OBRAS SOCIAIS E FÉ NO NORTE IMPERIAL: O TRABALHO MISSIONÁRIO DO PADRE IBIAPINA Danielle Ventura Bandeira de Lima * danihistoriadora@yahoo.com.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OBRAS SOCIAIS E FÉ NO NORTE IMPERIAL: O TRABALHO MISSIONÁRIO DO PADRE IBIAPINA Danielle Ventura Bandeira de Lima * danihistoriadora@yahoo.com."

Transcrição

1 OBRAS SOCIAIS E FÉ NO NORTE IMPERIAL: O TRABALHO MISSIONÁRIO DO PADRE IBIAPINA Danielle Ventura Bandeira de Lima * danihistoriadora@yahoo.com.br Introdução O trabalho missionário de Padre Ibiapina se deu entre os anos de 1856 a 1883 e representou uma maneira de buscar a melhoria da situação das províncias da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas através da construção de uma infra-estrutura que permitisse que as pessoas desfrutassem das mesmas e, concomitantemente, colaborassem para que ela existisse. Contudo, nem sempre o missionário conseguiu peregrinar por essas regiões incentivando pessoas, as orientando pessoalmente e buscando recursos em momentos críticos como o da seca de 1877, isso por que, em 1876, ele foi acometido por uma paralisia nas pernas e precisou se fixar em uma de suas casas de caridade, que no caso, sua escolhida foi Santa Fé, localizada no atual município de Arara- PB. Dessa maneira, em momentos de seca, Ibiapina se apoiou na colaboração dos chamados beatos, merecendo destaque a figura do Irmão Ignácio, que tinham o papel de pedir esmolas nos mais variados lugares, além de buscar o apoio financeiro do bispo e de orientar por cartas as Irmãs de Caridade a fim de que essas perseverassem nas instituições e cumprissem o que estava estabelecido no seu Estatuto e Máximas Morais. Sendo assim, nesse artigo analisaremos brevemente o contexto da época que Ibiapina atuou, as suas principais obras estabelecidas e, por fim, enfocaremos as principais dificuldades enfrentadas nesse período dando ênfase a seca, tendo em vista que esta foi um mal que afligiu toda a população carente, destacando a casa de caridade como obra social de grande importância durante esse período. A trajetória missionária de Ibiapina e as dificuldades da época * Graduada em História pela Universidade Federal da Paraíba; mesma instituição onde está cursando o Mestrado em Ciências das Religiões.

2 A preocupação de Ibiapina em investir na salubridade por onde ele passou, através da construção de cemitérios, hospitais, e de açudes, é compreensível perante a dura realidade encontrada no norte do país nesse período, devido à existência de surtos de doenças epidêmicas como a febre amarela, a cólera e a varíola que se proliferavam pelo país cujo orçamento destinado para sua erradicação era minúsculo. Com relação aos Cemitérios construídos pelo religioso, tinham como função diminuir as epidemias, já que os escombros quase sempre eram portadores de mais doenças. Essa obra quase sempre esteve localizada nas imediações das capelas, como em Soledade - PB (1856), Alagoa Grande PB (1863) e Caldas - CE (1870), devido ao significado religioso que elas representavam, já que sob o pensamento cristão há uma constante busca pelo céu. Outra obra social de cunho essencial para a população eram os açudes, entre os quais podemos destacar aqueles construídos em Angicos - RN (1863), Santa Fé - PB (1864) e Santa Luzia- PB (1875), uma vez que muitas delas conviveram até mesmo com a escassez total de água principalmente em tempos de crise como a seca de Os hospitais, por sua vez, foram extremamente significativos também por causa do grande número de epidemias que se alastraram nesse período. Esses geralmente funcionaram no interior das Casas de Caridade como os de Açu e Areia, já que foram as próprias Irmãs de Caridade que, além de exercerem atividades nas casas de caridade junto às órfãs, estiveram dispostas a cuidar dos doentes. Sendo assim, a contribuição dos leigos na obra missionária do Padre Ibiapina, foi essencial para que ele conseguisse realizá-la, pois existia a necessidade da presença de construtores de hospitais, açudes, igrejas e casas de caridade, bem como de pessoas dispostas a administrá-las e conduzi-las. (ARAÚJO, 1996) O zelo da população pelo seu projeto missionário é perceptível quando o missionário foi acusado de mentor do Movimento Quebra quilos, (revolta que explodiu ao ser executado do sistema métrico que foi criado em 1872 em que a população esteve abalada com a ausência de melhoria de condições de vida), já que ao ser enviado o mandato de prisão grande número de camponeses foi até a Casa de Caridade Santa Fé, para impedir que prendessem o Padre Ibiapina: O povo cercou o apóstolo que debalde pedia que voltassem todos a seus lares e roçados. Muita gente ficou dia e noite aos pés dos muros da Caridade, sob o abrigo de pequenas casas e de árvores. De armas nas habitações e no colégio, somente as cruzes. Camponeses, fora, quando muito empunhavam foices, que o Padre só aconselham foi o trabalho e a virtude, batia a arrogância e o cangaço. (MARIZ, 1980, p.146)

3 A carência de recursos básicos da população e a comoção mediante as suas pregações foram fortes motivos que levaram essas pessoas a apoiarem sua obra e a admirarem o seu trabalho. Pois, uma das poucas instituições que recebiam o auxílio financeiro do Estado, era a Santa Casa de Misericórdia (instituição constituída por hospital, Igreja, cemitérios públicos e edifícios subjacentes que acolhiam alguns órfãos que, após um tempo, eram abandonados a própria sorte) e cujas verbas enviadas através da Comissão de Socorros Públicos não conseguiram suprir suas necessidades. A ausência de salubridade pública foi tão pouco combatida pelo Estado que, segundo Comblin (1993), os escombros nessa época ficavam expostos fazendo com que um maior número de doenças se proliferasse, acarretando em maiores prejuízos para a população mais pobre. Fundada em 1862 e iniciando o trabalho do religioso na Paraíba, a casa de caridade - hospital em Areia teve um papel fundamental na luta contra os males das doenças epidêmicas, chegando a ser alvo de elogios pelo Presidente da Província da Paraíba Araújo e Lima, no ano de 1863 que, mesmo reconhecendo a colaboração do missionário na diminuição da cólera, não contribuiu em nada com a manutenção dessa instituição. Entre todas as preocupações do Brasil a maior de todas certamente foi a Seca, sendo mencionada até mesmo no discurso do Imperador em 1 de julho de 1877 como o pior dos problemas do país, onde, apesar de afirmar que as epidemias tiveram uma considerável queda e de colocar que esta vinha sendo combatida mediante o auxílio da Comissão de Socorros Públicos e iniciativas particulares. Esse sofrimento da sociedade foi sentido também nas casas de caridade, devido à impossibilidade de seu líder em se locomover e conseguir pessoalmente as verbas necessárias para seu sustento. Sendo a solução por ele encontrada o envio, através de seu beato Ignácio, de uma carta relatando a situação das casas apelando para versículos bíblicos que tinham como intuito comover as pessoas que dela tomassem conhecimento, como podemos observar em um de seus trechos: [...] É o padre Ibiapina que vos pede uma esmola pelo amor de Deus. Lembrai-vos cristãos: a esmola apaga o pecado e faz achar misericórdia na presença de Deus no dia do juízo. Quando Deus julgar o mundo, dirá para os da direita: vinde, bendito de meu eterno Pai! Vinde receber o prêmio da glória que vos está preparada pois estive com fome e me deste de comer, estive com sede e me deste de beber [...]. (CARTA do Padre Ibiapina em 2 de novembro de 1877) Um mês depois de enviar essa carta, Ibiapina fez uma descrição dramática de como estava Santa Fé, relatando sobre a escassez dos alimentos e da água e reforçando que as órfãs que lá se encontravam eram, em sua maioria, menores de sete anos e colocando ainda que, diariamente,

4 retirantes procuravam suas casas, nus e sem subsídios básicos para sobreviver, conforme é narrado pelo Beato Antônio Modesto no ano de sua morte. Essa situação condiz com o relato da comissão de socorros públicos ao descrever ao Presidente da Província da Paraíba José Rodrigues Pereira Júnior sobre a Villa de Teixeira no ano de 1879 em que, segundo este, a fome chegou a tal ponto que até mesmo cachorros eram disputados como alimentos para os mais pobres. Além disso, nesse relatório afirma-se que essa situação de maneira nenhuma afetou a elite local alertando para os desvios de verbas e lamentando o grande número de emigrações de pessoas pobres que iam buscar melhores condições de vida. Reclamando ainda da impossibilidade de construção de Sangradouro por parte da Comissão mediante a pequena quantidade de verbas a ela direcionada. Nesse ano ficam evidentes as necessidades da população através da Veneranda responsável pela Casa de Caridade em Cabaçeiras que, pedindo recursos ao Presidente da Província, mostra que as dezoito senhoras que nela residiam não conseguiam suprir as necessidades das trinta e oito órfãs. Vale destacar, que esta conseguiu os recursos solicitados, mas em uma ínfima quantidade, pois em pouco tempo reivindicou novamente o envio de recursos que durassem no mínimo quatro meses. Enfim, o estado calamitoso nesse período é explicitado em narrativas de pessoas que vivenciaram de perto esse período e que buscaram o apoio de autoridades como os presidentes das províncias, líderes religiosos ou, até mesmo, da própria população apelando para o sentimento de partilha cristã. As casas de caridade como foco da missão de Ibiapina Apesar de todas as obras assistencialistas do religioso terem um caráter essencial para a população, as casas de caridade podem ser consideradas como as suas principais, pois mesmo diante de sua paralisia nas pernas ele continuou se comunicando através de cartas com as superioras das respectivas casas e enviando verbas através de seus beatos. Isso fica perceptível em um discurso de sua época que afirma que: Padre Ibiapina viu a órfã sem pai e sem mãe, exposta a todos os perigos e misérias da vida, e seu coração contristou-se. Viu o homem acabrunhado sob o duplo mal de enfermidade e da fome, e sua alma conturbou-se. Mas Deus havia dito Diliges proximum tuum sicut teipsum. Com tais palavras nos lábios e a fé no coração, o virtuoso missionário, encontrando eco ao íntimo da alma dos fiéis, fundou esta Santa Casa para asilo e proteção das órfãs e

5 dos enfermos desvalidos da fortuna. (DOMINGO JÚNIOR, José Pinto Braga Apud ALENCAR, 1863, p 82) Nessa instituição ele propagava lições de conduta cujo foco era a obediência a sua vontade, o silêncio, o trabalho e a penitência através das Máximas Morais, que continham aconselhamentos direcionados as Irmãs de Caridade, do Estatuto que ditava o regimento e das cartas dirigidas às Irmãs quando julgava necessário. Esse modelo educativo estava em sintonia com o de sua época, pois, durante o século XIX, apesar do surgimento de decretos de criação de escolas normais a partir da lei geral de ensino de 1827 e do Ato Adicional de 1834, que buscou regulamentar as atividades dos magistrados, esses tinham incutido em seu pensamento que era mais importante ordenar e controlar que propriamente instruir. Além disso, o curso feminino nas escolas normais brasileiras, apesar de serem mencionados como criados na Bahia em 1836 e em São Paulo em 1846, não foram implantados. No Rio de Janeiro, por sua vez, teve-se uma tentativa frustrada de colocar o estudo masculino e feminino em dias alternados. Portanto, por um longo período o ensino dirigido ao público feminino ficou a cargo de instituições religiosas ou escolas particulares leigas. (VILLELLA, 2003). Para manter a rigidez almejada pelo missionário, o apoio de mulheres simples das localidades em que atuava, ou de moças ricas que resolveram colaborar com o seu Projeto Missionário, seguindo um rigoroso Estatuto e observando as instruções fornecidas pelas Máximas Morais, foram primordiais para que essas funcionassem. As atividades exercidas dentro de suas instituições iam desde as mais simples como os serviços domésticos e atendimento a pessoas estrangeiras que adentravam as casas em busca de conselhos, como também há atividades cujo grau de confiança era maior, como as exercidas pelas Superioras e Irmãs Zeladoras, principais responsáveis por manter a ordem em suas instituições. (COMBLIN, 1993). Vale destacar que todas essas funções compunham o universo educativo e tinham papéis fundamentais, já que, tal como a escola, ela deveria ser entendida como um conjunto de hierarquias, normas e códigos, não podendo limitar o processo educativo ao simples ato de ensinar as primeiras letras (JALLES, 2005). A responsabilidade da Superiora, todavia, era intensa, conforme pode ser constatada através dos artigos 11, 12 e 14 do Estatuto das Casas de Caridade, pois tinha como função fazer com que todas as repartições funcionassem regularmente, observando, principalmente, o adiantamento da doutrina cristã, a fim de mensalmente construir um mapa declamando o trabalho na casa ao Inspetor Geral, o adiantamento da Escola e repreendendo as Irmãs desobedientes.

6 A Irmã Zeladora, por sua vez, conforme consta no Regime Interno do mesmo Estatuto, era designada pela Irmã de Caridade como responsável pela conduta das órfãs, punindo-as, caso desobedecessem às regras estabelecidas. Cauteloso ao escolher as pessoas de sua confiança, conforme consta nos artigos 5, 6, 7 e 8, Ibiapina admitia que as mulheres que lá estiveram pudessem dedicar parcial ou integralmente seu tempo em suas instituições, mas só após cinco anos demonstrando obediência aos seus serviços e total dedicação, era concedido o direito de serem denominadas de Irmãs de Caridade. Conseguir obedecer tais regras, porém, não era simples, pois o cumprimento de uma rotina árdua que ia das quatro horas e trinta minutos da manhã até a noite, obedecendo grande número de atividades que vão desde oração, trabalho ou estudo silenciosamente e sem questionamentos, sob o constante toque da campa que indicava qual era a atividade a ser realizada naquele momento, exigia uma dedicação profunda e um estado de constante vigilância. O preconceito contra a mulher, a disciplina e controle tão presentes no pensamento dos educadores de todo o país, guiados quase sempre pelo método lancasteriano, foi fruto de uma mentalidade da época que buscou formar as pessoas de acordo com seus interesses particulares, para Foucault: [...] a disciplina não pode se identificar nem com um aparelho: ela é um tipo de poder, uma modalidade para exercê-lo, que comporta todo um conjunto de instrumentos, de técnicas, de procedimentos, de níveis de aplicação, de alvos, ela é uma física ou uma anatomia do poder, uma tecnologia (FOUCAULT, 2001, p.127). Os princípios cristãos, existente nas instituições ibiapianas, coexistiam nas instituições laicas e eram agregados ao ensino das primeiras letras, como forma de doutrinar as pessoas e, sobretudo, de conformar a população com a situação vivenciada, impedindo possíveis questionamentos. O exemplo mariano, para a educação das órfãs e também das mulheres da caridade, era essencial para ele, devido a sua obediência a vontade divina e o silêncio que ela guardava, já que era desejo do religioso manter total controle sobre a instituição. (NOGUEIRA, 1888) Tal pensamento se assemelha ao agostiniano, uma vez que primava pela disciplina e obediência. Nessa instituição, tal como na medievalidade, não havia espaço para indagações e liberdade, pois se prevalecia a disciplina externa e o zelo pela obediência inquestionável, próprios da educação tradicional cristã. (MANACORDA, 1989) O castigo, portanto, existente nas instituições como um todo, inclusive nas do missionário, foram considerados como meios essenciais para conseguir conter os ímpetos tidos como rebeldes

7 por não se adaptarem a rotina escolar. Para a elite, o acesso à educação garantido aos pobres não poderia ser considerado como um meio de diminuir as desigualdades, mas de fazer com que o povo não se desviasse do caminho traçado por ela. (FILHO, 2003) Além disso, as preocupações com o casamento e com a educação religiosa das mulheres eram fortemente presentes no pensamento de quase todas as instituições brasileiras e também nas Casas de Caridade. Contudo, uma técnica não tão desenvolvida para as mulheres nesse período e desempenhada por Ibiapina foi a busca em fazer com que as moças aprendessem atividades manuais ou de gênero industrial para que quando se cassassem pudessem colaborar com seus maridos no sustento de suas famílias. Vale destacar que essas atividades industriais eram constantemente incentivadas ao público masculino no ensino laico em busca de mão de obra especializada como podemos constatar no Colégio dos Educandos Artífices criado na Paraíba em 1865, contando, diferentemente das Instituições do Missionário, com o apoio do Estado e padecendo com a falta de estrutura, predominando-se, além disso, a descriminação contra os filhos dos ex-escravos. A consagração a Deus de todas as atividades diárias pode ser constatada também no pensamento de Clemente de Alexandria, que, considerado um dos primeiros educadores, afirma que o mestre tem a função de encaminhar para as virtudes da vida. (MANACORDA, 1989). O trabalho diário nessa instituição era tão valorizado pelo missionário que, em suas Máximas Morais, ele o colocou como um tipo de oração, destacando dois tipos de orações: um é levantando o pensamento ou dirigindo a palavra a Deus, e o outro é trabalhando por amor de Deus, em desempenho do dever do próprio estado. (IBIAPINA apud COMBLIN, 1984). Essa idéia de trabalho como melhor remédio para driblar a ociosidade trazida por Ibiapina esteve igualmente presente na Ordem de São Bento, que, além de trazer este pensamento para os religiosos, também se utilizava de um Inspetor para fiscalizar se esses estavam seguindo seus preceitos, contudo a presença masculina era predominante. Não podemos nos esquecer que essa busca pelo trabalho também foi fruto de uma época que visava formar mão de obra barata e que descriminava os filhos de ex-escravos conforme podemos constatar através do Relatório de Província em 1872, quando alguns jovens filhos de ex-escravos foram expulsos sob a alegação de mau comportamento e readmitidos em seguida sendo incorporados no quadro de funcionários impedindo que esses jovens fossem além do que se acreditava que era necessário para pessoas pobres, cujo destino nessa mentalidade escravocrata era trabalhar ganhando pouco ou nada.

8 Sendo assim, essas casas de caridade foram obras sociais de suma importância para o Padre Ibiapina e nelas podem ser transparecidas a situação da época por ele vivenciada, se assemelhando em diversos aspectos a instituições religiosas e de cunho laico. Considerações finais Ao analisarmos a situação da província da Paraíba durante os anos de , bem como a atuação de Ibiapina por todo norte do país percebemos como a população carente se apegou as suas missões e resolveu colaborar com elas, já que se sentiam reconfortados com suas palavras e com sua busca por construir obras que atendessem as suas necessidades. As casas de caridade tiveram um papel fundamental no cotidiano dessas pessoas e o modelo educativo implantado no interior das mesmas era tão forte que atraia para si até mesmo pessoas ricas dos locais, já que fazia parte da sociedade, a mentalidade de que a mulher sendo rico ou pobre deveria se preparar para o casamento. Entretanto, tais casas de caridade sofreram, juntamente com as demais instituições criadas pelo sacerdote, os efeitos da seca e o descaso do Governo, pois as pessoas que haviam sido alimentadas com essas mensagens de esperanças tiveram que conviver, conforme é relatado no relatório da comissão de socorros públicos na Vila Teixeira, com os freqüentes desvios de verbas, situação esta que pouco afligia aos mais ricos. Enfim, a temática aqui exposta permite que façamos uma breve reflexão sobre o papel missionário do Padre Ibiapina no Norte do país nesse período, sem deixar de reconhecermos que esta não está longe de nossa realidade, pois reflete o sofrimento ainda hoje enfrentado por grande parte da população mediante os desvios de dinheiro e ausência de infra-estrutura de muitos locais do Brasil. Referências ARAÚJO, Francisco Sadoc. Padre Ibiapina: peregrino da caridade. São Paulo: Paulinas, ALENCAR, Pe Carlos Augusto Peixoto de. Itinerário da Primeira Visita do Sr Dom Luis Antônio dos Santos ao Norte do Bispado no ano de Ceará Arquivo Santa Fé. CARTA da Irmã de Caridade Maria Ibiapina ao presidente da província José Rodrigues Pereira em 16 de dezembro de Arquivo Público da Paraíba. CARTA da Irmã de Caridade Maria Ibiapina ao presidente da província José Rodrigues Pereira em 4 de março de Arquivo Público da Paraíba.

9 CARTA do Padre Ibiapina enviada através do Irmão Ignácio em 2 de novembro de Arquivo Santa Fé. CARTA do Padre Ibiapina enviada através do Irmão Ignácio em dezembro de Arquivo Santa Fé. O CEARENSE, Fortaleza edição de , p 1. Arquivo Santa Fé. COMBLIM, José. Padre Ibiapina. São Paulo: Paulinas, Instruções espirituais do Padre Ibiapina. São Paulo: Ed Paulinas FALLA do Imperador na décima sexta reunião da legislatura em 1 de julho de Arquivo Público da Paraíba. FILHO, Luciano Mendes de Farias. Instrução Elementar no século XIX. In: LOPES, Elina Marta (org.) et. all. 500 anos de escola no Brasil. São Paulo: Autêntica FOULCAULT, Michael. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, JALES, Carlos Alberto. Para que serve uma teoria em educação? in: SALLES, Vilmária Fernandes Sales. et. all. Psicologia na educação: um referencial para professores. João Pessoa: UFPB, 2005 MANACORDA, Mário A. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias, São Paulo: Cortez, MANUSCRITO do Beato Antônio Modesto de Maria Ibiapina em maio de 1883 narrando sobre a morte de Ibiapina. (Arquivo Santa Fé) MARIZ, Celso. Ibiapina, Um apóstolo do Nordeste. 2ª Ed. João Pessoa. Ed Universitária /UFPB, NOGUEIRA, Paulino - O Padre Ibiapina - in Revista do Instituto do Ceará, Ano II, 3 Trimestre de 1888, Tomo II, p 174. OFÍCIO do diretor do Colégio dos Educandos Artífices Antonio de Souza Gouveia dirigido ao presidente da Província da Paraíba Frederico Almeida e Albuquerque em 3 de abril de 1872 encontrado no Arquivo Público da Paraíba. Arquivo Público da Paraíba. OFÍCIO do diretor do Colégio dos Educandos Artífices Antonio de Souza Gouveia dirigido ao presidente da Província da Paraíba Frederico Almeida e Albuquerque em 20 de abril de 1872 encontrado no Arquivo Público da Paraíba. Arquivo Público da Paraíba RELATÓRIO do Presidente da Província Araújo e Lima em Arquivo Público da Paraíba RELATÓRIO da Comissão de Serviços público sobre a Villa de Teixeira ao Presidente de Província José Rodrigues Pereira Júnior em 15 de outubro de 1879 VILLELLA, Heloísa de O. O mestre escola e a professora. In: LOPES, Elina Marta (org.) et. all. 500 anos de escola no Brasil. São Paulo: Autêntica

POBREZA E FÉ NO BREJO PARAIBANO: O trabalho missionário do Padre Ibiapina Danielle Ventura Bandeira de Lima

POBREZA E FÉ NO BREJO PARAIBANO: O trabalho missionário do Padre Ibiapina Danielle Ventura Bandeira de Lima POBREZA E FÉ NO BREJO PARAIBANO: O trabalho missionário do Padre Ibiapina Danielle Ventura Bandeira de Lima danihistoriadora@yahoo.com.br Mestranda em Ciências das Religiões- UFPB Palavras Chaves: Religião,

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Educação de Filhos de 0 a 5 anos Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Bom dia! Aula 4 Nosso Objetivos Educando Filhos segundo a Vontade de Deus Desenvolvimento da criança Influências

Leia mais

ENTRE ORAÇÕES E DISCIPLINAMENTOS: A EDUCAÇÃO MARIANA NAS CASAS DE CARIDADE DO PE. IBIAPINA

ENTRE ORAÇÕES E DISCIPLINAMENTOS: A EDUCAÇÃO MARIANA NAS CASAS DE CARIDADE DO PE. IBIAPINA 1 ENTRE ORAÇÕES E DISCIPLINAMENTOS: A EDUCAÇÃO MARIANA NAS CASAS DE CARIDADE DO PE. IBIAPINA Danielle Ventura Bandeira de Lima PUC-GO daniellyventura@hotmail.com Justificativa A abordagem voltada para

Leia mais

JANEIRO Escola para formadores

JANEIRO Escola para formadores JANEIRO Escola para formadores De 02 a 28, as Irmãs da casa de formação, tiveram a oportunidade de participar da escola para formadores. A mesma é promovida pela Associação Transcender, com sede em São

Leia mais

MARATONA SCALABRINIANA - 2013. QUESTÕES PARA o 1º. Ano A e B - EF

MARATONA SCALABRINIANA - 2013. QUESTÕES PARA o 1º. Ano A e B - EF MARATONA SCALABRINIANA - 2013 QUESTÕES PARA o 1º. Ano A e B - EF 1. Qual a data de nascimento de Scalabrini e em qual país ele nasceu? Resposta: Scalabrini nasceu no dia 08 de Julho do ano 1839, na Itália.

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

AS MULHERES DE JACÓ Lição 16

AS MULHERES DE JACÓ Lição 16 AS MULHERES DE JACÓ Lição 16 1 1. Objetivos: Ensinar que Jacó fez trabalho duro para ganhar um prêmio Ensinar que se nós pedirmos ajuda de Deus, Ele vai nos ajudar a trabalhar com determinação para obter

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS O que é um culto infantil? O culto para crianças não tem o objetivo de tirar a criança de dentro do templo para evitar que essa atrapalhe o culto ou atrapalhe a atenção

Leia mais

ITAICI Revista de Espiritualidade Inaciana

ITAICI Revista de Espiritualidade Inaciana ITAICI Revista de Espiritualidade Inaciana 93 ISSN - 1517-7807 9!BLF@FB:VWOOUWoYdZh outubro 2013 Que a saúde se difunda sobre a terra Escatologia e Exercícios Espirituais Pedro Arrupe, homem de Deus 1

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Todos Batizados em um Espírito

Todos Batizados em um Espírito 1 Todos Batizados em um Espírito Leandro Antonio de Lima Podemos ver os ensinos normativos a respeito do batismo com o Espírito Santo nos escritos do apóstolo Paulo, pois em muitas passagens ele trata

Leia mais

INFORMATIVO BASE MUNDIAL DE MISSÕES DE SÃO PAULO

INFORMATIVO BASE MUNDIAL DE MISSÕES DE SÃO PAULO INFORMATIVO BASE MUNDIAL DE MISSÕES DE SÃO PAULO Os atendimentos semanais da base continuam cada vez mais solidificados, SEGUNDA, TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS, nossos assistidos tomam banho, ganham roupa, calçados

Leia mais

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA DEPUTADO MARCELO SERAFIM

Leia mais

MENSAGEM À FAMÍLIA MARIANISTA

MENSAGEM À FAMÍLIA MARIANISTA JORNADA DE ORAÇÃO 2010 MENSAGEM À FAMÍLIA MARIANISTA Apresentação do santuário de NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO (Padroeira do Haiti) Porto Príncipe, República do Haiti Jornada Mundial de Oração 10

Leia mais

TRABALHO VOLUNTÁRIO VISITA AO LAR DA TERCEIRA IDADE DONA VILMA

TRABALHO VOLUNTÁRIO VISITA AO LAR DA TERCEIRA IDADE DONA VILMA 140 TRABALHO VOLUNTÁRIO VISITA AO LAR DA TERCEIRA IDADE DONA VILMA Lucas Moreira Professor Almiro Ferreira RESUMO Através deste trabalho será desenvolvido o conceito de responsabilidade social, onde para

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

Músicos, Ministros de Cura e Libertação

Músicos, Ministros de Cura e Libertação Músicos, Ministros de Cura e Libertação João Paulo Rodrigues Ferreira Introdução Caros irmãos e irmãs; escrevo para vocês não somente para passar instruções, mas também partilhar um pouco da minha experiência

Leia mais

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural Marcos Santos Figueiredo* Introdução A presença dos sindicatos de trabalhadores

Leia mais

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Vocês acham possam a coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - cer d o t t o a r que ga cr ia n y ç a s s? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

O líder influenciador

O líder influenciador A lei da influência O líder influenciador "Inflenciar é exercer ação psicológica, domínio ou ascendências sobre alguém ou alguma coisa, tem como resultado transformações físicas ou intelectuais". Liderança

Leia mais

As CASAS DE CARIDADE E A EDUCAÇÃO FEMININA: UM PROJETO DE PADRE IBIAPINA PARA O SERTÃO NORDESTINO

As CASAS DE CARIDADE E A EDUCAÇÃO FEMININA: UM PROJETO DE PADRE IBIAPINA PARA O SERTÃO NORDESTINO As CASAS DE CARIDADE E A EDUCAÇÃO FEMININA: UM PROJETO DE PADRE IBIAPINA PARA O SERTÃO NORDESTINO Natália Oliveira de Lima Universidade Estadual da Paraíba natalialiima@hotmail.com Introdução O presente

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Pão e vinho: páscoa com sabor divino! O sabor da obediência.

Pão e vinho: páscoa com sabor divino! O sabor da obediência. Introdução: muitos diálogos na Bíblia nos chamam a atenção. Principalmente, os que envolvem Jesus. Eles invariavelmente, nos ensinam lições, fazem exortações, nos alertam contra perigos, e até nos permitem

Leia mais

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos!

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! Documento final aprovado por adolescentes dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Mato Grosso,

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA. Alícia Flores Jardim

FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA. Alícia Flores Jardim FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA Alícia Flores Jardim Dedicatórias Dedico este trabalho a meu pai que morreu em janeiro de 2013, após um câncer de próstata descoberto tardiamente. Ao meu marido

Leia mais

Prezados pais de: a desenvolver o hábito da oração. Lembre-se: é chegado o momento de buscarmos, ainda mais, a presença de Deus através da oração

Prezados pais de: a desenvolver o hábito da oração. Lembre-se: é chegado o momento de buscarmos, ainda mais, a presença de Deus através da oração Prezados pais de: O tema deste trimestre trata sobre a oração, enfatizando às crianças que Deus sempre ouve e responde as nossas súplicas. Você está orando por alguma coisa? Deus responderá. Ele pode dizer

Leia mais

GOSTARIAMOS DE APRESENTAR A VOCÊ:

GOSTARIAMOS DE APRESENTAR A VOCÊ: GOSTARIAMOS DE APRESENTAR A VOCÊ: O PROJETO MISSIONÁRIO EU AMO MISSÕES E VOCÊ? O projeto Missionário Eu Amo Missões e Você? Nasceu no ano de 2014 quando decidimos realizar a primeira viagem ao Sertão Nordestino,

Leia mais

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano 24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano Mariana Tavares Colégio Camões, Rio Tinto João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências

Leia mais

Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011

Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011 Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011 27ºDOMINGO DO TEMPO COMUM (02/10/11) Parábola dos Vinhateiros Poderia ser feito um mural específico para esta celebração com uma das frases: Construir a Igreja

Leia mais

728DD62502. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

728DD62502. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Discurso pronunciado pelo Deputado João Mendes de Jesus S/PARTIDO em 09/08/2005 Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Antes de me reportar aos senhores quero lembrar que a Igreja Universal

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI Nº 2.104, DE 2011 (Apensados os Projetos de Lei nº 2.962/2011, 3.303/2012, 4.907/2012, 1.929/2015 e 2.330/2015) Altera o 1º do art. 1º da Lei nº 11.520,

Leia mais

TÍTULO: EQUIPE E-MAIL: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA 1 INTRODUÇÃO ,

TÍTULO: EQUIPE E-MAIL: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA 1 INTRODUÇÃO , TÍTULO: RELATÓRIO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO SEP(SERVIÇO DE ESCUTA PSICOLÓGICA) EQUIPE: Ana Patrícia de Almeida Silva; Ana Paula Torres Pinheiro; Marcos Aurélio Lordão Rocha E-MAIL: appatty13@yahoo.com.br

Leia mais

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP A encíclica Caritas in veritate de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP O amor verdadeiro como princípio para a justiça social e o desenvolvimento integral Quando olhamos a nossa

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

OS CUIDADOS PALIATIVOS EM PORTUGAL. Resultados Quantitativos

OS CUIDADOS PALIATIVOS EM PORTUGAL. Resultados Quantitativos OS CUIDADOS PALIATIVOS EM PORTUGAL Resultados Quantitativos Outubro 2008 1 METODOLOGIA FICHA TÉCNICA Total da Amostra: 606 Entrevistas telefónicas, realizadas por CATI (computer assisted telephone interview).

Leia mais

Instituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade CONDUTA DOS MÉDIUNS 07 / 08 / 2015

Instituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade CONDUTA DOS MÉDIUNS 07 / 08 / 2015 Instituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade CONDUTA DOS MÉDIUNS 07 / 08 / 2015 Durante os meus estudos, fiquei me perguntando, o que trazer de muito especial para compartilhar com os irmãos,

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

RELATOS DO AMOR QUE CURA

RELATOS DO AMOR QUE CURA RELATOS DO AMOR QUE CURA S582r Silberfarb, Benomy Relatos do amor que cura / Benomy Silberfarb. Novo Hamburgo : Sinopsys, 2015. 128p. ISBN 978-85-64468-37-5 1. Espiritualidade. I. Título. Catalogação na

Leia mais

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014 Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização Levantamento das questões de interesse Perfil dos alunos, suas necessidades e expectativas; Condições de trabalho e expectativas dos professores;

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

São Paulo ganha dos companheiros. São atribuías a S.Paulo 14 cartas. Umas são dele mesmo: Romanos, 1 e 2 aos Corintios, a Filemom, aos Gálatas, aos

São Paulo ganha dos companheiros. São atribuías a S.Paulo 14 cartas. Umas são dele mesmo: Romanos, 1 e 2 aos Corintios, a Filemom, aos Gálatas, aos No Antigo Testamento são citadas algumas cartas, como no 2ºMacabeus, capi.1º. Mas é no Novo Testamento que muitas cartas foram conservadas como parte integrante da revelação de Deus. No Novo Testamento

Leia mais

Colégio Marista São José-Tijuca. Reunião de Pais 1ª Eucaristia 18 de novembro de 2015

Colégio Marista São José-Tijuca. Reunião de Pais 1ª Eucaristia 18 de novembro de 2015 Colégio Marista São José-Tijuca Reunião de Pais 1ª Eucaristia 18 de novembro de 2015 A EUCARISTIA: ONDE COMEÇA? A Eucaristia: presença viva de Jesus Cristo ressuscitado. Sacramento da unidade, restaurador

Leia mais

em sessão no dia 20.03.12 SAÚDE INDÍGENA: DESCASO E NEGLIGÊNCIA Senhor Presidente,

em sessão no dia 20.03.12 SAÚDE INDÍGENA: DESCASO E NEGLIGÊNCIA Senhor Presidente, Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 20.03.12 SAÚDE INDÍGENA: DESCASO E NEGLIGÊNCIA Senhor Presidente, Senhoras e senhoras deputados, É com profunda preocupação

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Florence Nightingale: obras, ensinamentos e contribuições Séc XIX

Florence Nightingale: obras, ensinamentos e contribuições Séc XIX BACHARELADO EM ENFERMAGEM HISTÓRIA E TEORIAS DA ENFERMAGEM Prof. Eurípedes Gil de França Aula 7 Enfermagem Moderna Florence Nightingale: obras, ensinamentos e contribuições Séc XIX A Europa vivenciava

Leia mais

Repasse da 76a. Assembléia da CNBB Sul I Aparecida de 10 a 12/06/2013

Repasse da 76a. Assembléia da CNBB Sul I Aparecida de 10 a 12/06/2013 Repasse da 76a. Assembléia da CNBB Sul I Aparecida de 10 a 12/06/2013 1. Finalidade do Ano da Fé; 2. O que é a Fé; 3. A transmissão da Fé enquanto professada, celebrada, vivida e rezada; 4. O conteúdo

Leia mais

Harmonizando a família

Harmonizando a família Harmonizando a família Narrador: Em um dia, como tantos outros, como e em vários lares a, mãe está em casa cuidando dos afazeres doméstic os, tranqüilamente. Porém c omo vem ac ontec endo há muito tempo,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DA IGREJA METODISTA 1ª REGIÃO ECLESIÁSTICA SEDE REGIONAL

ASSOCIAÇÃO DA IGREJA METODISTA 1ª REGIÃO ECLESIÁSTICA SEDE REGIONAL Rio de Janeiro, 29 de fevereiro de 2008. CGE/011/08 Aos/Às Pastores e Pastoras Estimados/as irmãos e irmãs Jesus Cristo é o Senhor! Encaminho esta carta através do seu pastor/a, visto não possuirmos ainda

Leia mais

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Professor Titular de Biologia /FATEA/Lorena/SP Monitor de Educação Profissional/SENAC/Guaratinguetá/SP leclima@hotmail.com. RESUMO 48 Nos

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

Irmã Dulce Dados retirados de <http://www.irmadulce.org.br>

Irmã Dulce Dados retirados de <http://www.irmadulce.org.br> Irmã Dulce Dados retirados de Irmã Dulce 1914-1992 DADOS BIOGRÁFICOS 1914 26 de maio - Nasce Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes,, no bairro do Barbalho, cidade de Salvador,

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS. Cohab B

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS. Cohab B Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS Cohab B Data: 29/04/2015 Pedro Lima, Gabriel Landal, Lorenzo Silveira e Leonardo Souza. Turma 101 A COHAB

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

O professor faz diferença?

O professor faz diferença? Artigo publicado no Correio do Estado em 24/07/09 Campo Grande - MS A pedagogia faz diferença. Esta é a tese que será defendida no Seminário Internacional promovido pela Secretaria Estadual de Educação

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem.

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem. ESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO Disciplina: Ensino Religioso Professor(a): Rosemary de Souza Gelati Paranavaí / / "Quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que seja." (Rick Warren) LÍDER:

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

Renovação Carismática Católica do Brasil Ministério Universidades Renovadas

Renovação Carismática Católica do Brasil Ministério Universidades Renovadas Seta => Abraçar a Cruz I - Um novo estilo de realização - A Cruz Leandro Rua Médico UFES Conselheiro do MUR Desde a nossa infância somos estimulados a construir um caminho de realização pessoal que tem

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

PROJETO SEMPRE-VIVA Campanha de erradicação de violência Doméstica Ênfase Projeto Sempre-Viva.

PROJETO SEMPRE-VIVA Campanha de erradicação de violência Doméstica Ênfase Projeto Sempre-Viva. PROJETO SEMPRE-VIVA Campanha de erradicação de violência Doméstica Ênfase Projeto Sempre-Viva. TERESA CRISTINA CABRAL SANTANA RODRIGUES DOS SANTOS Juíza de Direito da 2ª Vara Criminal de Santo André Projeto

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Maria Maria Maria Maria

Maria Maria Maria Maria 1 Ave, Maria! 2 Introdução Poucas vezes, Maria é citada nas Escrituras Sagradas. Na verdade, são apenas 17 passagens, algumas relativas aos mesmos fatos, distribuídas nos quatro Evangelhos, e uma passagem

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se em Sessão Ordinária a totalidade dos Vereadores, sob

Leia mais

difusão de idéias UM MERCADO DE TRABALHO CADA VEZ MAIS FEMININO

difusão de idéias UM MERCADO DE TRABALHO CADA VEZ MAIS FEMININO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 UM MERCADO DE TRABALHO CADA VEZ MAIS FEMININO Maria Rosa Lombardi: Em geral, essa discriminação não é explícita, o que torna mais difícil

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Comitê de Autossuficiência da Estaca

Comitê de Autossuficiência da Estaca Comitê de Autossuficiência da Estaca Treinamento Especialistas de Estacas 27 FEV 2014 Iniciaremos o treinamento às 20 horas pontualmente (horário de Brasília) Por favor, aguarde alguns minutos Lembre se

Leia mais

Prova bimestral. história. 1 o Bimestre 5 o ano. 1. Leia o texto a seguir e responda

Prova bimestral. história. 1 o Bimestre 5 o ano. 1. Leia o texto a seguir e responda Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Prova bimestral 1 o Bimestre 5 o ano história Data: / / Nível: Escola: Nome: 1. Leia o texto a seguir e responda Na

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

Relatório de Estágio Curricular. Rafael Menezes Albuquerque

Relatório de Estágio Curricular. Rafael Menezes Albuquerque Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica Relatório de Estágio Curricular Rafael Menezes Albuquerque São José dos Campos Novembro2005 Relatório de Estágio

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR Bíblia para crianças apresenta JACÓ O ENGANADOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M Kerr; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children

Leia mais

AS REFORMAS DA LOUCURA: DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO AOS EMPREGOS DA PSIQUIATRIA NO BRASIL

AS REFORMAS DA LOUCURA: DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO AOS EMPREGOS DA PSIQUIATRIA NO BRASIL AS REFORMAS DA LOUCURA: DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO AOS EMPREGOS DA PSIQUIATRIA NO BRASIL SOTARELLI, Álvaro F. GRANDI, Ana Lúcia de. Universidade Estadual do Norte do Paraná Resumo: O presente estudo trabalha

Leia mais

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Bernardete Gatti: o país enfrenta uma grande crise na formação de seus professores em especial, de alfabetizadores.

Leia mais

Trote Solidário INTRODUÇÃO

Trote Solidário INTRODUÇÃO 1 Trote Solidário Ana Claudia Muniz Douglas Ramos Teixeira Maria Marlene Antunes de Oliveira Marina de Fátima Batista Renata Chenchi 1 Maria Eliza Zandarim 2 Sumário: Introdução. 1. O Que é Trote Solidário.

Leia mais

A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL. Palavras Chave: Modelagem Matemática; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Internet Móvel.

A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL. Palavras Chave: Modelagem Matemática; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Internet Móvel. A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL Márcia Santos Melo Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul marciameloprofa@hotmail.com Marcos Henrique Silva Lopes Universidade Federal de Mato Grosso

Leia mais

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 1 1. Objetivos: Ensinar que quando Moisés aproximou-se de Deus, os israelitas estavam com medo. Ensinar que hoje em dia, por causa de Jesus, podemos nos sentir perto de Deus

Leia mais

(MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE

(MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO Relatório do Ministério de Educação Cristã (MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE Relatores: Clare Victoria Cato Daniel Antunes de Oliveira Ernestina Alencar (Coordenadora

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO RÁDIO NO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM MATO GROSSO Débora Roberta Borges IE/UFMT. 1.0 Utilização do rádio no processo educativo

A UTILIZAÇÃO DO RÁDIO NO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM MATO GROSSO Débora Roberta Borges IE/UFMT. 1.0 Utilização do rádio no processo educativo A UTILIZAÇÃO DO RÁDIO NO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM MATO GROSSO Débora Roberta Borges IE/UFMT 1.0 Utilização do rádio no processo educativo Na década de 1950, a população brasileira era predominantemente

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares.

PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares. PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares. Marianna Salgado Cavalcante de Vasconcelos mary_mscv16@hotmail.com Jadiel Djone Alves da Silva jadieldjone@hotmail.com

Leia mais

Entre 18 e 20 de fevereiro será celebrado em Sassone (Itália) a XXIV Assembleia Nacional da Federação Italiana de Exercícios Espirituais (FIES).

Entre 18 e 20 de fevereiro será celebrado em Sassone (Itália) a XXIV Assembleia Nacional da Federação Italiana de Exercícios Espirituais (FIES). Entre 18 e 20 de fevereiro será celebrado em Sassone (Itália) a XXIV Assembleia Nacional da Federação Italiana de Exercícios Espirituais (FIES). O objetivo é a relação entre os Exercícios Espirituais e

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Os bancos nas redes sociais Os bancos, assim como grande parte das empresas, vêm se tornando cada vez mais presentes nas redes sociais,

Leia mais

GANHE R$50.000,00 POR MÊS!!

GANHE R$50.000,00 POR MÊS!! GANHE R$50.000,00 POR MÊS!! Incrivel método para ganhar esse dinheiro todo mês www.jrceducprof.com.br (65)3637-8918 www.joserobertocesario.com.br/ganhe50milreaispormes.htm PROJETO: Além do mais, com este

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

FILHOS UMA NECESSIDADE? PROTESTO!

FILHOS UMA NECESSIDADE? PROTESTO! FILHOS UMA NECESSIDADE? PROTESTO! INTRODUÇÃO Uma mudança de paradigma. Dados que fundamentam a mudança de paradigmas Casais estão demorando mais para ter o primeiro filho. Uma média de 5 a 6 anos após

Leia mais

CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS

CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS 1 CARTA DA TERRA A Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade que seja justa, sustentável e pacífica. Ela diz o que devemos fazer para cuidar do mundo:

Leia mais