4º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS REGRAS DE JOGO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS REGRAS DE JOGO"

Transcrição

1 4º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS REGRAS DE JOGO

2 1. O Jogo Os jogos serão disputados de acordo com as seguintes normas: 1.1 Vence um Jogo quem ganhar à melhor de três partidas; 1.2 Vence uma partida quem marcar mais golos, no conjunto de nove bolas; 2. Apresentação à mesa de jogo 2.1 Logo que um jogo seja anunciado, ambas as equipas devem comparecer imediatamente perante a mesa designada. 2.2 Se uma equipa não comparecer na mesa no prazo de cinco minutos, deve ser novamente anunciada Um aviso é feito a cada cinco minutos. Ao fim de 10 minutos se a equipa não comparecer dentro do tempo limite, é declarada Falta de Comparência e aplicada uma derrota, em cada partida do jogo, à equipa que não compareceu. 3. Iniciar um Jogo 3.1 Para iniciar um jogo é feita a escolha do lado da mesa e de quem tem a primeira bola de serviço. 3.2 Esta escolha é efetuada através do método moeda ao ar. 3.3 Quem acertar na moeda ao ar tem o direito de preferência na escolha (mesa ou serviço). A outra equipa ficará com a escolha remanescente Depois da escolha feita esta não pode ser alterada O Jogo começa oficialmente quando a bola for posta em jogo para o serviço. 4 Serviço e Protocolo Pronto 4.1 O serviço é definido como a colocação de bola em campo no varão de cinco, no boneco do meio, no início do jogo, após ter sido marcada uma

3 infração (falta), ou a obtenção de um golo, segundo o presente documento. 4.2 Nas situações acima definidas, o protocolo pronto será usado sempre que a bola é posta em campo O Serviço O serviço começa com a bola parada no boneco do meio, do varão de cinco bonecos que deve fazer tocar na bola um segundo boneco do mesmo varão para seguir o jogo. O atleta que executará o serviço deve seguir o protocolo pronto. (Imagem 1 Serviço) Imagem 1 - Serviço O Protocolo Pronto Antes da bola ser posta em jogo, o atleta na posse da mesma deverá perguntar ao adversário se está pronto. O adversário terá 3 segundos para responder pronto. 4.3 Serão consideradas infrações (faltas) no serviço, as seguintes situações: Pôr a bola em jogo antes do adversário responder pronto ; Após o protocolo pronto, o atleta não pode efetuar o serviço para trás (só pode jogar a bola para a frente, devendo rematar, ou passar para o varão de três); 4.4 Fazer avançar a bola (passar para o varão três ou rematar) sem que esta tenha tocado no segundo boneco do varão de cinco.

4 5. Bolas de serviço subsequentes 5.1 Na sequência da primeira bola de serviço de um jogo, as bolas de serviço subsequentes serão feitas pela equipa que sofreu o golo. 5.2 No reinício de uma partida, a equipa que perdeu a partida anterior, tem direito à primeira bola de serviço Se a bola é servida pela equipa errada e a violação for detetada, o jogo será interrompido e a bola deve ser servida pela equipa certa Se a uma equipa é concedida a posse de bola porque a equipa adversária foi penalizada por uma infração das regras e posteriormente a bola fica morta entre os varões de cinco bonecos, a bola pertence à equipa que originalmente serviu a bola (para não beneficiar o infrator). 6. Bola em jogo Uma vez colocada em jogo, uma bola deve permanecer no jogo até ser rebatida para fora da mesa, ser declarada morta, ou um golo ser marcado. 7. Bola fora da mesa de jogo 7.1 Se a bola sair da área de jogo e atingir os marcadores de golos, iluminação, ou qualquer objeto que não faça parte da mesa de jogo, a bola deve ser declarada como Bola Fora. 7.2 Se a bola bate no topo das barras laterias, ou nas extremidades da caixa de jogo e em seguida retorna imediatamente para a superfície de jogo, será considerada em jogo. 7.3 A área de jogo deve ser definida como a área acima da superfície de jogo determinada pela altura dos painéis laterais da caixa. O topo dos trilhos laterias e as extremidades da caixa só serão considerados em jogo se a bola retornar imediatamente para a superfície de jogo. 7.4 Se a bola entrar no buraco de introdução de bola (se houver) e, em seguida retornar à superfície de jogo continua a considerar-se em jogo.

5 7.5 Sempre que bola saia da mesa de jogo, esta será colocada em jogo no varão de dois bonecos do adversário. Imagem 2 Reposição da bola de jogo 8. Bola Morta A bola deve ser declarada morta quando pára completamente o seu movimento e não está ao alcance de qualquer boneco de nenhum atleta. 8.1 Se a bola é declarada morta em qualquer lugar entre varões de 5 bonecos, deve ser colocada novamente para ser jogada pelo mesmo varão, da equipa que originalmente serviu a bola. 8.2 Se a bola é declarada morta entre a área de golo e o varão 5, deve ser colocada em jogo no varão de 5 bonecos, do local mais próximo da bola morta. O jogo deve continuar, usando o Protocolo Pronto. 8.3 Na área de golo, se a bola está a girar, mas fora do alcance de qualquer boneco, esta não é considerada morta. 8.4 A bola que é colocada deliberadamente em posição de ser considerada bola morta, deve ser concedida à equipa adversária, para esta efetuar a bola de serviço. 9. Golo marcado 9.1 Uma bola ao entrar na baliza deve contar como golo, desde que legalmente marcado.

6 9.2 Uma bola que entra na baliza, mas retorna para a superfície de jogo/ ou sair da mesa continua a contar como golo Se um golo não for apontado nos marcadores e ambas as equipas concordarem que foi realmente marcado mas que por lapso, não foi registado, o golo conta. Ao contrário, se alguma de ambas as equipas não concordarem que um golo foi marcado e não registado, então o resultado não sofrerá alteração Após o recomeço da partida seguinte, não há direito a contestação sobre os golos da partida anterior. 10. Faltas 10.1 É considerada falta, qualquer infração às regras definidas neste documento quando praticada no decorrer do jogo Quando uma falta é averbada, o jogo deve parar e a bola deverá ser colocada no varão de cinco (no boneco do meio), pela equipa adversária, aplicando-se o procedimento de serviço e o protocolo Pronto. 11. Mudança de posições e substituições 11.1 Em qualquer evento de equipas, os atletas só podem jogar com os dois varões normalmente designados para a sua posição Depois de a bola ser colocada em jogo, os atletas devem jogar na mesma posição até que um golo seja marcado, ou a partida termine Cada equipa só pode alternar posições no final de cada partida, ou após a marcação de um golo e antes que a equipa adversária efetue o serviço Depois dos jogadores de uma equipa trocarem de posições, estes não podem retomar as posições anteriores, até que um novo golo seja marcado (por qualquer das equipas).

7 11.3 É considerada troca de posições, logo que ambos os jogadores da mesma equipa estejam nos seus respectivos lugares, de frente para a mesa A troca ilegal de posições enquanto a bola está em jogo, será ajuizada falta, devendo o parar o jogo para que os atletas retornem às suas posições originais, sendo a equipa infratora penalizada com a perda da posse de bola Qualquer atleta que coloque a sua mão em qualquer varão, normalmente designado como sendo do seu parceiro, enquanto a bola está em jogo, é considerado falta Não é permitida a substituição de atletas durante a partida, devendo a substituição ser efetuada apenas no final dessa partida e antes do início da partida seguinte. 12. Girar os varões 12.1 Girar os varões ou na gíria fazer roleta, é ilegal. A roleta é definida como a rotação de qualquer boneco, em mais de 360º, antes ou depois de rematar a bola Quando uma bola é movimentada por um girar ilegal, é considerado falta, passando a posse de bola para a equipa adversária, que servirá a bola Se um varão livre girar movido pela força de uma bola que lhe bate num boneco, esse girar será considerado legal. 13. Deslocar a mesa 13.1 Qualquer deslocamento ou levantamento da mesa enquanto a bola está em jogo, é ilegal, não importando se foi feito ou não de forma intencional Qualquer deslocamento ou levantamento da mesa, quer seja intencional ou não, é considerado falta, não sendo para isso necessário que um jogador perca a posse de bola.

8 Entrar em contacto com os varões do seu oponente de qualquer forma, será penalizado exactamente como deslocar ou levantar a mesa Bater com um varão nas tabelas da mesa, de forma a prejudicar a capacidade do adversário de executar um remate, um passe ou uma defesa, é considerado deslocamento Deslocar a mesa depois de um golo ter sido marcado, ou quando a bola não está em jogo, pode ser considerado comportamento anti desportivo. 14. Invasão da área de jogo 14.1 É ilegal um atleta invadir a área de jogo enquanto a bola está a ser jogada, independentemente de tocar ou não na bola Esta infração é punida com aplicação de uma falta ao jogador infrator Uma bola a girar sobre si própria é considerada em jogo, mesmo que esta não esteja ao alcance de um boneco. É ilegal invadir a área de jogo para fazer parar o movimento giratório da bola, mesmo que esta por proximidade ou aparência, esteja mais perto do seu boneco A bola que no seu movimento descola do tampo da mesa é considerada em jogo, até que retorne à sua área. É ilegal agarrar uma bola num seu movimento aéreo sobre a mesa Uma bola morta é considerada fora de jogo. A bola pode ser livremente jogada logo que tenha sido concedida pela equipa adversária Um atleta só pode limpar marcas em qualquer parte da mesa, quando o jogo estiver parado. 15. Alterações à mesa de jogo 15.1 Áreas de jogo não podem ser feitas alterações que afetem as características do interior da mesa, por qualquer atleta. Isso inclui mudanças para os bonecos, superfície de jogo, amortecedores, etc.

9 15.2 Um atleta não pode limpar o suor, saliva ou utilizar qualquer substância estranha na sua mão antes de limpar as marcas da bola na mesa Colocar resina ou qualquer substância sobre a superfície de jogo é ilegal Qualquer atleta que utilize alguma substância nas suas mãos para melhorar a sua aderência, não poderá aplicá-la á bola. Se isso ocorrer e se a substância afetar a jogabilidade (exemplo: uma bola revestida com resina) essa bola e quaisquer outras na mesa com as mesmas características devem ser imediatamente limpas ou substituídas Se um atleta que usa uma substância, com a resina, para melhorar a sua aderência, deixar um depósito nos punhos ao alternar de lado da mesa, deve limpar os punhos imediatamente Um atleta não pode colocar nada nos varões, punhos ou exterior da mesa que afete o movimento dos varões (por exemplo: limitação do movimento varão do guarda-redes) Um atleta não pode alternar os punhos no exterior das mesas, de forma a impedir a capacidade do adversário de mudar de lado da mesa, entre partidas.

Liga CDLPC- Basquetebol - 5.º /6.º Anos

Liga CDLPC- Basquetebol - 5.º /6.º Anos Informações Gerais Os torneios disputar-se-ão em sistema de campeonato, ao longo do ano letivo. De acordo com o número de equipas participantes, poderá haver uma fase final em sistema de playoffs. A data

Leia mais

RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE. Regulamento (FIBA)

RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE. Regulamento (FIBA) RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE Regulamento (FIBA) Equipe Ter no mínimo 8 jogadores aptos a jogar (5 em quadra e 3 no banco.) e no máximo 12 jogadores aptos a jogar. Deve ter um técnico, e se o time preferir

Leia mais

AS REGRAS DO NEYMAR JR S FIVE

AS REGRAS DO NEYMAR JR S FIVE REGRAS DO JOGO AS REGRAS DO NEYMAR JR S FIVE 1. "OUTPLAY THEM ALL" 2. O CAMPO DO JOGO 3. GOL 4. PLACAS 5. O NÚMERO DE JOGADORES 6. O EQUIPAMENTO DOS JOGADORES 7. A BOLA 8. O ÁRBITRO 9. A DURAÇÃO DA PARTIDA

Leia mais

ÍNDICE GIRA VOLEI REGRAS DE JOGO CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO. REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo. 1.

ÍNDICE GIRA VOLEI REGRAS DE JOGO CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO. REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo. 1. ÍNDICE CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo 1.2 Linhas 1.3 Zona de serviço REGRA 2 Rede e postes 2.1 Altura da rede 2.2 Postes REGRA 3 Equipas

Leia mais

*Esta é a primeira versão de As Regras do Jogo Neymar Jr s Five e está sujeita a alterações.

*Esta é a primeira versão de As Regras do Jogo Neymar Jr s Five e está sujeita a alterações. *Esta é a primeira versão de As Regras do Jogo Neymar Jr s Five e está sujeita a alterações. AS REGRAS DO JOGO DE NEYMAR JR S FIVE* 1. "FINTA-OS A TODOS" 2. O CAMPO DO JOGO 3. GOLO 4. PLACAS 5. O NÚMERO

Leia mais

INTRODUÇÃO PROTOCOLO DE JOGO

INTRODUÇÃO PROTOCOLO DE JOGO INTRODUÇÃO De modo a que sejam uniformizados os procedimentos, os árbitros devem aplicar este modelo de protocolo de antes, durante e no fim de todos os s a realizar em Portugal, tendo em atenção que os

Leia mais

:: REGRAS DO CAMPEONATO DE PEBOLIM (FLA-FLU)

:: REGRAS DO CAMPEONATO DE PEBOLIM (FLA-FLU) :: REGRAS DO CAMPEONATO DE PEBOLIM (FLA-FLU) 1 - A disputa 1.1. Cada jogo será disputado em uma melhor de 3 partidas, o time que marcar 5 gols primeiro vence a partida. 1.2. As partidas são finalizadas

Leia mais

DOCUMENTO ORIENTADOR DO TORNEIO DE ENCERRAMENTO DE CADETES

DOCUMENTO ORIENTADOR DO TORNEIO DE ENCERRAMENTO DE CADETES Torneio de Encerramento de Cadetes DOCUMENTO ORIENTADOR DO TORNEIO DE ENCERRAMENTO DE CADETES 1. Data de Realizacão 22 de Maio (Domingo). 2. Local Piscina do Complexo Desportivo Cidade de Almada. 3. Participantes

Leia mais

II Torneio Matraquilhos aeestsp Regulamento

II Torneio Matraquilhos aeestsp Regulamento Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto Instituto Politécnico do Porto II Torneio Matraquilhos aeestsp Regulamento Índice 1. LOCAL DO TORNEIO... 2 2. SORTEIO E CALENDÁRIO

Leia mais

1º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2013

1º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2013 1º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2013 - ARTIGO 1 O Torneio PATRICIUS realiza-se no Parque da Cidade, Porto. - ARTIGO 2 Estrutura 1ª Fase: Um Grupo de oito (8) equipas, tipo campeonato, a uma volta.

Leia mais

FUTEBOL. Como se define? Acção individual ofensiva de relação entre dois jogadores da mesma equipa, que permite a troca de bola entre eles.

FUTEBOL. Como se define? Acção individual ofensiva de relação entre dois jogadores da mesma equipa, que permite a troca de bola entre eles. FUTEBOL Gesto Técnico: Passe com o pé Acção individual ofensiva de relação entre dois jogadores da mesma equipa, que permite a troca de bola entre eles. Utiliza-se quando existe um colega desmarcado, em

Leia mais

Apoio Teórico de Badminton

Apoio Teórico de Badminton Apoio Teórico de Badminton Caracterização» O badminton é um jogo de raquetas onde se utiliza um volante e pode ser jogado individualmente jogo de singulares e em pares jogo de pares em que o objectivo

Leia mais

REGRAS DE MINI-BASQUETE

REGRAS DE MINI-BASQUETE FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE BASKETBALL (FIBA) COMITÊ INTERNACIONAL DE MINI-BASQUETE. REGRAS DE MINI-BASQUETE O mini-basquete é um jogo para crianças com menos de 12 anos. Foi desenvolvido como uma forma

Leia mais

TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS. 1. Organização dos Torneios 2. Leis de Jogo 3. Arbitragem 4. Deveres e Tarefas das Escolas 5.

TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS. 1. Organização dos Torneios 2. Leis de Jogo 3. Arbitragem 4. Deveres e Tarefas das Escolas 5. TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS 1. Organização dos Torneios 2. Leis de Jogo 3. Arbitragem 4. Deveres e Tarefas das Escolas 5. Anexos ÍNDICE 1. Organização dos Torneios 3 1.1 Fases dos Torneios 3 1.2

Leia mais

Documentos de Apoio - Disciplina de Educação Física 2010-11 ANDEBOL. Caracterização

Documentos de Apoio - Disciplina de Educação Física 2010-11 ANDEBOL. Caracterização ANDEBOL Caracterização O Andebol é um jogo desportivo colectivo, disputado entre duas equipas de sete jogadores efectivos (6 jogadores de campo e um guarda-redes) e cinco suplentes e jogado num campo rectangular.

Leia mais

3x3 Regras do Jogo Olivais Street Basket

3x3 Regras do Jogo Olivais Street Basket 3x3 Regras do Jogo Olivais Street Basket As Regras Oficiais de Basquetebol da FIBA do jogo são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nas Regras do Jogo 3x3 aqui contidas.

Leia mais

Regulamento Específico Queimada

Regulamento Específico Queimada XXIII JOGOS INTERCOLEGIAIS 2014 Regulamento Específico Queimada 1 Regras A competição de Queimada dos Jogos Intercolegiais de Juiz de Fora 2014 obedecerá às regras específicas desse Regulamento que se

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO

REGULAMENTO ESPECÍFICO REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES ESPORTIVAS INTERCLASSES E INTERESCOLAS REGULAMENTO ESPECÍFICO Segue o Regulamento com os ajustes realizados e informado previamente. Lembrando que todas as crianças

Leia mais

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto O que é o? A equipa e o Campo O é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujos objectivos são introduzir

Leia mais

Regulamento Torneio Futebol Total 2016 (Futebol 7)

Regulamento Torneio Futebol Total 2016 (Futebol 7) Regulamento Torneio Futebol Total 2016 (Futebol 7) 1. REGRAS O Torneio Futebol Total (Futebol 7) será jogado de acordo com as regras em vigor para a época de 2015/2016, na Federação Portuguesa de Futebol.

Leia mais

Coringa= 500 (quinhentos) pontos 2 - Valor de cada carta= 10 (dez) pontos 3 - Batida= 100 (cem) pontos 4 - Morto perdido= 100 (cem) pontos.

Coringa= 500 (quinhentos) pontos 2 - Valor de cada carta= 10 (dez) pontos 3 - Batida= 100 (cem) pontos 4 - Morto perdido= 100 (cem) pontos. CANASTRA A modalidade de CANASTRA será disputada de forma MISTA, sendo permitida a inscrição de até 2 (duas) duplas mistas: a) Cada curso poderá inscrever até 4 (quatro) atletas, os quais deverão ser identificados

Leia mais

XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO. Prof. Dr. Wilson da Silva

XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO. Prof. Dr. Wilson da Silva XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO Prof. Dr. Wilson da Silva 1 O TABULEIRO O tabuleiro de xadrez é formado por um quadrado de 8x8 com 64 casas iguais alternadamente claras (as casas brancas ) e escuras (as

Leia mais

Cada equipe tem um ou dois capitães, que são os responsáveis pela comunicação com a arbitragem.

Cada equipe tem um ou dois capitães, que são os responsáveis pela comunicação com a arbitragem. Resumo das Regras de Rúgbi em Cadeira de Rodas Quadra de e equipamento de jogo Rúgbi em cadeira de rodas é jogado em qualquer quadra de basquete de medida 28m por 15m. A Quadra é marcada pelas linhas de

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MATRAQUILHOS Av. Eng.º Armando Magalhães, nº 371 4440-505 Valongo Portugal REGRAS DE JOGO - INDIVIDUAL

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MATRAQUILHOS Av. Eng.º Armando Magalhães, nº 371 4440-505 Valongo Portugal REGRAS DE JOGO - INDIVIDUAL FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MATRAQUILHOS Av. Eng.º Armando Magalhães, nº 371 4440-505 Valongo Portugal REGRAS DE JOGO - INDIVIDUAL 1. ELEMENTOS INTERVENIENTES 1.1. Directores e Delegados Desportivos que organizam

Leia mais

Nota : O Tempo de jogo pode ser reduzido em todos os escalões sempre que o nº de jogos for elevado em relação ao nº de dia de competição

Nota : O Tempo de jogo pode ser reduzido em todos os escalões sempre que o nº de jogos for elevado em relação ao nº de dia de competição REGULAMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO / BAMBIS (MINI ANDEBOL) 1. O escalão de Bambis é constituído por jogadores nascidos em 1996, 1997 e 1998; 2. Neste escalão, a competição decorre num contexto específico os

Leia mais

LDGDM- LIGA DESPORTIVA DE GONDOMAR

LDGDM- LIGA DESPORTIVA DE GONDOMAR CAMPEONATO DE GONDOMAR Pré-escolas Futebol de 5 Futebol de 3 1. Condições de participação a) Podem participar neste Campeonato as colectividades sediadas em Gondomar, e inscritas no Cadastro Municipal

Leia mais

Salientamos que o texto tem a anuência do Diretor de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão CBFS. ALTERAÇÕES

Salientamos que o texto tem a anuência do Diretor de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão CBFS. ALTERAÇÕES Caro Oficiais de Arbitragem, Dirigentes, Técnicos, Atletas e torcedores, a Federação Paranaense de Futebol de Salão através da Escola de Árbitros, elaborou este documento que tem como objetivo informar

Leia mais

REGRAS DE JOGO SPEEDBALL E CLASSIC ITSF ITSF SPEEDBALL AND CLASSIC RULES OF THE GAME

REGRAS DE JOGO SPEEDBALL E CLASSIC ITSF ITSF SPEEDBALL AND CLASSIC RULES OF THE GAME FEDERAÇÃO PORTUGUESA MATRAQUILHOS E FUTEBOL DE MESA FUNDADA EM 07 DE FEVEREIRO DE 2007 FILIADA NA ITSF - INTERNATIONAL TABLE SOCCER FEDERATION SEDE OFICIAL AV. ENG.º ARMANDO MAGALHAES, 371 0-0 VALONGO

Leia mais

LIGA DE MATRAQUILHOS JOGOS T

LIGA DE MATRAQUILHOS JOGOS T LIGA DE MATRAQUILHOS JOGOS T REGRAS DE JOGO EQUIPAS 1. ELEMENTOS INTERVENIENTES 1.1. Duas equipas compostas por quatro atletas equipados de acordo com o estipulado pela Liga. Uma mesa de matraquilhos com

Leia mais

0. Objectivo. 1. Erros no remate. 1.1. Ângulo de erro

0. Objectivo. 1. Erros no remate. 1.1. Ângulo de erro 0. Objectivo Vamos ver como algumas situações nos jogos de futebol podem ser estudadas de um ponto de vista matemático. Para isso, vamos considerar um modelo muito simplificado do que acontece realmente

Leia mais

Associação de Basquetebol de Aveiro CAD Aveiro ARBITRAGEM PAG. 2 PAG. 3 PAG. 4

Associação de Basquetebol de Aveiro CAD Aveiro ARBITRAGEM PAG. 2 PAG. 3 PAG. 4 Associação de Basquetebol de Aveiro CAD Aveiro ARBITRAGEM Árbitro ou Oficial de Mesa. Uma forma diferente de jogar Basquetebol FEV 2016 Nº 04 Índice: PAG. 2 TERMINOLOGIA DA ARBITRAGEM PAG. 3 MITOS NAS

Leia mais

ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014

ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014 ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014 Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismith, do Springfield College (então denominada Associação

Leia mais

INFANTIS M/F ANOS NASCIMENTO: 98 (12

INFANTIS M/F ANOS NASCIMENTO: 98 (12 SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA ÍNDICE DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO 2º e 3º Ciclo (Infantis) 1 Capítulo I O Jogo.. 2 GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 2 Capítulo II Instalações e Material.

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA UMA LESÃO QUE REQUER ASSISTÊNCIA MÉDICA

PROCEDIMENTOS PARA UMA LESÃO QUE REQUER ASSISTÊNCIA MÉDICA PROCEDIMENTOS PARA UMA LESÃO QUE REQUER ASSISTÊNCIA MÉDICA A ser utilizado sob a regra 21.1 1. INTRODUÇÃO O protocolo médico de Lesão é uma série de passos estruturados para permitir a resolução bem sucedida

Leia mais

PROJECTO NESTUM, RUGBY nas ESCOLAS TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS

PROJECTO NESTUM, RUGBY nas ESCOLAS TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS PROJECTO NESTUM, RUGBY nas ESCOLAS TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS 1. Organização dos Torneios 2. Leis de Jogo 3. Arbitragem 4. Deveres e Tarefas das Escolas 5. Anexos ÍNDICE 1. Organização dos Torneios

Leia mais

REGRAS DE JOGO ACR7 - ANDEBOL 7 (SEVEN) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS

REGRAS DE JOGO ACR7 - ANDEBOL 7 (SEVEN) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS REGRAS DE JOGO ACR7 - ANDEBOL 7 (SEVEN) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS JOGADORES Cada uma das equipas é composta por sete jogadores de campo mais sete suplentes, totalizando catorze jogadores por equipa.

Leia mais

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO FUTSAL

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO FUTSAL GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO FUTSAL 2002/2003 ÍNDICE INTRODUÇÃO...2 1. CONSTITUIÇÃO / IDENTIFICAÇÃO DAS EQUIPAS..3 2. DURAÇÃO DOS JOGOS...4 3. A BOLA...6 4. CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO FMUC LEAGUE ÍNDICE INTRODUÇÃO. O jogo será regulamentado pelas regras oficiais do Futsal, da responsabilidade da

REGULAMENTO FMUC LEAGUE ÍNDICE INTRODUÇÃO. O jogo será regulamentado pelas regras oficiais do Futsal, da responsabilidade da REGULAMENTO FMUC LEAGUE ÍNDICE INTRODUÇÃO 1. CONSTITUIÇÃO/ IDENTIFICAÇÃO DAS EQUIPAS 2. DURAÇÃO DOS JOGOS 3. CLASSIFICAÇÃO/ PONTUAÇÃO 4. ARBITRAGEM/ REGRAS 5. CASOS OMISSOS ANEXO INTRODUÇÃO O jogo será

Leia mais

com - site: 1

com - site:  1 E-mail: email@cdrfogueteiro. com - site: www.cdrfogueteiro.com 1 REGULAMENTO DO TORNEIO DE FUTSAL 1. ORGANIZAÇÃO O Clube Desportivo e Recreativo do Fogueteiro, com a colaboração da Junta de Freguesia de

Leia mais

Regulamento de Pebolim - Totó

Regulamento de Pebolim - Totó Regulamento de Pebolim - Totó REGRAS BÁSICAS: As regras básicas são um resumo simplificado das regras oficiais: 1 - INÍCIO DE JOGO O jogo deve começar com os times tirando cara ou coroa (par ou ímpar)

Leia mais

Opções e/ou Alterações ao Documento REGRAS DE TÉNIS 2006 da Federação Portuguesa de Ténis.

Opções e/ou Alterações ao Documento REGRAS DE TÉNIS 2006 da Federação Portuguesa de Ténis. Regulamento Opções e/ou Alterações ao Documento REGRAS DE TÉNIS 2006 da Federação Portuguesa de Ténis. Ponto 1 As regras para o torneio I Arada Open são as mesmas que são utilizadas pela Federação Portuguesa

Leia mais

Direção de Serviços do Desporto Escolar. Regulamento Específico Andebol

Direção de Serviços do Desporto Escolar. Regulamento Específico Andebol Direção de Serviços do Desporto Escolar Regulamento Específico Andebol Ano Lectivo 2012-2013 Índice Introdução... 3 1 - Infantis Masculinos e Femininos (Andebol de 5)... 3 2 - Iniciados Masculinos e Femininos...

Leia mais

TORNEIO DE PEBOLIM ASPMB

TORNEIO DE PEBOLIM ASPMB REGULAMENTO GERAL E TÉCNICO I - DA ORGANIZAÇÃO 1º - Este documento tem por finalidade apresentar um conjunto das disposições e normas para participação Torneio de PEBOLIM da ASPMB. 2º - O Torneio será

Leia mais

Mentalidade Tática no Futebol. Prof.:Msd. Ricardo Luiz Pace Júnior

Mentalidade Tática no Futebol. Prof.:Msd. Ricardo Luiz Pace Júnior Mentalidade Tática no Futebol Prof.:Msd. Ricardo Luiz Pace Júnior O JOGO COMO OBJETO DE ESTUDO O que é a mentalidade tática? Mentalidade tática é a capacidade que deve possuir o jogador de Futsal, para

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL 2007-2008 e 2008-2009 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS/ BOLA DE JOGO... 4 3. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA... 4 4.ARBITRAGEM... 5 5. DURAÇÃO DO JOGO... 6 6.

Leia mais

Andebol. Andebol. Andebol. Andebol. Andebol Caraterização. O que é o Andebol? O Campo. Os Jogadores

Andebol. Andebol. Andebol. Andebol. Andebol Caraterização. O que é o Andebol? O Campo. Os Jogadores Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto O que é o? O andebol é um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada uma delas com 7 jogadores em

Leia mais

Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Francisco Pinto

Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Francisco Pinto Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto Caraterização O que é o? O andebol é um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada uma delas com 7 jogadores em

Leia mais

Regulamento do Ranking 2016 TOTAL TENNIS TEAM PENDOTIBA - Sistema de Pirâmide

Regulamento do Ranking 2016 TOTAL TENNIS TEAM PENDOTIBA - Sistema de Pirâmide Regulamento do Ranking 2016 TOTAL TENNIS TEAM PENDOTIBA - Sistema de Pirâmide Este regulamento foi criado de acordo com as normas e regras da ITF, CBT e FTERJ. Sendo assim, o modelo de ranking de simples

Leia mais

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LECTIVO 2011/2012 PARTICIPAÇÃO Todos os jogos das modalidades colectivas serão disputados

Leia mais

Ano Lectivo 2009 / 2010. Projecto Nestum Rugby nas Escolas Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque

Ano Lectivo 2009 / 2010. Projecto Nestum Rugby nas Escolas Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque Ano Lectivo 2009 / 2010 Projecto Nestum Rugby nas Escolas Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque Introdução O que é o TAG RUGBY? O Tag Rugby é usado como uma alternativa de ensino do rugby de XV nas escolas,

Leia mais

Foi no ano de 1891 que o Dr. James. Naismith, um professor canadiano de. Educação Física na YMCA (Young. Men's Christian Association) em

Foi no ano de 1891 que o Dr. James. Naismith, um professor canadiano de. Educação Física na YMCA (Young. Men's Christian Association) em Foi no ano de 1891 que o Dr. James Naismith, um professor canadiano de Educação Física na YMCA (Young Men's Christian Association) em Massachussets (E.U.A.) inventou o basquetebol. Fig. 1 - James Naismith.

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL 2009-2013 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS, DIMENSÕES DO CAMPO E ALTURA DA REDE... 4 3. CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS... 4 4. REGULAMENTOS... 4 4.1. INFANTIS

Leia mais

REGRAS DE JOGO SPEEDBALL ITSF ITSF SPEEDBALL RULES OF THE GAME

REGRAS DE JOGO SPEEDBALL ITSF ITSF SPEEDBALL RULES OF THE GAME FEDERAÇÃO PORTUGUESA MATRAQUILHOS E FUTEBOL DE MESA FUNDADA EM 07 DE FEVEREIRO DE 2007 FILIADA NA ITSF - INTERNATIONAL TABLE SOCCER FEDERATION SEDE OFICIAL AV. ENG.º ARMANDO MAGALHAES, 371 0-0 VALONGO

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE FUTEBOL DE 7

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE FUTEBOL DE 7 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE FUTEBOL DE 7 Índice 1. Introdução 3 2. Escalões Etários/Bola de Jogo/Duração de Jogo 3 3. Constituição da Equipa 4 4. Classificação/Pontuação 4 5. Arbitragem 6 6. Mesa de Secretariado

Leia mais

REGRAS DE JOGO OFICIAIS OFFICIAL RULES OF THE GAME

REGRAS DE JOGO OFICIAIS OFFICIAL RULES OF THE GAME FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MATRAQUILHOS RUA RODRIGUES ALVES, 98 4440-696 VALONGO TLF/FAX. 22 422 87 58 geral@fpm.pt www.fpm.pt REGRAS DE JOGO OFICIAIS OFFICIAL RULES OF THE GAME Patrocinador Oficial da FPM

Leia mais

1- CONDUÇÃO NO BAMBOLE

1- CONDUÇÃO NO BAMBOLE TRABALHOS TÉCNICOS PARA O DESEVOLVIMENTO DOS FUNDAMENTOS DO FUTEBOL 1- CONDUÇÃO NO BAMBOLE Alguns bamboles espalhados pela quadra, ao sinal do professor os alunos deverão conduzir a bola e parar dentro

Leia mais

FESTIVAL DE MINI-BASQUETE 2ª Copa Sérgio Ney Palmeiro REGULAMENTO

FESTIVAL DE MINI-BASQUETE 2ª Copa Sérgio Ney Palmeiro REGULAMENTO FESTIVAL DE MINI-BASQUETE 2ª Copa Sérgio Ney Palmeiro O mini-basquete é um jogo para crianças de até 12 anos (nascidos a partir de 1993). Foi desenvolvido como uma forma divertida de se descobrir o basquete.

Leia mais

COPA REGATAS DE FUTEBOL (7 SOCIETY)

COPA REGATAS DE FUTEBOL (7 SOCIETY) COPA REGATAS DE FUTEBOL (7 SOCIETY) REGRA 01 - MARCAÇÃO DO CAMPO 01 - Banco de reservas: A equipe deverá ficar no banco de reservas situado no campo de defesa da sua equipe. 02 - Zona de Substituição Localizada

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO VOLEIBOL. (Revisto em Setembro de 2014)

REGULAMENTO ESPECÍFICO VOLEIBOL. (Revisto em Setembro de 2014) REGULAMENTO ESPECÍFICO VOLEIBOL 2013 2017 (Revisto em Setembro de 2014) Índice 1. Introdução 2 2. Escalões etários 3 2.1. Escalões Etários 3 2.2. Tempo de Jogo e variantes da modalidade 3 3. 3. Constituição

Leia mais

COMO JOGAR SINUCA. Link:http://www.jogatina.com/como-jogar-sinuca.html

COMO JOGAR SINUCA. Link:http://www.jogatina.com/como-jogar-sinuca.html COMO JOGAR SINUCA Link:http://www.jogatina.com/como-jogar-sinuca.html Para começar a jogar clique em "JOGAR AGORA!" na nova janela se abrirá, mostrando o lobby, que é onde disposição. Em cada sala, você

Leia mais

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL 2001-2002 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 1. ESCALÕES ETÁRIOS/BOLA DE JOGO... 4 2. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA... 4 3. DURAÇÃO DO JOGO...

Leia mais

REGRA 2 - A DURAÇÃO DO JOGO

REGRA 2 - A DURAÇÃO DO JOGO REGRAS DE HANDEBOL REGRA 1 - A QUADRA 1.1 A quadra é de forma retangular: compreende uma superfície de jogo e duas áreas de gol e mede 40m de comprimento e 20m de largura. Os grandes lados são chamados

Leia mais

modalidade Basquetebol

modalidade Basquetebol modalidade Basquetebol Documento de apoio às aulas de Educação Física Criado em: 2017/Maio/19 Atualizado em: 2017/Maio/19 ref: Documento_de_apoio_n10_Basquetebol Basquetebol "Em 1891, na cidade de Springfield,

Leia mais

TORNEIO DE MALHA REGULAMENTO

TORNEIO DE MALHA REGULAMENTO TORNEIO DE MALHA REGULAMENTO Benfeita 2013 Torneio de Malha de Agosto 2013 - Regulamento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. INSCRIÇÕES......... 3 3. CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS...... 3 4. CARACTERÍSTICAS DO MATERIAL

Leia mais

MINI-HP. Luís Sénica

MINI-HP. Luís Sénica MINI-HP Luís Sénica O QUE É O MINI HP? FILOSOFIA Prazer e benefícios formativos são o principal foco para o MINI-HP. Pretende-se promover valores educacionais e recreativos/competitivos através da prática

Leia mais

- TORNEIO INTERNO DE TRUCO 2016 -

- TORNEIO INTERNO DE TRUCO 2016 - - TORNEIO INTERNO DE TRUCO 2016 - OBJETIVO DO TORNEIO O torneio terá como objetivos promover a interação e confraternização entre os sócios, mediante regras abaixo. REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO 1. DAS INSCRIÇÕES

Leia mais

Federação de Andebol de Portugal. Andebol de Praia. Regras de Jogo

Federação de Andebol de Portugal. Andebol de Praia. Regras de Jogo Federação de Andebol de Portugal Andebol de Praia Regras de Jogo (segundo livro de regras de jogo para Andebol Praia da IHF - Abril 2002) As presentes regras de jogo entram em vigor a partir de Abril de

Leia mais

Andebol. Origem. Caraterização

Andebol. Origem. Caraterização Origem As origens do andebol, bem como a época em que começou a ser praticado, não são conhecidas com rigor. Pode considerar-se que o andebol, na variante de onze, é de origem alemã. Este jogo foi divulgado

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO REGULAMENTO ESPECÍFICO PARA OS ESCALÕES DE SUB-14 E DE SUB-16

REGULAMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO REGULAMENTO ESPECÍFICO PARA OS ESCALÕES DE SUB-14 E DE SUB-16 REGULAMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO REGULAMENTO ESPECÍFICO PARA OS ESCALÕES DE SUB-14 E DE SUB-16 O Regulamento a ser aplicado em todas as provas dos escalões de Sub-14 e de Sub-16, Masculinos e Femininos,

Leia mais

Regulamento DA 1º COPA SINDGEL 2015 FUTEBOL DE 7

Regulamento DA 1º COPA SINDGEL 2015 FUTEBOL DE 7 Regulamento DA 1º COPA SINDGEL 2015 FUTEBOL DE 7.P - 1 01 - local da competição: Parque Esportivo Toque de Bola: Avenida Recreio, 1078 Lagoa Redonda. 02 - atletas: Funcionários nas Empresas da Categoria

Leia mais

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 3 2. IDENTIFICAÇÃO DO PRATICANTE 3 3. CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS 3 4. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 5 5. SISTEMA DE COMPETIÇÃO 5

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 3 2. IDENTIFICAÇÃO DO PRATICANTE 3 3. CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS 3 4. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 5 5. SISTEMA DE COMPETIÇÃO 5 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 3 2. IDENTIFICAÇÃO DO PRATICANTE 3 3. CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS 3 4. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 5 5. SISTEMA DE COMPETIÇÃO 5 6. CLASSIFICAÇÃO/PONTUAÇÃO 6 7. ARBITRAGEM 6 8. REGRAS ESPECÍFICAS

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL 2009-2013 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. ESCALÕES ETÁRIOS/ BOLA DE JOGO/DURAÇÃO DE JOGO...4 3. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA...5 4. ARBITRAGEM...6 5. CLASSIFICAÇÃO/ PONTUAÇÃO/DESEMPATE...7

Leia mais

I Torneio de futebol 7 afert / 2010

I Torneio de futebol 7 afert / 2010 I Torneio de futebol 7 afert / 2010 Regulamento / Regras do Torneio de Futebol 7 Gerais O torneio será realizado no campo de Futebol do Tourigo. O torneio inicia-se no dia 02 de Julho, estando a Final

Leia mais

REGULAMENTO DO TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY DO SINPOJUD/2014

REGULAMENTO DO TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY DO SINPOJUD/2014 REGULAMENTO DO TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY DO SINPOJUD/2014 Art. 1º - Fica instituído pela Diretoria de esportes o 1º torneio de Futebol Society do SINPOJUD. Art. 2º - São objetos do 1º Torneio de Futebol

Leia mais

Leis do Jogo do IRB (Lei 3) Número de jogadores de uma equipa e as substituições permitidas

Leis do Jogo do IRB (Lei 3) Número de jogadores de uma equipa e as substituições permitidas Leis do Jogo do IRB (Lei 3) Número de jogadores de uma equipa e as substituições permitidas 3.3. Equipa com Menos de Quinze Jogadores Uma Federação pode autorizar a realização de jogos com menos de quinze

Leia mais

REGRAS DE JOGO INTERNACIONAIS INTERNATIONAL RULES OF THE GAME

REGRAS DE JOGO INTERNACIONAIS INTERNATIONAL RULES OF THE GAME FEDERAÇÃO PORTUGUESA MATRAQUILHOS E FUTEBOL DE MESA FUNDADA EM 07 DE FEVEREIRO DE 2007 FILIADA NA ITSF - INTERNATIONAL TABLE SOCCER FEDERATION SEDE OFICIAL AV. ENG.º ARMANDO MAGALHAES, 371 4440-505 VALONGO

Leia mais

RESUMO DAS ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL FIBA 2010

RESUMO DAS ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL FIBA 2010 RESUMO DAS ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL FIBA 2010 Nota Introdutória Qualquer aspecto não mencionado neste documento e relacionado com os temas nele abordados, significa que não houve alteração

Leia mais

COLÉGIO TERESIANO BRAGA Ano Letivo 2011-2012 Educação Física 3º Período 7º Ano BADMINTON

COLÉGIO TERESIANO BRAGA Ano Letivo 2011-2012 Educação Física 3º Período 7º Ano BADMINTON COLÉGIO TERESIANO BRAGA Ano Letivo 2011-2012 Educação Física 3º Período 7º Ano 1. HISTÓRIA BADMINTON Há 2000 anos atrás já se jogavam jogos de raquete e volante em locais como a Grécia antiga, a China

Leia mais

Departamento Técnico

Departamento Técnico Departamento Técnico Modificações nas Regras Oficiais de Basquetebol Maio de 2003 As seguintes modificações das Regras Oficiais de Basquetebol entraram em vigor a partir de 01 de outubro de 2003. Aproveitamos

Leia mais

Serão disputadas as seguintes modalidades esportivas em formato de INTERCLASSES:

Serão disputadas as seguintes modalidades esportivas em formato de INTERCLASSES: O Departamento de Educação Física e Esportes convida os amigos dos alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a participarem da III Copa Interclasses ENIAC 2015. Esta copa será realizada

Leia mais

TORNEIO CONCELHIO DO JOGO DO MATA A 3 PIOLHOS

TORNEIO CONCELHIO DO JOGO DO MATA A 3 PIOLHOS TORNEIO CONCELHIO DO JOGO DO MATA A 3 PIOLHOS Poule Oriental: 19 e 20.Jan.15 - Pavilhão Desportivo Dos Lombos Poule Ocidental: 22 e 23.Jan.15 Pavilhão Desportivo Guilherme Pinto Basto Final: 28.Janeiro.15

Leia mais

Educação Física 28 Prova Prática

Educação Física 28 Prova Prática AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação Prova de Equivalência à Frequência 2.º Ciclo do Ensino Básico 2015/2016 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Decreto -Lei nº 17/2016, de 4 de abril Aprovado

Leia mais

XVI JOGOS AFFEMG. Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais 2016 REGULAMENTO TRUCO

XVI JOGOS AFFEMG. Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais 2016 REGULAMENTO TRUCO XVI JOGOS AFFEMG Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais 2016 1 - DAS INSCRIÇÕES REGULAMENTO TRUCO 1.1 - As inscrições deverão ser feitas em duplas, podendo ter um reserva. 1.2 - As inscrições

Leia mais

REGULAMENTO DO I TORNEIO DE SUECA TERRAFLOR

REGULAMENTO DO I TORNEIO DE SUECA TERRAFLOR REGULAMENTO DO I TORNEIO DE SUECA TERRAFLOR 1º Estrutura 1. O presente Regulamento estrutura o I Torneio de Sueca TERRAFLOR, organizado pelo grupo de técnicos de Educação Física do Município de Vila. 2.

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO JERNS JEES 2015

REGULAMENTO ESPECÍFICO JERNS JEES 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL JERNS JEES 2015 1 REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL JERNS JEES 2015 CATEGORIA MIRIM 1. A Competição de Basquetebol será realizada de acordo com as regras oficiais da

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 3 ANO

EDUCAÇÃO FÍSICA 3 ANO EDUCAÇÃO FÍSICA 3 ANO PROF. KIM RAONE PROF. MARCUS MELO ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Esportes coletivos 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 11.2 Conteúdo Fundamentos do basquetebol 3 CONTEÚDOS

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira FUTEBOL (DE 11)

Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira FUTEBOL (DE 11) Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira Ano Letivo 2016/2017 FUTEBOL (DE 11) O QUE É O FUTEBOL? É um jogo desportivo coletivo praticado por duas equipas de 11 jogadores. O jogo é dirigido

Leia mais

IIº CAMPEONATO CLUBE ESPANHOL DE FUTEBOL DE 6

IIº CAMPEONATO CLUBE ESPANHOL DE FUTEBOL DE 6 IIº CAMPEONATO CLUBE ESPANHOL DE FUTEBOL DE 6 REGULAMENTO CAPÍTULO I Disposições Preliminares Art. 1º - O 2º Campeonato Clube Espanhol de Futebol de 6 será promovido pela superintendência de esporte do

Leia mais

SELAM - Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras :: Piracicaba :: Regras

SELAM - Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras :: Piracicaba :: Regras 1. CARACTERÍSTICAS DO JOGO O QUIMBOL é o primeiro esporte coletivo de raquetes do mundo, no qual 2 equipes, com 4 jogadores de cada lado, atuam em uma quadra de jogo dividida por uma rede. As jogadas são

Leia mais

Objetivo do jogo 40 pontos todos os quadrados de um templo todos os quadrados amarelos todos os quadrados verdes Material do jogo 72 cartas

Objetivo do jogo 40 pontos todos os quadrados de um templo todos os quadrados amarelos todos os quadrados verdes Material do jogo 72 cartas Objetivo do jogo Cada jogador representa o papel de um sumo sacerdote na luta pelo poder em Tebas no antigo Egito. Ganha o jogador que primeiro: Conseguir 40 pontos, ou Ocupar todos os quadrados de um

Leia mais

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 FUTEBOL DE 11 E DE 7 REGULAMENTO 1. Organização A organização das competições de Futebol de 11 e de 7 nos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2016 são da responsabilidade

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2004

Regras Oficiais de Basquetebol 2004 Fédération Internationale de Basketball International Basketball Federation Regras Oficiais de Basquetebol 2004 Manual de Arbitragem Aprovado pelo Central Board da FIBA Paris, 12 de Junho de 2004 Válido

Leia mais

CENTRO DESPORTIVO E RECREATIVO DO CONCELHO DO NORDESTE

CENTRO DESPORTIVO E RECREATIVO DO CONCELHO DO NORDESTE CAPÍTULO I - INSTALAÇÕES E MATERIAIS 1. TERRENO DE JOGO 1.1 O terreno de jogo estará devidamente sinalizado pelas marcações no campo existentes no Pavilhão da Escola Básica e Secundária do Nordeste. 1.2

Leia mais

Fundamentos técnicos

Fundamentos técnicos 1 Fundamentos técnicos Controle de corpo Em toda modalidade esportiva é preciso que o iniciante domine seu próprio corpo em movimentos básicos como: saída rápida, parada brusca e mudança de direção. Dominar

Leia mais

NÚCLEO DE ANDEBOL. Escola Secundária Poeta Joaquim Serra REGRAS DE ANDEBOL (RESUMO) 2007/2008. Professor João Gameiro

NÚCLEO DE ANDEBOL. Escola Secundária Poeta Joaquim Serra REGRAS DE ANDEBOL (RESUMO) 2007/2008. Professor João Gameiro NÚCLEO DE ANDEBOL Escola Secundária Poeta Joaquim Serra REGRAS DE ANDEBOL (RESUMO) 2007/2008 Professor João Gameiro ÍNDICE Regra 1 - O Terreno de Jogo Regra 2 - O Tempo de Jogo, Sinal Final e Tempo de

Leia mais

Instituto Federal do Maranhão IFMA Campus imperatriz

Instituto Federal do Maranhão IFMA Campus imperatriz Instituto Federal do Maranhão IFMA Campus imperatriz Imperatriz 2015 EDITAL DE REGULAMENTAÇÂO Art. 1 - O primeiro torneio de futsal do CAIEEE será regido pelas regras presentes neste edital. I DAS FINALIDADES

Leia mais

Matraquilhos 2015 Campeonato Nacional do INATEL REGULAMENTO

Matraquilhos 2015 Campeonato Nacional do INATEL REGULAMENTO Matraquilhos 2015 Campeonato Nacional do INATEL REGULAMENTO CAPÍTULO I Participação Artigo 1.º Organização 1. O presente regulamento estrutura a iniciativa MATRAQUILHOS 2015 CAMPEONATO NACIONAL DO INATEL,

Leia mais

Regulamento Prova SQUASH

Regulamento Prova SQUASH Regulamento Prova SQUASH Gabinete de Actividades Desportivas da Universidade do Porto GADUP Rua da Boa Hora n.º 18-A 4050-099 Porto Telefone: 222 074 164 Fax: 222 003 067 E-mail: gadup@sas.up.pt Web: www.sas.up.pt

Leia mais

Regra Ofical 1 Toque Confederação Brasileira de Futebol de Mesa / CBFM Versão: 2.1.2 11/maio/2010 ÍNDICE GERAL

Regra Ofical 1 Toque Confederação Brasileira de Futebol de Mesa / CBFM Versão: 2.1.2 11/maio/2010 ÍNDICE GERAL ÍNDICE GERAL LISTA DE FIGURAS...2 REGRA I...3 DO CAMPO E SEU EQUIPAMENTO...3 CAMPO...3 REGRA II...4 DOS TÉCNICOS, JOGADORES, BOLA E EQUIPES...4 REGRA III...6 DESENROLAR DO JOGO...9 DURAÇÃO DE JOGO...10

Leia mais

REGRAS DO HANDEBOL DE PRAIA

REGRAS DO HANDEBOL DE PRAIA REGRAS DO HANDEBOL DE PRAIA Handebol Alagoas contato@handebolalagoas.com.br As regras da lhf (International Handball Federation) datam de 1º de agosto de 1993, mas as mudanças decididas pelo Conselho IHF

Leia mais