MBA em Direito do Trabalho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MBA em Direito do Trabalho"

Transcrição

1 REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA MBA em Direito do Trabalho Coordenação Acadêmica: Escola de Direito FGV DIREITO RIO

2 A Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de Administração e Negócios foi fundada em 2009 com o objetivo de ser uma sólida opção para a formação e desenvolvimento de pessoas com foco na preparação de profissionais, executivos e líderes para Alagoas. Conveniada da Fundação Getulio Vargas - FGV, oferece curso de graduação em Administração de Empresas e formação continuada do programa FGV Management, Certificação de Qualidade e Online, que atendem aos diversos segmentos de profissionais de administração de empresas privadas, públicas e do terceiro setor. A FAN-FGV firmou-se como instituição de ensino através da OFM, que está no mercado desde 1996 oferecendo soluções em TI específicas para cada empresa e cliente. Buscando a excelência profissional e empresarial, a OFM teve contato com a FGV e seus cursos, e em 2007, em uma iniciativa arrojada e desenvolvimentista passou a canalizar investimentos na área de ensino. Assinou o convênio com essa renomada instituição de ensino que tem como missão o desenvolvimento do país através da educação e passou a oferecer toda a cadeia de produtos, serviços e principalmente de cursos da FGV em Alagoas. A OFM buscou, através desta parceria, aperfeiçoar sua visão e percepção da administração, trazendo o conhecimento dos melhores formadores de administradores do país. Em 2010 a FAN recebeu a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação para o curso de Graduação em Administração de Empresas, consolidando sua missão em oferecer excelência em ensino e estrutura para nosso estado, e tornou-se apta para, no final de 2011, iniciar o vestibular para o curso com a chancela da FGV. O intuito da FAN-FGV para com os futuros alunos é de manter um compromisso de lapidação intelectual, preparação para a solução de problemas, e associação contínua de teoria e prática em um ensino inter e multidisciplinar. Entendendo que o desenvolvimento só é possível através da educação de qualidade, a FAN-FGV busca oferecer excelência em ensino para que os profissionais de Alagoas e o estado em si possam alcançar um posto de destaque no país e no mundo.

3 DEIXE O MBA QUE É REFERÊNCIA FALAR POR VOCÊ. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM DIREITO DO TRABALHO A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas - FGV DIREITO RIO está engajada na proposta ambiciosa de estabelecer um novo paradigma no ensino do Direito no Brasil. Preocupada em atender a uma demanda seleta de potenciais alunos engajados em suas áreas de atuação, os cursos oferecidos reforçam o comprometimento da Escola em posicionar no mercado profissionais capazes de lidar com questões interdisciplinares, dotados de uma visão ampla das questões jurídicas e com sólidas bases acadêmica e prática. Consoante a percebida crise do ensino jurídico no Brasil nas últimas décadas, somada à necessidade de compreensão do Direito aplicado aos negócios, a Escola de Direito desenvolveu um curso de MBA em Direito do Trabalho, cujo programa denota inovadora abordagem interdisciplinar na qual os alunos não ficam restritos somente a uma visão puramente jurídica do tema, mas discutem aspectos constitucionais, civis, econômicos, sociais e financeiros relacionados ao Direito do Trabalho. Busca-se através da proposta didática adotada fomentar a participação ativa dos alunos não somente na construção e apreensão de conceitos trabalhados ao longo do curso, mas também na aplicação destes conceitos às suas atividades práticas. O MBA em Direito do Trabalho, organizado pela Escola de Direito em perfeita sintonia com as modernas demandas do mercado de trabalho, compõe-se de disciplinas que proporcionam aos alunos instrumental e habilitação necessários para que tenham meios de desenvolver um conhecimento complementar às suas atividades profissionais. Além disso, o corpo docente é integrado por professores renomados, com extensa experiência profissional em suas áreas de atuação, doutores, mestres e especialistas que terão a tarefa de confeccionar o material didático que será utilizado em todos os cursos, trazendo um diferencial ao implementar uma nova didática de aulas. Desafios: Tratar de aspectos de Direito do Trabalho atuais e relevantes para uma eficiente prevenção, planejamento e solução das questões relacionadas à área trabalhista, através do exame de casos práticos e de debates acerca de soluções criativas, em uma abordagem interdisciplinar. Proporcionar aos alunos a possibilidade de atualização, bem como preparação para o mercado de trabalho. O curso permitirá ao aluno obter condições para o desenvolvimento de habilidades específicas na gestão de assuntos jurídicos trabalhistas, a partir de um enfoque interdisciplinar, capacitando-o para decisões corporativas com apoio técnicojurídico.

4 Público-alvo: Graduados em Direito ou outras áreas do conhecimento afins ao Direito do Trabalho que atuem e pretendam aprofundar seus conhecimentos na área trabalhista. Disciplinas 1. Direito Individual do Trabalho I Teoria Geral e Relações de Trabalho - 24 h/a 2. Direito Individual do Trabalho II Contrato de Trabalho - 24h/a 3. Direito Individual do Trabalho III Salário, Jornada, Períodos de Descanso e Término da Relação de Emprego - 24h/a 4. Direito Coletivo do Trabalho - 24h/a 5. Direito Constitucional e Direitos Humanos aplicados ao Direito do Trabalho - 24h/a 6. Direito Civil aplicado ao Direito do Trabalho - 24h/a 7. Teoria Geral do Direito Processual do Trabalho - 24h/a 8. Direito Processual do Trabalho Dissídio Individual - 24h/a 9. Direito Processual do Trabalho Ações Coletivas - 24h/a 10. Processo Cautelar e Procedimentos Especiais Trabalhistas - 24h/a 11. Teoria Geral da Execução Liquidação Trabalhista - 24h/a 12. Execução Trabalhista - 24h/a 13. Recursos no Processo Trabalhista - 24h/a 14. Negociação Trabalhista - 24h/a 15. Metodologia da Pesquisa - 24h/a 16. Gestão de Pessoas (disciplina online) - 36h/a 17. Gestão do Conhecimento (disciplina online) - 36h/a 18.TCC Carga Horária Total: 432h/a * * Atividade extra sala de aula, para acompanhamento e correção dos trabalhos de conclusão de curso. Esta carga horária não integra a carga horária total do curso - 36h/a ** Sequência sugerida para realização das disciplinas. EMENTAS DAS DISCIPLINAS Direito Individual do Trabalho I Teoria Geral e Relações de Trabalho História do Direito do Trabalho. Conceito do Direito do Trabalho. Natureza Jurídica. Fontes do Direito do Trabalho. Hierarquia das Fontes. Princípios peculiares do Direito do Trabalho. Aplicação, Integração e Interpretação do Direito do Trabalho. Renúncia e transação no Direito do Trabalho. Arbitragem no Direito do Trabalho. Relação de Trabalho e de Emprego. Sujeitos da Relação de Emprego. Elementos caracterizadores da relação de emprego. Subordinação e Parassubordinação Jurídica. Empregado. Natureza Jurídica. Elementos Caracterizadores. Tipos de Empregados. Doméstico e diarista. Empregado Rural. Trabalhador Autônomo. Eventual. Trabalhador Avulso. Trabalho Voluntário. Estagiário e Aprendiz. Empregador. Elementos Caracterizadores. Grupo de Empregadores. Solidariedade entre empregadores. Consórcio de empregadores. Poderes do Empregador.

5 Direito Individual do Trabalho II Contrato de Trabalho Natureza Jurídica. Características específicas. Nascimento do contrato de trabalho. Pressupostos de validade. Prova do contrato de trabalho. Objeto do contrato de trabalho. Trabalho ilícito e trabalho proibido. Conteúdo do contrato de trabalho. Obrigações do contrato de trabalho. Contrato por prazo determinado. Contrato a tempo parcial. Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho. Diferenciação dos conceitos. Classificação. Efeitos no contrato de trabalho. Casos de suspensão do contrato de trabalho. Casos de interrupção do contrato de trabalho. Situações específicas. Cessação da suspensão ou da interrupção. Alteração objetiva do contrato de trabalho. Transferência de empregados no Brasil. Transferência de empregados para o exterior. O trabalhador estrangeiro. Alteração subjetiva do contrato de trabalho: Sucessão Trabalhista. Terceirização: diferença entre terceirização lícita e ilícita, responsabilidade do tomador de serviços nas empresas privadas e na Administração Públicas, terceirização na atividade-fim nas empresas de telecomunicações e das concessionárias de serviços públicos. Trabalho temporário. Direito Individual do Trabalho III Salário, Jornada, Períodos de Descanso e Término da Relação de Emprego. Salário e Remuneração. Diferença entre salário e remuneração. Natureza jurídica. Princípios específicos. Garantias constitucionais. Elementos característicos. Salário Mínimo. Composição do salário. Gorjetas, comissões, gratificações e abono. Salário in natura. Vale-transporte. Programa de Alimentação do Trabalhador. Natureza das Parcelas salariais tipificadas, nãotipificadas, dissimuladas e não-salariais. Salário complessivo. Remuneração Variável. Participação nos Lucros e Resultados. Stock Option. Meios de Pagamento. Descontos Salariais. Adicional de insalubridade e periculosidade. Nova redação do artigo 193 da CLT. Décimo terceiro salário. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Estabilidade e garantia de emprego. Hipóteses legais. Estabilidade nos contratos a prazo determinado. Impedimentos e situações prejudiciais à estabilidade. Renúncia à estabilidade. Reintegração e readmissão. Duração e Jornada de Trabalho. Horas extras. Banco de horas e Compensação Semanal. Sobreaviso. Empregados excluídos do capítulo duração de trabalho. Profissões com jornadas diferenciadas (jornalista, bancário, advogado). Intervalo intrajornada e interjornada. Descanso semanal remunerado. Férias. Período aquisitivo e período concessivo. Abono de férias. Fracionamento das férias. Feriados. Consequências do trabalho em período de descanso. Licença-maternidade e empresa cidadã. Particularidades do trabalho da mulher. Constitucionalidade do intervalo do artigo 384 da CLT. Término do contrato de trabalho. Efeitos específicos. Resilição motivada e resilição imotivada. Hipóteses de justa causa. Rescisão indireta. Diferença entre justa causa e falta grave. Formalidades rescisórias. Verbas rescisórias: elementos e prazo de quitação. Seguro-desemprego. A nova disciplina do aviso prévio. Controvérsias. Formalidades para a rescisão. Rescisão bilateral. Culpa recíproca. Factum principis. O custo do Direito do Trabalho. Direito Coletivo do Trabalho Direito sindical: conceito, conteúdo e função. Princípios específicos do Direito Coletivo. Fontes normativas. Conflitos coletivos de trabalho. Organização sindical brasileira. Liberdade sindical (Convenções 87 e 98 da OIT). Unicidade e unidade sindical. Dirigente sindical. Enquadramento Sindical. Conceito de categoria. Categoria profissional diferenciada. Dissociação de categorias. Entidades sindicais: conceito, natureza jurídica, estrutura, funções, requisitos de existência e atuação, prerrogativas e limitações. Garantias sindicais. As Centrais sindicais. Contribuições sindicais. Negociação coletiva: princípios, função e níveis. Acordo coletivo, convenção coletiva e contrato coletivo de trabalho. Vigência, eficácia e extensão dos instrumentos normativos. Natureza das normas coletivas. Incorporação das cláusulas normativas aos contratos individuais de trabalho: entendimento atual do TST. Validade de cláusulas que envolvem matéria de medicina e segurança do trabalho. Flexibilização trabalhista. Condutas antissindicais. Greve: espécies e conseqüências. "Lockout".

6 Direito Constitucional e Direitos Humanos aplicados ao Direito do Trabalho Constituição: conceito e classificação. Direitos Humanos, Direitos e Garantias Fundamentais na Constituição. Princípio da dignidade da pessoa humana. As gerações ou dimensões dos direitos humanos. Sistema Internacional de promoção e proteção dos direitos humanos. Sistema Interamericano. Tratados e Convenções Internacionais sobre direitos humanos trabalhistas. Incorporação ao ordenamento jurídico brasileiro. Conflito com as normas constitucionais. A eficácia dos direitos fundamentais nas relações trabalhistas. Direitos Fundamentais Individuais e Coletivos de natureza trabalhista. Direitos Sociais trabalhistas. Princípios constitucionais específicos aplicáveis a área trabalhista. Discriminação do trabalhador. Ações afirmativas. Disposições constitucionais e leis trabalhistas antidiscriminatórias. Análise das principais convenções da OIT ratificadas pelo Brasil relativas a direitos trabalhistas. Polêmica da validade da ratificação da Convenção 158 da OIT pelo Brasil. Proteção ao idoso (Lei n /03). Proteção às Pessoas com Deficiência no Trabalho. Proteção constitucional do Trabalho infantil. Proteção constitucional contra o Trabalho Escravo. Meio Ambiente do Trabalho. Disposições Constitucionais Transitórias em matéria trabalhista. Princípio do Poder Constituinte originário e Poder Constituinte derivado. Limitações ao poder de emenda. Controle de constitucionalidade das leis. Ação Direta de Inconstitucionalidade, Ação Declaratória de Constitucionalidade e Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental. Inconstitucionalidade por omissão com casos práticos existentes em matéria trabalhista. Tutelas constitucionais das liberdades aplicáveis em matéria trabalhista: habeas corpus, mandado de segurança e mandado de injunção. Direito Civil aplicado ao Direito do Trabalho O direito comum como fonte supletiva do Direito do Trabalho. O empregado à luz da dignidade da pessoa humana. Personalidade e Capacidade. Os direitos de personalidade no Código Civil e no Direito do Trabalho. Consequências da violação dos direitos da personalidade. Dano Moral e Assédio Moral. Assédio Sexual: diferença entre assédio sexual por chantagem e por intimidação. Maioridade trabalhista. Influências da função social da empresa na compreensão da figura do empregador. Influências da boa fé objetiva no contrato de trabalho. Deveres anexos e obrigações acessórias. Cláusulas especiais do contrato de trabalho (confidencialidade e não concorrência). Préeficácia e pós-eficácia do contrato de trabalho. Non venire contra factum proprium. Abuso de direito nas relações de trabalho. Responsabilidade civil-trabalhista. Responsabilidade do empregador por acidente de trabalho. Acidentes típicos e atípicos. Danos materiais. Pensionamento. Dano estético. Dano existencial. Dano em ricochete. Teoria do risco aplicável ao Direito do Trabalho. Responsabilidade objetiva e responsabilidade subjetiva. Prescrição nas ações indenizatórias. Honorários advocatícios. Juros trabalhistas e atualização monetária. Teoria Geral do Direito Processual do Trabalho Organização da Justiça do Trabalho. Jurisdição e Competência. Ministério Público do Trabalho Organização e Atribuições.. Princípios gerais e singularidades do Processo do Trabalho. Ação Trabalhista. Sujeitos. Causa. Objetivo. Classificação. Condições da ação. Partes no Processo Trabalhista. Pressupostos Processuais. Suspensão do processo. Extinção do processo. Intervenção de Terceiros. Atos, Termos e Prazos Processuais. Nulidades. Prescrição. Prescrição do ato lesivo único. Prescrição do dano moral. Decadência. Preclusão. Perempção: diferenças entre perempção no Processo do Trabalhista e no Processo Civil. Aplicação subsidiária das Alterações e Reformas do CPC. Boa-fé processual. Direito Processual do Trabalho Dissídio Individual Dissídio Individual no Procedimento ordinário. Dissídio trabalhista. Petição inicial. Pedidos. Procedimentos trabalhistas. Peças processuais. Tutelas. Audiência. Proposta de conciliação. Arquivamento da reclamação. Respostas do réu. Sentença. Efeitos. Dissídio Individual no Procedimento Sumaríssimo. Causas submetidas ao procedimento sumaríssimo. Princípios específicos do procedimento sumaríssimo. Aplicação subsidiária do Código de

7 Processo Civil. Causas excluídas do procedimento sumaríssimo. Ação declaratória incidental, intervenção de terceiros nesta figura, recurso do terceiro prejudicado, reconvenção e litisconsórcio. Peças processuais. Audiência de instrução e julgamento. Provas. Sentença. Coisa julgada. Direito Processual do Trabalho Ações Coletivas Dissídio coletivo. Conceito. Natureza jurídica. Classificação. Regulamentação legal do dissídio coletivo. Requisitos da prestação jurisdicional. Pressupostos processuais em dissídio coletivo. Abrangência da substituição processual. Data-base. Litispendência. Precedentes normativos. Procedimento. Intervenção de terceiros. Acordo. Sentença. Recursos. Coisa julgada em dissídio coletivo. Ação de cumprimento. Direitos transindividuais trabalhistas e dissídios de natureza metaindividual. Ação Civil Pública. Ação Coletiva para tutela dos Interesses Individuais Homogêneos. Ação Anulatória de Cláusulas de Acordo e Convenção Coletiva. Processo Cautelar e Procedimentos Especiais Trabalhistas Poder geral de cautela. Medidas cautelares. Tipos. Competência. Legitimidade. Pressupostos cautelares. Diferenças entre a medida cautelar e a antecipação da tutela. Prazo. Possibilidade da Intervenção de terceiros e litisconsórcio no processo cautelar. Prova. Procedimento. Cessação da eficácia da medida cautelar. Suspensão do Processo Cautelar. Sentença cautelar. Recursos. Execução da sentença cautelar. Procedimentos cautelares específicos. Medidas cautelares atípicas e inominadas. Procedimentos Especiais. Ação de Consignação em Pagamento. Ação de Depósito. Ação de Prestação de Contas. Inquérito Judicial para a apuração de falta grave do empregado estável. Reclamação por falta ou recusa de anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social. Ação Rescisória. Ação Anulatória. Reclamação Correicional. Mandado de Segurança. Teoria Geral da Execução Liquidação Trabalhista Generalidades. Princípios específicos sobre a execução. Competência. Legitimidade ativa e passiva. Requisitos necessários para promover a execução. Título executório. Execução provisória e execução definitiva. Tipos de Execução. Procedimento. Solidariedade na execução. Sucessão trabalhista e execução. Cessão de crédito trabalhista. Assunção de débito trabalhista. Liquidação da sentença. Execução Trabalhista Garantia da execução. Desconsideração da personalidade jurídica do empregador. Nomeação de bens. Penhora. Penhora de bens de ex-sócios. Efeitos. Modalidades. Exceção de pré-executividade. Embargos à execução e à penhora. Embargos de terceiro. Recursos na execução. Suspensão da execução. Extinção da execução. Adjudicação, Praça e Arrematação. Recursos no Processo Trabalhista Recursos. Duplo grau de jurisdição. Princípios específicos dos recursos. Efeitos recursais. Procedimentos recursais. Pressupostos recursais. Prazos. Depósito recursal. Juízo de admissibilidade. Fungibilidade recursal. Deserção. Recurso adesivo. Recurso do terceiro prejudicado. Recurso de ofício. Recursos admitidos no Processo do Trabalho. Recurso Ordinário. Embargos de Declaração. Recurso de Revista. Agravo de Instrumento. Embargos. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Extraordinário. Prequestionamento. Tipos de Agravos. Pedido de Revisão. Pedido de Reconsideração.

8 Negociação Trabalhista Introdução dos processos de negociações complexas com assimetria de poder; Técnica de criação de consenso para ganhos mútuos; Gestão de Conversas Difíceis para facilitar acordos; Diplomacia Corporativa e Gestão do Poder; Negociações entre sindicatos, governos, ambientalistas e empresas: Caso de construção de porto; Contextualização da aprendizagem; O Sistema Jurídico nas Negociações Sindicais; Os Novos Paradigmas das Relações de Trabalho - Flexibilização, Terceirização; O futuro do trabalho. Metodologia da Pesquisa Conhecimento, saber e ciência. Ciência e tecnologia. Métodos. Tipos de pesquisa. Trabalhos monográficos. Instrumentos de coleta de dados. Elaboração de projetos. Edição do trabalho de conclusão do curso.. Disciplinas FGV Online: Gestão de Pessoas - (36 h/a) Apresentação Trata da gestão das habilidades e das competências desenvolvidas pelas pessoas, de modo a possibilitar que a empresa obtenha os resultados esperados. Objetivo Analisar a gestão das habilidades, competência e interações humanas, que podem contribuir para o sucesso do negócio das empresas. Conteúdo programático Motivação: desafios atuais, teorias sobre motivação, mecanismos de defesa, forças e funções, autodesenvolvimento, poder nas organizações. Processo de comunicação: conceitos básicos, comunicação escrita, comunicação oral. Trabalho em equipe: funcionamento das equipes, diferenças individuais, desenvolvimento de equipes. Conhecimento e competência: organizações de aprendizagem, universidade corporativa, gestão do conhecimento, gestão de competência, competência na empresa. Gestão de desempenho: captação de talentos, avaliação de desempenho, sistema de reconhecimento. Gestão do Conhecimento -(36 h/a) Apresentação Trata do gerenciamento das estruturas de conhecimento na empresa, de modo a otimizar a competitividade das organizações que pretendem ter longevidade e sucesso. Objetivo Analisar o processo de gestão de conhecimento, identificando as estratégias que transformam ativos intangíveis em produtividade, valor agregado e aumento de competitividade.

9 Conteúdo programático Conhecimento como fator de produção: novos paradigmas, criação do conhecimento, criação do conhecimento organizacional, cinco disciplinas. Mapeamento estratégico das organizações: conhecimento e competitividade, clima e cultura organizacional, implantação da gestão do conhecimento, balanced scorecard. Soluções para a gestão do conhecimento: foco na tecnologia, foco fora da TI, foco nas pessoas. Implantação da gestão do conhecimento: etapas do processo, indicadores de desempenho, competências do gestor de conhecimento. Sistema de Avaliação e Obtenção do Certificado de Especialização Para obter o certificado de especialização, o aluno deverá: a) frequentar, no mínimo, 75% de todas as atividades programadas; b) obter nota igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas; c) apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), obtendo no mesmo nota igual ou superior a 7,0 (sete); Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Definição e Objetivos Dentro dos objetivos do MBA em Direito do Trabalho, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por primordiais escopos, fazer com que os alunos demonstrem, através da elaboração de um trabalho jurídico a ser definido pela Coordenação Acadêmica, que internalizaram os conhecimentos práticos e teóricos que foram passados no decorrer do curso, constituindo-se em um instrumento de avaliação e validação de todo o seu aprendizado, além de atender perfeitamente às diretrizes da Resolução CES/CNE Nº. 01, de 08 de junho de 2007, que estabelece as normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização. Os alunos receberão o Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, que contém a definição do trabalho e as regras relativas à estrutura, forma e termos de apresentação do mesmo. A aprovação do TCC é requisito indispensável para a conclusão do MBA em Direito do Trabalho.

MBA EM DIREITO: TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO

MBA EM DIREITO: TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM DIREITO: TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO Coordenação Acadêmica - Escola de Direito FGV DIREITO RIO Código: ZMBADT*13/03 Currículo: ZMBADT*13_03-1

Leia mais

2.5.5 Contrato por prazo indeterminado 2.5.6 Contrato por prazo determinado 2.6 Contrato por prazo determinado da CLT 2.7 Terceirização 2.

2.5.5 Contrato por prazo indeterminado 2.5.6 Contrato por prazo determinado 2.6 Contrato por prazo determinado da CLT 2.7 Terceirização 2. SUMÁRIO 1. DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO INTRODUÇÃO 1.1 Fontes do Direito do Trabalho 1.1.1 Classificação 1.1.2 Hierarquia entre as fontes justrabalhistas 1.2 Princípios do direito do trabalho 1.2.1 Princípio

Leia mais

Sumário LISTA DE ABREVIATURAS... 17 CAPÍTULO 1 DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO INTRODUÇÃO... 19

Sumário LISTA DE ABREVIATURAS... 17 CAPÍTULO 1 DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO INTRODUÇÃO... 19 Sumário LISTA DE ABREVIATURAS... 17 CAPÍTULO 1 DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO INTRODUÇÃO... 19 1.1 NATUREZA JURÍDICA DO DIREITO DO TRABALHO... 19 1.1.1 Teoria do Direito Público... 19 1.1.2 Teoria do Direito

Leia mais

2.2 Natureza jurídica do contrato de trabalho 2.2.1 Teoria acontratualista 2.2.2 Teoria institucionalista 2.2.3 Teoria neocontratualista 2.

2.2 Natureza jurídica do contrato de trabalho 2.2.1 Teoria acontratualista 2.2.2 Teoria institucionalista 2.2.3 Teoria neocontratualista 2. Sumário 1. Direito individual do trabalho - introdução 1.1 Conceito e denominação do direito individual do trabalho 1.2 Divisão do direito do trabalho 1.3 Características 1.4 Natureza jurídica 1.5 Autonomia

Leia mais

SUMÁRIO 1. DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA

SUMÁRIO 1. DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA SUMÁRIO 1. DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA 2. PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO 2.1 Gratuidade de Justiça 2.2 Honorários Advocatícios 2.3 HOMOLOGAÇÃO DE VERBAS RESCISÓRIAS E MULTA

Leia mais

Súmario. Súmario 5 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 11 CAPÍTULO II SUJEITOS DA RELAÇÃO DE TRABALHO... 77 QUESTÕES... 77

Súmario. Súmario 5 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 11 CAPÍTULO II SUJEITOS DA RELAÇÃO DE TRABALHO... 77 QUESTÕES... 77 Súmario 5 Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 11 APRESENTAÇÃO À 2ª EDIÇÃO... 13 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO DO TRABALHO... 15 QUESTÕES... 15 1. Parte histórica... 15 2. Interpretação e integração...

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 17 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO DO TRABALHO... 19 QUESTÕES...

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 17 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO DO TRABALHO... 19 QUESTÕES... Sumário 7 Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 17 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO DO TRABALHO... 19 QUESTÕES... 19 1. Parte Histórica... 19 2. Interpretação e Integração... 29 3. Fontes... 36 4.

Leia mais

CAPÍTULO 2 CONTRATO DE TRABALHO 23 I. Noções """"'''' 23 2. Classificaçãodos contratos de trabalho """""""""""""""'''''' 24

CAPÍTULO 2 CONTRATO DE TRABALHO 23 I. Noções '''' 23 2. Classificaçãodos contratos de trabalho '''''' 24 CAPÍTULO 1 NOÇÕES DE DIREITO DO TRABALHO 1 I. Conceito................. I 2. Natureza e autonomia I Competência para legislar sobre Direito do Trabalho 2 Normas de Direito do Trabalho 3 1. Normas Trabalhistas

Leia mais

Introdução ao Direito do Trabalho. Capítulo 4. Princípios do Direito do Trabalho. Capítulo 2. Fontes do Direito do Trabalho

Introdução ao Direito do Trabalho. Capítulo 4. Princípios do Direito do Trabalho. Capítulo 2. Fontes do Direito do Trabalho Sumário Capítulo 1 Introdução ao Direito do Trabalho 1.1. Conceito e denominação 1.2. Característica 1.3. Divisão 1.4. Natureza 1.5. Autonomia 1.6. Evolução no Brasil Capítulo 2 Princípios do Direito do

Leia mais

Parte I - Direito do trabalho - parte geral, 1. 1 Evolução histórica, 3 1 Evolução mundial, 3 2 Evolução no Brasil, 4.

Parte I - Direito do trabalho - parte geral, 1. 1 Evolução histórica, 3 1 Evolução mundial, 3 2 Evolução no Brasil, 4. Parte I - Direito do trabalho - parte geral, 1 1 Evolução histórica, 3 1 Evolução mundial, 3 2 Evolução no Brasil, 4 2 Denominação, 6 3 Conceito e divisão da matéria, 8 4 Posição enciclopédica, 9 5 Fontes,

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação 2007/1 ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES Disciplina: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Curso: DIREITO Código CR PER Co-Requisito Pré-Requisito

Leia mais

CADEMP FGV. Elaboração de Projeto Básico, Termo de Referência. Referência em Educação Executiva REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA

CADEMP FGV. Elaboração de Projeto Básico, Termo de Referência. Referência em Educação Executiva REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA CADEMP FGV Elaboração de Projeto Básico, Termo de Referência Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando Salgado A Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de Administração

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DO AUTOR À TERCEIRA EDIÇÃO

SUMÁRIO NOTA DO AUTOR À TERCEIRA EDIÇÃO SUMÁRIO NOTA DO AUTOR À TERCEIRA EDIÇÃO... 15 PREFÁCIO... 17 INTRODUÇÃO... 19 Capítulo I FLEXIBILIZAÇÃO... 21 1.1. Definição... 21 1.2. Flexibilização da norma... 23 1.3. Flexibilizar a interpretação e

Leia mais

MBA EM DIREITO TRIBUTÁRIO

MBA EM DIREITO TRIBUTÁRIO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM DIREITO TRIBUTÁRIO Coordenação Acadêmica: Escola de Direito da FGV DIREITO RIO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU-SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM DIREITO TRIBUTÁRIO

Leia mais

EXAME DA OAB 2011.1 2ª FASE DIREITO DO TRABALHO REVISÃO DE TEMAS DE DIREITO DO TRABALHO E DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

EXAME DA OAB 2011.1 2ª FASE DIREITO DO TRABALHO REVISÃO DE TEMAS DE DIREITO DO TRABALHO E DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO EXAME DA OAB 2011.1 2ª FASE DIREITO DO TRABALHO REVISÃO DE TEMAS DE DIREITO DO TRABALHO E DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO ATUALIZAÇÕES - NOVA SÚMULA 426 DO TST DEPÓSITO RECURSAL. UTILIZAÇÃO DA GUIA GFIP.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL Coordenação Acadêmica: Escola de Direito da FGV DIREITO RIO Cód.: ZMBADCPC13/00 Currículo: ZMBADCPC13_00-1 Programa

Leia mais

CADEMP FGV. Gestão e Liderança. Referência em Educação Executiva REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA. Coordenação Acadêmica: Prof.

CADEMP FGV. Gestão e Liderança. Referência em Educação Executiva REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA. Coordenação Acadêmica: Prof. REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA CADEMP FGV Gestão e Liderança Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando Salgado A Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de Administração e Negócios foi fundada em

Leia mais

CADEMP FGV. Pesquisas de Opinião Para a Administração Pública. Referência em Educação Executiva REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA

CADEMP FGV. Pesquisas de Opinião Para a Administração Pública. Referência em Educação Executiva REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA CADEMP FGV Pesquisas de Opinião Para a Administração Pública Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando Salgado A Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de Administração

Leia mais

Pós-Graduação Direito e Processo do Trabalho Conteúdo Programático

Pós-Graduação Direito e Processo do Trabalho Conteúdo Programático MÓDULO I - Direito do Trabalho I - Evolução Histórica do Direito do Trabalho - Princípios Constitucionais e Infraconstitucionais do Direito Individual do Trabalho - Fontes e Hermenêutica do Direito do

Leia mais

LLM em Direito Empresarial

LLM em Direito Empresarial CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO LLM em Direito Empresarial Coordenação Acadêmica - Escola de Direito FGV DIREITO RIO Programa de LLM em Direito Empresarial Escola de Direito FGV DIREITO

Leia mais

5º PROCESSO SELETIVO ANABB PARA A FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA - 08/2015 ASSESSORIA JURÍDICA 27/08/2015 EDITAL 01/2015

5º PROCESSO SELETIVO ANABB PARA A FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA - 08/2015 ASSESSORIA JURÍDICA 27/08/2015 EDITAL 01/2015 5º PROCESSO SELETIVO ANABB PARA A FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA - 08/2015 ASSESSORIA JURÍDICA 27/08/2015 EDITAL 01/2015 A Assessoria Jurídica da ANABB torna público o presente Processo Seletivo para

Leia mais

1.2 História do Direito do Trabalho no Brasil... 37 2. CARACTERIZAÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO... 41

1.2 História do Direito do Trabalho no Brasil... 37 2. CARACTERIZAÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO... 41 SUMÁRIO 1. HISTÓRIA DO DIREITO DO TRABALHO... 33 1.1 História Geral do Direito do Trabalho... 33 1.2 História do Direito do Trabalho no Brasil... 37 2. CARACTERIZAÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO... 41 2.1 Denominação...

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM DIREITO TRIBUTÁRIO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM DIREITO TRIBUTÁRIO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM DIREITO TRIBUTÁRIO Coordenação Acadêmica: Escola de Direito da FGV DIREITO RIO Programa de MBA em Direito Tributário Escola de Direito FGV DIREITO

Leia mais

SUMÁRIO. 1. HISTÓRIA DO DIREITO DO TRABALHO 1.1 História geral do Direito do Trabalho 1.2 História do Direito do Trabalho no Brasil

SUMÁRIO. 1. HISTÓRIA DO DIREITO DO TRABALHO 1.1 História geral do Direito do Trabalho 1.2 História do Direito do Trabalho no Brasil SUMÁRIO 1. HISTÓRIA DO DIREITO DO TRABALHO 1.1 História geral do Direito do Trabalho 1.2 História do Direito do Trabalho no Brasil 2. TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO 2.1 Denominação 2.2 Conceito 2.3

Leia mais

P O D E R J U D I C I Á R I O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO SECRETARIA DA COMISSÃO DE CONCURSO

P O D E R J U D I C I Á R I O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO SECRETARIA DA COMISSÃO DE CONCURSO P O D E R J U D I C I Á R I O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO SECRETARIA DA COMISSÃO DE CONCURSO XXI CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA MAGISTRATURA DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO EDITAL nº 7/2008

Leia mais

MBA em Gestão de Pessoas

MBA em Gestão de Pessoas REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA MBA em Gestão de Pessoas Coordenação Acadêmica: Profª. Dra. Ana Ligia Nunes Finamor A Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de Administração e Negócios foi fundada

Leia mais

CAP 01 - Princípios...15

CAP 01 - Princípios...15 Sumário CAP 01 - Princípios...15 1.1. PRINCÍPIOS BÁSICOS:...16 1.1.1. Princípio da Supremacia do Interesse Público Sobre o Privado...16 1.1.2. Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público...16 1.2.

Leia mais

Petições Trabalhistas 3.0

Petições Trabalhistas 3.0 Contestações 1. Contestação - ação de cobrança de contribuição sindical 2. Contestação - ação rescisória trabalhista 3. Contestação - adicional de insalubridade - limpeza de banheiro - empresa 4. Contestação

Leia mais

DADOS DAS DISCIPLINAS CÓDIGO NOME CH GLOBAL PERÍODO HORÁRIO. 80h 6º

DADOS DAS DISCIPLINAS CÓDIGO NOME CH GLOBAL PERÍODO HORÁRIO. 80h 6º DADOS DAS DISCIPLINAS CÓDIGO NOME CH GLOBAL PERÍODO HORÁRIO 0258 Direito do Trabalho II PROFESSOR(A) Profa.Esp. Denise de Fátima G.F.S. Farias 80h 6º Terça-feira 20h50min às 22h30min Sexta-feira 20h50min

Leia mais

SUMÁRIO. Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição

SUMÁRIO. Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição SUMÁRIO Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição Apresentação - Marco Antonio Araujo Junior Sobre os autores 1.1 Introdução princípios e poderes 1.2 Ato administrativo 1.3 Organização da Administração

Leia mais

SUMÁRIO. Informativos de Jurisprudência... 46

SUMÁRIO. Informativos de Jurisprudência... 46 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... 19 1. Princípios básicos... 19 1.1. Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o privado... 19 1.2. Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público... 19 2.

Leia mais

CADEMP FGV. CADEMP ADMINISTRAÇÃO - Gerenciamento de Projetos e Portfólio. Referência em Educação Executiva REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA

CADEMP FGV. CADEMP ADMINISTRAÇÃO - Gerenciamento de Projetos e Portfólio. Referência em Educação Executiva REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA CADEMP FGV CADEMP ADMINISTRAÇÃO - Gerenciamento de Projetos e Portfólio Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando Salgado A Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de

Leia mais

OBJETIVOS BREVE HISTÓRICO

OBJETIVOS BREVE HISTÓRICO PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU PROJETO PEDAGÓGICO DE DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO BREVE HISTÓRICO A Universidade Candido Mendes UCAM, criada e mantida pela Sociedade Brasileira de Instrução

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA PRIMEIRA REGIÃO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO 2012 PONTOS DA PROVA ORAL

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA PRIMEIRA REGIÃO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO 2012 PONTOS DA PROVA ORAL TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA PRIMEIRA REGIÃO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO 2012 PONTOS DA PROVA ORAL PONTO 1 Segurança e higiene do trabalho. Labor em circunstâncias

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO. 5ª SÉRIE A e B: NOTURNO

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO. 5ª SÉRIE A e B: NOTURNO FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO 5ª SÉRIE A e B: NOTURNO PROFESSORA: MARIA CLAUDIA SANTANA LIMA DE OLIVEIRA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO SÉRIE: 5 ANO A e B TURMAS: NOTURNO CARGA HORÁRIA

Leia mais

CADEMP FGV. Licitações Públicas. Referência em Educação Executiva REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA. Coordenação Acadêmica: Prof.

CADEMP FGV. Licitações Públicas. Referência em Educação Executiva REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA. Coordenação Acadêmica: Prof. REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA CADEMP FGV Licitações Públicas Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando Salgado A Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de Administração e Negócios foi fundada em

Leia mais

Pós-Graduação Direito Processual Civil e do Trabalho Realização: EPD - Escola Paulista de Direito

Pós-Graduação Direito Processual Civil e do Trabalho Realização: EPD - Escola Paulista de Direito Pós-Graduação Direito Processual Civil e do Trabalho Realização: EPD - Escola Paulista de Direito Data: 23/8 a 13/12/2013 (sextas-feiras) Horário: 18h às 22h45 Local: Av. Liberdade, 956, São Paulo/SP Apresentação

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO. ANEXO EMENTAS (Turma III) CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO. ANEXO EMENTAS (Turma III) CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a Seminário de Integração e Motivação SIM () Seminário de imersão. Capacita o aluno a quebrar barreiras

Leia mais

I) DIREITO INDIVIDUAL E COLETIVO DO TRABALHO

I) DIREITO INDIVIDUAL E COLETIVO DO TRABALHO PROGRAMA ESPECÍFICO DA PROVA ORAL XX CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA SEXTA REGIÃO I) DIREITO INDIVIDUAL E COLETIVO DO TRABALHO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 22ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 22ª REGIÃO AVISO DIVULGAÇÃO DOS PONTOS PARA A PROVA ORAL Procedimento para a prova oral do IV Concurso para Juiz Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região O Desembargador Presidente do TRT da 22ª

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SINIMBU PODER EXECUTIVO EDITAL DE ABERTURA RETIFICAÇÃO 001/2015 CONCURSO PÚBLICO N 001/2015

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SINIMBU PODER EXECUTIVO EDITAL DE ABERTURA RETIFICAÇÃO 001/2015 CONCURSO PÚBLICO N 001/2015 EDITAL DE ABERTURA RETIFICAÇÃO 001/2015 CONCURSO PÚBLICO N 001/2015 O, pessoa jurídica de direito público interno, por seu Prefeito Municipal Sr. CLAIRTON WEGMANN, no uso de suas atribuições legais e tendo

Leia mais

- Abordagem de casos concretos, de modo a se contextualizar a disciplina.

- Abordagem de casos concretos, de modo a se contextualizar a disciplina. Detalhes da Disciplina Código JUR3231 Nome da Disciplina DIREITO DO TRABALHO I Carga Horária 60 Créditos 4 Direito do Trabalho: histórico, evolução, teoria e princípios. Relação de Ementa Emprego: sujeitos

Leia mais

Constituição e Processo: direitos e garantias fundamentais de natureza processual.

Constituição e Processo: direitos e garantias fundamentais de natureza processual. PONTO Nº 01 Hermenêutica: interpretação, integração e aplicação do Direito do Trabalho. Métodos básicos de exegese. O papel da equidade. Eficácia das normas trabalhistas no tempo e no espaço. Revogação.

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2012

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2012 FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2012 Disciplina: Direito do Trabalho I Departamento: Direito Social e Coletivo Docente Responsável: Anselmo Domingos da Paz Junior Carga Horária Anual: 100 h/a Tipo:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2009 PARA CONTRATAÇÃO DE ADVOGADO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSESSOR JURIDICO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2009 PARA CONTRATAÇÃO DE ADVOGADO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSESSOR JURIDICO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2009 PARA CONTRATAÇÃO DE ADVOGADO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSESSOR JURIDICO O Presidente da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João Del Rei FAUF

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/2 DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO II PROFESSOR: UDNO ZANDONADE TURMAS: 10 o CN UNIDADES

Leia mais

MBA em Direito Ambiental e Sustentabilidade

MBA em Direito Ambiental e Sustentabilidade CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Direito Ambiental e Sustentabilidade Coordenação Acadêmica - Escola de Direito FGV DIREITO RIO MBA em Direito Ambiental e Sustentabilidade - FGV

Leia mais

A Única Escola de Negócios de Alagoas.

A Única Escola de Negócios de Alagoas. Referência em Educação Executiva A Única Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de Administração e Negócios foi fundada em 2009 com o objetivo de ser uma sólida opção para a formação e desenvolvimento

Leia mais

AVISO RELAÇÃO DE PONTOS PARA A PROVA ORAL - 4ª ETAPA PONTO 01

AVISO RELAÇÃO DE PONTOS PARA A PROVA ORAL - 4ª ETAPA PONTO 01 AVISO RELAÇÃO DE PONTOS PARA A PROVA ORAL - 4ª ETAPA O Desembargador Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região e da Comissão do XX Concurso Público para Provimento de Cargos de Juiz do

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO II PROFESSOR: UDNO ZANDONADE TURMAS: 10 o CN PLANO DE CURSO 2013/02

Leia mais

MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores

MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores Coordenação Acadêmica: Prof. Edmarson Bacelar Mota, M. A Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de Administração e Negócios

Leia mais

PROGRAMA DE ESTUDOS. Cargo: ASSESSOR JURÍDICO PROGRAMA LÍNGUA PORTUGUESA

PROGRAMA DE ESTUDOS. Cargo: ASSESSOR JURÍDICO PROGRAMA LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR CONCURSO PARA O CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE ESTUDOS Cargo: ASSESSOR JURÍDICO PROGRAMA LÍNGUA PORTUGUESA 1.

Leia mais

SUMÁRIO. 1. HISTÓRIA DO DIREITO DO TRABALHO 1.1 História Geral do Direito do Trabalho 1.2 História do Direito do Trabalho no Brasil

SUMÁRIO. 1. HISTÓRIA DO DIREITO DO TRABALHO 1.1 História Geral do Direito do Trabalho 1.2 História do Direito do Trabalho no Brasil SUMÁRIO 1. HISTÓRIA DO DIREITO DO TRABALHO 1.1 História Geral do Direito do Trabalho 1.2 História do Direito do Trabalho no Brasil 2. CARACTERIZAÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO 2.1 Denominação 2.2 Conceito

Leia mais

Apresentação... 25 PARTE 1 PARTE GERAL

Apresentação... 25 PARTE 1 PARTE GERAL 2ª Edição SUMÁRIO Apresentação... 25 PARTE 1 PARTE GERAL CAPÍTULO 1 ASPECTOS FUNDAMENTAIS 1.1. Dicas para uma boa redação... 29 1.2. Linha do tempo... 31 1.3. Dicas para as reclamações trabalhistas...

Leia mais

Sumário 1. TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO... 13 2. VÍNCULO EMPREGATÍCIO... 26 3. FLEXIBILIZAÇÃO DO VÍNCULO TRABALHISTA... 38

Sumário 1. TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO... 13 2. VÍNCULO EMPREGATÍCIO... 26 3. FLEXIBILIZAÇÃO DO VÍNCULO TRABALHISTA... 38 5 Sumário 1. Direito Individual do Trabalho 13 1. TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO... 13 1.1. Formação histórica e teoria do direito do trabalho... 13 1.2. Princípios... 16 1.3. Fontes do Direito do

Leia mais

Simulado Virtual para o TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO. Edital Virtual

Simulado Virtual para o TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO. Edital Virtual Simulado Virtual para o TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Edital Virtual O Presidente da Comissão de Simulado torna pública a realização de Simulado Virtual para Ingresso no Quadro de Pessoal

Leia mais

2 CONCEITO DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO, 18 2.1 Denominação, 18 2.2 Conceito, 18

2 CONCEITO DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO, 18 2.1 Denominação, 18 2.2 Conceito, 18 Prefácio, xxvii Nota do autor, xxix 1 HISTÓRICO, 1 1.1 Fundamentos, 1 1.2 Evolução, 2 1.2.1 Nos demais países, 2 1.2.1.1 França, 2 1.2.1.2 Alemanha, 5 1.2.1.3 Itália, 6 1.2.1.4 México, 8 1.2.1.5 Espanha,

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. DISCIPLINA: I PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMAS: 7º AM / BM PLANO DE CURSO 2013/01 UNIDADE

Leia mais

Pós-graduação em Direito e Processual do Trabalho

Pós-graduação em Direito e Processual do Trabalho Apresentação O Grupo Verbo Jurídico figura hoje como uma das instituições mais completas quando se trata de preparação para Concursos Públicos, também atuando no segmento editorial e de ensino. No campo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino técnico Etec PAULINO BOTELHO - Extensão E.E. Arlindo Bittencourt Código: 092-02 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

DISCIPLINA: Direito Processual do Trabalho SEMESTRE DE ESTUDO: 9º Semestre. CH total: 108h

DISCIPLINA: Direito Processual do Trabalho SEMESTRE DE ESTUDO: 9º Semestre. CH total: 108h DISCIPLINA: Direito Processual do Trabalho SEMESTRE DE ESTUDO: 9º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CH total: 108h CÓDIGO: DIR160 1. EMENTA: Organização da Justiça do Trabalho. Princípios gerais do processo

Leia mais

eduardocambi@hotmail.com

eduardocambi@hotmail.com eduardocambi@hotmail.com - Sociedade tecnológica e de consumo: transforma tudo rapidamente. - Direito - influenciado pela cultura: é resultado das idéias, valores e normas compartilhadas em um grupo social.

Leia mais

Plano de Ensino Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Plano de Ensino Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Faculdade Curso Disciplina Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos DTLS - Direito do Trabalho e Legislação Social Período Letivo 2013 - Anual

Leia mais

C- ÁREA PROFISSIONAL DIREITO NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA

C- ÁREA PROFISSIONAL DIREITO NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA C- ÁREA PROFISSIONAL DIREITO NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA DIREITO NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA Titulação conferida: Aprimoramento Supervisora: Dra. Solange Gonçalves Roja Potecasu Características: (duração 12

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15 SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15 DIREITO ADMINISTRATIVO...17 Fernando Ferreira Baltar Neto e Ronny Charles Lopes de Torres 1. Direito Administrativo e o Regime Jurídico-Administrativo...17

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I PRÁTICA CONSTITUCIONAL

SUMÁRIO PARTE I PRÁTICA CONSTITUCIONAL SUMÁRIO PARTE I PRÁTICA CONSTITUCIONAL PETIÇÃO INICIAL 1.1. Breve introdução 1.2. Requisitos da petição inicial 1.3. Emenda da petição inicial 1.4. Indeferimento da petição inicial 1.5. Características

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA/DO CAMPO DE CONHECIMENTO

PROGRAMA DA DISCIPLINA/DO CAMPO DE CONHECIMENTO PROGRAMA DA DISCIPLINA/DO CAMPO DE CONHECIMENTO CÓDIGO DISCIPLINA NATUREZA ANO Legislação Trabalhista e Previdenciária Ob. 2014.2 CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO 72 horas ----------------------- PROFESSOR

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO. Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO. Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira QUINTA SELEÇÃO PARA ADMISSÃO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL E DO TRABALHO

Leia mais

LLM EM DIREITO EMPRESARIAL

LLM EM DIREITO EMPRESARIAL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO LLM EM DIREITO EMPRESARIAL Coordenação Acadêmica: Escola de Direito FGV-Rio SEJA BEM VINDO À FGV Criada em 1944, a Fundação Getulio Vargas, com 64 anos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO XXVIII CONCURSO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO XXVIII CONCURSO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO XXVIII CONCURSO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO O Desembargador Presidente da Comissão Examinadora da Prova Oral do XXVIII Concurso para provimento de cargos de Juiz do Trabalho

Leia mais

Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

Lição 11. Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS

Lição 11. Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS Lição 11. Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS (Lei nº 8.036, de 11/5/90, e Decreto nº 99.684, de 8/11/90). 11.1. CONSIDERAÇÕES GERAIS O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma conta

Leia mais

Os novos direitos dos empregados domésticos: análise da Emenda Constitucional n o 72/2013

Os novos direitos dos empregados domésticos: análise da Emenda Constitucional n o 72/2013 Os novos direitos dos empregados domésticos: análise da Emenda Constitucional n o 72/2013 SériE Atualização Legislativa Os novos direitos dos empregados domésticos: análise da Emenda Constitucional n

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Liderança Sindical Empresarial ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012

Liderança Sindical Empresarial ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 Liderança Sindical Empresarial ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE PESSOAS

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE PESSOAS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE PESSOAS APRESENTAÇÃO O curso de especialização Gestão de Pessoas tem por meta desenvolver gestores para atuarem em empresas que estejam inseridas no processo de globalização

Leia mais

MBA em Direito Civil e Processual Civil

MBA em Direito Civil e Processual Civil REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA MBA em Direito Civil e Processual Civil Coordenação Acadêmica: Escola de Direito da FGV DIREITO RIO DEIXE O MBA QUE É REFERÊNCIA FALAR POR VOCÊ. Apresentação A Escola de

Leia mais

CURSO COMO FISCALIZAR OS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CICLO DA FISCALIZAÇÃO PARA PREVENÇÃO DA RESPONSABILIDADE

CURSO COMO FISCALIZAR OS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CICLO DA FISCALIZAÇÃO PARA PREVENÇÃO DA RESPONSABILIDADE CURSO COMO FISCALIZAR OS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CICLO DA FISCALIZAÇÃO PARA PREVENÇÃO DA RESPONSABILIDADE PERÍODO DE REALIZAÇÃO E CARGA HORÁRIA O curso será realizado

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 19 PERÍODO: 5 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO: DIREITO 2.

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 19 PERÍODO: 5 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO: DIREITO 2. 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 19 PERÍODO: 5 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Introdução

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL. AGU - - Procurador Federal

SUMÁRIO DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL. AGU - - Procurador Federal AGU - - Procurador Federal SUMÁRIO DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL 1 Aplicação da lei penal... 17 2 Crime... 27 3 Exclusão de ilicitude... 39 4 Imputabilidade penal... 44 5 Concurso de pessoas... 47 6

Leia mais

Petições Trabalhistas 3.0

Petições Trabalhistas 3.0 Petições iniciais 1. Reclamação-trabalhista-relação-de-emprego-representação-comercialcomissão-pedido-pelo-espólio-inicial 2. Declaratória - incidental - data da admissão 3. Declaratória - incidental trabalhista

Leia mais

O empregado caminhando na empresa, cai e se machuca vai pedir uma indenização na justiça do trabalho. (empregado x empregador);

O empregado caminhando na empresa, cai e se machuca vai pedir uma indenização na justiça do trabalho. (empregado x empregador); Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo do Trabalho / Aula 04 Professor: Leandro Antunes Conteúdo: Procedimento Sumário, Procedimento Sumaríssimo. A competência para julgar acidente de trabalho:

Leia mais

CURSO COMPLETO E ATUALIZADO DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

CURSO COMPLETO E ATUALIZADO DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Patrícia Fontes Marçal Professora de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Constitucional Graduada em Direito, Universidade de Brasília, UnB Mestre em Direito e Estado, Universidade de Brasília,

Leia mais

1- CONTRATO DE TRABALHO

1- CONTRATO DE TRABALHO 1- CONTRATO DE TRABALHO 1.1 - ANOTAÇÕES NA CARTEIRA DE TRABALHO Quando o empregado é admitido - mesmo em contrato de experiência -, a empresa tem obrigatoriamente que fazer as anotações na carteira de

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAPÁ PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAPÁ PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA 1 V CONCURSO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAPÁ DIREITO CIVIL Anexo I PROGRAMA DO CONCURSO 1 DAS PESSOAS. DA PERSONALIDADE. CAPACIDADE JURÍDICA E DE FATO. DA PESSOA NATURAL

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PINHAIS

CÂMARA MUNICIPAL DE PINHAIS EDITAL nº 02/2015 RETIFICAÇÃO DE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A Comissão Organizadora do Concurso Público nº 01/2015, designada através da Portaria nº 22/2015, no uso de suas atribuições e considerando o enunciado

Leia mais

ANEXO I CARGOS/VAGAS (REF. CONCURSO PÚBLICO / 2014)

ANEXO I CARGOS/VAGAS (REF. CONCURSO PÚBLICO / 2014) ANEXO I CARGOS/VAGAS (REF. CONCURSO PÚBLICO / 2014) Cargo: SECRETARIO DE GESTÃO E CONTROLE INTERNO Código: 01 Bacharel em Ciências Contábeis, Jurídicas, Econômicas ou Administrativas. 20h/semanais CONHECIMENTOS

Leia mais

TÓPICO (em ordem alfabética) PÁGINA Nº

TÓPICO (em ordem alfabética) PÁGINA Nº ÍNDICE DO MANUAL DE ROTINAS TRABALHISTAS TÓPICO (em ordem alfabética) PÁGINA Nº INTRODUÇÃO 6 SIGLAS UTILIZADAS 7 ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL E GERÊNCIA DE REC HUMANOS 8 ABANDONO DE EMPREGO 19 ACIDENTE NO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão em Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FICHA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FICHA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Legislação Trabalhista CÓDIGO: GCT016 UNIDADE ACADÊMICA: FACIP

Leia mais

Procedimentos para a Prova Oral

Procedimentos para a Prova Oral VI CONCURSO PARA JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 19ª REGIÃO Procedimentos para a Prova Oral O Excelentíssimo Desembargador Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D - 26 4º 04. Semanal Semestral 04 60 DIREITO DO TRABALHO I DIREITO

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D - 26 4º 04. Semanal Semestral 04 60 DIREITO DO TRABALHO I DIREITO e Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D - 26 4º 04 Semanal Semestral 04 60 Curso DIREITO Disciplina DIREITO DO TRABALHO I D 07 HERMENÊUTICA JURÍDICA (MATRIZ 2008/01) Introdução ao Direito do

Leia mais

CURSO DE PÓS-MBA. Convergência de Normas Contábeis Brasileiras para as Normas Internacionais de Contabilidade Lei 11638/07 e Lei 11941/09, CPC e IASB

CURSO DE PÓS-MBA. Convergência de Normas Contábeis Brasileiras para as Normas Internacionais de Contabilidade Lei 11638/07 e Lei 11941/09, CPC e IASB REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA CURSO DE PÓS-MBA Convergência de Normas Contábeis Brasileiras para as Normas Internacionais de Contabilidade Lei 11638/07 e Lei 11941/09, CPC e IASB Coordenação Acadêmica:

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... 19 CAPÍTULO II - DO PROCESSO CIVIL... 39

SUMÁRIO CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... 19 CAPÍTULO II - DO PROCESSO CIVIL... 39 SUMÁRIO Apresentação da Coleção...15 CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... 19 1. Antecedentes históricos da função de advogado...19 2. O advogado na Constituição Federal...20 3. Lei de regência da

Leia mais

CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO

CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO Unidade I - Democracia, Representação e Interesse Público: Democracia; A democracia direta e indireta; A democracia liberal; Virtudes e vícios da democracia; Conteúdo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA FICHA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA FICHA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM LEGISLAÇÃO AMBIENTAL: Engenharia Química CÓDIGO: GEQ

Leia mais

Curso. Engenharia. Código GH2

Curso. Engenharia. Código GH2 Departamento Curso Formação Geral Engenharia Disciplina Código Engenharia Legal GH2 Docentes Alexandre Belmonte Siphone (Prof. Responsável) Leonardo Henriques da Silva Matéria Ciências Humanas Carga Horária

Leia mais