Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano - nº Data / / 2009 Assunto: Preparação para a ficha de avaliação de Matemática Lições nº,,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano - nº Data / / 2009 Assunto: Preparação para a ficha de avaliação de Matemática Lições nº,,"

Transcrição

1 Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano - nº Data _ / / 009 Assunto: Preparação para a ficha de avaliação de Matemática Lições nº _, _, Data da Realização : / 06/ 00 Duração: 90 minutos Material necessário: material de escrita (esferográfica de cor azul ou preta), material de medição e desenho (régua, compasso e transferidor) e máquina de calcular científica. Não é permitido o uso de tinta correctora. Conteúdos/ Objectivos Geometria Decomposição de figuras em triângulos e quadriláteros Teorema de Pitágoras no plano e no espaço Posição relativa de rectas e planos Semelhança de figuras e de triângulos ( razão da áreas e dos perímetros) Áreas e volumes Lugares geométricos Álgebra Equações do º grau: Funções Análise de gráficos Monómios e polinómios casos notáveis da multiplicação. Números e cálculo Sequências Potências Notação científica M.d.c e m.m.c. Estatística Organização de dados Gráficos Medidas de tendência central Deves também saber: Resolver problemas de estratégia e comunicar, por escrito, as estratégias e os procedimentos usados na resolução de problemas. Em todas as questões, deves apresentar todas as justificações, explicações e os cálculos que sustentem a tua resposta.. Na figura estão representadas duas pirâmides quadrangulares regulares e um cubo. Uma das faces do cubo está contida na base da pirâmide maior e o vértice T da pirâmide menor coincide com o centro de uma das faces do cubo, como é sugerido pela figura... Utiliza as letras da figura e indica:... uma recta estritamente paralela à recta JH... um plano perpendicular ao plano NPQ..3. uma recta perpendicular ao plano FGH..4. uma recta concorrente com o plano ABV..5. uma recta concorrente com o plano GHI, mas não perpendicular..6. uma recta não complanar com a recta EJ... Em relação à pirâmide maior sabe-se que o perímetro da base é 40 cm e a altura é 5 cm. Determina com duas casas decimais:... o perímetro e a área do triângulo [ BCV ]... o valor exacto da aresta do cubo.. O Sérgio e o Paulo têm à sua frente, sobre uma mesa, 30 autocolantes, todos com a mesma forma e com o mesmo tamanho: 6 autocolantes têm imagens de mamíferos, autocolantes têm imagens de peixes e os restantes autocolantes têm imagens de aves... Determina a percentagem de autocolantes de aves contidas na mesa. (A) 5% (B) 0% (C) 30% (D) 50% 3. No restaurante Ganda Pinta podem escolher-se 3 tipos de sopas, 4 tipos de pratos e 5 tipos de sobremesas. Quantos menus diferentes se podem fazer, sabendo que se faz a refeição completa (sopa, prato e sobremesa)?

2 4. O quadrado [ ABCD ] representado na figura tem 4.. Determina o valor exacto: 36 cm de área do perímetro do círculo inscrito no quadrado 4... do raio do círculo circunscrito ao quadrado da área da região colorida. 5. O irmão do Paulo tem um jogo com peças de encaixar umas nas outras. 7 4 do número total de peças são vermelhas e as restantes são azuis. Quantas peças tem o jogo? 6. No referencial da figura está representado o quadrado [ ABCD ]. 6.. Indica as coordenadas dos pontos A, B, C e D. 6.. Define por uma equação as rectas AC e BC Determina a área do quadrado Determina as coordenadas do simétrico do ponto C relativamente: ao eixo Ox e identifica a transformação geométrica sofrida pelo mesmo Desenha a figura no teu caderno e constrói a imagem do quadrado [ ABCD ] depois de sofrer uma simetria relativamente ao eixo Oy. 7. Qual dos pares ordenados ( y) x, seguintes é solução da equação 3 x 5 y? (A) ( 3,6) (B) ( 6,3) (C) ( 3, 6) (D) ( 6, 3) 8. Para medir a temperatura, podem utilizar-se termómetros graduados em graus Celsius ou termómetros graduados em graus Fahrenheit. Para relacionar graus Celsius com graus Fahrenheit, utiliza-se a fórmula F, 8C + 3, em que C representa o valor em graus Celsius e F representa o valor correspondente em graus Fahrenheit. 8.. Determina o valor da temperatura, em graus Fahrenheit, correspondente a -5º Celsius. 8.. Calcula o valor da temperatura, em graus Celsius, correspondente a 95 graus Fahrenheit Nem o gráfico A nem o gráfico B traduzem a relação F, 8C + 3. Apresenta uma razão para rejeitar o gráfico A e outra para rejeitar o gráfico B.

3 x 3 8 5( y + ) 9. Considera a equação:. 9.. Resolve a equação em ordem a y. 9.. Verifica se o par (- ) é solução da equação. 0. Determina, em cada caso, a área da região colorida. 0.. [ MEGA ] é um quadrado com cm de lado. EP EG [ HIP ] é um triângulo a que se retirou um semicírculo com 8 mm de diâmetro. ( c.d.). Numa quinta existem galinhas, ovelhas e porcos. O número de galinhas é o dobro do número de ovelhas e o número de porcos é o triplo da soma número do número de ovelhas com o de galinhas mais 80. Determina o número de porcos, ovelhas e galinhas existente na quinta, se no total somarem 48 animais.. A figura ao lado representa um esquema das torres de vigilância para a detecção de incêndios florestais... Qual é o comprimento de [ CB ]. 3. Em 8 gramas de água estão contidas gramas? Dá a resposta em notação científica. 3, moléculas. Quantas moléculas estão contidas em Na figura seguinte está representada uma circunferência de centro O, na qual está inscrito um hexágono regular [ ABCDEF ]. 4.. Sabendo que o raio da circunferência é de 4 cm e que o triângulo [ DOC ] tem de área 4 3, determina um valor aproximado às unidades da área da região sombreada, conservando 3 casas decimais nos cálculos intermédios. 5. De dois números, sabe-se que: - o máximo divisor comum deles é 8 - o mínimo múltiplo comum deles é Se um dos números for 5, qual é o outro?

4 6. O sólido representado na figura é constituído por um prisma e por uma pirâmide. ( As medidas estão expressas em centímetros). 6.. Determina o volume da pirâmide que faz parte do sólido representado na figura. 6.. Determina o comprimento da aresta de um cubo que tenha volume igual ao do sólido representado na figura. 7. Efectua os cálculos necessários e apresenta o resultado em notação científica: 7.. 4, 9 0 7, , O rectângulo [ ] ABCD representado na figura ao lado, ao efectuar uma rotação de 360º em torno do eixo AB, dá origem a um sólido com 3 60π dm. ABCD em 8.. Que nome dás ao sólido obtido pela rotação do rectângulo [ ] torno do eixo AB? 8.. Determina, em metros quadrados, a área do rectângulo [ ] ABCD. 9. A figura seguinte representa um mapa da zona onde vai ser instalado um conjunto de painéis solares. O local da instalação deverá obedecer às seguintes condições: - ficar dentro da zona representada no mapa - estar a mais de 9 km e a menos de km da localidade C - à mesma distância de A e B. 9.. Desenha a lápis, na figura, uma construção geométrica rigorosa que te permita obter a parte do mapa correspondente à zona onde, de acordo com as condições, é possível instalar o conjunto de painéis. 0. Indica o termo geral das seguintes sequências numéricas:

5 . O aluguer de um tractor implica um custo fixo de 0 euros, mais euros por cada hora de utilização... Completa a seguinte tabela... O Sr. Oliveira alugou o tractor por 435 minutos. Quanto pagou o Sr. Oliveira? Tempo (horas) 0.3. Se tiver de pagar 54 euros, quantas horas o Sr. Oliveira pode utilizar o tractor? Custo (euros) Representa a função por uma expressão algébrica e diz se traduz uma situação de proporcionalidade directa. Justifica a tua resposta.. Uma turma do 8º ano tem 4 alunos: 0 raparigas e 4 rapazes. O peso médio das raparigas é 48, kg e o peso médio dos rapazes é 50,6 kg... Determina o peso total dos rapazes e o peso total das raparigas... Calcula o peso médio dos 4 alunos da turma. 3. A figura ilustra um painel que a Rita vai pintar, para afixar na sala de aula. O painel tem 3 tiras verticais. A Rita dispões de três cores diferentes, para pintar as tiras verticais: amarelo, verde e rosa. 3.. De quantas maneiras diferentes pode a Rita pintar o painel, sabendo que pinta cada tira com uma só cor e que não repete a cor? 4. Determina o valor da expressões, utilizando, sempre que possível as regras operatórias das potências: : ( ) ( ) ( ) 4.. [ ] 3 ( ) 5 : ( 0) O astrónomo e matemático Ptolomeu enunciou a propriedade seguinte: «Num quadrilátero inscrito numa circunferência, a soma dos produtos das medidas dos lados opostos é igual ao produto das diagonais.» 5.. Determina o valor exacto de _ AD, utilizando a propriedade enunciada por Ptolomeu.. 6. Considera as funções f ( x) x + 5 e g( x) x 6.. Calcula ( f ( 3) ) g( 3) 3 5 x Determina g ( ) 6.3. Constrói, no mesmo referencial, o gráfico das duas funções.

6 7. Considera os seguintes padrões feitos com fósforos. 7.. Quantos fósforos são necessários para executar o padrão 0? Explica como chegaste à resposta. 7.. Escreve uma expressão que permita determinar o números de fósforos, f necessários à execução de cada padrão, n Se forem usados 5 fósforos qual é o número do padrão? Apresenta todos os cálculos que efectuares. 8. Para uma festa, vão ser colocados, nas mesas, cestos com fruta. 8.. De acordo com a figura, quantos cestos com laranjas, peras e bananas podem ser colocados se o arranjo dos cestos for o mesmo? 9. Na figura seguinte está representada a planta do jardim da casa do Sr. António (não está construída à escala). 9.. De acordo com os dados determina AB. 30. Quais das seguintes medidas podem corresponder aos lados de triângulos semelhantes? e ,5 e Calcula a área da parte colorida de cada uma das figuras: 3. A figura representa um depósito de gás, constituído por um cilindro e por um cone. AB AC 5 m CB // ED ED 5m EA 6m CAB [ ] 3.. Mostra que os triângulos EAD [ ] e são semelhantes. 3.. Determina o diâmetro do cilindro Calcula a altura do cone Determina o volume do depósito, com ( c.d.). 33. O perímetro de um triângulo isósceles mede 30 cm. O lado diferente mede

7 metade de cada um dos lados iguais Quanto mede cada lado do triângulo? 33.. Utiliza material de medição e desenho na construção do triângulo. em ordem a z. 34. Resolve a equação z ( x ) + z 35. A figura seguinte apresenta parte do plano de uma cidade. O ponto P representa a piscina Municipal, o ponto E a escola e o ponto M a casa da Maria. A unidade de comprimento é o quilómetro (km) Recorrendo a material de medição e desenho representa por B, a localização exacta da Biblioteca Municipal uma vez que se situa à mesma distância da casa da Maria (M) e da escola (E), ficando a 3km da Piscina (P). Explica como procedeste. 36. Observa a figura. Condições: ABCDEFGH [ ] [ ] BDHF é um rectângulo é um prisma quadrangular 36.. Calcula a área do rectângulo sombreado, sabendo que AD 7, 8cm e que DF 5, cm. Apresenta o resultado aproximado às unidades. 37. Calcula e simplifica as seguintes expressões, aplicando sempre que possível os casos notáveis da multiplicação ( + 3)( 3a + ) a x 3 5 x b + ( 3b + ) 37.. ( ) ( + ) ( + ) ( + ) + x x ( x + ) x 3 3x a b x + x 3 x 7 a ( + ) x + x + + b

8 38. Na figura ao lado estão representados, em referencial o.n. xoy [ ], uma recta r e um trapézio OPQR. - Q tem de abcissa e pertence à recta r. 5 - P tem de abcissa Determina as coordenadas do ponto R Escreve a equação da recta r Determina a área do trapézio [ ] OPQR. 39. Factoriza os polinómios seguintes: x x + x 9 + x + x 3 3x 5xy 4 5x 4 3 x x 8cd 6 d 00x Dois amigos, o Carlos e o João, participaram numa corrida de 800 metros. Logo após o sinal de partida, o João estava à frente do Carlos, mas, ao fim de algum tempo, o Carlos conseguiu ultrapassá-lo. Na parte final da corrida, o João fez um sprint, ultrapassou o Carlos e cortou a meta em primeiro lugar. Os gráficos a seguir representam a relação entre o tempo e a distância percorrida, ao longo desta corrida, por cada um deles Quantos metros percorreu o João durante o primeiro minuto e meio da corrida? 40.. Quanto tempo decorreu entre a chegada de cada um dos dois amigos à meta? Apresenta, na tua resposta, esse tempo, expresso em segundos. 4. Para a realização de uma experiência colocaramse em dois frascos A e B, duas substâncias diferentes que se foram evaporando. O gráfico reflecte a altura, em milímetros, do líquido, em função do número de dias passados. 4.. Indica a altura do líquido no frasco, no início da experiência, para cada um dos frascos. 4.. Indica, quantos dias levou cada uma das substâncias a evaporar totalmente Há um momento em que a altura de líquido nos frascos é igual. Qual é esse momento? E qual é a altura nos frascos? 4.4. Determina uma expressão analítica para cada uma das funções que relacione a altura do líquido em cada frasco com o tempo decorrido desde o início da experiência.

Versão 2. Identifica, claramente, na folha de respostas, a versão do teste (1 ou 2) a que respondes.

Versão 2. Identifica, claramente, na folha de respostas, a versão do teste (1 ou 2) a que respondes. Teste Intermédio de Matemática Versão 2 Teste Intermédio Matemática Versão 2 Duração do Teste: 90 minutos 11.05.2010 3.º iclo do Ensino ásico 9.º ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro

Leia mais

Depois de estudares bem a matéria leccionada, resolve:

Depois de estudares bem a matéria leccionada, resolve: Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano - nº Data / / 010 Assunto: Preparação para a ficha de avaliação de Matemática Lições nº,, Apresentação dos Conteúdos e Objectivos

Leia mais

Versão 1. Identifica, claramente, na folha de respostas, a versão do teste (1 ou 2) a que respondes.

Versão 1. Identifica, claramente, na folha de respostas, a versão do teste (1 ou 2) a que respondes. Teste Intermédio de Matemática Versão 1 Teste Intermédio Matemática Versão 1 Duração do Teste: 90 minutos 27.04.2010 3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de

Leia mais

Versão 2. Identifica claramente, na folha de respostas, a versão do teste (1 ou 2) a que respondes.

Versão 2. Identifica claramente, na folha de respostas, a versão do teste (1 ou 2) a que respondes. Teste Intermédio de Matemática Versão 2 Teste Intermédio Matemática Versão 2 Duração do Teste: 90 minutos 07.02.2011 9.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro Identifica claramente,

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada (A) 72 (B) 36 (C) 24 (D) 18 (A) -10 (B) 5 (C) 20 (D) 15. =, então - 2 é imagem do objecto: (A) 4 (B) 1 (C) 4

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada (A) 72 (B) 36 (C) 24 (D) 18 (A) -10 (B) 5 (C) 20 (D) 15. =, então - 2 é imagem do objecto: (A) 4 (B) 1 (C) 4 Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano - nº Data: / 0 / 0 Assunto: Preparação para o teste intermédio I Lições nº, n. O termo geral de uma sequência numérica é.

Leia mais

_Ficha de Trabalho nº 11.3_

_Ficha de Trabalho nº 11.3_ _Ficha de Trabalho nº 11.3_ Nº: Nome do aluno: Compilação de Exercícios MATEMÁTICA 9º Ano Data / / 1. A Rita e o Paulo têm à sua frente, sobre uma mesa, 30 autocolantes, todos com a mesma forma e com o

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Escola Secundária com ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática doº ano - nº Data / / 011 Assunto: Preparação para o teste Lições nº,, e Data da Realização : / 0 / 011 Duração: 90 minutos Conteúdos

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano - nº Data / / 2010

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano - nº Data / / 2010 Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano - nº Data / / 010 Assunto: Preparação para o teste Lições nº,, e Apresentação dos Conteúdos e Objectivos para o 1º Teste

Leia mais

Nome: N.º: Turma: Classificação: Professor: Enc. Educação:

Nome: N.º: Turma: Classificação: Professor: Enc. Educação: Escola EB, de Ribeirão (Sede) ANO LECTIVO 010/011 Dezembro 010 Nome: Nº: Turma: Classificação: Professor: Enc Educação: Ficha de Avaliação de Matemática Versão Duração do Teste: 90 minutos 6 de Dezembro

Leia mais

Apresentação dos Conteúdos e Objectivos para o 1º Teste de Avaliação de Matemática

Apresentação dos Conteúdos e Objectivos para o 1º Teste de Avaliação de Matemática Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano - nº Data / / 2009 Assunto: Preparação para a ficha de avaliação de Matemática Lições nº,, Apresentação dos Conteúdos e

Leia mais

BILHETE DE IDENTIDADE N.º EMITIDO EM (LOCALIDADE) Não escreva o seu nome em ASSINATURA DO ESTUDANTE. Data / / MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EXAME NACIONAL

BILHETE DE IDENTIDADE N.º EMITIDO EM (LOCALIDADE) Não escreva o seu nome em ASSINATURA DO ESTUDANTE. Data / / MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EXAME NACIONAL EXAME NACIONAL DE MATEMÁTICA 2005 9.º ANO DE ESCOLARIDADE / 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO A preencher pelo estudante NOME COMPLETO BILHETE DE IDENTIDADE N.º EMITIDO EM (LOCALIDADE) Não escreva o seu nome

Leia mais

AEFG. Sabe-se que: ABCD e. AD, respetivamente.

AEFG. Sabe-se que: ABCD e. AD, respetivamente. Escola Básica de Ribeirão (Sede) ANO LETIVO 04/0 Nome: N.º: Turma: Classificação: Professor: Enc. Educação: 9.º Ano Ficha de Avaliação de Matemática Versão Duração do Teste: 0 minutos (Caderno ) + 0 minutos

Leia mais

Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano N.º Assunto: Preparação para a ficha de Avaliação de Matemática Lições nº e Data: /01/2011

Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano N.º Assunto: Preparação para a ficha de Avaliação de Matemática Lições nº e Data: /01/2011 Escola Secundária com 3º CEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano N.º Assunto: Preparação para a ficha de Avaliação de Matemática Lições nº e Data: /01/011 Apresentação dos Conteúdos e

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Teorema de Pitágoras (8 o ano)

MATEMÁTICA - 3o ciclo Teorema de Pitágoras (8 o ano) MTMÁTI - 3o ciclo Teorema de Pitágoras (8 o ano) xercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Na figura seguinte, estão representadas duas circunferências com centro no ponto, uma de raio e outra

Leia mais

(B) 10 rosas e 30 cravos (D) 11 rosas e 31 cravos

(B) 10 rosas e 30 cravos (D) 11 rosas e 31 cravos Escola Secundária de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano - nº Data: / 0/ 0 Assunto: Preparação para o teste intermédio II Lições nº,. Considera a circunferência de centro O onde está inscrito

Leia mais

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 7º ano - Nº 24

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 7º ano - Nº 24 Escola Secundária com º CEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 7º ano - Nº Assunto: Objectivos para o teste de de Março/ Ficha de preparação para o teste Lições nº e Data / 0/ 00 Conteúdos para

Leia mais

Ficha de Trabalho nº11

Ficha de Trabalho nº11 Ano lectivo 011/01 Matemática A 11º Ano / Curso de Ciências e Tecnologias Tema: Geometria Ficha de Trabalho nº11 Geometria no Espaço 1. Observa a figura onde está representado um cone recto cuja base pertence

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do ensino Básico ; 9ºAno de escolaridade A PREENCHER PELO ALUNO Nome completo do aluno Duração da Prova: 90

Leia mais

2. Na figura está representada uma circunferência de centro O e um polígono nela inscrito. Qual é a amplitude do ângulo

2. Na figura está representada uma circunferência de centro O e um polígono nela inscrito. Qual é a amplitude do ângulo Escola Secundária de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano - nº Data: / 05/ 011 Assunto: Preparação para o teste intermédio III Lições nº, 1. A tabela indica alguns dos níveis obtidos pelo

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Escola Secundária com ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano - nº Data / / 00 Assunto: Preparação para o teste intermédio. Num sorteio, foram vendidas 500 rifas. a. A Rita comprou uma

Leia mais

Polígonos semelhantes

Polígonos semelhantes Escola Secundária de Lousada Matemática do 8º ano FT nº8 Data: / / 011 Assunto: Semelhança de figuras Lição nº e Figuras semelhantes têm a mesma forma. Duas figuras são semelhantes se são geometricamente

Leia mais

é necessário percorrer pelas seguintes etapas: , sendo ACV e BCA ângulos suplementares; , por ser um ângulo inscrito e portanto ser igual a

é necessário percorrer pelas seguintes etapas: , sendo ACV e BCA ângulos suplementares; , por ser um ângulo inscrito e portanto ser igual a Escola Secundária com º CEB de Lousada PM Assunto: Soluções da Mega-ficha de Preparação para o Eame Nacional I _ No cálculo de AV B é necessário percorrer pelas seguintes etapas: AB A- Determinar A C B

Leia mais

Escola Secundária Gabriel Pereira. Nome: N.º: Ano Turma

Escola Secundária Gabriel Pereira. Nome: N.º: Ano Turma Escola Secundária Gabriel Pereira FICHA DE EXERCÍCIOS Nº MATEMÁTICA A Rectas e Planos Nome: Nº: Ano Turma 1) Determina uma equação vectorial e cartesianas da recta que passa em A,1, 4 11) paralela ao vector

Leia mais

Ficha de Trabalho de Matemática do7º ano - nº Data / / 2011 Assunto: Preparação para o teste Lições nº,, e

Ficha de Trabalho de Matemática do7º ano - nº Data / / 2011 Assunto: Preparação para o teste Lições nº,, e Escola Secundária de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do7º ano - nº Data / / 0 Assunto: Preparação para o teste Lições nº,, e Apresentação dos Conteúdos e Objectivos para o º Teste de Avaliação

Leia mais

Tema: Circunferência e Polígonos. Rotações

Tema: Circunferência e Polígonos. Rotações Escola EB 2,3 de Ribeirão (Sede) ANO LECTIVO 2010/2011 Ficha de Trabalho Abril 2011 Nome: N.º: Turma: Compilação de Exercícios de Exames Nacionais (EN) e de Testes Intermédios (TI) Tema: Circunferência

Leia mais

Entrelinha 1,5. Utiliza apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

Entrelinha 1,5. Utiliza apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Teste Intermédio de Matemática Entrelinha 1,5 Teste Intermédio Matemática Entrelinha 1,5 (Versão única igual à Versão 1) Duração do Teste: 90 minutos 29.02.2012 8.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA D. LEONOR ESCOLA BÁSICA 2/3 EUGÉNIO DOS SANTOS Matemática Conteúdos 8ºAno de Escolaridade Ano Letivo 2013/14

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA D. LEONOR ESCOLA BÁSICA 2/3 EUGÉNIO DOS SANTOS Matemática Conteúdos 8ºAno de Escolaridade Ano Letivo 2013/14 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA D. LEONOR ESCOLA BÁSICA 2/3 EUGÉNIO DOS SANTOS Matemática Conteúdos 8ºAno de Escolaridade Ano Letivo 2013/14 DOMÍNIO: NÚMEROS E OPERAÇÕES SUB-DOMÍNIO: NÚMEROS REAIS Números

Leia mais

Comunicação: de 5 a 15%. B) CONTEÚDOS O peso relativo de cada domínio temático é, para cada teste, o seguinte.

Comunicação: de 5 a 15%. B) CONTEÚDOS O peso relativo de cada domínio temático é, para cada teste, o seguinte. ESCOLA EB 2,3 DE SANDE Abril 2011 FICHA DE TRABALHO PREPARAÇÃO PARA O TESTE INTERMÉDIO DE MATEMÁTICA OBJECTO DE AVALIAÇÃO Os testes intermédios de Matemática têm por referência o Programa de Matemática

Leia mais

1. Resolve as expressões seguintes aplicando, sempre que possível, as regras operatórias das potências.

1. Resolve as expressões seguintes aplicando, sempre que possível, as regras operatórias das potências. Escola Secundária de Lousada Ficha de Trabalho nº Data / / 0 Assunto: Preparação para o teste Lições nº,, e Data da Realização : / 0 / 0 Duração: 90 minutos Números inteiros: - Números primos e números

Leia mais

Caderno 2: 60 minutos. Tolerância: 20 minutos. (não é permitido o uso de calculadora)

Caderno 2: 60 minutos. Tolerância: 20 minutos. (não é permitido o uso de calculadora) Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Prova 62/1.ª Fase/2015 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho A PREENCHER PELO ALUNO Nome completo Documento de identificação Assinatura do Aluno CC

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Escola Secundária com ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do7º ano - nº Data / / 0 Assunto: Preparação para o teste Lições nº,, e Data da Realização : / 0 / 0 Duração: 90 minutos Conteúdos

Leia mais

PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO 2011 A PREENCHER PELO ALUNO

PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO 2011 A PREENCHER PELO ALUNO PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO 2011 A PREENCHER PELO ALUNO Rubrica do Professor Aplicador Nome A PREENCHER PELO AGRUPAMENTO Número convencional do Aluno Número convencional do Aluno A PREENCHER PELA

Leia mais

ABCD ADEF 810. é a corda da circunferência contida no eixo Oy. é uma corda da circunferência, paralela ao eixo Ox

ABCD ADEF 810. é a corda da circunferência contida no eixo Oy. é uma corda da circunferência, paralela ao eixo Ox Ficha de Trabalho n.º 3 página.1. Mostre que o ponto C tem coordenadas ( 09, ) e que o ponto D tem coordenadas ( 8, 9 )... Determine uma equação da mediatriz do segmento AD. Apresente a sua resposta na

Leia mais

GEOMETRIA NO PLANO E NO ESPAÇO I Alguns exercícios saídos em provas globais, exames e testes intermédios

GEOMETRIA NO PLANO E NO ESPAÇO I Alguns exercícios saídos em provas globais, exames e testes intermédios Escola Secundária de Francisco Franco Matemática A 10.º ano GEMETRIA N PLAN E N ESPAÇ I Alguns eercícios saídos em provas globais, eames e testes intermédios 1. Num referencial o.n. z, a intersecção das

Leia mais

MATEMÁTICA (11º ano) Exercícios de Exames e Testes Intermédios Equações de retas e planos

MATEMÁTICA (11º ano) Exercícios de Exames e Testes Intermédios Equações de retas e planos MATEMÁTICA (11º ano) Exercícios de Exames e Testes Intermédios Equações de retas e planos 1 Seja um número real. Considere, num referencial o.n., a reta e o plano definidos, respetivamente, por e Sabe-se

Leia mais

Matemática A. Versão 1. Na sua folha de respostas, indique de forma legível a versão do teste. Teste Intermédio de Matemática A.

Matemática A. Versão 1. Na sua folha de respostas, indique de forma legível a versão do teste. Teste Intermédio de Matemática A. Teste Intermédio de Matemática A Versão 1 Teste Intermédio Matemática A Versão 1 Duração do Teste: 90 minutos 7.01.011 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/004, de 6 de Março Na sua folha de respostas,

Leia mais

ESCOLA E.B. 2,3 DE RIBEIRÃO

ESCOLA E.B. 2,3 DE RIBEIRÃO ESCOLA E.B., DE RIBEIRÃO Ficha de Avaliação de Matemática AGRUPAMENTO ESCOLAS DE RIBEIRÃO 9.º Ano Junho 010 Professor: Enc. Educação: Nome: N.º Turma: Classificação: Para cada questão de escolha múltipla

Leia mais

Lista de Estudo P2 Matemática 2 ano

Lista de Estudo P2 Matemática 2 ano Lista de Estudo P2 Matemática 2 ano 24) Dada a figura a seguir e sabendo-se que os dois quadrados possuem lados iguais a 4cm, sendo O o centro de um deles, quanto vale a área da parte preenchida? a) 100.

Leia mais

Escola Secundária de Lousada

Escola Secundária de Lousada Escola Secundária de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do7º ano - nº Data / 0 / 0 Assunto: Preparação para o teste Lições nº,, e Data da Realização : / 0 / 0 Duração: 90 minutos Conteúdos Números

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 8.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL 1. Representação, comparação e ordenação. Representar números racionais

Leia mais

Escola Secundária Jacome Ratton Ficha Formativa Matemática 9º Ano Preparação para o teste Intermédio de 17/05/2011

Escola Secundária Jacome Ratton Ficha Formativa Matemática 9º Ano Preparação para o teste Intermédio de 17/05/2011 Escola Secundária Jacome Ratton Ficha Formativa Matemática 9º Ano Preparação para o teste Intermédio de 17/05/2011 1. A Figura ilustra um painel que a Rita vai pintar, para afixar na sala de aula. O painel

Leia mais

Exercícios de 11.º ano nos Testes Intermédios TRIGONOMETRIA

Exercícios de 11.º ano nos Testes Intermédios TRIGONOMETRIA Escola Secundária de Francisco Franco Exercícios de 11.º ano nos Testes Intermédios TRIGONOMETRIA 1. Na figura está representado o círculo trigonométrico e um triângulo [OPR]. O ponto P desloca-se ao longo

Leia mais

Eixo Temático ITema 1: Conjuntos Numéricos. Números e Operações

Eixo Temático ITema 1: Conjuntos Numéricos. Números e Operações Eixo Temático ITema 1: Conjuntos Numéricos Números e Operações 1. Conjunto dos números naturais 2. Conjunto dos números inteiros 1.0. Conceitos 3 1.1. Operar com os números naturais: adicionar, multiplicar,

Leia mais

Escola Secundária/3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática Ano Lectivo 2003/04 Geometria 2 - Revisões 11.º Ano

Escola Secundária/3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática Ano Lectivo 2003/04 Geometria 2 - Revisões 11.º Ano Escola Secundária/ da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática no Lectivo 00/0 Geometria - Revisões º no Nome: Nº: Turma: região do espaço definida, num referencial ortonormado, por + + = é: [] a circunferência

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2º Ano Turma B - C.C.H. de Ciências e Tecnologias - Teste de Avaliação de Matemática A V Duração: 90 min 03 Fev. 200 Prof.: Na folha de respostas, indicar de forma legível

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano Data 13 /06 / 2010. 10 e 5

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano Data 13 /06 / 2010. 10 e 5 Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano Data 13 /0 / 010 Assunto: Preparação para o Eame Nacional 010 - II 1. Considera um triângulo [ABC], rectângulo em B e cujos

Leia mais

Informação n.º 27.12. Data: 2012.01.05 (Republicação) Para: Inspeção-Geral de Educação. Direções Regionais de Educação. Escolas com 3.

Informação n.º 27.12. Data: 2012.01.05 (Republicação) Para: Inspeção-Geral de Educação. Direções Regionais de Educação. Escolas com 3. Prova Final de Ciclo de Matemática Prova 92 2012 3.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de janeiro Para: Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular Inspeção-Geral de Educação

Leia mais

Escola Secundária de Lousada. Matemática do 8º ano FT nº8 Data: / 11 / 2012 Assunto: Preparação para o 1º teste de avaliação Lição nº e

Escola Secundária de Lousada. Matemática do 8º ano FT nº8 Data: / 11 / 2012 Assunto: Preparação para o 1º teste de avaliação Lição nº e Escola Secundária de Lousada Matemática do 8º ano FT nº8 Data: / 11 / 01 Assunto: Preparação para o 1º teste de avaliação Lição nº e Apresentação dos Conteúdos e Objetivos para o 1º Teste de Avaliação

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 5º Ano

Planificação Anual de Matemática 5º Ano Planificação Anual de Matemática 5º Ano DOMÍNI OS CONTEÚDOS METAS AULA S Números naturais Compreender as propriedades e regras das operações e usá-las no cálculo. Propriedades das operações e regras operatórias:

Leia mais

7) (F.C.CHAGAS) Determine a área da região hachurada nos casos:

7) (F.C.CHAGAS) Determine a área da região hachurada nos casos: EXERCÍCIOS - PARTE 1 1) (PUC) Se a área do retângulo é de 32 cm 2 e os triângulos formados são isósceles, então o perímetro do pentágono hachurado, em cm, é: 39 a) b) 10+7 2 c) 10 + 12 2 d) 32 e) 70 2

Leia mais

Teste de Avaliação Escrita

Teste de Avaliação Escrita Teste de Avaliação Escrita Duração: 90 minutos 19 de fevereiro de 014 Escola E.B.,3 Eng. Nuno Mergulhão Portimão Ano Letivo 013/014 Matemática 9.º B Nome: N.º Classificação: Fraco (0% 19%) Insuficiente

Leia mais

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano Geometria Perímetros e áreas Perímetro de polígonos regulares e irregulares Perímetro do círculo Equivalência de figuras planas Unidades de área Área do triângulo Área do círculo Síntese Perímetro O perímetro

Leia mais

Instruções Gerais sobre a Prova

Instruções Gerais sobre a Prova PA-M 3 Instruções Gerais sobre a Prova A prova deve ser realizada a tinta azul ou preta, com excepção dos desenhos, que devem ser feitos a lápis. Podes ainda usar borracha, apara-lápis, régua graduada

Leia mais

8º Ano Planificação Matemática 14/15

8º Ano Planificação Matemática 14/15 8º Ano Planificação Matemática 14/15 Escola Básica Integrada de Fragoso 8º Ano Domínio Subdomínio Conteúdos Objetivos gerais / Metas Números e Operações Geometria e medida Dízimas finitas e infinitas periódicas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA ESCOLA BÁSICA PROF. JOÃO FERNANDES PRATAS ESCOLA BÁSICA DE PORTO ALTO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA ESCOLA BÁSICA PROF. JOÃO FERNANDES PRATAS ESCOLA BÁSICA DE PORTO ALTO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA ESCOLA BÁSICA PROF. JOÃO FERNANDES PRATAS ESCOLA BÁSICA DE PORTO ALTO Prova Extraordinária de Avaliação (Matemática) 3º Ciclo - 8.º Ano de Escolaridade Despacho

Leia mais

( ) 1. Escreve na forma de numeral misto. 2. Resolve as seguintes equações: 3. O retângulo [ ABCD ] foi dividido em nove

( ) 1. Escreve na forma de numeral misto. 2. Resolve as seguintes equações: 3. O retângulo [ ABCD ] foi dividido em nove Escola Secundária de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano - nº Data: / 04 / 0 Assunto: Preparação para o teste nº Lições nº, 7. Escreve na forma de numeral misto.. Resolve as seguintes equações:

Leia mais

Percursos temáticos de aprendizagem

Percursos temáticos de aprendizagem Novo Programa de Matemática - 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Percursos temáticos de aprendizagem Os percursos temáticos de aprendizagem que se apresentam constituem possíveis sequências para o desenvolvimento do

Leia mais

Escola Secundária de Lousada. Matemática do 8º ano FT nº Data: / / 2012 Assunto: Preparação para o teste de avaliação Lição nº e

Escola Secundária de Lousada. Matemática do 8º ano FT nº Data: / / 2012 Assunto: Preparação para o teste de avaliação Lição nº e Escola Secundária de Lousada Matemática do º ano FT nº Data: / / Assunto: Preparação para o teste de avaliação Lição nº e Apresentação dos Conteúdos e Objectivos para o º Teste de Avaliação de Matemática

Leia mais

Ficha de Preparação para o teste

Ficha de Preparação para o teste Escola Secundária com º CEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 7º ano Turma B - nº Data / 01/ 009 e / 01 / 009 Assunto: Objectivos para o teste de de Fevereiro/ Ficha de preparação para o teste

Leia mais

1 PONTOS NOTÁVEIS. 1.1 Baricentro. 1.3 Circuncentro. 1.2 Incentro. Matemática 2 Pedro Paulo

1 PONTOS NOTÁVEIS. 1.1 Baricentro. 1.3 Circuncentro. 1.2 Incentro. Matemática 2 Pedro Paulo Matemática 2 Pedro Paulo GEOMETRIA PLANA VIII 1 PONTOS NOTÁVEIS 1.1 Baricentro O baricentro é o encontro das medianas de um triângulo. Na figura abaixo, é o ponto médio do lado, é o ponto médio do lado

Leia mais

Percursos temáticos de aprendizagem

Percursos temáticos de aprendizagem Novo Programa de Matemática - 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Percursos temáticos de aprendizagem Os percursos temáticos de aprendizagem que se apresentam constituem possíveis sequências para o desenvolvimento do

Leia mais

Ficha de Preparação para o teste

Ficha de Preparação para o teste Escola Secundária com º CEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 7º ano - Nº16 Assunto: Objectivos para o teste de de Fevereiro/ Ficha de preparação para o teste Lições nº e Data / 0/ 010 Conteúdos

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2014

Canguru Matemático sem Fronteiras 2014 http://www.mat.uc.pt/canguru/ Destinatários: alunos do 12. ano de escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h 30min Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões

Leia mais

UNICAMP - 2005. 2ª Fase MATEMÁTICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR

UNICAMP - 2005. 2ª Fase MATEMÁTICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR UNICAMP - 2005 2ª Fase MATEMÁTICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR Matemática Questão 01 São conhecidos os valores calóricos dos seguintes alimentos: uma fatia de pão integral, 55 kcal; um litro de leite,

Leia mais

PROVA DE AVALIAÇÃO SUMATIVA EXTERNA

PROVA DE AVALIAÇÃO SUMATIVA EXTERNA CÓDIGO DE ENVELOPE: CÓDIGO DE PROVA: PROVA DE AVALIAÇÃO SUMATIVA EXTERNA 3.º Ciclo do Ensino Básico Matemática DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO NOME: DATA DE NASCIMENTO: / / (DIA/MÊS/ANO) ESCOLA: A PREENCHER

Leia mais

, 10 4. pertence ao conjunto dado? Justifica a resposta e apresenta todos os cálculos que efetuares.

, 10 4. pertence ao conjunto dado? Justifica a resposta e apresenta todos os cálculos que efetuares. Teste de Avaliação Escrita Duração: 90 minutos 9 de maio de 0 Escola E.B., Eng. Nuno Mergulhão Portimão Ano Letivo 0/0 Matemática 9.º B Nome: N.º Classificação: Fraco (0% 9%) Insuficiente (0% 9%) Suficiente

Leia mais

SUMÁRIO. 1. REVISÃO DE GINÁSIO Critérios de divisibilidade. 2. CONJUNTOS Introdução. Operações de conjuntos. Conjuntos numéricos

SUMÁRIO. 1. REVISÃO DE GINÁSIO Critérios de divisibilidade. 2. CONJUNTOS Introdução. Operações de conjuntos. Conjuntos numéricos SUMÁRIO 1. REVISÃO DE GINÁSIO Critérios de divisibilidade Reconhecimento de número primo Decomposição em fatores primos Aplicação Potência Expressão numérica 2. CONJUNTOS Introdução Representação de um

Leia mais

Professor Alexandre Assis. Lista de exercícios - Geometria Analítica. 6. Duas pessoas A e B decidem se encontrar em

Professor Alexandre Assis. Lista de exercícios - Geometria Analítica. 6. Duas pessoas A e B decidem se encontrar em 6. Duas pessoas A e B decidem se encontrar em 1. Sendo (x + 2, 2y - 4) = (8x, 3y - 10), determine o valor de x e de y. um determinado local, no período de tempo entre 0h e 1h. Para cada par ordenado (x³,

Leia mais

Escola Secundária de Lousada. Matemática do 9º ano FT 14 Data: / / 2013 Assunto: Ficha de Preparação para o 3º Teste

Escola Secundária de Lousada. Matemática do 9º ano FT 14 Data: / / 2013 Assunto: Ficha de Preparação para o 3º Teste Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 14 Data: / / 013 Assunto: Ficha de Preparação para o 3º Teste Apresentação dos Conteúdos e Objetivos para o 3º Teste de Avaliação de Matemática Data

Leia mais

Matemática A. Novembro de 2009

Matemática A. Novembro de 2009 Matemática A Novembro de 2009 Matemática A Itens 10.º Ano de Escolaridade No Teste intermédio, que se irá realizar no dia 29 de Janeiro de 2010, os itens de grau de dificuldade mais elevado poderão ser

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA B DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 735) 2ª FASE 21 DE JULHO 2015 GRUPO I

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA B DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 735) 2ª FASE 21 DE JULHO 2015 GRUPO I Associação de Professores de Matemática Contactos: Rua Dr. João Couto, n.º 7-A 1500-36 Lisboa Tel.: +351 1 716 36 90 / 1 711 03 77 Fax: +351 1 716 64 4 http://www.apm.pt email: geral@apm.pt PROPOSTA DE

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 5.º ANO DE MATEMÁTICA 5.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de conhecer e aplicar propriedades dos divisores e efetuar operações com números racionais

Leia mais

Capítulo 6. Geometria Plana

Capítulo 6. Geometria Plana Capítulo 6 Geometria Plana 9. (UEM - 2013 - Dezembro) Com base nos conhecimentos de geometria plana,assinale o que for correto. 01) O maior ângulo interno de um triângulo qualquer nunca possui medida inferior

Leia mais

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 24 CIRCUNFERÊNCIA

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 24 CIRCUNFERÊNCIA MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 24 CIRCUNFERÊNCIA r (a, b) P R C P R C P R C Como pode cair no enem (UFRRJ) Em um circo, no qual o picadeiro tem no plano cartesiano a forma de um círculo de equação igual a

Leia mais

Material necessário: material de escrita (esferográfica de cor azul ou preto). Não é permitido o uso de tinta correctora.

Material necessário: material de escrita (esferográfica de cor azul ou preto). Não é permitido o uso de tinta correctora. Escola Secundária de Lousada Ficha de Trabalho nº7 Data / / 0 Assunto: Preparação para o teste Lições nº,, e Data da Realização : / 0 / 0 Duração: 90 minutos Conteúdos Números inteiros: - Números primos

Leia mais

Projeto Rumo ao ITA Exercícios estilo IME

Projeto Rumo ao ITA Exercícios estilo IME PROGRAMA IME ESPECIAL 1991 GEOMETRIA ESPACIAL PROF PAULO ROBERTO 01 (IME-64) Um cone circular reto, de raio da base igual a R e altura h, está circunscrito a 1 1 uma esfera de raio r Provar que = rh r

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO MATEMÁTICA II GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA (Ponto, reta e circunferência)

EXERCÍCIOS DE REVISÃO MATEMÁTICA II GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA (Ponto, reta e circunferência) EXERCÍCIOS DE REVISÃO MATEMÁTICA II GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA (Ponto, reta e circunferência) ************************************************************************************* 1) (U.F.PA) Se a distância

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial I Funções Racionais e com Radicais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial I Funções Racionais e com Radicais Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial I Funções Racionais e com Radicais Taxa de Variação e Derivada TPC nº 6 (entregar no dia 14 01

Leia mais

II - Teorema da bissetriz

II - Teorema da bissetriz I - Teorema linear de Tales Se três ou mais paralelas são cortadas por duas transversais, então os segmentos determinados numa transversal têm medidas que são diretamente proporcionais às dos segmentos

Leia mais

PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO 2011 A PREENCHER PELO ALUNO

PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO 2011 A PREENCHER PELO ALUNO PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO 2011 A PREENCHER PELO ALUNO Rubrica do Professor Aplicador Nome A PREENCHER PELO AGRUPAMENTO Número convencional do Aluno Número convencional do Aluno A PREENCHER PELA

Leia mais

Prova Final de Matemática

Prova Final de Matemática Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 19/2012, de 5 de julho Prova 62/1.ª Fase Critérios de Classificação 10 Páginas 2015 Prova 62/1.ª F. CC Página 1/ 10 CRITÉRIOS GERAIS

Leia mais

Preparação para o teste intermédio de Matemática 8º ano

Preparação para o teste intermédio de Matemática 8º ano Preparação para o teste intermédio de Matemática 8º ano Conteúdos do 7º ano Conteúdos do 8º ano 1 Conjuntos numéricos 6 9-1 -4 IN 1 4 IN - Conjunto dos números Naturais IN = {1;;3;4;5;6 } Z - Conjunto

Leia mais

Matriz de Referência de Matemática da 3ª série do Ensino Médio Comentários sobre os Temas e seus Descritores Exemplos de Itens

Matriz de Referência de Matemática da 3ª série do Ensino Médio Comentários sobre os Temas e seus Descritores Exemplos de Itens Matriz de Referência de Matemática da ª série do Ensino Médio Comentários sobre os Temas e seus Descritores Exemplos de Itens TEMA I ESPAÇO E FORMA Os conceitos geométricos constituem parte importante

Leia mais

NOTAÇÕES. : distância do ponto P à reta r : segmento de extremidades nos pontos A e B

NOTAÇÕES. : distância do ponto P à reta r : segmento de extremidades nos pontos A e B R C i z Rez) Imz) det A tr A : conjunto dos números reais : conjunto dos números complexos : unidade imaginária: i = 1 : módulo do número z C : parte real do número z C : parte imaginária do número z C

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIO COMPLEMENTARE ÁREA DE FIGURA PLANA PROF.: GILON DUARTE Questão 01 Uma sala retangular tem comprimento x e largura y, em metros. abendo que (x + y) (x y) =, é CORRETO afirmar que a área dessa

Leia mais

Representação de sólidos

Representação de sólidos 110 Representação de sólidos Pirâmides e prismas regulares com base(s) contida(s) em planos verticais ou de topo Desenhe as projecções de uma pirâmide quadrangular regular, situada no 1. diedro e com a

Leia mais

Novo Espaço Matemática A 11.º ano Proposta de Teste Intermédio [Novembro 2015]

Novo Espaço Matemática A 11.º ano Proposta de Teste Intermédio [Novembro 2015] Proposta de Teste Intermédio [Novembro 05] Nome: Ano / Turma: N.º: Data: - - Não é permitido o uso de corretor. Deves riscar aquilo que pretendes que não seja classificado. Para cada resposta, identifica

Leia mais

Exercícios de Revisão Áreas de figuras Planas 3 o Ano Ensino Médio - Manhã

Exercícios de Revisão Áreas de figuras Planas 3 o Ano Ensino Médio - Manhã Exercícios de Revisão Áreas de figuras Planas 3 o Ano Ensino Médio - Manhã ======================================================== 1) Num retângulo, a base tem cm a mais do que o dobro da altura e a diagonal

Leia mais

1.2. Recorrendo a um diagrama em árvore, por exemplo, temos: 1.ª tenda 2.ª tenda P E E

1.2. Recorrendo a um diagrama em árvore, por exemplo, temos: 1.ª tenda 2.ª tenda P E E Prova de Matemática do 3º ciclo do Ensino Básico Prova 927 1ª Chamada 1. 1.1. De acordo com enunciado, 50% são portugueses (P) e 50% são espanhóis (E) e italianos (I). Como os Espanhóis existem em maior

Leia mais

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação. Avaliação diagnóstica. Observação e registo das atitudes dos alunos

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação. Avaliação diagnóstica. Observação e registo das atitudes dos alunos Escola E.B. 2.3 Pedro Santarém Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividas Recursos Avaliação Preparar e organizar o trabalho a realizar com os alunos Distinguir número inteiro número fraccionário. Reconhecer

Leia mais

Preço de uma lapiseira Quantidade Preço de uma agenda Quantidade R$ 10,00 100 R$ 24,00 200 R$ 15,00 80 R$ 13,50 270 R$ 20,00 60 R$ 30,00 160

Preço de uma lapiseira Quantidade Preço de uma agenda Quantidade R$ 10,00 100 R$ 24,00 200 R$ 15,00 80 R$ 13,50 270 R$ 20,00 60 R$ 30,00 160 Todos os dados necessários para resolver as dez questões, você encontra neste texto. Um funcionário do setor de planejamento de uma distribuidora de materiais escolares verifica que as lojas dos seus três

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 7º ano - nº 2 Data / 10 / 2008. Nome nº

Escola Secundária com 3º ciclo de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 7º ano - nº 2 Data / 10 / 2008. Nome nº Escola Secundária com º ciclo de Lousada PM Ficha de Trabalho de Matemática do 7º ano - nº Data / 0 / 008 Actividade: Preparação para o º teste de avaliação Lições nº e Nome nº. Os números na caracterização

Leia mais

Assunto: Estudo do ponto

Assunto: Estudo do ponto Assunto: Estudo do ponto 1) Sabendo que P(m+1;-3m-4) pertence ao 3º quadrante, determine os possíveis valores de m. resp: -4/3

Leia mais

REVISITANDO A GEOMETRIA PLANA

REVISITANDO A GEOMETRIA PLANA REVISITANDO A GEOMETRIA PLANA Polígonos são figuras planas fechadas com lados retos. Todo polígono possui os seguintes elementos: ângulos, vértices, diagonais e lados. De acordo com o número de lados a

Leia mais

1º Ano do Ensino Médio

1º Ano do Ensino Médio MINISTÉRIO DA DEFESA Manaus AM 18 de outubro de 009. EXÉRCITO BRASILEIRO CONCURSO DE ADMISSÃO 009/010 D E C E x - D E P A COLÉGIO MILITAR DE MANAUS MATEMÁTICA 1º Ano do Ensino Médio INSTRUÇÕES (CANDIDATO

Leia mais