ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSO FUNDO SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE JULGAMENTO E LICITAÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSO FUNDO SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE JULGAMENTO E LICITAÇÕES"

Transcrição

1 TOMADA DE PREÇO Nº 015/2008 Anexo I - Termo de Referência 1. RELAÇÃO DOS CURSOS ITEM CURSO PARTICIPANTES DURAÇÃO I Comportamento Interpessoal e Processo de Mudança 20 turmas de hs II Técnicas de Pesquisa de Valores Imobiliários 30 participantes 30 hs III Curso de Fundamentos de SQL - Program Units 7 participantes 30 hs IV Curso de Otimização de SQL 7 participantes 18 hs V Curso de DBA módulos 1 e 2 3 participantes 60 hs VI Curso de Introdução ao ORACLE 10g 7 participantes 30 hs A licitante vencedora deverá fornecer o Certificado de Conclusão com validade nacional, devendo constar, obrigatoriamente: a) relação do conteúdo, carga horária, nome e qualificação dos professores por elas responsáveis; b) período e local em que o curso foi realizado e a duração total em horas A licitante vencedora deverá disponibilizar, às suas custas: a) Infra-estrutura: sala de aula climatizada, com cadeiras, mesas, iluminação e equipamentos apropriados, como computador, data-show, retroprojetor, tela de projeção, etc.; b) Material didático: disponibilidade, no local, da bibliografia e periódicos obrigatórios ou recomendados, além da elaboração e entrega de apostilas, fotocópias e demais materiais de apoio necessários e devidamente atualizados para o bom desenvolvimento dos conteúdos programáticos; c) Recursos humanos: professores devidamente titulados, quadro de pessoal para realização de serviços administrativos, apoio extra-classe, manutenção das instalações e infraestrutura, conservação, limpeza, etc.; e d) demais recursos necessários para o bom desenvolvimento dos cursos A licitante vencedora deverá ministrar os cursos, obrigatoriamente: a) em edificação com acesso para portadores de necessidades especiais, com existência de áreas de convivência e banheiros feminino-masculino; b) em turnos e horários a serem definidos / autorizados pela secretaria requisitante. site: Fone:

2 Os serviços serão realizados em local disponibilizado pela contratada na cidade de Passo Fundo, quando o número de participantes for superior a 5 (cinco). Quando o número de participantes for inferior a 5 (cinco), os serviços poderão ser realizados na sede da empresa. 2. PÚBLICO ALVO Servidores que desenvolvem atividades nas áreas administrativas e tributárias; 2.2. Servidores que trabalham na área de Tecnologia da Informação; 2.3. Servidores que trabalham na área de atendimento ou que têm dependência entre si, nas áreas internas do órgão/instituição; 3. LOCAL E FORMA DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS Os serviços serão realizados em local disponibilizado pela contratada na cidade de Passo Fundo, quando o número de participantes for superior a 5 (cinco). Quando o número de participantes for inferior a 5 (cinco), os serviços poderão ser realizados na sede da empresa, para onde os servidores serão enviados. Para atender às necessidades da administração pública, os cursos deverão ser realizados em local de fácil acesso aos servidores, sendo oferecido sala de aula climatizada e todos os equipamentos necessários ao apoio didático e pedagógico, indicado pela empresa, cabendo-lhe, neste caso, arcar com todos os custos inerentes. Fornecimento de material didático que sirva para consolidar os conceitos transmitidos e permita o aprofundamento na questão Os cursos poderão ocorrer durante todo o ano de 2008, em períodos préprogramados, dependendo da necessidade da Administração A Empresa contratada deverá apresentar até 10 dias após a assinatura do contrato, o currículo do instrutor ou instrutores, que ministrará(ão) o treinamento e que o mesmo seja compatível com o objeto de cada curso, tais como formação, comprovação da área e experiência a fim de serem aprovados pela UEM-PNAFM, bem como apresentará a grade curricular e breve descrição das técnicas de ensino e do material didático que serão empregados nos cursos de capacitação A Contratada ficará obrigada a substituir imediatamente, o instrutor, o local e/ou material didático que não for aprovado pela UEM-PNAFM, sem ônus para o Município de Passo Fundo, bem como todo o serviço que vier a ser recusado O Contratante designará um servidor, cujo propósito será o acompanhamento do serviço e a conferência deste com as especificações contidas na proposta de preços e no edital. Caso o serviço esteja em desacordo com as especificações contidas naqueles instrumentos, o servidor rejeitará o recebimento do mesmo A execução dos serviços, bem como os horários, serão fiscalizados pelo Município, através do setor competente. site: Fone:

3 3.6 - A fiscalização por parte dos servidores do município não isenta a Contratada das responsabilidades previstas no Edital, na legislação e no Contrato Caso os serviços não atendam às exigências constantes do Edital e seus anexos, a fiscalização poderá solicitar ao setor competente o início do Processo Interno de rescisão unilateral de contrato, garantido o contraditório e a ampla defesa. 4. HABILIDADES REQUERIDAS A empresa selecionada deverá demonstrar familiaridade com o assunto e dispor de profissionais de acurada formação acadêmica e com experiência didática. No desenvolvimento dos trabalhos, a empresa selecionada deverá utilizar a seguinte metodologia: a) Formulação Participativa - envolvimento dos membros da Prefeitura Municipal de Passo Fundo nas discussões e identificação das soluções; b) Abordagem Sistêmica - tratamento das questões a partir de uma visão holística, privilegiando o todo e buscando a harmonia entre os setores envolvidos; c) Fixação nos Objetivos - direcionamento das questões para os objetivos estabelecidos, preservando os produtos esperados; d) Foco nos Resultados - uso das melhores técnicas que possibilitem executar as tarefas no menor prazo possível e com o melhor custo/benefício; e) Disseminação de Conhecimentos - repasse à administração municipal dos conhecimentos adquiridos Requisitos Indispensáveis para os cursos na área de Tecnologia da Informação: a) Deverão disponibilizar um micro por aluno e aulas práticas sobre os conteúdos citados. b) Material didático: deverão ser disponibilizados CD's, apostilas e todo o material necessário para a realização do curso. c) A empresa deverá disponibilizar recursos para consulta on-line como apostilas e fóruns de discussão. d) Para os itens III, IV, V e VI, os cursos deverão ser ministrados por empresas ORACLE Approved Education Center. 5. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO A realização dos cursos ocorrerá ao longo da vigência do contrato, durante o ano de 2008 onde será acordado com a empresa vencedora o cronograma de realização dos cursos. O início previsto será de no máximo 30 dias após a ordem de serviço. 6. CRONOGRAMA DE PAGAMENTO DAS PARCELAS O pagamento será efetuado de acordo com a conclusão de cada turma, avaliação do instrutor e entrega dos certificados; É requisito prévio para pagamento das faturas o envio à tesouraria do município da Certidão Negativa de Débito (INSS) e do Certificado de Regularidade Fiscal (FGTS); Concluída a avaliação da Prefeitura, se for identificada avaliação do instrutor com site: Fone:

4 conceito inferior a 60%, será solicitado à Empresa contratada outro instrutor e a realização de outro curso para os mesmos participantes inscritos na turma A avaliação do instrutor será feita através do preenchimento de ficha técnica pelos participantes, devendo o mesmo obter no mínimo nota 6 (conceito regular), para no mínimo 70% da turma. 7. CONSIDERAÇÕES ESPECIAIS Durante a vigência do contrato a empresa e seus profissionais deverão observar as diretrizes e normas da administração municipal, abstendo-se de interferir na execução das atividades, a menos que formalmente autorizados pela UEM A empresa selecionada compromete-se a resguardar a confidencialidade dos assuntos tratados, devendo observar o grau de sigilo que deverá ser atribuído e observado ao longo da prestação de serviços Todos os documentos e relatórios produzidos passarão imediatamente para a guarda da administração municipal, única proprietária dos direitos de publicação e disseminação dos dados neles contidos Ao término do contrato, a administração municipal, por meio da Empresa, emitirá certificado de conformidade atestando a prestação dos serviços de capacitação, que poderá ser utilizado para comprovação de participação no projeto Equipamentos a serem disponibilizados quando necessário: Datashow, Vídeo, DVD, TV 29 polegadas, Sonorização, Microfone de mesa, Microfone em fio, Tela de projeção, Flip-chart; 8. INFORMAÇÕES TÉCNICAS DOS CURSOS ITEM I COMPORTAMENTO INTERPESSOAL E PROCESSO DE MUDANÇA Objetivo: Criar uma visão mais objetiva do papel profissional adaptando-se às diferentes exigências do meio, revendo posturas e adotando novas atitudes e comportamentos. Obter melhor comunicação interpessoal. Desenvolver maior capacidade para um melhor trabalho em equipe. Melhorar a qualidade emocional através do reconhecimento, diagnóstico e entendimento das emoções e comportamentos que interferem no desempenho profissional e pessoal. Aprimorar as relações interpessoais, como o diferencial do profissional eficaz na busca da excelência dos resultados empresariais. Saber Promover mudanças a nível pessoal e organizacional para fazer frente aos desafios de viver em ambientes de mudanças contínuas. Conteúdo Sugerido: 1.1 Introdução Introdução O cenário atual Demandas e desafios O papel da tecnologia da informação Objetivo 1.2 Mudança de atitude Autoconhecimento a base da mudança pessoal Mudança de atitude site: Fone:

5 1.2.3 Gerenciando as mudanças Situação atual 1.3 Estilos de comportamento Estilos de comportamento Visual Auditivo Cinestésico Relacionamento inter-pessoal Inteligências múltiplas 1.4 O processo de mudança Mudança Organizacional Modelo tradicional de mudanças O processo mal orquestrado de mudanças Possíveis reações diante das mudanças Superar os desafios Esquematização do processo de mudanças Agentes de mudanças catalisadores do processo de transformação Diagrama do processo gerencial Competências necessárias diante dos novos desafios Tomada de decisão Trabalho em equipe; 20 Turmas de 25, totalizando 500 participantes ITEM II - TÉCNICAS DE PESQUISA DE VALORES (planta genérica de valores) Objetivo: Analisar a importância do cadastro e das avaliações de imóveis para a gestão fiscal e urbana sob a ótica da equidade, eficiência e efetividade dos sistemas estabelecidos, enfatizando a questão da distribuição da carga tributária e da justiça fiscal. Identificar alternativas e estratégias para implementar, atualizar e manter a base cartográfica e os dados cadastrais. Identificar desafios e disseminar boas práticas e alternativas viáveis para aperfeiçoar os sistemas de avaliação de imóveis na área pública. Orientar ações referentes às contestações jurídicas de caráter avaliatório, considerando direitos e responsabilidades das partes envolvidas. Conteúdo Sugerido: 2.1 Valores Valor de mercado Valor patrimonial Valor em risco Valor econômico Valor de liquidação forçada Valor de custo Valor de indenização 2.2 Definições 2.3 Notações, simbologia e convenções 2.4 Classificação do bem avaliando quanto à natureza 2.5 Procedimentos éticos Quanto à capacitação profissional Quanto ao sigilo Quanto à propriedade intelectual Quanto ao conflito de interesses Quanto à independência na atuação profissional Quanto à competição por preços Quanto à difusão do conhecimento técnico Quanto à atuação em processos judiciais site: Fone:

6 2.6 Atividades Básicas Atividades preliminares Documentação Restrições legais e mercadológicas Vistoria do imóvel avaliado Escolha da metodologia Diagnóstico de mercado 2.7 Procedimentos metodológicos Zonas de características homogêneas Método comparativo direto de dados de mercado Método evolutivo Método da capitalização da renda Método involutivo Método do custo 2.8 Tratamento por fatores Fator oferta Fator localização Fatores aplicáveis ao valor do terreno Fatores aplicáveis ao valor das benfeitorias Fatores complementares Aplicação dos fatores Procedimentos específicos 2.9 Recomendações Avaliação utilizando o critério residual Transformação de preços a prazo em preços a vista Atualização de preços Apresentação do valor final do imóvel Campo de arbítrio Tratamento inferencial 2.10 Especificação das avaliações Método comparativo direto de dados de mercado Método evolutivo Método involutivo Graus de precisão Procedimentos especiais Desapropriações Avaliação de aluguéis Servidões Capacidade de Uso Isenção de IPTU para imóveis preservados; 2.11 Apresentação do Laudo de Avaliação Laudos referentes aos dados do IPTU; Laudo de Avaliação Laudo de uso restrito Aplicação do Código de Obras na Prática Pericial; Quantidade: 30 participantes ITEM III - CURSO DE FUNDAMENTOS DE SQL - PROGRAM UNITS Descrição: Este curso deverá apresentar a linguagem PL/SQL e ajuda os alunos a compreender os benefícios dessa avançada linguagem de programação. Neste curso, os alunos deverão aprender a criar blocos de código PL/SQL que podem ser compartilhados por vários forms, relatórios e aplicações de gerenciamento de dados. Os alunos deverão aprender a criar blocos site: Fone:

7 PL/SQL anônimos, stored procedures e functions, declarar variáveis e a detectar exceções. Também deverá ser mostrado como desenvolver stored procedures, functions, packages e triggers de banco de dados. Os alunos deverão aprender a gerenciar unidades de programa PL/SQL, gerenciar dependências, manipular objetos grandes e usar alguns dos packages fornecidos com o Oracle. Esses alunos deverão utilizar o isql*plus para desenvolver essas unidades de programa. Deverão ser demonstrados exercícios práticos para reforçar os conceitos fundamentais. 3.1 Tópicos Sugeridos: Introdução à PL/SQL Declarando PL/SQL Identifiers Escrevendo Instruções executáveis Interagindo com Oracle Server Escrevendo estruturas de controle Trabalhando com tipos de dados compostos Usando cursores explícitos Tratando exceções Criando Stored Procedures Criando Funções Criando pacotes Usando Packages Utilizando Oracle Supplied Packages no desenvolvimento de aplicações Dynamic SQL e Metadata Considerações do projeto para códigos PL/SQL Gerenciando Dependencias Manipulando Grandes Objetos(Lobs) Criando para Triggers Aplicações Triggers Compreendendo e influenciando o compilador de PL/SQL Duração: 30 horas Quantidade: 7 Participantes ITEM IV - CURSO DE OTIMIZAÇÃO DE SQL Descrição: Este curso deverá proporcionar a desenvolvedores e DBAs uma forte fundamentação em técnicas de Tuning de SQL. O participante deverá adquirir conhecimentos para efetivamente otimizar comando SQL no banco de dados Oracle 10g. Eles deverão aprender metodologia de tuning assim como métodos de tuning pró ativo e reativo. Os alunos deverão ser apresentados para os benefícios dos novos mecanismos de tuning automático disponíveis no Oracle 10g. Ao concluir o curso eles deverão estar habilitados a comparar os passos envolvidos no tuning manual das versões anteriores com as técnicas de tuning automático oferecidas na versão 10g. Os alunos deverão adquirir conhecimentos sobre o Oracle Optmizer e reforçar seu aprendizado com exercícios práticos. O curso deverá utilizar workshops em diferentes níveis de desafios permitindo aos alunos utilizar, descobrir e aprender de acordo com seu próprio nível e ritmo. Os alunos deverão aprender a utilizar ferramentas e recursos de diagnóstico Oracle: Componentes automáticos de Tuning de SQL, EXPLAIN, SQL Trace e TKPROFI SQL*Plus AUTOTRACE. Os alunos também deverão aprender a interferir com o Optimizer modificando o esquema físico e a sintaxe do comando de SQL. 4.1 Tópicos Sugeridos: Visão geral da arquitetura de Bancos de Dados Seguindo uma Metodologia de Tuning Projetando aplicações para a boa Performance Intruduzindo o otimizador Operações de Otimização site: Fone:

8 4.1.6 Mostrando os planos de execução Recebendo Estatisticas Trace de Aplicações Identificando High Load SQL Tuning automático do SQL Introdução aos índices Índices Avançados Optimizer Hints e estabilidades de Planos Temporary Table e Materialized Views Duração: 18 horas Quantidade: 7 Participantes ITEM V - CURSO DE DBA MÓDULOS 1 E Módulo 1 Descrição: O Curso deverá proporcionar uma firme fundamentação na administração básica do Banco de Dados Oracle. O aluno deverá aprender a instalar e manter o banco de dados Oracle, deverá receber conceitos sobre arquitetura do banco de dados Oracle e como seus componentes trabalham e interagem um com o outro. Deverá aprender a criar um Banco de Dados Operacional e a gerenciar as varias estruturas de uma forma efetiva e eficiente incluindo o monitoramento da performance, a segurança do Banco de Dados, o gerenciamento de usuários, e técnicas de backup e recovery. Os conceitos apresentados deverão ser reforçados por exercícios práticos Tópicos: Introdução Instalando o Software Oracle Database 10g Criando um Oracle Database Gerenciando a Instance Oracle Gerenciando Objetos do Schema Gerenciando dados e Concorrencia Gerenciando Undo Data Implementando Oracle database Security Configurando Oracle Network Enviroment Manutenção Pró Ativa Gerenciamento de Performance Conceitos de Backup e Recovery Executando Database Backups Executando Database Recovery Executando Flashback Movendo Dados Duração: 30 horas 5.2 Módulo 2 - Descrição:Neste curso o aluno deverá aprender a configurar um Oracle database para aplicações multilinguas e praticará diversos métodos de recuperação do database utilizando RMAN e tecnologia Flashback. Deverão ser demonstradas ferramentas de monitoramento da performance e também passos para resolver problemas comuns, melhorando a performace. O aluno também deverá aprender como administrar um database de forma eficiente utilizando tecnologias como o Resource Manager, o Scheduler, Automatic Storage Management (ASM), e recursos VLDB. Também deverá aprender como setar um secure database utilizando Virtual Private Database, e como mover dados eficientemente de database para database. Os tópicos das lições deverão ser reforçados com exercícios e um workshop Tópicos: Introdução Configurando o Recevery Manager site: Fone:

9 Utilizando o Recovery Manager Oracle Secure Backup Recuperando de perdas não críticas Recovery Incompleto Flashback Lidando com corrupção do Danco de dados Monitorando e Gerenciando Memória Gerenciamento Automático de Performance Monitorando e Gerenciando Memória I Gerenciamento Automático de Memória Suporte VLDB Gerenciando Recursos Database Security Movimentando Movimentando Dados Utilizando Suporte a Globalização Workshop Duração: 30 horas Quantidade: 3 Participantes ITEM VI - CURSO DE INTRODUÇÃO AO ORACLE 10G Descrição: Este curso deverá apresentar uma introdução a tecnologia do banco de dados Oracle 10g, os conceitos de banco de dados relacional e a avançada linguagem de programação SQL. O curso deverá apresentar aos alunos as habilidades básicas em SQL, como a consulta ao banco de dados, metadados e a criação de objetos de banco de dados. Além disso, o curso também deverá tratar de técnicas avançadas para a criação de consultas e a geração de relatórios, conceitos de data warehouse, e manipulação de grandes conjuntos de dados, e diferentes fusos horários. 6.1 Tópicos: Introdução Definir a terminologia de join, projeção e seleção Restringindo e Classificando Dados Usando Functions de uma Única Linha para Personalizar Relatórios Gerando Relatórios com Dados Agregados por Meio de Functions de Grupo Exibindo Dados Contidas em Várias Tabelas Usando subconsultas para Resolver Consultas Usando os Operadores SET Manipulando Dados Utilizando Instruções DDL para Criar e Gerenciar Tabelas Criando Outro Objeto de esquema Gerenciando Objetos com Views do Dicionário de Dados Controlando o Acesso dos Usuários Gerenciar Objetos do Esquema Manipulando Grandes Conjuntos de Dados Gerando Relatórios Agrupando Dados Gerenciando Dados em diferentes Fusos Horários Pesquisando Dados Usando Subconsultas Avançadas Recuperação de Dados Hierárquicos Executando o Suporte Regular Expressions Duração: 30 horas Quantidade: 7 Participantes site: Fone:

Treinamento. DBA Oracle 11g. Duração: 120 horas

Treinamento. DBA Oracle 11g. Duração: 120 horas Treinamento DBA Oracle 11g Duração: 120 horas Neste curso no primeiro módulo (Introdução ao Oracle 11g SQL e PL_SQL) é oferecido um curso introdutório à tecnologia do banco de dados Oracle 11g. Também

Leia mais

Carga Horária 40 horas. Requisitos Servidor Oracle 10G Ferramenta para interação com o banco de dados

Carga Horária 40 horas. Requisitos Servidor Oracle 10G Ferramenta para interação com o banco de dados Oracle 10g - Workshop de Administração I Objetivos do Curso Este curso foi projetado para oferecer ao participante uma base sólida sobre tarefas administrativas fundamentais. Neste curso, você aprenderá

Leia mais

Sumário. Capítulo 2 Conceitos Importantes... 32 Tópicos Relevantes... 32 Instance... 33 Base de Dados... 36 Conclusão... 37

Sumário. Capítulo 2 Conceitos Importantes... 32 Tópicos Relevantes... 32 Instance... 33 Base de Dados... 36 Conclusão... 37 7 Sumário Agradecimentos... 6 Sobre o Autor... 6 Prefácio... 13 Capítulo 1 Instalação e Configuração... 15 Instalação em Linux... 15 Instalação e Customização do Red Hat Advanced Server 2.1... 16 Preparativos

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Administração de Banco de Dados - Oracle

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Administração de Banco de Dados - Oracle Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Administração de Banco de Dados - Oracle Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Administração de Banco de Dados tem por fornecer conhecimento

Leia mais

Nome do curso. Administração de Banco de Dados DBA ORACLE. Objetivos. Objetivos Gerais. Objetivos Específicos. Público Alvo

Nome do curso. Administração de Banco de Dados DBA ORACLE. Objetivos. Objetivos Gerais. Objetivos Específicos. Público Alvo Nome do curso Administração de Banco de Dados DBA ORACLE Objetivos Objetivos Gerais Aperfeiçoar o profissional da área de Banco de Dados e TI (Tecnologia da Informação), demonstrando conceitos de modelagem

Leia mais

Proposta de treinamento

Proposta de treinamento Proposta de treinamento SQL15 SQL Server 2012: Programando com o Transact-SQL Brasília, Março/2013 Brasília, 05 de dezembro de 2012 Ref.: 12-063 Esta proposta é válida até o dia 08 de Março de 2013. Sr.

Leia mais

TREINAMENTO. Apresentação. Objetivos. Dados Principais. Tecnologia Abordada Oracle Databese 11g

TREINAMENTO. Apresentação. Objetivos. Dados Principais. Tecnologia Abordada Oracle Databese 11g Apresentação Dados Principais Combinando quinze dias em 60 horas de conteúdo, o treinamento para os DBAs Oracle gerenciam os sistemas de informação mais avançados do setor e têm alguns dos maiores salários

Leia mais

Oracle Database 11g: Novos Recursos para Administradores

Oracle Database 11g: Novos Recursos para Administradores Oracle Database 11g: Novos Recursos para Administradores Course O11NFA 5 Day(s) 30:00 Hours Introduction Este curso de cinco dias oferece a você a oportunidade de conhecer e fazer exercícios com os novos

Leia mais

ORACLE 11 G INTRODUÇÃO AO ORACLE, SQL,PL/SQL. Carga horária: 32 Horas

ORACLE 11 G INTRODUÇÃO AO ORACLE, SQL,PL/SQL. Carga horária: 32 Horas ORACLE 11 G INTRODUÇÃO AO ORACLE, SQL,PL/SQL Carga horária: 32 Horas Pré-requisito: Para que os alunos possam aproveitar este treinamento ao máximo, é importante que eles tenham participado dos treinamentos

Leia mais

EDITAL N 01/2014 DE 20 DE MAIO DE 2014 PROCESSO SELETIVO EXTERNO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EDITAL N 01/2014 DE 20 DE MAIO DE 2014 PROCESSO SELETIVO EXTERNO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANEXO II EDITAL N 01/2014 DE 20 DE MAIO DE 2014 PROCESSO SELETIVO EXTERNO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A-01 - ASSESSOR TECNICO III - COORDENADOR/SUPERVISOR PEDAGOGICO; A-02 - ASSESSOR TECNICO III - COORDENADOR/SUPERVISOR

Leia mais

Proposta de treinamento

Proposta de treinamento Proposta de treinamento SQL22 SQL Server 2014: Administração e Monitoramento São Paulo 1/2016 Brasília, 26 de Agosto 2015 Ref.: 16-001 Esta proposta é válida até o dia 29 de Janeiro de 2016. Sr. Nimbus

Leia mais

Banco de Dados Oracle 10g: Introdução à Linguagem SQL

Banco de Dados Oracle 10g: Introdução à Linguagem SQL Oracle University Entre em contato: 0800 891 6502 Banco de Dados Oracle 10g: Introdução à Linguagem SQL Duração: 5 Dias Objetivos do Curso Esta classe se aplica aos usuários do Banco de Dados Oracle8i,

Leia mais

Proposta de treinamento

Proposta de treinamento Proposta de treinamento SQL11 T-SQL Expert São Paulo-SP, Fevereiro/2013 Brasília, 08 de Novembro de 2012 Ref.: 12-061 Esta proposta é válida até o dia 10 de Janeiro de 2013. Sr. Nimbus Prestação de Serviços

Leia mais

Proposta comercial de treinamento

Proposta comercial de treinamento Proposta comercial de treinamento SQL22 SQL Server 2014: Administração e Monitoramento Brasília Abril/2016 Brasília, 03 de Setembro de 2015 Ref.: 16-004 Esta proposta é válida até dia 01/04/2016. Sr. Nimbus

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. 1. Objeto. 2. Antecedentes. 3. Objeto da Licitação

TERMO DE REFERÊNCIA. 1. Objeto. 2. Antecedentes. 3. Objeto da Licitação TERMO DE REFERÊNCIA 1. Objeto 1.1. Contratação de empresa especializada em auditoria de tecnologia da informação e comunicações, com foco em segurança da informação na análise de quatro domínios: Processos

Leia mais

Proposta comercial de treinamento

Proposta comercial de treinamento Proposta comercial de treinamento Treinamento Transact-SQL Querying e Programming Brasília Fevereiro/2016 Brasília, 03 de Setembro de 2015 Ref.: 16-003 Esta proposta é válida até dia 12/02/2016. Sr. Nimbus

Leia mais

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes PROPOSTA TÉCNICA COMERCIAL Versão 2.0 Setembro de 2014 Agosto de 2008 Índice ÍNDICE...2 1. CONTEXTO...3 2. VISÃO, ESCOPO E ATIVIDADES DESTE PROJETO...5

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Contratação de empresa para prestação de serviços de treinamento em Information Technology Infrastructure Library (ITIL)V3.

TERMO DE REFERÊNCIA. Contratação de empresa para prestação de serviços de treinamento em Information Technology Infrastructure Library (ITIL)V3. TERMO DE REFERÊNCIA Contratação de empresa para prestação de serviços de treinamento em 1. OBJETO Contratação de empresa para prestação de serviços de treinamento em conceitos da biblioteca ITIL V3 - Infrastructure

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Liderança e Gestão de Pessoas

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Liderança e Gestão de Pessoas DESCRITIVO DE CURSO MBA em Liderança e Gestão de Pessoas 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental que

Leia mais

Formação Oracle Completa

Formação Oracle Completa PROPOSTA COMERCIAL Formação Oracle Completa Proposta PR140505 140505-01 5 de Maio de 2014 05/05/14 Dextraining Treinamentos em TI Página 1 de 14 1 A Dextraining A Dextra foi fundada em 1995, já com a missão

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA TÍTULO: Termo de Referência para contratação de ferramenta case de AD. GECOQ Gerência de Controle e Qualidade 1/9

TERMO DE REFERÊNCIA TÍTULO: Termo de Referência para contratação de ferramenta case de AD. GECOQ Gerência de Controle e Qualidade 1/9 TÍTULO: ASSUNTO: GESTOR: TERMO DE REFERÊNCIA Termo de Referência para contratação de ferramenta case de AD DITEC/GECOQ Gerência de Controle e Qualidade ELABORAÇÃO: PERÍODO: GECOQ Gerência de Controle e

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Apresentação O programa de MBA em Estratégia e Liderança Empresarial tem por objetivo preparar profissionais para

Leia mais

FRWTC-530 ADMINISTRAÇÃO DO MICROSOFT SQL SERVER

FRWTC-530 ADMINISTRAÇÃO DO MICROSOFT SQL SERVER FRWTC-530 ADMINISTRAÇÃO DO MICROSOFT SQL SERVER SOBRE A FRAMEWORK A Framework (www.frwtc.com) atua diretamente com profissionais do segmento de tecnologia em busca de capacitação, atualização e certificação,

Leia mais

Apresentação do Portfólio da ITWV Soluções Inteligentes em Tecnologia

Apresentação do Portfólio da ITWV Soluções Inteligentes em Tecnologia P ORTFÓ FÓLIO Apresentação do Portfólio da ITWV Soluções Inteligentes em Tecnologia versão 1.1 ÍNDICE 1. A EMPRESA... 3 2. BI (BUSINESS INTELLIGENCE)... 5 3. DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS... 6 3.1. PRODUTOS

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA. Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC

TERMO DE REFERENCIA. Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC TERMO DE REFERENCIA Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC 1. OBJETO Contratação de empresa para prestação de serviço(s) de treinamento para os servidores da área de atendimento

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EXTERNO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROCESSO SELETIVO EXTERNO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANEXO II EDITAL N 06/2014, DE 29 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO EXTERNO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A-01 - ASSESSOR TECNICO IV RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Administração

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Controladoria Estratégica e Contabilidade Empresarial

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Controladoria Estratégica e Contabilidade Empresarial DESCRITIVO DE CURSO MBA em Controladoria Estratégica e Contabilidade Empresarial 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica,

Leia mais

Autores/Grupo: TULIO, LUIS, FRANCISCO e JULIANO. Curso: Gestão da Tecnologia da Informação. Professor: ITAIR PEREIRA DA SILVA GESTÃO DE PESSOAS

Autores/Grupo: TULIO, LUIS, FRANCISCO e JULIANO. Curso: Gestão da Tecnologia da Informação. Professor: ITAIR PEREIRA DA SILVA GESTÃO DE PESSOAS Autores/Grupo: TULIO, LUIS, FRANCISCO e JULIANO Curso: Gestão da Tecnologia da Informação Professor: ITAIR PEREIRA DA SILVA GESTÃO DE PESSOAS ORGANOGRAMA FUNCIANOGRAMA DESENHO DE CARGO E TAREFAS DO DESENVOLVEDOR

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. IDENTIFICAÇÃO Coordenação: Profª. Ingrid Eleonora Schreiber Jansch Pôrto Centro de Empreendimentos em Informática da

Leia mais

INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ - INCTEC-SA CONSULTORIA EM VENDAS E COACHING EM PLANO DE VIDA TERMO DE REFERÊNCIA Nº 07/2012

INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ - INCTEC-SA CONSULTORIA EM VENDAS E COACHING EM PLANO DE VIDA TERMO DE REFERÊNCIA Nº 07/2012 INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ - INCTEC-SA CONSULTORIA EM VENDAS E COACHING EM PLANO DE VIDA TERMO DE REFERÊNCIA Nº 07/2012 Contatos Luiz Augusto Gonçalves de Almeida (Coord. de Relações Institucionais)

Leia mais

Proposta comercial de treinamento

Proposta comercial de treinamento Proposta comercial de treinamento Treinamento SQL27 - Alta Disponibilidade com o SQL Server AlwaysOn Brasília Maio/2016 Brasília, 02 de Setembro de 2015 Ref.: 16-002 Esta proposta é válida até dia 13/05/2016.

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO 002 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores

ATO CONVOCATÓRIO 002 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores ATO CONVOCATÓRIO 002 2013 OBJETO: Credenciamento de Consultores O INSTITUTO QUALIDADE MINAS, pessoa jurídica de Direito privado sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse

Leia mais

EDITAL DE PARTICIPAÇÃO NA 3ª EDIÇÃO DO PROJETO PEQUENOS LEITORES

EDITAL DE PARTICIPAÇÃO NA 3ª EDIÇÃO DO PROJETO PEQUENOS LEITORES EDITAL DE PARTICIPAÇÃO NA 3ª EDIÇÃO DO PROJETO PEQUENOS LEITORES 1. INTRODUÇÃO 1.1 O CEDAC é uma organização da sociedade civil que trabalha desde 1997 para melhoria das condições de aprendizagem nas redes

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

BANCO DE DADOS EVER SANTORO

BANCO DE DADOS EVER SANTORO BANCO DE DADOS EVER SANTORO EVER SANTORO DBA Oracle e desenvolvedor Java Processamento de dados MBA em Gestão Empresarial Mestrando em Engenharia da Produção DBA Oracle desde 2001 Sun Certified Associate

Leia mais

Contratação de Licenças de Software, Atualização, Suporte Técnico, Treinamento e Serviços de Produtos VMware.

Contratação de Licenças de Software, Atualização, Suporte Técnico, Treinamento e Serviços de Produtos VMware. TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Contratação de Licenças de Software, Atualização, Suporte Técnico, Treinamento e Serviços de Produtos VMware. Maio/2012 1 - OBJETO O presente termo tem

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

Termo de Referência. Prestação de Serviços de Treinamento na área de Gerenciamento de Projetos

Termo de Referência. Prestação de Serviços de Treinamento na área de Gerenciamento de Projetos Termo de Referência Prestação de Serviços de Treinamento na área de Gerenciamento de Projetos Maio/2012 Índice 1. OBJETO... 3 2. ESCOPO... 3 3. PRAZO... 7 4. LOCAL DE TREINAMENTO... 7 5. HORÁRIO DE TREINAMENTO...

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão Estratégica Empresarial

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão Estratégica Empresarial DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão Estratégica Empresarial 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental que

Leia mais

Administração. Apresentação. Objetivo. Dados Principais. Tecnologia Abordada Administração de Banco de Dados SQL Server 2008 R2

Administração. Apresentação. Objetivo. Dados Principais. Tecnologia Abordada Administração de Banco de Dados SQL Server 2008 R2 Administração de Banco de Dados R2 Apresentação Este curso fornece capacitação técnica e administrativa necessária para o desenvolvimento, administração e manutenção de soluções de dados utilizando o SQL

Leia mais

APÊNDICE IX PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO. GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos SEGER

APÊNDICE IX PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO. GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos SEGER APÊNDICE IX PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO 1 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 43 2 PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO NA IMPLANTAÇÃO DAS UNIDADES... 54 2.1 Módulo Gerencial - Formação e Especialização Teórica/Prática:...

Leia mais

Treinamento PostgreSQL - Aula 10

Treinamento PostgreSQL - Aula 10 Treinamento PostgreSQL - Aula 10 Eduardo Ferreira dos Santos SparkGroup Treinamento e Capacitação em Tecnologia eduardo.edusantos@gmail.com eduardosan.com 11 de Junho de 2013 Eduardo Ferreira dos Santos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. PRÉ-REQUISITO: Modelagem e Programação Orientada a Objetos. PROFESSOR RESPONSÁVEL : Josino Rodrigues Neto

PLANO DE ENSINO. PRÉ-REQUISITO: Modelagem e Programação Orientada a Objetos. PROFESSOR RESPONSÁVEL : Josino Rodrigues Neto UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n Dois Irmãos 52171-900 Recife-PE Fone: 0xx-81-332060-40 proreitor@preg.ufrpe.br PLANO DE ENSINO

Leia mais

INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ - INCTEC-SA CONSULTORIA EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TERMO DE REFERÊNCIA Nº 05/2012

INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ - INCTEC-SA CONSULTORIA EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TERMO DE REFERÊNCIA Nº 05/2012 INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ - INCTEC-SA CONSULTORIA EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TERMO DE REFERÊNCIA Nº 05/2012 Contatos Luiz Augusto Gonçalves de Almeida (Coord. de Relações Institucionais) Fone:

Leia mais

Encaminhamos, em anexo, a Proposta FCAV0152/09 CURSO DE COMUNICAÇÃO INTERNA.

Encaminhamos, em anexo, a Proposta FCAV0152/09 CURSO DE COMUNICAÇÃO INTERNA. São Paulo, 20 de março de 2009. OFP.: 0152/09 Ilmo. Sr. Paulo Camargo Diretor - Desenvolvimento e Produção APL DE MÓVEIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO Praça Dom Jose Gaspar, 30-5º andar 01047-901

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

INCULTEC. Centro de Referência em Incubação de Empresas e Projetos de Ouro Preto

INCULTEC. Centro de Referência em Incubação de Empresas e Projetos de Ouro Preto INCULTEC Centro de Referência em Incubação de Empresas e Projetos de Ouro Preto EDITAL 01/2015 SELEÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS DE BASE CULTURAL E/OU TECNOLÓGICA PARA PARTICIPA ÇÃO NO PROGRAMA DE INCUBAÇÃO

Leia mais

INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ - INCTEC-SA CONSULTORIA EM MARKETING EMPRESARIAL E PESSOAL TERMO DE REFERÊNCIA Nº 03/2012

INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ - INCTEC-SA CONSULTORIA EM MARKETING EMPRESARIAL E PESSOAL TERMO DE REFERÊNCIA Nº 03/2012 INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ - INCTEC-SA CONSULTORIA EM MARKETING EMPRESARIAL E PESSOAL TERMO DE REFERÊNCIA Nº 03/2012 Contatos Luiz Augusto Gonçalves de Almeida (Coord. de Relações Institucionais)

Leia mais

PREFEITURA DE RIO BRANCO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO - RBPREV. Programa de Capacitações Exercicio de 2015

PREFEITURA DE RIO BRANCO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO - RBPREV. Programa de Capacitações Exercicio de 2015 Prefeitura Municipal de Rio Branco RBPREV Programa de Capacitações Exercicio de 2015 Equipe do RBPREV Raquel de Araújo Nogueira Diretora-Presidente Maria Gecilda Araújo Ribeiro Diretora de Previdência

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão de Projetos

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão de Projetos DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão de Projetos 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental que apontam a

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Anexo I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

TERMO DE REFERÊNCIA Anexo I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA TERMO DE REFERÊNCIA Anexo I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO, LICENCIAMENTO, ATUALIZAÇÃO E TREINAMENTO DE PRODUTOS MICROSOFT. 1 1 - OBJETO Registro de Preços para contratação

Leia mais

Parceiro Oficial de Treinamentos Zabbix no Brasil

Parceiro Oficial de Treinamentos Zabbix no Brasil Apresentação Parceiro Oficial de Treinamentos Zabbix no Brasil A VANTAGE Educacional é uma referência no Brasil em Treinamento e Capacitação das principais soluções corporativas Open Source. Além de possuir

Leia mais

INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ - INCTEC-SA CONSULTORIA EM GESTÃO FINANCEIRA TERMO DE REFERÊNCIA Nº 02/2012

INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ - INCTEC-SA CONSULTORIA EM GESTÃO FINANCEIRA TERMO DE REFERÊNCIA Nº 02/2012 INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ - INCTEC-SA CONSULTORIA EM GESTÃO FINANCEIRA TERMO DE REFERÊNCIA Nº 02/2012 Contatos Luiz Augusto Gonçalves de Almeida (Coord. de Relações Institucionais) Fone: 55

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores. Trabalho Interdisciplinar Semestral. 3º semestre - 2012.1

Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores. Trabalho Interdisciplinar Semestral. 3º semestre - 2012.1 Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Trabalho Interdisciplinar Semestral 3º semestre - 2012.1 Trabalho Semestral 3º Semestre Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Apresentação

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

TRILHA DE CAPACITAÇÃO CONTRATOS E MEDIÇÕES

TRILHA DE CAPACITAÇÃO CONTRATOS E MEDIÇÕES Objetivo: introdução à gestão de contratos e medições, visão geral do SMO e suas principais funcionalidades. não há. TRILHA I (Básico) TRILHA II (Intermediário) TRILHA III (Avançado) Objetivo: adquirir

Leia mais

NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO

NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO Referência: NT-AI.04.02.01 http://www.unesp.br/ai/pdf/nt-ai.04.02.01.pdf Data: 27/07/2000 STATUS: EM VIGOR A

Leia mais

ANEXO II TERMO DE REFERÊNCIA PREGÃO ELETRÔNICO Nº 11/2014 PROCESSO Nº 000604-09.00/14-1 MENOR PREÇO GLOBAL

ANEXO II TERMO DE REFERÊNCIA PREGÃO ELETRÔNICO Nº 11/2014 PROCESSO Nº 000604-09.00/14-1 MENOR PREÇO GLOBAL ANEXO II TERMO DE REFERÊNCIA PREGÃO ELETRÔNICO Nº 11/2014 PROCESSO Nº 000604-09.00/14-1 MENOR PREÇO GLOBAL 1. OBJETO 1.1. Contratação de até 2.880 horas de consultoria em desenvolvimento de aplicações

Leia mais

central de atendimento -> 55(11) 3807-0188 ou atendimento@grupotreinar.com.br

central de atendimento -> 55(11) 3807-0188 ou atendimento@grupotreinar.com.br Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado de Segurança da Informação no Brasil e exterior. Os cursos são ministrados em português, espanhol ou inglês, atendendo

Leia mais

Documento de Visão Sistema de Arrecadação de IPTU - SAI

Documento de Visão Sistema de Arrecadação de IPTU - SAI Sistema de Arrecadação de IPTU - SAI Versão 1.1R01 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor (es) 12/08/2008 1.0 Documento inicial Márcio Roehe 26/08/2008 1.1 Revisão Ajustes e complementação Roberto

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas tem por objetivo o fornecimento de instrumental que possibilite

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO Nº 01/2013 PREÂMBULO

EDITAL DE CHAMAMENTO Nº 01/2013 PREÂMBULO EDITAL DE CHAMAMENTO Nº 01/2013 PREÂMBULO A Confederação Nacional de Municípios faz saber que por ordem de seu Presidente, a quem possa interessar, que realizará através do presente chamamento público,

Leia mais

CEP 2 100 99010-640 0 (XX) 54 3316 4500 0 (XX)

CEP 2 100 99010-640 0 (XX) 54 3316 4500 0 (XX) ANEXO 2 INFORMAÇÕES GERAIS VISTORIA 1. É obrigatória a visita ao hospital, para que a empresa faça uma vistoria prévia das condições, instalações, capacidade dos equipamentos, migração do software e da

Leia mais

INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO

INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO Processo de compra nº 011/2012 Modalidade: Carta Convite nº 003/2012 Tipo da Licitação: Técnica e Menor preço global Data da abertura dos envelopes: 15/05/2012 às 17h00min I Justificativa

Leia mais

INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ - INCTEC-SA CONSULTORIA EM PESQUISA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TERMO DE REFERÊNCIA Nº 04/2012

INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ - INCTEC-SA CONSULTORIA EM PESQUISA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TERMO DE REFERÊNCIA Nº 04/2012 INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ - INCTEC-SA CONSULTORIA EM PESQUISA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TERMO DE REFERÊNCIA Nº 04/2012 Contatos Luiz Augusto Gonçalves de Almeida (Coord. de Relações Institucionais)

Leia mais

(Anexo 1) Proposta de Terceirização do IIPCNet

(Anexo 1) Proposta de Terceirização do IIPCNet Pág. 1 de 11 (Anexo 1) Proposta de Terceirização do IIPCNet Pág. 2 de 11 Sumário Contextualização... 3 Descrição dos serviços... 4 1. Manutenção do atual IIPCNet Resolução de Bugs... 4 2. Continuidade

Leia mais

www.en-sof.com.br CARREIRA DE DBA ORACLE E CERTIFICAÇÃO

www.en-sof.com.br CARREIRA DE DBA ORACLE E CERTIFICAÇÃO CARREIRA DE DBA ORACLE E CERTIFICAÇÃO 1 CARREIRA E CERTIFICAÇÕES PARA DBAS ORACLE Luciano Inácio de Melo Oracle Database Administrator Certified Oracle Instructor Bacharel em Ciências da Computação - UNESP

Leia mais

EDUCAÇÃO EXECUTIVA PARA O MERCADO FINANCEIRO MAIO / 2005 108-TC-B4

EDUCAÇÃO EXECUTIVA PARA O MERCADO FINANCEIRO MAIO / 2005 108-TC-B4 1 EDUCAÇÃO EXECUTIVA PARA O MERCADO FINANCEIRO MAIO / 2005 108-TC-B4 NADINE WASSMER TREINA E-LEARNING treina@treina.com.br ROSANA GOMES CONTEÚDOS E HABILIDADES EDUCAÇÃO CORPORATIVA DESCRIÇÃO DE PROJETO

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES IMOBILIÁRIAS METODOLOGIAS CIENTÍFICAS - REGRESSÃO LINEAR MÓDULO BÁSICO E AVANÇADO - 20 horas cada Vagas Limitadas

CURSO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES IMOBILIÁRIAS METODOLOGIAS CIENTÍFICAS - REGRESSÃO LINEAR MÓDULO BÁSICO E AVANÇADO - 20 horas cada Vagas Limitadas CURSO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES IMOBILIÁRIAS METODOLOGIAS CIENTÍFICAS - REGRESSÃO LINEAR MÓDULO BÁSICO E AVANÇADO - 20 horas cada Vagas Limitadas MÓDULO BÁSICO DIAS HORÁRIO 13/02/2014 14:00 ÁS 18:00

Leia mais

EDITAL Nº. 027, DE 14 DE AGOSTO DE 2009.

EDITAL Nº. 027, DE 14 DE AGOSTO DE 2009. INSTITUTO FEDERAL GOIÁS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS EDITAL Nº. 027, DE 14 DE AGOSTO DE 2009. A

Leia mais

Pós-Graduação Empresarial em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing. Manual do Curso

Pós-Graduação Empresarial em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing. Manual do Curso Pós-Graduação Empresarial em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing Manual do Curso São Paulo Educação Executiva 2015 Apresentação Pós-Graduação Empresarial em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing

Leia mais

Banco de Dados. Aula 1 - Prof. Bruno Moreno 16/08/2011

Banco de Dados. Aula 1 - Prof. Bruno Moreno 16/08/2011 Banco de Dados Aula 1 - Prof. Bruno Moreno 16/08/2011 Roteiro Apresentação do professor e disciplina Definição de Banco de Dados Sistema de BD vs Tradicional Principais características de BD Natureza autodescritiva

Leia mais

Informação é o seu bem mais precioso e você não pode correr riscos de perder dados importantes. Por isso, oferecemos um serviço de qualidade e

Informação é o seu bem mais precioso e você não pode correr riscos de perder dados importantes. Por isso, oferecemos um serviço de qualidade e Informação é o seu bem mais precioso e você não pode correr riscos de perder dados importantes. Por isso, oferecemos um serviço de qualidade e confiança que vai garantir maior eficiência e segurança para

Leia mais

Curso Forense Computacional

Curso Forense Computacional Curso Forense Computacional Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado de Segurança da Informação no Brasil e exterior. Os cursos são ministrados em português,

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

10ª Edição 2015 SESI EMPREENDEDORISMO SOCIAL Transforme sua ideia de hoje na prática do amanhã

10ª Edição 2015 SESI EMPREENDEDORISMO SOCIAL Transforme sua ideia de hoje na prática do amanhã 10ª Edição 2015 SESI EMPREENDEDORISMO SOCIAL Transforme sua ideia de hoje na prática do amanhã REGULAMENTO O SESI/PR torna público o regulamento para participação no Programa SESI Empreendedorismo Social

Leia mais

Roteiro para apresentação do laudo de avaliação Imóveis Urbanos

Roteiro para apresentação do laudo de avaliação Imóveis Urbanos Roteiro para apresentação do laudo de avaliação Imóveis Urbanos O roteiro a seguir, desenvolvido pela empresa Pelli Sistemas Engenharia, tem como objetivo esclarecer dúvidas a respeito da elaboração do

Leia mais

Serviço Público Estadual GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária COMISSÃO DE PREGÃO BANCO MUNDIAL - BIRD

Serviço Público Estadual GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária COMISSÃO DE PREGÃO BANCO MUNDIAL - BIRD BANCO MUNDIAL - BIRD PROJETO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL EM MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS RIO RURAL EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO N.º 019/2013 PROCESSO N.º E-02/001/00583/2013 ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA

Leia mais

ANEXO VII ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 025/2013 PROCESSO Nº 22101.09451/12-06 SEFAZ

ANEXO VII ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 025/2013 PROCESSO Nº 22101.09451/12-06 SEFAZ ANEXO VII ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 025/2013 PROCESSO Nº 22101.09451/12-06 SEFAZ Aos 07 (sete) dias do mês de junho de 2013, na DO GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA CPL/RR, localizada na

Leia mais

Termo de Referência CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. Especialização em Direito Urbano e Ambiental Ministério Público do Estado da Bahia

Termo de Referência CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. Especialização em Direito Urbano e Ambiental Ministério Público do Estado da Bahia FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FACULDADE DE DIREITO Credenciada pela Portaria MEC n.º 3.640, de 17/10/2005 DOU de 20/10/2005. Atendendo o disposto na Resolução CES/CNE nº 1, de 08 de junho

Leia mais

Apresentação. Objetivo. Dados Principais. Tecnologia Abordada Administração de Banco de Dados MySQL

Apresentação. Objetivo. Dados Principais. Tecnologia Abordada Administração de Banco de Dados MySQL Apresentação Dados Principais O treinamento fornece a capacitação técnica avançada para administração, manutenção e otimização de complexas soluções de banco de dados utilizando o MySQL. O aluno terá acesso

Leia mais

1. Descrição dos Serviços de Implantação da SOLUÇÃO

1. Descrição dos Serviços de Implantação da SOLUÇÃO Este documento descreve os serviços que devem ser realizados para a Implantação da Solução de CRM (Customer Relationship Management), doravante chamada SOLUÇÃO, nos ambientes computacionais de testes,

Leia mais

Pós-Graduação em Educação: Novos Paradigmas GUIA DO ALUNO

Pós-Graduação em Educação: Novos Paradigmas GUIA DO ALUNO GUIA DO ALUNO Prezado(a) Aluno(a), O Guia do Aluno é um instrumento normativo que descreve os padrões de qualidade dos processos acadêmicos e administrativos necessários ao desenvolvimento dos cursos de

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

Pós-Graduação Empresarial em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing. Manual do Curso

Pós-Graduação Empresarial em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing. Manual do Curso Pós-Graduação Empresarial em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing Manual do Curso São Paulo Educação Executiva 2016 Apresentação Pós-Graduação Empresarial em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing

Leia mais

Apresentação do Treinamento

Apresentação do Treinamento Apresentação do Treinamento COBIT 5 Foundation 1 O COBIT 5 fornece um framework completo que ajuda as organizações a alcançar seus objetivos para a Governança e Gestão da TI Empresarial. Em outras palavras,

Leia mais

APÊNDICE IX PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO

APÊNDICE IX PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO APÊNDICE IX PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 DIRETRIZES GERAIS... 3 3 PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO NA IMPLANTAÇÃO DAS UNIDADES... 4 3.1 Módulo Conceitual - Diretrizes

Leia mais

Anexo 2 5 Manual de Treinamento, Conscientização e Competência voltado ao Sistema de Gestão Ambiental

Anexo 2 5 Manual de Treinamento, Conscientização e Competência voltado ao Sistema de Gestão Ambiental CAPÍTULO 2 ANDAMENTO DO PROJETO BÁSICO AMBIENTAL Anexo 2 5 Manual de Treinamento, Conscientização e Competência voltado ao Sistema de Gestão Ambiental MANUAL GERENCIAL Superintendência de Recursos Humanos

Leia mais

MBA Gestão de Negócios e Pessoas

MBA Gestão de Negócios e Pessoas PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Nome do Curso MBA Gestão de Negócios e Pessoas Área de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas Nome do Coordenador do Curso e Breve Currículo: Prof.

Leia mais

CURSO Microsoft Project Server. Instalando, Configurando e Administrando o Microsoft Project Server

CURSO Microsoft Project Server. Instalando, Configurando e Administrando o Microsoft Project Server CURSO Microsoft Project Server Instalando, Configurando e Administrando o Microsoft Project Server Conteúdo Programático: 1. Visão Geral. O que é o Project Server / EPM. Arquitetura da Solução de EPM.

Leia mais

Cronograma de Atividades. Processo Seletivo Simplificado Edital 06/2015

Cronograma de Atividades. Processo Seletivo Simplificado Edital 06/2015 Cronograma de Atividades Processo Seletivo Simplificado Edital 06/2015 CRONOGRAMA ATIVIDADE DATAS Publicação de Extrato de Abertura de Inscrições 08 de abril de 2015 Período de Inscrições, Entrega de Títulos

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão de Marketing e Vendas

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão de Marketing e Vendas DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão de Marketing e Vendas 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental que

Leia mais

Programa de Parcerias Ilog

Programa de Parcerias Ilog Programa de Parcerias Ilog Dados do Documento: Responsável Ilog: Renato Dutra Revisor Ilog: Renato Dutra Versão: 2.0 Data da última alteração: 1. OBJETIVO DO DOCUMENTO Apresentar o funcionamento do programa

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA IMPLANTAÇÃO DE SOFTWARE PÚBLICO COM MEDIÇÃO POR HOMEM / HORA

TERMO DE REFERÊNCIA PARA IMPLANTAÇÃO DE SOFTWARE PÚBLICO COM MEDIÇÃO POR HOMEM / HORA TERMO DE REFERÊNCIA PARA IMPLANTAÇÃO DE SOFTWARE PÚBLICO COM MEDIÇÃO POR HOMEM / HORA 1. DO OBJETO Prestação de serviços técnicos especializados para a implantação, manutenção e suporte assistido dos módulos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Componente Curricular: Técnica de Nível Médio

Leia mais

MBA EXECUTIVO DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

MBA EXECUTIVO DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA MBA EXECUTIVO DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA 2012.1 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS É uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 20 de dezembro de 1944, com o objetivo de ser um centro voltado

Leia mais

Treinamento Presencial: Gestão de Cadastros de Materiais e Serviços. Data: 26 de Novembro de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Gestão de Cadastros de Materiais e Serviços. Data: 26 de Novembro de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Gestão de Cadastros de Materiais Data: 26 de Novembro de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a

Leia mais

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi 1- Objetivo Geral Capacitar profissionais para o exercício da consultoria empresarial com qualidade, possibilitando assim um melhor atendimento as demandas das empresas paraenses por estes serviços. Disseminar

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Software

Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Software FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE: JOÃO ROBERTO LORENZETT COORDENAÇÃO DA FACULDADE: PRISCILA FAGUNDES COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: JANICE DETERS

Leia mais