Prof.Moisés Mendes PERÍMETROS CINEANTROPOMETRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof.Moisés Mendes PERÍMETROS CINEANTROPOMETRIA"

Transcrição

1 PERÍMETROS 2008

2 Considerações iniciais A mensuração dos perímetros dos segmentos corporais,que correspondem às circunferências, podem auxiliarem estudos de crescimento, bem como fornecer índices de estado nutricional e níveis de gordura(estimativa indireta). CONCEITO: É o perímetro máximo de um segmento corporal,medido em ângulo reto em relação a seu maior eixo.(martins,2006) OBSERVAÇÃO: A perimétria pode ser interpretada isoladamente ou em combinação com medidas de dobras cutâneas tomadas no mesmo local, sendo também utilizada para estimar a densidade corporal de forma indireta e na ergonomia.

3 Instrumento FITA MÉTRICA 1. Fita métrica flexível(porém não elástica); 2. Com precisão de 1mm; 3. Preferencialmente ter marcação numérica somente do lado destinado à leitura; 4. Ter 07(sete) milímetros de largura; 5. Pode ser metálica ou material sintético.

4 Considerações gerais PROCEDIMENTOS: 1. O plano da fita deve esta adjacente à pele e, suas bordas perpendiculares em relação ao eixo do segmento que se quer medir. 2. Medir o perímetro em sua extensão máxima, com o zero da fita estando por baixo do valor da leitura; 3. Realizar as mensurações exercendo leve pressão sobre a pele; 4. Medir sempre sobre a pele nua; 5. Determinar e marcar,sempre que possível,os pontos de referência anatômica com lápis dermográfico;

5 Considerações iniciais PROCEDIMENTOS: 6. Realizar leitura com aproximação de milímetros; 7. Realizar sempre duas mensurações e quando o valores obtidos diferirem entre si,fazer uma terceira mensuração e tirar a média; 8. Mesurar sempre que possível,na presença de outro avaliador ou na frente de um espelho para garantir que a fita métrica seja colocada no mesmo plano/horizontal à face anterior e posterior do avaliado. 9. Realizar a leitura sempre de frente e à altura do valor numérico. (OBSERVAÇÃO...)

6 Propósito: 1. Avaliar o tamanho do crânio,para que se calcule o tamanho aproximado do cérebro; 2. Serve também como medida de referência para a concepção de acessórios de trabalho e:opu esportivo; 3. Identificar doenças como a hidrocefalia. Referência Anatômica: 1. Parte superior da sobrancelha,protuberância occipital e borda superior da aurícula Prof.Moisés Moisés Mendes Técnica de Mensuração CABEÇA

7 CABEÇA POSIÇÃO DO AVALIADO: 1. Se for bebê recém nascido é mensurado no colo da mãe. 2. Jovens e adultos devem ficar sentados,mantendo a cabeça segundo o plano de Frankfut. POSIÇÃO DO AVALIADOR: Posicionado do lado direito do avaliado.

8 CABEÇA PROCEDIMENTO: Passar a fita sobre a protuberância occipital,acima da borda superior da aurícula e acima da sobrancelha.

9 Propósito: 1. Mensuração utilizada em estudos crescimento,performance atlética e motora e obesidade Referência Anatômica: 1. Parte inferior da proeminência da laringe(pomo de adão) de Prof.Moisés Moisés Mendes Técnica de Mensuração PESCOÇO

10 PESCOÇO POSIÇÃO DO AVALIADO: 1. Sentado ou em pé,na posição ereta,mantendo a cabeça orientada segundo o plano de Frankfurt POSIÇÃO DO AVALIADOR: Posicionado ao lado da face direita do avaliado.

11 Técnica de Mensuração PESCOÇO PROCEDIMENTO: Passar a fita num ângulo reto com relação ao eixo longitudinal do pescoço.

12 OMBRO Propósito: 1. Auxilia na observação da mudança de tônus devido ao treinamento de força Referência Anatômica: 1. Região de maior volume dos músculos deltóides na porção inferior ao acrômio.

13 OMBRO POSIÇÃO DO AVALIADO: 1. Em posição ortostática POSIÇÃO DO AVALIADOR: Em posição ortostática de frente para o avaliado.

14 OMBRO PROCEDIMENTO: Passar a fita em torno do avaliado de trás para frente,após o avaliador realizar uma expiração.

15 TÓRAX PROPÓSITO: 1. Avalia o crescimento e o desenvolvimento da estrutura corporal POSIÇÃO DO AVALIADO: 1. Em posição ortostática,com pés afastados à largura dom ombros,braços levemente afastados(permitindo a passagem da fita). POSIÇÃO DO AVALIADOR: Em posição ortostática de frente para o avaliado.

16 TÓRAX PROCEDIMENTO: Para Homens: A fita deve passar sobre os mamilos. Para Mulheres: Recomenda-se a medida sobre a quarta costela costo-esternal(lateralmente,esta corresponde a sexta costela). Homens Mulheres

17 BRAÇO RELAXADO PROPÓSITO: 1. Fornece o índice de depósito de gordura e de massa muscular local. POSIÇÃO DO AVALIADO: 1. Em posição ortostática,braços estendidos ao longo do corpo e palmas das mãos voltadas para coxa 2. Ou braços estendidos e abduzidos até a altura do ombro com rotação lateral. 3. Ou com o braço flexionado tanto quanto se permita a contração máxima do bíceps com punhos cerrados POSIÇÃO DO AVALIADOR: Em posição ortostática ao lado do avaliado.

18 PROCEDIMENTO: A fita deve passar sobre a maior porção do bíceps. Técnica de Mensuração BRAÇO RELAXADO

19 ANTEBRAÇO PROPÓSITO: 1. É utilizada em algumas equações para predizer a densidade corporal e o desenvolvimento muscular. POSIÇÃO DO AVALIADO: 1. Em posição ortostática,braços estendidos ao longo do corpo um pouco elevando a frente,com a palmas das mãos voltadas para frente em pronação. POSIÇÃO DO AVALIADOR: Em posição ortostática e ântero-lateral em relação ao avaliado.

20 Técnica de Mensuração ANTEBRAÇO PROCEDIMENTO: A fita deve passar sobre a maior porção do antebraço.

21 PUNHO PROPÓSITO: 1. É utilizada como indicador do crescimento e como modelo de segmento corporal para a indústria da moda ou esportiva. POSIÇÃO DO AVALIADO: 1. Em posição ortostática,braço semi-flexionado e com a palma da mão voltada para cima.(obs:a musculatura deve esta relaxada) POSIÇÃO DO AVALIADOR: Em posição ortostática de frente para o avaliado.

22 PUNHO PROCEDIMENTO: Passar a fita em torno do punho, de baixo para cimaaior porção do antebraço. OBSERVAÇÃO: Com crianças pode ocorrer dificuldade na mensuração,pois a fita não se aloja corretamente.nestes casos deve-se utilizar uma fita mais estreita.

23 CINTURA PROPÓSITO: 1. É utilizada como indicador De gordura corporal ou visceral,além de parâmetros para industria da moda e esportiva. POSIÇÃO DO AVALIADO: 1. Em posição ortostática. POSIÇÃO DO AVALIADOR: Em posição ortostática de frente para o avaliado.

24 Técnica de Mensuração CINTURA PROCEDIMENTO: Passar a fita em torno do avaliado de trás para frente,mantendo sempre a mesma no plano horizontal,após o avaliado fazer uma expiração normal.

25 ABDÔMEN PROPÓSITO: É utilizada para indicar predisposição para diabetes e doenças cardiovasculares. POSIÇÃO DO AVALIADO: Em posição ortostática. POSIÇÃO DO AVALIADOR: Em posição ortostática de frente para o avaliado.

26 ABDÔMEN PROCEDIMENTO: Passar a fita em torno do avaliado de trás para frente,mantendo sempre a mesma no plano horizontal,após o avaliado fazer uma expiração normal.

27 QUADRIL PROPÓSITO: É utilizada para indicar predisposição para diabetes e doenças cardiovasculares,quando comparada com a medida do abdômen POSIÇÃO DO AVALIADO: Em posição ortostática,coxas unidas e braços estendidos ao longo do corpo. POSIÇÃO DO AVALIADOR: Agachado do lado direito do avaliado.

28 QUADRIL PROCEDIMENTO: Faz-se a mensuração no maior perímetro do quadril,levando-se em consideração a porção mais volumosa das nádegas.( Que é observada lateralmente a pelve).

29 COXA PROPÓSITO: É utilizada para indicar massa magra e/ou adiposidade, sendo que o perímetro distal pode indicar atrofia. POSIÇÃO DO AVALIADO: Em posição ortostática,coxas afastadas para manusear a fita livremente com o peso corporal dividido nas duas pernas. corpo. POSIÇÃO DO AVALIADOR: Agachado do lado direito do avaliado.

30 Técnica de Mensuração COXA PROCEDIMENTO: 1. Porção Proximal:localiza-se a prega glútea,aloja-se a fita na porção da coxa mas próxima da prega. 2. Porção Medial: Pede-se o avaliado para elevar a pena num ângulo de 90graus, coloca-se a fita na prega iguinal, até a patela e marca-se 50 %, envolvendo o segmento. 3. Porção Distal: localiza-se a borda proximal da patela e marca-se três centímetros acima.

31 PERNA PROPÓSITO: É utilizada para indicar adiposidade e desenvolvimento muscular. POSIÇÃO DO AVALIADO: Em posição ortostática,com afastamento lateral das pernas e peso corporal dividido nas duas pernas.ou sentado. POSIÇÃO DO AVALIADOR: Agachado do lado direito do avaliado.

32 Técnica de Mensuração PERNA PROCEDIMENTO: Verificar a região correspondente ao maior perímetro da panturrilha movendo-se a fita métrica em torno da perna.

33 TORNOZELO PROPÓSITO: É utilizada para projetos de calçados e aparelhos fisioterápicos. POSIÇÃO DO AVALIADO: Sentado,com os pés afastados e peso igualmente distribuídos em ambos os pernas,ou em posição ortostática com o pé apoiado sobre o banco ou degrau de uma superfície paralela ao chão. POSIÇÃO DO AVALIADOR: Agachado do lado direito do avaliado.

34 Técnica de Mensuração TORNOZELO PROCEDIMENTO: Passa-se a fita ao redor do tornozelo do avaliado na referência anatômica e se faz a medida considerando o plano horizontal possível.

35 PERIMETRIA Aula disponível no: Obrigado!!!!

36 CRONOGRAMA DIA-19/05-Dobras cutâneas; DIA-23/05- Não haverá aula; DIA-26/05-1 Avaliação as 10:00h

Plano de Frankfurt. Posição Ortostática

Plano de Frankfurt. Posição Ortostática Plano de Frankfurt Caracteriza-se por uma linha imaginária que passa pelo ponto mais baixo do bordo inferior da órbita direita e pelo ponto mais alto do bordo superior do meato auditivo externo correspondente

Leia mais

CINESIOLOGIA Planos, Eixos e Movimentos. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

CINESIOLOGIA Planos, Eixos e Movimentos. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior CINESIOLOGIA Planos, Eixos e Movimentos Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Planos Referenciais LOCALIZAÇÃO DIVIDE O CORPO EM PLANO SAGITAL (plano mediano) Verticalmente, da frente para trás; paralelo

Leia mais

01/01/2012. Medidas e Avaliações. Prof. Ricardo Oliveira CREF: 045.046. Antropometria

01/01/2012. Medidas e Avaliações. Prof. Ricardo Oliveira CREF: 045.046. Antropometria Medidas e Avaliações Prof. Ricardo Oliveira CREF: 045.046 Antropometria 1 Antropometria É o ramo das ciências biológicas direcionadas para o estudo dos caracteres mensuráveis da morfologia humana. História:

Leia mais

PORQUE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR?

PORQUE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR? PORQUE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR? Quando se desenvolve músculos mais fortes e resistentes você diminui o desgaste do sistema cardiovascular, economizando energia, pois sua musculatura tem um torque de

Leia mais

AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS 2 O COMPRIMENTO DOS SEGMENTOS ANATÔMICOS

AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS 2 O COMPRIMENTO DOS SEGMENTOS ANATÔMICOS AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS José Miquel Cabeças 1 INTRODUÇÃO Antropometria é a ciência que opera variáveis como dimensões lineares, massa, forma e propriedades inerciais do corpo humano. A sua natureza

Leia mais

Ergonomia Perímetros. Técnicas gerais. Técnicas gerais. Pontos anatômicos. Pontos anatômicos

Ergonomia Perímetros. Técnicas gerais. Técnicas gerais. Pontos anatômicos. Pontos anatômicos Perímetros Ergonomia 2007 Antropometria: Técnicas e aplicações Essa medida antropométrica é o perímetro máximo de um segmento corporal medido em ângulo reto em relação ao seu maior eixo. Estudo da composição

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Disciplina de educação Física

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Disciplina de educação Física COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Disciplina de educação Física Seguidamente, apresento os elementos gímnicos que seriam abordados nas aulas dos dias 20 e 22 de Outubro. Dada a impossibilidade da vossa presença,

Leia mais

Tonificação da musculatura abdominal:

Tonificação da musculatura abdominal: Exercícios sugeridos: No início da gestação a mulher somente fará exercícios se já tiver uma vida fisicamente ativa e aquelas que forem sedentárias deverão ter a recomendação médica além ter idade gestacional

Leia mais

- MÉTODO KABAT - FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA

- MÉTODO KABAT - FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA - MÉTODO KABAT - FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA 1 KABAT BASES DO MÉTODO KABAT 1. Padrão de Facilitação -Movimentos nas diagonais (cabeça, MMSS/MMII, cintura escapular, cintura pélvica); -Movimento

Leia mais

Manual de Análise Postural e Avaliação funcional.

Manual de Análise Postural e Avaliação funcional. Manual de Análise Postural e Avaliação funcional. Índice Dobra cutânea ------------------------------------------ 3 a 7 pág. Serão analisadas sete dobras cutâneas, com o aparelho chamado plicômetro. Onde

Leia mais

Medidas Antropométricas em crianças

Medidas Antropométricas em crianças Medidas Antropométricas em crianças Prof a Raquel Simões A. Nutricional Profa. Raquel Simões 1 Medidas Antropométricas - crianças Peso Estatura / Comprimento Perímetro cefálico Perímetro Torácico Perímetro

Leia mais

Cinesiologia 19/4/2011. Classificação planar da posição e dos movimentos. Cinemática: Ciência do movimento dos corpos no espaço. Prof.

Cinesiologia 19/4/2011. Classificação planar da posição e dos movimentos. Cinemática: Ciência do movimento dos corpos no espaço. Prof. Cinesiologia Classificação planar da posição e dos movimentos Prof. Cláudio Manoel Cinemática: Ciência do movimento dos corpos no espaço Movimento de único ponto (C.G.) Posição de uma única articulação

Leia mais

Medidas e Avaliação em

Medidas e Avaliação em Medidas e Avaliação em Educação Física Unidade II Avaliando a Composição Corporal Prof. Esp. Jorge Duarte 1. Introdução A antropometria representa um importante recurso de assessoramento para análise de

Leia mais

PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE: PROCEDIMENTOS PARA AS MEDIDAS DE PRESSÃO ARTERIAL

PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE: PROCEDIMENTOS PARA AS MEDIDAS DE PRESSÃO ARTERIAL PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE: PROCEDIMENTOS PARA AS MEDIDAS DE PRESSÃO ARTERIAL Para a mensuração da pressão arterial, foram adaptados os procedimentos do protocolo de medida de pressão arterial sentada

Leia mais

Cinesiologia e Biomecânica. Conceitos e Definições

Cinesiologia e Biomecânica. Conceitos e Definições Conceitos e Definições Conceitos e Definições O QUE É CINESIOLOGIA? É o estudo do movimento humano. Subdisciplinas da Cinesiologia Cinesiologia Biomecânica Educação Física Física Adaptada Fisiologia do

Leia mais

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO. DRH Centro de Educação Física e Desportos

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO. DRH Centro de Educação Física e Desportos Portaria Administrativa nº 001/06-CEFD Parâmetros de Aptidão Física de Ingresso no CBMPE PORTARIA DO COMANDO GERAL Nº 001/06-CEFD, de 07 de agosto de 2006. EMENTA: Aprova e estabelece o Parâmetro de Aptidão

Leia mais

Avaliação da Flexibilidade

Avaliação da Flexibilidade Curso de Pós Graduação em Golfe FMH Junho de 2005 Avaliação da Flexibilidade Pedro Mil-Homens, Jorge Infante, Maria João Valamatos FLEXIBILIDADE? Faculdade de efectuar movimentos de grande amplitude. (Zatsiorsky,1966)

Leia mais

Acessos cirúrgicos aos ossos e articulações dos membros

Acessos cirúrgicos aos ossos e articulações dos membros Universidade Paulista UNIP Medicina Veterinária Anatomia Topográfica Aplicada São José dos Campos, 10 de maio de 2012 Acessos cirúrgicos aos ossos e articulações dos membros Membro Torácico Corpo da escápula

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO Osteologia do Membro Superior

ROTEIRO DE ESTUDO Osteologia do Membro Superior ROTEIRO DE ESTUDO Osteologia do Membro Superior Forma a porção ventral da cintura escapular. Osso longo com formato de S itálico alongado, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela.

Leia mais

TÉCNICAS RADIOLÓGICAS. Profº. Emerson Siraqui

TÉCNICAS RADIOLÓGICAS. Profº. Emerson Siraqui TÉCNICAS RADIOLÓGICAS Profº. Emerson Siraqui TERMINOLOGIA RADIOLÓGICA O posicionamento radiográfico refere-se ao estudo do posicionamento do paciente para demonstrar radiograficamente ou visualizar partes

Leia mais

ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA EM POSTOS DE TRABALHO. Prof. Manuel Salomon Salazar Jarufe

ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA EM POSTOS DE TRABALHO. Prof. Manuel Salomon Salazar Jarufe ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA EM POSTOS DE TRABALHO Prof. Manuel Salomon Salazar Jarufe Movimentos extremos Postos de trabalho com muitos equipamentos tornam mais freqüentes movimentos extremos e posturas

Leia mais

Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais

Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Conceitos (Kiss, 1987) Avaliação é a interpretação dos resultados obtidos; comparação de qualidade do aluno com critérios preestabelecidos. Medida é a determinação

Leia mais

COMO MEDIR A PRESSÃO ARTERIAL

COMO MEDIR A PRESSÃO ARTERIAL COMO MEDIR A PRESSÃO ARTERIAL REQUISITOS BÁSICOS PARA ADEQUADA AFERIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL Elaboração: Edênia Santos Garcia Oliveira Colaboração: Equipe Tele-educação da Rede de Teleassistência de Minas

Leia mais

ESTUDO RADIOLÓGICO DO JOELHO

ESTUDO RADIOLÓGICO DO JOELHO ESTUDO RADIOLÓGICO DO JOELHO ESTUDO RADIOLÓGICO DO JOELHO PATELA Pertence mais ao joelho do que a perna propriamente dita. É um osso curto, aplanado de frente para trás. Esta inserido no tendão do músculo

Leia mais

Ergonomia UT. Manejo

Ergonomia UT. Manejo Manejo Manejo -ato de pegar, movimentar, pôr, manter ou cessar o funcionamento de um produto por meio de atos de simples pega, empunhadura ou acionamento de elementos. Manejo forma de engate (movimentos

Leia mais

Avaliação da Composição Corporal

Avaliação da Composição Corporal Medidas e Avaliação da Atividade Motora COMPOSIÇÃO CORPORAL Refere-se às quantidades dos diversos tecidos que constituem o corpo Avaliação da Composição Corporal Mediante diversas técnicas EEFEUSP - 2017

Leia mais

ANATOMIA DOS. Sistema Nervoso Periférico. Nervos Espinhais PROF. MUSSE JEREISSATI

ANATOMIA DOS. Sistema Nervoso Periférico. Nervos Espinhais PROF. MUSSE JEREISSATI SISTEMAS ANATOMIA DOS Sistema Nervoso Periférico Nervos Espinhais PROF. MUSSE JEREISSATI mussejereissati@hotmail.com website: www.mussejereissati.com Feito com Apple Keynote AGORA, NÃO! 3 Sistema Nervoso

Leia mais

Os membros superiores são formados por quatro segmentos ósseos, que apresentamos a seguir. Todos os ossos desses segmentos são pares.

Os membros superiores são formados por quatro segmentos ósseos, que apresentamos a seguir. Todos os ossos desses segmentos são pares. ESQUELETO APENDICULAR O Esqueleto Apendicular corresponde às regiões dos membros superiores e inferiores. Estudaremos inicialmente a osteologia, artrologia e miologia dos membros superiores e, posteriormente,

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão Mobilização Neural - Nervo Ciático E deslizamento Deitado abraçe uma coxa próximo do joelho. Estique o joelho. Quando dobrar o joelho leve o queixo em direção ao peito. Retorne a cabeça e estique o joelho

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 60 Aula U.D. Nº: 3 de 8 Instalações: Pavilhão Data: 12-03-2010 Hora: 9h20m Duração: 35 minutos Unidade Didáctica: Ginástica

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REGIÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA BRASIL, PARAGUAI E ARGENTINA.

PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REGIÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA BRASIL, PARAGUAI E ARGENTINA. PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REGIÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA BRASIL, PARAGUAI E ARGENTINA. BRUNO GUILHERME MORAIS PAGAN; NELSON NARDO JUNIOR. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, MARINGÁ, PARANÁ, BRASIL.

Leia mais

ORTESES PARA PARAPLEGIA E TRASTORNOS DO QUADRIL P R O F : A L A N D E S O U Z A A R A Ú J O

ORTESES PARA PARAPLEGIA E TRASTORNOS DO QUADRIL P R O F : A L A N D E S O U Z A A R A Ú J O ORTESES PARA PARAPLEGIA E TRASTORNOS DO QUADRIL P R O F : A L A N D E S O U Z A A R A Ú J O INTRODUÇÃO O retorno a caminhada é o objetivo principal tanto de pacientes quanto de fisioterapeutas. Várias

Leia mais

EXAME DO PUNHO E DA MÃO

EXAME DO PUNHO E DA MÃO EXAME DO PUNHO E DA MÃO INTRODUÇÃO Mão e punho constituem as partes mais ativas da extremidade superior 28 ossos, numerosas articulações, 19 músculos intrínsecos e 20 músculos extrínsecos Mão atua como

Leia mais

Antropometria. Antropometria. Antropometria. Diferenças individuais

Antropometria. Antropometria. Antropometria. Diferenças individuais Antropometria Antropometria Prof. Carlos Cezar I. S. Ovalle A antropometria é o ramo das Ciências Sociais que lida com as medidas do corpo, particularmente com as medidas do tamanho e a forma. Fornece

Leia mais

Informática Básica. Hardware. Anibal de Macedo, Informática Básica - Hardware. Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Informática Básica. Hardware. Anibal de Macedo, Informática Básica - Hardware. Instituto Federal do Rio Grande do Norte Informática Básica Anibal de Macedo 1, 2 1 IFRN Instituto Federal do Rio Grande do Norte 2 UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Informática Básica - Introdução 1 Introdução, o que é isso? 2

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia do cotovelo. Eles foram compilados para dar

Leia mais

Protocolos articulações dos MMSS. Profº Cláudio Souza

Protocolos articulações dos MMSS. Profº Cláudio Souza Protocolos articulações dos MMSS Profº Cláudio Souza Indicações A tomografia computadorizada das articulações dos MMSS tem como objetivo a avaliação da integridade da articulação e a avaliação de descontinuidades.

Leia mais

MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO POSTURAL NA FASE ESCOLAR

MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO POSTURAL NA FASE ESCOLAR Secretaria de Estado da Educação SEED Superintendência da Educação - SEUD Políticas e Programas Educacionais DIPOL Programa de Desenvolvimento Educacional PDE 2008 MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO

Leia mais

Protocolos para tórax. Profº Claudio Souza

Protocolos para tórax. Profº Claudio Souza Protocolos para tórax Profº Claudio Souza Indicações Quando falamos em tomografia computadorizada para o tórax temos uma grande variedade de protocolos para estudos diversos, como por exemplo: estudo vascular

Leia mais

Cintura escapular. Prof. Caroline Bernardes. Articulações do ombro e cintura escapular

Cintura escapular. Prof. Caroline Bernardes. Articulações do ombro e cintura escapular Cintura escapular Prof. Caroline Bernardes Articulações do ombro e cintura escapular Esternoclavicular: sinovial do tipo selar; Elevação e retração do ombro. Acromioclavicular: sinovial do tipo plana;

Leia mais

ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PROTOCOLO DO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL Área Técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência SMS.G Organização do Protocolo: Mirna Reni Marchioni Tedesco Sandra Maria Vieira Tristão de Almeida

Leia mais

19/11/2011. Melhorar a performance. Reduzir os riscos de lesão. Caminhada. Passa do apoio duplo para o duplo balanço. Corrida com o antepé

19/11/2011. Melhorar a performance. Reduzir os riscos de lesão. Caminhada. Passa do apoio duplo para o duplo balanço. Corrida com o antepé Biomecânica da Corrida Entendimento da biomecânica da corrida Melhorar a performance Reduzir os riscos de lesão Corrida Relacionada Esporte competitivo Atividade recreacional Estágio do desenvolvimento

Leia mais

Reitora Suely Vilela. Diretor da Faculdade de Saúde Pública Chester Luiz Galvão César. Chefe do Departamento de Nutrição Carlos Augusto Monteiro

Reitora Suely Vilela. Diretor da Faculdade de Saúde Pública Chester Luiz Galvão César. Chefe do Departamento de Nutrição Carlos Augusto Monteiro Reitora Suely Vilela Diretor da Faculdade de Saúde Pública Chester Luiz Galvão César Chefe do Departamento de Nutrição Carlos Augusto Monteiro Chefe do Laboratório de Avaliação Nutricional de Populações

Leia mais

Mini Pro DQ. *não indicada para equipamentos de peso superior a 450g

Mini Pro DQ. *não indicada para equipamentos de peso superior a 450g Mini Pro DQ Esse resistente tripé para viagem conta com uma cabeça ball head para facilitar o movimento de sua câmera. O Mini Pro DQ possui uma ventosa* na parte inferior da coluna, o que permite prender

Leia mais

REGRAS PARA A REALIZAÇÃO DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA - TAF

REGRAS PARA A REALIZAÇÃO DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA - TAF POLÍCIA MILITAR CENTRO DE EDUCAÇÃO ANEXO I - Edital Nº 0006/2012-CEPM (23.04.2012) Curso de Especialização em Operador de Equipamentos Especiais CEOEE (CURSO DE TRIPULANTE OPERACIONAL DE AERONAVE CTOp/2012)

Leia mais

Profa. Raquel Simões. Índice de massa corpórea (IMC) = peso (kg)/altura (m) 2

Profa. Raquel Simões. Índice de massa corpórea (IMC) = peso (kg)/altura (m) 2 IMC/Idade Profa. Raquel Simões O que é IMC? Índice de massa corpórea (IMC) = peso (kg)/altura (m) 2 IMC é efetivo como ferramenta de triagem e não de diagnóstico (identificar indivíduos com baixo o excesso

Leia mais

Kosmodisk Programa Básico de Exercícios

Kosmodisk Programa Básico de Exercícios Classic Kosmodisk Programa Básico de Exercícios NOVA EDIÇÃO Kosmodisk 2 Programa Básico de Exercícios Kosmodisk Programa Básico de Exercícios Bem-vindo para o PROGRAMA KOSMODISK BASIC EXERCÍCIO, especialmente

Leia mais

Norma Regulamentadora NR 17 - ERGONOMIA

Norma Regulamentadora NR 17 - ERGONOMIA Norma Regulamentadora NR 17 - ERGONOMIA (Portaria 3.751/90): Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas

Leia mais

DEDOS ABDUZIDO E EM FORMA DE GARRA

DEDOS ABDUZIDO E EM FORMA DE GARRA DEDOS HÁLUX ADUZIDO HÁLUX HÁLUX ADUZIDO HÁLUX ABDUZIDO E EM FORMA DE GARRA Tornozelo: Observa-se a posição relativa dos maléolos tibial e fibular e a relação destes dois acidentes ósseos em conjunto com

Leia mais

Fundamentos do Goleiro de Futebol

Fundamentos do Goleiro de Futebol Fundamentos do Goleiro de Futebol FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO GOLEIRO Pegada Atodepegarabolacomasmãos. A palma deve ter uma superfície côncava, os dedos devem estar estendidos e abduzidos, os polegares devem

Leia mais

MEMBROS SUPERIORES -- POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO

MEMBROS SUPERIORES -- POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO MEMBROS SUPERIORES -- POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO As radiografias dos Membros Superiores são geralmente realizadas com o paciente sentado ou em ortostática. Em casos de pacientes traumatizados ou que apresente

Leia mais

OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR PROF. Esp. Carlos Henrique Przybysz 1

OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR PROF. Esp. Carlos Henrique Przybysz 1 OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR PROF. Esp. Carlos Henrique Przybysz 1 1 OSSOS DO CÍNGULO DO MEMBRO SUPERIOR Também chamada de cintura escapular, forma a raiz de implantação dos ossos do membro superior. Formada

Leia mais

Escala de Equilíbrio de Berg

Escala de Equilíbrio de Berg DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL - UFPR DISCIPLINA DE TERAPIA OCUPACIONAL APLICADA Á NEUROLOGIA CLÍNICA-ESCOLA DE TERAPIA OCUPACIONAL - UFPR ESCALA DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL NOME: IDADE: SEXO DIAGNÓSTICO:

Leia mais

Exercícios: Espelhos planos. 1-(PUC-CAMPINAS-SP) Um pincel de raios paralelos quando refletido por um espelho plano: a) conserva-se paralelo

Exercícios: Espelhos planos. 1-(PUC-CAMPINAS-SP) Um pincel de raios paralelos quando refletido por um espelho plano: a) conserva-se paralelo Exercícios: Espelhos planos. 1-(PUC-CAMPINAS-SP) Um pincel de raios paralelos quando refletido por um espelho plano: a) conserva-se paralelo d) converge b) diverge e) nenhuma das anteriores c) é difundido

Leia mais

17.2. Levantamento, transporte e descarga individual de materiais.

17.2. Levantamento, transporte e descarga individual de materiais. NR 17 - Ergonomia 17.1. Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar

Leia mais

Air Alert III: Um programa completo para saltos verticais

Air Alert III: Um programa completo para saltos verticais Air Alert III: Um programa completo para saltos verticais Introdução: O Air Alert III é um melhoramento do Air Alert II. O número de séries e repetições foi mudado, assim como o número de dias por semana

Leia mais

TÉCNICA DE CROL TÉCNICA DE CROL

TÉCNICA DE CROL TÉCNICA DE CROL TÉCNICA DE CROL TÉCNICA DE CROL DEFINIÇÃO: - Técnica ventral, alternada e simétrica, durante a qual as acções motoras realizadas pelos membros superiores e inferiores tendem a assegurar uma propulsão contínua.

Leia mais

Metrologia Professor: Leonardo Leódido

Metrologia Professor: Leonardo Leódido Metrologia Professor: Leonardo Leódido Sumário Definição Conceitos Básicos Classificação de Forma de Orientação de Posição Definição Tolerância pode ser definida como um intervalo limite no qual as imperfeições

Leia mais

DIGITALIS S.r.l. SISTEMA AMBIENTE DIAGRAMA DA ANÁLISE ERGONÔMICA

DIGITALIS S.r.l. SISTEMA AMBIENTE DIAGRAMA DA ANÁLISE ERGONÔMICA POSIÇÃO DE TRABALHO NÚMERO NO MAPA SOBRENOME E NOME sexo..m F... DATA DE NASCIMENTO. DATA DE NEGOCIAÇÃO TAREFA. ATIVIDADE FASE DE TRABALHO. HORAS DE TRABALHO AO DIA. HORAS DE TRABALHO POR SEMANA. TURNO:

Leia mais

COMPLEXO DO OMBRO. Cinesiologia e Biomecânica

COMPLEXO DO OMBRO. Cinesiologia e Biomecânica COMPLEXO DO OMBRO Cinesiologia e Biomecânica Ossos Úmero Escápula Clavícula Esterno Costelas Esterno, clavículas e costelas Esterno: manúbrio, corpo e processo xifóide; Clavículas: osso cilíndrico em S

Leia mais

Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A.

Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13-28º andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (021) 210-3122 Fax: (021) 240-8249/532-2143

Leia mais

MÚSCULOS DOS MEMBROS INFERIORES

MÚSCULOS DOS MEMBROS INFERIORES MÚSCULOS DOS MEMBROS INFERIORES Músculos Anteriores da Coxa Flexores de Quadril Músculo Origem Inserção Inervação Ação Pectíneo Psoas Maior Psoas menor Ilíaco Sartório Ramo Superior do púbis Processos

Leia mais

cadeiras interstuhl everyis1 cadeiras interstuhl

cadeiras interstuhl everyis1 cadeiras interstuhl everyis1 everyis1 todo mundo. todo o tempo. em todos os lugares. Grande ângulo de abertura: opção de reclinação do encosto com sistema Autolift garante conforto e relaxamento. Bom design e conforto elevado,

Leia mais

CINESIOLOGIA APLICADA À MUSCULAÇÃO: Músculos do Coluna e Membros Inferiores

CINESIOLOGIA APLICADA À MUSCULAÇÃO: Músculos do Coluna e Membros Inferiores CINESIOLOGIA APLICADA À MUSCULAÇÃO: Músculos do Coluna e Membros Inferiores Músculos da Coluna Mul-.deo Eretor da Espinha Iliocostal Mul-.deo Mul-fideo Origem: Processos espinhosos das vértebras da coluna

Leia mais

Paquímetro: O pessoal da empresa está chegando à quarta. Um problema. Erros de leitura

Paquímetro: O pessoal da empresa está chegando à quarta. Um problema. Erros de leitura Paquímetro: conservação A UU L AL A O pessoal da empresa está chegando à quarta aula sobre paquímetro. Nesta aula, todos vão aprender a usar corretamente o paquímetro, quais os possíveis erros de leitura

Leia mais

Leia com atenção os seguintes textos e responda depois às questões colocadas. GRUPO I NOÇÃO GERAL DE ERGONOMIA

Leia com atenção os seguintes textos e responda depois às questões colocadas. GRUPO I NOÇÃO GERAL DE ERGONOMIA DIRECÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO DO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLA DE ARGANIL Escola Básica nº2 de Arganil CEF TIPO 3 (NÍVEL 2) Assistente / Práticas Administrativas - Ano Lectivo - 2009/2010 Módulo 1: Introdução

Leia mais

Utilização dos Instrumentos de Desenho Técnico e Normas

Utilização dos Instrumentos de Desenho Técnico e Normas Universidade Regional do Cariri Departamento de Construção Civil Cursos de Tecnologia em Construção Civil DESENHO TÉCNICO 1 - TE 069 Utilização dos Instrumentos de Desenho Técnico e Normas Julho 2015 Prof.ª

Leia mais

Vacinação segura: Administração de imunobiologicos via intramuscular, subcutânea e via oral Divep/Cei/Covedi Outubro/2014

Vacinação segura: Administração de imunobiologicos via intramuscular, subcutânea e via oral Divep/Cei/Covedi Outubro/2014 Reunião extraordinária com Coordenadores de Imunização, Comissão de Implantação da Vacina dtp(a)e Campanha com as vacinas Tríplice Viral e poliomielite 1,2,3 (atenuada) no SUS - Bahia Vacinação segura:

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA Diagnóstico Cinético-Funcional e Imaginologia: Membros Superiores, Cabeça e Tórax Unidade II OMBRO 1 2 3 4 5 Luxação anterior 6 Fratura de cabeça

Leia mais

PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA AO DESEMPENHO ESPORTIVO

PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA AO DESEMPENHO ESPORTIVO PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA AO DESEMPENHO ESPORTIVO Índice TESTE DE AGILIDADE... 3 TESTE DE IMPULSÃO HORIZONTAL... 4 TESTE DE IMPULSÃO VERTICAL (SARGENT JUMP TEST)... 5 TESTE

Leia mais

NDMAT Núcleo de Desenvolvimentos Matemáticos

NDMAT Núcleo de Desenvolvimentos Matemáticos 01) (UFPE) Uma ponte deve ser construída sobre um rio, unindo os pontos e B, como ilustrado na figura abaixo. Para calcular o comprimento B, escolhe-se um ponto C, na mesma margem em que B está, e medem-se

Leia mais

Fundamentos técnicos

Fundamentos técnicos 1 Fundamentos técnicos Controle de corpo Em toda modalidade esportiva é preciso que o iniciante domine seu próprio corpo em movimentos básicos como: saída rápida, parada brusca e mudança de direção. Dominar

Leia mais

Protocolos articulações dos MMII. Profº Cláudio Souza

Protocolos articulações dos MMII. Profº Cláudio Souza Protocolos articulações dos MMII Profº Cláudio Souza Indicações A tomografia computadorizada de articulações dos MMII (Membros inferiores), em 90% dos casos é para avaliação de descontinuidades, em sua

Leia mais

Levantamento Topográfico: é o conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais,

Levantamento Topográfico: é o conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, DIVISÃO DA TOPOGRAFIA Levantamento Topográfico: é o conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental

Leia mais

Movimentos do Corpo Humano e os Músculos que os realizam (categorizados por articulação)

Movimentos do Corpo Humano e os Músculos que os realizam (categorizados por articulação) Movimentos do Corpo Humano e os Músculos que os realizam (categorizados por articulação) Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Júnior TORNOZELO Dorsiflexão: Tibial Anterior O = côndilo lateral da tíbia I =

Leia mais

Edson Nazareno Sozinho de Souza*, Victor Carvalho dos Santos* e Domingos D Oliveira Cardoso** TECNOLOGIA

Edson Nazareno Sozinho de Souza*, Victor Carvalho dos Santos* e Domingos D Oliveira Cardoso** TECNOLOGIA TECNOLOGIA Escalonamento das correntes induzidas no corpo humano com braços elevados em ângulos diferentes exposto a campo elétrico de linha de alta tensão, por tipo de corrente e por condição do corpo

Leia mais

Capítulo. 11 Imobilização de fraturas. Conceitos Gerais de. Capítulo 11 Conceitos gerais de imobilização de fraturas 1. OBJETIVOS

Capítulo. 11 Imobilização de fraturas. Conceitos Gerais de. Capítulo 11 Conceitos gerais de imobilização de fraturas 1. OBJETIVOS Capítulo Conceitos Gerais de 11 Imobilização de fraturas 1. OBJETIVOS No final desta unidade modular formandos deverão ser capazes de: Listar e descrever as técnicas gerais e imobilização dos membros superiores

Leia mais

Precisão do fuso de esferas

Precisão do fuso de esferas Precisão do ângulo de avanço A precisão do fuso de esferas no ângulo de avanço é controlado de acordo com os padrões JIS (JIS B 1192-1997). As classes de precisão C0 a C5 são defi nidas na linearidade

Leia mais

MEDIDAS E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MOTORA

MEDIDAS E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MOTORA Escola de Educação Física e Esporte da USP Avaliação morfológica: peso, estatura, índice de massa corporal MEDIDAS E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MOTORA Profa. Dra. Maria Urbana P. B. Rondon 1º. Semestre/ 2017

Leia mais

EDITAL DE RETI-RATIFICAÇÃO N 005/2015 DO EDITAL DO CONCURSO PUBLICO MUNICIPAL

EDITAL DE RETI-RATIFICAÇÃO N 005/2015 DO EDITAL DO CONCURSO PUBLICO MUNICIPAL EDITAL DE RETI-RATIFICAÇÃO N 005/2015 DO EDITAL DO CONCURSO PUBLICO MUNICIPAL A PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABAIANA, ESTADO DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, faz saber que retifica o Edital

Leia mais

Concepção da Forma Arquitetônica_2 bares e restaurantes _ dimensionamento básico

Concepção da Forma Arquitetônica_2 bares e restaurantes _ dimensionamento básico Concepção da Forma Arquitetônica_2 bares e restaurantes _ dimensionamento básico fonte: PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Las Dimensiones en los Espacios Interiores. Mexico: Gustavo Gili, 1996 [1979]. Pg

Leia mais

Nome. Data. Tarefa C1. diferentes, folha de papel A3, fita-cola.

Nome. Data. Tarefa C1. diferentes, folha de papel A3, fita-cola. Tarefa C1 Material por grupo: palhinhas com diferentes padrões diferentes, folha de papel A3, fita-cola. e/ou cores, de três tamanhos Observa bem as palhinhas que estão em cima da mesa e pensa numa maneira

Leia mais

ANTROPOMETRIA DE ADULTOS. Disciplina: Av. Nutricional I Profª. Drª. Daniela Silveira Profª. Ms. Fany Govetri Sena Crispim

ANTROPOMETRIA DE ADULTOS. Disciplina: Av. Nutricional I Profª. Drª. Daniela Silveira Profª. Ms. Fany Govetri Sena Crispim ANTROPOMETRIA DE ADULTOS Disciplina: Av. Nutricional I Profª. Drª. Daniela Silveira Profª. Ms. Fany Govetri Sena Crispim COMPOSIÇÃO CORPORAL PRINCÍPIOS, TÉCNICAS E APLICAÇÕES A avaliação da composição

Leia mais

FIGUR,X 7.1 - Reflexo de Moro : (a) fase de extensão ; ( b) fase de flexão.

FIGUR,X 7.1 - Reflexo de Moro : (a) fase de extensão ; ( b) fase de flexão. CAPÍTULO 7 - Reflexos Infantis e Estereotipias Rítmicas 151 h FIGUR,X 7.1 - Reflexo de Moro : (a) fase de extensão ; ( b) fase de flexão. duas fases : a fase expressiva e a fase de sucção. Nafase expressiva

Leia mais

Educação Física 28 Prova Prática

Educação Física 28 Prova Prática AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação Prova de Equivalência à Frequência 2.º Ciclo do Ensino Básico 2015/2016 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Decreto -Lei nº 17/2016, de 4 de abril Aprovado

Leia mais

Questões Gerais de Geometria Plana

Questões Gerais de Geometria Plana Aula n ọ 0 Questões Gerais de Geometria Plana 01. Uma empresa produz tampas circulares de alumínio para tanques cilíndricos a partir de chapas quadradas de metros de lado, conforme a figura. Para 1 tampa

Leia mais

Alternativa: Em vez de usar o batente de uma porta, você pode segurar-se numa

Alternativa: Em vez de usar o batente de uma porta, você pode segurar-se numa 1. Músculos que movimentam o braço para a frente Músculo deltóide/porção ventral/m. peitoral maior. Função: Mover o braço levantado para a frente. Cruze as mãos atrás da nuca e segure-as contra a cabeça.

Leia mais

Doença do laptop dá dores nos punhos, cotovelos e costas

Doença do laptop dá dores nos punhos, cotovelos e costas Doença do laptop dá dores nos punhos, cotovelos e costas JULLIANE SILVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA PUBLICIDADE Recomendar 1.931 pessoas recomendam isso. O uso prolongado dos notebooks tem aumentado os

Leia mais

Stretch Out for Haemophilia and Exercise O seu guia de exercícios com faixas elásticas

Stretch Out for Haemophilia and Exercise O seu guia de exercícios com faixas elásticas Stretch Out for Haemophilia and Exercise O seu guia de exercícios com faixas elásticas Este folheto foi criado pela equipe do Projeto NNHF Brasil 2 Estes exercícios podem ajudá-lo a melhorar força e mobilidade,

Leia mais

Escalas ESCALAS COTAGEM

Escalas ESCALAS COTAGEM Escalas Antes de representar objectos, modelos, peças, etc. Deve-se estudar o seu tamanho real. Tamanho real é a grandeza que as coisas têm na realidade. Existem coisas que podem ser representadas no papel

Leia mais

MARCHA ATLÉTICA. Da sensibilização geral ao treino de jovens. ZéEduardo, Centro de Formação da Zona Centro: Covilhã, 21/Nov/2009

MARCHA ATLÉTICA. Da sensibilização geral ao treino de jovens. ZéEduardo, Centro de Formação da Zona Centro: Covilhã, 21/Nov/2009 MARCHA ATLÉTICA Da sensibilização geral ao treino de jovens 1 DEFINIÇÃO DE MARCHA ATLÉTICA REGRA 230 (Regulamento Geral de Competições) 1. A marcha atlética é uma forma de progressão por passos na qual

Leia mais

CANAIS E COLATERAIS ( 經 絡 ) (JING LUO)

CANAIS E COLATERAIS ( 經 絡 ) (JING LUO) CANAIS E COLATERAIS ( 經 絡 ) (JING LUO) MERIDIANOS PRINCIPAIS (ORDINÁRIOS) (JING MAI) MERIDIANOS DISTINTOS (DIVERGENTES) (JING BIE) MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS (CURIOSOS OU MARAVILHOSOS) (BA MAI) MERIDIANOS

Leia mais

Representação de rugosidade

Representação de rugosidade Representação de rugosidade A UU L AL A Existem vários tipos de superfície de peças. Qual o melhor meio para identificar rapidamente cada um desses tipos e o estado das superfícies? Essa questão foi resolvida

Leia mais

summer edition vol. 2 home workout

summer edition vol. 2 home workout summer edition vol. 2 home workout My secret O que é? O MIB - Made in Brasil é caracterizado por ser um produto simples, divertido e eficaz, usando músicas brasileiras. É uma aula pré-coreografada de tonificação

Leia mais

Minicurso: Aspectos Metodológicos e Operacionais da PNDS 2006. Antropometria

Minicurso: Aspectos Metodológicos e Operacionais da PNDS 2006. Antropometria Minicurso: Aspectos Metodológicos e Operacionais da PNDS 2006 Antropometria Medidas antropométricas Mulheres de 15 a 49 anos Peso; Altura (Estatura); Circunferência da cintura. Medidas antropométricas

Leia mais

Avaliação ergonômica do sistema bicicleta-usuário do modelo Barra Circular da Monark

Avaliação ergonômica do sistema bicicleta-usuário do modelo Barra Circular da Monark Avaliação ergonômica do sistema bicicleta-usuário do modelo Barra Circular da Monark Ivanildo Fernandes Araujo (GPERGO/UAEP/UFCG) ifaraujo@uol.com.br José de Arimatéa Ramos (GPERGO/UAEP/UFCG) ari.rr@bol.com.br

Leia mais

Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços - SIAD Catálogo de Materiais e Serviços - CATMAS KIT ENXOVAL PARA RECÉM-NASCIDOS

Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços - SIAD Catálogo de Materiais e Serviços - CATMAS KIT ENXOVAL PARA RECÉM-NASCIDOS KIT ENXOVAL PARA RECÉM-NASCIDOS ESPECIFICAÇÕES: KIT ENXOVAL PARA RECÉM-NASCIDOS COMPOSTO DE: - 01 cobertor; - 02 macacões curtos tipo short; - 02 conjuntos tipo pagão; - 02 gorros de moletom; - 02 calças

Leia mais

01. (UECE-1996) Um menino, parado em relação ao solo, vê sua imagem em um espelho plano E colocado à parede traseira de um ônibus.

01. (UECE-1996) Um menino, parado em relação ao solo, vê sua imagem em um espelho plano E colocado à parede traseira de um ônibus. Óptica Geométrica 3 o Ano - Lista exercícios sobre espelhos planos 01. (UECE-1996) Um menino, parado em relação ao solo, vê sua imagem em um espelho plano E colocado à parede traseira de um ônibus. Se

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 5º Ano

Planificação Anual de Matemática 5º Ano Planificação Anual de Matemática 5º Ano DOMÍNI OS CONTEÚDOS METAS AULA S Números naturais Compreender as propriedades e regras das operações e usá-las no cálculo. Propriedades das operações e regras operatórias:

Leia mais