Direitos do consumidor

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direitos do consumidor"

Transcrição

1 Direitos do consumidor A relação jurídica de consumo é aquela que pode ser caracterizada como consumo e quando se identifica num pólo o consumidor e noutro o fornecedor.

2 Princípios do consumidor A)Princípio da vulnerabilidade B)Princípio da boa-fé C)Princípio da transparência D)Princípio da eqüidade

3 CONSUMIDOR Visão Sociológica - membro do proletariado, partindo da premissa marxista de que a sociedade vive em meio a uma luta de classes (GUIDO ALPA) Visão Econômica - o personagem a quem se destina toda a produção de bens, ora "determinando" os rumos que devem seguir os fornecedores, ora tendo suas preferências sutilmente influenciadas pelos mesmos fornecedores (ROBERT L. HEILBRONER)

4 CONSUMIDOR Visão Jurídica - deve ser buscado sob o ponto de vista subjetivo, tendo como referência as qualidades do sujeito ativo da relação de consumo, e não propriamente o ato de consumo assim economicamente considerado. Nesse sentido, portanto, seria o consumidor aquele que adquire, tem a posse ou utiliza um bem ou serviço, para fins exclusivamente privados. (THIERRY BOURGOIGNIE)

5 CONSUMIDOR O conceito de CONSUMIDOR pode ser considerado um dos conceitos mais controvertidos. O Art 2 o., 17 e 29 do CDC trazem conceitos relativos ao consumidor. O caput do art 2o. do CDC apresenta as seguintes discussões: Toda pessoa física ou jurídica Aborda o termo adquirir ou utilizar Engloba produtos e serviços Inclui a palavra destinatário final

6 CONSUMIDOR JOSÉ GERALDO BRITO FILOMENO tem visão restritiva do conceito de consumidor; para este consumidor é, toda a pessoa física que contrata, como destinatário final, a aquisição ou utilização de bens ou serviços. ARRUDA ALVIM defende a tese ampliativa à conceituação de consumidor; assim sendo, pouco importaria que o consumidor seja ou não profissional, fazendo-se mister tãosomente que ele funcionasse como destinatário final do produto ou serviço.

7 As teorias para consumidor Maximalistas o destinatário final do produto, que o retira do mercado, o utiliza e consome. Por esta razão, a definição do caput do Art. 2o. do CDC deve ser interpretada de forma extensiva. Consideram que a definição de consumidor do CDC é puramente objetiva, não importando se a pessoa física ou jurídica tem ou não o fim de lucro quando adquire um produto ou um serviço.

8 As teorias para consumidor Finalistas- entendem que o destinatário final é o destinatário fático e econômico do bem ou serviço, não bastando retirá-lo da cadeia de produção, mas também sendo necessário utilizá-lo para si ou sua família. Entendem que o CDC tutela de forma especial um grupo de sociedade que é mais vulnerável, ou seja, em princípio, os não profissionais. A definição de consumidor é o pilar que sustenta a tutela especial, pois este é o mais frágil na relação de consumo.

9 A figura do consumidor na cadeia de consumo Se o bem adquirido participa do ciclo de produção, insumo instrumento de trabalho e obtenção de lucro, não pode ser considerado destinatário final aquele que o adquire.

10 CONSUMIDORES EQUIPARADOS COLETIVIDADE DE PESSOAS Art. 2o. parag. único CDC São aquelas que possam ser, de alguma forma, afetadas com a relação de consumo,podendo ser determináveis ou não Tem caráter de norma genérica, aplicável a todos os capítulos do CDC.

11 CONSUMIDORES EQUIPARADOS VÍTIMAS DE EVENTO DANOSO- Art 17 CDC As vítimas do evento equiparam-se aos consumidores, mesmo que não tenham sido consumidores diretos, mas foram atingidos pelo evento danoso. Este terceiro, denominado pelo Direito Norte- Americano de bystander, é aquele que embora não sendo adquirente se utiliza dos produtos colocados no mercado, ou, venham sofrer danos em decorrência destes.

12 CONSUMIDORES EQUIPARADOS Pessoas expostas as práticas comerciais e à disciplina contratual Art. 29 do CDC Este artigo amplia o conceito de consumidor, aplicando as regras dos capítulos V e VI do CDC, referentes as práticas comerciais e de proteção contratual, para todos os profissionais, inclusive aos submetidos às práticas abusivas,permitindo a tutela protetiva como consumidor-equiparado, com o fito de equilibrar a relação e reprimir o uso do poder econômico.

13 FORNECEDOR Art. 3o. CDC É toda pessoa física ou jurídica que fornece serviços e/ou produtos para o destinatário final. Pode ser: a) real b) aparente c) presumido

14 PRODUTO Art. 3o. Parag.1o. CDC O conceito está ligado à idéia de bem, resultado da produção no mercado de consumo. Produto é um bem, algo elaborado por alguém para ser colocado no mercado e assim satisfazer uma necessidade humana. Pode ser: móvel ou imóvel e material ou imaterial.

15 Classificação de produto quanto a durabilidade PRODUTO DURÁVEL é aquele que não se extingue com o uso leva tempo para se desgatar, é usado muitas vezes. Um produto durável não é eterno pode perder a sua função no tempo.o desgaste natural não implica em vicio do produto. A norma protege o produto durável por certo tempo por vício ( Art. 26 II CDC)

16 Classificação de produto quanto a durabilidade PRODUTO DESCARTÁVEL não se confunde com produto não durável, ao é definido na lei. Ele é considerado de baixa durabilidade ou é aquele que se usa uma única vez. PRODUTO NÃO DURÁVEL - é aquele que se acaba com o uso; usando ele se extingue ou vai se extinguindo.também são considerados produtos não duráveis, os produtos in natura, ou seja, aqueles que vem do sítio, granja, horta. (Art.26, I CDC)

17 SERVIÇOS Art. 3o. Parag.2o. CDC É previsto como serviço o bancário, financeiro, crédito, securitário para prevenir a discussão no judiciário. Hoje ele entende de forma pacificada que estes serviços são de consumo. SERVIÇOS NÃO DURÁVEIS:são aqueles que exercem se uma vez prestados. (Art.26, I CDC) SERVIÇOS DURÁVEIS:são aqueles que tem continuidade no tempo em decorrência de uma estipulação contratual.(art.26,ii CDC)

18 Súmula 297 do STJ O Código de Defesa do Consumidor é aplicável às instituições financeiras. Data do julgamento: Publicação:

19 TEORIA DA RESPONSABILIDADE OBJETIVA ART. 12 CDC Art 12 O fabricante, produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador, respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação de danos causados aos consumidores(...) A Teoria da Responsabilidade Objetiva é defendida não apenas com fundamento na discussão da culpa, mas também no risco.

20 TEORIA DA RESPONSABILIDADE OBJETIVA ART. 12 CDC Com relação ao risco, tem-se que aquele que desenvolve determinada atividade deve arcar com os riscos da atividade que podem, inclusive, criar riscos para terceiros. Assim, esta teoria visa estimular o cuidado que as pessoas devem possuir com estados e condições adquiridas. Com relação a culpa, tem-se que o consumidor possui dificuldade em provar a culpa do fornecedor nas relações de consumo, em face disto, o CDC introduz a teoria da responsabilidade objetiva

21 TEORIA DA RESPONSABILIDADE OBJETIVA ART. 12 CDC Esta teoria prevê que o fornecedor responde independente de culpa pela a reparação dos danos pelo fato do produto ou serviço. A verificação da culpa é irrelevante, desnecessária, pois esta apuração interfere na aplicação da Teoria da Responsabilidade Objetiva.

22 TEORIA DA RESPONSABILIDADE OBJETIVA Para o consumidor postular a reparação de danos é necessário apenas a demonstração do evento danoso, o nexo causal, o dano ressarcível e a sua extensão.

23 RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA Art. 7o. Parag. único e Art.13 CDC A norma estipulou expressamente a responsabilidade solidária,deixando a critério do consumidor a escolha de quem acionar:um ou todos que participam da relação de consumo. O Art. 88 do CDC não autoriza a denunciação à lide, devendo o fornecedor pleitear o regresso em ação específica.

24 PROFISSIONAIS LIBERAIS Não aplica-se a Teoria da Responsabilidade Objetiva, pois é necessária a apuração da culpa. Art.14, parag 4o. do CDC A contratação é baseada na confiança, assim a responsabilidade somente ocorre quando for apurada a culpa do profissional.

25 PROFISSIONAIS LIBERAIS Para profissionais da área da saúde, além da apuração da culpa do profissional, é necessário verificar se a situação envolve obrigação de meio ou de resultado. Discutível a aplicação do inversão do ônus da prova A propositura da medida judicial segue a regra geral, ou seja, no domicilio do consumidor.

26 EXCLUSÃO DA RESPONSABILIDADE- Art. 12,parag.3o. CDC Fornecedor prova que não colocou produto no mercado (inciso I) A responsabilidade será do terceiro que colocou o produto no mercado. Defeito Inexiste (inciso II) se os danos não decorrem do defeito, não há obrigação de indenizar, pois podem ter origem em causas diversas.

27 EXCLUSÃO DA RESPONSABILIDADE- Art. 12,parag.3o. CDC Culpa exclusiva do consumidor ou terceiro (inciso III) - Somente quando há culpa exclusiva da vítima ou de terceiro se exclui a responsabilidade do fornecedor, pois quando há culpa concorrente não a exclui e conduz apenas a redução do quantum indenizatório. Caso Fortuito ou Força Maior mesmo sem previsão expressa no CDC, os tribunais admitem esta possibilidade de exclusão.

28 HIPÓTESES NÃO PERMITIDAS PELO CDC A exoneração ou atenuação da obrigação do fornecedor sobre a inadequação dos produtos Art. 23 Dispensa de termo expresso para que a garantia do produto se efetive Art. 24 As cláusulas de irresponsabilidade ou de não indenizar são proibidas pelo CDC Art. 25

Princípios do Código de Defesa do Consumidor

Princípios do Código de Defesa do Consumidor Princípios do Código de Defesa do Consumidor Objetivos O objetivo da aula não é rediscutir o já por demais debatido Direito do Consumidor mas sim registrar os acontecimentos ocorridos ao longo dos anos,

Leia mais

Sumário NOTA À SEGUNDA EDIÇÃO... 15 NOTA PRÉVIA... 17 PREFÁCIO... 19 APRESENTAÇÃO... 21

Sumário NOTA À SEGUNDA EDIÇÃO... 15 NOTA PRÉVIA... 17 PREFÁCIO... 19 APRESENTAÇÃO... 21 Sumário NOTA À SEGUNDA EDIÇÃO... 15 NOTA PRÉVIA... 17 PREFÁCIO... 19 APRESENTAÇÃO... 21 Capítulo I... 23 1. Novos riscos, novos danos... 23 2. O Estado como responsável por danos indenizáveis... 24 3.

Leia mais

PORTARIA N.º 03/07 MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE MARA ROSA

PORTARIA N.º 03/07 MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE MARA ROSA PORTARIA N.º 03/07 O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS, pelo Promotor de Justiça que esta subscreve, no exercício de suas funções nesta Comarca de Mara Rosa-GO, com fulcro nas atribuições conferidas

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF RENAN FERRACIOLLI

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF RENAN FERRACIOLLI XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF RENAN FERRACIOLLI XXIII EXAME DE ORDEM ELEMENTOS SUBJETIVOS DA RELAÇÃO JURÍDICA DE CONSUMO Elementos da relação jurídica de consumo CONSUMIDOR FORNECEDOR

Leia mais

ACIDENTE DO TRABALHO E RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR. Adriana Jardim Alexandre Supioni adrianajardim@terra.com.br

ACIDENTE DO TRABALHO E RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR. Adriana Jardim Alexandre Supioni adrianajardim@terra.com.br ACIDENTE DO TRABALHO E RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR Adriana Jardim Alexandre Supioni adrianajardim@terra.com.br ACIDENTES DO TRABALHO ESTATÍSTICAS No mundo: 2,34 milhões de pessoas morrem a cada

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROJETO DO PRODUTO UVA. Universidade Veiga de Almeida CODIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROJETO DO PRODUTO UVA. Universidade Veiga de Almeida CODIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR CODIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR INTRODUÇÃO O Código de Defesa do Consumidor trata das relações de consumo em todas as esferas. Civil - Define responsabilidades e mecanismos para a reparação de danos causados.

Leia mais

ESTÁCIO-CERS PROF. ANTÔNIO LAGO JÚNIOR

ESTÁCIO-CERS PROF. ANTÔNIO LAGO JÚNIOR DIREITO CIVIL ESTÁCIO-CERS PROF. ANTÔNIO LAGO JÚNIOR SUMÁRIO A ÉTICA NAS RELAÇÕES OBRIGACIONAIS. EFEITOS CONCRETOS DA BOA-FÉ. A BOA-FÉ OBJETIVA. NOÇÕES PRELIMINARES. Boa-fé objetiva e boa-fé subjetiva.

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF. RENAN FERRACIOLLI

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF. RENAN FERRACIOLLI XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF. RENAN FERRACIOLLI XXII EXAME DE ORDEM ELEMENTOS SUBJETIVOS DA RELAÇÃO JURÍDICA DE CONSUMO Elementos da relação jurídica de consumo CONSUMIDOR FORNECEDOR

Leia mais

A EXPERIÊNCIA NO TRATAMENTO DOS VÍCIOS E DEFEITOS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS NO ÂMBITO DO BALCÃO DO CONSUMIDOR DE IJUÍ 1

A EXPERIÊNCIA NO TRATAMENTO DOS VÍCIOS E DEFEITOS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS NO ÂMBITO DO BALCÃO DO CONSUMIDOR DE IJUÍ 1 A EXPERIÊNCIA NO TRATAMENTO DOS VÍCIOS E DEFEITOS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS NO ÂMBITO DO BALCÃO DO CONSUMIDOR DE IJUÍ 1 Carine Pes Wisneski 2, Fabiana Fachinetto Padoin 3, Tobias Damião Corrêa 4. 1 Projeto

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL NO CDC Ato Lesivo Dano nexo causal Código Civil Art. 927. Aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Leia mais

Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo (Continuação)

Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo (Continuação) Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Responsabilidade Civil - 14 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 14 Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo (Continuação) 3. Responsabilidade

Leia mais

alocação de custo têm que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias, etc.

alocação de custo têm que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias, etc. Professor José Alves Aula pocii Aula 3,4 Custeio por Absorção Custeio significa apropriação de custos. Métodos de Custeio é a forma como são apropriados os custos aos produtos. Assim, existe Custeio por

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 10ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23. As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 10ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23. As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 10ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANO AMBIENTAL

RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANO AMBIENTAL RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANO AMBIENTAL O QUE É RESPONSABILIDADE? S.f. 1. Qualidade de responsável. 2. Dir. Obrigação geral de responder pelas conseqüências dos próprios atos ou pelas dos outros. (Michaelis)

Leia mais

DENUNCIAÇÃO DA LIDE (Artigos 125 a 129 do Código de Processo Civil)

DENUNCIAÇÃO DA LIDE (Artigos 125 a 129 do Código de Processo Civil) DENUNCIAÇÃO DA LIDE (Artigos 125 a 129 do Código de Processo Civil) A denunciação da lide chama o denunciado que mantém vínculo de direito com o denunciante, a fim de responder a garantia do negócio jurídico,

Leia mais

PARECER N, DE 2012. RELATORA: Senadora VANESSA GRAZZIOTIN. A proposta está estruturada em três artigos.

PARECER N, DE 2012. RELATORA: Senadora VANESSA GRAZZIOTIN. A proposta está estruturada em três artigos. PARECER N, DE 2012 Da COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado n 460, de 2011, do Senador Ciro Nogueira, que altera

Leia mais

Assunto : Consulta Pública sobre Overbooking

Assunto : Consulta Pública sobre Overbooking Nota Técnica 4 Assunto : Consulta Pública sobre Overbooking A Ouvidoria da Agência Nacional de Aviação Civil- ANAC, em cumprimento ao previsto em seu Regimento Interno, no inciso III, do art.21, e, com

Leia mais

a) prazo máximo de trezentos dias para partos a termo;

a) prazo máximo de trezentos dias para partos a termo; Curso de Extensão Projeto Conhecimento sem Fronteiras Direito do Consumidor e os Planos de Saúde Titulo V Das Carências dos Planos de Saúde Capítulo I Carências Gerais Todo e qualquer plano de saúde obrigatoriamente

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 4.395, DE 2016 (Do Sr. Vinicius Carvalho)

PROJETO DE LEI N.º 4.395, DE 2016 (Do Sr. Vinicius Carvalho) *C0058543A* C0058543A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 4.395, DE 2016 (Do Sr. Vinicius Carvalho) Acrescenta o artigo 51-A à Lei nº 8.078/1990 - Código de Defesa do Consumidor - para estabelecer

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR TUTELAS DO CDC DIREITO DO CONSUMIDOR CONCEITOS E PRINCÍPIOS CIVIL (ART. 8º AO 54) ADMINISTRATIVA (ART. 55 AO 60) CRIMINAL (ART. 61 AO 80) JURISDICIONAL (ART. 81 AO 104) LEI 8.078/90 PROFº SARMENTO FUNDAMENTOS

Leia mais

BRUNO BARBOSA DE OLIVEIRA

BRUNO BARBOSA DE OLIVEIRA BRUNO BARBOSA DE OLIVEIRA RESPONSABILIDADE CIVIL DA GOOGLE POR DANO ORIUNDO DA ATIVIDADE DOS USUÁRIOS DO ORKUT: EXISTÊNCIA DE RELAÇÃO DE CONSUMO E RESPONSABILIZAÇÃO CONFORME O CDC. Monografia apresentada

Leia mais

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador GEOVANI BORGES I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador GEOVANI BORGES I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2010 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, em caráter terminativo, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 512, de 2007, do Senador Paulo Paim, que acrescenta parágrafo ao art. 764 da Consolidação

Leia mais

PARECER Nº, DE 2007. RELATOR: Senador EXPEDITO JÚNIOR I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2007. RELATOR: Senador EXPEDITO JÚNIOR I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2007 Da COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, em decisão terminativa, ao Projeto de Lei do Senado nº 143, de 2006, que acrescenta parágrafo ao art. 3º

Leia mais

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE : IMOBILIZADO E DEPRECIAÇÃO

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE : IMOBILIZADO E DEPRECIAÇÃO TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE : IMOBILIZADO E! Definições e mudanças propostas no Projeto de Lei 3.741 que altera a Lei 6.404/76.! O que é AMORTIZAÇÃO? Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador

Leia mais

O direito de não indenizar em face da ocorrência da decadência e prescrição

O direito de não indenizar em face da ocorrência da decadência e prescrição O direito de não indenizar em face da ocorrência da decadência e prescrição Prof. MSc. Fábio Zabot Holthausen Assistente Acadêmico do Curso de Direito Coordenação do Curso de Direito Universidade do Sul

Leia mais

Responsabilidade Socioambiental. Anbima BCB. 17 de novembro de 2015

Responsabilidade Socioambiental. Anbima BCB. 17 de novembro de 2015 Responsabilidade Socioambiental Anbima BCB 17 de novembro de 2015 Fases de desenvolvimento Proposição Consulta Comando Publicação Controle Consolidação Resolução 4327/14: Dispõe sobre as diretrizes que

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licitações Lei 8.666/93 Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÕES LEI 8.666/93 Conceito: Licitação é um procedimento administrativo

Leia mais

Aula 22. O art. 22, CDC, é aplicável às pessoas jurídicas de direito público e as pessoas jurídicas de direito privado que prestam serviços públicos.

Aula 22. O art. 22, CDC, é aplicável às pessoas jurídicas de direito público e as pessoas jurídicas de direito privado que prestam serviços públicos. Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 22 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 22 Art. 22. Os órgãos públicos,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO São Paulo VIGÉSIMA VARA CÍVEL CENTRAL Proc. n. 04. 074838-3 O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO moveu Ação Civil Pública em face de ITAUSEG SAÚDE S.A., requerendo a liminar para

Leia mais

SÚMULAS DA JURISPRUDÊNCIA UNIFORME DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 7ª REGIÃO

SÚMULAS DA JURISPRUDÊNCIA UNIFORME DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 7ª REGIÃO SÚMULAS DA JURISPRUDÊNCIA UNIFORME DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 7ª REGIÃO SÚMULA Nº 1 do TRT da 7ª REGIÃO RJU. VALIDADE - Res. 348/2008, DOJTe 15, 16 e 17.10.2008 Somente de admitir, como válida

Leia mais

Toque 11 Isonomia, Capacidade Contributiva e Progressividade

Toque 11 Isonomia, Capacidade Contributiva e Progressividade Olá pessoal! Neste Toque 11 iremos abordar um tema que pode conter algumas armadilhas. Trata se dos princípios da Isonomia, Capacidade Contributiva e Progressividade. Primeiro, faremos uma breve revisão

Leia mais

PARECER Nº, DE 2015. RELATOR: Senador JOSÉ PIMENTEL

PARECER Nº, DE 2015. RELATOR: Senador JOSÉ PIMENTEL PARECER Nº, DE 2015 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 285, de 2011 Complementar, do Senador Ciro Nogueira, que altera o art. 191-A da Lei nº 5.172, de 25 de outubro

Leia mais

Reforma do PIS/Cofins Questões para discussão

Reforma do PIS/Cofins Questões para discussão Reforma do PIS/Cofins Questões para discussão Apresentação para o Observatório da Reforma Tributária Centro de Cidadania Fiscal - CCiF A proposta do Governo em 2014 A proposta do Governo em 2014 Aspectos

Leia mais

Contrato e Responsabilidade dos Planos de Saúde

Contrato e Responsabilidade dos Planos de Saúde Contrato e Responsabilidade dos Planos de Saúde Diogo de Calasans Melo Andrade, Especialista em Direito Civil, Professor Universitário das matérias Obrigações, Contratos e Responsabilidade. Coordenador

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0145.12.052369-4/001 Númeração 0523694- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Evangelina Castilho Duarte Des.(a) Evangelina Castilho Duarte 29/05/2014

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Procuradoria da República em Campo Mourão RECOMENDAÇÃO Nº 03, DE 12 DE JUNHO DE 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Procuradoria da República em Campo Mourão RECOMENDAÇÃO Nº 03, DE 12 DE JUNHO DE 2013 RECOMENDAÇÃO Nº 03, DE 12 DE JUNHO DE 2013 O, por intermédio de seu Procurador da República signatário, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, com fundamento no artigo 127, caput, e no artigo

Leia mais

Conceito. obrigação tanto crédito como débito

Conceito. obrigação tanto crédito como débito OBRIGAÇÕES Conceito Obrigação é o vínculo jurídico que confere ao credor (sujeito ativo) o direito de exigir do devedor (sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestação. (CRG) obrigação tanto crédito

Leia mais

CAPÍTULO 8 NOTA PROMISSÓRIA

CAPÍTULO 8 NOTA PROMISSÓRIA CAPÍTULO 8 NOTA PROMISSÓRIA 1. CONCEITO A nota promissória é uma promessa de pagamento por meio da qual o emitente assume o compromisso puro e simples de pagar certa quantia ao beneficiário ou à sua ordem.

Leia mais

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA. 1 - Substituição Tributária:

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA. 1 - Substituição Tributária: GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA 1 - Substituição Tributária: A substituição tributária, denominada por muitos como o instituto da substituição tributária, é uma técnica de tributação,

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL AO SENHOR ALEXANDRE BRAGA CHADDAD DIRETOR GERAL DA FACULDADE SUDOESTE PAULISTA AVENIDA PROF. CELSO FERREIRA DA SILVA, Nº 1001 TELEFONE: (14) 3732 5020, FAX: (14) 3732 5020 CEP 18707-150 - AVARÉ (SP) RECOMENDAÇÃO

Leia mais

desenvolvimento sócioeconômico, interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.

desenvolvimento sócioeconômico, interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE: Uma visão crítica A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II PROGRAMA. Turma de Dia. Luís Menezes Leitão

DIREITO DO TRABALHO II PROGRAMA. Turma de Dia. Luís Menezes Leitão DIREITO DO TRABALHO II PROGRAMA Turma de Dia Luís Menezes Leitão CAPÍTULO XV - ACIDENTES DE TRABALHO E DOENÇAS PROFISSIONAIS. 2. Evolução histórica da responsabilidade por acidentes de trabalho. 3. Pressupostos

Leia mais

AULA 06: FATOS JURÍDICOS

AULA 06: FATOS JURÍDICOS AULA 06: FATOS JURÍDICOS Prof. Thiago Gomes FATOS JURÍDICOS QUESTINAMENTOS INICIAIS 1 CONCEITO Todo acontecimento, previsto em norma jurídica, que faz nascer, modificar, subsistir ou extinguir direitos.

Leia mais

OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL. Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB.

OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL. Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB. OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL PEÇA PRÁTICO PROFISSIONAL Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB. Trata-se de uma habilitação de crédito retardatária.

Leia mais

AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C COM DANOS MORAIS C/C PEDIDO URGENTE DE TUTELA ANTECIPADA

AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C COM DANOS MORAIS C/C PEDIDO URGENTE DE TUTELA ANTECIPADA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CIVEL DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO GALEAO JORGE ENRIQUE DEL VALLE MOHAR, cidadão mexicano, passaporte nº G10737106, solteiro, estudante

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA VIGÉSIMA QUINTA CÂMARA CÍVEL/CONSUMIDOR

TRIBUNAL DE JUSTIÇA VIGÉSIMA QUINTA CÂMARA CÍVEL/CONSUMIDOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA VIGÉSIMA QUINTA CÂMARA CÍVEL/CONSUMIDOR AGRAVO INTERNO NA APELAÇÃO CÍVEL Nº 0024463-47.2009.8.19.0014 AGRAVANTE: LARYSSA FERREIRA GOMES REP/P/S/MÃE LIDIJANE SOARES FERREIRA AGRAVADO:

Leia mais

PARECER Nº, DE 2012. RELATOR: Senador JORGE VIANA

PARECER Nº, DE 2012. RELATOR: Senador JORGE VIANA PARECER Nº, DE 2012 Da COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 249, de 2011, do Senador Luiz Henrique, que cria incentivo fiscal de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Prof. Eduardo Casassanta

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Prof. Eduardo Casassanta ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Prof. Eduardo Casassanta Conceito A administração pública pode ser definida objetivamente como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve para a consecução dos interesses

Leia mais

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 13 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 NOTA DOS AUTORES À 4ª EDIÇÃO... 17. Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 13 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 NOTA DOS AUTORES À 4ª EDIÇÃO... 17. Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 13 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 NOTA DOS AUTORES À 4ª EDIÇÃO... 17 Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES... 25 1. Conceito,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 27/06/2018) Responsabilidade no CDC.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 27/06/2018) Responsabilidade no CDC. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 27/06/2018) Responsabilidade no CDC. Responsabilidade por vício do produto ou serviço. Fundamentação

Leia mais

1. A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS.

1. A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS. Formulação de Objetivos Educacionais 1. A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS. A prática educativa atua no desenvolvimento individual e social dos indivíduos, proporcionando-lhes os meios de apropriação

Leia mais

2 PANORAMA ECONÔMICO E JURÍDICO: PERSPECTIVAS PARA A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO 2016

2 PANORAMA ECONÔMICO E JURÍDICO: PERSPECTIVAS PARA A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO 2016 2 PANORAMA ECONÔMICO E JURÍDICO: PERSPECTIVAS PARA A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO 2016 VISÃO ATUAL DA TRIBUTAÇÃO NO BRASIL: - Aumento exponencial da Carga Tributária, especialmente sobre o consumo e não sobre

Leia mais

Texto da questão. O Código de Defesa do Consumidor, ao fundamentar-se na responsabilidade civil, baseia-se na: Escolha uma:

Texto da questão. O Código de Defesa do Consumidor, ao fundamentar-se na responsabilidade civil, baseia-se na: Escolha uma: Questão 1 O Código de Defesa do Consumidor, ao fundamentar-se na responsabilidade civil, baseia-se na: a. Responsabilidade subjetiva, em via regra. b. Responsabilidade objetiva, como regra, fundamentada

Leia mais

ASSÉDIO MORAL COLETIVO NO AMBIENTE DE TRABALHO. Helida Freitas Carvalho Faculdade Alfredo Nasser helidafcarvalho@hotmail.com

ASSÉDIO MORAL COLETIVO NO AMBIENTE DE TRABALHO. Helida Freitas Carvalho Faculdade Alfredo Nasser helidafcarvalho@hotmail.com ASSÉDIO MORAL COLETIVO NO AMBIENTE DE TRABALHO Helida Freitas Carvalho Faculdade Alfredo Nasser helidafcarvalho@hotmail.com RESUMO O assédio moral coletivo no ambiente de trabalho é algo existente há muito

Leia mais

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS ANALISADOS PARA O SELO EJ?

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS ANALISADOS PARA O SELO EJ? CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS O QUE É? O contrato é um ajuste de vontades firmado por dois ou mais sujeitos, apto a criar, resguardar, modificar ou extinguir direitos. No contrato de prestação de serviços,

Leia mais

COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. PROJETO DE LEI N o 1.193, DE 2011 I - RELATÓRIO

COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. PROJETO DE LEI N o 1.193, DE 2011 I - RELATÓRIO COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR PROJETO DE LEI N o 1.193, DE 2011 Dispõe sobre a obrigatoriedade de se expressar as dimensões de produto no Sistema Internacional de Unidades e dá outras providências.

Leia mais

Ministério Público Eleitoral

Ministério Público Eleitoral Ministério Público Eleitoral O Ministério Público é uma instituição permanente, criada de forma direta pelo texto constitucional. Trata-se de uma instituição essencial à função jurisdicional do Estado,

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS RN 309/2012

PERGUNTAS E RESPOSTAS RN 309/2012 PERGUNTAS E RESPOSTAS RN 309/2012 01 - Qual a finalidade do agrupamento de contratos? O agrupamento de contratos visa o cálculo e aplicação de um reajuste único, com a finalidade de promover a distribuição

Leia mais

DISREGARD DOCTRINE APLICADA AO DIREITO DE FAMÍLIA

DISREGARD DOCTRINE APLICADA AO DIREITO DE FAMÍLIA DISREGARD DOCTRINE APLICADA AO DIREITO DE FAMÍLIA Paula Renata da Silva SEVERINO 1 Gilmara Pesquero Fernandes Mohr FUNES 2 RESUMO: A escolha do tema da Disregard Doctrine foi por que percebeu-se a falta

Leia mais

Direito aplicado à logística

Direito aplicado à logística 6. TÍTULOS DE CRÉDITO 6.1 Caracterização Para Vivante, título de crédito é o documento necessário ao exercício de um direito literal e autônomo nele mencionado. O Código Civil de 2002 o definiu no artigo

Leia mais

ÉTICA E MORAL. profa. Karine Pereira Goss

ÉTICA E MORAL. profa. Karine Pereira Goss profa. Karine Pereira Goss Muitas vezes utiliza-se esses termos como sinônimos. Mas há diferenças entre eles, embora se relacionem estreitamente. MORAL é um conjunto de normas que regulam o comportamento

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 2.775, DE 2015 (Do Sr. Rubens Bueno)

PROJETO DE LEI N.º 2.775, DE 2015 (Do Sr. Rubens Bueno) *C0055739A* C0055739A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 2.775, DE 2015 (Do Sr. Rubens Bueno) Dispõe sobre a doação de alimentos por supermercados e estabelecimentos similares. DESPACHO: APENSE-SE

Leia mais

PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR. Conceitos.

PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR. Conceitos. PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR Conceitos www.markusnorat.com Conceito de A Constituição Federal determina ao Estado promover a defesa ao consumidor, mas não define quem seria esse sujeito

Leia mais

RELATÓRIO. 3. Sem contrarrazões. 4. É o relatório.

RELATÓRIO. 3. Sem contrarrazões. 4. É o relatório. PROCESSO Nº: 0806625-97.2014.4.05.8100 - APELAÇÃO RELATÓRIO 1. Trata-se de apelação interposto pela Caixa Econômica Federal - CEF, contra sentença do Juízo da 8ª Vara Federal Seção Judiciária do Ceará,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 132/2013

PROJETO DE LEI Nº 132/2013 O Prefeito Municipal de Irati, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei Orgânica Municipal, em especial o art. 68, I, dentre outros dispositivos legais aplicáveis à espécie,

Leia mais

Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª.. Região

Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª.. Região Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª.. Região DA PROVA PERICIAL Desempenho das Funções de Perito Judicial MédicoM Alessandro Tristão - Outubro de 2009 Objetivos Promover a discussão de

Leia mais

OAB 1ª FASE RETA FINAL CESPE Direito do Consumidor Material de Apoio

OAB 1ª FASE RETA FINAL CESPE Direito do Consumidor Material de Apoio RELAÇÃO JURÍDICA DE CONSUMO A relação jurídica de consumo possui três elementos, a saber: o subjetivo, o objetivo e o finalístico. Por elemento subjetivo devemos entender as partes envolvidas na relação

Leia mais

Política de Risco Socioambiental

Política de Risco Socioambiental Política de Gestão de Risco Política de Risco Socioambiental Controle de Versões Dono / Emitido por Revisada por Aprovado por PL-003.7-GR V1 Gestão de Riscos Compliance Alta Administração Vigência Exercício

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores DONEGÁ MORANDINI (Presidente sem voto), BERETTA DA SILVEIRA E EGIDIO GIACOIA.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores DONEGÁ MORANDINI (Presidente sem voto), BERETTA DA SILVEIRA E EGIDIO GIACOIA. Registro: 2015.000094XXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1062XXX- XX.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante ADILSON J. R., é apelado MAC HOLANDA EMPREENDIMENTOS

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE CONSUMIDOR NA OCORRÊNCIA DE VÍCIO E FATO DO PRODUTO E AS CONSEQUÊNCIAS PROCESSUAIS

CARACTERIZAÇÃO DE CONSUMIDOR NA OCORRÊNCIA DE VÍCIO E FATO DO PRODUTO E AS CONSEQUÊNCIAS PROCESSUAIS CARACTERIZAÇÃO DE CONSUMIDOR NA OCORRÊNCIA DE VÍCIO E FATO DO PRODUTO E AS CONSEQUÊNCIAS PROCESSUAIS Camila Pereira 1 Deymes Cachoeira de Oliveira 2 SUMÁRIO Introdução. 1 Consumidor e Fornecedor; 2 Vulnerabilidade

Leia mais

Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 21 - The Effects of Changes in Foreign Exchange Rates

Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 21 - The Effects of Changes in Foreign Exchange Rates Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 21 - The Effects of Changes in Foreign Exchange Rates Situação: PARCIALMENTE DIVERGENTE 1. Introdução O IAS 21 The Effects of Changes in Foreign

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 724, DE 2011

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 724, DE 2011 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 724, DE 2011 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Altera os incisos VI e VII, do artigo 1.659, e o inciso V, do art. 1.660, da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002

Leia mais

Variáveis que afetam a demanda 1

Variáveis que afetam a demanda 1 Variáveis que afetam a demanda 1 A demanda de um bem ou serviço pode ser afetada por muitos fatores, tais como: Riqueza (e sua distribuição); Renda (e sua distribuição); Preço dos outros bens; Fatores

Leia mais

ROUPAS PROFISSIONAIS DE QUALIDADE

ROUPAS PROFISSIONAIS DE QUALIDADE ROUPAS PROFISSIONAIS DE QUALIDADE ÍNDICE 04 CONCEITO 06 OBJETIVOS 08 QUEM RECOMENDA 10 QUEM PRODUZ 12 QUEM COMPRA 14 QUEM USA 16 QUALIDADE 18 RESPONSABILIDADE SOCIAL 19 RESPONSABILIDADE AMBIENTAL Introdução

Leia mais

PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL

PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL *ATENÇÃO: ANTES DE INICIAR A PROVA, VERIFIQUE SE TODOS OS SEUS APARELHOS ELETRÔNICOS FORAM ACONDICIONADOS E LACRADOS DENTRO DA EMBALAGEM PRÓPRIA. CASO A QUALQUER MOMENTO DURANTE A REALIZAÇÃO DO EXAME VOCÊ

Leia mais

Direito Civil III Contratos

Direito Civil III Contratos Direito Civil III Contratos Extinção dos Contratos Prof. Andrei Brettas Grunwald 2011.1 1 INTRODUÇÃO As obrigações, direitos pessoais, têm como característica fundamental seu caráter transitório. A obrigação

Leia mais

GILBERTO FRAGA gfraga@fblaw.com.br A MATRIZ CONSTITUCIONAL DA NÃO-CUMULATIVIDADE DO PIS E DA COFINS

GILBERTO FRAGA gfraga@fblaw.com.br A MATRIZ CONSTITUCIONAL DA NÃO-CUMULATIVIDADE DO PIS E DA COFINS A não cumulatividade do PIS e da COFINS GILBERTO FRAGA gfraga@fblaw.com.br A não cumulatividade do PIS e da COFINS A MATRIZ CONSTITUCIONAL DA NÃO-CUMULATIVIDADE DO PIS E DA COFINS Art.195(...) I-doempregador,daempresaedaentidadeaelaequiparadanaformadalei,

Leia mais

IMPUGNAÇÃO 1 PREGÃO 09/2016

IMPUGNAÇÃO 1 PREGÃO 09/2016 MEC Ministério da Educação Uasg 150002 IMPUGNAÇÃO 1 PREGÃO 09/2016 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 09/2016 Processo nº 23000.004587/2016-05 Trata-se de peça impugnatória impetrada por empresa interessada em participar

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 4.330, DE 2004.

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 4.330, DE 2004. COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 4.330, DE 2004. Dispõe sobre o contrato de prestação de serviços terceirizados e as relações de trabalho dele decorrentes.

Leia mais

Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 37 Provisions, Contingent Liabilities and Contingent Assets

Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 37 Provisions, Contingent Liabilities and Contingent Assets Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 37 Provisions, Contingent Liabilities and Contingent Assets Situação: PARCIALMENTE DIVERGENTE 1. Introdução O IAS 37 Provisions, Contingent liabilities

Leia mais

Elaboração e Análise de Projetos

Elaboração e Análise de Projetos Elaboração e Análise de Projetos Análise de Mercado Professor: Roberto César ANÁLISE DE MERCADO Além de ser o ponto de partida de qualquer projeto, é um dos aspectos mais importantes para a confecção deste.

Leia mais

1. Relação de emprego, empregado e trabalhador:

1. Relação de emprego, empregado e trabalhador: 1 DIREITO DO TRABALHO PONTO 1: Relação de emprego, empregado e trabalhador: 1. Contrato de Trabalho. 2. Empregado. 3. Empregador. PONTO 2: Teorias da natureza jurídica da relação de emprego 1. Relação

Leia mais

Aspetos principais Julho 2016

Aspetos principais Julho 2016 Tarifa Social na Eletricidade Aspetos principais Julho 2016 1. Em que consiste a tarifa social no fornecimento de eletricidade? A tarifa social resulta da aplicação de um desconto na tarifa de acesso às

Leia mais

VOLMAR Cadeira giratória

VOLMAR Cadeira giratória VOLMAR Cadeira giratória O dia a dia em casa e no trabalho é bastante exigente com as cadeiras giratórias. A cadeira giratória VOLMAR foi submetida a testes rigorosos para garantir o cumprimento das normas

Leia mais

CADASTRO PESSOA JURÍDICA

CADASTRO PESSOA JURÍDICA CADASTRO PESSOA JURÍDICA Nº Conta Corrente Elaboração Renovação Alteração 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Identificação da empresa CNPJ Nome fantasia N o de registro Data de constituição Capital social realizado

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 ÍNDICE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1. OBJETIVO...3 2. APLICAÇÃO...3 3. IMPLEMENTAÇÃO...3 4. REFERÊNCIA...3

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL DECISÃO DO RELATOR

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL DECISÃO DO RELATOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL Agravo de instrumento nº. 0031884-91.2013.8.19.0000 Agravante: ESTADO DO RIO DE JANEIRO Agravado: MARIA THOMAZ VALENTIM Relator: Des. EDSON VASCONCELOS DECISÃO

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo.

R E S O L U Ç Ã O. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 12/2015 ALTERA MATRIZ CURRICULAR E APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA GERÊNCIA TRIBUTÁRIA SUBGERÊNCIA DE LEGISLAÇÃO E ORIENTAÇÃO TRIBUTÁRIA

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA GERÊNCIA TRIBUTÁRIA SUBGERÊNCIA DE LEGISLAÇÃO E ORIENTAÇÃO TRIBUTÁRIA PARECER N 268 / 2015 ASSUNTO: PARECER INFORMATIVO EMENTA: ICMS AUTO PEÇAS USADAS NOTA FISCAL DE ENTRADA OBRIGATORIEDADE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA VENDA PARA CONSUMIDOR FINAL INAPLICABILIDADE REDUÇÃO DE BASE

Leia mais

ESTADO DE SÃO PAULO. PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL PROAC ICMS COMISSÃO DE ANÁLISE DE PROJETOS - CAP INSTRUÇÃO NORMATIVA CAP nº 01/2013

ESTADO DE SÃO PAULO. PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL PROAC ICMS COMISSÃO DE ANÁLISE DE PROJETOS - CAP INSTRUÇÃO NORMATIVA CAP nº 01/2013 PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL PROAC ICMS COMISSÃO DE ANÁLISE DE PROJETOS - CAP INSTRUÇÃO NORMATIVA CAP nº 01/2013 Publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 07 de fevereiro de 2014 Poder Executivo

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal de Transferencia de ICMS entre Estabelecimentos - MG

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal de Transferencia de ICMS entre Estabelecimentos - MG Nota 07/01/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1. Preenchimento campos da NF-e... 6 4. Conclusão... 8 5. Referências...

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR. Responsabilidade Civil por Defeito de Produto ou Serviço. Profa. Roberta Densa

DIREITO DO CONSUMIDOR. Responsabilidade Civil por Defeito de Produto ou Serviço. Profa. Roberta Densa DIREITO DO CONSUMIDOR Responsabilidade Civil por Defeito de Produto ou Serviço Profa. Roberta Densa Responsabilidade Civil Defeito de Produto (art. 12) - Quem responde? O fabricante, o produtor, o construtor,

Leia mais

Direitos do Consumidor. Profa. Alexsandra Marilac Belnoski

Direitos do Consumidor. Profa. Alexsandra Marilac Belnoski Direitos do Consumidor Profa. Alexsandra Marilac Belnoski e-mail: amarilac@up.br Bibliografia Fundamentos da Relação de Consumo Ed. Juruá Antonio Carlos Efing Manual de direitos do consumidor Ed. Atlas

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº. 72 /2012 A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DECRETA:

PROJETO DE LEI Nº. 72 /2012 A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DECRETA: PROJETO DE LEI Nº. 72 /2012 Institui a obrigatoriedade de instalação de Balanças do consumidor nos estabelecimentos comerciais, supermercados, mercearias, padarias e similares e dá outras providências.

Leia mais

REGISTRO DE ESTABELECIMENTO E DE PRODUTOS NO MAPA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL DE PRODUTOR RURAL

REGISTRO DE ESTABELECIMENTO E DE PRODUTOS NO MAPA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL DE PRODUTOR RURAL REGISTRO DE ESTABELECIMENTO E DE PRODUTOS NO MAPA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL DE PRODUTOR RURAL PRODUÇÃO E VENDA DE VINHOS, SUCO E VINAGRE ELABORADOS POR AGRICULTORES FAMILIARES Elaborado por: Renato Cougo

Leia mais

Classificação de Materiais

Classificação de Materiais UESPI Universidade Estadual do Piauí Administração de Suprimentos/Logística Classificação de Materiais Livro: Administração de Materiais: um enfoque prático. Autor: João José Viana Prof. João Airton joaoayrton@yahoo.com.br

Leia mais

TEMAS - STF DIREITO CIVIL - RESPONSABILIDADE CIVIL

TEMAS - STF DIREITO CIVIL - RESPONSABILIDADE CIVIL 37 RE-570690 TEMAS - STF DIREITO CIVIL - RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade objetiva do Estado por indenização referente a danos morais decorrentes de emissão de números idênticos de CPF para pessoas

Leia mais

Resumo do Regulamento de utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco

Resumo do Regulamento de utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Regulamento de utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco Resumo do Regulamento da Utilização do Cartão BNDES IMPORTANTE: LEIA ESTE SUMÁRIO COM ATENÇÃO Este Sumário apresenta

Leia mais