DIREITO CIVIL. Prof. Cristiano Chaves de Farias Promotor de Justiça do Estado da Bahia Professor de Direito Civil do CERS (

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO CIVIL. Prof. Cristiano Chaves de Farias Promotor de Justiça do Estado da Bahia Professor de Direito Civil do CERS (www.cers.com."

Transcrição

1 DIREITO CIVIL

2 ESTÁCIO-CERS DIREITO CIVIL Prof. Cristiano Chaves de Farias Promotor de Justiça do Estado da Bahia Professor de Direito Civil do CERS ( Facebook: cristianochavesfarias

3 ESTÁCIO-CERS NOVA TEORIA DOS ATOS ILÍCITOS

4 1. A nova modelagem do ato ilícito no Código Civil O conceito clássico de ato ilícito e as suas potenciais consequências jurídicas. A antijuridicidade jurídica. Elementos do ato ilícito: conduta, culpa, violação da norma jurídica e dano. Art. 186, CC: Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito Os efeitos da ilicitude: indenizante, caducificante, invalidante, autorizante etc.

5 1.3. Desconstruindo a correlação entre ato ilícito e responsabilidade civil: A autonomia da responsabilidade civil em relação à ilicitude civil. Os casos de responsabilidade objetiva e a hipótese de excludente de ilicitude civil por estado denecessidade. Art. 929, CC: Se a pessoa lesada, ou o dono da coisa, no caso do inciso II do art. 188, não forem culpados do perigo, assistir-lhes-á direito à indenização do prejuízo que sofreram. Art. 930, CC: No caso do inciso II do art. 188, se o perigo ocorrer por culpa de terceiro, contra este terá o autor do dano ação regressiva para haver a importância que tiver ressarcido ao lesado. Parágrafo único. A mesma ação competirá contra aquele em defesa de quem se causou o dano (art. 188, inciso I).

6 1.4. Excludentes deatos ilícitos. Excludente deantijuridicidade civil e penal. A questão doestado de necessidade e manutenção da responsabilidade civil (STJ, REsp /MG). A não exclusão de responsabilidade civil pela legítima defesa putativa (STJ, REsp /RJ). Art. 188, CC: Não constituem atos ilícitos: I - os praticados em legítima defesa ou no exercício regular de um direito reconhecido; II - a deterioração ou destruição da coisa alheia, ou a lesão a pessoa, a fim deremover perigo iminente. Parágrafo único. No caso do inciso II, o ato será legítimo somente quando as circunstâncias o tornarem absolutamente necessário, não excedendo os limites do indispensável para a remoção do perigo.

7 2. O novo conceito de ato ilícito: o abuso do direito. O ilícito comportamental. O ilícito funcional e a sua gênese aberta (multifuncional). Elementos: exercício de um direito; violação da boa-fé objetiva, da função social e dos bons costumes. Abuso do direito por comissão oupor omissão. Exemplificação (aplicação a qualquer ramo do Direito). Discussão preliminar: Jürgen Habermas (Direito e democracia: entre facticidade e validade, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997, vols. I e II) versus Robert Aléxy (Teoria de los derechos fundamentales, Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1989): a quem compete promover a interpretação das garantias constitucionais fundamentais?

8 Art. 187, CC: Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes. Jornada 37: A responsabilidade civil decorrente do abuso do direito independe de culpa e fundamenta-se somente no critério objetivofinalístico. A tríplice função da boa-fé objetiva. Caráter multifucional e dinâmico. A obrigação como uma relação jurídica complexa (obrigação como um processo COUTO E SILVA, Clóvis, A obrigação como um processo). Tripla função: fonte de deveres implícitos (condutas anexas: deveres de informação, proteção e cooperação); causa limitadora do exercício de direitos subjetivos; e regra de interpretação das declarações de vontade.

9 Boa-fé objetiva não é fonte de correção de posições de hipossuficiência. A concepção atual de relação jurídica, em virtude da incidência do princípio da boa-fé, é a de uma ordem de cooperação, em que aluem as posições tradicionais do devedor e do credor (COUTO E SILVA, Clóvis. A obrigação como processo, São Paulo: José Butschasky, 1976, p.120) Não se quer com isso negar que a relação jurídica obrigacional está destinada à satisfação do interesse do credor, mas enfatizar a necessidade de que este também deve cooperar na consecução deste fim (PERLINGIERI, Pietro. Perfis do Direito Civil, Rio de Janeiro: Renovar, 1999, p.212)

10 Justamente por não exigir a proteção aos interesses íntimos e privados da contraparte, mas somente a colaboração para aqueles interesses objetivamente extraídos da própria realização do negócio, a boa-fé objetiva não importa em sacrifício de posições contratuais de vantagem (TEPEDINO, Gustavo; SCHREIBER, Anderson, A boa-fé objetiva no Código de Defesa do Consumidor e no novo Código Civil, In TEPEDINO, Gustavo coord., Obrigações: estudos na perspectiva civil-constitucional, Rio de Janeiro: Renovar, 2005, p.40) A aplicação da boa-fé objetiva nos negócios jurídicos civis, consumeristas e empresariais. Distinções? A boa-fé objetiva não pode ser aplicada da mesma forma às relações de consumo e às relações mercantis ou societárias, pela simples razão de que os standards de comportamento são distintos. (TEPEDINO, Gustavo; SCHREIBER, Anderson, A boa-fé objetiva no Código de Defesa do Consumidor e no novo Código Civil, In TEPEDINO, Gustavo coord., Obrigações: estudos na perspectiva civil-constitucional, Rio de Janeiro: Renovar, 2005, p.40)

11 3. Figuras parcelares do abuso do direito venire contra factum proprium (proibição de comportamento contraditório). Teoria dos atos próprios. Precedentes no STF: RE /RS (caso do regime de bens); MS AgR/DF (caso do agravo regimental contra decisão homologatória de desistência de MS). Precedentes no STJ: REsp /PE (duplicata endossada apesar de nula); REsp /SP). A discussão sobre a penhorabilidade do bem de família oferecido, voluntariamente, à penhora. Nova posição STJ, REsp /SP. Aplicação no âmbito do Direito Administrativo (a supremacia do interesse público não admite comportamento contraditório: STJ, REsp /CE).

12 b) Supressio (Verwirkung) / Surrectio (Erwirkung). Precedentes no STJ (caso dos condomínios edilícios): REsp /RJ; REsp /SP). Art. 330, CC: O pagamento reiteradamente feito em outro local faz presumir renúncia do credor relativamente ao previsto no contrato. c) tu quoque ou estoppel. A incidência na exceptio non adimplenti contractus (exceção do contrato não cumprido). Art. 588, CC: O mútuo feito a pessoa menor, sem prévia autorização daquele sob cuja guarda estiver, não pode ser reavido nem do mutuário, nem de seus fiadores.

13 Art. 589, CC: Cessa a disposição do artigo antecedente: I - se a pessoa, de cuja autorização necessitava o mutuário para contrair o empréstimo, o ratificar posteriormente; II - se o menor, estando ausente essa pessoa, se viu obrigado a contrair o empréstimo para os seus alimentos habituais; III - se o menor tiver bens ganhos com o seu trabalho. Mas, em tal caso, a execução do credor não lhes poderá ultrapassar as forças; IV - se o empréstimo reverteu em benefício do menor; V - se o menor obteve o empréstimo maliciosamente. d) duty to mitigate the loss (Enunciado 169, Jornada de Direito Civil; ex: superendividamento; tutela específica sob forma de astreintes e a redução de ofício da multa fixada (astreintes); e a Súmula 309, STJ). A questão das astreintes e a redução de ofício pelo magistrado. Posicionamento do STJ, REsp /RJ.

14 STJ 309: O débito alimentar que autoriza a prisão civil do alimentante é o que compreende as três prestações anteriores ao ajuizamento da execução e as que se vencerem no curso do processo. e) substancial performance (CC 395; STJ, REsp /MG.; STJ, REsp /SP). Art. 475, CC: A parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resolução do contrato, se não preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenização por perdas e danos.

15 Ao sustentar a manutenção do contrato, essa doutrina (adimplemento substancial) está defendendo a aplicação da justiça, da eqüidade e da solidariedade, e respeitando a função social das relações obrigacionais, valores que são previstos em sede constituconal. A resolução de um contrato, em casos nos quais uma das partes executa sua prestação praticamente de forma completa, atendendo à essência do interesse da outra, não gera qualquer proveito social. Não pode, portanto, o ordenamento autorizar a dissolução dovínculo. (ALEIXO, Celso Quintela. Pagamento. In TEPEDINO, Gustavo coord., Obrigações: estudos na perspectiva civil-constitucional, Rio de Janeiro: Renovar, 2005, p.282)

16 f) violação positiva de contrato (ex: caso das TV s de plasma vendidas para a Copa do Mundo, o médico que utiliza técnica dolorosa para tratamento terapêutico; a colocação de out-door s em pontos de difícil visualização). Precedente: STJ, REsp /SC. A natureza da responsabilidade civil decorrente de violação positiva de contrato. O alargamento do conceito de inadimplemento obrigacional. Origens germânicas (o caso do Armazém de linóleo). STJ, REsp /SP. Adimplir significará atender a todos os interesses envolvidos na obrigação, abarcando tanto os deveres ligados à prestação propriamente dita, como àqueles relacionados à proteção dos contratantes em todo o desenvolvimento do processo obrigacional. (FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil: Obrigações, São Paulo: Atlas, 2015, p.377, vol. 2)

17 Enunciado 24, Conselho de Justiça Federal: em virtude do princípio da boa-fé, positivado no art. 422 do Código Civil, a violação dos deveres anexos constitui espécie de inadimplemento, independentemente deculpa

ESTÁCIO-CERS PROF. ANTÔNIO LAGO JÚNIOR

ESTÁCIO-CERS PROF. ANTÔNIO LAGO JÚNIOR DIREITO CIVIL ESTÁCIO-CERS PROF. ANTÔNIO LAGO JÚNIOR SUMÁRIO A ÉTICA NAS RELAÇÕES OBRIGACIONAIS. EFEITOS CONCRETOS DA BOA-FÉ. A BOA-FÉ OBJETIVA. NOÇÕES PRELIMINARES. Boa-fé objetiva e boa-fé subjetiva.

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 10ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23. As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 10ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23. As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 10ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

Sumário. Parte I TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

Sumário. Parte I TEORIA GERAL DOS CONTRATOS Sumário Parte I TEORIA GERAL DOS CONTRATOS Capítulo 1 O UNIVERSO DOS CONTRATOS... 19 1. A Importância dos Contratos e a sua Evolução Histórica... 19 2. Conceito e a Natureza Jurídica dos Contratos. O Diálogo

Leia mais

Direito Civil III Contratos

Direito Civil III Contratos Direito Civil III Contratos Extinção dos Contratos Prof. Andrei Brettas Grunwald 2011.1 1 INTRODUÇÃO As obrigações, direitos pessoais, têm como característica fundamental seu caráter transitório. A obrigação

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANO AMBIENTAL

RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANO AMBIENTAL RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANO AMBIENTAL O QUE É RESPONSABILIDADE? S.f. 1. Qualidade de responsável. 2. Dir. Obrigação geral de responder pelas conseqüências dos próprios atos ou pelas dos outros. (Michaelis)

Leia mais

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 13 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 NOTA DOS AUTORES À 4ª EDIÇÃO... 17. Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 13 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 NOTA DOS AUTORES À 4ª EDIÇÃO... 17. Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 13 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 NOTA DOS AUTORES À 4ª EDIÇÃO... 17 Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES... 25 1. Conceito,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Consignação em Pagamento Conti.: a) Judicial: Hipóteses de cabimento encontram-se perante o art. 335 do

Leia mais

TEMA 8: DIREITO DOS CONTRATOS: PARTE GERAL

TEMA 8: DIREITO DOS CONTRATOS: PARTE GERAL TEMA 8: DIREITO DOS CONTRATOS: PARTE GERAL EMENTÁRIO DE TEMAS: Parte Geral de Contratos: Formação dos Contratos. LEITURA OBRIGATÓRIA CHAVES, Cristiano. Contratos. Cristiano Chaves e Nelson Rosenvald. 3ª

Leia mais

AULA 04. OBRIGAÇÕES DE FAZER e OBRIGAÇÕES DE NÃO FAZER.

AULA 04. OBRIGAÇÕES DE FAZER e OBRIGAÇÕES DE NÃO FAZER. AULA 04 OBRIGAÇÕES DE FAZER e OBRIGAÇÕES DE NÃO FAZER. 1. DAS OBRIGAÇÕES DE FAZER 1.1. DEFINIÇÃO A obrigação de fazer (obligatio faciendi) abrange o serviço humano em geral, seja material ou imaterial,

Leia mais

EFEITOS DOS CONTRATOS COM RELAÇÃO A TERCEIROS

EFEITOS DOS CONTRATOS COM RELAÇÃO A TERCEIROS AULA 09 PONTO: 09 Objetivo da aula: Teoria geral dos contratos. Teoria geral dos contratos. Perfil e princípios. Formação defeito e extinção. Classificação e interpretação. Garantias legais específicas.

Leia mais

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador GEOVANI BORGES I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador GEOVANI BORGES I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2010 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, em caráter terminativo, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 512, de 2007, do Senador Paulo Paim, que acrescenta parágrafo ao art. 764 da Consolidação

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial

Planejamento Tributário Empresarial Planejamento Tributário Empresarial Aula 07 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina, oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades,

Leia mais

PROFESSOR AO VIVO. Revisão Prof. Darlan Barroso. Estudo Dirigido Execução

PROFESSOR AO VIVO. Revisão Prof. Darlan Barroso. Estudo Dirigido Execução PROFESSOR AO VIVO Revisão Prof. Darlan Barroso Estudo Dirigido Execução Ação de conhecimento ou execução? Documento é título executivo? Qual o tipo de título? Qual a obrigação? Documento é título executivo?

Leia mais

A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA

A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA 1 A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA Cristiana Costa Nogueira de Sá 1 Resumo: Este artigo apresenta uma sucinta explanação quanto à aplicação da Doutrina Disregard Doctrine no Brasil, ou seja,

Leia mais

DISCIPLINA: Introdução ao Estudo do Direito Privado II. CH total: 72h. SEMESTRE DE ESTUDO: 3º Semestre

DISCIPLINA: Introdução ao Estudo do Direito Privado II. CH total: 72h. SEMESTRE DE ESTUDO: 3º Semestre DISCIPLINA: Introdução ao Estudo do Direito Privado II CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 3º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR116 1. EMENTA: A relação jurídica. Estrutura da parte geral e importância

Leia mais

AÇÃO CIVIL EX DELICTO

AÇÃO CIVIL EX DELICTO CONCEITO é a ação ajuizada pelo ofendido na esfera cível para obter indenização pelo dano causado pelo crime. LOCAL DA PROPOSITURA: ação pode ser proposta no foro do domicílio da vítima, do local dos fatos,

Leia mais

Teoria Geral da Execução

Teoria Geral da Execução Direito Processual Civil FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 Teoria Geral da Execução 1 REALIDADE PROCESSO Certificação Efetivação REALIDADE

Leia mais

DENUNCIAÇÃO DA LIDE (Artigos 125 a 129 do Código de Processo Civil)

DENUNCIAÇÃO DA LIDE (Artigos 125 a 129 do Código de Processo Civil) DENUNCIAÇÃO DA LIDE (Artigos 125 a 129 do Código de Processo Civil) A denunciação da lide chama o denunciado que mantém vínculo de direito com o denunciante, a fim de responder a garantia do negócio jurídico,

Leia mais

Contrato e Responsabilidade dos Planos de Saúde

Contrato e Responsabilidade dos Planos de Saúde Contrato e Responsabilidade dos Planos de Saúde Diogo de Calasans Melo Andrade, Especialista em Direito Civil, Professor Universitário das matérias Obrigações, Contratos e Responsabilidade. Coordenador

Leia mais

Novély Vilanova da Silva Reis. Juiz Federal em Brasília. novely@df.trf1.gov.br

Novély Vilanova da Silva Reis. Juiz Federal em Brasília. novely@df.trf1.gov.br JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA DECORRENTES DE SENTENÇA Novély Vilanova da Silva Reis. Juiz Federal em Brasília. novely@df.trf1.gov.br JUROS Qualquer débito decorrente de decisão judicial, incidem juros ainda

Leia mais

LICENÇA POR ACIDENTE EM SERVIÇO

LICENÇA POR ACIDENTE EM SERVIÇO LICENÇA POR ACIDENTE EM SERVIÇO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES PROCEDIMENTO FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Licença concedida em decorrência de dano físico ou

Leia mais

A GARANTIA DE NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS EM TEMPOS DE CRISE. César Fiuza Maria Alice Oliveira de Freitas Mattos

A GARANTIA DE NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS EM TEMPOS DE CRISE. César Fiuza Maria Alice Oliveira de Freitas Mattos A GARANTIA DE NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS EM TEMPOS DE CRISE César Fiuza Maria Alice Oliveira de Freitas Mattos A GARANTIA DE NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS EM TEMPOS DE CRISE Crise Econômica e Soluções Jurídicas num.

Leia mais

Objetivo da aula: Negócios jurídicos.

Objetivo da aula: Negócios jurídicos. AULA 02 PONTO: 02 Objetivo da aula: Negócios jurídicos. Tópico do plano de Ensino: Negócio jurídico. Conceito, classificação e interpretação (Elemento Volitivo) Roteiro de aula NEGÓCIO JURIDICO CONCEITO

Leia mais

AULA 06: FATOS JURÍDICOS

AULA 06: FATOS JURÍDICOS AULA 06: FATOS JURÍDICOS Prof. Thiago Gomes FATOS JURÍDICOS QUESTINAMENTOS INICIAIS 1 CONCEITO Todo acontecimento, previsto em norma jurídica, que faz nascer, modificar, subsistir ou extinguir direitos.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i PLANO DE AULA i INSTITUIÇÃO DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM CURSO: DIREITO PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR PERÍODO: 6º TURNO: DIURNO/NOTURNO DATA:

Leia mais

CONTRATO DE GARANTIA. entre a REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. e o BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO. Empréstimo ao Município de Belo Horizonte

CONTRATO DE GARANTIA. entre a REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. e o BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO. Empréstimo ao Município de Belo Horizonte Empréstimo No. Resolução DE-76/13 CONTRATO DE GARANTIA entre a REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL e o BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO Empréstimo ao Município de Belo Horizonte Programa de Recuperação

Leia mais

Princípios do Código de Defesa do Consumidor

Princípios do Código de Defesa do Consumidor Princípios do Código de Defesa do Consumidor Objetivos O objetivo da aula não é rediscutir o já por demais debatido Direito do Consumidor mas sim registrar os acontecimentos ocorridos ao longo dos anos,

Leia mais

OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL. Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB.

OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL. Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB. OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL PEÇA PRÁTICO PROFISSIONAL Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB. Trata-se de uma habilitação de crédito retardatária.

Leia mais

CONTRATOS PRELIMINARES

CONTRATOS PRELIMINARES CONTRATOS PRELIMINARES Murilo Santos da SILVA 1 Resumo: Os contratos preliminares são aqueles firmados para pactuar uma vontade que ainda será objeto de um contrato definitivo. Ele permite que se adie

Leia mais

ACORDO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA FRANCESA NA ÁREA DE SUBMARINOS

ACORDO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA FRANCESA NA ÁREA DE SUBMARINOS ACORDO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA FRANCESA NA ÁREA DE SUBMARINOS O Governo da República Federativa do Brasil (doravante denominado "Parte brasileira") e

Leia mais

7 - SUJEITOS DE DIREITO

7 - SUJEITOS DE DIREITO 7 - SUJEITOS DE DIREITO Pessoa Natural é o homem possuidor de capacidade para adquirir direitos e assumir obrigações; Todo ser humano é pessoa; 02 categorias: PN e PJ Personalidade jurídica é a aptidão

Leia mais

Direito aplicado à logística

Direito aplicado à logística 6. TÍTULOS DE CRÉDITO 6.1 Caracterização Para Vivante, título de crédito é o documento necessário ao exercício de um direito literal e autônomo nele mencionado. O Código Civil de 2002 o definiu no artigo

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR U N I D A D E C U R S O Universidade Federal de Alagoas Faculdade de Direito de Alagoas Direito D I S C I P L I N A RESPONSABILIDADE CIVIL CÓDIGO DIRT 031 P E R Í O D O 6º

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 4.395, DE 2016 (Do Sr. Vinicius Carvalho)

PROJETO DE LEI N.º 4.395, DE 2016 (Do Sr. Vinicius Carvalho) *C0058543A* C0058543A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 4.395, DE 2016 (Do Sr. Vinicius Carvalho) Acrescenta o artigo 51-A à Lei nº 8.078/1990 - Código de Defesa do Consumidor - para estabelecer

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Prof.: LEONARDO BARRETO

DIREITO AMBIENTAL. Prof.: LEONARDO BARRETO DIREITO AMBIENTAL Prof.: LEONARDO BARRETO Art. 1º (VETADO) Art. 2º Quem, de qualquer forma, concorre para a prática dos crimes previstos nesta Lei, incide nas penas a estes cominadas, na medida da sua

Leia mais

Sumário NOTA À SEGUNDA EDIÇÃO... 15 NOTA PRÉVIA... 17 PREFÁCIO... 19 APRESENTAÇÃO... 21

Sumário NOTA À SEGUNDA EDIÇÃO... 15 NOTA PRÉVIA... 17 PREFÁCIO... 19 APRESENTAÇÃO... 21 Sumário NOTA À SEGUNDA EDIÇÃO... 15 NOTA PRÉVIA... 17 PREFÁCIO... 19 APRESENTAÇÃO... 21 Capítulo I... 23 1. Novos riscos, novos danos... 23 2. O Estado como responsável por danos indenizáveis... 24 3.

Leia mais

Ministério Público Eleitoral

Ministério Público Eleitoral Ministério Público Eleitoral O Ministério Público é uma instituição permanente, criada de forma direta pelo texto constitucional. Trata-se de uma instituição essencial à função jurisdicional do Estado,

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 4.330, DE 2004.

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 4.330, DE 2004. COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 4.330, DE 2004. Dispõe sobre o contrato de prestação de serviços terceirizados e as relações de trabalho dele decorrentes.

Leia mais

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro A aplicação das teorias da supressio e surrectio e a tutela ao princípio da confiança nas relações jurídicas. Alberto Moreira Côrtes Neto Rio de Janeiro

Leia mais

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Karla da Silva Barroso

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Karla da Silva Barroso Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro O prazo para a purga da mora nos contratos de alienação fiduciária de bens móveis em face dos princípios contratuais Karla da Silva Barroso Rio de Janeiro

Leia mais

A Lei 10.216/2001 e o Código Penal análise.

A Lei 10.216/2001 e o Código Penal análise. A Lei 10.216/2001 e o Código Penal análise. Luciana C. Paiotti Figueredo Juíza de Direito Responsável pelo julgamento das execuções das Medidas de Segurança e pelas visitas correicionais dos Hospitais

Leia mais

Munição Referente ao Injusto Penal e Ilicitude

Munição Referente ao Injusto Penal e Ilicitude 1 UNIPOL MUNIÇÃO REFERENTE A ILICITUDE E INJUSTO PENAL Munição Referente ao Injusto Penal e Ilicitude Vamos lá! para falarmos de ILICITUDE não podemos esquecer nosso quadro do Crime nunca! PRIMEIRO DEVEMOS

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo.

R E S O L U Ç Ã O. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 12/2015 ALTERA MATRIZ CURRICULAR E APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

PARECER Nº, DE 2016. RELATOR: Senador JOSÉ PIMENTEL I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2016. RELATOR: Senador JOSÉ PIMENTEL I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, à Proposta de Emenda à Constituição nº 18, de 2009, do Senador Paulo Paim e outros, que altera o 8º do art. 201 da Constituição Federal,

Leia mais

CONCESSÃO PARA AMPLIAÇÃO, MANUTENÇÃO E EXPLORAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO/GALEÃO

CONCESSÃO PARA AMPLIAÇÃO, MANUTENÇÃO E EXPLORAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO/GALEÃO CONCESSÃO PARA AMPLIAÇÃO, MANUTENÇÃO E EXPLORAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO ANEXO 6 DO CONTRATO DE CONCESSÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO ANTÔNIO CARLOS JOBIM MODELOS E CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA

Leia mais

Estágios da Despesa Pública

Estágios da Despesa Pública Professor Luiz Antonio de Carvalho Estágios da Despesa Pública lac.consultoria@gmail.com CONCEITO: A despesa pública consiste na realização de gastos, isto é, na aplicação de recursos financeiros de forma

Leia mais

AULA 21 FALÊNCIA. Do ponto de vista jurídico, exprime a impossibilidade do devedor de arcar com a satisfação de seus débitos.

AULA 21 FALÊNCIA. Do ponto de vista jurídico, exprime a impossibilidade do devedor de arcar com a satisfação de seus débitos. 1 AULA 21 FALÊNCIA Aspectos históricos A palavra falência vem do verbo falir (fallere lat.) que exprime a ideia de faltar com o prometido, falha, omissão. Do ponto de vista jurídico, exprime a impossibilidade

Leia mais

PORTARIA N.º 03/07 MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE MARA ROSA

PORTARIA N.º 03/07 MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE MARA ROSA PORTARIA N.º 03/07 O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS, pelo Promotor de Justiça que esta subscreve, no exercício de suas funções nesta Comarca de Mara Rosa-GO, com fulcro nas atribuições conferidas

Leia mais

INTERESSADO: MÓVEIS HOTELEIROS ASSUNTO: RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO.

INTERESSADO: MÓVEIS HOTELEIROS ASSUNTO: RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO. INTERESSADO: MÓVEIS HOTELEIROS ASSUNTO: RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO. MÓVEIS HOTELEIROS, determina que elaboremos parecer jurídico acerca da possibilidade de rescisão de

Leia mais

SUMÁRIO. Doutrina. 1. Contrato de administração... 19 Das prestações de serviços "... 19

SUMÁRIO. Doutrina. 1. Contrato de administração... 19 Das prestações de serviços ... 19 SUMÁRIO Doutrina Capítulo I Das Partes Contrat ntes na Administração de Imóveis e Bens.. 17 1. Contrato de administração............... 19 Das prestações de serviços "........ 19 2. Obrigações do proprietário...

Leia mais

Liberdade provisória sem fiança.

Liberdade provisória sem fiança. Liberdade provisória sem fiança. OBJETIVO DESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ A APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO DA LIBERDADE PROVISÓRIA SEM FIANÇA LIBERDADE PROVISÓRIA LIBERDADE PROVISÓRIA A liberdade

Leia mais

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS ANALISADOS PARA O SELO EJ?

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS ANALISADOS PARA O SELO EJ? CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS O QUE É? O contrato é um ajuste de vontades firmado por dois ou mais sujeitos, apto a criar, resguardar, modificar ou extinguir direitos. No contrato de prestação de serviços,

Leia mais

VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PRIMEIRAS IMPRESSÕES

VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PRIMEIRAS IMPRESSÕES VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PRIMEIRAS IMPRESSÕES PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL - ENDEREÇAMENTO: EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA 90ª VARA DO TRABALHO DE CAMPINAS/SP - Processo Nº 1598-73.2012.5.15.0090

Leia mais

LFG MAPS. Regime Jurídico dos Servidores 09 questões. O superior hierárquico do agente praticou crime de abuso de autoridade.

LFG MAPS. Regime Jurídico dos Servidores 09 questões. O superior hierárquico do agente praticou crime de abuso de autoridade. NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO Nível de importancia Tema QTDE de Questões Porcentagem (%) 1 Regime Jurídico dos Servidores 9 47% 2 Organização da Administração 4 21% 3 Improbidade 2 11% 4 Responsabilidade

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DIREITO INTERNACIONAL III. NOÇÕES GERAIS DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

NOÇÕES GERAIS DIREITO INTERNACIONAL III. NOÇÕES GERAIS DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS ESMEC ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL MÓDULO: DIREITOS HUMANOS PROFESSOR: PAULO HENRIQUE GONÇALVES PORTELA I. APRESENTAÇÃO 1. A disciplina

Leia mais

Toque 11 Isonomia, Capacidade Contributiva e Progressividade

Toque 11 Isonomia, Capacidade Contributiva e Progressividade Olá pessoal! Neste Toque 11 iremos abordar um tema que pode conter algumas armadilhas. Trata se dos princípios da Isonomia, Capacidade Contributiva e Progressividade. Primeiro, faremos uma breve revisão

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 3.743, DE 2008 Acrescenta parágrafo único ao art. 201 da Lei n.º 5.869, de 11 de janeiro de 1973, que institui o Código de Processo

Leia mais

Sumário. Agradecimentos... 17 Edital sistematizado (Para facilitar a pesquisa e otimizar seu estudo)... 19 Apresentação da coleção...

Sumário. Agradecimentos... 17 Edital sistematizado (Para facilitar a pesquisa e otimizar seu estudo)... 19 Apresentação da coleção... Sumário Agradecimentos... 17 Edital sistematizado (Para facilitar a pesquisa e otimizar seu estudo)... 19 Apresentação da coleção... 21 Capítulo I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL...

Leia mais

ACIDENTE DO TRABALHO E RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR. Adriana Jardim Alexandre Supioni adrianajardim@terra.com.br

ACIDENTE DO TRABALHO E RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR. Adriana Jardim Alexandre Supioni adrianajardim@terra.com.br ACIDENTE DO TRABALHO E RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR Adriana Jardim Alexandre Supioni adrianajardim@terra.com.br ACIDENTES DO TRABALHO ESTATÍSTICAS No mundo: 2,34 milhões de pessoas morrem a cada

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Prof. Eduardo Casassanta

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Prof. Eduardo Casassanta ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Prof. Eduardo Casassanta Conceito A administração pública pode ser definida objetivamente como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve para a consecução dos interesses

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira COMPENSAÇÃO

Prof. Anderson Nogueira COMPENSAÇÃO COMPENSAÇÃO Fundamentação: artigo 368 a 380 do Código Civil. Ex.: Antônio comprou um livro de Direito Penal por R$2,00, vendido por Maria. Porém, Maria tinha uma dívida com Antônio no valor de R$100,00

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro 23ª CÂMARA CÍVEL

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro 23ª CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO n º 0001609-28.2014.8.19.0000 AGRAVANTE: UNIMED SEGUROS SAÚDE S/A AGRAVADO: THIAGO ROSA ASSIS DE OLIVEIRA RELATOR: DES. MARCELO CASTRO ANÁTOCLES DA SILVA FERREIRA AGRAVO DE INSTRUMENTO

Leia mais

CIRCULAR GEPE N.º 007/2005. Gerências Regionais de Recursos Humanos, Unidades de Controle de Pessoal das demais Secretarias, gerências da GEPE.

CIRCULAR GEPE N.º 007/2005. Gerências Regionais de Recursos Humanos, Unidades de Controle de Pessoal das demais Secretarias, gerências da GEPE. CIRCULAR GEPE N.º 007/2005 De: Para: Gerências Regionais de Recursos Humanos, Unidades de Controle de Pessoal das demais Secretarias, gerências da GEPE. ASSUNTOS 1. PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO

Leia mais

ASSUNTO: CAUSAS DIRIMENTES, JUSTIFICATIVAS E EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE

ASSUNTO: CAUSAS DIRIMENTES, JUSTIFICATIVAS E EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE ASSUNTO: CAUSAS DIRIMENTES, JUSTIFICATIVAS E EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE OBJETIVO: PERMITIR AO CADETE IDENTIFICAR E ANALISAR AS CAUSAS DIRIMENTES, JUSTIFICATIVAS E A EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE. SUMÁRIO: 1 -

Leia mais

SEGUNDA TURMA RECURSAL JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ

SEGUNDA TURMA RECURSAL JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ Processo nº 2007.70.50.003369-6 Relatora: Juíza Federal Andréia Castro Dias Recorrente: UNIÃO FEDERAL Recorrido (a): VANISA GOLANOWSKI VOTO Dispensado o relatório, nos termos dos artigos 38 e 46 da Lei

Leia mais

EXEX AME AME DDE E OORDEMRDEM DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL ISBN

EXEX AME AME DDE E OORDEMRDEM DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL ISBN DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL 2.ª Edição 2008 IESDE Brasil S.A. É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo, sem autorização por escrito dos autores e do detentor dos direitos autorais.

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2016

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2016 FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2016 Disciplina: Direito Civil II Departamento I Direito Privado Carga Horária Anual: 105 h/a Tipo: Anual 2º ano Docente Responsável: Prof. William Bedone Objetivos:

Leia mais

Direito Civil Direito dos Contratos

Direito Civil Direito dos Contratos Direito Civil Direito dos Contratos Aula 01 Conceito de contrato e Princípios contratuais Prof. Aurélio Bouret @ Bouret @professor_aureliobouret Aurélio Bouret Aurélio Bouret www.masterjuris.com.br Prof.

Leia mais

PARECER N, DE 2012. RELATORA: Senadora VANESSA GRAZZIOTIN. A proposta está estruturada em três artigos.

PARECER N, DE 2012. RELATORA: Senadora VANESSA GRAZZIOTIN. A proposta está estruturada em três artigos. PARECER N, DE 2012 Da COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado n 460, de 2011, do Senador Ciro Nogueira, que altera

Leia mais

Direito Internacional OAB - 2012

Direito Internacional OAB - 2012 Direito Internacional OAB - 2012 Professor Leopoldo Canal E-mail: professor.leopoldocanal@hotmail.com Bibliografia 1) Diego Araújo Campos e, Fabiano Távora. Sinopses Jurídicas nº 33: Direito Internacional

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 1.211-C DE 2011. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 1.211-C DE 2011. O CONGRESSO NACIONAL decreta: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 1.211-C DE 2011 Dispõe sobre o exercício da profissão de detetive particular. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta

Leia mais

Rio de Janeiro, janeiro de 2008.

Rio de Janeiro, janeiro de 2008. Rio de Janeiro, janeiro de 2008. Ementa: Direito civil. Limites da responsabilidade de espólio e herdeiros por dívida bancária contraída por empresa em que sócio falecido participava como sócio majoritário.

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO...21

SUMÁRIO INTRODUÇÃO...21 INTRODUÇÃO...21 CAPÍTULO I PROCESSO COOPERATIVO: O PARADIGMA PROCESSUAL A PARTIR DA CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO PROCESSUAL CIVIL...25 1.1. A constitucionalização do direito... 25 1.2. Um novo modelo

Leia mais

Plano de exposição. I. As vantagens da arbitragem. A arbitragem no setor portuário

Plano de exposição. I. As vantagens da arbitragem. A arbitragem no setor portuário ARBITRAGEM NO SETOR DE INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA Rafael Wallbach Schwind Plano de exposição I. As vantagens da arbitragem II. A arbitragem no setor portuário III. A arbitragem portuária no Decreto nº 8.465

Leia mais

Código Penal, com as alterações vigentes - artigos: 299, 312 a 327, 356 a 357, 359

Código Penal, com as alterações vigentes - artigos: 299, 312 a 327, 356 a 357, 359 Falsidade ideológica Código Penal, com as alterações vigentes - artigos: 299, 312 a 327, 356 a 357, 359 Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 11 capítulo I função e carreira do procurador do estado... 15 1. Introdução e breve reconstrução histórica das Procuradorias Estaduais no Brasil...15 2. Fundamento constitucional

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Noções eprincípios do Direito Contratual. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Noções eprincípios do Direito Contratual. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emgeral Noções eprincípios do Direito Contratual Prof. Vinicius Marques Conceito clássico: é o negócio jurídico bilateral que visa à criação, modificação ou extinção de direitos

Leia mais

Direito Civil. Atos Jurídicos. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Atos Jurídicos. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Atos Jurídicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES AÇÕES Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br MSN: armindocastro1@hotmail.com Homepage: www.armindo.com.br Cel: 8405-7311 AÇÃO CAMBIÁRIA CONCEITO Ação de execução de títulos de crédito.

Leia mais

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA CÍVEIS FALIMENTARES, DE LIQUIDAÇÕES EXTRAJUDICIAIS, DAS FUNDAÇÕES E DO TERCEIRO SETOR

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA CÍVEIS FALIMENTARES, DE LIQUIDAÇÕES EXTRAJUDICIAIS, DAS FUNDAÇÕES E DO TERCEIRO SETOR CONSULTA N 17 CAOP Fund OBJETO: Fundação Destinação Patrimônio Remanescente Ausência de Valor Econômico e Interesse Social. INTERESSADA: 20ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE LONDRINA CONSULTA N. 17/2013:

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Estabelecimentos empresarial, Registro de Empresa e Títulos de Crédito

DIREITO EMPRESARIAL. Estabelecimentos empresarial, Registro de Empresa e Títulos de Crédito Estabelecimentos empresarial, Registro de Empresa e Títulos de Crédito 1. A respeito do registro público de empresas, assinale a opção correta. a) As juntas comerciais estão subordinadas, relativamente

Leia mais

ENUNCIADOS SOBRE O CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL/2015

ENUNCIADOS SOBRE O CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL/2015 ENUNCIADOS SOBRE O CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL/2015 O Coordenador-Geral, Desembargador Caetano Levi Lopes, o Vice- Coordenador, Desembargador José Marcos Rodrigues Vieira, e o Coordenador-Pedagógico, Juiz

Leia mais

IUS RESUMOS. Introdução ao Direito Empresarial. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Introdução ao Direito Empresarial. Organizado por: Samille Lima Alves Introdução ao Direito Empresarial Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO AO DIREITO EMPRESARIAL... 3 1. Evolução do direito comercial no mundo... 3 1.1 Das fases do direito comercial...

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR TUTELAS DO CDC DIREITO DO CONSUMIDOR CONCEITOS E PRINCÍPIOS CIVIL (ART. 8º AO 54) ADMINISTRATIVA (ART. 55 AO 60) CRIMINAL (ART. 61 AO 80) JURISDICIONAL (ART. 81 AO 104) LEI 8.078/90 PROFº SARMENTO FUNDAMENTOS

Leia mais

FAN - Faculdade Nobre. Modalidades de Obrigações

FAN - Faculdade Nobre. Modalidades de Obrigações FAN - Faculdade Nobre Modalidades de Obrigações b) Obrigação de Fazer (arts.247 a 249,CC.) -Conceito: Ex: Obrigação de fazer é aquela em que o devedor compromete-se a prestar um fato em favor do credor,

Leia mais

Despesas. Generalidades sobre BDI Benefícios e Despesas Indiretas

Despesas. Generalidades sobre BDI Benefícios e Despesas Indiretas 4ª Aula Desenvolvimento do Tema: Despesas. Generalidades sobre BDI Benefícios e Despesas Indiretas Os participantes poderão apresentar entendimentos e experiências com base em suas atividades cabendo ao

Leia mais

Direitos do consumidor

Direitos do consumidor Direitos do consumidor A relação jurídica de consumo é aquela que pode ser caracterizada como consumo e quando se identifica num pólo o consumidor e noutro o fornecedor. Princípios do consumidor A)Princípio

Leia mais

Direito das Obrigações (7.ª Aula)

Direito das Obrigações (7.ª Aula) Direito das Obrigações (7.ª Aula) 1) Classificação das Obrigações IV: Obrigações Divisíveis e Indivisíveis Ao lado das obrigações de dar, fazer, não fazer e alternativas o Código Civil também regulamenta

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA 2011

PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA 2011 ESCREVA AQUI SEU NÚMERO DE INSCRIÇÃO: INSTRUÇÕES 1. Só abra o caderno de prova quando autorizado. Ao fazê-lo, verifique se a seqüência de páginas está correta. Se encontrar alguma falha, chame um fiscal

Leia mais

A responsabilidade do preposto no exercício de sua função. Solange Dias Neves Advogada OAB/RS 34.649

A responsabilidade do preposto no exercício de sua função. Solange Dias Neves Advogada OAB/RS 34.649 A responsabilidade do preposto no exercício de sua função. Solange Dias Neves Advogada OAB/RS 34.649 A proposta de trabalho: Levar para a empresa o aperfeiçoamento dos empregados que exercem cargos de

Leia mais

DOMICÍLIO = "É o local no qual a pessoa estabelece a sua residência com ânimo definitivo" RESIDÊNCIA = "Local no qual a pessoa habita.

DOMICÍLIO = É o local no qual a pessoa estabelece a sua residência com ânimo definitivo RESIDÊNCIA = Local no qual a pessoa habita. UNIDADE 6 - DOMICÍLIO CONCEITOS: DOMICÍLIO = "É o local no qual a pessoa estabelece a sua residência com ânimo definitivo" RESIDÊNCIA = "Local no qual a pessoa habita." Não se confundem domicílio e residência.

Leia mais

[Digite aqui] GUIA PARA OS CMDCAS A RESPEITO DA RESOLUÇÃO 164/2014

[Digite aqui] GUIA PARA OS CMDCAS A RESPEITO DA RESOLUÇÃO 164/2014 GUIA PARA OS CMDCAS A RESPEITO DA RESOLUÇÃO 164/2014 O que os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA precisam saber a respeito do Registro da Entidade e a Inscrição dos Programas

Leia mais

desenvolvimento sócioeconômico, interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.

desenvolvimento sócioeconômico, interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE: Uma visão crítica A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar,

Leia mais

Ação de Exigir Contas

Ação de Exigir Contas Ação de Exigir Contas Previsão legal e Observações! No NCPC está disciplinado nos arts. 550/553! Possuía previsão no CPC/73 estava disciplinado no art. 914/919.! Obs. No CPC73 o nome de tal ação era de

Leia mais

ESTADO DE SÃO P A U L O

ESTADO DE SÃO P A U L O RESOLUÇÃO SC N.º 110, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2013. Dispõe sobre a aplicação das sanções administrativas previstas na Lei Federal 8.666, de 21.06.1993 e na Lei Estadual 6.544, de 22.11.1989, no âmbito dos

Leia mais

Taxa de comissão de permanência

Taxa de comissão de permanência Taxa de comissão de permanência Contribuição de Dr. Rodrigo Vieira 03 de setembro de 2008 Última Atualização 30 de outubro de 2008 Taxa de comissão de permanência Diante dos vários encargos financeiros,

Leia mais