SIMULADO GEOGRAFIA. 6) Com o final da Guerra Fria o mundo tem passado por grandes transformações, dentre elas se destacam:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SIMULADO GEOGRAFIA. 6) Com o final da Guerra Fria o mundo tem passado por grandes transformações, dentre elas se destacam:"

Transcrição

1 SIMULADO GEOGRAFIA 1) Este pais é um dois maiores importadores mundiais de recursos minerais, mas logo após a Segunda Guerra Mundial conseguiu superar suas carências desenvolvendo tecnologia em áreas como robótica, informática. a) ( ) Rússia; b) ( ) Canadá; c) ( ) Japão; d) ( ) Inglaterra. 2) As mulheres que não trabalham fora de casa, prendas doméstica, estudantes e os aposentados formam a população: a) ( ) economicamente ativa; b) ( ) economicamente inativa; c) ( ) do setor primário da população; d) ( ) do setor terciário da população. 3) O continente,e o foram os dois focos de emigração do século XIX e primeira metade do século XX. Marque a alternativa correta que completam as lacunas. a) ( ) europeu e o asiático; b) ( ) africano e o americano; c) ( ) americano e o asiático; d) ( ) africano e o europeu. 4) Os países que apresentam maior quantidades de adultos e velhos em sua população, em geral apresentam: a) ( ) altas taxas de mortalidade infantil; b) ( ) altas taxas de natalidades; c) ( ) baixas taxas de crescimento vegetativo; d) ( ) baixas taxas de imigrantes. 5) A Europa Oriental passa, na atualidade, por grandes transformações sociais, políticas e econômicas que se caracterizam, principalmente: a) ( ) pela ampliação da influencia soviética nas decisões internas dos países; b) ( ) pela redução das relações diplomáticas desta parte da Europa com o restante dos países do mundo; c) ( ) pelo desligamento do Pacto de Varsóvia para a formação de um novo bloco econômico; d) ( ) pelo progressivo afastamento do modelo socialista com a subdivisão interna de alguns países, como a Iuguslávia. 6) Com o final da Guerra Fria o mundo tem passado por grandes transformações, dentre elas se destacam:

2 a) ( ) fragmentação da União Soviética em vários países. b) ( ) o aparecimento de novos países da Europa, Ásia, recém independentes; c) ( ) a unificação de pequenos países da Europa Oriental em novos países mais extensos; d) ( ) a constituição de um bloco econômico na Ásia, liderado pela Índia e Pasquistão. 7) O mundo após a Segunda Guerra foi divido em três tipos de países de acordo com o seu desenvolvimento, com o passar dos anos e com a globalização intensa essas classificação perdeu sentindo e alguns países conseguiu se sobressair como uma grande potencia econômica mundial, o destaque foi para: a) ( ) o Brasil; b) ( ) a Bélgica; c) ( ) a China; d) ( ) a Argentina. 8) O Brasil no contexto mundial vem tendo destaque por causa de incentivos sociais, políticos e econômicos. O Brasil é considerado um país: a) ( ) rico; b) ( ) pobre; c) ( ) emergente; d) ( ) divergente. 9) Sobre a economia dos Estados Unidos é correto afirmar que: a) ( ) a industria está concentrada principalmente no Nordeste do País, onde estão também importantes centros urbanos. b) ( ) a agricultura muito modernizada emprega grande parte da população ativa do País. c) ( ) atualmente o Pais é grande exportador de recursos minerais, tais como ferro e manganês. d) ( ) o principal mercado consumidor dos produtos manufaturados do País é a África. 10) Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o conjunto de países denominados de Tigres Asiáticos : a) ( ) Com a industrialização recente, esses países representam um conjunto um exemplo bem sucedido no Terceiro Mundo. b) ( ) Pouco populoso, esses têm atraído imigrantes de outros continentes para resolver o problema de mão-de-obra. c) ( ) A agricultura de cereais destinadas à exportação e o extrativismo mineral representa a base da economia desses países. d) ( ) Após a extinção da União Soviética, esses países ainda sofrem grandes influencias da Rússia. 11) Considere as afirmativas sobre a Região Sudeste do Brasil. I Pode ser considerada uma região homogênea, pois nela não se encontra grandes contraste econômico. II Nesta região estão as principais áreas metropolitana do país.

3 III Exerce grande atração sobre a população migrante de toda as outras Regiões brasileiras. IV Apesar de ser uma Região industrializada, não apresenta recursos minerais.estão corretas as afirmativas: a) ( ) I e II; b) ( ) I e IV; c) ( ) II e III; d) ( ) III e IV. 12) entre essas duas metrópoles há um verdadeiro vale industrial, cercado por velhas montanhas desgastadas e arredondadas; ao norte, a Serra da Mantiqueira e ao sul, a Serra do Mar. O texto se refere: a) ( ) Rio grande, e as metrópoles de São Paulo e Belo Horizonte. b) ( ) Paraíba e as metrópoles do rio de Janeiro e de São Paulo. c) ( ) Jequitinhonha e as metrópoles de Belo Horizonte e rio de Janeiro. d) ( ) Paranapanema e as metrópoles de Curitiba e São Paulo. 13) Marque a alternativa correta para: produtos importados pelo Brasil. a) ( ) soja e manganês; b) ( ) cobre e suco de laranja; c) ( ) cacau e alumínio; d) ( ) petróleo e trigo. 14) Sobre a região nordeste do Brasil é correto afirmar: a) ( ) Atualmente apresenta uma das principais áreas de atração de imigrantes. b) ( ) Possui três importantes metrópoles: Salvador, Recife e Fortaleza. c) ( ) É a região mais populosa do país. d) ( ) Atualmente tem diminuído a área afetada pela seca. 15) Sobre a região nordeste é correto: a) ( ) vem se destacando na industria de Turismo. b) ( ) vem se destacando na industria de Bélica. c) ( ) vem se destacando na industria de Textil. d) ( ) vem se destacando na industria de Alimentos. 16) A mais exuberante formação vegetal do Brasil é: a) ( ) a floresta amazônica; b) ( ) o cerrado; c) ( ) a floresta tropical; d) ( ) a caatinga. 17) Dentre as característica da Zona da Mata nordestina, pode-se destacar:

4 a) ( ) Baixas densidade demográfica, predomínio de pequenas propriedades e pecuária de corte. b) ( ) Baixas densidades demográficas, predomínio de grandes propriedades e monocultura de cacau. c) ( ) Altas densidades demográficas, predomínio de grandes propriedades e monocultura de cana- de- açúcar. d) ( )Altas densidades demográficas, predomínio de pequenas propriedades e policultura comercial. 18) A pecuária é muito antiga em território brasileiro, desde o início da colonização foi incorporada nas zonas de mineração. Temos predomínio de que tipo de pecuária: a) ( ) extensiva; b) ( ) intensiva; c) ( ) intensiva e extensiva; d) ( ) nenhuma das alternativas. 19) No Brasil temos vários tipos de rebanho, um deles se destaca na Região Nordeste, sendo muito resistente às condições difíceis da região. a) ( ) bovino; b) ( ) caprino; c) ( ) ovino; d) ( ) suíno.. 20) Conurbação é? a) ( ) a junção dos sítios urbanos de duas ou mais cidades, ou a união da municípios, que são distintos em termos administrativos, mas que possuem não um fluxo comuns de bens, serviços e pessoas. b) ( ) a dispersão dos sítios urbanos de duas ou mais cidades, ou a dispersão de municípios, que são distintos em termos administrativos, mas que não possuem um fluxo comuns de bens, serviços e pessoas. c) ( ) a junção dos sítios urbanos de duas ou mais cidades, ou a união da municípios, que são distintos em termos administrativos, mas que não possuem um fluxo comuns de bens, serviços e pessoas. d) ( ) a junção dos sítios urbanos de duas ou mais cidades, ou a união espacial de municípios, que são distintos em termos administrativos, mas que possuem um fluxo comuns de bens, serviços e pessoas. 21) As terras do Brasil localizam-se na parte centro-oriental da América do Sul, da qual ocupam quase a metade, 47%. Nosso território é cortado por dois círculos imaginários que são: a) ( ) O Equador, que passa pela embocadura do rio Amazonas e o Trópico de Capricórnio, que corta a cidade de São Paulo. b) ( ) O Trópico de Capricórnio que corta a cidade de São Paulo e o Trópico de Câncer. c) ( ) O Brasil não é cortado por nenhuma linha imaginária. d) ( ) Além dos trópicos o Brasil é cortado pelo Meridiano Central 22) O Brasil é considerado um pais de clima quente, por que? a) ( ) porque a maior parte do território está localizado no clima subtropical. b) ( ) porque a maior parte do território está localizado na zona equatorial.

5 c) ( ) porque a maior parte do território está localizado na zona temperada. d) ( ) O Brasil não é um pais de clima quente, e sim temperado. 23) O relevo brasileiro é dividido em Planalto e Planície. Os Planaltos são: a) ( ) Guiano ( ou das Guianas), e o Brasileiro. b) ( ) Amazônico, do Pantanal e Litorâneo. c) ( ) Amazônico, Guiano e o Brasileiro. d) ( )Nenhuma das alternativas estão corretas. 24) Os rios de Planície são: a) ( ) muito usados para a navegação e para os esportes radicais por terem águas agitadas. b) ( ) esses tipos de rios não são nem largos e nem estreitos e se situam na região norte do país. c) ( ) normalmente estreitos e de águas agitadas, não favorecem à navegação. Felizmente os menores se situam perto dos grandes centros econômicos do país. d) ( ) normalmente largos e de águas tranqüilas, favorecem à navegação. Infelizmente, os maiores se situam longe dos grandes centros econômicos do país. 25) Quais as principais características da Bacia Amazônica? a) ( ) é a menor bacia fluvial do mundo, passa pela Argentina, Colômbia, Equador, e nela se encontra o rio Amazonas. b) ( ) é a maior bacia fluvial do mundo, passa pela Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil, e nela se encontra o rio Amazonas que possui cerca de 7000 Km sendo o mais longo e mais volumoso do mundo. c) ( ) é a maior bacia fluvial do mundo, passa pela Venezuela, Argentina e Brasil, e nela se encontra o rio Nilo. d) ( ) é a maior bacia fluvial do mundo, passa pela Venezuela, Clômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil, e nela se encontra o famoso rio Gandes. 26) O Brasil já foi considerado um país de jovens com predominância absoluta na composição etária, porém, com a diminuição da TC brasileira, a vantagem jovem diminuiu até desaparecer no último censo, sinal de: a) ( ) evolução intelectual; b) ( ) evolução social; c) ( ) evolução cultural; d) ( ) evolução sócio-cultural 27) Os materiais e condições da natureza, que os homens usam no atendimento das suas necessidades de sobrevivência, são chamadas de: a) ( ) recursos naturais; b) ( ) recursos espirituais; c) ( ) recursos financeiros; d) ( ) recursos materiais. 28) A Energia Atômica é obtida: a) ( ) pela fissão do hidrogênio; b) ( ) pela fissão do carbono; c) ( ) pela fissão do urânio;

6 d) ( ) pela fissão do átomo. 29) A evolução industrial no Brasil mostra que o caminho percorrido não foi fácil, até atingir a posição que hoje se encontra, entre os dez países mais industrializados do mundo. Qual foi os principais fatores que dificultaram a nossa industrialização? a) ( ) a escassez de mão de obra, a escassez de energia elétrica, dependência científica. b) ( ) mão de obra muito valorizada, abundancia de tecnologia, muita qualificação. c) ( ) a escassez de energia elétrica até, pelo menos a década de 60, dependência tecnológica, transportes deficientes, baixo poder aquisitivo. d) ( ) nenhuma das alternativas acima. 30) Atualmente mais de 50% das exportações brasileiras saem do nosso parque industrial, indiscutivelmente o maior da: a) ( ) América Latina; b) ( ) América; c) ( ) América Central; d) ( ) América do Norte. 31) As terras do Brasil localizam-se na parte centro-oriental da América do Sul, da qual ocupam quase a metade, 47%. Nosso território é cortado por dois círculos imaginários que são: a) ( ) O Equador, que passa pela embocadura do rio Amazonas e o Trópico de Capricórnio, que corta a cidade de São Paulo. b) ( ) O Trópico de Capricórnio que corta a cidade de São Paulo e o Trópico de Câncer. c) ( ) O Brasil não é cortado por nenhuma linha imaginária. d) ( ) Além dos trópicos o Brasil é cortado pelo Meridiano Central 32) O Brasil é considerado um pais de clima quente, por que? a) ( ) porque a maior parte do território está localizado no clima subtropical. b) ( ) porque a maior parte do território está localizado na zona equatorial. c) ( ) porque a maior parte do território está localizado na zona temperada. d) ( ) O Brasil não é um pais de clima quente, e sim temperado. 33) O relevo brasileiro é dividido em Planalto e Planície. Os Planaltos são: a) ( ) Guiano ( ou das Guianas), e o Brasileiro. b) ( ) Amazônico, do Pantanal e Litorâneo. c) ( ) Amazônico, Guiano e o Brasileiro. d) ( )Nenhuma das alternativas estão corretas. 34) Os rios de Planície são: a) ( ) muito usados para a navegação e para os esportes radicais por terem águas agitadas. b) ( ) esses tipos de rios não são nem largos e nem estreitos e se situam na região norte do país. c) ( ) normalmente estreitos e de águas agitadas, não favorecem à navegação. Felizmente os menores se situam perto dos grandes centros econômicos do país. d) ( ) normalmente largos e de águas tranqüilas, favorecem à navegação. Infelizmente, os maiores se situam longe dos grandes centros econômicos do país.

7 35) Quais as principais características da Bacia Amazônica? a) ( ) é a menor bacia fluvial do mundo, passa pela Argentina, Colômbia, Equador, e nela se encontra o rio Amazonas. b) ( ) é a maior bacia fluvial do mundo, passa pela Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil, e nela se encontra o rio Amazonas que possui cerca de 7000 Km sendo o mais longo e mais volumoso do mundo. c) ( ) é a maior bacia fluvial do mundo, passa pela Venezuela, Argentina e Brasil, e nela se encontra o rio Nilo. d) ( ) é a maior bacia fluvial do mundo, passa pela Venezuela, Clômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil, e nela se encontra o famoso rio Gandes. 36) O Brasil já foi considerado um país de jovens com predominância absoluta na composição etária, porém, com a diminuição da TC brasileira, a vantagem jovem diminuiu até desaparecer no último censo, sinal de: a) ( ) evolução intelectual; b) ( ) evolução social; c) ( ) evolução cultural; d) ( ) evolução sócio-cultural 37) Os materiais e condições da natureza, que os homens usam no atendimento das suas necessidades de sobrevivência, são chamadas de: a) ( ) recursos naturais; b) ( ) recursos espirituais; c) ( ) recursos financeiros; d) ( ) recursos materiais. 38) A Energia Atômica é obtida: a) ( ) pela fissão do hidrogênio; b) ( ) pela fissão do carbono; c) ( ) pela fissão do urânio; d) ( ) pela fissão do átomo. 39) A evolução industrial no Brasil mostra que o caminho percorrido não foi fácil, até atingir a posição que hoje se encontra, entre os dez países mais industrializados do mundo. Qual foi os principais fatores que dificultaram a nossa industrialização? a) ( ) a escassez de mão de obra, a escassez de energia elétrica, dependência científica. b) ( ) mão de obra muito valorizada, abundancia de tecnologia, muita qualificação. c) ( ) a escassez de energia elétrica até, pelo menos a década de 60, dependência tecnológica, transportes deficientes, baixo poder aquisitivo. d) ( ) nenhuma das alternativas acima. 40) Atualmente mais de 50% das exportações brasileiras saem do nosso parque industrial, indiscutivelmente o maior da: a) ( ) América Latina; b) ( ) América; c) ( ) América Central; d) ( ) América do Norte.

8 41) Utiliza-se como fonte o bagaço de cana, o álcool, a batata e o carvão vegetal, constitui uma importante fonte alternativa: a) ( ) biomassa; b) ( ) biodigestora; c) ( ) geotérmica; d) ( ) gás natural. 42) Marque a alternativa correta, sobre a utilização do álcool como fonte de energia empregada no Brasil: a) ( ) Foi bastante utilizada nos anos 80, como principal saída para a crise energética do petróleo nos anos 70. Utilizou-se o modelo do Pró- Álcool. b) ( ) Atualmente vem sendo bastante utilizada em decorrência do elevado custo de produção dos derivados de petróleo, como a gasolina. c) ( ) Está relacionada com grandes riscos ambientais, já que uma vez utilizado, precisa de desmatamento de enormes reservas florestais no pais está relacionado a cultura de cana de açúcar. d) ( ) Mostra-se em completa defasagem, pois o pais atualmente elevou sua produção de petróleo, sucumbindo então o Pró- álcool. 43) Marque a alternativa correta sobre a localização do Brasil: a) ( ) Está situado na América na América do Sul, em sua porção ocidental, banhado a leste pelo Oceano Pacífico. b) ( ) Está situado na América do Sul, totalmente no hemisfério ocidental. c) ( ) O Brasil é cortado ao norte pelo trópico de Capricórnio e ao sul pelo Equador. d) ( ) Está situado totalmente no hemisfério sul, portanto na zona tropical. 44) O grande responsável pelo declínio do crescimento demográfico nos países desenvolvido foi: a) ( ) a melhoria dos padrões de vida da população em geral. b) ( ) a distribuição gratuita de pílulas e incentivos às famílias para terem menos filhos. c) ( ) um rígido controle da natalidade. d) ( ) a primeira Revolução Industrial. 45) O Brasil possui algumas das maiores e das mais belas formações climáticas e botânicas. No sul do país, destaca-se a floresta: a) ( ) Mata de Araucária; b) ( ) Mata Atlântica; c) ( ) Mata das Palmáceas; d) ( ) Mata dos Cocais. 46) Miscigenação é: a) ( ) racismo; b) ( ) radiação; c) ( ) mestiçagem; d) ( ) etnia. 47) O capitalismo competitivo ou liberal, típico do século XIX, caracterizava-se:

9 a) ( ) pelo monopólio de certos setores da atividade econômica e a forte presença do estado na economia. b) ( ) por um grande número de pequena e médias empresas em grande concorrência e pouca atuação do estado na economia. c) ( ) pela socialização de todos os meios de produção. d) ( ) pela fraca presença do estado na esfera econômica e pelo domínio desta pelos monopólios e oligopólio. 48) A situação de subdesenvolvimento fez surgir a idéia de união econômica também entre os países latino- americanos. Ajudando-se mutuamente, eles poderiam se fortalecer em conjunto e, nestas condições, exigir um melhor tratamento parte dos países ricos e poderosos. Neste sentido desde a época de 60 surgiram variadas organizações: a) ( ) Mercado Comum Europeu, OTAN. b) ( ) Merco Sul e Mercado Comum Europeu. c) ( ) Associação latino americana, Mercado comum da América Central, Pacto Andino, Mercado Comum do Caribe e Sistema Econômico Latino-Americano. d) ( ) Nenhuma das alternativas acima. 49) As várias tentativas de unir a América Latina não se concretizaram, surgindo finalmente um organismo que parece reunir grande possibilidade de sucesso o: a) ( ) OTHAN b) ( ) ASSOCIAÇÃO LATINO AMERICANA; c) ( ) MERCOSUL; d) ( ) MERCADO COMUM DO CARIBE. 50) Em 1958, a França, a Itália e a então Alemanha Ocidental uniram-se aos países do Benelux, compondo um grupo mais amplo o: a) ( ) Mercado de Bruxelas; b) ( ) Mercado da Europa; c) ( ) Mercado Comum do Sul; d) ( ) Mercado Comum Europeu. Gabarito simulado - geografia 1 c 2b 3 d 4 b 5 d 6 a 7 c 8 c 9 a 10 a 11 c 12 b 13 d 14 b 15 a 16 a 17 c 18 a 19 b 20 d 21 a 22 b 23 a 24 d 25 b 26 d 27 a 28 d 29 c 30 a 31 b 32 a 33 c 34 a 35 d

10 36 a 37 d 38 c 39 d 40 c 41 a 42 c 43 b 44 a 45 a 46 d 47 b 48 c 49 c 50 d

OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL

OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA CENTRAL Ligação entre a América do Norte e a América do Sul, é formada por uma parte continental ou ístmica e por outra insular

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA

O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA O QUE É REGIONALIZAR? Regionalizar o espaço terrestre significa dividi-lo em regiões, que devem possuir características comuns: De ordem física ou natural

Leia mais

DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I

DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I CONCEITO DE REGIÃO REGIONALIZAR o espaço geográfico é dividi-lo em regiões, levando em conta as diferenças de paisagens e a organização socioeconômica das diversas

Leia mais

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências.

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências. Migrações - Mobilidade Espacial Externas, internas, causas e consequências. Classificação Internas: dentro de um país. Externas: de um país para outro. De retorno: de volta ao país de origem Imigração:

Leia mais

GEOGRAFIA 8º ANO SEDE: EBS PROF. GABRIEL ROCHA. PERCURSO 4 Outras regionalizações do espaço mundial.

GEOGRAFIA 8º ANO SEDE: EBS PROF. GABRIEL ROCHA. PERCURSO 4 Outras regionalizações do espaço mundial. GEOGRAFIA 8º ANO SEDE: EBS PROF. GABRIEL ROCHA PERCURSO 4 Outras regionalizações do espaço mundial. 1 Países desenvolvidos e subdesenvolvidos Após a Segunda Guerra Mundial, as expressões países desenvolvidos

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Sedentarização Crescimento populacional Revolução Industrial Formação da cidade (melhoria sanitária) Pós Guerra (1945) (avanço médico)

Leia mais

Geografia População (Parte 2)

Geografia População (Parte 2) 1. Estrutura Etária: Geografia População (Parte 2) A Transição Demográfica corresponde à mudança no perfil de idade dos habitantes, engloba proporções de crianças, jovens/adultos, idosos, homens e mulheres.

Leia mais

REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS

REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS Vivian Q. Pretti -Geografia- REGIONALIZAR é dividir, e ao mesmo tempo agrupar, áreas do território que possuem características semelhantes. Para regionalizar é necessário estabelecer

Leia mais

Recursos Minerais GEOGRAFIA DO BRASIL

Recursos Minerais GEOGRAFIA DO BRASIL GEOGRAFIA DO BRASIL Recursos Minerais FERRO - O Brasil possui a quinta maior reserva do mundo, possuindo um grande volume de minério. Com o alto teor de ferro contido nesses minérios, o Brasil está entre

Leia mais

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde.

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde. Nome N. o Turma Avaliação GRUPO I 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde. Período a. Durante o século XIX e início do século XX. b. Após a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais

2. Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações sobre a posição geográfica das cidades 1, 2, 3 e 4.

2. Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações sobre a posição geográfica das cidades 1, 2, 3 e 4. QUESTÕES DE REVISÃO VESTIBULAR UFRGS QUESTÕES 2014 MAPA PARA AS QUESTÕES 1 e 2 De acordo com o mapa, assinale a alternativa correta sobre a posição e a orientação geográfica dos países. (A) Os Estados

Leia mais

Geografia População (Parte 1)

Geografia População (Parte 1) Geografia População (Parte 1) 1. População Mundial: Define-se população mundial como o número total de humanos vivos no planeta num dado momento. Em 31 de Outubro de 2011 a Organização das Nações Unidas

Leia mais

DIDÁTICOS Aula expositiva, debate, leitura de texto; Quadro e giz, livro didático, ilustrações;

DIDÁTICOS Aula expositiva, debate, leitura de texto; Quadro e giz, livro didático, ilustrações; 8ª ano PTD de Geografia PROFESSORA: Sandra Riedel 1º BIMESTRE ESTRUTURANTES: Dimensão econômica do espaço geográfico -Dimensão política do espaço geográfico Conceitos e princípios básicos da Geografia

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 9º Turma: Data: 26/03/2011 Nota: Professor: Edvaldo Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Urbanização Brasileira. Professora: Jordana Costa

Urbanização Brasileira. Professora: Jordana Costa Urbanização Brasileira Professora: Jordana Costa As cidades e a urbanização brasileira. Até os anos 1950 População predominantemente rural. Entre as décadas de 1950 e 1980, milhões de pessoas migraram

Leia mais

CURCEP2015 O QUE VOCÊ LEMBRA DA GEOGRAFIA DO BRASIL? Profa. Cilé Ogg

CURCEP2015 O QUE VOCÊ LEMBRA DA GEOGRAFIA DO BRASIL? Profa. Cilé Ogg CURCEP2015 O QUE VOCÊ LEMBRA DA GEOGRAFIA DO BRASIL? Profa. Cilé Ogg 1. Marque a única assertiva que traz somente fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas

Leia mais

Climas do Brasil PROFESSORA: JORDANA COSTA

Climas do Brasil PROFESSORA: JORDANA COSTA Elementos do clima Climas do Brasil PROFESSORA: JORDANA COSTA Temperatura Pressão Atmosférica Ventos Umidade do ar Precipitações - Altitude - Latitude -Continentalidade - Maritimidade - Vegetações -Correntes

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 8 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 8 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 8 o ANO Unidade 3 1. 2. a) O continente americano é o mais extenso do mundo, com área territorial de 42 960 000 km 2. (F) Correção: O continente americano

Leia mais

Biomas e formações vegetais. Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina: Geografia IFMG Campus Betim - 2014

Biomas e formações vegetais. Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina: Geografia IFMG Campus Betim - 2014 Biomas e formações vegetais Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina: Geografia IFMG Campus Betim - 2014 BIOMAS: sistemas de solo, clima, relevo, fauna interagem entre si, formando tipos semelhantes

Leia mais

GEOGRAFIA. São corretas as proposições:

GEOGRAFIA. São corretas as proposições: GEOGRAFIA Em relação à América Central insular, ou Antilhas, é incorreto afirmar: (A) Cuba é a única nação socialista ou de economia planificada do continente americano. (B) Nas Antilhas, há predominância

Leia mais

1. Encontre no caça palavras alguns astros do sistema solar.

1. Encontre no caça palavras alguns astros do sistema solar. 1. Encontre no caça palavras alguns astros do sistema solar. 2. Assinale um X nas afirmações corretas. ( ) Astros são corpos celestes que podem ter luz própria ou não. ( ) Os planetas são astros que não

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º Ano Teste de Avaliação nº 6 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Série: 5ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: / /2016 Querido(a)

Leia mais

Indústria e Industrialização. Prof. Melk Souza

Indústria e Industrialização. Prof. Melk Souza Indústria e Industrialização Prof. Melk Souza A Evolução da Indústria Indústria é a atividade por meio da qual os seres humanos transformam matéria-prima em produtos semi acabado (matéria-prima para outros

Leia mais

Matriz de Referência de GEOGRAFIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de Referência de GEOGRAFIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL H01 MATRIZ DE REFERÊNCIA SAERJINHO GEOGRAFIA 5 ANO HABILIDADE Descrição Identificar a posição de objetos em relação a outros objetos utilizando as referências de esquerda, direita,

Leia mais

GEOGRAFIA - PISM 1 UNIDADE 1 UNIDADE 1: REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

GEOGRAFIA - PISM 1 UNIDADE 1 UNIDADE 1: REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO GEOGRAFIA - PISM 1 UNIDADE 1 UNIDADE 1: REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO 1. O Sistema de Coordenadas Terrestres Olhe, detalhadamente para um mapa ou um globo terrestre. Onde os lugares se localizam?

Leia mais

C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O

C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O Nome: N.º: Turma: Professor(a): Ano: 6º Data: / / 2014 2ª LISTA DE RECUPERAÇÃO - GEOGRAFIA 1) Para responder a esta questão, considere os mapas a seguir.

Leia mais

A Eurafrásia A, Afro-Eurásia ou África-Eurásia é formada por: Europa, África e Ásia e estende-se por mais de 84 milhões de km² (quase 60% da superfície sólida da Terra) com uma população de cerca de 5.5

Leia mais

Conteúdos Estruturantes & Expectativas de Aprendizagem

Conteúdos Estruturantes & Expectativas de Aprendizagem Conteúdos Estruturantes & Expectativas de Aprendizagem Área: Geografia Série: 6º ano do Ensino Fundamental. PRIMEIRO TRIMESTRE CONTEUDOS ESTRUTURANTES EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM 1- PAISAGEM, ESPAÇO E

Leia mais

Geografia 8 ano Africa

Geografia 8 ano Africa Geografia 8 ano Africa 1 Existe alguma ligação entre os conflitos na África e a colocação dos países africanos quanto ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)? 2 O grande problema africano é a herança

Leia mais

A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que os escoteiros

A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que os escoteiros QUESTÃO 07 Um grupo de escoteiros realizou uma caminhada entre dois acampamentos I e II. Analise este mapa, em que está indicada a localização desses acampamentos, bem como outros elementos que compõem

Leia mais

Apostila de Geografia 13 Vegetação Brasileira

Apostila de Geografia 13 Vegetação Brasileira Apostila de Geografia 13 Vegetação Brasileira 1.0 Floresta Amazônica (Hiléia) 40% do território brasileiro: Região Norte. Norte do Centro-Oeste. Oeste do Maranhão. Outras localidades: Guianas, Venezuela,

Leia mais

REGIÃO NORTE DO BRASIL (quadro humano e econômico) (Módulo 69 Livro 04 página 101

REGIÃO NORTE DO BRASIL (quadro humano e econômico) (Módulo 69 Livro 04 página 101 REGIÃO NORTE DO BRASIL (quadro humano e econômico) (Módulo 69 Livro 04 página 101 Introdução Com 3.853.676,948 km² a região norte do Brasil é a mais extensa das regiões brasileiras, correspondendo a pouco

Leia mais

URBANIZAÇÃO LUCIANO TEIXEIRA

URBANIZAÇÃO LUCIANO TEIXEIRA URBANIZAÇÃO LUCIANO TEIXEIRA Urbanização Pouco mais de 50% da população do planeta é considerada urbana hoje, segundo a ONU. No Brasil, segundo o Censo 2010 do IBGE, a taxa é de 85%. A ideia do urbano

Leia mais

SITUAÇÃO MUNDIAL DA VITIVINICULTURA

SITUAÇÃO MUNDIAL DA VITIVINICULTURA nº 6 SITUAÇÃO MUNDIAL DA VITIVINICULTURA Índice I. SUPERFÍCIES VITÍCOLAS 3 II. PRODUÇÃO MUNDIAL DE UVAS 4 III PRODUÇÃO DE VINHO 5 IV CONSUMO MUNDIAL DE VINHO 5 V COMÉRCIO MUNDIAL DE VINHO 6 1 Situação

Leia mais

Dinâmica populacional. Porto Alegre 2015

Dinâmica populacional. Porto Alegre 2015 Dinâmica populacional Porto Alegre 2015 Conceitos demográficos fundamentais a distribuição mundial Os diferentes aspectos demográficos, tais como população absoluta, densidade demográfica, crescimento

Leia mais

Latitude e longitude. espaço geográfico. descobrir alguns dos principais conceitos da Geografia, como espaço geográfico, espaço

Latitude e longitude. espaço geográfico. descobrir alguns dos principais conceitos da Geografia, como espaço geográfico, espaço 12_13.indd 12-13 12 1 Orientação e localização no espaço geográfico Prepare-se! Aqui começa a primeira Expedição dessa fantástica viagem pelo planeta. No Percurso 1, você vai descobrir alguns dos principais

Leia mais

Planejamento Bimestral

Planejamento Bimestral Planejamento Bimestral Estabelecimento: Escola Estadual Cecília Meireles Ensino Fundamental Município: Nova Prata do Iguaçu Disciplina: Geografia Série: 5ª / 6º ano Bimestre: anual Ano: 2011 Professores:

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Geografia 6 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Massas de ar são grandes porções atmosféricas que adquirem as características de temperatura e umidade das áreas de origem.

Leia mais

A População e o Espaço Urbano

A População e o Espaço Urbano População e o Espaço Urbano adsense1 Na zona rural a paisagem é mais ou menos marcada pelos elementos do meio natural: a influência do solo, do clima, da declividade do relevo, a presença de água e vegetação.

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 26/03/2011 Nota: Professor: Edvaldo Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira

Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira Capítulo 12: O Brasil ao Longo do Século XX: alguns fatos estilizados Parte III Capítulo 12 Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr. 2 Brasil ao longo do

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio Balança Comercial do Agronegócio Novembro/2013 I - Resultados do mês As exportações do agronegócio

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Geografia 6 o ano Unidade 7 5 Unidade 7 Nome: Data: 1. Classifique cada um dos recursos naturais listados a seguir em renovável, não renovável ou inesgotável. a) Água: b) Carvão

Leia mais

Profª: Sabrine Viviane Welzel

Profª: Sabrine Viviane Welzel Geografia 9 ano Tigres Asiáticos 1- O Japão vem passando por uma crise econômica bastante séria. Em 1995 duas das maiores instituições de crédito do país faliram, ocorreram grandes escândalos na área política

Leia mais

GEOGRAFIA 3 ano Ensino Médio Globalização, comércio mundial e mega blocos econômicos

GEOGRAFIA 3 ano Ensino Médio Globalização, comércio mundial e mega blocos econômicos GEOGRAFIA 3 ano Ensino Médio Globalização, comércio mundial e mega blocos econômicos 1 Defina Globalização: 2 Organize suas idéias respeito do desemprego estrutural em um pequeno texto. 3 (UNB) Globalização

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 4 o ano Unidade 7

Sugestões de avaliação. Geografia 4 o ano Unidade 7 Sugestões de avaliação Geografia 4 o ano Unidade 7 Nome: Unidade 7 Data: 1. Por que a vegetação brasileira é tão diversificada? 2. Desembaralhe as letras e encontre o nome das principais formações vegetais

Leia mais

2.2 - Acordos Comerciais Bilaterais

2.2 - Acordos Comerciais Bilaterais 5 2.2 - Acordos Comerciais Bilaterais Os acordos comerciais bilaterais vigentes no Brasil têm como ponto de referência o Tratado de Montevidéu, de 12 de agosto de 1980, que criou a ALADI. A estratégia

Leia mais

Imperialismo. Evandro Albuquerque de Andrade

Imperialismo. Evandro Albuquerque de Andrade Imperialismo Evandro Albuquerque de Andrade Conceito Termo empregado para caracterizar a expansão ou tendência de ampliação política e econômica de uma nação. Os meios utilizados para a consecução desses

Leia mais

HABILIDADES. Compreender a formação da população brasileira. Perceber as influências presentes na cultura brasileira.

HABILIDADES. Compreender a formação da população brasileira. Perceber as influências presentes na cultura brasileira. l COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Período:

Leia mais

SIMULADO DE GEOGRAFIA FUNDAMENTAL

SIMULADO DE GEOGRAFIA FUNDAMENTAL NOME: DATA DE ENTREGA: / / SIMULADO DE GEOGRAFIA FUNDAMENTAL 1) As rochas constituem agregados de minerais, que podem ser de um mesmo tipo, ou de tipos diferentes. Levando-se em conta as suas origens,

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Aula 22.1 Conteúdo. Regiões Sul e Centro-Oeste

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Aula 22.1 Conteúdo. Regiões Sul e Centro-Oeste Aula 22.1 Conteúdo Regiões Sul e Centro-Oeste 2 Habilidades Compreender as características naturais, sociais e econômicas das regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil. 3 Aula 21 - Região Sudeste Características

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO Unidade 3 1. a) Menos de 50% das terras europeias são planas. (F) b) No norte e no leste do continente há montanhas muito antigas, entre as quais

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO URBANIZAÇÃO: AUMENTO DA POPULÇÃO DA CIDADE EM RELAÇÃO AO CAMPO.

INDUSTRIALIZAÇÃO URBANIZAÇÃO: AUMENTO DA POPULÇÃO DA CIDADE EM RELAÇÃO AO CAMPO. INDUSTRIALIZAÇÃO NO CAMPO: IMPUSIONA A MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA, CONCENTRANDO TERRAS E DIMNUINDO A OFERTA DE POSTOS DE TRABALHOS REPULSÃO MIGRAÇÃO CAMPO-CIDADE ÊXODO RURAL NA CIDADE: AUMENTA A OFERTA DE EMPREGOS

Leia mais

1) Por que pode-se afirmar que o capitalismo provocou o surgimento das cidades? Explique.

1) Por que pode-se afirmar que o capitalismo provocou o surgimento das cidades? Explique. 1) Por que pode-se afirmar que o capitalismo provocou o surgimento das cidades? Explique. 2) Por que Pirâmides Etárias de base larga são tão comuns no continente africano?. 3) Quais as principais características

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Série: 8 a - Ensino Fundamental Professora: Joyce de Lima Atividades para Estudos Autônomos Data: 28 / 3 / 2016 Aluno(a): N o : Turma:

Leia mais

Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS Prof. Maurício Felippe Manzalli Antecedentes da globalização Década de 1970 Período de crises e ajustes: Crise da inflação Ajustes monetários e produtivos Economia política

Leia mais

Aula 11 História 4B OS IMPERIALISMOS I

Aula 11 História 4B OS IMPERIALISMOS I Aula 11 História 4B OS IMPERIALISMOS I Imperialismo Domínio imposto por uma nação poderosa sobre regiões ou países considerados mais fracos sob os aspectos político, militar e econômico. IMPERIALISMO EUROPEU

Leia mais

QUESTÃO 01 (UERJ-2012) GAB=A

QUESTÃO 01 (UERJ-2012) GAB=A LISTA: 2ª série Ensino Médio Professor(a): B - Negão Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: CARNAVAL DIA: MÊS: 2016 QUESTÃO 01 (UERJ-2012) GAB=A Os líderes dos países que integram os Brics Brasil,

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA RESPONDA ÀS QUESTÕES 12 E 13 DE ACORDO COM A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DAS FIGURAS.

PROVA DE GEOGRAFIA RESPONDA ÀS QUESTÕES 12 E 13 DE ACORDO COM A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DAS FIGURAS. 9 PROVA DE GEOGRAFIA RESPONDA ÀS QUESTÕES 12 E 13 DE ACORDO COM A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DAS FIGURAS. FIGURA 1: DE 14000 A 20000 ANOS ATRÁS FIGURA 2: PRESENTE Q U E S T Ã O 1 2 As figuras representam

Leia mais

ATIVIDADES EXTRAS GEOGRAFIA 1OS ANOS

ATIVIDADES EXTRAS GEOGRAFIA 1OS ANOS ATIVIDADES EXTRAS GEOGRAFIA 1OS ANOS 01. OS QUATRO BRASIS Poderíamos, grosseiramente, reconhecer a existência de quatro Brasis, ou seja, regiões específicas dentro do país. Num desses Brasis, verifica-se

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 52 MERCOSUL: UMA TENTATIVA DE INTEGRAÇÃO

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 52 MERCOSUL: UMA TENTATIVA DE INTEGRAÇÃO GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 52 MERCOSUL: UMA TENTATIVA DE INTEGRAÇÃO Como pode cair no enem O Mercosul foi criado em 1991, através do Tratado de Assunção, sendo formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Betim, MG 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 346,8 km² IDHM 2010 0,749 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 378089 hab. Densidade demográfica

Leia mais

O surgimento da sociedade de massas. O crescimento populacional

O surgimento da sociedade de massas. O crescimento populacional O surgimento da sociedade de massas O crescimento populacional A partir de 1850, na Europa e nos Estados Unidos, houve um enorme crescimento populacional, crescimento das cidades e aparecimento das primeiras

Leia mais

FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL FORMAÇÕES FLORESTAIS FORMAÇÕES NÃO FLORESTAIS

FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL FORMAÇÕES FLORESTAIS FORMAÇÕES NÃO FLORESTAIS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL FORMAÇÕES FLORESTAIS FORMAÇÕES NÃO FLORESTAIS Biomas do Brasil Questão 01 pág. 64 1. Cerrado 2. Campos 3. Caatinga 4. Complexo do Pantanal 5. Mangues 6. Floresta Amazônica

Leia mais

Dados (2012) Fórmula Cálculo Chade Cálculo Austrália TCN TCN = TN TM TCN = = TCN = =

Dados (2012) Fórmula Cálculo Chade Cálculo Austrália TCN TCN = TN TM TCN = = TCN = = Fonte: UNFPA, 2013. POPULAÇÃO E POVOAMENTO Atividade 1 1. o Calcula, a partir do quadro a TN, TM e TCN, para cada um dos países. Dados (2012) Indicadores Chade Austrália N. o de habitantes 11 720 997 23

Leia mais

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio Balança Comercial do Agronegócio Dezembro/2013 12.000 Gráfico 1 - Balança Comercial do Agronegócio

Leia mais

Censo Demográfico 2010. Características da população e dos domicílios: Resultados do Universo

Censo Demográfico 2010. Características da população e dos domicílios: Resultados do Universo Censo Demográfico 2010 Características da população e dos domicílios: Resultados do Universo Rio de Janeiro, 16 de novembro de 2011 INTRODUÇÃO Por convenção, denomina-se Universo, o conjunto de características

Leia mais

MAPA DA AMÉRICA DO SUL

MAPA DA AMÉRICA DO SUL PROFESSOR: CARLOS FERREIRA ASSUNTO: América do Sul Informações sobre a América do Sul, geografia, relevo, clima, rios, agricultura, economia, cultura do continente sul-americano, cordilheira dos Andes,

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 8 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 8 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 8 o ANO Unidade 6 1. 2. (V) A América Central continental ou ístmica corresponde a uma estreita faixa de terra que liga a América do Norte à América do Sul.

Leia mais

Unidades Climáticas Brasileiras.

Unidades Climáticas Brasileiras. Unidades Climáticas Brasileiras. Considerando a extensão do território brasileiro que se estende desde aproximados 32 o de latitude Sul até 5 o de latitude norte é natural encontrarmos uma diversidade

Leia mais

Densidade populacional ou população relativa. Focos populacionais. Vazios humanos. Fatores que influenciam a distribuição da população

Densidade populacional ou população relativa. Focos populacionais. Vazios humanos. Fatores que influenciam a distribuição da população Resumo 1 Densidade populacional ou população relativa 2 Focos populacionais 3 Vazios humanos 4 Fatores que influenciam a distribuição da população 5 Retrato de Portugal Densidade populacional D P = Fórmula

Leia mais

Os estratos da atmosfera

Os estratos da atmosfera Profº. Neto TROPOSFERA Ozomosfera ESTRATOSFERA MESOSFERA Ionosfera TERMOSFERA EXOSFERA Ônibus espacial Sputnik 1 900 km 800 700 600 500 Skylab 1 400 300 200 100 X 15 90 80 70 60 50 Balão-sonda 40 30 Aerostato

Leia mais

Ordem geopolítica e econômica

Ordem geopolítica e econômica Ordem geopolítica e econômica Ordem internacional: arranjo geopolítico e econômico que regula as relações entre as nações do mundo em determinado momento histórico. A ordem geopolítica Durante a Segunda

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO E PRINCIPAIS FORMAS DO RELEVO BRASILEIRO MÓDULO 02 GEOGRAFIA II

CLASSIFICAÇÃO E PRINCIPAIS FORMAS DO RELEVO BRASILEIRO MÓDULO 02 GEOGRAFIA II CLASSIFICAÇÃO E PRINCIPAIS FORMAS DO RELEVO BRASILEIRO MÓDULO 02 GEOGRAFIA II PLANALTO DAS GUIANAS É um planalto antigo de origem pré cambriana, com rochas magmáticas cristalinas, rico em recursos minerais

Leia mais

CAPÍTULO 4 EUA: POTÊNCIA MUNDIAL PROF. LEONAM JUNIOR 9º ANO COLÉGIO ARI DE SÁ

CAPÍTULO 4 EUA: POTÊNCIA MUNDIAL PROF. LEONAM JUNIOR 9º ANO COLÉGIO ARI DE SÁ CAPÍTULO 4 EUA: POTÊNCIA MUNDIAL PROF. LEONAM JUNIOR 9º ANO COLÉGIO ARI DE SÁ ECONOMIA P. 57 Industrialização nos Grandes Lagos e porção nordeste: - Acúmulo de capital com a colonização de povoamento.

Leia mais

O novo Sistema Solar: Plutão deixa de ser considerado um planeta e ganha o status de planeta anão.

O novo Sistema Solar: Plutão deixa de ser considerado um planeta e ganha o status de planeta anão. Módulos 3 e 4: A Terra e sua dinâmica e O relevo terrestre. O novo Sistema Solar: Plutão deixa de ser considerado um planeta e ganha o status de planeta anão. De acordo com a nova definição, um corpo celeste

Leia mais

3a. prova Simulado 5 Dissertativo 27.09.06 GEOGRAFIA INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO SIMULADO

3a. prova Simulado 5 Dissertativo 27.09.06 GEOGRAFIA INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO SIMULADO Simulado 5 Padrão FUVEST Aluno: N o do Cursinho: Sala: GEOGRAFIA INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO SIMULADO 1. Aguarde a autorização do fiscal para abrir o caderno de questões e iniciar a prova. 2. Duração

Leia mais

GEOGRAFIA. Observe a escala de tempo geológico para identificar os processos naturais que ocorreram respectivamente nas eras Paleozóica e Cenozóica:

GEOGRAFIA. Observe a escala de tempo geológico para identificar os processos naturais que ocorreram respectivamente nas eras Paleozóica e Cenozóica: Duração relativa das eras geológicas GEOGRAFIA Pré-Cambriano Mesozóica Cenozóica Paleozóica Observe a escala de tempo geológico para identificar os processos naturais que ocorreram respectivamente nas

Leia mais

As águas: Hidrosfera & Bacias Hidrográficas Cap. 07 (página 142)

As águas: Hidrosfera & Bacias Hidrográficas Cap. 07 (página 142) As águas: Hidrosfera & Bacias Hidrográficas Cap. 07 (página 142) Disciplina: Geografia Professora: Ana Maria Bandeira Turma: 1º ano, tarde As Águas da Terra Toda água presente planeta Terra compõe a Hidrosfera

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 6 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Com relação às massas de ar, marque V nas sentenças verdadeiras e F nas falsas. ( ) Massas de ar são grandes porções de

Leia mais

Dinâmica Demográfica: Região Metropolitana de Salvador

Dinâmica Demográfica: Região Metropolitana de Salvador Dinâmica Demográfica: Região Metropolitana de Salvador Cláudia Monteiro Fernandes Por ocasião do Censo de 2000 a Região Metropolitana de Salvador era composta pelos municípios de Camaçari, Candeias, Dias

Leia mais

Primeira Guerra Mundial [Questões]

Primeira Guerra Mundial [Questões] Primeira Guerra Mundial [Questões] ::: Fonte Do Saber - Mania de Conhecimento ::: adsense1 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - QUESTIONÁRIO ADSENSE2 1) Dê o significado das expressões abaixo: a- Pan Eslavismo União

Leia mais

Anuário Estatístico de Turismo - 2016

Anuário Estatístico de Turismo - 2016 Secretaria Executiva Ministério do Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2016 Volume 43 Ano base 2015 Sumário I - Turismo receptivo 1. Chegadas de turistas ao Brasil - 2014-2015 1.1. Chegadas de turistas

Leia mais

Transporte Fluvial e Lacustre

Transporte Fluvial e Lacustre 1 AV 4 Transporte Fluvial e Lacustre TRANSPORTE FLUVIAL Transporte Fluvial é o transporte hidroviário, realizado em rios, portanto, interior. Pode ser nacional, utilizando as vias aquáticas do país, ou

Leia mais

QUESTÕES OBJETIVAS. Fonte: PRESS, Frank et al. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 37.

QUESTÕES OBJETIVAS. Fonte: PRESS, Frank et al. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 37. QUESTÕES OBJETIVAS 1) Observe a figura. Fonte: PRESS, Frank et al. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 37. Todas as partes do nosso planeta e todas as suas interações, tomadas juntas,

Leia mais

Pecha Kucha Ciência Viva 23 de Setembro IMPACTO AMBIENTAL. Impacto Efeito forte provocado por algo ou alguém.

Pecha Kucha Ciência Viva 23 de Setembro IMPACTO AMBIENTAL. Impacto Efeito forte provocado por algo ou alguém. José Lino Costa IMPACTO AMBIENTAL Impacto Efeito forte provocado por algo ou alguém. Impacto ambiental Conjunto das alterações produzidas pelo Homem a nível ambiental numa determinada área, que afectam

Leia mais

As teorias demográficas

As teorias demográficas As teorias demográficas Teoria malthusiana(thomas Malthus- séculos XVIII e XIX- Revolução Industrial) Nos países que se industrializavam, a produção de alimentos aumentou e a população que migrava do campo

Leia mais

O Petróleo no Mundo RESERVAS PRODUÇÃO CONSUMO

O Petróleo no Mundo RESERVAS PRODUÇÃO CONSUMO O Petróleo ORIGEM DO PETRÓLEO O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro. Embora objeto de muitas

Leia mais

Tema 8 Exemplos de Conflitos de Uso de Água em Ambientes Urbanos

Tema 8 Exemplos de Conflitos de Uso de Água em Ambientes Urbanos 1 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamente de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD 2537 Água em Ambientes Urbanos Prof. Kamel Zahed Filho Tema 8 Exemplos de Conflitos de Uso de Água

Leia mais

O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO E SUAS TENDENCIAS

O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO E SUAS TENDENCIAS O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO E SUAS TENDENCIAS inistério da Agricultura, ecuária e Abastecimento. GUSTAVO COSTA DE ALMEIDA ENG. AGRÔNOMO MS C Fotos: Thiago Ventura TENDÊNCIAS MUNDIAIS bilhões 12 8 4

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 8º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Geografia 1) O mundo contemporâneo é marcado pela importância crescente dos fluxos que se realizam em escala global,

Leia mais

Gabarito extraoficial comentado IBGE. Prof. Sérgio Henrique.

Gabarito extraoficial comentado IBGE. Prof. Sérgio Henrique. Olá querido concurseiro. Hoje, dia 17/04/2016 é um dia muito importante e especial. A democracia cumpre hoje um rito democrático e constitucional de votação de um impeacheamet e também o dia tão esperado

Leia mais

FITOGEOGRAFIA. CLASSIFICAÇÃO da VEGETAÇÃO: GRAU DE UMIDADE DO AMBIENTE:

FITOGEOGRAFIA. CLASSIFICAÇÃO da VEGETAÇÃO: GRAU DE UMIDADE DO AMBIENTE: FITOGEOGRAFIA CLASSIFICAÇÃO da VEGETAÇÃO: GRAU DE UMIDADE DO AMBIENTE: Higrófitas adaptam se aos ambientes úmidos. Quando vivem dentro d água são classificadas como hidrófitas Mesófitas adaptam se aos

Leia mais

Os sistemas capitalista e socialista

Os sistemas capitalista e socialista Os sistemas capitalista e socialista Na Europa durante o Renascimento Comercial e Urbano nos sec. XIII e XIV quando os habitantes dos burgos firmam os primeiros princípios como a busca do lucro, acumulação

Leia mais

A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. O acesso à Educação

A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. O acesso à Educação 33 A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Quase 5 milhões de crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 14 anos (18,8% da população da região) vivem no Semi-árido. No Brasil,

Leia mais

1. Existem diferentes formas de representação plana da superfície da Terra (planisfério). Os planisférios de Mercator e de Peters são atualmente os

1. Existem diferentes formas de representação plana da superfície da Terra (planisfério). Os planisférios de Mercator e de Peters são atualmente os 1. Existem diferentes formas de representação plana da superfície da Terra (planisfério). Os planisférios de Mercator e de Peters são atualmente os mais utilizados. Apesar de usarem projeções, respectivamente,

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS HUMANAS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS HUMANAS SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS HUMANAS Título do Podcast Área Segmento Duração Fontes de Energia Ciências Humanas Ensino Fundamental; Ensino Médio 5min 58seg Habilidades: H.47, H.49 e H.50 (Ensino

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO DA 1ª ETAPA/2013

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO DA 1ª ETAPA/2013 ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO DA 1ª ETAPA/2013 DISCIPLINA: Geografia TURMA: 7º ano EF PROFESSOR: Flávio Alexander Atividade Exercícios recuperação - 1ª Etapa - 1º PARTE 1- OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS

Leia mais