MÓDULO DE EXERCÍCIOS FCC. Fundação Carlos Chagas Professor: Luciano Antunes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MÓDULO DE EXERCÍCIOS FCC. Fundação Carlos Chagas Professor: Luciano Antunes"

Transcrição

1 MÓDULO DE EXERCÍCIOS FCC Fundação Carlos Chagas Professor: Luciano Antunes

2 01 - FCC/ TRF - 1ª REGIÃO - Técnico Judiciário Dispositivo de entrada e saída, modulador e demodulador, utilizado para transmissão de dados entre computadores através de uma linha de comunicação. Utilizado nas conexões internet. Trata-se de: a) banda larga. b) modem.. c) provedor de serviços. d) placa de rede. e) cabo coaxial.

3 02 - FCC/ TRE-SP - Técnico Judiciário Para a devida conexão à internet ou intranet é necessário que o computador possua certos pré-requisitos que possibilitem tal acesso. São requisitos possivelmente necessários para que o computador se conecte à internet, EXCETO: a) modem. b) firewall.. c) provedor. d) placa de rede. e) protocolo TCP/IP

4 03 - FCC/ PGE-RJ - Tecnico Assistente de Procuradoria Serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. Foi concebido com o objetivo de facilitar a identificação dos endereços de computadores, evitando a necessidade de memorização de uma sequência grande de números. Trata-se de a) uma página web. b) um provedor. c) um domínio. d) um site. e) um endereço eletrônico..

5 I. O acesso sem fio à Internet e Intranets está crescendo à medida que surgem mais instrumentos de informação capazes de operar em rede. Telefones inteligentes, pagers, PDAs e outros dispositivos portáteis de comunicação tornam-se clientes nas redes sem fios. 04 FCC/ INSS - Técnico do Seguro Social O gráfico a seguir foi extraído da pesquisa TIC empresas 2009 (Pesquisa Sobre uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil), realizado pelo CETIC (Centro de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação). Considerando redes de computadores e com base no gráfico, analise:

6 II. O uso de redes sem fio tem crescido rapidamente à medida que novas tecnologias de alta velocidade são implementadas, como a Wi-Fi, que pode ser mais barata que o padrão Ethernet e diversas outras tecnologias LAN com fios. III. Com as Intranets, a comunicação interna nas empresas ganha mais agilidade, dinamismo, integra e aproxima seus colaboradores, independente da localização de cada um. Agiliza a disseminação de informações, visando à integração inter e intradepartamental. FCC/ INSS - Técnico do Seguro Social

7 IV. A tendência é que cada vez mais as redes sem fio sejam substituídas pelas redes com fio, pois as tecnologias sem fio estão sujeitas a inúmeros tipos de interferência e interceptação que comprometem seu desempenho e segurança. Está correto o que se afirma em: a) I, II, III e IV. b) I e III, apenas. c) I e II, apenas. d) I, II e III, apenas.. e) III e IV, apenas. FCC/ INSS - Técnico do Seguro Social

8 05 - FCC/ TRT - 4ª REGIÃO (RS) Téc. Jud. - Área Administrativa Numa rede LAN (Local Area Network), o recurso de hardware mínimo que deverá estar instalado no computador para permitir a comunicação com os demais elementos da rede é a) o teclado. b) o hub. c) o cartão de memória. d) o switch. e) a placa de rede..

9 06 FCC/ INSS - Técnico do Seguro Social Pedro trabalha em uma pequena imobiliária cujo escritório possui cinco computadores ligados em uma rede com topologia estrela. Os computadores nessa rede são ligados por cabos de par trançado a um switch (concentrador) que filtra e encaminha pacotes entre os computadores da rede, como mostra a figura abaixo. Certo dia, Pedro percebeu que não conseguia mais se comunicar com nenhum outro computador da rede. Vários são os motivos que podem ter causado esse problema, EXCETO: a) O cabo de rede de um dos demais computadores da rede pode ter se rompido.. b) A placa de rede do computador de Pedro pode estar danificada. c) A porta do switch onde o cabo de rede do computador de Pedro está conectado pode estar danificada. d) O cabo de rede que liga o computador de Pedro ao switch pode ter se rompido e) Modificações nas configurações do computador de Pedro podem ter tornado as configurações de rede incorretas.

10 07 - FCC / Banco do Brasil - Escriturário O acesso a distância entre computadores a) somente pode ser feito entre computadores iguais. b) pode ser feito entre computadores diferentes, desde que tenham a mesma capacidade de disco. c) não pode ser feito por conexão sem discagem. d) pode ser feito por conexão de acesso discado.. e) não pode ser feito por conexão que utiliza fibra óptica.

11 08 FCC/ TRE-TO Téc. Jud. - Área Adm. O padrão de rede local no qual os dispositivos não necessitam de fios para comunicação entre si, é conhecido por a) Wi-Fi.. b) WAN. c) LAN. d) MAN. e) USB.

12 09 FCC/ BAHIAGÁS Téc. Proc. Org. - Administrativo As espinhas dorsais da Internet, que possuem uma infraestrutura de alta velocidade que interliga várias redes e garantem o fluxo da informação entre os diversos países, são denominadas a) backbones.. b) roteadores. c) servidores. d) protocolos. e) provedores.

13 10 FCC/ MPE-PE Téc. Ministerial - Área Adm. É oferecida a um usuário de correio eletrônico a opção de acessar as suas mensagens através de um servidor POP3 ou um servidor IMAP. Ele deve configurar o seu programa leitor de correio para usar o servidor: a) POP3, se precisar buscar mensagens de acordo com um critério de busca. b) IMAP, caso este programa suporte apenas o post office protocol. c) POP3 se quiser acessar suas mensagens em vários servidores sem risco de perder ou duplicar mensagens. d) POP3 se precisar criar e manter pastas de mensagens no servidor. e) IMAP se precisar criar e manter pastas de mensagens no servidor..

14 11 FCC/ TRE-SP Téc. Judiciário - Área Administrativa Em relação ao formato de endereços de , está correto afirmar que: a)todos os endereços de possuem o (arroba).. b) todos os endereços de terminam com.br (ponto br). c) dois endereços de com o mesmo texto precedendo o (arroba) são da mesma pessoa. d) o texto após o (arroba) especifica onde o destinatário trabalha. e) uma mesma pessoa não pode ter mais de um endereço de .

15 12 - FCC TRE-SP Téc. Judiciário - Área Adm. A conexão entre computadores por meio de internet ou intranet é feita pela utilização de endereços conhecidos como endereços IP. Para que os usuários não precisem utilizar números e sim nomes, como por exemplo servidores especiais são estrategicamente distribuídos e convertem os nomes nos respectivos endereços IP cadastrados. Tais servidores são chamados de servidores: a) FTP. b) DDOS. c) TCP/IP. d) HTTP. e) DNS..

16 13 FCC/ TRE-SP - Analista Judiciário - Área Administrativa Sobre webmail é INCORRETO afirmar: a) É a forma de acessar o correio eletrônico através da Web, usando para tal um navegador (browser) e um computador conectado à Internet. b) Exige validação de acesso, portanto, requer nome de usuário e senha. c) Via de regra, uma de suas limitações é o espaço em disco reservado para a caixa de correio, que é gerenciado pelo provedor de acesso. d) HTTP (Hypertext Transfer Protocol) é o protocolo normalmente utilizado no webmail. e) É a forma de acessar o correio eletrônico através da Web, desde que haja um software cliente de instalado no computador..

17 14 - FCC-BB-RAS-ESCRITURÁRIO-FEV/2011 No contexto da Internet, é o responsável pela transferência de hiper texto, que possibilita a leitura das páginas da Internet pelos programas navegadores: (A) HTTP.. (B) POP. (C) SMTP. (D) TCP. (E) FTP.

18 15 - FCC TRF - 1ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Operação de Computador World Wide Web (que em português significa rede de alcance mundial), também conhecida como Web ou WWW é a) um método para copiar e elaborar sites padronizados. b) a forma de encaminhar s por uma rede sem fio, somente. c) um sistema de arquivos utilizado unicamente nas intranets. d) um sistema de rede utilizado unicamente nas intranets. e) um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet..

19 16 - FCC TRF - 1ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Operação de Computador Um sistema de envio de notícias de um site para outro, também conhecido como Feeds, que ocorre de forma automática. Para ter um site alimentado por outro, basta ter... do gerador de notícias para inserir chamadas das notícias no site receptor. Completa corretamente a lacuna: a) o b) um computador igual ao c) o endereço RSS. d) o mesmo provedor internet e) a mesma linha de comunicação

20 17 - FCC/ TRT - 20ª REGIÃO (SE) Téc. Jud. Pedro e Tarcisa trabalham em escritórios da mesma empresa situados em cidades diferentes. Pedro criou um documento utilizando o Microsoft Word e deseja compartilhá-lo de forma que Tarcisa possa consultálo e editá-lo diretamente na web. Para isso Pedro pode utilizar a ferramenta: a) Google Docs.. b) Microsoft Web Document Edition. c) Google Android. d) Yahoo WebOffice. e) Microsoft WebOffice.

21 18 - FCC/ TJ-PI - Analista Judiciário - Auditor I. Estimular o trabalho colaborativo, tanto na Internet quanto na Intranet, por meio de instrumentos do tipo diário profissional (ou corporativo) eletrônico, onde conteúdos mais recentes aparecem no topo da página e mais antigos no final. No item I é estimulado o uso de um instrumento do tipo a) e-book. b) blog.. c) banco de dados. d) corporativo. e) e-zine..

22 19 - FCC/ TRE-PI Anal. Jud. - Arquivologia De acordo com o recomendado em (VII), é adequado o uso das funções de a) correio eletrônico. b) correio eletrônico e chat. c) chat.. d) página web. e) feeds..

23 20 - FCC/2011-TRT-14ª RO/AC Téc. Jud. Adm. O sítio do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região disponibiliza, entre outros, o link para o twitter TRT. Twitter é: a) um site em que é possível enviar recados, arquivos, links e itens de calendário criados diretamente no programa. b) um mensageiro instantâneo que permite a troca de mensagens entre usuários previamente cadastrados. c) um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos de artigos, posts e diários on-line. d) um cliente de s e notícias que permite a troca de opiniões sobre o assunto em pauta entre usuários previamente cadastrados. e) uma rede social na qual os usuários fazem atualizações de textos curtos, que podem ser vistos publicamente ou apenas por um grupo restrito escolhido pelo usuário..

24 21 - FCC/2011-TRF - 1ª REGIÃO Anal. Jud. O Orkut é caracteristicamente definido como: a) provedor de acesso. b) lista de contatos. c) rede de segurança. d) comércio eletrônico. e) rede social..

25 22-FCC/ TRE-TO Anal. Jud. - Área Administrativa Na Internet, ela é uma rede social que permite comunicar com um grupo de amigos predefinido, aceitando os amigos e restringindo o acesso de estranhos aos seus dados: a) Correio Eletrônico. b) Twitter. c) Blog. d) Facebook.. e) Weblog.

26 23 - FCC/ TJ-PI - Analista Judiciário III. Transferir toda página pessoal que seja do interesse do Tribunal (arquivos html, imagens e outros correlatos) para o servidor Intranet que abrigará o site desenvolvido, para que este fique disponível ao uso interno e comum. A operação de transferência referida em III trata de: a) Upload.. d) downsizing. b) backup. e) hosting. c) download.

27 24 - FCC MPE-RN - Analista de Tecnologia da Informação - Banco de Dados Se você pode acessar a Internet, você pode acessar a World Wide Web. Essa afirmação permite concluir que a) A web é fácil de usar e autoexplicativa para todos os tipos de usuário. b) A web possui informações distribuídas globalmente através de milhares de sites. c) A web é independente das plataformas.. d) Cada site da web, e cada página naquele site, possui um endereço exclusivo. e) A web é um sistema hipermídia.

28 25 - FCC MPE-RN - Analista de Tecnologia da Informação - Banco de Dados Sobre a Internet, considere: I. O tráfego de dados da Internet ocorre através de redes backbone transcontinentais de alta velocidade. Essas linhas-tronco em geral pertencem a companhias telefônicas de longa distância ou a governos nacionais. II. A World Wide Web é o mais conhecido serviço de Internet e se trata de um sistema com padrões universalmente aceitos para armazenar, recuperar, formatar e apresentar informações utilizando uma arquitetura cliente/servidor.

29 III. As páginas web são acessíveis via Internet porque o software de navegador web que opera no computador do usuário pode requisitar as páginas web armazenadas em um servidor hospedeiro de Internet por meio do protocolo HTTP. Está correto o que se afirma em a) I, II e III.. b) I e II, apenas. c) II e III, apenas. d) II, apenas. e) III, apenas.

30 26 - FCC TRE-CE - Técnico Judiciário - Área Administrativa No endereço o conjunto de regras e padrões que permite aos computadores trocar informações pela Internet é indicado por a) http.. b) www. c) empresa. d) com. e) br.

31 27 - FCC TRF - 4ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados Quando há Intranet instalada em uma empresa significa que a) a empresa é um provedor de acesso à Internet. b) a empresa é de grande porte, uma vez que somente tais empresas suportam instalação de Intranet. c) foi instalado um servidor para troca eletrônica de dados com fornecedores e clientes. d) foi instalado um servidor Web na rede de computadores da empresa.. e) todos os funcionários têm acesso à Internet.

32 28 - FCC MPE-SE - Técnico do Ministério Público Área Administrativa À direita do (arroba) de um endereço de normalmente indica-se o a) nome do usuário, nome do domínio, categoria do domínio e o país. b) nome do domínio e o país, apenas. c) nome do usuário, nome do domínio e o país, apenas. d) nome do usuário, categoria do domínio e o país, apenas. e) nome do domínio, categoria do domínio e o país, apenas..

33 29 - FCC MPE-SE - Técnico do Ministério Público Área Administrativa Uma mensagem de correio eletrônico enviada ao servidor de um destinatário será recuperada e transferida para o computador deste destinatário por meio do protocolo a) SNMP. b) HTTP. c) IMAP. d) POP3. e) SMTP..

34 30 - FCC Sergipe Gás S.A. Contador IV. Sua caixa postal poderá, também, ser acessada por meio de webmail. No item IV a utilização do recurso webmail requer a existência a) de um programa de instalado no computador. b) do protocolo POP3 instalado no navegador. c) do protocolo POP3 instalado no programa de . d) de hardware específico para tal finalidade. e) de um navegador instalado no computador..

35 31 - FCC TJ-PI Téc. Jud. - Área Administrativa Na tarefa II, as ações tomadas corretamente são: a) uso de correio eletrônico e anexação de documento em .. b) uso de blog e publicação do cartão do Presidente. c) publicação do cartão do Presidente na Intranet e liberação de acesso apenas aos funcionários homenageados. d) publicação de site na Internet e publicação do cartão do Presidente. e) entrega de CD contendo a mensagem e o cartão do Presidente aos funcionários homenageados e liberação de acesso à Intranet.

36 32 - FCC TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Analista Judiciário - Contabilidade São termos respectiva e intrinsecamente associados à tipologia conhecida de vírus, serviço de Internet e mensagens enviadas em massa por meio de correio eletrônico: a) Telnet, chat e host. b) Spyware, Cavalo de Troia e hoax. c) Shareware, FTP e spam. d) Cavalo de Tróia, chat e spam.. e) Middleware, FTP e hoax.

37 33 - FCC TRE-AC - Técnico Judiciário - Área Administrativa O Correio eletrônico tem como objetivo principal: a) Serviço de criação de documentos e geração banco de dados. b) Serviço de gerenciamento de correspondências eletrônicas e planilhas de Cálculo. c) Serviço de endereçamento de sites e geração de Banco de Dados. d) Serviço de gerenciamento de documentos e criação de planilhas de cálculo. e) Serviço de entrega e recebimento de mensagens eletrônicas..

38 34 - FCC TRE-SE - Técnico Judiciário - Área Administrativa Disciplina: Noções de Informática Assuntos: Correio Eletrônico; Ao ser enviado um , a) os destinatários devem estar previamente cadastrados no catálogo de endereços. b) para que o destinatário que receberá uma cópia não seja revelado, seu endereço deve ser colocado no campo CC. c) o campo Assunto é obrigatório. d) somente arquivos contendo documentos e planilhas podem ser anexados. e) o campo Assunto pode ser omitido..

39 35 - FCC TRE-SE - Analista Judiciário - Área Administrativa Os softwares de correio eletrônico normalmente utilizam para entrada de s e saída de s, respectivamente, os servidores a) POP3 + HTTP b) POP3 + SMTP. c) SMTP + POP3 d) SMTP + HTTP e) HTTP + POP3

40 36 - FCC TRE-SP - Analista Judiciário - Contabilidade A disponibilização de arquivos para a Intranet ou Internet é possível por meio de servidores especiais que implementam protocolos desenvolvidos para esta finalidade. Tais servidores possibilitam tanto o download (recebimento) quanto o upload (envio) de arquivos, que podem ser efetuados de forma anônima ou controlados por senha, que determinam, por exemplo, quais os diretórios o usuário pode acessar. Estes servidores, nomeados de forma homônima ao protocolo utilizado, são chamados de servidores a) DNS. b) TCP/IP. c) FTP.. d) Web Service. e) Proxy.

41 37 - FCC TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Técnico Judiciário - Área Administrativa Numa rede LAN (Local Area Network), o recurso de hardware mínimo que deverá estar instalado no computador para permitir a comunicação com os demais elementos da rede é a) o teclado. b) o hub. c) o cartão de memória. d) o switch. e) a placa de rede..

42 38 - FCC TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Técnico Judiciário - Área Administrativa A principal finalidade dos navegadores de Internet é comunicar-se com servidores Web para efetuar pedidos de arquivos e processar as respostas recebidas. O principal protocolo utilizado para transferência dos hipertextos é o a) HTML. d) SMTP. b) XML. e) HTTP.. c) IMAP.

43 39 - FCC/ TRE-CE - Analista Judiciário - Área Administrativa NÃO é um sistema numérico disponível em computação o a) binário. b) decimal. c) hexadecimal. d) digital.. e) octal.

44 40 - FCC TRE-PB - Analista Judiciário - Área Judiciária Um item selecionado do Windows pode ser excluído permanentemente, sem colocá-lo na Lixeira, pressionando-se simultaneamente as teclas a) Ctrl + Delete. b) Shift + End. c) Shift + Delete.. d) Ctrl + End. e) Ctrl + X.

45 41 - FCC TRE-PB - Técnico Judiciário - Área Administrativa Com relação aos sistemas operacionais, considere: I. Conjunto de programas que gerenciam os recursos do computador. II. Conjunto de editores de textos e de planihas eletrônicas para automação comercial. III. Conjunto de programas que faz a interface entre o usuário e o computador. É correto o que se afirma APENAS em: a) I. b) I e II. c) I e III.. d) II. e) III.

46 42 - FCC TRT-4R - Técnico Judiciário - Área Administrativa Para duas unidades C e D de discos rígidos (HD), instaladas num mesmo computador, a) não são designados diretórios-raiz b) é designado um único diretório-raiz C: c) é designado um único diretório-raiz A: d) são designados, respectivamente, dois diretóriosraiz C: e D:.. e) são designados, respectivamente, dois diretóriosraiz A: e B:

47 43 - FCC TRE-PB - Analista Judiciário - Área Judiciária Quando um arquivo não pode ser alterado ou excluído acidentalmente deve-se assinalar em Propriedades do arquivo o atributo a) Criptografar o conteúdo. b) Somente leitura.. c) Gravar senha de proteção. d) Proteger o conteúdo. e) Oculto.

48 44 - FCC TRE-RN Téc. Jud. - Área Administrativa No sistema operacional Windows, a) o ScanDisk pode ser utilizado para procurar arquivos com vírus e reparar as áreas danificadas. b) o desfragmentador de disco pode ser utilizado para reorganizar arquivos e espaço no disco rígido, a fim de que os programas sejam executados com maior rapidez.. c) a janela "Painel de Controle" permite indicar ao Windows que diferentes usuários podem personalizar suas configurações na área de trabalho. d) pode-se colocar um atalho para qualquer programa, documento ou impressora, desde que restrita aos limites da área de trabalho do Windows. e) o comando "Documentos" permite criar backup de arquivos, automaticamente.

49 45 - FCC TRE-SE Téc. Judiciário - Área Administrativa Nativamente, o Windows conta com dois editores de texto, acessados através do menu Iniciar>Programas>Acessórios. São eles: a) WordPad e Paint. b) Word e Paint. c) WordPad e Word. d) Bloco de Notas e WordPad.. e) Bloco de Notas e Word.

50 46 - FCC TRE-SP - Analista Judiciário - Área Administrativa Em relação a hardware e software, é correto afirmar: a) Para que um software aplicativo esteja pronto para execução no computador, ele deve estar carregado na memória flash. b) O fator determinante de diferenciação entre um processador sem memória cache e outro com esse recurso reside na velocidade de acesso à memória RAM. c) Processar e controlar as instruções executadas no computador é tarefa típica da unidade de aritmética e lógica. d) O pendrive é um dispositivo de armazenamento removível, dotado de memória flash e conector USB, que pode ser conectado em vários equipamentos eletrônicos.. e) Dispositivos de alta velocidade, tais como discos rígidos e placas de vídeo, conectam-se diretamente ao processador.

51 47 - FCC TRT - 20ª REGIÃO (SE) - Analista Judiciário - Área Judiciária Sobre hardware e software, analise: I.. ROM são memórias de baixa velocidade localizadas em um processador que armazena dados de aplicações do usuário para uso imediato do processador. II. O tempo de execução do computador é medido em ciclos; cada ciclo representa uma oscilação completa de um sinal elétrico fornecido pelo gerador de relógio do sistema. A velocidade do computador geralmente é dada em GHz. III. O processador é um componente de hardware que executa um fluxo de instruções em linguagem de máquina.

52 IV.. Um aplicativo é primariamente um gerenciador de recursos do computador, seu projeto está intimamente ligado aos recursos de software e hardware que devem gerenciar. Está correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I e IV. c) II e III.. d) II, III e IV. e) III e IV.

53 48 - FCC MRE - Oficial de Chancelaria (Item 76) A recomendação refere-se ao uso de elementos tais como um a) conector físico de dispositivo. b) drive de disco. c) conector de porta de dispositivo. d) driver de dispositivo.. e) módulo físico de memória cache.

54 49 FCC/ TRE-AM - Técnico Judiciário Para criar, na Área de Trabalho do Windows, um atalho que abra um arquivo contido em uma pasta do computador, pode-se arrastar o arquivo com o mouse da pasta de origem para a Área de Trabalho, mantendo pressionada a tecla a) Shift. b) Ctrl. c) Tab. d) Alt.. e) Insert.

55 50 - FCC/ TRE-SP - Técnico Judiciário - Área Administrativa Para que o computador de uma residência possa se conectar à Internet, utilizando a rede telefônica fixa, é indispensável o uso de um hardware chamado a) hub. b) modem.. c) acess point. d) adaptador 3G. e) switch.

56 51 - FCC / TCE-SP - Agente de Fisc. Financeira Sobre os computadores é correto afirmar: a) O BIOS é um software armazenado em um chip de memória RAM fixado na placa mãe. Tem a função de armazenar o Sistema Operacional. b) A fonte de alimentação transforma a tensão elétrica que entra no computador, de 240 V para 110 V, pois os componentes internos suportam apenas a tensão de 110 V. c) Barramentos são circuitos integrados que fazem a transmissão física de dados de um dispositivo a outro. d) Quando o sistema de fornecimento de energia falha, um estabilizador comum tem como principal objetivo manter o abastecimento por meio de sua bateria até que a energia volte ou o computador seja desligado. e) Um bit representa um sinal elétrico de exatos 5 V que é interpretado pelos componentes de hardware do computador..

57 52 FCC/ TRE-CE - Técnico Judiciário - Área Administrativa Adquirir um disco magnético (HD) externo de 1 TB (terabyte) significa dizer que a capacidade nominal de armazenamento aumentará em a) bytes ou 109 bytes. b) bytes ou 1012 bytes. c) bytes ou 230 bytes. d) bytes ou 240 bytes.. e) bytes ou 168 bytes.

58 53 FCC/ Prefeitura de São Paulo - SP - Auditor Fiscal do Município - Prova 2 Observe que É fundamental que todos os documentos impressos contenham o timbre municipal. O processo de digitalização do timbre proveniente de meio externo, em papel, pode ser feito por meio de a) scam.. b) acelerador de vídeo. c) pen drive. d) fax modem. e) impressora multifuncional.

59 54 FCC/ TRE-AP - Técnico Judiciário - Área Administrativa Considere o componente que tem duas unidades idênticas conectadas à placa mãe, permitindo, dessa forma, duplicar a velocidade de comunicação para atender com maior rapidez o fornecimento de dados requeridos pelo processador. Trata-se do componente a) disco rígido. b) pen drive. c) drive de CD/DVD. d) memória RAM.. e) monitor de LCD.

60 55 FCC/ TRE-RN - Analista Judiciário - Biblioteconomia Nos computadores atuais existe um tipo de memória cuja função é atender as demandas de velocidade do processador. Trata-se da memória a) principal. b) ROM. c) cache.. d) RAM. e) EEPROM.

61 56 FCC/ Banco do Brasil - Escriturário - Ed. 02 Um tipo de elemento do microcomputador que permite apenas a leitura pelo usuário comum e vem com seu conteúdo gravado durante a fabricação. Trata-se de a) disco rígido. b) memória USB. c) memória ROM.. d) memória RAM. e) placa-mãe.

62 57 FCC/ TRE-AP Anal. Jud. - Área Adm. Em termos de componentes básicos do computador, é um elemento que, no final das contas, funciona como uma mesa de trabalho que a todo o momento tem seu conteúdo alterado e, até mesmo, descartado quando ela não está energizada: a) Placa mãe. b) Processador. c) HD. d) Placa de vídeo. e) Memória RAM..

63 58 - FCC TRE-RN - Técnico Judiciário - Área Administrativa As instruções que uma CPU necessita para executar um programa são buscadas a) nas interfaces USB. b) no disco rígido. c) na memória.. d) no drive de DVD. e) no barramento de endereços.

64 59 FCC/ TRE-SP - Técnico Judiciário - Área Administrativa Para que computadores pessoais (PC) possam funcionar, é necessário que eles estejam dotados de recursos tanto de hardware como de software. A esse respeito é correto afirmar que a) a Unidade Central de Processamento é o hardware no qual o software de sistema operacional é processado.. b) o Hard Disk (HD) é um software que serve para armazenar os arquivos usados pelo computador. c) o software é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. d) o Painel de Controle do Windows é um hardware utilizado para gerenciar todos os dispositivos do computador. e) o modem é o software encarregado de fazer a comunicação entre o computador e a internet.

65 60 FCC/ TJ-PI - Técnico Judiciário - Informática Considere: I. HDMI é um novo tipo de conector de áudio e vídeo para aparelhos de DVD, TV e monitores de vídeo e compatível com o padrão DVI; a conexão tanto de áudio quanto de vídeo é feita digitalmente. II. Teclados e mouses do tipo "mini-dim" têm tecnologia plug and play, não necessitando, portanto, que o sistema operacional se preocupe com instalação de drivers para tais dispositivos; são conectados ao computador através da porta serial. III. Em microcomputadores PC não há restrição alguma para instalar uma fonte de alimentação superdimensionada (por exemplo, uma fonte de 1500 watts), pois ela fornecerá apenas as potências requeridas pelo sistema. É correto o que consta APENAS em : a) I e II. b) I e III.. c) II e III. d) I. e) II.

66 61 FCC/ TRE-SP - Analista Judiciário - Área Judiciária Na linguagem da informática, um soquete de conexão para um periférico na placa-mãe de um computador é genericamente conhecido por a) SDRAM. b) SLOT.. c) EPROM. d) STICK. e) BIOS.

67 62 FCC/ TRE-PI - Técnico Judiciário - Transporte O item (IV) refere-se a um conceito geral e a um elemento envolvido diretamente na inserção das placas que são, respectivamente, a) software e placa mãe. b) software e porta serial. c) hardware e porta serial. d) hardware e slot.. e) hardware e porta paralela.

68 63 FCC/ BAHIAGÁS - Técnico de Processos Organizacionais Administrativo NÃO se trata de uma função do chip ponte sul de um chipset, controlar a) memória RAM.. b) barramento ISA. c) barramento PCI. d) disco rígido. e) memória CMOS.

69 64 FCC/ SJCDH-BA - Agente Penitenciário A placa de circuito de um micro onde ficam localizados o processador e a memória RAM, principalmente, é a placa a) serial. b) paralela. c) USB. d) de vídeo. e) mãe..

70 65 FCC/ TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Técnico Judiciário Considere: I. Dispositivo específico responsável por gerar as imagens que aparecem na tela do monitor. II. Dispositivo específico que permite que o computador transmita e receba dados de outros computadores por meio de linha telefônica. I e II são, respectivamente, a) placa mãe e USB. b) USB e placa de rede. c) placa de rede e banda larga. d) memória e banda larga. e) placa de vídeo e modem..

71 66 FCC/ TCE-SP - Auxiliar da Fiscalização Financeira Um supervisor solicitou a um funcionário que procedesse à adaptação de uma placa de rede e uma de som na placa-mãe de seu microcomputador. Considerando que na placa-mãe existem encaixes próprios para tal, o funcionário a) utilizou um slot livre. b) utilizou dois slots livres.. c) encaixou diretamente na placa-mãe, um plugue USB. d) encaixou diretamente na placa-mãe, dois plugues USB. e) encaixou diretamente na placa-mãe um plugue paralelo.

72 67 FCC/ Banco do Brasil - Escriturário Na placa-mãe alguns componentes já vêm instalados e outros serão conectados na sua placa de circuito. Um exemplo típico de componente que já vem, nativamente, instalado na placa-mãe é: a) processador. b) memória RAM. c) disco rígido. d) gravador de DVD. e) chipset..

73 68 FCC/ TRE-TO - Analista Judiciário Quando não explícito, para responder às questões sobre os aplicativos e sistemas, considere o MSOffice 2003 e o BrOffice 3.1, em suas versões na língua portuguesa. Considere, ainda, o Windows XP na sua versão home edition e modo clássico, os comandos básicos do Linux e o Internet Explorer 8. Todas as questões referem-se às características originais dos produtos, ou seja, não customizadas pelo usuário. Processador, memória RAM e bateria são alguns dos principais componentes a) do conector serial. b) da saída paralela. c) da porta USB. d) do disco rígido. e) da placa-mãe..

74 69- FCC/2011 TRE/AP - Técnico Judiciário - Área Administrativa Em relação aos tipos de backup, é correto afirmar que o Backup Incremental a) é uma cópia extraída diariamente, contendo todos os incrementos que ocorreram no sistema operacional. b) é uma cópia de segurança que incrementa todas as inclusões e alterações de programas e configurações. c) é a cópia de segurança na qual são copiados somente os arquivos alterados depois do último backup.. d) copia todos os arquivos do sistema operacional, assinalando aqueles que foram alterados. e) é programado para ser executado sempre que houver alteração nos dados armazenados.

75 70 FCC/ DNOCS - Administrador As questões sobre os aplicativos consideram sempre a originalidade da versão referenciada e não quaisquer outras passíveis de modificação (customização, parametrização, etc.) feita pelo usuário. As versões dos aplicativos são: Windows XP edição doméstica (Português), Microsoft Office 2000 (editor de texto e planilha) e navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer 8. Mouse padrão destro. Prestam-se a cópias de segurança (backup) a) quaisquer um destes: DVD; CD-ROM; disco rígido externo ou cópia externa, quando os dados são enviados para um provedor de serviços via internet.. b) apenas estes: CD-ROM; disco rígido e cópia externa, quando os dados são enviados para um provedor de serviços via internet. c) apenas estes: DVD, CD-ROM e disco rígido externo. d) apenas estes: CD-ROM e disco rígido externo. e) apenas estes: DVD e CD-ROM.

76 71- FCC/ PGE-RJ - Técnico Assistente de Procuradoria Sobre armazenamento de dados e gerenciamento de arquivos, considere: I. Os backups gravados em fita magnética são mais bem gerenciados se organizados em uma hierarquia de pastas de arquivos. II. Os CDs e os DVDs são exemplos de mídias de armazenamento removíveis que se enquadram na categoria óptica. III. Existem quatro categorias de mídias de armazenamento: magnética, óptica, magneto-óptica e de estado sólido. IV. Um backup auxiliar mantido em um lugar onde o mesmo acidente não pode danificar o original e o backup é chamado armazenamento on-site. Está correto o que se afirma APENAS em a) I, II e III. b) I, II e IV. c) II. d) I e II. e) II e III..

77 72 FCC/ MPU - Analista Processual Para atender ao requisito do item I do 3º é possível usar a) Pastas dentro de Pastas mas não Arquivos dentro de Pastas. b) Arquivos dentro de Arquivos e Pastas dentro de Pastas. c) Arquivos dentro de Pastas mas não Pastas dentro de Pastas. d) Arquivos dentro de Pastas e Pastas dentro de Pastas.. e) Arquivos dentro de Arquivos mas não Pastas dentro de Pastas.

78 73 FCC/ MPU - Técnico Administrativo São termos e elementos que podem ser observados mediante entendimento dos requisitos especificados no 8º: a) Cc e pen-drive. b) e chat. c) impressora e scanner. d) navegador e disco rígido. e) Cco e disquete..

79 74 - FCC/ MPU - Técnico Administrativo Os 2º e 5º especificam correta e respectivamente requisitos de uso de: a) antivírus e backup. b) firewall e digitalização. c) antivírus e firewall. d) senha e backup.. e) senha e antivírus.

80 75 FCC/ TRE-PI Téc. Judiciário - Área Administrativa A recomendação feita em (II) é para ativar a) Firewall e Proteção contra vírus, apenas. b) Backup automático, Proteção contra vírus e Firewall, apenas. c) Atualizações automáticas, Proteção contra vírus e Firewall, apenas.. d) Atualizações automáticas, Proteção contra vírus, Firewall e Backup automático, apenas. e) Proteção contra vírus, Firewall, Backup automático e Opções da Internet.

81 76 FCC/ MRE - Oficial de Chancelaria (Item 75) Tal garantia é possível se forem feitas cópias dos dados a) após cada atualização, em mídias removíveis mantidas nos próprios computadores. b) em arquivos distintos nos respectivos hard disks, desde que estes dispositivos sejam desligados após o expediente. c) em arquivos distintos nos respectivos hard disks, desde que estes dispositivos permaneçam ligados ininterruptamente. d) após cada atualização, em mídias removíveis mantidas em local distinto dos computadores.. e) da política de segurança física.

82 77 - FCC/ TRE-AP - Técnico Judiciário - Área Administrativa Em relação aos tipos de backup, é correto afirmar que o Backup Incremental a) é uma cópia extraída diariamente, contendo todos os incrementos que ocorreram no sistema operacional. b) é uma cópia de segurança que incrementa todas as inclusões e alterações de programas e configurações. c) é a cópia de segurança na qual são copiados somente os arquivos alterados depois do último backup.. d) copia todos os arquivos do sistema operacional, assinalando aqueles que foram alterados. e) é programado para ser executado sempre que houver alteração nos dados armazenados.

83 78 FCC/ NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO Advogado Considere a lista abaixo, referente a alguns componentes especificados numa placa-mãe: I. 3 Conectores USB II. 2 Conectores SATA III. 1 Conector CPU Fan IV. 1 Conector IDE V. 1 Conector 24-pin ATX Power Os conectores nos quais é possível a ligação de discos rígidos, também conhecidos como HD, encontram-se, APENAS, nos itens a) I, II e III. d) II, III e V. b) I, II e IV.. e) III, IV e V. c) II, III e IV.

84 79 FCC/ BAHIAGÁS - Técnico de Processos Organizacionais - Administrativo O armazenamento lógico em disco rígido é estruturado hierarquicamente, do nível maior para o menor, em a) arquivo, diretório e sub-diretório. b) diretório, sub-diretório e arquivo.. c) diretório, arquivo e subdiretório. d) pasta, arquivo e sub-pasta. e) arquivo, subpasta e pasta.

85 80 FCC/ TRE-SP Téc. Judiciário - Área Adm. Considere as afirmativas: I. Levando em conta que um byte representa um único caractere, o tamanho dos arquivos residentes nas unidades de armazenamento do computador será medido em bytes ou seus múltiplos, tais como, Kilobytes, Megabytes, Gigabytes etc. II. Cada arquivo armazenado no disco rígido do computador pode ocupar o espaço de até 1024 kilobytes (Kb). III. Cada pasta ou diretório pode conter até 1024 arquivos e, então, a sua medição de capacidade máxima passa a ser em megabyte (Mb). IV. O armazenamento de dados em disquete de três polegadas e meia, pode alcançar, no máximo, 1,44 Mb. Em relação ao armazenamento de dados no ambiente Windows, é correto o que consta APENAS em a) II e III. b) I e IV.. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) II, III e IV.

86 81 FCC/ Banco do Brasil - Escriturário - Ed. 02 São extensões de arquivos de vídeo: a) mov e msi. b) wmv e avi.. c) mpg e mp3. d) msi e mov. e) pdf e wmv.

87 82 FCC/ TRE-PE - Analista Judiciário Existem tipos diferentes para arquivos de imagens digitais. O tipo deve ser escolhido em função da característica que mais importa preservar na imagem. Em fotografias pouco coloridas ou gráficos simples, é adequado usar imagens do tipo a) JPEG (ou JPG), que é um tipo que consegue uma representação muito fiel da imagem, mas com uma descrição pixel a pixel, sem qualquer compressão, o que resulta em arquivos muito grandes. b) BPM, o mais adequado para fotografias com muitos detalhes. Representa muito bem as tonalidades originais e tem compressão para poupar o tamanho do arquivo. c) TIFF, que também é originado pela maioria das câmeras digitais profissionais. Esse formato não é padronizado e difere para cada tipo de máquina digital. d) GIF, que só permite 256 cores, mas que as representa com muita fidelidade. Esse tipo serve também para as imagens animadas, que na prática são a apresentação sucessiva de imagens diferentes no mesmo espaço.. e) RAW, que é capaz de armazenar imagens de 24 ou 32 bits e é um formato muito popular para transporte de imagens do desktop para bureaus, para saídas de scanners e separação de cores.

88 83 FCC/2011 TRT/SE - 20ª REGIÃO - Analista Judiciário - Judiciário Sobre hardware e software, analise: I.. ROM são memórias de baixa velocidade localizadas em um processador que armazena dados de aplicações do usuário para uso imediato do processador. II. O tempo de execução do computador é medido em ciclos; cada ciclo representa uma oscilação completa de um sinal elétrico fornecido pelo gerador de relógio do sistema. A velocidade do computador geralmente é dada em GHz. III. O processador é um componente de hardware que executa um fluxo de instruções em linguagem de máquina. IV.. Um aplicativo é primariamente um gerenciador de recursos do computador, seu projeto está intimamente ligado aos recursos de software e hardware que devem gerenciar. Está correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I e IV. c) II e III.. d) II, III e IV. e) III e IV.

89 84 - FCC Banco do Brasil - Escriturário - Ed. 03 Mantém o computador que não é provido de bateria funcionando mesmo com a ausência total e temporária de energia da rede elétrica. Trata-se de a) desfragmentador. b) processador. c) nobreak.. d) placa de rede. e) placa-mãe.

90 85 - FCC TRE-PI - Analista Judiciário - Área Judiciária Dentre os componentes mencionados em (V), incluem-se a a) Unidade Lógica e Aritmética e a Unidade de Controle.. b) Placa mãe e a Unidade de Hard disk. c) Unidade de Controle e a Unidade de Hard disk. d) Unidade Lógica e Aritmética, os slots de memória RAM e a Placa mãe. e) Placa mãe e a Placa de controle de vídeo.

91 86 - FCC MRE - Oficial de Chancelaria. O Diretor de um certo órgão público incumbiu alguns funcionários das seguintes tarefas: A recomendação refere-se ao uso de elementos tais como um a) conector físico de dispositivo. b) drive de disco. c) conector de porta de dispositivo. d) driver de dispositivo.. e) módulo físico de memória cache.

92 87 - FCC PGE-RJ - Técnico Assistente de Procuradoria Um programa pré-gravado na memória permanente, executado por um computador, quando ligado, e responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional, denomina-se a) SLOT. b) RAM. c) BOOT. d) BIOS.. e) EPROM.

93 88- FCC PGE-RJ - Técnico Assistente de Procuradoria Caso exista uma única porta USB no computador e haja a necessidade e o desejo de que seja feita a conexão simultânea de dois ou mais dispositivos com esse tipo de conector, a solução é utilizar a) um adaptador USB para PS/2. b) um hub USB.. c) uma porta serial com cabo USB. d) uma porta paralela com saída USB. e) um modem USB.

94 89 - FCC/ MPE-RS Téc. em Informática - Área Sistemas O BIOS, o CMOS e o SETUP de um microcomputador correspondem, respectivamente, a componentes de a) software, software e hardware. b) software, hardware e hardware. c) hardware, hardware e software. d) software, hardware e software.. e) hardware, software e hardware.

95 .90 - FCC/ MPE-SE Téc. do Ministério Público Área Administrativa Ao escolher um notebook contendo um combo drive significa dizer que o computador tem capacidade de a) ler e gravar apenas CD. b) apenas ler tanto CD quanto DVD. c) ler e gravar DVD e apenas ler CD. d) ler e gravar CD e apenas ler DVD.. e) ler e gravar tanto CD quanto DVD.

96 91 - FCC/2009-MPE-SE Téc. Min. Público Administrativo A escolha de um notebook com processador Intel de mais recursos ou recursos mais aprimorados deve recair sobre um processador a) Pentium Duo Core. b) Core 2 Duo.. c) Core Duo. d) Celeron. e) Pentium 4.

97 92 FCC/ MPE-SE - Analista do Ministério Público Especialidade Contabilidade Uma única face de gravação, uma trilha de gravação em forma de espiral e a possibilidade de ter conteúdo editado, sem ter de apagar todo o conteúdo que já estava gravado, são características de um DVD do tipo a) DVD+RW DL. b) DVD-RAM. c) DVD-RW. d) DVD+RW.. e) DVD-RW DL.

98 93 FCC/ SEFAZ-SP - Agente Fiscal de Rendas - Prova 1 A boa refrigeração de um processador geralmente é obtida mediante a) a execução do boot proveniente de uma unidade periférica. b) a instalação de uma placa-mãe compacta. c) a adequada distribuição da memória. d) o uso de um cooler.. e) o aumento do clock.

99 94 - FCC/ Sergipe Gás S.A. - Assistente Administrativo II. O limite de espaço do servidor para seus arquivos e/ou s será, no máximo, de 1 GB. No item II, 1 GB corresponde, genericamente, a a) bytes. b) bits. c) bytes. d) bits. e) bytes..

100 95 FCC/ Sergipe Gás S.A. - Assistente Administrativo I. Seu nome de usuário e senha são pessoais e intransferíveis e dão acesso aos computadores da rede local, bem como, aos seus arquivos pessoais, sendo de sua inteira responsabilidade o mau uso desses recursos. No item I, mau uso refere-se a a) não utilização de proteção de tela.. b) senhas com menos de 10 algarismos. c) distribuição inadequada de arquivos dentro das pastas. d) arquivos pessoais misturados com arquivos corporativos. e) usuário com nome comum e senha contendo apenas letras.

101 96 FCC/ TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Técnico Judiciário - Enfermagem A velocidade medida em ciclos por segundo, que regula o funcionamento da UCP de computadores, é determinada por a) bps.. b) time. c) stamp. d) mips. e) clock.

102 97 FCC/ SEFAZ-PB - Auditor Fiscal de Tributos Estaduais Dispositivo físico que tem por função básica apenas interligar os computadores de uma rede local. Recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. Conhece-se também por concentrador a) o parser. b) o hub.. c) o router. d) a bridge. e) o gateway.

103 98 - FCC/ DPE-SP - Agente de Defensoria - Comunicação Social Os cartões de memória, pendrives, memórias de câmeras e de smartphones, em geral, utilizam para armazenar dados uma memória do tipo a) FLASH.. b) RAM. C) ROM. d) SRAM. e) STICK.

104 99 FCC/ DNOCS - Administrador As questões sobre os aplicativos consideram sempre a originalidade da versão referenciada e não quaisquer outras passíveis de modificação (customização, parametrização, etc.) feita pelo usuário. As versões dos aplicativos são: Windows XP edição doméstica (Português), Microsoft Office 2000 (editor de texto e planilha) e navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer 8. Mouse padrão destro. O supervisor de um departamento solicitou a um funcionário que ele fizesse uma lista de itens de hardware e de software que estavam em seu poder. O funcionário tinha em sua posse, além de uma CPU com Windows XP, um hard disk, um pen drive onde tinha gravado o Windows Media Player, e uma unidade de CD-ROM. Na CPU ele tinha instalado também o MS-Word e a Calculadora do Windows. Nessa situação, na lista que o funcionário fez corretamente constavam a) dois itens de hardware e três de software. b) três itens de hardware e quatro de software. c) três itens de hardware e cinco de software. d) quatro itens de hardware e três de software. e) quatro itens de hardware e quatro de software..

105 100 FCC/ DNOCS - Agente Administrativo As questões sobre os aplicativos consideram sempre a originalidade da versão referenciada e não quaisquer outras passíveis de modificação (customização, parametrização, etc.) feita pelo usuário. As versões dos aplicativos são: Windows XP edição doméstica (Português), Linux básico, Microsoft Office 2000 (editor de texto e planilha) e navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer 8. Mouse padrão destro. O dispositivo que, ligado ao modem, viabiliza a comunicação sem fio em uma rede wireless é a) o sistema de rede. b) o servidor de arquivos. c) a porta paralela. d) a placa-mãe. e) o roteador..

106 101- FCC/ DNOCS - Agente Administrativo As questões sobre os aplicativos consideram sempre a originalidade da versão referenciada e não quaisquer outras passíveis de modificação (customização, parametrização, etc.) feita pelo usuário. As versões dos aplicativos são: Windows XP edição doméstica (Português), Linux básico, Microsoft Office 2000 (editor de texto e planilha) e navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer 8. Mouse padrão destro. É possível expandir a memória RAM do computador mediante a inserção de uma placa correspondente em um a) sistema de arquivos. b) sistema operacional. c) slot livre.. d) boot livre. e) DVD.

107 102 - FCC/ TRE-AL - Analista Judiciário - Área Judiciária NÃO se trata de um dispositivo reconhecido pelo sistema operacional para compartilhar uma pasta contendo arquivos que possam ser acessados a partir de outros computadores: a) Memória RAM.. b) Memória flash USB. c) Disco rígido. d) DVD-ROM. e) Disquete.

108 103 FCC/ TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados Começa a executar a partir da ROM quando o hardware é ligado. Exerce a função de identificar o dispositivo do sistema a ser inicializado para, em última instância, executar o carregador de boot. Este enunciado define a) o kernel. b) o BIOS.. c) o drive. d) a RAM. e) o sistema operacional.

109 104 - FCC/ TRE-AM - Técnico Judiciário - Área Administrativa Os microcomputadores e notebooks atuais normalmente utilizam processadores de dois grandes fabricantes, da Intel e da AMD. Dentre os processadores da Intel se encontram as famílias de produtos a) PENTIUM, CELERON e ATOM.. b) PENTIUM, CORE e ATHLON. c) CORE, ATHLON e CELERON. d) CORE, SEMPRON e TURION. e) ATHLON, CELERON e TURION.

110 105 FCC/ TRE-AM - Analista Judiciário Os notebooks PC quando se apresentam sob a marca Intel Centrino significa que estes computadores são caracterizados por a) um processador da família Centrino, apenas. b) um processador da família Pentium M, apenas. c) uma plataforma que combina um processador e um chipset específicos, apenas. d) uma plataforma particular que combina um processador e uma interface de rede sem fio, apenas. e) uma plataforma particular que combina um processador, um chipset e uma interface de rede sem fio..

111 106 FCC/ TRT - 21ª Região (RN) - Técnico Judiciário - Área Administrativa A conexão da Internet por meio de banda larga exige no PC a presença de a) uma placa de rede.. b) uma placa de fax-modem. c) uma placa 3D. d) um kit multimídia. e) uma porta serial.

112 107 FCC/ TRT - 21ª Região (RN) - Analista Judiciário - Área Administrativa O equipamento capaz de detectar e, se necessário, desconectar da rede as estações com problemas denominase a) switch. b) roteador. c) gateway. d) backbone. e) hub inteligente..

113 108 FCC/ TRT - 21ª Região (RN) - Analista Judiciário - Área Administrativa O principal componente da placa-mãe de um microcomputador é denominado a) BIOS. b) processador. c) clock. d) chipset.. e) cache.

114 109 FCC/ TRT - 21ª Região (RN) - Técnico Judiciário - Área Administrativa A qualidade de exibição das imagens no monitor do PC está relacionada diretamente à propriedade a) papel de parede. b) aparência de vídeo. c) efeitos de vídeo. d) tamanho da tela. e) resolução de vídeo..

115 110 - FCC/ TJ-PE Téc. Judiciário - Área Administrativa As células que contêm cálculos feitos na planilha eletrônica, a) quando "coladas" no editor de textos, apresentarão resultados diferentes do original. b) não podem ser "coladas" no editor de textos. c) somente podem ser copiadas para o editor de textos dentro de um limite máximo de dez linhas e cinco colunas. d) só podem ser copiadas para o editor de texto uma a uma. e) quando integralmente selecionadas, copiadas e "coladas" no editor de textos, serão exibidas na forma de tabela..

116 111 FCC/ TJ-PI - Analista Judiciário X. Gravar em todo cabeçalho e rodapé das planilhas eletrônicas MS-Excel do Tribunal os padrões de logo e página estabelecidos pela Organização. A inserção de dados referida em X é possibilitada, em primeira instância, mediante o acesso ao menu a) Formatar. b) Ferramentas. c) Exibir.. d) Editar. e) Inserir.

117 112 - FCC/ TJ-PE - Técnico Judiciário - Técnico em Enfermagem Selecionar as células de B1 até B4 e depois arrastar essa seleção pela alça de preenchimento para a célula B5, fará com que o valor correspondente a Próximo seja a) 196. b) 212. c) 232. d) e) 306.

118 113 - FCC/ TRE-MS - Técnico Judiciário - Área Administrativa O termo SE em fórmulas do Excel é utilizado para a) conduzir testes condicionais sobre valores e fórmulas.. b) retornar um número arredondado ao múltiplo desejado. c) arredondar um número para baixo, aproximando-o do zero. d) arredondar um número para cima. e) retornar o cosseno hiperbólico inverso de um número.

119 114 - FCC/ TRE-MS - Analista Judiciário - Área Judiciária No Excel, se o conteúdo =B1+C1 da célula A1 for recortado e colado na célula A5, esta última normalmente deverá ficar com o conteúdo a) =B5+C5 b) =B1+B5 c) =C1+C5 d) =B1+C5 e) =B1+C1.

120 115 - FCC/ SEFAZ-PB - Auditor Fiscal de Tributos Estaduais Considere uma planilha eletrônica inicialmente vazia onde na célula A1 é inserida a fórmula =35+B1*C1 e nas células B1 e C1 são inseridos os números 3 e 4, respectivamente. Copiando-se a célula A1 para a célula C2 esta última apresentará o resultado a) 12. b) 16. c) 35.. d) 47. e) 152.

121 116 - FCC/ MPU - Analista Processual Se a fórmula em C1 for propagada para C2, o resultado em C2 será: a) 5.. b) 6. c) 7. d) 8. e) 9.

122 117 FCC/ Banco do Brasil - Escriturário SP Dadas as seguintes células de uma planilha eletrônica, com os respectivos conteúdos: F1=5, F3=7, H1=4, H3=6, J1=3 e J3=2 A célula C3, contendo a fórmula =$F1+H$1, após ser copiada para a célula E5, apresentará um resultado igual a a) 7. b) 8. c) 9. d) 10.. e) 13.

123 118 FCC/ MPU - Analista Administrativo Considere os dados da planilha eletrônica exemplificada no 5º. Está correta a fórmula inserida em B3 e pronta para ser propagada para B4 e B5 se for igual a: a) =B3+A2. d) =B2+A2. b) =B$2+A3. e) =B2+A$3. c) =B2+A3..

124 119 - FCC/ TRE-PI - Analista Judiciário - Área Judiciária A hipótese apresentada em (I) está a) errada e a incógnita resulta em 1386 se originada em A2 e, em 2772 se originada em B1. b) errada e a incógnita resulta em 693 se originada em A2 e, em 1386 se originada em B1.

125 c) errada e a incógnita resulta em 1386 se originada em A2 e, em 693 se originada em B1. d) correta e a incógnita resulta em 693. e) correta e a incógnita resulta em FCC/ TRE-PI - Analista Judiciário - Área Judiciária

126 120 - FCC/ Prefeitura de São Paulo - SP - Auditor Se a fórmula inserida em D2 (= B2*C2) sofrer a operação de fixação de linha (referente à parte da fórmula que usa a coluna C) e esta for propagada para D3 até D5, o resultado final da média (D6 / B6) apresentado em D7 será a) 2,93. b) 3. c) 3,93. d) 4.. e) 5,93.

127 121-FCC/2012-TRE-SP Téc. Judiciário Op. de Computador Em relação ao Excel, considere: Se as células D2, D3, D4 e E2 contiverem as fórmulas conforme exibidas abaixo: Os valores que serão exibidos em D2, D3, D4 e E2 são, respectivamente, a) 60, 70, 80 e 150. d) 80, 80, 25 e b) 70, 75, 75 e 145. e) 60, 80, 20 e 100. c) 75, 25, 50 e 150.

128 122 - FCC/ MPE-PE - Analista Ministerial - Área Jurídica No Microsoft Excel 2007 o conteúdo de uma célula aparece, por padrão, com orientação horizontal. Para mudar o conteúdo dessa célula para orientação vertical, ou seja, para fazer com que o conteúdo da célula apareça no sentido vertical, podese clicar com o botão direito do mouse sobre a célula desejada e selecionar a opção: a) Alinhamento. Em seguida, clica-se na opção Definir Como e, na caixa de diálogo que aparece, seleciona-se a opção alinhamento vertical. b) Rotação. Em seguida, seleciona-se o sentido vertical ou digita-se o grau de rotação do texto. c) Formatar células. Em seguida clica-se na guia Alinhamento e, na divisão Orientação, seleciona-se o sentido vertical ou digita-se o grau de rotação do texto.. d) Texto Vertical. Em seguida, seleciona-se o grau de rotação do texto e clica-se no botão Aplicar ao texto selecionado. e) Formatar alinhamento. Em seguida, clica-se na opção Alinhamento do texto e, na janela que se abre, seleciona-se a opção Alinhamento Vertical.

129 123 FCC/ MPE-PE - Analista Ministerial - Área Jurídica No Microsoft Word 2007 ou superior é possível salvar arquivos no formato de texto Open Document, usado por alguns aplicativos de processamento de texto, como o OpenOffice.org Writer e o Google Docs. A extensão de um arquivo salvo no formato de documento citado acima é: a).odt. b).pdf c).xps d).mdb e).pps

130 124 FCC/ TRT - 11ª Região (AM) - Analista Judiciário - Área Judiciária Ao dar um duplo clique no botão esquerdo do mouse, quando o cursor do mouse estiver apontando para a direita e posicionado na margem esquerda do texto de um documento no Word 2010, será a) posicionado o cursor de texto no início da linha. b) selecionado todo o texto do documento. c) selecionada a primeira palavra da linha. d) selecionado todo o parágrafo.. e) selecionada toda a linha.

131 125 FCC/ TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Engenharia Civil No Microsoft Word, versão em Português (Brasil), para salvar um documento utilizando teclas de atalho, deve-se pressionar, simultaneamente, as teclas a) CTRL + B. b) CTRL + O c) CTRL + S d) CTRL + I e) CTRL + P

132 126 FCC/ AL-SP - Agente Legislativo de Serviços Técnicos e Administrativos NÃO se trata de uma opção de alinhamento da tabulação de parágrafos no MS Word: a) Direito. b) Centralizado. c) Esquerdo. d) Justificado. e) Decimal..

133 127 FCC/ TRE-AP - Analista Judiciário - Área Administrativa No MS Word, as teclas de atalho do teclado Ctrl + P quando utilizadas abrem uma janela para a) imprimir o documento.. b) colar no documento um texto copiado. c) abrir uma nova pasta e salvar o documento. d) copiar o conteúdo da tela na área de transferência. e) imprimir a imagem da tela.

134 128 FCC/ Banco do Brasil - Escriturário - Ed. 02 Para responder às questões de números 43 a 45, considere o MS-Office 2003 e BrOffice.org 3.1, em suas versões em português e configurações originais. Comparando-se o Word com o Writer, a) apenas o Word possui o menu Tabela. b) apenas o Word possui o menu Ferramentas. c) nenhum dos dois possui o menu Tabela. d) apenas o Word possui os menus Ferramentas e Tabela. e) ambos possuem os menus Ferramentas e Tabela..

135 129 FCC/ TRT - 20ª REGIÃO (SE) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação Sobre a inserção de imagens na suíte BrOffice.org, considere: I.. Não insere imagens do tipo.jpg. II. A imagem é referenciada a partir de links externos ou seja, ela não faz parte do documento. Dizemos nesse caso que a imagem é vinculada. III.. Não insere imagens de documentos oriundos do MS- Word. Está correto o que se afirma APENAS em a) II.. b) III. c) I. d) I e II. e) I e III.

136 130 - FCC/ TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Analista Judiciário - Área Administrativa A exibição de um * (asterisco) em um determinado campo da barra de status da planilha BrOffice.org Calc indica que apenas a) o documento novo ainda não foi salvo. b) as alterações no documento ainda não foram salvas. c) o documento novo ainda não tem nome com a extensão.ods. d) o documento novo ainda não tem nome com a extensão.ods ou as alterações no documento ainda não foram salvas. e) o documento novo ou as alterações no documento ainda não foram salvas..

137 131 - FCC/ MPE-PE - Técnico Ministerial - Área Administrativa No LibreOffice Writer 3.4, a correção ortográfica do documento sendo editado é feita: a) apenas de forma automática, durante a digitação. b) apenas manualmente, usando o item Ortografia e gramática no menu Ferramentas. c) em vários idiomas ao mesmo tempo, se for definido o idioma correto no item Idioma do menu Ferramentas.. d) em apenas um idioma, definido por documento no item Opções da autocorreção do menu Formatar. e) de forma automática ou manual, selecionadas no item Opções da autocorreção do menu Formatar.

138 132 - FCC/ TRE-CE - Analista Judiciário - Área Judiciária No BrOffice Writer, para apagar de uma só vez a palavra à esquerda do cursor utiliza-se a) <Shift> + <Seta para esquerda>. b) <BackSpace>. c) <Del>. d) <Ctrl> + <.Del>. e) <Ctrl> + <BackSpace>..

139 133 FCC/ TRE-CE - Técnico Judiciário - Área Administrativa No BrOffice.org Writer, versão 3.2, o botão que mostra ou oculta os caracteres não imprimíveis no texto é exibido normalmente na barra de ferramentas a) padrão.. b) de formatação. c) de objeto de texto. d) de controles de formulários. e) de marcadores e numeração.

140 134 FCC/ TRE-PE - Analista Judiciário - Área Judiciária Para que um arquivo criado pelo Writer, do pacote BrOffice, possa ser aberto em versões de Microsoft Word que não suportem o seu formato padrão, o usuário deverá selecionar a opção a) 'Salvar como' do menu Arquivo e, no diálogo para a gravação do arquivo, escolher o tipo de arquivo desejado.. b) Exportar do menu Ferramentas e escolher o formato desejado para exportação. c) Propriedades do menu Editar e, na caixa de seleção de tipo de arquivo, escolher o tipo desejado. d) Compatibilidade do menu Formatar e, na aba de formatos, escolher o modelo desejado. e) Filtros do menu Ferramentas e criar um filtro para o formato desejado.

141 135 - FCC/ NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO - Advogado No Microsoft Word e no BrOffice Writer, alinhar, centralizar e justificar são opções de a) organização de desenhos. b) ajustamento de células em planilhas. c) formatação de texto.. d) ajustamento de slides para exibição. e) aumento e diminuição de recuo.

142 136 FCC/ TRE-RN - Técnico Judiciário - Enfermagem No BrOffice.org 3.2 Writer, o menu Arquivo conta com a opção de exportar diretamente para um formato especificamente identificado. Tal opção é identificada por Exportar como a) DOC... b) XLS... c) WRI... d) SWF... e).pdf...

143 137 FCC/ TRE-TO - Técnico Judiciário - Área Administrativa No processador de texto do Microsoft Office o texto selecionado pode ser sublinhado utilizando simultaneamente as teclas Crtl + S e negritado utilizando simultaneamente as teclas Crtl + N. No processador de texto do BrOffice o mesmo efeito é conseguido utilizando, respectivamente, as teclas a) Crtl + S e Crtl + N b) Crtl + S e Crtl + B c) Crtl + U e Crtl + B. d) Crtl + U e Crtl + N e) Crtl + _ e Crtl + -

144 138 FCC/ SJCDH-BA - Agente Penitenciário O aplicativo equivalente ao MS-Excel é o BrOffice.org a) Math. b) Writer. c) Calc.. d) Base. e) Draw.

145 139 - FCC/ TRE-AP - Analista Judiciário - Área Administrativa Uma tabela relacional, que se baseia em linhas e colunas, é um componente básico da estrutura de armazenamento de dados em a) um disco rígido. b) uma planilha eletrônica. c) um banco de dados.. d) qualquer dispositivo que permita leitura e gravação. e) qualquer software que manipule tabelas.

146 140 - FCC/ MPE-RN - Analista de Tecnologia da Informação - Suporte Técnico Embora algumas sejam pagas e outras gratuitas, as suítes de aplicativos para escritório são integradas por componentes que funcionalmente se assemelham. A correspondência correta entre os componentes do Microsoft Office: Access, PowerPoint, Equation Editor e Publisher, com os componentes do BrOffice.org, é a) Calc, Draw, Math e Impress. b) Calc, Math, Draw e Impress. c) Base, Impress, Math e Draw.. d) Math, Draw, Base e Impress. e) Base, Draw, Math e Writer.

147 141 - FCC/ TRT - 14ª Região (RO e AC) - Técnico Judiciário - Área Administrativa São programas com funções idênticas, tanto no Microsoft Office quanto no BrOffice.org 3.1: a) Word e Impress. b) Excel e Writer. c) PowerPoint e Draw. d) Access e Base.. e) Publisher e Math.

148 142 FCC/ TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Técnico Judiciário - Área Administrativa O campo SOMA da barra de status da planilha BrOffice.org Calc, por padrão, a) exibe a soma dos conteúdos numéricos das células selecionadas.. b) exibe a soma dos conteúdos numéricos de todas as células da planilha. c) insere a função SOMA na célula selecionada. d) insere a função SOMA imediatamente após a última linha da coluna selecionada. e) insere a função SOMA em todas as colunas, imediatamente após a última linha da planilha.

149 143 FCC/ TCM-CE - Analista de Controle Externo Os aplicativos são considerados sempre na originalidade da versão referenciada e não quaisquer outras passíveis de modificação (customização, parametrização etc.) feita pelo usuário. Quando não explicitado nas questões, as versões utilizadas nesta prova são: Sistemas operacionais Windows XP edição doméstica (Português), modo clássico e Linux (distribuições Red Hat e SUSE); aplicativos do BrOffice.org 3.1 (Calc e Writer); Mouse padrão destro. Caso seja necessário visualizar a quebra de página em uma planilha Calc, esta opção está disponível no menu a) Inserir. b) Editar. c) Arquivo. d) Formatar. e) Exibir..

150 144 FCC/ TCM-CE - Analista de Controle Externo - Inspeção de Obras Públicas Os aplicativos são considerados sempre na originalidade da versão referenciada e não quaisquer outras passíveis de modificação (customização, parametrização etc.) feita pelo usuário. Quando não explicitado nas questões, as versões utilizadas nesta prova são: Sistemas operacionais Windows XP edição doméstica (Português), modo clássico e Linux (distribuições Red Hat e SUSE); aplicativos do BrOffice.org 3.1 (Calc e Writer); Mouse padrão destro. Em uma planilha Calc o conteúdo inicial das células é:

151 Em uma planilha Calc o conteúdo inicial das células é: Ao arrastar a célula C1 para a C2 pela alça de preenchimento, C2 conterá uma fórmula cujo resultado será a) 86.. b) 85. c) 84. d) 73. e) 72.

152 145 - FCC/ TRE-AP - Analista Judiciário - Contabilidade Em relação ao BrOffice.org 3.1, considere: I.. Em um arquivo aberto no Writer quando o cursor está em qualquer linha de qualquer parágrafo, ao se pressionar a tecla Home ele irá se posicionar no início do texto. II. Em uma planilha do Calc, se a célula E8, que contém a fórmula =($D$2+SOMA(C3:C7))/$D$1, for copiada para a célula F9, através de Ctrl+C e Ctrl+V, a célula F9 conterá a fórmula =($D$2+SOMA(D4:D8))/$D$1.

153 III. No Writer as ações das teclas F7, Ctrl+F12 e Ctrl+F4 correspondem, respectivamente, verificar ortografia, inserir tabela e fechar documento. IV.. No Calc a fórmula =SOMA(A1:B2;B4) irá executar a soma de A1, B2 e B4. Está correto o que se afirma, SOMENTE em a) I e II. b) I, II e IV. c) I, III e IV. d) II e III.. e) II, III e IV.

154 146 FCC/ Banco do Brasil - Escriturário - Ed. 03 As questões seguintes referem-se ao MS-Office 2003 e BrOffice.org 3, em suas versões em português e configurações originais. Considere a seguinte planilha, elaborada no Br.Office (Calc): A função utilizada na célula B7 realiza a soma dos valores da coluna B quando correspondentes ao item Outono da coluna A. Trata-se da função

155 Trata-se da função a) ESCOLHER b) SOMA c) SUBSTITUIR d) SOMASE. e) ARRUMAR =somase(a1:a6;"outono";b1:b6)

156 147 FCC/ TRE-RN - Técnico Judiciário - Área Administrativa No BrOffice.org 3.2 Calc, a fórmula =SOMA(A1:C2;B3) calculará a soma dos valores das células a) A1, B1, C1, A2, B2, C2 e B3.. b) A1, B1, C1, A2, B2, C2, ignorando B3. c) A1, B1, C1, A2, B2, C2 e dividindo-a por B3. d) A1, B1, C1, A2, B2, C2 e multiplicando-a por B3. e) A1, B1, C1, A2, B2, C2 e exibirá uma informação de erro.

157 148 FCC/ Banco do Brasil - Escriturário Considere a planilha abaixo: Os produtos da coluna C foram obtidos pela aplicação da fórmula A2*B2, copiada de C2 para C3 e C4. Tanto no Excel quanto no BrOffice.org Calc, utilizando o mesmo procedimento para a coluna D, os produtos exibidos em D2, D3 e D4, foram obtidos pela fórmula em D2 igual a: a) $A$2*B$2. b) $A$2*$B$2. c) A$2*B2.. d) A2*$B$2. e) $A2*B2.

158 149 FCC/ TRE-TO - Analista Judiciário - Área Administrativa Considere a planilha abaixo, exibida no primeiro momento, na Figura 1 e no segundo momento, na Figura 2.

159 Para obtenção do conteúdo apresentado na Figura 2 a) basta selecionar as células A1, A2 e A3 e utilizar o botão Mesclar células no BrOffice.org Calc. b) basta selecionar as células A1, A2 e A3 e utilizar o botão Mesclar e centralizar no Microsoft Excel.. c) é necessário selecionar as células A1 e A2, utilizar o botão Mesclar células e copiar o conteúdo da célula A3, tanto no Microsoft Excel quanto no BrOffice.org Calc. d) basta selecionar as células A1, A2 e A3 e utilizar o botão Mesclar e centralizar, tanto no BrOffice.org Calc quanto no Microsoft Excel. e) é necessário mesclar as células A1, A2 e A3 e digitar as palavras Regional e Eleitoral, pois os conteúdos das células A2 e A3 serão perdidos, tanto no BrOffice.org Calc quanto no Microsoft Excel.

160 150 FCC/ TRE-TO - Analista Judiciário - Área Judiciária As células A1 até A3 de uma planilha BrOffice (Calc) contêm, respectivamente, os números: 2, 22 e 222. A célula A4 contém a fórmula =A1*A2+A3 (resultado = 266) que arrastada pela alça de preenchimento para a célula A5 registrará, nesta última, o resultado (calculado) a) 510 b) c) 6074 d) e) 63936

161 151 FCC/ TRE-RS - Técnico Judiciário - Área Administrativa Em uma planilha do BrOffice.org 3.1 Calc foram colocados os números 3 e 7, respectivamente, nas células A1 e A2. Selecionando-se ambas as células e arrastando-as pela alça de preenchimento disponível na A2, o resultado em A9 será a) 15 b) 18 c) 28 d) 35. e) 42

162 152 FCC/ TRE-RS - Técnico Judiciário - Programação de Sistemas No BrOffice.org 3.1 Calc a propagação pela alça de preenchimento da célula A1 até a A10, considerando que A1 contém o texto Segunda-Feira, fará com que A10 seja igual a a) Segunda-Feira. b) Terça-Feira. c) Quarta-Feira.. d) Quinta-Feira. e) Sábado.

163 153 FCC/2009-TJ-SE - Téc. Judiciário - Área Administrativa Dadas as células de uma planilha eletrônica BrOffice.org Calc, com seus respectivos valores: A1=7, A2=vazia, A3=14, A4=vazia e A5=9, o valor apresentado pela fórmula =MÉDIA(A1:A5) na célula A6 será a) zero. b) 6. c) 8. d) 10.. e) 12.

164 154 FCC/ Banco do Brasil - Escriturário Uma planilha, Excel ou Calc, apresenta os seguintes dados: A célula B3 contém a fórmula =$A$1*$B1 - A$2*B2 = 18 que foi copiada para a célula D4. O resultado da fórmula em D4 é a) 10. b) 12. c) 16.. d) 18. e) 20.

165 155 FCC/ MPE-SE - Técnico do Ministério Público Área Administrativa Dada a referência de células A1:C3 de uma planilha do BrOffice.org Calc, a quantidade de células referenciadas é a) 9.. b) 6. c) 3. d) 2. e) 1.

166 156 - FCC TJ-PE - Técnico Judiciário Considere a seguinte situação em uma planilha MS-Excel (2003): Selecionar as células de B1 até B4 e depois arrastar essa seleção pela alça de preenchimento para a célula B5, fará com que o valor correspondente a Próximo seja a) 196. b) 212. c) 232. d) e) 306.

167 157 - FCC MPE-PE - Técnico Ministerial Uma planilha do MS Excel 2010 possui os seguintes valores: Se for digitada na célula C5 a fórmula =SE(MÉDIA(B2:B4) > 10000; MÉDIA(B2:B4); 0) será exibido, nesta célula, o valor: a) 0 b) 3000 c) d) e) 33000

168 158 FCC/ TCE-SP - Agente de Fiscalização Financeira A planilha a seguir foi criada no Microsoft Excel 2007, em português. A função digitada na célula B6 para somar as comissões para valores de bens acima de R$ ,00 é a) =SOMASE(A2:A5;">200000";B2:B5). b) =SE(A2:A5;">200000";B2:B5) c) =SE(A2:A5>200000;B2+B5) d) =SOMASE(A2>200000;B2=B2+) e) =SOMA(A2:A5;">200000";B2:B5)

169 159 - FCC/ TRE-SE - Técnico Judiciário Com relação à fórmula =SOMASE(A1:A10;">1000";B1:B10), no Microsoft Excel, considere os itens abaixo: I.. As células A1 a A10 são as células que realmente serão somadas. II.. Se o valor da soma das células B1 a B10 for omitido devido à condição determinada pela operação, automaticamente aparecerá o valor 1000 na célula de resultado. III. As células B1 a B10 só serão somadas se for obedecido o critério ">1000". É correto o que se afirma em: a) I, apenas. b) III, apenas.. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas e) I, II e III.

170 160 - FCC/ TRT - 21ª Região (RN) - Analista Judiciário - Área Administrativa Dadas as células B1=5, C1=4, D1=3, E1=2 e F1=1, o resultado da fórmula =B1+C1*D1-E1/F1, na célula A1, será a) 9. b) 15.. c) 21. d) 25. e) 54.

171 161 - FCC/ TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Técnico Judiciário - Área Administrativa A intersecção entre uma linha e uma coluna, utilizada para fazer cálculos em planilhas eletrônicas, é uma célula com o nome formado normalmente pela seqüência a) do número de célula, somente. b) do número de coluna mais a letra da linha. c) do número de linha mais a letra da coluna. d) da letra da linha mais o número da coluna. e) da letra da coluna mais o número de linha..

172 162 - FCC/ TRE-PE - Técnico Judiciário - Área Administrativa O recurso de AutoCálculo da planilha eletrônica MS Excel, referente a um intervalo de células selecionadas, permite exibir a soma dos valores do intervalo a) na caixa de nome. b) na barra de tarefas. c) na barra de fórmulas. d) na barra de status.. e) numa outra célula selecionada.

173 163 - FCC/ TRE-AM - Técnico Judiciário - Área Administrativa Considerando que uma planilha MS Excel 2000 contém linhas e 256 colunas, a quantidade de células existente é a) 256. b) c) d) e)

174 164 - FCC/ TRE-AC Téc. Judiciário No Microsoft Excel para inserir uma planilha a mais em um arquivo existente, e depois modificar o nome desta planilha, deve-se utilizar os seguintes comandos da Barra de Menu: a) Inserir - Planilha, em seguida, Formatar - Planilha- Autoformatação - Colocar o nome desejado. b) Inserir - Planilha, em seguida, Formatar - Planilha- Renomear - Colocar o nome desejado.. c) Inserir - Arquivo, em seguida, Formatar - Planilha- Autoformatação - Colocar o nome desejado. d) Inserir - Arquivo, em seguida, Formatar - Planilha- Renomear - Colocar o nome desejado. e) Inserir - Planilha, em seguida, Formatar - Células- Renomear - Colocar o nome desejado.

175 165 - FCC/ TRE-BA - Técnico Judiciário - Área Administrativa O arquivo em que são trabalhados e armazenados os dados denomina-se a) planilha eletrônica. b) planilha de dados. c) tabela de trabalho. d) pasta de trabalho.. e) banco de dados.

176 166 - FCC/ TRE-RN Téc. Judiciário - Área Administrativa No Microsoft Excel 2000, versão Português, configuração original a) pode-se atribuir nomes únicos a células ou intervalos; a única restrição é que este nome não pode ser utilizado para referenciar a célula em uma fórmula. b) se digitarmos a fórmula =SOM(A1:A3), teremos o aparecimento de um valor de erro do tipo #NOME?.. c) quando em uma célula na qual deveria aparecer um número aparece #####, significa que houve um erro no cálculo do referido número. d) um valor de erro #N/D ocorre quando um valor se encontra disponível para uma função ou fórmula. e) endereços relativos são endereços de células em relação à planilha onde foram definidos e endereços absolutos são endereços de células em relação à pasta de trabalho onde foram definidos.

177 167 - FCC/ TCE-SP - Agente de Fiscalização Financeira Sobre as operações disponíveis no Microsoft Excel 2007 é correto afirmar: a) A filtragem de informações em uma planilha possibilita encontrar valores rapidamente. É possível filtrar apenas uma coluna de dados em toda a planilha. b) Para mudar o local onde o gráfico será posicionado, basta clicar com o botão direito na área do gráfico e selecionar a opção Formatar Eixo. c) Dados que estejam organizados somente em uma coluna ou linha em uma planilha podem ser representados em um gráfico de pizza. Os gráficos de pizza mostram o tamanho de itens em uma série de dados, proporcional à soma dos itens.. d) Para aplicar a formatação condicional que usa uma escala de cores para diferenciar valores altos, médios e baixos, na guia Página Inicial, no grupo Estilos, clica-se na seta abaixo de Formatar e, em seguida, em Realçar Regras das Células. e) Para salvar uma planilha com senha, na caixa de diálogo Salvar Como, seleciona-se a opção Ferramentas e, em seguida, a opção Criptografia.

178 168 FCC/ TRE-CE - Técnico Judiciário - Operação de Computador Nos programas Word e Excel do Microsoft Office 2007, o menu Arquivo foi substituído, com acréscimo de comandos, a) pelo Botão do Microsoft Office.. b) pela Faixa de Opções. c) pela guia Início na Faixa de Opções. d) pela guia Layout da Página na Faixa de Opções. e) pela Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.

179 169 FCC/ TJ-PE - Analista Judiciário Considere a planilha MS-Excel (2003): O número 8 constante da célula B9 foi obtido pela função a) =SOMA(B1:B8). b) =CONT.NÚM(B1:B8).. c) =MÁXIMO(B1:B8). d) =MÍNIMO(B1:B8). e) =MÉDIA(B1:B8).

Informática para Concursos 1 leitejuniorbr@yahoo.com.br

Informática para Concursos 1 leitejuniorbr@yahoo.com.br QUESTÕES TRE / TJ FCC 2007 CARGO: TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA QUESTÃO 11 -. Com relação a hardware, é correto afirmar que: (A) Computadores com placas-mãe alimentadas por fontes ATX suportam o uso do comando

Leia mais

Desafio 1 INFORMÁTICA PARA O TRT

Desafio 1 INFORMÁTICA PARA O TRT Desafio 1 INFORMÁTICA PARA O TRT Queridos alunos, vencem o desafio os 3 primeiros alunos a enviar as respostas corretas para o meu e-mail, mas tem que acertar todas... ;-) Vou começar a responder os e-mails

Leia mais

INFORMÁTICA PROF. RENATO DA COSTA

INFORMÁTICA PROF. RENATO DA COSTA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO FCC 2012 NOÇÕES DE : 1 Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e

Leia mais

Informática para Banca IADES. Hardware e Software

Informática para Banca IADES. Hardware e Software Informática para Banca IADES Conceitos Básicos e Modos de Utilização de Tecnologias, Ferramentas, Aplicativos e Procedimentos Associados ao Uso de Informática no Ambiente de Escritório. 1 Computador É

Leia mais

ATA - Exercícios Informática Carlos Viana. 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

ATA - Exercícios Informática Carlos Viana. 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercícios Informática Carlos Viana 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA EXERCÍCIOS CARLOS VIANA 22 - ( ESAF - 2004 - MPU - Técnico Administrativo ) O

Leia mais

Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET

Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET Hardware de Computadores Questionário II 1. A principal diferença entre dois processadores, um deles equipado com memória cache o

Leia mais

MODULO II - HARDWARE

MODULO II - HARDWARE MODULO II - HARDWARE AULA 01 O Bit e o Byte Definições: Bit é a menor unidade de informação que circula dentro do sistema computacional. Byte é a representação de oito bits. Aplicações: Byte 1 0 1 0 0

Leia mais

Hardware 2. O Gabinete. Unidades Derivadas do BYTE. 1 KB = Kilobyte = 1024B = 2 10 B. 1 MB = Megabyte = 1024KB = 2 20 B

Hardware 2. O Gabinete. Unidades Derivadas do BYTE. 1 KB = Kilobyte = 1024B = 2 10 B. 1 MB = Megabyte = 1024KB = 2 20 B 1 2 MODULO II - HARDWARE AULA 01 OBiteoByte Byte 3 Definições: Bit é a menor unidade de informação que circula dentro do sistema computacional. Byte é a representação de oito bits. 4 Aplicações: Byte 1

Leia mais

1 - Q82232 ( FCC - 2010 - MPE-RS - Agente Administrativo / Noções de Informática / Internet e intranet; )

1 - Q82232 ( FCC - 2010 - MPE-RS - Agente Administrativo / Noções de Informática / Internet e intranet; ) 1 - Q82232 ( FCC - 2010 - MPE-RS - Agente Administrativo / Noções de Informática / Internet e intranet; ) Para responder às questões de números 6 a 10, considere as funções originais dos produtos, versões

Leia mais

Prova do INSS 2012 Cargo Técnico FCC

Prova do INSS 2012 Cargo Técnico FCC Prova do INSS 2012 Cargo Técnico FCC Prof(a) Ana Lucia de Informática 18. Pedro trabalha em uma pequena imobiliária cujo escritório possui cinco computadores ligados em uma rede com topologia estrela.

Leia mais

Windows 7. Sistema Operacional

Windows 7. Sistema Operacional Windows 7 Sistema Operacional FCC - 2012 - TRE-SP - Técnico Judiciário O sistema operacional de um computador consiste em um a) conjunto de procedimentos programados, armazenados na CMOS, que é ativado

Leia mais

Caderno de Questões Informática

Caderno de Questões Informática 1. Na placa-mãe alguns componentes já vêm instalados e outros serão conectados na sua placa de circuito. Um exemplo típico de componente que já vem, nativamente, instalado na placa-mãe é: a) processador.

Leia mais

Informática Aplicada Revisão para a Avaliação

Informática Aplicada Revisão para a Avaliação Informática Aplicada Revisão para a Avaliação 1) Sobre o sistema operacional Windows 7, marque verdadeira ou falsa para cada afirmação: a) Por meio do recurso Windows Update é possível manter o sistema

Leia mais

02/03/2014. Conteúdo deste módulo. Curso de Preparatório para Concursos Públicos. Tecnologia da Informação REDES. Conceitos Iniciais

02/03/2014. Conteúdo deste módulo. Curso de Preparatório para Concursos Públicos. Tecnologia da Informação REDES. Conceitos Iniciais Curso de Preparatório para Concursos Públicos Tecnologia da Informação REDES Conceitos Iniciais; Classificações das Redes; Conteúdo deste módulo Equipamentos usados nas Redes; Modelos de Camadas; Protocolos

Leia mais

TRT 2ª REGIÃO (NOV/2008) FCC

TRT 2ª REGIÃO (NOV/2008) FCC TRT 2ª REGIÃO (NOV/2008) FCC 01. O Windows XP possui um componente chamado restauração do sistema que atua sobre o registry. Esse componente salva periodicamente, além de outros estados de software, (A)

Leia mais

SENAI São Lourenço do Oeste. Introdução à Informática. Adinan Southier Soares

SENAI São Lourenço do Oeste. Introdução à Informática. Adinan Southier Soares SENAI São Lourenço do Oeste Introdução à Informática Adinan Southier Soares Informações Gerais Objetivos: Introduzir os conceitos básicos da Informática e instruir os alunos com ferramentas computacionais

Leia mais

ATA - Exercícios Informática Carlos Viana. 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

ATA - Exercícios Informática Carlos Viana. 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercícios Informática Carlos Viana 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA EXERCÍCIOS CARLOS VIANA 01 -Existem vários tipos de vírus de computadores, dentre

Leia mais

COMPUTADORES PC. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br 24/11/2009 CRONOGRAMA INFORMÁTICA - BANRISUL EDITAL

COMPUTADORES PC. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br 24/11/2009 CRONOGRAMA INFORMÁTICA - BANRISUL EDITAL CRONOGRAMA INFORMÁTICA - BANRISUL Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br AULAS 1 E 2 CONCEITOS BÁSICOS/HARDWARE AULA 3 SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS AULA 4 EXCEL AULA 5 WORD AULA 6 CALC E WRITER AULAS

Leia mais

AFRE. a. ( ) Instalando um programa gerenciador de carregamento, como o LILO ou o GRUB. a. ( ) Data Werehouse ; Internet ; Linux

AFRE. a. ( ) Instalando um programa gerenciador de carregamento, como o LILO ou o GRUB. a. ( ) Data Werehouse ; Internet ; Linux 1. De que forma é possível alterar a ordem dos dispositivos nos quais o computador procura, ao ser ligado, pelo sistema operacional para ser carregado? a. ( ) Instalando um programa gerenciador de carregamento,

Leia mais

www.leitejunior.com.br 03/04/2012 13:47 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 03/04/2012 AO VIVO

www.leitejunior.com.br 03/04/2012 13:47 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 03/04/2012 AO VIVO 03/04/2012 13:47 QUESTÕES CESGRANRIO 03/04/2012 AO VIVO CONCURSO: TCE - RONDÔNIA CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO QUESTÃO 21 - No Microsoft Word, qual a extensão de um arquivo do tipo modelo de documento?

Leia mais

Assunto Backup Aula 6

Assunto Backup Aula 6 Assunto Backup Aula 6 Backup Cópia de Segurança O termo da informática backup vem do inglês. Mesmo sem uma tradução específica, a expressão americana tornou-se popular no Brasil, mas bem conhecidas mesmo

Leia mais

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador Microsoft Internet Explorer Browser/navegador/paginador Browser (Navegador) É um programa que habilita seus usuários a interagir com documentos HTML hospedados em um servidor web. São programas para navegar.

Leia mais

INTERNET OUTLOOK. 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta.

INTERNET OUTLOOK. 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta. Prof. Júlio César S. Ramos P á g i n a 1 INTERNET OUTLOOK 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta. A O Outlook Express permite criar grupo de pessoas

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES 1 2 REDES DE COMPUTADORES ADRIANO SILVEIRA ADR_SILVEIRA@YAHOO.COM.BR Classificação quanto ao alcance geográfico LAN Local Area Network, tem alcance em nível de empresas, órgãos, organizações ou casas.

Leia mais

Windows 7. Sistema Operacional

Windows 7. Sistema Operacional Windows 7 Sistema Operacional Um sistema operacional é um software de gerenciamento formado por um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema computacional, fornecendo uma interface

Leia mais

Questões de Concursos Tudo para você conquistar o seu cargo público

Questões de Concursos Tudo para você conquistar o seu cargo público Informática- Leandro Rangel, Analista Financeiro Contábil da AGU e professor do QConcursos.com 1- Q236949 CESGRANRIO - 2012 - Caixa - Técnico Bancário Em ambiente gráfico KDE, as diversas distribuições

Leia mais

Sérgio Cabrera Professor Informática 1

Sérgio Cabrera Professor Informática 1 1. A tecnologia que utiliza uma rede pública, como a Internet, em substituição às linhas privadas para implementar redes corporativas é denominada. (A) VPN. (B) LAN. (C) 1OBaseT. (D) 1OBase2. (E) 100BaseT.

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSOS

INFORMÁTICA PARA CONCURSOS INFORMÁTICA PARA CONCURSOS Prof. BRUNO GUILHEN Vídeo Aula VESTCON MÓDULO I - INTERNET Aula 01 O processo de Navegação na Internet. A CONEXÃO USUÁRIO PROVEDOR EMPRESA DE TELECOM On-Line A conexão pode ser

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN www.brunoguilhen.com.br. Prof. BRUNO GUILHEN

APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN www.brunoguilhen.com.br. Prof. BRUNO GUILHEN APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN www.brunoguilhen.com.br Prof. BRUNO GUILHEN MÓDULO I - INTERNET Aula 01 O processo de Navegação na Internet. O processo de Navegação na Internet A CONEXÃO USUÁRIO

Leia mais

COMPUTADORES PC. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br CRONOGRAMA INFORMÁTICA. AULAS 1 e 2 COMPUTADORES PC AULA 3 MS WINDOWS

COMPUTADORES PC. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br CRONOGRAMA INFORMÁTICA. AULAS 1 e 2 COMPUTADORES PC AULA 3 MS WINDOWS CRONOGRAMA AULAS 1 e 2 COMPUTADORES PC AULA 3 MS WINDOWS INFORMÁTICA Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br AULA 4 EDITORES DE TEXTO AULA 5 PLANILHAS DE CÁLCULO AULA 6 INTERNET O COMPUTADOR, INDEPENDENTE

Leia mais

Informática Aplicada Revisão para a Avaliação

Informática Aplicada Revisão para a Avaliação Informática Aplicada Revisão para a Avaliação 1) É necessário criar várias cópias de documentos importantes em locais diferentes. Esses locais podem ser pastas no HD interno ou HD externo, ou então em

Leia mais

Informática. Informática. Valdir. Prof. Valdir

Informática. Informática. Valdir. Prof. Valdir Prof. Valdir Informática Informática Valdir Prof. Valdir Informática Informática PROVA DPF 2009 Julgue os itens subseqüentes, a respeito de Internet e intranet. Questão 36 36 - As intranets, por serem

Leia mais

16/09/2012. Agenda. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução. Curso Conexão Noções de Informática. Aula 1 Arquitetura de Computadores (Hardware)

16/09/2012. Agenda. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução. Curso Conexão Noções de Informática. Aula 1 Arquitetura de Computadores (Hardware) Curso Conexão Noções de Informática Aula 1 Arquitetura de Computadores (Hardware) Agenda ; Arquitetura do Computador; ; ; Dispositivos de Entrada e Saída; Tipos de Barramentos; Unidades de Medidas. Email:

Leia mais

18º CONCURSO PARA ESTÁGIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

18º CONCURSO PARA ESTÁGIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 18º CONCURSO PARA ESTÁGIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL Você está recebendo as PROVAS OBJETIVA E SUBJETIVA, compostas por trinta questões objetivas e duas questões

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Curso de Administração Pública QUESTIONÁRIO SUPLEMENTAR 01

Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Curso de Administração Pública QUESTIONÁRIO SUPLEMENTAR 01 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Curso de Administração Pública Sistemas de Informação Gerenciais 2º Período 2013.2 QUESTIONÁRIO SUPLEMENTAR 01 FCC - 2013 - Banco do Brasil - Escriturário

Leia mais

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer INFORMÁTICA BÁSICA

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer INFORMÁTICA BÁSICA APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN O processo de Navegação na Internet INFORMÁTICA BÁSICA A NAVEGAÇÃO Programas de Navegação ou Browser : Internet Explorer; O Internet Explorer Netscape Navigator;

Leia mais

www.leitejunior.com.br 10/04/2012 19:30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 10/04/2012 AO VIVO

www.leitejunior.com.br 10/04/2012 19:30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 10/04/2012 AO VIVO QUESTÕES CESGRANRIO 10/04/2012 AO VIVO DE PETRÓLEO E DERIVADOS... QUESTÃO 21 - Um determinado usuário trabalha em uma rede que possui o servidor anpout.gov.br para envio de e-mails e o servidor anpin.gov.br

Leia mais

Falamos muito nele. Até teve a brincadeira do Jorge...

Falamos muito nele. Até teve a brincadeira do Jorge... Figura para as questões 23 e 24 PROVA I QUESTÃO 23 Com relação à figura apresentada, que ilustra uma janela do Internet Explorer 7 (IE7), assinale a opção correta. A Ao se clicar o botão, à direita do

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Conceitos básicos (Hardware/Software) CESPE

Conceitos básicos (Hardware/Software) CESPE Conceitos básicos (Hardware/Software) CESPE INDEA/MT (Adaptada). Cargo: Área: Técnico Agrícola Aplicação: 3/11/2002 1. Julgue os itens seguintes. 1. A função da placa de fax/modem é a de interligar o computador

Leia mais

8.2.11 Quebras de página 8.3 Exercícios para fixação

8.2.11 Quebras de página 8.3 Exercícios para fixação SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1.1 Conceitos básicos de informática e alguns termos usuais 1.2 Geração dos computadores 1.3 Evolução da tecnologia dos computadores 1.4 Sistema de informática 1.5 Tipos

Leia mais

aluno, Responda ao questionário e tire suas dúvidas caso as tenha.

aluno, Responda ao questionário e tire suas dúvidas caso as tenha. Recurso 1 MINISTRADO EM 27/05/2015 Prova da PM aluno, Responda ao questionário e tire suas dúvidas caso as tenha. ------------------Soldado_Policia_Militar_MG_2013 1. 33ª QUESTÃO Marque a alternativa CORRETA.

Leia mais

Correio Eletrônico Outlook Express. Prof. Rafael www.facebook.com/rafampsilva rafampsilva@yahoo.com.br

Correio Eletrônico Outlook Express. Prof. Rafael www.facebook.com/rafampsilva rafampsilva@yahoo.com.br Correio Eletrônico Outlook Express Prof. Rafael www.facebook.com/rafampsilva rafampsilva@yahoo.com.br O Microsoft Outlook é o principal cliente de mensagens e colaboração para ajudá-lo a obter os melhores

Leia mais

Noções de Hardware. André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com)

Noções de Hardware. André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Hardware André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Gerações de hardware Tipos de computadores Partes do Microcomputador Periféricos Armazenamento de

Leia mais

Prof. Mauricio Franceschini Duarte

Prof. Mauricio Franceschini Duarte CESPE ANVISA TÉCNICO ADMINISTRATIVO operação. [3] A pasta MEMORANDOS é uma subpasta de CARTAS. 1. Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Windows Explorer em um computador cujo sistema operacional

Leia mais

Prof. Arthur Salgado

Prof. Arthur Salgado Prof. Arthur Salgado O que é um sistema operacional? Conjunto de programas de sistemas situados entre os softwares aplicativos e o hardware Estabelece uma interface com o usuário Executa e oferece recursos

Leia mais

Exercícios. Prof.ª Helena Lacerda. helena.lacerda@gmail.com

Exercícios. Prof.ª Helena Lacerda. helena.lacerda@gmail.com Exercícios Prof.ª Helena Lacerda helena.lacerda@gmail.com 1) Qual, dentre os dispositivos periféricos listados abaixo, é o único que serve apenas como dispositivo de entrada? a) Alto falante b) Impressora

Leia mais

Polícia Rodoviária Federal

Polícia Rodoviária Federal 01) O equipamento que permite efetuar comunicação de dados por intermédio de uma linha telefônica é: A) a Placa Mãe. B) a CPU. C) a ROM. D) o Modem. E) a Winchester. 02) O periférico que apenas permite

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA Agente de Polícia Federal 2012

NOÇÕES DE INFORMÁTICA Agente de Polícia Federal 2012 NOÇÕES DE INFORMÁTICA Agente de Polícia Federal 2012 SUMÁRIO UNIDADE 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática 1.1 Tipos de computadores

Leia mais

Apresentação. Conceitos Iniciais. www.profricardobeck.com.br. contato@profricardobeck.com.br. Apresentação & Introdução.

Apresentação. Conceitos Iniciais. www.profricardobeck.com.br. contato@profricardobeck.com.br. Apresentação & Introdução. Apresentação www.profricardobeck.com.br contato@profricardobeck.com.br Apresentação & Introdução Condicionamento Material Didático Site / E-mail Testes? Edital Conceitos Iniciais 1 Mensurando Dados Sistemas

Leia mais

Cliente / Servidor. Servidor. Cliente. Cliente. Cliente. Cliente

Cliente / Servidor. Servidor. Cliente. Cliente. Cliente. Cliente Internet e Intranet Cliente / Servidor Cliente Servidor Cliente Cliente Cliente Cliente / Servidor SERVIDOR Computador ou equipamento que fornece algum tipo de serviço em redes (Armazenamento e compartilhamento

Leia mais

Apresentação. Conceitos Iniciais. Apresentação & Introdução. www.profricardobeck.com.br. contato@profricardobeck.com.br.

Apresentação. Conceitos Iniciais. Apresentação & Introdução. www.profricardobeck.com.br. contato@profricardobeck.com.br. Apresentação Apresentação & Introdução Condicionamento www.profricardobeck.com.br contato@profricardobeck.com.br Material Didático Site / E-mail Testes? Edital Mensurando Dados Sistemas de numeração Conceitos

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física)

Leia mais

Sumário. Capítulo I Introdução à Informática... 13. Capítulo II Hardware... 23. INFORMATICA 29jun.indd 7 22/07/2014 15:18:01

Sumário. Capítulo I Introdução à Informática... 13. Capítulo II Hardware... 23. INFORMATICA 29jun.indd 7 22/07/2014 15:18:01 Sumário Capítulo I Introdução à Informática... 13 1. Conceitos Básicos... 13 2. Hardware... 15 3. Software... 15 4. Peopleware... 16 5. Os Profissionais de Informática:... 16 6. Linguagem de Computador

Leia mais

02. A extensão padrão para arquivos de áudio digital no ambiente Windows é:

02. A extensão padrão para arquivos de áudio digital no ambiente Windows é: Prova sobre informática para concursos. 01 A definição de Microcomputador é: a) Equipamento com grade capacidade de memória principal (256 Megabytes), vários processadores, alta velocidade de processamento.

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília Introdução a Microinformática Turma H Redes e Internet Giordane Lima Porque ligar computadores em Rede? Compartilhamento de arquivos; Compartilhamento de periféricos; Mensagens

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio

Curso Técnico de Nível Médio Curso Técnico de Nível Médio Disciplina: Informática Básica 2. Hardware: Componentes Básicos e Funcionamento Prof. Ronaldo Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade

Leia mais

Conceitos Básicos de Informática. Antônio Maurício Medeiros Alves

Conceitos Básicos de Informática. Antônio Maurício Medeiros Alves Conceitos Básicos de Informática Antônio Maurício Medeiros Alves Objetivo do Material Esse material tem como objetivo apresentar alguns conceitos básicos de informática, para que os alunos possam se familiarizar

Leia mais

Como è feito computador

Como è feito computador Como è feito computador O computador contém uma parte elétrica e uma parte eletrónica. Parte elétrica é usada para transformar e dinstribuir a eletricidade que vem para os vários componentes. Parte eletrónica

Leia mais

REDES ESAF. leitejuniorbr@yahoo.com.br 1 Redes - ESAF

REDES ESAF. leitejuniorbr@yahoo.com.br 1 Redes - ESAF REDES ESAF 01 - (ESAF - Auditor-Fiscal da Previdência Social - AFPS - 2002) Um protocolo é um conjunto de regras e convenções precisamente definidas que possibilitam a comunicação através de uma rede.

Leia mais

Componentes de um Sistema de Computador

Componentes de um Sistema de Computador Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o equipamento (parte física) SOFTWARE: Instruções que dizem o que o computador deve fazer (parte

Leia mais

CCNA 1 Conceitos Básicos de Redes. Capítulo1 - Introdução à Redes. Associação dos Instrutores NetAcademy - Agosto de 2007 - Página

CCNA 1 Conceitos Básicos de Redes. Capítulo1 - Introdução à Redes. Associação dos Instrutores NetAcademy - Agosto de 2007 - Página CCNA 1 Conceitos Básicos de Redes Capítulo1 - Introdução à Redes 1 Requisitos para Conexão à Internet Para disponibilizar o acesso de um computador à rede, devem ser levados em consideração 03 parâmetros:

Leia mais

01. No Microsoft Word e no BrOffice Writer, alinhar, centralizar e justificar são opções de

01. No Microsoft Word e no BrOffice Writer, alinhar, centralizar e justificar são opções de Exercícios estilo FCC - 2011 01. No Microsoft Word e no BrOffice Writer, alinhar, centralizar e justificar são opções de (A) organização de desenhos. (B) ajustamento de células em planilhas. (C) formatação

Leia mais

APOSTILA CORREIOS VERSÕES AGP TAXA DE TRANSFERÊNCIA

APOSTILA CORREIOS VERSÕES AGP TAXA DE TRANSFERÊNCIA Outro fato ruim é que nem sempre os equipamentos que vêm junto com a placa-mãe têm boa qualidade. Por razões de custo, as fábricas escolhem equipamentos fracos, o que compromete o desempenho final da máquina.

Leia mais

INSS CESGRANRIO JAN/2005 5. FCC ABRIL 2006 1. Atualizada 18/06/2007 Neste curso os melhores alunos estão sendo preparados pelos melhores Professores 1

INSS CESGRANRIO JAN/2005 5. FCC ABRIL 2006 1. Atualizada 18/06/2007 Neste curso os melhores alunos estão sendo preparados pelos melhores Professores 1 FCC ABRIL 2006 1. CESGRANRIO JAN/2005 5. 6. 2. 7. 3. 8. 9. 4. Atualizada 18/06/2007 Neste curso os melhores alunos estão sendo preparados pelos melhores Professores 1 [[[[ INSS 10. CESGRANRIO JAN 2005

Leia mais

www.proinfocamamu.com.br

www.proinfocamamu.com.br www.proinfocamamu.com.br Prof. Miquéias Reale - www.proinfocamamu.com.br Professor: Miquéias Reale Diretor de Tecnologia da Reale Tech Telefone: (75) 3641-0056 / 8838-1300 E-mail: miqueias@realetech.com.br

Leia mais

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação Componentes Sistema Informação Hardware - Computadores - Periféricos Software - Sistemas Operacionais - Aplicativos - Suítes Peopleware - Analistas - Programadores - Digitadores

Leia mais

O GABARITO É A PARTIR DA PÁGINA 4, POIS AS ANTERIORES FORAM CORRIGIDAS EM SALA.

O GABARITO É A PARTIR DA PÁGINA 4, POIS AS ANTERIORES FORAM CORRIGIDAS EM SALA. O GABARITO É A PARTIR DA PÁGINA 4, POIS AS ANTERIORES FORAM CORRIGIDAS EM SALA. 71 O computador em uso não possui firewall instalado, as atualizações do sistema operacional Windows não estão sendo baixadas

Leia mais

Informática. Informática. Valdir

Informática. Informática. Valdir Informática Informática Valdir Questão 21 A opção de alterar as configurações e aparência do Windows, inclusive a cor da área de trabalho e das janelas, instalação e configuração de hardware, software

Leia mais

Exercícios da FCC- Prof. Marcelo Moreira

Exercícios da FCC- Prof. Marcelo Moreira OFFICE 1) (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) A gravação de macros no MS-Word, em sua configuração padrão e original A) é feita por intermédio do menu Formatar. B) serve para gravar uma sequência

Leia mais

GABARITO COMENTADO DE HARDWARE 1) Falsa O texto mostrado, descreve que o Pen Drive possui 8.192MB ou seja, 8 Gigas de Memória. Já a questão menciona que o texto exibido contém uma memória com capacidade

Leia mais

INFORMÁTICA 01. 02. 03. 04. 05.

INFORMÁTICA 01. 02. 03. 04. 05. INFORMÁTICA 01. Na Internet, os dois protocolos envolvidos no envio e recebimento de e-mail são: a) SMTP e POP b) WWW e HTTP c) SMTP e WWW d) FTP e WWW e) POP e FTP 02. O componente do Windows que é necessário

Leia mais

11 - Q34826 ( FCC - 2010 - DPE - SP - Oficial de Defensoria Pública / Noções de Informática / Internet e intranet; )

11 - Q34826 ( FCC - 2010 - DPE - SP - Oficial de Defensoria Pública / Noções de Informática / Internet e intranet; ) 11 - Q34826 ( FCC - 2010 - DPE - SP - Oficial de Defensoria Pública / Noções de Informática / Internet e intranet; ) Algumas Regras Gerais de Uso do Computador I. Sempre feche todas as aplicações abertas

Leia mais

3. O dispositivo a ser instalado para ajudar o processador do micro a gerar os gráficos tridimencionais de forma mais eficiente é:

3. O dispositivo a ser instalado para ajudar o processador do micro a gerar os gráficos tridimencionais de forma mais eficiente é: Desafio 3 INFORMÁTICA PARA O TRT Queridos alunos, vencem o desafio os 3 primeiros alunos a enviar as respostas corretas para o meu e-mail Sergio.exclusiva@gmail.com, mas tem que acertar todas... ;-) Boa

Leia mais

Informática. Rodrigo Schaeffer

Informática. Rodrigo Schaeffer Informática Rodrigo Schaeffer PREFEITURA DE PORTO ALEGRE- INFORMÁTICA Conceitos básicos de Word 2007; formatar, salvar e visualizar arquivos e documentos; alinhar, configurar página e abrir arquivos; copiar,

Leia mais

Informática. Aulas: 01 e 02/12. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.

Informática. Aulas: 01 e 02/12. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM. Informática Aulas: 01 e 02/12 Prof. Márcio Hollweg UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO

Leia mais

Introdução à Informática ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Introdução à Informática ARQUITETURA DE COMPUTADORES Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Engenharia Ambiental Prof.: Maico Petry Introdução à Informática ARQUITETURA DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Informática Aplicada O Que éinformação? Dados

Leia mais

LFG MAPS. INTERNET 08 questões

LFG MAPS. INTERNET 08 questões INTERNET 08 questões 1 - ( Prova: CESPE - 2009 - Polícia Federal - Agente Internet e intranet; Navegador Internet (Browser); ) Julgue os itens subsequentes, a respeito de Internet e intranet. LFG MAPS

Leia mais

Exercícios INFORMÁTICA APLICADA 1 PROF(A) ANA CÉLIA

Exercícios INFORMÁTICA APLICADA 1 PROF(A) ANA CÉLIA Exercícios 1. No Linux tem-se acesso restrito ao código fonte e no Windows o acesso total ao código fonte. 2. Analise as seguintes afirmações relativas à liberdade dos usuários de um Software livre. I.

Leia mais

sobre Hardware Conceitos básicos b Hardware = é o equipamento.

sobre Hardware Conceitos básicos b Hardware = é o equipamento. Conceitos básicos b sobre Hardware O primeiro componente de um sistema de computação é o HARDWARE(Ferragem), que corresponde à parte material, aos componentes físicos do sistema; é o computador propriamente

Leia mais

MOTAGEM E MANUTENÇÃO Hardware. Professor: Renato B. dos Santos

MOTAGEM E MANUTENÇÃO Hardware. Professor: Renato B. dos Santos MOTAGEM E MANUTENÇÃO Hardware Professor: Renato B. dos Santos 1 O computador é composto, basicamente, por duas partes:» Hardware» Parte física do computador» Elementos concretos» Ex.: memória, teclado,

Leia mais

Introdução. à Informática. Wilson A. Cangussu Junior. Escola Técnica Centro Paula Souza Professor:

Introdução. à Informática. Wilson A. Cangussu Junior. Escola Técnica Centro Paula Souza Professor: Introdução à Informática Escola Técnica Centro Paula Souza Professor: Wilson A. Cangussu Junior Vantagens do computador Facilidade de armazenamento e recuperação da informação; Racionalização da rotina,

Leia mais

FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico).

FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico). FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico). CLIENTE DE EMAIL - OUTLOOK (Microsoft Office). - Outlook Express (Windows). - Mozilla Thunderbird (Soft Livre). - Eudora. - IncredMail.

Leia mais

Fundamentos em Informática

Fundamentos em Informática Fundamentos em Informática 04 Organização de Computadores nov/2011 Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento Processador (ou microprocessador) responsável pelo tratamento

Leia mais

Prova dos Correios - Comentada

Prova dos Correios - Comentada Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 www.premiumconcursos.com 1 Texto para as questões de 1 a 3 A figura abaixo ilustra uma janela do Microsoft Office Excel 2007 com uma

Leia mais

DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA - CONCURSO BB 2015 -

DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA - CONCURSO BB 2015 - DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA - CONCURSO - Professor Esp. Wellington de Oliveira Graduação em Ciência da Computação Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior Pós-Graduação MBA em Gerenciamento de

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. O Sistema PrinterTux O Printertux é um sistema para gerenciamento e controle de impressões. O Produto consiste em uma interface web onde o administrador efetua o cadastro

Leia mais

Trabalho 01 Conceitos básicos de Microinformática

Trabalho 01 Conceitos básicos de Microinformática Trabalho 01 Conceitos básicos de Microinformática Disciplina: Informática. Professor: Denis Henrique Caixeta. Valor: 4 pontos Visto no caderno 1) Quais são as características dos primeiros computadores?

Leia mais

Assinale a alternativa que apresenta as fórmulas CORRETAS para calcular E4 e D6, respectivamente:

Assinale a alternativa que apresenta as fórmulas CORRETAS para calcular E4 e D6, respectivamente: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO 6 INFORMÁTICA QUESTÕES DE 21 A 40 21. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta CORRETAMENTE ferramentas existentes em softwares de escritório (BrOffice ou Microsoft

Leia mais

Aula 02 Software e Operações Básicas. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 02 Software e Operações Básicas. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 02 Software e Operações Básicas Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Revisando Como um computador funciona: Entrada (Dados) Processamento (Análise dos Dados)

Leia mais

TRT ESPECIAL FCC INFORMÁTICA EXCEL PROFESSOR MARCELO NASCIMENTO. português.

TRT ESPECIAL FCC INFORMÁTICA EXCEL PROFESSOR MARCELO NASCIMENTO. português. TRT ESPECIAL FCC INFORMÁTICA EXCEL PROFESSOR MARCELO NASCIMENTO 01. FCC - 2012 - TJ-PE Téc. Jud. - Técnico em Enfermagem Considere a seguinte situação em uma planilha MS-Excel (2003): d) =SOMA(B2+"@"+C2)

Leia mais

15/08/2013 DIREITO DA. Professor: Luis Guilherme Magalhães (62) 9607-2031 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

15/08/2013 DIREITO DA. Professor: Luis Guilherme Magalhães (62) 9607-2031 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA DIREITO DA INFORMÁTICA Professor: Luis Guilherme Magalhães (62) 9607-2031 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1 CONCEITOS BÁSICOS Informática infor + mática. É o tratamento da informação de forma automática Dado

Leia mais

Microinformática. Perguntas:

Microinformática. Perguntas: Microinformática UNICERP Disciplina: Informática Prof. Denis Henrique Caixeta Perguntas: Como foi a evolução da computação? Qual a função do computador? O que é Hardware? O que é Software? BIT, Byte, etc

Leia mais

www.leitejunior.com.br 26/04/2012 19:30 Leite Júnior QUESTÕES CESPE 26/04/2012 AO VIVO

www.leitejunior.com.br 26/04/2012 19:30 Leite Júnior QUESTÕES CESPE 26/04/2012 AO VIVO QUESTÕES CESPE 26/04/2012 AO VIVO CONCURSO: SEGER / ES Com referência à tela Painel de controle do sistema operacional Windows e ao sistema operacional Windows, julgue os itens a seguir. 31 No Windows,

Leia mais

SUMÁRIO. 6. FERRAMENTAS E APLICATIVOS ASSOCIADOS À INTERNET: navegação, correio eletrônico, grupos de discussão, busca e pesquisa...

SUMÁRIO. 6. FERRAMENTAS E APLICATIVOS ASSOCIADOS À INTERNET: navegação, correio eletrônico, grupos de discussão, busca e pesquisa... RAFAEL MACEDO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 162 QUESTÕES DE PROVAS DA BANCA ORGANIZADORA DO CONCURSO SEFAZ/MS E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE MS GABARITADAS. Seleção das Questões: Prof. Rafael Macedo Coordenação

Leia mais

E-mail (eletronic mail )

E-mail (eletronic mail ) E-mail (eletronic mail ) alice@gmail.com bob@yahoo.com.br Alice escreve uma carta Entrega no correio da sua cidade Que entrega pra o carteiro da cidade de Bob Bob responde também através de carta 1 Processo

Leia mais

Aula 01 Introdução à Informática. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br www.profbrunogomes.com.br

Aula 01 Introdução à Informática. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br www.profbrunogomes.com.br Aula 01 Introdução à Informática Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br www.profbrunogomes.com.br Agenda da Aula Introdução à Informática; Dados x Informação; O Computador (Hardware); Unidades de medida.

Leia mais

EXERCÍCIOS SIMULADO ELABORADO PELO PROFESSOR ANDRÉ ALENCAR

EXERCÍCIOS SIMULADO ELABORADO PELO PROFESSOR ANDRÉ ALENCAR EXERCÍCIOS SIMULADO ELABORADO PELO PROFESSOR ANDRÉ ALENCAR Com base no Windows XP, na figura ao lado, julgue os itens que se seguem: 01- É possível afirmar que ao se clicar em O que mais devo saber sobre

Leia mais