FORMULÁRIOS PARA A ORAÇÃO DOS FIÉIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FORMULÁRIOS PARA A ORAÇÃO DOS FIÉIS"

Transcrição

1 PRÓPRIO DOS SANTOS FORMULÁRIOS PARA A ORAÇÃO DOS FIÉIS FORMULÁRIO GERAL Irmãos e irmãs: elevemos confiadamente a nossa oração a Deus Pai omnipotente, que quer salvar todos os homens, chamando-os ao conhecimento da verdade, e digamos: R. Ouvi-nos, Senhor 1. Pelos Pastores da Igreja, para que sejam fiéis mensageiros da Palavra de Deus e dispensadores incansáveis dos seus bens e consolação, 2. Pelos responsáveis pela vida política, económica, educativa ou social, para que promovam a paz entre os povos e o crescimento integral da pessoa humana no respeito e na abertura a Deus e aos homens de todas as culturas e condições 3. Por aqueles que se consagram ao serviço do próximo, especialmente dos pobres e dos que sofrem no corpo ou no espírito, para que, reconhecendo o rosto de Cristo em cada ser humano, não desanimem perante as dificuldades ou a incompreensão alheia, 4. Por todos nós que participamos nesta Eucaristia, para que sejamos no mundo instrumentos de paz e de reconciliação, testemunhando a todos o amor misericordioso de Deus, Deus eterno e omnipotente, dai ao mundo a paz na justiça e na fraternidade e, por intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, confirmai-nos no vosso santo serviço todos os dias da nossa vida. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

2 198 - LECCIONÁRIO CARMELITA (SOLENE) COMEMORAÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA DO MONTE CARMELO Invoquemos, irmãos, a Deus nosso Pai, nesta solenidade (memória) da Virgem Maria, Mãe do Carmelo, para que, por sua intercessão, derrame abundantes graças sobre toda a humanidade, e digamos (cantando): R. Interceda por nós a Virgem, Flor do Carmelo. R. Ouvi-nos, Senhor 1. Pela santa Igreja de Deus, para que, contemplando em Maria a sua Mãe e exemplo, com ela aprenda a escutar a Palavra de Deus e a anunciá-la a todos os homens, 2. Por todos os que recorrem a Virgem Maria como Mãe e Padroeira, para que nela encontrem um refúgio na adversidade e um estímulo na prática da vida cristã, 3. Pela Ordem do Carmo, que hoje celebra Maria, sua Mãe e modelo, para que, fiel à sua vocação na Igreja, dê, pela oração e exemplo de vida, testemunho do amor de Deus, 4. Por todos os que usam o Escapulário, como sinal de consagração e de esperança, para que aprendam a imitar as virtudes de Maria e pelas obras dêem testemunho autêntico de vida evangélica, 5. Pelos nossos irmãos, parentes, amigos e benfeitores que adormeceram na esperança da ressurreição, para que, por intercessão de Maria, possam gozar quanto antes das alegrias do Céu, Atendei, Pai Santo, a oração da vossa Igreja, e, por intercessão de Maria, Mãe e Rainha (ou: Formosura) do Carmelo, concedei-nos misericordiosamente o que com fé vos pedimos. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

3 PRÓPRIO DOS SANTOS Ou Nesta solenidade (memória), dedicada à Virgem Maria, Mãe e Rainha (ou: Formosura) do Carmelo, elevemos, irmãos, a nossa oração, a Deus, Pai das luzes, de quem procede todo o dom precioso e toda a dádiva perfeita, dizendo (ou: cantando) com fé: R. Por intercessão da Mãe do Carmelo, ouvi-nos, Senhor! R. Ouvi-nos, Senhor 1. Pela santa Igreja de Deus, que contempla em Maria a Mãe e a mediadora de todas as graças, para que, como ela, acolha com gratidão os dons de Deus e os distribua sabiamente pelos seus filhos, 2. Pelos homens do nosso tempo, sedentos de unidade e de paz, para que a presença materna e solícita de Maria os assista e conduza à salvação, que é Cristo Jesus, 3. Pelos que trazem o Escapulário, espelho de humildade e castidade, breviário de modéstia e simplicidade, para que a consagração a Nossa Senhora, que ele simboliza, se traduza numa efectiva imitação das suas virtudes, 4. Pela Ordem do Carmo, instituída para o culto e veneração da Virgem Maria, para que imitando a vida de escuta e serviço da sua Mãe e Rainha, difunda no mundo o bom perfume de Cristo, 5. Pelos nossos Confrades, parentes, amigos e benfeitores defuntos, para que, ajudados pela intercessão materna de Maria, venham a contemplar o rosto do Deus vivo, Escutai benignamente, Senhor, as preces que Vos dirigimos por intercessão daquela que achou graça diante dos Vossos olhos pelos méritos de Vosso Filho Redentor, nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

4 200 - LECCIONÁRIO CARMELITA Ou Neste dia em que a Igreja está em festa, comemorando (solenemente) a Virgem Maria, Mãe e Rainha (ou: Formosura) do Carmelo, elevemos, irmãos, a nossa prece ao Senhor, dizendo (ou: cantando): R. Por intercessão da Mãe do Carmelo, ouvi-nos, Senhor. R. Ouvi-nos, Senhor. 1. Pela Igreja de Deus, ainda peregrina sobre a terra, para que anuncie e exalte em Maria o que deseja e espera alcançar, 2. Por toda a humanidade, para que, por intercessão da Virgem Maria, nossa Mãe, goze sempre do dom inestimável da paz e da unidade, 3. Por todos os que invocam Maria, Mãe do Carmelo, para que, livres de todos os perigos da alma e do corpo, alcancem Jesus Cristo, Salvador da humanidade, 4. Por todos nós, reunidos nesta assembleia eucarística com Maria, Mãe de Jesus, para que sejamos um só coração e uma só alma, Atendei com bondade, Pai Santo, a oração que a vossa Igreja Vos apresenta confiadamente pelas mãos da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe do Vosso Filho, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo.

5 PRÓPRIO DOS SANTOS Ou Ao comemorarmos (solenemente) a Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe e Rainha (ou: Formosura) do Carmelo, nós, filhos do seu amor, celebramos os benefícios com que cumulou a Ordem a ela especialmente dedicada. Por sua intercessão, peçamos ao Pai o dom da vida e do amor para todos os homens, dizendo (ou: cantando): R. Por intercessão da Virgem, Flor do Carmelo, ouvi-nos, Senhor. Ou. Ouvi-nos, Senhor. 1. Por toda a Igreja de Deus, presente e espalhada por todo o mundo, para que saiba apresentar aos homens de hoje Maria como a chuva restauradora da graça que nos comunica Cristo Salvador, oremos ao Senhor: 2. Pela Família Carmelita nos seus diversos ramos, para que, vivendo o ideal do Carmelo, seja no mundo exemplo vivo de oração, fraternidade e zelo no serviço de Deus e do próximo, 3. Pelos que se preparam para a vida sacerdotal, religiosa e missionária, para que, inspirados por um amor total à semelhança do da Virgem Maria, a sua resposta seja generosa e leal, corajosa e fiel, 4. Pelos governantes das nações e por todos os que trabalham pela justiça e pela paz do mundo, para que promovam com sabedoria e sinceridade o bem comum e a concórdia entre os povos, oremos ao Senhor: 5. Por todos nós, hoje aqui reunidos para celebrar a Mãe do Carmelo, por todos os que não puderam vir e, de modo especial, pelos irmãos doentes, para que Deus a todos faça fortes na tentação, generosos para com os irmãos e fervorosos no serviço divino, Escutai benignamente, Senhor, as preces que Vos dirigimos por intercessão daquela que achou graça diante dos Vossos olhos pelos méritos de Vosso Filho Redentor, nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

6 202 - LECCIONÁRIO CARMELITA Ou Proclamando as maravilhas que Deus operou na sua humilde serva, preservando-a do pecado e enriquecendo-a com todas as virtudes, supliquemos fervorosamente, irmãos, a Deus Pai todo-poderoso, por intercessão da Virgem Maria, dizendo (ou: cantando): R. Por intercessão da Mãe do Carmelo, ouvi-nos, Senhor. R. Ouvi-nos, Senhor 1. Pela Igreja, Esposa do Verbo Incarnado, para que todos os seus filhos vivam em pureza de vida e progridam sinceramente nos caminhos da santidade, 2. Para que o reinado de Maria se estenda e os fiéis, consagrando-se a ela, se esforcem por dar testemunho autêntico de vida cristã, 3. Por todos nós, aqui reunidos, para que, participando frutuosamente nos mistérios de Cristo, sejamos testemunhas de Deus no mundo, 4. Pelos nossos Confrades, parentes, amigos e benfeitores que adormeceram na esperança da ressurreição, para que o Senhor os acolha prontamente no seu Reino, Atendei, Pai Santo, as orações do povo que Vos suplica e concedei que a Vossa Igreja, liberta do pecado, Vos sirva com generosidade e dedicação. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

7 FESTAS E MEMÓRIAS DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA PRÓPRIO DOS SANTOS Elevemos a nossas súplicas a Deus Pai misericordioso que na sua providência nos deu Maria como Mãe solícita, dizendo: R. Interceda por nós a Virgem cheia de graça. R. Ouvi-nos, Senhor 1. Pela santa Igreja, para que, imitando Maria, se dedique generosamente aos seus filhos, dispersos por todo o mundo, gerando-os para a fé e congregando-os na unidade, 2. Pelos esposos cristãos, para que a sua união seja um testemunho luminoso do amor oblativo que o sacramento nupcial lhes comunica, 3. Por todos aqueles que se consagraram a Deus, para que, contemplando Maria, possam oferecer a todos o testemunho de uma alegre e generosa dedicação, 4. Por todos nós, aqui reunidos, para que aprendamos com Maria, a confiar-nos humildemente à Palavra que nos salva, Acolhei, Pai Santo, as súplicas que os Vossos filhos confiadamente Vos dirigem, e, por intercessão da Virgem Maria, nossa Mãe, guiai-nos e sustentai-nos ao longo do nosso caminhar. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

8 204 - LECCIONÁRIO CARMELITA 8 de Janeiro S. PEDRO TOMÁS, BISPO Irmãos e irmãs: Elevemos as nossas orações a Deus Pai, para que, por intercessão de São Pedro Tomás, bispo carmelita e grande apóstolo da unidade da Igreja, realize a união de todos os cristãos, e digamos (ou: cantemos) com fé: R. Dai-nos, Senhor, um só coração e uma só alma. Ou. Ouvi-nos, Senhor 1. Para que a Igreja, edificada por Jesus sobre o alicerce firme dos Apóstolos, cresça como uma construção bem unida, 2. Para que o Papa N. e todos os Bispos, a exemplo de São Pedro Tomás, trabalhem pela paz e promovam a unidade entre os cristãos, 3. Para que os cristãos das Igrejas do Oriente reconheçam na Igreja de Roma, que preside à caridade, o princípio e o fundamento da verdadeira unidade, 4. Para que todos os Carmelitas, sob a protecção de Nossa Senhora, Mãe da Igreja, progridam na santidade que realiza a unidade em Cristo, 5. Para que reine entre nós a paz de Cristo, que nos chamou para formarmos um só Corpo, e a sua Palavra habite em nós com abundância, Senhor, Pai santo, que pelo Sangue do vosso Filho e a efusão do Vosso Espírito, congregastes na unidade os vosso filhos, dispersos pelo pecado, concedei, por intercessão de São Pedro Tomás, que o vosso povo, unânime na profissão de uma só fé, proclame o Vosso louvor na concórdia da paz fraterna. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

9 PRÓPRIO DOS SANTOS de Janeiro SANTO ANDRÉ CORSINI, BISPO Irmãos e irmãs: Celebrando com alegria a festa (memória) do bispo carmelita, santo André Corsini, zelador incansável do culto divino e sacerdote prudente cheio de amor pelos pobres, peçamos a Deus que Se compraz em proclamar bem-aventurados os pobres em espírito, dizendo (ou: cantando) com fé: R. Dai-nos, Senhor, o vosso Espírito de santidade. Ou. Ouvi-nos, Senhor. 1. Pela santa Igreja de Deus, para que se aparte do triunfalismo e da ostentação da riqueza e se considere particularmente enviada por Deus a levar a Boa Nova aos mais pobres e necessitados, 2. Pelos governantes de todo o mundo, para que trabalhem pela justiça e pela paz entre os povos sem discriminação entre ricos e pobres, 3. Pelos mais humildes e pobres do Povo de Deus, para que compreendam que Deus escolheu os pobres deste mundo para os enriquecer na fé e fazer herdeiros do Reino que Ele prometeu aos que O amam, 4. Pelos religiosos e religiosas consagrados a Deus pela obediência, castidade e pobreza, para que vivam sempre em obséquio de Jesus Cristo, que por nós Se fez pobre para nos enriquecer com os bens do Reino dos Céus, Escutai, Senhor, as súplicas dos vossos fiéis e por intercessão de Santo André Corsini, fazei-nos portadores fortes e humildes do vosso Evangelho junto de todos aqueles que foram redimidos pelo Sangue do vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.

10 206 - LECCIONÁRIO CARMELITA 25 de Maio SANTA MARIA MADALENA DE PAZZI, VIRGEM ORAÇÃO DOS FIÉIS Irmãos e irmãs: Celebrando com alegria a festa de Santa Maria Madalena de Pazzi, virgem carmelita, apresentemos a Deus a nossa oração, dizendo (ou: cantando) com fé: R. Abrasai-nos, Senhor, no fogo do Vosso amor. Ou. Ouvi-nos, Senhor. 1. Pela Igreja de Deus, nascida do coração aberto de Cristo, para que se manifeste sempre congregada, como um só povo, pela unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 2. Para que o Espírito Santo que desceu sobre a Virgem Maria e fez que o Verbo Se encarnasse no seu seio virginal, habite também em toda a alma que O procura com pureza e sinceridade de coração, 3. Para que reconheçamos a nossa nobre condição de templos vivos do Espírito e apreciemos cada vez mais a realidade do mistério da habitação da Santíssima Trindade em nós, 4. Para que a nossa Família carmelita, seguindo o exemplo de Santa Maria Madalena de Pazzi, pela oração e imolação de si mesma, se apresente sempre como uma imagem perfeita de Cristo, Esposo da Igreja, Senhor, que Vos comprazeis em habitar nos corações puros, ouvi as súplicas dos vossos fiéis e, por intercessão de Santa Maria Madalena de Pazzi, concedei-nos a graça de viver de tal modo unidos no vosso amor, que sempre testemunhemos a alegria da pátria celeste. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

11 PRÓPRIO DOS SANTOS de Julho SANTO ELIAS, PROFETA Ao celebrar a festa do grande profeta do Carmelo, Santo Elias, (Pai e) Inspirador espiritual da Ordem do Carmo, elevemos, irmãos e irmãs, a nossa oração fervorosa a Deus, nosso Pai, dizendo (ou: cantando): R. Renovai, Senhor, as maravilhas do vosso amor. Ou. Ouvi-nos, Senhor 1. Vós que suscitastes no Carmelo o profeta Elias como o homem de Deus que caminha sempre na vossa presença, fazei que, animados pelo seu espírito, gozemos no nosso íntimo da doçura da vossa presença e do vosso amor, 2. Vós que escolhestes o profeta Elias para que zelasse incansavelmente a vossa glória, fazei que, cheios de zelo apostólico, trabalhemos constantemente na vossa Igreja, para propagar o vosso Reino no mundo, 3. Vós que escutastes a oração de Elias no sacrifício do Carmelo, aceitai o sacrifício de louvor que agora Vos queremos tributar, 4. Vós que quisestes que Elias fosse testemunha da transfiguração do vosso Filho no Tabor, transfigurai-nos também a nós em vítima viva em Cristo para louvor da vossa glória, Escutai, Senhor, as orações que Vos dirigimos na festa de Santo Elias, vosso profeta e nosso Pai, e fazei que mereçamos ser herdeiros do duplo espírito que deixou ao seu discípulo Eliseu. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

12 208 - LECCIONÁRIO CARMELITA 7 de Agosto SANTO ALBERTO DE TRÁPANI, PRESBÍTERO Invoquemos irmãos, a Deus, nosso Pai, que glorificou santo Alberto de Trápani, e nos concedeu que nos alegremos hoje com a sua festa (memória). E digamos (cantando) com fé: R. Revelai ao mundo a vossa glória, Senhor. Ou. Ouvi-nos, Senhor 1. Vós que fizestes do vosso servo santo Alberto um exemplo exímio de pureza e oração, concedei à vossa Igreja que seja santa nos seus sacerdotes e resplandecente de caridade nos seus fiéis, 2. Vós que fizestes do vosso servo santo Alberto um enamorado de Maria, nossa Mãe e Padroeira, fazei que, obedientes ao que Jesus nos disse, sejamos para a vossa Igreja vinho novo que alegre os corações dos fiéis, 3. Vós que fizestes resplandecer santo Alberto pelo ardor da pregação evangélica e com a fama de taumaturgo, fazei que a nossa vida seja uma pregação viva de que o grande milagre da transformação cristã do mundo não se pode realizar sem o espírito das bem-aventuranças, 4. Vós que outorgastes uma força miraculosa à água santo Alberto, fazei que acorramos sempre ao vosso Filho Jesus Cristo, fonte da água que brota para a vida eterna, Ó Deus, nosso refúgio e fortaleza, ouvi as orações dos vossos fiéis, Vós que lhas inspirais, e concedei-nos benignamente, por intercessão de santo Alberto, o que Vos pedimos com fé. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

13 PRÓPRIO DOS SANTOS de Agosto SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ (EDITH STEIN) Irmãs e irmãos: Na festa de Santa Edith Stein, (Padroeira da Europa), que pediu para ser chamada Teresa Benedita da Cruz, e sofreu o martírio por amor a Cristo e aos seus irmãos judeus, oremos a Deus Pai todo-poderoso, dizendo (ou: cantando): R. Senhor dos Apóstolos e das Mártires, ouvi-nos. Ou: Ouvi-nos, Senhor. 1. Por todos os homens e mulheres que amam Cristo e a sua Igreja, para que, por intercessão de Santa Teresa Benedita da Cruz, recebam de Deus a graça de vencer, como ela, o gigante Golias, 2. Por todos os cristãos e cristãs nascidos de pais judeus, para que, por intercessão de Santa Edith Stein, também eles encontrem o Crucificado e, como ela, vivam a sua Lei, 3. Por todos os que se entregam ao estudo da filosofia, para que, por intercessão de Santa Teresa Benedita da Cruz, descubram a verdade que é Cristo e o seu apelo à santidade, 4. Pelas Irmãs Carmelitas de toda a Europa e do mundo inteiro, para que, por intercessão de Santa Edith Stein, nos digam, com alegria, que a Cruz foi levantada para nos mostrar o Céu, 5. Pela nossa comunidade (paroquial) e por todas as outras, para que por intercessão de Santa Teresa Benedita da Cruz, Deus nos conceda a graça de imitar a fortaleza cristã desta virgem e mártir,. Deus todo-poderoso e eterno, vinde em auxílio do vosso povo suplicante, e por intercessão da virgem e mártir Santa Edith Stein, concedei-lhe as graças que Vos pede com fé. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

14 210 - LECCIONÁRIO CARMELITA 17 de Setembro SANTO ALBERTO DE JERUSALÉM Alegres pela festa de santo Alberto de Jerusalém, Legislador da Ordem do Carmo, apresentemos a Deus a nossa oração, dizendo (ou: cantando) confiadamente: R. Conduzi-nos, Senhor, pelo caminho da vida. Ou. Ouvi-nos, Senhor 1. Pelo Papa N., pelos bispos e ministros sagrados, para que governem o povo de Deus como pastores solícitos e ministros da paz, 2. Pelos governantes das nações, para que nunca se esqueçam que a autoridade lhes vem de Deus e governem os cidadãos com leis justas, que fomentem a paz e a liberdade, 3. Pela nossa Ordem, para que a Palavra de Cristo abunde em nós com toda a sua riqueza e cantemos, agradecidos a Deus, hinos de amor e de louvor, 4. Por aqueles que meditam dia e noite na lei do Senhor, para que iluminados e fortalecidos pelos mistérios que celebram, sejam no mundo de hoje um sinal evidente da Igreja em oração, Atendei, Senhor, as orações que Vos dirigimos na festa de santo Alberto, Legislador da Ordem do Carmo, e concedei-nos que, fiéis no cumprimento da Regra que, por vossa inspiração nos deu, vivamos em obséquio perene de Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

15 PRÓPRIO DOS SANTOS de Outubro SANTA TERESA DO MENINO JESUS Nesta festa de Santa Teresa do Menino Jesus imploremos com humilde confiança a misericórdia de Deus, nosso Pai, para que sejamos sempre fiéis à lei do amor que é o vínculo da perfeição, dizendo (ou: cantando): R. Pai de bondade, ouvi-nos. R. Ouvi-nos, Senhor. 1. Pela Igreja, esposa sem mancha nem ruga de Cristo, para que, bebendo das fontes puras da salvação, revele sempre aos homens o verdadeiro rosto de Deus Pai, 2. Pelos sacerdotes, religiosos e missionários, para que vivam com generosidade a sua vocação e testemunhem incansavelmente o Evangelho do Amor misericordioso de Deus, 3. Pelos que foram chamados à vida contemplativa, para que, pela oração e o sacrifício, cooperem generosamente na obra da redenção anunciando a sublime ciência do Amor, 4. Pelos membros da Família carmelita, para que, como Santa Teresinha, descubram e vivam no seio da Igreja a sua vocação que é o amor, 5. Pelos enfermos, os incrédulos e os pecadores, para que, no meio das suas provas e sofrimentos, sejam reconfortados pela luz do alto e experimentem a infinita misericórdia de Deus, 6. Por todos nós, aqui reunidos neste dia, para que, guiados pelo exemplo de santa Teresinha, nos saibamos abandonar completamente ao amor do Pai celeste, percorrendo confiadamente o caminho da infância espiritual, Atendei, Pai Santo, a oração da vossa Igreja peregrina e, por intercessão de Santa Teresa do Menino Jesus, multiplicai o número das vossas testemunhas para que nela resplandeça sempre a Vossa santidade e o Evangelho frutifique em todos os corações. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

16 212 - LECCIONÁRIO CARMELITA 15 de Outubro SANTA TERESA DE JESUS Iluminados pela Palavra de Deus e pela doutrina de Santa Teresa de Jesus, oremos confiadamente ao Pai pelas necessidades da Igreja e de toda a humanidade, dizendo (ou: cantando): R. Venha a nós, Senhor, o vosso Reino. R. Ouvi-nos, Senhor. 1. Pelo nosso santo Padre, o Papa N., pelos bispos, sacerdotes e pregadores do Evangelho, para que, na condução das almas a Cristo, sejam santos na sua vida e sábios na sua doutrina, 2. Por todas as pessoas de boa vontade, para que no diálogo com Deus aprendam a dialogar também com os homens e instaurem no mundo a justiça e a paz, 3. Para que, a exemplo de Santa Teresa, saibamos praticar as virtudes humanas e evangélicas da sinceridade e da gratidão, da delicadeza e da benevolência, 4. Por todos os religiosos, chamados pelo Espírito Santo a viver intensamente a sua consagração baptismal, para que, através da oração, sejam verdadeiros amigos de Deus, 5. Por todo o Carmelo (Teresiano, que hoje celebra a solenidade festa da sua Mãe e Fundadora,) para que mantenha viva na Igreja a sua mensagem de oração e de amor, 6. Por todos nós que participamos nesta Eucaristia, para que, a exemplo de santa Teresa, vivamos sempre unidos a Cristo e trabalhemos pela santidade e unidade da Igreja, Senhor, Pai de bondade e de misericórdia, que fizestes do nosso coração a vossa morada, concedei-nos, pelos méritos e intercessão de Santa Teresa, o que com fé vos pedimos. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

17 PRÓPRIO DOS SANTOS de Novembro B. NUNO DE SANTA MARIA, RELIGIOSO Irmãos e irmãs: Elevemos ao Céu as nossas súplicas, para que, por intercessão do Beato Nuno de Santa Maria, Deus nos dê um coração humilde e puro, dizendo (ou: cantando) com fé: R: Fazei-nos santos, Senhor, porque Vós Sois Santo. Ou: Ouvi-nos, Senhor. 1. Pela Igreja una, santa e apostólica, para que, renovada pelo Evangelho e pela Eucaristia, manifeste em seus dons e carismas a santidade com que Deus a cumulou, 2. Por todos aqueles que servem os irmãos, para que, a exemplo do Beato Nuno, reconheçam a Jesus Cristo nos mais pobres, 3. Pelos filhos da Igreja, esposa de Cristo, para que, combatendo o bom combate, alcancem a perfeição da santidade no estado de vida a que foram chamados, oremos, irmãos. 4. Pelos que perderam o seu conjugue e vivem sós, para que encontrem na dedicação pelos mais fracos fonte abundante de conforto e de caridade, oremos, irmãos. 5. Por todos nós aqui reunidos em assembleia, para que amando terna e filialmente a Virgem Santa Maria, experimentemos o auxílio que o beato Nuno nela encontrava, oremos, irmãos. Concedei-nos, Senhor, por intercessão do Beato Nuno de Santa Maria, a graça de imitarmos cada vez mais a Cristo, para um dia participarmos na sua glória. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

18 214 - LECCIONÁRIO CARMELITA 14 de Novembro TODOS OS SANTOS CARMELITAS Instruídos pelo exemplo de todos os Santos do Carmelo, que continuamente intercedem por nós, elevemos a Deus Pai as nossas súplicas, dizendo (ou: cantando): R. Santificai a Vossa Igreja, Senhor. R. Ouvi-nos, Senhor. 1. Por todos os fiéis da Igreja, para que aumente neles o espírito de oração e de amor que receberam no seu Baptismo, 2. Por todas as pessoas de boa vontade, para que nunca lhes falte o pão de cada dia e o alimento da Palavra de Deus, 3. Por toda a Ordem do Carmo, que hoje contempla nos seus irmãos do Céu o modelo da sua vocação na Igreja, para que, fiel às moções do Espírito Santo e ao carisma da suas origens, se renove continuamente segundo as necessidades da Igreja, 4. Por todos nós, que na celebração eucarística somos associados à comunhão dos Santos, para que sigamos com generosidade os seus exemplos e alcancemos a perfeição na santidade,. Escutai, Senhor, as nossas preces, e, pela intercessão da Virgem Santa Maria e de todos os Santos carmelitas, fazei que, consagrando toda nossa vida à expansão do vosso Reino, vivamos na plenitude do vosso amor. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

19 PRÓPRIO DOS SANTOS de Dezembro S. JOÃO DA CRUZ, PRESBÍTERO Invoquemos, irmãos e irmãs, a bondade de Deus, nosso Pai, e, por intercessão de São João da Cruz, apresentemos as intenções de toda a Igreja, dizendo (ou: cantando): R. Enviai a vossa graça e a vossa misericórdia, Senhor. R. Ouvi-nos, Senhor. 1. Pela santa Igreja estendida por todo o universo, para que, com fé viva, alente a todos os homens que procuram a Deus e os leve à perfeita comunhão com Ele, 2. Por todos os homens de boa vontade, para que, ao contemplar a beleza da criação, saibam voltar os olhos para Cristo, que deixou todas as coisas revestidas com a sua formosura, 3. Por todos os que experimentam o abandono de Deus e dos homens, para que, a exemplo de São João da Cruz, saibam encontrar em Cristo crucificado a solução de todas as suas angústias, 4. Por todo o Carmelo (Teresiano) que contempla São João da Cruz como modelo da sua vida, para que saiba imitá-lo nas suas virtudes e mantenha na Igreja a mensagem da sua doutrina teologal, 5. Por todos nós, que na Palavra e na Eucaristia recebemos a plenitude da vida divina, para que façamos frutificar na nossa vida os gérmenes da graça que recebemos,. Escutai, Pai Santo, a oração da vossa Igreja peregrina, e, por intercessão de São João da Cruz, concedei-nos que, fiéis à vossa vontade,sigamos as pisadas de Cristo e anunciemos o Evangelho aos pobres e aflitos de coração. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

20 216 - LECCIONÁRIO CARMELITA FESTAS E MEMÓRIAS DOS SANTOS DA ORDEM Na festa (memória) de S...., peçamos, irmãos e irmãs, a Deus, fonte de toda a santidade, que se digne cumular a Igreja com a abundância dos seus dons e digamos (ou: cantemos) com fé: R. Ouvi-nos, Senhor. 1. Pelo povo de Deus, para que, fiel à sua vocação baptismal e dócil às moções do Espírito Santo, progrida na santidade e na mútua edificação, 2. Por todos os que são perseguidos ou sofrem por causa do Evangelho, para que o Espírito Santo os conforte e ampare, fortaleça e console nas suas tribulações, 3. Pelos jovens e por todos aqueles que buscam a verdade, para que, de coração puro e livre, sejam capazes de aceitar os sacrifícios e renúncias que lhes propõe o caminho estreito do Evangelho, 4. Pela Família carmelita, para que seja sempre na Igreja um testemunho do apelo à adoração e ao louvor do Deus vivo, na prática alegre da fraternidade e do serviço a todo o ser humano, Acolhei, Pai Santo, as súplicas que Vos dirigimos, e concedei-nos, na vossa bondade, o que com fé Vos pedimos. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. I

21 PRÓPRIO DOS SANTOS Invoquemos, irmãos e irmãs, Deus Pai todo-poderoso e peçamos-lhe que, a exemplo e por intercessão de S...., nos conceda a graça de sermos fiéis à vocação a que fomos chamados, dizendo (ou: cantando) com fé: R. Ouvi-nos, Senhor. II 1. Pai santo, Vós quisestes que fôssemos chamados e sejamos de facto Vossos filhos; fazei que a Vossa Igreja Vos glorifique sobre a terra, dando claro testemunho da Vossa luz, nós Vos rogamos: 2. Pai misericordioso, afastai de nós o flagelo da seca, da fome, da violência e da guerra e fazei que o mundo conheça uma nova era de prosperidade e de paz, nós Vos rogamos: 3. Pai justo, fazei que todos os cristãos e, de modo particular, os consagrados, vivam autenticamente segundo a sua vocação dando testemunho de plena fidelidade ao mandamento novo do amor, nós Vos rogamos: 4. Pai de bondade, fazei que, pela penitência, completemos em nós o que falta à paixão de Cristo, a fim de participarmos também da glória da sua ressurreição, nós Vos rogamos: Fazei resplandecer a luz do Vosso rosto sobre a Vossa família Senhor, para que, aderindo de coração à Vossa vontade, leve a bom termo o bem que Vós mesmo lhe inspirastes. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

22 218 - LECCIONÁRIO CARMELITA Na festa (memória) de S...., peçamos, irmãos e irmãs, a Deus Pai todo-poderoso, que nos revele sempre a sua presença e nos cumule com os dons do seu Espírito, dizendo (ou: cantando) num só coração e numa só alma: R. Ouvi-nos, Senhor. 1. Pelas comunidades cristãs, para que entre os Pastores e o Povo de Deus reine um autêntico espírito de comunhão e de co-responsabilidade, 2. Pelos homens do nosso tempo, para que, no meio das solicitações da vida presente, busquem sempre a Deus e o seu reino em primeiro lugar, III 3. Por todos os que professam a perfeição evangélica, para que, sendo fiéis ao que livremente prometeram, cheguem à plenitude da caridade, 4. Pela Família carmelita, para que, fiel à sua missão na Igreja, viva em obséquio perene de Jesus Cristo e saiba testemunhar as riquezas da íntima união com Deus, 5. Por todos nós aqui reunidos, para que a Eucaristia seja sempre o nosso alimento e sustento na caminhada para Deus, Senhor, que prometestes estar presente no meio daqueles que estão reunidos em Vosso nome, escutai benignamente as nossas preces e concedei-nos pela vossa misericórdia o que por nossos méritos não ousamos esperar. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

23 PRÓPRIO DOS SANTOS IV Por intercessão de S...., elevemos, irmãos e irmãs, as nossas preces a Deus Pai todo-poderoso, que nos prometeu dar tudo o que lhe pedirmos sempre que estamos unidos no Seu amor. E digamos (ou: cantemos) com fé: R. Ouvi-nos, Senhor. 1. Para que aqueles que se nutrem à mesa da Palavra e do Pão da vida, vivam unidos na caridade e assim a Igreja se edifique na concórdia e na paz, 2. Para que todos os homens reconheçam na lei do amor o único fundamento do progresso, na liberdade e justiça verdadeiras, 3. Por todos nós, para que, a exemplo de Maria, recebamos tudo como graça de Deus, e saibamos viver, na simplicidade de cada dia, a vida oculta em Cristo em plena comunhão e solidariedade com os homens, nossos irmãos, 4. Pelos Confrades, parentes, amigos e benfeitores da Ordem do Carmo, para que o Senhor lhes abra os braços da sua misericórdia e eles se possam alegrar, com a Virgem Maria e todos os santos, na visão da bem-aventurança eterna, Deus eterno e omnipotente, que no Vosso amor infinito cumulais de bens os que Vos imploram, muito além dos seus méritos e desejos: libertai a nossa consciência de toda a inquietação e concedei-nos, pela vossa misericórdia, o que nem sequer ousamos imaginar. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

24 220 - LECCIONÁRIO CARMELITA MISSAS VOTIVAS MENINO JESUS Elevemos a nossa oração ao Pai por meio de Jesus Cristo, o Verbo Encarnado, Rei dos corações e Senhor de todos os homens, dizendo (ou: cantando) com fé: R. Abençoai, Senhor, o vosso povo. Ou: Ouvi-nos, Senhor. 1. Pela santa Igreja de Deus para que anuncie a todos os povos o mistério de Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, 2. Pelos povos de todo o mundo e pelos governantes das nações para que, seguindo os ensinamentos e o exemplo de Cristo, construam a paz na justiça e no amor, 3. Pelas crianças que receberam o Baptismo, especialmente as que consagraram a sua infância ao Menino Jesus, para que cresçam em sabedoria e graça, 4. Pelas crianças que são vítimas das injustiças sociais para que encontrem a ajuda que precisam e sejam construtores de um mundo mais humano, 5. Pela nossa comunidade eucarística, para que a celebração dos mistérios da infância de Jesus nos ajude a praticar as virtudes evangélicas, Atendei, Pai santo, a vossa Igreja em oração, e concedei-nos o que Vos pedimos pela mediação de Jesus Menino. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. I

25 II PRÓPRIO DOS SANTOS BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA DO MONTE CARMELO Irmãs e irmãos: Maria Santíssima é o sinal maravilhoso do que podemos ser quando nos abrimos à Palavra do Senhor. Por sua intercessão invoquemos a Deus, nosso Pai, dizendo (ou: cantando) com alegria: R. Dai-nos Senhor, um coração novo. Ou: Ouvi-nos, Senhor. 1. Pela Igreja, povo santo dos baptizados, para que, à semelhança da Virgem sempre fiel, dê testemunho de grande amor ao Deus vivo, oremos, por intercessão de Maria. 2. Pelos bispos, presbíteros e diáconos, para que, imitando a Virgem de Nazaré, conduzam os homens ao monte da salvação que é Cristo, oremos, por intercessão de Maria. 3. Pelos que cuidam dos doentes e dos idosos, para que sejam um sinal vivo, como a Virgem Maria, da solicitude de Cristo pelos humildes, oremos, por intercessão de Maria. 4. Pelos Religiosos e Religiosas Carmelitas, para que a lembrança da subida do Carmelo seja um símbolo do seu itinerário para Deus, oremos, por intercessão de Maria. 5. Por todos nós aqui presentes em assembleia, para que a intercessão de Nossa Senhora do Carmo, nos ajude a perseverar na fé até ao fim, oremos, por intercessão de Maria.. Senhor, que fizestes do monte santo do Carmelo um símbolo da fidelidade do profeta Elias e lugar de encontro com o vosso povo, por intercessão da Virgem Mãe do vosso Filho, escutai as súplicas que Vos dirigimos. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. A

26 222 - LECCIONÁRIO CARMELITA Invoquemos confiadamente, irmãos, a Deus nosso Pai, que prometeu habitar no coração de todos aqueles que, como Maria, guardam a sua Palavra, dizendo (ou: cantando): R. Interceda por nós a Virgem, Flor do Carmelo. R. Ouvi-nos, Senhor 1. Pela santa Igreja de Deus para que, como Maria, acolha com amor a Palavra de Deus e a anuncie ao mundo, 2. Por todos os que sofrem no corpo ou no espírito para que a Virgem Maria volte para eles os seus olhos misericordiosos e os alivie das suas tribulações, 3. Pela Ordem do Carmo, que contempla em Maria a sua Irmã e Mãe dedicada, para que, perseverando fielmente em contínua oração, dê testemunho ao irmãos do amor de Deus e de uma vida em íntima comunhão com Ele, 4. Por todos os que se confiam a Maria, sinal de firme esperança e de consolação, para que nela encontrem conforto e refúgio no meio das suas provações, 5. Por todos nós, para que, participando com fé e amor nesta Eucaristia, sejamos, como Maria, portadores de Cristo para todos os homens, Atendei, Pai Santo, a oração dos vossos filhos, e, por intercessão da Virgem Santa Maria, Mãe e Rainha (ou: Formosura) do Carmelo, concedei-nos misericordiosamente o que com fé vos pedimos. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. B

27 SANTO ELIAS E SANTO ELISEU Elevemos, irmãos e irmãs, a nossa oração fervorosa a Deus, nosso Pai, que falou outrora por meio dos profetas e hoje está connosco na pessoa do Verbo encarnado, seu Filho, dizendo (ou: cantando): R. Fazei-nos testemunhas da vossa Palavra, Senhor. Ou. Ouvi-nos, Senhor. III 1. Para que a Igreja, renovada pelo Espírito Santo, seja pela oração, pela palavra e pela compaixão, testemunha ardente da presença do Deus vivo, 2. Para que os governantes e os povos enveredem pelos caminhos da reconciliação e da paz, na promoção da fraternidade e da justiça verdadeiras, 3. Para que os enfermos e os abandonados, os oprimidos e os que sofrem, possam encontrar através de nós a palavra que consola, a presença que conforta e o gesto que liberta, 4. Pela Família carmelita, para que, transformada pela pão da Palavra e da Eucaristia, viva sempre animada pelos sentimentos de fraternidade e concórdia entre si e para com todos os homens. Senhor, que sois admirável nos vossos profetas, escutai benignamente as nossas súplicas e fazei crescer em nós os dons do Vosso Espírito, para que possamos testemunhar a todos a vossa divina presença e a vossa adorável providência. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. PRÓPRIO DOS SANTOS - 223

28 224 - LECCIONÁRIO CARMELITA SANTA TERESA DE JESUS Irmãs e irmãos: Na memória de Santa Teresa de Jesus, que seguiu a Cristo de todo o coração, apresentemos a Deus as nossas preces, dizendo (ou: cantando), com alegria: IV R. Dai-nos, Senhor, um coração novo. Ou: Ouvi-nos, Senhor. 1. Pelas diferentes Igrejas cristãs e pelos filhos que elas geram no Baptismo, para que todos vivam e morram como filhos da Igreja, oremos, irmãos. 2. Pelas virgens consagradas ao Deus vivo e pelas jovens que Jesus chama a segui-l O, para que o Espírito lhes dê o desejo de ser santas, oremos, irmãos. 3. Pelas Irmãs contemplativas como Santa Teresa e pelas que se entregam ao serviço dos mais pobres, para que todas tenham sede do Deus vivo, oremos, irmãos. 4. Pelas jovens das nossas comunidades paroquiais e pelas filhas das famílias cristãs desta Diocese, para que percorram, com Santa Teresa, o caminho da perfeição, oremos, irmãos. 5. Por todos nós aqui reunidos em assembleia e pelas Irmãs que celebram esta festa nos seus Carmelos, para que um dia nos encontremos no Céu com o Amado, oremos, irmãos.. Deus eterno e omnipotente, guardai, com amor, aqueles que chamastes e multiplicai o número das virgens consagradas, para que aumente a santidade na vossa Igreja. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

29 SÃO JOÃO DA CRUZ Irmãos e irmãs: Na memória de São João da Cruz, que viveu a sua fé na simplicidade da vida quotidiana, oremos a Deus Pai todo-poderoso, dizendo (ou: cantando), com alegria: R. Ensinai-nos, Senhor, os vossos caminhos. Ou: Nós Vos rogamos, Senhor, ouvi-nos. 1. Pela santa Igreja de Deus, para que, na vida e nos escritos dos seus místicos, se lhe revele o que há de mais puro no Evangelho, oremos, irmãos. 2. Por toda a Ordem do Carmo e pelos seus membros, para que encontrem Deus nas alturas da santidade e na vida simples e comum de todos os dias, oremos, irmãos. 3. Por todos os catecúmenos e fiéis, para que descubram, como São João da Cruz, que a experiência de Deus reside no silêncio divino, oremos, irmãos. 4. Por todos nós que experimentamos a dor e a doença, para que recebamos a graça de entender, como São João da Cruz, que na tarde da vida seremos julgados sobre o amor, oremos, irmãos. 5. Por todos os membros da nossa comunidade (paroquial), para que aprendam com São João da Cruz a pôr amor onde ele não existe, para depois o recolherem, oremos, irmãos.. Chegue até Vós, Senhor, a nossa humilde oração e, por intercessão de São João da Cruz, ajudai-nos a percorrer, através da noite escura, o caminho do monte santo da vossa glória. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. V PRÓPRIO DOS SANTOS - 225

30 226 - LECCIONÁRIO CARMELITA MISSAS DOS DEFUNTOS Elevemos a nossa oração a Deus Pai todo-poderoso, que ressuscitou dos mortos a Jesus Cristo, seu Filho, e imploremos a paz e a salvação dos vivos e dos mortos, dizendo: R. Nós Vos rogamos: Ouvi-nos, Senhor. 1. Para que confirme todo o povo cristão na unidade da fé e na esperança da vinda gloriosa de Cristo, 2. Por todos os fiéis, para que, por uma fé viva vençam o pecado e a morte, por uma esperança diligente aspirem à pátria celeste e pela caridade ardente se conformem a Cristo morto e ressuscitado, 3. Por todos os irmãos da nossa Ordem que adormeceram na esperança da ressurreição, para que Deus os admita a contemplar o esplendor do seu rosto, 4. Por todos nós aqui reunidos na fé e na esperança, para que Deus nos reúna também no seu reino glorioso, 5. Para que este(a) nosso(a) irmã(o) N., que o Senhor chamou ao seu serviço na Família Carmelita, participe agora do banquete eterno do Reino dos Céus, Nós Vos pedimos, Senhor, que a nossa oração seja proveitosa às almas dos nossos irmãos defuntos; purificai-os de todos os seus pecados e fazei-os participar na plenitude da redenção. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. I

31 PRÓPRIO DOS SANTOS Irmãos e irmãs: «quer vivamos, quer morramos, é ao Senhor que pertencemos». Elevemos-lhe a nossa prece unânime e imploremos-lhe a paz e a salvação dos vivos e dos mortos, dizendo: R. Senhor dos vivos e dos mortos, ouvi-nos. Ou. Ouvi-nos, Senhor. 1. Para que o Senhor misericordioso confirme o seu povo na concórdia da fé e na união da caridade, 2. Para que o Senhor ressuscite no último dia os nossos irmãos e irmãs defuntos que pelo Baptismo receberam o gérmen da vida eterna, 3. Para que o Senhor da vida e da morte conceda às almas dos nossos irmãos, amigos, parentes e benfeitores, a recompensa dos seus trabalhos, 4. Para que o Deus de toda a consolação ajude e conforte com a sua bênção todos os nossos irmãos que estão de luto, 5. Para que o Pai, rico em misericórdia, nos receba a todos nós que estamos aqui reunidos no seu reino de luz e de paz, oremos, irmãos: Ouvi, Senhor, as nossas orações com que imploramos a vossa misericórdia em favor do(a) nosso(a) irmã(o) N.: Vós que durante a sua vida mortal o(a) chamastes à Família do Carmelo, levai-o(a) também convosco para a pátria da luz e da paz e fazei-o(a) participar do convívio dos vossos Santos. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. II

32 228 - LECCIONÁRIO CARMELITA Irmãos e irmãs: baptizados em Cristo, fomos com ele sepultados na morte, para com ele também tomarmos parte na ressurreição. Oremos a Deus, nosso Pai, Senhor dos vivos e dos mortos e digamos cheios de confiança: III R. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia. Ou. Ouvi-nos, Senhor. 1. Pela santa Igreja de Deus, para que proclame e testemunhe perante todos a sua fé em Cristo, por nós morto e ressuscitado, 2. Por todos os cristãos, para que unidos a Cristo pelo Baptismo, purificados pela Penitência e alimentados pela Eucaristia, dando um fruto que permaneça que permaneça para sempre, 3. a) Por este(a) nosso(a) irmã(o) defunto N., para que Deus Pai de misericórdia o (a) introduza na posse plena da vida eterna na qual sempre esperou durante a sua peregrinação sobre a terra, Por um sacerdote: b) Por este nosso irmão N., que exerceu na terra o ministério sagrado, para que Deus o faça participar na liturgia celeste, 4. Para que o Deus de toda a consolação ajude e conforte com a sua bênção todos os nossos irmãos que estão de luto, 5. Por todos nós aqui presentes, para que a participação na mesa do Senhor nos alcance do céu podermos vivermos sempre e morrer na graça do nosso baptismo, Cheguem até Vós, Senhor, as preces da Vossa família unida na dor e na esperança da ressurreição, e concedei que o(a) vosso(a) servo(a) N. alcance o perdão de todos seus pecados e goze para sempre da alegria do Vosso reino. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

EXÉQUIAS DOS ADULTOS EXÉQUIAS EXÉQUIAS DOS ADULTOS

EXÉQUIAS DOS ADULTOS EXÉQUIAS EXÉQUIAS DOS ADULTOS 357 EXÉQUAS rmãos e irmãs Elevemos a nossa oração a Deus Pai todo-poderoso, que ressuscitou a Jesus Cristo, seu Filho, e imploremos a paz e a salvação dos vivos e dos mortos, dizendo (ou: cantando): Ou:

Leia mais

DOMINGO DA OITAVA DA PÁSCOA (DOMINGO II DA PÁSCOA) Vésperas I Hi n o. Sa l m o d i a: Antífonas, salmos e cântico como no Domingo da Ressurreição.

DOMINGO DA OITAVA DA PÁSCOA (DOMINGO II DA PÁSCOA) Vésperas I Hi n o. Sa l m o d i a: Antífonas, salmos e cântico como no Domingo da Ressurreição. DOMINGO DA OITAVA DA PÁSCOA (DOMINGO II DA PÁSCOA) Vésperas I Le i t u r a b r e v e 1 Pedro 2, 9-10 Vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido por Deus, para anunciar os louvores

Leia mais

PARA O MATRIMÓNIO. R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Abençoai, Senhor, o vosso povo.

PARA O MATRIMÓNIO. R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Abençoai, Senhor, o vosso povo. MATRMÓNO 321 rmãos e irmãs: Celebrando o especial dom da graça e da caridade, com que Deus Se dignou consagrar o amor dos nossos irmãos N. e N., confiemo-los ao Senhor, dizendo (ou: cantando): Ou: Abençoai,

Leia mais

Hora Santa Vocacional Dia de Oração pela Santificação do Clero

Hora Santa Vocacional Dia de Oração pela Santificação do Clero 1 Hora Santa Vocacional Dia de Oração pela Santificação do Clero PERMANECEI NO MEU AMOR Dirigente: Se é verdade que o convite do Senhor a permanecer no seu amor (Gv 15,9) é valido para todos os batizados,

Leia mais

Missa vespertina da Ceia do Senhor

Missa vespertina da Ceia do Senhor TRÍUO PASCAL 41 I QUINTA-FEIRA A CEIA O SENHOR Missa vespertina da Ceia do Senhor rmãos e irmãs: Elevemos as nossas súplicas ao Senhor Jesus, que lavou os pés aos Apóstolos e nos deu o sacerdócio e a Eucaristia,

Leia mais

DOMINGO II DA PÁSCOA Irmãs e irmãos: Supliquemos a Jesus ressuscitado que encha dos seus dons a santa Igreja, e dê a paz aos crentes e aos não

DOMINGO II DA PÁSCOA Irmãs e irmãos: Supliquemos a Jesus ressuscitado que encha dos seus dons a santa Igreja, e dê a paz aos crentes e aos não DOMINGO II DA PÁSCOA Irmãs e irmãos: Supliquemos a Jesus ressuscitado que encha dos seus dons a santa Igreja, e dê a paz aos crentes e aos não crentes, dizendo (ou: cantando), cheios de esperança: R. Cristo,

Leia mais

COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS

COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS 279 I rmãs e irmãos: Ao celebrar a solenidade de São N. (de Santa N.), nosso irmão (nossa irmã) na fé e no Baptismo, oremos a Deus Pai todo-poderoso, dizendo (ou: cantando): R. Deus, fonte de toda a santidade,

Leia mais

ANO B NATAL DO SENHOR

ANO B NATAL DO SENHOR 98 ANO B NATAL DO SENHOR Missa da Vigília rmãos e irmãs em Cristo: O Evangelho da genealogia de Jesus lembrou-nos as gerações que esperaram o Salvador. Como elas, também nós oramos a Deus, dizendo (ou:

Leia mais

Orações Eucarísticas para as Missas Com Crianças

Orações Eucarísticas para as Missas Com Crianças Orações Eucarísticas para as Missas Com Crianças Textos e melodias ORAÇÃO EUCARÍSTICA I v. O Senhor esteja convosco. R. Ele está no meio de nós. v. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. v.

Leia mais

ANO A NATAL DO SENHOR

ANO A NATAL DO SENHOR 20 ANO A NATAL DO ENHOR Missa da Vigília rmãos e irmãs em Cristo: O Evangelho da genealogia de Jesus lembrou-nos as gerações que esperaram o alvador. Como elas, também nós oramos a Deus, dizendo (ou: cantando):

Leia mais

Celebração do Mês de Maria

Celebração do Mês de Maria Celebração do Mês de Maria Terça-feira, 14 de maio de 2013 S. Matias Pelos Sacerdotes e Missionários Ritos Iniciais Pres. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Todos Amen. Pres. A graça de nosso

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO TÓPICOS 1º PERÍODO OBJECTIVOS ORAÇÕES / DOUTRINA CRISTÃ ACTIVIDADES CELEBRAÇÕES AVALIAÇÃO A criação Deus é grande e poderoso Tudo nos fala de Deus Deus

Leia mais

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 22 e 23 de outubro

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 22 e 23 de outubro 27º Domingo do Tempo Comum - 02/10/2016 Motivação inicial Cuidar da Casa Comum é nossa missão. Deus viu que tudo era muito bom (Gn 1, 31). Eis o tema e o lema da Campanha Missionária realizada no mês de

Leia mais

Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo

Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo Carmelo de S. José, Fátima Solenidade Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo 16 Julho 2008 FOTOGRAFIAS e HOMILIA Celebração Eucararística presidida por P. Vitor Hidavic, ocd e concelebrada por Diácono

Leia mais

PARA A PRIMEIRA PROFISSÃO DE UM RELIGIOSO

PARA A PRIMEIRA PROFISSÃO DE UM RELIGIOSO PRMERA PROFSSÃO DE UM RELGOSO 333 PARA A PRMERA PROFSSÃO DE UM RELGOSO rmãos e irmãs: A nossa família espiritual está hoje em festa por este(s) servo(s) de Deus, que se consagra(consagram) ao serviço de

Leia mais

CELEBRAÇÕES NA COMUNIDADE ORIENTAÇÕES PARA AS CELEBRAÇÕES

CELEBRAÇÕES NA COMUNIDADE ORIENTAÇÕES PARA AS CELEBRAÇÕES CELEBRAÇÕES NA COMUNIDADE ORIENTAÇÕES PARA AS CELEBRAÇÕES A catequese deve iniciar o catequizando na vida litúrgica da comunidade. Nesse sentido, é importante que o catequista leve seu grupo de catequese

Leia mais

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA CANTO DE ENTRADA: E B7 E B7 E B7 E B7 E Jesus meu amigo, estou aqui, estou aqui para celebrar, para agradecer e A B7 partilhar o pão e a Fé. A B G#m C#m A F# B7 Celebrar o

Leia mais

01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis)

01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis) 01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Comunidade Católica Shalom Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis) Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai Todo-poderoso Nós

Leia mais

INTENÇÕES DA ORAÇÃO DOS FIÉIS PARA O ANO SACERDOTAL

INTENÇÕES DA ORAÇÃO DOS FIÉIS PARA O ANO SACERDOTAL INTENÇÕES DA ORAÇÃO DOS FIÉIS PARA O ANO SACERDOTAL INTRODUÇÃO A estrutura de cada uma das intenções que aqui se apresentam, está de acordo com as da Oração Universal para os domingos e solenidades. Sempre

Leia mais

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

QUARTA-FEIRA DE CINZAS 30 QUARTA-FERA DE CNZA rmãos e irmãs: Ao darmos início ao tempo santo da Quaresma, oremos para que todos os homens se convertam e tomem parte na renovação pascal, dizendo (ou: cantando): R. Renovai, enhor,

Leia mais

Missal Romano. Grupo de Acólitos São João da Madeira

Missal Romano. Grupo de Acólitos São João da Madeira Missal Romano Grupo de Acólitos São João da Madeira A estrutura da missa Antes de vermos a estrutura do missal, é conveniente relembrarmos a estrutura de uma Missa comum, para que possamos mais facilmente

Leia mais

CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO PÁSCOA DO SENHOR, NOVA CRIAÇÃO E NOVO ÊXODO DOMINGO DA RESSURREIÇÃO 08 DE ABRIL DE 2012 ANIM: (Saudações espontâneas) O TÚMULO ESTÁ

Leia mais

Festa do Acolhimento. 1º Ano 2008/2009 Missionários Passionistas

Festa do Acolhimento. 1º Ano 2008/2009 Missionários Passionistas Festa do Acolhimento 1º Ano 2008/2009 Missionários Passionistas Introdução à Eucaristia Hoje vamos festejar o acolhimento. Acolher é receber bem, encaminhar, proteger, ajudar. Este ano estamos a acolher

Leia mais

Paróquia São Cristóvão Somos uma família de comunidades. Novena virtual em Louvor a São Miguel Arcanjo

Paróquia São Cristóvão Somos uma família de comunidades. Novena virtual em Louvor a São Miguel Arcanjo Paróquia São Cristóvão Somos uma família de comunidades Novena virtual em Louvor a São Miguel Arcanjo 2 Novena de São Miguel Arcanjo É com grande alegria que a Paróquia São Cristóvão, convida você e toda

Leia mais

DOMINGO II DA PÁSCOA ou da Divina Misericórdia

DOMINGO II DA PÁSCOA ou da Divina Misericórdia 196 ANO C DOMINGO II DA PÁSCOA ou da Divina Misericórdia (Se estiverem presentes adultos que tenham sido baptizados na última Páscoa, as intenções da oração dos fiéis poderão hoje ser propostas por eles).

Leia mais

ORAÇÃO UNIVERSAL. Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I

ORAÇÃO UNIVERSAL. Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I ORAÇÃO UNIVERSAL Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I Celebrando o especial dom da graça e da caridade, com que Deus Se dignou consagrar

Leia mais

NOVENA. Santa Rita de Cássia

NOVENA. Santa Rita de Cássia NOVENA Santa Rita de Cássia 1. CANTO INICIAL 2. ORAÇÃO E MEDITAÇÃO DO DIA (Feita por um leitor) 3. ORAÇÃO À SANTA RITA (Nº 1 LIVRO DE CANTICOS pg 204) (Padre convida todos a rezarem juntos) Excelsa protetora,

Leia mais

MISSA DE SANTO ANTÔNIO DE SANT ANA GALVÃO No Calendário Litúrgico da Igreja Católica, celebrado no dia 25 de Outubro

MISSA DE SANTO ANTÔNIO DE SANT ANA GALVÃO No Calendário Litúrgico da Igreja Católica, celebrado no dia 25 de Outubro MISSA DE SANTO ANTÔNIO DE SANT ANA GALVÃO No Calendário Litúrgico da Igreja Católica, celebrado no dia 25 de Outubro 1 COMENTÁRIO INICIAL Santo Antônio de Sant Ana Galvão, franciscano da Província da Província

Leia mais

53º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

53º Dia Mundial de Oração pelas Vocações 53º Dia Mundial de Oração pelas Vocações Hora Santa Vocacional A Igreja, mãe de vocações Ambientação: Flores; círio; faixa com o tema da Mensagem do Papa próximo a um cartaz ou imagem do Bom Pastor. Altar

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles»

ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles» ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 «Elevou-Se à vista deles» Leitura dos Actos dos Apóstolos No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde

Leia mais

Celebração do Mês de Maria

Celebração do Mês de Maria Celebração do Mês de Maria Quarta-feira, 8 de maio de 2013 Entidades da Educação Ritos Iniciais Pres. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Todos Amen. Pres. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo,

Leia mais

Introdução ORAÇÃO DO ROSÁRIO MISTÉRIOS GOZOSOS. Primeiro Mistério: Anunciação do Anjo a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38)

Introdução ORAÇÃO DO ROSÁRIO MISTÉRIOS GOZOSOS. Primeiro Mistério: Anunciação do Anjo a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38) Oração do Rosário 2 Fazei o que Ele vos disser (Jo 2, 5) Introdução Nesta Semana de Oração pelos Seminários, somos convidados a seguir o exemplo da Mãe do Senhor no caminho realizado na fidelidade ao Pai

Leia mais

Celebração do Mês de Maria

Celebração do Mês de Maria Celebração do Mês de Maria Grupo de Catequistas Quinta-feira, 10 de Maio de 2012 Ritos Iniciais Pres. Graças e Louvores se deem a todo o momento. Todos Ao Santíssimo e diviníssimo Sacramento. Pres. Graças

Leia mais

Celebração do Mês de Maria

Celebração do Mês de Maria Celebração do Mês de Maria Segunda-feira, 6 de Maio de 2013 Entidades do Poder Local (Câmara e Junta de Freguesia) Ritos Iniciais Pres. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Pres. A graça de nosso

Leia mais

Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo!

Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo! Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos 28/06/2015 Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo! Leituras: Missa do dia Atos dos Apóstolos 12, 1-11; Salmo 33 (34), 2-3.4-5.6-7.8-9 (R/5); Segunda Carta

Leia mais

Celebração do Mês de Maria

Celebração do Mês de Maria Celebração do Mês de Maria Segunda-feira, 27 de maio de 2013 Confraria do SS. mo Sacramento e Comissões de Festas Ritos Iniciais Pres. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Pres. A graça de nosso

Leia mais

FESTA DE CORPUS CRISTI. LUIZ ANTONIO BURIM Professor de Ensino Religioso.

FESTA DE CORPUS CRISTI. LUIZ ANTONIO BURIM Professor de Ensino Religioso. FESTA DE CORPUS CRISTI LUIZ ANTONIO BURIM Professor de Ensino Religioso. FESTA DE CORPUS CHRISTI A festa de Corpus Christi surgiu na Idade Média, no século XIII. A primeira festa de Corpus Christi realizou-se

Leia mais

A Ação do Espírito Santo. no Apostolado da Oração (AO) - Movimento Eucarístico Jovem (MEJ)

A Ação do Espírito Santo. no Apostolado da Oração (AO) - Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) A Ação do Espírito Santo no Apostolado da Oração (AO) - Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) O Espírito Santo, uma promessa de Jesus Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará a força e sereis minhas testemunhas

Leia mais

Mês. Mariano UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. PAPA FRANCISCO

Mês. Mariano UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. PAPA FRANCISCO Mariano PARÓQUIA SÃO PEDRO PESCADOR Mês UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. UM CRISTÃO PRECISA DESTAS DUAS MULHERES, DUAS MULHERES MÃES, DUAS MULHERES VIRGENS: A

Leia mais

Plano Anual Catequético (Infância)

Plano Anual Catequético (Infância) Ano: 1º I Jesus é o nosso grande Amigo; II Jesus revela-nos o Pai, dá a vida por nós e ressuscita; III Nós somos do grupo dos amigos de Jesus A Igreja. Aderir a Jesus Cristo e iniciar-se no conhecimento

Leia mais

D. José da Cruz Policarpo. Actualidade da Palavra de Deus

D. José da Cruz Policarpo. Actualidade da Palavra de Deus D. José da Cruz Policarpo Actualidade da Palavra de Deus U n i v e r s i da d e C at ó l i c a E d i to r a Lisboa 2009 Sumário I. Descobrir a fecundidade da Palavra, caminhando com Paulo II. Aprofundar

Leia mais

1. De novo reunidos ( / / ) 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Jesus está no meio de Nós!

1. De novo reunidos ( / / ) 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Jesus está no meio de Nós! 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, Eu estou no meio deles! Mt 18,20 -O Senhor esteja convosco! - Ele está no meio de Nós! Desenha o

Leia mais

2.ª REUNIÃO DE PREPARAÇÃO

2.ª REUNIÃO DE PREPARAÇÃO 2.ª REUNIÃO DE PREPARAÇÃO Oração Inicial Acolhimento e recepção; Inscrições (o preenchimento das Fichas serão no fim da reunião); Resumo da última Reunião; Resumo do Retiro Espiritual na Ribeira Grande;

Leia mais

CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU

CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU 1 2 1. Dou Viva a Deus Nas Alturas waltz Dou viva a Deus nas alturas E a Virgem Mãe nosso amor Viva todo Ser Divino E Jesus Cristo Redentor Eu peço a Deus nas alturas Para

Leia mais

Papa Francisco Regina Coeli: II Domingo de Páscoa 2015-04-12 Vatican.va

Papa Francisco Regina Coeli: II Domingo de Páscoa 2015-04-12 Vatican.va Papa Francisco Regina Coeli: II Domingo de Páscoa 2015-04-12 Vatican.va PAPA FRANCISCO REGINA COELI Praça São Pedro II Domingo de Páscoa (ou da Divina Misericórdia), 12 de Abril de 2015 [Multimídia] Prezados

Leia mais

Celebração do Mês de Maria

Celebração do Mês de Maria Celebração do Mês de Maria Quarta-feira, 15 de maio de 2013 Mundo do Desporto (ADE e UD Vila Chã) Ritos Iniciais Pres. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Todos Amen. Pres. A graça de nosso

Leia mais

Agora, lábios meus, / dizei e anunciai os grandes louvores / da Virgem, Mãe de Deus.

Agora, lábios meus, / dizei e anunciai os grandes louvores / da Virgem, Mãe de Deus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo Amém Deus vos salve, Virgem, Filha de Deus Pai! Deus vos salve, Virgem, Mãe de Deus Filho! Deus vos salve, Virgem, Esposa do Divino Espírito Santo! Deus vos

Leia mais

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne Caríssimos pequeninos, adolescentes e jovens, meninas do Lar de Santa Teresinha, irmãos e irmãs na fé, reunimo-nos como

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 1ª Semana da Quaresma Dai-nos,

Leia mais

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro Missionária 26º Domingo do Tempo Comum - 01/10/ Motivação inicial é o tema da Missionária que hoje iniciamos. A Igreja em saída é a comunidade que faz a experiência de Jesus e sai de si para anunciar a

Leia mais

F e s t a d a V i d a

F e s t a d a V i d a Cântico de entrada (A entrada será feita pelo fundo da igreja a qual estará adornada de Festa. À frente da procissão de entrada vai um catequista com a Cruz grande (a da Caminhada) outro com a Bíblia seguidos

Leia mais

"A oração deve acompanhar os passos dos missionários, para que o anúncio da Palavra se torne eficaz, pela graça divina" (RM 78).

A oração deve acompanhar os passos dos missionários, para que o anúncio da Palavra se torne eficaz, pela graça divina (RM 78). Recitar o Rosário nada mais é que contemplar com Maria o rosto de Cristo (Papa João Paulo II). O terço missionário é uma oração simples e popular. Saudamos e louvamos Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa,

Leia mais

11ª JORNADA CATEQUÉTICA DIOCESANA

11ª JORNADA CATEQUÉTICA DIOCESANA 11ª JORNADA CATEQUÉTICA DIOCESANA DATA: 20 de outubro de 2013 LOCAL: Paróquia São José Constantina RS TEMA: O dom da fé LEMA: Crescer na Maturidade da Fé em Cristo (cf. Ef 4,13) OBJETIVOS: 1. Celebrar

Leia mais

4 O Encontro: A Eucaristia Dominical: expressão maior de espiritualidade

4 O Encontro: A Eucaristia Dominical: expressão maior de espiritualidade Hora da Família 2014 Sumário 05 07 08 10 11 APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO PARAMOTIVAR ORAÇÃOINICIAL ORAÇÃOFINAL Encontros 13 18 23 28 33 38 42 4 1 O Encontro: A espiritualidade cristã na família 2 O Encontro:

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira da 7ª Semana da Páscoa Ó Deus de poder

Leia mais

Novena à São Peregrino

Novena à São Peregrino Novena à São Peregrino Orações iniciais todos os dias Invocação ao Espírito Santo. Vem oh! Santo Espírito, enchei os corações de teus fiéis e acendei neles o fogo de seu Divino Amor. Enviai vosso Espírito

Leia mais

Novena para pedir a intercessão da Bem aventurada Dulce dos Pobres diante do Santíssimo Sacramento

Novena para pedir a intercessão da Bem aventurada Dulce dos Pobres diante do Santíssimo Sacramento Novena para pedir a intercessão da Bem aventurada Dulce dos Pobres diante do Santíssimo Sacramento História: Esta novena tem como objetivo olhar para o exemplo de vida cristã da bem aventurada Dulce para

Leia mais

...Festa do Credo 2000 FESTA DO CREDO RITOS INICIAIS

...Festa do Credo 2000 FESTA DO CREDO RITOS INICIAIS FESTA DO CREDO RITOS INICIAIS Entrada: Comentador: Boa tarde a todos e benvindos a esta celebração. De livre vontade e cheios de alegria vamos ao encontro do Senhor imitando as multidões que outrora seguiam

Leia mais

TEMPO DO ADVENTO HINOS. Vésperas

TEMPO DO ADVENTO HINOS. Vésperas HINOS Vésperas Excelso Criador dos grandes astros, Jesus, eterna luz dos vossos crentes, Divino Redentor da humanidade, Ouvi as nossas súplicas ardentes. Viestes, ó Jesus, para salvar-nos Da morte em que

Leia mais

Vigília de Oração VIGÍLIA VOCACIONAL. Cântico de Entrada. RITOS INICIAIS Sacerdote: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Todos: Ámen

Vigília de Oração VIGÍLIA VOCACIONAL. Cântico de Entrada. RITOS INICIAIS Sacerdote: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Todos: Ámen Vigília de Oração VIGÍLIA VOCACIONAL Cântico de Entrada RITOS INICIAIS Sacerdote: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Todos: Ámen Sacerdote: A Graça de Deus nosso Pai, o Amor de Nosso Senhor

Leia mais

Celebração do Mês de Maria

Celebração do Mês de Maria Celebração do Mês de Maria Sexta-feira, 24 de maio de 2013 Pelas Famílias em dificuldade Ritos Iniciais Pres. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Pres. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo,

Leia mais

O Sacramento do Matrimônio - II Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:16 - Última atualização Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:17

O Sacramento do Matrimônio - II Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:16 - Última atualização Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:17 O matrimônio - IV Pe. Henrique Soares da Costa Nos artigo passados, sobre o matrimônio, vimos que o casal cristão, no sacramento, recebe a graça do Espírito Santo do Cristo Jesus para viverem sua vida

Leia mais

CÂNTICOS PARA A QUARESMA

CÂNTICOS PARA A QUARESMA CÂNTICOS PARA A QUARESMA 20 1 2 19 TROQUEMOS O INSTANTE ÍNDICE Aquele que por Mim chamar 4 Clamai pelo Senhor 5 Convertei-nos, Senhor 6 Imploremos a misericórdia 7 Lembrai-vos de nós 8 Não nos abandoneis

Leia mais

Oração ao anjo da Guarda

Oração ao anjo da Guarda Oração ao anjo da Guarda Oração ao anjo da Guarda Santo Anjo do Senhor, Meu zeloso guardador, Já que a ti me confiou A piedade divina, Sempre me rejas, guardes, governes e ilumines. Amém. Oração ao anjo

Leia mais

Roteiro Celebrativo Mês Diocesano do Dízimo 2017

Roteiro Celebrativo Mês Diocesano do Dízimo 2017 02 de julho de 2017 13º Domingo do Tempo Comum Sejam bem-vindos à celebração eucarística. Convocados pelo Pai, incorporados a Cristo e movidos pelo Espírito Santo, tornamo-nos assembleia celebrativa para

Leia mais

Culto de Natal em Casa 2006

Culto de Natal em Casa 2006 Culto de Natal em Casa 2006 PROGRAMA Este programa é um serviço dos Ministérios do Santuário, da Comunicação e da Família da Igreja Metodista de Vila Isabel. Que todos tenham um feliz e abençoado Natal

Leia mais

ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS. Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO

ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS. Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO INTRODUÇÃO «ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS» ANO DA MISERICÓRDIA PORTA SANTA INTRODUÇÃO «ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS»

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

2ºDOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO ANO B - (04/12/11)

2ºDOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO ANO B - (04/12/11) Vivendo a Liturgia 2ºDOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO ANO B - (04/12/11) Dezembro/2011 (João Batista) A cor litúrgica para esta celebração é a roxa. Poderia ser feito um mural específico para esta celebração

Leia mais

A Trindade Santa - V Qua, 06 de Maio de 2009 10:52 - Henrique Soares da Costa

A Trindade Santa - V Qua, 06 de Maio de 2009 10:52 - Henrique Soares da Costa Pe. Henrique Soares da Costa A Igreja vive enraizada na Trindade Nesta série muitas vezes foi dito que a Santíssima Trindade é o mistério central da nossa fé cristã; mistério que foi revelado e experimentado

Leia mais

Leitura dos Actos dos Apóstolos. Actos 1, 1-11

Leitura dos Actos dos Apóstolos. Actos 1, 1-11 Ascensão do Senhor Perdão Senhor Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 1, 1-11 No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde o princípio até ao

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

I Simpósio sobre a Nova Evangelização

I Simpósio sobre a Nova Evangelização O papel do Leigo no testemunho da Fé e no contexto da Nova Evangelização Dr. Sebastião Martins 1. O Concílio Vaticano II e a Nova Evangelização Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente Hebreus

Leia mais

O POVO DE DEUS FOLHA SEMANAL DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA

O POVO DE DEUS FOLHA SEMANAL DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA O POVO DE DEUS FOLHA SEMANAL DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA Ano XLVIV- Brasília, 1 de janeiro de 2014 - Nº 7 SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS, MARIA Cor Litúrgica: Branco 1 INTRODUÇÃO Com.: Meus irmãos, no

Leia mais

O QUE É UMA CRUZADA? QUAL O OBJETIVO DA CRUZADA NACIONAL DO ROSÁRIO?

O QUE É UMA CRUZADA? QUAL O OBJETIVO DA CRUZADA NACIONAL DO ROSÁRIO? Amados irmãos e irmãs, Durante os workshops do ENF 2015 o núcleo Nacional do Ministério de Intercessão lançou a Cruzada Nacional do Rosário para o período de fevereiro/15 a janeiro/16. Entenda o que é

Leia mais

liturgia.duodamore.com.br

liturgia.duodamore.com.br ORAÇÕES EUCARÍSTICAS Oração Eucarística I (Missal, página 469) Pai de misericórdia, a quem sobem nossos louvores, nós vos pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que abençoes estas oferendas

Leia mais

A Igreja dá graças ao Pai

A Igreja dá graças ao Pai A Igreja dá graças ao Pai Prefácio Com o prefácio inicia-se o ponto central e culminante da celebração da Eucaristia: a Oração Eucarística. O prefácio é um hino de louvor com o qual o sacerdote, em nome

Leia mais

Mãe do Amor Misericordioso Catequese para crianças

Mãe do Amor Misericordioso Catequese para crianças Mãe do Amor Misericordioso Catequese para crianças Estudos www.fatima.pt/documentacao Em VAZ, Carla Abreu, coord. Envolvidos no amor de Deus pelo mundo: Itinerário Temático do Centenário das Aparições

Leia mais

1ºDIA - EUCARISTIA, FONTE DE MISERICÓRDIA.

1ºDIA - EUCARISTIA, FONTE DE MISERICÓRDIA. 1ºDIA - EUCARISTIA, FONTE DE MISERICÓRDIA. Leitor I: Meus irmãos, nós estamos iniciando hoje a nossa novena em preparação à Solenidade de Corpus Christi com a consciência de que na Eucaristia se comunica

Leia mais

OS MANDAMENTOS DE CRISTO

OS MANDAMENTOS DE CRISTO OS MANDAMENTOS DE CRISTO Equipando Discípulos para fazerem discípulos, ensinando-os a obedecer, todas as coisas que Jesus ordenou Uma adaptação de George Patterson 7 Comandos de Cristo (Readaptação de

Leia mais

Missa da Vigília NATAL DO SENHOR

Missa da Vigília NATAL DO SENHOR 172 ANO C NATAL DO ENHOR Missa da Vigília rmãos e irmãs em Cristo: O Evangelho da genealogia de Jesus lembrou-nos as gerações que esperaram o alvador. Como elas, também nós oramos a Deus, dizendo (ou:

Leia mais

Cânticos para Missa Advento/2016

Cânticos para Missa Advento/2016 Santuário das Almas/Icaraí Cânticos para Missa Advento/2016 Data 17/12 www.oficinademusica.org Procissão de Entrada: Vamos Celebrar Todos reunidos na casa de Deus Com cantos de alegria e grande louvor

Leia mais

Celebração do Mês de Maria

Celebração do Mês de Maria Celebração do Mês de Maria Sexta-feira, feira, 4 de Maio de 2012 Adolescentes da Catequese Ritos Iniciais Pres. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Todos Amen. Pres. A graça de nosso Senhor Jesus

Leia mais

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo.

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo. Adoração Eucarística Subsídios Pastorais www.fatima.pt/documentacao André Batista BATISTA, André Adoração Eucarística. Em VAZ, Carla Abreu, coord. Envolvidos no amor de Deus pelo mundo: Itinerário Temático

Leia mais

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE SUBSÍDIOS PASTORAIS CONFORME DMPB E EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PASTORES GREGIS NATUREZA E FINALIDADE Visita pastoral é a que

Leia mais

Missa vespertina da Ceia do Senhor

Missa vespertina da Ceia do Senhor 40 ANO A I QUINTA-FEIRA A CEIA O SENHOR Missa vespertina da Ceia do Senhor rmãos e irmãs: Elevemos as nossas súplicas ao Senhor Jesus, que lavou os pés aos Apóstolos e nos deu o sacerdócio e a Eucaristia,

Leia mais

Beata Elena Guerra, a apóstola do Espírito Santo

Beata Elena Guerra, a apóstola do Espírito Santo Com alegria, hoje celebramos o dia da Beata Elena Guerra, a apóstola do Espírito Santo. Ela e Papa Leão XIII, que escreveu a primeira Encíclica ao Espírito Santo na história da Igreja, são duas figuras

Leia mais

PROGRAMA DE CANTO. Escola de Música Paroquial de Avintes

PROGRAMA DE CANTO. Escola de Música Paroquial de Avintes PROGRAMA DE CANTO Escola de Música Paroquial de Avintes Programas de canto para as missas com crianças animadas pelo coro da Escola de Música Paroquial de Avintes António José Ferreira 1/11/2008 SUGESTÕES

Leia mais

RITO COM CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

RITO COM CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS RITO COM CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS Esta forma é para ser utilizada sobretudo quando não há celebração da Missa, ou quando se distribui a comunhão a horas previamente estabelecidas, de sorte que os

Leia mais

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus»

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» 78 tempo DO NATAL Missa do Dia LEITURA I Is 52, 7-10 Leitura do Livro de Isaías «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia

Leia mais

CAMINHO DA VIDA. Rito do Casamento. Breviário do LOC, págs. 221-227. Uma igreja comprometida com a Palavra de Deus. Anglican Church of the Americas

CAMINHO DA VIDA. Rito do Casamento. Breviário do LOC, págs. 221-227. Uma igreja comprometida com a Palavra de Deus. Anglican Church of the Americas CAMINHO DA VIDA Anglican Church of the Americas Uma igreja comprometida com a Palavra de Deus Rito do Casamento Breviário do LOC, págs. 221-227 Casamento Nesta Igreja, o casamento é celebrado exclusivamente

Leia mais

VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA. D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA

VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA. D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque

Leia mais

CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO. SUSANA e LUÍS

CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO. SUSANA e LUÍS CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO SUSANA e LUÍS BAPTIZADOS INÊS E JOÃO 21 DE JUNHO DE 2008 IGREJA S. PEDRO PALMELA Celebrante: Padre José Maria Ritos Iniciais Celebrante: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito

Leia mais

Celebração tirada do livro Eucaristia com Crianças Tempos Fortes Pedrosa Ferreira Edições Salesianas. ocantinhodasao.com.pt/public_html.

Celebração tirada do livro Eucaristia com Crianças Tempos Fortes Pedrosa Ferreira Edições Salesianas. ocantinhodasao.com.pt/public_html. Celebração tirada do livro Eucaristia com Crianças Tempos Fortes Pedrosa Ferreira Edições Salesianas ocantinhodasao.com.pt/public_html 12 Ano B ocantinhodasao.com.pt/public_html 1 RITOS INICIAIS Hoje,

Leia mais

Natal do Senhor de Missa do Dia

Natal do Senhor de Missa do Dia Natal do Senhor de 2014. Missa do Dia Caríssimos Irmãos e Irmãs: A festa da Encarnação do Senhor, o Natal de Jesus Cristo, parece não exigir comentário algum. Porém, é preciso fazê-lo, pois há muitos deles,

Leia mais

SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS Deus Cura Corpo e Alma

SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS Deus Cura Corpo e Alma CEPMTA / ISCAL Londrina 27/11/2012 Capelania Hospitalar / Pastoral da Saúde Assessor: Pe. Audinei Carreira da Silva SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS Deus Cura Corpo e Alma INTRODUÇÃO A Igreja, ao cuidar

Leia mais

Conhecendo Deus pessoalmente

Conhecendo Deus pessoalmente Conhecendo Deus pessoalmente O que é preciso para se iniciar um relacionamento com Deus? Esperar que um raio caia? Devotar-se a obras de caridades em diferentes religiões? Tornar-se uma pessoa melhor para

Leia mais

Vigília de oração 2016 A Igreja, mãe de vocações. A Igreja, Introdução. mãe das vocações. 1. Coordenador da vigília

Vigília de oração 2016 A Igreja, mãe de vocações. A Igreja, Introdução. mãe das vocações. 1. Coordenador da vigília Vigília de oração 2016 mãe de Introdução 53ª Semana de Oração pelas Vocações 10 a 17 abril 2016 1. Coordenador da vigília Estamos a celebrar a 53ª semana de oração pelas. Teremos como fio condutor da nossa

Leia mais

Uma saudação carinhosa

Uma saudação carinhosa Meus caros amiguitos e amiguitas! Uma saudação carinhosa Olá! Chamo-me António Marto. Sou o novo Bispo desta diocese de Leiria-Fátima. Sabem o que é ser Bispo? Eu explico-vos através de uma comparação

Leia mais

THEREZINHA OLIVEIRA EVANGELHO É SIMPLES ASSIM

THEREZINHA OLIVEIRA EVANGELHO É SIMPLES ASSIM THEREZINHA OLIVEIRA EVANGELHO É SIMPLES ASSIM CAMPINAS SP 2010 SUMÁRIO Prólogo Um homem extraordinário...1 Capítulo 1 Ele nasceu em Belém...5 Capítulo 2 Pastores e magos...9 Capítulo 3 Fugindo a Herodes...13

Leia mais