante dos 4 p s, sendo a mais crítica no processo decisório, pois as empresas precisam administrar suas marcas, posicioná-la de forma correta para que as estratégias alcancem seus objetivos. Podemos dividir a produção da empresa em 2: mobiliário e cadeiras. Na linha de mobiliário existem 4 linhas de produtos: 1 linha diretiva e 3 linhas operacionais. Na produção de cadeiras contamos com 14 modelos diferentes. O produto carro chefe da empresa é a mesa diretiva, porem não é o produto que vende mais. Os produtos de maior saída são os das linhas operacionais. Este evento deve-se ao fato de que o volume de postos de trabalho operacionais é sempre maior do que os postos de trabalho da diretoria, e também pela variedade de modelos oferecidos nas linhas operacionais. 6.4 Promoção A Cyber Móveis atualmente é divulgada da seguinte forma: Diariamente com anuncio no jornal Gazeta do Povo circulação regional. Anuncio em revistas especializadas arquitetura e design.

29 29 Anuncio mensal em revistas especializadas no segmento de decoração e construção. Campanhas de out-door tipo front light em determinados períodos do ano e em locais estratégicos. Anunciar diariamente no jornal Gazeta do Povo é o maior chamariz da empresa, responsável por 75% da divulgação. A empresa utiliza ainda um rodízio de produtos anunciados e muitos clientes chegam ao Show room da empresa com o recorte do jornal no bolso, procurando o anuncio do dia. 7 METODOLOGIA DE PESQUISA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES/CLIENTES DE MOBILIÁRIO COORPORATIVO Após toda a descrição teórica apresentada neste trabalho, tornou-se necessária a comprovação das teorias e métodos na prática. Para tanto utilizou-se uma pesquisa quantitativa com clientes selecionados da empresa. 7.1 Problema de Pesquisa Conforme apresentado no início deste trabalho, o objetivo de toda a pesquisa é medir de uma forma geral, a satisfação dos consumidores e clientes dos produtos e serviços da empresa Cyber Móveis para Escritório. 7.2 Amostra Para a realização desta pesquisa, foram selecionados 40 clientes, atendendo as especificações abaixo. Cada empresa respondeu apenas um questionário. Empresas com no mínimo 40 funcionários

30 30 Empresas com pelo menos 5 setores distintos As empresas poderiam ser do setor industrial ou de serviço Apenas empresas do estado do Paraná As empresas poderiam ser atendidas tanto por representantes de venda como pelo departamento comercial da Cyber Móveis. 7.3 Design da Pesquisa Para medir a satisfação dos consumidores/clientes de mobiliário coorporativo da empresa Cyber, foi aplicada uma pesquisa qualitativa utilizando a seguinte metodologia: foi aplicado um questionário com 32 questões acerca da teoria dos 4 P s, relacionada com a empresa. Utilizamos 8 perguntas sobre cada P apresentado: preço, praça, produto e promoção. Como opções de resposta foram utilizadas as opções: ( ) péssimo ( ) ruim ( ) satisfatório ( ) bom ( ) excelente Para a análise dos resultados, foram desconsideradas todas as respostas assinaladas como satisfatório. 7.4 Modelo da Pesquisa Segue abaixo o modelo do questionário enviado aos clientes. PREÇO

31 Como você classifica de forma geral os produtos Cyber? 02. Em relação às concorrentes de mercado da Cyber, como você avalia o preço dos produtos Cyber? 03. Com relação à qualidade dos produtos, matéria prima e durabilidade dos produtos Cyber, qual é a sua avaliação? 04. Quanto à necessidade de execução de produtos especiais produtos que estão fora da linha de produção seriada da empresa, porém são confeccionadas para atender necessidades especificas de determinados clientes o preço em sua opinião é? 05. Tratando-se exclusivamente da linha de produtos cadeiras, você considera que os preços da Cyber Móveis são? 06. Tratando-se exclusivamente da linha de produtos Móveis, você considera que os preços da Cyber Móveis são? 07. Tratando-se da relação custo-benefício, os produtos da Cyber Móveis, em sua opinião são? 08. Qual a sua avaliação sobre as formas de pagamento existentes na empresa Cyber Móveis? Praça 01. Como você avalia a localização da empresa Cyber Móveis? 02. Como você classifica a abrangência da área de atuação da empresa? 03. Em relação as lojas concorrentes, como você avalia, a localização da Cyber Móveis? 04. Em relação as lojas concorrentes, a Cyber consegue destacar-se no mercado em questão? Qual a sua opinião?

32 Como você avalia o trabalho dos vendedores e/ou representante de vendas nos locais que não possuem loja física? 06. Como você classifica os canais de distribuição da Cyber Móveis? 07. Considerando a localização da fábrica da Cyber Móveis, como você classifica o prazo de entrega de 25 dias corridos? 08. Você classifica o conceito de loja show room como o mais adequado para a exposição dos produtos da Cyber Móveis? Promoção 01. Como você classifica o trabalho de marketing da Cyber Móveis? 02. De uma forma geral, como você classifica os veículos de comunicação da Cyber Móveis? 03. Como você classifica o trabalho de divulgação da Cyber Móveis nas revistas especializadas do setor? 04. Como você classifica o trabalho de divulgação da Cyber Móveis nos jornais? 05. Como você classifica a campanha de outdoor s da Cyber Móveis? 06. Qual o seu interesse na promoção Liquidação Anual do Show room? 07. Qual a sua impressão sobre o Show room da Cyber Móveis? 08. Qual a sua impressão sobre a equipe de vendas da Cyber Móveis? Produto 01. Os produtos Cyber atenderam sua empresa de forma global? Todos os setores se adequaram aos produtos?

33 A modulação padrões de medidas de forma geral: altura, profundidade, comprimento dos produtos atendem a todos os setores da sua empresa? 03. A variedade de acabamentos dos produtos é satisfatória? 04. A ergonomia dos produtos Cyber na interface com o usuário é satisfatória? 05. O design dos produtos como forma de diferenciação dos produtos em sua opinião é? 06. Em se tratando de setores de uma forma isolada, os produtos Cyber estão de acordo com o que é solicitado pelos departamentos? 07. Quanto à necessidade de execução de produtos especiais produtos que estão fora da linha de produção seriada da empresa, porém são confeccionadas para atender necessidades especificas de determinados clientes a qualidade do produto entregue foi? 08. A variedade de cores e texturas ofertadas pela empresa é satisfatória? 7.5 Descrição dos resultados da pesquisa. Após o recebimento de todos os questionários, as informações foram agrupadas em forma de gráfico para que todos os resultados ficassem visíveis. Abaixo segue abaixo os gráficos e seus descritivos Preço Analisando os gráficos de desempenho abaixo, contatamos que no quesito preço, a Cyber está bem colocada no mercado, pois obteve a maioria dos resultados bom e excelente. Os resultados ruim e péssimo foram minoria. 01. Como você classifica de forma geral os produtos Cyber?

34 Em relação às concorrentes de mercado da Cyber, como você avalia o preço dos produtos Cyber? 03. Com relação à qualidade dos produtos, matéria prima e durabilidade dos produtos Cyber, qual é a sua avaliação? 04. Quanto à necessidade de execução de produtos especiais produtos que estão fora da linha de produção seriada da empresa, porém são confeccionadas para

35 35 atender necessidades especificas de determinados clientes o preço em sua opinião é? 05. Tratando-se exclusivamente da linha de produtos cadeiras, você considera que os preços da Cyber Móveis são? 06. Tratando-se exclusivamente da linha de produtos Móveis, você considera que os preços da Cyber Móveis são?

36 Tratando-se da relação custo-benefício, os produtos da Cyber Móveis, em sua opinião são? 08. Qual a sua avaliação sobre as formas de pagamento existentes na empresa Cyber móveis? Praça O gráfico de desempenho abaixo variou entre bom e ruim, mostrando que a empresa não está sendo mal vista, mas não atingiu a excelência neste quesito.01. Como você avalia a localização da empresa Cyber Móveis?

37 Como você classifica a abrangência da área de atuação da empresa? 03. Em relação as lojas concorrentes, como você avalia, a localização da Cyber Móveis? 04. Em relação as lojas concorrentes, a Cyber consegue destacar-se no mercado em questão? Qual a sua opinião?

38 Como você avalia o trabalho dos vendedores e/ou representante de vendas nos locais que não possuem loja física? 06. Como você classifica os canais de distribuição da Cyber Móveis? 07. Considerando a localização da fábrica da Cyber Móveis, como você classifica o prazo de entrega de 25 dias corridos?

39 Você classifica o conceito de loja show room como o mais adequado para a exposição dos produtos da Cyber Móveis? Promoção No item promoção o desempenho da empresa deixou um pouco a desejar. A maioria dos resultados foi ruim e péssimo. 01. Como você classifica o trabalho de marketing da Cyber Móveis?

40 De uma forma geral, como você classifica os veículos de comunicação da Cyber Móveis? 03. Como você classifica o trabalho de divulgação da Cyber Móveis nas revistas especializadas do setor?

41 Como você classifica o trabalho de divulgação da Cyber Móveis nos jornais? 05. Como você classifica a campanha de outdoor s da Cyber Móveis? 06. Qual o seu interesse na promoção Liquidação Anual do Show room?

42 Qual a sua impressão sobre o Show room da Cyber Móveis? 08. Qual a sua impressão sobre a equipe de vendas da Cyber Móveis?

43 Produto Segundo o gráfico de satisfação, o produto é o maior trunfo da Cyber, pois obteve apenas resultados positivos. 01. Os produtos Cyber atenderam sua empresa de forma global? Todos os setores se adequaram aos produtos? 02. A modulação padrões de medidas de forma geral: altura, profundidade, comprimento dos produtos atendem a todos os setores da sua empresa? 03. A variedade de acabamentos dos produtos é satisfatória?

44 A ergonomia dos produtos Cyber na interface com o usuário é satisfatória? 05. O design dos produtos como forma de diferenciação dos produtos em sua opinião é? 06. Em se tratando de setores de uma forma isolada, os produtos Cyber estão de acordo com o que é solicitado pelos departamentos?

45 Quanto à necessidade de execução de produtos especiais produtos que estão fora da linha de produção seriada da empresa, porém são confeccionadas para atender necessidades especificas de determinados clientes a qualidade do produto entregue foi? 08. A variedade de cores e texturas ofertadas pela empresa é satisfatória? 8 ANÁLISE DOS RESULTADOS

46 Preço Conforme mostrou a tabela comparativa de preços apresentada no capítulo 3, o preço dos produtos da Cyber Moveis estão bem conceituados no mercado. Os gráficos de resultado apontaram como sendo satisfatório o valor do produto pelos seus consumidores/clientes. Porém conforme o gráfico n 5, a família de produtos cadeiras não está inserida nesta realidade. Para inserir este produto dentro do resultado esperado pelo publico da empresa, a redução no custo do produto, seja através da mudança de fornecedores ou até mesmo da própria família de produtos, seria uma medida paliativa necessária. Porem todas as decisões precisam ser avaliados com cuidado pela direção da Cyber, para que o consumidor não se sinta ofendido com mudanças muito bruscas. Vale ressaltar que é necessário ficar atento para que o público alvo da empresa não mude, ou seja, produtos com preços baixos tendem a atingir as classes mais baixas do mercado. 8.2 Praça Embora o show room da Cyber Móveis consiga destacar-se no mercado (gráfico n 4), não podemos considerar que a loja esteja bem localizada. Os gráficos de resultado n 1 e n 3 deixam clara esta posição, seja de forma isolada ou em relação às concorrentes locais. Para os clientes/consumidores atendidos através dos representantes de venda, que não dispõe da loja para visualizar os produtos, não há reclamações fora do normal, ou seja, estão sendo bem atendidos, conforme os gráficos demostraram. A disposição do layout da loja é um ponto a ser revisto, muitos clientes relataram que a loja é muito grande e repetitiva, ou seja, muitas amostras de um

47 47 mesmo produto. É preciso criar ambientes com os móveis da empresa, para que o cliente tenha idéia de como utilizar os produtos em seu próprio escritório. O trabalho dos vendedores e representantes de venda não foi abordado nesta pesquisa. Porém houve relatos de clientes que esperavam mais da equipe de vendas interna. A distribuição dos produtos fora da região metropolitana de Curitiba foi elogiada, portanto a logística de distribuição e montagem através de equipes terceirizadas está sendo bem administrada. 8.3 Promoção As ações de marketing da empresa estão sendo ineficientes seja na divulgação ou nas promoções propriamente ditas. A maioria dos clientes relatou que não tem conhecimento das ações de marketing da empresa, e ficaram conhecendo a Cyber através do trabalho dos vendedores, representantes ou por indicação, o famoso boca-a-boca. Para melhorar a divulgação da empresa em estudo, seria interessante substituir a campanha em revistas especializadas por anúncios em veículos de radio. Alguns clientes relataram ouvir rádios coorporativas durante o trajeto escritório-casa e casa-escritório. Outra sugestão interessante é a criação de campanhas para públicos específicos como, por exemplo: empresas prestadoras de serviço de tele atendimento, os chamados call-center. Sugerimos então criar uma campanha direcionada para os clientes consumidores de móveis e produtos para call Center. Outro exemplo que podemos utilizar são os escritórios dos profissionais liberais como advogados, agências de publicidade, médicos, contadores entre

48 48 outros, que normalmente são decorados por arquitetos e profissionais do núcleo de design. Estes profissionais por sua vez procuram na medida do possível personalizar ao máximo cada projeto através de produtos, texturas e cores entre outros. Criar novas linhas de produto com um design diferenciado e manter o chamado móvel especial é melhor ação a ser tomada para atingir este público. Outra ação é a criação de campanhas específicas para determinadas datas comemorativas: dias das mães, dia dos pais, dia do trabalhador, páscoa, natal e ano novo. A criação de um cartão fidelidade ou a criação de um programa de pontos que seja revertido em benefícios para os clientes e para os profissionais da área de arquitetura e design também é um importante passo para a divulgação da empresa. Campanhas de out doors são muito importantes como reforço de marca, desde que colocados em locais estratégicos, ou seja, onde há circulação de empresários região central da cidade. Com um pouco mais de ousadia, o departamento de marketing da empresa poderia ainda, aliar o nome Cyber a de outros produtos do mesmo setor não concorrentes como por exemplo as grandes fabricantes de computadores Positivo Informática empresa fabricantes de material para papelaria BIC ou Chamex bancos que prestam serviço de financiamento a própria empresa Real, Santander, Banco do Brasil. 8.4 Produto O produto é o maior trunfo da Cyber, segundo o resultado da pesquisa aplicada, pois obteve a maioria dos resultados positivos, como bom e excelente. É

49 49 importante que a empresa mantenha este nível de qualidade para continuar atuante e a frente dos concorrentes em um mercado tão competitivo. Investimentos em design, capacitação dos funcionários deste setor, pesquisas junto ao departamento comercial, são primordiais para que o resultado mantenha-se sempre acima das expectativas do cliente. 9 CONCLUSÃO Atuar no mercado moveleiro no Brasil é uma tarefa tão difícil quanto qualquer outro segmento. Qualidade, bons produtos, preço competitivo e principalmente uma boa divulgação da empresa e seus produtos pode ser o diferencial entre a indústria e o pequeno marceneiro. Analisando a Cyber Móveis, conseguimos de certa forma descobrir os pontos fortes da empresa e também seus pontos fracos. Os produtos da empresa juntamente com seus respectivos preços são quesitos que não precisam de melhoria imediata, pois são bem vistas pelo mercado coorporativo. Por outro lado, promoção e praça, ou seja, divulgação da empresa de uma forma geral, canal de distribuição, equipe de vendas, localização e layout da loja atual precisam ser melhorados com urgência. De uma forma geral a Cyber tem o que é mais importante para o crescimento de uma empresa: bons produtos! Distribuir da maneira correta, com pessoal bem treinado e qualificado, com um local apropriado e bem localizado são quesitos de grande importância para a melhoria da empresa. A contratação de uma equipe de gestores, ou uma consultoria especializada em promoção e praça é a ação imediata a ser tomada, pois com certeza vai colaborar com o futuro de sucesso desta empresa.

50 50 BIBLIOGRAFIA acessado para definição de layout dia 04 de dezembro de :51 min. Revista Amanhã, Gestão, Economia e Negócios junho de 2004, nº 200, ano 18, pg Gazeta Mercantil Balanço Anual Gazeta do Povo caderno de economia dia 21/05/2007 pg.17 Millender, I.H., Occupational Disorders The dease of the 1990s: A challenge or a Bane four hand surgeons. J. Hand surg. 17a: ,1992. Parte 3 Marketing Churchill e Peter pg Ed Saraiva, 2º edição Alexandre Luzzi Lãs Casas Marketing, 7 edição, atlas, SP, 2006, Satisfação dos consumidores, pg150. Administração de Marketing A bíblia do marketing 12º edição Philip Kotler e Kevin Lane Keller. Editora Pearson Education.

51 51 10 ANEXOS TABELA DE N EMPRESAS E EMPEGADOS SETOR MOVELEIRO/ESTADO UNIDADE DA FEDERAÇÃO Nº ESTAB N.º TRAB Rondônia Acre Amazonas Roraima Para Amapá Tocantins Maranhão Piauí Ceara Rio Grande do Norte Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Minas Gerais Espírito Santo Rio de Janeiro São Paulo Paraná Santa Catarina Rio Grande do Sul Mato Grosso do Sul Mato Grosso Goiás Distrito Federal Total Fonte: RAIS/2004- Elaboração: Abimóvel

52 52

53 53 Faturamento do setor Ano Produção/Faturamento * milhões de R$ Consumo * milhões de R$ Exportação milhões de US$ Importação Milhões de US$ Balança comercial milhões de US$ Exportação /Produção 10,1 11,6 15,4 17,2 22,0 18,3* (%) Importação/Consumo 2,5 2,6 2,6 2,3 2,6 2,3* (%) * estimativas 60% referem-se a móveis residenciais, 25% a móveis de escritório e 15% a móveis institucionais, escolares, médico-hospitalares, móveis para restaurantes, hotéis e similares.

54 54 PRINCIPAIS ESTADOS EXPORTADORES DEZEMBRO 2005 SANTA CATARINA ,75% RIO GRANDE DO SUL ,31% PARANA ,26% SAO PAULO ,83% BAHIA ,89% MINAS GERAIS ,13% ESPIRITO SANTO ,65% CEARA ,45% MARANHAO ,40% PARA ,33% GOIAS ,30% RIO DE JANEIRO ,26% MATO GROSSO DO SUL ,15% PERNAMBUCO ,11% OUTROS ,10% MATO GROSSO ,06% AMAZONAS ,01% RIO GRANDE DO NORTE ,01% ALAGOAS ,00% RONDONIA ,00% RORAIMA ,00% ACRE ,00% PIAUI ,00% SERGIPE ,00% PARAIBA 204 0,00% Total ,00%

55 TABELA COMPARATIVA de JANEIRO a AGOSTO 2005/

56 56

57 57

58 58

59 59

60 60

61 61 ORIGEM DAS IMPORTAÇÕES OUTROS 14% FRANÇA 13% ALEMANHA 24% ARGENTINA 2% POLONIA 4% JAPÃO 6% ITALIA 7% ESPANHA 11% EUA 12% CHINA 7% DESTINO DAS EXPORTAÇÕES OUTROS 37% USA 33% ESPANHA 4% ARG ENTINA 8% REINO UNIDO 9% FRANÇA 9% * Base Jan/Ago 2006

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

Prof: Carlos Alberto

Prof: Carlos Alberto AULA 1 Marketing Prof: Carlos Alberto Bacharel em Administração Bacharel em Comunicação Social Jornalismo Tecnólogo em Gestão Financeira MBA em Gestão de Negócios Mestrado em Administração de Empresas

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o DATABASE MARKETING No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o empresário obter sucesso em seu negócio é

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, estratégias de segmentação e posicionamento. Análise do potencial de demanda. Definição da missão. liderança.

Leia mais

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Abordagem da estratégia Análise de áreas mais específicas da administração estratégica e examina três das principais áreas funcionais das organizações: marketing,

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

Marketing. Aula 06. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Marketing. Aula 06. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Marketing Aula 06 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia e

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING PÓS-GRADUAÇÃO / FIB-2009 Prof. Paulo Neto O QUE É MARKETING? Marketing: palavra em inglês derivada de market que significa: mercado. Entende-se que a empresa que pratica

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Novos negócios no Ceará

Novos negócios no Ceará ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Novos negócios no Ceará No DR Ceará, as oficinas de Estratégia de

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

O seu negócio, ao alcance da sua mão! Elaborado por TT Marketing

O seu negócio, ao alcance da sua mão! Elaborado por TT Marketing O seu negócio, ao alcance da sua mão! Um site que oferece espaço para outras empresas anunciarem seus produtos e serviços em todo território nacional, este é o Meu Guia.com. Nosso objetivo é estar sempre

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing

E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing Questão 01: (ENADE 2009): Um fabricante de sapatos pode usar a mesma marca em duas ou mais linhas de produtos com o objetivo de reduzir os custos de

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS

DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS VITÓRIA 2004 Dicas de como participar de feiras Introdução As feiras são eventos ricos em oportunidades de negócios. São ambientes privilegiados para o incremento das

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA SILVA, Paulo Henrique Rodrigues da Discente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerencias E-mail: ph.rs@hotmail.com SILVA, Thiago Ferreira da Docente da Faculdade

Leia mais

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL I INTRODUÇÃO O JOGO DE GESTÃO EMPRESARIAL é uma competição que simula a concorrência entre empresas dentro de um mercado. O jogo se baseia num modelo que abrange ao mesmo

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

VISÃO. Nossa visão é agregar valor sustentável ao cliente, desenvolvendo controles e estratégias que façam com que o crescimento seja contínuo.

VISÃO. Nossa visão é agregar valor sustentável ao cliente, desenvolvendo controles e estratégias que façam com que o crescimento seja contínuo. QUEM É A OMELTECH? VISÃO Nossa visão é agregar valor sustentável ao cliente, desenvolvendo controles e estratégias que façam com que o crescimento seja contínuo. missão A Omeltech Desenvolvimento atua

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Suprimentos na Gastronomia COMPREENDENDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS 1- DEFINIÇÃO Engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

- Buscar novos produtos que proporcionem vantagens em relação à concorrência

- Buscar novos produtos que proporcionem vantagens em relação à concorrência Administração de As responsabilidades da área de (MINADEO, 2008) - Investigar novos nichos de mercado - Identificar o perfil do cliente - Buscar novos produtos que proporcionem vantagens em relação à concorrência

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MARKETING

FUNDAMENTOS DE MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING Há quatro ferramentas ou elementos primários no composto de marketing: produto, preço, (ponto de) distribuição e promoção. Esses elementos, chamados de 4Ps, devem ser combinados

Leia mais

Manual - Relatórios Gerenciais.

Manual - Relatórios Gerenciais. Manual - Relatórios Gerenciais. Perguntas que temos que responder quase que diariamente sobre: Vendas Financeiro Produção Emissão: 04/02/2014 Revisão: 28/05/2015 Revisado por: Juliana 1 Área de Vendas

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia Módulo 1 Questões Básicas da Economia 1.1. Conceito de Economia Todos nós temos uma série de necessidades. Precisamos comer, precisamos nos vestir, precisamos estudar, precisamos nos locomover, etc. Estas

Leia mais

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado 2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado Conteúdo 1. Função Produção 3. Administração da Produção 1 Bibliografia Recomenda Livro Texto: Introdução à Administração Eunice Lacava Kwasnicka - Editora

Leia mais

Hoje eu vou falar de um tema no qual eu tenho muito conforto em falar! Primeiro, porque a Wiki é uma empresa de serviços B2B. Segundo, porque a maior

Hoje eu vou falar de um tema no qual eu tenho muito conforto em falar! Primeiro, porque a Wiki é uma empresa de serviços B2B. Segundo, porque a maior Hoje eu vou falar de um tema no qual eu tenho muito conforto em falar! Primeiro, porque a Wiki é uma empresa de serviços B2B. Segundo, porque a maior parte dos nossos clientes são da área de serviços.

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

Departamento de Engenharia. ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção

Departamento de Engenharia. ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles Faz

Leia mais

Modelo para elaboração do Plano de Negócios

Modelo para elaboração do Plano de Negócios Modelo para elaboração do Plano de Negócios 1- SUMÁRIO EXECUTIVO -Apesar de este tópico aparecer em primeiro lugar no Plano de Negócio, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA Necessidade de informatizar a empresa Uma senhora muito simpática, Dona Maria das Coxinhas, feliz proprietária de um comércio de salgadinhos, está,

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Introdução Ao Marketing

Introdução Ao Marketing Introdução Ao Marketing O que é Marketing? Isso não é Marketing Muitas pessoas pensam em marketing apenas como vendas e propaganda e isso não causa nenhuma surpresa; Entretanto, vendas e propaganda constituem

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

5 Análise dos resultados

5 Análise dos resultados 5 Análise dos resultados Neste capitulo será feita a análise dos resultados coletados pelos questionários que foram apresentados no Capítulo 4. Isso ocorrerá através de análises global e específica. A

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores)

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores) 1 Sobre o Movimento O Movimento é uma ação de responsabilidade social digital; Visa a formação de usuários digitalmente corretos Cidadania Digital, através de uma campanha de conscientização direcionada

Leia mais

Aula 13. Roteiro do Plano de Marketing. Profa. Daniela Cartoni

Aula 13. Roteiro do Plano de Marketing. Profa. Daniela Cartoni Aula 13 Roteiro do Plano de Marketing Profa. Daniela Cartoni Plano de Marketing: Estrutura Capa ou folha de rosto 1. Sumário Executivo 2. Situação atual de marketing 3. Análise de oportunidades 4. Objetivos

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO ALAVANQUE SUA EMPRESA EM TEMPOS DE INCERTEZA 2015 tem se mostrado um ano de grandes desafios. Sua empresa está passando por este período com resultados inferiores aos planejados?

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Lustre sem graxa Engenharia de Produção Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Falo sempre com a minha família que não

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Preparando sua empresa para o forecasting:

Preparando sua empresa para o forecasting: Preparando sua empresa para o forecasting: Critérios para escolha de indicadores. Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Embora o forecasting seja uma realidade, muitas

Leia mais

6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas

6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas 6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas A partir do exposto, primeiramente apresentam-se as fases discriminadas no modelo proposto por Mello (2005), porém agora direcionadas

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Organizações Nenhuma organização existe

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos ALUNO(A):Aline de Souza MATRÍCULA:51811 Ribeiro da Rocha NÚCLEO REGIONAL: DATA:

Leia mais

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Maximize o desempenho das suas instalações Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Sua empresa oferece um ambiente de trabalho com instalações eficientes e de qualidade? Como você consegue otimizar

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio.

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Roteiro para apresentação do Plano de Negócio Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Abaixo encontra-se a estrutura recomendada no Empreenda! O Plano de Negócio deverá

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO

MARKETING DE RELACIONAMENTO MARKETING DE RELACIONAMENTO 1 O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica

Leia mais

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO No Modelo de Plano de Negócio, disponível no seu ambiente do Concurso você terá um passo a passo para elaborar o seu Plano, bem como todo o conteúdo necessário

Leia mais

Marketing Básico Capítulo II. O Composto de Marketing Os 4 P s

Marketing Básico Capítulo II. O Composto de Marketing Os 4 P s Marketing Básico Capítulo II O Composto de Marketing Os 4 P s O Produto Podemos definir produto como sendo o ator principal da relação de troca, onde o mesmo deve resultar como amplamente satisfatório

Leia mais

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto Competências a serem trabalhadas GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

LMA, Solução em Sistemas

LMA, Solução em Sistemas LMA, Solução em Sistemas Ao longo dos anos os sistemas para gestão empresarial se tornaram fundamentais, e por meio dessa ferramenta as empresas aperfeiçoam os processos e os integram para uma gestão mais

Leia mais

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior Sistemas ERP Introdução Sucesso para algumas empresas: acessar informações de forma rápida e confiável responder eficientemente ao mercado consumidor Conseguir não é tarefa simples Isso se deve ao fato

Leia mais

Módulo 4 O que é CRM?

Módulo 4 O que é CRM? Módulo 4 O que é CRM? Todos nós já sabemos a importância de manter os clientes fiéis e a qualidade do atendimento que temos que oferecer para fidelizar cada vez mais os clientes. Atualmente, uma das principais

Leia mais

ATENÇÃO. Apresentação

ATENÇÃO. Apresentação Apresentação O tema logística reversa vem crescendo em importância entre as empresas desde a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com as novas exigências, as empresas precisam buscar

Leia mais

Uma empresa que tem raízes fortes em sua própria história,

Uma empresa que tem raízes fortes em sua própria história, Uma HISTÓRIA de sucesso que começou em 1967... A Rivera é uma empresa que tem a vocação para o desenvolvimento e produção de móveis, em especial aqueles que compõem ambientes de trabalho que vão desde

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

Pesquisa de Marketing

Pesquisa de Marketing Pesquisa de Marketing CONCEITOS INICIAIS Prof. Daciane de Oliveira Silva Fonte: MALHORTA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. MATTAR, Fauze Najib.

Leia mais

CLOUD. tendências CLOUD. entendendo e contratando assertivamente. Agosto/2012 INFORMATIVO TECNOLÓGICO DA PRODESP EDIÇÃO 02

CLOUD. tendências CLOUD. entendendo e contratando assertivamente. Agosto/2012 INFORMATIVO TECNOLÓGICO DA PRODESP EDIÇÃO 02 tendências CLOUD EDIÇÃO 02 Agosto/2012 CLOUD O conceito de nuvem é nebuloso Como uma organização pode contratar assertivamente Serviços em Cloud? Quais são os principais riscos de um contrato de Cloud

Leia mais

O QUE FAZER PARA MELHORAR O PROCESSO DE COMPRAS 1

O QUE FAZER PARA MELHORAR O PROCESSO DE COMPRAS 1 O QUE FAZER PARA MELHORAR O PROCESSO DE COMPRAS 1 Matheus Alberto Cônsoli* Lucas Sciência do Prado* Marcos Fava Neves* As revendas agropecuárias devem considerar não apenas preços, mas também as oportunidades

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital Conrado Adolpho Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011 Introdução ao Marketing Digital O ambiente digital impõe hoje novos desafios e oportunidades para empresas de todos os portes e setores.

Leia mais

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.

Leia mais

OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Esta seção apresenta alguns dos problemas da gestão da cadeia de suprimentos discutidos em mais detalhes nos próximos capítulos. Estes problemas

Leia mais

Rede de Lojas Leo Madeiras

Rede de Lojas Leo Madeiras Rede de Lojas Leo Madeiras Prezado Sr. (a), É com muito prazer e orgulho que lhe enviamos este documento, contendo as principais informações sobre a Parceria Leo Madeiras. Isto significa que despertamos

Leia mais