Cassandra: Requisições de clientes e integração com Hadoop. Jorge Faria Fernandes Mycke Richard Guntijo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cassandra: Requisições de clientes e integração com Hadoop. Jorge Faria Fernandes - 090652 Mycke Richard Guntijo - 090662"

Transcrição

1 Cassandra: Requisições de clientes e integração com Hadoop Jorge Faria Fernandes Mycke Richard Guntijo

2 Sumário Requisições de Clientes Coordinator Requisições de Leitura Requisições de Leitura em Múltiplos Data Centers Requisições de Escrita

3 Sumário Hadoop HDFS MapReduce Pig Hive Mahout Sqoop Cassandra File System

4 Requisições de Clientes Todos os nós no Cassandra são peers. Uma requisição de leitura ou de escrita pode ser destinada a qualquer nó do cluster. Quando um cliente se conecta a um nó do cluster, o respectivo nó se torna o coordinator para tal operação.

5 Coordinator O papel do nó coordinator é atuar como um proxy entre a aplicação cliente e os nós que possuem os dados requisitados.

6 Coordinator

7 Coordinator O nó coordinator determina quais nós do anel devem atender a requisição do cliente baseado em dois parâmetros: Estratégia de replicação de dados; Configuração de particionamento.

8 Coordinator Estratégia de replicação de dados SimpleStrategy Utilizada em ambientes de single Data Center. Insere a primeira réplica em um nó determinado pelo particionador e as demais são inseridas nos nós do anel que forem mais próximos, no sentido horário.

9 Coordinator Estratégia de replicação de dados NetworkTopologyStrategy Utilizada em ambientes de múltiplos Data Centers. Determina quantas réplicas haverão em cada Data Center, sendo que elas podem ser em racks diferentes: Duas réplicas por Data Center. Três réplicas por Data Center.

10 Coordinator Estratégia de replicação de dados

11 Coordinator Configuração de particionamento Murmur3Partitioner (default) Distribui uniformemente os dados ao longo do cluster de acordo com os valores de hash do MurmurHash. RandomPartitioner Distribui uniformemente os dados ao longo do cluster de acordo com os valores de hash do MD5. ByteOrderedPartitioner Mantém uma distribuição ordenada lexicalmente por chaves de bytes.

12 Requisições de Escrita O nó coordinator envia uma requisição de escrita para todas as réplicas que contém a row que será gravada. Se todos os nós réplicas estiverem ativos e disponíveis, eles começarão a escrever, independente do nível de consistência especificado pelo cliente. O nível de consistência de escrita determina quantos nós réplicas devem responder com um ack de sucesso para que a gravação seja cosiderada bem sucedida.

13 Requisições de Escrita "Sucesso" significa que os dados foram escritos no commit log e na memtable.

14 Requisições de Escrita Níveis de consistência de escrita: ANY: a escrita é realizada com sucesso em pelo menos um nó, incluindo os nós com hinted Handoff. ONE: a escrita é realizada com sucesso no commit log e na memtable de pelo menos um nó réplica. TWO: a escrita é realizada com sucesso no commit log e na memtable de pelo menos dois nós réplicas. THREE: a escrita é realizada com sucesso no commit log e na memtable de pelo menos três nós réplicas. QUORUM: a escrita é realizada com sucesso em um quorum de nós. Quorum = (replication_factor / 2) + 1 *rounded down.

15 Requisições de Escrita Níveis de consistência de escrita: LOCAL_QUORUM: a escrita é realizada com sucesso em um quorum de nós no mesmo Data Center do nó coordinator. EACH_QUORUM: a escrita é realizada com sucesso em um quorum de nós em cada Data Center. ALL: a escrita é realizada com sucesso em todos os nós réplicas. Se uma das réplicas não responder a operação de escrita é bloqueada ou falha.

16 Requisições de Escrita Hinted Handoff Para reduzir o tempo de restauração da consistência de um nó que falha após ele retornar ao cluster. Para garantir absoluta disponibilidade de escrita para aplicações não toleráveis a falha de escrita, mas toleráveis a inconsistência de leituras. Quando um réplica está indisponível no momento da escrita, uma réplica ativa armazena uma hint. Hints: A posição da réplica que está indisponível. A chave da row que será inserida posteriormente.

17 Requisições de Escrita Hinted Handoff Se o nível de consistência de escrita for ANY e todas as réplicas estiverem indisponíveis, a escrita pode ser executada com sucesso. Nesse caso as hints são armazenadas no nó coordinator, mas ficam indisponíveis para leitura até que as réplicas se tornem disponíveis e a escrita seja realizada nelas. O nó coordinator pode armazenar hints independente do nível de consistência, mas caso ele não consiga enviar a hint para as réplicas, caso elas demorem a ficar disponíveis, um TimeOutException é gerado, porém, para o Cassandra um timeout não é considerado falha para

18 Requisições de Escrita Hinted Handoff Por padrão as hints são armazenadas por uma hora, uma vez que se o tempo for maior que este o nó é considerado morto e nesse caso é necessário utilizar um repair para re-replicar os dados antes da falha ocorrer. Este tempo pode ser configurado através do parâmetro max_hint_window_in_ms no arquivo cassandra.yaml.

19 Requisições de Escrita

20 Requisições de Escrita em Múltiplos Data Centers

21 Requisições de Leitura Existem dois tipos de leituras que um nó coordinator pode enviar para uma réplica: Requisição direta de leitura A quantidade de réplicas contactadas por este tipo de leitura é determinada pelo nível de consistência especificado pelo cliente. Solicitação de repair de leitura em background Tais requisições são enviadas para quaisquer réplicas adicionais que não receberam uma requisição direta, elas garantem que a row requisitada se tornará consistente em todas as réplicas.

22 Requisições de Leitura Níveis de consistência de leitura: ONE: Retorna uma resposta da réplica mais próxima (determinada pelo snitch). Por padrão, um repair de leitura roda em background para tornar as outras réplicas consistentes.. TWO: Retorna o dado mais recente de duas das réplicas mais próximas. THREE: Retorna o dado mais recente de três das réplicas mais próximas. QUORUM: Retorna o registro com o timestamp mais recente, uma vez que um quorum de réplicas atendeu à solicitação.

23 Requisições de Leitura Níveis de consistência de leitura: LOCAL_QUORUM: Retorna o registro com o timestamp mais recente, uma vez que um quorum de réplicas do mesmo Data Center que o nó coordinator atendeu à solicitação. Evita a latência de comunicação entre os Data Centers. EACH_QUORUM: Retorna o registro com o timestamp mais recente, uma vez que um quorum de réplicas em cada Data Center do cluster atendeu à solicitação. ALL: Retorna o registro com o timestamp mais recente, uma vez que todas as réplicas atenderam à solicitação. A operação de leitura falhará se uma réplica não responder.

24 Requisições de Leitura

25 Hadoop Implementação do algorítmo MapReduce; Alta latência de análise e baixa latência de acesso em tempo real são necessárias; Limitações: Pesquisas repetitivas; Falta de controle de mapeamento e redução.

26 Hadoop Hadoop Distributed File System; Tolerância a falhas; Reiniciando tarefas; Replicação de dados. Não usado para leituras e escritas randômicas; Execução especulativa.

27 Hadoop

28 Hadoop Distributed File System (HDFS) Baseado no Google File System (GFS); Design: Falhas vão ocorrer; Arquivos serão grandes; Uma vez escritos e fechados, serão apenas lidos; Apenas um leitor por vez; Acesso garantido à banda para operações de baixa latência.

29 Hadoop Distributed File System (HDFS) Arquivos HDFS são unidos em blocos; Dois tipo de nó: NameNode, único, gerencia o namespace: caminho dos mapas de arquivo e nomes com blocos e suas localizações; DataNode, mantém blocos de dados e servidores de requisições r/w de clientes. Decide onde cada bloco de dado replicado é armazenado.

30 Hadoop Distributed File System (HDFS)

31 MapReduce Map; Transformar uma entrada de dados em uma saída chave/valor; Reduce; map(key1,value1) -> list<key2,value2> Pega todos os valores de uma chave específica e gera uma nova lista reducida como saída. reduce(key2, list<value2>) -> list<value3>

32 MapReduce Usualmente HDFS e MapReduce rodam no mesmo datacenter.

33 HBase Modelado a partir do Google BigTable; Roda em cima do HDFS sanando as mesmas necessidades do uso de BigTable pra Hadoop.

34 Pig Plataforma para análise de grandes blocos de dados; Linguagem de fluxo de dados orientado a "Pig Latin"; Funções de transformação de dados; Linguagem de alto nível para serialização de dados. Desenvolvido pelo Yahoo!

35 Pig Operações básicas; LOAD; FOREACH..GENERATE; GROUP; JOIN; DUMP/STORE.

36 Pig

37 Hive Baseado em SQL; Análise de grandes quantidades de dados; Processamento de log, mineração de textos, indexação de documentos... Desenvolvido pelo Facebook.

38 Mahout Componente do Hadoop; Oferece aprendizado; Exemplo: Recomendação de produtos. Gera um.txt da análise.

39 Sqoop Auxília a transferência de dados entre RDBMS, Hadoop e entre outros, como NoSQL.

40 Cassandra File System Compressão de blocos com google snappy (Zippy, compressão 250MB/s descompressão 500MB/s); Construido em ColumnFamilies inode e blocks. Dados gravados como ByteBuffer internamente.

41 HDFS vs CFS Cassandra File System provê uma armazenamento que torna Hadoopmais fácil e rápido de ser aplicado; Baseado em P2P, sem mestre; Completamente transparente, MapReduce, Hive, Pig, Mahout.

42 HDFS vs CFS Serviços do Hadoop são substituídos, (NameNode, SecundaryNameNode e DataNode); Armazenamento compartilhado não é mais necessário; Performance igual.

43 Referências 1. Cassandra 1.2 Documentation. com/docs/1.2/ 2. Cassandra Consistency level on Write and Read Cassandra integration with Hadoop. datastax.com/docs/datastax_enterprise2.2/solutions/hadoop_index 4. DataStax Combines Hadoop, Cassandra, Hive into One Happy Big Data Family. http: //

44 Referências 5. Cassandra The Definitive Guide - O' Reilly. 6. Artigos do DataStax.

Seminário apresentado em 29/06/2017 Disciplina: Sistemas Distribuídos Professora: Noemi Rodriguez Aluno: Ricardo Dias

Seminário apresentado em 29/06/2017 Disciplina: Sistemas Distribuídos Professora: Noemi Rodriguez Aluno: Ricardo Dias Seminário apresentado em 29/06/2017 Disciplina: Sistemas Distribuídos Professora: Noemi Rodriguez Aluno: Ricardo Dias Visão Geral Alta disponibilidade & tolerante a falhas Banco de dados distribuído de

Leia mais

Bruno Antunes da Silva UFSCar - Sorocaba

Bruno Antunes da Silva UFSCar - Sorocaba Bruno Antunes da Silva UFSCar - Sorocaba Introdução HDFS Arquitetura Leitura e escrita Distribuição de nós Controle de réplicas Balancer MapReduce Conclusão Aplicações web com grandes quantidades de dados

Leia mais

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Sistemas de Arquivos- Parte 2 Pontos importantes de um sistema de arquivos Vários problemas importantes devem

Leia mais

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina - Sistemas Distribuídos Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 5 Comunicação em Sistemas Distribuídos Sumário Comunicação

Leia mais

NoSQL Apache Cassandra para DBAs. Conceitos básicos que todo DBA deve conhecer sobre Apache Cassandra.

NoSQL Apache Cassandra para DBAs. Conceitos básicos que todo DBA deve conhecer sobre Apache Cassandra. NoSQL Apache Cassandra para DBAs Conceitos básicos que todo DBA deve conhecer sobre Apache Cassandra. Apresentação Pessoal Ronaldo Martins: Há mais de 14 anos dedicado à tecnologias Oracle, passando pelas

Leia mais

Introdução Ferramentas Unix MapReduce Outras Ferramentas. Batch Processing. Fabiola Santore. Universidade Federal do Paraná

Introdução Ferramentas Unix MapReduce Outras Ferramentas. Batch Processing. Fabiola Santore. Universidade Federal do Paraná Fabiola Santore Universidade Federal do Paraná Sumário 1. Introdução 2. Ferramentas Unix 2.1 Análise de log 2.2 Filosofia Unix 3. MapReduce 3.1 Procedimento 3.2 Reduce: Joins e Agrupamento 3.3 Análise

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Interconexão do Computador Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br Material do prof. Sílvio Fernandes -

Leia mais

Arquitectura interna de um computador

Arquitectura interna de um computador Arquitectura interna de um computador Trabalho elaborado por: Carla Ventura e Sandra Jacinto 1 Descrição de uma tarefa Fases de execução de uma tarefa Unidades de execução de uma tarefa Computador como

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Gustavo Henrique Gonçalves Mateus Freitas Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Introdução Neste trabalho será apresentado como é feita a leitura, escrita e consistência

Leia mais

BUSINESS INTELLIGENCE E DATA WAREHOUSE. Big Data Conceitos, Técnicas, Ferramentas e Arquitetura. tutorpro.com.br cetax.com.br

BUSINESS INTELLIGENCE E DATA WAREHOUSE. Big Data Conceitos, Técnicas, Ferramentas e Arquitetura. tutorpro.com.br cetax.com.br BUSINESS INTELLIGENCE E DATA WAREHOUSE Big Data Conceitos, Técnicas, Ferramentas e Arquitetura tutorpro.com.br cetax.com.br Quem somos 2 3 Objetivos do Curso de Big Data 4 Alinhamento das expectativas

Leia mais

Big Data Open Source com Hadoop

Big Data Open Source com Hadoop Big Data Open Source com Hadoop Palestrante: Marcio Junior Vieira marcio@ambientelivre.com.br Realização: Marcio Junior Vieira 14 anos de experiência em informática, vivência em desenvolvimento e análise

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE PROCESSAMENTO DISTRIBUÍDO EM LARGA ESCALA COM HADOOP

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE PROCESSAMENTO DISTRIBUÍDO EM LARGA ESCALA COM HADOOP AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE PROCESSAMENTO DISTRIBUÍDO EM LARGA ESCALA COM HADOOP Débora Stefani Lima de Souza dsls@cin.ufpe.br Orientador: Dr. Paulo Romero Martins Maciel INTRODUÇÃO Nem sempre os dados

Leia mais

1.1. Definição do Problema

1.1. Definição do Problema 13 1 Introdução Uma das principais preocupações de área de engenharia de software diz respeito à reutilização [1]. Isso porque a reutilização no contexto de desenvolvimetno de software pode contribuir

Leia mais

Sistemas Distribuídos Capítulo 4 - Aula 5

Sistemas Distribuídos Capítulo 4 - Aula 5 Sistemas Distribuídos Capítulo 4 - Aula 5 Aula Passada Clusters de Servidores Migração de Código Comunicação (Cap. 4) Aula de hoje Chamada de Procedimento Remoto - RPC Fundamentos 1 Chamada de Procedimento

Leia mais

INF 1010 Estruturas de Dados Avançadas. Indexação em Espaços Multidimensionais. 2012 DI, PUC-Rio Estruturas de Dados Avançadas 2012.

INF 1010 Estruturas de Dados Avançadas. Indexação em Espaços Multidimensionais. 2012 DI, PUC-Rio Estruturas de Dados Avançadas 2012. INF 1010 Estruturas de Dados Avançadas Indexação em Espaços Multidimensionais Tópicos Motivação Indexação de pontos em espaços multidimensionais Curvas de preenchimento Hash Particionado Grade Regular

Leia mais

Informática Parte 10 Prof. Márcio Hunecke

Informática Parte 10 Prof. Márcio Hunecke Escriturário Informática Parte 10 Prof. Márcio Hunecke Informática CONCEITOS DE MAPREDUCE E HDFS/HADOOP/YARN 2.7.4 Big Data O termo Big Data refere-se a um grande conjunto de dados armazenados e baseia-se

Leia mais

Elementos básico de uma rede Samba - Local Master Browser

Elementos básico de uma rede Samba - Local Master Browser Servidor Samba Linux Samba é o protocolo responsável pela integração de máquinas Linux com Windows, permitindo assim a criação de redes mistas utilizando servidores Linux e clientes Windows. Samba, é uma

Leia mais

Arquiteturas para Sistemas Distribuídos I

Arquiteturas para Sistemas Distribuídos I Arquiteturas para Sistemas Distribuídos I Pedro Ferreira Departamento de Informática Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Tópicos Estilos Arquiteturais: formas de desenhar o software do SD Organização

Leia mais

BIG DATA PODEMOS DIZER QUE SÃO DADOS GRANDES?

BIG DATA PODEMOS DIZER QUE SÃO DADOS GRANDES? 1 BIG DATA PODEMOS DIZER QUE SÃO DADOS GRANDES? Deyvirson Mendonça SUMÁRIO Definição Os Vs do Big Data Desafios Hadoop BD e Big Data PARA COMEÇAR O QUE SÃO DADOS? Informações diversas, que podem ser organizadas

Leia mais

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos

Leia mais

Processamento de INDUSTRIA 4.0. Big Data. Aula #10 - Processamento distribuído de dados FONTE: DELIRIUM CAFE EDUARDO CUNHA DE ALMEIDA

Processamento de INDUSTRIA 4.0. Big Data. Aula #10 - Processamento distribuído de dados FONTE: DELIRIUM CAFE EDUARDO CUNHA DE ALMEIDA INDUSTIA 4.0 Processamento de Big Data FONTE: DELIIU CAFE Aula #10 - Processamento distribuído de dados EDUADO CUNHA DE ALEIDA Agenda - Divisão do problema - apeduce - Hadoop - SQL-on-Hadoop: Hive 2 Divisão

Leia mais

Um Servidor Escalável para Bases Massivas de

Um Servidor Escalável para Bases Massivas de Um Servidor Escalável para Bases Massivas de Dados Geográficos Leandro da Silva Santos Orientador: Tiago Garcia de Senna Carneiro Co-orientador: Ricardo Augusto Rabelo Oliveira Departamento de Computação

Leia mais

INTERNET GROUP MANAGEMENT PROTOCOL - IGMP

INTERNET GROUP MANAGEMENT PROTOCOL - IGMP INTERNET GROUP MANAGEMENT PROTOCOL - IGMP O IGMP é um mecanismo para troca de informações entre um dispositivo e o roteador multicast mais próximo, permitindo determinar se um pacote multicast deve ser

Leia mais

SIG. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio

SIG. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio SIG USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio Os Sistemas de Informações e os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) podem ser manuais e eletrônicos. I parte SIGs eletrônicos Tecnologias

Leia mais

Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 6 - Threads

Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 6 - Threads Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 6 - Threads Com o conceito de múltiplos threads (multithread) é possível

Leia mais

CURSO DE MOLDES EM MÓDULOS OU COMPLETO

CURSO DE MOLDES EM MÓDULOS OU COMPLETO CURSO DE MOLDES EM MÓDULOS OU COMPLETO Com Prof/Artista.: Vinicios Jorge Curso de Moldes Fusion FX e Mundo Mágico arte compartilhada Este curso foi pensado e desenvolvido para que você possa aprender e

Leia mais

Passagens de Mensagens

Passagens de Mensagens Passagens de Mensagens Felipe A. Cavani Caio Scaramucci Orientador: Prof. Norian Marranghello 11/04/2002 1 Sumário 1 Introdução 2 2 Primitivas básicas de comunicação 2 2.1 Serviço de transporte.......................

Leia mais

Haddop, MapReduce e Spark

Haddop, MapReduce e Spark Haddop, MapReduce e Spark Fabrício Olivetti de França Universidade Federal do ABC Tópicos 1. Conceitos Básicos 2. MapReduce 3. Spark 4. Transformações Básicas 5. Ações Básicas 1 Conceitos Básicos Hadoop

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre movimentos de mercadorias em estoque.

Bem-vindo ao tópico sobre movimentos de mercadorias em estoque. Bem-vindo ao tópico sobre movimentos de mercadorias em estoque. Neste tópico, veremos como realizar a entrada e a saída de mercadorias e como movimentá-las entre estoques. Você aprenderá a criar recebimentos

Leia mais

Arquitetura de Computadores - Módulos de E/S. por Helcio Wagner da Silva

Arquitetura de Computadores - Módulos de E/S. por Helcio Wagner da Silva Arquitetura de Computadores - Módulos de E/S por Helcio Wagner da Silva Modelo Geral de um Módulo de E/S Barramento de Endereço Barramento de Dados Barramento de Controle Módulo de E/S Conexões com Dispositivos

Leia mais

Prof a Andréa Schwertner Charão DELC/CT/UFSM

Prof a Andréa Schwertner Charão DELC/CT/UFSM Modelos de Computadores Paralelos Prof a Andréa Schwertner Charão DELC/CT/UFSM Sumário Modelos de computadores paralelos Classificações "acadêmicas" Tendências de mercado TOP500 Impacto na programação

Leia mais

Software Configurador

Software Configurador Software Configurador Versão 2.0 Software Configurador Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste documento deve ser reproduzida sem a permissão por escrito do desenvolvedor. Sumário 3 Sumário Capítulo

Leia mais

Árvores Splay. Mestrado em Ciência da Computaçã. ção Estruturas de Dados Prof. Dr. Paulo Roberto Gomes Luzzardi Aluna: Nelsi Warken

Árvores Splay. Mestrado em Ciência da Computaçã. ção Estruturas de Dados Prof. Dr. Paulo Roberto Gomes Luzzardi Aluna: Nelsi Warken Árvores Splay Mestrado em Ciência da Computaçã ção Estruturas de Dados Prof. Dr. Paulo Roberto Gomes Luzzardi Aluna: Nelsi Warken Características Inventada por Adel' son Vel' skii e Landis - 1962. Estudos

Leia mais

Informática Parte 11 Prof. Márcio Hunecke

Informática Parte 11 Prof. Márcio Hunecke Escriturário Informática Parte 11 Prof. Márcio Hunecke Informática FERRAMENTAS DE INGESTÃO DE DADOS (SQOOP 1.4.6, FLUME 1.7.0, NIFI 1.3.0 E KAFKA 0.11.0) Visão geral sobre os quatro componentes Fazem

Leia mais

2) Em relação aos algoritmos de sincronização de relógios:

2) Em relação aos algoritmos de sincronização de relógios: Curso: REDES Disciplina: SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Professor (a): MARCELA SANTOS Data da Aplicação: 23 de maio de 2010 Teste referente à AV2 Nota: Visto do Professor (a): Nome: 1) Sistemas monoprocessados

Leia mais

Especialização Disciplina Sistemas Distribuídos Prof. Cesar A. Tacla UTFPR/Curitiba

Especialização Disciplina Sistemas Distribuídos Prof. Cesar A. Tacla UTFPR/Curitiba - 1 - - 2 - - 3 - A arquitetura de um sistema é a sua estrutura em termos dos elementos (componentes) constituintes. O objetivo de uma arquitetura (e de dividi-la em componentes) é assegurar que a estrutura

Leia mais

Um Sistema de Compartilhamento de Arquivos entre Grupos de Pessoas

Um Sistema de Compartilhamento de Arquivos entre Grupos de Pessoas Um Sistema de Compartilhamento de Arquivos entre Grupos de Pessoas Gian Carlo Salvati 1 1 Bacharelado em Ciências da Computação, 2004 INE - Departamento de Informática e Estatística Universidade Federal

Leia mais

COMPUTAÇÃO EM NUVEM E PROCESSAMENTO MASSIVO DE DADOS Conceitos, tecnologias e aplicações

COMPUTAÇÃO EM NUVEM E PROCESSAMENTO MASSIVO DE DADOS Conceitos, tecnologias e aplicações COMPUTAÇÃO EM NUVEM E PROCESSAMENTO MASSIVO DE DADOS Conceitos, tecnologias e aplicações Jaqueline Joice Brito Slides em colaboração com Lucas de Carvalho Scabora Sumário Computação em Nuvem Definição

Leia mais

Tutorial Suporte Técnico da DTI

Tutorial Suporte Técnico da DTI Tutorial Suporte Técnico da DTI Sumário Como Fazer uma Requisição Como Acompanhar uma Requisição Como Avaliar uma Requisição Como Fazer uma Requisição Abra o navegador Chrome ou Firefox e acesse o seguinte

Leia mais

Benjamin Bengfort Jenny Kim

Benjamin Bengfort Jenny Kim Benjamin Bengfort Jenny Kim Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of Data Analytics with Hadoop, ISBN 9781491913703 2016 Benjamin Bengfort, Jenny Kim. This translation is published

Leia mais

NORMA TÉCNICA E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR ALTERAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO

NORMA TÉCNICA E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR ALTERAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO NORMA TÉCNICA E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR ALTERAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO Referência: NT-AI.04.03.01 http://www.unesp.br/ai/pdf/nt-ai.04.03.01.pdf Data: 31/07/2000 STATUS: EM VIGOR A Assessoria

Leia mais

PrIntCloud. Disciplina: Procedência de Dados e Data Warehousing. Aluna: Shermila Guerra Santa Cruz. 16/04/13

PrIntCloud. Disciplina: Procedência de Dados e Data Warehousing. Aluna: Shermila Guerra Santa Cruz. 16/04/13 PrIntCloud Disciplina: Procedência de Dados e Data Warehousing. Aluna: Shermila Guerra Santa Cruz. 16/04/13 Roteiro 1. Fundamentação Teórica A.- Cloud Computing B.- Hadoop C.- MapReduce D.- NoSql 2. Proposta

Leia mais

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS Sumário INTRODUÇÃO... 3 DIRETRIZES NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS CONTINGÊNCIAS... 3 RECUPERAÇÃO DO NEGÓCIO E DAS ATIVIDADES... 3 VIGÊNCIA E ATUALIZAÇÃO... 5 PLANO DE CONTINUIDADE

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais. Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais. Prof.: Marlon Marcon Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Roteiro Bridges Filtragem de pacotes Iptables Iproute2 proxies Bridges Bridges As bridges são elementos de rede que operam na camada 2 do modelo

Leia mais

PostgreSQL em um Ambiente Híbrido de Big Data Analytics. Palestrante: Marcio Junior Vieira marcio@ambientelivre.com.br

PostgreSQL em um Ambiente Híbrido de Big Data Analytics. Palestrante: Marcio Junior Vieira marcio@ambientelivre.com.br PostgreSQL em um Ambiente Híbrido de Big Data Analytics Palestrante: Marcio Junior Vieira marcio@ambientelivre.com.br Marcio Junior Vieira Trabalhando com Software Livre desde 2000 com serviços de consultoria

Leia mais

Autenticação Arbitrada Newman-Stubblebine. Autenticação Arbitrada. Autenticação Arbitrada Woo-Lam. Autenticação Arbitrada Needham-Schroeder

Autenticação Arbitrada Newman-Stubblebine. Autenticação Arbitrada. Autenticação Arbitrada Woo-Lam. Autenticação Arbitrada Needham-Schroeder Autenticação Arbitrada Newman-Stubblebine Needham-Schroeder Woo-Lam Autenticação Arbitrada Newman-Stubblebine 3 - Chave de Entidade ra 1 - Quero lhe enviar uma msg 2 - quer me enviar uma msg 4 - Mensagem

Leia mais

125ª CONFERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DE SLOTS DA IATA Malha S10 VANCOUVER 19 A 22 NOV 2009. Apresentação para Empresas Aéreas São Paulo, 14 Out 2009.

125ª CONFERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DE SLOTS DA IATA Malha S10 VANCOUVER 19 A 22 NOV 2009. Apresentação para Empresas Aéreas São Paulo, 14 Out 2009. 125ª CONFERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DE SLOTS DA IATA Malha S10 VANCOUVER 19 A 22 NOV 2009 Apresentação para Empresas Aéreas São Paulo, 14 Out 2009. ROTEIRO Introdução Comitê de Facilitação Sistema minuto a

Leia mais

Resumo. l Hierarquia de Armazenamento l Discos Magnéticos l Mapeamento de Endereços l Tempos de Acesso l Exemplos l Referências

Resumo. l Hierarquia de Armazenamento l Discos Magnéticos l Mapeamento de Endereços l Tempos de Acesso l Exemplos l Referências Bancos de Dados I 2013/02 Conceitos de Memória Secundária Prof. Altigran Soares da Silva Resumo l Hierarquia de l Discos Magnéticos l Mapeamento de Endereços l Tempos de Acesso l Exemplos l Referências

Leia mais

REDES MPLS Engenharia de Tráfego (TE)

REDES MPLS Engenharia de Tráfego (TE) REDES MPLS Engenharia de Tráfego (TE) PROFESSOR: MARCOS A. A. GONDIM Roteiro Introdução a TE Operação do MPLS-TE PCALC RSVP Fast Reroute Introdução a TE (Traffic engineering) Introdução a TE Protocolos

Leia mais

TUTORIAL DO SISTEMA CE MERCANTE

TUTORIAL DO SISTEMA CE MERCANTE TUTORIAL DO SISTEMA CE MERCANTE Atualizado em: 06/2013 Atualizado por: Amilton José dos Santos Junior Versão: 1.0 1 Sistema desenvolvimento para auxiliar as Comissárias de Despacho, Agentes de Carga e

Leia mais

Atualização do Cartão Nacional de Saúde para o Siscan

Atualização do Cartão Nacional de Saúde para o Siscan Atualização do Cartão Nacional de Saúde para o Siscan Quando um novo exame é requisitado no Siscan é necessário inserir o CNS do paciente para preenchimento dos campos do cadastro. Estes dados estão armazenados

Leia mais

Nota Fiscal Alagoana. Manual para Envio de Arquivo de Cupons Fiscais via Webservice

Nota Fiscal Alagoana. Manual para Envio de Arquivo de Cupons Fiscais via Webservice GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS CSGII - COORDENADORIA SETORIAL DE GESTÃO DA INFORMÁTICA E INFORMAÇÃO Nota Fiscal Alagoana Manual para Envio de Arquivo de Cupons Fiscais via Versão 1.0 20/04/2009 Índice Analítico

Leia mais

Introdução ao roteamento

Introdução ao roteamento Introdução ao roteamento Licença de uso do material Esta apresentação está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição Não a Obras Derivadas (by-nd) http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/legalcode

Leia mais

Informações disponíveis referente a assentos para Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

Informações disponíveis referente a assentos para Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 1. Como a FIFA decide quais Ingressos pertencem a qual categoria? FIFA determina a categorização de cada assento no Estádio a cada Isso significa que (i) a Categoria de Ingresso pode variar de Partida

Leia mais

Introdução à Ciência da Informação

Introdução à Ciência da Informação Introdução à Ciência da Informação Prof. Edberto Ferneda Software 1 Software Níveis de Software Hardware Software Aplicativos Software Tipos de Software Softwares Aplicativos de Sistema (Utilitários) Finalidades

Leia mais

Passo a passo do BPA (Boletim de Produção Ambulatorial)

Passo a passo do BPA (Boletim de Produção Ambulatorial) Passo a passo do BPA (Boletim de Produção Ambulatorial) Perfis de acesso ao BPA (Boletim Pronto Atendimento) Gestor Estabelecimento e Gestor Municipal 1- O sistema habilita a opção BPA (Boletim Pronto

Leia mais

Qualidade de Software Normatização

Qualidade de Software Normatização Qualidade de Software Normatização Norma ISO/IEC 12207 processo do ciclo de vida de software Norma criada em 1995 com o objetivo de fornecer uma estrutura comum para adquirente, fornecedor, desenvolvedor,

Leia mais

Caro cliente, atendendo a sua solicitação de auxílio no processo de configuração da interface E1, segue um passo-a-passo para ajudar a visualização.

Caro cliente, atendendo a sua solicitação de auxílio no processo de configuração da interface E1, segue um passo-a-passo para ajudar a visualização. Caro cliente, atendendo a sua solicitação de auxílio no processo de configuração da interface E1, segue um passo-a-passo para ajudar a visualização. Abra o software de programação da central Impacta. Clique

Leia mais

Buffer Trabalhos MAC Binary PS Buffer de Rede Configuração de Rede <x> Modo NPA Comutação p/ PCL Configuração p/ PS

Buffer Trabalhos MAC Binary PS Buffer de Rede Configuração de Rede <x> Modo NPA Comutação p/ PCL Configuração p/ PS Use o para alterar as configurações da impressora que afetam os trabalhos enviados à impressora por uma porta de rede (Rede Padrão ou Opção Rede ). Selecione um item de menu para obter mais detalhes:

Leia mais

19/9/2011. Canais de distribuição. Introdução

19/9/2011. Canais de distribuição. Introdução Canais de distribuição Gestão da distribuição Prof. Marco Arbex Introdução Toda produção visa a um ponto final, que é entregar os seus produtos ao consumidor; Se o produto não está disponível na prateleira,

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA 16 PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÃO 51: Em um computador com o sistema operacional Windows 2000, um usuário possui a seguinte configuração de permissões sobre um arquivo: As opções abaixo representam

Leia mais

Cassandra no Desenvolvimento de Aplicações para serviços Móveis. por J.P. Eiti Kimura

Cassandra no Desenvolvimento de Aplicações para serviços Móveis. por J.P. Eiti Kimura Cassandra no Desenvolvimento de Aplicações para serviços Móveis por J.P. Eiti Kimura Apache Cassandra O que é? Princípio de Funcionamento Modelo de dados Aplicação do Cassandra Requisitos do serviço Arquitetura

Leia mais

Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes:

Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes: Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes: Controle Alarme Economizador de energia Continuar Autom. Tempo de espera de

Leia mais

Gerenciamento de dispositivos móveis

Gerenciamento de dispositivos móveis Gerenciamento de dispositivos móveis A ferramenta Mobility management é um add-on do LANDesk Management Suite que permite a descoberta de dispositivos móveis que acessam as caixas de e-mail do Microsoft

Leia mais

Informativo de Versão 19.10

Informativo de Versão 19.10 Informativo de Versão 19.10 Índice Compras... 2 Solicitação de Compras de Produtos (Chamado 28228)... 2 ERP Faturamento... 3 Máscara de Telefone (Chamado 28025)... 3 Digitação / Emissão NF-e de Exportação

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SMART CORPORATE

INSTALAÇÃO DO SMART CORPORATE INSTALAÇÃO DO SMART CORPORATE PRÉ-REQUISITOS: 1) Ter conhecimento de instalação do Smart Advanced Commerce. 2) Serviço FTP para a comunicação entre Smart Corp e Smart. (próprio ou ter acesso a um servidor

Leia mais

Big Data. O que é Big Data! Como surgiu isso! Para que serve?!

Big Data. O que é Big Data! Como surgiu isso! Para que serve?! Big Data O que é Big Data! Como surgiu isso! Para que serve?! Da teoria a prática:! 1! Dá mesmo para! fazer algo prático! com o! Big Data?! Como tudo! começou?!! Qual o! Problema?! PERCEBEU:! Informações

Leia mais

Sistemas Operacionais. Entrada e Saída. Edeyson Andrade Gomes. www.edeyson.com.br

Sistemas Operacionais. Entrada e Saída. Edeyson Andrade Gomes. www.edeyson.com.br Sistemas Operacionais Entrada e Saída Edeyson Andrade Gomes www.edeyson.com.br Roteiro da Aula Entrada e Saída Princípios Classificação Controladores DMA Software de E/S Drivers 2 Estrutura Típica de Barramento

Leia mais

Algoritmos de Junção Estrela em MapReduce

Algoritmos de Junção Estrela em MapReduce Algoritmos de Junção Estrela em MapReduce Jaqueline Joice Brito 09 de junho de 2015 1 Modelo Relacional Dados armazenados em um conjunto de tabelas Amplamente utilizado Junção Recuperação de dados de duas

Leia mais

Introdução. Software Básico Aula 3. Prof. Dr. Rogério Vargas.

Introdução. Software Básico Aula 3. Prof. Dr. Rogério Vargas. Introdução Software Básico Aula 3 Prof. Dr. Rogério Vargas http://rogerio.in Provocação Você já se perguntou como é que os programas que você escreve são traduzidos em instruções executáveis pelas estruturas

Leia mais

ENCERRAMENTO DE SALDOS (ZERAMENTO) DAS CONTAS DE RESULTADO

ENCERRAMENTO DE SALDOS (ZERAMENTO) DAS CONTAS DE RESULTADO ENCERRAMENTO DE SALDOS (ZERAMENTO) DAS CONTAS DE RESULTADO As contas de resultado são contas de saldo periódico. Ao final de cada período contábil (apuração de resultado), seus saldos devem ser encerrados.

Leia mais

Oganização e Arquitetura de Computadores

Oganização e Arquitetura de Computadores Oganização e Arquitetura de Computadores Capítulo 14 e 15 Unidade de Controle Parte I Operação da Unidade de Controle 1 Micro-Operações Um computador executa um programa Ciclo: Busca/Executa Cada ciclo

Leia mais

Centro de Serviços Compartilhados TI. Projeto Sala Digital

Centro de Serviços Compartilhados TI. Projeto Sala Digital / 6 V..3 Pearson Sistemas do Brasil Pearson Centro de Serviços Compartilhados Avenida Presidente Kennedy, 2295 Lagoinha Ribeirão Preto SP Brasil Pág./6 Departamento Service Desk T.E Fone +55 (6) 233.6060

Leia mais

O que há de novo. Audaces Vestuário Versão Clube Audaces

O que há de novo. Audaces Vestuário Versão Clube Audaces O que há de novo Audaces Vestuário Versão Clube Audaces Com o propósito de produzir tecnologia de ponta, o principal requisito da Política de Qualidade da Audaces é oferecer produtos inovadores e serviços

Leia mais

7. Funções de Lógica Combinacional. 7. Funções de Lógica Combinacional 1. Somadores Básicos. Objetivos. Objetivos. Circuitos Digitais 03/11/2014

7. Funções de Lógica Combinacional. 7. Funções de Lógica Combinacional 1. Somadores Básicos. Objetivos. Objetivos. Circuitos Digitais 03/11/2014 Objetivos 7. Funções de Lógica Combinacional Fazer distinção entre meio-somadores e somadores-completos Usar somadores-completos para implementar somadores binários em paralelo Explicar as diferenças entre

Leia mais

Manual Escrituração Fiscal Digital

Manual Escrituração Fiscal Digital Manual Escrituração Fiscal Digital 29/11/2013 Sumário 1 Introdução... 3 2 Funcionalidade... 3 3 Navegação no Sistema... 3 3.1 Inicialização... 3 4 Configurações Gerais... 6 4.1 Domínios... 6 4.2 Configuração

Leia mais

Plataforma Mercer 360

Plataforma Mercer 360 Plataforma Mercer 360 TECNOLOGIA ON-LINE PARA IMPULSIONAR A MUDANÇA COMPORTAMENTAL O feedback 360 graus é amplamente reconhecido como uma ferramenta precisa e de alto impacto para avaliar os pontos fortes

Leia mais

Requisitos de Software

Requisitos de Software Requisitos de Software Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 6 Slide 1 Objetivos Descrever requisitos funcionais e não funcionais Explicar como os requisitos de software podem

Leia mais

LINGUAGEM SQL Linguagem usada em SGBD para: Definir estrutura de dados; Modificar dados em um banco de dados; Especificar restrições de segurança; Rea

LINGUAGEM SQL Linguagem usada em SGBD para: Definir estrutura de dados; Modificar dados em um banco de dados; Especificar restrições de segurança; Rea BANCO DE DADOS Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@hotmail.com SQL A Structed Query Language foi desenvolvida em 1974 nos laboratório da IBM em San José na Califórnia,

Leia mais

Inteligência Artificial Redes Neurais Artificiais

Inteligência Artificial Redes Neurais Artificiais Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Inteligência Artificial Redes Neurais Artificiais João Marques Salomão Rodrigo Varejão Andreão Arquitetura e composição das RNAs Uma rede neural artificial é composta

Leia mais

Panorama do EAD e seu marketing

Panorama do EAD e seu marketing Unidade I Panorama do EAD e seu marketing LOGÍSTICA Prof. Santiago Valverde CONCEITO E IMPORTÂNCIA CONCEITO E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA Logística: Conceito Na área de Produção: Atividades que garantem a

Leia mais

Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto;

Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto; Módulo 7 UML Na disciplina de Estrutura de Sistemas de Informação, fizemos uma rápida passagem sobre a UML onde falamos da sua importância na modelagem dos sistemas de informação. Neste capítulo, nos aprofundaremos

Leia mais

Sistema Operacional. Implementação de Processo e Threads. Prof. Dr. Márcio Andrey Teixeira Sistemas Operacionais

Sistema Operacional. Implementação de Processo e Threads. Prof. Dr. Márcio Andrey Teixeira Sistemas Operacionais Sistema Operacional Implementação de Processo e Threads O mecanismo básico para a criação de processos no UNIX é a chamada de sistema Fork(). A Figura a seguir ilustra como que o processo e implementado.

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE HADOOP LEITURA DO MATERIAL FORNECIDO ALUNO/GRUPO ;

QUESTIONÁRIO SOBRE HADOOP LEITURA DO MATERIAL FORNECIDO ALUNO/GRUPO ; QUESTIONÁRIO SOBRE HADOOP LEITURA DO MATERIAL FORNECIDO ALUNO/GRUPO ; LEIA O MATERIAL ANTES DE FAZER O EXEMPLO DIDÁTICO. AS QUESTÕES ABAIXO PODEM SER RESPONDIDAS, USANDO, PREFERENCIALMENTE, SUA PRÓPRIAS

Leia mais

CASSANDRA: BANCO DE DADOS NÃO RELACIONAL DE ALTO DESEMPENHO

CASSANDRA: BANCO DE DADOS NÃO RELACIONAL DE ALTO DESEMPENHO Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. CASSANDRA: BANCO DE DADOS NÃO RELACIONAL DE ALTO DESEMPENHO Moises Wesley de Souza

Leia mais

Conceitos de Segurança

Conceitos de Segurança I N S T I T U T O F E D E R A L D E S E R G I P E P R O F. M A R C E L O M A C H A D O C U N H A W W W. M A R C E L O M A C H A D O. C O M Por que alguém iria querer invadir um computador? Utilizar o computador

Leia mais

Qualidade e Eficiência

Qualidade e Eficiência Sobre Nós A PROGARD é uma empresa brasileira que está trazendo ao mercado a proteção duradoura contra os elementos que agridem os seus valiosos ativos. Com o selante fornecido pela PROGARD aplicado em

Leia mais

Algoritmos e Programação II

Algoritmos e Programação II Algoritmos e Programação II Agenda Desenvolver Software Objetos Classes Estudo de algumas Classes da API Estudo de algumas Classes da API Pacotes Criando nossa primeira classe Desenvolver SOFTWARE GAP

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I. Variáveis Indexadas. Pedro O.S. Vaz de Melo

Algoritmos e Estruturas de Dados I. Variáveis Indexadas. Pedro O.S. Vaz de Melo Algoritmos e Estruturas de Dados I Variáveis Indexadas Pedro O.S. Vaz de Melo Por que índices são importantes? Como uma loja de sapatos artesanais deve guardar os seus produtos? 1 2 3 4 Tamanhos entre

Leia mais

INE 5323 Banco de Dados I

INE 5323 Banco de Dados I UFSC-CTC-INE Curso de Ciências de Computação INE 5323 Banco de Dados I Ronaldo S. Mello 2006/1 http://www.inf.ufsc.br/~ronaldo/ine5323 Horário Atendimento: Quintas-feiras, das 17h30 às 19h Programa da

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação Departamento de Ciência da Computação - UFF O Sistema de Computação Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br O Sistema de Computação Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PROGRAMA OSCILOS. Osciloscópio digital. Versão 2.3

MANUAL DO USUÁRIO PROGRAMA OSCILOS. Osciloscópio digital. Versão 2.3 MANUAL DO USUÁRIO PROGRAMA OSCILOS Osciloscópio digital Versão 2.3 1 INTRODUÇÃO Este programa implementa um osciloscópio digital com funcionalidades específicas para análise de procedimentos de soldagem.

Leia mais