AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FREI JOÃO DE VILA DO CONDE CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FREI JOÃO DE VILA DO CONDE CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO"

Transcrição

1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FREI JOÃO DE VILA DO CONDE CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Os critérios de avaliação pretendem ajudar a complementar a organização da vida escolar. Tendo em conta esse objetivo, o Agrupamento divulga aos Pais e Encarregados de Educação os referidos critérios para o presente ano letivo. EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 1. Relativamente à educação pré-escolar a avaliação, em termos gerais, deve incidir sobre: a) A pontualidade b) A assiduidade c) As competências definidas nas Áreas Curriculares: Área de Formação Pessoal e Social (transversal, integradora) - Socialização, Educação para os valores, Independência (saber fazer), Autonomia (saber ser); Área de Expressão e Comunicação (compreende três domínios): - Domínio das expressões: motora, dramática, plástica, musical; - Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita; - Domínio da Matemática. Área do Conhecimento do Mundo - História, Sociologia, Geografia, Física, Química, Biologia. 2. A avaliação contempla quatro momentos: a) Avaliação diagnóstica no início do ano; b) Avaliação no final do primeiro período; c) Avaliação no final do segundo período; d) Avaliação no final do ano letivo. Em todos os momentos a avaliação é realizada com a equipa da educação especial. A ficha de avaliação descritiva, é entregue aos pais/encarregados de educação no final de cada período. 3. Instrumentos de avaliação Constituem-se como instrumentos de avaliação o quadro das presenças, quadro das tarefas, quadro dos aniversários, quadro de atividades, quadro dos comportamentos, planos do dia, diário de grupo, calendário, jornal de parede, entre outros. 4. Avaliação formativa A perspetiva da avaliação tem uma função essencialmente formativa, e não classificadora ou seletiva, e define-se como um processo contínuo de apreciação do progresso da criança ao longo do seu percurso na educação pré-escolar.

2 1.º, 2.º e 3.º CICLOS I DOMÍNIOS DA AVALIAÇÃO Os presentes critérios objetivam regular a avaliação das aprendizagens realizadas pelos alunos no âmbito do currículo nacional, entendido como o conjunto de aprendizagens e competências, integrando os conhecimentos, as capacidades, as atitudes e os valores, a desenvolver pelos alunos ao longo do ensino básico, de acordo com os objetivos consagrados na Lei de Bases do Sistema Educativo para este nível de ensino. Assim, a avaliação incidirá em todos os ciclos do ensino básico do Agrupamento sobre dois grandes domínios: 1. Os objetivos a atingir pelos alunos No final do Ensino Básico o aluno deverá ter desenvolvido os objetivos dos programas nacionais aprovados pelo Ministério da Educação. 2. As atitudes e os valores a desenvolver pelos alunos a) Participar em atividades interpessoais e de grupo, respeitando normas, regras e critérios de atuação, de convivência e de trabalho em vários contextos estabelecidos; b) Manifestar sentido de responsabilidade, de flexibilidade e de respeito pelo seu trabalho e pelo dos outros; c) Evidenciar capacidade de comunicar, discutir e defender descobertas e ideias próprias, dando espaços de intervenção aos seus parceiros; d) Ter como regra os princípios da assiduidade e pontualidade; e) Manifestar empenho e disciplina em todas as atividades realizadas; f) Realizar as tarefas solicitadas pelos professores; g) Apresentar-se em aula com o material didático necessário. II AVALIAÇÃO SUMATIVA INTERNA No final de cada período letivo / ano de escolaridade e ciclo, o aluno será avaliado em função das aprendizagens domínio cognitivo e das atitudes e valores prescritos no Projeto Curricular da respetiva Turma. A avaliação resultará da aplicação dos seguintes instrumentos de acordo com os critérios de avaliação abaixo indicados. III - INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Constituem-se como instrumentos de avaliação do Agrupamento de Escolas Frei João de Vila do Conde os testes e fichas de avaliação, as provas orais e práticas e todas as prestações e trabalhos realizados pelos alunos na aula ou em atividade equiparada, sujeitos à observação direta e avaliação dos professores, bem como todos os registos efetuados por aqueles relativos às atitudes e valores evidenciados pelos alunos.

3 1. INSTRUMENTOS BASE Trabalhos em suporte de papel ou noutro suporte físico, bem como prestações orais e/ou práticas de que existam registos escritos, realizados pelos alunos, individualmente, em aula. 2. INSTRUMENTOS COMPLEMENTARES Todo o tipo de ações / tarefas propostas ao longo das atividades letivas, realizadas em espaço aula e que não se incluam nos instrumentos base (fichas de trabalho, questionários orais, trabalhos ou exercícios práticos, etc.). 3. ATITUDES E VALORES Todas as ações do aluno que evidenciem os valores e atitudes referidas no n.º 2 do Capít. I supra (aqui, além de todos os aspetos comportamentais e relacionais, incluem-se os de empenho na disciplina, realização dos trabalhos extra-aulas solicitados pelo professor ou realizados por iniciativa do aluno etc.). Todos os trabalhos extra-aula e que se enquadram neste domínio, sem prejuízo de poderem ser alvo de uma apreciação pelo docente, não devem ser avaliados com nenhum dos elementos da tabela do n.º 1 do Cap. V destes critérios. IV CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1. A ATRIBUIÇÃO DE NÍVEIS / MENÇÕES O nível / menção a atribuir em cada disciplina (2.º e 3.º ciclos) / ano de escolaridade (1.º ciclo) bem como a menção qualitativa na Oferta Complementar e Áreas Não Disciplinares (AND) resultarão da aplicação dos vários instrumentos de avaliação de acordo com os seguintes critérios: 1.1 O nível / menção a atribuir a cada aluno nas disciplinas / ano de escolaridade / áreas não disciplinares que compõem o seu plano de estudos será apurado com base na qualidade das prestações e nos resultados obtidos em todos os instrumentos de avaliação atrás definidos. 1.2 A percentagem a atribuir a cada aluno em cada uma das disciplinas / anos de escolaridade / áreas não disciplinares no primeiro domínio de avaliação resulta da média obtida nos instrumentos. 1.3 O nível / menção a atribuir a cada aluno em cada uma das disciplinas / anos de escolaridade / áreas não disciplinares resultará para todos os anos de escolaridade da avaliação dos domínios referidos em 1 e 2 do Cap. I, nos seguintes termos: Ao domínio cognitivo / conhecimentos será dado um coeficiente de ponderação de 75% e às atitudes / valores (referenciados ao Projeto Educativo) um coeficiente de ponderação de 25% A classificação do segundo período entra com 35% da classificação do 1º período e a classificação do final do ano entra com 30 % da classificação do 1º período, 30% da classificação do 2º período e 40 % da classificação do 3º período;

4 1.3.3 Sem prejuízo do exposto no n.º seguinte, atendendo que a avaliação final do ano resulta do cálculo das médias finais globais nos termos dos n.ºs e 1.3.2, dos três períodos letivos, esta terá que corresponder ao nível calculado na grelha; Salvaguardam-se do exposto no n.º anterior apenas as situações que envolvam a retenção ou retenção repetida do aluno. 1.4 A equivalência da percentagem ao nível a atribuir deve ser feita nos termos da tabela do n.º 1 do Cap. V destes critérios. 1.5 A avaliação nas AND de Formação para a Cidadania e Estudo Acompanhado será feita apenas no domínio das atitudes. 2. PROGRESSÃO/RETENÇÃO DOS ALUNOS 2.1 No 1.º Ciclo: Salvo casos excecionais, devidamente fundamentados pelo professor titular de turma, não reúnem condições de progressão os alunos que, em resultado da avaliação final, se encontrem numa das seguintes situações: - Não atinjam a maioria das metas aprovadas para cada ano de escolaridade nas áreas de Português e Matemática. - No 1.º ano, apenas podem ficar em situação de retenção os alunos que revelem uma elevada falta de assiduidade que inviabilize os procedimentos previstos na lei. - No 4.º ano, por força dos resultados nas provas finais, nos termos da lei. 2.2 Nos anos não terminais (5º, 7º e 8 anos): Salvo casos excecionais, devidamente fundamentados pelo Conselho de Turma, não reúnem condições de progressão os alunos que, em resultado da avaliação final, se encontrem numa das seguintes situações: - Obtenham nível inferior a 3 em mais de três disciplinas. - Obtenham nível inferior a 3 em mais de duas disciplinas quando nestas se incluem, cumulativamente, as de Português e Matemática. 2.3 No final dos 2º e 3.º ciclos: Não reúnem condições de progressão os alunos que, em resultado da avaliação final, se encontrem numa das seguintes situações: - Tenham obtido classificação inferior a 3 nas disciplinas de Português e Matemática; - Tenham obtido classificação inferior a 3 em três disciplinas. 2.4 Avaliação dos alunos dos 6.º e 9º anos: São admitidos às Provas Finais de Português e Matemática nos 6.º e 9º anos todos os alunos, exceto os que após avaliação sumativa interna no 3º período, se enquadrem nas seguintes situações: - Tenham obtido classificação de frequência de nível 1 simultaneamente nas disciplinas de Português e Matemática; - Tenham obtido classificação de frequência inferior a 3 em três disciplinas, desde que se verifique o seguinte:

5 a) Nenhuma delas seja Português ou Matemática; b) Apenas uma delas seja Português ou Matemática e nela tenha obtido nível 1. - Tenham obtido classificação de frequência inferior a 3 em quatro disciplinas, exceto se duas delas forem Português ou Matemática e nelas tiverem obtido nível 2. Notas: Não são admitidos às provas finais dos 6º e 9º anos, os alunos abrangidos pelo nº 9 do art. 22º da Lei nº 30 /2002 de 20 de dezembro, com as alterações introduzidas pelas Leis nº 3/2008 de 18 de janeiro, e 39/2010 de 2 de setembro. A não realização das provas finais implica a retenção do aluno. - A classificação final a atribuir a cada uma das disciplinas sujeitas à prova final, na escala 1 a 5, integra a classificação obtida pelo aluno na prova final, com uma ponderação de 30%. - Estão dispensados da realização das provas finais nos 6º e 9º anos, os alunos abrangidos pelo artigo 21º do Decreto-Lei nº 3/2008 de 7 de janeiro. V - NÍVEIS / MENÇÕES 1. Nos instrumentos base e nos instrumentos complementares em que tal se justifique ou adeque será utilizada obrigatoriamente a seguinte escala qualitativa acompanhada pela referência expressa da percentagem obtida pelo aluno: Resultados (%) Menções 0-19 Fraco Não satisfaz Satisfaz Satisfaz bastante Excelente 2. Na Oferta Complementar será utilizada a seguinte escala qualitativa: Menções % Descrição Não Atribuída aos alunos que não atinjam, pelo menos, metade dos objetivos / competências 0-49 Satisfaz / aprendizagens previamente definidos e constantes do Projeto Curricular da Turma (PCT) Satisfaz 50 Atribuída aos alunos que atinjam, pelo menos, metade dos objetivos / 73 competências/aprendizagens previamente definidos e constantes do PCT Satisfaz Bem Atribuída aos alunos que se distingam pelo elevado grau de consecução dos objetivos / competências / aprendizagens previamente definidos e constantes do PCT VI FALTAS DOS ALUNOS ÀS FICHAS DE AVALIAÇÕES (INSTRUMENTOS BASE). 1. Apenas são consideradas justificadas as faltas às aulas em que é dada uma ficha de avaliação (instrumento base) pelos seguintes motivos: a) Doença do aluno;

6 b) Isolamento profilático, determinado por doença infetocontagioso de pessoa que coabite com o aluno, comprovado através de declaração da autoridade sanitária competente; c) Acidente ocorrido em espaço escolar; d) Nojo; e) Nascimento de irmão durante o dia do nascimento e o dia imediatamente posterior; f) Realização de tratamento ambulatório, em virtude de doença ou deficiência, que não possa efetuar-se fora do período das atividades letivas; g) Assistência na doença a membro do agregado familiar, nos casos em que, comprovadamente, tal assistência não possa ser prestada por qualquer outra pessoa; h) Preparação ou participação em competições desportivas de alunos integrados no subsistema do alto rendimento, nos termos da legislação em vigor, bem como daqueles que sejam designados para integrar seleções ou outras representações nacionais, nos períodos de preparação e participação competitiva, ou, ainda, a participação dos demais alunos em atividades desportivas e culturais quando esta seja considerada relevante pelas respetivas autoridades escolares; i) Cumprimento de obrigações legais; 2. As faltas intercalares não são justificadas, salvo em situações excecionais de situações ocorridas na escola ou situações de saúde comprovadas; 3. As faltas referidas em 1. são justificadas pelo Enc. de Educação do aluno, acompanhadas de comprovativo adequado passado pela entidade competente (médico, entidade hospitalar ou afim, etc.); 4. A não justificação da falta a uma ficha de avaliação (instrumento base) nos termos e prazos implica a atribuição da avaliação de 0 (zero) nessa ficha; 5. Qualquer situação excecional deve ser apresentada pelo diretor de turma ao Diretor para decisão deste. VII - SITUAÇÕES EXCECIONAIS: 1. Serão consideradas e aceites como situações excecionais ao expresso nas alíneas a) a c) do n.º 1 do Cap. IV as seguintes: a) A avaliação das disciplinas nas turmas de PIEF que funcionem ou venham a funcionar no Agrupamento, devendo os pesos de ponderação ser propostos pelos respetivos conselhos de turma, atento o enquadramento legal da turma / curso, a sua estrutura e organização, a sua finalidade e objetivos. b) A avaliação de disciplinas de características muito específicas, tais como a de Educação Moral e Religiosa Católica e as disciplinas / áreas criadas especificamente para os cursos / turmas referidos na alínea precedente. VIII APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1. Não podem os critérios definidos para qualquer disciplina / área curricular ou ano de escolaridade contrariar os critérios aqui aprovados.

7 2. Todas as disciplinas, nos respetivos critérios de avaliação, definem obrigatoriamente de forma objetiva quais são os seus instrumentos base e complementares por cada período letivo, sem prejuízo do contido no n.º seguinte. 3. Os professores devem sujeitar os seus alunos aos instrumentos base, pelo menos, duas vezes por período letivo e de acordo com as planificações definidas pelos respetivos Departamentos / Subdepartamentos Curriculares e constantes no respetivo Projeto Curricular de Turma. 4. Os professores de todas as disciplinas devem traduzir quantitativamente, de acordo com as grelhas constantes do capítulo V, os resultados obtidos pelos alunos nos trabalhos individuais que constituem o instrumento base e dos mesmos (data de realização dos trabalhos e resultados obtidos) dar-lhes conhecimento atempado e inequívoco, nos termos das alíneas g) e h) do n.º 1 do art.º 67.º do Regulamento Interno. 5. São obrigatórios momentos de avaliação da oralidade ou da dimensão prática e experimental, integrados no processo de ensino aprendizagem, nas disciplinas em que tal seja definido. 6. Os professores devem dispor de elementos que lhes permitam fundamentar a avaliação dos trabalhos e prestações dos alunos, em todos os instrumentos de avaliação a que estes se sujeitaram. 7. Do mesmo modo, cada disciplina deve obrigatoriamente elaborar um documento base (vulgo grelha ) a ser usado por todos os docentes que a lecionam e que demonstre no final de cada período a aplicação por aqueles dos critérios aqui aprovados, bem como os específicos da disciplina. 8. A atribuição de 50% ou mais de níveis inferiores a 3 ou da menção de não satisfaz, deverá merecer por parte de cada professor a respetiva fundamentação em ata. 9. Os professores devem garantir que os alunos/encarregados de educação têm conhecimento prévio de todos os instrumentos e critérios gerais e específicos que vão ser considerados na avaliação final dos alunos. 10. Os professores devem assegurar-se que os encarregados de educação tomam conhecimento dos resultados obtidos pelos alunos nos trabalhos que constituem o Instrumento base. 11. A autoavaliação dos alunos será efetuada nos termos do art.º 110º do Regulamento Interno. Tem caráter obrigatório e estará à disposição do Conselho de Turma no final de cada ano letivo. 12. Os critérios de avaliação referidos anteriormente serão respeitados e cumpridos por todos os professores e considerar o desempenho dos alunos em cada momento de avaliação. 13. No respeito pela lei, os presentes Instrumentos e Critérios de Avaliação manter-se-ão em vigor nesta escola até que o Conselho Pedagógico considere útil a sua revisão.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AFONSO BETOTE CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AFONSO BETOTE CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AFONSO BETOTE CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Os critérios de avaliação pretendem ajudar a complementar a organização da vida escolar. Tendo em conta esse objetivo, o Agrupamento divulga

Leia mais

Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior Cód. 152900. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO

Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior Cód. 152900. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA Ano letivo 2014/2015 Sendo a avaliação um «processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA Este documento contempla as linhas gerais de orientação, para uniformização

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ano letivo 2015-2016

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ano letivo 2015-2016 INTRODUÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO LOURENÇO VALONGO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ano letivo 2015-2016 Sendo a avaliação um «processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador

Leia mais

http://www3.esvilela.pt/exames-nacionais

http://www3.esvilela.pt/exames-nacionais http://www3.esvilela.pt/exames-nacionais PROVAS FINAIS DO ENSINO BÁSICO 3º CICLO 2016 QUAL O OBJETIVO E A QUEM SE DESTINAM AS PROVAS FINAIS? As provas finais do 3.º ciclo destinam-se a todos os alunos

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS E NORMAS DE AVALIAÇÃO 2016/2017

CRITÉRIOS GERAIS E NORMAS DE AVALIAÇÃO 2016/2017 CRITÉRIOS GERAIS E NORMAS DE AVALIAÇÃO 2016/2017 Introdução A avaliação constitui um processo regulador do ensino e da aprendizagem, que orienta o percurso escolar dos alunos e certifica as aprendizagens

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1ºCICLO INTRODUÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1ºCICLO INTRODUÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1ºCICLO INTRODUÇÃO A avaliação constitui um processo regulador das aprendizagens, orientador do percurso escolar e certificador das diversas aquisições realizadas pelo aluno ao longo

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO 9.ª Revisão Nos termos da alínea e) do art.º 33.º do Regime de Autonomia, Administração e Gestão, constante do Decreto Lei nº 75/2008 de 22 de abril, na sua

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO - ENSINO BÁSICO 2º E 3º CICLOS (2ª revisão)

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO - ENSINO BÁSICO 2º E 3º CICLOS (2ª revisão) CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO - ENSINO BÁSICO 2º E 3º CICLOS (2ª revisão) Nos termos da alínea e) do art.º 33.º do Regime de Autonomia, Administração e Gestão, constante do Decreto-Lei nº 75/2008 de 22

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO (Aprovado em Conselho Pedagógico de 17.fevereiro.2012) (Revisto em Conselho Pedagógico de 06.novembro.2012) (Retificação das ponderações finais de período em Conselho Pedagógico

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO. 4.ª Revisão

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO. 4.ª Revisão CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO 4.ª Revisão Nos termos da alínea f) do artº 26º do Regime de Autonomia, Administração e Gestão, constante do Decreto-Lei nº 115-A/98 de 4 de Maio, com as alterações

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO De acordo com o estipulado no Decreto-Lei nº139/2012 de 5 de julho e do Despacho Normativo nº14/2011, estabelecem-se os seguintes Critérios Gerais de Avaliação, que passarão

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO. 1. Avaliação. 2. Intervenientes:

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO. 1. Avaliação. 2. Intervenientes: CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1. Avaliação A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos e capacidades desenvolvidas

Leia mais

Encontros Regionais de Educação

Encontros Regionais de Educação Encontros Regionais de Educação Princípios e regulamentação da avaliação Ensino básico Abril de 2016 Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril (terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho)

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ALUNOS

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ALUNOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ALUNOS 1 INTRODUÇÃO No início do ano letivo, compete ao conselho pedagógico do agrupamento definir os critérios de avaliação para cada ciclo e ano de escolaridade,

Leia mais

D e p a r t a m e n t o d e C i ê n c i a s E x p e r i m e n t a i s G r u p o 5 2 0 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo de 2013/2014

D e p a r t a m e n t o d e C i ê n c i a s E x p e r i m e n t a i s G r u p o 5 2 0 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo de 2013/2014 D e p a r t a m e n t o d e C i ê n c i a s E x p e r i m e n t a i s G r u p o 5 2 0 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo de 2013/2014 Os critérios específicos presentes neste documento constituem uma base

Leia mais

ESCOLA DOMINGOS SÁVIO REGIMENTO ESCOLAR

ESCOLA DOMINGOS SÁVIO REGIMENTO ESCOLAR ESCOLA DOMINGOS SÁVIO REGIMENTO ESCOLAR Título VI Da Organização Pedagógica Capítulo IV Do Sistema de Avaliação Art.61- No Ensino Fundamental a verificação do rendimento escolar compreende a avaliação

Leia mais

Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua

Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua REGULAMENTO DE ACREDITAÇÃO DE FORMADORES/AS Projecto Preâmbulo Considerando que o Regime Jurídico de Formação Contínua de Professores/as (RJFCP), aprovado

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Velas Projeto Curricular de Escola Ensino Secundário - 2011 / 2012. Projeto Curricular. do Ensino Secundário

Escola Básica e Secundária de Velas Projeto Curricular de Escola Ensino Secundário - 2011 / 2012. Projeto Curricular. do Ensino Secundário Projeto Curricular do Ensino Secundário Ano Letivo 2011/2012 1 1- Introdução De acordo com o Decreto -Lei n.º 74/ 2004, de 26 de março, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 24/2006, de 6

Leia mais

REGULAMENTO ESPECIFICO PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP)

REGULAMENTO ESPECIFICO PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP) REGULAMENTO ESPECIFICO PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP) Lisboa outubro 2013 REGULAMENTO ESPECIFICO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP) Faz parte integrante dos Cursos Profissionais a realização de

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º 57 23 de Março de 2010

Diário da República, 2.ª série N.º 57 23 de Março de 2010 UNIVERSIDADE DA MADEIRA Reitoria Diário da República, 2.ª série N.º 57 23 de Março de 2010 Regulamento n.º 285/2010 Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SIDÓNIO PAIS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SIDÓNIO PAIS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SIDÓNIO PAIS CAMINHA CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2015 / 2016 1 Índice I- INTRODUÇÃO.. 3 II- ASPETOS FUNDAMENTAIS DA AVALIAÇÃO. 4 1. PRINCÍPIOS GERAIS.. 4 2. ENQUADRAMENTO

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 2014 / 2015. PORTUGUÊS 5.º e 6.º Anos

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 2014 / 2015. PORTUGUÊS 5.º e 6.º Anos Disciplina: PORTUGUÊS 5.º e 6.º Anos - Responsabilidade: (6%) assiduidade/pontualidade (2%) material (2%) organização do caderno diário (2%) - Comportamento: (5%) cumpre as regras estabelecidas - Empenho/Participação:

Leia mais

COLÉGIO de SÃO MIGUEL - FÁTIMA

COLÉGIO de SÃO MIGUEL - FÁTIMA COLÉGIO de SÃO MIGUEL - FÁTIMA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 2º Ciclo 2012/2013 ( ) Não me prendas as mãos não faças delas instrumento dócil de inspirações que ainda não vivi Deixa-me arriscar o molde talvez

Leia mais

CURSOS PROFISSIONAIS REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

CURSOS PROFISSIONAIS REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO CURSOS PROFISSIONAIS REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO Artigo 1º Âmbito e Definição 1 - A FCT é um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola,

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º (Âmbito de Aplicação) Sem prejuízo do estabelecido na legislação em vigor, o presente regulamento aplica-se aos estudantes dos cursos de 1.º ciclo do Instituto

Leia mais

Deve ainda ser tido em consideração o Despacho Normativo n.º 24-A/2012, de 6 de dezembro, bem como o Despacho n.º 15971/2012, de 14 de dezembro..

Deve ainda ser tido em consideração o Despacho Normativo n.º 24-A/2012, de 6 de dezembro, bem como o Despacho n.º 15971/2012, de 14 de dezembro.. PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova Escrita de Físico-Química 9º Ano de Escolaridade Prova 11 / 1ª Fase Duração da Prova: 90 minutos. Informações da prova INTRODUÇÃO

Leia mais

Orientações Gerais 2013 Alunos com Necessidades Educativas Especiais

Orientações Gerais 2013 Alunos com Necessidades Educativas Especiais Orientações Gerais 2013 Alunos com Necessidades Educativas Especiais Secção I Alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente Alunos abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 3/2008, 7 de janeiro

Leia mais

DESPACHO N.º 2015/R/14

DESPACHO N.º 2015/R/14 DESPACHO N.º 2015/R/14 Assunto: Regulamento do Concurso Especial de Acesso ao Ciclo de Estudo Integrado Conducente ao Grau de Mestre em Medicina Para Licenciados Artigo 1.º Objeto e âmbito O presente Regulamento

Leia mais

ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA

ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO ORGANOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ARTICULAÇÃO PARA O TRIÉNIO 2010-13 MARÇO 2013 ORGANOGRAMA DE DESENV. DA ARTICULAÇÃO 2010-2013 ARTICULAÇÃO 2010/11 2011/12 2012/13

Leia mais

PNFT - O MODELO PERFIS / COMPETÊNCIAS

PNFT - O MODELO PERFIS / COMPETÊNCIAS PNFT - O MODELO A atividade de Treinador/a de Desporto tem vindo a tornar-se cada vez mais exigente e complexa, de que resulta a consequente necessidade de melhoria na qualidade e na robustez da sua formação,

Leia mais

PROJECTO DE DECRETO - LEI DE ALTERAÇÂO DO ECD. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Decreto-Lei n.º xx/2011 de x de Outubro

PROJECTO DE DECRETO - LEI DE ALTERAÇÂO DO ECD. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Decreto-Lei n.º xx/2011 de x de Outubro PROJECTO DE DECRETO - LEI DE ALTERAÇÂO DO ECD MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Decreto-Lei n.º xx/2011 de x de Outubro Foram observados os procedimentos decorrentes da Lei n.º 23/98, de 26 de Maio. Assim:

Leia mais

LEGISLAÇÃO. A legislação referente aos exames encontra-se disponível na página Web do Agrupamento de escolas António Nobre.

LEGISLAÇÃO. A legislação referente aos exames encontra-se disponível na página Web do Agrupamento de escolas António Nobre. LEGISLAÇÃO A legislação referente aos exames encontra-se disponível na página Web do Agrupamento de escolas António Nobre www.ae-anobre.pt Secretariado de Exames 4º e 6º anos Ano letivo 2013 /2014 AVALIAÇÃO

Leia mais

Normas de Funcionamento da Componente de Apoio à Família (CAF)

Normas de Funcionamento da Componente de Apoio à Família (CAF) Normas de Funcionamento da Componente de Apoio à Família (CAF) A educação pré-escolar destina-se a todas as crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico e constitui

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação Prova de Equivalência à Frequência 2.º Ciclo do Ensino Básico 2015/2016 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Decreto -Lei nº 17/2016, de 4 de abril Aprovado

Leia mais

Faculdade de Farmácia

Faculdade de Farmácia Faculdade de Farmácia O artigo 74-A do Estatuto da Carreira Docente Universitária, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 205/2009, de 31 de Agosto, e alterado pela Lei 8/2010, de 13 de Maio, determina

Leia mais

DGAE-Direção-Geral da Administração Escolar SESSÕES TEMÁTICAS. Pessoal Docente. Avaliação do Desempenho Progressão na Carreira

DGAE-Direção-Geral da Administração Escolar SESSÕES TEMÁTICAS. Pessoal Docente. Avaliação do Desempenho Progressão na Carreira SESSÕES TEMÁTICAS Pessoal Docente Avaliação do Desempenho Progressão na Carreira maio e junho de 2015 CICLO AVALIATIVO Docentes de carreira o ciclo inicia-se na data correspondente ao momento da sua última

Leia mais

1º Ciclo. Componentes do currículo Áreas disciplinares de frequência obrigatória (a):

1º Ciclo. Componentes do currículo Áreas disciplinares de frequência obrigatória (a): 1º Ciclo Componentes do currículo Áreas disciplinares de frequência obrigatória (a): Áreas não disciplinares (b): Português Matemática Estudo do Meio Expressões: Artísticas Físico-motoras Área de projeto

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS DO ISEC

REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS DO ISEC REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS DO ISEC Artigo 1.º Âmbito O presente Regulamento estabelece o regime de funcionamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) ministrados

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS RESOLUÇÃO Nº. 69 DE 21 DE JUNHO DE 2012. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº. 32/2012

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017/2018

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017/2018 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017/2018 I INTRODUÇÃO De acordo com a legislação em vigor, a avaliação é um elemento integrante e regulador de todo o processo de ensino aprendizagem. A avaliação visa promover

Leia mais

PROJETO Melhores Turmas da Escola

PROJETO Melhores Turmas da Escola 1 Projecto Educativo PROJETO Melhores Turmas da Escola 2011/2012 Índice A. Enquadramento do Projeto (MTE)... 2 B. Objetivo Estratégico e Objetivos Operacionais... 3 C. Definição de Métricas e Indicadores

Leia mais

2013/2014 1. INTRODUÇÃO

2013/2014 1. INTRODUÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MOURE E RIBEIRA DO NEIVA CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Educação Pré-escolar e Educação Básica 2013/2014 1. INTRODUÇÃO Na lógica do Despacho normativo nº24-a/2012 de 6 de dezembro

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º 66 5 de abril de 2016 11440-(3)

Diário da República, 2.ª série N.º 66 5 de abril de 2016 11440-(3) Diário da República, 2.ª série N.º 66 5 de abril de 2016 11440-(3) ANEXO VIII Calendário de exames nacionais e de provas de equivalência à frequência do ensino secundário 1.ª Fase Horas Quarta -feira 15

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE FÍSICO-QUÍMICA

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE FÍSICO-QUÍMICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE FÍSICO-QUÍMICA 3º Ciclo 7º, 8º e 9º Anos ANO LETIVO 2014/15 1- Domínios Domínios Saber e Saber Fazer Saber ser/ estar Parâmetros a avaliar - Revelar conhecimentos. - Compreensão/interpretação

Leia mais

Plano de Melhoria do Agrupamento 2015 2019

Plano de Melhoria do Agrupamento 2015 2019 Plano de Melhoria do Agrupamento 2015 2019 Introdução O Plano de Melhoria do Agrupamento de Escola Gaia Nascente para o quadriénio 2015 2019 tem como objetivo a consolidação e/ou mudança de algumas práticas.

Leia mais

ÉPOCA ESPECIAL ALUNOS PRATICANTES DESPORTIVOS

ÉPOCA ESPECIAL ALUNOS PRATICANTES DESPORTIVOS Norma JNE para Alunos Praticantes Desportivos Provas e Exames 2016 1 ÉPOCA ESPECIAL ALUNOS PRATICANTES DESPORTIVOS 1. Os alunos praticantes desportivos de alto rendimento e de seleções nacionais podem

Leia mais

EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR. Normas de Funcionamento. da Componente de Apoio à Família (CAF)

EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR. Normas de Funcionamento. da Componente de Apoio à Família (CAF) EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR Normas de Funcionamento da Componente de Apoio à Família (CAF) A educação pré-escolar destina-se a todas as crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso

Leia mais

ANEXO XX. O ICA apoia projetos promovidos por associações ou outras entidades sem fins lucrativos que divulguem e promovam o cinema português.

ANEXO XX. O ICA apoia projetos promovidos por associações ou outras entidades sem fins lucrativos que divulguem e promovam o cinema português. ANEXO XX PROGRAMA DE APOIO À INTERNACIONALIZAÇÃO SUBPROGRAMA DE APOIO À DIVULGAÇÃO E PROMOÇÃO INTERNACIONAL DE OBRAS NACIONAIS ATRAVÉS DE ASSOCIAÇÕES DO SETOR 1. Âmbito O ICA apoia projetos promovidos

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO SECUNDÁRIO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO SECUNDÁRIO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO SECUNDÁRIO (2ª revisão) Nos termos da alínea e) do art.º 33.º do Regime de Autonomia, Administração e Gestão, constante do Decreto-Lei n.º 75/2008 de 22 de abril, na

Leia mais

Regulamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do IPA. 2014Jul29. Documento. Data. Conselho Pedagógico. Científico.

Regulamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do IPA. 2014Jul29. Documento. Data. Conselho Pedagógico. Científico. Documento Data Regulamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do IPA 2014Jul29 Conselho Pedagógico Conselho Científico Conselho Direção Técnico- de REVISÃO DO DOCUMENTO Versão Alteração Por Data

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2015/2016

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2015/2016 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2015/2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 1- De acordo com o disposto no Despacho Normativo n.º 17-A/2015, de 22 de setembro, no seu artigo 4º, até ao início do ano letivo, o Conselho

Leia mais

Direção. CONTRATAÇÃO DE ESCOLA Art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho TÉCNICOS ESPECIALIZADOS CONTRATAÇÃO DE UM PSICÓLOGO (A)

Direção. CONTRATAÇÃO DE ESCOLA Art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho TÉCNICOS ESPECIALIZADOS CONTRATAÇÃO DE UM PSICÓLOGO (A) Direção CONTRATAÇÃO DE ESCOLA Art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho TÉCNICOS ESPECIALIZADOS CONTRATAÇÃO DE UM PSICÓLOGO (A) Nos termos e para os efeitos previstos nos números 1 a e 11

Leia mais

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS 2016

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS 2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA TROFA INFORMAÇÃO-PROVA EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS 2016 Prova 23 1.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º, 5º, 7º e 10º anos de escolaridade 2018/19 (aprovados em reunião de CP de 21 de novembro)

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º, 5º, 7º e 10º anos de escolaridade 2018/19 (aprovados em reunião de CP de 21 de novembro) CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º, 5º, 7º e 10º anos de escolaridade 2018/19 (aprovados em reunião de CP de 21 de novembro) I INTRODUÇÃO De acordo com a legislação em vigor, a avaliação é um elemento integrante

Leia mais

Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo

Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017/2018 No Ensino Básico a avaliação constitui um processo regulador do ensino e da aprendizagem, que orienta o percurso escolar dos alunos e certifica as aprendizagens

Leia mais

ANEXO 1. Quadro de Mérito. Critérios para atribuição do Quadro de Mérito aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, a apresentar em cada período lectivo:

ANEXO 1. Quadro de Mérito. Critérios para atribuição do Quadro de Mérito aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, a apresentar em cada período lectivo: ANEXO 1 Quadro de Mérito Critérios para atribuição do Quadro de Mérito aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, a apresentar em cada período lectivo: No 1º ciclo, Muito Bom a Língua Portuguesa, Matemática e Estudo

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO. EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO. NOTA INTRODUTÓRIA Ano letivo 2016/2017

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO. EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO. NOTA INTRODUTÓRIA Ano letivo 2016/2017 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA Ano letivo 2016/2017 Sendo a avaliação um «processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar

Leia mais

NORMAS DE ATRIBUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR

NORMAS DE ATRIBUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR 1 NORMAS DE ATRIBUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR A intervenção do Município de Vendas Novas em matéria de transportes escolares consiste na oferta de um serviço dentro dos parâmetros estabelecidos

Leia mais

EscolaSecundáriaJoséSaramagoMafra EscolaSecundáriaJoséSaramagoMafra EscolaSecundáriaJoséSaramagoMafra

EscolaSecundáriaJoséSaramagoMafra EscolaSecundáriaJoséSaramagoMafra EscolaSecundáriaJoséSaramagoMafra Plano Estratégico 2015/2016 Escola Secundária José Saramago - Introdução A elaboração do presente Plano Estratégico decorre da aplicação do disposto no artigo 15º, do Despacho normativo nº 10-A/2015, de

Leia mais

REGULAMENTO DE LICENÇA DE DISPENSA DE SERVIÇO DOCENTE

REGULAMENTO DE LICENÇA DE DISPENSA DE SERVIÇO DOCENTE REGULAMENTO DE LICENÇA DE DISPENSA DE SERVIÇO DOCENTE (aprovado em reunião de CTC de 2014/10/15) Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto ISCAP/IPP CAPITULO I Disposições gerais Artigo

Leia mais

ANO LETIVO 2014/2015 REGIMENTO DO DEPARTAMENTO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR

ANO LETIVO 2014/2015 REGIMENTO DO DEPARTAMENTO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR ANO LETIVO 2014/2015 REGIMENTO DO DEPARTAMENTO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR 1 Preâmbulo O presente regimento interno, adiante designado por regimento, é o documento que define o regime de funcionamento

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA I, II E III

REGULAMENTO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA I, II E III REGULAMENTO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA I, II E III I Da Caracterização Art.1 o O Estágio Curricular de Vivência do curso de fisioterapia, a seguir referenciado simplesmente como Estágio de Vivência, das Faculdades

Leia mais

PARTE C EDUCAÇÃO. 11576-(2) Diário da República, 2.ª série N.º 67 6 de abril de 2016. Gabinete do Secretário de Estado da Educação

PARTE C EDUCAÇÃO. 11576-(2) Diário da República, 2.ª série N.º 67 6 de abril de 2016. Gabinete do Secretário de Estado da Educação 11576-(2) Diário da República, 2.ª série N.º 67 6 de abril de 2016 PARTE C EDUCAÇÃO Gabinete do Secretário de Estado da Educação Despacho normativo n.º 1-G/2016 O Decreto -Lei n.º 17/2016, de 4 de abril,

Leia mais

REGULAMENTO DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS

REGULAMENTO DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS REGULAMENTO DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS (Decreto-Lei nº 64/2006, de 21 de Março, com as alterações produzidas pelo Decreto-Lei nª.

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO - 2º E 3º CICLOS

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO - 2º E 3º CICLOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO - 2º E 3º CICLOS (3ª revisão) Nos termos da alínea e) do art.º 33.º do Regime de Autonomia, Administração e Gestão, constante do Decreto-Lei nº 75/2008 de 22

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alijó

Agrupamento de Escolas de Alijó Agrupamento de Escolas de Alijó CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO I. ENQUADRAMENTO LEGAL A avaliação das aprendizagens dos alunos do Ensino Secundário, do Ensino Básico e do ensino Pré-escolar é regulada pelos

Leia mais

CURSO VOCACIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO TÉCNICO DE AQUICULTURA COMUNICAR EM INGLÊS 11º 13 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. SABER Interpretação e Produção de Texto

CURSO VOCACIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO TÉCNICO DE AQUICULTURA COMUNICAR EM INGLÊS 11º 13 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. SABER Interpretação e Produção de Texto CURSO VOCACIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO TÉCNICO DE AQUICULTURA COMUNICAR EM INGLÊS 11º 13 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOMÍNIOS CRITÉRIOS INDICADORES INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Eficácia na aquisição e aplicação

Leia mais

CIRCULAR. Circular nº.: S-DGE/2016/1421 (DSDC/DMDDE) Processo nº: Para:

CIRCULAR. Circular nº.: S-DGE/2016/1421 (DSDC/DMDDE) Processo nº: Para: CIRCULAR Data: 2016/04/ Circular nº.: S-DGE/2016/1421 (DSDC/DMDDE) Processo nº: Assunto: Adoção de manuais escolares com efeitos no ano letivo de 2016/2017 Para: Secretaria Regional Ed. dos Açores Secretaria

Leia mais

Estrutura curricular da Licenciatura em Educação Básica 2015/2016

Estrutura curricular da Licenciatura em Educação Básica 2015/2016 Estrutura curricular da Licenciatura em Educação Básica 2015/2016 Sigla Obrigatórios Optativos Educação FEG 18 2 Português FAD 30 Matemática FAD 30 5 Estudo do Meio FAD 30 Expressão Físico-Motora FAD 6

Leia mais

A frequência do ensino básico ou do ensino secundário é obrigatória para os alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos.

A frequência do ensino básico ou do ensino secundário é obrigatória para os alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos. Índice do Documento 1. Educação pré-escolar e 1.º ciclo Conceito matrícula Quem é o Encarregado de Educação Pedido matrícula Prazos Renovação matrícula Prazos Matricula condicional Antecipação ou adiamento

Leia mais

MATRÍCULAS RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA Ano Letivo 2015/2016

MATRÍCULAS RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA Ano Letivo 2015/2016 MATRÍCULAS RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA Ano Letivo 2015/2016 A Considerações prévias 1. A renovação de matrícula tem lugar nos anos escolares seguintes ao da primeira matrícula no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino

Leia mais

PERCURSO DA ESCOLA INCLUSIVA

PERCURSO DA ESCOLA INCLUSIVA PERCURSO DA ESCOLA INCLUSIVA Formadora: Patrícia Almeida SÉCULO XX Evolução de atitudes e práticas face à diferença: 1. Início do século: Período dos esquecidos e escondidos. 2. Anos 50 e 60: Período de

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA Ano letivo 2017/2018 Sendo a avaliação um «processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mem Martins Informação n.º /2014

Agrupamento de Escolas de Mem Martins Informação n.º /2014 Agrupamento de Escolas de Mem Martins Informação n.º /2014 Prova 527/ 2014 INFORMAÇÃO EXAME FINAL DE ESCOLA: Português 12º Ano de Escolaridade 1. Introdução O presente documento divulga informação relativa

Leia mais

INFORMAÇÃO SOBRE A PROVA ESCRITA

INFORMAÇÃO SOBRE A PROVA ESCRITA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Inglês (Prova Escrita + Prova Oral) 2016 Prova 06 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996 Tramitação 1988 Promulgação da Constituição Federal 1988 a 1991 Início de discussão do projeto Jorge Hage na Câmara

Leia mais

REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE MARECHAL RONDON REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ENFERMAGEM São Manuel 2016 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DA FMR As Atividades Complementares, conforme

Leia mais

REGULAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL

REGULAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL REGULAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL CURSOS LIVRES ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES REGULAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL Secção I Disposições e princípios

Leia mais

INGLÊS PROVA ESCRITA. 1. Introdução. 2. Objeto de avaliação. A) Competências COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS

INGLÊS PROVA ESCRITA. 1. Introdução. 2. Objeto de avaliação. A) Competências COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS Informação - Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Básico de COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS Prova de Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Básico de: Prova 21 1ª Fase 2013 9º Ano

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VIANA DO ALENTEJO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VIANA DO ALENTEJO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VIANA DO ALENTEJO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2015/2016 Conteúdo INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO i... 6 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR... 6 CAPÍTULO ii... 8 AVALIAÇÃO NO ENSINO

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS E NORMAS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS E NORMAS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS GERAIS E NORMAS DE AVALIAÇÃO Introdução A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos e capacidades desenvolvidas

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE: Paulo Reis pmjreis@gmail.com

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE: Paulo Reis pmjreis@gmail.com AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE: Paulo Reis pmjreis@gmail.com 2013-2014 1. Quadro normativo da avaliação do desempenho docente: Documento que consagra a Projeto orientação educativa da escola/ educativo

Leia mais

I. Critérios gerais de avaliação 2. II. Critérios gerais de avaliação por disciplina 4. III. Cursos Profissionais 5

I. Critérios gerais de avaliação 2. II. Critérios gerais de avaliação por disciplina 4. III. Cursos Profissionais 5 ÍNDICE I. Critérios gerais de avaliação 2 II. Critérios gerais de avaliação por disciplina 4 2º Ciclo º Ciclo Ensino Secundário III. Cursos Profissionais 5 IV. Percurso de Currículos lternativos 6 V. Cursos

Leia mais

GABINETE DO SECRETÁRIO PARA OS ASSUNTOS SOCIAIS E CULTURA 醫療券的式樣 尺寸 210 毫米 74 毫米 社 會 文 化 司 司 長 辦 公 室 第 67/2014 號社會文化司司長批示 ANEXO

GABINETE DO SECRETÁRIO PARA OS ASSUNTOS SOCIAIS E CULTURA 醫療券的式樣 尺寸 210 毫米 74 毫米 社 會 文 化 司 司 長 辦 公 室 第 67/2014 號社會文化司司長批示 ANEXO 澳門特別行政區公報 第一組 240 第 19 期 2014 年 5 月 12 日 附件 ANEXO 醫療券的式樣 Modelo do vale de saúde 正面 Frente 背面 Verso 尺寸 210 毫米 74 毫米 Dimensões: 210 mm 74 mm 社 會 文 化 司 司 長 辦 公 室 第 67/2014 號社會文化司司長批示 GABINETE DO SECRETÁRIO

Leia mais

Escola de Música Marista do EML REGULAMENTO 2016 /2017. Capítulo I Funcionamento da Escola de Música Marista

Escola de Música Marista do EML REGULAMENTO 2016 /2017. Capítulo I Funcionamento da Escola de Música Marista Capítulo I Funcionamento da Escola de Música Marista 1 A Escola de Música Marista (E.M.M) é dirigida por um coordenador, nomeado pela Direção do Externato Marista. É função desse coordenador dirigir a

Leia mais

Art. 6 As atividades descritas no artigo anterior compreendem quatro grupos descritos a seguir e têm a pontuação descrita na tabela em anexo:

Art. 6 As atividades descritas no artigo anterior compreendem quatro grupos descritos a seguir e têm a pontuação descrita na tabela em anexo: ANEXO IV REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º As Atividades Complementares do Curso de Arquitetura e Urbanismo, como parte integrante do currículo, constituem atividades extraclasse, desenvolvidas

Leia mais

Exame de Equivalência à Frequência 2011/2012 Escola Secundária da Ramada

Exame de Equivalência à Frequência 2011/2012 Escola Secundária da Ramada Exame de Equivalência à Frequência 2011/2012 Escola Secundária da Ramada Ensino Básico INGLÊS INFORMAÇÃO-EXAME Ciclo 3º Ciclo do Ensino Básico Legislação Dec. Lei n.º6/2001, de 18 de janeiro Data 11 de

Leia mais

Escola Básica 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo. Critérios de Avaliação em Língua Estrangeira. (1º ciclo)

Escola Básica 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo. Critérios de Avaliação em Língua Estrangeira. (1º ciclo) Escola Básica 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo Critérios de Avaliação em Língua Estrangeira (1º ciclo) Departamento de Línguas Estrangeiras Ano Letivo 2015/2016 1 Considerações Gerais 1. Pretende-se que a

Leia mais

REGULAMENTO DOS PRÉMIOS DE MÉRITO: Quadros de Valor e Quadros de Excelência

REGULAMENTO DOS PRÉMIOS DE MÉRITO: Quadros de Valor e Quadros de Excelência REGULAMENTO DOS PRÉMIOS DE MÉRITO: Quadros de Valor e Quadros de Excelência Preâmbulo Compete à Escola garantir o desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade do indivíduo e criar condições de promoção

Leia mais

Organização do ano letivo: 2015/2016

Organização do ano letivo: 2015/2016 ESCOLA SECUNDÁRIA DE PINHAL NOVO Organização do ano letivo: 2015/2016 A Constituição de turmas 2015/2016 (Despacho n.º 14026/07, de 3 de julho, com a alteração produzida pelo Despacho n.º 5048-B/2013,

Leia mais

CGA CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2014/2015. (Triénio 2013-2016) Doc033.03

CGA CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2014/2015. (Triénio 2013-2016) Doc033.03 CGA CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO (Triénio 2013-2016) ANO LETIVO 2014/2015 Doc033.03 ÍNDICE 1. ENQUADRAMENTO GERAL. 3 1.1. Informação Sobre a Aprendizagem... 3 1.2. Finalidades. 4 1.3. Princípios.. 4

Leia mais

Prémio de Mérito Escolar

Prémio de Mérito Escolar Prémio de Mérito Escolar Regulamento Prémio de Mérito Escolar Regulamento Preâmbulo A educação foi e continuará a ser um dos suportes do desenvolvimento das sociedades. É desejável, por isso, que se criem

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA DA AEMS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS - AEMS

REGULAMENTO DE MONITORIA DA AEMS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS - AEMS REGULAMENTO DE MONITORIA DA AEMS - AEMS A Faculdades Integradas de Três Lagoas - AEMS, mantida pela Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul, em respeito aos seus projetos pedagógicos, oferece

Leia mais

Educação Física. Código: 28. Agrupamento de Escolas de Abação. Escola EB 2,3 Abação. Informação n.º 1. Data: 12/05/2014

Educação Física. Código: 28. Agrupamento de Escolas de Abação. Escola EB 2,3 Abação. Informação n.º 1. Data: 12/05/2014 Agrupamento de Escolas de Abação Escola EB 2,3 Abação Informação n.º 1 Data: 12/05/14 Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Código: 28 2.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/12,

Leia mais

NORMAS REGULAMENTARES

NORMAS REGULAMENTARES ENQUADRAMENTO À Escola é hoje exigida uma organização curricular centrada em territórios educativos, que assenta num equilíbrio entre a identidade dos projetos e a valorização dos diversos intervenientes

Leia mais

Apresentação da disciplina

Apresentação da disciplina FEUP MIEIG & MIEM Ano letivo 2013/14 Disciplina: Gestão da Qualidade Total Apresentação da disciplina (v1 em 2 de setembro) José A. Faria, jfaria@fe.up.pt Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto,

Leia mais

ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR

ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR 1º PERÍODO Lamego, 14 de janeiro de 2013 INTRODUÇÃO Para uma eficaz monitorização das competências esperadas para cada criança, no final

Leia mais