A ENERGIA DO FUTURO Uma nova revolução industrial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A ENERGIA DO FUTURO Uma nova revolução industrial"

Transcrição

1 6 A ENERGIA DO FUTURO Uma nova revolução industrial

2 A busca por fontes alternativas de energia cresceu após a primeira crise do petróleo nos anos Hoje, as motivações para buscar novas fontes de energia não são apenas econômicas. É imperativo reduzir a emissão de gases de efeito estufa e acelerar avanços tecnológicos que aumentem a eficiência na geração e no uso da energia. Nasce uma geração de inventores, pesquisadores, empreendedores com potencial de dar novos rumos à história da civilização.

3 60 capítulo 6 a energia do futuro Os estudos sobre as mudanças climáticas no planeta, realizados pelos cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), fizeram governos e setor privado repensarem os custos do desenvolvimento socioeconômico que não dá atenção aos cuidados ambientais. A poluição lançada pela queima de carvão e petróleo começou a ser questionada não apenas por ambientalistas, mas também por empresas que temem perder renda se as catástrofes ambientais se agravarem. O temor é de que furacões como o Katrina, que assolou os Estados Unidos em 2005, ocorram com maior frequência e intensidade. Secas e inundações também podem alterar a produção industrial e de alimentos. Todos esses fatores poderão impulsionar uma revolução energética. A questão ambiental, ao ser inserida no planejamento do sistema energético, não é mais vista como mera restrição ao uso de combustíveis fósseis. Ela é agora uma variável de decisão que aponta oportunidades, tanto para o uso mais intenso de fontes alternativas quanto para o uso eficiente de energia. Assim como o século XIX pertenceu ao carvão e o século XX foi dominado pelo petróleo, o século XXI pertencerá ao Sol, ao vento, e à energia geotérmica, prevê Lester Brown, fundador do Instituto de Políticas da Terra em Washington (EUA). Além da discussão sobre a viabilidade técnica e econômica das fontes alternativas de energia, devemos entender como uma fonte energética alternativa difere de uma fonte convencional. Primeiro, podemos distinguir as fontes alternativas como complementares ou substitutas das fontes convencionais. Em 2002, o governo brasileiro instituiu dois mecanismos para isso: o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) e recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). O Proinfa tem como principal meta alcançar, até 2022, o atendimento de 10% do consumo anual de energia elétrica por fontes alternativas. Também podemos distinguir as fontes alternativas quanto a sua aplicação. Basicamente, elas podem servir para geração de calor, eletricidade e no uso automotivo. No caso da geração de eletricidade, há uma gama bastante variada de fontes ener géticas alternativas, que vão desde a energia solar fotovoltaica e heliotérmica, a energia eólica e a energia das marés, até o aproveitamento de fontes derivadas de biomassa. Conheceremos a seguir as várias fontes de energia alternativa e nossa capacidade de convertê-las. + + Para saber mais: Atlas de Energia Elétrica do Brasil (3ª edição)

4 . prêmio jovem cientista 61 caderno do professor Convertendo a energia do Sol A cada hora, o Sol fornece à Terra mais energia do que toda a humanidade utiliza em um ano inteiro. Mas, a energia solar que chega à Terra ainda é pouco usada e não se distribui de forma uniforme por toda sua superfície. Essa distribuição depende da latitude, da estação do ano e de condições atmosféricas como nebulosidade e umidade relativa do ar. Em média, a região compreendida entre os trópicos recebe uma parcela de energia solar maior que as demais. O Brasil tem grande parte de sua superfície compreendida nessa faixa, que vai aproximadamente da cidade do Rio de Janeiro em direção ao norte do país. Por isso, possui enorme potencial para uso da energia solar. Muitas tecnologias têm sido empregadas para transformar a energia do Sol, incluindo coletores térmicos e células fotovoltaicas. Coletores térmicos Os sistemas de aproveitamento térmico coletam a energia luminosa incidente do Sol e a convertem em energia eletromagnética de baixa frequência, mais conhecida como calor. O calor recolhido nos coletores destina-se a satisfazer numerosas necessidades, desde a obtenção de água quente para o consumo doméstico ou industrial até o aquecimento de casas, escolas, fábricas ou a climatização de piscinas. Concentração Termo Solar Energia Solar Energia Térmica (calor) Energia Mecânica Energia Elétrica Concentração Termo Solar Uma das aplicações mais populares da energia solar térmica é o aquecimento da água de residências. Trata-se de uma aplicação direta e seu princípio de funcionamento é semelhante ao que foi apresentado na descrição do efeito estufa. Consulte a ficha Número 6 Energia e Cidadania / Energia Solar no Brasil Nela você encontrará sugestões para abordar este tópico e desenvolver atividades com seus alunos.

5 62 capítulo 6 a energia do futuro Como funciona o aquecedor de água Reservatório térmico energia solar 1. A radiação solar é recebida nos coletores solares, absorvida e reemitida sob a forma de calor; 2. O calor fica retido na cobertura de vidro do coletor e aquece a água contida nos canos da serpentina ali existente; 3. As correntes de convecção formadas pelo aquecimento da água fazem com que ela seja transferida para o reservatório térmico, de onde pode ser desviada para servir o imóvel; Coletores solares 4. Uma caixa d água comum fornece água ao sistema para evitar que seu esvaziamento interrompa as correntes de convecção. Esquema de funcionamento do aquecedor solar de água. A utilização deste tipo de aquecedor solar em cidades da região Sul do país tem propiciado uma economia média de 50% na conta de luz das famílias que o adotaram. Já é grande o número de governos locais que incentivam sua adoção e, em certos casos, até fornecem um aquecedor de baixo custo, feito com materiais reaproveitados, para a população de baixa renda. Exemplo de utilização de aquecedor solar de baixo custo.

6 . prêmio jovem cientista 63 caderno do professor A casa do futuro Turbina eólica supre a região. A água no reservatório é aquecida pelo coletor solar do teto. Um dispositivo elétrico convencional contribui para o aquecimento em condições mais frias. Coletores de placas planas propiciam água quente, mesmo com céu nublado. Painéis de células fotelétricas produzem eletricidade para armazenamento em um acumulador. Árvores protegem a casa dos ventos, diminuindo a perda de aquecimento. Beirais largos proporcionam sombra às janelas, quando incide o forte sol do verão. Esquema de uma residência aquecida com energia solar. Ecocasa A casa integrada, desenvolvida no Reino Unido para as condições dos países frios do hemisfério Norte, apresenta muitas características que economizam energia. Controle de alta tecnologia Computadores controlam a saída de energia e a temperatura; circuitos integrados possibilitam a comunicação diária entre os dispositivos para otimizar o uso de energia. Paredes grossas, com isolamento térmico. Conjunto de bateria com inversor e transformador fornece eletricidade. Grande janela voltada para a face sul com persianas controladas por computador. Energia solar térmica em escala Nessa aplicação, a forma de conversão da energia solar é diferente. Ela é concentrada em um foco, por meio de diferentes arranjos de espelhos, aquecendo algum tipo de fluido. O calor gerado é utilizado na produção de energia elétrica, em geral pelo aquecimento secundário de água. O vapor resultante aciona uma turbina a vapor, de maneira semelhante à que foi ilustrada quando tratamos da produção de eletricidade em usinas termelétricas. Exemplo de sistema de geração de eletricidade com uso de concentradores e coletores solares torre solar.

7 64 capítulo 6 a energia do futuro A fazenda solar O projeto Solar Two (ver a ilustração ao lado) foi implantado em 1995 no deserto de Mojave, próximo à cidade de Barstow, Califórnia (EUA). A energia solar era refletida por centenas de espelhos parabólicos móveis, capazes de acompanhar o movimento do Sol ao longo do dia (os heliostatos), armazenada em uma mistura de 60% de nitrato de sódio e 40% de nitrato de potássio e depois transferida para a produção de vapor d água, para a geração convencional de energia elétrica por meio de uma turbina a vapor. O Solar Two teve suas atividades encerradas em Em função do sucesso do empreendimento, porém, foi iniciada na Espanha a construção do Solar Tres, usina solar com base nos princípios do Solar Two. A fornalha solar de Odeillo-Font-Romeu, na França, com 63 espelhos planos. A fornalha solar Para uma aplicação bem diferente foi construída, em Odeillo-Font-Romeu, nos Pirineus franceses, uma fornalha solar. Formada por 63 espelhos planos que acompanham automaticamente o movimento do Sol, a luz solar é dirigida para um ponto focal. A enorme concentração de energia é usada para finalidades metalúrgicas, produzindo aço a partir de minério de ferro. A ideia do empreendimento foi reduzir a queima de combustíveis fósseis na produção de aço, que demanda quantidades monumentais de energia. Os conversores fotovoltaicos A conversão direta de raios solares em energia elétrica é feita por células fotovoltaicas. Estas células são compostas por elementos semicondutores, como o silício. Ligados a um circuito externo, os conversores funcionam de modo que, ao serem atingidos por uma quantidade de luz solar, gerem uma corrente elétrica.

8 . prêmio jovem cientista 65 caderno do professor Tais painéis já são comercialmente viáveis para pequenas instalações. Seu uso é particularmente vantajoso em regiões remotas, de difícil acesso a redes de transmissão de energia em grande escala. Os sistemas de comunicação e, de modo geral, todos os equipamentos eletrônicos com baixo consumo de potência, podem ser carregados por painéis fotovoltaicos. Torna-se especialmente notável a utilização de energia solar na alimentação de dispositivos eletrônicos existentes em foguetes, satélites e astronaves. A Alemanha é líder no uso da energia solar. O país possui as maiores centrais produtoras desse tipo de energia. Os alemães geram 1,5 GW a partir de fontes so Placas de captação de energia solar por células fotovoltaicas. lares. Esse modelo é bem-sucedido porque tem uma política de financiamento definida. Os avanços tecnológicos e o aumento do uso de energia solar são pagos por todos os consumidores finais de energia do país. O programa é conhecido como Electricity Feed Act (Lei de Alimentação de Eletricidade) e foi criado em O governo alemão pretende satisfazer metade da demanda energética do país a partir de fontes renováveis até Os recursos para bancar as mudanças no sistema energético são captados por meio de um pequeno acréscimo na tarifa convencional de todos os consumidores. São depositados em um fundo e utilizados para reembolsar os investimentos dos produtores independentes de energia solar que interligam suas usinas ao sistema energético nacional. O reembolso é feito gradualmente e os produtores independentes recuperam seus investimentos num período de dez a 12 anos. O programa também visa o investimento em outras fontes, como a eólica, com o objetivo de reduzir a dependência de fontes poluentes de energia. No fim de 2008, o Centro Brasileiro para Desenvolvimento da Energia Solar Fotovoltaica (CB-Solar), da Faculdade de Física da PUC-RS, fabricou o primeiro módulo fotovoltaico com tecnologia brasileira. O projeto buscou desenvolver tecnologia industrial para beneficiar tanto a população urbana, em sistemas conectados à rede, quanto a rural, não atendida por sistemas de distribuição de energia elétrica. O projeto, que obteve cerca de R$ 6 milhões entre investimentos públicos e privados, tem como objetivo o desenvolvimento de uma tecnologia de fabricação de células solares e de módulos fotovoltaicos competitivos com o mercado internacional, tanto em eficiência quanto em custo. A equipe de Consulte o Roteiro de Trabalho Número 4 Fontes Limpas de Energia Nele você encontrará questões para a discussão sobre esse assunto e sugestões de atividades para desenvolver com seus alunos.

9 66 capítulo 6 a energia do futuro pesquisadores do CB-Solar é chefiada por Izete Zanesco e Adriano Moehlecke, tendo o último recebido, em 2002, o primeiro lugar no XVIII Prêmio Jovem Cientista, categoria Graduados. + Capturando a força dos ventos O uso de energia eólica vem de épocas remotas da história da humanidade e é quase tão antigo quanto a queima de madeira para obtenção de energia térmica e geração de vapor. Sua primeira aplicação foi para bombeamento de água e moagem de grãos. Contudo, essa forma de uso foi pouco a pouco sendo abandonada em função da eficiência e escala obtida com fontes energéticas oriundas de outras tecnologias, como a queima de combustíveis fósseis e as hidrelétricas. Hoje, os geradores eólicos são a grande vedete na área de produção de energia limpa. A geração cresce a uma taxa de 8% ao ano. No mundo, os principais produtores de energia eólica são: Alemanha, em primeiro lugar, com 23,7% do total; Estados Unidos em segundo lugar, com 17,9%; em terceiro lugar a Espanha, com 16,1%; a Índia, em quarto lugar, com 8,4%; e a Dinamarca em quinto lugar, com 3,3%. O Brasil ocupa a 25ª colocação entre as nações que mais produzem este tipo de energia, com 0,3% do total mundial. A atividade de todos os países nessa área é cada vez mais intensa, apesar da Geradores eólicos na Dinamarca. tímida participação da geração de energia eólica na produção total de energia elétrica do mundo, ou seja, apenas 0,1%. A China tem investido muito nesta fonte energética. Estima-se que nos próximos cinco anos o país passe a fazer parte do grupo dos grandes produtores de energia eólica. Um gerador eólico consiste de uma turbina que lembra um grande cata-vento (ainda que com menor número de pás, em geral três), com o eixo acoplado a um conjunto de engrenagens, que, por sua vez, aciona um gerador de eletricidade. De novo, trata-se de transformar energia mecânica em energia elétrica. A diferença é que, neste caso, a fonte primária de energia é renovável e não poluente: o vento. + Para saber mais: Centro Brasileiro para Desenvolvimento da Energia Solar Fotovoltaica

10 . prêmio jovem cientista 67 caderno do professor Potência de Energia Eólica Mundial Instalada País Potência (MW) % em relação ao total 1º Alemanha ,40 23,7 2º Estados Unidos ,80 17,9 3º Espanha ,10 16,1 4º Índia 7.850,00 8,4 5º China 5.912,00 6,3 6º Dinamarca 3.125,00 3,3 7º Itália 2.726,10 2,9 8º França 2.455,00 2,6 9º Reino Unido 2.389,00 2,5 10º Portugal 2.130,00 2,3 25º Brasil 247,10 0,3 Total , Fonte: Associação Mundial de Energia Eólica, 2008 Apesar da aparência simples, a turbina de um gerador eólico incorpora tecnologia de ponta. A pá da turbina tem o mesmo desenho da asa de um avião. Da mesma forma que a asa fornece sustentação à aeronave, a forma da pá fornece energia de rotação à turbina. O segundo ponto crítico é o material das pás. Ele deve cada vez mais estar adaptado a condições extremas de abrasividade e salinidade, sobretudo em função do uso frequente de turbinas eólicas no litoral, ou mesmo, crescentemente, dentro da própria plataforma continental costeira a chamada energia eólica offshore. O tamanho dos geradores eólicos é um ponto fundamental. Precisam ser muito robustos e altos para dar conta de uma grande geração de energia. Isso também traz alguns problemas técnicos e estéticos. Uma das preocupações mais recentes com a tecnologia é o risco que as turbinas impõem à fauna. Porém, este risco pode ser atenuado com a realização de estudos que indiquem as áreas com menor índice de aves. As últimas pesquisas também indicam que as fatalidades envolvendo aves em turbinas eólicas são minúsculas quando comparadas com a colisão destas com arranha-céus ou carros. Outros impactos ambientais gerados pela energia eólica estão relacionados principalmente a ruídos. Nas décadas de 1980 e 90, as questões ligadas ao ruído gerado foram uma barreira à disseminação da tecnologia. Entretanto, com o desenvolvimento de novos materiais e sistemas, houve uma diminuição significativa dos níveis de ruído produzidos pelas turbinas eólicas. O ruído gerado por elas depende de fatores como a aleatoriedade do seu funcionamento e a variação da frequência do ruído, relacionada à velocidade do vento que incide nas pás. Um dos casos mais bem divulgados sobre os impactos trazidos pelos ruídos das turbinas ocorreu numa fazenda da Carolina do Norte (EUA). Ali, as máquinas das turbinas emitiam vibrações de tal magnitude que várias pessoas adoeceram em função do barulho. Os animais também sofreram: a produção de leite das vacas da região diminuiu consideravelmente.

11 68 capítulo 6 a energia do futuro Além do ruído, o impacto visual é bastante significativo, pois as turbinas medem mais de 40 m de altura e têm hélices de mais de 20 m. Este tipo de impacto é de difícil quantificação, já que depende muito da paisagem afetada pela instalação das turbinas. Dependendo da localização, isto pode trazer impactos econômicos negativos, como no caso de polos com forte atividade turística. Mas, nos Estados Unidos, fazendeiros do Colorado ou do estado de Nova York competem para abrigar as turbinas eólicas que podem gerar entre 3 mil a 10 mil dólares por ano em royalties. Os impactos ambientais desta fonte de geração são muito pequenos quando comparados aos de outras fontes, como o petróleo. Isso torna compensadora a implementação da energia eólica. Em 20 anos, uma turbina de 600 kw pode evitar a emissão de a toneladas de CO 2. A maior preocupação quanto a esta tecnologia é a garantia de fornecimento de energia. O principal problema é a inconstância dos regimes de vento. Para evitar isto, vêm sendo feitos estudos para mapear os ventos em diversas regiões do Brasil e do mundo. Apesar de eficiente e não poluente, a energia eólica ainda se depara com um problema similar ao enfrentado pela e- nergia solar, que ainda não pode ser utilizada em escala capaz de suprir toda a demanda energética atual. Hoje, a energia eólica ainda é uma fonte complementar a outros sistemas. Cientistas de todo o mundo concordam que o caminho da sustentabilidade deve se basear no uso de Cubo para conexão de pás dos cata-ventos para a geração de energia eólica. Consulte a ficha Número 2 Energia e Cidadania / Potencial e produção de energia eólica no Brasil Nela você encontrará sugestões para abordar este tópico e desenvolver atividades com seus alunos.

12 . prêmio jovem cientista 69 caderno do professor múltiplas fontes energéticas, o que garante a autonomia energética e reduz as dependências por combustíveis fósseis únicos, como a que vivemos atualmente em relação ao petróleo e, em menor escala, nos países ricos, ao carvão. Nesse cenário a energia eólica terá um grande papel. Esquema de um gerador multipolos para turbina eólica. A energia do interior da Terra Como diz Fred Krupp, presidente do Fundo de Defesa Ambiental, é preciso ter um espírito aventureiro para se lançar no mundo da energia geotérmica. O calor da crosta terrestre contém 50 mil vezes mais energia do que todas as reservas mundiais de gás e petróleo combinadas. Mas, pouco tem se investido para converter essa energia em eletricidade. A energia geotérmica é gerada no centro da Terra. Resulta da desintegração natural de elementos radioativos. A Terra tem várias camadas: Núcleo Manto Crosta o núcleo, que é formado por metais como ferro e níquel a altíssimas temperaturas e níveis de pressão; o manto, formado por vários tipos de rochas, as quais, devido às altas temperaturas, encontram-se em estado pastoso e recebem o nome de magma ; a crosta, a casca que circunda a Terra, podendo chegar a 20 km de espessura. Essa camada superficial mudou bastante desde que o planeta surgiu há 4,6 bilhões de anos. Veio se solidificando com o esfriamento da superfície da Terra. Mas, ficaram algumas falhas. Por isso, hoje, o invólucro terrestre parece mais um quebra-cabeça. Ele é formado por 12 peças chamadas placas tectônicas, que constituem os continentes e o fundo dos oceanos. As emendas entre as peças não são perfeitas. Fendas se abrem, permitindo que o material quente do manto suba. Esse fenômeno é particularmente visível no Anel de Fogo do Pacífico abrangendo o leste da Ásia, desde a península de Kamchatka e as ilhas do Japão até as Filipinas, além do oeste do continente americano. Nesta área, ocorrem numerosas erupções vulcânicas e pontos quentes.

13 70 capítulo 6 a energia do futuro Esquema de utilização da Energia Geotérmica Camada impermeável Fonte termal Poço de vapor Fumarola Gêiser Chuva Vapor Água na rocha porosa Aquífero (rocha porosa) Rocha cristalina impermeável Fonte de calor (rocha derretida) Em muitos desses pontos, há o acúmulo de água aquecida, que libera vapor. Esses gases quentes podem aflorar à superfície na forma de fontes termais e gêiseres. Aproveitando a proximidade desses reservatórios de calor, perfuram-se poços para a utilização da energia térmica. Pontos em que há concentração de fontes geotérmicas no mundo. Apesar de conhecida desde 1904 ano da construção da primeira usina geotérmica em Lardarello, na Itália, a evolução deste segmento foi lenta e se caracterizou pela construção de poucas unidades em pontos isolados. No Brasil, por exemplo, não há nenhuma unidade em operação, nem sob a forma experimental.

14 . prêmio jovem cientista 71 caderno do professor O porte dos atuais empreendimentos é significativo. A potência instalada no campo de gêiseres da Califórnia é de 500 MW. Nos últimos anos, no esforço para diversificar a matriz, alguns países, como México, Japão, Filipinas, Indonésia e Itália, procuraram expandir o parque geotérmico. Nos Estados Unidos, havia mais de 60 projetos geotérmicos em construção ou em desenvolvimento em A Islândia e a França são os líderes no uso direto de energia geotérmica. Mais de 90% das residências da Islândia são aquecidas com energia geotérmica, eliminando quase que completamente o uso de carvão para este fim. De acordo com os dados sobre energias renováveis da Revisão Estatística da British Petroleum sobre a Energia Global de 2008, a capacidade mundial total instalada em usinas geotérmicas era de MW. A maior parte desta potência concentra-se nos Estados Unidos (2.936 MW), Filipinas (1.978 MW) e México (959 MW) que, juntos, respondem por 60% da capacidade mundial instalada. Energia do oceano Cerca de 16% da eletricidade mundial tem origem hidráulica. Além da energia obtida pela força dos rios, o que no Brasil acontece em grande escala como vimos anteriormente nas usinas hidrelétricas, o mar também é uma alternativa para a geração de eletricidade. Segundo o estudo sobre Fontes Alternativas do Plano Nacional de Energia 2030, esse potencial de geração de energia elétrica inclui o aproveitamento das marés, das ondas, das correntes marítimas e da energia térmica. As mais promissoras são as correntes marítimas, causadas pelas variações de salinidade e temperatura da água, e as ondas, que resultam da ação de ventos na superfície do mar. Ainda de acordo com este estudo, produzido em 2008, todas as tecnologias estão em fase de desenvolvimento, com exceção do aproveitamento da energia potencial em usina maremotriz. Atualmente, os principais locais para aproveitamento das marés são Argentina, Austrália, Canadá, Índia, Coreia do Sul, México, Reino Unido, Estados Unidos e Rússia. Entre os países com projetos pilotos para aproveitamento das marés ou das ondas estão Estados Unidos, Canadá, França e Rússia. No Brasil, a Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro está desenvolvendo um projeto piloto para geração de energia a partir das ondas no litoral do Ceará, em Porto de Pecém, a 60 km de Fortaleza. A proposta é construir uma usina composta por 20 módulos, com capacidade de geração de 500 KW. A tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores da Coppe utiliza as ondas do mar para movimentar flutuadores ligados a braços mecânicos, que acionam bombas hidráulicas e injetam água tratada de um tanque numa câmera hiperbárica (onde um condutor extremamente estreito faz a água ganhar enorme pressão), que depois é expulsa em jato equivalente a uma queda d água de 500 m de altura, similar a de grandes hidrelétricas. Este jato movimenta a turbina hidráulica, que é ligada a um gerador, que por sua vez produz energia elétrica. Os coordenadores do projeto estimam que se investíssemos em usinas de ondas, nos próximos dez anos já poderíamos contar com 15 GW gerados por tal tecnologia no Brasil.

15 72 capítulo 6 a energia do futuro Ainda que o potencial total desta energia represente apenas uma fração do potencial solar, a energia do mar oferece várias vantagens. Uma delas é a consistência. O oceano funciona como um grande sistema de estocagem de energia. Uma vez geradas, as ondas são preservadas e podem cruzar boa parte do oceano sem perder muita energia. A segunda vantagem é a previsibilidade. Sistemas bem desenvolvidos de previsão de ondas e correntes indicam, com dias de antecedência, como o mar vai se comportar, permitindo que os gestores planejem a geração e a distribuição de energia. Estimativas de organismos internacionais são de que não haverá aplicação em escala das tecnologias marítimas para produção de energia no curto e médio prazo. Mas, a partir de 2025, a expansão poderá ocorrer de forma acentuada. A energia da biomassa A biomassa é todo recurso renovável oriundo de matéria orgânica que possa ser transformado em energia mecânica, térmica ou elétrica. Sua origem pode ser florestal (madeira, principalmente), agrícola (soja, cana-de-açúcar, mamona, dentre outros) e rejeitos urbanos e industriais (sólidos ou líquidos, como o lixo). O potencial energético da biomassa depende tanto da matéria-prima utilizada quanto da tecnologia de processamento. A biomassa é uma das fontes para produção de energia com maior potencial de crescimento nos próximos anos. É considerada uma das principais alternativas para a diversificação da matriz energética e a consequente redução da dependência dos combustíveis fósseis. Dela é possível obter energia elétrica e biocombustíveis, como o biodiesel e o etanol, cujo consumo é crescente em substituição aos derivados de petróleo, como o óleo diesel e a gasolina. Principais processos de utilização da biomassa Combustão é a transformação da biomassa em calor por meio da queima em presença de oxigênio. Ela ocorre em fogões (cocção de alimentos), fornos (metalurgia) e caldeiras, para a geração de vapor. Os biodigestores são utilizados para queimar metano produzido por dejetos de animais. Esse é um exemplo do aproveitamento de biomassa. Gaseificação é a transformação de combustíveis sólidos em combustíveis gasosos pela combustão incompleta em presença de ar ou oxigênio, podendo haver ainda a introdução de vapor d água. O resultado

16 . prêmio jovem cientista 73 caderno do professor é uma mistura de monóxido de carbono, hidrogênio, metano, dióxido de carbono e nitrogênio. Na gaseificação, é feita a retirada de componentes químicos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana, principalmente os óxidos de enxofre. A mistura de gases resultante pode ser utilizada para acionar tanto motores de combustão interna (a exemplo dos motores a explosão) como turbinas a gás (a exemplo das usinas termelétricas de ciclo combinado). Pirólise ou carbonização é a conversão de um combustível, geralmente a lenha, em outro, pelo aquecimento a alta temperatura na quase ausência de ar. O principal produto da pirólise lenta é o carvão vegetal. A pirólise rápida permite a obtenção de bio-óleos. Digestão anaeróbia consiste na decomposição da biomassa pela ação de bactérias. É um processo que ocorre naturalmente em quase todo ambiente. Quando realizado em biodigestores, o processo é favorecido pela umidade e pelo aquecimento. O produto final é o biogás, composto por metano e dióxido de carbono. O resíduo da digestão anaeróbia pode ser empregado como fertilizante. Fermentação é um processo biológico anaeróbio, no qual os açúcares de plantas como o milho, a beterraba e a cana-de-açúcar são convertidos em álcool por micro-organismos. O produto final é o álcool, composto por etanol. No Brasil, ele é utilizado como combustível puro ou misturado à gasolina, para acionar motores de combustão interna. O uso combinado ou isolado desses processos de transformação e utilização da biomassa pode levar a um novo padrão de interação com o meio ambiente, no âmbito da oferta e uso de energia. A biomassa no Brasil O Brasil tem uma longa história de produção, utilização e desenvolvimento científico e tecnológico na área de biocombustíveis. Desde a década de 1930, o país produz etanol a partir da cana-de-açúcar para mover sua frota de veículos. A partir dos anos 70, com o advento do Programa de Incentivo ao Álcool Automotivo (o chamado Pró-álcool, desativado anos depois) o uso do etanol para fins automotivos se intensificou no país. Apenas nos automóveis tipo flex fuel (que utilizam tanto gasolina quanto etanol) o consumo de etanol mais que dobrou nos últimos sete anos, superando os 60 milhões de litros em Hoje, o Brasil se destaca como o segundo maior produtor mundial de etanol, apresentando potencial energético similar e custos muito menores que o etanol dos Estados Unidos e da União Europeia. Segun Consulte a ficha Número 7 Energia e Cidadania / Energia que vem do lixo Nela você encontrará sugestões para abordar este tópico e desenvolver atividades com seus alunos.

17 74 capítulo 6 a energia do futuro do o Balanço Energético Nacional, a produção brasileira alcançou mil tep (toneladas equivalentes de petróleo) em 2007 contra mil tep em 2006, o que representa um aumento de 34,7%. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo Governo Federal em 2007, prevê, até 2010, investimentos de R$ 13,3 bilhões na construção de mais de cem usinas de etanol e biodiesel e outros R$ 4,1 bilhões na construção de dois alcooldutos: um entre Senador Canedo (GO) e São Sebastião (SP) e outro entre Cuiabá (MT) e Paranaguá (PR). No Brasil são produzidos dois tipos de biocombustíveis líquidos com finalidade automotiva: 1. Biodiesel Derivado de lipídios orgânicos renováveis, como óleos vegetais e gorduras animais, para utilização em motores de ignição por compressão. É produzido por transesterificação, processo que compreende a reação de óleos vegetais com um produto intermediário ativo obtido pela reação entre metanol ou etanol e uma base (hidróxido de sódio ou de potássio). É um combustível biodegradável alternativo ao diesel de petróleo, criado a partir de fontes renováveis de energia, livre de enxofre em sua composição. Atualmente, o biodiesel é produzido no Brasil a partir da palma e babaçu (região Norte), soja, girassol e amendoim (regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste) e mamona (semiárido nordestino), entre outras matérias-primas de origem vegetal. 2. Bioetanol O etanol é um álcool incolor, volátil, inflamável e totalmente solúvel em água, derivado da cana-de-açúcar, do milho, da batata, da beterraba ou de outros cereais, produzido a partir da fermentação pela ação de micro-organismos (em geral, leveduras). O produto final é o etanol na forma de álcool hidratado e, em menor escala o álcool anidro (isto é, com menos de 1% de água). Se o primeiro é usado como combustível puro em motores de combustão interna, o segundo é misturado à gasolina (no Brasil, na proporção de 20% a 22%). O resíduo sólido do processo de fermentação pode ser utilizado em usinas termelétricas para a produção de eletricidade. Dada a necessidade de escala na produção de resíduos agrícolas para a produção de biocombustíveis e energia elétrica, os maiores fornecedores potenciais da matéria-prima desses produtos são os países com agroindústria ativa e grandes dimensões de terras cultivadas ou cultiváveis. O Brasil tem, atualmente, 388 milhões de hectares de terras aráveis férteis e com alto potencial de produção, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Isso faz do Brasil um dos países mais propícios para o cultivo de biomassa para alimentação e para produção de energia. Tamanha disponibilidade de terras dá ao país uma vantagem na produção de biocombustíveis líquidos.

18 . prêmio jovem cientista 75 caderno do professor Principais meios de transporte utilizados, por classe econômica, em 2006 Distribuição da população por classe socieconômica 80% 70% 60% 50% 40% 41% 78% 70% 56% C 34% D 30% B 24% A 6% E 6% 30% 20% 10% 0% Ônibus ou micro-ônibus 17% 2% Carro próprio 19% 13% 7% 9% 2% 3% 5% 4% 2% 2% 3% 4% 3% 3% 2% A pé Bicicleta Metrô Lotação (van, Moto própria kombi ou perua) A/B C D/E Fonte: NTU, 2006 A cana-de-açúcar, matéria-prima utilizada para produzir álcool no Brasil, é a terceira maior cultura por área ocupada (números de 2006). A cana-de-açúcar ocupa 6 milhões de hectares, atrás apenas da soja (22 milhões de hectares) e do milho (13 milhões de hectares) quase metade dessa extensão, no entanto, destina-se à produção de açúcar (como alimento) e não de etanol. + É crescente a utilização da biomassa como fonte de energia elétrica no Brasil. De acordo com o Banco de Informações de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em novembro de 2008 existiam 302 termelétricas movidas a biomassa no país, que correspondiam a um total de 5,7 mil MW instalados. Do total de usinas relacionadas, 13 são abastecidas por licor negro (resíduo da celulose) com potência total de 944 MW; 27 por madeira (232 MW); três por biogás (45 MW); quatro por casca Consulte a ficha Número 5 Energia e Cidadania / Biodiesel Nela você encontrará sugestões para abordar este tópico e desenvolver atividades com seus alunos. + Para saber mais: Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)

19 76 capítulo 6 a energia do futuro de arroz (21 MW) e 252 por bagaço de cana (4 mil MW). Uma das características desses empreendimentos é o pequeno porte com potência instalada de até 60 MW, o que favorece a instalação nas proximidades dos centros de consumo e suprimento. Os impactos da biomassa no Brasil e no mundo O bom desempenho ambiental dos biocombustíveis depende do tipo de matéria-prima, de agricultura e das tecnologias de processamento praticadas. Se utilizada para produção de energia pelos meios tradicionais, como cocção e combustão, a biomassa se apresenta como fonte energética de baixa eficiência e alto potencial de emissão de gases. Assim, sua aplicação moderna e sustentável está diretamente relacionada ao desenvolvimento de tecnologias de produção da energia. No caso das plantações de cana-de-açúcar, o uso dos resíduos para produção de eletricidade beneficia os aspectos ambientais da fase de colheita. O método tradicional é a colheita manual acompanhada da queima da palha que, além de produzir a emissão de grandes volumes de CO2, é fator de risco para a saúde humana sendo responsável, inclusive, pela ocorrência de incêndios de grandes proporções. Na utilização sustentável do bagaço da cana para a produção de eletricidade por meio de usinas termelétricas, o balanço de emissões de CO2 é quase nulo, pois as emissões resultantes da atividade são absorvidas e fixadas pela planta durante o seu crescimento. Quanto aos biocombustíveis produzidos a partir de produtos agrícolas, é preciso ter em conta o impacto dos adubos e dos pesticidas utilizados. Também devem ser considerados o consumo de água e o impacto na biodiversidade (quando imensas zonas de cultura substituem áreas ricas em espécies e ecossistemas). A conversão de florestas tropicais em matéria-prima para biocombustíveis provou-se ineficiente como fonte limpa de energia, pois é uma grande emissora de gases do efeito estufa. No Brasil essa discussão levou à proibição do cultivo de cana-deaçúcar na Amazônia. E, de fato, o país pode expandir sua produção de cana e de etanol sem causar desmatamento. Os impactos citados podem ser contornados por técnicas e processos que aumentam a produtividade da biomassa reduzindo, portanto, a necessidade de crescimento de áreas plantadas. Apenas como exemplo, segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), no Brasil é possível produzir 6,8 mil litros de etanol por hectare plantado. Nos Estados Unidos, para obtenção do etanol a partir do milho, a relação é de 3,1 mil litros por hectare.

20 . prêmio jovem cientista 77 caderno do professor Um relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) alertou para os impactos da produção de biocombustíveis sobre a produção de alimentos. Os produtores de biocombustíveis foram acusados de pressionar os preços de alguns produtos, com destaque para os cereais Estados Unidos e Europa foram os mais criticados no relatório da FAO, acusados de provocar alta dos alimentos na África e na China. A produção brasileira de etanol foi uma das poucas que ficaram livres da acusação de pressionar o preço dos alimentos no mundo. + + Para saber mais: Plano Nacional de Energia

Disciplina: Fontes Alternativas de Energia

Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Disciplina: Fontes Alternativas de Parte 1 Fontes Renováveis de 1 Cronograma 1. Fontes renováveis 2. Fontes limpas 3. Fontes alternativas de energia 4. Exemplos de fontes renováveis 1. hidrelétrica 2.

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Biomassa

Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Biomassa Universidade Federal do Ceará Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica Universidade Federal do Ceará Biomassa Professora: Ruth Pastôra Saraiva

Leia mais

Produção de Energia Alternativa

Produção de Energia Alternativa Produção de Energia Alternativa Prof.Pedro Araújo Realizado por: - Diogo Fernandes nº27097 - Gonçalo Paiva nº26743 - José Silva nº27144 Introdução A produção de energias alternativas, tem vindo a ganhar

Leia mais

ETENE. Energias Renováveis

ETENE. Energias Renováveis Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste ETENE Fonte: http://www.noticiasagronegocios.com.br/portal/outros/1390-america-latina-reforca-lideranca-mundial-em-energias-renovaveis- 1. Conceito

Leia mais

ENERGIAS RENOVÁVEIS BIOMASSAS

ENERGIAS RENOVÁVEIS BIOMASSAS ENERGIAS RENOVÁVEIS BIOMASSAS O que é biomassa? - É toda matéria orgânica proveniente das plantas e animais. Como se forma a biomassa? - A biomassa é obtida através da fotossíntese realizada pelas plantas.

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO E VIABILIDADES DE FONTES ENERGÉTICAS

CLASSIFICAÇÃO E VIABILIDADES DE FONTES ENERGÉTICAS CLASSIFICAÇÃO E VIABILIDADES 1 INTRODUÇÃO NA PRÉ HISTÓRIA O HOMEM UTILIZAVA SUA PRÓPRIA ENERGIA PARA DESENVOLVER SUAS ATIVIDADES TRANSFERÊNCIA DO ESFORÇO PARA OS ANIMAIS 2 APÓS A INVENSÃO DA RODA: UTILIZAÇÃO

Leia mais

Biocombustíveis. Também chamados de agrocombustíveis

Biocombustíveis. Também chamados de agrocombustíveis Biocombustíveis Também chamados de agrocombustíveis Biomassa É o combustível obtido a partir da biomassa: material orgânico vegetal ou animal Uso tradicional: lenha, excrementos Etanol: álcool combustível.

Leia mais

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017)

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017) Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017) PAULO CÉSAR RIBEIRO LIMA JANEIRO/2009 Paulo César Ribeiro Lima 2 Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017)

Leia mais

ENERGIA Fontes e formas de energia Impactos ambientais. Prof. Dra. Carmen Luisa Barbosa Guedes

ENERGIA Fontes e formas de energia Impactos ambientais. Prof. Dra. Carmen Luisa Barbosa Guedes ENERGIA Fontes e formas de energia Impactos ambientais Prof. Dra. Carmen Luisa Barbosa Guedes Disciplina: - 2014 A energia esta envolvida em todas as ações que ocorrem no UNIVERSO FONTES DE ENERGIA FONTES

Leia mais

Aspectos Tecnológicos das Fontes de Energia Renováveis (Biomassa)

Aspectos Tecnológicos das Fontes de Energia Renováveis (Biomassa) Aspectos Tecnológicos das Fontes de Energia Renováveis (Biomassa) Aymoré de Castro Alvim Filho Eng. Eletricista, Dr. Especialista em Regulação, SRG/ANEEL 10/02/2009 Cartagena de Indias, Colombia Caracterização

Leia mais

As Principais Fontes De Energia Presentes No Mundo

As Principais Fontes De Energia Presentes No Mundo As Principais Fontes De Energia Presentes No Mundo INTRODUÇÃO: Desde a pré-história o homem vem se utilizando de diversas fortes e formas de energia, para suprir suas necessidades energéticas, por isso,

Leia mais

Conceito. são os diversos tipos de materiais ou processos dos quais se podem obter energia. Podem ser divididos em dois grandes grupos:

Conceito. são os diversos tipos de materiais ou processos dos quais se podem obter energia. Podem ser divididos em dois grandes grupos: Conceito são os diversos tipos de materiais ou processos dos quais se podem obter energia. Podem ser divididos em dois grandes grupos: Renováveis renovação em um curto período de tempo; Não renováveis

Leia mais

Tipos e fontes de energias alternativas e convencionais.

Tipos e fontes de energias alternativas e convencionais. Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Agrícola Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola Tipos e fontes de energias alternativas e convencionais. Robson

Leia mais

POTENCIAL DA BIOENERGIA FLORESTAL

POTENCIAL DA BIOENERGIA FLORESTAL POTENCIAL DA BIOENERGIA FLORESTAL - VIII Congresso Internacional de Compensado e Madeira Tropical - Marcus Vinicius da Silva Alves, Ph.D. Chefe do Laboratório de Produtos Florestais do Serviço Florestal

Leia mais

Lista dos tópicos tecnológicos

Lista dos tópicos tecnológicos Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Ciência, Tecnologia e Inovação Energia Anexo 1 Lista dos tópicos tecnológicos 1 2 Energia 1. Tecnologias para a geração de energia elétrica Combustíveis fósseis

Leia mais

Apague velhos. Acenda uma grande. hábitos. idéia.

Apague velhos. Acenda uma grande. hábitos. idéia. Apague velhos hábitos. Acenda uma grande idéia. Crise Energética Por que todos falam em crise energética? Porque a crise energética sul-americana deixou de ser um cenário hipotético para se transformar

Leia mais

Energias Renováveis Tecnologias Integradas com o Sistema Nacional

Energias Renováveis Tecnologias Integradas com o Sistema Nacional Energias Renováveis Tecnologias Integradas com o Sistema Nacional Fimai/Simai/ Câmara Ítalo - Brasileira Elaborada por: Eng. Marcio Takata Novembro/ 2010 Contexto Fonte: Apresentação Solvis Energia - Tendências

Leia mais

Conceito e Evolução da utilização da Energia

Conceito e Evolução da utilização da Energia Energia Limpa Agenda O que é energia limpa? Tipos de energia limpa Energia Hídrica Energia Eólica Energia Geotérmica Biomassa Energia Solar Energia do Mar O Brasil neste cenário Protocolo de Kyoto Conceito

Leia mais

Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1

Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1 Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1 Conteúdo: O efeito estufa. Habilidade: Demonstrar uma postura crítica diante do uso do petróleo. REVISÃO Reações de aldeídos e cetonas. A redução de um composto

Leia mais

S.O.S TERRA. Associated Press

S.O.S TERRA. Associated Press S.O.S TERRA O mundo atravessa uma fase crítica com relação ao clima e aos desafios energéticos. Se a Terra falasse, com certeza pediria socorro! Mas os desastres naturais já falam por ela e dizem muito

Leia mais

CAPÍTULO 10 ENERGIAS RENOVÁVEIS FONTES ALTERNATIVAS

CAPÍTULO 10 ENERGIAS RENOVÁVEIS FONTES ALTERNATIVAS CAPÍTULO 10 ENERGIAS RENOVÁVEIS FONTES ALTERNATIVAS. O Sol, o vento, os mares...fontes naturais de energia que não agridem o meio ambiente. Será viável utilizá-las? A Energia renovável é aquela que é obtida

Leia mais

CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO

CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO Medidas estão sendo tomadas... Serão suficientes? Estaremos, nós, seres pensantes, usando nossa casa, com consciência? O Protocolo de Kioto é um acordo internacional, proposto

Leia mais

MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA

MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA FÍSICA 01. Três especialistas fizeram afirmações sobre a produção de biocombustíveis. Para eles, sua utilização é importante, pois estes combustíveis.

Leia mais

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela

Leia mais

Apresentação CEI. Perspectivas no mercado de energia fotovoltaica

Apresentação CEI. Perspectivas no mercado de energia fotovoltaica Apresentação CEI Perspectivas no mercado de energia fotovoltaica A CEI é produtora independente de energia em MG, com 9 usinas em operação, 15 empreendimentos hidrelétricos em desenvolvimento (130MW) e

Leia mais

Aula 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é um início

Aula 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é um início Aula 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é um início Itens do capítulo 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é o início 5. A energia não é o começo de tudo, mas já é o início 5.1 O consumo

Leia mais

USO DO GÁS NATURAL DE PETRÓLEO NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

USO DO GÁS NATURAL DE PETRÓLEO NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA PÓS - GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA ADP8088 - SEMINÁRIOS EM ENGENHARIA AGRÍCOLA II USO DO GÁS NATURAL DE

Leia mais

Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique:

Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique: Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique: - Joana Moreira Lima nº16 - José Fernando nº17 - Sandra oliveira nº23 O carvão, o petróleo e o gás natural são combustíveis fósseis.

Leia mais

AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS. João Paulo Nardin Tavares

AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS. João Paulo Nardin Tavares AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS João Paulo Nardin Tavares INTRODUÇÃO Já podemos sentir o aquecimento global No último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, órgão

Leia mais

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE BIOLOGIA (EAD)

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE BIOLOGIA (EAD) UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE BIOLOGIA (EAD) TRABALHO DE BIOLOGIA GERAL RAQUEL ALVES DA SILVA CRUZ Rio de Janeiro, 15 de abril de 2008. TRABALHO DE BIOLOGIA GERAL TERMOELÉTRICAS

Leia mais

O capitalismo e a sociedade de consumo

O capitalismo e a sociedade de consumo O capitalismo e a sociedade de consumo Sociedade de consumo As sociedades dos países capitalistas desenvolvidos que usufruem intensamente dos bens e serviços existentes no mundo moderno. O consumismo contribui

Leia mais

ENERGIA RENOVÁVEIS & EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

ENERGIA RENOVÁVEIS & EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ENERGIA RENOVÁVEIS & EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SUPERINTENDÊNCIA DE PROJETOS DE GERAÇÃO (SPG) CHESF 1 TEMAS ABORDADOS PERFIL DA CHESF MATRIZ ENERGÉTICA FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS & NUCLEAR ASPECTOS ECONÔMICOS

Leia mais

O Mercado de Energia Eólica E e no Mundo. Brasil: vento, energia e investimento. São Paulo/SP 23 de novembro de 2007

O Mercado de Energia Eólica E e no Mundo. Brasil: vento, energia e investimento. São Paulo/SP 23 de novembro de 2007 O Mercado de Energia Eólica E no Brasil e no Mundo Brasil: vento, energia e investimento São Paulo/SP 23 de novembro de 2007 Energia: importância e impactos A energia é um dos principais insumos da indústria

Leia mais

Maria Paula Martins Diretora Geral

Maria Paula Martins Diretora Geral Maria Paula Martins Diretora Geral Evolução da Matriz Energética Brasileira 1970 2010 2030 38% 48% 14% 18% 7% 29% 35% Petróleo Carvão Hidráulica Cana Gás Urânio Lenha Outras renováveis 6% 12% 46% 2000

Leia mais

Política Energética Brasileira Panorama da Biomassa

Política Energética Brasileira Panorama da Biomassa Política Energética Brasileira Panorama da Biomassa MME Secretaria de Planejamento Energético Brasília Março de 2010 Roteiro 1. Cenário da Expansão 2. Características 3. Políticas Energéticas 4. Leilões

Leia mais

Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo

Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões Energia: Capacidade de realizar trabalho Primeira Lei da Termodinâmica: No

Leia mais

Armazenamento de Energia Renovável

Armazenamento de Energia Renovável Solar Eólico Armazenamento de Energia Renovável Biomassa Eficiência Energética Comercial Parques Público Rural Industrial Residencial MICRO E MINIGERAÇÃO DE ENERGIA A ANEEL permitiu aos consumidores através

Leia mais

www.cursinhoemcasa.com Prof. Helena contato@cursinhoemcasa.com Fonte arquivo particular.

www.cursinhoemcasa.com Prof. Helena contato@cursinhoemcasa.com Fonte arquivo particular. Irradiação térmica È o processo de troca de calor que ocorre através da radiação eletromagnética, que não necessitam de um meio material para isso. Ondas eletromagnéticas é uma mistura de campo elétrico

Leia mais

APROVEITAMENTO DO POTENCIAL HIDRELÉTRICO NACIONAL : Alternativas Após o Seu Esgotamento

APROVEITAMENTO DO POTENCIAL HIDRELÉTRICO NACIONAL : Alternativas Após o Seu Esgotamento Altino Ventura Filho Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético - Ministério de Minas e Energia APROVEITAMENTO DO POTENCIAL HIDRELÉTRICO NACIONAL : Alternativas Após o Seu Esgotamento Sumário

Leia mais

Tipos de Energia. Gravitacional; Elétrica; Magnética; Nuclear.

Tipos de Energia. Gravitacional; Elétrica; Magnética; Nuclear. Fontes de Energia Tipos de Energia Gravitacional; Elétrica; Magnética; Nuclear. Fontes de Energia Primaria fontes que quando empregadas diretamente num trabalho ou geração de calor. Lenha, para produzir

Leia mais

Células de combustível

Células de combustível Células de combustível A procura de energia no Mundo está a aumentar a um ritmo alarmante. A organização WETO (World Energy Technology and Climate Policy Outlook) prevê um crescimento anual de 1,8 % do

Leia mais

A Questão da Energia no Mundo Atual

A Questão da Energia no Mundo Atual A Questão da Energia no Mundo Atual A ampliação do consumo energético Energia é a capacidade que algo tem de realizar ou produzir trabalho. O aumento do consumo e a diversificação das fontes responderam

Leia mais

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CIÊNCIAS DESAFIO DO DIA. Conteúdo: - Fontes Alternativas de Energia

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CIÊNCIAS DESAFIO DO DIA. Conteúdo: - Fontes Alternativas de Energia CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Conteúdo: - Fontes Alternativas de Energia CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: - Conhecer as diferentes formas

Leia mais

UMA EMPRESA DEDICADA À SUSTENTABILIDADE

UMA EMPRESA DEDICADA À SUSTENTABILIDADE UMA EMPRESA DEDICADA À SUSTENTABILIDADE Ricardo Blandy Vice - Presidente Nexsteppe Sementes do Brasil Novembro 2015 Nexsteppe Sede mundial em São Franscisco, CA Empresa de comercialização de SEMENTES DE

Leia mais

O Mercado de Energia Eólica E e no Mundo

O Mercado de Energia Eólica E e no Mundo O Mercado de Energia Eólica E no Brasil e no Mundo Audiência Pública P - Senado Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle Brasília/DF 19 de junho de 2008 Energia: importância

Leia mais

DEFINIÇÃO: Matriz energética é toda a energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida nos processos produtivos.

DEFINIÇÃO: Matriz energética é toda a energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida nos processos produtivos. R O C H A DEFINIÇÃO: Matriz energética é toda a energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida nos processos produtivos. O petróleo e seus derivados têm a maior participação na

Leia mais

Realização: Aquecimento Global. Parceiros: Apoiadores:

Realização: Aquecimento Global. Parceiros: Apoiadores: Realização: Parceiros: Aquecimento Global Apoiadores: O que é o efeito estufa? É um fenômeno natural, provocado por alguns gases da atmosfera, que mantêm o nosso planeta aquecido. Esse processo acontece

Leia mais

PETRÓLEO. Prof. Marcos Colégio Sta. Clara

PETRÓLEO. Prof. Marcos Colégio Sta. Clara PETRÓLEO Prof. Marcos Colégio Sta. Clara CONCEITO E ORIGEM Petróleo: do latim petrus (pedra) + oleum (óleo) = óleo de pedra É uma substância de origem orgânica, oleosa, inflamável, geralmente menos densa

Leia mais

CAPÍTULO 28 A QUESTÃO ENERGÉTICA. Professor: Gelson Alves Pereira 2ª Série Ensino Médio

CAPÍTULO 28 A QUESTÃO ENERGÉTICA. Professor: Gelson Alves Pereira 2ª Série Ensino Médio CAPÍTULO 28 A QUESTÃO ENERGÉTICA Professor: Gelson Alves Pereira 2ª Série Ensino Médio 1- Introdução Nos últimos 250 anos, houve um grande consumo de energia e combustíveis. Acredita-se que, até 2030,

Leia mais

CAPÍTULO 28 A QUESTÃO ENERGÉTICA

CAPÍTULO 28 A QUESTÃO ENERGÉTICA Disciplina - Geografia 2 a Série Ensino Médio CAPÍTULO 28 A QUESTÃO ENERGÉTICA Professor: Gelson Alves Pereira 1- INTRODUÇÃO Nos últimos 250 anos, houve um grande consumo de energia e combustíveis. Acredita-se

Leia mais

Fontes Alternativas de Energia (3 créditos/45 aulas) Ementa

Fontes Alternativas de Energia (3 créditos/45 aulas) Ementa Prof. Augusto C. Pavão Fontes Alternativas de Energia (3 créditos/45 aulas) Ementa O problema energético global. Aproveitamento das energias solar, eólica, hidráulica e da biomassa. Energia solar e as

Leia mais

Energia Eólica. História

Energia Eólica. História Energia Eólica História Com o avanço da agricultura, o homem necessitava cada vez mais de ferramentas que o auxiliassem nas diversas etapas do trabalho. Isso levou ao desenvolvimento de uma forma primitiva

Leia mais

Matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias Matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias Competência de área 1 Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis

Leia mais

Os proprietários no Brasil podem ser: Empresas concessionárias de serviço público de geração;

Os proprietários no Brasil podem ser: Empresas concessionárias de serviço público de geração; GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DEFINIÇÃO A geração distribuída de eletricidade consiste na produção da eletricidade no local de seu consumo, ou próximo a ele; Eventuais excedentes desta geração podem ser vendidos

Leia mais

Potencial das Fontes de Energias Renováveis e Eficiência Energética

Potencial das Fontes de Energias Renováveis e Eficiência Energética Potencial das Fontes de Energias Renováveis e Eficiência Energética Rodolfo Tasca A matriz de energia renovável no Brasil é imensa, estima-se que cerca de 45% da energia utilizada no Brasil vem de fontes

Leia mais

Parte A - Questões Múltipla Escolha

Parte A - Questões Múltipla Escolha Matriz Energética Professor: Marcio Luiz Magri Kimpara Parte A - Questões Múltipla Escolha LISTA DE EXERCÍCIOS 1 1) Uso de fontes renováveis de energia no mundo. Fonte: Rio de Janeiro: IBGE, 21 O uso de

Leia mais

Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos

Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos Aula nº85 22 Maio 09 Prof. Ana Reis Recursos energéticos Vivemos numa época em que os recursos energéticos afectam a vida de todas as pessoas.

Leia mais

ALEXANDRE UHLIG Instituto Acende Brasil. EXPANSÃO DA GERAÇÃO NA ERA PÓS- HIDRELÉTRICA Guia para debates

ALEXANDRE UHLIG Instituto Acende Brasil. EXPANSÃO DA GERAÇÃO NA ERA PÓS- HIDRELÉTRICA Guia para debates ALEXANDRE UHLIG Instituto Acende Brasil EXPANSÃO DA GERAÇÃO NA ERA PÓS- HIDRELÉTRICA Guia para debates QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1 2 Qual o padrão atual da oferta de eletricidade no Brasil? Qual o padrão

Leia mais

Fique ligado na energia!

Fique ligado na energia! A U A UL LA 3 Fique ligado na energia! Todos os processos vitais do planeta - circulação das águas e dos ventos, a fotossíntese, entre outros - dependem de energia. A principal fonte de energia na Terra

Leia mais

ENERGIAS RENOVÁVEIS NO BRASIL MAIO 2010

ENERGIAS RENOVÁVEIS NO BRASIL MAIO 2010 ENERGIAS RENOVÁVEIS NO BRASIL MAIO 2010 Índice Conceito de Energia Renovável Energias Renováveis no Brasil Aspectos Gerais de Projetos Eólicos, a Biomassa e PCHs Outorga de Autorização de Projetos Incentivos

Leia mais

ÍNDICE. davantisolar.com.br O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL

ÍNDICE. davantisolar.com.br O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL ÍNDICE O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL VANTAGENS PARA O MEIO AMBIENTE ENERGIA SOLAR NA ARQUITETURA VERDE ENERGIA SOLAR VANTAGENS

Leia mais

Energia, Riqueza e População

Energia, Riqueza e População Energia, Riqueza e População Legenda - Colunas à Esquerda: Crescimento relativo da oferta total de energia - Colunas Centrais: Crescimento relativo do Produto Interno Bruto (PIB) - Colunas à Direita: :

Leia mais

Disciplina: Eletrificação Rural. Unidade 3 Geração, transmissão e distribuição da energia elétrica.

Disciplina: Eletrificação Rural. Unidade 3 Geração, transmissão e distribuição da energia elétrica. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE SOLOS E ENGENHARIA AGRÍCOLA Disciplina: Eletrificação Rural Unidade 3 Geração, transmissão e distribuição da energia elétrica.

Leia mais

FONTES RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS GERADORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

FONTES RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS GERADORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL FONTES RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS GERADORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL Paola Ribas Gonçalves dos SANTOS, Maria Caroliny Camargo FLORENTINO, Jhennyfer Lopes Cerqueira BASTOS, Giselle Vanessa TREVISAN.

Leia mais

BIOCOMBUSTÍVEIS AVIAÇÃO

BIOCOMBUSTÍVEIS AVIAÇÃO BIOCOMBUSTÍVEIS PARA AVIAÇÃO PONTO DE SITUAÇÃO JORGE LUCAS MAIO 2014 1 O processo de produção de biocombustíveis pode dividir-se em 3 grandes áreas: 1. Matérias-primas; 2. Tecnologias de transformação

Leia mais

BIODIESEL ENERGIA MÓVEL GARANTIDA 100% ECOLOGICA PARA COPA E PARA O MUNDO

BIODIESEL ENERGIA MÓVEL GARANTIDA 100% ECOLOGICA PARA COPA E PARA O MUNDO BIODIESEL ENERGIA MÓVEL GARANTIDA 100% ECOLOGICA PARA COPA E PARA O MUNDO O que é BIODIESEL BIODIESEL é um combustível produzido a partir de óleos vegetais ou gordura animal, que pode ser utilizado em

Leia mais

Fração. Página 2 de 6

Fração. Página 2 de 6 1. (Fgv 2014) De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (AIE), aproximadamente 87% de todo o combustível consumido no mundo são de origem fóssil. Essas substâncias são encontradas em diversas

Leia mais

ENERGIAS RENOVÁVEIS NA AMAZÔNIA Como Conciliar Desenvolvimento e Sustentabilidade

ENERGIAS RENOVÁVEIS NA AMAZÔNIA Como Conciliar Desenvolvimento e Sustentabilidade ENERGIAS RENOVÁVEIS NA AMAZÔNIA Como Conciliar Desenvolvimento e Sustentabilidade Paulo Felipe de Oliveira Lima Graduando de Geografia na UFPA paulo.felipelima@gmail.com 1. Introdução Energia é algo primordial

Leia mais

Seja dono. da sua ENERGIA

Seja dono. da sua ENERGIA Seja dono AV Afonso Vaz De melo 677 Sala 301 CEP: 30.640-070 Belo Horizonte (MG) Tel. +55 31 3689-7452 info@solarfast.it www.solarfast.it da sua ENERGIA Energia solar Fontes renováveis, economia de energia,

Leia mais

ENERGIA SOLAR NO AQUECIMENTO DA ÁGUA

ENERGIA SOLAR NO AQUECIMENTO DA ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRARIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA DISCIPLINA: SEMINÁRIOS I ENERGIA SOLAR NO AQUECIMENTO DA ÁGUA Francisco Ronaldo Belém Fernandes Orientador:

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2008

PROJETO DE LEI Nº, DE 2008 PROJETO DE LEI Nº, DE 2008 (Do Sr. Lelo Coimbra) Institui o Programa Nacional de Geração de Energia Elétrica a partir do Lixo (Progel) e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Fica

Leia mais

IT-1101 - AGRICULTURA IRRIGADA. (parte 1)

IT-1101 - AGRICULTURA IRRIGADA. (parte 1) 6 Sistemas de irrigação (parte 1) 6.1 Considerações iniciais Aplicação artificial de água ao solo, em quantidades adequadas, visando proporcionar a umidade necessária ao desenvolvimento das plantas nele

Leia mais

Como o efeito estufa pode render dinheiro para o Brasil. A Amazônia e o seqüestro de carbono e o protocolo de kyoto

Como o efeito estufa pode render dinheiro para o Brasil. A Amazônia e o seqüestro de carbono e o protocolo de kyoto Como o efeito estufa pode render dinheiro para o Brasil A Amazônia e o seqüestro de carbono e o protocolo de kyoto Histórico das reuniões 1992 - assinam a Convenção Marco sobre Mudança Climática na ECO-92.

Leia mais

Quanto maior o desenvolvimento econômico de um país

Quanto maior o desenvolvimento econômico de um país Capítulo 8 Quanto maior o desenvolvimento econômico de um país Maior é o consumo de energia: -Economia dinâmica; - Elevado padrão de consumo da população Aumento da capacidade produtiva Aumento do consumo

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA HÍBRIDO HIDRÁULICO NOS VEÍCULOS COMERCIAIS RESUMO

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA HÍBRIDO HIDRÁULICO NOS VEÍCULOS COMERCIAIS RESUMO UTILIZAÇÃO DO SISTEMA HÍBRIDO HIDRÁULICO NOS VEÍCULOS COMERCIAIS Luis Eduardo Machado¹ Renata Sampaio Gomes ² Vanessa F. Balieiro ³ RESUMO Todos sabemos que não é possível haver regressão nas tecnologias

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca. Produção energética no Brasil: Etanol, Petróleo e Hidreletricidade

COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca. Produção energética no Brasil: Etanol, Petróleo e Hidreletricidade COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca Produção energética no Brasil: Etanol, Petróleo e Hidreletricidade Etanol A produção de álcool combustível como fonte de energia deve-se

Leia mais

ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO (ECEME) 4º Congresso de Ciências Militares

ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO (ECEME) 4º Congresso de Ciências Militares ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO (ECEME) 4º Congresso de Ciências Militares Ciências Militares no Século XXI Situação Atual e Desafios Futuros Geopolítica dos Recursos Naturais Fontes Alternativas

Leia mais

FICHA TÉCNICA Energia Solar Painéis Fotovoltaicos

FICHA TÉCNICA Energia Solar Painéis Fotovoltaicos FICHA TÉCNICA Energia Solar Painéis Fotovoltaicos Nº Pág.s: 6 nº 04 20. Novembro. 2006 Painéis Fotovoltaicos 01 Uma das tecnologias renováveis mais promissoras e recentes de geração de energia eléctrica

Leia mais

Classificação dos Sistemas Fotovoltaicos

Classificação dos Sistemas Fotovoltaicos Só Elétrica Indústria e Comércio de Equipamentos Elétricos Rua Duque de Caxias, 796 Centro Joaçaba CEP: 89600-000 Fone: (49) 3522-2681 Um sistema fotovoltaico é uma fonte de potência elétrica, na qual

Leia mais

2. (Ifsc 2014) A reação abaixo representa este processo: CO 3H H COH H O ΔH 12 kcal/mol

2. (Ifsc 2014) A reação abaixo representa este processo: CO 3H H COH H O ΔH 12 kcal/mol 1. (Uel 2014) A gasolina é uma mistura de vários compostos. Sua qualidade é medida em octanas, que definem sua capacidade de ser comprimida com o ar, sem detonar, apenas em contato com uma faísca elétrica

Leia mais

Disciplina: ENERGIA E BIOENERGIA

Disciplina: ENERGIA E BIOENERGIA Disciplina: ENERGIA E BIOENERGIA Energia. Conceito. Origem e interação entre as fontes e formas de energia. Conversão de energia. Unidades de energia. Prof. Dr. Eduardo Di Mauro Departamento de Física,

Leia mais

Energia Competitiva para o Nordeste: Energia Limpa e Renovável

Energia Competitiva para o Nordeste: Energia Limpa e Renovável MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Energia Competitiva para o Nordeste: Energia Limpa e Renovável Gilberto Hollauer Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético Abril de 2015 1 Sumário Política Energética

Leia mais

Agricultura de Baixo Carbono e Bioenergia. Heitor Cantarella FAPESP: Programa BIOEN & Instituto Agronômico de Campinas(IAC)

Agricultura de Baixo Carbono e Bioenergia. Heitor Cantarella FAPESP: Programa BIOEN & Instituto Agronômico de Campinas(IAC) Agricultura de Baixo Carbono e Bioenergia Heitor Cantarella FAPESP: Programa BIOEN & Instituto Agronômico de Campinas(IAC) Bioenergia: energia renovável recicla o CO 2 E + CO 2 + H 2 O CO 2 + H 2 O Fotossíntese

Leia mais

www.soumaisenem.com.br

www.soumaisenem.com.br 1. (Enem 2011) Uma das modalidades presentes nas olimpíadas é o salto com vara. As etapas de um dos saltos de um atleta estão representadas na figura: Desprezando-se as forças dissipativas (resistência

Leia mais

COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA. PROJETO DE LEI N o 3.986, DE 2008 I - RELATÓRIO

COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA. PROJETO DE LEI N o 3.986, DE 2008 I - RELATÓRIO COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA PROJETO DE LEI N o 3.986, DE 2008 Altera dispositivos da Lei nº 9.427, de 26 de dezembro de 1996, e da Lei nº 10.848, de 15 de março de 2004, para promover a geração e o consumo

Leia mais

www.google.com.br/search?q=gabarito

www.google.com.br/search?q=gabarito COLEGIO MÓDULO ALUNO (A) série 6 ano PROFESSOR GABARITO DA REVISÃO DE GEOGRAFIA www.google.com.br/search?q=gabarito QUESTÃO 01. a) Espaço Geográfico RESPOSTA: representa aquele espaço construído ou produzido

Leia mais

Capítulo 21 Meio Ambiente Global. Geografia - 1ª Série. O Tratado de Kyoto

Capítulo 21 Meio Ambiente Global. Geografia - 1ª Série. O Tratado de Kyoto Capítulo 21 Meio Ambiente Global Geografia - 1ª Série O Tratado de Kyoto Acordo na Cidade de Kyoto - Japão (Dezembro 1997): Redução global de emissões de 6 Gases do Efeito Estufa em 5,2% no período de

Leia mais

5 tempos = 329 slides

5 tempos = 329 slides 5 tempos = 329 slides 5 tempos = 329 slides ENERGIA ELÉTRICA Prof. Marco Antonio Licenciatura Plena em Física- UFRJ E-mail: marcaoitu@gmail.com OBJETIVOS CONHECER A ESTRUTURA BÁSICA DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO

Leia mais

Fortaleza, junho de 2015

Fortaleza, junho de 2015 Fortaleza, junho de 2015 All About Energy 2015 Política de Energia e Mudança Climática Luiz Pinguelli Rosa Diretor da COPPE UFRJ * Secretário do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas Membro da Academia

Leia mais

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo.

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza sociedade: questões ambientais. Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. 2 CONTEÚDO

Leia mais

Inversores de Freqüência na Refrigeração Industrial

Inversores de Freqüência na Refrigeração Industrial ersores de Freqüência na Refrigeração Industrial Os inversores de freqüência possuem um vasto campo de aplicações dentro da área de refrigeração industrial. São utilizados nas bombas de pressurização,

Leia mais

Geração Elétrica Total. Cenário de Referência (2007)

Geração Elétrica Total. Cenário de Referência (2007) Geração Elétrica Total Cenário de Referência (2007) Greenpeace Brasil Somos uma organização global e independente que atua para defender o meio ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem

Leia mais

Gabarito. Construindo no presente um futuro melhor. Unidade 2

Gabarito. Construindo no presente um futuro melhor. Unidade 2 Gabarito Construindo no presente um futuro melhor Unidade 2 Curso: Ensino Médio Disciplina: Física Capítulo Página 81 1. a) Petróleo, quase 0% da produção mundial. b) Hidoelétrica, quase %. c) Como o Brasil

Leia mais

Tecnologia & Engenharia Desafio Prático. Temporada 2014. Tecnologia & Engenharia. Desafio Prático. Torneio Brasil de Robótica

Tecnologia & Engenharia Desafio Prático. Temporada 2014. Tecnologia & Engenharia. Desafio Prático. Torneio Brasil de Robótica Temporada 2014 Tecnologia & Engenharia Desafio Prático Tecnologia & Engenharia Desafio Prático 7 3 1 4 5 6 2 1. Agroenergia: Descrição: trata-se da fabricação e uso dos diversos tipos de biocombustíveis

Leia mais

Desempenho da Agroindústria em 2004. histórica iniciada em 1992. Como tem sido freqüente nos últimos anos (exceto em 2003), os

Desempenho da Agroindústria em 2004. histórica iniciada em 1992. Como tem sido freqüente nos últimos anos (exceto em 2003), os Desempenho da Agroindústria em 2004 Em 2004, a agroindústria obteve crescimento de 5,3%, marca mais elevada da série histórica iniciada em 1992. Como tem sido freqüente nos últimos anos (exceto em 2003),

Leia mais

Nesse sistema de aquecimento,

Nesse sistema de aquecimento, Enem 2007 1- Ao beber uma solução de glicose (C 6 H 12 O 6 ), um corta-cana ingere uma substância: (A) que, ao ser degradada pelo organismo, produz energia que pode ser usada para movimentar o corpo. (B)

Leia mais

FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA Iria Müller Guerrini, No Brasil a maior quantidade de energia elétrica produzida provém de usinas hidrelétricas (cerca de 95%). Em regiões rurais e mais distantes das hidrelétricas

Leia mais

Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas

Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas CONCURSO PETROBRAS TÉCNICO(A) AMBIENTAL JÚNIOR Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS DA BANCA CESGRANRIO DRAFT Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br

Leia mais

Nos estúdios encontram-se um entrevistador (da rádio ou da televisão) e um representante do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural

Nos estúdios encontram-se um entrevistador (da rádio ou da televisão) e um representante do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural Guião de Programa de Rádio e Televisão Tema: Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) Nos estúdios encontram-se um entrevistador (da rádio ou da televisão) e um representante

Leia mais

Participação dos Setores Socioeconômicos nas Emissões Totais do Setor Energia

Participação dos Setores Socioeconômicos nas Emissões Totais do Setor Energia INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ANO BASE 2005 O Governo do Estado, por meio da Fundação Estadual de Meio Ambiente FEAM, entidade da Secretaria Estadual de Meio

Leia mais