Adriana Diaferia. Alvaro Jose Abackerli

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Adriana Diaferia. Alvaro Jose Abackerli"

Transcrição

1

2 Adriana Diaferia Adriana Diaferia é Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais, pela PUC-SP. Vice-Presidente Executiva do Grupo FarmaBrasil, associação privada de empresas farmacêuticas de capital nacional. Foi Gerente Jurídica da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Foi Diretora do Departamento de Economia da Saúde, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos no Ministério da Saúde. Foi Coordenadora da Área de Biotecnologia, Fármacos e Medicamentos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. É Professora de Direito Ambiental no Curso de Pós-Graduação Latu Sensu da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Alvaro Jose Abackerli Alvaro Jose possui Doutorado em Engenharia Mecânica EESC-USP-São Carlos com pós-doutoradosnpl-national Physical Laboratory (Inglaterra, 1996) e no NIST - National Institute of Standards and Technology (EUA, 2004), onde trabalhou com modelagem, simulação e análise de desempenho de sistemas de medição. Foi professor e pesquisador da Universidade Metodista de Piracicaba ( ). Atuou Diretor de Operações e Negócios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo IPT ( ) onde atualmente é Diretor do Núcleo de Bionanomanufatura.

3 Antônio Britto Filho Antônio Britto assumiu a presidência executiva da Interfarma - Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa em maio de A entidade congrega as indústrias farmacêuticas instaladas no Brasil responsáveis por promover e incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de novos medicamentos no País. Jornalista, Antônio Britto, atuou nos principais veículos de comunicação do País (Zero Hora, TV Gaúcha, do grupo RBS e Rede Globo, em Brasília). Foi destaque como comentarista político e responsável pela cobertura da Presidência da República. No período da redemocratização do País, ganhou notoriedade como portavoz do ex-presidente Tancredo Neves, o primeiro presidente civil depois do período militar. Após um longo período como jornalista, Britto iniciou carreira política e exerceu os cargos de Deputado Federal, sendo um parlamentar Constituinte; depois assumiu o cargo de Ministro da Previdência Social sendo, em seguida, eleito Governador do Estado do Rio Grande do Sul. Há 10 anos, passou a atuar no mercado corporativo, ocupando a presidência da Azaléia. Foi também membro do Conselho Administrativo da Claro e, atualmente, além de ocupar a presidência executiva da Interfarma é membro do Conselho da Braskem. Ary Corrêa Ary Corrêa é Professor Associado IV do Instituto de Ciências Biológicas - UFMG, Chefe do Departamento de Microbiologia. Graduado em Ciências Biológicas pela Unicamp, Mestre em Microbiologia pela ESALq-USP e Doutor pela Universidade de Cornell - USA.

4 Ayrton De Magistris MD.Ph.D Ayrton de Magistris é formado em Biologia, Odontologia e Medicina. Com Mestrado em Biomolecular. Doutorado em Patofisiologia. Além de MBA e Esp. em Gestão de Pessoas e MKT. Trabalha na Industria farmacêutica a 30 anos tendo passado por diversas áreas. Medico, Marketing Comercial Licenças e P,D&I. Magistério aulas de Fisiologia e Patofisiologia (17 anos). Bruno Moreira Bianchini Melo Bruno Moreira é sócio do Grupo Instituto Inovação, diretor-executivo da Inventta e membro do conselho da InSeed Investimentos. Graduado em Engenharia Mecatrônica pela PUC de Minas Gerais e Pós-Graduado em Marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Iniciou sua carreira na Arthur Andersen, onde desenvolveu trabalhos de auditoria junto a clientes de diversos segmentos. Na DiamondCluster International, desenvolveu projetos de startups e avaliação de empresas de telecomunicações no Brasil e Índia. No Grupo Telefônica, em São Paulo, foi atuou como executivo de planejamento e novos negócios. Foi responsável pelo estabelecimento e expansão da consultoria Inventta para o estado de São Paulo e está estabelecido em Campinas. Coordenou e implementou projetos de apoio a inovação e prospecção de tecnologias com potencial para transferência nas principais universidades e centros de pesquisa do Brasil. Liderou também projetos relacionados a gestão da inovação junto a grandes empresas como a Petrobrás, Natura, Nestlé, Promon, Suzano, J&J, Telefônica, Siemens, M. Dias Branco, e instituições como a CNI e ABDI. Possui experiência em planejamento e gestão da inovação, estruturação de novos negócios, gestão de projetos, estudos de mercado e análises competitivas.

5 Carlos Alberto Marques Teixeira Carlos Alberto é graduado em Engenharia Mecânica , pela Escola de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis e Mestre em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade Candido Mendes Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Tecnologias de Gestão da Produção. Coordenador Geral Regional do Rio de Janeiro e Diretor Substituto do Instituto Nacional de Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, desde Coordenador Geral do Programa de Apoio Tecnológico à Exportação no Estado do Rio de Janeiro e da Rede de Extensão Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, no programa SIBRATEC - Sistema Brasileiro de Tecnologia. Membro do Conselho Técnico Científico do Instituto Nacional de Tecnologia. Membro do Conselho Diretor da Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro. Coordenador das atividades de Gestão da Qualidade e de Inovação do Instituto Nacional de Tecnologia com forte atuação nos estudos e análises de projetos de inovação tecnológica de empresas.palestrante em diversos foruns sobre a aplicação do marco legal regulatório da inovação. Coordenador do Projeto Piloto EMBRAPII no INT e representante no GT de implantação junto ao MCTI e CNI. Carlos Alberto Tagliati Carlos Alberto é farmacêutico. Possui mestrado em Análises Toxicológicas, doutorado em Fármacos e Medicamentos, ambos pela Universidade de São Paulo, e pós-doutorado em Toxicologia in vitro pela Universidad de Murcia (Espanha). Membro do INCT-INOFAR. Membro do Comitê Gestor de Biotecnologia do Projeto BID da AMBIOTEC. Sócio fundador da empresa de biotecnologia IN VITRO CELLS - PESQUISA TOXICOLÓGICA S.A. Participou da criação da Sociedade Brasileira de Métodos Alternativos à experimentação animal, sendo membro do Conselho Fiscal. Bolsista DT 1D CNPq. Atualmente é professor associado IV de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua em toxicidade pré-clínica (in vitro e in vivo) e farmacocinética.

6 Dante Alario Junior Dante Alario formou-se em Liceu Eduardo Prado Química Industrial (1966) Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (1970). Pós graduação em Farmacotécnica pela Universidade de Gênova Itália (1972). Sociologia e Política - Fundação São Paulo da Universidade de São Paulo (incompleta). Pós graduação em Administração de Empresas FAAP (1978). Produção das 1ªs. Vacinas Antibacterianas in vivo no Brasil. Síntese da matéria-prima e desenvolvimento da formulação da Benzilpenicilina benzatina nacional em suspensão injetável pronta para uso. Desenvolvimento da formulação da 1.ª Ampicilina em suspensão oral pronta para uso no Brasil. Síntese e desenvolvimento da formulação da única Cobalamina de ação prolongada (age durante uma semana) no Brasil. Desenvolvimento do 1 o. Reidrante oral isotônico no Brasil. Desenvolvimento juntamente com a CODETEC (Companhia de Desenvolvimento Tecnológico) da síntese de matérias-primas farmacêuticas (ciclofosfamida, ácido undecilênico e imipramina). Gestor dos Projetos de Inovação Tecnológica Radical e Incremental junto a Institutos de Pesquisa, Hospitais e Universidades brasileiras e do exterior da Biolab Sanus Farmacêutica. Co-autor de várias patentes depositadas no Brasil e no exterior. Fundador e Ex-Presidente da CIQUIFAN - Câmara da Indústria Química Farmacêutica Nacional. Fundador, ex-presidente e atual Vice-Presidente para Assuntos Políticos da ALANAC - Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais. Ex-presidente do Conselho Administrativo e atual Vice-Presidente do Segmento Farmacêutico da ABIFINA Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades. Fundador e Ex-Presidente da ALIFAR Associação Latino Americana da Indústria Farmacêutica. Ex-sócio-Diretor do Laboratório Neomed Ltda. Ex-sócio-Diretor da Sanus Farmacêutica. Atual sócio- Diretor da BIOLAB SANUS Farmacêutica Ltda. Fundador e Conselheiro desde 2010 no Grupo FarmaBrasil.Sócio da Orygen Biotecnologia Ltda. Dirceu Barbano Dirceu Barbano é graduado em Ciências Farmacêuticas na PUC-Campinas, com especialização pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP/SP. Foi Secretário Municipal de Saúde de São Carlos-SP, Foi Secretário Interino de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos e Diretor de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, atualmente é Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA.

7 Diva Barrio Arrepia Diva Barrio é formada em engenharia química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em Tecnologia Industrial Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da UFRJ e mestrado em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica, pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos). Atua há cerca de 20 anos no setor de química fina. Atualmente ocupa o cargo de gerente técnica da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA). Emerson Silva Lima Emerson Silva é farmacêutico-bioquímico, formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), doutor em Farmácia pela Universidade de São Paulo e atualmente professor associado I da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UFAM e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Inovaçao Farmaceutica da UFAM. Tem se dedicado a pesquisa com potencial interesse nas doenças infecciosas e metabólicas. Recentemente, tem também pesquisado antioxidantes de origem natural e produtos derivados de plantas amazônicas com efeito curativo ou preventivo em doenças metabólicas e na área de dermocosméticos. Nestes temas, tem coordenado projetos financiados por agências oficiais de incentivo à pesquisa e publicado diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais em colaboração com diversos pesquisadores dentro e fora do Estado do Amazonas. Faz parte da Rede Redoxoma dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do CNPq. É revisor de periódicos científicos na área de bioquímica e farmacologia. Participa como docente e orientador em programas de pós graduação da UFAM. Flávia Alvim Sant Anna Addor Flávia Alvim é diretora da Medcin Instituto da Pele. Presidente do Conselho Científico-Tecnológico do ITEHPEC, braço tecnológico da ABIHPEC. Médica dermatologista. Mestre em Dermatologia-FMUSP. Diretora técnica-medcin Instituto da Pele. Treinamento em Dermatocosmetica-Vrije University-Bruxelas, Bélgica; Safety Assessment Course- Vrije University- Bruxelas, Bélgica. Pós-graduação em Marketing-FGV. Ex-professora associada-unisa. Ex-vice presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia- Regional SP e Coordenadora do Departamento de Cosmiatria-Sociedade Brasileira de Dermatologia.

8 Gil Meizler Gil Meizler é consultor em Direito Sanitário e Regulamentação Sanitária da Meizler - Consultoria Estratégica em Vigilância Sanitária e da Associação Nacional de Farmacêuticos Atuantes em Logística (Anfarlog) atuou por dez anos no setor farmacêutico na área do direito regulatório da saúde, tanto no consultivo, quanto no contencioso, especialmente em assuntos ligados ao Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Secretarias Estaduais de Saúde, advogou para o Governo Inglês (Bio Products Laboratory/NHS), trabalhou na PDP Hemobras e atuou em casos de importação paralela de hemoderivados, de liberação de medicamentos na PAF e de inspeções internacionais. Com especialização em Direito Sanitário pela Universidade de São Paulo (USP) e certificado em Biotechnology: An Overview of Compliance Considerations pela Drug Information Association e em 340B Contract Pharmacy Arrangements, o profissional é membro da comissão de Direito Sanitário da OAB/SP, da Associação dos Advogados de São Paulo, da Regulatory Affairs Professionals Society, da American Health Lawyers Association e da Drug Information Association, além de conselheiro do Conselho de Informações sobre Biotecnologia. Autor de diversos artigos publicados em revistas e jornais, como Consulex, Consultor Jurídico, Visão Jurídica e clipping da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, convidado para apresentar trabalho no III Congresso Ibero-Americano de Direito Sanitário, professor convidado de Direito Sanitário da Racine e da FAPES e moderador e vice coordenador do curso de especialização em Direito Sanitário da FAAP. Está concluindo o MBA com ênfase em gestão empresarial da FGV e se especializando em assuntos regulatórios na indústria farmacêutica pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial (ICTQ). Helvécio Vinícius Antunes Rocha de Farmanguinhos. Helvécio Vinícius possui bacharel em Farmácia pela UFJF, com especialização em Tecnologia Industrial Farmacêutica e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros, ambos pela UFRJ. Tem experiência em P&D na área farmacêutica, tanto acadêmica quanto industrial, trabalhando principalmente em novos sistemas de liberação de fármacos, tecnologia farmacêutica, préformulação e nanotecnologia. Atualmente é tecnologista em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz e coordena o Laboratório de Sistemas Farmacêuticos Avançados (LaSiFA)

9 Henrique Dolabella Henrique Dolabella é economista pela Universidade de Brasília, foi Especialista em Regulação na Agência Nacional de Aviação Civil entre 2010 e Trabalhou com aspectos econômicos da regulação de transporte aéreo e de infraestrutura aeroportuária, inclusive na recente concessão de quatro aeroportos. Desde dezembro de 2011, é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Ministério do Meio Ambiente, onde segue se dedicando às áreas econômica e regulatória, com ênfase em Patrimônio Genético, Pagamentos por Serviços Ambientais e Mudança Climática. Henry Suzuki Henry Suzuki é Farmacêutico Bioquímico graduado pela FCF-USP e pós-graduado em administração de empresas pela ESPM. Agente da Propriedade Industrial. Agente do Questel Orbit, Inc na América do Sul. Ex-representante e instrutor de outros sistemas comerciais de busca de informações tecnológicas, tais como STN, Dialog e SciFinder. Inventor e Empreendedor. Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica e Principal da Innovalyst LLC. Realizou centenas de estudos de liberdade de comercialização e apoiou o processo de desenvolvimento de dezenas de produtos e tecnologias na área Farmacêutica. Hudson Lima Mendonça Hudson Lima é Economista pelo Instituto de Economia da UFRJ e Mestrando de Engenharia de Produção - com ênfase em Gestão e Inovação - pela COPPE/UFRJ. Ex-coordenador do Programa Brasil Sustentável e Secretário Técnico do Fundo Setorial de Energia (CT-Energ), atualmente é o titular da Superintendência Regional de São Paulo da FINEP, empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

10 Jarbas Barbosa Jarbas Barbosa é Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, Jarbas Barbosa da Silva Júnior é especialista em Saúde Pública e em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, mestre em Ciências Médicas e doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp. Entre 1997 e 2003, foi diretor do CENEPI (Centro Nacional de Epidemiologia) da Funasa, órgão que antecedeu a Secretaria de Vigilância em Saúde. Com a criação da SVS, em 2003, Jarbas Barbosa tornou-se secretário da área. Em 2006, ainda no Ministério da Saúde, assumiu a Secretaria Executiva. Jarbas Barbosa já gerenciou a área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde(OPAS/OMS), em Washington, entre 2007 e Nos anos 90, em Pernambuco, foi Secretário Estadual de Saúde e Secretário de Saúde da Prefeitura Municipal de Olinda. Jean-François de Lavison Em 2010, Jean-François lançado na Ahimsa Partners SA, com o objetivo de participar na criação de uma ação global para a saúde e contribuir para a promoção do diálogo entre os decisores de saúde em todo o mundo com a intenção de ponte iniciativa e reduzir o fosso entre as populações mais privilegiados e desprivilegiados. Ele está aconselhando os principais playersglobais de saúde em todo o mundo. A fim de permanecer em contato direto com as realidades no terreno e trabalho no campo da antropologia médica, ele criou em 2012 um novo fundo de doações: Ahimsa Fund, com o objetivo de resolver problemas de saúde para os mais desfavorecidosdo mundo. Anteriormente, Jean-François trabalhou como vicepresidente para o Desenvolvimento Internacional no Institut Mérieux, durante 29 anos, onde ocupou diversos cargos internacionais e adquiriu habilidades únicas em matéria de saúde global. Ele foi presidente da Associação Europeia de Fabricantes de diagnóstico (EDMA), em Bruxelas, durante 5 anos. Atualmente, é o presidente do Institut Bioforce em Lyon.

11 João Batista Calixto João Batista é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1973), Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo -Escola Paulista de Medicina (1976) e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1984). Foi um dos criadores do Departamento de Farmacologia e primeiro coordenador do curso de pós-graduação em Farmacologia da UFSC, onde iniciou sua carreira em Atualmente é professor titular (aposentado) de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisador nível IA do CNPq e Membro da Academia Brasileira de Ciências e diretor do Centro de Inovação e Ensaios Pré-clínicos (CIEnP). Foi por dois mandatos consecutivos, presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia e terapêutica Experimental, foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico pelo Presidente da República (2002). Recebeu o premio Mérito Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (2002), o Premio FINEP de Inovação (Região Sul) (2006), Prêmio SCOPUS/CAPES (2007), Premio de Inovação Natura Campus (2008), Premio Gaspar Stemmer de Inovação, categoria protagonista da Inovação (primeiro lugar), Governo do Estado de Santa Catarina (2010), Premio destaque pesquisador UFSC 50 anos (2010). Possui mais de 350 trabalhos científicos publicados em revistas especializadas de nível internacional. Esses trabalhos foram, na sua grande maioria, realizados em parceria com alunos de graduação e de pós-graduação no Departamento de Farmacologia da UFSC, onde desenvolveu toda a sua carreira cientifica. Esses trabalhos receberam mais de citações. Durante sua carreira já orientou 37 Dissertações de Mestrado, 32 Teses de Doutorado e 21 estudantes de Pós-Doutorado. Participa do comitê Editorial de várias revistas cientificas internacionais, serviu como Editor de 03 revistas científicas internacionais. Além disso, tem participado ativamente como assessor de algumas dezenas de revistas científicas internacionais.tem experiência na área de Farmacologia geral, Farmacologia da dor, inflamação e em princípios ativos de plantas. Há mais de 20 anos desenvolve pesquisa em parceria com as principais industrias farmacêutica nacionais e internacionais. Possui 24 patentes no Brasil e no exterior (solicitadas e aprovadas) e participou do desenvolvimento de 03 produtos que estão atualmente no mercado. Foi por várias vezes membro do comitê assessor BF-CNPq e sub-coordenador e posteriormente coordenador da área de Ciências Biológicas II da CAPES.Foi coordenador geral da rede Nacional sobre Ensino de Ciências financiada pela FINEP e CAPES " Novos Talentos da Rede Publica" que envolve pesquisadores e alunos de pós-graduação de 17 universidades em todo o Brasil.

12 João Massud Filho João Massud possui experiência de mais de 36 anos com a Indústria Farmacêutica. Professor e Coordenador do curso de Especialização em Medicina Farmacêutica da UNIFESP. Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica. Jorge Ávila Jorge Ávila é Presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) desde novembro de Engenheiro e funcionário da Petrobrás desde 1983, possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Diretor na Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (1995 a 1999) e Diretor Executivo na Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) (de 1999 a 2003). Em 2004 foi nomeado Vice-Presidente do INPI, cargo que ocupou até ser nomeado presidente.

13 Jorge Bermudez Jorge Bermudez é Vice-Presidente de Produção e Inovação em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Saúde (Brasil) Jorge Bermudez é graduado pela Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1971 e obteve o grau de mestre em doenças infecciosas e parasitárias da mesma universidade em Possui doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz(1995), onde ocupa o cargo de Pesquisador Titular. Antes de retornar à Fiocruz foi selecionado e assumiu como Diretor de Unitaid, Central Internacional de Compras de Medicamentos em Genebra entre 2007 e Entre 2004 e 2007, o Dr. Bermudez foi Chefe da Unidade de Medicamentos Essenciais, Vacinas e Tecnologias em Saude da OPAS /OMS para a região das Américas em Washington, e diretor da ENSP /Escola Nacional de Saúde Pública- Fiocruz (2001 a 2004). Bermudez foi presidente do Instituto Vital Brasil em duas ocasiões (1999 a 2001 e 1987 a 1991), bem como presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (ALFOB). Além disso, atuou como Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Saúde em 1993 e diretor de Farmanguinhos (Fiocruz), entre 1985 e Tem publicado artigos, livros e capítulos de livros sobre temas como saúde pública, políticas farmacêuticas, o acesso a medicamentos e propriedade intelectual, enquanto também supervisiona estudantes que realizam mestrado e doutorado nestas áreas. Luis Carlos Marques Luis Carlos é farmacêutico formado pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em fitoterapia pela Escola de Saúde Pública do Paraná. Mestre em botânica pela Universidade Federal do Paraná. Doutor em ciências pela Universidade Federal de São Paulo professor coordenador do Mestrado Profissional em Farmácia da Uniban. Presidente da Comissão Especial de Inovação Tecnológica da Uniban. Presidente da Associação Paulista de Fitoterapia.

14 Manoel Odorico de Moraes Filho Manoel Odorico é Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1976), Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1981) e doutor em Oncologia pela Universidade de Oxford - Inglaterra (1989). Doutor Honoris Causa pela Universidade do Norte do Paraná (2006). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B. Membro Titular Colaborador do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (2002). Membro Efetivo do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (2008 atual). Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2010). Membro titular da Academia Cearense de Medicina (2012). Atualmente, é professor titular da disciplina de Farmacologia Clínica do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC. Professor da disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFC (1996). No âmbito da pós-graduação, é professor orientador nos Programas de Pós- Graduação em Farmacologia e Cirurgia da UFC, e do Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). É pesquisador na área de Farmacologia, com ênfase em Oncologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa clínica, prospecção de moléculas com atividade antitumoral, produtos naturais, oncologia experimental, biodisponibilidade / bioequivalência, fitoterápicos e farmacologia clínica. Exerceu os cargos de chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC ( e ), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC ( ) e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará ( ). Criou a disciplina de Oncologia na Faculdade de Medicina da UFC (1996). Implantou o Programa Especial de Treinamento (PET), na época vinculada a CAPES, na Faculdade de Medicina da UFC. Idealizou, implantou e coordena o Laboratório de Oncologia Experimental (LOE) no Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC (1989). Publicou 250 artigos científicos completos em periódicos especializados e 11 capítulos de livros. Orientou mais de uma centena de estudantes de iniciação científica, formou 35 mestres, 22 doutores e 8 pós-doutores. Marco Antonio Marcolin Marco Antonio é médico assistente, pesquisador, professor e orientador da pós-graduação, coordenador do Grupo de Pesquisa de Estimulação Cerebral Não Invasiva e do Serviço de Estimulação Magnética Transcraniana do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicofarmacologia, EMTr (Estimulação Magnética Transcraniana- EMT), Transtornos de Humor, Esquizofrenia e outros transtornos psiquiátricos.

15 Maria Celeste Emerick Maria Celeste é socióloga. Coordenadora de Gestão Tecnológica (Gestec) no âmbito da Vice Presidência de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz - Ministério da Saúde. Foi especialista visitante na Agência de Inovação Inova da Unicamp (2009) e diretora de Patrimônio Genético da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (agosto/2007 a outubro/2008). Foi Coordenadora de Gestão Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz de 1990 a 2007, onde elaborou e implementou a Política de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Colaborou na elaboração e implementação de políticas públicas nacionais relacionadas aos temas: propriedade intelectual, biossegurança, acesso aos recursos genéticos, acesso ao material genético humano, inovação tecnológica, entre outras. Coordenou o REPICT Rede de Propriedade Intelectual e Comercialização de Tecnologia (1997 a 2007). Coordenadora do Projeto Ghente Estudos Sociais, Éticos e Jurídicos sobre Acesso e Uso de Genomas na área de Saúde. Foi Presidente da Comissão Técnica de Biossegurança da Fiocruz. Graduada no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (1971), é mestre em Gestão de C&T em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ (2004). Trabalhou durante 16 anos (1973 a 1989) como pesquisadora em diversas instituições brasileiras. Maria Luisa Campos Machado Leal Natural de Belo Horizonte, Maria Luisa é economista com vasta experiência nas áreas de pesquisa econômica, planejamento, desenvolvimento industrial, e formulação, execução e avaliação de políticas públicas. Maria Luisa ocupou vários cargos de direção no governo federal e do estado de Minas Gerais. Pesquisadora da Fundação João Pinheiro, foi diretora do seu Centro de Estudos Econômicos, Superintendente Central de Planejamento Econômico de Social do Estado de Minas Gerais e Secretária-Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Minas Gerais (CDES). No poder executivo federal foi Secretária Adjunta e Secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Secretária Nacional de Programas de Desenvolvimento de Turismo do Ministério do Turismo (MTur) e Assessora Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI-PR). Atualmente é Diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

16 Mark Lombard Mark Lombard juntou-se ao Centro de Biotecnologia da Carolina do Norte, em novembro de 2007 como o Bioscience Industrial Development Program Manager, e é um membro da Divisão de Desenvolvimento Econômico recém-criados Estatais e Operações, com foco na criação, retenção e expansão dos postos de trabalho das ciências da vida em Carolina do Norte. Antes de ingressar na NCBC, ele era o Gerente de Desenvolvimento de Negócios para as Ciências da Vida da Divisão de Comércio Internacional do Departamento de Comércio Carolina do Norte, trabalhando em estreita colaboração com os Escritórios Comerciais NC no Canadá, México, Europa e Ásia. Mark trouxe para comércio seus 13 anos de experiência na indústria como um bioquímico e biólogo molecular da Pharmacia (agora parte da Pfizer), GlaxoSmithKline, e Amgen. Ele é do Centro-Oeste, e obteve seu BS e MS em Biologia pela Western Michigan University. Mark recebeu seu MBA em Gestão BioPharma da North Carolina State University, em maio de Nelson Brasil de Oliveira Nelson Brasil é engenheiro químico, Conselheiro e Consultor de empresas do setor da química fina, 1º Vice- Presidente da ABIFINA - Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades, entidade que representa em fóruns empresariais que tratam de política industrial, tecnológica e de comércio exterior, como na Coalizão Empresarial Brasileira, Fóruns das Cadeias Produtivas de Fármacos, Agroquímicos e de Biotecnologia. Foi Consultor da NORQUISA de 1992 a 2002, Diretor de Comercialização e Desenvolvimento da CARBONOR de 1982 a 1992, engenheiro da PETROBRÁS onde exerceu diversas funções técnicas e gerenciais na área petroquímica e de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de 1960 a 1982, pesquisador da CIENTEC e professor da UFRGS de 1951 até Portador de cursos de especialização no País e no exterior e autor de centenas de artigos publicados e conferências apresentadas em seminários nacionais e internacionais.

17 Noberto Rech Noberto Rech é Farmacêutico, Professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Santa Catarina (a partir de 1985), Especialista em Farmacologia pela Escola Paulista de Medicina, Mestre em Farmácia, na área de Concentração Produção e Controle de Qualidade de Medicamentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Exerceu as funções públicas de Secretário Substituto de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (2003/2004), de Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do MS (2003/2004) e de Assessor Especial do Ministro de Estado da Saúde (2004/2005). Adjunto do Diretor Presidente da Anvisa no período de 2005 a Desde 2010 exerce a função de Assessor Especial da Presidência ANVISA. Ogari de Castro Pacheco Ogari de Castro é médico, pós graduado pela Universidade de São Paulo (1964), diretor-presidente do laboratório Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda., desde a sua fundação em Atualmente exerce o cargo de Presidente da Abifina, é Conselheiro Titular do CIESP (Reg. Campinas) desde 2007 e Conselheiro Consultivo da Fundação Faculdade Medicina de São Paulo desde Foi eleito o Empreendedor do Ano, em 2000 pela Ernst&Young. Em 2006, recebeu a Medalha do Conhecimento, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Em 2011 foi eleito o melhor industrial do ano pelo CIESP (Reg. Campinas).

18 Paulo Henrique Fraccaro Paulo Henrique é Engenheiro Mecânico com especialização em Administração Financeira pela FGV e ENSEAD França; Foi presidente de Empresas de capital nacional e os últimos 20 anos de empresas Multinacionais sempre no ramo da Saúde. Atualmente é diretor presidente da empresa PHF CONSULTORIA EM MARKETING E VENDAS; Vice Presidente do SINAEMO - Sindicato da Indústria de Artigos e Equipamentos Odontológicos, Médicos e Hospitalares do Estado de São Paulo; Presidente Executivo da ABIMO - Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios; Diretor Adjunto do COMSAÚDE - Comitê de Cadeia Produtiva da Saúde; Sócio da empresa R2 Distribuidora de Produtos Medico Hospitalares Ltda; Representante dos Sindicatos Patronais -FIESP no Conselho Municipal de Saúde de São Paulo; Representante da ABIMO junto a ALDIMED - Associação Latino Americana de Grêmios de Dispositivos e Insumos Médicos; Representante da ABIMO,no Comitê da Cadeia Produtiva da Biotecnologia Brasileira. Pedro Lins Palmeira Filho Saúde. Pedro Lins é Graduado em Engenharia Química pela UFRJ, Mestre em Administração pela PUC-Rio e Doutor em Gestão e Inovação Tecnológica pela UFRJ. Desempenhou, no período de 1983 a 1998, as funções de Chefe e Gerente de Setor na Bayer S.A., no Brasil e na Alemanha. Desde 1998 atua no BNDES Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Desenvolve, atualmente, a função de Chefe de Departamento na Área Industrial / Departamento de Produtos Intermediários Químicos e Farmacêuticos, onde coordena a ação do BNDES junto ao Complexo Industrial da Ricardo Palacios Ricardo Palacios é formado em Medicina pela Universidad Nacional de Colombia, fez Doutorado em Doenças Infecciosas na Escola Paulista de Medicina e especialização em Bioética na Universidade de São Paulo. Colaborou com a Organização Mundial da Saúde no monitoramento e auditoria de ensaios clínicos na Ásia, África e América Latina. Atualmente exerce o cargo de Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Clínico no Instituto Butantan, São Paulo, Brasil.

19 Roberto Pereira Santos Roberto Pereira possui bacharel em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), Mestre (1994) e Doutor (2001) em Ciências (Química Orgânica) pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como professor na Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Estácio de Sá. Ingressou como Professor no Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo em 2003, onde ocupou o cargo de Coordenador de Curso (2003) e Gerente de Pesquisa (2006) até a integração ao atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2008). Diretor de Implantação da Unidade Vila Velha (atual Campus Vila Velha) em 2008, designado Diretor-Geral em 2009, cargo no qual permanece até o momento. Avaliador de cursos e instituições de ensino superior junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) desde Atua na área de Química Orgânica, com interesses em Síntese Orgânica, Química de Produtos Naturais e Físico-Química Orgânica. Líder do Grupo de Pesquisas MULTIPEQ (Núcleo Multidisciplinar de Pesquisas Químicas) do Instituto Federal do Espírito Santo. Tem especial interesse na área de terapia fotodinâmica (PDT), desenvolvendo estudos teóricos e experimentais relacionados à síntese e atividade biológica de porfirinas, assim como de intermediários utilizados para sua obtenção. É um dos articuladores para a constituição do Polo Tecnológico em Química Fina e Biotecnologia de Vila Velha/ES uma parceria entre os setores público e privado objetivando a implantação de um complexo de inovação ligado a essas áreas de interesse.

20 Ronaldo Pedro da Silva Ronaldo Pedro é mestre em Engenharia de Produção pelo Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio. Graduado em Administração de Empresas pela Escola de Negócios da PUC-Rio (IAG). Trabalhou cerca de 28 anos em ambiente industrial e de pesquisa - Centro de Pesquisas da CSN - Companhia Siderúrgica Nacional (12 anos) e DEMa - Departamento de Engenharia de Materiais da PUC- Rio (16 anos). Concebeu, em 1997, uma empresa na área de educação e de base tecnológica no Instituto Gênesis da PUC-Rio, a Tecnologia em Educação e Treinamento Ltda (Programa PADCT). Através de recursos oferecidos por programas de incentivo a inovação tecnológica como o PRIME/FINEP, ADT1/FAPERJ e RHAE/CNPq contribui com o desenvolvimento de duas empresas spin-off, a Nanogavea - Nanotecnologia Sustentável Ltda e a NanoBusiness - Informação e Inovação Ltda. Na NanoBusiness, concebeu e coordena as inovações em serviços e-diffraction Synchrotron e e-diffraction Pharma (esse último em parceria com o INMETRO). Atualmente é membro do NIA - Nanotechnology Industries Association, membro do Fórum de Competitividade de Nanotecnologia, consultor na área de nanotecnologia da Secretaria de Inovação o MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e coordenador técnico do Laboratório de DRX e SAXS da PUC-Rio. Atua na área de nanotecnologia e biotecnologia principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, inovação tecnológica, modelos de negócios, prospecção tecnológica, patentes, estudo de viabilidade técnica e econômicas, caracterização de materiais e seleção de nanotecnologias aplicados a soluções industriais. Samuel Silva Samuel Silva, PhD tem vários anos de experiência na pesquisa farmacêutica e no campo de desenvolvimento. Dr. Silva atualmente dirige as operações de Pesquisa & Inovação na empresa Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos em Itapira/SP, Brasil. Nesta posição ele é responsável pela liderança estratégica e científica de todas as atividades dentro da divisão de P & I. Atualmente, ele está criando várias divisões terapêuticas de excelência e liderando diversos projetos de inovação aberta, com a colaboração estreita de inúmeras instituições de pesquisa brasileiras. Com passagem em várias empresas farmacêuticas norte-americanas que variaram de pequenos empreendimentos farmacêuticos, até a experiência mais recente, como gerente de projectos I & D em J & J EUA. Com bacharelado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil e PhD pela Universidade de Ciências da Filadélfia, EUA, Dr. Silva irá abordar e compartilhar sua experiência com a inovação farmacêutica no Brasil.

São Paulo, 17 de junho de 2009

São Paulo, 17 de junho de 2009 São Paulo, 17 de junho de 2009 VIII SEMINÁRIO ORGANIZADO PELO COMITÊ DE SAÚDE Tema: "Ambiente de Inovação em Saúde no Brasil" Nos conhecendo... Davi Sales - Engenheiro Eletrônico experiência em interação

Leia mais

Curso Intensivo. Assuntos Regulatórios: Formação Básica, Intermediária e Avançada

Curso Intensivo. Assuntos Regulatórios: Formação Básica, Intermediária e Avançada Curso Intensivo Assuntos Regulatórios: Formação Básica, Intermediária e Avançada O EaDPLUS é um dos melhores portais de cursos à distância do Brasil e conta com um ambiente virtual de aprendizagem que

Leia mais

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso Marco Aurelio Crocco Afonso Diretor-Presidente Bacharel em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Economia Industrial e da Tecnologia pela UFRJ e PhD em Economia pela Universidade

Leia mais

ABIFINA 25 anos de atuação

ABIFINA 25 anos de atuação ABIFINA 25 anos de atuação A ABIFINA foi fundada em 18 de junho de 1986, completando este ano 25 anos de atuação. As principais ações que se seguiram foram focadas nas negociações de comércio internacional

Leia mais

Audiência Pública Senado Federal Comissão de Assuntos Econômicos Subcomissão de Marcos Regulatórios. Brasília, 1º de outubro de 2007

Audiência Pública Senado Federal Comissão de Assuntos Econômicos Subcomissão de Marcos Regulatórios. Brasília, 1º de outubro de 2007 Audiência Pública Senado Federal Comissão de Assuntos Econômicos Subcomissão de Marcos Regulatórios Brasília, 1º de outubro de 2007 A ANVISA Autarquia sob regime especial Independência administrativa e

Leia mais

9º Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos (ENIFarMed)

9º Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos (ENIFarMed) 9º Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos (ENIFarMed) 18 de agosto de 2015 PALESTRA: Internacionalização dos laboratórios farmacêuticos nacionais: acesso a novos mercados O Projeto A

Leia mais

Prof. Oswaldo Luiz Alves. 40 anos de Universidade Estadual de Campinas

Prof. Oswaldo Luiz Alves. 40 anos de Universidade Estadual de Campinas Prof. Oswaldo Luiz Alves 40 anos de Universidade Estadual de Campinas DESTAQUES EM ORDEM CRONOLÓGICA "GRANDES NÚMEROS" MAIO DE 2014 Prof. Oswaldo Luiz Alves 40 anos de Universidade Estadual de Campinas

Leia mais

Perfil dos moderadores, palestrantes e moderadores

Perfil dos moderadores, palestrantes e moderadores Alleessssaandrraa Viiççoossaa Possui graduação em Farmácia Industrial pela UFF, mestrado em Ciências Farmacêuticas pela e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela UFRJ com período co-tutela

Leia mais

Oportunidades Rumo à Rio + 20

Oportunidades Rumo à Rio + 20 Seminário 02 Economia verde na Amazônia: Desafios e Oportunidades Rumo à Rio + 20 (Versão 24/10/2011) Objetivo: Analisar as oportunidades e os desafios para a economia verde e debater o atual modelo de

Leia mais

IX CICLO DE PALESTRAS SOBRE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO TEMA - CIÊNCIA E TECNOLOGIA: IMPACTOS SOCIAIS

IX CICLO DE PALESTRAS SOBRE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO TEMA - CIÊNCIA E TECNOLOGIA: IMPACTOS SOCIAIS IX CICLO DE PALESTRAS SOBRE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO TEMA - CIÊNCIA E TECNOLOGIA: IMPACTOS SOCIAIS Palestras: 09/04/2014 - "Algumas considerações sobre ética na pesquisa", prof. Joaquim de Araujo Nóbrega

Leia mais

CURRÍCULOS RESUMIDOS

CURRÍCULOS RESUMIDOS CURRÍCULOS RESUMIDOS 1. CURRÍCULOS RESUMIDOS DOS CANDIDATOS PARA O CONSELHO DELIBERATIVO a) Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho Cursou a graduação e o mestrado em física na PUC/RJ (1973 e 1976), e

Leia mais

CARLOS BARROS DE MOURA ALEX SILVA

CARLOS BARROS DE MOURA ALEX SILVA CARLOS BARROS DE MOURA Presidente e Consultor Sênior de Barros de Moura & Associados, Corretagem de Seguros Ltda. Tem mais 40 anos de experiência na indústria de seguros, como executivo de empresas seguradoras,

Leia mais

LINHAS DE PESQUISA EMPREENDEDORISMO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

LINHAS DE PESQUISA EMPREENDEDORISMO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO LINHAS DE PESQUISA EMPREENDEDORISMO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Nos países desenvolvidos e, em menor grau, nos países em desenvolvimento, assiste-se ao surgimento de padrões tecno-econômicos onde os resultados

Leia mais

Painel B3: Transferência de Tecnologia

Painel B3: Transferência de Tecnologia Painel B3: Transferência de Tecnologia fatores de risco e de sucesso Ana Lúcia Vitale Torkomian Secretária Adjunta de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia Pró-Inova

Leia mais

INTEGRAÇÃO REGIONAL E DO COMÉRCIO EXTERIOR (Versão 24/10/2011)

INTEGRAÇÃO REGIONAL E DO COMÉRCIO EXTERIOR (Versão 24/10/2011) Seminário 09 A AMAZÔNIA E SUAS FRONTEIRAS NO CONTEXTO DA INTEGRAÇÃO REGIONAL E DO COMÉRCIO EXTERIOR (Versão 24/10/2011) Objetivo: Em consonância com a Política Externa do Governo Federal de Integração

Leia mais

Conforme instrução CVM nº 480/09 e Ofício Circular CVM nº 001/2010, a atualização do Formulário de Referência itens 12.6 e 12.8.

Conforme instrução CVM nº 480/09 e Ofício Circular CVM nº 001/2010, a atualização do Formulário de Referência itens 12.6 e 12.8. Conforme instrução CVM nº 480/09 e Ofício Circular CVM nº 001/2010, a atualização do Formulário de Referência itens 12.6 e 12.8. 12.6. Administradores e membros do conselho fiscal 12.7. Membros dos comitês

Leia mais

CURSO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM RECURSOS HUMANOS UFRJ

CURSO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM RECURSOS HUMANOS UFRJ CURSO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM RECURSOS HUMANOS UFRJ APRESENTAÇÃO A UFRJ traz para BH, através da Mérito Escola de Negócios, o curso de extensão universitária nível pós graduação em Recursos Humanos.

Leia mais

UNICAMP: 26 ANOS DE AUTONOMIA COM VINCULAÇÃO

UNICAMP: 26 ANOS DE AUTONOMIA COM VINCULAÇÃO UNICAMP: 26 ANOS DE AUTONOMIA COM VINCULAÇÃO ORÇAMENTÁRIA JOSÉ TADEU JORGE REITOR UNICAMP 26/08/2015 - ALESP 1 PRIMEIROS ANOS -CAMPUS CAMPINAS 2 MARÇO 2014 -CAMPUS CAMPINAS 3 HOJE -CAMPUS CAMPINAS UNIVERSIDADE

Leia mais

PANORAMA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

PANORAMA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DOS MEDICAMENTOS PANORAMA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA Prof. Pedro Rolim PANORAMA

Leia mais

MEC/CAPES. Portal de Periódicos

MEC/CAPES. Portal de Periódicos MEC/CAPES Portal de Periódicos A CAPES e a formação de recursos de alto nível no Brasil Criada em 1951, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência vinculada ao

Leia mais

As nossas propostas de atuação para a Gestão 2013-2017 estão pautadas na Consolidação e expansão do Campus Centro-Oeste Dona Lindu.

As nossas propostas de atuação para a Gestão 2013-2017 estão pautadas na Consolidação e expansão do Campus Centro-Oeste Dona Lindu. As nossas propostas de atuação para a Gestão 2013-2017 estão pautadas na Consolidação e expansão do Campus Centro-Oeste Dona Lindu. Nosso Compromisso é trabalhar, junto à Reitoria, Discentes, Docentes

Leia mais

Prof. Marcelo Ferreira:

Prof. Marcelo Ferreira: MINI CURRICULUM IRIA LÍCIA OLIVA DONIAK Engenheira Civil, graduada pela PUC-PR em 1988,atua no setor concreto desde 86,tendo iniciado suas atividades em Laboratório de Controle Tecnológico,posteriormente

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

ADUFRGS-Sindical tem nova Diretoria

ADUFRGS-Sindical tem nova Diretoria ADUFRGS-Sindical tem nova Diretoria nº 053-2 de junho de 2011 Professores da UFRGS, UFCSPA e IF-RS/Campus Porto Alegre, reunidos ontem (1º de junho) em Assembleia Geral, empossaram a Diretoria da ADUFRGS-Sindical

Leia mais

Inserção Internacional dos NITs Brasileiros

Inserção Internacional dos NITs Brasileiros Inserção Internacional dos NITs Brasileiros Denise Gregory Diretora de Cooperação para o Desenvolvimento INPI Seminário ETT/PUC-RS: Um decênio da história na gestão de PI e Transferência de Tecnologia

Leia mais

Seminário Nacional sobre Direito e Saúde 22 e 24 de novembro

Seminário Nacional sobre Direito e Saúde 22 e 24 de novembro Seminário Nacional sobre Direito e Saúde 22 e 24 de novembro 22 de novembro 8h às 9h Credenciamento e coffee break 9h às 9h40 Sessão de abertura Pronunciamento dos Ministros da Saúde e da Advocacia Geral

Leia mais

Disponível em. www.anpad.org.br/rac-e. RAC-Eletrônica, v. 1, n. 2, Maio/Ago. 2007

Disponível em. www.anpad.org.br/rac-e. RAC-Eletrônica, v. 1, n. 2, Maio/Ago. 2007 Disponível em http:// RAC-Eletrônica, v. 1, n. 2, p. 187-191, Maio/Ago. 2007 Sobre os Autores Adonai José Lacruz Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Candido Mendes. Professor Adjunto da UNIPAC

Leia mais

Inovação em fármacos no Brasil. Alexander Triebnigg, Presidente do Conselho da Febrafarma São Paulo, 28 de maio de 2009

Inovação em fármacos no Brasil. Alexander Triebnigg, Presidente do Conselho da Febrafarma São Paulo, 28 de maio de 2009 Inovação em fármacos no Brasil Alexander Triebnigg, Presidente do Conselho da Febrafarma São Paulo, 28 de maio de 2009 Inovação é consenso no Brasil Indústria farmacêutica brasileira investe de forma crescente

Leia mais

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7 1) Antônio Pedro Tota http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4789712p4 Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1973), doutorado em História Social pela mesma

Leia mais

Novas Tecnologias na Genética Humana:

Novas Tecnologias na Genética Humana: Novas Tecnologias na Genética Humana: Avanços e Impactos para a Saúde Maria Celeste Emerick Karla Bernardo Mattoso Montenegro Wim Degrave 2007 Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial

Leia mais

64 pontos não remunerada.

64 pontos não remunerada. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RESOLUÇÃO 001/2015 ESTABELECE PROCEDIMENTOS E PARÂMETROS AVALIATIVOS PARA PROGRESSÃO DE DOCENTES À CLASSE E PROFESSOR TITULAR ANEXO

Leia mais

Universidade. Estácio de Sá. Gestão e Negócios

Universidade. Estácio de Sá. Gestão e Negócios Universidade Estácio de Sá Gestão e Negócios A Estácio Hoje reconhecida como a maior instituição particular de ensino superior do país, a Universidade Estácio de Sá iniciou suas atividades em 1970, como

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 782, DE 2013

PROJETO DE LEI Nº 782, DE 2013 PROJETO DE LEI Nº 782, DE 2013 Dá denominação de Engenheiro Leonídio Francisco Ribeiro Filho ao túnel TD-1, localizado na pista ascendente da Rodovia dos Imigrantes, SP-160, km 50,5. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Leia mais

E-mail: Currículo lattes:

E-mail: Currículo lattes: CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Especialista) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento:

Leia mais

V ENCONTRO DE TECNOLOGIA Período: 21, 22 E 23/ 10 /2014 AGENDA

V ENCONTRO DE TECNOLOGIA Período: 21, 22 E 23/ 10 /2014 AGENDA V ENCONTRO DE TECNOLOGIA Período: 21, 22 E 23/ 10 /2014 AGENDA 21/10/14 08H30 Prof. Dr. Lincoln Nogueira Marcellos Solenidade de abertura Diretor da Fatec Ipiranga 21/10/14 09H00 Leandro Silva Queiroz

Leia mais

Formação de Recursos Humanos na área de fármacos e medicamentos

Formação de Recursos Humanos na área de fármacos e medicamentos Formação de Recursos Humanos na área de fármacos e medicamentos A formação em Farmácia Seminário do BNDES 7 de maio de 2003 Por que RH para Fármacos e Medicamentos? Fármacos e Medicamentos como campo estratégico

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL ANO - 2014

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL ANO - 2014 CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL ANO - 2014 Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento:

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Agência Nacional de Vigilância Sanitária Café com Debate Escola Nacional de Administração Pública Brasília, 31 de agosto de 2006 Dirceu Raposo de Mello Diretor-Presidente da Anvisa A ANVISA Autarquia sob

Leia mais

Programa Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação CURSO

Programa Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação CURSO CURSO Capacitação Empresarial em Gestão da Inovação, Inteligência de Negócios, Propriedade Intelectual e Internacionalização de Empresas Datas e Locais: 16 e 17 de abril: das 8:30 às 17:15 Endereço: Av.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO

ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO Dos cursos mais procurados pelos estudantes, o de Administração é um dos mais novos. Enquanto Medicina e Direito formam profissionais desde o século 19, foi apenas em 1946 que

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.813, DE 22 DE JUNHO DE 2006. Aprova a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e dá outras providências.

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSU EM: PRÁXIS ENFERMAGEM ESTÉTICA

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSU EM: PRÁXIS ENFERMAGEM ESTÉTICA Faculdade Campo Limpo Paulista CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSU EM: PRÁXIS ENFERMAGEM ESTÉTICA PROJETO PEDAGÓGICO 2015 Sumário 1. Curso e Área de Conhecimento 2.Objetivo 3.Público-Alvo 4.Coordenador 5.Duração

Leia mais

Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular Universidade Estadual de Campinas

Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular Universidade Estadual de Campinas Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular Universidade Estadual de Campinas Avaliação Triênio 2004-2006 Prof. Marcelo Menossi Teixeira coordgbm@unicamp.br Processo de avaliação Anualmente cada PPG

Leia mais

Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da FMRPUSP

Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da FMRPUSP Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da FMRPUSP Conteúdo DISPOSIÇÕES GERAIS 3 APOIO AO APRIMORAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 4 Participação em congressos e eventos científicos

Leia mais

A inovação na perspectiva de uma. Thais Guaratini

A inovação na perspectiva de uma. Thais Guaratini A inovação na perspectiva de uma microempresa de base tecnológica Thais Guaratini Micro-empresa de base tecnológica, cuja missão é o desenvolvimento de produtos inovadores e de qualidade para a indústria

Leia mais

Marcus Gregório Serrano

Marcus Gregório Serrano Marcus Gregório Serrano Presidente marcus.gregorio@pmies.org.br presidencia@pmies.org.br Consultor e professor. Graduado em Sistemas de Informação, é especialista em Gerenciamento de Projetos e certificado

Leia mais

BRASÍLIA, 15 DE DEZEMBRO DE 2010 19h01min NOVO GOVERNO MINISTÉRIO DA FAZENDA OFICIALIZA SEUS FUTUROS SECRETÁRIOS

BRASÍLIA, 15 DE DEZEMBRO DE 2010 19h01min NOVO GOVERNO MINISTÉRIO DA FAZENDA OFICIALIZA SEUS FUTUROS SECRETÁRIOS Nota Informativa Executivo Federal BRASÍLIA, 15 DE DEZEMBRO DE 2010 19h01min NOVO GOVERNO MINISTÉRIO DA FAZENDA OFICIALIZA SEUS FUTUROS SECRETÁRIOS Em 15/12/2010, o Ministério da Fazenda (MF) divulgou

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROPOSTA DE TRABALHO PARA FINS DE INSCRIÇÃO NO PROCESSO DE CONSULTA PRÉVIA PARA DIRETOR E VICE-DIRETOR DA FACULDADE

Leia mais

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE ADRIANA RODRIGUES FERNANDES 08/09910 Breve currículo de sua formação acadêmica: Psicóloga (PUCPR), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ), Especialista em Psicologia do Trabalho (UFPR) e em Docência do Ensino

Leia mais

4,5,6,7 8,9,10 11,12,13 14,15 16 17,18. Índice. Introdução 3

4,5,6,7 8,9,10 11,12,13 14,15 16 17,18. Índice. Introdução 3 RELATÓRIO ANUAL Índice Introdução 3 Total de Empresas Unidades de Négócios Empresas Instaladas em Inscrição de Empresas no Processo de Seleção Planos de negócios aprovados Recursos Financeiros para Custeio

Leia mais

Como se insere a Farmacologia?

Como se insere a Farmacologia? Seminário sobre Formação de RH para CT&I: A Formação em Farmácia - Perspectivas e necessidades na área de Medicamentos Novas Drogas e Patentes Como se insere a Farmacologia? Giles Alexander Rae (UFSC)

Leia mais

Índice O Escritorio 4 Áreas de Especialização Direito Empresarial 6 Direito Administrativo 7 e Regulatório Direito Bancário 7 Direito Imobiliário 8 Direito de Família e Sucessões 8 Responsabilidade Civil

Leia mais

The basis of biosafety training in Brazil

The basis of biosafety training in Brazil Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia The basis of biosafety training in Brazil Edmundo C. Grisard, Ph.D. Universidade Federal de Santa Catarina

Leia mais

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 12/2012 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO ANEXO I VAGAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP 1) Área de Conhecimento:

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO-FORMAÇÃO NUTRICIONISTA

CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO-FORMAÇÃO NUTRICIONISTA CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO-FORMAÇÃO NUTRICIONISTA Coordenaçăo: Profª. MS. Mara Rosana dos Santos E-mail: nutricao@immes.com.br Telefone (96)3223-4244 ramal: 211 Ser Nutricionista É atuar em todas

Leia mais

Realização: Rx Editora e Publicidade Ltda. Local: Goiânia (GO) Data: 12 de agosto de 2006. Local: Curitiba (PR) Data: 16 de setembro de 2006

Realização: Rx Editora e Publicidade Ltda. Local: Goiânia (GO) Data: 12 de agosto de 2006. Local: Curitiba (PR) Data: 16 de setembro de 2006 CONGRESSO DA FIP 66º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE FARMÁCIA (FIP) Realização: FIP/CFF Local: Salvador - Bahia (BA) Data: 25 a 31 de agosto de 2006 Informações: Pelos telefones +31(0)70-302-1982/1981,

Leia mais

Onde os Biomédicos atuam?

Onde os Biomédicos atuam? Onde os Biomédicos atuam? Os profissionais Biomédicos estão distribuídos por todas as esferas científicas públicas e privadas das universidades, faculdades, centros universitários, institutos de pesquisas,

Leia mais

Associados Homenageados Concessão Título de Associado Emérito 2013. Celso Rubens Vieira e Silva- BA

Associados Homenageados Concessão Título de Associado Emérito 2013. Celso Rubens Vieira e Silva- BA Associados Homenageados Concessão Título de Associado Emérito 2013 Carlos Alberto Basílio de Oliveira - RJ Celso Rubens Vieira e Silva- BA Margarida Maria Fernandes da Silva Moraes - SP Marialva Tereza

Leia mais

Pesquisa. Ações Nacionais de Pesquisa

Pesquisa. Ações Nacionais de Pesquisa Pesquisa O câncer vem apresentando prevalência crescente na população brasileira. Exige, portanto, ações estratégicas no âmbito da atenção oncológica, que envolvem a busca de incentivo à pesquisa nas áreas

Leia mais

Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional 1. Marlene MARCHIORI 2, Organizadora

Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional 1. Marlene MARCHIORI 2, Organizadora Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional 1 Marlene MARCHIORI 2, Organizadora Autores Adriano Maricato Graduado em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Estadual

Leia mais

Por que não Química? /Vida

Por que não Química? /Vida 1 de 5 28/06/2011 13:35 Por que não Química? /Vida No Ano Internacional da Química, cientistas querem afastar pecha de vilão ambiental do setor, que precisa de sangue novo e tem emprego de sobra 28 de

Leia mais

Perfil do Curso. O Mercado de Trabalho

Perfil do Curso. O Mercado de Trabalho Perfil do Curso É o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do

Leia mais

Dia 04 de agosto de 2008 Segunda-feira. 04.08.2008 Segunda-feira. Abertura do Evento. (Auditório 2º Andar)

Dia 04 de agosto de 2008 Segunda-feira. 04.08.2008 Segunda-feira. Abertura do Evento. (Auditório 2º Andar) Dia 04 de agosto de 2008 Segunda-feira da Início: Duração 120 min 04.08.2008 Segunda-feira Abertura do Evento (Auditório 2º Andar) Almoço 12:30h Intervalo 14:00h - 90 min 15:50h 15:50h 17:20h - 20 min

Leia mais

fs.unb.br/sipic/ Brasília, DF, vários oficina de até 02 Prazo Saúde As inscrições estão abertas no

fs.unb.br/sipic/ Brasília, DF, vários oficina de até 02 Prazo Saúde As inscrições estão abertas no SEGUNDA CIRCULAR (DEZEMBRO 2014) PRIMEIRO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES BASEADAS EM EVIDÊNCIAS (1º SIPIC) fs.unb.br/sipic/ Prezados Colegas, Nessa segunda circular, continua

Leia mais

Somos uma empresa de consultoria e pesquisa, especializada no segmento healthcare, formada por profissionais associados, todos especialistas em suas

Somos uma empresa de consultoria e pesquisa, especializada no segmento healthcare, formada por profissionais associados, todos especialistas em suas Somos uma empresa de consultoria e pesquisa, especializada no segmento healthcare, formada por profissionais associados, todos especialistas em suas respectivas áreas de atuação. Trabalhamos de forma multidisciplinar,

Leia mais

João José Ferreira Forni Palestras e Debates Participação como palestrante ou debatedor nos seguintes eventos:

João José Ferreira Forni Palestras e Debates Participação como palestrante ou debatedor nos seguintes eventos: João José Ferreira Forni Palestras e Debates Participação como palestrante ou debatedor nos seguintes eventos: 1997/1998 1. O relacionamento institucional da imprensa. - Palestra para Gerentes e executivos

Leia mais

Prof. Adilson Beatriz. Plano de Trabalho - Direção do Instituto de Química - UFMS. Gestão 2013-2017

Prof. Adilson Beatriz. Plano de Trabalho - Direção do Instituto de Química - UFMS. Gestão 2013-2017 Prof. Adilson Beatriz Plano de Trabalho - Direção do Instituto de Química - UFMS Gestão 2013-2017 Campo Grande, junho de 2013 1 Resumo da trajetória acadêmico-profissional - Prof. Adilson Beatriz Candidato

Leia mais

FÓRUM PERMANENTE DE DIREITO EMPRESARIAL

FÓRUM PERMANENTE DE DIREITO EMPRESARIAL FÓRUM PERMANENTE DE DIREITO EMPRESARIAL 77ª Reunião - Dia 11/03/2015 10h às 12h - Auditório: Des. Joaquim Antonio de Vizeu Penalva Santos TEMA: MARCAS, CONSUMIDOR E ASSOCIAÇÃO Dra. Patrícia Carvalho da

Leia mais

SEMANA EMPRESARIAL FGV Projetos em Saúde

SEMANA EMPRESARIAL FGV Projetos em Saúde FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Criada há 60 anos com o objetivo de ser uma instituição voltada ao desenvolvimento intelectual do País, a Fundação Getulio Vargas é composta por escolas e importantes centros de

Leia mais

Publicar em Psicologia um Enfoque para a Revista Científica

Publicar em Psicologia um Enfoque para a Revista Científica Sobre os Autores-colaboradores do Livro: Publicar em Psicologia um Enfoque para a Revista Científica Ana Ludmila Freire Costa André Serradas Claudette Maria Medeiros Vendramini Cláudia Borim da Silva Irene

Leia mais

Agenda do Farmacêutico

Agenda do Farmacêutico ESPECIALIZAÇÃO EM Realização: Universidade Federal de Alfenas (Unifal) Local: Alfenas (MG) pelo e-mail lumarques@unifal-mg.edu.br PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ATENÇÃO FARMACÊUTICA FORMAÇÃO EM FARMÁCIA CLÍNICA

Leia mais

www.cmrocha.com.br Rua do Mercado 34, 17ºandar, 20010-120, Rio de Janeiro, RJ, +55 (21) 2263-1328

www.cmrocha.com.br Rua do Mercado 34, 17ºandar, 20010-120, Rio de Janeiro, RJ, +55 (21) 2263-1328 Rua do Mercado 34, 17ºandar, 20010-120, Rio de Janeiro, RJ, +55 (21) 2263-1328 Apresentação É com satisfação que apresentamos o escritório de advocacia Cesar Mota & Rocha Advogados. O escritório foi fundado

Leia mais

PROPOSTA PARA CONTINUIDADE DO APOIO AOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Coordenador: Guilherme Ary Plonski

PROPOSTA PARA CONTINUIDADE DO APOIO AOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Coordenador: Guilherme Ary Plonski PROPOSTA PARA CONTINUIDADE DO APOIO AOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Coordenador: Guilherme Ary Plonski Setembro 2014 1 1. APRESENTAÇÃO A presente proposta de trabalho visa à continuidade do apoio para

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR - GESTÃO DE PESSOAS ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Liderança, Equipe e Motivação Gestão de Pessoas e o Marketing de Serviços Planejamento Estratégico Aplicado à Gestão de Pessoas

Leia mais

Plano Brasil Maior 2011/2014

Plano Brasil Maior 2011/2014 Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir. Competir para crescer. Agenda Tecnológica Setorial ATS 18 de junho de 2013 Sumário PBM e CIS Objetivo da ATS Focos das ATS Roteiro Metodologia para Seleção

Leia mais

Universidade. Estácio de Sá. Humanas

Universidade. Estácio de Sá. Humanas Universidade Estácio de Sá Humanas A Estácio Hoje reconhecida como a maior instituição particular de ensino superior do país, a Universidade Estácio de Sá iniciou suas atividades em 1970, como Faculdades

Leia mais

Lindolpho de Carvalho Dias

Lindolpho de Carvalho Dias Lindolpho de Carvalho Dias Possui especialização em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1962). Atualmente é do Ministério da Ciência e Tecnologia. CNPq/C.Lattes

Leia mais

II Meeting dos Profissionais do Direito Privado

II Meeting dos Profissionais do Direito Privado II Meeting dos Profissionais do Direito Privado Ciclo de Conferências: Responsabilidade Civil e Seguros na Pós-Modernidade Setembro de 2014 Programação Conferencistas Realização: Patrocínio : Informações

Leia mais

Indústria Farmacêutica e Farmoquímica

Indústria Farmacêutica e Farmoquímica Capa Indústria Farmacêutica e Farmoquímica A indústria farmacêutica mundial é composta por mais de 10 mil empresas. A cadeia farmacêutica tem se destacado como uma das mais inovadoras entre os setores

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS E TECNOLOGIA ALBERTO CHIPANDE Sede Beira, Rua: Correia do Brito, N º 1298, Ponta-Gêa / Telefax N º 843360480

INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS E TECNOLOGIA ALBERTO CHIPANDE Sede Beira, Rua: Correia do Brito, N º 1298, Ponta-Gêa / Telefax N º 843360480 INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS E TECNOLOGIA ALBERTO CHIPANDE Sede, Rua: Correia do Brito, N º 1298, Ponta-Gêa / Telefax N º 843360480 Direcção Académica EDITAL 2015 O Instituto Superior de Ciências e Tecnologia

Leia mais

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Plano de Ação 2007-2010 Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Recursos Humanos em C,T&I 118.000 34.000 41.000 50.000

Leia mais

A relação dos projetos aprovados, indeferidos e não pré-qualificados éa seguinte:

A relação dos projetos aprovados, indeferidos e não pré-qualificados éa seguinte: CT-INFRA - Fundo de Infra-Estrutura RESULTADO DO EDITAL 03/2001 CT-INFRA O Comitê Gestor do CT-INFRA, em reunião realizada em 03 de junho de 2002, tomando como base a avaliação de mérito do Comitê Assessor,

Leia mais

RESUMO SEMANAL DO SETOR Farmoquímico e Farmacêutico EDIÇÃO 30/14

RESUMO SEMANAL DO SETOR Farmoquímico e Farmacêutico EDIÇÃO 30/14 Caso não deseje receber este periódico, basta responder o presente e-mail colocando no Assunto "SUSPENDER ENVIO". RESUMO SEMANAL DO SETOR Farmoquímico e Farmacêutico EDIÇÃO 30/14 1 LEGISLAÇÃO 1.1 Aresto

Leia mais

Cristina Maria Tavares Pereira

Cristina Maria Tavares Pereira Cristina Maria Tavares Pereira Possui Pós-Graduação em Administração de Marketing e Recursos Humanos pela FECEA - Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana e Inbrape (2005) e graduação em Marketing

Leia mais

Ambiente de Inovação. Biotecnologia. Micro e Pequenas Empresas

Ambiente de Inovação. Biotecnologia. Micro e Pequenas Empresas P&D e Inovação para Micro e Pequena Empresas do Estado do Rio de Janeiro: Como criar um ambiente de inovação nas empresas Estudo Setorial de Biotecnologia Prof a Adelaide Antunes Escola de Química da UFRJ

Leia mais

EDUARDO ERNESTO CHINAGLIA PRESIDENTE

EDUARDO ERNESTO CHINAGLIA PRESIDENTE EDUARDO ERNESTO CHINAGLIA PRESIDENTE MÉDICO CRM 27962 Graduação em Medicina no ano de 1976 Faculdade de Medicina de Itajubá Itajubá MG Cargos Administrativos: Diretor Presidente da Unimed Leste Paulista

Leia mais

SOBRE OS AUTORES. Mestre em Direito. Advogada da União. Professora de Direito Internacional da Universidade do Rio dos Sinos UNISINOS.

SOBRE OS AUTORES. Mestre em Direito. Advogada da União. Professora de Direito Internacional da Universidade do Rio dos Sinos UNISINOS. SOBRE OS AUTORES Anderson Furlan Magistrado Federal no Paraná. Especialista, Mestre e Doutorando em Ciências Jurídico- Econômicas pela Faculdade de Direito de Lisboa Portugal. Diretor da Escola da Magistratura

Leia mais

Curso Intensivo. Vigilância Sanitária - Formação Básica, Intermediária e Avançada

Curso Intensivo. Vigilância Sanitária - Formação Básica, Intermediária e Avançada Curso Intensivo Vigilância Sanitária - Formação Básica, Intermediária e Avançada O EaDPLUS é um dos melhores portais de cursos à distância do Brasil e conta com um ambiente virtual de aprendizagem que

Leia mais

NUCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UESC

NUCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UESC Boletim 13 Editais / FAPESB Visite nosso blog: / Edital 029/2010 Popularização da Ciência Educação Científica - financiamento de projetos institucionais de educação científica que propiciem a difusão e

Leia mais

MBA ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Arcos Dorados

MBA ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Arcos Dorados MBA ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Arcos Dorados MBA ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Sustentabilidade deixou de ser uma escolha e tornou-se premissa fundamental para a competitividade

Leia mais

Descrição: Dados Técnicos:

Descrição: Dados Técnicos: II Simpósio Direito e Economia Descrição: O Simpósio Direito e Economia, em sua segunda edição, pretende dar continuidade ao propósito de contribuir para a atividade acadêmica e profissional de juristas

Leia mais

Impacto do Fundo Social na Ciência e Tecnologia e Política Industrial

Impacto do Fundo Social na Ciência e Tecnologia e Política Industrial Impacto do Fundo Social na Ciência e Tecnologia e Política Industrial Ronaldo Mota Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Comissão Especial Pré-Sal / Fundo Social Câmara dos Deputados 6 de

Leia mais

DOCENTES PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA, FUNCIONAL E FITOTERAPIA

DOCENTES PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA, FUNCIONAL E FITOTERAPIA PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA, FUNCIONAL E FITOTERAPIA Ana Luisa Kremer Faller Doutorado em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Mestrado em Nutrição pela Universidade Federal

Leia mais

Plano de Trabalho 3 Pilares

Plano de Trabalho 3 Pilares Vote na Chapa 2 VOTAÇÃO Dia 10/09 segunda-feira No Auditório do Edifício Redenção Entre 19h e 20h30 Na Avenida Tancredo Neves, nº 2421 - Térreo Prédio ao lado do prédio da ABRH-BA Você merece o melhor!

Leia mais

Programa Complexo Industrial da Saúde

Programa Complexo Industrial da Saúde Programa Complexo Industrial da Saúde Relatório de Acompanhamento de Execução da Agenda de Ação Atualização: Maio/2008 Setembro/2009 Gestor: Reinaldo Guimarães Cargo: Secretário de Ciência, Tecnologia

Leia mais

Art. 1º - A concessão de bolsas de estudo para os alunos regularmente matriculados no PPgCO terá a vigência de doze (12) meses.

Art. 1º - A concessão de bolsas de estudo para os alunos regularmente matriculados no PPgCO terá a vigência de doze (12) meses. RESOLUÇÃO N O 01/201 PPgCO Regulamenta a distribuição de bolsas de estudo no Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica, quanto à concessão, manutenção, duração e cancelamento da bolsa. O Colegiado

Leia mais

para o Tratamento do Câncer

para o Tratamento do Câncer Terapias Direcionadas para o Tratamento do Câncer 1 Anticorpos Monoclonais e Peptídeos para Tratamento do Câncer Recepta Biopharma é uma empresa de biotecnologia dedicada a P&D para o desenvolvimento de

Leia mais

ANEXO I DEMOSTRATIVO DE VAGAS POR CARGO, ÁREA DE ATUAÇÃO, PERFIL, ESCOLARIDADE EXIGIDA E LOCALIZAÇÃO. N O. DE VAGAS POR PERFIL PERFIL

ANEXO I DEMOSTRATIVO DE VAGAS POR CARGO, ÁREA DE ATUAÇÃO, PERFIL, ESCOLARIDADE EXIGIDA E LOCALIZAÇÃO. N O. DE VAGAS POR PERFIL PERFIL ANEXO I DEMOSTRATIVO DE CARGO, ÁREA DE ATUAÇÃO,, ESCOLARIDADE EXIGIDA E LOCALIZAÇÃO. CARGO: TECNOLOGISTA JUNIOR Cód. ÁREA DE ATUAÇÃO N O DE ÁREA 32 Arquitetura 12 Conservação e restauração de conjuntos

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS APLICADAS À SAÚDE

MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS APLICADAS À SAÚDE MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS APLICADAS À SAÚDE INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO 1. Recomendação pela Capes com nota 4. 2. Objetivo geral: formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho,

Leia mais