1. O paracetamol, empregado na fabricação de antitérmicos e analgésicos, tem esta estrutura: 3. Há quatro aminas de fórmula molecular C 3 H 9 N.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. O paracetamol, empregado na fabricação de antitérmicos e analgésicos, tem esta estrutura: 3. Há quatro aminas de fórmula molecular C 3 H 9 N."

Transcrição

1 Sem limite para crescer olégio: Nome: nº Professor: ARLES 3ª SÉRIE E.M. Data: / /2013 TURMA: EXERÍIOS QUÍMIA 2º trimestre 1. O paracetamol, empregado na fabricação de antitérmicos e analgésicos, tem esta estrutura: 3. á quatro aminas de fórmula molecular 3 9 N. a) Escreva as fórmulas estruturais das quatro aminas. É INORRETO afirmar que, entre os grupamentos moleculares presentes nessa estrutura, se inclui o grupo: a) amino. b) carbonila. c) hidroxila. d) metila. 2. Nossos corpos podem sintetizar onze aminoácidos em quantidades suficientes para nossas necessidades. Não podemos, porém, produzir as proteínas para a vida a não ser ingerindo os outros nove, conhecidos como aminoácidos essenciais. Assinale a alternativa que indica apenas funções orgânicas encontradas no aminoácido essencial fenilalanina, mostrada na figura acima. a) Álcool e amida. b) Éter e éster. c) Ácido orgânico e amida. d) Ácido orgânico e amina primária. e) Amina primária e aldeído. b) Qual dessas aminas tem ponto de ebulição menor que as outras três? Justifique a resposta em termos de estrutura e forças Intermoleculares. 4. A adrenalina de fórmula é nome da epinefrina, hormônio das supra-renais que acelera os batimentos cardíacos, com aumento da pressão arterial. É usada na medicina para deter crises asmáticas e alérgicas. Na sua estrutura, observam-se as funções: a) fenol, éter e amina b) álcool, éster e amina c) fenol, álcool e amida d) fenol, álcool e amina 5. Os cães conhecem seus donos pelo cheiro. Isso se deve ao fato de os seres humanos apresentarem, junto à pele, glândulas que produzem e liberam ácidos carboxílicos. A mistura desses ácidos varia de pessoa para pessoa, o permite a animais de faro bem desenvolvido conseguir discriminá-lo. om o objetivo de testar tal discriminação, um pesquisador elaborou uma mistura de substâncias semelhantes à produzida pelo dono do cão. Para isso, ele usou substâncias genericamente representadas por: a) RO. b) ROO. c) R 2 O.

2 d) ROO e) RON 2 6. Represente a fórmula estrutural dos compostos: a) metilpropilamina ( ) A fórmula molecular da molécula () é NO 3. ( ) Na fórmula (), identifica-se a função nitrogenada amida. Assinale (V) para as afirmativas corretas e (F) para as erradas. b) 2,N-dimetilpropanoamida 7. Represente a fórmula em bastão dos compostos: a) 3-metil-pentan-2-ona b) 2,3-dietil-4-isopropil-octanal 8. As aminas são um grupo de substâncias orgânicas usadas como medicamento. A ingestão de um antistamínico diminui o efeito da histamina, que é uma substância produzida pelo corpo humano em resposta às reações alérgicas. O medicamento Toradol é usado por dentistas para aliviar a dor de seus pacientes. As fórmulas das substâncias citadas no texto estão apresentadas na sequência. om relação às fórmulas das moléculas representadas em (A), (B) e (), são feitas as seguintes afirmativas: ( ) Na fórmula (A), identifica-se a função nitrogenada amina. 9. Associe a coluna 02 à coluna 01, considerando os compostos orgânicos: oluna 01 (1) propano (2) prop-1-eno (3) metoximetano (4) but-2-eno (5) propan-2-ol oluna 02 ( ) (O) ( ) O ( ) 3 8 ( ) 4 8 ( ) Algumas doenças infecciosas, como a dengue, são causadas por um arbovírus da família Flaviridae. São conhecidos quatro tipos de vírus da dengue, denominados DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4; os três primeiros já produziram epidemias no Brasil. A doença, transmitida ao homem pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti, não tem tratamento específico, mas os medicamentos freqüentemente usados contra febre e dor devem ser prescritos com cautela. Na tabela abaixo são apresentadas informações sobre dois medicamentos: ( ) A histamina (B) possui duas aminas secundárias e uma amida.

3 b) 13. O composto antibacteriano ácido oxalínico é representado pela fórmula estrutural: Na estrutura do paracetamol está presente a seguinte função da química orgânica: a) éter b) amida c) cetona d) aldeído 11. Escreva o nome oficial (IUPA) dos compostos nitrogenados relacionados abaixo. a) E apresenta as seguintes funções: a) Éster, cetona, amina e éter. b) Éter, cetona, amina e ácido carboxílico. c) Éster, amida, amina e ácido carboxílico. d) Éster, amina, fenol e cetona. e) Éter, amida, éster e amina. Responda às questões 14 e 15 a partir das informações do texto abaixo. b) Para se obter etanol anidro (100% puro), tratase o álcool etílico ou álcool comum (96 GL) com cal virgem (ao). Esta reage com a água presente no álcool, formando a(o) 2. A substância a(o) 2, que é insolúvel, pode então ser separada do etanol por filtração. 14. Uma diferença entre o álcool anidro e o álcool comum é que, enquanto o álcool anidro é uma: 12. Escreva o nome oficial (IUPA) dos compostos oxigenados relacionados abaixo. a) a) substância simples, o álcool comum é uma substância composta. b) mistura homogênea, o álcool comum é uma mistura heterogênea. c) mistura heterogênea, o álcool comum é uma substância composta. d) substância composta, o álcool comum é uma mistura homogênea. e) mistura homogênea, o álcool comum é uma mistura composta.

4 15. ompare a informação contida no texto com outra contida no rótulo de uma bebida destilada, onde se lê: Teor alcoólico 28% ou 28 GL NOTA: as porcentagens citadas referem-se a volume. Essa informação indica que, possivelmente, a bebida contém: a) 28% de água b) 28 % de álcool c) 72% de álcool d) 72% de álcool e água e) 28% de álcool e água 16. Qual das moléculas apresentadas possui fórmula mínima diferente das demais? a) butan-2-ol. b) but-2-en-1-ol. c) but-3-en-1-ol. d) Butanal. e) Butanona. 17. A propanona, conhecida comercialmente como acetona, tem fórmula molecular 3 6 O, idêntica à do propanal. Esses compostos: a) apresentam a mesma fórmula estrutural. b) são isômeros de cadeia. c) apresentam isomeria cis-tras ou geométrica. d) são isômeros de função. e) possuem cadeia carbônica insaturada. 18. A fórmula 4 8 O pode representar dois isômeros funcionais como: a) metoxipropano e 1-butanol. b) butanona e butanal. c) butan-1-ol e butan-2-ol. d) butan-2-ol e butanona. e) etoxi-etano e butanal. 19. Uma das principais frações obtidas nas colunas de destilação de uma refinaria de petróleo é aquela correspondente à gasolina. Essa fração é uma mistura composta de hidrocarbonetos 5 10 com faixa de ebulição de 38 a 177. Para assegurar o funcionamento correto do motor de combustão interna, a gasolina tem que ter volatilidade (facilidade de vaporização) adequada, o que é obtido pela mistura de hidrocarbonetos convenientes. Sabe-se que um dos fatores que influi nos pontos de ebulição dos hidrocarbonetos é a massa molar. onsidere dois componentes da gasolina, hidrocarbonetos (I) e (II), cujas fórmulas estruturais estão representadas a seguir. (I) (II) Identifique o hidrocarboneto que contribui para tornar mais volátil a gasolina, justificando sua resposta, e represente a fórmula estrutural de um isômero de cadeia do hidrocarboneto (II). 20. Escreva apenas uma das possíveis estruturas para cada fórmula molecular abaixo e atribua o nome (usual ou IUPA) ao composto. Indique todos os átomos envolvidos e os tipos de ligações entre os átomos (ligações simples, ligações duplas ou ligações triplas). a) 7 6 O 2 b) 3 5 ON 21. Luvas cirúrgicas, balões e chupetas são feitos de poliisopreno, material obtido na polimerização do isopreno. O isopreno, cujo nome oficial é metil-but-1,3-dieno, a) tem fórmula molecular 4 6. b) é isômero do ciclopenteno. c) é isômero do 3-metil-pent-1-ino. d) possui cadeia carbônica aberta, saturada e ramificada. e) possui dois carbonos terciários. 22. Dados os compostos abaixo, responda as alternativas, indicando todos os átomos envolvidos e os tipos de ligações entre os átomos (simples, duplas ou triplas ligações). I) Propanoato de metila II) Butano III) Etanoato de etila

5 IV) Butanal a) Forme um par de compostos que apresente algum tipo de isomeria de cadeia, de posição, tautomeria (ou dinâmica), de compensação (ou metameria) ou de função e dê o nome desse tipo de isomeria. b) Escreva a reação de formação do butano a partir da hidrogenação catalítica de um composto de fórmula molecular Dados os compostos (I, II, III e IV), (I) (II) (III) (IV) l l l l O O 2 2 O O assinale a alternativa ORRETA, em relação a esses compostos. a) II e IV apresentam tautomeria e II e III são isômeros de cadeia. b) I e II são isômeros de função e I e IV são isômeros de cadeia. c) I e III são isômeros de cadeia e II e IV são isômeros de compensação. d) II e III são isômeros de posição e III e IV são isômeros de cadeia. e) I e III são enantiômeros e III e IV são isômeros de função. 24. O éter etílico, etóxi-etano, é um composto orgânico, empregado na medicina, e que tem efeito anestésico. Os compostos que apresentam com o etóxi-etano isomeria de função e metameria são, respectivamente: c) etanoato de etila e butanal. d) butano e butanol. e) metóxi-propano e butanal. 25. Quantos isômeros existem para o diclorofenol? a) 3 b) 4 c) 5 d) 6 e) A substância 2-pentanona possui isômeros de posição, de cadeia e de função. Estes isômeros podem ser, respectivamente: a) pentan-3-ona, metil-butanona e pentanal. b) pentan-3-ona, metil-butanona e pentan-2-ol. c) pentan-3-ona, etil-butanona e pentan-2-ol. d) pentan-1-ona, etil-butanona e pentanal. e) pentan-1-ona, ciclopentanona e pentan-2-ol. 27. Alcinos são idrocarbonetos de cadeia acíclica, homogênea e insaturada do tipo etínica. Os alcadienos são também idrocarbonetos de cadeia acíclica, homogênea e insaturada do tipo dietênica. Ambos possuem a mesma fórmula geral. onsiderando um alcino e um alcadieno com três átomos de carbono na cadeia, podemos assinalar como ORRETA(S) a(s) proposição(ões): 01. Ambos possuem 4 átomos de hidrogênio. 02. Ambos são isômeros de função. 04. Ambos são isômeros de cadeia. 08. O alcino tem mais ligações que o alcadieno. 16. Ambos são isômeros de compensação. 32. As fórmulas estruturais são diferentes. 28. Observe o esquema abaixo: a) butanol e metóxi-propano. b) butanona e butanol.

6 Isomeria plana Funções diferentes Mesma função Sem equilíbrio om equilíbrio adeias principais diferentes Mesma cadeia principal Diferentes posições do heteroátomo A B D E 30. Analise as fórmulas a seguir apresentadas, I. 2 2 O e O 2 II. = 2 e III. 2 O 2 e O 2 2 Marque a alternativa na qual as letras A, B,, D e E, correspondem, respectivamente, á isomeria de: a) posição, cadeia, compensação, tautomeria, função. b) cadeia, compensação, função, posição, tautomeria. c) função, tautomeria, cadeia, posição, compensação. d) tautomeria, função, posição, compensação, cadeia. e) compensação, tautomeria, função, cadeia, posição. 29. A seguir são apresentados alguns pares de estruturas: I) 3 2 O O 2 II) 3 2 O O IV. V. O e 2 O = e Associando as a seus correspondentes ( ) A Isômeros geométricos ( ) B Função ( ) Isomeria de compensação ( ) D Tautomeria ( ) E adeia Indique a alternativa correta a) IA, IIE, III, IVD, VB b) I, IIB, IIIA, IVD, VA c) ID, II, IIIA, IVB, VA d) IB, IIE, III, IVD, VA e) IA, IIB, IIIE, IV, VD = III) 2 2 = IV) 3 V) l l O O VI) 3 O 3 O 2 Os pares de estruturas que são isômeros entre si são: a) II, IV e VI. b) I, II e VI. c) I, II e IV. d) I, II, IV e V. e) II, IV, V e VI.

Prof. Rafa - Química Isomeria. Lista de exercícios

Prof. Rafa - Química Isomeria. Lista de exercícios Prof. Rafa - Química Isomeria Lista de exercícios 01. (FURG) A fórmula 4 8 O pode representar dois isômeros funcionais como: a) metoxipropano e 1-butanol. b) butanona e butanal. c) butan-1-ol e butan-2-ol.

Leia mais

www.professormazzei.com - FUNÇÕES OXIGENADAS Folha 01 João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com - FUNÇÕES OXIGENADAS Folha 01 João Roberto Mazzei 01. (UFRS 2008) Nos compostos orgânicos, além do carbono e do hidrogênio, é muito frequente a presença do oxigênio. Assinale a alternativa em que os três compostos apresentam oxigênio. a) formaldeído,

Leia mais

EXERCÍCIOS QUÍMICA ORGÂNICA. Profª Juliana Codato Polamartschuk

EXERCÍCIOS QUÍMICA ORGÂNICA. Profª Juliana Codato Polamartschuk EXERCÍCIOS QUÍMICA ORGÂNICA Profª Juliana Codato Polamartschuk 1-A substância responsável pelo sabor característico da laranja apresenta a seguinte estrutura simplificada: O C C O C C C C C C C C a) Qual

Leia mais

Revisão de Química Orgânica

Revisão de Química Orgânica União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Revisão de Química Orgânica Prof. Dra. Narlize Silva Lira Cavalcante A Química Orgânica e a Vida A uímica

Leia mais

www.professormazzei.com - FUNÇÕES NITROGENADAS Folha 01 João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com - FUNÇÕES NITROGENADAS Folha 01 João Roberto Mazzei 01. (UEL 2009) O chocolate estimula a produção do hormônio 2-feniletilamina, percursor da serotonina, um neurotransmissor que causa a sensação de bem-estar. Considere as afirmativas. I. A substância 2-feniletilamina

Leia mais

Isomeria Plana ou Constitucional

Isomeria Plana ou Constitucional 1. (Uerj 2013) Aminofenóis são compostos formados pela substituição de um ou mais átomos de hidrogênio ligados aos carbonos do fenol por grupamentos NH 2. Com a substituição de apenas um átomo de hidrogênio,

Leia mais

02. (UNIRIO-RJ) O trinitrotolueno, ou TNT, um explosivo muito conhecido, apresenta a seguinte fórmula:

02. (UNIRIO-RJ) O trinitrotolueno, ou TNT, um explosivo muito conhecido, apresenta a seguinte fórmula: I. Recomendações: 01. Caderno ou Bloco Móbi le. 02. Ser feita a mão e individualmente. 03. Não é necessário copiar o enunciado. 04. Não será aceito só a resposta. Tem que ter a resolução dos exercícios.

Leia mais

Funções orgânicas. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I

Funções orgânicas. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Funções orgânicas Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Hidrocarbonetos HIDROCARBONETOS DE CADEIA NORMAL Prefixo indicativo do número de C + intermediário indicativo da natureza

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS REAÇÕES ORGÂNICAS

LISTA DE EXERCÍCIOS REAÇÕES ORGÂNICAS Nome: nº: Ensino: Curso Pré-Vestibular ano/série: Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / 2011 LISTA DE EXERCÍCIOS REAÇÕES ORGÂNICAS 1) (FUVEST 2010 1ª Fase) Em um experimento,

Leia mais

I OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 13/06/2015 ENSINO MÉDIO - FASE 2

I OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 13/06/2015 ENSINO MÉDIO - FASE 2 I OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 13/06/2015 ENSINO MÉDIO - FASE 2 INSTRUÇÕES: 1. A prova consta de 3 questões discursivas (5 pontos cada) e de 17 questões objetivas (1 ponto cada), cada uma com 4

Leia mais

Moléculas orgânicas: Desenho e Nomenclatura

Moléculas orgânicas: Desenho e Nomenclatura Moléculas orgânicas: Desenho e Nomenclatura 1. Por que existem tantos compostos que contém carbono? Pode-se explicar este fato pela posição do carbono na tabela periódica. carbono situa-se no centro da

Leia mais

www.professormazzei.com LIGAÇÕES QUÍMICAS Folha 03 João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com LIGAÇÕES QUÍMICAS Folha 03 João Roberto Mazzei 01. (UNICAMP 1994) Considere três substâncias CH 4, NH 3 e H 2O e três temperaturas de ebulição: 373K, 112K e 240K. Levando-se em conta a estrutura e a polaridade das moléculas destas substâncias, pede-se:

Leia mais

QUÍMICA. Quantos átomos de carbono e quantos átomos de hidrogênio existem em uma molécula desse composto? a) 10 e 13 b) 10 e 14 c) 9 e 12 d) 8 e 4

QUÍMICA. Quantos átomos de carbono e quantos átomos de hidrogênio existem em uma molécula desse composto? a) 10 e 13 b) 10 e 14 c) 9 e 12 d) 8 e 4 QUÍMICA 1. O benzopireno é um composto aromático formado na combustão da hulha e do fumo. Pode ser encontrado em carnes grelhadas, em carvão ou peças defumadas. Experiências em animais comprovaram sua

Leia mais

ISOMERIA CONSTITUCIONAL OU PLANA

ISOMERIA CONSTITUCIONAL OU PLANA ISMERIA NSTITUINAL U PLANA 01 - (Unesp SP) Qual das moléculas apresentadas possui fórmula mínima diferente das demais? a) butan-2-ol. b) but-2-en-1-ol. c) but-3-en-1-ol. d) Butanal. e) Butanona. 02 - (Mackenzie

Leia mais

01. O inseticida DDT tem fórmula estrutural como mostrada na figura a seguir. Sabendo-se que sua solubilidade em água é 1,0x10 6 g/l, responda:

01. O inseticida DDT tem fórmula estrutural como mostrada na figura a seguir. Sabendo-se que sua solubilidade em água é 1,0x10 6 g/l, responda: Isomeria 2 - Isomeria Espacial 01. O inseticida DDT tem fórmula estrutural como mostrada na figura a seguir. Sabendo-se que sua solubilidade em água é 1,0x10 6 g/l, responda: a) Existem DDT levógiro e

Leia mais

1. (UFPR) A respeito dos compostos orgânicos, é correto afirmar que:

1. (UFPR) A respeito dos compostos orgânicos, é correto afirmar que: FRENTE III QUÍMIA RGÂNIA 1. (UFPR) A respeito dos compostos orgânicos, é correto afirmar que: N 01) s compostos orgânicos somente podem ser sintetizados pelos organismos vivos, daí a qualificação de orgânicos.

Leia mais

COLÉGIO ODETE SÃO PAIO Nome: nº Professor: Charles Série: 3ª Turma:

COLÉGIO ODETE SÃO PAIO Nome: nº Professor: Charles Série: 3ª Turma: COLÉGIO ODETE SÃO PAIO Nome: nº Professor: Charles Série: 3ª Turma: Sem limite para crescer EXERCÍCIOS DE QUÍMICA 3º ANO 1º Trimestre 01 - O pireno, hidrocarboneto de núcleos condensados, obtido do alcatrão

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS Folha 04 João Roberto Mazzei

LIGAÇÕES QUÍMICAS Folha 04 João Roberto Mazzei 01. Assinale a fórmula de Lewis da molécula HCN. a) H x C xn b) H x C x N c) H x C x N x d) H x C x x N e) Hx C x xn 0. Assinale a alternativa que apresenta, ao mesmo tempo, ligações covalentes e iônicas.

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III TRIMESTRE. Hidrocarbonetos

ROTEIRO DE ESTUDOS III TRIMESTRE. Hidrocarbonetos RTEIR DE ESTUDS III TRIMESTRE Nome: nº: Ano: 2º E.M. Professor: assio Pacheco 1- Dê a nomenclatura dos compostos orgânicos. Hidrocarbonetos H Álcool H Enol H Fenol Aldeído H H H etona H3 Ácidos arboxílicos

Leia mais

Reação de neutralização:

Reação de neutralização: 01 Reação de neutralização: Ácido entanodioico Hidróxido de sódio Etanoato de sódio Água (oxálico) 1 02 Deslocamento do hidrogênio: Propanoato de sódio (A) Neutralização: Propanoato de sódio (B) Liberação

Leia mais

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O Prof. Edson Cruz ISOMERIA Carbonos Hidrogênios Oxigênios H H H C C O H H C O C H H H H H H H C 2 H 6 O C 2 H 6 O Os compostos H 3 C CH 2 OH e H 3 C O CH 3 são ISÔMEROS. ISÔMEROS são compostos diferentes

Leia mais

Química D Semiextensivo V. 3

Química D Semiextensivo V. 3 GABARIT Química D Semiextensivo V 3 Exercícios 01) B 02) B 03) E omposto A: éter omposto B: fenol omposto : álcool Fórmula molecular dos três compostos: 7 8 éter fenol 2 álcool ompostos de mesma fórmula

Leia mais

Lista de exercícios - Bloco 3 - Aulas 6 a 12 - Funções Orgânicas - Identificação 1. (Ufrgs 2016) Reproduzir artificialmente todo o percurso químico de produção da morfina que acontece nas papoulas é um

Leia mais

OUTRAS FAMÍLIAS DE COMPOSTOS ORGÂNICOS ÁLCOOIS

OUTRAS FAMÍLIAS DE COMPOSTOS ORGÂNICOS ÁLCOOIS OUTAS FAMÍLIAS DE COMPOSTOS OGÂNICOS Além dos hidrocarbonetos, existem outros compostos orgânicos cujas famílias têm fórmulas genéricas características e grupos funcionais característicos. ÁLCOOIS A fórmula

Leia mais

Reações orgânicas Oxidação - Ozonólise - Oxidação branda e enérgica

Reações orgânicas Oxidação - Ozonólise - Oxidação branda e enérgica Reações orgânicas Oxidação - Ozonólise - Oxidação branda e enérgica Enunciado dos exercícios de 01 a 04: Dê as equações orgânicas que representam a ozonólise em presença de água dos seguintes compostos.

Leia mais

C O C H. 04) (FEI-SP) A nomenclatura correta do composto cuja fórmula é dada a seguir é: C H 2 H CH

C O C H. 04) (FEI-SP) A nomenclatura correta do composto cuja fórmula é dada a seguir é: C H 2 H CH 01) (US-SP) Ácido acrílico líquido de cheiro irritante, solúvel em água e em solventes orgânicos é empregado na síntese de resinas acrílicas, cuja fórmula: H 2 H também conhecida com o nome de ácido acroléico,

Leia mais

Lista 9 - Funções Orgânicas

Lista 9 - Funções Orgânicas 1. (Uel 2008) As aminas são um grupo de substâncias orgânicas usadas como medicamento. A ingestão de um antistamínico diminui o efeito da histamina, que é uma substância produzida pelo corpo humano em

Leia mais

Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos

Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos Orientadora: Drª Lucília Alves Linhares Professor Monitor: Gabriel Silveira Forças Intermoleculares - Ponto de Fusão - Ponto de Ebulição - Polaridade - Solubilidade

Leia mais

Tc de Revisão (1º VP) Química Orgânica 2º ano / Regular Prof. Kelton Wadson

Tc de Revisão (1º VP) Química Orgânica 2º ano / Regular Prof. Kelton Wadson Tc de Revisão (1º VP) Química Orgânica 2º ano / Regular Prof. Kelton Wadson ASSUNTO: CLASSIFICAÇÃO DE CADEIAS E NOMENCLATIRA. 1)Observe a fórmula. As quantidades totais de átomos de carbono primário, secundário

Leia mais

Estas aminas são bases de Lewis já que sobram elétrons no átomo de nitrogênio e como tal podem reagir com ácidos.

Estas aminas são bases de Lewis já que sobram elétrons no átomo de nitrogênio e como tal podem reagir com ácidos. 01. Os compostos mostrados são respectivamente amina primária, amina secundária e amina terciária. O composto III, por não apresentar ligações (pontes) de hidrogênio, é o menos solúvel em água, tornando

Leia mais

Lista de Exercícios Prova Trimestral. Hidrocarbonetos

Lista de Exercícios Prova Trimestral. Hidrocarbonetos Lista de Exercícios Prova Trimestral Nome: nº: Ano: 2º E.M. Professor: assio Pacheco 1- Dê a nomenclatura dos compostos orgânicos. Hidrocarbonetos H Álcool H H H H H H H H Unidade I: Av. Mascote, 913 -

Leia mais

Funções orgânicas. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I

Funções orgânicas. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Funções orgânicas Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Aldeídos São compostos orgânicos que apresentam como radical: Podem ser representados por R COH (monoaldeído alifático) e

Leia mais

NOMENCLATURA DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS

NOMENCLATURA DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS NOMENCLATURA DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS NOMENCLATURA A principal finalidade da nomenclatura química é a identificação de espécies químicas por meio de palavras escritas ou pronunciadas. Há dois tipos: - nomenclatura

Leia mais

INTRODUÇÃO. Na antiguidade, as substâncias encontradas na natureza eram divididas em três grandes reinos: O vegetal, o animal e o mineral.

INTRODUÇÃO. Na antiguidade, as substâncias encontradas na natureza eram divididas em três grandes reinos: O vegetal, o animal e o mineral. A QUÍMICA ORGÂNICA INTRODUÇÃO Na antiguidade, as substâncias encontradas na natureza eram divididas em três grandes reinos: O vegetal, o animal e o mineral. INTRODUÇÃO A química orgânica começou estudando

Leia mais

Lista de Exercícios. Estudo da Matéria

Lista de Exercícios. Estudo da Matéria FACULDADE PITÁGORAS DE BETIM Credenciada pela portaria 792, de 27 de março de 2006. Curso: Engenharia Química Lista de Exercícios Disciplina: Química Geral Semestre: 2º / 2013 Docente: Carla Soares Souza

Leia mais

www.professormazzei.com POLÍMEROS Folha 01 João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com POLÍMEROS Folha 01 João Roberto Mazzei 01. (UFMG 2008) As proteínas são polímeros naturais formados através de ligações peptídicas que se estabelecem quando o grupo amino de um aminoácido reage com o grupo carboxila de outro. Considere a estrutura

Leia mais

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2012-2 REFERÊNCIA DE CORREÇÃO DA PROVA DE QUÍMICA

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2012-2 REFERÊNCIA DE CORREÇÃO DA PROVA DE QUÍMICA UFJF CNCURS VESTIBULAR 2012-2 REFERÊNCIA DE CRREÇÃ DA PRVA DE QUÍMICA Questão 1 São duas as unidades usadas para expressar a concentração das soluções alcoólicas comerciais. Uma delas é o grau Gay Lussac

Leia mais

INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA

INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA Orientadora: Drª Lucília Alves Linhares Professor Monitor: Gabriel Silveira EMENTA - Introdução à Química Orgânica - Funções Orgânicas - Propriedades Físicas dos Compostos

Leia mais

Química D Superintensivo

Química D Superintensivo GABARIT Superintensivo Exercícios 0) 9 02) B 03) A 0. erta devido à propriedade de encadeamento do carbono, o número de compostos orgânicos é muito grande, com grande variação no arranjo dos átomos das

Leia mais

LOUCOS POR QUÍMICA. Prof. Neif Nagib

LOUCOS POR QUÍMICA. Prof. Neif Nagib LUS PR QUÍMIA Prof. Neif Nagib São dois ou mais compostos orgânicos diferentes que apresentam a mesma fórmula molecular. 3 2 Etanol 2 6 3 Metoximetano A isomeria se divide em: Isomeria Plana ou onstitucional.

Leia mais

LIPÍDIOS. 1º ano Pró Madá

LIPÍDIOS. 1º ano Pró Madá LIPÍDIOS 1º ano Pró Madá O QUE SÃO? Também chamados de gorduras Compostos com estrutura molecular variada principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono Característica principal insolubilidade

Leia mais

Isomeria h Quantas vezes caiu no ENEM. Complexidade. Tempo de estudo a dedicar. Videoaulas para estudar. Exercícios por resolver

Isomeria h Quantas vezes caiu no ENEM. Complexidade. Tempo de estudo a dedicar. Videoaulas para estudar. Exercícios por resolver TEMAS VESTIBULARES Q1 Isomeria Quantas vezes caiu no ENEM Complexidade Tempo de estudo a dedicar Videoaulas para estudar Exercícios por resolver 8 3 8h 10 20 Isomeria 05 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. A isomerização

Leia mais

Estão corretas: a) Somente I e II b) Somente II e III c) Somente II e IV d) Somente I, III e IV e) Todas

Estão corretas: a) Somente I e II b) Somente II e III c) Somente II e IV d) Somente I, III e IV e) Todas MODALIDADE EM-3 Nº INSCRIÇÃO: PARTE 1 QUESTÕES DE ESCOLHA SIMPLES Questão 01: Sobre a tabela periódica e configurações eletrônicas, são feitas as seguintes afirmações: I- Os íons Cu + e Cu 2+ provenientes

Leia mais

Química Orgânica. Os Hidrocarbonetos

Química Orgânica. Os Hidrocarbonetos Química Orgânica A química orgânica é um ramo da química relativamente jovem, nascido do estudo das substâncias que constituem a matéria viva e dos compostos resultantes das suas transformações. Inicialmente

Leia mais

ferro bromo brometo de ferro 40g 120g 0g 12g 0g 148g 7g 40g 0g 0g x g 37g

ferro bromo brometo de ferro 40g 120g 0g 12g 0g 148g 7g 40g 0g 0g x g 37g 01) (FCMSC-SP) A frase: Do nada, nada; em nada, nada pode transformar-se relaciona-se com as idéias de: a) Dalton. b) Proust. c) Boyle. d) Lavoisier. e) Gay-Lussac. 02) Acerca de uma reação química, considere

Leia mais

Reações de Oxidação de Alcenos

Reações de Oxidação de Alcenos Reações de Oxidação de Alcenos Portal de Estudos em Química (PEQ) www.profpc.com.br Página 1 Resumindo, temos: EXERÍIOS DE APLIAÇÃO 01 (UPF-RS) A ozonólise de um alceno levou à formação de dois compostos:

Leia mais

Química D Superintensivo

Química D Superintensivo GABARIT Superintensivo Exercícios 0) 9 02) B 03) A 0. erta. Devido à propriedade de encadeamento do carbono, o número de compostos orgânicos é muito grande, com grande variação no arranjo dos átomos das

Leia mais

1. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes:

1. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes: Isomeria Tipos de Isomeria Isomeria Plana De cadeia De posição Metameria De função Tautomeria Isomeria Espacial Geométrica (Cis-Trans) Ótica 1. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que

Leia mais

Lista de exercícios - Bloco 3 - Aula 15 - Isomeria Plana 1. (Fac. Santa Marcelina - Medicin 2016) Quando há falta de insulina e o corpo não consegue usar a glicose como fonte de energia, as células utilizam

Leia mais

Unidade 2 Substâncias e átomos

Unidade 2 Substâncias e átomos Unidade 2 Substâncias e átomos Substâncias Puras pág. 51 A matéria é composta por uma ou mais substâncias químicas. Porém, é difícil saber se um corpo é composto por uma única substância ou por uma mistura

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ISOMERIA

EXERCÍCIOS DE ISOMERIA EXERCÍCIOS DE ISOMERIA Questões: 01. (PUC-SP) Os dois compostos 3 C O e 3 C C 2 O demonstram que caso de Isomeria? a) cadeia b) posição c) composição d) função e) tautomeria 02. (FMU) O equilíbrio 3 C

Leia mais

IPT. Hidrocarbonetos alifáticos. Sumário. Hidrocarbonetos. Hidrocarbonetos Aromáticos. Hidrocarbonetos. Química 1 ALCANOS C 4 H 10 C 2 H 6 CH 4

IPT. Hidrocarbonetos alifáticos. Sumário. Hidrocarbonetos. Hidrocarbonetos Aromáticos. Hidrocarbonetos. Química 1 ALCANOS C 4 H 10 C 2 H 6 CH 4 IPT Química 1 idrocarbonetos João Luís Farinha Antunes Escola Superior de Tecnologia de Tomar Departamento de Arte, onservação e Restauro Sumário idrocarbonetos alifáticos lassificação Nomenclatura Variação

Leia mais

ácido etanóico (acético) O H 3 C C OH Sufixo: ÓICO H 3 C CH CH 2 C 5CH 2 O CH 3 et/an/oato de metila ou acetato de metila H 3 C O CH 2 CH

ácido etanóico (acético) O H 3 C C OH Sufixo: ÓICO H 3 C CH CH 2 C 5CH 2 O CH 3 et/an/oato de metila ou acetato de metila H 3 C O CH 2 CH setor 1321 13210509 13210509-SP ulas 35 e 36 ÁID RXÍLI, ÉSTER, ÉTER, MIN E LET ÁID RXÍLI Grupo Funcional: Sufixo: ÓI ácido metanóico (fórmico) 3 2 1 3 2 4 3 5 2 3-Metilpent-4-enóico ácido etanóico (acético)

Leia mais

CURSO APOIO QUÍMICA RESOLUÇÃO

CURSO APOIO QUÍMICA RESOLUÇÃO QUÍMICA CURSO APOIO 15. O sulfato de sódio é um composto utilizado na indústria de celulose e na fabricação de detergentes. Por apresentar grande afinidade por água, pode ser encontrado na forma de um

Leia mais

Concurso de Seleção 2004 NÚMERO DE INSCRIÇÃO - QUÍMICA

Concurso de Seleção 2004 NÚMERO DE INSCRIÇÃO - QUÍMICA QUÍMICA QUESTÃO 21 Muitas pessoas já ouviram falar de gás hilariante. Mas será que ele é realmente capaz de provocar o riso? Na verdade, essa substância, o óxido nitroso (N 2 O), descoberta há quase 230

Leia mais

Específicas (UEG, UNICAMP, UNEMAT)

Específicas (UEG, UNICAMP, UNEMAT) Específicas (UEG, UNICAMP, UNEMAT) 1. (UNICAMP 2010) A maioria dos homens que mantêm o cabelo escurecido artificialmente utiliza uma loção conhecida como tintura progressiva. Os familiares, no entanto,

Leia mais

Funções Orgânicas H3C C CH3

Funções Orgânicas H3C C CH3 Funções Orgânicas Para uma cadeia carbônica ser inserida nesta classe de compostos, ela precisa conter, além de carbonos e hidrogênios, um grupo funcional. Em química orgânica, grupo funcional se define

Leia mais

Concurso de seleção 2004-2 Química Página 1 QUÍMICA

Concurso de seleção 2004-2 Química Página 1 QUÍMICA Concurso de seleção 004- Química Página 1 QUÍMICA QUESTÃO 51 Uma das conseqüências da poluição ambiental é a chuva ácida, que, em alguns casos, pode causar danos irreparáveis à natureza. Substâncias básicas

Leia mais

3. Misturas, Substâncias Simples e Compostas e Processos de Separação de Misturas.

3. Misturas, Substâncias Simples e Compostas e Processos de Separação de Misturas. Conteúdo I. 1. Elementos, modelos atômicos e representações: modelos atômicos de Dalton, Tomson, Rutherford-Bohr. Elemento químico. Número atômico e número de massa. Prótons, elétrons e nêutrons. Distribuição

Leia mais

3 o EM. Lista de Isomeria QUÍMICA

3 o EM. Lista de Isomeria QUÍMICA 3 o EM QUÍMIA Lista de Isomeria Lista de isomeria plana, geométrica e ótica. Plana 1) A tabela mostra as propriedades de duas substâncias A e B. Propriedades A B Estado físico nas condições ambientes líquido

Leia mais

CPV O cursinho que mais aprova na fgv

CPV O cursinho que mais aprova na fgv CPV O cursinho que mais aprova na fgv FGV economia 1 a Fase 29/novembro/2009 QUÍMICA Para responder às questões de números 106 e 107 utilize as informações do texto. O clorato de potássio, KC O 3, é uma

Leia mais

AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS

AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS Origem grego (protos) primeira, mais importante A palavra proteína que eu proponho vem derivada de proteos, porque ela parece ser a substância primitiva ou principal da nutrição

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA AULA 09 ISOMERIA ESTRUTURAL (PLANA)

QUÍMICA ORGÂNICA AULA 09 ISOMERIA ESTRUTURAL (PLANA) Prof. Sandro Lyra 1. O QUE É ISOMERIA ESTRUTURAL? Vejamos o exemplo: QUÍMICA ORGÂNICA AULA 09 ISOMERIA ESTRUTURAL (PLANA) Esse é o fenômero chamado de isomeria estrutural, ou seja, compostos de mesma fórmula

Leia mais

NORMAL: RAMIFICADA: H H H C C

NORMAL: RAMIFICADA: H H H C C C4 OBS.: C Carbono primário: Se o átomo de carbono estiver ligado a um átomo de carbono. Carbono secundário: se um átomo de carbono estiver ligado a dois átomos de carbono. Carbono terciário: se estiver

Leia mais

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA RECUPERAÇÃO FINAL ª SÉRIE. 1º) Escreva as fórmulas estruturais dos seguintes hidrocarbonetos:

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA RECUPERAÇÃO FINAL ª SÉRIE. 1º) Escreva as fórmulas estruturais dos seguintes hidrocarbonetos: EXERCÍCIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA RECUPERAÇÃO FINAL 2016 3ª SÉRIE 1º) Escreva as fórmulas estruturais dos seguintes hidrocarbonetos: a. Propano b. Heptano c. 1-penteno d. 3-hexino e. Ciclopentano f. Ciclopenteno

Leia mais

Quí. Monitor: Victor Pontes

Quí. Monitor: Victor Pontes Professor: Allan e Xandão Monitor: Victor Pontes Isomeria plana: função, posição, cadeia, metameria e tautomeria 12 set RESUMO Isomeria É o fenômeno quando dois ou mais compostos apresentam a mesma fórmula

Leia mais

1

1 Níveis de dificuldade das Questões Fácil Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Médio Difícil Resolução da Prova de Química Vestibular Verão PUCRS 2005 Prof. Emiliano Chemello www.quimica.net/emiliano

Leia mais

Isomeria Plana, Estrutural ou Constitucional

Isomeria Plana, Estrutural ou Constitucional Isomeria Plana, Estrutural ou onstitucional Isômeros são compostos diferentes que apresentam a mesma fórmula molecular. Isômeros constitucionais são isômeros que diferem na ordem em que seus átomos estão

Leia mais

CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.7 CADEIAS ORGÂNICAS

CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.7 CADEIAS ORGÂNICAS CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII NOME: TURMA: DATA: "A vida sem ciência é uma espécie de morte." Sócrates CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.7 CADEIAS ORGÂNICAS 1. (Fuvest 2012) Na

Leia mais

Profa. Kátia Aquino. Isomeria

Profa. Kátia Aquino. Isomeria Profa. Kátia Aquino Isomeria O que são isomeros? O termo Isomeria vem do grego (iso = mesma(s); meros = partes). Partes iguais para transmitir a idéia de mesma composição. A Isomeria é o fenômeno pelo

Leia mais

Resumo das Funções orgânicas oxigenadas.

Resumo das Funções orgânicas oxigenadas. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 3º anos TURMA(S):

Leia mais

Parte A A T I V I D A D E S

Parte A A T I V I D A D E S SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS 3 Anos TURMA(S):

Leia mais

Química Prof. Rogério 2016. Química. Professor Rogério. Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet

Química Prof. Rogério 2016. Química. Professor Rogério. Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet Química Prof. Rogério 2016 Química Professor Rogério Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet 1º MOMENTO - Propriedades básicas da matéria - Tabela periódica - Estrutura

Leia mais

C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s

C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s Educação Infantil - Ensino Fundamental I - Ensino Médio 1 TRIMESTRE Química 1ª Série do Ensino Médio Conteúdo Introdução a Química Átomo Molécula

Leia mais

LIPÍDIOS. São ácidos carboxílicos com cadeia grande e sem ramificações (acima de 10C). São solúveis em óleo

LIPÍDIOS. São ácidos carboxílicos com cadeia grande e sem ramificações (acima de 10C). São solúveis em óleo Prof. Borges LIPÍDIOS É importante lembrarmos de alguns conceitos básicos antes de iniciarmos a aula de bioquímica. Todo hidrocarboneto é apolar e, portanto insolúvel em água e solúvel em óleo. Ácidos

Leia mais

Sinopse das Funções Orgânicas: - Hidrocarbonetos aromáticos benzênicos e seus derivados

Sinopse das Funções Orgânicas: - Hidrocarbonetos aromáticos benzênicos e seus derivados Sinopse das Funções Orgânicas: - Hidrocarbonetos aromáticos benzênicos e seus derivados 5ª Aula- E.M. 1 1- Hidrocarbonetos Aromáticos 1.1- Definição: Hidrocarbonetos aromáticos são os que possuem um ou

Leia mais

CH 3 CH 2 CH 2 CH 3 Butano

CH 3 CH 2 CH 2 CH 3 Butano 1. Isomeria Moléculas que têm a mesma fórmula molecular, mas não são idênticas, são chamadas isômeros. s isômeros dividem se em duas classes: isômeros constitucionais e Estereoisômeros. 1.1 Isômeros constitucionais

Leia mais

FRENTE III QUÍMICA ORGÂNICA BIOQUÍMICA: CARBOIDRATOS E LIPIDEOS

FRENTE III QUÍMICA ORGÂNICA BIOQUÍMICA: CARBOIDRATOS E LIPIDEOS CARBOIDRATOS Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza. Estima-se que, por meio da fotossíntese, as plantas produzem 6.000.000 de toneladas do carboidrato celulose por hora no mundo.

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA 3º ano Profª Adriana Strelow

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA 3º ano Profª Adriana Strelow IÊNIAS DA NATUREZA - QUÍMIA 3º ano - 2016 Profª Adriana Strelow Lista de Exercícios - Isomeria ISMERIA PLANA 1) (PU) álcool propan-1-ol é um exemplo de um dos isômeros de fórmula 3 8. número total de isômeros

Leia mais

H 9. O Em relação à equação acima, que representa a obtenção ), é INCORRETO afirmar que: Cl 5 O C 14 + H 2

H 9. O Em relação à equação acima, que representa a obtenção ), é INCORRETO afirmar que: Cl 5 O C 14 + H 2 QUÍMICA As questões 31 e 32, referem-se ao texto abaixo. RGANCLRADS Defensivos agrícolas para as indústrias. Agrotóxicos para os defensores da natureza. Pontos de vista diferentes sobre substâncias usadas

Leia mais

Questão 31. Questão 32. Questão 33. alternativa D. alternativa D

Questão 31. Questão 32. Questão 33. alternativa D. alternativa D Questão 31 Massas iguais de dois líquidos diferentes foram colocadas em dois recipientes idênticos, sendo o resultado mostrado no esquema ao lado. Sabendo-se que a massa molar do líquido X é 46 g/mol e

Leia mais

CONCEITOS DE BRÖNSTED-LOWRY CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES CONCEITOS DE ARRHENIUS. Ácido: Ácido: HCN + H O H O + - Base ou hidróxido: Base: + +

CONCEITOS DE BRÖNSTED-LOWRY CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES CONCEITOS DE ARRHENIUS. Ácido: Ácido: HCN + H O H O + - Base ou hidróxido: Base: + + Ácido: CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES CONCEITOS DE ARRENIUS Toda substância que em solução aquosa, sofre ionização, produzindo como cátion, apenas o íon CN O ( aq ) CN ( aq ) Na realidade, o íon, quando em

Leia mais

AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA.

AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA. AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA. Toda e qualquer alteração que a matéria venha a sofrer é denominada de transformação ou fenômeno. Algumas transformações (fenômenos) são reversíveis, isto é, podem ser desfeitas

Leia mais

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2012 GABARITO DA PROVA DE QUÍMICA

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2012 GABARITO DA PROVA DE QUÍMICA Questão 1 O ácido carbônico é formado quando se borbulha o dióxido de carbono em água. Ele está presente em águas gaseificadas e refrigerantes. Em solução aquosa, ele pode sofrer duas dissociações conforme

Leia mais

Química D Intensivo V. 2

Química D Intensivo V. 2 GABARIT Química D Intensivo V. 2 Exercícios 01) 02) E s alcanos de cadeia aberta não possuem isômeros. Assim, por exclusão, somente a alternativa possui dois compostos que podem ter isômeros. but-2-eno

Leia mais

2 LISTA DE QUÍMICA SÉRIE: 3º ANO TURMA: 2º BIMESTRE NOTA: DATA: / / 2011 PROFESSOR:

2 LISTA DE QUÍMICA SÉRIE: 3º ANO TURMA: 2º BIMESTRE NOTA: DATA: / / 2011 PROFESSOR: 2 LISTA DE QUÍMICA SÉRIE: 3º ANO TURMA: 2º BIMESTRE DATA: / / 2011 PROFESSOR: ALUNO(A): Nº: NOTA: Questão 1 - (UFSC) A adulteração da gasolina visa à redução de seu preço e compromete o funcionamento dos

Leia mais

AULA Com a fórmula molecular C7H8O existem vários compostos aromáticos, como, por exemplo,

AULA Com a fórmula molecular C7H8O existem vários compostos aromáticos, como, por exemplo, AULA 13 1.. Considere os compostos orgânicos: (I) 1-butanol, (II) metóxi-propano, (III) ácido butanóico, (IV) butanal e (V) 2-butanona. O etanoato de etila é isômero do composto a) I. b) II. c) III. d)

Leia mais

Prova 3 - Química ... GABARITO 4. N ọ DE ORDEM: N ọ DE INSCRIÇÃO: NOME DO CANDIDATO: Química. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado

Prova 3 - Química ... GABARITO 4. N ọ DE ORDEM: N ọ DE INSCRIÇÃO: NOME DO CANDIDATO: Química. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado Prova 3 - QUESTÕES OBJETIIVAS N ọ DE ORDEM: N ọ DE INSCRIÇÃO: NOME DO CANDIDATO: IINSTRUÇÕES PARA A REALIIZAÇÃO DA PROVA 1. Confira os campos N ọ DE ORDEM, N ọ DE INSCRIÇÃO e NOME, que constam na etiqueta

Leia mais

Prova 3 - Química ... GABARITO 1. N ọ DE ORDEM: N ọ DE INSCRIÇÃO: NOME DO CANDIDATO: Química. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado

Prova 3 - Química ... GABARITO 1. N ọ DE ORDEM: N ọ DE INSCRIÇÃO: NOME DO CANDIDATO: Química. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado Prova 3 - QUESTÕES OBJETIIVAS N ọ DE ORDEM: N ọ DE INSCRIÇÃO: NOME DO CANDIDATO: IINSTRUÇÕES PARA A REALIIZAÇÃO DA PROVA 1. Confira os campos N ọ DE ORDEM, N ọ DE INSCRIÇÃO e NOME, que constam na etiqueta

Leia mais

Química E Intensivo V. 1

Química E Intensivo V. 1 GABARIT Química E Intensivo V. Exercícios 0 adeia carbônica normal é a cadeia não ramificada. Nesse tipo de cadeia, existirão apenas carbonos primários e secundários. 0 99 Na cadeia carbônica saturada,

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 1º Ano/série: 2ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE TEORIA 1 INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA

Leia mais

Química D Extensivo V. 5

Química D Extensivo V. 5 Química D Extensivo V. 5 Exercícios 01) D H 3 C O 02) D éter H 3 C OH álcool C 2 H 6 O (isômeros) Funções diferentes isomeria de função. 06) D I. C 3 O P III. C 3 H 6 O O II. C 3 O P IV. C 3 O P Isômeros

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 1º Ano do Ensino Médio Disciplina: Química 1. Considere a tabela a seguir, onde estão relacionados os pontos de fusão e de ebulição de algumas substâncias sob

Leia mais

Proteínas. Dra. Flávia Cristina Goulart. Bioquímica

Proteínas. Dra. Flávia Cristina Goulart. Bioquímica Proteínas Dra. Flávia Cristina Goulart Bioquímica Os aa. e as proteínas Nos animais, as proteínas correspondem à cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco.

Leia mais

Exercícios Sobre Isomeria Plana

Exercícios Sobre Isomeria Plana Exercícios Sobre Isomeria Plana 01. (UERJ) A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes: 3 3 3 3 2 3 3 2 3 3 2 2 2 3 3 3 3 3 3 I II III s

Leia mais

Com relação a estas substâncias citadas, são feitas as afirmativas abaixo.

Com relação a estas substâncias citadas, são feitas as afirmativas abaixo. Aula 1 Prova de Química - omentada 1. [EsPEx-2014] A Aspirina foi um dos primeiros medicamentos sintéticos desenvolvido e ainda é um dos fármacos mais consumidos no mundo. ontém como princípio ativo o

Leia mais

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor Calcule o ph de uma solução de H 2 SO 4(aq) 0,010 M a 25 o C. Considere que: K a1 = (muito grande) e, K = 1,2 x 102 a2 (pk a = 1,92) Dados: log 2 0,30 ; log

Leia mais

LISTA N 01-2 A, B, F CATAGUASES E TREMEMBÉ PROF. SÍLVIO QUÍMICA ORGÂNICA 3 BIM. ENTREGAR FOLHA DE RESPOSTAS DIA 16/09/2011 (SEXTA FEIRA)

LISTA N 01-2 A, B, F CATAGUASES E TREMEMBÉ PROF. SÍLVIO QUÍMICA ORGÂNICA 3 BIM. ENTREGAR FOLHA DE RESPOSTAS DIA 16/09/2011 (SEXTA FEIRA) 1 LISTA N 01-2 A, B, F CATAGUASES E TREMEMBÉ - 2011 PROF. SÍLVIO QUÍMICA ORGÂNICA 3 BIM. ENTREGAR FOLHA DE RESPOSTAS DIA 16/09/2011 (SEXTA FEIRA) 1. A auroglaucina é um pigmento laranja natural que apresenta

Leia mais

CH 3 O CH 2 CH 3 CH 2

CH 3 O CH 2 CH 3 CH 2 PLANTÃO DIRIGIDO DE QUÍMICA ORGÂNICA Assunto: Introdução à Química Orgânica ABRIL DE 2.009 Prof. Eduardo VESTIBULARES DE 2.009 1. (MACK - 2009) - O mentol, usado na fabricação de balas e chicletes para

Leia mais