Gestão de Pequenas e Médias Empresas de Tecnologia TRANSFORMANDO IDÉIAS EM NEGÓCIOS TECNOLÓGICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão de Pequenas e Médias Empresas de Tecnologia TRANSFORMANDO IDÉIAS EM NEGÓCIOS TECNOLÓGICOS"

Transcrição

1 Gestão de Pequenas e Médias Empresas de Tecnologia TRANSFORMANDO IDÉIAS EM NEGÓCIOS TECNOLÓGICOS Setembro de 2006

2 Apresentação Antonio Valerio Netto, 34 anos o o o o o o Fundador da empresa Cientistas Associados Desenvolvimento Tecnológico em 2003; Atua como gerente da divisão o de tecnologia e dos departamentos de marketing e inteligência ncia de mercado,, e gestão de pessoas; Doze meses como consultor de novas tecnologias da T-SystemsT Systems, empresa do grupo Deutsche Telekom; ; Dois anos como consultor de tecnologia da Debis Humaitá,, empresa do grupo DaimlerChrysler; Cinco anos como engenheiro de desenvolvimento da Opto Eletrônica S.A.; Entre 2003 e 2005 foi consultor do programa SebraeTec do Sebrae- SP, diretor da seçã ção o Brasil do International Council for Small Business (ICSB) e professor de Tecnologias Emergentes e Postura Empreendedora do curso MBA Negócios em Tecnologia da Informaçã ção da Universidade Federal de São S o Carlos (UFSCar); Doutor em Computaçã ção o pela USP, Mestre em engenharia pela USP, Graduaçã ção o em computaçã ção o pela UFSCar e Técnico T em informática industrial pela ETEP; Atualmente, cursa o último semestre do MBA em Marketing da FUNDACE (FEA-RP/USP); Possui em torno de 72 publicaçõ ções, sendo dois livros; Recebeu prêmios e mençõ ções honrosas, como a de melhor artigo na categoria Projetos, dad Society of Automotive Engineer (SAE), 2001.

3 Dinâmica Objetivo: Escrever em um folha sulfite o Nome completo, idade, última formaçã ção o acadêmica; o Empresa que trabalha, cargo ocupado, quantas pessoas lidera na empresa, quanto tempo está na empresa; o Poder de decisão o na empresa: (alto,, médiom ou baixo); o Sua maior ambiçã ção o profissional; Tempo para executar: 5 minutos.

4 Objetivo do curso Aprimorar conhecimentos teóricos e práticos a respeito de estratégias e recursos a serem utilizados na gestão o de uma empresa de base tecnológica, oferecendo subsídios aos gerentes e lideres para que os mesmos estejam preparados para negociar as mais diversas situaçõ ções sem comprometer os objetivos e o desempenho da organizaçã ção.

5 Estrutura do Módulo

6 Dinâmica Objetivo: Utilize quatro retas para passar por todos os nove pontos sem tirar a caneta do papel; Tempo para executar: 5 minutos; Prêmio: Primeiro a conseguir ganha um brinde.

7 Visão o estratégica dos empresários rios Fonte Sebrae - Base: 430 respondentes

8 Visão o estratégica dos empresários rios Índice de permanência ncia das MPEs no mercado 100% 75% 68% 56% 44% 37% 29% 50% 25% 32% 44% 56% 63% 71% 0% Empr. com 1 ano (fund. em 1999) Empr. com 2 anos (fund. em 1998) Empr. com 3 anos (fund. em 1997) Empr. com 4 anos (fund. em 1996) Empr. com 5 anos (fund. em 1995) empresas encerradas empresas em atividade Fonte: SEBRAE-SP/FIPE (rastreamento realizado em nov/dez 2000)

9 Visão o estratégica dos empresários rios O baixo índice de permanência ncia em grande parte está associado: o Deficiências no planejamento e gestão; o Dificuldades de acesso ao crédito; o Problemas pessoais; o Mercado consumidor retraído do; o Acirramento da concorrência ncia; o Pressão o de custos; o Ambiente desfavorável vel.

10 Dinâmica Objetivo: Ao longo do dia, mudar de assento na classe de aula a cada 50 minutos sendo que não n pode ocupar um local que jáj ocupou no passado; Auxílio: Escolha de uma pessoa da classe para monitorar o tempo; Tempo para executar: 2 minutos para cada mudança.

11 O que não n é desafio na gestão Ao longo do negócio cio Nunca perder o foco no que realmente é importante se distraindo com tarefas operacionais

12 Desenvolvimento da visão estratégica o Missão o e visão o do negócio; o Estabelecimento de objetivos (de desempenho; financeiros; médio m e longo prazo); o Necessidade de objetivos em todos os níveis n de gerenciamento.

13 Dinâmica Objetivo: Escrever em um folha sulfite o A missão o atual da sua empresa; o A visão o atual da sua empresa; o Descreva a missão o e visão o que você entende que a empresa que atua deveria ter para ser vencedora; o Você sabe citar os objetivos a médio m e longo prazo da sua empresa; o Caso você entenda que a missão o e a visão o da empresa não n estão o sendo atingidos, descreva em um parágrafo do porque isto não n o está acontecendo; Tempo para executar: 10 minutos.

14 Desenvolvimento da visão estratégica o O propósito e os benefícios da criaçã ção o de uma estratégia organizacional focada em resultados; o Responsáveis pela sua implementaçã ção o e execuçã ção; o Análise da situaçã ção o Pontos fortes e fracos da empresa (SWOT); o Oportunidades e ameaças as externas (SWOT); o Capacidade competitiva; o Ambiçõ ções; filosofias de negócio cio; crenças; o Valores compartilhados e cultura da empresa.

15 Estratégias de negociação QUEM É O MEU CLIENTE?? o Diretamente ligado ao produto ou serviço; o Foco na soluçã ção o dos problemas do cliente; o Custos fixos e variáveis veis para prover soluçõ ções a este cliente.

16 Dinâmica Objetivo: Escrever em um folha sulfite o Monte uma tabela com os pontos fortes e fracos da sua empresa; o Monte uma tabela com as oportunidades e ameaças as externas que sua empresa possui; o Quem são s o os clientes da sua empresa? o Cite qual o maior destaque da sua empresa; o Cite qual o item que da a empresa menor competitividade; Tempo para executar: 10 minutos.

17 Análise da situação Vendas ($) = f (PEST; concorrentes; 4 P s) P Variáveis incontroláveis (externa): PEST = Fatores político tico-legais, econômico mico-naturais, socio culturais e tecnológicos. Concorrentes. Estratégicos: Produtos; Comunicaçã ção; Canais de distribuiçã ção; Força de vendas; Preço.

18 Variáveis incontroláveis

19 Variáveis estratégicas

20 Entendimento das ações Porque as empresas falham em fechar negócios? ofornecem serviços comuns (concorrência) ncia); omá identidade visual; omá apresentaçã ção o dos consultores; onão o sabem precificar seus produtos (o que é de graça não o tem valor); onão o se adequam às s metodologias de desenvolvimento do clientes; oconsideram o cumprimento às s regras dos clientes como aumento de custo ou complicaçã ção; onão o possuem uma metodologia ou processos internos de qualidade.

21 Entendimento das ações Porque as empresas falham em fechar negócios? onão o transmitem confiança a com relaçã ção o ao gerenciamento interno dos projetos; odependências ncias exagerada com relaçã ção o a poucos clientes; ousam tecnologias estranhas ao ambiente das empresas ou consideradas pouco profissionais ; ofalam mal de outras empresas; onão o conseguem comprovar qual o valor agregado aos seus produtos.

22 Entendimento das ações Porque as empresas conseguem fechar negócios? onão o cometem os erros anteriores; oassumem riscos junto com o cliente; oremuneração o atrelada a resultados; otem um patamar claro para o preço o dos seus serviços; onão o aceitam fechar negócio a qualquer custo; otem uma política clara de pré-venda e investem nisso; oprofissionais extremamente bem qualificados. Conceito chave : Easy To Do Business With

23 Estratégias para o crescimento

24 Dinâmica Objetivo: Escrever em um folha sulfite o Monte a tabela com as variáveis veis incontraláveis referentes a sua empresa; o Caso exista, cite o principal motivo do porque sua empresa não o consegue fechar negócios; o Cite cinco motivos do porque sua empresa consegue fechar negócios; o Destaque um item do planejamento estratégico da sua empresa; o Destaque um item do planejamento de marketing da sua empresa; Tempo para executar: 151 minutos.

25 Motivação... Quando sopram os ventos da mudança, alguns constroem abrigos e se colocam a salvo; outros constroem moinhos e ficam ricos. Claus Möller

26 Contato Antonio Valerio Netto, Dr. Dúvidas, entre em contato! Rua Alfredo Lopes, 1717 Vila Elisabeth - CEP: São o Carlos, SP, Brasil Telefone: Fax: Agradecimento

27 Estrutura do Módulo

28 Dinâmica Objetivo: Dividir a classe em equipes de três s ou quatro pessoas para realizar a dinâmica; Enunciado: Com as três s palavras fornecidas, a equipe deve criar uma frase até 15 palavras, com sentido completo. Palavras de até duas letras não n o contam. Pode-se flexionar as palavras e a frase deve ser a expressão o de um conceito, relato ou afirmaçã ção qualquer; Tempo para executar: 10 minutos; Vencedor: Equipe com a frase mais criativa (votaçã ção) o); Palavras: Panqueca, Computador, Íntimo.

29 Cinco forças do Porter

30 Processo de decisão de compra

31 Processo de decisão de compra

32 Dinâmica Objetivo: Escrever em um folha sulfite o Monte as cinco forças do Porter para um produto ou serviço o da sua empresa; o Monte a tabela de decisão o de compras para este mesmo produto ou serviço; Tempo para executar: 15 minutos.

33 PGEM

34 PGEM

35 Rede da empresa

36 PGEM

37 Concorrência

38 Dinâmica Objetivo: Escrever em um folha sulfite o Desenhe a rede da empresa que você trabalha; o Descreva as três s características principais do seu maior concorrente; o Cite uma estratégia para poder superá-lo lo; Tempo para executar: 15 minutos; Ação: Escolha de um aluno para Apresentaçã ção o para classe.

39 Mix ou compostos de marketing Combinação de bens e serviços que a empresa oferece ao mercado-alvo Produto Atividades que comunicam os pontos fortes do produto e convencem os clientesalvo a comprá-lo Promoção Mercadosalvo (segmentação e diferenciação) Posicionamento pretendido Quantia de dinheiro que os clientes têm de pagar para obter um produto Preço Atividades da empresa que tornam o produto disponível aos consumidoresalvo Praça

40 PGEM

41 Dinâmica Objetivo: Dividir a classe em equipes de três s ou quatro pessoas para realizar a dinâmica; Enunciado: Um produto de tecnologia, um primário rio e um intermediário. rio. Usem a imaginaçã ção o para associá-los los, criando um novo produto ou serviço o que use exatamente os três, ligados em um sós conjunto. Descreva o produto novo em no máximo m três s linhas; Tempo para executar: 151 minutos; Vencedor: Equipe com o melhor produto (votaçã ção); Produtos: Telefone, Laranja e Corda.

42 PGEM

43 Fatores influenciadores

44 Principais ferramentas

45 Dinâmica Objetivo: Com a mesma equipe, realizar o plano de Promoçã ção o para alcançar ar os clientes do produto ou serviço o desenvolvido na dinâmica anterior; Tempo para executar: 15 minutos.

46 PGEM

47 PGEM

48 Força de vendas

49 Força de vendas

50 Dinâmica Objetivo: Com a mesma equipe, definir a estratégia da Praça a para alcançar ar os clientes do produto ou serviço desenvolvido na dinâmica anterior; Tempo para executar: 151 minutos.

51 PGEM

52 Precificação

53 Elasticidade da demanda

54 Método de determinaçã ção o de preços

55 Estratégias de adequaçã ção o de preços

56 Dinâmica Objetivo: Com a mesma equipe, definir a política de Preços para alcançar ar os clientes do produto ou serviço desenvolvido na dinâmica anterior; Tempo para executar: 15 minutos; Ação: Escolha de uma equipe para realizar a apresentaçã ção o dos 4P s para a classe.

57 Motivação... O rio atinge seu objetivo porque aprendeu a desviar dos obstáculos. Lao-tsé

58 Contato Antonio Valerio Netto, Dr. Dúvidas, entre em contato! Rua Alfredo Lopes, 1717 Vila Elisabeth - CEP: São o Carlos, SP, Brasil Telefone: Fax: Agradecimento

59 Estrutura do Módulo

60 Dinâmica Objetivo: Dividir a classe em equipes de três s ou quatro pessoas para realizar a dinâmica; Enunciado: O grupo irá escrever uma estória com o tema decidido na classe. Cada um irá escrever uma parte do texto em rodízio, isto é,, a cada 60 segundos o professor dád o sinal de fim de tempo, a pessoa para de escrever onde estiver e passa a estória para o outro membro da equipe; Tempo para executar: 10 minutos; Vencedor: Equipe com a estória mais criativa (votaçã ção).

61 Informações importantes

62 Decisão de mercado o o o o Segmentaçã ção o de mercado: : processo de dividir o mercado em grupos de compradores (segmentos) com diferentes necessidades, características ou comportamentos; Definiçã ção o do mercado-alvo: alvo: avaliar a atratividade de cada segmento de mercado e selecionar um ou mais segmentos para entrar; Diferenciaçã ção: o que permite destacar o produto entre os seus concorrentes; Posicionamento de mercado: fazer com que um produto ocupe um lugar claro, distinto e desejável na mente dos consumidores-alvo em relaçã ção o aos produtos concorrentes.

63 Segmentação

64 Diferenciação

65 Posicionamento Líder de Mercado Desafiantes de Mercado A estratégia que uma empresa adota depende de sua posição no setor Buscadoras de Nicho Seguidoras de Mercado

66 Posicionamento Empresa com a maior participação de mercado Empresas que lutam para aumentar a participação de mercado Expandir o mercado total Proteger a participação de mercado Atacar a líder de mercado Evitar a líder de mercado Expandir a participação de mercado Atacar outras empresas Adquirir empresas menores

67 Posicionamento Empresas que querem manter sua participação sem desafiar a líder Seguir de perto Seguir a distância Empresas que servem pequenos segmentos de mercado Especialista Especialista em em determinado usuário final porte de cliente Especialista Especialista Especialista em mercado em preço/ em serviços geográfico qualidade

68 Dinâmica Objetivo: Escrever em um folha sulfite o Defina a segmentaçã ção, diferenciaçã ção o e posicionamento da sua empresa; o Qual das decisões es de mercado que sua empresa possui é a mais fraca em sua opinião. o. Sugira a modificaçã ção o para fortalecer; Tempo para executar: 15 minutos.

69 Ciclo de vida do produto

70 Estágio de introdução Vendas Custos Lucros Marketing Produto Preço Distribuição Propaganda Baixas vendas Alto custo por cliente Negativos ou baixos Criar consciência do produto e induzir a experimentação Oferecer uma versão básica Geralmente é alto Desenvolver distribuição seletiva Construir conscientização de produto entre adotantes imediatos e distribuidores

71 Estágio de crescimento Vendas Custos Lucros Marketing Produto Preço Distribuição Propaganda Vendas se expandindo rapidamente Custo médio por cliente Lucros crescentes Maximizar a participação de mercado Oferecer novas características ao produto, atendimento e garantia Preço para penetrar no mercado Desenvolver distribuição intensiva Conscientização do produto e interesse no mercado de massa

72 Estágio de maturidade Vendas Custos Lucros Marketing Produto Preço Distribuição Propaganda Pico das vendas Baixo custo por cliente Altos lucros, então lucros mais baixos Maximizar os lucros enquanto defende a participação de mercado Diversificar marcas e modelos Preço equivalente ao da concorrência Distribuição mais intensiva Reforçar as diferenças de marcas e benefícios

73 Estágio de maturidade A empresa tenta aumentar o consumo do produto atual. Mudar as características tais como qualidade, desempenho ou estilo para atrair novos usuários. A empresa tenta melhorar as vendas alterando um ou mais elementos do mix de marketing.

74 Estágio de declínio Vendas Custos Lucros Marketing Produto Preço Distribuição Propaganda Vendas em declínio Baixo custo por cliente Lucros declinantes Reduzir gastos e tirar o máximo da marca Eliminar modelos fracos Reduzir preço Ser seletivo: eliminar pontos-de-venda não lucrativos Reduzir ao nível necessário para reter clientes fiéis e convictos

75 Portfólio de negócios O portfólio de negócios é o conjunto de negócios e produtos que constituem a empresa. A empresa deve: o analisar seu portfólio de negócios atual; o decidir quais negócios devem receber mais,menos ou nenhum investimento; o desenvolver estratégias de crescimento para adicionar novos produtos ou negócios ao portfólio lio.

76 Análise de portfólio - BCG Taxa de crescimento do mercado Baixa Alta Participação de mercado relativa Grande Pequena Estrela Alto crescimento e participação Potencial de lucros Pode necessitar de pesados investimentos para crescer Vaca Leiteira Baixo Baixo crescimento e alta alta participação Negócio Negócio estabelecido e bem-sucedidas Geram Geram boa boa quantia quantia de de dinheiro dinheiro Criança-problema Grande Grande crescimento, pequena participação Transformar em em estrela estrela ou ou abandonar Requerem dinheiro para para manter manter participação Abacaxi Baixo Baixo crescimento e pequena participação Baixo Baixo potencial de de lucros lucros?

77 Dinâmica Objetivo: Tarefa individual que consiste em descobrir qual foi o último aluno inscrito no curso; Tempo para executar: 8 minutos; Tempo para explicar a dinâmica: 5 minutos; Vencedor: Aluno que realizar a tarefa corretamente em menos tempo.

78 Etapas da pesquisa de mercado odefinir o problema (o que realmente se precisa saber); odefinir a Populaçã ção o (a quem consultar); odeterminar a técnica t de abordagem (como perguntar); oelaborar a abordagem (desenvolver o instrumento de coleta de informaçõ ções; questionário); otrabalho de campo (agendamento das entrevistas e aplicaçã ção o do questionário); opreparação o e análise dos dados (tabulaçã ção o dos dados, tratamento estatístico stico e elaboraçã ção o do relatório); rio); ointerpretação o dos resultados para a tomada de decisão.

79 Informação privilegiada Os gerentes não n o precisam de mais informaçõ ções, eles precisam de melhores informaçõ ções.

80 Geração das informações Dados internos Inteligência de Mercado Pesquisa de Mercado Agrupamento computadorizado de informações obtidas a partir de fontes de dentro da empresa. Coleta e a análise sistemáticas de um conjunto de informações disponíveis sobre concorrentes e eventos. Elaboração, a coleta, a análise e a edição de relatórios sistemáticos de dados relevantes sobre uma situação específica.

81 Geração das informações Pesquisa exploratória Coletar informações preliminares que ajudarão a definir o problema e a sugerir hipóteses. Pesquisa descritiva Apontar elementos, como o potencial do mercado para determinado produto ou os dados demográficos e as atitudes dos consumidores. Pesquisa casual Testar hipóteses sobre as relações causa/efeito.

82 Coleta das informações Informações que já existem em algum lugar. Obtidas mais rapidamente, custo mais baixo. Podem não ser dados úteis. Ambas devem ser: Relevantes Precisas Atuais Imparciais Informações coletadas para o propósito em questão.

83 Coleta das informações Pesquisa por observação Coletar dados primários observando pessoas, ações e situações relevantes. Abordagens de pesquisa Levantamento Perguntas sobre as atitudes, as preferências, o grau de conhecimento ou comportamento de compra das pessoas. Pesquisa Experimental Seleção de grupos para determinar as relações de causa e feito.

84 Coleta das informações Correio Telefone Entrevista Internet Pessoal Flexibilidade Fraca Boa Excelente Boa Quantidade de dados que podem ser coletados Controle das interferências do entrevistador Controle sobre a amostra Rapidez na coleta de dados Taxa de resposta Boa Razoável Excelente Boa Excelent e Razoável Fraco Razoável Razoável Excelente Razoável Fraco Fraca Excelente Boa Excelente Razoável Boa Boa Boa Custo Bom Razoável Fraco Excelente

85 Dinâmica Objetivo: Dividir a classe em duas equipes e posteriormente, cada equipe deve descobrir qual o aluno que tem o carro mais antigo (ano) da turma; Tempo para realizar o brainstorm: 8 minutos; Tempo para executar a pesquisa: 7 minutos; Vencedor: Equipe que realizar a tarefa corretamente em menos tempo.

86 Motivação... Quem não sabe o que procura, não pode interpretar o que encontra. Provérbio popular

87 Contato Antonio Valerio Netto, Dr. Dúvidas, entre em contato! Rua Alfredo Lopes, 1717 Vila Elisabeth - CEP: São o Carlos, SP, Brasil Telefone: Fax: Agradecimento

88 Estrutura do Módulo

89 Dinâmica Objetivo: Dividir em quatro equipes para realizar a dinâmica do X na parede; Tempo para executar: 6 minutos para cada equipe realizar a tarefa separadamente; Tempo para explicar a dinâmica: 151 minutos; Vencedor: Equipe que solucionar a tarefa em menos tempo.

90 Cultura organizacional CUSTO PRAZO QUALIDADE FOCO NA META SIMPLICIDADE DISCIPLINA RECURSOS PROCESSOS CONHECIMENTO Esses pilares orientam como realizar as ações necessárias para atingir os resultados esperados no planejamento estratégico

91 Atividade Empreendedora o Atitude pessoal de inquietaçã ção, ousadia e proatividade na relaçã ção o com o mundo; o Competência desenvolvida por características pessoais, pela cultura e pelo ambiente; o Condiciona a interferência ncia criativa e realizadora no contexto, em busca de ganhos econômicos e sociais. FOCO: COMPETÊNCIAS! NO DESENVOLVIMENTO DE COMPET Deve agregar valor econômico para a organizaçã ção o e valor social para o indivíduo. duo.

92 Empreendedor de PEBT o Excelentes especialistas em engenharia ou computaçã ção, porém com grande dificuldade de exercer tarefas, ou mesmo, liderança a nas várias áreas que uma empresa exige para se consolidar (financeiro, marketing, jurídico, negócios, inteligência ncia de mercado, etc).

93 Empreendedor CINCO MITOS: o Todo empresário rio de MPE é empreendedor; o Empreendedorismo não n o tem a ver com grande empresas; o Um empreendedor está sempre na posiçã ção o mais elevada da hierarquia; o Um empregado não n o pode ser considerado empreendedor; o O empreendedorismo sós se manifesta na criaçã ção o de novas empresas.

94 Tipos de Empreendedor HOBBYSTA o Utiliza sua energia e o tempo livre aos negócios e, freqüentemente, entemente, têm t m outro emprego oficial ; o Estão o sempre divididos entre atividades que requerem lógicas operacionais distintas; o Em seus empregos oficiais,, trabalham em um nível n relativamente baixo, na melhor das hipóteses intermediário rio; o Não o tem de resolver problemas complexos, nem tomar decisões es de impacto. Em funçã ção o disso, não n o aprendem com a experiência como distinguir entre os diferentes níveis de tomada de decisões. es.

95 Tipos de Empreendedor LENHADOR o O mesmo sente-se perdendo tempo quando tem de falar com outras pessoas; o É ambicioso, tem aptidão o para o trabalho duro e não n tem hora para parar; o Quando trabalhava para um empregador, produzia o dobro dos outros, por isto, acabou convencendo-se de que deveria trabalhar para si próprio prio; o Prefere pessoas que trabalhem durante muitas horas como ele faz; o O lenhador é o tipo mais comum de proprietário rio-gerente de pequenos e médios m negócios.

96 Tipos de Empreendedor SEDUTOR o Entrega-se de corpo e alma aos negócios, mas seu entusiasmo nunca duro muito. Lança a negócios e logo os vendem; o Gosta que tudo aconteça a rápido r e é capaz de avaliar os pontos fortes e fracos de uma empresa e o seu mercado potencial com precisão; o É muito sociável e possui uma rede de contatos que pode ajudá-lo em seu negócio cio; o Caso o trabalho não n o esteja em constante movimento, o sedutor perde o interesse e começa a a dispersar perdendo o foco.

97 Tipos de Empreendedor JOGADOR o Encara a empresa como um suporte financeiro, um meio de ganhar o suficiente para fazer o que realmente quer da vida; o Freqüentemente, entemente, escolherá campos de atuaçã ção sazonais ou cíclicos, c clicos, em que trabalhe muito durante certos períodos, mas não n o durante outros; o Não o está emocionalmente comprometido com o que faz; o O negócio é visto como um meio, isto é,, busca limitar o que faz ao que é lucrativo, para que possa dedicar-se mais tempo às s atividades que realmente aprecia.

98 Tipos de Empreendedor CONVERTIDO o Vinha procurando por anos aquilo que verdadeiramente faria com que se realizasse e utilizasse seu verdadeiro potencial e, finalmente, encontrou; o O convertido construiu uma lógica l que explica tudo o que acontece à sua volta; o Ele prefere realizar as açõa ções ao invés s de verificar os resultados; o Vê a si mesmo como pessoa capacitada e senti que tem o dever de estender suas habilidades à sociedade; o Gosta de estar no controle, tem dificuldade em delegar, pelo menos até que uma outra pessoa prove ser merecedora de sua confiança. a.

99 Tipos de Empreendedor MISSIONÁRIO o Normalmente inicia seu negócio sozinho ou compra um negócio de terceiros e realiza nele mudanças as substanciais; o Conhece bem o produto e o mercado que trabalha; o De certa forma, o missionário é o convertido que atingiu determinada maturidade e está menos envolvido emocionalmente; o Conseguiu enxergar o negócio com uma visão o mais abrangente e mais clara, melhorando o foco e atentando para os resultados; o Geralmente, organiza os negócios com relativa rapidez, de tal modo que, mesmo quando bem pequenos, possa funcionar sem ele, ou pelo menos sem a sua presença a diária ria; o Delegam ao máximo, m caso o colaborador não n o compartilha do mesmo credo ou não n o quer se comprometer totalmente, dificilmente terá oportunidade na empresa.

100 Dinâmica Objetivo: Escrever em um folha sulfite o Qual o tipo de empreendedor que você se qualifica ou mais se identifica (pode ser mais de um); o Caso tenha um líder l superior (dono da empresa, etc) ou sócio, qual o tipo de empreendedor você entende que ele se qualifica; o Qual o tipo de empreendedor que você tem menos interesse ou afinidade de trabalhar; Tempo para executar: 5 minutos. Ação: A classe será agrupada de acordo com os tipos de empreendedores que se auto definiram.

101 Estratégia de gestão de pessoas GESTÃO DE PESSOAS COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA o Como gerir pessoal altamente qualificado em uma pequena estrutura; o Aspectos motivacionais relacionados à equipe técnica; t o Gestão o de competências.

102 Estratégia de gestão de pessoas AGREGAR & MANTER TALENTOS

103 Tipos de Prontidão APRENDIZES o Manter um controle rigoroso sobre as açõa ções do aprendiz; o Criar oportunidades para que ele possa ser treinado tecnicamente, contudo deve manter uma supervisão muito próxima das açõa ções que estão o sendo realizadas; o Não o deve existir muita flexibilidade de horários rios com relaçã ção à entrada e saída diária da empresa e nenhum tipo de regalia inicial; o Aprendiz é o estágio inicial do colaborador junto à empresa; o Período que a cultura que se deseja transmitir ao indivíduo duo é mais oportuno.

104 Tipos de Prontidão FRIOS o Empresa necessita do seu conhecimento técnico t e de sua experiência adquirida no decorrer dos anos, mas seu senso de lealdade é muito baixo, falta-lhe lhe o envolvimento emocional; o Necessário que os lideres da empresa criem mecanismos para envolver este colaborador em processos decisórios e apresentar uma visão o onde ele não n é apenas mais uma engrenagem da máquina; m o É importante encorajá-lo a ter aspiraçõ ções mais complexas junto à empresa, pois somente desta forma, poderá mantê-lo na pequena estrutura da empresa.

105 Tipos de Prontidão POTENCIAIS o Chamados diamantes a serem lapidados,, isto é,, apesar de serem inexperientes tecnicamente, possuem aspiraçõ ções complexas junto à empresa; o Promover treinamento ao logo dos anos e coordená-los passando instruçõ ções bem claras para que eles possam realizar corretamente seus trabalhos; o Acompanhamento técnico t deve ser realizado bem próximo, como realizado com o Aprendiz; o Fazê-lo se envolver nos processos decisórios da empresa de acordo com a experiência profissional que ele adquire no decorrer dos anos.

106 Tipos de Prontidão EMPREENDEDORES o Parceria está relacionada a permitir que o empreendedor compartilhe das decisões es da empresa; o Autonomia é permitir que o colaborador possa tomar decisões es técnicas t para o desenvolvimento do projeto; o Desafios, é proporcionar ao colaborador as tarefas que ele sinta-se se instigado a dar o seu melhor; o Participaçã ção, está ligado diretamente ao reconhecimento e a remuneraçã ção. Não N o reconhecer este colaborador por meio de benefícios diretos (dinheiro, oportunidades de sociedade, cargos de liderança, a, etc.) em questão o de tempo, o mesmo abandonará a empresa.

107 Dinâmica Objetivo: Escrever em um folha sulfite o Qual o tipo de prontidão o que você se qualifica ou mais se identifica (somente um); o Caso tenha um líder l superior (dono da empresa, etc) ou sócio, qual o tipo de prontidão o que você entende que ele se qualifica; o Qual o tipo de prontidão o que você tem menos interesse ou afinidade de trabalhar; Tempo para executar: 5 minutos; Ação: A classe será reagrupada de acordo com os tipos de prontidão o que se auto definiram.

108 Motivação gestão de pessoas ERG (sigla em inglês s para as palavras Existência, Relacionamento e Crescimento) o Existência que se refere aos requisitos materiais básicos, b que incluem fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades corporais, além m da segurança a e proteçã ção contra danos físicos f e emocionais; o Relacionamento está vinculada ao desejo de manter importantes relaçõ ções interpessoais. Esta sociabilidade precisa da interaçã ção o com outras pessoas para ser atendido.. IncluiI afeiçã ção, aceitaçã ção, amizade e sensaçã ção de pertencer a um grupo, além m de fatores externos de estima, como status, reconhecimento e atençã ção;

109 Motivação gestão de pessoas o Crescimento está relacionada a um desejo intrínseco nseco de desenvolvimento pessoal. Isto inclui fatores internos de estima como respeito próprio, prio, realizaçã ção, autonomia, auto-desenvolvimento e alcance do próprio prio potencial. A teoria não n o assume a existência de uma hierarquia rígida na qual uma necessidade de nível n mais baixo tenha de e ser satisfeita substancialmente antes de se poder seguir em diante. As s três s categorias podem estar operando simultaneamente.

110 Motivação gestão de pessoas o A teoria ERG possui também m uma dimensão o de frustraçã ção-regressão, isto é,, quando uma necessidade de nível alto é frustrada, cresce o desejo de atender a uma necessidade de nível n baixo; o A incapacidade de satisfazer a necessidade de interaçã ção social, por exemplo, pode aumentar o desejo de ganhar mais dinheiro ou de ter melhores condiçõ ções de trabalho.

111 Dinâmica Objetivo: Escrever em um folha sulfite o Monte um gráfico de barras de 1 a 10 para cada um dos itens do ERG e, posteriormente, mensure o seu estado de espírito atual nestas três s barras; o Caso tenha um líder l superior (dono da empresa, etc) ou sócio, faça a o mesmo exercício cio tomando ele como referência; o Apresente qual o nível n das três s barras que você tem menos interesse ou afinidade de trabalhar; Tempo para executar: 5 minutos.

112 Atores existentes na empresa

113 Papel do Líder CONHECIMENTO HARMONIA ORGANIZAÇÃO PRAZO MEDIADOR

114 Paradigmas em gestão de pessoas DE PARA - Recurso humano Capital intelectual - Capital humano - Talento - Mão de obra Coração - emoção de obra - Funcionário - operário Colaborador - parceiro - Chefia - encarregado Liderança - Gestor de pessoas - Tarefas - procedimentos Conhecimentos - competências - habilidades - Valor do cargo Valor das pessoas - Especialista Multifuncional - polivalente

115 Gestão da competência GESTÃO DA DA GESTÃO DA DA COMPETÊNCIA GESTÃO DA DA QUALIDADE EFICÁCIA GESTÃO DA DA EFICIÊNCIA O movimento de Gestão de Competências é o primeiro a valorizar as pessoas

116 Dinâmica Objetivo: Escrever em um folha sulfite o Três s características que uma pessoa deve ter para possuir uma postura empreendedora; o Cinco características que uma pessoa não n o deve ter para possuir uma postura empreendedora; o No outro lado da folha: o Sete características para quem você emprestaria seu dinheiro para a realizaçã ção o de um empreendimento; o Existe alguém m na classe que você se associaria para realizar um empreendimento? Caso a resposta seja negativa, escreva em uma única frase o porque; Tempo para executar: 10 minutos.

117 Motivação... O futuro tem muitos nomes: para os fracos, ele é inatingível; para os temerosos, ele é desconhecido; para os corajosos, ele é a chance. Victor Hugo

118 Avaliação presencial Objetivo: Avaliar o professor por meio de documento anexo a esta apostila; Tempo para executar: 5 minutos.

119 Contato Antonio Valerio Netto, Dr. Dúvidas, entre em contato! Rua Alfredo Lopes, 1717 Vila Elisabeth - CEP: São o Carlos, SP, Brasil Telefone: Fax: Agradecimento

O desafio de manter uma pequena e média empresa de base tecnologica no Brasil

O desafio de manter uma pequena e média empresa de base tecnologica no Brasil O desafio de manter uma pequena e média empresa de base tecnologica no Brasil Palestrante Antonio Valerio Netto, 353 anos o Fundador da empresa Cientistas Associados Desenvolvimento Tecnológico em 2003;

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA 1 OBJETIVOS 1. O que os administradores precisam saber sobre organizações para montar e usar sistemas de informação com sucesso? 2. Que

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Como organizar um processo de planejamento estratégico

Como organizar um processo de planejamento estratégico Como organizar um processo de planejamento estratégico Introdução Planejamento estratégico é o processo que fixa as grandes orientações que permitem às empresas modificar, melhorar ou fortalecer a sua

Leia mais

MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING ESTRATÉGICO O conceito de marketing é uma abordagem do negócio. HOOLEY; SAUNDERS, 1996 Esta afirmação lembra que todos na organização devem se ocupar do marketing. O conceito de marketing não

Leia mais

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO Prof. Marcos Moreira Conceito O empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos,

Leia mais

Modelo para elaboração do Plano de Negócios

Modelo para elaboração do Plano de Negócios Modelo para elaboração do Plano de Negócios 1- SUMÁRIO EXECUTIVO -Apesar de este tópico aparecer em primeiro lugar no Plano de Negócio, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Planejamento Estratégico. Valéria Mendes Meschiatti Nogueira

Planejamento Estratégico. Valéria Mendes Meschiatti Nogueira Planejamento Estratégico Valéria Mendes Meschiatti Nogueira Conceitos básicos de Estratégia Propósito de uma organização: é o impulso, a motivação que direciona para os caminhos que ela escolher. Sem propósito

Leia mais

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques "O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento". (DORNELAS, 2005) A partir

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

EMPREENDEDORISMO: Características, tipos e habilidades. Prof. Dr. Osmar Manoel Nunes

EMPREENDEDORISMO: Características, tipos e habilidades. Prof. Dr. Osmar Manoel Nunes EMPREENDEDORISMO: Características, tipos e habilidades. Prof. Dr. Osmar Manoel Nunes 1 Em análise de qualquer empreendimento encontram-se dois tipos de empreendedor: o que empreende em relação à oportunidade

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Abordagem da estratégia Análise de áreas mais específicas da administração estratégica e examina três das principais áreas funcionais das organizações: marketing,

Leia mais

Prof Elly Astrid Vedam

Prof Elly Astrid Vedam Prof Elly Astrid Vedam Despertar e saber lidar com os mecanismos de liderança e se preparar para a gestão de pequenos e médios negócios; Identificar conflitos no ambiente de seu negócio, calculando e avaliando

Leia mais

QI ESCOLAS E FACULDADES POS GRADUAÇÃO GETÃO DE PESSOAS LEIVA POSSAMAI PERFIL DO LÍDER

QI ESCOLAS E FACULDADES POS GRADUAÇÃO GETÃO DE PESSOAS LEIVA POSSAMAI PERFIL DO LÍDER QI ESCOLAS E FACULDADES POS GRADUAÇÃO GETÃO DE PESSOAS LEIVA POSSAMAI PERFIL DO LÍDER GRAVATAÍ 2011 LEIVA POSSAMAI GESTÃO DE PESSOAS DO NÍVEL ESTRATÉGICO AO NÍVEL OPERACIONAL Trabalho de avaliação da disciplina

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Portfolio de cursos TSP2

Portfolio de cursos TSP2 2013 Portfolio de cursos TSP2 J. Purcino TSP2 Treinamentos e Sistemas de Performance 01/07/2013 Como encantar e fidelizar clientes Visa mostrar aos participantes a importância do conhecimento do cliente,

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração 5ª Série Administração de Recursos Humanos I A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES Empreendedorismo Curso de Moda e Estilismo Graduação em Administração de Empresas Especialização em Marketing Empreendedorismo COMPETÊNCIAS Conhecer o processo de empreender utilizando as estruturas, as

Leia mais

Um dos objetivos deste tema é orientar as ações sistemáticas na busca satisfazer o consumidor estimulando a demanda e viabilizando o lucro.

Um dos objetivos deste tema é orientar as ações sistemáticas na busca satisfazer o consumidor estimulando a demanda e viabilizando o lucro. PLANO DE MARKETING Andréa Monticelli Um dos objetivos deste tema é orientar as ações sistemáticas na busca satisfazer o consumidor estimulando a demanda e viabilizando o lucro. 1. CONCEITO Marketing é

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Bota pra Fazer: Negócios de Alto Impacto.

Bota pra Fazer: Negócios de Alto Impacto. Bota pra Fazer: Negócios de Alto Impacto. Instituto Educacional BM&FBOVESPA e Endeavor: Negócios de Alto Impacto. Com reconhecida experiência, o Instituto Educacional BM&FBOVESPA, a Escola de Negócios

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Gestão dos Pequenos Negócios

Gestão dos Pequenos Negócios Gestão dos Pequenos Negócios x Rangel Miranda Gerente Regional do Sebrae Porto Velho, RO, 20 de outubro de 2015 A Conjuntura Atual Queda na produção industrial Desemprego Alta dos juros Restrição ao crédito

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

A Ser Humano Consultoria

A Ser Humano Consultoria A Ser Humano Consultoria é uma empresa especializada na gestão estratégica de pessoas. Utilizando programas de assessoramento individual, baseados na avaliação e desenvolvimento de suas competências, buscamos

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE RH. Prof. Felipe Kovags Aula 02 (20-09-2011)

TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE RH. Prof. Felipe Kovags Aula 02 (20-09-2011) TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE RH Prof. Felipe Kovags Aula 02 (20-09-2011) 1 ERA DOS TALENTOS SEGUNDO PETER DRUCKER, O PAI DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA, ESTAMOS NO INÍCIO DA ERA DOS TALENTOS. FORÇA FÍSICA,

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE I

ENGENHARIA DE SOFTWARE I ENGENHARIA DE SOFTWARE I Prof. Cássio Huggentobler de Costa [cassio.costa@ulbra.br] Twitter: www.twitter.com/cassiocosta_ Agenda da Aula (002) Metodologias de Desenvolvimento de Softwares Métodos Ágeis

Leia mais

Inteligência Competitiva

Inteligência Competitiva Inteligência Competitiva Prof. Patricia Silva psilva@univercidade.br Aula 6 Objetivos da aula 6 n Análise SWOT n Bibliografia: Estratégia de Marketing O C. Ferrell Cap. 4 Strenghts (forças), Weaknesses

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Extração de Requisitos

Extração de Requisitos Extração de Requisitos Extração de requisitos é o processo de transformação das idéias que estão na mente dos usuários (a entrada) em um documento formal (saída). Pode se entender também como o processo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

Empreendedores em Informática

Empreendedores em Informática Empreendedores em Informática Introdução Existem riscos e custos para um programa de ação. Mas eles são bem menores que os riscos e custos de longo alcance de uma acomodação confortável. John F. Kennedy

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

Gestão de Programas Estruturadores

Gestão de Programas Estruturadores Gestão de Programas Estruturadores Fevereiro/2014 DEFINIÇÕES Rede de Desenvolvimento Integrado Arranjos que estimulam e proporcionam um comportamento (em rede) cooperativo entre agentes governamentais

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

S E M A N A D O COACHING

S E M A N A D O COACHING Para que você perceba todas as possibilidades que o mercado oferece, precisa conhecer as 3 leis fundamentais para o sucesso no mercado de coaching: 1 É muito mais fácil vender para empresas do que pra

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. O QUE É?

PLANO DE NEGÓCIOS. O QUE É? NE- CACT O Núcleo de Empreendedorismo da UNISC existe para estimular atitudes empreendedoras e promover ações de incentivo ao empreendedorismo e ao surgimento de empreendimentos de sucesso, principalmente,

Leia mais

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas Perfil... Atuando há 20 anos em vendas Jean Oliveira já viveu na pele cada experiência que essa profissão promove, é especialista com MBA em Estratégias de Negócios e graduado em Tecnologia de Processamento

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

TI Aplicada. Aula 02 Áreas e Profissionais de TI. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti.

TI Aplicada. Aula 02 Áreas e Profissionais de TI. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti. TI Aplicada Aula 02 Áreas e Profissionais de TI Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http:// Papéis... Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos

Leia mais

Pesquisa de Marketing

Pesquisa de Marketing Pesquisa de Marketing CONCEITOS INICIAIS Prof. Daciane de Oliveira Silva Fonte: MALHORTA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. MATTAR, Fauze Najib.

Leia mais

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 CEAHS Breve descrição das disciplinas Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado de Saúde 2 Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 Economia da Saúde 1 Processos e Sistemas em Saúde 2 Negócios

Leia mais

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 1. CAPA 2. SUMÁRIO 3. INTRODUÇÃO FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 4. DESCRIÇÃO DA EMPRESA E DO SERVIÇO 4.1 Descrever sua Visão, VISÃO DA EMPRESA COMO VOCÊS IMAGINAM A EMPRESA

Leia mais

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo: Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor

Leia mais

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio.

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Roteiro para apresentação do Plano de Negócio Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Abaixo encontra-se a estrutura recomendada no Empreenda! O Plano de Negócio deverá

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS "Felizaquelequetransfereo quesabee aprendeo queensina." Cora Coralina Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina. Confúcio Tipo de Programa Objetivos Programas de Aperfeiçoamento Melhorar o nível de desempenho

Leia mais

E FOLDER INSTITUCIONAL

E FOLDER INSTITUCIONAL E FOLDER INSTITUCIONAL Tel. 55 11 3862 1421 atendimento@bird.com.br www.bird.com.br A MEDIDA CERTA PARA EXECUTAR SUA ESTRATÉGIA DE T&D EM IDIOMAS benchmarking indicadores de resultados diagnósticos & desenvolvimento

Leia mais

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional OBJETIVOS DO CURSO Apresentar aos participantes os conteúdos do Corpo de Conhecimento necessários à certificação, possibilitando

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

O CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS EMPRESAS. Trabalho elaborado por: Ana Cristina de Sousa Pereira Bruno Miguel Q. E.

O CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS EMPRESAS. Trabalho elaborado por: Ana Cristina de Sousa Pereira Bruno Miguel Q. E. O CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS EMPRESAS Trabalho elaborado por: Ana Cristina de Sousa Pereira Bruno Miguel Q. E. Marques O CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS O ciclo de vida dos produtos

Leia mais

Missão, Visão e Valores

Missão, Visão e Valores , Visão e Valores Disciplina: Planejamento Estratégico Página: 1 Aula: 12 Introdução Página: 2 A primeira etapa no Planejamento Estratégico é estabelecer missão, visão e valores para a Organização; As

Leia mais

Administração de CPD Chief Information Office

Administração de CPD Chief Information Office Administração de CPD Chief Information Office Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os principais conceitos e elementos relacionados ao profissional de

Leia mais

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG 1. Introdução 2. Maslow e a Hierarquia das necessidades 3. Teoria dos dois Fatores de Herzberg 1. Introdução Sabemos que considerar as atitudes e valores dos

Leia mais

AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR

AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR KOTLER, 2006 AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR. OS CANAIS AFETAM TODAS AS OUTRAS DECISÕES DE MARKETING Desenhando a estratégia

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências ANÁLISE CALIPER DO POTENCIAL DE DESEMPENHO PROFISSIONAL Relatório de Competências LOGO CLIENTE CALIPER Avaliação de: Sr. Márcio Modelo Preparada por: Consultora Especializada Caliper e-mail: nome@caliper.com.br

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

Gean Roriz. Arthur Campos. A Move Empresas foi a construção de um sonho. E hoje fazemos outras pessoas tirarem do papel a marca dos seus sonhos.

Gean Roriz. Arthur Campos. A Move Empresas foi a construção de um sonho. E hoje fazemos outras pessoas tirarem do papel a marca dos seus sonhos. A Move Empresas foi a construção de um sonho. E hoje fazemos outras pessoas tirarem do papel a marca dos seus sonhos. Gean Roriz Sócio/Co-fundador Diretor de Estratégia e Inovação Move Empresas Arthur

Leia mais

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, estratégias de segmentação e posicionamento. Análise do potencial de demanda. Definição da missão. liderança.

Leia mais

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO PLANEJAMENTO E MODELOS DE E-COMMERCE Uma das principais características do CE é permitir a criação de novos modelos de negócio. Um modelo de negócio é um método que permite

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.0 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Qual o objetivo das empresas para a administração financeira? Maximizar valor de mercado da empresa; Aumentar a riqueza dos acionistas.

Leia mais

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi Teoria Geral de Sistemas Késsia R. C. Marchi Informação e Sistema Abordagem Sistêmica As pessoas empregam a palavra sistema em muitas situações cotidianas, por exemplo: O sistema eletrônico de votação...

Leia mais

ADM 250 capítulo 3 - Slack, Chambers e Johnston

ADM 250 capítulo 3 - Slack, Chambers e Johnston ADM 250 capítulo 3 - Slack, Chambers e Johnston 1 Perguntas que se esperam respondidas ao final do capítulo 3 O que é estratégia? Estratégia da produção Qual a diferença entre as visões de cima para baixo

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Empreendedorismo Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. Planejar. Por quê?... 3 4. O Plano é produto do empreendedor... 4 5. Estrutura do Plano

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS Agenda da Conferência O que são redes? O que são redes interorganizacionais? Breve histórico das redes interorganizacionais Tipos

Leia mais

Uma empresa especializada em empresas.

Uma empresa especializada em empresas. Sua equipe tem colaborado para que a empresa seja uma das mais competitivas i no mercado? Para avaliar quanto a sua equipe atual está dimensionada, preparada e motivada para os desafios do mercado, você

Leia mais

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO ALAVANQUE SUA EMPRESA EM TEMPOS DE INCERTEZA 2015 tem se mostrado um ano de grandes desafios. Sua empresa está passando por este período com resultados inferiores aos planejados?

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS E PRODUTIVIDADE

GESTÃO DE PESSOAS E PRODUTIVIDADE GESTÃO DE PESSOAS E PRODUTIVIDADE 2 Download da Apresentação www.gptw.com.br publicações e eventos palestras Great Place to Work - Missão 3 Construindo um Excelente Ambiente de Trabalho 4 1 2 3 4 O que

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

O que é? pode ser chamado de Recrutamento e Seleção.

O que é? pode ser chamado de Recrutamento e Seleção. Processo Seletivo O que é? O Processo Seletivo é um conjunto de técnicas e instrumentos, empregados para avaliação de materiais, técnicas ou candidatos visando identificar as habilidades, tendências e

Leia mais

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS.

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. DIPLOMA CONFERIDO: TECNÓLOGO DE

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

O Empreendedor e suas Interações; Definições do Empreendedor; Tipos de Empreendedor. Nesta aula veremos o resumo de: O Intra-Empreendedorismo.

O Empreendedor e suas Interações; Definições do Empreendedor; Tipos de Empreendedor. Nesta aula veremos o resumo de: O Intra-Empreendedorismo. Nesta aula veremos o resumo de: O Empreendedor e suas Interações; Definições do Empreendedor; Tipos de Empreendedor. Nesta aula veremos o resumo de: O Intra-Empreendedorismo. 1 VÍDEO 2 O INTRA-EMPREENDEDORISMO

Leia mais

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Evolução PMC têm atuação diferenciada na gestão de pessoas e clima organizacional, gerando na equipe mais agilidade para a mudança e maior capacidade

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Introdução a Computação Aula 03 Profissões de TI Prof. MSc. Edilberto Silva edilms@yahoo.com http:// Papéis... Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos respectivos

Leia mais