A questão da Liberdade na obra: Existencialismo é um Humanismo de Jean-Paul Sartre.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A questão da Liberdade na obra: Existencialismo é um Humanismo de Jean-Paul Sartre."

Transcrição

1 A questão da Liberdade na obra: Existencialismo é um Humanismo de Jean-Paul Sartre. I. INTRODUÇÃO Amarildo Fernando de Almeida 1 No presente artigo, nosso objetivo maior foi tecer considerações acerca dos conceitos que consideramos fundamentais na questão da liberdade no pensamento de Jean-Paul Sartre ( ) em sua obra: Existencialismo é um Humanismo. 2* Consideramos necessário antes de penetrarmos a nossa questão propriamente dita trabalharmos em questões preliminares, que são: contexto histórico e o encontro de Sartre com a fenomenologia de Husserl. Estas questões nos ajudarão a compreender melhor o pensamento de Sartre, pois estas revelam as exigências e preocupações de sua época e o método que ele utilizou para fazer a sua análise, para dar a sua resposta. É preciso levar em conta no presente artigo, nossa limitação. Evidentemente que a limitação é quase um desafio de nos superarmos no entendimento, na reflexão e na análise, não só do pensamento sartreano, mas do existencialismo, que representa uma atitude filosófica impregnada do desejo, da busca do homem do nosso século, o pensar acerca do sentido da própria existência. 1 Professor de Filosofia e Cultura Religiosa Pontifícia Universidade Católica de Minas / Serro e Guanhães 2 Conferência, livro-síntese das idéias fundamentais de Sartre e do Existencialismo em geral. Sartre proferiu esta conferência pela primeira vez em 1946 no Club Mainternart, Paris. O interesse desta conferência foi mostrar que o existencialismo não é uma bela teoria de vida, mas é uma filosofia de ação.

2 1 II. Contexto histórico e o encontro de Sartre com a Fenomenologia de Husserl. Sabemos pelos relatos (livros, documentos...) da história mundial, que sempre existiram lutas, guerras entre os homens, mas essas lutas, guerras, no século XX tornaram-se mais sofisticadas (gases asfixiantes, metralhadoras, balas explosivas, canhões, tanques, navios, bomba atômica...). As guerras tornaram-se mais eficazes. Nunca tivemos tantos mortos, tanta destruição em tão pouco tempo. O que o homem levou anos para construir em poucos segundos era destruído. Foi também no século XX que o homem pôde constatar, efetivamente, que existia uma outra possibilidade no modo de viver, um novo tipo de sociedade, uma sociedade diferente da sociedade capitalista. Esta nova sociedade foi possível de ser implantada graças a milhões de mortos. Esta nova sociedade deu-se efetivamente na Revolução Russa (1917). A quebra da Bolsa de Nova York (1929) também contribuiu para agravar os problemas do século: fome, desemprego, mortos, países ricos pressionando os países pobres, os países pobres querendo vender as suas mercadorias, por exemplo, o Brasil precisava vender o seu café base de toda nossa economia da época; mas vender para quem se ninguém tinha dinheiro. Foi uma quebradeira geral. Não podemos negar que existiram avanços neste século, pois a ciência e a tecnologia estão aí e são notórias as contribuições que elas alcançaram, tiveram. No entanto, a exaltação do saber científico, tecnológico, deve ser, é questionado, criticado, pois aquilo que foi prometido não foi cumprido: melhoria de vida da condição humana. Neste clima de crise (econômica, política, moral, social, religiosa...) surgem várias questões: o que está acontecendo? Onde está a verdade? Muitos jovens que viveram neste contexto histórico, mais precisamente, entre as duas grandes guerras mundiais, procuraram respostas. Eles buscaram a verdade, pois perceberam

3 2 que a verdade não estava naquilo que eles tinham aprendido (o bem e o mal eram distintos, separados; a ciência responde tudo, a ciência é uma deusa), mas que a vida era cheia de ambigüidades, que a ciência não responde tudo, ela esta presa a interesse de uma determinada sociedade. 3 ¹ A Filosofia surge como uma nova paixão, como uma resposta para esses angustiados e atraídos pelo sentido da existência humana. Desvendar o sentido da existência humana para esses jovens passou a ser uma questão de sobrevivência. É por isso que os existencialistas, filósofos por excelência dos anos 50, que se definiram como aqueles que têm o gosto pela evidência. 4 ² Dentre esses jovens estava Jean-Paul Sartre, que como ele próprio nos relata na sua obra O Testamento de Sartre: Entre 1939 e 1945 não fazia política. Me ocupava de literatura, vivia com meus amigos, era feliz... Subitamente estourou a guerra e, aos poucos, sobretudo depois da derrota e da ocupação alemã, eu me senti completamente privado do mundo que eu acreditava ter diante de mim. Encontrei-me diante de um mundo de miséria, de malefícios e desespero. Mas recusei esta possibilidade de desespero que tão frequente à minha volta e aliei-me a amigos que não se desesperaram, que pensavam no que era possível fazer, lutar por um futuro feliz, embora no momento parecesse não existir absolutamente qualquer possibilidade de existência para este futuro. 5 ³ Resta-nos uma questão: não existiram antes do século XX homens que preocuparam com a que tão da existência humana, pois fica parecendo que somente no século XX o homem foi preocupar com esta questão? Podemos afirmar que não, nos séculos anteriores os homens já estavam preocupados em fazer uma análise da existência humana, por exemplo: A lembrança do conselho socrático, expresso pelo lema conhece-te a ti mesmo, já assegura a improcedência da hipótese, também desmentida pela afirmação de 3 ALMEIDA, Fernando José de. Sartre: é proibido proibir. p Ibid, p in: Ibid, p.19.

4 3 Aristóteles de que a filosofia é a existência do existente enquanto existente. No Discurso do Método, de René Descartes ( ) também se pode encontrar passagens de cunho acentuadamente existencialistas, resolveu estudar a si próprio, dedicando-se, a partir de então, com todo empenho, a escolher os caminhos a seguir. Outro exemplo que merece citação é o de Voltaire ( ), que aconselhava que não perdêssemos a mediada humana das coisas. Os autores acima referidos criaram, sem dúvida, doutrinas com vida própria distinta entre si. Mas, nem por isso podem elas ser desvinculadas de certos elementos comuns que terminaram por desaguar no que modernamente é designado existencialismo. 6 Todavia, a maioria dos pensadores do existencialismo moderno possui temas, um núcleo de preocupações comuns que norteiam seu pensamento e posicionamento: A razão humana é impotente para resolver todos os problemas da existência; o homem está sempre se fazendo e refazendo; o ser humano é frágil; a realidade não aliena, nos torna estranhos a nós mesmos; a morte é uma presença constante na vida; não se pode fugir da solidão; a existência é um mistério; o Nada provoca o ser humano a avançar. 7 Na história da Filosofia não encontramos estas preocupação tão avançadas, isto é, norteadoras, pertinentes. Os pensadores que apontamos acima a título de exemplo, pensaram sim a existência humana, mas não foi esta a preocupação central, ao contrário do existencialismo moderno. Portanto, quando ouvirmos falar do existencialismo, saibamos que: Não é preciso, contudo, recuar as datas tão longínquas, pois quando alguém se refere ao existencialismo está querendo indicar, de forma precisa, um movimento filosófico historicamente bem recente. 8 Um movimento que teve um contexto histórico que possibilitou o homem perguntar, de uma maneira mais séria e vigorosa pela sua existência, visto que esta estava sendo abalada por tantos questionamentos, problemas, crises. Por isso: 6 PENHA, João da. O que é Existencialismo. p ALMEIDA, Fernando José de. Sartre: é proibido proibir. p PENHA, João da. O que é Existencialismo. p. 15.

5 4 A análise da existência não será então o simples esclarecimento ou interpretação dos modos como o homem se relaciona com o mundo, nas suas possibilidades cognoscitivas, emotivas e práticas, mas também e, simultaneamente, o esclarecimento e a interpretação dos modos como o mundo se manifesta ou homem e determina ou condiciona as suas possibilidades. 9 Os precedentes históricos próximos do existencialismo são a fenomenologia de Husserl e a filosofia de Kierkegaard. 10 Husserl ( ); Kierkegaard ( ). É com a fenomenologia de Husserl que Sartre vai se interessar, pois Husserl tinha a grande ambição de falar das coisas em seu estado puro, (...) tais como as via e as tocava, sem serem infeccionadas pela cultura ou pelas interpretações dos outros. Isso era para ele a Filosofia. A Fenomenologia buscava realizar a proeza de ultrapassar as dificuldades encontradas por outras filosofias, como o idealismo e o materialismo, na sua tentativa de explicar totalmente o mundo. 11 A fenomenologia surge no processo de revisão de verdades tidas como cientificamente inabaláveis, no momento em que as ciências ao nível da investigação, assumem um significado humano. 12 Todavia, Sartre interpreta o pensamento de Husserl de uma maneira bastante pessoal, livre, utilizando principalmente a teoria da intencionalidade. A teoria da intencionalidade veio finalmente mostrar qual é a verdadeira relação entre sujeito e objeto, entre consciência e mundo: eles nascem e emergem juntos, estando envolvidos numa relação na qual um termo não pode ser sem o outro, embora permanecendo sempre autônomo do outro. 13 Agora nós podemos compreender o porquê da rejeição de Sartre à psicologia tradicional (reduzia os eventos psíquicos a um fato físico deformava os fenômenos da consciência humana, não os dava autonomia) e o seu interesse pela psicologia fenomenológica. (...) a imagem nasce no interior do sujeito, estando relacionada com a própria capacidade intencional da consciência. Ela é, ainda, como Sartre sublinha, uma 9 ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia - vol. XIV. p Ibid, p ALMEIDA, Fernando José de. Sartre: é proibido proibir. p PENHA, João da. O que é Existencialismo. p MORAIVA, Sérgio. Sartre. p. 15.

6 5 forma de consciência organizada! Uma das possíveis modalidades de classificar o ser real. Tudo isto revela a existência, no sujeito, de uma curta capacidade. 14 Uma capacidade que só é possível ser dada à consciência livre. Uma liberdade que é ser-no-mundo, mas que ao mesmo tempo pode aniquilar o mundo, afirmando um novo ser, uma nova situação que ainda não é, mas será. Liberdade a qual Sartre vai fazer uma das bases de seu sistema filosófico, pois: o homem é um ser supremamente livre, criador do seu próprio mundo, medida dos seus valores A questão da liberdade na obra: Existencialismo é um Humanismo, de Jean-Paul Sartre. 14 MORAIVA, Sérgio. Sartre. p Ibid, p. 11.

7 6 Sartre em sua conferência (Existencialismo é um Humanismo) responde a uma série de críticas que os católicos e marxistas fazem ao existencialismo. Os marxistas criticam o existencialismo de incentivar os homens a permanecerem acomodados, num quietismo, presos a subjetividade. Os católicos constroem suas críticas ao existencialismo alegando que os existencialistas acentuam o lado feio, sombrio, ruim da vida humana, esquecendo o lado bonito, por exemplo, o sorriso de uma criança. Sartre respondendo a essas críticas afirma que o existencialismo não é uma doutrina pessimista, mas que o existencialismo que ele está incluído deixa a possibilidade de escolha de viver ao homem, porque entende que o homem é livre, isto assusta muitas pessoas. Há duas espécies de existencialistas: existencialistas cristãos e os existencialistas ateus. As duas espécies de existencialistas admitem que a existência precede a essência. No entanto, existencialismo ateu (no qual Sartre está incluído), como o próprio nome quer dizer, nega que Deus existe. Mas o que significa essência, existência, qual é a diferença? Na história da filosofia tivemos vários pensadores que tentaram fazer a distinção entre a essência e existência, por exemplo: Aristóteles, filósofo grego que viveu no século 4 a.c., ensinou que a essência é aquilo que define ou forma as características fundamentais de um ser. (...) essência é o que faz com que uma coisa seja o que é e não outra coisa qualquer. 16 Santo Tomás de Aquino: (...) a essência é potência com relação à existência; a existência é o ato da essência. Somente em Deus, porém, a essência é a própria existência, porque Deus não só é a essência mas também o próprio ser ; senão, ele existiria por participação, como as coisas finitas, e não seria o ser primeiro e causa primeira. 17 Já os existencialistas afirmam que a essência humana não existe nas idéias nem é dada gratuitamente ao homem. A essência humana é construída por cada um de nós no próprio existir. Quando penso em minha vida, vejo que há mil direções para seguir. À medida que vou existindo, decido-me por um caminho. Ando nele, com meu caminhar, abro a trilha. Sou como um trator, que faz seu caminho enquanto avanço, mais do que o automóvel, que só anda por estradas que foram feitas por outros. 16 ALMEIDA, Fernando José de. Sartre: é proibido proibir. p ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. p

8 7 O homem é um ser apenas possível. Existe à medida que transforma esse possível em real. Esta passagem do possível para o real é a vida. E mais que a passagem e o modo como o faço. 18 O homem, tal como concebe o existencialismo, se não é definível, é porque primeiramente não é nada só depois será alguma coisa e tal coisa a si próprio se fizer. 19 Não existem idéias inatas, anteriores ao surgimento do homem e destinadas a orientar sua vida, indicando que caminho ele deve seguir. As idéias do homem extraem-se de sua experiência pessoal. O indivíduo primeiramente existe, com o tempo, torna-se isto ou aquilo, quer dizer, adquire sua essência. Está é que irá caracterizá-lo, mostrando-o em que se tornou bom ou mau, agradável ou antipático, destemido ou covarde, etc. A essência humana, portanto, só aparece com decorrência da existência do homem. São seus atos que definem sua essência. Logo, inicialmente o homem existe e só depois é possível defini-lo, conceituá-lo. 20 Não há mais a dependência de um sujeito com relação a um plano divino. Deus não existe para Sartre. 21 Deus não existe para os existencialistas! Os existencialistas ateus afirmam que Deus não existe e isto leva a crer que não existe um bem a priori, um determinismo. Quando se diz que o homem está sujeito ao determinismo, significa que se acredita que qualquer força, seja econômica, social, ou biológica, obriga-o de tal forma que ele nada pode escolher por si mesmo e com a liberdade. No fundo, os defensores do determinismo afirmam que o homem é um prisioneiro de sua herança genética e um robô das pressões econômicas, que o levam a escolher a profissão, o amor, e amizade, o partido, ou uma viagem, sem nenhuma autonomia. Homens, em suas reações, seriam pouco diferentes de cobaias de laboratório. Sartre propõe e defendeu a soberania da subjetividade humana que permite ao homem escolher a cada passo o seu caminho. O indivíduo é livre. Ele não apenas tem liberdade, mas é liberdade (sublinhado meu). A inexistência de um Deus que vive a nos indicar caminhos e valores faz com que nada fora de nós legitime nosso comportamento. Nós construímos tudo: até mesmo os nossos valores, regras e imposições (...) 22 Contudo: Afirmar que o homem é livre não significa conferir-lhe o poder ou o destino de agir caprichosamente e ao acaso. O homem é livre no sentido em que pode livremente decidir do seu próprio comportamento, escolhendo os seus próprios valores, assumindo uma determinada atitude em relação ao seu próprio futuro, presente e 18 ALMEIDA, Fernando José de. Sartre: é proibido proibir. p SARTRE, Jean-Paul. Existencialismo é um Humanismo. p PENHA, João da. O que é Existencialismo. p ALMEIDA, Fernando José de. Sartre: é proibido proibir. p ALMEIDA, Fernando José de. Sartre: é proibido proibir. p. 45.

9 8 passado. No plano ontológico, a liberdade é a possibilidade do para-si existente de negar a sua própria facticidade em-si, transcendendo-a em direção a uma outra situação. 23 Vejamos como, por que isto acontece: O em-si corresponde ao mundo das coisas materiais (pedras, plantas, etc.), aquilo que se encontra fora do sujeito, que tem existência em si mesmo, atemporal. O para-si é o mundo da consciência, aquilo que tem a existência por si mesmo, a realidade humana. A consciência é um ser-para-si porque é auto-reflexiva, porque pensa sobre si mesma. 24 O para-si faz com que o nada apareça, desabroche. 25 Quando me interrogo sobre as coisas, lanço sobre elas a negatividade 26 A capacidade do para-si de modificar as coisas, de imaginar o nada, é a prova de sua liberdade. Mas o que leva Sartre a estabelecer o nexo entre nadificação e liberdade? Lembremos aqui que Sartre adota como método de análise filosófica os princípios básicos da fenomenologia. A exemplo de Husserl, ele não concebe a consciência como uma espécie de recipiente onde estariam depositadas as imagens e representação dos objetos. A consciência, ao mesmo tempo, não está contida no mundo das coisas ele está no mundo. Tampouco está como que afunda na realidade. A característica fundamental da consciência, sabemos, é a intencionalidade, é a tendência de estar sempre voltada para fora. Nesse sentido, a consciência é o nada, o que lhe propicia a capacidade de imaginar, de transcender, de ir além da situação presente, dos fatos imediatos. É a imaginação que possibilita à consciência criar mentalmente as coisas e reconstruí-las quando elas não se encontram presentes fisicamente. Daí, a afirmação sartreana de que é o para-si que faz com que exista o mundo. É através da consciência que o mundo adquire significado. Sem o para-si, toda a realidade se reduziria ao em-si. É o nada, portanto, que fundamenta a liberdade. 27 Necessário se faz lembrar a relação entre dois para-si, porque não estou sozinho no mundo, existem relações humanas, relações concretas do para-si com outro para-si. Como ficam estas relações? Ao relacionar-se com os demais indivíduos, o homem vê sua liberdade condicionada pela liberdade alheia. De sujeito, torna-se objeto, coisa, para as outras consciências alvo da liberdade do próximo. Mas, de que maneira se verifica esse processo de coisificação? Através do olhar do outro, olhar, diz Sartre, que me desloca para além de meu ser neste mundo, lança-me no meio do mundo, que é, simultaneamente, este 23 MORAIVA, Sérgio. Sartre. p PENHA, João da. O que é Existencialismo. p Ibid, p Ibid, p Ibid, p. 89.

10 9 mundo e mais além. A consciência, o para-si, experimente a sensação incômoda de existir como objeto para os outros, como parte de seu mundo exterior. Existe através do olhar alheio, que assim a fixou. Existe porque é percebida é um ser-paraoutro. Por isso, o ser-com é uma relação de conflito. 28 É como um duelo, por que: As relações entre o Eu e o Outro são em si mesma antagônicas: o outro limita-me e nega-me, enquanto, por outro lado, existe apenas como um eu rejeitado. É verdade que o Eu se esforça por compreender o Outro, mas, por definição, não o pode atingir: o Outro, o homem, não é, em última análise, passível de ser conhecido pelo outro homem. Aliás, sentir e ao mesmo tempo conhecer o homem é a priori impossível: se o sinto com clareza, não o consigo conhecer; se o conheço, se ajo sobre ele, alcanço apenas o seu ser-objeto e a sua existência provável no mundo; nenhuma síntese destas duas formas é possível. O que não é permitido é a compreensão totalizante do homem como sujeito e como objeto, como para-se e como em-si. O sujeito e o Outro permanecem divididos pelo Nada que em ambos habita e que se revela através de uma série infinda de antagonismos e negações recíproca. 29 Apesar do relacionamento entre dois para-si ser como um duelo de dois olhares, Sartre não estimula os indivíduos a ficarem presos ao subjetivismo, fazendo uma escolha estritamente pessoal, por si próprio, enclausurado no Eu, com medo de perder sua liberdade, mesmo porque existem fatos sociais, históricos... que muitas vezes balançam o meu ser (como um olhar de um outro-para-si ), mas nem por isto chega a condicionar, a acabar com projeto fruto da liberdade humana. Diz Sartre: (...) Os piores inconvenientes ou as piores ameaças que possam atingir a minha pessoa não têm sentido senão tendo em vista o meu projeto; surgem tendo como posso de fundo o meu projeto de empenhamento. É, pois, insensato pensar em queixar, porque nada de exterior decidiu aquilo porque passamos, aquilo que vivemos ou aquilo que somos (...). Cada pessoa é uma escolha absoluta de si (sublinhado meu) a partir de um mundo de conhecimentos e técnicos que esta escolha assume e esclarece ao mesmo tempo. 30 Por conseguinte, cada pessoa é uma escolha absoluta de si não significa: escolha do individual por si próprio. Quando dizemos que o homem se escolhe a si próprio; mas com isso queremos também dizer que, ao escolher-se a si próprio, ele escolhe todos os homens. Assim, a nossa responsabilidade é muito maior do que poderíamos supor, porque ela envolve 28 PENHA, João da. O que é Existencialismo. p MORAIVA, Sérgio. Sartre. p MORAIVA, Sérgio. Sartre. p

11 10 toda a humanidade. Se sou operário e se prefiro aderir a um sindicato cristão a ser comunista, se por esta adesão quero eu indicar a resignação é no fundo a solução que convém ao homem, que o reino do homem não é na terra, não abranjo somente o meu caso: pretendo ser o representante de todos, e por conseguinte a minha decisão ligou a humanidade inteira. E se quero, fato mais individual, casar-me, ter filhos, ainda que este casamento dependa unicamente da minha situação, ou da minha paixão, ou do meu desejo, tal ato implica-me não semente, mas a toda a humanidade na escolha: a monogonia. Assim sou responsável por mim e por todos. 31 E, ao querermos a liberdade, descobrimos que ela depende inteiramente da liberdade dos outros e que a liberdade dos outros depende da nossa. 32 Que a liberdade apesar de ser uma grande paixão humana, ela é angustiante, porque está (...) o homem por um compromisso e que dá conta de que não é apenas aquele que escolhe ser, mas de que é também legislador pronto a escolher, ao mesmo tempo que a si próprio, a humanidade inteira, não poderia escapar de ao sentimento de sua total responsabilidade. 33 Isto é angustiante, é angustia sentirmos que estamos condenados a ser livres. A angústia da liberdade é a angústia de optar, de fazer escolhas. Contra a sua liberdade, para fugir dela, tentando assim escapar da angústia que provoca a consciência de ser livre, o homem se refugia na má-fé. Forçado pelas circunstâncias a agir, a escolher, o que significa assumir pela decisão que tomar, o indivíduo busca disfarçar essa exigência adorando uma atitude de má-fé finge escolher, sem na verdade escolher. 34 A má-fé não é para enganar os outros, mas para enganar-me a mim mesmo, ainda que para isto o que comumente acontece eu tenha que enganar os outros. 35 Agora fica a pergunta: o indivíduo não é livre para adorar, assumir uma atitude de máfé? Sartre responde: Podemos julgar, antes de mais (e isto não é talvez um juízo de valor, mas sim juízo lógico), que certas escolhas são fundadas no erro e outras na verdade. A má-fé é evidentemente uma mentira, porque dissimula a total liberdade do compromisso. No mesmo plano, direi que há também má-fé, escolho declarar que certos valores existem antes de mim; estou na contradição comigo mesmo, se ao mesmo tempo os quero que se me impõem, se me dizem: e se eu quiser estar de má-fé?, responderei: não há razão alguma para que você o não esteja, mas declaro que você o está e que a atitude de uma estrita coerência é a atitude de boa-fé PENHA, João da. O que é Existencialismo. p SARTRE, Jean-Paul. Existencialismo é um Humanismo. p Ibid. p TROGO, Sebastião. O Impasse de má-fé na moral de Jean-Paul Sartre. p Ibid, p Ibid, p. 18.

12 11 Na mesma linha de angústia estão o desamparo e desespero, isto é, partindo da afirmação de que a existência precede a essência, que não há força a priori a nos controlar, comandar, um criador, o homem se sente desamparado, tem sempre que buscar seu futuro, (...) sem qualquer apoio e sem qualquer auxílio, o homem está condenado a cada instante a inventar o homem 37 O desamparo implica sermos a nós escolher o nosso ser. O desamparo é paralelo da angústia. Quanto ao desespero, esta expressão tem um sentido extremamente simples. Quer ela dizer que nós nos limitamos a contar o que depende da nossa ação possível. Quando se deseja uma coisa há sempre uma série de elementos prováveis. 38 Mas esta série de elementos prováveis não traz transtornos ao indivíduo e nem o deixa acomodado, quieto sem vontade de agir, de realizar o seu projeto (essencial para o indivíduo se fixar no mundo), pois, o homem é o seu projeto e só existe na medida em que esta realidade se torna concreta através da sua ação, dos seus atos, de sua vida de inserção no tempo e no espaço. E embora os projetos possam ser diversos, individuais, eles têm o valor de universalidade, eles podem ser compreendidos por todos os homens: brasileiro, inglês, angolano, chinês... criança, adulto, velho,... em qualquer contexto cultural, em qualquer época o projeto do homem pode ser reconhecido, porque ele tem o caráter de universalidade. Acreditamos que quando Sartre demonstra que o existencialismo não é uma doutrina que estimula os indivíduos a ficarem acomodados, quietos, mas que ele é uma doutrina de ação: que o existencialismo não é uma doutrina pessimista (mostra somente o lado ruim da vida humana), porque acredita no homem, acredita na sua possibilidade de encontrar a si próprio e ao outro, por isso ele é uma doutrina otimista, fundada na crença da liberdade. Ao longo do nosso artigo, tentamos compreender os passos que Sartre dá para chegar à liberdade. Uma questão que tanto buscamos mas que ao mesmo tempo temos medo 37 Ibid, p Ibid, p. 18.

13 12 de encontrá-la, pois, encontrá-la significa ter que assumi-la com sinceridade e responsabilidade. No fundo não é isto que os marxistas e católicos temiam e conseqüentemente criticavam no existencialismo, no pensamento de Sartre, obrigando Sartre a mostrar que o existencialismo é um Humanismo.

14 13 III. CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao chegarmos ao final deste artigo podemos dizer: Com Sartre nós estamos realmente no ápice da filosofia existencialista atéia. Uma filosofia que tem a sua preocupação central voltada para o homem, não o homem que simplesmente é, mas o homem que existe, que se autodetermina. Através do pensamento sartreano fica definitivamente superada a metafísica tradicional. Uma metafísica que está voltada para a essência, para a busca daquilo que é. Para Sartre, a existência precede a essência, isto é, primeiro existimos depois constituiremos a nossa essência. Seremos nós mesmos os nossos construtores, inventores, não temos um Deus para dar normas, para direcionar a nossa vida. Somos livres. Somos livres para criar nossos valores. Se somos livres, somos também responsáveis por tudo aquilo que escolhemos. A nossa liberdade só possui significado se estiver ligada a fatos concretos. Através de nossa ação somos capazes de modificar o real. O homem que não assume esta sua liberdade, engana a si mesmo, aninha-se na má-fé (finge escolher no exercício da sua mais plena liberdade, mas não escolhe). Um outro ponto importante anotado por Sartre em relação ao exercício da liberdade de um indivíduo (escolha, ação, responsabilidade...) é o fato dela nunca estar centralizada, nunca estar voltada para o individual, ela tem sempre o caráter, o valor universal. Necessário agora apontarmos para um impasse que encontramos no pensamento de Sartre. Pois, como pode o homem ser totalmente livre, ou melhor, o homem ser a própria liberdade, mas ao mesmo tempo ter que se preocupar, ser responsável por toda humanidade? Como esta se dá, se de um lado Sartre acredita que as relações entre Eu e o Outro são sempre antagônicas (o Outro sempre limita, nega o Eu); por outro lado, o homem no exercício da sua

15 14 liberdade tem que se dar conta das relações com os outros, ser responsável por todos os homens. Não parece contraditório? Ambíguo? Acreditamos que aqui Sartre chega a um impasse e não deixa nenhum caminho concreto que possibilite ao homem ser realmente livre, mas um livre dentro de uma coletividade, de um tempo, de um espaço. Necessário se faz também à guisa de conclusão afirmar: Quão gratificante foi termos trabalhado o texto: Existencialismo é um Humanismo, de Jean-Paul Sartre, pensador de grande genialidade, romancista, jornalista, dramaturgo, militante político que não dissociou a sua reflexão filosófica nem a sua produção literária da situação em que vivia, permanecendo solidário nos acontecimentos sociais e políticos de seu tempo.

16 15 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 2ª ed., São Paulo: Editora Mestre Jou, História da Filosofia. 3ª ed. (Coleção História da Filosofia vol. XIV). Lisboa: Editora Presença, ALMEIDA, Fernando José de. Sartre: é proibido proibir. São Paulo: Editora FTD, JOLIVET, R. Sartre ou Teologia do Absurdo. São Paulo: Editora Herder, MORAIVA, Sérgio. Sartre. Coleção Biblioteca Básica de Filosofia. Lisboa: Edições 70, PENHA, João da. O que é Existencialismo. 10ª ed. (Coleção Primeiros Passos vol. 61). São Paulo: Editora Brasiliense, SARTRE, J. Existencialismo é um Humanismo. (Coleção Os Pensadores vol. XLV). São Paulo: Editora Abril Cultural, TROGO, Sebastião. O Impasse de má-fé na moral de Jean-Paul Sartre. Tese a ser apresentada e defendida tendo em vista o cargo de Professor Titular no Departamento de Filosofia FAFICH-UFMG-BH Inédita em livro.

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

PLANO DE AULA OBJETIVOS: Refletir sobre a filosofia existencialista e dar ênfase aos conceitos do filósofo francês Jean Paul Sartre.

PLANO DE AULA OBJETIVOS: Refletir sobre a filosofia existencialista e dar ênfase aos conceitos do filósofo francês Jean Paul Sartre. PLANO DE AULA ÁREA: Ética TEMA: Existencialismo HISTÓRIA DA FILOSOFIA: Contemporânea INTERDISCIPLINARIDADE: Psicologia DURAÇÃO: 4 aulas de 50 cada AUTORIA: Angélica Silva Costa OBJETIVOS: Refletir sobre

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Dia_Logos. café teatral

Dia_Logos. café teatral café Café Teatral Para esta seção do Caderno de Registro Macu, a coordenadora do Café Teatral, Marcia Azevedo fala sobre as motivações filosóficas que marcam esses encontros. Partindo da etimologia da

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

Questão (1) - Questão (2) - A origem da palavra FILOSOFIA é: Questão (3) -

Questão (1) - Questão (2) - A origem da palavra FILOSOFIA é: Questão (3) - EXERCICÍOS DE FILOSOFIA I O QUE É FILOSOFIA, ETIMOLOGIA, ONDE SURGIU, QUANDO, PARA QUE SERVE.( 1º ASSUNTO ) Questão (1) - Analise os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA em relação ao significado

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

7 Maneiras Simples de Dizer "não" O Manual Simples e Completo

7 Maneiras Simples de Dizer não O Manual Simples e Completo 7 Maneiras Simples de Dizer "não" O Manual Simples e Completo Você tem dificuldade em dizer "não"? Você está sempre tentando ser gentil com os outros, em detrimento de si mesmo? Bem, você não está sozinho.

Leia mais

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos:

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER (1864 1920) Max Weber foi o grande sistematizador da sociologia na Alemanha por volta do século XIX, um pouco mais tarde do que a França, que foi impulsionada pelo positivismo.

Leia mais

AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA

AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA Fábio de Araújo Aluno do Curso de Filosofia Universidade Mackenzie Introdução No decorrer da história da filosofia, muitos pensadores falaram e escreveram há cerca do tempo,

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750 John Locke (1632-1704) Biografia Estudou na Westminster School; Na Universidade de Oxford obteve o diploma de médico; Entre 1675 e 1679 esteve na França onde estudou Descartes (1596-1650); Na Holanda escreveu

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR?

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? Como Encontrar a Verdadeira Felicidade Rosanne Martins Introdução Este livro foi escrito com o intuito de inspirar o leitor a seguir o sonho que traz em seu coração.

Leia mais

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se

Leia mais

Política de Afiliados

Política de Afiliados Política de Afiliados Obrigações do Produtor 1- Pagamento de R$1.000 a cada venda do Programa Expert Milionário que será gerenciada pela plataforma POST AFILIATE da produtora 2- Caso o afiliado venda mais

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Solenidade de Regulamentação do

Leia mais

O MUNDO É A CASA DO HOMEM

O MUNDO É A CASA DO HOMEM O MUNDO É A CASA DO HOMEM Nichan Dichtchekenian Há dois motivos principais que me levam a fazer esta apresentação: O primeiro é fazer um esclarecimento e uma defesa da Fenomenologia, buscando, este esclarecimento,

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação Marcela Alves de Araújo França CASTANHEIRA Adriano CORREIA Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

Problemas, todos temos. Os chefes PONTO. direto ao

Problemas, todos temos. Os chefes PONTO. direto ao Se você usa alguma delas, entre imediatamente em estado de alerta; você pode não ser um líder tão capaz quanto imagina Problemas, todos temos. Os chefes então, nem se fale. Mas, se aqueles que são terríveis

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Copyright 2015 por Paulo Gomes Publicado originalmente por TBI All New, São Luís MA, Brasil. Editora responsável: TBI All New Capa: TBIAllNew Todos os direitos

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. não Eu Não r que o f existe coleção Conversas #14 - outubro 2014 - a z fu e r tu r uma fa o para c ul m d im ad? e. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

Centralidade da obra de Jesus Cristo

Centralidade da obra de Jesus Cristo Centralidade da obra de Jesus Cristo MÓDULO 3 3ª AULA AULA 3 MÓDULO 3 SALVAÇÃO EM CRISTO Jesus no Centro Por que deve ficar claro isso? Dá para evangelizar sem falar de Jesus? É possível partir de outro

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

Questionário Sociodemográfico e Clínico

Questionário Sociodemográfico e Clínico Questionário Sociodemográfico e Clínico dados pessoais do sujeito: data: local: contacto telef.: nome: idade: naturalidade: estado civil: S C UF D V outros: escolaridade (nº anos c/ sucesso): habilitações

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

O Determinismo na Educação hoje Lino de Macedo

O Determinismo na Educação hoje Lino de Macedo O Determinismo na Educação hoje Lino de Macedo 2010 Parece, a muitos de nós, que apenas, ou principalmente, o construtivismo seja a ideia dominante na Educação Básica, hoje. Penso, ao contrário, que, sempre

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP A encíclica Caritas in veritate de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP O amor verdadeiro como princípio para a justiça social e o desenvolvimento integral Quando olhamos a nossa

Leia mais

Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 1ª edição - 1 de agosto de 2015. w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r

Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 1ª edição - 1 de agosto de 2015. w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r EUSPELHO Marcelo Ferrari 1 f i c i n a 1ª edição - 1 de agosto de 2015 w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r EUSPELHO Este livro explica como você pode usar sua realidade para obter autoconhecimento. Boa leitura!

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6 FIAT Q Questionário de Relacionamento Interpessoal Glenn M. Callaghan Department of Psychology; One Washington Square, San Jose University, San Jose CA 95192-0120 Phone 08) 924-5610 e fax (408) 924 5605.

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

resolvam suas diferenças e façam as pazes. Deus não quer que seus filhos guardem ressentimentos.

resolvam suas diferenças e façam as pazes. Deus não quer que seus filhos guardem ressentimentos. Texto Bíblico: Filipenses 4. 2-9 Versão Contemporânea 2 Insisto em que Evódia e Síntique resolvam suas diferenças e façam as pazes. Deus não quer que seus filhos guardem ressentimentos. 3 Ah, Sízigo, com

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Áustria Viena. Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas.

Áustria Viena. Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas. Áustria Viena Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas. Apenas fui assistir a uma aula, que acabou por não ser dada devido à presença dos alunos estrangeiros

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S S O homem é pecador Romanos 3:9-18 S Pecadores merecem a morte Genesis 2:17, Romanos 6:23 S Portanto, se é para Deus ser justo e dar somente o que

Leia mais

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.

Leia mais

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+ I - A filosofia no currículo escolar FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1 Daniel+Durante+Pereira+Alves+ Introdução O+ ensino+ médio+ não+ profissionalizante,+

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos.

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos. Como eu ganho dinheiro com o meu blog Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Conheça agora as dicas e as formas que uso para ganhar dinheiro online. Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Antes de começar

Leia mais

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD Como obter excelentes Resultados no Marketing Digital Aprenda a usar 3 metas matadoras Publicação SEVEN - SPD Sumário Introdução Cápítulo 1 Comprometa-se com o Sonho Pessoal Capítulo 2 Desenvolva sua Estratégia

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... Apostila de Fundamentos Arrependimento Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... (Atos 3:19) A r r e p e n d i m e n t o P á g i n a 2 Arrependimento É muito importante

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO

ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO Instituto de Educação infantil e juvenil Outono, 2013. Londrina, de. Nome: Ano: Tempo Início: término: total: Edição IX MMXIII texto Grupo A ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO Há alguns meses estamos trabalhando

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

IV PARTE FILOSOFIA DA

IV PARTE FILOSOFIA DA IV PARTE FILOSOFIA DA 119 P á g i n a O que é? Como surgiu? E qual o seu objetivo? É o que veremos ao longo desta narrativa sobre a abertura do trabalho. Irmos em busca das estrelas, no espaço exterior,

Leia mais

KANT E AS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS

KANT E AS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS KANT E AS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS Gustavo Leal - Toledo 1 RESUMO Pretende-se mostrar, neste trabalho, que a Exposição Metafísica não depende da Exposição Transcendental nem da geometria euclidiana.

Leia mais

O DEMÔNIO DE CADA UM DE NÓS A QUESTÃO DO BEM E DO MAL -O DIABO EXISTE REALMENTE?-

O DEMÔNIO DE CADA UM DE NÓS A QUESTÃO DO BEM E DO MAL -O DIABO EXISTE REALMENTE?- O DEMÔNIO DE CADA UM DE NÓS A QUESTÃO DO BEM E DO MAL -O DIABO EXISTE REALMENTE?- 1 2 O DEMÔNIO DE CADA UM DE NÓS A QUESTÃO DO BEM E DO MAL -O DIABO EXISTE REALMENTE?- Hideraldo Montenegro 3 Hideraldo

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR ENG POR!FAZER POR?PENSAR POR+CRIAR POR PESSOAS POR:VIR DIÁRIO DE INOVAÇÕES WIKI DICAS BLOG DESTAQUE // POR?PENSAR 1 COMENTÁRIO // 10 TWEETS // 999 LIKES Aprenda como estudar em quatro etapas Educador Fábio

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão 1º Plano de Aula 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão 3- História Perdoar Sempre 4- Música Uma Luz Dentro de mim. Vol:

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

Como fazer seu blog se destacar dos outros

Como fazer seu blog se destacar dos outros Como fazer seu blog se destacar dos outros Fama. Tráfego. Reconhecimento. Muito dinheiro no bolso. Esses itens certamente estão presentes na lista de desejos de quase todos os blogueiros. Afinal, ninguém

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI Texto: Sal. 126:6 Durante o ano de 2014 falamos sobre a importância de semear, preparando para a colheita que viria neste novo ano de 2015. Muitos criaram grandes expectativas,

Leia mais

A Sociologia de Weber

A Sociologia de Weber Material de apoio para Monitoria 1. (UFU 2011) A questão do método nas ciências humanas (também denominadas ciências históricas, ciências sociais, ciências do espírito, ciências da cultura) foi objeto

Leia mais

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA SAGRADA Nº 8 - Mar/15 PRESTA atenção RELIGIÃO! BÍBLIA Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! vai tratar de um assunto muito importante: Religião. A fé é uma questão muito pessoal e cada

Leia mais

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Educação de Filhos de 0 a 5 anos Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Bom dia! Aula 4 Nosso Objetivos Educando Filhos segundo a Vontade de Deus Desenvolvimento da criança Influências

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 53 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Músicos, Ministros de Cura e Libertação

Músicos, Ministros de Cura e Libertação Músicos, Ministros de Cura e Libertação João Paulo Rodrigues Ferreira Introdução Caros irmãos e irmãs; escrevo para vocês não somente para passar instruções, mas também partilhar um pouco da minha experiência

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 43 Discurso na cerimónia de inauguração

Leia mais

Realidade vs Virtualidade

Realidade vs Virtualidade Realidade vs Virtualidade Vivendo entre quem Somos e quem queremos Ser Necessidade de sermos felizes Necessidade de sermos aceitos Necessidades de Sermos A CONSTRUÇÃO DA NOSSA IDENTIDADE Vivendo entre

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais