ABORDAGEM SOBRE O PLANO DIRETOR EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO DISTRITO FEDERAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ABORDAGEM SOBRE O PLANO DIRETOR EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO DISTRITO FEDERAL"

Transcrição

1 ABORDAGEM SOBRE O PLANO DIRETOR EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO DISTRITO FEDERAL AN APPROACH TOWARDS THE MASTER PLAN IN HEALTH SURVEILLANCE IN DISTRITO FEDERAL, BRAZIL Denise de Almeida Macedo 1 Carina Rau 2 RESUMO Essa pesquisa versa sobre os elementos relevantes do Plano Diretor de Vigilância Sanitária do Distrito Federal (DF), que através de suas metas, tem favorecido a prevenção de doenças da coletividade. Nesse sentido, este estudo tem como objetivos abordar sobre a Vigilância em Saúde no DF, na perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS) e descrever o Plano Diretor de Vigilância em Saúde do DF, discorrendo o Planejamento Estratégico do Plano Diretor, com base nas áreas de atuação, como epidemiologia, saúde ambiental e sanitária. A perspectiva, portanto, é discutir a dimensão social da Vigilância Sanitária, como também, pontuar os aspectos relativos à saúde dos usuários do SUS no DF. Para demonstrar seus resultados, esta pesquisa utilizou uma fundamentação teórica pertinente ao tema. Palavras Chave: Plano diretor, saúde, prevenção e Vigilância Sanitária. ABSTRACT This research is concerned about the relevant aspects of the Master Plan in Health Surveillance of Distrito Federal (DF), Brazil, which, by means of its aims, has promoted diseases prevention in the local population. Therefore, this study focuses on Health Surveillance in DF, with reference to the Unified Health System (SUS), by providing a description of the Master Plan for Health Surveillance in DF, outlining the strategic planning based in areas of concentration such as epidemiology, environmental health, and health. The perspective, therefore, is to discuss the social dimension of Health Surveillance, as well, scoring the health aspects of SUS in the DF. To demonstrate their results, this research used a theoretical foundation relevant to the topic. Keywords: Master plan, health, prevention and Health Surveillance. 1 Pós graduanda do Curso de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária da Universidade Católica de Goiás- PUC/GO/IFAR, abril de Orientadora. Farmacêutica Industrial graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFPR. Orientadora e avaliadora de TCC da Pós-Graduação em Vigilância Sanitária da Universidade Católica de Goiás- PUC/GO/IFAR. carinarau26@gmail.com.

2 1 INTRODUÇÃO Toda gestão em saúde pública necessita de um planejamento para que as ações possam ter resultados satisfatórios. No entanto, esse planejamento só alcança resultados positivos através da organização política do sistema de saúde pública, que envolve estratégia, metas, recursos humanos, orçamento, transparência, e, destacadamente, prevenção de doenças imunoprevisíveis, que possam garantir qualidade de vida para a população (SANTOS; BITTENCOURT, 2005). Um dos fatores que podem viabilizar a garantia da aplicabilidade dos recursos diz respeito ao controle em relação aos programas, que neste caso, se trata dos trabalhos voltados à prevenção e imunização de doenças preveníveis. Outro aspecto condizente com as metas da Vigilância Sanitária diz respeito à descentralização do serviço público em saúde, que tem sido considerado como um desafio para o governo, tendo em vista a complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS), que exige controle e regulação das atividades (ANVISA, 2013). Com a efetivação da descentralização do SUS foi possível conhecer as particularidades regionais no que se refere à realidade social, política e administrativa do país, e ao mesmo tempo, ter acesso ao volume de gastos, e poder saber se os mesmos foram investidos corretamente. O diagnóstico dessa realidade em saúde permite ao Ministério da Saúde (MS), ao Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e ao Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), elaborarem relatórios, para posteriormente serem avaliados, como também verificar as responsabilidades dos gestores do SUS, no que compete ao Sistema de atenção à saúde básica (ANVISA, 2013). Nesse contexto, a Vigilância Sanitária é complexa pela dimensão de sua responsabilidade. Portanto, para que esses elementos sejam colocados em prática, se faz necessário um planejamento coerente com a demanda da população, respeito ao dinheiro público, no sentido de aplicá-lo corretamente, e estímulo da população em participar da elaboração do planejamento e da tomada de decisões. O Plano Diretor de Vigilância em Saúde visa prevenir doenças no parâmetro coletivo e sanitário, a partir da finalidade ressaltada pelo MS, que é subsidiar o Distrito Federal (DF) na formulação das políticas públicas em saúde, cujo princípio é oferecer uma Atenção Básica Humanizada, de modo a ampliar o nível de conhecimento da população, e, por conseguinte, garantir a prevenção de doenças e o bem estar dos usuários do SUS (SES-DF, 2007).

3 Nesse sentido, este estudo tem como objetivos abordar sobre a Vigilância em Saúde no DF, na perspectiva do SUS e descrever o Plano Diretor de Vigilância em Saúde do DF, discorrendo o Planejamento Estratégico do Plano Diretor, com base nas áreas de atuação, como epidemiologia, saúde ambiental e sanitária. Além disso, visa monitorar a realidade da saúde da população, bem como recomendar medidas oportunas de prevenção dos agravos, decorrentes do controle dos fatores ambientais, que se traduzem em risco para desencadear doenças as mais diversas. Portanto, a problematização diz respeito a verificar quais elementos relevantes do Plano Diretor de Vigilância Sanitária do DF que favorecem a coletividade. 2 METODOLOGIA Este estudo utiliza o método da revisão bibliográfica, que possibilita a discussão teórica do tema, através de livros, revistas, boletins informativos e fontes eletrônicas. Além disso, foi necessária leitura de relatórios técnicos, levantamentos científicos e anais de congresso, posto que esses documentos científicos dispõem de informações e textos que divulgam resultados de pesquisas na área da saúde. Portanto, através de conteúdos temáticos, foi possível coletar dados e informações, condizentes com a proposta da pesquisa. (MARCONI; LAKATOS, 2004). Para realização deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi necessário fazer uma pesquisa cuja abordagem versa sobre o planejamento e organização da Vigilância em Saúde do Distrito Federal, ressaltando a sua maior referência que diz respeito ao Plano Diretor de Vigilância em Saúde (PDVS), tendo em vista a sua importância em garantir a prevenção de doenças. A coleta de dados teve início com o levantamento bibliográfico relativo à Vigilância Sanitária em Saúde no Distrito Federal. Nesse sentido, houve uma escolha criteriosa dos textos mais importantes, cuja abordagem contém as reflexões sobre a importância da vigilância sanitária no atual contexto de gestão em saúde pública. O levantamento bibliográfico priorizou os elementos pertinentes à nova visão de gestão pública, destacando a função da vigilância sanitária, enquanto setor responsável pela articulação de prevenção de doenças, contribuindo com as decisões que visem obter, cada vez mais, resultados positivos para saúde e qualidade de vida da população.

4 3 DISCUSSÃO 3.1 A VIGILÂNCIA SANITÁRIA Certamente que a atuação da Vigilância Sanitária segue pressupostos de um mecanismo eficaz em atenção à saúde. Portanto, paralelo às mudanças técnicas, profissionais e administrativas, também se modificam os modelos de gestão, e, por conseguinte, de controle nas instituições públicas. Exemplo disso é a Teoria da Contingência, também denominada Escola Ambiental, que surgiu com o intuito de verificar quais os modelos de estrutura organizacional são mais eficazes em determinadas organizações. Essa teoria é chamada de contingencial, tendo em vista que procura compreender e explicar o motivo pelo qual as instituições públicas funcionam em diferentes condições (EDUARDO, 2001). Conforme a Teoria da Contingência, não se alcança eficácia organizacional, seguindo um único e exclusivo modelo, ou seja, não existe uma forma única e melhor para organizar um hospital público. A concepção contingencial de gestão pública defende a ideia de que quanto mais flexível, mais a instituição (ou o setor) consegue se readaptar facilmente às constantes mudanças (MORAES, 2013). Nesse sentido, o desempenho do setor de saúde também vem sendo avaliado através de dois aspectos antagônicos: os pontos de excelência e os pontos negativos. Portanto, o grande desafio de administrar as ações neste setor é identificar as competências que levarão aos melhores resultados. Ou seja, a partir do modo como a instituição em saúde pública está estruturada, ela poderá, de modo objetivo, conseguir um desempenho que esteja de acordo com o seu planejamento, que por sua vez, corresponde à infraestrutura, e destacadamente, aos anseios da população, que com seus impostos mantêm este setor prioritário. Segundo Chiavenato (2013), o setor de saúde, em conformidade com sua importância, deve ter um funcionamento (interno e externo), como recursos humanos; tecnologia; maquinário; instalações e o compromisso dos funcionários e profissionais. Portanto, a abordagem dessa teoria tem um parâmetro objetivamente eficaz, passando pela compreensão das ações entre os subsistemas organizacionais em saúde, posteriormente pelo parâmetro da prevenção, que é o compromisso maior da Vigilância Sanitária. Outro

5 aspecto relativo ao modelo contingencial se refere à natureza variada do atendimento em saúde, considerando suas estruturas e ações gerenciais, em diferentes situações específicas. Nessa via de raciocínio, a vigilância sanitária é um privilegiado setor de comunicação e promoção de saúde, pois lida com produtos e serviços presentes no cotidiano da população. Além disso, abre espaço para uma ação educativa no que se refere ao entendimento do risco às doenças. Além disso, a Vigilância Sanitária atua em cada esfera administrativa do país, e dentre outras atribuições, determina normatização, planejamento e coordenação, cooperação técnica e financeira e acompanhamento, avaliação e supervisão das ações executadas nos Estados, municípios e Distrito Federal (BRASIL, 2007). A efetividade dessas ações depende fundamentalmente, do nível de capacitação, envolvimento e dedicação dos profissionais envolvidos, tendo em vista que são várias atribuições que devem ser descentralizadas para garantir eficácia e resolução quanto à prevenção de doenças. A perspectiva da gestão em saúde passa pela aplicação de conhecimento, habilidades, capacitação profissional, ferramentas e técnicas, junto às atividades desenvolvidas, a fim de atender aos seus requisitos estabelecidos e determinados pelo setor, de maneira eficiente e eficaz. Portanto, é uma função que requer empenho e compromisso, tendo em vista as responsabilidades que o gestor assume (MONTANHA, 2011). Essa perspectiva condiz com a responsabilidade dos profissionais da saúde que se qualificam para desempenhar funções de grande responsabilidade, e quando se trata do setor da saúde pública, indiscutivelmente se torna mais complexa sua atuação, por conta da dimensão geográfica do Brasil, e suas respectivas características regionais, onde as doenças consideradas como epidêmicas e endêmicas se propagam conforme a região. Nesse contexto, a Vigilância Sanitária segue os pressupostos do SUS, que dentre outras atividades implica em coordenar, articular, negociar, planejar, acompanhar, controlar, avaliar e auditar o sistema de saúde em nível municipal, estadual/distrital e nacional. O desempenho desses fatores coaduna com a regulamentação das Normas Operacionais de Assistência Básica à Saúde (NOBS) delimitadas pelo SUS, que estabeleceram novas formas de relacionamento entre os gestores à medida que os preceitos constitucionais de 1988 foram sendo colocados em prática, como por exemplo: descentralização dos recursos, pronto atendimento e atividades educativas comunitárias capazes de conscientizar a população sobre os riscos de adquirir doenças, sejam crônicas ou degenerativas (SES-DF, 2007).

6 As NOBS também estabelecem os instrumentos jurídicos e institucionais do SUS, com o intuito de padronizar e implementar, de modo satisfatório, todos os parâmetros de qualidade em atenção à saúde, com o objetivo de atender adequadamente os usuários do sistema de saúde pública (MONTANHA, 2011). Nesse sentido, a saúde pública diz respeito a um dos direitos fundamentais da população brasileira, e por esta razão, sempre desperta interesse pela sua importância e complexidade no contexto social, econômico e administrativo. Com a Vigilância Sanitária não é diferente, posto que este setor faz parte das atividades que são desenvolvidas pelas instituições que prestam serviços na saúde, e que devem seguir os princípios constitucionais, a priori, igualitários. Esses pressupostos passaram a fazer parte das políticas em saúde, e, por conseguinte, o SUS regulamentou. Em outras palavras, a partir do ano de 1990, com a aprovação do SUS, a população brasileira passou a exigir informações claras e objetivas sobre os investimentos na área da saúde pública, mais precisamente, em relação a efetiva atenção básica humanizada. Dentre outros aspectos, o SUS garante o direito à informação sobre os recursos públicos, uma vez que a saúde tem o dever de prevenir doenças, cuidar das pessoas, e recuperar a saúde dos indivíduos, e promover o bem estar da sociedade (MONTANHA, 2011). Estas conjecturas refletem a realidade contemporânea, cuja conjuntura é globalizada, e tem exigido das instituições públicas de saúde, transparência de suas ações, e ao mesmo tempo, o aparelhamento técnico e tecnológico, necessários para prestarem um bom serviço, que evidentemente diz respeito aos interesses da coletividade, que neste caso, corresponde aos usuários do SUS. Isto implica dizer, que para prestar um serviço de qualidade, torna-se necessário um processo de gestão que se estrutura através de princípios sociais, que condiz com um ciclo: planejamento, execução e controle. Ou seja, esse ciclo traduz o processo de gestão de um órgão público, cujo objetivo é suprir a demanda da população, que faz uso dos serviços prestados (SANTOS; BITTENCOURT, 2005). O papel da vigilância sanitária, nessa linha de raciocínio, ganha destaque, em razão das responsabilidades, tanto sob o ponto de vista humano (profissionais), quanto sob o ponto de vista operacional (planejamento), que juntos, podem otimizar os resultados dessa prestação de serviços. No parâmetro do planejamento operacional, tem-se o compromisso em administrar as informações que darão suporte a elaboração de planos operacionais, em conjunto com outros

7 setores envolvidos, de modo a estabelecer, quantificar e aprovar os planos a serem executados (COSTA, 2004). 3.2 PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO DISTRITO FEDERAL De acordo com os ciclos que a gestão pública passa, como por exemplo, planejamento, execução e controle, a vigilância sanitária observa, atua, acompanha e monitora todo o processo de execução, de modo a constatar se as ações propostas foram alcançadas (CATELLI; GUERREIRO, 2002). Por esta razão, as informações são necessárias para viabilizar uma análise criteriosa das atividades da Vigilância Sanitária, para em seguida, realizar um relatório, de modo a apresentar com precisão, as potencialidades e as fragilidades do setor público em saúde. Esses aspectos são imprescindíveis, tendo em vista que a saúde pública não consegue desempenhar qualquer atividade sem organização, como também, sem metas estabelecidas. Portanto, para que as metas sejam alcançadas é preciso obedecer aos parâmetros da prevenção em saúde, conforme o perfil da população (EDUARDO, 2001). Dentre outros fatores, o perfil epidemiológico da população considera características de tempo, espaço e pessoa, para que desta forma possa: 1. Compreender a evolução do quadro epidemiológico e identificar os determinantes mais relevantes; 2. Estabelecer uma hierarquia de fatores de risco e vulnerabilidades aos agravos mais relevantes; e 3. Identificar as populações mais vulneráveis aos agravos mais relevantes e as situações de risco sanitário a serem priorizadas. Diante do exposto, conforme relatório da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em 2011 a população do Distrito Federal estava estimada em habitantes. Dentro desse contexto demográfico, tem-se a esperança de vida ao nascer, que é considerado um bom indicador de saúde, porque reflete as condições de vida e de saúde da população. O grupo social das mulheres tem atualmente a maior expectativa de vida, conforme relatório da Vigilância Sanitária do DF. Este mesmo documento coloca que desde 1999 observa-se redução do número de nascidos vivos de mães residentes no Distrito Federal, o que implica diminuição progressiva na taxa de natalidade (SES-DF, 2007).

8 Por outro lado, a taxa de mortalidade tem aumentado, em função de várias causas, como doenças cardiovasculares, homicídio, acidentes de trânsito, infarto agudo do miocárdio, diabetes mellitus, pneumonia, câncer de mama, doenças hipertensivas, dentre outras. A taxa ou coeficiente de mortalidade infantil é outro indicador do nível de saúde de uma população, e também tem relação com as condições socioeconômicas da população e as respectivas intervenções de saúde, que evita a mortalidade infantil, que segundo o último relatório da Secretaria de Saúde de 2012, o Distrito Federal apresentou uma taxa de 11,8 óbitos para cada nascidos vivos. Convém ressaltar que o DF tem apresentado melhor qualidade de vida no Brasil desde 1991, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU). Sendo uma cidade-estado, não possui municípios, por isso a descentralização é apenas de serviço, com 15 regionais de saúde que seguem os preceitos da Norma Operacional de Assistência à Saúde (NOAS, 2002) em consonância com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, de modo a subsidiar a formulação, a implementação e a avaliação das ações de prevenção e controle das doenças e de outros agravos, no âmbito do DF e fomentar os estudos científicos e pesquisas que contribuam para o aperfeiçoamento das atividades de vigilância em saúde (SES-DF, 2007). Além desses pressupostos e coeficientes, tem-se a distribuição dos agravos de interesse em saúde em uma população, que é de fundamental importância para o planejamento de ações e tomada de decisões quanto à prevenção e controle de doenças, posto que sua análise apresenta uma realidade epidemiológica populacional (ANVISA, 2013). Nessa linha de raciocínio, o Distrito Federal descentralizou o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) a partir de 2004, e atualmente mantém 15 regionais de saúde, que estão sob responsabilidade dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica e Imunização (NUVEI), que atuam em cada Regional de saúde. Cada usuário do SUS tem uma ficha de notificação dos agravos, preenchida em duas vias pela unidade de atendimento (posto de saúde ou hospital), sendo que uma via permanece na unidade para prosseguimento da investigação, quando for o caso, e a outra via é encaminhada ao NUVEI para registro no sistema. As informações do usuário (ficha) são enviadas ao MS regularmente para serem registrados no SINAN, enquanto procedimento pactuado pelo Distrito Federal junto ao MS. O cumprimento deste indicador é importante para manter atualizada a base de dados do SINAN, para desta forma subsidiar oportunamente as tomadas de decisão.

9 3.3 PLANO DIRETOR DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE (PDVS) DO DF O PDVS se propõe a nortear o fortalecimento e a consolidação da Vigilância em Saúde no DF. Portanto, trata-se de um programa de trabalho que orienta as decisões relativas à vigilância em saúde. O Plano Diretor de Regionalização em Vigilância Sanitária foi elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), para recompor e atualizar a assistência à saúde no DF, nos moldes da NOAS/2002. O Plano Diretor se originou da demanda de pactuação entre SES-DF e MS, tendo como referência a política de saúde pública, consolidada através do Pacto de Gestão em Saúde, previstos na Constituição Federal de 1988, que dentre outros aspectos define: Art. 196 A saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. (BRASIL, 2004) Desde a assinatura do Pacto pela Saúde, no ano de 2006, os gestores têm buscado atuar com coerência, planejando criteriosamente as ações operativas, respeitando as diferenças locais e regionais, e que reforça a Organização das Regiões Sanitárias, instituindo mecanismos de Co-Gestão e Planejamento Regional. Significa que se têm fortalecido os espaços e mecanismos de Controle Social, qualificando e facilitando o acesso da população à Atenção Integral a Saúde, redefinindo os instrumentos de regulação, programação e a valorização técnica entre os gestores, e que visa a obediência de um financiamento tripartite, que deve respeitar critérios de equidade nas transferências de recursos (MS, 2006). Nessa perspectiva, o PDVS do DF tem sido desenvolvido a partir de um planejamento participativo, ou seja, atualmente é impensável uma gestão pública sem a participação da população. Portanto, o poder público tem a obrigação de prestar contas de suas ações, não só relacionando os objetivos dos programas contemplados, como também, demonstrar de que maneira os recursos públicos são gastos e empregados para atingir as metas (PAIM, 2010). Portanto, a gestão da vigilância sanitária é responsável pela prevenção de doenças, de modo a tornar imune a coletividade, em relação às doenças. Ou seja, a Vigilância Sanitária avalia, monitora e verifica criteriosamente o desenvolvimento do Programa de Imunização, analisando indicadores que mostrem as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde da população.

10 Conforme Costa (2004), a vigilância epidemiológica é orientada para o controle de doenças, e sua concepção de ações programáticas de controle segue os parâmetros do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), concernentes às NOBS, que estabeleceram as competências e metas de vigilância, descentralizando as ações de controle de endemias (doenças localizadas). O atual Plano Diretor de Vigilância em Saúde do Distrito Federal, no que compete à prevenção de doenças, visa proporcionar amplos benefícios à população, considerando o compromisso social desta área, que diz respeito a propósitos qualitativos, que individualiza e distingue a razão de ser das suas ações e atividades, de modo a oferecer uma unidade de direção, cujas finalidades sejam alcançadas, como por exemplo: Proteger a saúde da comunidade e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população; e Contribuir para a ampliação da consciência sanitária e para a adoção de atitudes e comportamentos saudáveis por parte da população, especificamente, do Distrito Federal. Nessa linha de raciocínio, tem-se observado que os planos e metas do Plano Diretor do Distrito Federal estão alcançando resultados positivos, e ao mesmo tempo, favorecendo os direitos básicos da coletividade, que é a prevenção e tratamento de doenças. Ademais, o Plano Diretor foi elaborado considerando o Plano de Saúde do DF, que prioriza a assistência primária e preconiza um sistema regionalizado e hierarquizado, que se sustenta por meio de uma rede de serviços, composta por Postos de Saúde, Centros de Saúde, Hospitais Regionais, Hospital de Base, Hospital de Apoio, Diretoria de Saúde do Trabalhador, Laboratório Central e sistema de referência e contrarreferência. Convém destacar alguns objetivos estratégicos, tais como: oferecer atenção à saúde com qualidade; prevenir agravos; reduzir a mortalidade por causas evitáveis; melhorar a gestão da informação e do conhecimento e atualizar e aperfeiçoar as competências técnicas e humanísticas dos servidores. A partir desses pressupostos, a Secretaria de Saúde do DF tem colocado em prática a missão do Plano Diretor, que surgiu com a intenção de mudar as características da assistência médica, que hoje é provida de saneamento básico satisfatório, e, consequentemente, o quadro epidemiológico da população foi alterado, posto que atualmente se gasta mais em procedimentos de maior complexidade do que em atenção básica (SES-DF, 2007).

11 3.4 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PDVS O governo do DF, através da Secretaria de Saúde instituiu o Plano Diretor de Regionalização em Saúde, e está inserido na parte XIII, as ações em Vigilância Sanitária, enquanto instrumento de ordenamento do processo de regionalização da assistência em saúde, baseado nos objetivos de definição de prioridades de intervenção preventiva, coerente com as necessidades de saúde da população, e na garantia de acesso dos cidadãos a todos os níveis de atenção (SES-DF, 2007). Para tanto, destacam-se os programas de atenção permanente da satisfação dos usuários do SUS, tendo como referência o modelo de gestão por competências, que visa a satisfação da população em relação às informações recebidas, e conscientes do papel de cada um na estrutura organizacional da Secretaria de Saúde. Outra estratégia tida como operacional, diz respeito à responsabilidade da Secretaria de Saúde, enquanto agente público que presta serviços à comunidade. Para tanto, tem investido na capacidade de articulação de conhecimento, como fonte para ação das atividades que visam prevenir doenças e agravos (SES-DF, 2007). Conforme está destacado no Plano Diretor, as estratégias das atividades buscam, dentre outros fatores: - realizar uma cobertura universal do Programa de Imunizações, beneficiando todas as faixas etárias; - ações de promoção da saúde e prevenção de doenças; - plano diretor de investimentos para atender as prioridades identificadas; - implantar um sistema resolutivo e funcional de assistência em saúde. Portanto, a pactuação que fora formalizada tem buscado colocar em prática as atividades em saúde preventiva, contanto com a colaboração da Sub Secretaria de Vigilância à Saúde, que através da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA) tem executado, dirigido, coordenado, avaliado e supervisionado os trabalhos preventivos que buscam eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde da população. Os setores que merecem destaque são:

12 Epidemiologia setor que executa as atividades de vigilância epidemiológica, ou seja, preocupa-se com a imunização no âmbito do DF, de modo a evitar a proliferação de doenças preveníveis. Saúde ambiental elabora e edita normas e procedimentos de vigilância ambiental, através de políticas de saneamento, habitação e meio ambiente. Saúde sanitária elabora as ordens de serviço para servidores e unidades vinculadas à DIVISA, para em seguida determinar as instruções normativas para aplicabilidade da legislação sanitária federal e distrital, relativas a estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços públicos ou privado, no âmbito do DF. Ademais, a Secretaria de Saúde tem buscado melhorar continuamente a infraestrutura dos órgãos de saúde que atendem à população, desde os postos de saúde até os hospitais que atendem os casos de alta complexidade, numa perspectiva de melhoria de processos logísticos de gestão, que visam aprimorar a articulação e a integração da rede de saúde pública. Exemplo desse compromisso são os princípios que norteiam a política de saúde em Vigilância Sanitária que preceitua a democratização e participação coletiva, a regionalização, descentralização e novos modelos assistenciais, priorizando as ações de vigilância em saúde, e buscando a melhoria quantitativa e qualitativa dos serviços assistenciais da atenção básica, seja no contexto da média, quanto da alta complexidade. 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS Foi evidenciado que através da gestão em saúde pública é possível possibilitar e concretizar a organização política referente ao sistema de atenção básica, que envolve estratégia, recursos humanos, orçamento, qualidade, e, destacadamente, prevenção de doenças imunopreveníveis. Portanto, a vigilância sanitária, enquanto setor público de saúde no Distrito Federal tem buscado alcançar resultados favoráveis no decorrer da gestão, em razão de dispor de estratégias positivas e preventivas. Considerando todos os aspectos discutidos na perspectiva da vigilância em saúde, este estudo ressaltou a missão em adequar políticas de saúde, e executar ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, segundo princípios e diretrizes do SUS.

13 Nessa linha de raciocínio, convém recomendar aos gestores e profissionais deste setor, que, considerando que o Plano Diretor em Saúde é um instrumento de ordenamento do processo de regionalização da atenção à saúde, deve ser colocado em prática sob uma lógica de ações integradas que sigam uma plataforma de prioridades em conformidade com a realidade local, de modo a reduzir as desigualdades no atendimento à saúde. Além disso, viabilizar medidas oportunas de prevenção das doenças e dos agravos, através do controle efetivo, de modo a evitar doenças, haja vista que existem as estratégias do Plano Diretor, e ao longo de seus pressupostos estão pontuados os aspectos necessários ao favorecimento da coletividade, como por exemplo, imunização da população, vigilância sanitária que cumpra as políticas de saneamento e habitação, e aplicabilidade da legislação sanitária nos estabelecimentos privados e públicos. Outro aspecto a considerar se refere ao nível de conscientização da população, na perspectiva preventiva, de modo a possibilitar uma qualidade de vida condizente com as ações pactuadas, que envolve determinantes e condicionantes de saúde individual e coletiva, uma vez que vigilância em saúde faz parte da promoção do bem estar social. A intenção desta pesquisa foi colaborar com os profissionais da saúde, no contexto da prevenção sanitária que visa prestar uma atenção integral de qualidade, através de uma vigilância capacitada e capaz de colocar em prática as diretrizes do bem estar social da população, mais especificamente, os usuários do SUS. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANVISA. Disponível em: Acesso em 13 de março de BRASIL, Constituição Federal. Brasília: Senado Federal, BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Plano diretor de vigilância sanitária / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 1.ed. Brasília : Anvisa, CATELLI, A. P.; GUERREIRO, R. Gestão econômica do trabalho científico. São Paulo: Atlas, CHIAVENATTO, I. O novo papel das organizações públicas. Disponível em: Acesso em 21 de março de 2013.

14 COSTA, E. A. Vigilância Sanitária: Proteção e defesa da saúde. Brasília: SOBRAVIME, EDUARDO, M. B. Noções básicas sobre vigilância sanitária. In: Saúde & Cidadania. SP: Fundação Petrópolis, MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico. São Paulo: Atlas, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Relatório do Programa de Vigilância Sanitária. Brasília: MS, MONTANHA, L. Políticas sociais em saúde preventiva. Revista Trabalho, Educação e Saúde. RJ: MORAES, I. A. Saúde Pública. Disponível em: Acesso em 06 de abril de NOAS SUS. Secretaria de Assistência à Saúde. 2. Ed. Brasília: Ministério da Saúde, PAIM, J. S. Vigilância em saúde e vigilância sanitária: afinal, do que estamos falando? MS: Brasília, SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE (SES-DF). Plano Diretor de Regionalização em Saúde do Distrito Federal Disponível em: Acesso em 19 de março de SANTOS, A; BITTENCOURT, R. Perspectivas para a construção de uma nova consciência coletiva que conceba a Vigilância Sanitária como rede:redevisa. Rev Saúde Colet. v. 7, p , 2005.

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE-SPAIS Goiânia Agosto/2011 SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE - SPAIS 6. GERÊNCIA DE

Leia mais

O COAP na perspectiva da gestão da Vigilância em Saúde. Sonia Brito Secretaria de Vigilância em Saúde

O COAP na perspectiva da gestão da Vigilância em Saúde. Sonia Brito Secretaria de Vigilância em Saúde O COAP na perspectiva da gestão da Vigilância em Saúde Sonia Brito Secretaria de Vigilância em Saúde Decreto 7.508/11 Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt1559_01_08_2008.html

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt1559_01_08_2008.html Página 1 de 5 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 1.559, DE 1º DE AGOSTO DE 2008 Institui a Política Nacional

Leia mais

A Importância do Planejamento na construção do SUS. Carmen Teixeira

A Importância do Planejamento na construção do SUS. Carmen Teixeira A Importância do Planejamento na construção do SUS Carmen Teixeira A importância do planejamento O planejamento está voltando à moda, depois de mais de uma década de predomínio do ideologismo neoliberal

Leia mais

SUS: princípios doutrinários e Lei Orgânica da Saúde

SUS: princípios doutrinários e Lei Orgânica da Saúde Universidade de Cuiabá - UNIC Núcleo de Disciplinas Integradas Disciplina: Formação Integral em Saúde SUS: princípios doutrinários e Lei Orgânica da Saúde Profª Andressa Menegaz SUS - Conceito Ações e

Leia mais

PORTARIA Nº 1.944, DE 27 DE AGOSTO DE 2009

PORTARIA Nº 1.944, DE 27 DE AGOSTO DE 2009 PORTARIA Nº 1.944, DE 27 DE AGOSTO DE 2009 Institui no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições

Leia mais

Decreto N 7.508 de 28/06/11 Regulamentando a Lei N 8.080 de 19/09/90

Decreto N 7.508 de 28/06/11 Regulamentando a Lei N 8.080 de 19/09/90 Decreto N 7.508 de 28/06/11 Regulamentando a Lei N 8.080 de 19/09/90 Cesar Vieira cesarvieira@globo.com Reunião do CA/IBEDESS 12 de julho de 2011 Principais Conteúdos Organização do SUS Planejamento da

Leia mais

AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Apresentação Geral, Objetivos e Diretrizes

AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Apresentação Geral, Objetivos e Diretrizes AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA PROJETO AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Apresentação Geral, Objetivos e Diretrizes Outubro de 2005 Justificativa A grande expansão da estratégia

Leia mais

O Pacto de Gestão do SUS e os Municípios

O Pacto de Gestão do SUS e os Municípios Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Estado de PE COSEMS-PE O Pacto de Gestão do SUS e os Municípios 2º Congresso Pernambucano de Municípios - AMUPE Gessyanne Vale Paulino Saúde Direito de todos

Leia mais

Disciplina MSP 0670-Atenção Primária em Saúde I. Atenção Básica e a Saúde da Família 1

Disciplina MSP 0670-Atenção Primária em Saúde I. Atenção Básica e a Saúde da Família 1 Disciplina MSP 0670-Atenção Primária em Saúde I Atenção Básica e a Saúde da Família 1 O acúmulo técnico e político dos níveis federal, estadual e municipal dos dirigentes do SUS (gestores do SUS) na implantação

Leia mais

Decreto 7.508 de 28/06/2011. - Resumo -

Decreto 7.508 de 28/06/2011. - Resumo - Decreto 7.508 de 28/06/2011 - Resumo - GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde SIMÃO ROBISON DE OLIVEIRA JATENE Governador do Estado do Pará HELENILSON PONTES

Leia mais

F n i a n n a c n i c a i m a en e t n o Foco: Objetivo:

F n i a n n a c n i c a i m a en e t n o Foco: Objetivo: FINANCIAMENTO DO SUAS: GESTÃO MUNICIPAL E AS DESIGUALDADES REGIONAIS Financiamento Foco: competências da gestão municipal, especialmente no enfrentamento das desigualdades regionais exige o debate sobre

Leia mais

Apresentação Plano de Integridade Institucional da Controladoria-Geral da União (PII)

Apresentação Plano de Integridade Institucional da Controladoria-Geral da União (PII) PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria-Executiva Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Plano de Integridade Institucional (PII) 2012-2015 Apresentação Como

Leia mais

PLANEJAMENTO E AVALIAÇAO DE SAÚDE PARA IDOSOS: O AVANÇO DAS POLITICAS PÚBLICAS

PLANEJAMENTO E AVALIAÇAO DE SAÚDE PARA IDOSOS: O AVANÇO DAS POLITICAS PÚBLICAS PLANEJAMENTO E AVALIAÇAO DE SAÚDE PARA IDOSOS: O AVANÇO DAS POLITICAS PÚBLICAS Renata Lívia Silva F. M. de Medeiros (UFPB) Zirleide Carlos Felix (UFPB) Mariana de Medeiros Nóbrega (UFPB) E-mail: renaliviamoreira@hotmail.com

Leia mais

Política Nacional de Educação Permanente em Saúde

Política Nacional de Educação Permanente em Saúde Política Nacional de Educação Permanente em Saúde Portaria GM/MS nº 1.996, de 20 de agosto de 2007 substitui a Portaria GM/MS nº 198, de 13 de fevereiro de 2004 e Proposta de Alteração Pesquisa de Avaliação

Leia mais

NOTA TÉCNICA 16 2013. Política Nacional de Educação Popular em Saúde

NOTA TÉCNICA 16 2013. Política Nacional de Educação Popular em Saúde NOTA TÉCNICA 16 2013 Política Nacional de Educação Popular em Saúde Brasília, 20 de maio de 2013 INTRODUÇÃO A Política Nacional de Educação Popular em Saúde PNEP-SUS foi apresentada e aprovada no Conselho

Leia mais

ANTONIO CARLOS NARDI

ANTONIO CARLOS NARDI ANTONIO CARLOS NARDI QUE DEMOCRACIA QUEREMOS? A conquista do estado democrático de direito na década de 1980 no Brasil, após longo período burocrático-autoritário, trouxe o desafio de construção de uma

Leia mais

PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO DO CAMPO E DA FLORESTA

PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO DO CAMPO E DA FLORESTA PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO DO CAMPO E DA FLORESTA Departamento de Apoio à Gestão Participativa /DAGEP Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa /SGEP Ministério

Leia mais

Plano Decenal SUAS 2005-2015 e o Plano Decenal 2016-2026: Como fazer a análise do SUAS que temos como projetar o SUAS que queremos

Plano Decenal SUAS 2005-2015 e o Plano Decenal 2016-2026: Como fazer a análise do SUAS que temos como projetar o SUAS que queremos Plano Decenal SUAS 2005-2015 e o Plano Decenal 2016-2026: Como fazer a análise do SUAS que temos como projetar o SUAS que queremos luziele.tapajos@ufsc.br PLANEJAR O SUAS Definir horizontes da proteção

Leia mais

Plano de Ação de Vigilância Sanitária

Plano de Ação de Vigilância Sanitária Plano de Ação de Vigilância Sanitária A construção e o seu desenvolvimento no município Salma Regina Rodrigues Balista Águas de São Pedro 10/06/2010 O PAVISA: em qual contexto Pacto pela Saúde: nova lógica

Leia mais

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Reunião de Abertura do Monitoramento 2015 Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Roteiro da Apresentação 1. Contextualização; 2. Monitoramento; 3. Processo de monitoramento;

Leia mais

PLANEJASUS. A Importância do Planejamento na Gestão do SUS

PLANEJASUS. A Importância do Planejamento na Gestão do SUS PLANEJASUS A Importância do Planejamento na Gestão do SUS Sumário 1. A importância do planejamento 2. Antecedentes: a Saúde nos Planos de Desenvolvimento 3. Emergência do planejamento em saúde (75-79)

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Mortalidade Infantil. Epidemiologia dos Serviços de Saúde. Causas de Morte.

PALAVRAS-CHAVE: Mortalidade Infantil. Epidemiologia dos Serviços de Saúde. Causas de Morte. ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA Jessica Neves Pereira (latiifa@hotmail.com)

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.031, DE 23 DE SETEMBRO DE 2004

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.031, DE 23 DE SETEMBRO DE 2004 Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.031, DE 23 DE SETEMBRO DE 2004 Dispõe sobre a organização do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES CONSELHO DAS CIDADES RESOLUÇÃO RECOMENDADA N 75, DE 02 DE JULHO DE 2009

MINISTÉRIO DAS CIDADES CONSELHO DAS CIDADES RESOLUÇÃO RECOMENDADA N 75, DE 02 DE JULHO DE 2009 DOU de 05/10/09 seção 01 nº 190 pág. 51 MINISTÉRIO DAS CIDADES CONSELHO DAS CIDADES RESOLUÇÃO RECOMENDADA N 75, DE 02 DE JULHO DE 2009 Estabelece orientações relativas à Política de Saneamento Básico e

Leia mais

Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes

Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes Elaborada pela Diretoria de Assuntos Estudantis 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão nos dias

Leia mais

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS Informação como suporte à gestão: desenvolvimento de componente de avaliação de desempenho para sistemas de Esta atividade buscou desenvolver instrumentos e ferramentas gerenciais para subsidiar a qualificação

Leia mais

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte!

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte! Câmara Municipal de Barueri Conheça a Norma SA8000 Você faz parte! O que é a Norma SA 8000? A SA 8000 é uma norma internacional que visa aprimorar as condições do ambiente de trabalho e das relações da

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM. Objetivos Específicos 1- Estudar a evolução histórica do cuidado e a inserção da Enfermagem quanto às

CURSO: ENFERMAGEM. Objetivos Específicos 1- Estudar a evolução histórica do cuidado e a inserção da Enfermagem quanto às CURSO: ENFERMAGEM Missão Formar para atuar em Enfermeiros qualificados todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

regionalização e contratos organizativos de ação pública.

regionalização e contratos organizativos de ação pública. A Regulamentação da Lei 8.080/90: A Regulamentação da Lei 8.080/90: regionalização e contratos organizativos de ação pública. Seminário Nacional PRÓ Saúde e PET Saúde Brasília, 19 de outubro de 2011.,

Leia mais

A SAÚDE NO GOVERNO LULA PROGRAMA DE GOVERNO

A SAÚDE NO GOVERNO LULA PROGRAMA DE GOVERNO A SAÚDE NO GOVERNO LULA PROGRAMA DE GOVERNO ÍNDICE Diagnóstico Princípios Básicos: 1- Redefinição da atuação pública na saúde 2-Saúde como direito de todos 3-Estabilidade e continuidade das políticas de

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.593, DE 18 DE JANEIRO DE 2012. Mensagem de veto Institui o Plano Plurianual da União para o período de 2012 a 2015. A PRESIDENTA

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO CONCURSO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM TEMA 04: ATIVIDADES DO ENFERMEIRO ATIVIDADES DO ENFERMEIRO SUPERVISÃO GERENCIAMENTO AVALIAÇÃO AUDITORIA

Leia mais

RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO SISTEMATIZAÇÃO DOS RESULTADOS Atendendo a solicitação do CNMP, o presente documento organiza os resultados

Leia mais

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 1 Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Nome fantasia: Projeto de volta prá casa Instituições: Núcleo de Epidemiologia do Serviço de Saúde Comunitária da Gerência de saúde Comunitária

Leia mais

O DIREITO À SAÚDE. Prof. Msc. Danilo César Siviero Ripoli

O DIREITO À SAÚDE. Prof. Msc. Danilo César Siviero Ripoli O DIREITO À SAÚDE Prof. Msc. Danilo César Siviero Ripoli Previsão : Arts. 196 à 200 da CF. Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que

Leia mais

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT Quadro de Servidores SITUAÇÃO 2008 2009 Abril 2010 CARGOS EFETIVOS (*) 429 752 860 Analista Administrativo 16 40 41 Especialista em Regulação 98 156 169

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE 1- Introdução: contextualização a iniciativa O curso

Leia mais

VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO CONCEITUANDO... Vigilância Social : Produção e sistematização de informações territorializadas sobre

Leia mais

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REGIONALIZAÇÃO NAS DIFERENTES REDES DE ATENÇÃO: COAP E REGIONALIZAÇÃO FERNANDO RITTER SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO

Leia mais

CICLO DE INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA 14/07/2014. Infrahosp

CICLO DE INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA 14/07/2014. Infrahosp Infrahosp Julho 2014 1 Sumário Categoria:... 3 Temática... 3 Ementa... 3 Ideia... 4 Infrahosp... 4 Nome do Pré-Projeto:... 4 Órgão executor:... 4 Início / Término da implementação:... 4 Público-alvo:...

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO

MINISTÉRIO DA SAÚDE GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO MINISTÉRIO DA SAÚDE GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO AGENDA ESTRATÉGICA DA GESTÃO (2012-2015) AGENDA ESTRATÉGICA DA GESTÃO (2012-2015) Este documento tem o propósito de promover o alinhamento da atual gestão

Leia mais

O SISTEMA DE PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR NA CIDADE DE SÃO PAULO

O SISTEMA DE PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR NA CIDADE DE SÃO PAULO O SISTEMA DE PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR NA CIDADE DE SÃO PAULO Januário Montone II Congresso Consad de Gestão Pública Painel 23: Inovações gerenciais na saúde O SISTEMA DE PARCERIAS COM O TERCEIRO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SUL ANEXOII ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS PARA CONCURSO PÚBLICO PARA EMPREGO PÚBLICO Nº. 001/2010 JUNDIAÍ DO SUL PARANÁ 1. Para os cargos do grupo PSF Programa da Saúde da Família, conveniados com o Governo Federal:

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Qualidade da Informação no Serviço de Auditoria em Saúde

Qualidade da Informação no Serviço de Auditoria em Saúde Qualidade da Informação no Serviço de Auditoria em Saúde Auditoria e Monitoramento dos Sistemas de Informação do SUS 1- O que é Auditoria 2- Objetivos e formas 3- Base Legal O que é Auditoria É a denominação

Leia mais

Ministério da Cultura Secretaria de Articulação Institucional SAI

Ministério da Cultura Secretaria de Articulação Institucional SAI Secretaria de Articulação Institucional SAI Seminário Metas do Plano e dos Sistemas Municipal, Estadual e Nacional de Cultura Vitória-ES 05/Dez/2011 Secretaria de Articulação Institucional SAI A Construção

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO Controle de Versões Autor da Solicitação: Subseção de Governança de TIC Email:dtic.governanca@trt3.jus.br Ramal: 7966 Versão Data Notas da Revisão 1 03.02.2015 Versão atualizada de acordo com os novos

Leia mais

Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social

Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social Ms. Waleska Ramalho Ribeiro - UFPB A concepção republicana do SUAS requer

Leia mais

SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE COORDENAÇÃO GERAL DIRETORIA GERAL DE PLANEJAMENTO - GERÊNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA

SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE COORDENAÇÃO GERAL DIRETORIA GERAL DE PLANEJAMENTO - GERÊNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA NOTA TÉCNICA 03/13 PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO - 2014 Introdução: O Planejamento é uma tecnologia de gestão que visa articular mudanças e aprimorar o desempenho dos sistemas

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Roteiro 1. Contexto 2. Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor

Leia mais

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade. Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes

Leia mais

Os serviços, objetos desse termo de referência, deverão ser desenvolvidos em 03 (três) etapas, conforme descrição a seguir:

Os serviços, objetos desse termo de referência, deverão ser desenvolvidos em 03 (três) etapas, conforme descrição a seguir: Termo de Referência 1. Objeto Contratação de empresa especializada em gestão de saúde para execução de atividades visando a reestruturação do modelo de atenção à saúde, objetivando diagnosticar novas proposituras

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

entrevista semi-estruturada; estruturada;

entrevista semi-estruturada; estruturada; MONITORAMENTO & AVALIAÇÃO DA APS: CONCEPÇÃO DOS TRABALHADORES DA SAÚDE DA SESA Equipe dos Núcleos da Normalização e Desenvolvimento de Recursos Humanos/SESA/ES Brasília Agosto/2008 INTRODUÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO:

Leia mais

Sistema Único de Saúde (SUS)

Sistema Único de Saúde (SUS) LEIS ORGÂNICAS DA SAÚDE Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990 Lei nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990 Criadas para dar cumprimento ao mandamento constitucional Sistema Único de Saúde (SUS) 1 Lei n o 8.080

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM GESTÃO NA SAÚDE POR MEIO DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM GESTÃO NA SAÚDE POR MEIO DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ IV Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM GESTÃO NA SAÚDE POR MEIO DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DE

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE IMPLANTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11 E APRIMORAMENTO DO PACTO PELA SAÚDE

MINISTÉRIO DA SAÚDE IMPLANTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11 E APRIMORAMENTO DO PACTO PELA SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE IMPLANTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11 E APRIMORAMENTO DO PACTO PELA SAÚDE Decreto 7.508/11 Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema

Leia mais

154 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO

154 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO 154 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO Washington, D.C., EUA 16 a 20 de junho de 2014 CE154.R17 Original: inglês RESOLUÇÃO CE154.R17 ESTRATÉGIA PARA COBERTURA UNIVERSAL DE SAÚDE A 154 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO,

Leia mais

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto TÍTULO DO PROJETO: Fortalecimento da capacidade institucional com vistas a melhoria dos processos de monitoramento e avaliação dos programas de fomento voltados para a Educação Básica e para o Ensino Superior

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão Ambiental Portuário

Sistema Integrado de Gestão Ambiental Portuário Sistema Integrado de Gestão Ambiental Portuário Gerência de Gestão Portuária Sistema Integrado de Gestão Ambiental Portuária Trata-se de um processo contínuo e adaptativo, envolvendo condicionantes ambientais,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão Ambiental Portuário

Sistema Integrado de Gestão Ambiental Portuário Sistema Integrado de Gestão Ambiental Portuário Gerência de Gestão Portuária Sistema Integrado de Gestão Ambiental Portuária Trata-se de um processo contínuo e adaptativo, envolvendo condicionantes ambientais,

Leia mais

PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO

PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SEMINÁRIO BINACIONAL NA ÁREA DE SAÚDE BRASIL PERU LIMA - SETEMBRO/2011 VISÃO GERAL Abrangência: Governo Federal Marcos Legais Visão Geral do Planejamento e do Orçamento Recursos

Leia mais

O papel dos conselhos na afirmação do Pacto pela Saúde

O papel dos conselhos na afirmação do Pacto pela Saúde Informativo interativo eletrônico do CNS aos conselhos de Saúde Brasília, junho de 2006 Editorial O papel dos conselhos na afirmação do Pacto pela Saúde A aprovação unânime do Pacto pela Saúde na reunião

Leia mais

ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE

ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE O MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SUS A FRAGMENTAÇÃO DO SISTEMA A CONCEPÇÃO HIERÁRQUICA DO SISTEMA O DESALINHAMENTO DOS INCENTIVOS ECONÔMICOS A INEFICIÊNCIA

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 Candidato Gilmar Ribeiro de Mello SLOGAN: AÇÃO COLETIVA Página 1 INTRODUÇÃO Considerando as discussões realizadas com a comunidade interna

Leia mais

PROJETO DE LEI CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL

PROJETO DE LEI CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL PROJETO DE LEI Institui o Plano Plurianual da União para o período 2012-2015. O CONGRESSO NACIONAL decreta: CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL Art.1 o Esta lei institui o Plano

Leia mais

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) Presidência da República Controladoria-Geral da União Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) O PETI é um programa do Governo Federal que

Leia mais

ORIENTAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

ORIENTAÇÕES E ESCLARECIMENTOS COAP 06/13 ORIENTAÇÕES E ESCLARECIMENTOS 1.0 O que é o Contrato Organizativo da Ação Pública - COAP? O COAP é um acordo de colaboração firmado entre os três entes federativos, no âmbito de uma Região de

Leia mais

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário.

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário. PROGRAMA ULBRASOL Irmo Wagner RESUMO Com a intenção e o propósito de cada vez mais fomentar e solidificar a inserção da Universidade na Comunidade em que encontra-se inserida, aprimorando a construção

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO INTEGRADA

POLÍTICA DE GESTÃO INTEGRADA Conteúdo 1. OBJETIVO... 3 2. APLICAÇÃO... 3 3. SGI-AMAZUL... 3 4. SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE... 3 5. QUALIDADE... 4 6. DOCUMENTAÇÃO... 5 6. ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES... 6 7. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA...

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.346, DE 15 DE SETEMBRO DE 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional SISAN com vistas em assegurar

Leia mais

PACTO PELA SAÚDE. Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. Seminário Pacto pela Saúde Agosto/2007. Departamento de Apoio à Descentralização

PACTO PELA SAÚDE. Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. Seminário Pacto pela Saúde Agosto/2007. Departamento de Apoio à Descentralização PACTO PELA SAÚDE Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão Seminário Pacto pela Saúde Agosto/2007 Departamento de Apoio à Descentralização Secretaria Executiva PACTO PELA SAÚDE Pactuaçã ção o firmada

Leia mais

Proposta de Programa- Quadro de Ciência, Tecnologia e Inovação 2014-2018. L RECyT, 8.11.13

Proposta de Programa- Quadro de Ciência, Tecnologia e Inovação 2014-2018. L RECyT, 8.11.13 Proposta de Programa- Quadro de Ciência, Tecnologia e Inovação 2014-2018 L RECyT, 8.11.13 Delineamento do Programa - Quadro Fundamentação Geral Programa público, plurianual, voltado para o fortalecimento

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Grupo de Trabalho da PPI. Política Estadual para Contratualização de Hospitais de Pequeno Porte HPP

Grupo de Trabalho da PPI. Política Estadual para Contratualização de Hospitais de Pequeno Porte HPP Grupo de Trabalho da PPI Política Estadual para Contratualização de Hospitais de Pequeno Porte HPP 29 de março de 2011 Considerando: O processo de regionalização dos Municípios, que objetiva a organização

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005 Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas em assegurar o direito

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

A SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE-SVS e o DECRETO n 7.508/2011

A SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE-SVS e o DECRETO n 7.508/2011 A SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE-SVS e o DECRETO n 7.508/2011 Departamento de Gestão da Vigilância em Saúde-DAGVS Secretaria de Vigilância em Saúde dagvs@saude.gov.br 06/03/2012 IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO

Leia mais

Plano Diretor do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano Diretor do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora Plano Diretor do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora Missão Formar recursos humanos, gerar conhecimentos e prestar assistência de qualidade na área da saúde à comunidade da região.

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior 5.1 Nome da iniciativa ou Projeto Academia Popular da Pessoa idosa 5.2 Caracterização da Situação Anterior O envelhecimento é uma realidade da maioria das sociedades. No Brasil, estima-se que exista, atualmente,

Leia mais

DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR

DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR As páginas que se seguem constituem as Declarações Europeias da Farmácia Hospitalar. As declarações expressam os objetivos comuns definidos para cada sistema

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE GERÊNCIA DE CONTROLE DE TESOURARIA ANÁLISE DE RISCO OPERACIONAL RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG Belo Horizonte 01 de Julho de 2008 1 SUMÁRIO 1. Introdução...02

Leia mais

VIGILÂNCIA E PROMOÇÃO À SAÚDE

VIGILÂNCIA E PROMOÇÃO À SAÚDE VIGILÂNCIA E PROMOÇÃO À SAÚDE Um modelo de assistência descentralizado que busca a integralidade, com a participação da sociedade, e que pretende dar conta da prevenção, promoção e atenção à saúde da população

Leia mais

Etapa 01 Proposta Metodológica

Etapa 01 Proposta Metodológica SP Etapa 01 Proposta Metodológica ConsultGEL - Rua: : José Tognoli, 238, Pres., 238, Pres. Prudente, SP Consultores Responsáveis, SP Élcia Ferreira da Silva Fone: : (18) 3222 1575/(18) 9772 5705 João Dehon

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP. Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP. Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP Capítulo I Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico Art. 1º O Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico- NAP/NAPP do Centro de Ensino

Leia mais

A SECRETARIA NACIONAL DE TRANSPORTE E DA MOBILIDADE URBANA (SEMOB)

A SECRETARIA NACIONAL DE TRANSPORTE E DA MOBILIDADE URBANA (SEMOB) A SECRETARIA NACIONAL DE TRANSPORTE E DA MOBILIDADE URBANA (SEMOB) ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO 1. SEMOB 2. POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA 3. PPA DA UNIÃO 2012-2015 4. PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO

Leia mais

DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011

DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011 DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011 Regulamenta a Lei n o 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência

Leia mais