que Q = 10-6 C e d = 0,3m. O meio é o vácuo. É

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "que Q = 10-6 C e d = 0,3m. O meio é o vácuo. É 9.10 9 2"

Transcrição

1 FÍSI - ELETRIIDDE - TRLH E PTENIL S RESPSTS ESTÃ N FINL DS EXERÍIS. 1. Uma carga elétrica puntiforme = 1µ é transportaa e um ponto até um ponto e um nos casos a e b inicaos. mita, em caa caso, 6. Determine o potencial elétrico resultante em P campo elétrico. força elétrica ue age em realiza um trabalho W = 10-4 J. ue Q = 10-6 e = 0,3m. meio é o vácuo. É ao k = Determine: P P a) a iferença e potencial elétrico entre os a) b) pontos e ; b) o potencial elétrico e, aotano-se como ponto e referência.. Num campo elétrico, leva-se uma carga puntiforme = e um ponto até um ponto. trabalho a força elétrica é J. Qual a p entre os pontos e? 3. Dois pontos e e um campo elétrico têm potenciais iguais a 150V e 100V, respectivamente, em relação a um certo ponto e referência. Qual o novo potencial e, aotano-se como referencial? 4. onsiere o campo elétrico gerao pela carga puntiforme Q = 1,.10-8, no vácuo. Determine: (ote referencial no infinito e k = ) Q 0,4m 0,6m a) os potenciais elétricos nos pontos e inicaos; b) o trabalho a força elétrica ue age em = 1µ ao ser eslocaa e para. 5. No campo e uma carga puntiforme Q = 3µ são aos ois pontos e cujas istâncias à carga Q são, respectivamente, = 0,3m e = 0,9m. meio é o vácuo. Determine: (k = ) Q a) os potenciais elétricos em e ; aote referencial no infinito; b) o trabalho a força elétrica ue atua em = 5µ, ao ser eslocaa e para ; c) o trabalho a força elétrica ue atua em = 5µ, ao ser eslocaa e para. +Q +Q +Q -Q 7. Duas cargas elétricas puntiformes Q 1 =,0µ e Q = 4,0µ estão fixas nos pontos e, separaos por uma istância e 8,0m, no vácuo. D Determine: 3,0m 4,0m 4,0m Q 1 Q a) os potenciais elétricos resultantes nos pontos e D. ponto é méio e ; b) o trabalho a força elétrica resultante ue atua em =,0.10-7, ao ser levaa e para D. 8. Em três vértices e um uarao e lao m, fixam-se cargas elétricas, conforme a figura, seno o meio o vácuo. Determine: -3µ -µ É ao k = µ a) o potencial elétrico resultante no centro o uarao; b) a carga elétrica ue eve ser fixaa no uarto vértice, e moo ue se torne nulo o potencial no centro o uarao. 9. alcule a energia potencial elétrica ue = µ auire ao ser colocaa num ponto P e um campo elétrico cujo potencial é V P = 00V. 10. No campo e uma carga Q =.10-7, consiere um ponto P a 0,m e Q. Qual a energia potencial elétrica ue = 1µ auire ao ser colocaa em P? meio é o vácuo (k = ). 11. No ponto P e um campo elétrico one o potencial é V P = -1000V, coloca-se uma carga = 3µ. Qual a energia potencial elétrica ue auire? 1 Rua aronesa, sala 06 - Praça Seca Telefones:

2 1. Um campo elétrico é prouzio no vácuo por uas cargas puntiformes e -µ e 5µ, respectivamente. alcule: a) o potencial elétrico num ponto P, ue ista 0,0m a primeira e 0,50m a seguna; b) a energia potencial elétrica ue, ao ser colocaa em P, = auire. 13. São aas as linhas e força e as superfícies euipotenciais e um campo uniforme. Determine: a) a intensiae E o campo elétrico; 0,1m 0,m 100V 80V b) o potencial elétrico o ponto ; c) o trabalho a força elétrica ue atua em = 1µ, ao ser eslocaa e para. 14. Na figura representamos as superfícies euipotenciais planas, paralelas e igualmente espaçaas e um campo elétrico uniforme. 0V 80V cm 4cm 4cm 4cm 4cm 4cm 4cm a) Determine a p entre os pontos e. b) Represente algumas linhas e força esse campo e etermine sua intensiae. 15. São aas as linhas e força e as superfícies euipotenciais e um campo elétrico uniforme e intensiae E = 10 5 V. Determine: m a) a istância ; 100V 90V 80V F D G b) a p entre os pontos e F; c) o trabalho a força elétrica ue atua em = 1µ ao ser levaa e até pelo caminho D G F ; ) a energia potencial elétrica ue = 1µ auire ao ser colocaa em. E FÍSI - ELETRIIDDE - TRLH E PTENIL 16. figura inica a posição os planos euipotenciais numa região e um campo elétrico uniforme. Uma partícula e massa m = 4, kg e carga =, éabanonaa em repouso no ponto (x = -1,0cm). Determine: -5,0V 0V 5,0V 10V 15V 0V -,0-1,0 0 1,0,0 3,0 x(m) a) a intensiae, a ireção e o sentio o vetor campo elétrico; b) a velociae a partícula após um eslocamento e,0m. 17. Num ponto e um campo elétrico, coloca-se uma carga e -3µ e ela auire energia potencial e 60µJ; esta mesma carga, uano colocaa em outro ponto o referio campo, auire energia potencial e -90µJ. Determine: a) os potenciais elétricos em e ; b) o trabalho a força elétrica uano a carga e -3µ é levaa e até. 18. Uma carga elétrica puntiforme = é levaa e um ponto e um campo elétrico one o potencial é V = 900V até um ponto o referio campo one o potencial é V = 100V. a) carga ganhou ou pereu energia potencial elétrica? Quanto? b) Determine o trabalho a força elétrica ue atua em, ao ser eslocaa e até. c) ompare e interprete os resultaos obtios nos itens e. 19. Uma carga elétrica puntiforme = 1µ é eslocaa entro e um campo elétrico ese um ponto, cujo potencial é V = 40V, até um ponto, cujo potencial V é esconhecio. Nesse eslocamento, a carga ganhou 0µJ e energia potencial elétrica. alcule V. 0. Uma carga elétrica puntiforme = 10-6 é a- banonaa em repouso num ponto e um campo elétrico uniforme e intensiae E = 10 5 N e cujas linhas e força são horizontais, conforme a figura. Suponha ue a única força agente na partícula seja a elétrica. E r Rua aronesa, sala 06 - Praça Seca Telefones:

3 a) Determine a intensiae, a ireção e o sentio a força elétrica ue atua em. b) o passar por um ponto situao a 0,1m e, a energia potencial elétrica e vale 10-3 J. Qual o potencial elétrico em? c) Qual a p U = V - V? ) Qual a energia potencial elétrica e em? 1. onsieremos o campo elétrico criao por uas cargas puntiformes e e fixas a 0cm no vácuo. Qual a energia potencial elétrica ue =.10-9 auire ao ser colocaa, sucessivamente, nos pontos e a figura? É ao k = cm 0cm cm 8cm. São aas uas cargas elétricas pontuais +Q e -Q e mesmo móulo, situaas como mostra a figura. Sabe-se ue o potencial elétrico no ponto vale 5,0V, consierano-se nulo o potencial no infinito. Determine o trabalho realizao pelo campo elétrico uano se esloca uma carga pontual = 1,0n (10-9 ) a) o infinito até o ponto b) o ponto até o ponto. -Q 0 +Q 3. Duas cargas elétricas puntiformes -Q istam a o ponto, conforme inicao na figura. a -Q 45º 45º a -Q a) ue istância e sobre a reta x evemos colocar uma outra carga elétrica puntiforme +Q para ue o potencial elétrico em seja nulo? b) É esse o único ponto o plano a figura em ue a carga +Q poe ser colocaa para anular o potencial em? Justifiue a resposta. 4. Uma partícula eletrizaa positivamente com carga = é lançaa em um campo elétrico uniforme e intensiae.10 3 N/, escreveno o movimento representao na figura. x FÍSI - ELETRIIDDE - TRLH E PTENIL 4cm 3cm a) Qual a intensiae a força ue atua sobre a partícula no interior o campo elétrico? b) Qual a variação a energia potencial elétrica a partícula entre os pontos e? 5. iferença e potencial elétrico entre ois pontos e é V - V = 10V. trabalho realizao pela força elétrica no transporte e uma carga =,0µ e para é, em joule: a) 5, c), e) zero b) -5, ) -, No campo e uma carga elétrica puntiforme Q, o trabalho a força elétrica ue atua em, no eslocamento e até, seguno a trajetória (1), é W 1 e, seguno a trajetória (), é W. Deve-se ter: a) W 1 > W ) W 1 = 0 e W = 0 b) W 1 < W e) W 1 = 0 e W 0 c) W 1 = W 7. trabalho as forças elétricas ue atuam numa carga elétrica puntiforme, uano essa se esloca e até, pertencentes a um campo elétrico, é: a) igual ao prouto a carga elétrica pela iferença entre as intensiaes os campos e- létricos em e, nessa orem. b) epenente a trajetória seguia entre os pontos e. c) sempre positivo. ) sempre negativo. e) nulo, se e tiverem o mesmo potencial e- létrico. 8. Na figura representamos uma partícula eletrizaa fixa em um ponto. Em relação ao campo elétrico gerao pela partícula ue está no ponto, sabe-se ue: (I) potencial elétrico em vale 40V. (II) vetor campo elétrico em tem intensiae igual a 40V/m. (1) () 3 Rua aronesa, sala 06 - Praça Seca Telefones:

4 Q potencial elétrico em e a intensiae o vetor campo elétrico em são respectivamente iguais a: a) 0V e 10V/m ) 40V e 40V/m b) 0V e 0V/m e) 10V e 0V/m c) 10V e 10V/m 9. Uma carga elétrica puntiforme e valor -, está na origem e um eixo X. constante eletrostática o meio é iferença e potencial entre os pontos o eixo X e abscissas X 1 = 1,0m e X =,0m (em V) é: a) +3,0 b) -3,0 c) -18 ) +18 e) -9,0 30. potencial elétrico no ponto P méio e vale: É ao k = µ P 1m 1m a) V ) zero b) V e) nenhuma as anteriores c) V 31. Duas cargas elétricas e mesmo móulo e e sinais opostos são colocaas a uma eterminaa istância. No ponto méio a reta ue une as uas cargas, teremos: a) o campo elétrico é nulo e o potencial elétrico não. b) o campo e o potencial elétricos são nulos. c) o potencial elétrico é nulo e o campo elétrico não. ) o potencial elétrico é numericamente uas vezes maior ue a intensiae o campo elétrico. e) o campo e o potencial elétricos não são nulos. 3. Nas figuras, três cargas positivas e pontuais, são localizaas sobre a circunferência e um círculo e raio R e três maneiras iferentes. s a- firmações seguintes se referem ao potencial eletrostático em, centro a circunferência (o zero os potenciais está no infinito): I) potencial em nas figuras 1 e 3 é irigio para baixo. II) potencial em tem o mesmo valor (nãonulo) nos três casos. FÍSI - ELETRIIDDE - TRLH E PTENIL III) potencial em na figura é nulo. R +Q -Q Fig I Fig II Fig III Está(ão) certa(s) a(s) afirmação(ões): a) I e II somente ) I somente b) II somente e) I e III somente c) III somente -Q +Q 33. onsiere as cargas elétricas + e - localizaas como mostra o esuema. Pelas inicações o esuema, o potencial elétrico gerao pelas cargas é nulo no ponto: R +Q a a -Q a b P 1 P + P 5 - P 4 P 3 a) P 1 b) P c) P 3 ) P 4 e) P onsiere o campo elétrico originao pelas cargas elétricas fixas +Q e -Q a figura. Sejam V, V e V os potenciais elétricos nos pontos, e, respectivamente. Poe-se afirmar ue: a) V =0; V >0 e V <0 b) V = V = V = 0 c) V = 0; V > 0 e V = 0 ) V = V = 0 e V < 0 e) V = 0; V > 0 e V > onsiere uatro partículas eletrizaas ispostas nos vértices e um uarao e isolaas o resto o universo. Sabeno ue, no centro o uarao, o vetor campo elétrico e o potencial elétrico são nulos, assinale a opção ue trauz corretamente os valores as cargas as partículas. a) b) b R +Q +Q -Q -Q 4 Rua aronesa, sala 06 - Praça Seca Telefones:

5 c) +Q +Q ) +Q -Q FÍSI - ELETRIIDDE - TRLH E PTENIL 10 - E P (J) e) -3Q +Q -Q -Q +Q +Q -Q +Q 36. Duas cargas elétricas puntiformes Q estão fixas nos pontos e. Uma outra carga elétrica puntiforme é colocaa no ponto P, méio e. Seno k a constante eletrostática o meio, poe-se concluir ue a intensiae a força elétrica resultante ue age em e a energia potencial elétrica ue auire valem, respectivamente: a) Q k. e Q Q k. ) k. e zero Q Q Q b) k. e k. e) zero e k. c) zero e zero 37. Sabe-se ue: carga o próton = -carga o elétron = 1, Um próton tem velociae relativa zero em relação a um elétron. Para afastar um próton e um elétron, separaos pela istância m, é necessária uma energia: a) a orem e 10-6 J ) a orem e 10-7 J b) 1, J e) nenhuma as anteriores c), J 38. No campo a carga Q = µ, consiere ois pontos e pertencentes a uma mesma linha e força e ue istam 0,1m e 0,m, respectivamente, e Q. om ue velociae se eve lançar o ponto uma peuena esfera e carga = 10-8 e massa m = 0,g, para ue atinja com velociae nula? meio é o vácuo e esprezam-se as ações gravitacionais. É aa a constante eletrostática o vácuo k = É ao o gráfico a energia potencial e uma carga = 10-5, no vácuo, submetia apenas à a- ção e um campo elétrico uniforme e paralelo a x. Em x = 0, a energia cinética e é nula. Determine a energia cinética ue possui nos pontos (x = 0,5cm) e (x = 1,0cm). 40. Tem-se uma carga +Q fixa. utra carga - e e massa m executa movimento circular uniforme e centro +Q e raio R. 0 0,5 1,0 x (cm) Desprezano-se as ações gravitacionais e supono o vácuo como meio, e constante eletrostática k, etermine: a) a velociae v e - b) a energia potencial elétrica e - c) a energia cinética e - ) a energia total e - e) a relação entre a energia total e a cinética f) a energia E ue se eve fornecer a -, para ue passe a executar MU, em torno e +Q, com raio R. RESPSTS 1. a) V - V = 100V b) V = 100 V.. -0V 3. 50V 4. a) V = 70V; V = 180V b) W = J. 5. a) V e V b) 0,3J c) -0,3J 6. a) V P = V b) V P = 0 7. a) 1, V e 1, V b) 5, J 8. a) -3, V b) Ep P J 10. Ep P = J J 1. a) zero b) zero 13. a) E = 00 m V b) Vc = 40V c) W = J. 14. a) U = 50V b) E = 5,0.10 m V. 15. a) 10-4 m b) 0V c) 10-5 J ) 10-4 J 16. a) 5N/ iireção o eixo x e sentio oposto ao o eixo b) 10m/s 17. a) -0V e 30V b) -150µJ 18. a) ganhou 3, J b) -3, J c) trabalho resistente a força elétrica correspone ao aumento a energia potencial elétrica V 0. a) 0,1N horizontal para ireita b) 10 3 V c) 10 4 V ) 1, J 1. Nula em e -4, J em. a) J b) J 3. a) a 5 Rua aronesa, sala 06 - Praça Seca Telefones:

6 FÍSI - ELETRIIDDE - TRLH E PTENIL b) No plano a figura para anular o potencial em, +Q poe ser colocaa em ualuer ponto a circunferência e centro e raio a. 4. a) N b), J 5. c 6. c 7. e 8. a 9. e 30. b 31. c 3. b 33. e a 36. e 37. c 38. V = 3m/s J e 10 - J 40. a) v = mr Q b) E p = -k R c) E c = R ) E T = - R e) E T = -E c f) 4R 6 Rua aronesa, sala 06 - Praça Seca Telefones:

Exercícios propostos

Exercícios propostos Os funamentos a Física Volume 3 1 Capítulo 3 Trabalho e potencial elétrico P.44 Daos: 5 1 6 C; $ B 1 4 J Da expressão o trabalho a força elétrica: $ B (V V B ) 1 4 5 1 6 (V V B ) V V B 1 5 1 4 6 Esse resultao

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos P.44 Daos: 5 6 C; $ B 4 J Da expressão o trabalho a força elétrica: $ B ( B ) 4 5 6 ( B ) B 5 4 6 Esse resultao inica ue B. B P.45 Se os potenciais e e B valem, respectivamente, 5 e, em relação a um certo

Leia mais

O trabalho realizado pela força elétrica corresponde a energia recebida pelo elétron. 15 4

O trabalho realizado pela força elétrica corresponde a energia recebida pelo elétron. 15 4 Aprimorano os Conhecimentos e Eletriciae ista 4 Potencial Elétrico Energia Potencial Elétrica Euilíbrio Elétrico os Conutores Prof.: Célio Normano. (.C.SA-BA) Num tubo e TV, os elétrons são aceleraos em

Leia mais

FGE Eletricidade I

FGE Eletricidade I FGE0270 - Eletriciae I 3 a Lista e eercícios 1. Duas granes placas conutoras, paralelas entre si e separaas por uma istância e 12 cm, têm cargas iguais e e sinais opostos nas faces ue se efrontam. Um elétron

Leia mais

DIFERENÇA DE POTENCIAL. d figura 1

DIFERENÇA DE POTENCIAL. d figura 1 DIFERENÇ DE POTENCIL 1. Trabalho realizao por uma força. Consieremos uma força ue atua sobre um objeto em repouso sobre uma superfície horizontal como mostrao na figura 1. kx Esta força esloca o objeto

Leia mais

Força Elétrica. Sabendo que o valor de m 1 é de 30 g e que a aceleraçăo da gravidade local é de 10 m/s 2, determine a massa m 2

Força Elétrica. Sabendo que o valor de m 1 é de 30 g e que a aceleraçăo da gravidade local é de 10 m/s 2, determine a massa m 2 Força Elétrica 1. (Ueg 01) Duas partículas e massas m 1 e m estăo presas a uma haste retilínea que, por sua vez, está presa, a partir e seu ponto méio, a um fio inextensível, formano uma balança em equilíbrio.

Leia mais

Física. Resolução: E = 4 x 10 7 N/C como Q > 0 o campo elétrico será de afastamento e horizontal. Resolução:

Física. Resolução: E = 4 x 10 7 N/C como Q > 0 o campo elétrico será de afastamento e horizontal. Resolução: letrostática 01. Determine a intensiae, a ireção e o sentio o campo elétrico ( ) gerao pela carga fixa (Q = +4µc) num ponto x o espaço, istante 3cm esta (conforme a figura). k = 9 x 10 9 N. m /C x Q -

Leia mais

3 Trabalho e. potencial elétrico. Capítulo

3 Trabalho e. potencial elétrico. Capítulo UNIDD apítulo 3 Trabalho e potencial elétrico caa ponto e um campo elétrico associa-se a graneza escalar potencial elétrico. om base nessa graneza, poe-se eterminar a intensiae e iversas interações entre

Leia mais

Tema de Física Eletrostática Força elétrica e campo elétrico Prof. Alex S. Vieira

Tema de Física Eletrostática Força elétrica e campo elétrico Prof. Alex S. Vieira Tema de Física Eletrostática Força elétrica e campo elétrico 1) Se, após o contato e posterior separação, F 2 é o módulo da força coulombiana entre X e Y, podese afirmar corretamente que o quociente F

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES (2) 2 ANO 40 questões

CADERNO DE QUESTÕES (2) 2 ANO 40 questões DATA: 04 / 04 / 016 PARTE 1: CAMPO EÉTRICO CADERNO DE UESTÕES () ANO 40 questões FÍSICA Professor: XERXES 01) (FAC. SANTA MARCEINA/14) Duas cargas puntiformes negativas, A e B, estão fixaas a certa istância

Leia mais

Trabalho de uma carga elétrica 2017

Trabalho de uma carga elétrica 2017 Trabalho e uma carga elétrica 017 1. (Uem 016) Uma molécula é formaa por ois íons, um positivo e outro negativo, separaos 10 por uma istância e 3,00 10 m. Os móulos a carga elétrica o íon positivo e o

Leia mais

LISTA ELETROSTÁTICA 3ª SÉRIE

LISTA ELETROSTÁTICA 3ª SÉRIE 1. (Pucrj 013) Duas cargas pontuais q1 3,0 μc e q 6,0 μc são colocadas a uma distância de 1,0 m entre si. Calcule a distância, em metros, entre a carga q 1 e a posição, situada entre as cargas, onde o

Leia mais

Prof. André Motta - A) 3s; 10 m/s; 20 m/s B) 3s; 15 m/s; 30 m/s C) 6s; 10 m/s; 20 m/s D) 6s; 20 m/s; 40 m/s

Prof. André Motta - A) 3s; 10 m/s; 20 m/s B) 3s; 15 m/s; 30 m/s C) 6s; 10 m/s; 20 m/s D) 6s; 20 m/s; 40 m/s Simulao 1 Física AFA/EFOMM 1- A face inferior e uma camaa e nuvens é plana e horizontal. Um rojão estoura entre o solo e a camaa e nuvens. Uma pessoa situaa na mesma vertical e junto ao solo vê o clarão

Leia mais

Exercícios sobre Força de Coulomb

Exercícios sobre Força de Coulomb Exercícios sobre Força de Coulomb 1-Duas cargas elétricas iguais de 10 6 C se repelem no vácuo com uma força de 0,1 N. Sabendo que a constante elétrica do vácuo é de 9 10 9 N m /C, qual a distância entre

Leia mais

FACULDADES OSWALDO CRUZ ESCOLA SUPERIOR DE QUIMICA

FACULDADES OSWALDO CRUZ ESCOLA SUPERIOR DE QUIMICA AULDADS OSWALDO RUZ SOLA SUPRIOR D UIMIA letrostática 0 Alternativa É uantizaa porue só aparece em múltiplos inteiros a carga elementar: n e 0 Alternativa c n e, 0 n,6 0 n, 0 n 0 5 elétrons 6 0 omo 0,

Leia mais

Força elétrica e campo elétrico Prof. Caio

Força elétrica e campo elétrico Prof. Caio 1. (Fuvest) Os centros e quatro esferas iênticas, I, II, III e IV, com istribuições uniformes e carga, formam um quarao. Um feixe e elétrons penetra na região elimitaa por esse quarao, pelo ponto equiistante

Leia mais

Resoluções dos testes propostos

Resoluções dos testes propostos os funamentos a física 3 Uniae Resoluções os testes propostos 1 T.1 Resposta: a viro e lã algoão e enxofre algoão e lã Trecho a série triboelétrica com os materiais aos: viro; lã; algoão; enxofre ortanto,

Leia mais

Exercícios de Eletrostática Lista 1

Exercícios de Eletrostática Lista 1 Exercícios de Eletrostática Lista 1 1. Se tivermos um balão de borracha com uma carga positiva distribuída sobre sua superfície, podemos afirmar que (A) na região externa ao balão o campo elétrico é nulo.

Leia mais

COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA LISTA DE EXERCÍCIOS DE REVISÃO ESPELHOS PLANOS PROF.: DUDUNEGÃO

COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA LISTA DE EXERCÍCIOS DE REVISÃO ESPELHOS PLANOS PROF.: DUDUNEGÃO COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA LISTA DE EXERCÍCIOS DE REVISÃO ESPELHOS PLANOS PROF.: DUDUNEGÃO 01. Duas cargas puntiformes encontram-se no vácuo a uma distância de 10cm uma da outra. As cargas valem

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 08 ELETRIZAÇÃO E FORÇA ELÉTRICA REVISÃO

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 08 ELETRIZAÇÃO E FORÇA ELÉTRICA REVISÃO FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 08 ELETRIZAÇÃO E FORÇA ELÉTRICA REVISÃO Fixação 1) (CESGRANRIO) No modelo mais elementar do átomo de hidrogênio (modelo de Bohr), o elétron gira em órbita circular em torno do próton

Leia mais

Física Fascículo 07 Eliana S. de Souza Braga

Física Fascículo 07 Eliana S. de Souza Braga Física Fascículo 7 Eliana S e Souza raga Ínice Eletrostática Resumo Teórico 1 Eercícios Gabarito4 Eletrostática Resumo Teórico Força eletrostática lei e oulomb F K Q = Q 1 Vácuo: 1 K K = = 9 1 N m 4 πε

Leia mais

Módulo V Força e Campo Elétrico

Módulo V Força e Campo Elétrico Móulo V Clauia Regina Campos e Carvalho Móulo V orça e Campo létrico orça létrica: As interações, e atração ou e repulsão, entre corpos carregaos positiva ou negativamente são forças e natureza elétrica

Leia mais

Física II. Lei de Gauss

Física II. Lei de Gauss Física II 1) Três cargas Q 1 =5µC, Q 2 =-80µC e Q 3 = 10 µc estão ispostas em triângulo. Q 1 está a 50cm e Q 2 (seguno o eixo os xx ) e Q 3 está a 30cm e Q 1 e a 40cm e Q 2 no sentio positivo o eixo yy.

Leia mais

Resoluções dos testes propostos

Resoluções dos testes propostos os funamentos a física 3 Uniae A Resoluções os testes propostos 1 T.56 Resposta: a I. Correta. A força elétrica tem a ireção o vetor campo elétrico, que é tangente à linha e força no ponto consierao. II.

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE PROVA DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE PROVA DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO D DEFES EXÉRCITO BRSILEIRO DEP DEP COLÉGIO MILITR DO RECIFE ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 3 DE OUTUBRO DE 00 COLÉGIO MILITR DO RECIFE 0/05 ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Página / ITEM 0 Um pai tem hoje 5

Leia mais

a) 330 m/s b) 333 m/s c) 336 m/s d) 340 m/s e) 345 m/s

a) 330 m/s b) 333 m/s c) 336 m/s d) 340 m/s e) 345 m/s Física Lista e Exercícios Nível ITA 1. Qual os conjuntos a seguir contém somente granezas cujas meias estão corretamente expressas em "uniaes SI" (Sistema Internacional e Uniaes)? a) vinte graus Celsius,

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos os funamentos a física 3 Uniae A Capítulo Campo elétrico Resoluções os exercícios propostos.3 Daos: q 0 C; 0 N (vertical, escenente); a) Intensiae: 0 q 0 07 N/C Direção: vertical (a mesma e ) Sentio: escenente

Leia mais

Capacitor: dispositivo que armazena energia potencial elétrica num circuito. Também chamado condensador.

Capacitor: dispositivo que armazena energia potencial elétrica num circuito. Também chamado condensador. Universiae Feeral o Paraná Setor e Ciências Exatas Departamento e Física Física III Prof. Dr. icaro Luiz iana eferências bibliográficas: H. 7-, 7-3, 7-5 S. 5-, 5-4 T. -, -, -4 Aula 8: Capacitância Garrafa

Leia mais

Específica de Férias Prof. Walfredo

Específica de Férias Prof. Walfredo Específica e Férias Prof. Walfreo 01 Aluno(a): /07/01 1. (Unicamp 01) Em 01 foi comemorao o centenário a escoberta os raios cósmicos, que são partículas provenientes o espaço. a) Os neutrinos são partículas

Leia mais

Resoluções dos testes propostos

Resoluções dos testes propostos os funamentos a física Uniae A Capítulo Campo elétrico Resoluções os testes propostos 1 T.5 Resposta: Daos: F e 10 N; q 50 mc 50 10 C A carga q é negativa. ntão a força elétrica F e e o vetor campo elétrico

Leia mais

Eletrostática e Lei de Coulomb. :: Meta :: :: Objetivos ::

Eletrostática e Lei de Coulomb. :: Meta :: :: Objetivos :: 7 Eletrostática e Lei e Coulomb [ ] :: Meta :: :: Objetivos :: fisica-01b.pf 49 15/5/01 14:59:43 50 :: ÍSICA :: MÓDULO Introução A eletriciae está presente em nosso ia a ia, na luz que nos ilumina após

Leia mais

As linhas de força de um campo elétrico uniforme

As linhas de força de um campo elétrico uniforme UNIDD Capítulo 2 Campo elétrico Michael Faraay, cientista e conferencista inglês, introuziu os conceitos e campo elétrico e e linhas e força. Uma carga elétrica colocaa num ponto e um campo elétrico fica

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Física. Referências bibliográficas: H S T.

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Física. Referências bibliográficas: H S T. Universiae eeral o Paraná Setor e Ciências Eatas Departamento e ísica ísica III Prof. Dr. Ricaro Luiz Viana Referências bibliográficas: H. -4 S. -5 T. 18- Aula Lei e Coulomb Charles Augustin e Coulomb

Leia mais

TD DE FÍSICA 2 Resolucões das Questões de Potencial elétrico e Trabalho da Força Elétrica PROF.: João Vitor

TD DE FÍSICA 2 Resolucões das Questões de Potencial elétrico e Trabalho da Força Elétrica PROF.: João Vitor TD DE ÍSICA 2 esolucões as Questões e Potencial elétrico e Trabalho a orça Elétrica PO.: João Vitor esposta a questão 1: [I] Correta. Se não fosse uma superfície equipotencial, haveria movimento e cargas,

Leia mais

A unidade de freqüência é chamada hertz e simbolizada por Hz: 1 Hz = 1 / s.

A unidade de freqüência é chamada hertz e simbolizada por Hz: 1 Hz = 1 / s. Movimento Circular Uniforme Um movimento circular uniforme (MCU) pode ser associado, com boa aproximação, ao movimento de um planeta ao redor do Sol, num referencial fixo no Sol, ou ao movimento da Lua

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA 1 2º BIMESTRE

LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA 1 2º BIMESTRE Professor (a): Demetrius Leão Segmento: Ensino Médio Data de Entrega: Estudante: EDUCAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO EDUSESC Área Especial 2/3 Lote B Norte Taguatinga DF Componente Curricular: Ano Letivo:

Leia mais

a) N B > N A > N C. b) N B > N C > N A. c) N C > N B > N A. d) N A > N B > N C. e) N A = N C = N B.

a) N B > N A > N C. b) N B > N C > N A. c) N C > N B > N A. d) N A > N B > N C. e) N A = N C = N B. Prof. Renato SESI Carrão Física 1º. ano 2011 Lista de exercícios 1 (Aulas 13 a 24) *** Formulário *** v = Δx/Δt Δx = x f x i Δt = t f t i a = Δv/Δt Δv = v f v i F R = m.a g = 10 m/s 2 P = m.g F at = μ.n

Leia mais

CURSO APOIO FÍSICA RESOLUÇÃO 20 /

CURSO APOIO FÍSICA RESOLUÇÃO 20 / FÍSICA CURSO APOIO 0. Um veículo trafega por uma avenia retilínea e o gráfico mostra a variação o móulo e sua velociae, em função o tempo, em três trechos. Os intervalos e tempo ecorrios em caa um os trechos

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 27 TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA REVISÃO

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 27 TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA REVISÃO FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 27 TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA REVISÃO Fixação 1) O bloco da figura, de peso P = 50N, é arrastado ao longo do plano horizontal pela força F de intensidade F = 100N. A força de

Leia mais

SIMULADO. Física. 1 (Uespi-PI) 2 (Uespi-PI)

SIMULADO. Física. 1 (Uespi-PI) 2 (Uespi-PI) (Uespi-PI) (Uespi-PI) Três esferas metálicas, apoiaas em suportes isolantes, são colocaas próimas, como no esenho abaio, porém sem se tocarem. Um bastão carregao positivamente é aproimao a primeira esfera.

Leia mais

SUPER FÍSICA (aula 4)

SUPER FÍSICA (aula 4) www.pascal.com.br SUPER FÍSIC (aula 4) Prof. Eson Osni Ramos (Cebola) EXERCÍCIOS 0. (UEL - 96) I. Está correta, a esfera foi eletrizaa por inução. II. Está erraa. III. Está erraa, a esfera ficou eletrizaa

Leia mais

III Corpos rígidos e sistemas equivalentes de forças

III Corpos rígidos e sistemas equivalentes de forças III Corpos rígios e sistemas equivalentes e forças Nem sempre é possível consierar toos os corpos como partículas. Em muitos casos, as imensões os corpos influenciam os resultaos e everão ser tias em conta.

Leia mais

AS RESPOSTAS ESTÃO NO FINAL DOS EXERCÍCIOS.

AS RESPOSTAS ESTÃO NO FINAL DOS EXERCÍCIOS. AS RESPOSTAS ESTÃO NO INAL DOS EXERÍIOS. 1. Atrita-se uma barra e viro com um pano e lã, inicialmente neutros, e faz-se a lã entrar em contato com uma bolinha e cortiça, também inicialmente neutra, suspensa

Leia mais

Força Elétrica. 6,0 C, conforme descreve a figura (Obs.: Q 4 é negativo)

Força Elétrica. 6,0 C, conforme descreve a figura (Obs.: Q 4 é negativo) Força Elétrica 1. (Ueg 01) Duas partículas e massas m 1 e m estăo presas a uma haste retilínea que, por sua vez, está presa, a partir e seu ponto méio, a um fio inextensível, formano uma balança em equilíbrio.

Leia mais

Física E Extensivo V. 7

Física E Extensivo V. 7 Extensivo V 7 esolva Aula 5 5) D W Fe E c B E c E V c AB ~ E c Variação e energia cinética Q E p k Q (, )( 54 4 ) 6 ( )( ) Q, 5 C Q 6 C Q µc E c E c E c E c,5,4 E c,55 J E c E c E c E c,7,5 E c,55 J E

Leia mais

2007 2ª. fase Prova para alunos do 3º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 3º. ano.

2007 2ª. fase Prova para alunos do 3º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 3º. ano. 007 ª. fase Prova para alunos o 3º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova estina-se exclusivamente a alunos o 3º. ano. 0) A prova contém oito (8) questões e TODAS DEVEM SER RESOLVIDAS.

Leia mais

FICHA DE ATIVIDADE - FÍSICA: MRU E MRV

FICHA DE ATIVIDADE - FÍSICA: MRU E MRV Alexandre Santos (Xandão) 9º FICHA DE ATIVIDADE - FÍSICA: MRU E MRV 1 Assinale na coluna I as afirmativas verdadeiras e, na coluna II as falsas. A velocidade da partícula varia de acordo com o gráfico

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PÁGINA

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PÁGINA -6-- www.pascal.com.br EXERCÍCIOS SUPER FÍSICA (aula 4) Prof. Eson Osni Ramos 0. (UEL - 96). e I. Está correta, a esfera foi eletrizaa por inução. II. Está erraa. III. Está erraa, a esfera ficou eletrizaa

Leia mais

FÍSICA. a) 0,77 s b) 1,3 s c) 13 s d) 77 s e) 1300 s Resolução V = t = 3,9. 10 8 3,0. 10 8. t = t = 1,3 s

FÍSICA. a) 0,77 s b) 1,3 s c) 13 s d) 77 s e) 1300 s Resolução V = t = 3,9. 10 8 3,0. 10 8. t = t = 1,3 s 46 b FÍSICA A istância méia a Terra à Lua é 3,9.10 8 m. Seno a velociae a luz no vácuo igual a 3,0.10 5 km/s, o tempo méio gasto por ela para percorrer essa istância é e: a) 0,77 s b) 1,3 s c) 13 s ) 77

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE:1º

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE:1º C O L É G I O K E N N E D Y / R E D E P I T Á G O R A S PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE:1º PLANO DE ESTUDO PROFESSOR:MARCÃO DATA DA AVALIAÇÃO: 30/09/16 CONTEÚDO(S) A SER(EM) COBRADO(S) NA AVALIAÇÃO: DISCIPLINA:

Leia mais

Módulo III Carga Elétrica, Força e Campo Elétrico

Módulo III Carga Elétrica, Força e Campo Elétrico Móulo III Clauia Regina Campos e Carvalho Móulo III Carga létrica, orça e Campo létrico Carga létrica: Denomina-se carga elétrica a proprieae inerente a eterminaas partículas elementares, que proporciona

Leia mais

Campo Magnético. Prof a. Michelle Mendes Santos michelle.mendes@ifmg.edu.br

Campo Magnético. Prof a. Michelle Mendes Santos michelle.mendes@ifmg.edu.br Campo Magnético Prof a. Michelle Mendes Santos michelle.mendes@ifmg.edu.br O Magnetismo O magnetismo é um efeito observado e estudado há mais de 2000 anos. O magnetismo descreve o comportamento de objetos

Leia mais

Extensivo Física C V. 1

Extensivo Física C V. 1 Extensivo Física V Exercícios 0) Veraeira Veraeira Veraeira N o e próton N o e elétrons Veraeira Falsa Fornecer elétrons Veraeira Falsa Possui, porém, a mesma quantiae e cargas positivas e negativas Falsa

Leia mais

= K F G. g = G. Resposta: e. 3 E.R. Uma região isolada da ação de cargas elétricas recebe. Resolução:

= K F G. g = G. Resposta: e. 3 E.R. Uma região isolada da ação de cargas elétricas recebe. Resolução: Tópico 3 Potencial elétrico 53 Tópico 3 xamine as af irmativas a seguir: I. Se F é a intensiae a força eletrostática que atua sobre uma carga q colocaa em certo ponto, o prouto F q representa a intensiae

Leia mais

A força elétrica F, que a carga negativa q sofre, e o campo elétrico E, presente no ponto onde ela é fixada, estão corretamente representados por

A força elétrica F, que a carga negativa q sofre, e o campo elétrico E, presente no ponto onde ela é fixada, estão corretamente representados por MOD 3. CAMPO ELETRICO 1. (Uea 014) Duas cargas elétricas puntiformes, Q e q, sendo Q positiva e q negativa, são mantidas a uma certa distância uma da outra, conforme mostra a figura. A força elétrica F,

Leia mais

Lista de exercícios de Física / 2 Bimestre Unidades 1, 2 e 3

Lista de exercícios de Física / 2 Bimestre Unidades 1, 2 e 3 Nota Lista de exercícios de Física / 2 Bimestre Unidades 1, 2 e 3 Data: 18 de maio de 2012 Curso: Ensino Médio 3 ano A Professora: Luciana M.A. Teixeira Nome: Nº Instruções gerais Para a resolução desta

Leia mais

CINEMÁTICA DO PONTO MATERIAL

CINEMÁTICA DO PONTO MATERIAL 1.0 Conceitos CINEMÁTICA DO PONTO MATERIAL Cinemática é a parte da Mecânica que descreve os movimentos. Ponto material é um corpo móvel cujas dimensões não interferem no estudo em questão. Trajetória é

Leia mais

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 2 Processos de Eletrização III - Força Elétrica I

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 2 Processos de Eletrização III - Força Elétrica I Aprimorano os Conhecimentos e Eletriciae Lista Processos e Eletrização III - Força Elétrica I. (UFPA) Um corpo A, eletricamente positivo, eletriza um corpo B que inicialmente estava eletricamente neutro,

Leia mais

Física A figura mostra um gráfico da velocidade em função do tempo para um veículo

Física A figura mostra um gráfico da velocidade em função do tempo para um veículo Física 1 Valores e algumas granezas físicas Aceleração a graviae: 10 m/s 2 Densiae a água: 1,0 g/cm 3 k = 1/4πε 0 = 9,0 10 9 N.m 2 /c 2 1 atm = 1,0 x 10 5 N/m 2 sen = 0,5 01. A figura mostra um gráfico

Leia mais

Prova de Física Vestibular ITA 1999

Prova de Física Vestibular ITA 1999 Prova e Física Vestibular IT 999 Versão. Física - IT - 999 ) (IT-99) Os valores e x, y e z para que a equação: (força) x (massa) y = (volume) (energia) z seja imensionalmente correta, são, respectivamente:

Leia mais

1 = Pontuação: Os itens A e B valem três pontos cada; o item C vale quatro pontos.

1 = Pontuação: Os itens A e B valem três pontos cada; o item C vale quatro pontos. Física 0. Duas pessoas pegam simultaneamente escadas rolantes, paralelas, de mesmo comprimento l, em uma loja, sendo que uma delas desce e a outra sobe. escada que desce tem velocidade V = m/s e a que

Leia mais

Física Elétrica Cargas Elétrica e Eletrização Prof. Marco Simões. Exercícios 1

Física Elétrica Cargas Elétrica e Eletrização Prof. Marco Simões. Exercícios 1 Física Elétrica Cargas Elétrica e Eletrização Prof. Marco Simões Exercícios 1 1. Um corpo inicialmente neutro recebe 10 milhões de elétrons. Este corpo adquire uma carga de: (considere! = 1,6 10!!"!).

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 POTENCIAL ELÉTRICO e CAPACITORES

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 POTENCIAL ELÉTRICO e CAPACITORES Eletriciae e Magnetismo ET7F - Laboratório LIST DE EXERÍIOS 3 POTENIL ELÉTRIO e PITORES. Determine o potencial no vácuo no ponto P evio às cargas puntiformes = u, =-5u e 3= 8u. =9cm(R: 500kV) -. Determine

Leia mais

Ensino: Médio Professor: Renato Data:, de 2010. Trabalho de Recuperação de Física (1 e 2º Bimestres) Instruções:

Ensino: Médio Professor: Renato Data:, de 2010. Trabalho de Recuperação de Física (1 e 2º Bimestres) Instruções: Uma Escola ensando em Você luno(a): nº Série: 3 ano Disciplina: Física Ensino: Médio rofessor: Renato Data:, de 010 Trabalho de Recuperação de Física (1 e º imestres) Instruções: 1. O trabalho deverá ser

Leia mais

MÓD. 2 FORÇA ELÉTRICA/LEI DE COULOMB

MÓD. 2 FORÇA ELÉTRICA/LEI DE COULOMB MÓD. FORÇA ELÉTRICA/LEI DE COULOMB 1. (Fgv 010) Posicionadas rigidamente sobre os vértices de um cubo de aresta 1 m, encontram-se oito cargas elétricas positivas de mesmo módulo. Sendo k o valor da constante

Leia mais

VESTIBULAR 2012 / 3º DIA

VESTIBULAR 2012 / 3º DIA VESTIBULAR 01 / 3º DIA ÍSICA 33. Consiere um rio e margens paralelas, cuja istância entre as margens é e 140 m. A velociae a água em relação às margens é e 0 m/s. Um bote cuja velociae em relação à água

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 30 QUANTIDADE DE MOVIMENTO E IMPULSÃO REVISÃO

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 30 QUANTIDADE DE MOVIMENTO E IMPULSÃO REVISÃO FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 30 QUANTIDADE DE MOVIMENTO E IMPULSÃO REVISÃO Como pode cair no enem? Quando uma fábrica lança um modelo novo de automóvel é necessário que muitos testes sejam feitos para garantir

Leia mais

Aula 1- Distâncias Astronômicas

Aula 1- Distâncias Astronômicas Aula - Distâncias Astronômicas Área 2, Aula Alexei Machao Müller, Maria e Fátima Oliveira Saraiva & Kepler e Souza Oliveira Filho Ilustração e uma meição e istância a Terra (à ireita) à Lua (à esquera),

Leia mais

FÍSICA IV Problemas Complementares 2 O modelo ondulatório da luz: interferência e

FÍSICA IV Problemas Complementares 2 O modelo ondulatório da luz: interferência e FÍSICA IV Problemas Complementares 2 O moelo onulatório a luz: interferência e ifração 21 e Setembro e 2009 Problema 1 Quano uma componente monocromática a luz troca e meio, a sua freqüência permanece

Leia mais

PROVA de FÍSICA MÓDULO II do PISM ( ) QUESTÕES OBJETIVAS. 09. Leia, com atenção:

PROVA de FÍSICA MÓDULO II do PISM ( ) QUESTÕES OBJETIVAS. 09. Leia, com atenção: PROVA e FÍSIA MÓDUO II o PISM (2004-2006) QUESTÕES OBJETIVAS 09. eia, com atenção: Use, se necessário: Aceleração gravitacional g = 0 m/s 2 Densiae a água = 000 kg/m alor latente e vaporização a água =

Leia mais

Física Legal.NET O seu site de Física na Internet

Física Legal.NET O seu site de Física na Internet 31. (Pucsp 2005) Certo carro nacional demora 30 s para acelerar de 0 a 108 km/h. Supondo sua massa igual a 1200 kg, o módulo da força resultante que atua no veículo durante esse intervalo de tempo é, em

Leia mais

Capítulo 13. Quantidade de movimento e impulso

Capítulo 13. Quantidade de movimento e impulso Capítulo 13 Quantidade de movimento e impulso Quantidade de movimento e impulso Introdução Neste capítulo, definiremos duas grandezas importantes no estudo do movimento de um corpo: uma caracterizada pela

Leia mais

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno grupamento e Escolas João a Silva Correia DEPTMENTO DE CÊNCS NTS E EXPEMENTS Curso Científico-Humanístico e Ciências e Tecnologias Disciplina e Física e Química 0ºno FCH DE TBLHO Energia e fenómenos elétricos.

Leia mais

1º ANO 20 FÍSICA 1º Bimestral 28/03/12

1º ANO 20 FÍSICA 1º Bimestral 28/03/12 Nome do aluno Turma Nº Questões Disciplina Trimestre Trabalho Data 1º ANO 20 FÍSICA 1º Bimestral 28/03/12 1. (Faap-1996) A velocidade de um avião é de 360km/h. Qual das seguintes alternativas expressa

Leia mais

INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PROF. ILYDIO PEREIRA DE SÁ

INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PROF. ILYDIO PEREIRA DE SÁ INSTITUTO E PLIÇÃO FERNNO RORIGUES SILVEIR 2ª SÉRIE O ENSINO MÉIO PROF. ILYIO PEREIR E SÁ Geometria Espacial: Elementos iniciais de Geometria Espacial Introdução: Geometria espacial (euclidiana) funciona

Leia mais

= Resposta: 3,6 m/s 2. 4 No instante t 0. Resolução: + α t v = 20 2t (SI) b) 0 = 20 2t t = 10 s. Resposta: a) v = 20 2t (SI); b) 10 s

= Resposta: 3,6 m/s 2. 4 No instante t 0. Resolução: + α t v = 20 2t (SI) b) 0 = 20 2t t = 10 s. Resposta: a) v = 20 2t (SI); b) 10 s UFRJ Equipe UFRJ Olimpíaa Brasileira e Física Lista Aula 3C Física Jorão 1 É aa a seguinte função horária a velociae escalar e uma partícula em movimento uniformemente variao: v = 15 + t (SI) Determine:

Leia mais

QUESTÕES PROPOSTAS RESOLUÇÃO POR ETAPAS

QUESTÕES PROPOSTAS RESOLUÇÃO POR ETAPAS Fisica 1.. C Da Terra à Lua Pág. 30A 4.1. (C) As forças»f 1 e»f têm sentios contrários. 4.. (B) O bloco terá nas uas situações movimento uniformemente acelerao. Na situação A, como as forças têm o mesmo

Leia mais

DETALHAMENTO DAS ARMADURAS: Resistência Última de Aderência ( f bd )

DETALHAMENTO DAS ARMADURAS: Resistência Última de Aderência ( f bd ) DETLHMENTO DS RMDURS: Resistência Última e erência ( f b ) (NBR-6118/2003-item 9.3) resistência e aerência e cálculo ( f b ) entre armaura e concreto na ancoragem e armauras passivas eve ser obtia pela

Leia mais

XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (CINEMÁTICA)

XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (CINEMÁTICA) XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (CINEMÁTICA) 1) Na Figura 1, uma esfera lisa pode ser lançada por três escorregadores polidos. Ordene os escorregadores de acordo com o trabalho que a força gravitacional

Leia mais

Aula 15 Campo Elétrico

Aula 15 Campo Elétrico 1. (Fatec 2010) Leia o texto a seguir. Técnica permite reciclagem de placas de circuito impresso e recuperação de metais Circuitos eletrônicos de computadores, telefones celulares e outros equipamentos

Leia mais

Suponha que a velocidade de propagação v de uma onda sonora dependa somente da pressão P e da massa específica do meio µ, de acordo com a expressão:

Suponha que a velocidade de propagação v de uma onda sonora dependa somente da pressão P e da massa específica do meio µ, de acordo com a expressão: PROVA DE FÍSICA DO VESTIBULAR 96/97 DO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA (03/12/96) 1 a Questão: Valor : 1,0 Suponha que a velocidade de propagação v de uma onda sonora dependa somente da pressão P e da

Leia mais

UNIFEI-Campus Itabira Eletromagnetismo Lista de Exercicios #1

UNIFEI-Campus Itabira Eletromagnetismo Lista de Exercicios #1 UNIFEICampus Itabira Eletromagnetismo Lista e Eercicios #1 ** rof. Dr. Miguel Tafur ** Livro e referencia: Física III: Eletromagnetismo. R. Resnick e D. Halliay 1 Carga Elétrica e Lei e Coulomb Questão

Leia mais

FÍSICA Professor: João Macedo

FÍSICA Professor: João Macedo FÍSICA Professor: João Maceo Aluno(a): 0 08/08/014 01. Duas esferas metálicas iguais, A e B, estão carregaas com cargas QA = + 76μC e QB = + 8μC, respectivamente. Inicialmente, a esfera A é conectaa momentaneamente

Leia mais

LEIS DE NEWTON. a) Qual é a tensão no fio? b) Qual é a velocidade angular da massa? Se for necessário, use: sen 60 = 0,87, cos 60 = 0,5.

LEIS DE NEWTON. a) Qual é a tensão no fio? b) Qual é a velocidade angular da massa? Se for necessário, use: sen 60 = 0,87, cos 60 = 0,5. LEIS DE NEWTON 1. Um pêndulo cônico é formado por um fio de massa desprezível e comprimento L = 1,25 m, que suporta uma massa m = 0,5 kg na sua extremidade inferior. A extremidade superior do fio é presa

Leia mais

5. Derivada. Definição: Se uma função f é definida em um intervalo aberto contendo x 0, então a derivada de f

5. Derivada. Definição: Se uma função f é definida em um intervalo aberto contendo x 0, então a derivada de f 5 Derivada O conceito de derivada está intimamente relacionado à taa de variação instantânea de uma função, o qual está presente no cotidiano das pessoas, através, por eemplo, da determinação da taa de

Leia mais

Prof. Anderson Coser Gaudio Departamento de Física Centro de Ciências Exatas Universidade Federal do Espírito Santo

Prof. Anderson Coser Gaudio Departamento de Física Centro de Ciências Exatas Universidade Federal do Espírito Santo PROBLEMAS RESOLIDOS DE FÍSIA Prof. Anerson oser Gauio Departamento e Física entro e iências Exatas Universiae Feeral o Espírito Santo http://www.cce.ufes.br/anerson anerson@np.ufes.br Última atualização:

Leia mais

Movimento uniformemente variado. Capítulo 4 (MUV)

Movimento uniformemente variado. Capítulo 4 (MUV) Movimento uniformemente variado Capítulo 4 (MUV) Movimento uniformemente variado MUV aceleração escalar (α) é constante e não nula. O quociente α = v t é constante e não nulo. Função horária da velocidade

Leia mais

50 10 F 0,15 V 7,5 10 C

50 10 F 0,15 V 7,5 10 C Prof. Anerson oser Gauio Depto. Física UFES RESNIK, HALLIDAY, KRANE, FÍSIA, 4.ED., LT, RIO DE JANEIRO, 1996. FÍSIA APÍTULO 1 APAITORES E DIELÉTRIOS 1. Um eletrômetro é um aparelho usao para meir cargas

Leia mais

Questão 46 Questão 47

Questão 46 Questão 47 Questão 46 Questão 47 Num trecho retilíneo e estraa, a partir o instante t0 = 0, a velociae escalar e um automóvel permanece constante urante,00 minutos. Logo em seguia, o veículo é acelerao constantemente,

Leia mais

Aula de Exercícios Recuperação Paralela (Leis de Newton)

Aula de Exercícios Recuperação Paralela (Leis de Newton) Aula de Exercícios Recuperação Paralela (Leis de Newton) Exercício 1. (TAUBATÉ) Um automóvel viaja com velocidade constante de 72km/h em trecho retilíneo de estrada. Pode-se afirmar que a resultante das

Leia mais

MÓDULO 2 ÓPTICA E ONDAS Ronaldo Filho e Rhafael Roger

MÓDULO 2 ÓPTICA E ONDAS Ronaldo Filho e Rhafael Roger ELEMENTOS DOS ESPELHOS Os elementos geométricos que caracterizam um espelho esférico são: CAPÍTULO 03 ESPELHOS ESFÉRICOS Seccionando-se uma esfera por um plano, ela ficará dividida em duas partes ou Calotas

Leia mais

06-11-2015. Sumário. Da Terra à Lua. Movimentos no espaço 02/11/2015

06-11-2015. Sumário. Da Terra à Lua. Movimentos no espaço 02/11/2015 Sumário UNIDADE TEMÁTICA 1 Movimentos na Terra e no Espaço. Correção do 1º Teste de Avaliação. Movimentos no espaço. Os satélites geoestacionários. - O Movimentos de satélites. - Características e aplicações

Leia mais

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE FÍSICA 1º/2012. QUESTÃO 1 Valor: 1,0 ponto Nota obtida nesta questão:

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE FÍSICA 1º/2012. QUESTÃO 1 Valor: 1,0 ponto Nota obtida nesta questão: EDUCAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO EDUSESC Área Especial 2/3 Lote B Norte Taguatinga DF Proessores: Demetrius Leão (Fís.1) e Diones Charles (Fís. 2) Ano Letivo: 2012 Segmento: Ensino Méio Disciplina:

Leia mais

Extensivo Física C V. 1

Extensivo Física C V. 1 Extensivo Física V. Exercícios 0) Veraeira. Veraeira. Veraeira. N o e próton N o e elétrons Veraeira. Falsa. Fornecer elétrons Veraeira. Falsa. Possui, porém, a mesma quantiae e cargas positivas e negativas.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA

LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA / /2012 ALUNO: N.º TURMA 01. Em um jogo de basebol, o rebatedor aplica uma força de contato do taco com a bola. Com a tecnologia atual, é possível medir a força média aplicada

Leia mais

Aula 02. Assunto: Vetores Hidrostática Dilatação Térmica Força Elétrica

Aula 02. Assunto: Vetores Hidrostática Dilatação Térmica Força Elétrica Aula 0 Assunto: Vetores Hirostática Dilatação Térmica orça Elétrica 1. (UC-96) As figuras a e b, abaixo, inicam, caa uma elas, uas caminhaas sucessivas e 0m e comprimento, realizaas sobre uma superfície

Leia mais

Leis de Newton. 1.1 Sistemas de inércia

Leis de Newton. 1.1 Sistemas de inércia Capítulo Leis e Newton. Sistemas e inércia Supomos a existência e sistemas e referência, os sistemas e inércia, nos quais as leis e Newton são válias. Um sistema e inércia é um sistema em relação ao qual

Leia mais

a prova de Matemática da FUVEST 2ª fase

a prova de Matemática da FUVEST 2ª fase a prova e Matemática a FUVEST ª fase - 00 Matemática QUESTÃO 0 QUESTÃO 0 A iferença entre ois números inteiros positivos é 0. Ao multiplicar um pelo outro, um estuante cometeu um engano, teno iminuío em

Leia mais

I e II assemelham-se porque cada um explora com exclusividade a forma de linguagem que o caracteriza, a visual e a verbal, respectivamente.

I e II assemelham-se porque cada um explora com exclusividade a forma de linguagem que o caracteriza, a visual e a verbal, respectivamente. LÍNGUA PORTUGUESA. Leia atentamente a história em quarinhos e o poema abaixo transcritos. TEXTO I.. ranquia. Os Passageiros aultos poerão transportar sem o pagamento e qualquer taxa aicional até vinte

Leia mais