CRM Customer Relationship Management Setembro 2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CRM Customer Relationship Management Setembro 2012"

Transcrição

1 CRM Customer Relationship Management Setembro 2012

2 CRM e Segmentação de Clientes 1 CRM e a Estratégia Corporativa

3 Visão Corporativa Crescimento Orgânico e Sustentável CRM e Segmentação de Clientes no contexto da Organização Objetivos Tecnicos do Projeto Organização Processos Recursos Estratégia A utilização estruturada de informações sobre os clientes e suas operações pode incrementar a performance da. Organização Propor uma abordagem para a segmentação de clientes e consumidores e definir os requerimentos da plataforma de CRM. Estabelecer um plano de ação para estas duas frentes. D N A Acionistas VE SOM S VP Fornecedores Colaboradores 3º Setor Clientes Comunidades Locais Parceiros Setor Público Mercado e Meio Ambiente.: 2 :.

4 Enquadramento do Projeto na Estratégia Corporativa Estratégia Processos Estrutura Estratégia D N A VP MS VE Estratégia corporativa tem por objetivos finais retornar os seguintes valores : MS Market Share VE Valor Econômico VP Valor Percebido S - Sustentabilidade Todos os esforços executados pela organização devem contribuir para o aprimoramento de pelo menos um dos valores. É inevitável que algumas atividades gerem maior impacto em um dos valores, razão pela qual deve-se buscar direcionar os esforços da empresa buscando o balanceamento da equação. Somente com o equilíbrio entre estes quatro valores a organização atinge um crescimento orgânico e sustentável. S.: 3 :.

5 Alinhamento do Projeto com a Estratégia Corporativa Processos Interface: Canais de Negócio Canais Físicos: Call Center, Força de Vendas, Canais Virtuais: Internet, URA Canais Indiretos: Agentes, Representantes, Parceiros, Recursos Estratégia D N A Ambiente Interno Áreas de Apoio: Backoffice, Tecnologia, RH, Ambiente Organizacional: Clima, Infraestrutura,.. O CRM proporciona a infraestrutura e os processos adequados para a gestão eficiente dos canais de negócio. O contato com o ambiente externo Embora toda uma estrutura organizacional exista para viabilizar a operação da Organização, é através dos canais de negócio que o relacionamento se materializa. Os clientes enxergam apenas a calota da empresa, os canais de negócio, e a partir deles fazem seu julgamento..: 4 :. O CRM está inserido no DNA da organização, e portanto, em todos seus componentes. É isto o que proporciona uma gestão efetiva dos canais de negócios.

6 Alinhamento do Projeto com a Estratégia Corporativa DNA: Processos Recursos Estratégia D N A Gestão do Relacionamento Segmentação e Serviço Desenvolvimento de Produtos Gestão da Força de Vendas A nova dinâmica de relacionamento com o cliente originada das iniciativas de CRM e Segmentação demandam o entendimento e colaboração de todos os níveis da organização. Este cenário só é atingido quando esta filosofia permeia o DNA da empresa. Há vinte competências que deveriam ser absorvidas por toda a organização como diretrizes de seu trabalho cotidiano São vinte competências que ao serem incorporadas no DNA da organização elevam o banco a um novo patamar de relacionamento com o cliente, agrupadas em quatro blocos:.: 5 :.

7 Alinhamento do Projeto com a Estratégia Corporativa 20 Competências inseridas no DNA da Empresa Gestão do Relacionamento Segmentação e Serviço Desenvolvimento de Produtos Gestão da Força de Vendas 1 Identificação de Necessidades Capturamos e utilizamos informação para nos antecipar às necessidades de nossos clientes antes que estas surjam Personalização 2 Nós servimos nossos clientes proativamente baseado em suas necessidades individuais Empowerment 3 Diferenciação 4 5a Gestão Financeira Colaborativa 5b Todos os níveis de nossa equipe são capazes de compreender e atuar em função do cliente quando demandados Rotineiramente combinamos nossos produtos e serviços para criar soluções de alto valor agregado para nossos clientes Nós demonstramos como incrementar o valor do negócio/vida financeira de nossos clientes quando estes nos selecionam como seu provedor de serviços.: 6 :.

8 Alinhamento do Projeto com a Estratégia Corporativa 20 Competências inseridas no DNA da Empresa 6 Gestão de Recursos Integrada Segmentação 7 Gestão do Relacionamento Segmentação e Serviço Desenvolvimento de Produtos Gestão da Força de Vendas Somos capazes de atender as necessidades do negócio integradas às necessidades pessoais do proprietário Segregramos nossa base de clientes em função de seu potencial de valor e baseado em suas atitudes e comportamento, descomoditizando a oferta de serviços. 8 Migração de Canais 9 Experiência do Cliente Integrada 10 Pesquisa Orientada a Valor Possuímos flexibilidade em nossos canais de negócio e nos relacionamos com o cliente por suas vias preferenciais Enxegamos nosso cliente através de uma visão única, independentemente do canal de contato em que a interação ocorre Testamos cientificamente e quantificamos os impactos de alterações em nossos atividades de provimento de serviços.: 7 :.

9 Alinhamento do Projeto com a Estratégia Corporativa 20 Competências inseridas no DNA da Empresa Gestão do Relacionamento Segmentação e Serviço Desenvolvimento de Produtos Gestão da Força de Vendas 11 Idealização de Soluções Nós sistematicamente treinamos e incentivamos nossa equipe de frente a identificar novas oportunidades e soluções para nossos clientes 12 Arquitetura de Produtos Elaboramos novas soluções para atender as necessidades em constante mudança de nossos clientes, e não para atingir objetivos internos de venda Rentabilidade de Produto Nós possuímos um entendimento detalhado da rentabilidade e riscos de cada uma de nossas ofertas Lock In Prender o Cliente O conjunto de soluções e benefícios que oferecemos está de tal maneira inserida na operação de nossos clientes que os desestimula a migrar para nossos concorrentes Análise Competitiva Nós consistentemente oferecemos a nossos clientes um conjunto amplo de soluções na vanguarda do mercado ou alinhado com as melhores práticas existentes.: 8 :.

10 Alinhamento do Projeto com a Estratégia Corporativa 20 Competências inseridas no DNA da Empresa Gestão do Relacionamento Segmentação e Serviço Desenvolvimento de Produtos Gestão da Força de Vendas 16 Treinamento e Desenvolvimento Nós atraímos, educamos continuamente e retemos os melhores talentos em nossos mercados 17 Soluções Centralizadas no Cliente Nós alinhamos nossa organização de vendas ao redor do cliente e não dos produtos 18 Monitoramento de Atividades 19 Priorização de Chamadas de Venda 20 Compensação por Incentivo Possuímos indicadores de desempenho que permitem acompanhar e avaliar objetivamente a execução de nossas diretrizes estratégicas Nós conseguimos priorizar nossos clientes e suas necessidades de maneira a focar a atividade de nossa equipe de frente nestas tarefas Diferenciamos as performances regulares e excepcionais de nossos colaboradores, oferecendo recompensas baseadas em critérios bem definidos..: 9 :.

11 CRM e Segmentação de Clientes 2 Segmentação

12 Quando Utilizar um Modelo de Segmentação? A segmentação é definida a partir da natureza da operação de cada organização Os mercados consumidores e a natureza dos produtos de cada organização determinam diferentes abordagens para a segmentação. As ferramentas de automação de marketing são recomendadas para utilização em modelos de operação que definem segmentos não tão grandes para serem abordados com ofertas de massa e nem tão pequenos que justifiquem estratégias de marketing individualizadas. Marketing de Precisão Marketing Segmentado Marketing de Massa Taxa de Sucesso da Atividade Espaço das Ferramentas de Automação de Marketing.: 11 :. Dimensão do segmento

13 Etapas da Metodologia de Segmentação Metodologia de Segmentação Identificar as Dimensões de Segmentação Definir os Segmentos Priorizar os Segmentos para Atuação Diferenciar a Estratégia para cada Segmento.: 12 :.

14 Identificar as Dimensões de Segmentação Critérios Objetivos Transacional Todas as informações sobre transações financeiras e comerciais dos prospects e clientes podem ser usadas como variáveis em um algorítimo de segmentação. Psicografico e Cultural Emprestimos, utilização de erviços, compra de bens, informações sobre passivos etc. Socio Econômico Sócio Econômico Transacional Caracterizam a dinâmica do mercado consumidor como poder aquisitivo,consumo, localização, densidade, politicas públicas, intensidade da concorrência, etc. Critérios Subjetivos Psicografico e Cultural Engloba variávei de estilo de vida, perfil de gestão financeira, valores culturais etc..: 13 :.

15 Definir os Segmentos Base de Clientes Martins e Organização Critérios Objetivos 1º Nível de Segmentação Transacioanl Sócio Econômico Psicografico e Cultural Critérios Subjetivos 2º Nível de Segmentação Para quem e o que Vender? Como Desenvolver relacioname to? Uma informação somente tem utilidade quando gera um conhecimento que contribui para a tomada de decisão Os benefícios gerados pela informação devem compensar os recursos dispendidos na coleta e análise de dados.: 14 :.

16 Priorizar os Segmentos para Atuação Legenda Matriz de Atratividade x Posicionamento Eixo X: Atratividade do Segmento Representa uma análise sobre o quão atrativo é um segmento para o direcionamento de recursos. A avaliação é uma composição de fatores que indica quais os segmentos com maior potencial de geração de retorno para a Organização. Eixo Y: Posicionamento Competitivo Indica o quão preparado está a Organização para atender o segmento em suas necessidades. O eixo é uma composição de fatores sobre a estrutura operacional, o mix de produtos, uma comparação frente a concorrência, entre outros. Um baixo posicionamento demanda mudanças internas enquanto o alto posicionamento significa que a estrutura do banco está preparada para atender o segmento. Risco de Crédito Baixo Quantidade de Clientes Posicionamento Competitivo O que o cliente pensa sobre o banco V VI Administrar com Foco em Maximizaçao de Lucros Postura Reativa em Vendas e Serviços VII Não Alocar Investimentos e Esforços III Investir e Defender Oportunisticamente II Marketing e Ações de Desenvolvimento Agressivas Aprimorar o Posicionamento sem Prejudicar a Atratividade Açoes e Mudanças Significativas Priorizando Parcerias e Aquisicoes I IV Matriz Wertz&Dornfeld Alto Poucos Muitos Atratividade Potencial do Segmento O que eu penso do cliente A visão da atratividade potencial dos segmentos que compõem o mercado é o agente motor da dinâmica do posicionamento..: 15 :. A matriz possibilita a identificação do ponto ótimo entre os esforços para melhorar o posicionamento e atratividade do segmento.

17 Priorizar os Segmentos para Atuação ÁreaI Aprimorar Posicionamento sem Prejudicar a Atratividade Estratégia A alta atratividade justifica ações para suprir algumas deficiências no posicionamento. A oferta de serviços agregados e a busca de sinergia no grupo devem ser preferidas a sacrifícios de margem. A atratividade não deve ser prejudicada. Captura Desenvolvimento Operação A existência de algumas deficiências no posicionamento demanda a utilização dos canais de contato mais qualificados e força de vendas experiente (Melhores Caçadores) Realçar as sinergias do grupo e serviços agregados na abordagem comercial. Monitorar e analisar as taxas de sucesso das atividades destinadas a capturar os clientes deste segmento. O alto potencial dos clientes deste segmento demandam ações de desenvolvimento continuadas, qualificadas e direcionadas. Plano de carreira do assessor deve convergir para este quadrante. (Melhores Fazendeiros) Foco no desenvolvimento e na oferta de serviços agregados. Promover Ações de Relacionamento ativas Personalizadas. Envolvimento da gestao no processo de relacionamento. Gestao e monitoramento do desenvolvimento em profundidade..: 16 :.

18 Priorizar os Segmentos para Atuação ÁreaII Marketing e Ações de Desenvolvimento Agressivos Estratégia Antecipar-se às ameaças ao posicionamento Os melhores canais da organizaçao tem que convergir para este xxxxxx Captura Relacionamento Operação Prioridade máxima na prospecção Persistência evolutiva. Determinada pelo aprofundamento do conhecimento do cliente nas sucessivas abordagens comerciais. Envolvimento ativo da gestão no monitoramento da taxa de sucesso das ações, ou mesmo na captura de clientes com este perfil. Manutenção da qualidade no nível de serviço Foco prioritário das ações de relacionamento Visao de atuação neste quadrante deve ser de longo prazo, visando a sustentabilidade da operação Promover ações de relacionamento ativas personalizadas Envolvimento da gestão Gestão e monitoramento em profundidade.: 17 :.

19 Priorizar os Segmentos para Atuação ÁreaIII Investir e Defender Oportunisticamente Estratégia O banco é bem posicionado, entretanto a atratividade não justifica ações contínuas de relacionamento. As ações devem ser direcionadas e orientadas a campanha. Captura Desenvolvimento Operação Assessores mais experientes podem abordar segundo eficiência logística na roteirização de visitas Assessores menos experientes podem ser direcionados integralmente ao atendimento de clientes destes segmentos Utilizar canais alternativos, de menor custo Ações de comunicação abrangentes Menor intensidade no relacionamento com o cliente. Ações de marketing com finalidades específicas. Priorizar ações de desenvolvimento abrangentes. Aplicar ações corretivas em um grupo seleto de clientes para conduzi-los à região II..: 18 :.

20 Priorizar os Segmentos para Atuação ÁreaIV Ações e Mudanças Significativas Estratégia A alta atratividade potencial justifica os esforços em atender a os clientes destes segmentos, entretanto o posicionamento apresenta grandes deficiências, que demandam ações de mudança significativas e de longo prazo. Neste período, a realidade do mercado pode se alterar, e há a probabilidade de retaliação intensa pela concorrência. Deve-se analisar a viabilidade de atingir a melhora do posicionamento competitivo através de parcerias ou aquisições de produtos específicos. Operação Captura por grandes acordos. Clusters Devido ao baixo posicionamento, a taxa de sucesso na captura é ruim, desperdiçando esforços comerciais. Descontos em preço minam a atratividade do segmento, portanto o foco é melhorar o posicionamento para depois atuar com maior efetividade. Captura Desenvolvimento Há dois cenários após a melhoria do posicionamento: - IV para I - IV para III.: 19 :.

21 Priorizar os Segmentos para Atuação ÁreaV Administrar com foco em maximização de lucros Estratégia Os clientes deste segmento não apresentam um bom potencial de desenvolvimento e individualmente geram uma baixa receita. O banco é bem posicionado nestes segmentos, e não deve utilizar nenhum recurso além do necessário à manutenção desta situação Captura Desenvolvimento Captura por canais indiretos e de baixo custo Ações de comunicação massificadas Garantir que os clientes destes segmentos mantenham constância no uso de seus produtos através de processos de baixo custo. Operação.: 20 :.

22 Priorizar os Segmentos para Atuação ÁreaVI Postura Reativa em Vendas e Serviços Estratégia O banco apresenta algumas deficiências de posicionamento e os clientes destes segmentos não são atrativos. A postura deve ser reativa e passiva. Qualquer recurso dispendido nestes clientes poderiam ser melhor alocados em outras oportunidades. Captura Desenvolvimento Passiva e reativa através de canais indiretos de Postura reativa e passiva baixo custo ou de retorno de campanhas de Operação comunicacao em massa..: 21 :.

23 Priorizar os Segmentos para Atuação Área VII Não direcionar investimentos e esforços Estratégia Não há justificativas para investir recursos em um segmento que nao apresenta atratividade e no qual a organização não tem um posicionamento competitivo nem sequer razoavel. Captura Desenvolvimento Operação.: 22 :.

24 Diferenciar a Estratégia para cada Segmento Plano de Desenvolvimento do Cliente Suspecção Prospecção Venda Cross / Up Sell Fidelização Lock In Capturar Desenvolver Relacionamento Toda ação deve ser orientada para conduzir o cliente ao próximo estágio do Plano de Desenvolvimento..: 23 :.

25 Diferenciar a Estratégia para cada Segmento Plano de Desenvolvimento do Cliente Suspecção Engloba os empreendimentos dos quais se suspeita que possam vir a ser clientes da Organização. Enquadram-se no estágio de Suspecção a toda a base de clientes Martins, excluídos os inaptos. Funcao da inteligência de mercado é criar a base de suspecção, que deve ser direcionada a prover a maior probabilidade de acertos na proxima fase (Positivação).: 24 :.

26 Diferenciar a Estratégia para cada Segmento Plano de Desenvolvimento do Cliente Prospecção São clientes selecionados para a abordagem comercial. A seleção dos prospects é baseada em critérios de qualificação, estabelecidos para identificar os perfis com maior atratividade. São prospects também: - Clientes que procuram diretamente o banco demandando serviços e produtos. - Clientes que utilizam indiretamente financiamento da Organização para compras realizadas no Martins, automaticamente oferecidos pelos RCAs. - Clientes que entraram em inatividade na Organização. - Clientes abordados pela força de vendas por estarem nas proximidades do roteiro de visitas planejado. A abordagem comercial direta ao cliente tem início na base de prospecção..: 25 :.

27 Diferenciar a Estratégia para cada Segmento Plano de Desenvolvimento do Cliente Venda São clientes que concretizaram a compra de um produto ou serviço financeiro do banco. Podem ser: - Cliente Novo - Cliente Antigo, com uso esporádico ou irregular de um único produto Neste estágio o cliente ainda não conhece completamente a Organização e seu portfólio de produtos e serviços. O banco deve se mostrar ao cliente, oferecendo um mix de produtos com aderência às necessidades de sua operação. Neste estágio, a Organização ainda é um coadjuvante na operação do cliente e precisa conquistar seu espaço. As ações comerciais e de marketing neste estágio devem ser direcionadas à venda de mais um produto ou serviço ao cliente..: 26 :.

28 Diferenciar a Estratégia para cada Segmento Plano de Desenvolvimento do Cliente Cross / Up Sell Este estágio engloba os os clientes que utilizam mais de uma natureza de produto da Organização. - Cross Selling: Venda de um produto de natureza financeira diferente. - Plus Selling: Venda de um produto de mesma natureza financeira. Ao utilizar mais de um produto, o cliente melhora sua percepção sobre a Organização como um fornecedor de soluções para suas necessidades financeiras. Neste estágio deve-se buscar adequar o mix de produtos à necessidade do cliente e intensificar a utilização, através de incentivos e ações de relacionamento..: 27 :.

29 Diferenciar a Estratégia para cada Segmento Plano de Desenvolvimento do Cliente Fidelização Engloba clientes que atingiram uma estabilidade na frequência de utilização dos produtos financeiros da Organização. Possuem um mix de produtos adequados a suas necessidades e os utilizam de fato e com regularidade. a Organização já é o fornecedor preferencial de serviços financeiros destes clientes. Aos clientes deste estágio devem ser direcionadas ações de relacionamento constantes e oferecidos incentivos de utilização. Soluções que integrem as necessidades financeiras com as necessidades de abastecimento de produtos pelo Martins devem ser buscadas..: 28 :.

30 Diferenciar a Estratégia para cada Segmento Plano de Desenvolvimento do Cliente Lock In Neste estágio, conjunto de soluções e benefícios que a Organização oferece ao cliente está de tal maneira inserida em sua operação que o desestimula a migrar para os concorrentes. São clientes que utilizam de uma solução integrada de abastecimento de produtos, serviços financeiros e outras soluções do grupo. A inclusão de serviços para as finanças pessoais do proprietário pode ser também considerada. A sinergia da operação do Grupo proporciona uma solução única aos clientes neste estágio atingindo um vínculo máximo. Relacionamento, reconhecimento e nível de serviço devem orientar as ações direcionadas a estes clientes..: 29 :.

31 Visão Geral do Projeto Segmentação x y z Algoritmo Data Mart de Clientes ODS DW Metadados CRM Ambiente Externo Processos Sales Force Automation Pesquisas Transações Outras Fontes Processos Call Center Pesquisas Transações Sistemas Transacionais.: 30 :.

32 Formação Acadêmica - Eng. Mecatrônico - Analista de sistemas - Pós-Graduado - Finanças/MKT Especialização - Strategic Sourcing - Redesenho de Processos - Balanced Scorecard - TQM - CRM - Business Intelligence - CRM - Planejamento Estratégico - Budgeting - Valuation Segmentos - Varejo, Distribuição, Serviços Financeiros, Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Farma, Venda Direta, Químico/Petroquimico e Agronegócio Principais Qualificações - 18 anos de experiência em Consultoria Empresarial, em projetos de corporate finance, planejamento estratégico, planejamento de Marketing, redesenho de processo, Balanced Scorecard, TQM, Business Intelligence, CRM, Activity Based Cost e Strategic Sourcing/ Redução de Custos Operacionais; - Especialista e acadêmico em gestão de performance empresarial participou de mais de 30 projetos de Business Intelligence, 5 de Planejameto Estratégico, 7 de planejamento de MKT, 6 de BSC, 9 Budgeting, 14 de redesenho de processos e qualidade, 23 de custos, 12 de Strategic Sourcing,entre outros. - Atual Sócio-diretor da Outlier Consulting - Ex-Diretor da PriceWhaterhouseCoopers - Prof. Convidado FGV-SP Disciplinas: Orçamentação e Custos; - Prof. Contratado Cope UFRJ Disciplinas : Custos e BSC; - Prof. Contratado FGV-RJ Disciplinas: BSC, Business Intelligence e Orçamentação

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT Conhecimento para a ação em organizações vivas CONHECIMENTO O ativo intangível que fundamenta a realização dos seus sonhos e aspirações empresariais. NOSSO NEGÓCIO EDUCAÇÃO

Leia mais

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI João Maldonado / Victor Costa 15, Outubro de 2013 Agenda Sobre os Palestrantes Sobre a SOLVIX Contextualização Drivers de Custo Modelo de Invenstimento

Leia mais

O que significa esta sigla?

O que significa esta sigla? CRM Para refletir... Só há duas fontes de vantagem competitiva. A capacidade de aprender mais sobre nossos clientes, mais rápido que o nosso concorrente e a capacidade de transformar este conhecimento

Leia mais

Transformação para uma TI empresarial Criando uma plataforma de geração de valor. Garanta a eficiência e a competitividade da sua empresa

Transformação para uma TI empresarial Criando uma plataforma de geração de valor. Garanta a eficiência e a competitividade da sua empresa Transformação para uma TI empresarial Criando uma plataforma de geração de valor Garanta a eficiência e a competitividade da sua empresa Transformação para uma TI empresarial Criando uma plataforma de

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos

BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos Este curso é ideal para quem está buscando sólidos conhecimentos em como desenvolver com sucesso um projeto de BPM. Maurício Affonso dos

Leia mais

Portfólio de Serviços

Portfólio de Serviços Portfólio de Serviços Consultoria de resultados MOTIVAÇÃO EM GERAR Somos uma consultoria de resultados! Entregamos muito mais que relatórios. Entregamos melhorias na gestão, proporcionando aumento dos

Leia mais

COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO

COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO OBJETIVO DA SEÇÃO Esta seção apresenta a Competência, Conscientização e do Sistema da Qualidade da TELEDATA que atende ao item 6.2.2 Norma ISO 9001:2008. DIRETRIZES

Leia mais

Módulo 2. Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios

Módulo 2. Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios Módulo 2 Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios Origem do BSC Cenário Competitivos CONCORRENTE A CONCORRENTE C VISÃO DE FUTURO ESTRATÉGIA

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

CARLOS CAIXETA. Vendas e Gestão Estratégica

CARLOS CAIXETA. Vendas e Gestão Estratégica CARLOS CAIXETA Vendas e Gestão Estratégica PERFIL Carlos Caixeta é um palestrante de destaque nacional por convergir conceito e prática em estratégias empresariais, vendas, performance e negociação. Essa

Leia mais

Gestão Estratégica de Marketing

Gestão Estratégica de Marketing Gestão Estratégica de Marketing A Evolução do seu Marketing Slide 1 O Marketing como Vantagem Competitiva Atualmente, uma das principais dificuldades das empresas é construir vantagens competitivas sustentáveis;

Leia mais

Alimentamos Resultados

Alimentamos Resultados Alimentamos Resultados www..pt Somos uma equipa que defende que cada empresa é única, tem as suas características e necessidades e por isso cada projeto é elaborado especificamente para cada cliente. Feed

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012

As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012 As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012 Universo TOTVS Fundada em 1983 6ª maior empresa de software (ERP) do mundo Líder em Software no Brasil e

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

Balanced Scorecard BSC. O que não é medido não é gerenciado. Medir é importante? Também não se pode medir o que não se descreve.

Balanced Scorecard BSC. O que não é medido não é gerenciado. Medir é importante? Também não se pode medir o que não se descreve. Balanced Scorecard BSC 1 2 A metodologia (Mapas Estratégicos e Balanced Scorecard BSC) foi criada por professores de Harvard no início da década de 90, e é amplamente difundida e aplicada com sucesso em

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 1-CEPE/UNICENTRO, DE 27 DE JANEIRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO.

Leia mais

GTI Governança de TI

GTI Governança de TI GTI Governança de TI Planejamento, implantação e gerenciamento da Governança de TI Governança de TI FERNANDES & ABREU, cap. 5 1 Implantação empreendimento de longo prazo. Requisitos básicos: Liderança

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO. MBA em LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO. MBA em LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT Coordenação Acadêmica: Prof. Jamil Moysés Filho OBJETIVO: Ao final do Curso, o aluno será capaz de: Conhecer

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

Pessoas e Negócios em Evolução

Pessoas e Negócios em Evolução Empresa: Atuamos desde 2001 nos diversos segmentos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo serviços diferenciados para empresas privadas, associações e cooperativas. Prestamos serviços em mais de 40 cidades

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

Avenida Jamaris, 100, 10º e 3º andar, Moema São Paulo SP 04078-000 55 (11) 5051-8880

Avenida Jamaris, 100, 10º e 3º andar, Moema São Paulo SP 04078-000 55 (11) 5051-8880 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA E DOS SERVIÇOS AUDITORIA CONSULTORIA EMPRESARIAL CORPORATE FINANCE EXPANSÃO DE NEGÓCIOS CONTABILIDADE INTRODUÇÃO A FATORA tem mais de 10 anos de experiência em auditoria e consultoria

Leia mais

Metodologia. Gestão de Projetos. Gestão do Conhecimento. Visão SAESP 2014-2015

Metodologia. Gestão de Projetos. Gestão do Conhecimento. Visão SAESP 2014-2015 Metodologia - Definição de valores, missão e visão - Definição e avaliação de cenários - Posicionamento estratégico e identificação e estabelecimento de metas - Definição e priorização de ações a partir

Leia mais

B U S I N E S S I M P R O V E M E N T

B U S I N E S S I M P R O V E M E N T BUSINESS IMPROVEMENT A I N D E V E QUEM É A Indeve é uma empresa especializada em Business Improvement, composta por consultores com uma vasta experiência e com um grande conhecimento do mundo empresarial

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo.

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo. O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial tem por finalidade formar profissionais na área de Gestão Comercial, embasando-os de conhecimentos técnicos, científicos e gerenciais. Desenvolvendo capacidades

Leia mais

Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015. ESPM Unidade Sul. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015. ESPM Unidade Sul. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. PÓS-GRADUAÇÃO EMPRESARIAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015 ESPM Unidade Sul Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Educação Executiva:

Leia mais

Go To Market Estratégias de Otimização de Resultados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Go To Market Estratégias de Otimização de Resultados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO PMI PULSO DA PROFISSÃO RELATÓRIO DETALHADO GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO Destaques do Estudo As organizações mais bem-sucedidas serão aquelas que encontrarão formas de se diferenciar. As organizações estão

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Organizações Nenhuma organização existe

Leia mais

Copel s experience with the implementation of CRM / A Experiência da Copel na Implantação do CRM Leny Iara Vasem Medeiros

Copel s experience with the implementation of CRM / A Experiência da Copel na Implantação do CRM Leny Iara Vasem Medeiros Copel s experience with the implementation of CRM / A Experiência da Copel na Implantação do CRM Leny Iara Vasem Medeiros A experiência da Copel na implantação do CRM Leny Iara Vasem Medeiros COPEL Projeto

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING RECAPITULANDO. Prof. Marcopolo Marinho

GESTÃO DE MARKETING RECAPITULANDO. Prof. Marcopolo Marinho GESTÃO DE MARKETING RECAPITULANDO Prof. Marcopolo Marinho Marketing: É a área do conhecimento que engloba todas as atividades referente às relações de troca de bens entre pessoas ou instituições, buscando

Leia mais

Líder em consultoria no agronegócio

Líder em consultoria no agronegócio MPRADO COOPERATIVAS mprado.com.br COOPERATIVAS 15 ANOS 70 Consultores 25 Estados 300 cidade s 500 clientes Líder em consultoria no agronegócio 3. Gestão empresarial 3.1 Gestão empresarial Objetivo: prover

Leia mais

Treinamento Presencial: Inteligência de Mercado Aplicada a Compras. Data: 20 de Agosto de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Inteligência de Mercado Aplicada a Compras. Data: 20 de Agosto de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Inteligência de Mercado Aplicada a Compras Data: 20 de Agosto de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 1 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE

Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE Belo Horizonte 2011 Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE

Leia mais

Processo de Negociação. Quem somos. Nossos Serviços. Clientes e Parceiros

Processo de Negociação. Quem somos. Nossos Serviços. Clientes e Parceiros Quem somos Nossos Serviços Processo de Negociação Clientes e Parceiros O NOSSO NEGÓCIO É AJUDAR EMPRESAS A RESOLVEREM PROBLEMAS DE GESTÃO Consultoria empresarial a menor custo Aumento da qualidade e da

Leia mais

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Quem somos Bem vindo à Nord. Formada por profissionais oriundos do mercado financeiro, com formações multidisciplinares e

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais

Sistemas de Informações Gerenciais Sistemas de Informações Gerenciais 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias, governança, melhoria

Leia mais

O Supply Chain Evoluiu?

O Supply Chain Evoluiu? O Supply Chain Evoluiu? Apresentação - 24º Simpósio de Supply Chain & Logística 0 A percepção de estagnação do Supply Chain influenciada pela volatilidade do ambiente econômico nos motivou a entender sua

Leia mais

1 - Como definir o Balanced Scorecard (BSC)?

1 - Como definir o Balanced Scorecard (BSC)? 1 - Como definir o Balanced Scorecard (BSC)? Conceitualmente, o Balanced Scorecard, também conhecido como BSC, é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos operacionais

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3.

CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3. CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3. PROBLEMA: É UM OBSTÁCULO QUE ESTÁ ENTRE O LOCAL ONDE SE ESTÁ E O LOCAL EM QUE SE GOSTARIA DE ESTAR. ALÉM DISSO, UM PROBLEMA

Leia mais

Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing)

Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing) Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing) Transforme suas comunicações mais lidas em participações multicanais altamente direcionadas que reduzem custos, aumentam a satisfação do cliente e geram

Leia mais

MODELO PLANO DE NEGÓCIO

MODELO PLANO DE NEGÓCIO MODELO PLANO DE NEGÓCIO Resumo dos Tópicos 1 EMPREENDEDOR... 3 1.1. O EMPREENDIMENTO... 3 1.2. OS EMPREENDEDORES... 3 2 GESTÃO... 4 2.1. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO... 4 2.3. PLANO DE OPERAÇÕES... 4 2.4. NECESSIDADE

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado APRESENTAÇÃO A FGV é uma instituição privada sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Fornecendo Inteligência, para todo o mundo, a mais de 20 anos.

Fornecendo Inteligência, para todo o mundo, a mais de 20 anos. Fornecendo Inteligência, para todo o mundo, a mais de 20 anos. Fundada em 1989, a MicroStrategy é fornecedora líder Mundial de plataformas de software empresarial. A missão é fornecer as plataformas mais

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

CONSTRUIR DIFERENCIAL COMPETITIVO

CONSTRUIR DIFERENCIAL COMPETITIVO Nosso Foco GERAR RESULTADO Através do aporte de visão estratégica, associada ao conhecimento técnico e operacional do dia-a-dia, em: Meios de pagamentos (cartões private label, híbridos e pré-pagos), No

Leia mais

Procuramos empreendedores com as seguintes características:

Procuramos empreendedores com as seguintes características: SOBRE A ALPARGATAS Quem nunca usou um Bamba? Ou uma calça US Top, um tênis Rainha, uma sandália Havaianas, ou jogou com uma bola Topper? A Alpargatas e suas marcas estiveram e estarão sempre presentes

Leia mais

Jornada do CFO 2015 Transformação estratégica das empresas. Anselmo Bonservizzi, Sócio líder de Estratégia e Operações da Deloitte

Jornada do CFO 2015 Transformação estratégica das empresas. Anselmo Bonservizzi, Sócio líder de Estratégia e Operações da Deloitte Jornada do CFO 2015 Transformação estratégica das empresas Anselmo Bonservizzi, Sócio líder de Estratégia e Operações da Deloitte Desafios do atual momento econômico Os principais segmentos da economia

Leia mais

Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Ingresso agosto de 2016 Informações: (51) 3218-1355 ernani.neto@espm.br O Curso tem por objetivo capacitar os participantes na utilização de práticas contemporâneas

Leia mais

CONHEÇA NOSSA EMPRESA:

CONHEÇA NOSSA EMPRESA: CONHEÇA NOSSA EMPRESA: HISTÓRICO A RC Consultoria esta em atividade desde o ano de 2007 na área de consultoria em gestão empresarial, levando para os nossos clientes um otimo portfólio de serviços para

Leia mais

Impactos da nova regulação de meios de pagamento para o setor supermercadista Em 3 aspectos principais: aceitação, emissor e empregador

Impactos da nova regulação de meios de pagamento para o setor supermercadista Em 3 aspectos principais: aceitação, emissor e empregador Impactos da nova regulação de meios de pagamento para o setor supermercadista Em 3 aspectos principais: aceitação, emissor e empregador 25 de Abril de 2014 1 Somos uma consultoria especializada em Varejo

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

Balanced Scorecard INTRODUÇÃO

Balanced Scorecard INTRODUÇÃO Balanced Scorecard Transformando a teoria em prática Nairson de Oliveira Drª Rosemeire Guzzi Sampaulo INTRODUÇÃO Somente 10% das empresas conseguem executar suas estratégias Fortune Na maioria dos fracassos

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

Proposta para Formataça o de Franquia

Proposta para Formataça o de Franquia Proposta para Formataça o de Franquia 1- O sistema de franchising para o seu negócio Quando falamos de franchising, não estamos falando de algum modismo e, sim, de um sistema de negócios que veio para

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS Vanice Ferreira 12 de junho de 2012 GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais DE QUE PROCESSOS ESTAMOS FALANDO? GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

Como vai a Governança de TI no Brasil? Resultados de pesquisa com 652 profissionais

Como vai a Governança de TI no Brasil? Resultados de pesquisa com 652 profissionais Fórum de Governança Tecnologia e Inovação LabGTI/UFLA Como vai a Governança de TI no Brasil? Resultados de pesquisa com 652 profissionais Pamela A. Santos pam.santos91@gmail.com Paulo H. S. Bermejo bermejo@dcc.ufla.br

Leia mais

COACHING Executivo Equipe Liderança

COACHING Executivo Equipe Liderança COACHING Executivo Equipe Liderança O Coaching é uma nova forma de se pensar, sentir e agir que potencializa substancialmente os resultados nas vidas das pessoas. É uma jornada instigante para transformar

Leia mais

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO 1 - INTRODUÇÃO Define-se como risco de mercado a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições detidas pela Cooperativa, o que inclui os riscos das operações

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

Gestão de Competências em Redes de Organizações e Governança de Redes e de Arranjos

Gestão de Competências em Redes de Organizações e Governança de Redes e de Arranjos Gestão de Competências em Redes de Organizações e Governança de Redes e de Arranjos o que se discute na Academia e como usar na prática Sérgio Mecena, DSc. Laboratório Initiä de Inovação e Empreendedorismo

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS CURSO PÓS-GRADUAP GRADUAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL DE POLÍTICAS PÚBLICASP DISCIPLINA: Monitoramento, informação e avaliação de políticas sociais INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS Janice

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Maximizando o Ciclo de Vida do Lean

Maximizando o Ciclo de Vida do Lean Maximizando o Ciclo de Vida do Lean Nos últimos anos, muitas empresas tiveram contato com o Lean e se impressionaram com os ganhos que poderiam obter. Tratava-se de uma nova abordagem de negócios, e que

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS NÚCLEO COMUM

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS NÚCLEO COMUM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS NÚCLEO COMUM DISCIPLINA: Gestão de Pessoas EMENTA: O sistema clássico de estruturação da gestão de recursos humanos e suas limitações: recrutamento e seleção, treinamento

Leia mais

Gestão da Inovação no Contexto Brasileiro. Hugo Tadeu e Hérica Righi 2014

Gestão da Inovação no Contexto Brasileiro. Hugo Tadeu e Hérica Righi 2014 Gestão da Inovação no Contexto Brasileiro Hugo Tadeu e Hérica Righi 2014 INTRODUÇÃO Sobre o Relatório O relatório anual é uma avaliação do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC sobre as práticas

Leia mais

NeoGrid & Ciclo Desenvolvimento

NeoGrid & Ciclo Desenvolvimento Inteligência e Colaboração na Cadeia de Suprimentos e Demanda NeoGrid & Ciclo Desenvolvimento Paulo Viola paulo.viola@neogrid.com Introdução Tema: Inteligência e Colaboração na Cadeia de Suprimentos e

Leia mais

Gestão estratégica em finanças

Gestão estratégica em finanças Gestão estratégica em finanças Resulta Consultoria Empresarial Gestão de custos e maximização de resultados A nova realidade do mercado tem feito com que as empresas contratem serviços especializados pelo

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

Nossas soluções para o setor sucroenergético

Nossas soluções para o setor sucroenergético www.pwc.com.br Nossas soluções para o setor sucroenergético Centro PwC de Serviços em Agribusiness Outubro de 2013 Agrícola Gestão de fornecedores de cana Revisão da estrutura de relacionamento entre usina

Leia mais

Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina IEL/SC

Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina IEL/SC Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina IEL/SC Uma estrutura de apoio à Inovação Eliza Coral, Dr. Eng., PMP Outubro, 2010 Diretrizes Organizacionais Missão Contribuir para o desenvolvimento sustentável

Leia mais

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O PALESTRANTE

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O PALESTRANTE 20-21 Maio de 2013 Tivoli São Paulo Mofarrej São Paulo, Brasil ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O PALESTRANTE Fernando Cotrim Supply Chain Director, Rio 2016 Perguntas: Quais são os desafios de gerenciar o Supply

Leia mais

Análise SWOT seguindo a metodologia do BMG

Análise SWOT seguindo a metodologia do BMG Análise SWOT seguindo a metodologia do BMG Análise SWOT (abreviatura das palavras em inglês Strong, Weakness, Opportunities e Threats) é uma análise ambiental que consiste em levantar pontos internos e

Leia mais

Planejamento e Gerenciamento Estratégico. Balanced Scorecard

Planejamento e Gerenciamento Estratégico. Balanced Scorecard Planejamento e Gerenciamento Estratégico Balanced Scorecard 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias,

Leia mais

Miguel de Paula. Gente, Gestão e Serviços

Miguel de Paula. Gente, Gestão e Serviços Miguel de Paula Gente, Gestão e Serviços Provendo Serviços e Talentos 2 Estrutura GENTE, GESTÃO E SERVIÇOS SERVIÇOS COMPARTILHADOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO GENTE Serviços Acadêmicos Serviços Financeiros

Leia mais

MARKETING INTERNACIONAL

MARKETING INTERNACIONAL MARKETING INTERNACIONAL Produtos Ecologicamente Corretos Introdução: Mercado Global O Mercado Global está cada dia mais atraente ás empresas como um todo. A dinâmica do comércio e as novas práticas decorrentes

Leia mais

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL APRESENTAÇÃO A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais do mundo, com operações em

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.0 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Qual o objetivo das empresas para a administração financeira? Maximizar valor de mercado da empresa; Aumentar a riqueza dos acionistas.

Leia mais

MBA Marketing de Serviços

MBA Marketing de Serviços MBA Marketing de Serviços Informações - Turma de Agosto 2014 Início das Aulas: 04/08/2014 Dias e horários das aulas: Segunda a sexta-feira das 19h00 às 22h50 (apenas na 1º semana) Quartas e quintas das

Leia mais

GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA Gestão da Cadeia de Suprimento Compras Integração Transporte Distribuição Estoque Tirlê C. Silva 2 Gestão de Suprimento Dentro das organizações, industriais,

Leia mais