QUALIDADE SANITÁRIA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE AVEIA PRETA (Avena strigosa SCHREB) DA ZONA SUL DO RIO GRANDE DO SUL 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUALIDADE SANITÁRIA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE AVEIA PRETA (Avena strigosa SCHREB) DA ZONA SUL DO RIO GRANDE DO SUL 1"

Transcrição

1 QUALIDADE SANITÁRIA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE AVEIA PRETA (Avena strigosa SCHREB) DA ZONA SUL DO RIO GRANDE DO SUL 1 GILBERTO ANTONIO P. BEVILAQUA 2 e CARLOS ROBERTO PIEROBOM 3 Revista Brasileira de Sementes, vol. 17, n o 1, p , 1995 RESUMO. Com o objetivo de avaliar o grau de incidência fúngica e o reflexo desta na qualidade fisiológica das sementes de aveia preta (Avena strigosa Schreb), foram analisados cinco lotes de sementes provenientes da zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul, dos municípios de Pelotas, Pedro Osório, Herval e Piratini. As sementes foram analisadas pelo método de papel filtro em caixas de gerbox, com 25 sementes em 16 repetições, totalizando 400 sementes por lote, analisadas, individualmente sob microscópio estereoscópico. Os testes para qualidade fisiológica foram germinação, primeira contagem de germinação, emergência no campo, índice de velocidade de emergência, altura e peso da matéria seca de plântula. Os resultados obtidos permitiram concluir que: a) os fungos mais freqüentes em sementes de aveia preta da zona sul do Rio Grande do Sul foram Helminthosporium sp, Phoma sp., Alternaria sp., Fusarium sp., Cladosporium sp., Epicoccum sp., Rhizopus sp., Penicillium sp., Aspergillus sp., Nigrospora sp. e Curvularia sp; e b) dos gêneros que causam prejuízos à emergência de plântulas, apenas Helminthosporium sp. e Phoma sp. ocorreram em proporções elevadas. Termos para indexação: qualidade sanitária, qualidade fisiológica, sementes, aveia preta SANITARY AND PHYSIOLOGICAL QUALITY OF Avena strigosa SCHREB SEEDS FROM SOUTHERN RIO GRANDE DO SUL STATE ABSTRACT. The objective of the present work was to evaluate the fungical incidence of fungi and its reflex on physiological quality of Avena strigosa seeds. Five seed lots from the south zone of Rio Grande do Sul state, including Pelotas, Piratini, Herval and Pedro Osório counties were analised. The seed sanity was evaluated in blotter test, in gerbox with 25 seeds and 16 replications, totalizing 400 seeds per lot, individually evaluated under stereomicroscope. The physiological quality was evaluated with tests of germination, first count germination, speed emergence index, seedling lenght and dry matter weight of seedling. Results indicate that: a) The most frequent seed-borne fungi in Avena strigosa seeds in southern Rio Grande do Sul were Helminthosporium sp., Phoma sp., Alternaria sp., Fusarium sp., Cladosporium sp., Epicoccum sp., Rhyzopus sp., Penicilium sp., Aspergillus sp., Nigrospora sp., Curvularia sp.; 1 Aceito para publicação em M.Sc., aluno do curso de Pós-Graduação em Agronomia FAEM/UFPeI - C.P CEP Ph.D., Prof. Titular, Depto. de Fitossanidade, FAEM/UFPeI

2 and b) only the genera Helminthosporium sp. and Phoma sp., which can cause seedling emergence damages, were found in high percentages. Index terms: sanitary quality, physiological quality, seed, Avena strigosa INTRODUÇÃO A aveia preta é uma forrageira de inverno de grande importância econômica, sendo uma das mais plantadas juntamente com o azevém, e vem aumentando a sua área cultivada, nos últimos anos na zona sul do Estado do Rio Grande do Sul. O uso de sementes de alta qualidade sanitária e fisiológica é de grande importância na implantação da pastagem, sendo responsável pelo sucesso ou fracasso no empreendimento. A importância dos patógenos associados às sementes foi colocada em trabalho realizado por Soave & Wetzel (1987); no entanto, são escassas as informações no que diz respeito à qualidade sanitária e fisiológica de sementes de forrageiras utilizadas pelos pecuaristas. A presença de microrganismos, após o ponto de maturação fisiológica, ou no armazenamento das sementes, é sempre uma séria ameaça à sanidade das sementes. Elevadas percentagens de sementes infeccionadas estão associadas com decréscimo no poder germinativo e menor desenvolvimento de plântula nos seus primeiros estádios (Yorinori, 1982). Para Roberts (1972), fungos de sementes podem ser responsáveis, além da transmissão de doenças na parte aérea e radicular do trigo, como pelo decréscimo na qualidade fisiológica das sementes e morte de plântulas. Em sementes de trigo (Triticum aestivum L.), os fungos associados às mesmas que apresentaram maior incidência foram Helmintosporium sp., presente em 100% das amostras, com infecção média de 21,7%, Aspergillus sp. (92,2%), Penicillium sp. (68,1%), Alternaria sp. (60%), Fusarium sp. (42%), sendo que este último apresentou uma incidência média de 5,2% (Goulart & Paiva, 1991). O objetivo do presente trabalho foi analisar o grau de incidência fúngica de vários lotes de sementes de aveia preta, provenientes da região sul do Estado do Rio Grande do Sul, bem como identificar os principais fungos existentes nas sementes e verificar os seus efeitos na qualidade fisiológica das sementes. MATERIAL E MÉTODOS Foram analisados cinco lotes de aveia preta (Avena strigosa Schreb), cultivar Comum, provenientes das cidades de Pelotas, Pedro Osório, Herval e Piratini, da zona sul do Estado do Rio Grande do Sul. As sementes provêm do ano agrícola 92/93, e foram colhidas em dezembro/janeiro de Após beneficiadas, foram armazenadas em condições ambientais até novembro/dezembro de 1993, quando foram realizados os testes. As plantas e sementes não foram tratadas com produtos fungicidas.

3 Os lotes analisados provém de diferentes produtores de sementes, exceto os lotes denominados Hervali e Herval2 que são do mesmo produtor, no entanto produzidos sob diferentes condições de clima e solo. Os lotes se constituem em semente fiscalizada que serão comercializadas pelos produtores. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Patologia de Sementes e no Laboratório Didático de Análise de Se- mentes da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas/RS. O método usado para detecção de fungos foi o papel filtro em caixas gerbox, com 16 repetições de 25 sementes, totalizando 400 sementes por lote. As sementes foram colocadas em temperatura de 20+2 C com lux (24 horas de luz e 12 horas de escuro) e a contagem de ocorrência de fungos foi feita aos sete dias, conforme Neergard (1977). As sementes foram analisadas individualmente em lupa e o resultado expresso em percentagem. Para verificar a qualidade fisiológica das sementes, foram usados os seguintes testes: percentagem de germinação, conforme as RAS (1992), exceto para número de sementes, que foram usadas 200 sementes; primeira contagem de germinação, onde foram contadas as sementes germinadas no sétimo dia do teste de germinação; emergência no campo, onde foram usadas linhas com 50 sementes, e contadas as plântulas emergidas aos 20 dias após a semeadura (DAS) e o resultado expresso em percentagem; índice de velocidade de emergência (IVE), conforme Maguire (1967), onde diariamente foram contadas as plântulas emergidas até os 20 DAS; altura de plântula, onde foram medidas individualmente as plântulas emergidas aos 20 DAS e o resultado expresso em cm/plântula; peso da matéria seca (PMS), onde a parte aérea das plântulas emergidas aos 20 DAS foram cortadas e colocadas em estufa com ar forçado a 60 C por 72 horas e, após, pesadas. O resultado foi expresso em g/plântula. Para os testes de laboratório, o delineamento experimental foi inteiramente casualizado e, para os testes de campo, foi usado o delineamento em blocos casualizados, ambos com quatro repetições. Os dados foram analisados pelo Sistema de Análise Estatística - SANEST (Zonta et al., 1986). Os valores expressos em percentagem foram transformados em arc sen da raiz quadrada de x/100. RESULTADOS E DISCUSSÃO A ocorrência de fungos em sementes de aveia preta está apresentada na Tabela 1, onde observa-se que os fungos mais freqüentes nas amostras foram o Helmintosporium sp. e Phoma sp., com incidência média de 29 e 22%, respectivamente, o que concorda com relatos de Balardin & Loch (1987), que observaram ser o fungo Helmintosporium sp. mais freqüente em sementes de aveia amarela. Segundo os mesmos autores, esse é um fungo de solo que causa podridões nas raízes, podendo comprometer o estande inicial da lavoura.

4 Os fungos Fusarium sp. e Alternaria sp. tiveram níveis médios de infestação de 10 e 5%, respectivamente, o que pode ser considerado baixo para condições da zona sul do Rio Grande do Sul, o que pode ter sido ocasionado pelas condições climáticas desfavoráveis aos fungos (primavera com temperatura amena e umidade relativa baixa), no período estudado. Os gêneros Cladosporium sp., Epicoccum sp., Rhizopus sp Phorna sp., Penicillium sp., Aspergillus sp., Nigrospora sp. e Curvularia sp., constatados de forma geral nos lotes em baixas proporções, são fungos de armazenamento que, na maioria das vezes, causam prejuízos na qualidade fisiológica de sementes (Balardin & Loch, 1987). Apesar das sementes analisadas estarem armazenadas há 1 ano, os fungos Aspergillus sp. e Penicillium sp. estiveram presentes em pequenas proporções, mesmo sendo considerados os principais fungos de armazenamento (Agarwal e Sinclair, 1987). Observando-se os dados de germinação, constantes na Tabela 2, nota-se que houve diferença no poder germinativo das sementes dos vários lotes, com o lote de Piratini mostrando-se inferior aos demais, mas não diferindo dos lotes de Herval 1, Herval 2 e Pedro Osório (Tabela 2). O lote de Piratini apresentou o valor mais baixo de germinação, inclusive abaixo do mínimo requerido para comercialização (70%), apresentando baixos índices de Fusarium sp. e Alternaria sp. que poderiam ocasionar prejuízos na qualidade fisiológica das sementes, no entanto apresentando elevada incidência de Phoma sp. (31%) e Helrninthosporium sp. (44%). Para a primeira contagem de germinação, houve diferença entre os lotes (Tabela 2), com os lotes de Pelotas e Hervai 1 apresentando-se superiores aos demais, sendo que o último não diferiu dos lotes Herval 2 e Pedro Osório. O lote de Piratini apresentou os valores mais baixos na primeira contagem, mas não diferiu dos lotes de Herval 2 e Pedro Osório. Ao observar-se os dados de emergência no campo constantes na Tabela 2, nota-se que o lote de Piratini esteve inferior aos demais, mas não diferiu do lote Herval 1. Para o IVE, o lote de Piratini apresentou-se também inferior aos demais (Tabela 3), o que confirma a indicação de um lote de baixa qualidade

5 fisológica. Para a altura e PMS de plântula, não houve qualquer diferença entre os vários lotes, onde observa-se que a incidência de patógenos associados à semente nas proporções observadas não afeta a altura e PMS de plântulas de aveia preta (Tabela 3). Nota-se que o lote de Pedro Osório apresentou alto vigor e alta incidência de Alternaria sp., Fusarium sp. e Phoma sp. e baixa incidência de Helminthosporium sp. Os demais lotes apresentaram alta incidência de Heminthosporium sp. e Phoma sp. e baixa incidência de Alternaria sp. e Fusarium sp., incluindo aí lotes de alto vigor como Pelotas e baixo vigor como Piratini, dando uma clara indicação que a alta incidência de Heminthosporium sp. e Phoma sp. não se relaciona com o vigor dos lotes. Existem várias pesquisas relacionando o nível de incidência de fungos e o vigor das sementes. Dias & Toledo (1993), em braquiária, e Yorinori (1982), em soja, constataram que a incidência dos fungos diminuiu a germinação das sementes. Já Lasca et

6 al. (1983), em trigo, colocou que o nível de infecção fúngica não diminuiu a germinação e vigor da semente. Para Mantovanelli et al. (1991), em trigo, a incidência de fungos Helminthosporium sp. não afetou a germinação de sementes, no entanto Alternaria sp., Aspergillus sp. e Phoma sp. reduziram o vigor das sementes, portanto resultados muitas vezes divergentes. CONCLUSÕES Com base nos resultados conclui-se que: - Os fungos mais freqüentes nas sementes de aveia preta da zona sul do Rio Grande do Sul foram Helminthosporium sp., Phoma sp., Alternaria sp., Fusarium sp., Cladosporium sp., Epicoccum sp., Rhizopus sp., Penicillium sp., Aspergillus sp., Nigrospora sp. e Curvularia sp. - Dos gêneros que causam prejuízos à emergência de plântulas, apenas o Helminthosporium sp. e Phoma sp. ocorreram em proporções elevadas. REFERÊNCIAS AGARWAL, V.K. & SINCLAIR, J.B. Principles of seed pathology. Boca Raton, C.R.C. Press., 2v BALARDIN, R.S. & LOCH, L.C. Efeito do thiran sobre a germinação de sementes de centeio e aveia. Rev. Bras. de Sementes, 9(1): BRASIL. Ministério da Agricultura. Regras para análise de sementes. Brasília, p. DIAS, D.C.F.; TOLEDO, F.F. Germinação e incidência de fungos em testes com sementes de Brachiaria decumbens. Rev. Bras. de Sementes, 15(1): GOULART, A.C.P.; PAIVA, F.A. Incidência de fungos em sementes de trigo (Triticum aestivum L.) produzidas no estado do Mato Grosso do Sul, safra In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES, 7, Campo Grande, Resumos de trabalhos técnicos. Campo Grande, LASCA, C.C.; VALARINI, P.J.; BARROS, B.C., CHIBA, S. Danos ocasionados por Helminthosporium sativum em sementes de trigo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES, 3, Campinas, Resumos de trabalhos técnicos. Campinas, MAGUIRE, J.D. Aid in selection and evaluation for seedling emergence and vigour. Crop. Sci., 2: MANTOVANELLI, M.C.H.; VIEIRA, C.P.; BARRETO, M. Incidência de fungos em sementes de trigo (Triticum aestivum L.) e seu efeito na germinação e vigor. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES, 7, Campo Grande, Resumos de trabalhos técnicos. Campo Grande, 1991.

7 NEERGARD, P. Seed pathology. London: McMillan, v. ROBERTS, E.H. Viability of seeds. Londres: Chapman and Hall, p. SOAVE, J.; WETZEL, M.M.V. Patologia de sementes. Campinas: Fundação Cargill, p. YORINORI, J.T. Doenças da soja causadas por fungos. Informe Agropecuário, 8(94):40-6, ZONTA, E.P., SILVEIRA, P. & MACHADO, A.A. Sistema de análise estatística para microcomputadores - SANEST. Pelotas: Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, 1986.

ANÁLISE SANITÁRIA DE SEMENTES DE TRIGO

ANÁLISE SANITÁRIA DE SEMENTES DE TRIGO ANÁLISE SANITÁRIA DE SEMENTES DE TRIGO Cristian Rafael Brzezinski 1, Agnes Izumi Nagashima 1, André Matheus Prando 1, Fernando Augusto Henning, Ademir Assis Henning, Claudemir Zucareli 1 1 Universidade

Leia mais

QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE AVEIA-PRETA cv. COMUM SUBMETIDOS A DIFERENTES TRATAMENTOS 1

QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE AVEIA-PRETA cv. COMUM SUBMETIDOS A DIFERENTES TRATAMENTOS 1 QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE AVEIA-PRETA cv. COMUM SUBMETIDOS A DIFERENTES TRATAMENTOS 1 BARBIERI, Marciele 2 ; DUTRA, Claudia Braga 3 ; BOVOLINI, Marciéli Pitorini 4 ; MACIEL, Caciara Gonzatto 5

Leia mais

Extratos Vegetais na Qualidade Fisiológica e Sanitária de Sementes de Zínia (Zinnia elegans)

Extratos Vegetais na Qualidade Fisiológica e Sanitária de Sementes de Zínia (Zinnia elegans) Extratos Vegetais na Qualidade Fisiológica e Sanitária de Sementes de Zínia (Zinnia elegans) Plant Extracts in Zinnia Seed Pathology and Germination GIRARDI, Leonita B. 1 lbgirardi@hotmail.com; LAZAROTTO,

Leia mais

CONTROLE INTERNO DE QUALIDADE - QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE ABÓBORA (Cucurbita pepo) ARMAZENADAS DURANTE 12 MESES 1.

CONTROLE INTERNO DE QUALIDADE - QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE ABÓBORA (Cucurbita pepo) ARMAZENADAS DURANTE 12 MESES 1. CONTROLE INTERNO DE QUALIDADE - QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE ABÓBORA (Cucurbita pepo) ARMAZENADAS DURANTE 12 MESES TONEL, Fernanda Reolon 1 ; MATTOS, Letícia Cantiliano 2 ; DELFIM, Tamiris 2 ; AMICO

Leia mais

TRATAMENTO TÉRMICO EM SEMENTES DE CENOURA 1

TRATAMENTO TÉRMICO EM SEMENTES DE CENOURA 1 TRATAMENTO TÉRMICO EM SEMENTES DE CENOURA 1 MARIA FERNANDA OTERO TRIGO 2, CARLOS ROBERTO PIEROBOM, JORGE LUIZ NEDEL 3 e LUIS FELIPE NAVIA TRIGO 2 RESUMO - O objetivo do presente estudo foi desenvolver

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FITOSSANITÁRIA E GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Avena strigosa E Lolium multiflorum

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FITOSSANITÁRIA E GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Avena strigosa E Lolium multiflorum AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FITOSSANITÁRIA E GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Avena strigosa E Lolium multiflorum Área Temática: Ciências agrárias- Agronomia Autor(es): Natieli Gonçalves Chortaszko (UNICENTRO - Fundação

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 EFEITO DA SECAGEM, TRATAMENTO QUÍMICO E DO ARMAZENAMENTO NA FORMAÇÃO DE MUDAS DO CAFEEIRO JAIME COSTA NETO¹; GUSTAVO EVANGELISTA OLIVEIRA²; PATRÍCIA OLIVEIRA ALVIM³; JOÃO ALMIR OLIVEIRA 4 RESUMO Sementes

Leia mais

GERMINAÇÃO E COMPRIMENTO DE PLÂNTULAS DE SORGO SUBMETIDAS AO TRATAMENTO DE SEMENTES COM BIOESTIMULANTE

GERMINAÇÃO E COMPRIMENTO DE PLÂNTULAS DE SORGO SUBMETIDAS AO TRATAMENTO DE SEMENTES COM BIOESTIMULANTE GERMINAÇÃO E COMPRIMENTO DE PLÂNTULAS DE SORGO SUBMETIDAS AO TRATAMENTO DE SEMENTES COM BIOESTIMULANTE CARLA V. FERREIRA 1 ; ISABEL C. VINHAL-FREITAS 2 ; 3 e INGRID M. B. BITTAR 4 1 Engenheira agrônoma,

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Produção Vegetal

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Produção Vegetal Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Produção Vegetal AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS SEMENTES DE GRAMÍNEAS FORRAGEIRAS ANA D. L. C. NOVEMBRE adlcnove@usp.br

Leia mais

PRODUÇÃO ORGÂNICA DE UVAS TINTAS PARA VINIFICAÇÃO SOB COBERTURA PLÁSTICA, 3 CICLO PRODUTIVO

PRODUÇÃO ORGÂNICA DE UVAS TINTAS PARA VINIFICAÇÃO SOB COBERTURA PLÁSTICA, 3 CICLO PRODUTIVO PRODUÇÃO ORGÂNICA DE UVAS TINTAS PARA VINIFICAÇÃO SOB COBERTURA PLÁSTICA, 3 CICLO PRODUTIVO Alexandre Pozzobom Pavanello (PIBIC/CNPq-UNICENTRO), Agnaldo Tremea (IC-Voluntário), Douglas Broetto (IC-Voluntário),

Leia mais

Qualidade sanitária de sementes de aveia preta cv. brs 139 (Avena strigosa SCHREB) submetidas ao envelhecimento acelerado

Qualidade sanitária de sementes de aveia preta cv. brs 139 (Avena strigosa SCHREB) submetidas ao envelhecimento acelerado http://dx.doi.org/10.5902/2236130810821 Revista do Centro do Ciências Naturais e Exatas - UFSM, Santa Maria Revista Monografias Ambientais - REMOA e-issn 2236 1308 - v. 13n. 13 Dez 2013, p. 2828-2836 Qualidade

Leia mais

AVEIA PRETA - ALTERNATIVA DE CULTIVO NO OUTONO/INVERNO. Vera Lucia Nishijima Paes De Barros

AVEIA PRETA - ALTERNATIVA DE CULTIVO NO OUTONO/INVERNO. Vera Lucia Nishijima Paes De Barros AVEIA PRETA - ALTERNATIVA DE CULTIVO NO OUTONO/INVERNO Vera Lucia Nishijima Paes De Barros Engª. Agrª., MSc., PqC do Polo Regional Sudoeste Paulista/APTA vpaes@apta.sp.gov.br Embora a aveia preta tenha

Leia mais

Área: Tecnologia e Produção de Sementes Avaliação de plântulas como indicador da maturação de sementes de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.

Área: Tecnologia e Produção de Sementes Avaliação de plântulas como indicador da maturação de sementes de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp. Área: Tecnologia e Produção de Sementes Avaliação de plântulas como indicador da maturação de sementes de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) Glauce Portela de Oliveira¹; Otoniel Magalhães Morais²;

Leia mais

TESTE DE TETRAZÓLIO EM SEMENTES DE MAMONA

TESTE DE TETRAZÓLIO EM SEMENTES DE MAMONA TESTE DE TETRAZÓLIO EM SEMENTES DE MAMONA Luciana Magda de Oliveira, Maria Laene Moreira de Carvalho, Carla Massimo Caldeira, Cláudia Denise da Silva e Débora Gabriela Silva. Universidade Federal de Lavras

Leia mais

EFEITO DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS NO TRATAMENTO DE SEMENTES DE MILHO (Zea mays L.), VISANDO AO CONTROLE DE Fusarium moniliforme (SHELD) 1

EFEITO DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS NO TRATAMENTO DE SEMENTES DE MILHO (Zea mays L.), VISANDO AO CONTROLE DE Fusarium moniliforme (SHELD) 1 Pesquisa Agropecuária Tropical, 29(1): 65-69, 1999 65 EFEITO DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS NO TRATAMENTO DE SEMENTES DE MILHO (Zea mays L.), VISANDO AO CONTROLE DE Fusarium moniliforme (SHELD) 1 Wilson Ferreira

Leia mais

LEVANTAMENTO POPULACIONAL DE FUNGOS EM SEMENTES DE ALFAVACA

LEVANTAMENTO POPULACIONAL DE FUNGOS EM SEMENTES DE ALFAVACA SILVA DB; SANTOS PCM; MONTEIRO Levantamento TMA; SILVA populacional DEM; FRANÇA de fungos SKS; SILVA em sementes CS; OLIVEIRA de alfavaca FC; FREITAS JMN. 2008. Levantamento populacional de fungos em sementes

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE ADUBAÇÃO PARA RENDIMENTO DE GRÃOS DE MILHO E SOJA NO PLANALTO SUL CATARINENSE 1 INTRODUÇÃO

ESTRATÉGIAS DE ADUBAÇÃO PARA RENDIMENTO DE GRÃOS DE MILHO E SOJA NO PLANALTO SUL CATARINENSE 1 INTRODUÇÃO 1 ESTRATÉGIAS DE ADUBAÇÃO PARA RENDIMENTO DE GRÃOS DE MILHO E SOJA NO PLANALTO SUL CATARINENSE 1 Carla Maria Pandolfo 2, Sérgio Roberto Zoldan 3, Milton da Veiga 4 INTRODUÇÃO O município de Campos Novos

Leia mais

QUALIDADE SANITÁRIA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE TOMATE DA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

QUALIDADE SANITÁRIA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE TOMATE DA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO QUALIDADE SANITÁRIA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE TOMATE DA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO SALVADOR BARROS TORRES 1 ANA ROSA PEIXOTO 2 IONE MARIA SORAES DE CARVALHO 3 RESUMO - Com o objetivo de avaliar

Leia mais

A Cultura do Cevada (Hordeum vulgare)

A Cultura do Cevada (Hordeum vulgare) A Cultura do Cevada (Hordeum vulgare) INTRODUÇÃO: - Origem: - Mesopotâmia; - Produção: - Ásia; - Europa; - América do Norte; - 80%. INTRODUÇÃO: - Características das regiões produtoras; - Brasil: - 1920-1930;

Leia mais

TESTE DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA INDIVIDUAL NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA*

TESTE DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA INDIVIDUAL NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA* TESTE DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA INDIVIDUAL NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA* Luciana Aparecida de Souza 1, Maria Laene Moreira de Carvalho 1, Carla Massimo Caldeira 1 Ayssa Baldoni

Leia mais

TELAS DE SOMBREAMENTO NO CULTIVO DE HORTALIÇAS FOLHOSAS

TELAS DE SOMBREAMENTO NO CULTIVO DE HORTALIÇAS FOLHOSAS TELAS DE SOMBREAMENTO NO CULTIVO DE HORTALIÇAS FOLHOSAS Andréia Cristina Silva Hirata Eng. Agr., Doutora, Pesquisadora científica do Polo Regional Alta Sorocabana/APTA andreiacs@apta.sp.gov.br Edson Kiyoharu

Leia mais

143 - QUALIDADE DE SEMENTES DE CEBOLA CULTIVAR BAIA PRODUZIDAS SOB SISTEMA AGROECOLÓGICO E AVALIAÇÃO DAS MUDAS RESULTANTES

143 - QUALIDADE DE SEMENTES DE CEBOLA CULTIVAR BAIA PRODUZIDAS SOB SISTEMA AGROECOLÓGICO E AVALIAÇÃO DAS MUDAS RESULTANTES Manejo de Agroecosistemas Sustentaveis Monferrer 143 - QUALIDADE DE SEMENTES DE CEBOLA CULTIVAR BAIA PRODUZIDAS SOB SISTEMA AGROECOLÓGICO E AVALIAÇÃO DAS MUDAS RESULTANTES RESUMO Dércio Dutra 1 ; Derblai

Leia mais

*Média seguidas pela mesma letra não diferem entre si pelo teste Tukey à 1% de significância.

*Média seguidas pela mesma letra não diferem entre si pelo teste Tukey à 1% de significância. Qualidade sanitária e fisiológica de sementes de Angico-Vermelho após aplicação de extratos vegetais Sanitary and physiological quality of Parapiptadenia rigida Benth. Seed after application of vegetal

Leia mais

PRODUÇÃO DE MASSA SECA DE FORRAGENS DE INVERNO CULTIVADAS EM CONSÓRCIO NA REGIÃO DE GUARAPAUAVA - PR

PRODUÇÃO DE MASSA SECA DE FORRAGENS DE INVERNO CULTIVADAS EM CONSÓRCIO NA REGIÃO DE GUARAPAUAVA - PR PRODUÇÃO DE MASSA SECA DE FORRAGENS DE INVERNO CULTIVADAS EM CONSÓRCIO NA REGIÃO DE GUARAPAUAVA - PR Thalys Eduardo Noro Vargas de Lima (ICV/UNICENTRO), Bruno Sasso Martins Mendes (ICV/UNICENTRO), Dieiny

Leia mais

DESEMPENHO FORRAGEIRO DE CULTIVARES DE AVEIA E AZEVÉM COM DUAS DOSES DE ADUBAÇÃO NITROGENADA NAS CONDIÇÕES DE CLIMA E SOLO DE GIRUÁ, RS, 2012

DESEMPENHO FORRAGEIRO DE CULTIVARES DE AVEIA E AZEVÉM COM DUAS DOSES DE ADUBAÇÃO NITROGENADA NAS CONDIÇÕES DE CLIMA E SOLO DE GIRUÁ, RS, 2012 DESEMPENHO FORRAGEIRO DE CULTIVARES DE AVEIA E AZEVÉM COM DUAS DOSES DE ADUBAÇÃO NITROGENADA NAS CONDIÇÕES DE CLIMA E SOLO DE GIRUÁ, RS, 2012 André L. Goral1; Marcos L. Lugoch1; Vinícius Dalcin1; Fábio

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA-SDA COORDENAÇÃO GERAL DE APOIO LABORATORIAL-CGAL

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA-SDA COORDENAÇÃO GERAL DE APOIO LABORATORIAL-CGAL PRÓ-SEMENTE LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE SEMENTES LTDA. Nome Empresarial: PRÓ SEMENTE LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE SEMENTES LTDA. CNPJ: 00.281.011/0001-97 Endereço: Avenida Lions Internacional, nº 432 Bairro:

Leia mais

Competição inicial entre plantas de soja e Chloris polydactyla.

Competição inicial entre plantas de soja e Chloris polydactyla. Competição inicial entre plantas de soja e Chloris polydactyla. Arthur Arrobas Martins Barroso 1 ; Alfredo Junior Paiola Albrecht 2. 1 Doutorando do curso de Agronomia (Produção Vegetal), UNESP, Jaboticabal,

Leia mais

RESISTÊNCIA DO SOLO À PENETRAÇÃO APÓS A CULTURA DA SOJA SOBRE AVEIA PRETA E NABO FORRAGEIRO EM DOIS MANEJOS DO SOLO

RESISTÊNCIA DO SOLO À PENETRAÇÃO APÓS A CULTURA DA SOJA SOBRE AVEIA PRETA E NABO FORRAGEIRO EM DOIS MANEJOS DO SOLO RESISTÊNCIA DO SOLO À PENETRAÇÃO APÓS A CULTURA DA SOJA SOBRE AVEIA PRETA E NABO FORRAGEIRO EM DOIS MANEJOS DO SOLO Alberto Kazushi Nagaoka 1 Pedro Castro Neto 2 Antônio Carlos Fraga 3 Marcos Antonio Piccini

Leia mais

GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE MELANCIA EM DIFERENTES TEMPERATURAS 1. INTRODUÇÃO

GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE MELANCIA EM DIFERENTES TEMPERATURAS 1. INTRODUÇÃO GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE MELANCIA EM DIFERENTES TEMPERATURAS ANDRESSA PITOL 1 ; LUANA CAROLINA WEBER 2 ; CARLOS EDUARDO DA SILVA PEDROSO 3 1 Universidade Federal de Pelotas / UFPel andressapitol@yahoo.com.br

Leia mais

CRESCIMENTO DE MUDAS DE MAMONEIRA EM SUBSTRATO CONTENDO ESTERCO BOVINO, CASCA DE AMENDOIM E CASCA DE MAMONA

CRESCIMENTO DE MUDAS DE MAMONEIRA EM SUBSTRATO CONTENDO ESTERCO BOVINO, CASCA DE AMENDOIM E CASCA DE MAMONA CRESCIMENTO DE MUDAS DE MAMONEIRA EM SUBSTRATO CONTENDO ESTERCO BOVINO, CASCA DE AMENDOIM E CASCA DE MAMONA Rosiane de Lourdes Silva de Lima 1 Liv Soares Severino 2 Maria Isabel de Lima Silva 3 Jeane Ferreira

Leia mais

EFEITO DO TIPO DE SUBSTRATO NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE AMENDOIM (Arachis hypogaea L.)

EFEITO DO TIPO DE SUBSTRATO NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE AMENDOIM (Arachis hypogaea L.) EFEITO DO TIPO DE SUBSTRATO NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE AMENDOIM (Arachis hypogaea L.) Reynaldo de Mello Torres Docente da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal de Garça SP. Dagoberto

Leia mais

09 POTENCIAL PRODUTIVO DE CULTIVARES DE SOJA

09 POTENCIAL PRODUTIVO DE CULTIVARES DE SOJA 09 POTENCIAL PRODUTIVO DE CULTIVARES DE SOJA COM TECNOLOGIA RR EM DUAS ÉPOCAS DE SEMEADURA O objetivo deste experimento foi avaliar o potencial produtivo de cultivares de soja com tecnologia RR em duas

Leia mais

RENDIMENTO DE GRÃOS DE SOJA EM SUCESSÃO AVEIA PRETA SOB DIVERSOS MANEJOS

RENDIMENTO DE GRÃOS DE SOJA EM SUCESSÃO AVEIA PRETA SOB DIVERSOS MANEJOS 116 Resultados de soja da Embrapa Trigo RENDIMENTO DE GRÃOS DE SOJA EM SUCESSÃO AVEIA PRETA SOB DIVERSOS MANEJOS À Gilberto Omar Tomm' Henrique Pereira dos Sentas' Introdução A aveia preta (Avena strigosa

Leia mais

INFLUÊNCIA DA GERMINAÇÃO DA SEMENTE E DA DENSIDADE DE SEMEADURA NO ESTABELECIMENTO DO ESTANDE E NA PRODUTIVIDADE DE MILHO 1

INFLUÊNCIA DA GERMINAÇÃO DA SEMENTE E DA DENSIDADE DE SEMEADURA NO ESTABELECIMENTO DO ESTANDE E NA PRODUTIVIDADE DE MILHO 1 1 INFLUÊNCIA DA GERMINAÇÃO DA SEMENTE E DA DENSIDADE DE SEMEADURA NO ESTABELECIMENTO DO ESTANDE E NA PRODUTIVIDADE DE MILHO 1 CLAUDINEI ANDREOLI 2, RAMIRO V. ANDRADE 2, SÉRGIO A. ZAMORA 3, MONICA GORDON

Leia mais

VARIAÇÃO ESTACIONAL DE PREÇOS E QUANTIDADE OFERTADA DE MAMÃO NOS PRINCIPAIS MERCADOS ATACADISTAS DA REGIÃO SUDESTE

VARIAÇÃO ESTACIONAL DE PREÇOS E QUANTIDADE OFERTADA DE MAMÃO NOS PRINCIPAIS MERCADOS ATACADISTAS DA REGIÃO SUDESTE VARIAÇÃO ESTACIONAL DE PREÇOS E QUANTIDADE OFERTADA DE MAMÃO NOS PRINCIPAIS MERCADOS ATACADISTAS DA REGIÃO SUDESTE Levy Heleno Fassio 1, David dos Santos Martins 1 1 Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência

Leia mais

Efeito do estresse hídrico e térmico na germinação e crescimento de plântulas de cenoura

Efeito do estresse hídrico e térmico na germinação e crescimento de plântulas de cenoura Efeito do estresse hídrico e térmico na germinação e crescimento de plântulas de cenoura Marcelo Cleón de C. Silva, André Fernando A. Medeiros, Stefânia C. Magalhães, Rafael Gomes Viana UFV, Depto. de

Leia mais

COMPETITIVIDADE ECONÔMICA ENTRE AS CULTURAS DE MILHO SAFRINHA E DE SORGO NO ESTADO DE GOIÁS

COMPETITIVIDADE ECONÔMICA ENTRE AS CULTURAS DE MILHO SAFRINHA E DE SORGO NO ESTADO DE GOIÁS COMPETITIVIDADE ECONÔMICA ENTRE AS CULTURAS DE MILHO SAFRINHA E DE SORGO NO ESTADO DE GOIÁS Alfredo Tsunechiro 1, Maximiliano Miura 2 1. Introdução O Estado de Goiás se destaca entre as Unidades da Federação

Leia mais

Physiological quality of corn seeds under different storage conditions

Physiological quality of corn seeds under different storage conditions 58 Qualidade fisiológica de sementes de milho sob diferentes condições de armazenamento CARVALHO, E. V. De 1* ; SIEBENEICHLER, S. C. 2, MATOS W. L. 3, SANTOS, R. P. L. Dos 4 1* Mestrando em Produção Vegetal,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE FUNGICIDAS PARA O CONTROLE DA BRUSONE NO CULTIVO DE TRIGO DE SEQUEIRO NO SUDOESTE GOIANO*

AVALIAÇÃO DE FUNGICIDAS PARA O CONTROLE DA BRUSONE NO CULTIVO DE TRIGO DE SEQUEIRO NO SUDOESTE GOIANO* AVALIAÇÃO DE FUNGICIDAS PARA O CONTROLE DA BRUSONE NO CULTIVO DE TRIGO DE SEQUEIRO NO SUDOESTE GOIANO* Marcio Massaru Tanaka 1, Vilmar Antonio Ragagnin 2, Darly Geraldo de Sena Júnior 3, Saulo Alves Rodrigues

Leia mais

RENDIMENTO EM ÓLEO DAS VARIEDADES DE GIRASSOL CULTIVADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA O PROJETO RIOBIODIESEL

RENDIMENTO EM ÓLEO DAS VARIEDADES DE GIRASSOL CULTIVADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA O PROJETO RIOBIODIESEL RENDIMENTO EM ÓLEO DAS VARIEDADES DE GIRASSOL CULTIVADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA O PROJETO RIOBIODIESEL Leonardo Moreira de Lima, UFRRJ, wanderpesagro@yahoo.com.br Rafael Silveira Chiaro, UFRRJ,

Leia mais

REVISTA CAATINGA ISSN X UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

REVISTA CAATINGA ISSN X UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação QUALIDADE FISIOLÓGICA E SANITÁRIA DE SEMENTES DE MELÃO UTILIZADAS NO PÓLO AGRÍCOLA ASSU-BARAÚNA- MOSSORÓ Andreya Kalyana de Oliveira Aluna do Curso de Agronomia, UFERSA, C. Postal 137, 59625-900, Mossoró-RN,

Leia mais

8º Congresso Brasileiro de Algodão & I Cotton Expo 2011, São Paulo, SP 2011 Página 423

8º Congresso Brasileiro de Algodão & I Cotton Expo 2011, São Paulo, SP 2011 Página 423 Página 423 INTERAÇÃO ENTRE O NÚMERO DE APLICAÇÕES DE FUNGICIDAS E 5 DIFERENTES CULTIVARES DE ALGODÃO NO CONTROLE DA MANCHA DE RAMULARIA EM SISTEMA ADENSADO Fabiano Victor Siqueri 1 ; Diego Martins Carretero

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COMO SUBSTRATO PARA A PRODUÇÃO HIDROPÔNICA DE MUDAS DE ALFACE

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COMO SUBSTRATO PARA A PRODUÇÃO HIDROPÔNICA DE MUDAS DE ALFACE UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COMO SUBSTRATO PARA A PRODUÇÃO HIDROPÔNICA DE MUDAS DE ALFACE Fred Carvalho Bezerra 1 ; Fernando Vasconcellos Meyer Ferreira 2 ;Tiago da Costa Silva 2, Daniel Barbosa Araújo

Leia mais

HETEROGENEIDADE REGIONAL

HETEROGENEIDADE REGIONAL HETEROGENEIDADE REGIONAL Miguel Matteo*1 Uma das faces da heterogeneidade estrutural é representada pela profunda desigualdade regional brasileira. A distribuição dos setores é profundamente desigual em

Leia mais

BOLETIM CAGED Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. FEVEREIRO - 2016 Comportamento do Emprego - Limeira/SP.

BOLETIM CAGED Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. FEVEREIRO - 2016 Comportamento do Emprego - Limeira/SP. BOLETIM CAGED Cadastro Geral de Empregados e Desempregados FEVEREIRO - 216 Comportamento do Emprego - Limeira/SP. A Consultoria Técnica Especializada da Câmara Municipal de Limeira apresenta os dados do

Leia mais

Monitoramento da Cultura de Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo

Monitoramento da Cultura de Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo Versão Online Boletim No: 05 Março, 2015 Monitoramento da Cultura de Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo I. PANORAMA O ano de 2014 ficou marcado pelo regime de chuvas atípico que causou a atual crise

Leia mais

GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE FEIJÃO-CAUPI SOB INFLUÊNCIA DE DIFERENTES LÂMINAS DE ÁGUA

GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE FEIJÃO-CAUPI SOB INFLUÊNCIA DE DIFERENTES LÂMINAS DE ÁGUA Área: Irrigação e Drenagem GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE FEIJÃO-CAUPI SOB INFLUÊNCIA DE DIFERENTES LÂMINAS DE ÁGUA Vanessa Oliveira Teles 1, Weslley Costa Silva 2, Jéssica Soares Pereira 3, Leonardo Lênin

Leia mais

Relações de Preço Sorgo/Milho nos Estados de São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul, 2001-2009. Alfredo Tsunechiro e Maximiliano Miura

Relações de Preço Sorgo/Milho nos Estados de São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul, 2001-2009. Alfredo Tsunechiro e Maximiliano Miura Relações de Preço Sorgo/Milho nos Estados de São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul, 2001-2009 Alfredo Tsunechiro e Maximiliano Miura Instituto de Economia Agrícola (IEA) Caixa Postal 68.029 04047-970 São

Leia mais

Revista Brasileira de Ciências Agrárias ISSN: 1981-1160 editorgeral@agraria.pro.br Universidade Federal Rural de Pernambuco Brasil

Revista Brasileira de Ciências Agrárias ISSN: 1981-1160 editorgeral@agraria.pro.br Universidade Federal Rural de Pernambuco Brasil Revista Brasileira de Ciências Agrárias ISSN: 1981-1160 editorgeral@agraria.pro.br Universidade Federal Rural de Pernambuco Brasil Marino, Regina H.; Mesquita, João B.; Andrade, Karen V. S. de; Costa,

Leia mais

Estudo do comportamento da Dengue na cidade de Araguari- MG por meio de séries temporais.

Estudo do comportamento da Dengue na cidade de Araguari- MG por meio de séries temporais. Estudo do comportamento da Dengue na cidade de Araguari- MG por meio de séries temporais. 1 Introdução Luiz Carlos Costa Júnior 1 Ednaldo Carvalho Guimarães 2 A dengue é uma doença reemergente, e constitui

Leia mais

Influência da Temperatura na Qualidade Fisiológica de Sementes de Sorgo

Influência da Temperatura na Qualidade Fisiológica de Sementes de Sorgo Influência da Temperatura na Qualidade Fisiológica de Sementes de Sorgo Francielly Q. G. Alves; Fabiano C. Silva; Andréia M. S. S. David; Irton J. S. Costa, Danilo A. Simões e Renato M. de Oliveira. UNIMONTES-Centro

Leia mais

Influência do número de horas de envelhecimento acelerado sobre o vigor de sementes de cenoura.

Influência do número de horas de envelhecimento acelerado sobre o vigor de sementes de cenoura. Influência do número de horas de envelhecimento acelerado sobre o vigor de sementes de cenoura. 1 João Carlos Athanázio 1 ; Audiléia Rocha de Oliveira 1 ; Rui Alberto Barros Jr 1. 1 Universidade Estadual

Leia mais

Produtividade de cafeeiros adultos e na primeira colheita pós-recepa adubados com materiais orgânicos em propriedades de base familiar

Produtividade de cafeeiros adultos e na primeira colheita pós-recepa adubados com materiais orgânicos em propriedades de base familiar Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 10., 2013. Belo Horizonte Produtividade de cafeeiros adultos e na primeira colheita pós-recepa adubados com materiais orgânicos em propriedades de base

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA E SANITÁRIA DE SEMENTES DE MILHETO EVALUATION OF PHYSIOLOGICAL AND SANITARY QUALITY OF PEARS MILLET SEEDS.

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA E SANITÁRIA DE SEMENTES DE MILHETO EVALUATION OF PHYSIOLOGICAL AND SANITARY QUALITY OF PEARS MILLET SEEDS. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA E SANITÁRIA DE SEMENTES DE MILHETO EVALUATION OF PHYSIOLOGICAL AND SANITARY QUALITY OF PEARS MILLET SEEDS. Carlos André Bahry 1, Derblai Casaroli 2, Marlove Fátima Brião

Leia mais

DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLÂNTULAS DE MILHO EM FUNÇÃO DO TRATAMENTO DE SEMENTES COM FUNGICIDAS E BIOESTIMULANTES

DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLÂNTULAS DE MILHO EM FUNÇÃO DO TRATAMENTO DE SEMENTES COM FUNGICIDAS E BIOESTIMULANTES DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLÂNTULAS DE MILHO EM FUNÇÃO DO TRATAMENTO DE SEMENTES COM FUNGICIDAS E BIOESTIMULANTES Thales Augusto Martins Amadeo 1 ;Victor de Paiva Alves Gomes 2 ;Tadeu Takeyoshi Inoue

Leia mais

Condições meteorológicas e Clima

Condições meteorológicas e Clima Anexo 6 Condições meteorológicas e Clima xvii Condições meteorológicas e Clima As condições meteorológicas locais, nomeadamente a temperatura do ar, a precipitação e o vento, podem influenciar o comportamento

Leia mais

Graduandos Eng. Florestal UTFPR Campus Dois Vizinhos- PR (felipe_speltz@hotmail.com, carlosmezzalira89@hotmail.com, taci_frigotto27@hotmail.

Graduandos Eng. Florestal UTFPR Campus Dois Vizinhos- PR (felipe_speltz@hotmail.com, carlosmezzalira89@hotmail.com, taci_frigotto27@hotmail. Sobrevivência de clones e hídridos de Eucalyptus sp. em testes de adaptação na região de Dois Vizinhos- Paraná Raquel Rossi Ribeiro 1 ; Felipe Ribeiro Speltz 2 ; Carlos Cesar Mezzalira 2 ; Taciana Frigotto

Leia mais

Physiological and sanity seed quality of common beans (Phaseolus vulgaris L.) from Goias state

Physiological and sanity seed quality of common beans (Phaseolus vulgaris L.) from Goias state Qualidade fisiológica e sanitária de sementes de feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) provenientes do estado de Goiás Qualidade fisiológica e sanitária de sementes de feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) provenientes

Leia mais

Germinação de sementes de imbiruçú em diferentes condições de luz.

Germinação de sementes de imbiruçú em diferentes condições de luz. Germinação de sementes de imbiruçú em diferentes condições de luz. Elaine da Silva Ladeia 1 ; Maria de Fátima Barbosa Coelho 2 1,2 UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso. Departamento de Fitotecnia.

Leia mais

INFLUÊNCIA DA EMBALAGEM E DO ARMAZENAMENTO NA QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE ARROZ 1

INFLUÊNCIA DA EMBALAGEM E DO ARMAZENAMENTO NA QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE ARROZ 1 42 INFLUÊNCIA DA EMBALAGEM E DO ARMAZENAMENTO NA QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE ARROZ 1 EDNEI DE CONTI MACEDO 2, DORIS GROTH 3 E JACIRO SOAVE 4 RESUMO - O presente trabalho foi conduzido no Laboratório

Leia mais

Cultivares de Milho Disponíveis no Mercado de Sementes do Brasil para a Safra 2005/06

Cultivares de Milho Disponíveis no Mercado de Sementes do Brasil para a Safra 2005/06 ISSN 1679-1150 Cultivares de Milho Disponíveis no Mercado de Sementes do Brasil para a Safra 2005/06 62 Para a safra de 2005/06, estarão disponibilizadas para comercializaçãocerca de 237 cultivares de

Leia mais

NABO FORRAGEIRO E BIOCOMBUSTÍVEL

NABO FORRAGEIRO E BIOCOMBUSTÍVEL NABO FORRAGEIRO ROTAÇÃO DE CULTURA E BIOCOMBUSTÍVEL 1 ESPÉCIE E USOS É uma planta da família das Crucíferas, muito utilizada para adubação verde no inverno, rotação de culturas e alimentação animal. Fonte:

Leia mais

TESTE DE TETRAZÓLIO PARA AS SEMENTES DE MILHO: PERÍODOS DE HIDRATAÇÃO E DE COLORAÇÃO DAS SEMENTES 1

TESTE DE TETRAZÓLIO PARA AS SEMENTES DE MILHO: PERÍODOS DE HIDRATAÇÃO E DE COLORAÇÃO DAS SEMENTES 1 125 TESTE DE TETRAZÓLIO PARA AS SEMENTES DE MILHO: PERÍODOS DE HIDRATAÇÃO E DE COLORAÇÃO DAS SEMENTES 1 HELENA MARIA CARMIGNANI PESCARIN CHAMMA 2, ANA DIONISIA DA LUZ COELHO NOVEMBRE 3 RESUMO - O objetivo

Leia mais

ARQUITETURA E VALOR DE CULTIVO DE LINHAGENS DE FEIJÃO- CAUPI DE PORTE PROSTRADO E SEMI-PROSTRADO, NO NORTE DE MINAS GERAIS.

ARQUITETURA E VALOR DE CULTIVO DE LINHAGENS DE FEIJÃO- CAUPI DE PORTE PROSTRADO E SEMI-PROSTRADO, NO NORTE DE MINAS GERAIS. Área: Fitotecnia ARQUITETURA E VALOR DE CULTIVO DE LINHAGENS DE FEIJÃO- CAUPI DE PORTE PROSTRADO E SEMI-PROSTRADO, NO NORTE DE MINAS GERAIS. Marina Borges de Oliveira 1 ; Kaesel Jackson Damasceno e Silva

Leia mais

Termoterapia via Calor Úmido no Controle de Patógenos em Sementes de Tabebuia chrysotrichae seu Efeito Sobre a Qualidade Fisiológica

Termoterapia via Calor Úmido no Controle de Patógenos em Sementes de Tabebuia chrysotrichae seu Efeito Sobre a Qualidade Fisiológica Termoterapia via Calor Úmido no Controle de Patógenos em Sementes de Tabebuia chrysotrichae seu Efeito Sobre a Qualidade Fisiológica Thermotherapy through Humid Heat in the Control of Pathogens in Tabebuia

Leia mais

LSPA. Levantamento Sistemático da Produção Agrícola. Setembro de 2013. Pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras agrícolas no ano civil

LSPA. Levantamento Sistemático da Produção Agrícola. Setembro de 2013. Pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras agrícolas no ano civil Diretoria de Pesquisas Coordenação de Agropecuária Gerência de Agricultura LSPA Setembro de 213 Levantamento Sistemático da Agrícola Pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras agrícolas no

Leia mais

AVALIAÇÃO DA MICROBIOTA PRESENTE EM CAFÉ ARMAZENADO E RECÉM -BENEFICIADO

AVALIAÇÃO DA MICROBIOTA PRESENTE EM CAFÉ ARMAZENADO E RECÉM -BENEFICIADO AVALIAÇÃO DA MICROBIOTA PRESENTE EM CAFÉ ARMAZENADO E RECÉM -BENEFICIADO MARTINS, A.N. 1 ; SILVEIRA, A.P. 2 E SILVA, R.J.N. 3 1 Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal - FAEF, Rua das Flores, 740,

Leia mais

Qualidade Fitossanitária de Sementes de Trigo

Qualidade Fitossanitária de Sementes de Trigo Qualidade Fitossanitária de Sementes de Trigo 34 Jacqueline Dalbelo Puia 1, Leandro Camargo Borsato 2, Marilize Cristina Gonçalves de Oliveira 3, Emanueli Bastos Garcia 4, Adriano Thibes Hoshino 5, Marizangela

Leia mais

TESTE DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM DIFERENTES ESTRUTURAS DE SEMENTES DE SOJA 1. INTRODUÇÃO

TESTE DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM DIFERENTES ESTRUTURAS DE SEMENTES DE SOJA 1. INTRODUÇÃO TESTE DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM DIFERENTES ESTRUTURAS DE SEMENTES DE SOJA ZAMBIASI, Clarissa Ana 1 ; CUNHA, Cristina dos Santos Madruga 1 ; TILLMANN, Maria Ângela André 1. 1 Deptº de Ciência e Tecnologia

Leia mais

Preços Agropecuários: alta de 2,99% em fevereiro de 2014

Preços Agropecuários: alta de 2,99% em fevereiro de 2014 Análises e Indicadores do Agronegócio ISSN 1980-0711 Preços Agropecuários: alta de 2,99% em fevereiro de 2014 O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) 1, 2 (que mede

Leia mais

FUNGOS ASSOCIADOS ÀS SEMENTES DE FUMO (Nicotiana tabacum L.)

FUNGOS ASSOCIADOS ÀS SEMENTES DE FUMO (Nicotiana tabacum L.) 229 FUNGOS ASSOCIADOS ÀS SEMENTES DE FUMO (Nicotiana tabacum L.) SEGATO, Silvelena Vanzolini 1 GABALDI, Felipe Cravo 2 Recebido em: 2012-06-17 Aprovado em: 2012-10-10 ISSUE DOI: 10.3738/1982.2278.784 RESUMO:

Leia mais

FUNGOS ASSOCIADOS ÀS FLORES E SEMENTES DA NOGUEIRA-PECÃ (Carya illinoinensis)

FUNGOS ASSOCIADOS ÀS FLORES E SEMENTES DA NOGUEIRA-PECÃ (Carya illinoinensis) REVISTA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS - RCA (ISSN 1981-8858) http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/rbca FUNGOS ASSOCIADOS ÀS FLORES E SEMENTES DA NOGUEIRA-PECÃ (Carya illinoinensis) Tales Poletto 1

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE SOJA PRODUZIDAS NO MUNICÍPIO DE FREDERICO WESTPHALEN-RS

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE SOJA PRODUZIDAS NO MUNICÍPIO DE FREDERICO WESTPHALEN-RS AVALIAÇÃO DA QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE SOJA PRODUZIDAS NO MUNICÍPIO DE FREDERICO WESTPHALEN-RS Juliano dos Santos 1, Fabiana Raquel Mühl 2, Neuri Antonio Feldmann 3, Anderson Rhoden 3 Palavras-chave:

Leia mais

QUALIDADE FISIOLÓGICA E SANITÁRIA DE SEMENTES DE MAMONA TRATADAS COM FUNGICIDAS

QUALIDADE FISIOLÓGICA E SANITÁRIA DE SEMENTES DE MAMONA TRATADAS COM FUNGICIDAS QUALIDADE FISIOLÓGICA E SANITÁRIA DE SEMENTES DE MAMONA TRATADAS COM FUNGICIDAS Antônio Lucrécio dos Santos Neto 1, Maria Laene Moreira de Carvalho 1, Cláudio das Neves Vieira Bárbara 1, Renato Augusto

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE ALGODÃO ARMAZENADAS EM FUNÇÃO DO PROCESSO DE DESLINTAMENTO QUÍMICO.

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE ALGODÃO ARMAZENADAS EM FUNÇÃO DO PROCESSO DE DESLINTAMENTO QUÍMICO. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE ALGODÃO ARMAZENADAS EM FUNÇÃO DO PROCESSO DE DESLINTAMENTO QUÍMICO. Vicente de Paula Queiroga (Embrapa Algodão / queiroga@cnpa.embrapa.br), Lílian Batista

Leia mais

O CONSUMO DE ÓLEO DE SOJA NO BRASIL

O CONSUMO DE ÓLEO DE SOJA NO BRASIL O CONSUMO DE ÓLEO DE SOJA NO BRASIL Alzirene de Vasconcelos Milhomem 1 1 INTRODUÇÃO A Pesquisa de Orçamento Familares (POF) do IBGE (Instituto de Geografia e Estatística) de 2002/2003 avaliou os padrões

Leia mais

Introdução à Meteorologia Agrícola

Introdução à Meteorologia Agrícola LCE 306 Meteorologia Agrícola Prof. Paulo Cesar Sentelhas Prof. Luiz Roberto Angelocci Aula # 1 Introdução à Meteorologia Agrícola ESALQ/USP 2009 O que é Meteorologia Agrícola? Por que se cultiva uma cultura

Leia mais

TRATAMENTO QUÍMICO, REVESTIMENTO E ARMAZENAMENTO DE SEMENTES DE Brachiaria brizantha CV. MARANDU 1

TRATAMENTO QUÍMICO, REVESTIMENTO E ARMAZENAMENTO DE SEMENTES DE Brachiaria brizantha CV. MARANDU 1 69 TRATAMENTO QUÍMICO, REVESTIMENTO E ARMAZENAMENTO DE SEMENTES DE Brachiaria brizantha CV. MARANDU 1 Flávia Carvalho Santos 2, João Almir Oliveira 3, Édila Vilela de Resende Von Pinho 3, Renato Mendes

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Qualidade de Sementes de Milho Colhidas com Elevados Teores de Água e Utilização da Despalha Mecânica Valquíria de

Leia mais

Resultado da Intensidade luminosa no desenvolvimento de plantas de agrião (Nasturtium officinale)

Resultado da Intensidade luminosa no desenvolvimento de plantas de agrião (Nasturtium officinale) Resultado da Intensidade luminosa no desenvolvimento de plantas de agrião (Nasturtium officinale) Bruna de Souza Silveira (1),Michelle de Oliveira Santos (1) ;Ana Cardoso Clemente Ferreira Filha de Paula

Leia mais

INCIDÊNCIA DE FUNGOS ASSOCIADOS A SEMENTES DE SOJA TRANSGÊNICA VARIEDADE BRS VALIOSA RR

INCIDÊNCIA DE FUNGOS ASSOCIADOS A SEMENTES DE SOJA TRANSGÊNICA VARIEDADE BRS VALIOSA RR 52 INCIDÊNCIA DE FUNGOS ASSOCIADOS A SEMENTES DE SOJA TRANSGÊNICA VARIEDADE BRS VALIOSA RR Thatyane Pereira de Sousa¹; Ivaneide Oliveira Nascimento²; Claudio Belmino Maia²; Joacir Morais 1 ; Gustavo de

Leia mais

PESQUISA EM ANDAMENTO

PESQUISA EM ANDAMENTO ISSN 1413-0157 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro de Pesquisa Agropecuária do Oeste Ministério da Agricultura e do Abastecimento BR 163, km 253,6 - Trecho Dourados-Caarapó km 5 Caixa Postal

Leia mais

ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO DE Carapa guianensis EM SEMENTES DE Bauhinia variegata

ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO DE Carapa guianensis EM SEMENTES DE Bauhinia variegata ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO DE Carapa guianensis EM SEMENTES DE Bauhinia variegata Larissa Cavalcante Almeida 1, Rommel dos Santos Siqueira Gomes 1, Carolline Vargas e Silva 1, Marciano Costa Nunes 1,

Leia mais

FONTES DE CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS. Profa. Msc Márcia Maria de Souza Americano

FONTES DE CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS. Profa. Msc Márcia Maria de Souza Americano FONTES DE CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS Profa. Msc Márcia Maria de Souza Americano CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS POR MICRORGANISMO Vários fatores interferem na vulnerabilidade dos alimentos aos processos de

Leia mais

Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 143

Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 143 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Clima Temperado Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ISSN 1678-2518 Nozembro, 2012 Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 143 Avaliação

Leia mais

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS E AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS NO INVERNO EM JATAÍ-GO

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS E AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS NO INVERNO EM JATAÍ-GO DOENÇAS RESPIRATÓRIAS E AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS NO INVERNO EM JATAÍ-GO Zilda de F. Mariano 1, José Ricardo Rodrigues Rocha 2, Júnio Ferreira da Silva 3, Clarissa Cardoso Pereira 4 1- Coordenadora do projeto-

Leia mais

Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural

Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural Evolução do Seguro Rural (PSR) PSR Evolução do Seguro Rural Subvencionado Número de Beneficiários (unidade) Número de Apólices (unidade) Área Segurada (milhões

Leia mais

PORTARIA Nº 191, DE 14 DE ABRIL DE 1975

PORTARIA Nº 191, DE 14 DE ABRIL DE 1975 PORTARIA Nº 191, DE 14 DE ABRIL DE 1975 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 39, Ministério da Agricultura, item VIII, do Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA Disciplina: FLG 0253 - CLIMATOLOGIA I

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA Disciplina: FLG 0253 - CLIMATOLOGIA I UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA Disciplina: FLG 0253 - CLIMATOLOGIA I 1. Objetivos da disciplina: 1.1 Fornecer os meios básicos de utilização dos subsídios meteorológicos à análise

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE ESTUDOS DE SAÚDE COLETIVA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE NITERÓI PROGRAMA MÉDICO DE FAMÍLIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE ESTUDOS DE SAÚDE COLETIVA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE NITERÓI PROGRAMA MÉDICO DE FAMÍLIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE ESTUDOS DE SAÚDE COLETIVA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE NITERÓI PROGRAMA MÉDICO DE FAMÍLIA AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL

Leia mais

QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE AVEIA-PRETA CV. COMUM SUBMETIDOS A DIFERENTES TRATAMENTOS

QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE AVEIA-PRETA CV. COMUM SUBMETIDOS A DIFERENTES TRATAMENTOS 2413 QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE AVEIA-PRETA CV. COMUM SUBMETIDOS A DIFERENTES TRATAMENTOS QUALITY HEALTH SEED OATS-BLACK CV. COMMON SUBJECT TO DIFFERENT TREATMENTS Marciele Barbieri 1, Viviane

Leia mais

PALAVRAS CHAVE: Ricinus communis L., Potencial fisiológico, Oleaginosa, Vigor.

PALAVRAS CHAVE: Ricinus communis L., Potencial fisiológico, Oleaginosa, Vigor. TESTE DE ENVELHECIMENTO ACELERADO EM SEMENTES DE MAMONA CULTIVAR IAC-226 Andréia Márcia Santos de Souza David, Unimontes, andreia.david@unimontes.br Eduardo Fontes Araújo, UFV, efaraujo@ufv.br Danúbia

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 RESUMO AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE CAFÉ POR MEIO DE ANÁLISE DE IMAGENS DE PLÂNTULAS GABRIEL CASTANHEIRA GUIMARÃES 1, MARK BENNETT 2 ; RENATO MENDES GUMARÃES 3, STTELA DELLYZETE VEIGA

Leia mais

EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES COM FUNGICIDA MAXIM-XL NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE TRIGO (Triticum aestivum L.).

EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES COM FUNGICIDA MAXIM-XL NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE TRIGO (Triticum aestivum L.). EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES COM FUNGICIDA MAXIM-XL NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE TRIGO (Triticum aestivum L.). TAVARES, Lizandro Ciciliano 1 ; RUFINO, Cassyo de Araujo 2 ; BARROS, Antonio

Leia mais

Avaliação do desempenho de novilhos em Sistema Integração Lavoura-Pecuária

Avaliação do desempenho de novilhos em Sistema Integração Lavoura-Pecuária Avaliação do desempenho de novilhos em Sistema Integração Lavoura-Pecuária Rafael França Fonseca (1), Maria Celuta Machado Viana (2), José Joaquim Ferreira (2), Waldir Botelho (2), Geraldo Antônio Resende

Leia mais

Soja: manejo para alta produtividade de grãos. André Luís Thomas, José Antonio Costa (organizadores). Porto Alegre: Evangraf, 2010. 248p. : il.

Soja: manejo para alta produtividade de grãos. André Luís Thomas, José Antonio Costa (organizadores). Porto Alegre: Evangraf, 2010. 248p. : il. Soja: manejo para alta produtividade de grãos. André Luís Thomas, José Antonio Costa (organizadores). Porto Alegre: Evangraf, 2010. 248p. : il., 23 cm. ISBN 978-85-7727-226-6 Apresentação Este livro contempla

Leia mais

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SERINGUEIRA (Hevea brasiliensis Muell. Arg.), TRATADAS COM BENLATE DURANTE O ARMAZENAMENTO 1

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SERINGUEIRA (Hevea brasiliensis Muell. Arg.), TRATADAS COM BENLATE DURANTE O ARMAZENAMENTO 1 QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SERINGUEIRA (Hevea brasiliensis Muell. Arg.), TRATADAS COM BENLATE DURANTE O ARMAZENAMENTO 1 R.D. VIEIRA 2 ; M.C.M. BERGAMASCHI 2 ; L. MINOHARA 2 2 Faculdade de Ciências

Leia mais

CONTROLE DA QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE TOMATE CEREJA TRATADAS COM EXTRATOS DE PLANTAS

CONTROLE DA QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE TOMATE CEREJA TRATADAS COM EXTRATOS DE PLANTAS FERRAZ EO; SILVEIRA Controle HRO; da ALVARENGA qualidade sanitária ICA; VALADARES de sementes SV; de tomate LESTE cereja DRL; SALES tratadas NP; com COSTA extratos CA. de 2008. plantas Controle da qualidade

Leia mais