1. Posso proteger qualquer tipo de conta de correio com este serviço?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Posso proteger qualquer tipo de conta de correio com este serviço?"

Transcrição

1 1

2 2 Conteúdo 1. Posso proteger qualquer tipo de conta de correio com este serviço? Como posso subscrever este serviço? O que é feito pelo PANDA MANAGED PROTECTION ao spam detectado na minha conta? Esqueci-me da minha password. O que posso fazer? Como importar a minha Lista de Contactos para o meu painel de controlo? O que deverei fazer se um válido for detectado como SPAM? Como posso modificar a password da minha conta protegida? Exportar endereços do Outlook Express Exportar endereços do Microsoft Outlook Que tipo de filtragem deverei escolher? E se os filtros se enganarem? Quais as vantagens e diferenças entre este serviço e outros programas anti-spam? Como é que o serviço identifica um como sendo Spam? Demorará mais tempo a receber os s através do vosso servidor? O que é o Notificador? Tenho que o instalar e aceder ao vosso serviço? Como funciona o Notificador? Posso instalar o Notificador em todos os equipamentos que utilizar para ler o meu , ou só pode ser instalado uma vez? Qual a duração deste serviço? Posso decidir marcar alguns dos meus contactos como spam no PANDA MANAGED PROTECTION? O que são o POP3 e o SMTP? O PANDA MANAGED PROTECTION elimina vírus no meu computador? O que é o spam? O que é considerado Spam? Como posso contratar antes de expirar a demonstração? O que acontece após a expiração da demonstração? Após registar-me no vosso serviço, não consigo enviar mensagens da minha aplicação de O que acontece ao correio detectado por este serviço? Se possuir um domínio com diversas contas de , ao registar-me no vosso serviço tenho que configurar os filtros para todo o domínio ou conta por conta? Posso copiar as White e Black lists para outra conta que desejo associar ao vosso serviço? Em caso afirmativo, como o posso fazer? Se possuir a minha conta redireccionada, o sistema de filtragem de correio pode ser aplicado a ambas? Como posso transferir s de diversos computadores? Este serviço protege contas do Hotmail? Este serviço modifica a estrutura de ficheiros da minha aplicação de ? O que é a mensagem de validação e como posso alterá-la? O que fazer se não utilizar qualquer aplicação para consulta do ? O que são os registos MX? O que são os relatórios? Em que idioma estará a mensagem de validação? O que são os filtros personalizados ou o motor de regras? O Notificador não funciona, quais as razões possíveis? O que é a lista de confiança? Quero proteger o meu domínio com o vosso serviço mas não quero filtrar determinadas contas. O que posso fazer? De que forma posso criar todos os utilizadores do meu domínio no vosso serviço? Se possuir mais do que um domínio posso atribuir diferentes administradores a cada domínio?... 13

3 3 1. Posso proteger qualquer tipo de conta de correio com este serviço? O Panda Managed Protection protege todo o domíno, possibilitando o cancelamento da filtragem das contas desejadas no domínio. 2. Como posso subscrever este serviço? Se desejar uma demonstração gratuita, poderá solicitá-la ao seu distribuidor habitual ou através do nosso website. Poderá contactar directamente o nosso Departamento Comercial através do comercial@pt.pandasecurity.com 3. O que é feito pelo PANDA MANAGED PROTECTION ao spam detectado na minha conta? Quando o nosso serviço detecta uma mensagem como spam, esta á armazenada na pasta Spam, para que possa recuperar as mensagens incorrectamente classificadas sempre que desejado. Poderá recuperar estes e- mails a partir do painel de controlo, do Notificador ou do relatório de spam. O Spam detectado ficará armazenado durante 15 dias, período após o qual passará para a Reciclagem e será eliminado definitivamente no mesmo dia. 4. Esqueci-me da minha password. O que posso fazer? As passwords podem ser diferentes da que é utilizada no servidor de . Poderá recuperar a password através da opção Have you forgotten your password? que encontrá em ACCESS no painel de controlo ou solicitá-la ao administrador. 5. Como importar a minha Lista de Contactos para o meu painel de controlo? Para facilitar a manutenção da sua white list de remetentes válidos, poderá simplesmente importar a sua lista de contactos através do painel de controlo. Assim, não haverá necessidade de introduzi-los um a um, sendo válido tanto para remetentes vádlidos como para os remetentes filtrados pelo PANDA MANAGED PROTECTION. Passos a seguir: Exporte a sua lista de contactos da sua aplicação de para um ficheiro no formato CSV (com extensão.csv). Se não souber como exportar o ficheiro CSV, poderá consultar a nossa FAQ, onde encontrará a solução. Criado este ficheiro e guardado no seu disco rígido, deverá aceder no painel de controlo a My Lists e em Validate Senders encontrará a opção Import the list of senders ou a contact lists. Clique em Exam e procure pelo ficheiro.csv criado anteriormente. Após concluído o download, clique em Process. Agora já possui todos os remetentes na sua white list e o nosso serviço antivírus trabalhará sobre ela, mas o mesmo não ocorre com o anti-spam.

4 4 6. O que deverei fazer se um válido for detectado como SPAM? Se os seus s válidos forem detectados como SPAM, poderá informar os nossos serviços para que o sistema possa reconhecer as características destes s e não os volte a bloquear no futuro. Escolha a opção No Spam se desejar recuperar apenas estes s. Escolha a opção White list se desejar recuperar todos os s dos remententes válidos. Existem três métodos para indicar o serviço: Através do Notificador, caso esteja instalado, vá a SPAM, marque o em questão e escolha a opção que deseja (No Spam ou White List) A partir do painel de controlo, aceda à caixa de Spam, marque os s que deseja recuperar e clique no botão No spam ou White list, de acordo com a sua vontade. A partir do relatório de spam, clique na opção para recuperar o correio (Recover ou White list) Se activou o modo de filtragem automática, poderá processar as seguintes acções: Criar uma white list dos seus contactos. Poderá exportar a lista de contactos da sua aplicação de e importar a white list para o nosso serviço. Todos os endereços e domínios na white list serão sempre considerados como uma mensagem válida. Reduzir o nível do filtro Quanto menor for o número menos restrito o filtro anti-spam será. Crie filtros personalizados a partir do seu painel de controlo. Deverá indicar todas as características do correio válido aos nossos serviços. Encontrará esta opção em Configuration, menú Personalized Filters. Verificar se os s detectados estão definidos como Lista de Distribuição ou como devolvidos Neste caso, deverá seleccionar DELIVERY em Lists and Notice que se encontra na categoria Configuration no seu painel de controlo. 7. Como posso modificar a password da minha conta protegida? No painel de controlo, na opção Configuration, no menú Account data modifique a password na opção Password. Se não conseguir encontrar esta opção, contacte o seu administrador para alterar a password conforme desejar.

5 5 8. Exportar endereços do Outlook Express 6 Abra o Outlook Express Aceda a File, Export, Direction book Escolha o tipo de exportação e seleccione Text file (.csv). Clique em Export e escolha onde deseja guardar o ficheiro. Na janela final marque apenas address. Se escolher outra opção poderá provocar problemas ao importar a lista de contactos para o painel de controlo. 9. Exportar endereços do Microsoft Outlook 2002 Abra o Microsoft Outlook 2002 Aceda a File, Import and Export. Escolha Export file e clique Next. Para importar a sua lista de contactos para o nosso serviço, deverá escolher o tipo de ficheiro CSV (.csv) (Windows). Escolha o ficheiro que deseja exportar (Contacts). Indique onde deseja guardar o ficheiro com os seus contactos. Para terminar, clique em Finish. 10. Que tipo de filtragem deverei escolher? O método de filtragem escolhido dependerá apenas das suas preferências e do tempo disponível para a gestão do seu anti-spam, já que ambos os modos são muito eficazes: Modo de Filtragem Automática: Quando os nossos serviços recebem um e- mail, o sistema analisa-o dependendo de uma classificação numérica estabelecida, que o considera ou não spam. (Poderá seleccionar o nível de protecção). Os filtros implicados são personalizados permanentemente. O filtro de validação de um utilizadore pode não ser correcto para outro utilizador. Se qualquer uma das mensagens forem detectadas incorrectamente, o utilizador pode sempre recuperá-las. Quanto menos o número, menos restrito é o filtro, e vice versa. Por exemplo, o filtro com nível 5 detecta menos spam do que quando no nível 7, apesar de depender da quantidade de spam recebida pelo servidor. Modo de Filtragem Garantida: Consulte as mensagens para verificar se os remetentes são provenientes da lista de remententes ou da lista de domínios validados (white list). Qualquer remetente que não conste na lista receberá uma mensagem de validação. Ao clicar no link de mensagem de validação, o remetente será acrescentado à white list e todos os seus s ser-lhe-ão entregues automaticamente pelo PANDA MANAGED PROTECTION. Este remetente não necessitará de ser validado pelos sistemas novamente. No nosso serviço está disponível a utilização de Black e White list onde pode configurar o remetente e domínio validados (as mensagens passam através do filtro anti-vírus) e os que não são validados (e que são considerados como correio indesejado ou spam).

6 6 11. E se os filtros se enganarem? Todo o correio considerado inválido será restaurado num ficheiro (SPAM ou Spam mail) a que poderá aceder a qualquer momento que deseje e verificar se contém mensagens válidas. Não existe necessidade de se preocupar com enganos nos filtros classificando correio válido como spam. Estes não serão eliminados durante algum tempo para que os utilizadores possam recuperá-los caso necessitem. Pode-se processar a recuperação através do painel de controlo, do Notificador ou dos relatórios. 12. Quais as vantagens e diferenças entre este serviço e outros programas anti-spam? A principal diferença é que o nosso programa se trata de um serviço, e não de software. Além do mais somos líderes nesta área. Por se tratar de um serviço estão implicadas uma série de vantagens para além da solução através de software: Não é necessária nenhuma instalação, logo não há impacto no equipamento e não é exigida a aprendizagem de qualquer programa. Actualizações contínuas e transparentes, sem necessidade de intervenção dos utilizadores para se manterem protegidos contra novos vírus, spam, etc. Mobilidade, já que poderá aceder à sua conta não só a partir do seu escritório como também do seu telemóvel, de um ciber-café, de sua casa ou de qualquer outro local. Os seus s estarão sempre protegidos. É uma solução em que é necessário configurar uma única vez. 13. Como é que o serviço identifica um como sendo Spam? Graças a uma série de filtros, desde a ligação aos servidores de aos conteúdos a analisar, o sistema detectará qualquer mensagem suspeita. Poderá obter alguns detalhes na categoria TECNOLOGIA no nossos website. 14. Demorará mais tempo a receber os s através do vosso servidor? Sim. Demorará um pouco mais visto que as mensagens têm que ser filtradas pelos nossos sistemas para serem analisadas e verificadas se se encontram infectadas com vírus e se existem mensagens de spam. De qualquer forma é algo imperceptível. 15. O que é o Notificador? Tenho que o instalar e aceder ao vosso serviço? O Notificador é um pequeno programa (com cerca de 2MB), semelhante aos programas de messaging, e a partir do qual o utilizador pode controlar e proteger a sua conta sem ter que aceder ao painel de controlo. Após instalado manter-se-á visível ao utilizador, e com apenas um clique poderá passar os e- mails validados para o spam ou vice versa e ler s recebidos nas diferentes caixas de correio antes de os transferir para o PC. É um programa opcional que acrescenta utilizade ao serviço mas não é necessário utilizar o PANDA MANAGED PROTECTION. Se for administrador de um domínio ou se possuir diversas contas protegidas pelos nossos serviços, poderá adicioná-las ao Notificador para as controlar todas. Actualmente o Notificador é apenas compatível com o sistema operativo Windows.

7 7 16. Como funciona o Notificador? Quando o Notificador está instalado, é mostrado um pequeno ícone no sistema de ficheiros que alertará sempre que houver actividade relacionada com as suas mensagens. Mostra diferentes avisos: chegada de novo , notificação de presença de vírus, s que não podem ser entregues ou cujo destino não existe. O Notificador oferece menús muito intuitivos e permite aceder a todas as opções do serviço, poupando tempo no acesso ao painel de controlo. É possível administrar as suas contas (adicionar notícias, modificá-las ou eliminá-las) e alternar de uma para outra com apenas um clique. Pode gerir as mensagens marcando-as como correio válido ou não, ou mesmo removê-las. Além do mais poderá administrar as listas, adicionar ou eliminar endereços de e/ou remetentes válidos ou inválidos. Poderá ainda configurar o modo de filtragem (automática ou garantida),e também o nível do sistema de filtragem no caso do modo de filtragem automática. 17. Posso instalar o Notificador em todos os equipamentos que utilizar para ler o meu , ou só pode ser instalado uma vez? O Notificador pode ser instalado em todos os PCs que desejar, mas apenas um deles estará ligado ao servidor. Se possuir dois Notificadores em computadores diferentes e iniciar o primeiro com o Notificador a funcionar, ao iniciar o segundo computador e o respectivo Notificador, o primeiro é desligado porque apenas é possível uma ligação ao servidor. 18. Qual a duração deste serviço? O contrato do nosso serviço é válido durante um ano e renovará automaticamente excepto o cliente indique expressamente a intenção de não renovar. No caso de demonstração, a duração do serviço é de 30 dias. 19. Posso decidir marcar alguns dos meus contactos como spam no PANDA MANAGED PROTECTION? Correcto. Ao configurar as black lists, o utilizador pode decidir que rementente é considerado spam, para além de definir que domínio é ou não spam. Poderá verificar a black list em My Lists no painel de controlo. 20. O que são o POP3 e o SMTP? São os protocolos que lhe permitem enviar e receber , denominando incoming mail Server POP3 ao que lhe permite receber correio; e o outgoing server SMTP é o servidor que envia e entrega as mensagens enviadas por si a outros servidores SMTP.

8 8 21. O PANDA MANAGED PROTECTION elimina vírus no meu computador? O nosso serviço não elimina vírus do computador. O antivírus incorporado no nosso serviço é aplicado ao correio que entra na sua conta. O motor antivírus no Panda Managed Protection possui dois modos operacionais que poderá seleccionar. Modo Quarentena de Vírus Se o antivírus detectar correio infectado move a mensagem para a quarentena de vírus gerida pelo administrador e envia-lhe uma notificação com dados sobre o correio infectado. Os administradores podem verificar, reencaminhar ou eliminar todos os s infectados na quarentena de vírus. Os s permanecem na quarentena durante o mesmo período de tempo do que os que se encontram na quarentena de spam, após o qual serão automaticamente eliminados. É possível através do painel de controlo no separador Settings, menú Lists and Warnings, decidir se deseja receber estes relatórios enviados pelos nossos serviços quando o correio infectado é detectado. Se o antivírus não detectar quaisquer vírus no enviado por si, estas mensagens serão analisadas pelos filtros anti-spam. Modo Automático Se o antivírus detectar correio infectado elimina a mensagem e envia-lhe uma notificação com dados sobre o correio infectado. É possível através do painel de controlo no separador Settings, menú Lists and Warnings, decidir se deseja receber estes relatórios enviados pelos nossos serviços quando o correio infectado é detectado. Se o antivírus não detectar quaisquer vírus no enviado por si, estas mensagens serão analisadas pelos filtros anti-spam. 22. O que é o spam? Definimos o spam como correio indesejado, isto é, mensagens que não são solicitadas pelo utilizador e que normalmente contêm publicidade enviada massivamente, que pode causar danos aos destinatários de diversas formas. À acção de envio deste tipo de mensagens é denominada de spamming. A maior parte do spam é constituído por publicidade, essencialmente de produtos ou serviços duvidososou à margem da lei. De qualquer modo, por vezes o spam pode ser subjectivo, já que s indesejados para um utilizador podem ser úteis para outro.

9 9 23. O que é considerado Spam? O que não é considerado Spam: Newsletters ou listas de distribuição nas quais o utilizador foi registado. Publicidade consentida pelo utilizador. Informação proveniente de serviço que validou u registou. Todos os s enviados por remetentes validados pela sua White list. No caso de não receber estas mensagens, é recomendado cancelar o registo. Isso pode excluir as mensagens relacionadas que não deseja tornar a receber no futuro. Se não estiver disponível um modo de cancelamento, o nosso serviço fornece a opção de reter este tipo de mensagens. Esta operação pode ser realizada através do painel de controlo, em Configuration, menú Lists and Notice. Poderá ainda personalizar os filtros ou a black list para esses s indesejados. 24. Como posso contratar antes de expirar a demonstração? O departamento comercial contactá-lo-á antes da expiração do serviço para o poder informar acerca das diferentes possibilidades de contratação do nosso serviço e de ofertas especiais se disponíveis. 25. O que acontece após a expiração da demonstração? O departamento comercial contactá-lo-á antes da expiração do serviço para o poder informar acerca das diferentes possibilidades de contratação do nosso serviço e de ofertas especiais se disponíveis. 26. Após registar-me no vosso serviço, não consigo enviar mensagens da minha aplicação de . O nosso serviço apenas poderá afectar eventualmente a recepção de correio na sua aplicação de , e nunca o envio de correio. Neste serviço não é necessário modificar a configuração. Apenas é necessário alterar os registos MX no seu servidor DNS. 27. O que acontece ao correio detectado por este serviço? Neste serviço, os s chegam primeiro aos nossos servidores onde são filtrados e analisados. Após o passar pelo sistema de filtragem, se for marcado como válido será entregue no seu servidor de e- mail onde poderá transferi-lo para a sua aplicação de . Todos os s, entregues (validados) e não entregues (spam) permanecem acessíveis a partir do painel de controlo ou do Notificador caso o utilizador deseje recuperá-los ou modificar o estado (alterar de spam para correio válido ou vice versa). 28. Se possuir um domínio com diversas contas de , ao registar-me no vosso serviço tenho que configurar os filtros para todo o domínio ou conta por conta? Os filtros podem ser configurados individual ou globalmente, aplicando as alterações apenas em domínios concretos da empresa (uma empresa pode possuir mais do que um domínio protegido no mesmo painel de controlo).

10 Posso copiar as White e Black lists para outra conta que desejo associar ao vosso serviço? Em caso afirmativo, como o posso fazer? Ambos os serviços possuem a possibilidade de exportar a White list para as outras contas. Pode ainda ter uma white/black list para um domínio ou para todos os domínios da mesma empresa. 30. Se possuir a minha conta redireccionada, o sistema de filtragem de correio pode ser aplicado a ambas? Neste serviço, e de acordo com o seu próprio funcionamento, o redireccionamento de correio da conta A para a B terá resultados após os filtros terem filtrado A e B separadamente e as mensagens serem entregues no servidor de correio. É importante recordar que nestes serviços todas as contas e alias de um domínio devem estar configuradas correctamente para receberem o correio. 31. Como posso transferir s de diversos computadores? Para transferir mensagens do nosso serviço (ou do nosso servidor de correio) para diversos computadores, deverá activar a opção de deixar cópias das mensagens no servidor para todos os leitores de , em todos os computadores para onde deseja transferir o mesmo . Por exemplo, se utilizar o Outlook Express, deverá indicar o seguinte: Menú Tools, Account Seleccione a conta que deseja proteger e clique em Properties Em Advanced options, escolha a opção Keep one messages copy in the Server Mesmo que utilize outra aplicação para consultar o , a configuração será semelhante. 32. Este serviço protege contas do Hotmail? Este serviço, devido às suas características, não permite proteger contas do Hotmail, visto que protege todo um domínio e não contas em particular. 33. Este serviço modifica a estrutura de ficheiros da minha aplicação de ? O nosso serviço não modifica a sua estrutura de ficheiros na aplicação de . O validado e considerado pelo nosso serviço será recebido e guardado na caixa de entrada ou em qualquer outro local desejado antes de chegar à sua aplicação de O que é a mensagem de validação e como posso alterá-la? Este de validação é automaticamente enviado do nosso serviço para os remetentes de modo a validar os seus endereços. Esta mensagem será enviada quando o modo de filtragem garantida estiver activado e os remetentes não constarem na white ou na black list. Quando o remetente é validado é adicionado à sua lista de remetentes válidos ou à white list. Poderá remover o remetente ou escolher colocá-lo na black list de remetentes indesejados. De momento não está disponível a opção de personalizar a mensagem de validação no modo de filtragem garantida.

11 O que fazer se não utilizar qualquer aplicação para consulta do ? Graças à funcionalidade de Webmail integrada neste serviço, poderá aceder ao através do seu browser de Internet através do endereço O que são os registos MX? Um registo MX é um tipo de servidor DNS de entrada que define um mail exchanger ou servidor de correiol para determinado domínio. As entradas de MX são definidas nos servidores de correio, para onde os s têm que ser enviado para poder ser entregue noutro servidor de correio. Pada activar este serviço, deverá modificar as entradas de MX no seu servidor DNS através dos seguintes passos: Prioridade Entrada MX 10 mx01.panda Managed Protectionmx.com 20 mx02.panda Managed Protectionmx.com 30 mx03.panda Managed Protectionmx.com 40 mx04.panda Managed Protectionmx.com Desta forma, o correio será entregue no seu domínio, mas antes passará pelos nossos servidores onde é analisado, filtrado e entregue no seu servidor após validado. A modificação no servidor DNS é o último passo no processo de registo, após criar o nome da empresa, os domínios e contas no nosso serviço. 37. O que são os relatórios? Estes relatórios são s enviados automaticamente do nosso serviço para a sua conta. Pode decidir se os deseja receber diariamente, semanalmente ou se não as deseja receber. Se possui o modo de filtragem automática activado, os relatórios contêm uma lista de todos os endereços de considerados como spam pelo nosso serviço para que possa recuperar ou adicionar remetentes à sua white list. Se possui o modo de filtragem garantida activado, os relatórios apresentarão todos os remetentes pendentes de validação para que possa mover determinados remetentes da white list para a sua black list. Para configurar o envio do nosso relatório, aceda a Configuration, menú Automatic messages or summary sending no seu painel de controlo. 38. Em que idioma estará a mensagem de validação? Tanto a mensagem de validação que é enviada para o remetente no modo garantido como a mensagem Web mostrada assim que o remetente é validado estão disponíveis em Inglês e Espanhol.

12 O que são os filtros personalizados ou o motor de regras? Os filtros personalizados (para utilizadores) e o motor de regras (para administradores) são filtros implementados para o correio de entrada. Estes filtros não são apenas utilizados para definir quais são as características do correio indesejado, mas também para determinar que mensagens serão consideradas válidas. No caso do motor de regras, estes filtros são utilizados para especificar o que fazer com um quando corresponde às características especificadas. Assim, poderá indicar se o correio é spam ou não, dependendo de determinadas palavras no campo de assunto ou título desta mensagem. Ou poderá ainda indicar o servidor a enviar uma cópia para outra conta se este for de determinado tamanho, por exemplo. Se criou mais do que um filtro personalizado, tenha em consideração a prioridade de cada um, visto que estes filtros podem interferir entre si. Se for um utilizador poderá encontrar os filtros personalizados no separador Configuration, menú Personalized filters no seu painel de controlo. Se for um administrador poderá encontrar o motor de regras no seu painel de controlo, no separador Filtered, menú Rule Engine. 40. O Notificador não funciona, quais as razões possíveis? Quando o Notificador não funciona ou não se liga ao servidor, normalmente ocorreu uma das seguintes situações: A causa é o sistema operativo: o Windows 98 ou XP Home Edition não permitem executar novas implementações. O seu computador ou rede estão protegidos por uma firewall ou proxy, que impedem a ligação entre o Notificador e os nossos servidores. 41. O que é a lista de confiança? A lista de confiança é uma white list com remetentes validados gerada de forma automática, que poupa tempo ao utilizador por deixar de ser necessário adicionar os contactos um por um. O nosso serviço detecta se algum é de um servidor que não foi marcado como spam ou adicionado à Black list. Estes remetentes serão enviados para a lista de confiança e os s enviados por estes passarão a ser considerados válidos. Assim que o remetente é adicionado pode passá-lo livremente para a White ou Black list. Para tal aceda a My Lists, menú Trust lists no seu painel de controlo. Se preferir desactivar a lista de confiança, poderá fazê-lo em Configuration, menú Trust lists.

13 Quero proteger o meu domínio com o vosso serviço mas não quero filtrar determinadas contas. O que posso fazer? Poderá proteger o(s) seu(s) domínio(s) utilizando os nossos serviços e decidir que contas são filtradas pelo antivírus, anti-spam ou por qualquer um destes filtros. Para esta configuração deverá ser administrador da empresa/domínio. Aceda a Filter, menú User service. Após seleccionar o domínio para implementar estas alterações, será mostrada uma lista de utilizadores do domínio. A única tarefa que necessita de realizar é marcar os filtros desejados para as contas apropriadas. Deverá estar ciente de que, apesar dos filtros anti-spam e antivírus estarem desactivados para uma conta, manter-se-á uma implementação básica do anti-spam devido à ligação entre o seu servidor de e- mail e o nosso serviço. 43. De que forma posso criar todos os utilizadores do meu domínio no vosso serviço? Até ao momento, os métodos para se criarem utilizadores do seu domínio no nosso serviço são os seguintes: Registo manual: poderá criar utilizadores manualmente (um por um) ou importar uma lista com todos os utilizadores deste domínio. No processo de registo, existem detalhes sobres como deverá ser este ficheiro. Registo automático por SMTP: as contas são criadas quando começam a receber s. A partir do primeiro recebido nesta conta, o nosso servidor consultará o servidor DMTP do cliente caso o endereço exista ou não. Se a resposta for positiva, esta conta será criará. Se a resposta for negativa, não será criada nenhuma conta. Importante: para este registo é essencial o SMTP do domínio. Isto está protegido no nosso serviço que é configurado para responder correctamente a qualquer questão sobre a necessidade de criar ou não uma conta. Registo automático por LDAP: este registo é semelhante ao do SMTP, mas será realizada uma consulta ao seu directório de LDAP. As contas que não estão criadas no nosso serviço não receberão s. Da mesma forma, o correio enviado para estas contas inexistentes será rejeitado. 44. Se possuir mais do que um domínio posso atribuir diferentes administradores a cada domínio? Correcto. Neste caso haverá um administrador geral da empresa e outros administradores diferentes para cada domínio.

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1)

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) MICROSOFT OUTLOOK 2003 - OBJECTIVOS OBJECTIVOS: Enumerar as principais funcionalidades do Outlook; Demonstrar a utilização das ferramentas do correio electrónico;

Leia mais

Gestor de ligações Manual do Utilizador

Gestor de ligações Manual do Utilizador Gestor de ligações Manual do Utilizador 1.0ª Edição PT 2010 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e o logótipo Nokia Original Accessories são marcas comerciais ou marcas registadas

Leia mais

IBM SmartCloud para Social Business. Manual do Utilizador do IBM SmartCloud Engage e IBM SmartCloud Connections

IBM SmartCloud para Social Business. Manual do Utilizador do IBM SmartCloud Engage e IBM SmartCloud Connections IBM SmartCloud para Social Business Manual do Utilizador do IBM SmartCloud Engage e IBM SmartCloud Connections IBM SmartCloud para Social Business Manual do Utilizador do IBM SmartCloud Engage e IBM SmartCloud

Leia mais

Mozilla Thunderbird. Configuração inicial

Mozilla Thunderbird. Configuração inicial Mozilla Thunderbird Configuração inicial A instalação é muito simples, basta aceder ao site http://www.mozilla.com/thunderbird/ e carregar em Download, tal como apresentado na figura seguinte. Figura A

Leia mais

1. O DHCP Dynamic Host Configuration Protocol

1. O DHCP Dynamic Host Configuration Protocol CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 5 2º ANO TÉCNICO DE INFORMÁTICA/INSTALAÇÃO E GESTÃO DE REDES 2008/2009 INSTALAÇÃO REDES CLIENTE SERVIDOR WINDOWS SERVER 2003 Após a instalação Instalação de serviços de

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD Salvador Bahia Março/2010 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL Este manual contém a descrição das

Leia mais

Início Rápido. Nero BackItUp. Ahead Software AG

Início Rápido. Nero BackItUp. Ahead Software AG Início Rápido Nero BackItUp Ahead Software AG Informações sobre copyright e marcas comerciais O manual do utilizador Nero BackItUp e a totalidade do respectivo conteúdo estão protegidos por copyright e

Leia mais

Guia de iniciação Bomgar B400

Guia de iniciação Bomgar B400 Guia de iniciação Bomgar B400 Documento: 043010.15 Publicado: maio de 2010 Guia de iniciação Bomgar B400 Documento: 043010.15 Publicado: maio 2010 Obrigado por utilizar a Bomgar. Na Bomgar, o atendimento

Leia mais

Contents Ativação do Office365... 2 Login no Portal... 2 Definir a senha de acesso... 3 Criação do utilizador... 4 Confirmação de ativação do

Contents Ativação do Office365... 2 Login no Portal... 2 Definir a senha de acesso... 3 Criação do utilizador... 4 Confirmação de ativação do Contents Ativação do Office365... 2 Login no Portal... 2 Definir a senha de acesso... 3 Criação do utilizador... 4 Confirmação de ativação do Office365... 6 Possíveis problemas no processo.... 8 Acesso

Leia mais

Manual do Gestor da Informação do Sistema

Manual do Gestor da Informação do Sistema Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura Informática e Computação Laboratório de Informática Avançada Automatização de Horários Manual do Gestor da Informação do Sistema João Braga

Leia mais

O Manual do ssc. Peter H. Grasch

O Manual do ssc. Peter H. Grasch Peter H. Grasch 2 Conteúdo 1 Introdução 6 2 Usar o ssc 7 2.1 Gerir os utilizadores.................................... 7 2.1.1 Adicionar um utilizador.............................. 8 2.1.1.1 Associar-se

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho

Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho Obs: Não há necessidade de entregar a lista Questões do livro base (Kurose) Questões Problemas

Leia mais

Segurança e recuperação Manual do utilizador

Segurança e recuperação Manual do utilizador Segurança e recuperação Manual do utilizador Copyright 2007-2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

Importante! Leia atentamente a secção de Activação dos serviços deste guia. As informações contidas nesta secção são essenciais para manter o seu PC protegido. MEGA DETECTION Manual de instalação rápida

Leia mais

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático Nota Introdutória: Este documento destina-se a guiá-lo(a) através dos vários procedimentos necessários para configurar a sua caixa de correio da Ordem dos Advogados, no programa Microsoft Outlook 2003,

Leia mais

Equipa de Informática. E-mail

Equipa de Informática. E-mail Equipa de Informática E-mail Conteúdo - Serviço de Email Página a. E-mail ESEL (utilizador@esel.pt) i. Outlook. Computadores da ESEL.... Computadores fora da ESEL..6. Enviar um E-mail pesquisando um contacto

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11 INFORMÁTICA AULA 11 INTERNET (CONTINUAÇÃO) Outlook EXPRESS A janela principal do Outlook Express pode ser divida basicamente em: Área de Comando (superior) - Contém a barra de botões e a barra de menus.

Leia mais

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático Nota Introdutória: Este documento destina-se a guiá-lo(a) através dos vários procedimentos necessários para configurar a sua caixa de correio da Ordem dos Advogados, no programa Microsoft Outlook 2007,

Leia mais

Instalação do Aparelho Virtual Bomgar. Base 3.2

Instalação do Aparelho Virtual Bomgar. Base 3.2 Instalação do Aparelho Virtual Bomgar Base 3.2 Obrigado por utilizar a Bomgar. Na Bomgar, o atendimento ao cliente é prioridade máxima. Ajude-nos a oferecer um excelente serviço. Se tiver algum comentário

Leia mais

Utilizar o Office 365 no Windows Phone

Utilizar o Office 365 no Windows Phone Utilizar o Office 365 no Windows Phone Guia de Introdução Verificar e-mail Configure o seu Windows Phone para enviar e receber correio da sua conta do Office 365. Consultar o seu calendário, esteja onde

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO -ZIMBRA- Ajuda na configuração e utilização do cliente de correio eletrónico

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO -ZIMBRA- Ajuda na configuração e utilização do cliente de correio eletrónico MANUAL DE CONFIGURAÇÃO -ZIMBRA- Ajuda na configuração e utilização do cliente de correio eletrónico Índice Autenticação Pela Primeira Vez... 3 Utilização do Zimbra... 4 Como Aceder... 4 Como fazer Download

Leia mais

Manual do Nero Burn/Burn Settings Plug-in para MCE

Manual do Nero Burn/Burn Settings Plug-in para MCE Manual do Nero Burn/Burn Settings Plug-in para MCE Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual e todos os seus conteúdos estão protegidos pelos direitos de autores e são propriedade da

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS

SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS MANUAL PROTECT Versão R15 SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS Copyright GVT 2015 www.gvtprotect.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 GVT PROTECT... 3 2.1 REQUISITOS MÍNIMOS DE SISTEMA... 3 2.2 SISTEMAS OPERACIONAIS

Leia mais

Acessos Convergentes. Manual de Configuração e Utilização

Acessos Convergentes. Manual de Configuração e Utilização Índice 1 Introdução... 4 1.1 Âmbito do Documento... 4 1.2 Acesso... 5 1.3 Autenticação... 5 2 Cliente... 6 2.1 Reencaminhamentos ou redireccionamentos... 6 2.1.1 Novo Plano de Redireccionamento... Error!

Leia mais

Manual do InCD Reader

Manual do InCD Reader Manual do InCD Reader Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas comerciais Este manual e todo o respectivo conteúdo estão protegidos por direitos de autor e são propriedade da Nero AG. Todos

Leia mais

Arquimedes e Controle de Obra

Arquimedes e Controle de Obra 1 1. Arquimedes Servidor. Trabalho em modo multi-utilizador (Novo módulo) 1.1. Servidor de bases de dados do Arquimedes 1.1.1. Bases de dados remotas e locais 1.1.2. Configuração da acessibilidade às bases

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

QL-500 QL-560 QL-570 QL-650TD QL-1050

QL-500 QL-560 QL-570 QL-650TD QL-1050 QL-500 QL-560 QL-570 QL-650TD QL-1050 Manual de instalação do software Português LB9155001 Funcionalidades P-touch Editor Controlador da impressora P-touch Address Book (apenas Windows ) Introdução Torna

Leia mais

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador Acronis Servidor de Licença Manual do Utilizador ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 Descrição geral... 3 1.2 Política de licenças... 3 2. SISTEMAS OPERATIVOS SUPORTADOS... 4 3. INSTALAR O SERVIDOR DE LICENÇA

Leia mais

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático Nota Introdutória: Este documento destina-se a guiá-lo(a) através dos vários procedimentos necessários para configurar a sua caixa de correio da Ordem dos Advogados, no programa Outlook Express, bem como

Leia mais

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Universidade Católica Portuguesa Direcção de Sistemas de Informação Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Manual de utilização - Docentes DSI Outubro 2014 V2.6 ÍNDICE 1 OBJETIVO DESTE

Leia mais

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTM]

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTM] [Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTM] Unidade De Administração de Sistemas Serviços Informáticos Instituto Politécnico de Leiria 17-09-2009 Controlo do Documento Autor

Leia mais

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada nos EUA da Microsoft Corporation. As informações aqui

Leia mais

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Autor: Bruno Leonardo MCP, MCDST, MCSA http://brunoleonardoleal.spaces.live.com 24/06/2007 Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Página 1 de 16 O Controle dos Pais está disponível nas versões

Leia mais

Central Inteligente Manual de utilização

Central Inteligente Manual de utilização Central Inteligente 4 Benefícios 5 Funcionalidades 5 Portal de Configuração 5 Índice Área de Cliente 6 Registo Área de Cliente 7 Login Área de Cliente 7 Menu Área de Cliente 7 Portal de Configuração da

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows 4 Passo

Leia mais

Objectivos Gerais da Aplicação 5 Requisitos Mínimos e Recomendados 5 Processo de Instalação 6

Objectivos Gerais da Aplicação 5 Requisitos Mínimos e Recomendados 5 Processo de Instalação 6 MANUAL DO UTILIZADOR A informação contida neste manual, pode ser alterada sem qualquer aviso prévio. A Estratega Software, apesar dos esforços constantes de actualização deste manual e do produto de software,

Leia mais

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Manual do Utilizador

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Manual do Utilizador BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1 Manual do Utilizador Publicado: 2014-01-09 SWD-20140109134740230 Conteúdos 1 Como começar... 7 Acerca dos planos de serviço de mensagens para o BlackBerry Internet

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTG]

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTG] [Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTG] Unidade De Administração de Sistemas Serviços Informáticos Instituto Politécnico de Leiria 10-07-2009 Controlo do Documento Autor

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Capitulo 1

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Capitulo 1 Capitulo 1 Montagem de duas pequenas redes com a mesma estrutura. Uma é comandada por um servidor Windows e outra por um servidor linux, os computadores clientes têm o Windows xp Professional instalados.

Leia mais

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Funcionários da ESTG]

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Funcionários da ESTG] [Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Funcionários da ESTG] Unidade De Administração de Sistemas Serviços Informáticos Instituto Politécnico de Leiria 09-06-2010 Controlo do Documento Autor

Leia mais

Instruções para aceder ao correio electrónico via web

Instruções para aceder ao correio electrónico via web Caro utilizador(a) Tendo por objectivo a melhoria constante das soluções disponibilizadas a toda a comunidade do Instituto Politécnico de Santarém, tanto ao nível de serviços de rede como sistema de informação.

Leia mais

Relatório SHST - 2003

Relatório SHST - 2003 Relatório da Actividade dos Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Relatório SHST - 2003 Programa de Recolha da Informação Manual de Operação Versão 1.0 DEEP Departamento de Estudos, Estatística

Leia mais

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. O Windows e o Windows Vista são marcas comerciais ou marcas registadas da Microsoft Corporation,

Leia mais

Termos e Condições da One.com v.09 Os seguintes termos são aplicáveis na One.com a partir de 1 de Setembro de 2015. 1. Subscrição:

Termos e Condições da One.com v.09 Os seguintes termos são aplicáveis na One.com a partir de 1 de Setembro de 2015. 1. Subscrição: Termos e Condições da One.com v.09 Os seguintes termos são aplicáveis na One.com a partir de 1 de Setembro de 2015. 1. Subscrição: Uma subscrição de um espaço web da One.com oferece acesso aos servidores

Leia mais

Bem-vindo! Mustek Systems, Inc.

Bem-vindo! Mustek Systems, Inc. Bem-vindo! Mustek Systems, Inc. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As empresas, nomes e dados utilizados nestes exemplos são fictícios, a menos que o

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Preocupa-se com o nosso Ambiente,

Leia mais

Visualizador de Documentos Fiscais Eletrônicos FAQ (Perguntas frequentes)

Visualizador de Documentos Fiscais Eletrônicos FAQ (Perguntas frequentes) Visualizador de Documentos Fiscais Eletrônicos FAQ (Perguntas frequentes) 1. Quais são os requisitos de software para executar o Visualizador em meu computador? Para executar o Visualizador é necessário

Leia mais

Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail

Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail Este módulo pressupõe que que já tenha criado uma conta de correio eletrónico no Gmail (caso já não se recorde como deve fazer, consulte o nosso

Leia mais

EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2

EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2 EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2 EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem... 3 2.0

Leia mais

1. Verificar se a Microsoft.NET Framework 2.0 está instalada. Se não estiver, efectuar o download a partir do link e instalar:

1. Verificar se a Microsoft.NET Framework 2.0 está instalada. Se não estiver, efectuar o download a partir do link e instalar: SigmaDoc INSTALAÇÃO/ACTUALIZAÇÃO Para efectuar a actualização, proceder do seguinte modo: 1. Verificar se a Microsoft.NET Framework 2.0 está instalada. Se não estiver, efectuar o download a partir do link

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 3.10 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 5 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Extras... 6 1.2.3 Contingência... 6 1.2.4 Execução... 7 1.3

Leia mais

MANUAL SICCL SQL SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.

MANUAL SICCL SQL SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com. MANUAL SICCL SQL ÍNDICE ACESSANDO O SISTEMA SG - COMPRAS E CONTRATOS... 3 ATENDENDO SOLICITAÇÕES DE ITENS E SERVIÇOS... 5 VERIFICANDO A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS... 7 ATENDER SOLICITAÇÕES COM PROCESSO

Leia mais

Actualizaç ões e novas funcionalidades. Inoxnet. Versã o 1.70. (c) EBASE Lda. www.inoxnet.com

Actualizaç ões e novas funcionalidades. Inoxnet. Versã o 1.70. (c) EBASE Lda. www.inoxnet.com Actualizaç ões e novas funcionalidades Inoxnet Versã o 1.70 (c) EBASE Lda www.inoxnet.com Índice PORTAL DO INOXNET...3 Modelos... 3 Suporte... 3 Links ú teis... 3 BACK-OFFICE DO WEBSITE...3 Menu... 3 Editor

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt

Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC www.estagiostic.gov.pt 1 Índice 1 Introdução 3 1.1 Programa de Estágios TIC 3 1.2 Objectivo da plataforma 3 1.3 Perfis 4 1.3.1 Escola 4 1.3.2 Empresa 4 1.3.3

Leia mais

Manual de Importação do WebMail para o Exchange

Manual de Importação do WebMail para o Exchange Este documento irá ajudá-lo na importação das pastas existentes no Webmail para o novo servidor de correio electrónico (Exchange). A partir do momento em que o novo sistema comece a funcionar, os e-mails

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Do que necessita 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Procurar actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows

Leia mais

Resolução de avarias de MPEG

Resolução de avarias de MPEG Resolução de avarias de MPEG Esta secção é para utilizadores de cardiologia que visualizam MPEGs. Consulte os seguintes tópicos para o ajudarem a resolver problemas detectados ao visualizar MPEGs. Componentes

Leia mais

Controlo de acessos em rede

Controlo de acessos em rede Manual do software Controlo de acessos em rede Access (Versão do software: 1.0.2) (Versão do documento: 1.0.9) Para mais informação, visite o nosso website: www.simonalert.com Página - 1 - Para mais informação,

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Resolução de Problemas de Rede. Disciplina: Suporte Remoto Prof. Etelvira Leite

Resolução de Problemas de Rede. Disciplina: Suporte Remoto Prof. Etelvira Leite Resolução de Problemas de Rede Disciplina: Suporte Remoto Prof. Etelvira Leite Ferramentas para manter o desempenho do sistema Desfragmentador de disco: Consolida arquivos e pastas fragmentados Aumenta

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático CONTAS DE E GRUPOS DE O Microsoft Management Console - MMC Permissões de Segurança de um Console Contas de Usuários

Leia mais

SERVIÇO DE CORREIO ELETRÔNICO PADRÃO DO HUWC

SERVIÇO DE CORREIO ELETRÔNICO PADRÃO DO HUWC SERVIÇO DE CORREIO ELETRÔNICO PADRÃO DO HUWC Sumário Apresentação 3 Serviços oferecidos 3 1. Entrar 4 2. Enviar mensagem 5 3. Leitura das mensagens 6 4. Mensagens com arquivos anexados 6 5. Gerenciamento

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de cópias de segurança simples para um mundo digital complexo. O Memeo Instant Backup protege os seus dados, realizando automática e continuamente uma cópia

Leia mais

PAINEL DE ADMINISTRADOR

PAINEL DE ADMINISTRADOR PAINEL DE ADMINISTRADOR IMPORTANTE: O Painel de administrador APENAS deverá ser utilizado pelo responsável do sistema. são: Nesta aplicação, poderá configurar todo o sistema de facturação. As opções do

Leia mais

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESECS]

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESECS] [Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESECS] Unidade De Administração de Sistemas Serviços Informáticos Instituto Politécnico de Leiria 17-09-2009 Controlo do Documento Autor

Leia mais

COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1

COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina do Correio Para saber mais sobre Correio electrónico 1. Dicas para melhor gerir e organizar o Correio Electrónico utilizando o Outlook Express Criar Pastas Escrever

Leia mais

APRESENTAÇÃO. questões que constantemente chegam ao Suporte de Informática do Órgão Central.

APRESENTAÇÃO. questões que constantemente chegam ao Suporte de Informática do Órgão Central. APRESENTAÇÃO O presente documento Aplicativos de E-mail / Webmail Nível Básico Perguntas e Respostas tem como principal objetivo disponibilizar aos servidores das Escolas Estaduais do Estado de Minas Gerais

Leia mais

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações aqui contidas

Leia mais

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Instalação e Actualização do Windows 8.1 Actualizar o BIOS, aplicações, controladores e executar o Windows Update Seleccionar o tipo de instalação Instalar

Leia mais

7. Gestão de ficheiros em X Window. 7.1. O Konqueror

7. Gestão de ficheiros em X Window. 7.1. O Konqueror 7. Gestão de ficheiros em X Window 7.1. O Konqueror 1 O Konqueror O ambiente gráfico KDE do Linux possuí um programa, denominado Konqueror (Figura 1.95), que além de ser um navegador Web, é também um gestor

Leia mais

Guia de Introdução. Procurar Pode procurar uma pasta, subpastas e até outras caixas de correio.

Guia de Introdução. Procurar Pode procurar uma pasta, subpastas e até outras caixas de correio. Guia de Introdução O Microsoft Outlook 2013 tem uma aparência diferente das versões anteriores, pelo que criámos este guia para o orientar na aprendizagem. Torne-o seu Personalize o Outlook. Escolha entre

Leia mais

Manual de Utilização - Backoffice

Manual de Utilização - Backoffice Manual de Utilização - Backoffice ÍNDICE 1. LOGIN DE ACESSO 2. SEPARADORES 2.1 PROMOÇÕES 2.2 GESTÃO DE CENTROS E LOJAS 2.3 GESTÃO DE PÁGINA DO LOJISTA 2.4 GESTÃO DE UTILIZADORES 2.5 ALERTAS 3. VALIDAÇÃO

Leia mais

How TO: Proteger o seu PC com o Veeam Endpoint Protection

How TO: Proteger o seu PC com o Veeam Endpoint Protection Proteger o seu PC com o Veeam Endpoint Protection Proteger o seu PC com o Veeam Endpoint Protection INTRODUÇÃO Garantir que a nossa informação está segura e com backups de segurança efetuados é sem dúvida

Leia mais

Configuração manual.ost Microsoft Office 365

Configuração manual.ost Microsoft Office 365 Configuração manual.ost Microsoft Office 365 Classificação do Documento: Página 1 de 12 ÍNDICE ÍNDICE... 2 CONTROLE DOCUMENTO... 3 OBJETIVO... 4 USUÁRIOS DO DOCUMENTO... 4 INTER-RELACIONAMENTO COM OUTROS

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

Gestor de Janelas Gnome

Gestor de Janelas Gnome 6 3 5 Gestor de Janelas Gnome Nesta secção será explicado o funcionamento de um dos ambientes gráficos disponíveis no seu Linux Caixa Mágica, o Gnome. Na figura 5.1 apresentamos o GDM, o sistema gráfico

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. EcclesiaSoft 2012. v.01

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. EcclesiaSoft 2012. v.01 MANUAL DE UTILIZAÇÃO EcclesiaSoft 2012 v.01 1 CONTEÚDO 1. Apresentação:... 4 2. Instalação... 5 3. Configurações iniciais... 5 4. Secretaria... 6 4.1. Criação de uma nova ficha... 8 4.2. Listagem de Pessoas...

Leia mais

Voxtron Communication Center QuickStart

Voxtron Communication Center QuickStart agentel Contact Center Voxtron Communication Center QuickStart Implemente uma solução de contact center multicanal (voz, email, fax e web chat) em menos de 5 dias. O Voxtron Communication Center recebe

Leia mais

Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc

Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc DOSPrinter Manual do Utilizador Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc Data última versão: 20.03.2006 Versão : 1.1 Data criação: 01.03.2006 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação...

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... Índice Introdução... 3 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... 4 II Entrada na Aplicação... 5 1. Informações... 6 1. Avaliação

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Guia Rápido do Contacts

Guia Rápido do Contacts Guia Rápido do Contacts IPBRICK SA 12 de Novembro de 2014 1 Conteúdo 1 Introdução 3 2 IPBrick - Contactos 3 2.1 Separador Administração........................ 4 2.1.1 Requisitos dos ficheiros.csv..................

Leia mais

Guia de início rápido BlackBerry Enterprise 4.0 para Microsoft Exchange. Versão 1.0

Guia de início rápido BlackBerry Enterprise 4.0 para Microsoft Exchange. Versão 1.0 Guia de início rápido BlackBerry Enterprise 4.0 para Microsoft Exchange Versão 1.0 Vodafone Portugal 2005 Índice 1 Introdução à solução BlackBerry 3 2 Gestão e activação de utilizadores 3 2.1 Adicionar

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Preocupa-se com o nosso Ambiente,

Leia mais