PROBLEMATIZAÇÃO Um ser vivo pode surgir da matéria sem vida? De onde vem as larvas que surgem sobre a matéria em decomposição? Por que os alimentos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROBLEMATIZAÇÃO Um ser vivo pode surgir da matéria sem vida? De onde vem as larvas que surgem sobre a matéria em decomposição? Por que os alimentos"

Transcrição

1 PROBLEMATIZAÇÃO Um ser vivo pode surgir da matéria sem vida? De onde vem as larvas que surgem sobre a matéria em decomposição? Por que os alimentos se estragam se deixados fora da geladeira? De onde vem o bicho da goiaba? Como surgiu o primeiro ser vivo? Quem nasceu 1º o ovo ou a galinha? Do que se alimentavam os primeiros seres vivos? Você conhece a teoria da geração espontânea?

2 CAPÍTULO 23 pág.284 A origem da vida Leitura do texto pág. 284

3 Teorias sobre a origem da vida p.285 Parece evidente que um ser vivo vem de outros seres vivos. Mas, no até o início do séc. XVII acreditavase que pequenos seres vivos como moscas e girinos, pudessem nascer da matéria bruta. Afinal, ninguém ainda havia observado o desenvolvimento desses animais a partir de ovos. Pensava-se por ex. que pequenos vermes surgiam da carne em putrefação.

4 1 TEORIA DA ABIOGÊNESE OU GERAÇÃO ESPONTÂNEA: A ideia de que a vida pode surgir regularmente da matéria sem vida. Ex.: vermes surgem de carne em decomposição.

5 Abiogênese

6 Experiência de Redi (1668) Redi foi um dos 1 os cientistas a duvidar da teoria da geração espontânea. Em 1668, ele reparou que pequenos vermes apareciam em lugares frequentados por moscas. Supôs, que esses vermes eram provenientes de ovos depositados pelas moscas adultas. Para testar sua hipótese realizou o seguinte experimento:.

7 Colocou pedaços de car- ne e peixe em frascos de vidro. Cobriu 4 com gazes e dei- xou outros 4 aberto. Resultado: Após alguns dias, surgiram larvas apenas nos vidros sem gaze. Nos frascos cobertos não surgiu nenhuma forma de vida. Conclusão: As larvas vieram de ovos depositados pelas moscas e não da transformação de carne estragada.

8 OBS.: Os experimentos de Redi conseguiram reforçar a hipótese da Biogênese até a descoberta dos seres microscópicos, quando volta a crença na Abiogênese. Biogênese

9 Renascimento da Teoria da Geração Espontânea Redi generalizou suas conclusões afirmando que todos os seres vivos vêm sempre de outros seres vivos. Nascia assim a teoria da BIOGÊNESE. Mas, no séc. XVII, com a descoberta dos microrganismos, a abiogênese renasceu. Afirmava-se que os microrganismos eram tão simples que poderiam surgir da matéria sem vida. Biogênese X Abiogênese

10 Experimento de Needham Em 1745, o naturalista Needham aqueceu e fechou hermeticamente vários recipientes com caldo de carne. Observou que, mesmo assim, se desenvolvia um grande n o de microrganismos (bactérias). Conclusão: Segundo ele, os microrganismos surgiam por geração espontânea.

11 Experimento de Spallanzani Ainda no séc. XVII (1770), o padre italiano Spallanzani achava que, como a temperatura dos frascos de Needham era baixa demais, nem todos os microrganismos haviam sido destruídos. Ele ferveu por um longo tempo caldo de carne em vários frascos e manteve alguns abertos, enquanto o restante foi lacrado depois da fervura.

12 Conclusão: Ao final da experiência Spallanzani demonstrou que os microrganismos só apareciam nos frascos abertos, pois vinham do ar e não do líquido interno. Ainda assim, os defensores da geração espontânea argumentavam que a fervura prolongada teria destruído um princípio vital que existia no caldo e que era necessário p/ a formação de organismos por geração espontânea. E como ele fechava o frasco hermeticamente impedia que o príncipio vital entrasse. Needham X Spallanzani Spallanzani diz: Needham não ferveu por tempo suficiente para matar os microrganismos. Needham diz: Spallanzani ferveu por tempo demais e destruiu a força vital. Conclusão: Ninguém venceu.

13 EXPERIMENTO DE PASTEUR Em 1862 Louis Pasteur realizou um experimento que serviu como evidência contra a abiogênese. Ele ferveu caldo de carne em um vidro aberto que deixava entrar ar mas com o gargalo curvado em forma de S. O líquido permaneceu estéril por muito tempo, pois apesar de entrar ar, os microrganismos, vindos com o ar, ficavam depositados junto à poeira na curvatura do gargalho.

14 P/ demonstrar que a ausência de microrganismos não se devia à falta do suposto princípio vital, após alguns dias ele inclinou o frasco de modo que o caldo entrou em contato com a poeira; depois de 18 hs, o frasco estava cheio de bactérias. (Ver imagem - p. 286)

15 VÍDEO: BIOGÊNESE X ABIOGÊNESE Duração: 7min.35

16 ATIVIDADES 1. Redi tentou derrubar a Teoria da Abiogênese através de um experimento. Explique esse experimento e a conclusão a que ele chegou.(4) 2. No séc. XVII, a teoria da abiogênese renasce, por que?(2) 3. Por que Needham e os defensores da geração espontânea invalidaram o experimento de Spallanzani?(3) 4. Como Pasteur invalidou definitivamente as ideias sobre geração espontânea? (5) 5. Explique as teorias: a) Abiogênese ou geração espontânea (2): b) Biogênese (2): ***

17 CONCLUSÃO: As experiências de Pasteur e Redi apoiavam a ideia da BIOGÊNESE: todo ser vivo vêm sempre de outros seres vivos, inclusive os microrganismos.

18 Mas... Se todo ser vivo surge de outro ser vivo, como surgiu o primeiro ser vivo?

19 2 TEORIA DE OPARIN E HALDANE Na década de 1930 dois cientistas Oparin e Haldane, trabalhando de forma independente chegaram à mesma conclusão: nas condições da terra primitiva, a vida poderia ter surgido da matéria sem vida. A partir de substâncias orgânicas e ao longo de milhões de anos, teria se formado o primeiro ser vivo. Oparin e Haldane

20 A atmosfera primitiva e as 1 as moléculas orgânicas Vulcões jorrando lava e gases, relâmpagos, radiações e uma atmosfera da que conhecemos hoje, faziam parte das condições primitivas da Terra. Estudos apontam q a atmosfera da Terra primitiva era composta de gases diferentes dos atuais. H 2 CH 4 NH 3 H 2 O

21 Segundo Oparin havia na atmosfera primitiva: metano (CH 4 ), amoníaco (NH 3 ), hidrogênio (H 2 ) e vapor de água (H 2 O). Observe que apenas 4 tipos de átomos constituem essas substâncias: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio justamente os elementos básicos da constituição de todos os seres vivos. Evidências indicam que o O 2 estaria praticamente ausente na atmosfera primitiva. As fortes descargas elétricas das tempestades e os raios ultravioleta teriam representado uma fonte de energia para promover as reações químicas entre as substâncias da atmosfera.

22 Sabemos que os átomos de carbono, por ex. têm a propriedade de se combinar formando cadeias quando recebem energia. A energia fica armazenada nas ligações químicas. Assim, podem ter se formado moléculas orgânicas tais como: aa. açúcares, etc.

23

24 TESTANDO A TEORIA DE OPARIN E HALDANE Em 1953, Stanley Miller, construiu um aparelho no qual colocou hidrogênio, amoníaco e metano. Essa mistura foi submetida a fortes descargas elétricas, ao mesmo tempo que recebia vapor d água condensado como chuva. Após uma semana, constatou, no líquido formado, a presença de compostos orgânicos, como aminoácidos (simples).

25 Resfriamento Moléculas orgânicas

26 3 AS PRIMEIRAS CÉLULAS Nas décadas de 1950 e 1960 Sidney Fox mostrou que, em certas condições, os aminoácidos podem se unir e formar pequenos peptídeos. Ele tb demonstrou que proteínas em solução em água quente poderiam, por resfriamento, produzir pequenas vesículas (microsferas). Entretanto, as microsferas possuem complexidade muito inferior à do ser vivo. Outro tipo de aglomerado de moléculas orgânicas foi obtido por Oparin ao misturar ácido a colóides (solução de proteínas em água).

27 Com a acidez, as moléculas de proteínas se aproximam, formando aglomerados visíveis ao microscópio: COACERVATOS. Os coacervatos evoluíram p/ uma forma + complexa, com a adesão de moléculas de gordura à sua superfície (membrana primitiva). Os experimentos mostram que aglomerados de proteínas poderiam ter se formado ao longo de muitos milhões de anos nos mares primitivos. Esses aglomerados só poderiam ser considerados seres vivos primitivos se apresentassem: metabolismo, reprodução, evolução, etc.

28 Um passo importante na origem da vida ocorreu qdo. uma molécula, talvez o RNA passou a se duplicar, e orientar a produção de proteínas. À medida que os 1 os seres vivos se replicavam, surgiam mutações ao acaso, e eram incorporadas no material genético. O resultado foi a evolução de sistemas vivos cada vez mais complexos, capazes de se duplicar e conseguir energia de forma mais eficiente.

29 HIPÓTESE HETEROTRÓFICA Como os primeiros seres vivos conseguiam moléculas orgânicas para seu crescimento? Qual a sua fonte de energia?

30 HIPÓTESE HETEROTRÓFICA 2º essa hipótese, os 1 os seres vivos deveriam apresentar nutrição sapróbia, ou seja, conseguiam alimento pela absorção de moléculas orgânicas simples dos mares primitivos. É provável que os 1ºs seres vivos conseguiam energia através de um processo anaeróbio, c/ a fermentação - liberavam CO 2. MUDANÇAS NO PLANETA Transformação dos gases da atmosfera em moléculas orgânicas simples. Resfriamento da Terra reduziu a produção de moléculas orgânicas. Aumento da população de organismos iniciais ocasionando escassez de alimento.

31 SUCESSO DOS AUTOTRÓFICOS Enquanto o ambiente se modificava, os seres vivos sofriam mutações. Aquelas vantajosas, se acumulavam. Dessa forma, pode ter aparecido alguns organismos capazes de obter alimento pela fotossíntese. Surgiam assim os organismos autotróficos. Liberavam O 2 na atmosfera. Como não dependiam do alimento do mar eles tinham + chance de sobreviver.

32 SUCESSO DOS AERÓBIOS Podemos supor que a respiração aeróbia surgiu, a partir da forma de defesa contra a ação oxidante do oxigênio. Apesar de a respiração aeróbia ser mais eficiente que a fermentação, seu aparecimento só foi possível depois da produção do oxigênio pelos autótrofos. O O 2 na atmosfera impossibilitou o aparecimento da vida da matéria bruta.

33 RESUMO DA HIPÓTESE HETEROTRÓFICA Os 1 os seres vivos eram estruturalmente simples. Viviam em ambiente aquático, rico em substâncias nutritivas. Eram heterótrofos (ñ produziam seu alimento). Realizavam fermentação (anaeróbios) - liberação de CO 2. Aumentaram de n - diminuiu o alimento. Surgiram os 1 os autótrofos fotossintetizantes (produziam alimento a partir do CO 2 e liberavam 0 2 ). Surgiram os 1 os aeróbios (respiração).

34 Ordem de surgimento dos seres vivos 1º Heterótrofos anaeróbios (fermentação) - Elimina CO 2 ; 2º Autótrofos (fotossíntese) - Elimina O 2 ; 3º Heterótrofos aeróbios (respiração) - Absorve O 2.

35 OUTRAS TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA VIDA FONTES HIDROTERMAIS Os 1 os seres vivos teriam aparecido no fundo dos oceanos, ao redor de fontes hidrotermais (espécies de chaminés de água quente e compostos minerais) aquecidos pelo magma. Nessas fontes são encontradas arqueas (arqueobactérias).

36 PANSPERMIA Os seres vivos não se originaram na Terra, mas em outros planetas e foram trazidos para cá por meio de esporos aderidos a meteoritos que caíram na Terra.

37 Relembrando alguns Conceitos importantes: AUTÓTROFOS: seres vivos que possuem a capacidade de produzem seu alimento orgânico através da fotossíntese ou quimiossíntese. Ex. Algas e vegetais. HETERÓTROFOS: seres vivos incapazes de produzirem seu alimento e dependem de outro organismo vivo para sua obtenção. Ex. Animais AERÓBIOS: seres vivos que utilizam gás oxigênio na respiração. Ex. Animais. ANAERÓBIOS: seres vivos que respiram na ausência de oxigênio (fermentação). Ex. Algumas bactérias e fungos.

38 DURAÇÃO: 10min.16

39 PROBLEMATIZAÇÃO Um ser vivo pode surgir da matéria sem vida? De onde vem as larvas que surgem sobre a matéria em decomposição? Por que os alimentos se estragam se deixados fora da geladeira? De onde vem o bicho da goiaba? Como surgiu o primeiro ser vivo? Quem nasceu 1º o ovo ou a galinha? Do que se alimentavam os primeiros seres vivos?

40 ATIVIDADES 1.Qual foi a proposta de Oparin para a origem da vida?(4) 2.Quem testou a teoria de Oparin e Haldane e a que conclusão chegou?(3) 3.Como os 1 os seres vivos conseguiam moléculas orgânicas para seu crescimento?(2) 4.Como os 1 os seres vivos conseguiam energia?(2) 5.Quando foi possível o surgimento dos seres de respiração aeróbia?(3)

41 6. De acordo com a teoria heterotrófica, qual a ordem dos grupos de seres vivos que foram surgindo na terra primitiva?(2) 7. Explique: a) Microsferas (2): b) Coacervatos (2): c) Anaeróbio (2): d) Aeróbio (2): e) Panspermia (3): ***

42 ATIVIDADES Responder as questões 1 a 18 (exceto 5) Pág. 296 a 298 ***

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ A HISTÓRIA DOS SERES A HISTÓRIA

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ UNIDADE 5 CAPÍTULO 19. Pág. 260

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ UNIDADE 5 CAPÍTULO 19. Pág. 260 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ UNIDADE 5 CAPÍTULO 19 Pág. 260 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/

Leia mais

Origem da vida. Professor Fláudio

Origem da vida. Professor Fláudio Origem da vida Professor Fláudio Origem da vida Objetivos desta aula Entender as teorias que explicam a origem dos primeiros seres vivos. Diferentes tipos de células e seus componentes químicos. Níveis

Leia mais

ASTRONOMIA & ORIGEM DA VIDA. Prof. Bruno Ramello

ASTRONOMIA & ORIGEM DA VIDA. Prof. Bruno Ramello ASTRONOMIA & ORIGEM DA VIDA Prof. Bruno Ramello ORIGEM DO UNIVERSO 13,5 BILHOES DE ANOS GRANDE EXPLOSÃO BIG BANG DESENVOLVIMENTO DA FÍSICA/ ASTRONOMIA ALBERT EINSTEIN (TEORIA DA RELATIVIDADE) O UNIVERSO

Leia mais

A ORIGEM DA VIDA. Hipótese autotrófica e heterotrófica

A ORIGEM DA VIDA. Hipótese autotrófica e heterotrófica A ORIGEM DA VIDA Hipótese autotrófica e heterotrófica HIPÓTESE AUTOTRÓFICA Necessidade de alimento Seres autotróficos: capazes de produzir o alimento necessário plantas clorofiladas e algumas bactérias

Leia mais

1º ano Pró Madá TEORIAS MODERNAS SOBRE ORIGEM DA VIDA

1º ano Pró Madá TEORIAS MODERNAS SOBRE ORIGEM DA VIDA 1º ano Pró Madá TEORIAS MODERNAS SOBRE ORIGEM DA VIDA Panspermia cósmica As substâncias que contribuíram para a formação das primeiras formas de vida podem ter chegado ao planeta, e não terem sido formadas

Leia mais

ORIGEM DA VIDA. Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana

ORIGEM DA VIDA. Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana ORIGEM DA VIDA Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana Os cientistas acreditam que entre 10 e 20 bilhões de anos atrás houve uma poderosa explosão. Toda a matéria do universo, que estava

Leia mais

b) A atmosfera primitiva possuía composição diferente da atual com a presença de amônia (NH 3 ), metano (CH 4 ), hidrogênio (H 2 ) e vapor d água (H

b) A atmosfera primitiva possuía composição diferente da atual com a presença de amônia (NH 3 ), metano (CH 4 ), hidrogênio (H 2 ) e vapor d água (H A ORIGEM DA VIDA Terra Primitiva A TERRA PRIMITIVA a) A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos. À medida que foi se resfriando, as primeiras rochas se solidificaram tendo a crosta terrestre aparecido

Leia mais

http://www.guia.heu.nom.br/vida_na_terra.htm

http://www.guia.heu.nom.br/vida_na_terra.htm Como o primeiro organismo vivo surgiu na Terra? http://www.guia.heu.nom.br/vida_na_terra.htm BIG-BANG A teoria do Big-bang sugere que entre 10 e 20 bilhões de anos atrás houve uma poderosa explosão. Toda

Leia mais

Colégio Delta - Unidade Anápolis - Origem da Vida. CONHECENDO NOSSAS ORIGENS Prof. Fláudio

Colégio Delta - Unidade Anápolis - Origem da Vida. CONHECENDO NOSSAS ORIGENS Prof. Fláudio Colégio Delta - Unidade Anápolis - Origem da Vida CONHECENDO NOSSAS ORIGENS Prof. Fláudio Aula 01: Origem da vida Origem da vida Até meados do séc. XIX, acreditava-se que seres podiam surgir espontaneamente

Leia mais

REVISÃO DE BIOLOGIA 1ª Prova 11/04. Capítulo 01 Capítulo 02 Capítulo 19 Capítulo 07

REVISÃO DE BIOLOGIA 1ª Prova 11/04. Capítulo 01 Capítulo 02 Capítulo 19 Capítulo 07 REVISÃO DE BIOLOGIA 1ª Prova 11/04 Capítulo 01 Capítulo 02 Capítulo 19 Capítulo 07 CAPÍTULO 1 - O fenômeno Vida CARACTERÍSTICAS PARA DEFINIR UM SER VIVO Um ser vivo possui: 1. Composição química: os seres

Leia mais

- CAPÍTULO 2 - ORIGEM DA VIDA NA TERRA

- CAPÍTULO 2 - ORIGEM DA VIDA NA TERRA - CAPÍTULO 2 - ORIGEM DA VIDA NA TERRA 1. Defina os termos abiogênese e biogênese. 2. Francesco Redi foi o primeiro pesquisador a questionar a abiogênese ou a biogênese? Descreva resumidamente o experimento

Leia mais

ORIGEM DA VIDA TEORIAS. A) ABIOGÊNESE (GERAÇÃO ESPONTÂNEA) à Até meados do século XIX à Seres vivos surgem espontaneamente da matéria inanimada.

ORIGEM DA VIDA TEORIAS. A) ABIOGÊNESE (GERAÇÃO ESPONTÂNEA) à Até meados do século XIX à Seres vivos surgem espontaneamente da matéria inanimada. TEORIAS ORIGEM DA VIDA A) ABIOGÊNESE (GERAÇÃO ESPONTÂNEA) à Até meados do século XIX à Seres vivos surgem espontaneamente da matéria inanimada. Van Helmont: receita para produção de ratos. B) BIOGÊNESE

Leia mais

Teorias e origem da vida PROFESSORA DÉBORA LIA - BIOLOGIA

Teorias e origem da vida PROFESSORA DÉBORA LIA - BIOLOGIA Teorias e origem da vida PROFESSORA DÉBORA LIA - BIOLOGIA Teorias da vida - Abiogênese Abiogênese Formas vivas podem surgir a partir da matéria bruta em determinadas circunstâncias, desde que essa matéria

Leia mais

Origem da vida BIOGÊNESE ABIOGÊNESE. Aristóteles Isaac Newton René Descartes Helmont Needham. Redi Joblot Spallanzani Louis Pasteur

Origem da vida BIOGÊNESE ABIOGÊNESE. Aristóteles Isaac Newton René Descartes Helmont Needham. Redi Joblot Spallanzani Louis Pasteur Origem da Vida Origem da vida ABIOGÊNESE Aristóteles Isaac Newton René Descartes Helmont Needham BIOGÊNESE Redi Joblot Spallanzani Louis Pasteur (...)coloca-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas

Leia mais

A ORIGEM DA VIDA NA TERRA

A ORIGEM DA VIDA NA TERRA COLÉGIO EXATO A ORIGEM DA VIDA NA TERRA PROF. FLÁUDIO Origem dos seres vivos A Terra formou-se há +/- 4,5 mil milhões de anos. As primeiras evidências de seres vivos em eras geológicas passadas datam de

Leia mais

TEORIAS E ORIGEM DA VIDA

TEORIAS E ORIGEM DA VIDA BIOLOGIA 9º ANO TEORIAS E ORIGEM DA VIDA PROFESSOR Teorias da vida - Abiogênese Aristóteles (384 322 a.c) Filósofo grego Rãs surgiam a partir de lodo. Jan Baptist Van Helmont (1577-1644) Médico cientista

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. A Geografia Levada a Sério

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS.  A Geografia Levada a Sério INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS 1 Respeitar as leis da natureza é prolongar a existência das espécies, inclusive a nossa. Tibério Mendonça 2 3 Introdução ao Ensino de Ciências As ciências naturais se

Leia mais

Vamos entender como. surgiu o primeiro ser vivo no nosso planeta!

Vamos entender como. surgiu o primeiro ser vivo no nosso planeta! A ORIGEM DA VIDA ORIGEM DA VIDA Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Vamos entender como Saturno surgiu o primeiro ser vivo no nosso planeta! Urano Neptuno Plutão Uma pequena história... O Big Bang foi

Leia mais

Biologia Origem e expansão do Universo

Biologia Origem e expansão do Universo Biologia Origem e expansão do Universo Testes Páginas 5 7 01, 02, 03, 04, 07 ORIGEM E EXPANSÃO DO UNIVERSO ABIOGÊNESE GERAÇÃO ESPONTÂNEA Defendia que a matéria inorgânica se transformava em matéria viva

Leia mais

Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão.

Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão. Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão. Até meados do século XIX acreditava-se que os seres vivos podiam surgir da matéria

Leia mais

ORIGEM DA VIDA. Profª. Luciana Araújo

ORIGEM DA VIDA. Profª. Luciana Araújo ORIGEM DA VIDA Profª. Luciana Araújo TEORIAS DA VIDA - ABIOGÊNESE Aristóteles (384 322 a.c) Filósofo grego Rãs surgiam a partir de lodo. Jan Baptist Van Helmont (1577-1644) Médico cientista Belga Camisas

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. A Geografia Levada a Sério

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS.  A Geografia Levada a Sério INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS 1 Não São as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças. Charles Darwin 2 3 Introdução ao Ensino de Ciências As

Leia mais

Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão.

Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão. Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão. Uma parte da humanidade acredita na teoria criacionista. Essa teoria não é científica,

Leia mais

COLÉGIO OBJETIVO MASTER A ORIGEM DA VIDA NA TERRA PROF. FLÁUDIO

COLÉGIO OBJETIVO MASTER A ORIGEM DA VIDA NA TERRA PROF. FLÁUDIO COLÉGIO OBJETIVO MASTER A ORIGEM DA VIDA NA TERRA PROF. FLÁUDIO Movimentos do Sistema Solar Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Urano Neptuno Plutão Sol engolirá a Terra em 7,6 mil milhões de

Leia mais

Origem da vida. Prof. Veríssimo Júnior

Origem da vida. Prof. Veríssimo Júnior Origem da vida Prof. Veríssimo Júnior 1.Introdução Durante a formação do sistema solar a 4,6 bilhões de anos atrás parte da nuvem de poeira cósmica formou os embriões dos planetas assim que o sol começou

Leia mais

Teorias sobre a origem e evolução da vida

Teorias sobre a origem e evolução da vida Simpósio Estadual de Biologia 19 e 20/10/2011 A ORIGEM DA VIDA NA TERRA Prof. Danislei Bertoni PPGE/UFPR/SEED danislei@seed.pr.gov.br PENSAMENTO BIOLÓGICO EVOLUTIVO BIODIVERSIDADE Teorias sobre a origem

Leia mais

Origem da vida ABIOGÊNESE BIOGÊNESE. Aristóteles William Harvey Isaac Newton René Descartes Helmont Needham. Redi Joblot Spallanzani Louis Pasteur

Origem da vida ABIOGÊNESE BIOGÊNESE. Aristóteles William Harvey Isaac Newton René Descartes Helmont Needham. Redi Joblot Spallanzani Louis Pasteur Origem da vida ABIOGÊNESE BIOGÊNESE Aristóteles William Harvey Isaac Newton René Descartes Helmont Needham Redi Joblot Spallanzani Louis Pasteur Origem da vida Aristóteles (384 a 322 a.c.) Também denominada

Leia mais

Hipóteses: Oparin e Haldane. a) Origem por criação divina (criacionismo) b) Origem extraterrestre (panspermia)

Hipóteses: Oparin e Haldane. a) Origem por criação divina (criacionismo) b) Origem extraterrestre (panspermia) Professora Catarina Hipóteses: a) Origem por criação divina (criacionismo) b) Origem extraterrestre (panspermia) c) Origem por evolução química: a hipótese de Oparin e Haldane. Antiguidade - séc. XIX.

Leia mais

TEORIAS SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO

TEORIAS SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO TEORIAS SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO Criacionismo ou Fixismo Big Bang Profª Me Jaqueline M. Della Torre Martins Origem da Vida Criacionismo Os religiosos acreditam na criação do mundo em 6 dias, ou seja,

Leia mais

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas Um pouco sobre nutrientes nos alimentos Do ano de 1917 para

Leia mais

Origem da vida Professora: Luciana Ramalho 2017

Origem da vida Professora: Luciana Ramalho 2017 Origem da vida Professora: Luciana Ramalho 2017 Teorias sobre origem da vida Geração espontânea ou abiogênese. Algumas formas de vida poderiam se originar a partir de matéria não viva a partir de um princípio

Leia mais

O ÚNICO LUGAR EM QUE O SUCESSO VEM ANTES DO TRABALHO É NO DICIONÁRIO. (ALBERT EISNTEIN)

O ÚNICO LUGAR EM QUE O SUCESSO VEM ANTES DO TRABALHO É NO DICIONÁRIO. (ALBERT EISNTEIN) O ÚNICO LUGAR EM QUE O SUCESSO VEM ANTES DO TRABALHO É NO DICIONÁRIO. (ALBERT EISNTEIN) ORIGEM DA VIDA ABIOGÊNESE X BIOGÊNEGE Abiogênese Geração espontânea Aristóteles; René Descartes; Isaac Newton; John

Leia mais

Origem da vida. Professora Priscila F Binatto Biologia 1º ano

Origem da vida. Professora Priscila F Binatto Biologia 1º ano Origem da vida Professora Priscila F Binatto Biologia 1º ano O que é vida? Como ela originou-se em nosso planeta? Origem da vida Até meados do séc. XIX, acreditava-se que seres podiam surgir espontaneamente

Leia mais

Biologia I ORIGEM DA VIDA. Professora: Eduarda de Souza

Biologia I ORIGEM DA VIDA. Professora: Eduarda de Souza Biologia I ORIGEM DA VIDA Professora: Eduarda de Souza BIOLOGIA?? Biologia Ciência que estuda a vida; Sociedade Alimentos transgênicos, efeito estufa, aquecimento global, exames de DNA... Zoologia Botânica

Leia mais

ORIGEM DA TERRA 4,6 BILHÕESDE ANOS AMBIENTE INÓSPITO PARA OS SERES VIVOS

ORIGEM DA TERRA 4,6 BILHÕESDE ANOS AMBIENTE INÓSPITO PARA OS SERES VIVOS ORIGEM DA TERRA 4,6 BILHÕESDE ANOS AMBIENTE INÓSPITO PARA OS SERES VIVOS Condições Climáticas desfavoráveis a vida: Altas temperaturas; Intensa atividades vulcânicas; Ausência de oxigênio; Constante queda

Leia mais

Prof. Giovani - Biologia

Prof. Giovani - Biologia Prof. Giovani - Biologia 1.(UFRS) Tanto em uma célula eucarionte quanto em uma procarionte podemos encontrar: a) membrana plasmática e retículo endoplasmático. b) ribossomos e aparelho de Golgi. c) mitocôndrias

Leia mais

GRUPO DE BIOLOGIA PARA ENEM

GRUPO DE BIOLOGIA PARA ENEM MÓDULO 01 ORIGEM DA VIDA Material referente ao Módulo 01 do GRUPO DE BIOLOGIA PARA ENEM (modalidade EAD), ministrado pelo Profº Fernando Teixeira. Maiores informações: Site: http://ead.biovestiba.net Email:

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra Nome: Data: / / 1. Completa os espaços em branco, das afirmações que se seguem,

Leia mais

Evolução. Biologia Professor: Rubens Oda 29/09/2014. Material de apoio para Aula ao Vivo

Evolução. Biologia Professor: Rubens Oda 29/09/2014. Material de apoio para Aula ao Vivo Evolução 1. (UFTM) No início da década de 1950, o químico americano Stanley L. Miller desenvolveu um experimento que ainda hoje é considerado um dos suportes da hipótese da origem da vida na Terra. Miller

Leia mais

ORIGEM DA VIDA. Prof. Dr. Gabriel Feresin

ORIGEM DA VIDA. Prof. Dr. Gabriel Feresin ORIGEM DA VIDA Prof. Dr. Gabriel Feresin gabrielferesin@hotmail.com ABIOGÊNESE BIOGÊNESE Aristóteles William Harvey Isaac Newton René Descartes Redi Joblot Spallanzani Louis Pasteur Helmont Needham Aristóteles

Leia mais

Metabolismo Energético das Células. Processos Exergônicos: Respiração Celular Fermentação

Metabolismo Energético das Células. Processos Exergônicos: Respiração Celular Fermentação Metabolismo Energético das Células Processos Exergônicos: Respiração Celular Fermentação Introdução Processos endergônicos - Característica: Precisam receber energia. - Ex.: Fotossíntese e quimiossíntese.

Leia mais

Biologia Fascículo 07 Juvenal Carlos Schalch

Biologia Fascículo 07 Juvenal Carlos Schalch Biologia Fascículo 07 Juvenal Carlos Schalch Índice A Origem da Vida...1 Teorias de Evolução Biológica...2 Exercícios...3 Gabarito...5 A Origem da Vida 01. O que diz, em linhas gerais, a teoria da geração

Leia mais

Origem da vida. Os primeiros seres vivos

Origem da vida. Os primeiros seres vivos Origem da vida Os primeiros seres vivos 1ª ideias sobre o aparecimento dos seres vivos CRIACIONISMO (Design inteligente) Nesta corrente de estudiosos acreditava-se que a vida foi criada por uma força divina.

Leia mais

O SOLO que é a terra em que pisamos e onde crescem muitos vegetais.

O SOLO que é a terra em que pisamos e onde crescem muitos vegetais. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== TERRA O PLANETA DA VIDA Para entender como

Leia mais

ORIGEM DA VIDA. Plantão 08 Curso do Edilson. Prof. Edilson

ORIGEM DA VIDA. Plantão 08 Curso do Edilson. Prof. Edilson ORIGEM DA VIDA 1. (Ufpb 2011) Nos estudos sobre o surgimento da vida na Terra, duas hipóteses são postuladas acerca das formas pelas quais os organismos obtinham energia: os primeiros organismos eram heterotróficos;

Leia mais

Origem da Terra e da Vida

Origem da Terra e da Vida Origem da Terra e da Vida A Terra se origina (aproximadamente há 4,5 bilhões de anos) através de colisões entre meteoritos que são atraídos pela gravidade do Sol. Essa série de colisões dá origem a uma

Leia mais

ORIGEM DA VIDA. Livro 1, Parte I, 56-81pp.

ORIGEM DA VIDA. Livro 1, Parte I, 56-81pp. ORIGEM DA VIDA Livro 1, Parte I, 56-81pp. HIPÓTESE DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA OU DA ABIOGÊNESE a= prefixo de negação bio = vida genesis = origem! origem da vida a par5r da matéria bruta lepas 1668 - Floren5no

Leia mais

Textos para estudo 9 ANO

Textos para estudo 9 ANO Textos para estudo 9 ANO Abiogênese x Biogênese Os homens sempre tiveram curiosidade a respeito da vida e de seu surgimento. Desde os primeiros pensadores eles procuram entender como surgiu a primeira

Leia mais

A ORIGEM DOS SERES VIVOS. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

A ORIGEM DOS SERES VIVOS. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS A ORIGEM DOS SERES VIVOS Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS ABIOGÊNESE X BIOGÊNESE Abiogênese > geração espontânea, dizia que todo ser vivo era originado da matéria inanimada, da força vital; Sapos e

Leia mais

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão?

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão? 1º B EM Química A Lailson Aval. Trimestral 28/03/11 1. Qual o estado físico (sólido, líquido ou gasoso) das substâncias da tabela a seguir, quando as mesmas se encontram no Deserto da Arábia, à temperatura

Leia mais

Unidade 2 Substâncias e átomos

Unidade 2 Substâncias e átomos Unidade 2 Substâncias e átomos Substâncias Puras pág. 51 A matéria é composta por uma ou mais substâncias químicas. Porém, é difícil saber se um corpo é composto por uma única substância ou por uma mistura

Leia mais

ORIGEM DOS PRIMEIROS SERES VIVOS TEORIAS MODERNAS

ORIGEM DOS PRIMEIROS SERES VIVOS TEORIAS MODERNAS ORIGEM DOS PRIMEIROS SERES VIVOS TEORIAS MODERNAS IDÉIAS MODERNAS SOBRE ORIGEM DA VIDA 1869 THOMAS HUXLEY: SERES VIVOS SURGIRAM DE LENTA EVOLUÇÃO MOLECULAR. 1920 J.B.S. HALDANE E A. I. OPARIN: SERES VIVOS

Leia mais

Biodiversidade 07/09/2016. A História da Terra e a Origem da Vida. O que é universo?

Biodiversidade 07/09/2016. A História da Terra e a Origem da Vida. O que é universo? FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS A História da Terra e a Origem da Vida Biodiversidade Prof. Me. Cássio Resende de Morais O que é universo? Universo

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Conteúdos (Cursinho CDS) Prof. Leandro Gurgel Origem da vida; Características Gerais dos Seres Vivos; Introdução ao Estudo dos Seres Vivos (Taxonomia, Sistemática,

Leia mais

ORIGEM DA VIDA TÉRCIO CÂMARA PAZ NA ESCOLA BIOLOGIA

ORIGEM DA VIDA TÉRCIO CÂMARA PAZ NA ESCOLA BIOLOGIA TÉRCIO CÂMARA BIOLOGIA ORIGEM DA VIDA PAZ NA ESCOLA 19.03.2019 A principal diferença entre esta atmosfera primitiva e a atmosfera atual, reside no fato de a primeira não possuir Oxigênio (O 2 ). Atmosfera

Leia mais

Método Científico: Etapas Básicas

Método Científico: Etapas Básicas Método Científico Método Científico: Etapas Básicas Observação de um FATO Galinhas com beribéri Questionamento de um PROBLEMA O que causa o beribéri? Proposição de uma HIPÓTESE Carência de algum fator

Leia mais

A disposição da vida na Terra

A disposição da vida na Terra Aula 01 A disposição da vida na Terra O que é a vida? Existe vida em outros planetas? Podemos viver sem o Sol? O nosso sistema solar possui os seguintes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte Júpiter,

Leia mais

Acreditava-se que sapos, cobras e crocodilos podiam surgir pela transformação do lodo dos charcos.

Acreditava-se que sapos, cobras e crocodilos podiam surgir pela transformação do lodo dos charcos. A abiogênese foi uma das primeiras ideias sobre a origem da vida. Até meados do século XIX os cientistas acreditavam que os seres vivos eram gerados espontaneamente do corpo de cadáveres em decomposição;

Leia mais

A origem da vida na Terra. Prof. Alessandro Sousa IFBA - Camaçari

A origem da vida na Terra. Prof. Alessandro Sousa IFBA - Camaçari A origem da vida na Terra Prof. Alessandro Sousa IFBA - Camaçari O Big Bang A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968) e o padre

Leia mais

ORIGEM DA VIDA Prof. Dr. Feresin

ORIGEM DA VIDA Prof. Dr. Feresin BIOLOGIA ORIGEM DA VIDA Prof. Dr. Feresin O que é VIDA? 1959 (Norman Horowitz) A VIDA CARACTERIZA-SE POR AUTORREPLICAÇÃO, MUTABILIDADE E TROCA DE MATÉRIA E ENERGIA COM O MEIO AMBIENTE O que é VIDA? 1986

Leia mais

A ORIGEM DA VIDA. A Ideia da Geração Espontânea. Lixo gera moscas?

A ORIGEM DA VIDA. A Ideia da Geração Espontânea. Lixo gera moscas? A ORIGEM DA VIDA A Ideia da Geração Espontânea Lixo gera moscas? Uma ideia bastante antiga, dos tempos de Aristóteles, é a de que seres vivos podem surgir por geração espontânea. Apesar de se conhecer

Leia mais

RESOLUÇÃO: ORIGEM DA VIDA

RESOLUÇÃO: ORIGEM DA VIDA RESOLUÇÃO: ORIGEM DA VIDA 01. (Prof. Fernando) Segundo a hipótese atualmente aceita sobre a origem e evolução da vida na Terra, os primeiros seres surgidos seriam heterotróficos por absorção (saprobiontes),

Leia mais

1) (Fuvest-SP) 2) (Mackenzie-SP) 3) (UDESC-SC) 4) (ENEM) 5) (UNIOESTE-PR)

1) (Fuvest-SP) 2) (Mackenzie-SP) 3) (UDESC-SC) 4) (ENEM) 5) (UNIOESTE-PR) 1) (Fuvest-SP) As mitocôndrias são consideradas as casas de força das células vivas. Tal analogia refere-se ao fato de as mitocôndrias: a) estocarem moléculas de ATP produzidas na digestão de alimentos.

Leia mais

Apostila de Biologia 09 Energia e Matéria nos Ecossistemas

Apostila de Biologia 09 Energia e Matéria nos Ecossistemas Apostila de Biologia 09 Energia e Matéria nos Ecossistemas Matheus Borges 1.0 Fluxo de energia A fonte de energia para os seres vivos é o Sol. No ecossistema, é sempre o produtor que apresenta o maior

Leia mais

LIPÍDIOS. 1º ano Pró Madá

LIPÍDIOS. 1º ano Pró Madá LIPÍDIOS 1º ano Pró Madá O QUE SÃO? Também chamados de gorduras Compostos com estrutura molecular variada principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono Característica principal insolubilidade

Leia mais

Bioenergética FONTES ENERGÉTICAS. BE066 Fisiologia do Exercício. Sergio Gregorio da Silva, PhD. Definição de Energia! Capacidade de realizar trabalho

Bioenergética FONTES ENERGÉTICAS. BE066 Fisiologia do Exercício. Sergio Gregorio da Silva, PhD. Definição de Energia! Capacidade de realizar trabalho BE066 Fisiologia do Exercício Bioenergética Sergio Gregorio da Silva, PhD FONTES ENERGÉTICAS Definição de Energia! Capacidade de realizar trabalho Definição de Trabalho! Aplicação de força através de uma

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ Prova elaborada

Leia mais

A CÉLULA. Natércia Charruadas 2011. Biologia e Geologia 10º ano

A CÉLULA. Natércia Charruadas 2011. Biologia e Geologia 10º ano A CÉLULA Natércia Charruadas 2011 Biologia e Geologia 10º ano O entendimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da Vida. As dimensões das células, geralmente

Leia mais

1. Segundo essa teoria os seres que existem hoje são os mesmos que existiram no passado e não sofrerão variações. Como se explica, então, a variedade

1. Segundo essa teoria os seres que existem hoje são os mesmos que existiram no passado e não sofrerão variações. Como se explica, então, a variedade 1. Segundo essa teoria os seres que existem hoje são os mesmos que existiram no passado e não sofrerão variações. Como se explica, então, a variedade de seres vivos existentes na Terra? A variedade de

Leia mais

Em meados do século XVII, o biólogo italiano Francesco Redi elaborou experiências que, na época, abalaram profundamente a teoria da geração

Em meados do século XVII, o biólogo italiano Francesco Redi elaborou experiências que, na época, abalaram profundamente a teoria da geração Em meados do século XVII, o biólogo italiano Francesco Redi elaborou experiências que, na época, abalaram profundamente a teoria da geração espontânea. Colocou pedaços de carne no interior de frascos,

Leia mais

PANSPERMIA. Evidências em meteoritos encontrados na Austrália e na Antártica durante o século XX sustentam essa discussão.

PANSPERMIA. Evidências em meteoritos encontrados na Austrália e na Antártica durante o século XX sustentam essa discussão. ORIGEM DA VIDA PANSPERMIA Sugere que as formas de vida encontradas na Terra possuem alguma relação extraterrena. Seja pela chegada de microrganismos ou de moléculas orgânicas como aminoácidos e nucleotídeos.

Leia mais

AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS

AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS Origem grego (protos) primeira, mais importante A palavra proteína que eu proponho vem derivada de proteos, porque ela parece ser a substância primitiva ou principal da nutrição

Leia mais

Procariontes. Não possuem membrana nuclear. Unicelulares Constituídos por uma única célula

Procariontes. Não possuem membrana nuclear. Unicelulares Constituídos por uma única célula Reino Monera Denise Mello do Prado Biologia www.e-conhecimento.com.br Características Gerais Procariontes Não possuem membrana nuclear Unicelulares Constituídos por uma única célula Parede celular Diferentes

Leia mais

Apostila de Biologia 01 Origem da Vida Fábio Neves

Apostila de Biologia 01 Origem da Vida Fábio Neves Apostila de Biologia 01 Origem da Vida Fábio Neves 1.0 Biogênese x Abiogênese Abiogênese: Os seres vivos surgem da matéria bruta Biogênese: Os seres vivos surgem de outros seres vivos 1.1 Defensores da

Leia mais

Bactérias. Meios de Cultura e Curva de crescimento in vitro. Meios de cultura

Bactérias. Meios de Cultura e Curva de crescimento in vitro. Meios de cultura Bactérias Meios de Cultura e Curva de crescimento in vitro Microbiologia profª Janara Meios de cultura NUTRIÇÃO Obtenção de ENERGIA (ATP) e construção de componentes celulares. Nutrientes necessários à

Leia mais

GERAÇÃO ESPONTÂNEA (ABIOGÊNESE) SURGIMENTO DE SERES VIVOS POR MECANISMOS NÃO REPRODUTIVOS

GERAÇÃO ESPONTÂNEA (ABIOGÊNESE) SURGIMENTO DE SERES VIVOS POR MECANISMOS NÃO REPRODUTIVOS GERAÇÃO ESPONTÂNEA (ABIOGÊNESE) SURGIMENTO DE SERES VIVOS POR MECANISMOS NÃO REPRODUTIVOS ARISTÓTELES (384 322 a.c.) RENÉ DESCARTES (1596 1650) ISAAC NEWTON (1642 1727) BAPTISTE VAN HELMONT (1577 1644)

Leia mais

Resumidamente, podemos sintetizar assim as características gerais dos seres vivos.

Resumidamente, podemos sintetizar assim as características gerais dos seres vivos. 1 2 Resumidamente, podemos sintetizar assim as características gerais dos seres vivos. 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Os heterótrofos podem ser: consumidores: alimentam-se de outros organismos. Todos

Leia mais

Como Surgiu o Primeiro Ser Vivo

Como Surgiu o Primeiro Ser Vivo Como Surgiu o Primeiro Ser Vivo Dentre as muitas hipóteses formuladas, uma delas admitia que microrganismos, que possivelmente existissem flutuando no espaço cósmico, teriam caído sobre o solo fértil da

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS Folha 04 João Roberto Mazzei

LIGAÇÕES QUÍMICAS Folha 04 João Roberto Mazzei 01. Assinale a fórmula de Lewis da molécula HCN. a) H x C xn b) H x C x N c) H x C x N x d) H x C x x N e) Hx C x xn 0. Assinale a alternativa que apresenta, ao mesmo tempo, ligações covalentes e iônicas.

Leia mais

Origem da vida ANEXO. Figura 1. Figura 2

Origem da vida ANEXO. Figura 1. Figura 2 Origem da vida ANEXO Figura 1 Figura 2 Figura 3 Figura 4 Figura 5 Figura 6 Figura 8 Figura 7 Figura 9 Figura 10 Figura 11 Figura 12 Figura 13 Figura 14 Figura 15 Exercícios 1- (Uel) Charles Darwin, além

Leia mais

Roteiro semanal. 5º ano Matutino De 22 a 24 de abril. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.

Roteiro semanal. 5º ano Matutino De 22 a 24 de abril. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres. Roteiro semanal 5º ano Matutino De 22 a 24 de abril Colégio Guilherme Ramos. Goiânia, 22 de abril de 2015. Professora: Nome: Turma: 5 ano Ensino Fundamental Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais

Leia mais

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak A Química da Vida Anderson Dias Felipe Knak A ÁGUA NAS CÉLULAS A água é imprescindível à vida dos indivíduos, independendo da espécie, idade, metabolismo e/ou grupo celular. A água exerce função de transporte

Leia mais

A ORIGEM DA VIDA NA TERRA DISCIPLINA: BIOLOGIA

A ORIGEM DA VIDA NA TERRA DISCIPLINA: BIOLOGIA A ORIGEM DA VIDA NA TERRA DISCIPLINA: BIOLOGIA 1. A FORMAÇÃO DA TERRA - A terra se formou a aproximadamente 4,6 bilhões de anos; - Aglomeração de poeira, rochas e gases calor fusão dos materiais rochosos

Leia mais

BIOLOGIA - EXTENSIVO/MANHÃ PROF. SÓSTENEZ 10/05/2016

BIOLOGIA - EXTENSIVO/MANHÃ PROF. SÓSTENEZ 10/05/2016 BIOLOGIA - EXTENSIVO/MANHÃ PROF. SÓSTENEZ 10/05/2016 Questão 01 - (FGV) No século XIX, Louis Pasteur realizou experimentos utilizando frascos com e sem pescoços alongados (pescoços de cisne), com o objetivo

Leia mais

Unidade I - Considerações Gerais sobre Biologia Celular

Unidade I - Considerações Gerais sobre Biologia Celular Unidade I - Considerações Gerais sobre Biologia Celular VIDA! Processo químico envolvendo milhares de reações diferentes de forma organizada, as chamadas reações metabólicas ou, mais simplesmente, metabolismo

Leia mais

Aristóteles aC

Aristóteles aC Aristóteles 384 322aC Abiogênese X Biogênese A geração espontânea para seres considerados simples foi admitida desde a Antiguidade até o final do século XIX. ABIOGÊNESE Postula que os seres vivos surgem

Leia mais

Vida: uma evolução química

Vida: uma evolução química Vida: uma evolução química Eis as questões... Se a vida não surge espontaneamente, então, qual teria sido a origem dos primeiros seres vivos? Em outras palavras, como teria surgido a vida na Terra? A hipótese

Leia mais

Átomos & Moléculas. Definição: é uma porção de matéria que tem propriedades bem definidas e que lhe são característica.

Átomos & Moléculas. Definição: é uma porção de matéria que tem propriedades bem definidas e que lhe são característica. Átomos & Moléculas H + H H H H + H + O O H H Átomos Moléculas Definição: é uma porção de matéria que tem propriedades bem definidas e que lhe são característica. SUBSTÂNCIA (Material Puro): material formado

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ METABOLISMO ENERGÉTICO DAS

Leia mais

REINO MONERA. Características: Procariontes - Unicelulares ou coloniais - Representantes: bactérias e cianobactérias

REINO MONERA. Características: Procariontes - Unicelulares ou coloniais - Representantes: bactérias e cianobactérias Características: Procariontes - Unicelulares ou coloniais - Representantes: bactérias e cianobactérias GRUPO: EUBACTÉRIAS Autótrofas: Quimiossíntese e fotossíntese; Heterótrofas: Aeróbicas Anaeróbicas

Leia mais

Microrganismos e Fermentação Isabel Lopes

Microrganismos e Fermentação Isabel Lopes Microrganismos e Fermentação Isabel Lopes Como é possível? 1/8 da população mundial não tem alimentos suficientes para comer. 146 milhões de crianças entre os 3 e os 6 anos têm peso abaixo da média. A

Leia mais

FÍSICO-QUÍMICA TERMOQUÍMICA Aula 1

FÍSICO-QUÍMICA TERMOQUÍMICA Aula 1 FÍSICO-QUÍMICA TERMOQUÍMICA Aula 1 A termoquímica é parte da termodinâmica e corresponde ao segmento da química que compreende as trocas de calor e seus efeitos nas substâncias e reações químicas. Os primeiros

Leia mais

www.professormazzei.com Estrutura da Matéria Folha 03 Prof.: João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com Estrutura da Matéria Folha 03 Prof.: João Roberto Mazzei 01- (PUCAMP 2004) O elemento carbono se apresenta em muitas formas alotrópicas. Três dessas são...x... : diamante, grafita e fulereno; outras, em maior número são...y.... Diamante, a mais rara e a mais

Leia mais

Diversidade de Seres Vivos Classificação e nomenclatura biológica Sistemática Filogenética

Diversidade de Seres Vivos Classificação e nomenclatura biológica Sistemática Filogenética Colégio Estadual Julio de Castilhos Disciplina: Biologia Ano: 2ª Ensino Médio Diversidade de Seres Vivos Classificação e nomenclatura biológica Sistemática Filogenética Profª.Msc. Brenda Fürstenau Introdução

Leia mais

Biologia Professor Vianna 1ª série / 1º trimestre

Biologia Professor Vianna 1ª série / 1º trimestre Biologia Professor Vianna 1ª série / 1º trimestre Módulo 1 ORIGEM DA VIDA 1 Observe esta figura: É CORRETO afirmar que a presença de lagartas em espigas de milho se deve a) ao processo de geração espontânea

Leia mais

Capítulo 1 Parte 2 CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS

Capítulo 1 Parte 2 CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS Capítulo 1 Parte 2 CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS PROBLEMATIZAÇÃO Para que serve o alimento que ingerimos? Para que serve o oxigênio que respiramos? O que significa seres AUTOTRÓFICOS? Cite exemplos.

Leia mais

A Terra e os seus subsistemas em interacção

A Terra e os seus subsistemas em interacção A Terra e os seus subsistemas em interacção Terra: Porção limitada do Universo; Interage com outros elementos do Universo; Planeta activo, dinâmico e em equilíbrio com o que o rodeia; É um sistema onde

Leia mais

Aula 12 Origem da Vida BIOLOGIA 4B

Aula 12 Origem da Vida BIOLOGIA 4B Aula 12 Origem da Vida BIOLOGIA 4B Deus Criou Teorias da Origem da Vida na Terra 1. Criacionismo: Engloba as concepções que atribuem o surgimento da vida ao SOBRENATURAL, Deus ou deuses. 2. Abiogênese:

Leia mais

Teorias de Origem da Vida. Profa. MSc. Monyke Lucena

Teorias de Origem da Vida. Profa. MSc. Monyke Lucena Teorias de Origem da Vida Profa. MSc. Monyke Lucena Origem da vida Até meados do séc. XIX, acreditava-se que seres podiam surgir espontaneamente da matéria não-viva. Hoje, sabe-se que um ser vivo surge

Leia mais