Correio Eletrônico Outlook Express. Prof. Rafael

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Correio Eletrônico Outlook Express. Prof. Rafael www.facebook.com/rafampsilva rafampsilva@yahoo.com.br"

Transcrição

1 Correio Eletrônico Outlook Express Prof. Rafael

2 O Microsoft Outlook é o principal cliente de mensagens e colaboração para ajudá-lo a obter os melhores resultados, combinando o líder em suporte para correio eletrônico, com o calendário integrado e os recursos para gerenciamento de tarefas e contatos.

3

4 Ambos os programas são utilizados para Enviar e Receber s, sendo o Outlook Express um programa mais simples, nativo do Windows. Outlook Express vem juntamente com o Sistema Operacional Windows, já o programa Microsoft Outlook, faz parte do Pacote Microsoft Office, ou seja, vem junto com os programas Word, Excel, Power Point e Access. O Microsoft Outlook possui funções e recursos mais avançados. Em ambos os programas será necessário preencher os protocolos para que seja possível enviar e receber as mensagens.

5 SMTP Simple Mail Transfer Protocol é o protocolo usado para envio de mensagens através da Internet. Utiliza a porta de comunicação 25.

6 POP3 Post Office Protocol é o protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico. Permite que todas as mensagens contidas numa caixa postal possam ser transferidas (descarregadas) para um computador local. Então, o usuário pode ler as mensagens recebidas, apagá-las respondê-las, armazenadas, etc. Sua porta de comunicação é a 110.

7 VANTAGENS As mensagens não ocupam espaço nos servidores porque já foram descarregadas na máquina dos usuários. Já que as mensagens estão descarregadas em seu computador, pode-se fazer a utilização off-line de seus s. Permite a criação de regras. DESVANTAGENS Ocupam espaço no disco rígido do usuário, uma vez que foram descarregadas do servidor em sua máquina. O usuário fica limitado à manipulação de seus s na máquina que foi utilizada para descarregá-los do servidor.

8

9 IMAP Internet Message Access Protocol é um protocolo também utilizado para o recebimento de mensagens eletrônicas. O mais interessante é que as mensagens ficam armazenadas no servidor e não são descarregadas na máquina do usuário. A sua porta de comunicação é a 143.

10 VANTAGENS As mensagens não são transmitidas para o computador dos usuários, o que permite que a leitura destes s seja feita de qualquer computador conectado à Internet. Como não são descarregadas na máquina dos usuários, não ocupa espaço de armazenamento nos discos dos computadores usados para a leitura dos s. DESVANTAGENS Para acesso às caixas postais sempre deve haver conexão com a Internet. O número de mensagens que é possível armazenar depende do espaço limite que nos é atribuído para a caixa de correio.

11

12 Pasta que armazena as mensagens recebidas. Pasta que armazena as mensagens que foram enviadas, mas por algum motivo acabaram não sendo efetivamente enviadas. Pode por exemplo que o usuário estivesse sem conexão, ou que esta apresentasse alguma falha. São mensagens que já estão redigidas, prontas para serem enviadas, mas ainda não foram transferidas para o servidor.

13 Pasta que armazena as mensagens que efetivamente já foram enviadas e transferidas para o servidor Pasta que armazena as mensagens que foram excluídas Pasta que armazena as mensagens que foram salvas como rascunhos.

14 Novo <CTRL+N> Quando acionado, faz com que uma pequena janela de criação de s seja aberta e permitirá ao usuário redigir e enviar para seus destinatários. A setinha que está ao lado permitirá ao usuário a escolha de um plano de fundo para a mensagem. Responder<CTRL+R> Responde a mensagem diretamente ao remetente da mensagem (Para:). O destinatário de cópia e cópia oculta não recebe a mensagem. Responder a Todos <CTRL+SHIFT+R> Responde a mensagem ao remetente da mensagem e a quem recebeu a cópia (Para e CC:). O destinatário oculto não recebe a mensagem

15 Encaminhar <CTRL+F> Envia a outros destinatários uma mensagem recebida. Pode ou não conter arquivos anexos. Quando uma mensagem é encaminhada, ela perde totalmente o vínculo com os seus remetentes e destinatários anteriores. Imprimir <CTRL+P> Ao ser acionado, imprimirá o que estiver selecionado. Excluir <CTRL+D> Exclui os s selecionados. Tem o mesmo efeito de pressionar a tecla <DEL>. Se pressionada junto com a tecla SHIFT, fará com que seja excluída permanentemente sem passar pela pasta Itens Excluídos.

16 Enviar/receber <CTRL+M> Ao ser acionado fará com que o Outlook envie todas as mensagens da pasta Caixa de Saída e receba todas as mensagens que estão no servidor que ainda não foram recebidas. A pequena seta indica a possibilidade de apenas enviar ou somente receber todas as mensagens. Endereços <CTRL+SHIFT+B> Se acionada abrirá o catálogo de endereços de seus contatos.

17 Existe a possibilidade de enviar s para um ou mais destinatários de uma única vez. Para isso são usados campos específicos que serão explicados a seguir.

18 Digite os nomes dos destinatários nas caixas Para, CC e/ou CCO. CC Cópia carbono (com cópia) CCO Cópia carbono oculta (com cópia oculta). No exemplo acima, está sendo enviado PARA Fulano com uma CÓPIA para Beltrano e uma CÓPIA OCULTA para Ciclano. Muitos ficam em dúvida de quem está vendo quem. É muito simples: Fulano sabe que a mensagem foi enviada para Beltrano e vice-versa, mas ninguém sabe do Ciclano (a não ser quem enviou, claro). Agora, Ciclano sabe que a mensagem foi enviada a Fulano e a Beltrano. Resumindo: quem está no oculto enxerga Para e CC. Quem está em Para e CC não enxerga o CCO.

19 Ainda no exemplo citado, caso Fulano clique em Responder, apenas o remetente receberá a resposta. Se Beltrano clicar em Responder a todos, o remetente e Fulano receberão a resposta de Beltrano. Mas atenção: Ciclano não receberá a resposta, pois ocultos não recebem respostas.

20 Ciclano é oculto; ele não poderá receber as respostas, mas poderá responder. Aí é possível que ocorram problemas, pois, se ele está no CCO, ninguém deveria saber que Ciclano recebeu a mensagem. Mas, se ele Responder a todos, a mensagem e o seu nome acabarão sendo visualizados por todos (do PARA e do CC).

21 Existe a possibilidade de enviar arquivos junto a um . A isso se dá o nome de arquivos anexos. Esse arquivo pode ser diversas coisas: vídeos, fotos, programas, apresentações do power point, entre outros. Cuidado ao abrir arquivos em anexo! Eles podem conter vírus ou outros arquivos maliciosos! Abra apenas arquivos de pessoas que conhece e confia, além de sempre verificar antes com um antivírus atualizado!

22 Para inserir um arquivo clique no ícone (figura de anexo) ou clique em Inserir/Anexo... No exemplo acima foi inserido um arquivo do Word chamado Listagem das Extensões dos Principais tipos de arquivos.doc.

23 Prioridade alta Prioridade baixa Atenção!!! Cabe ressaltar que a Prioridade não tem nada a ver com o tempo de envio e/ou recebimento. É tão somente uma forma de dizer ao destinatário se a mensagem é urgente ou não.

24 As Regras para mensagens do Outlook são poderosas ferramentas para quem deseja automatizar tarefas rotineiras e manter a organização de mensagens sempre em dia. Uma regra só valerá para as mensagens recebidas após a sua criação. A opção Regras para Mensagens fica no menu Ferramentas.

25 Para se criar uma regra, devemos observar três condições básicas: Condições para a regra; Ações para a regra, e Descrição para a regra

26 O Outlook permite que se crie um catálogo de endereços onde é possível cadastrar seus contatos e ainda inserir informações sobre eles criando um banco de dados bastante completo. Uma vez que um contato tenha sido criado, para enviar um , basta apenas colocar o nome atribuído ao contato que este já receberá. Também é possível a criação de grupos de contatos, onde todos os membros deste grupo receberão um quando este fizer parte dos campos PARA, CC ou CCO.

27

28 Preste bastante atenção: um contato pode pertencer a um ou vários grupos simultaneamente; se um contato pertencer a vários grupos e for excluído de um deles, não será excluído de todos os grupos se o contato pertencer a vários grupos, e for alterada alguma informação referente a este contato, a alteração valerá automaticamente para todos os outros grupos; o ato de escrever um a um destinatário não o inclui automaticamente ao catálogo de endereços. Cuidado! Esta informação é muito utilizada em várias provas de concursos.

29 Ao receber uma mensagem, pode-se sinalizá-la para uma referência futura. Para sinalizar, clicar no menu Mensagem / Sinalizar Mensagem. O processo insere uma bandeira vermelha a esquerda da mensagem. Você pode classificar todas as mensagens sinalizadas e agrupá-las clicando no ícone do sinalizador exibido no cabeçalho da coluna do sinalizador. Para remover o sinalizador de uma mensagem, clique no respectivo ícone. Você pode definir uma regra que sinalize mensagens específicas quando elas forem recebidas.

30 SPAM mensagens não solicitadas, geralmente de propagandas de produtos e/ou serviços; HOAX mensagens não solicitadas, boatos que circulam pela Internet, listas de discussão, etc; SCAM mensagens que chegam a uma caixa de entrada oferecendo produtos, serviços, promoções, ou algo do gênero com o intuito de roubar dados ou simplesmente divulgar uma história falsa, geralmente utilizando nomes de empresas famosas.

31

32 Com relação ao Microsoft Outlook Express, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) É possível enviar mensagens sem que o campo Assunto: tenha sido preenchido. b) Na pasta Caixa de saída, ficam armazenadas as mensagens redigidas e prontas para serem enviadas. c) Na pasta Itens enviados, ficam armazenadas as mensagens enviadas e já transferidas para o servidor. d) No campo Para: é possível colocar apenas o endereço de um destinatário. Se a mensagem possuir mais de um destinatário, estes devem ser especificados no campo CC:.

33 São pastas típicas do Microsoft Outlook Express, exceto a) Caixa de entrada b) Caixa de saída c) Itens encaminhados d) Itens excluídos

34 Analise as seguintes afirmativas sobre o uso do Microsoft Outlook Express: I. Ao receber uma mensagem, é possível encaminhá-la para um endereço eletrônico, mesmo que existam arquivos em anexo. II. Arquivos anexados a uma mensagem podem ser salvos em mais de uma pasta do sistema operacional. III. O tamanho dos arquivos anexados interfere no tamanho da mensagem. Estão CORRETAS as afirmativas: a) I e II, apenas. c) I e III, apenas. b) II e III, apenas. d) I, II e III.

35 Considere as seguintes afirmativas a respeito do Microsoft Outlook: I. Todas as mensagens recebidas são automaticamente apagadas após serem lidas. II. É possível organizar as mensagens recebidas em pastas e sub-pastas. III. É possível organizar as mensagens recebidas por remetente. São VERDADEIRAS as afirmativas: a) I e II, apenas. c) I e III, apenas. b) II e III, apenas. d) I, II e III.

36 Analise as seguintes afirmativas sobre o Microsoft Outlook: I. é uma ferramenta que permite enviar e receber mensagens eletrônicas, inclusive com arquivos anexados. II. permite salvar uma mensagem de correio eletrônico em um arquivo do tipo txt. III. não possui recursos para correção ortográfica de mensagens de correio eletrônico. Assinale a opção CORRETA: a) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras. b) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras. c) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. d) As três afirmativas são verdadeiras.

37 Marque a alternativa correta sobre o que acontece a uma mensagem eletrônica, do Microsoft Outlook, que é removida com o pressionamento das teclas SHIFT+DEL, simultaneamente. a) Enviada ao arquivo morto. b) Enviada para a lixeira. c) Removida permanentemente. d) Enviada para a pasta Itens excluídos.

38 Sobre grupos de contatos no Microsoft Outlook, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Grupos são utilizados para enviar mensagens para vários contatos de uma vez. b) A adição de um novo contato a um grupo também adiciona esse novo contato ao catálogo de endereços. c) Um contato pode pertencer a mais de um grupo. d) Um grupo pode conter outros grupos.

39 O endereço do servidor através do qual o Outlook envia mensagens é o do servidor de: a) OLE. b) Bcc. c) Telnet. d) POP3. e) SMTP.

40 Com relação ao Microsoft Outlook Express, é CORRETO afirmar: a) Na Caixa de saída ficam armazenados os s removidos. b) Se o campo Assunto: de uma mensagem não for preenchido, a mesma não poderá ser enviada. c) O campo Cco: serve para enviar uma mensagem para várias pessoas sem que elas fiquem sabendo para quem a mesma foi enviada. d) Somente s para os quais você já enviou alguma mensagem de correio eletrônico podem ser armazenados no Catálogo de endereços.

41 Usando uma regra criada com o Assistente de regras, você poderá fazer o Microsoft Outlook automatizar processos tais como os descritos abaixo, EXCETO: a) Atribuir um som quando chegarem mensagens importantes. b) Remover do servidor ao excluir de Itens excluídos. c) Redirecionar uma mensagem para uma pessoa ou lista de distribuição. d) Mover mensagens para uma pasta específica, de acordo com quem as enviou.

42 Analise as seguintes afirmativas abaixo sobre Microsoft Outlook Express: I. O Microsoft Outlook Express permite a configuração de várias contas de correio eletrônico em um mesmo computador. II. O Microsoft Outlook Express permite enviar e receber mensagens tanto no formato HTML quanto no formato de texto simples. III. O Microsoft Outlook Express permite a criação de pastas, contudo estas não podem ter sub-pastas. A opção CORRETA é: a) Nenhuma afirmativa é verdadeira. b) Apenas a afirmativa II é verdadeira. c) Apenas a afirmativa I é verdadeira. d) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

43 Assinale a opção ERRADA a) Um vírus contido em um , estará incluído no anexo. b) O aplicativo MS Outlook Express é um gerenciador de s. Permite arquivar, organizar em pastas, enviar e receber s. c) Utilizando o Webmail o usuário utiliza o protocolo IMAP. Assim através de um programa cliente que envia comandos ao servidor de correio eletrônico que suporta o protocolo IMAP, o usuário pode manipular suas mensagens a partir de computadores diferentes em diversas localidades sem que seja necessário a transferência das mesmas do servidor para o computador onde se está fazendo o acesso. d) O Outlook Express pode bloquear remetentes de mensagens, evitando o recebimento indesejado.

44 Assinale a resposta CERTA a) O MS Outlook Express é um gerenciador de s da Microsoft. Assim como qualquer gerenciador de s da maioria dos provedores (Webmail) ele só pode ser utilizado para operações online. b) A Microsoft disponibiliza duas versões do Outlook. A versão Express, por ser a mais simples, não permite a criação de vários usuários no mesmo computador. c) Quando uma mensagem é enviada e os campos Cc: e Cco: são preenchidos, o remetente receberá a confirmação da leitura do pelo destinatário. d) Uma mensagem recebida com anexos que contenham qualquer das extensões a seguir podem ser consideradas seguras com relação a vírus:.doc,.eml,.jpg,.gif,.exe,.xls,.bat,.com. e) O Outlook Express utiliza o catálogo de endereços do Windows para gerenciamento dos endereços dos contatos do usuário.

45 Em relação aos serviços de correio eletrônico, é correto afirmar: a) POP3 e o protocolo utilizado para o envio de mensagens de correio eletrônico. b) SMTP e o protocolo utilizado para o envio de mensagens de correio eletrônico. c) POP3 a um protocolo relativamente simples, baseado em texto simples, em que um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados, sendo depois a mensagem transferida. d) SMTP a um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3, protocolo que a maioria dos provedores oferece aos seus assinantes.

46 Analise as características de protocolos de correio eletrônico: I. A porta TCP usada no POP3 é a 143 e no IMAP é a 110, II. O controle do usuário sobre o download da mensagem é maior no IMAP que no POP, III. As cópias das caixas postais com o IMAP ficam no servidor do ISP, IV.As mensagens de correio eletrônico são lidas de forma online com o POP3 e off-line com o IMAP. É correto o que consta em: a) II e III somente. b) II e IV somente. c) III e IV somente. d) II, III e IV somente. e) I, II, III e IV

47 O protocolo de correio eletrônico que permite que as mensagens armazenadas em um servidor de Correio Eletrônico, sejam descarregadas na máquina do usuário é o: a) POP3 b) Download c) SMTP d) IMAP e) Upload

48 1 D 2 C 3 D 4 B 5 A 6 C 7 D 8 D 9 C 10 B 11 D 12 C 13 E 14 B 15 A 16 A

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 16:47 Leite Júnior

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 16:47 Leite Júnior ÍNDICE PROTOCOLOS DE EMAIL...2 ENVIO DE MENSAGEM - SAÍDA...2 SMTP...2 RECEBIMENTO DE MENSAGEM - ENTRADA...2 POP3...2 IMAP4...2 O E-MAIL...2 ENTENDENDO O ENDEREÇO ELETRÔNICO...2 IDENTIDADE...3 CONFIGURANDO

Leia mais

FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico).

FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico). FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico). CLIENTE DE EMAIL - OUTLOOK (Microsoft Office). - Outlook Express (Windows). - Mozilla Thunderbird (Soft Livre). - Eudora. - IncredMail.

Leia mais

JANELA PRINCIPAL...31 JANELA DE MENSAGEM...31

JANELA PRINCIPAL...31 JANELA DE MENSAGEM...31 ÍNDICE PROTOCOLOS DE EMAIL...3 ENVIO DE MENSAGEM - SAÍDA...3 SMTP...3 RECEBIMENTO DE MENSAGEM - ENTRADA...3 POP3...3 IMAP4...3 O E-MAIL...3 ENTENDENDO O ENDEREÇO ELETRÔNICO...3 PERFIL DE SEGURANÇA...4

Leia mais

Treinamento Outlook Express

Treinamento Outlook Express Ministério da Saúde Secretaria Executiva Departamento de Informática do SUS Treinamento Outlook Express Série A. Normas e Manuais Técnicos Brasília DF 2003 1 2003. Ministério da Saúde. É permitida a reprodução

Leia mais

INSTALAÇÃO...32 UTILIZAÇÃO...32 OPÇÕES DO MOZILLA THUNDERBIRD...33

INSTALAÇÃO...32 UTILIZAÇÃO...32 OPÇÕES DO MOZILLA THUNDERBIRD...33 ÍNDICE PROTOCOLOS DE EMAIL...3 ENVIO DE MENSAGEM - SAÍDA...3 SMTP...3 RECEBIMENTO DE MENSAGEM - ENTRADA...3 POP3...3 IMAP4...3 O E-MAIL...4 ENTENDENDO O ENDEREÇO ELETRÔNICO...4 WEBMAIL...4 MOZILLA THUNDERBIRD

Leia mais

Curso de Informática Básica

Curso de Informática Básica Curso de Informática Básica O e-mail Primeiros Cliques 1 Curso de Informática Básica Índice Introdução...3 Receber, enviar e responder mensagens...3 Anexando arquivos...9 Cuidado com vírus...11 2 Outlook

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

Configuração do Outlook Express

Configuração do Outlook Express Configuração do Outlook Express 1/1 Configuração do Outlook Express LCC.006.2005 Versão 1.0 Versão Autor ou Responsável Data 1.0 Paula Helena 30/09/2005 RESUMO Este relatório tem como objetivo mostrar

Leia mais

Usando o Outlook MP Geral

Usando o Outlook MP Geral Usando o Outlook MP Geral Este guia descreve o uso do Outlook MP. Este guia é baseado no uso do Outlook MP em um PC executando o Windows 7. O Outlook MP pode ser usado em qualquer tipo de computador e

Leia mais

E-mail (eletronic mail )

E-mail (eletronic mail ) E-mail (eletronic mail ) alice@gmail.com bob@yahoo.com.br Alice escreve uma carta Entrega no correio da sua cidade Que entrega pra o carteiro da cidade de Bob Bob responde também através de carta 1 Processo

Leia mais

APOSTILA MICROSOFT OUTLOOK 2000

APOSTILA MICROSOFT OUTLOOK 2000 APOSTILA MICROSOFT OUTLOOK 2000 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO II. INICIANDO O OUTLOOK 2000 III. OUTLOOK HOJE IV. ATALHOS DO OUTLOOK V. CONFIGURAR CONTA DE CORREIO ELETRÔNICO VI. RECEBER E-MAIL VII. FILTRAR MENSAGENS

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

INTERNET OUTLOOK. 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta.

INTERNET OUTLOOK. 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta. Prof. Júlio César S. Ramos P á g i n a 1 INTERNET OUTLOOK 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta. A O Outlook Express permite criar grupo de pessoas

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11 INFORMÁTICA AULA 11 INTERNET (CONTINUAÇÃO) Outlook EXPRESS A janela principal do Outlook Express pode ser divida basicamente em: Área de Comando (superior) - Contém a barra de botões e a barra de menus.

Leia mais

Guia de uso do Correio Eletrônico Versão 1.1

Guia de uso do Correio Eletrônico Versão 1.1 Guia de uso do Correio Eletrônico Versão 1.1 Índice Introdução ao Serviço de E-mail O que é um servidor de E-mail 3 Porque estamos migrando nosso serviço de correio eletrônico? 3 Vantagens de utilização

Leia mais

Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC. Treinamento Básico do Correio Eletrônico

Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC. Treinamento Básico do Correio Eletrônico Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC Treinamento Básico do Correio Eletrônico Brasília Março de 2012 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 1.1 Como acessar

Leia mais

Diveo Exchange OWA 2007

Diveo Exchange OWA 2007 Diveo Exchange OWA 2007 Manual do Usuário v.1.0 Autor: Cícero Renato G. Souza Revisão: Antonio Carlos de Jesus Sistemas & IT Introdução... 4 Introdução ao Outlook Web Access 2007... 4 Quais são as funcionalidades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

INFORMÁTICA 01. 02. 03. 04. 05.

INFORMÁTICA 01. 02. 03. 04. 05. INFORMÁTICA 01. Na Internet, os dois protocolos envolvidos no envio e recebimento de e-mail são: a) SMTP e POP b) WWW e HTTP c) SMTP e WWW d) FTP e WWW e) POP e FTP 02. O componente do Windows que é necessário

Leia mais

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Tutorial Hotmail Sobre o MSN Hotmail Acessando o Hotmail Como criar uma conta Efetuando o login Verificar mensagens Redigir

Leia mais

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Guia do usuário

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Guia do usuário BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1 Guia do usuário Publicado: 09/01/2014 SWD-20140109134951622 Conteúdo 1 Primeiros passos... 7 Sobre os planos de serviço de mensagens oferecidos para o BlackBerry

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S.

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Tomaz IT.002 02 2/14 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DO OUTLOOK EXPRESS

CONFIGURAÇÃO DO OUTLOOK EXPRESS CONFIGURAÇÃO DO OUTLOOK EXPRESS Antes de configurar o Outlook, é necessário fazer a instalação do certificado de segurança. Veja a seguir como fazer 1 Faça o download do arquivo: https://www.pae.sc.gov.br/down/caciasc.crt

Leia mais

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II)

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) A seguir vamos ao estudo das ferramentas e aplicativos para utilização do correio

Leia mais

Criar Pastas. Para acessar o seu webmail siga os próximos dois passos:

Criar Pastas. Para acessar o seu webmail siga os próximos dois passos: Caro usuário, Agora que você já tem o seu email profissional favor ver abaixo quais os passos necessários para que você acesse os seus emails via webmail. Em primeiro lugar queremos informar que a sua

Leia mais

Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web

Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - NTI GERÊNCIA DE REDES - GEREDES Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web São Luís 2014 1. INICIANDO...

Leia mais

TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6

TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6 TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6 Considerando a janela do Word 2003 ilustrada acima, que contém um documento em processo de edição no qual o título está selecionado, assinale a opção correta. A O parágrafo

Leia mais

O Outlook Express é um programa, dentre vários, para a troca de mensagens entre pessoas que tenham acesso à Internet.

O Outlook Express é um programa, dentre vários, para a troca de mensagens entre pessoas que tenham acesso à Internet. Sumário Introdução... 2 Outlook Express... 2 Abrir o Outlook... 2 Barra de Ferramentas... 4 Ícones de listas de mensagens do Outlook Express... 6 Como criar uma conta de e-mail... 7 Mais de um a pessoa

Leia mais

Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem

Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem Centro de Formação da Batalha Centro de Competência Entre Mar e Serra Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem Batalha Novembro de 2001 1 - Como começar com o Outlook Express Com uma

Leia mais

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador Microsoft Internet Explorer Browser/navegador/paginador Browser (Navegador) É um programa que habilita seus usuários a interagir com documentos HTML hospedados em um servidor web. São programas para navegar.

Leia mais

Configuração do email da UFS no Outlook Express

Configuração do email da UFS no Outlook Express Universidade Federal de Sergipe Centro de Processamento de Dados Coordenação de Redes de Computadores Configuração do email da UFS no Outlook Express Conteúdo Pág Configuração Básica... 01 Teste da Configuração

Leia mais

Procedimentos de uso do Web Mail no Office365

Procedimentos de uso do Web Mail no Office365 Procedimentos de uso do Web Mail no Office365 Classificação do Documento: Página 1 de 33 ÍNDICE ÍNDICE... 2 CONTROLE DOCUMENTO... 3 OBJETIVO... 4 USUÁRIOS DO DOCUMENTO... 4 INTER-RELACIONAMENTO COM OUTROS

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo INTRODUÇÃO O Microsoft Outlook 2007 é um programa de gestão de informações pessoais e de mensagens que auxilia no gerenciamento de mensagens, compromissos, contatos, tarefas e partilhar informações com

Leia mais

Configuração do email da UFS no Outlook 2007

Configuração do email da UFS no Outlook 2007 Universidade Federal de Sergipe Centro de Processamento de Dados Coordenação de Redes de Computadores Configuração do email da UFS no Outlook 2007 Conteúdo Pág Configuração Básica... 01 Teste da Configuração

Leia mais

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1)

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) MICROSOFT OUTLOOK 2003 - OBJECTIVOS OBJECTIVOS: Enumerar as principais funcionalidades do Outlook; Demonstrar a utilização das ferramentas do correio electrónico;

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA Cargo 15. Uma pessoa, utilizando o sistema operacional Microsoft Windows, executou a seguinte seqüência de comandos:

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA Cargo 15. Uma pessoa, utilizando o sistema operacional Microsoft Windows, executou a seguinte seqüência de comandos: 8 PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA Cargo 15 QUESTÃO 16 Uma pessoa, utilizando o sistema operacional Microsoft Windows, executou a seguinte seqüência de comandos: I. acessou a pasta Relatorios, selecionou

Leia mais

Manual de E-Mail - Outlook Express

Manual de E-Mail - Outlook Express Manual de E-Mail - Outlook Express Usando o Catálogo de Endereços: 1. Clique no botão marcado como Correio na barra de ferramentas do Internet Explorer (você também pode acionar diretamente o Internet

Leia mais

Guia Live@edu. Versão <01.00> DT / APC

Guia Live@edu. Versão <01.00> DT / APC Versão DT / APC Histórico da Revisão 01/09/2010 01.00 Versão piloto Carlos Costa Cedro 09/09/2010 02.00 Inserção de referências Carlos Costa Cedro Confidencial DT / APC, 2010 Página 2 Sumário 1.

Leia mais

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge Manual do Usuário Versão 1.1 ExpressoMG 14/10/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 1.1 Objetivos do Manual... 4 1.2 Público Alvo...

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA 18 PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA AS QUESTÕES DE 41 A 60 CONSIDERAM O ESQUEMA PADRÃO DE CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL MICROSOFT WINDOWS ME E DAS FERRAMENTAS MICROSOFT WINDOWS EXPLORER, MICRO-

Leia mais

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Outlook 2013 pode parecer diferente do Lotus Notes 8.5, mas você rapidamente descobrirá que o Outlook permite fazer tudo o que

Leia mais

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas GerNFe 1.0 Manual do usuário Página 1/13 GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas O programa GerNFe 1.0 tem como objetivo armazenar em local seguro e de maneira prática para pesquisa,

Leia mais

Manual de uso do e-mail institucional FMB e HC. Manual de uso do e-mail institucional FMB e HC

Manual de uso do e-mail institucional FMB e HC. Manual de uso do e-mail institucional FMB e HC Manual de uso do e-mail institucional FMB e HC 1 FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA SEÇÃO TÉC. AQUIS. E TRAT. DA INFORMAÇÃO DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO - CAMPUS DE BOTUCATU - UNESP BIBLIOTECÁRIA

Leia mais

Configuração do cliente de e-mail Windows Live Mail para usuários DAC

Configuração do cliente de e-mail Windows Live Mail para usuários DAC Configuração do cliente de e-mail Windows Live Mail para usuários DAC A. Configurando a autoridade certificadora ICPEdu no Windows Live Mail Os certificados utilizados nos serviços de e-mail pop, imap

Leia mais

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário versão do manual: 1 1 Apresentação A evolução da tecnologia vem provocando uma revolução no ensino. O acesso à Internet e a disseminação do uso do computador vêm mudando a forma de produzir, armazenar

Leia mais

Utilização do Webmail da UFS

Utilização do Webmail da UFS Universidade Federal de Sergipe Centro de Processamento de Dados Coordenação de Redes de Computadores Utilização do Webmail da UFS Procedimento Com o intuito de facilitar a execução dos passos, este tutorial

Leia mais

Tutorial: Webmail. Dicas de Uso e Funcionalidades 02/2015. Versão 01

Tutorial: Webmail. Dicas de Uso e Funcionalidades 02/2015. Versão 01 Tutorial: Webmail Dicas de Uso e Funcionalidades 02/2015 Versão 01 Conteúdo Tutorial: Webmail 2015 Descrição... 2 Possíveis problemas... 5 Criando Regras de Mensagens (Filtros Automáticos)... 11 A partir

Leia mais

Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016

Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016 MANUAL DO USUÁRIO Documento Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016 Equipe Técnica José Carlos Torres Adriana dos Santos Alessandro Melo Páginas 71 Páginas 2 Índice Introdução...

Leia mais

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Elaboração: Equipe de Suporte Avançado do CPD SA/SRS/CPD/UnB suporte@unb.br Universidade de Brasília Brasília / 2014 Resumo A

Leia mais

Manual de migração do e-mail Live@edu. Versão <01.00> Associacao Paranaense de Cultura

Manual de migração do e-mail Live@edu. Versão <01.00> Associacao Paranaense de Cultura Manual de migração do e-mail Live@edu Versão Associacao Paranaense de Cultura Histórico da Revisão 03/09/2010 01.00 Versão piloto Carlos Costa Cedro Confidencial Associacao Paranaense de Cultura,

Leia mais

Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo :

Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo : MANUAL DA SUA CX DE EMAIL ( ROUNDCUBE ) Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo : 1. No centro da tela temos a lista de mensagens. Nesta lista serão exibidas as mensagens das pastas

Leia mais

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet.

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. CORREIO inotes Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. Na sua Área de Trabalho execute dois cliques rápidos no ícone do Internet Explorer. Ao ser exibida a primeira tela do Internet

Leia mais

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz 15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL GETEC 01 2/13 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para utilizar o Webmail da Secretaria de

Leia mais

administração Guia de BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1

administração Guia de BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1 BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1 Guia de administração Publicado: 16/01/2014 SWD-20140116140606218 Conteúdo 1 Primeiros passos... 6 Disponibilidade de recursos administrativos... 6 Disponibilidade

Leia mais

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01 EDITORA FERREIRA MP/RJ NCE EXERCÍCIOS 01 GABARITO COMENTADO 01 Ao se arrastar um arquivo da pasta C:\DADOS para a pasta D:\TEXTOS utilizando se o botão esquerdo do mouse no Windows Explorer: (A) o arquivo

Leia mais

Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP

Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP O cliente de e-mail web utilizado pela UFJF é um projeto OpenSource que não é desenvolvido pela universidade. Por isso, pode ocorrer que alguns

Leia mais

Implementação do Office365. O365 Migração de usuários. Preparado por: Edilson Alves da Nóbrega Divisão de Informática Administração Central

Implementação do Office365. O365 Migração de usuários. Preparado por: Edilson Alves da Nóbrega Divisão de Informática Administração Central Implementação do Office365 O365 Migração de usuários Preparado por: Edilson Alves da Nóbrega Divisão de Informática Administração Central Abril de 2015 Controle de Versões Registro Data Autor Versão Histórico

Leia mais

Seu manual do usuário BLACKBERRY INTERNET SERVICE http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117388

Seu manual do usuário BLACKBERRY INTERNET SERVICE http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117388 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para BLACKBERRY INTERNET SERVICE. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO EXPRESSO.BA

MANUAL DO USUÁRIO EXPRESSO.BA MANUAL DO USUÁRIO EXPRESSO.BA UTILIZANDO O EXPRESSOMAIL UTILIZANDO O EXPRESSOMAIL Figura 1: Icone E-mail O ExpressoMail é o novo módulo de correio do Expresso. Com a aplicação de novas tecnologias, deve

Leia mais

Cliente Microsoft Outlook do Avaya Modular Messaging Versão 5.0

Cliente Microsoft Outlook do Avaya Modular Messaging Versão 5.0 Cliente Microsoft Outlook do Avaya Modular Messaging Versão 5.0 Importante: as instruções contidas neste guia só serão aplicáveis se seu armazenamento de mensagens for Avaya Message Storage Server (MSS)

Leia mais

CORREIO ELETRÔNICO - Outlook

CORREIO ELETRÔNICO - Outlook CORREIO ELETRÔNICO - Outlook No Outlook, as informações são organizadas em pastas. Quando você iniciar o Outlook pela primeira vez, a pasta da Caixa de entrada abrirá. Use a Caixa de entrada para ler e

Leia mais

Expresso Livre Correio Eletrônico

Expresso Livre Correio Eletrônico Expresso Livre Correio Eletrônico 1. EXPRESSO LIVRE Para fazer uso desta ferramenta de correio eletrônico acesse seu Navegador de Internet e digite o endereço eletrônico expresso.am.gov.br. Figura 1 A

Leia mais

Configuração manual.ost Microsoft Office 365

Configuração manual.ost Microsoft Office 365 Configuração manual.ost Microsoft Office 365 Classificação do Documento: Página 1 de 12 ÍNDICE ÍNDICE... 2 CONTROLE DOCUMENTO... 3 OBJETIVO... 4 USUÁRIOS DO DOCUMENTO... 4 INTER-RELACIONAMENTO COM OUTROS

Leia mais

Migrando para o Outlook 2010

Migrando para o Outlook 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Outlook 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais

Leia mais

outlook.office365.com

outlook.office365.com Guia de Referência Rápida do Exchange Online Log On Para acessar seu correio utilize o endereço outlook.office365.com inserindo seu e-mail completo e sua senha de rede. No primeiro acesso será solicitado

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Cartilha. Correio eletrônico

Cartilha. Correio eletrônico Cartilha Correio eletrônico Prefeitura de Juiz de Fora Secretaria de Planejamento e Gestão Subsecretaria de Tecnologia da Informação Abril de 2012 Índice SEPLAG/Subsecretaria de Tecnologia da Informação

Leia mais

Manual de Instalação Mozilla Thunderbird no DATASUS - RJ

Manual de Instalação Mozilla Thunderbird no DATASUS - RJ Manual de Instalação Mozilla Thunderbird no DATASUS - RJ Conteúdo Sobre Este Documento......2 Conhecimentos Desejados...2 Organização deste Documento...2 Sobre o Mozilla Thunderbird...2 1.Pré-requisitos

Leia mais

Resolução de questões Internet

Resolução de questões Internet Ítalo Demarchi 1 1. (Cespe) A figura a seguir ilustra uma janela do Internet Explorer 6.0 (IE6), que está em uso para acesso a uma página web. Ítalo Demarchi. 1 Educador Técnico em Processamento de Dados

Leia mais

Orientações para o uso do Mozilla Thunderbird

Orientações para o uso do Mozilla Thunderbird Orientações para o uso do Mozilla Thunderbird Mozilla Thunderbird O Mozilla Thunderbird é um software livre feito para facilitar a leitura, o envio e o gerenciamento de e-mails. Índice Configurando o Mozilla

Leia mais

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso Manual de Apoio ao Treinamento Expresso 1 EXPRESSO MAIL É dividido em algumas partes principais como: Caixa de Entrada: local onde ficam as mensagens recebidas. O número em vermelho entre parênteses refere-se

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

ATA - Exercícios Informática Carlos Viana. 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

ATA - Exercícios Informática Carlos Viana. 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercícios Informática Carlos Viana 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA EXERCÍCIOS CARLOS VIANA 01 -Existem vários tipos de vírus de computadores, dentre

Leia mais

SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI

SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI AUTOR: MÁRIO SÉRGIO CINTRA CAMARGO ÍNDICE ACESSANDO O WEBMAIL... 04 TRABALHANDO COM O CORREIO ELETRÔNICO... 09 CONCEITOS BÁSICOS... 09 O VISUAL DO CORREIO ELETRÔNICO... 10 CONHECENDO A JANELA INICIAL DO

Leia mais

Prova dos Correios - Comentada

Prova dos Correios - Comentada Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 www.premiumconcursos.com 1 Texto para as questões de 1 a 3 A figura abaixo ilustra uma janela do Microsoft Office Excel 2007 com uma

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

Permite o acesso remoto a um computador;

Permite o acesso remoto a um computador; Telnet Permite o acesso remoto a um computador; Modelo: Cliente/Servidor; O cliente faz um login em um servidor que esteja conectado à rede (ou à Internet); O usuário manipula o servidor como se ele estivesse

Leia mais

Carreira Policial ESTRUTURA BÁSICA DE APRESENTAÇÕES. TELA DE EDIÇÃO A tela de edição do Impress é composta por vários elementos:

Carreira Policial ESTRUTURA BÁSICA DE APRESENTAÇÕES. TELA DE EDIÇÃO A tela de edição do Impress é composta por vários elementos: BrOffice.Org IMPRESS O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

Questão de prova. Questão de prova

Questão de prova. Questão de prova Programa que permite organizar mensagens eletrônicas de um usuário da Internet, através da ordenação em pastas, envio e recebimento das mensagens. Exemplos: Outlook Express Ms Outlook Windows Live Mail

Leia mais

Enviando, recebendo, excluindo e imprimindo E- mails via Thunderbird

Enviando, recebendo, excluindo e imprimindo E- mails via Thunderbird Enviando, recebendo, excluindo e imprimindo E- mails via entrar no, ele irá pedir sua senha 3. Se preferir você pode clicar na opção Memorizar esta senha e então sempre que abrir o ele não mais lhe pedirá

Leia mais

GABARITO B. 1 manuel@carioca.br MPRJ TSAD TSPR TNAI/2007

GABARITO B. 1 manuel@carioca.br MPRJ TSAD TSPR TNAI/2007 EDITORA FERREIRA PROVAS MPRJ TÉCNICO SUPERIOR ADMINISTRATIVO TSAD TÉCNICO SUPERIOR PROCESSUAL TSPR TÉCNICO DE NOTIFICAÇÃO E ATOS INTIMATÓRIOS TNAI NCE UFRJ NOÇÕES DE INFORMÁTICA CORREÇÃO GABARITO COMENTADO

Leia mais

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Podemos acessar nossos e-mails pelo webmail, que é um endereço na internet. Os domínios que hospedam com a W3alpha, acessam os e-mails

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

CONFIGURAR O OUTLOOK 2003

CONFIGURAR O OUTLOOK 2003 Manual de configuração do acesso ao E-Mail via Outlook 2003. OBJECTIVO: Mostrar como aceder via POP3s ao e-mail do SAPO; Explicar quais os dados relevantes para configurar um cliente de e-mail Microsoft

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Recursos do Outlook Web Access

Recursos do Outlook Web Access Recursos do Outlook Web Access Este material foi criado pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (SETIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. Seu intuito é apresentar algumas

Leia mais

1 Arquivamento de e-mails

1 Arquivamento de e-mails 1 Arquivamento de e-mails Um arquivamento nada mais é do que uma base de dados com a estrutura idêntica ao seu correio padrão, com utilização similar, mas que por definição serve para armazenar documentos

Leia mais

Resoluções de questões- Tropa de Elite Informática Questões RAFAEL ARAÚJO

Resoluções de questões- Tropa de Elite Informática Questões RAFAEL ARAÚJO Resoluções de questões- Tropa de Elite Informática Questões RAFAEL ARAÚJO 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. A respeito dos ambientes Microsoft Office e BrOffice,

Leia mais

Configurando o Outlook Express - Passo a Passo

Configurando o Outlook Express - Passo a Passo Configurando o Outlook Express - Passo a Passo PASSO 1 Na "Barra de menus" do Outlook Express clique em "Ferramentas", depois em "Contas..." PASSO 2 Na janela "Contas na Internet", clique em "Adicionar",

Leia mais

Gerência de Gestão de Ambientes - GGA. Coordenação de Planejamento, Pesquisa e Capacitação - MANUAL DO USUÁRIO EXPRESSO

Gerência de Gestão de Ambientes - GGA. Coordenação de Planejamento, Pesquisa e Capacitação - MANUAL DO USUÁRIO EXPRESSO Gerência de Gestão de Ambientes - GGA Coordenação de Planejamento, Pesquisa e Capacitação - CPPC MANUAL DO USUÁRIO EXPRESSO Documento Manual do Usuário Expresso Versão 1.0 Equipe Técnica André Luiz de

Leia mais

Outlook Web Application

Outlook Web Application Guia Prático para trabalhar com o Outlook na Web Outlook Web Application Microsoft Office 365 para usuários Carlos Eduardo Martinez Taka Sumário 1 Introdução ao aplicativo Outlook da Web... 1 1.1 Navegadores

Leia mais

Como configurar o IMAP no Microsoft Outlook 2010

Como configurar o IMAP no Microsoft Outlook 2010 Como configurar o IMAP no Microsoft Outlook 2010 Para configurar seu e-mail no Microsoft Outlook 2010 clique em Arquivo e no menu Informações clique em Adicionar Conta. Na tela Adicionar nova conta, marque

Leia mais

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os

Leia mais

Manual do Trojitá. Randall Wood Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Trojitá. Randall Wood Tradução: André Marcelo Alvarenga Randall Wood Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o Trojitá 6 2.1 Configurando a sua conta IMAP............................. 6 2.2 Lendo e-mails com o Trojitá................................

Leia mais

Webmail lendo os e-mails. O que é. Como ler os e-mails através do WEBMAIL

Webmail lendo os e-mails. O que é. Como ler os e-mails através do WEBMAIL Webmail lendo os e-mails O que é O WEBMAIL é um programa que permite a leitura, envio e gerenciamento de e-mails através de uma página da internet. A vantagem é que você não precisa estar em seu computador

Leia mais

Backup de E-mails Utilizando o Outlook. OBS: Outlook e Outlook Express são programas diferentes!

Backup de E-mails Utilizando o Outlook. OBS: Outlook e Outlook Express são programas diferentes! Backup de E-mails Utilizando o Outlook OBS: Outlook e Outlook Express são programas diferentes! Uma grande dúvida dos usuários do e-mail da Universidade Federal do Piauí é a realização de backups. Uma

Leia mais