Utilização de recursos de celulares para Marketing de Relacionamento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Utilização de recursos de celulares para Marketing de Relacionamento"

Transcrição

1 Utilização de recursos de celulares para Marketing de Relacionamento Resumo: Celisa Mitsuko Saito 1 e Alan Henrique Pardo de Carvalho 2 Abstract: A Web 2.0 é um conceito na qual os usuários são protagonistas e apresentam uma ação mais ativa do que passiva, resultando em maior interatividade e dinamismo no ambiente da Internet. Uma área que pode se beneficiar com este novo conceito é o marketing. Este artigo tem como foco o conceito de Mobile Marketing que é o uso dos recursos de celulares como canais de comunicação para publicidade e propaganda. Atualmente pode-se dizer que o celular é um dispositivo globalmente difundido e o Marketing através do celular pode ser melhor explorado por empresas e proporcionar propagandas e divulgação de serviços e produtos mais personalizados aos consumidores. Assim, pretende-se apresentar que é possível obter maior eficácia na estratégia de marketing de relacionamento ao utilizar recursos de celulares direcionados para um público-alvo. Palavras-chave. Celular, Mobile Marketing, Marketing de Relacionamento, Web 2.0. The Web 2.0 is a concept that the users are the protagonists and they have more active action than passive. The result is more interactive and dynamism in the Internet environment. The marketing is an area that can be benefited with this new concept. This article has a focus in the Mobile Marketing. It is a cellular resource for communication channel for publicity and advertises. Nowadays, we can say that the cellular is a device spreads in the world and the Marketing by cellular can be more explored by companies and offers add more personalities. Thus, this article proposes to show the possibility to get more efficiency in the Marketing of Relationship Strategy when the cellular resources are used for a specifically public. Keywords: Cellular, Mobile Marketing, Marketing of Relationship, Web Introdução Os recursos de Internet já fazem parte do cotidiano de pessoas e empresas. Já não é possível imaginar o mundo sem a conectividade proporcionada pela Internet. No campo empresarial, conforme afirma Teixeira et al (2004), o mercado amadureceu e há 1 Graduanda em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação da FATEC São Caetano do Sul. 2 Mestre em Tecnologia. Professor da FATEC São Caetano do Sul.

2 uma grande oferta de produtos e serviços que crescem em uma proporção inversa ao número de clientes. Por isso, para sobrevivência no mercado, as empresas precisam estar atentas às mudanças tecnológicas e converter estas ferramentas em vantagens competitivas. Dentre as atuais evoluções tecnológicas, pode-se destacar o conceito de Web 2.0. Seus conceitos visam usar os recursos da Internet de forma mais dinâmica e interativa entre empresas, fornecedores e clientes. Uma de suas vertentes é a aplicação na área de marketing, em especial dentro da abordagem do marketing de relacionamento. Já o marketing de relacionamento utiliza diversas estratégias e canais de comunicação para estabelecer um melhor relacionamento com o consumidor. O presente artigo foi elaborado com base em pesquisas bibliográficas em livros e artigos relativos às áreas de tecnologia e comunicação. Tem como foco o uso dos recursos da Web 2.0 associados aos recursos dos atuais aparelhos celulares estabelecendo o conceito de Mobile Marketing - como uma forma de criar um interessante e pouco explorado canal de marketing de relacionamento. 2. Marketing O marketing desenvolve um importante papel dentro de uma organização já que é o responsável em promover o seu produto ou serviço para estimular a venda. Para melhor compreensão do que é marketing, Ries (1986, p. 2) lista as seguintes definições: Marketing é uma atividade humana dirigida à satisfação das necessidades e desejos através de um processo de troca, diz Philip Kotler da Northestern University. Marketing é o desempenho de atividades empresariais que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor para o consumidor, diz a American Marketing Association. Marketing é a execução das atividades que buscam realizar os objetivos de uma organização, prevendo as necessidades do freguês ou cliente e dirigindo um fluxo de bens e serviços para a satisfação dessas necessidades, a partir do produtor para o freguês ou cliente, diz E. Jerome McCarthy, da Michigan State University.

3 As definições, estratégias e aplicações de marketing não permanecem estagnadas, pois precisam evoluir e acompanhar as mudanças do mercado. Conforme afirma Ferreira (2000), a divulgação de produtos por meios de comunicação tradicional, como promoções de descontos, já são atividades saturadas e não apresentam os mesmos efeitos positivos de outrora. Promover um produto ou serviço com base apenas no preço já não é suficiente. As empresas precisam perceber que os clientes atuais adquirirem algo pelo seu valor e não como um simples produto ou serviço. Para Kotler (1999), o conceito de marketing tradicional tem maior ênfase em vendas, já o novo conceito visa convidar o cliente a participar do projeto do produto. Esta interação ocorre por meios de comunicação mais direcionados, para transmitir uma mensagem focada a cada tipo de cliente. Com a mesma linha de raciocínio, McKENNA (2000) comenta que a subestrutura digital permite o aumento da comunicação interativa que leva a desmassificação dos mercados, a fragmentação do público e ao aumento da individualidade. Por este motivo o marketing precisa mudar o seu foco na imagem para explorar mais as alternativas da tecnologia da informação. A mudança de visão sobre o marketing mostra a importância de agregar valor e promover um relacionamento maior entre empresa e cliente. Para alcançar este objetivo, as empresas não devem ter uma abordagem comercial somente orientada para o mercado, mas sim integrada ao mercado, ou seja, o marketing deixa de ter foco no cliente e passa a ter o foco do cliente (TEIXEIRA et al, 2004). Para complementar, o mesmo autor comenta que o marketing deve desenvolver uma abordagem mercadológica do produto ou serviço, a fim de estudar quem são os clientes em potencial para cada novo produto ou serviço. Desta forma, é possível verificar o que motiva o consumidor a comprar e elaborar uma abordagem de vendas mais eficaz. A tendência de buscar um relacionamento maior com o cliente faz surgir um novo conceito denominado Marketing de Relacionamento. Las Casas (2001, p. 102) o define como o processo de criar, manter e intensificar relacionamentos fortes e valiosos com os clientes. O foco passa a ser as necessidades do cliente com o intuito de desenvolver um planejamento que visa resultados a médio e longos prazos.

4 O marketing tradicional normalmente procura atingir um amplo mercado. Já o marketing de relacionamento procura conhecer melhor o perfil do seu público e suas necessidades para criar estratégias de marketing mais direcionadas. As empresas não dão a devida importância ao marketing de relacionamento devido a três fatores básicos: a dificuldade para mudar a cultura atual da empresa; a incapacidade de mudar os processos de negócios existentes; a falta de recursos financeiros para investir em tecnologia (FERREIRA, 2000). As empresas que não se adequarem às mudanças do mercado correm o risco de serem ultrapassadas por aquelas que buscam constante inovação. Assim, o marketing de relacionamento procura dirigir-se a cada consumidor de forma individual, estabelecendo um relacionamento mais pessoal. Com estas informações é possível criar meios de comunicação, promoção, recompensa e mensuração da satisfação dos consumidores de forma mais direcionada, resultando em maior satisfação e sucesso nas empreitadas de marketing. Então, o consumidor satisfeito passa a ser mais fiel ao produto, ponto-de-venda ou marca. 3. Web 2.0 A Web 2.0 é um termo que se refere a uma nova geração de serviços baseados na plataforma Web. Ressalta-se que a Web 2.0 é um conceito, porque embora o termo trate de uma nova Web, não houve mudanças significativas nas especificações técnicas da Web. O que ocorreu foi uma mudança no modo como os usuários e desenvolvedores aplicam as ferramentas e interagem entre si. O conceito de Web 2.0 começou com uma conferência de brainstorming entre a O Reilly e a MediaLive International (O REILLY p.1, 2005), e rapidamente se espalhou pelo mundo atingindo mais de 9,5 milhões de citações no Google em um ano e meio. Segundo O Reilly (p.4-6, 2005) o primeiro princípio de Web 2.0 é A web como uma plataforma, onde os softwares não precisam mais ser distribuídos, e sim executados a partir da web. A palavra-chave da Web 2.0 é a interatividade, principalmente entre os usuários. A comunicação passou de um para muitos, para se tornar de muitos para muitos.

5 4. Marketing na Era Digital O marketing utiliza diversos meios de comunicação para promover produtos e serviços aos consumidores. Estes meios variam como cartazes, out-doors, revistas, jornais, TV, rádio, Internet e outras mídias que exploram tanto as formas visuais como sonoras. Com a maior popularização da Internet, tornou-se possível explorá-lo como um interessante canal de marketing que pode agregar recursos visuais e sonoros de forma interativa. A Internet é considerada como uma via acessível e abrangente, flexível e dinâmica, de baixo custo e alto apelo, interatividade e versatilidade, capaz de oferecer diversos recursos para promoção e venda de produtos. Com a Internet é possível criar soluções comerciais de maior influência na decisão dos compradores. Outra vantagem da Internet é que esta permite integrar-se a outras tecnologias como telefonia fixa, celular, rádio, microinformática (laptops e palmtops), wireless (infravermelho e Bluetooth) e gráfica (TEIXEIRA et al, 2004). A Internet é então uma maneira eficiente de alcançar consumidores nas relações de vendas, tanto que Ferreira (2000) afirma que esta revolucionou o cenário de negócios em todo o mundo. Neste contexto, pode-se observar a aplicação do conceito de marketing de relacionamento, quando as empresas usam a Internet como um meio de obter maior aproximação do cliente. Muitas empresas divulgam suas marcas e produtos por meio de sites e portais. Os consumidores utilizam a Internet para pesquisar, comparar produtos e serviços e até efetivar uma compra por meio de lojas virtuais. Com o conceito de Web 2.0 os próprios consumidores desempenham um importante papel na divulgação de produtos e serviços. Com as redes de relacionamento como blogs, redes sociais e demais sites similares, os consumidores estabelecem uma nova forma de promoção boca-a-boca. O impacto pode ser tanto positivo como negativo. Se o produto não oferecer qualidade, logo os consumidores podem desaconselhar a sua compra.

6 5. Mobile Marketing Os atuais aparelhos celulares possuem diversos recursos. Aproveitando esta tecnologia, surge o conceito de Mobile Marketing. Este é um conceito que visa usar os recursos da telefonia móvel como um canal de publicidade e propaganda, gerando uma boa oportunidade de conquistar uma forma de Marketing de Relacionamento Recursos e Oportunidades do Mobile Marketing O celular é uma tecnologia que se difundiu na grande maioria da população. Atualmente no Brasil há 140 milhões de aparelhos em funcionamento (ANATEL, 2008). Além de sua função principal que é realizar a comunicação por voz, os atuais celulares disponibilizam outras funções como agenda eletrônica, jogos e acesso a s e portais. Neste cenário a aplicação do Mobile Marketing pode ser uma interessante estratégia. Segundo Caramello e Tsubota (2007) e Xavier (2008), o Mobile Marketing pode explorar serviços como o Short Message Service (SMS) que possui alta aceitabilidade, porém as mensagens de texto são limitadas a 138 caracteres. Há duas formas de campanhas ou promoções por SMS: (a) do tipo pull onde o consumidor é convidado a enviar um SMS para um Short Number; (b) do tipo push onde o consumidor recebe uma mensagem SMS sobre a campanha ou promoção. Neste último caso, as empresas utilizam uma lista de números celulares opt-in que contém uma relação de números de celulares de consumidores que têm interesse em receber mensagens publicitárias (TORRAS; ALBUQUERQUE, 2006 apud CARAMELLO; TSUBOTA, 2007).

7 Para Castelo (2008), 94% dos SMS s recebidos são lidos. Porém, deve-se tomar o cuidado de como aplicar esta solução para que um SMS não se torne um incômodo para o cliente, assim como ocorre com os s disparados para diversos destinatários sem uma prévia análise de segmentação. Se mal utilizado, o deixa de ser interessante para o cliente. Com o SMS deve-se ter a mesma preocupação para não cometer o mesmo erro de envio de s incômodos. Como não há nenhuma lei no Brasil que regule as emissões de mensagens de texto ou multimídia, a sua boa aplicação depende do bom senso dos anunciantes. Já o Multimedia Message Service (MMS) permite o envio e recebimento de textos, fotos, vídeos e áudios, além do acesso a internet mobile ou sites por meio da tecnologia Wireless Application Protocol (WAP), salas de bate-papo e jogos. O lançamento da TV digital no Brasil no final de 2007 proporciona outra oportunidade já que há aparelhos celulares capazes de receptar este tipo de transmissão. Porém, apenas alguns estados possuem este tipo de transmissão, sendo então um recurso ainda restrito. Assim, os aparelhos celulares apresentam diversos recursos e estão sempre a disposição do usuário. Portanto, é um canal bastante propício para a criação de campanhas de marketing de relacionamento, ao mesmo tempo, deve-se ter cuidado para não invadir a privacidade do cliente, gerando incômodos ao invés de estimular o seu interesse por um produto ou serviço Vantagens e desvantagens do Mobile Marketing A vantagem do Mobile Marketing em comparação com as outras formas de mídia em massa, como o rádio e a TV, é o fato de ser um canal de comunicação direto ao consumidor foco. As propagandas por rádio e TV abrangem um maior número de pessoas, mas que nem sempre possuem interesse naquilo que está sendo divulgado. Assim, conforme Farina (2008), a mídia pelo celular permite enviar anúncios e serviços personalizados para cada público alvo. Outra vantagem do Mobile Marketing é a capacidade de medir efetivamente o impacto que determinada campanha resultou. Este canal permite confirmar quantas

8 mensagens foram lidas e quantas foram apagadas em tempo real. Conforme a quantidade de pessoas que vão até o estabelecimento comercial em busca da promoção anunciada, pode-se concluir quantos consumidores efetivamente se interessaram pelo anúncio (FARINA; 2008, XAVIER, 2008). Uma desvantagem do Mobile Marketing são os custos mais elevados de operação e produção, se comparado aos projetos de internet. Isto ocorre porque há no mercado uma grande variedade de aparelhos celulares, o que exige adaptações de uma mesma mensagem para que esta seja receptível aos diversos formatos de tela e sons, encarecendo a campanha (CARAMELLO; TSUBOTA, 2007) Tendências do Mobile Marketing Uma interessante tendência de uso do Mobile Marketing é a possibilidade de localizar o usuário do aparelho via tecnologia GPS (Global Position System). Celulares que possuem aplicativos de localização geográfica por GPS permitem ser rastreados via satélite, com uma margem de erro de cinco metros (FARINA, 2008). Para utilizar este aplicativo como um recurso de marketing, o usuário efetua um cadastro que informa seu perfil e preferências em uma rede social baseada em localização geográfica. Assim, quando o usuário estiver próximo a uma loja participante da rede social, uma mensagem sobre uma promoção ou lançamento de um produto pode ser enviada. Para não afetar a privacidade das pessoas, é importante que a mensagem seja enviada somente com a permissão do usuário (TEIXEIRA et al, 2004; GONZALES, 2008). Outra tendência é a maior exploração dos recursos do MMS que possibilita criar campanhas publicitárias tão bem elaboradas quanto às da TV. Este recurso permite enviar mensagens com vídeos, fotografias e sons polifônicos. No momento, a desvantagem do MMS é que apenas 10% dos telefones brasileiros são capazes de receber mensagens neste formato (FARINA, 2008). Um campo interessante a ser explorado são jogos virtuais que podem atrelar alguma forma de publicidade como um jogo de perguntas e respostas sobre o produto ou

9 disponibilizar jogos para celulares com elementos gráficos que lembrem a marca ou produto. 6. Considerações Finais O marketing tem como objetivo promover um produto ou serviço. Mas, atualmente não basta apenas realizar promoções e outros métodos repetitivos. O perfil dos clientes atuais é outro, agora um cliente adquire um produto ou serviço não só pelo seu preço, mas pelo seu valor e oportunidade de momento. Foram abordados dois tipos de marketing: o tradicional e o de relacionamento. Enquanto o primeiro é mais abrangente e visa atingir um amplo mercado, o segundo é mais focado a um determinado público-alvo, buscando um relacionamento mais próximo e compreendendo as necessidades do cliente, a fim de obter resultados a médio e longo prazo. O marketing utiliza diversos tipos de mídia para divulgação, onde a Internet é um canal que tem ganhado um relativo destaque, principalmente depois da criação da Web 2.0, onde o consumidor ganhou muito mais liberdade de expressão e de escolha. Dentro do conceito de Web 2.0, há o Mobile Marketing que é a utilização dos celulares como uma mídia de marketing na qual é possível criar interessantes estratégias de marketing de relacionamento. Dentre as possibilidades existentes pode-se destacar o uso de SMS como o recurso mais utilizado devido a sua compatibilidade com os diversos modelos de celulares existentes hoje. Além de possibilitar um marketing de relacionamento mais facilmente, outra vantagem do Mobile Marketing é a capacidade de medir efetivamente o impacto que determinada campanha resultou, algo mais difícil de realizar quando utilizado outros tipos de mídia. Com todas essas características, o Mobile Marketing se torna uma ferramenta promissora que ainda tem muito a evoluir e ser melhor explorado.

10 7. Referências Bibliográficas ALBERTIN, Alberto Luiz. Valor estratégico dos projetos de tecnologia de informação. Revista de Administração de Empresas. Jul./Set v. 41, n.3, p São Paulo. CARAMELLO, Erika F., TSUBOTA, Guilherme. Publicidade no celular: fácil de agradar, difícil de aprovar. Disponível em: <http://www.adtevento.com.br/intercom/2007/resumos/r pdf>. Acesso em: 24/09/08. FARINA, Erik. Uma mídia chamada Celular. Disponível em: <http://amanha.terra.com.br/edicoes/208/exclusivo.asp>. Acesso em: 21/10/2008. FERREIRA, Sérgio. Conquistando o consumidor: o marketing de relacionamento como vantagem competitiva das empresas. São Paulo: Editora Gente, GONZÁLES, Max Alberto. A vida é um mapa: a união de redes sociais com localização abre novas oportunidades de negócios. Revista Info Exame. Out/2008. KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Novos rumos do marketing. São Paulo: Atlas, McKENNA, Regis. As cinco regras do novo marketing. Revista HSM Management, n. 22, set./out. 2000, p O REILLY, Tim. What Is Web 2.0. (Tradução: Miriam Medeiros. Revisão técnica: Julio Preuss). Disponível em: <http://www.cipedya.com/doc/102010>. Acesso em: 26/10/2008. PÓVOA, Marcello. O que é Web 2.0?. Disponível em: <http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/10/30/o-que-e-web-20/>. Acesso em: 26/10/2008.

11 RIES, Al. Marketing de Guerra. Tradução Auriphebo Berrance Simões. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill, TEIXEIRA, Elson A. et al. Gestão de vendas. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

Marketing digital NARCISO SANTAELLA

Marketing digital NARCISO SANTAELLA Marketing digital 1 Introdução As agências de publicidade recorrem ao marketing digital para conquistar o público que hoje tem na web uma das principais fontes de informação. Utilizar todos os recursos

Leia mais

Ser a primeira opção para empresas que buscam soluções que combinem mobilidade, entretenimento e interatividade.

Ser a primeira opção para empresas que buscam soluções que combinem mobilidade, entretenimento e interatividade. MISSÃO Fornecer todas as ferramentas necessárias que possibilitem levar entretenimento e interatividade a todos os usuários de telefones móveis e fixo. OBJETIVO Ser a primeira opção para empresas que buscam

Leia mais

INTRODUÇÃO. Desde que a imprensa surgiu, a comunicação se baseia na tecnologia:

INTRODUÇÃO. Desde que a imprensa surgiu, a comunicação se baseia na tecnologia: INTRODUÇÃO Desde que a imprensa surgiu, a comunicação se baseia na tecnologia: 1450 Imprensa de Gutemberg 1940 Primeiras transmissões na TV 1960 Internet começa a ser desenvolvida 1973 Primeira ligação

Leia mais

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio,

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio, INTRODUÇÃO Para que o Guia Médico de seu Plano de Saúde esteja disponível em seu celular, antes de mais nada, sua OPERADORA DE SAÚDE terá de aderir ao projeto. Após a adesão, você será autorizado a instalar

Leia mais

Apresentação da plataforma

Apresentação da plataforma SMS CORPORATIVO Apresentação da plataforma Vitor Lopes Maio de 2010 Conteúdo 1. VISÃO GERAL... 3 1.1 COBERTURA SMS NO BRASIL... 3 2. VANTAGENS DO SMS... 4 2.1 SMS É A FERRAMENTA QUE ESTÁ MAIS PRÓXIMA DO

Leia mais

Estratégias de marketing digital como diferencial competitivo para pequenas empresas

Estratégias de marketing digital como diferencial competitivo para pequenas empresas IX WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA São Paulo, 15 e 16 de outubro de 2014 Estratégias Globais e Sistemas Produtivos Brasileiros ISSN: 2175-1897 Estratégias de marketing digital

Leia mais

A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE MARKETING DIGITAL AO WEBSITE INSTITUCIONAL

A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE MARKETING DIGITAL AO WEBSITE INSTITUCIONAL A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE MARKETING DIGITAL AO WEBSITE INSTITUCIONAL Victor Nassar 1 O advento da internet e o consequente aumento da participação do consumidor nos websites, representou uma transformação

Leia mais

Tecnologia de redes celular GSM X CDMA

Tecnologia de redes celular GSM X CDMA Tecnologia de redes celular GSM X CDMA GSM (Global Standard Mobile) GSM (Global Standard Mobile) Também baseado na divisão de tempo do TDMA, o GSM foi adotado como único sistema europeu em 1992, e se espalhou

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

ALGUNS DADOS DA INTERNET NO BRASIL. (11) 3522-5338 - www.cvsweb.com.br comercial@cvsweb.com.br

ALGUNS DADOS DA INTERNET NO BRASIL. (11) 3522-5338 - www.cvsweb.com.br comercial@cvsweb.com.br ALGUNS DADOS DA INTERNET NO BRASIL 2 + 67.500.000 + 67,5 MILHÕES DE INTERNAUTAS NO BRASIL FONTE: IBOPE/NIELSEN 58.290.000 58,2 MILHOES DE INTERNAUTAS NO BRASIL ACESSAM A INTERNET SEMANALMENTE -87% FONTE:

Leia mais

NOVAS MÍDIAS DIGITAIS - AULA 01 - APRESENTAÇÃO

NOVAS MÍDIAS DIGITAIS - AULA 01 - APRESENTAÇÃO NOVAS MÍDIAS DIGITAIS - AULA 01 - APRESENTAÇÃO O QUE É MÍDIA DIGITAL? É conjunto de meios de comunicação baseados em tecnologia digital, permitindo a distribuição de informação na forma escrita, sonora

Leia mais

A confluência dos vídeos e a Internet

A confluência dos vídeos e a Internet WHITEPAPER A confluência dos vídeos e a Internet Por que sua empresa deveria investir em vídeos em 2013 e como a Construção Civil pode utilizar os vídeos como diferencial competitivo. 1 Saiba como os vídeos

Leia mais

Mobile Commerce. e-mail: wilson.cunha@viewit.com.br

Mobile Commerce. e-mail: wilson.cunha@viewit.com.br Mobile Commerce Wilson Cunha 30 anos de experiência em negócios. Formado em Tecnologia da Informação; E-commerce, Marketing Digital,. Há 06 anos em mobile commerce. Premiado no e-show 2013, melhor aplicativo

Leia mais

O que é comércio eletrônico?

O que é comércio eletrônico? COMÉRCIO ELETRÔNICO O que é comércio eletrônico? O comércio eletrônico ou e-commerce é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos

Leia mais

Consumidor brasileiro e SMS Marketing: Uma relação de respeito!

Consumidor brasileiro e SMS Marketing: Uma relação de respeito! Consumidor brasileiro e SMS Marketing: Uma relação de respeito! Conteúdo Dar voz ao consumidor e levar em conta sua opinião é fundamental para a criação de regras que tornem o mercado de SMS Marketing

Leia mais

MOBILE MARKETING. Prof. Fabiano Lobo

MOBILE MARKETING. Prof. Fabiano Lobo MOBILE MARKETING Prof. Fabiano Lobo - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido pela legislação

Leia mais

Itaú Performance. Planejamento de Mídia Digital. Mobile Marketing. Instrutor: Fred Pacheco. ! 14 anos de experiência no mercado online

Itaú Performance. Planejamento de Mídia Digital. Mobile Marketing. Instrutor: Fred Pacheco. ! 14 anos de experiência no mercado online Itaú Performance Mobile Marketing 01 / Janeiro / 2013 Planejamento de Mídia Digital 1 Instrutor: Fred Pacheco! 14 anos de experiência no mercado online! Palestrante e Consultor de mídia, planejamento,

Leia mais

Desenvolvendo Campanhas de Geração de Demanda Bem-Sucedidas

Desenvolvendo Campanhas de Geração de Demanda Bem-Sucedidas Desenvolvendo Campanhas de Geração de Demanda Bem-Sucedidas Introdução 1 Tópicos Etapa 1: Conheça seu Público-Alvo 3 Etapa 2: Desenvolva Soluções com Base nas Necessidades de Negócios do Público Alvo 7

Leia mais

TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS.

TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS. Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS. CATEGORIA: CONCLUÍDO

Leia mais

SMS Corporativo. Descritivo do Produto Eduardo Cury Parceiro Takenet Março 2012

SMS Corporativo. Descritivo do Produto Eduardo Cury Parceiro Takenet Março 2012 SMS Corporativo Descritivo do Produto Eduardo Cury Parceiro Takenet Março 2012 Definições SMS Corporativo O QUE É? É uma solução que permite às Empresas, de qualquer segmento do mercado, abrir um canal

Leia mais

GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE Professor Wagner Luiz Aula - Como obter sucesso em uma implementação de CRM e o Processo da Comunicação. Março de 2014 São Paulo -SP Call Center & CRM 2007 CRM: do

Leia mais

Seminário GVcev E-COMMERCE, MOBILE E MÍDIAS SOCIAIS NO VAREJO. Está na Hora de Criar um App para sua loja? Wilson Cunha

Seminário GVcev E-COMMERCE, MOBILE E MÍDIAS SOCIAIS NO VAREJO. Está na Hora de Criar um App para sua loja? Wilson Cunha Seminário GVcev E-COMMERCE, MOBILE E MÍDIAS SOCIAIS NO VAREJO Está na Hora de Criar um App para sua loja? Wilson Cunha Mobile Commerce Quem deve ter; Website mobile; Aplicativos mobile; Diferenças Tecnologia;

Leia mais

A Importância do Marketing nos Serviços da. Área de Saúde - Estratégias utilizadas para fidelizar o cliente

A Importância do Marketing nos Serviços da. Área de Saúde - Estratégias utilizadas para fidelizar o cliente A Importância do Marketing nos Serviços da Área de Saúde - Estratégias utilizadas para fidelizar o cliente Hellen Souza¹ Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS RESUMO Este artigo aborda a importância

Leia mais

CELULAR X COMPUTADOR APLICATIVO PARA CELULAR DICAS DO SEBRAE

CELULAR X COMPUTADOR APLICATIVO PARA CELULAR DICAS DO SEBRAE CELULAR X COMPUTADOR Atualmente, o Celular roubou a cena dos computadores caseiros e estão muito mais presentes na vida dos Brasileiros. APLICATIVO PARA CELULAR O nosso aplicativo para celular funciona

Leia mais

3 Apresentação do caso

3 Apresentação do caso 3 Apresentação do caso Neste capítulo será contextualizado o mercado de telefonia móvel no Brasil, com a descrição dos principais concorrentes e a participação de mercado de cada um deles, a apresentação

Leia mais

Como criar uma estratégia de comunicação digital vencedora. São Paulo-SP Setembro/2013

Como criar uma estratégia de comunicação digital vencedora. São Paulo-SP Setembro/2013 Como criar uma estratégia de comunicação digital vencedora São Paulo-SP Setembro/2013 Introdução O Objetivo deste trabalho é criar uma estratégia de comunicação digital vencedora através do marketing por

Leia mais

Marketing. Conrado Adolpho Vaz. O Guia Definitivo de Marketing Digital. Novatec

Marketing. Conrado Adolpho Vaz. O Guia Definitivo de Marketing Digital. Novatec Google Marketing O Guia Definitivo de Marketing Digital Conrado Adolpho Vaz Novatec Sumário Prefácio à 1ª edição... 21 Prefácio à 2ª. edição... 23 Prefácio à 3ª edição... 25 Introdução... 27 Parte I O

Leia mais

Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011

Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011 Curso de Marketing Disciplina: Web Marketing Professor: Roberto Marcello Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011 Web Marketing Web Marketing é qualquer esforço promocional realizado

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

1 Introdução. 1.1 A Nova Era Digital

1 Introdução. 1.1 A Nova Era Digital 11 1 Introdução Com o advento da nova era da internet, conhecida com web 2.0, e o avanço das tecnologias digitais, o consumidor passa a ter maior acesso à informação bem como à facilidade de expressar

Leia mais

REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS

REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS Entenda a importância da utilização das Redes Sociais para a sua pequena empresa e conheça os fundamentos necessários para obter resultados positivos com a sociabilidade.

Leia mais

E-Mail Marketing: Primeiros Passos

E-Mail Marketing: Primeiros Passos E-Mail Marketing: Primeiros Passos E-Mail Marketing: Primeiros Passos Aprenda a utilizar o email marketing para alavancar o seu negócio O Marketing Digital vem ganhando cada vez mais força entre as empresas

Leia mais

Programas de Comunicação Interativa

Programas de Comunicação Interativa Prof. Edmundo W. Lobassi O final do século XX marca uma nova configuração econômica no mundo. A globalização obriga o mercado a posicionar-se de forma diferenciada e esse fato exige, dos anunciantes e

Leia mais

Monitor Acision de Valor Agregado Móvel (MAVAM) 7ª Edição -Março / 2011

Monitor Acision de Valor Agregado Móvel (MAVAM) 7ª Edição -Março / 2011 Monitor Acision de Valor Agregado Móvel (MAVAM) 7ª Edição -Março / 2011 VAS América Latina Fonte: Convergencia Research 2 MAVAM Mudanças metodológicas e de escopo Tema especial desta edição: Marketing

Leia mais

Planejamento e Estratégia. Tiago Flores Dias

Planejamento e Estratégia. Tiago Flores Dias Planejamento e Estratégia Tiago Flores Dias Introdução Neste aula seguiremos os seguintes tópicos Brainstorming e Brainwriting Orientação dos Objetivos Composição do Briefing BrainStorming e Brainwriting

Leia mais

EXP Digital, desenvolvendo soluções personalizadas para sua empresa alcançar a melhor performance no mundo virtual.

EXP Digital, desenvolvendo soluções personalizadas para sua empresa alcançar a melhor performance no mundo virtual. EXP Digital, desenvolvendo soluções personalizadas para sua empresa alcançar a melhor performance no mundo virtual. Somos uma empresa especializada em soluções voltadas ao segmento digital como: criação,

Leia mais

Integrada de Marketing. UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 31.03.11

Integrada de Marketing. UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 31.03.11 O Planejamento de Comunicação Integrada de Marketing UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 31.03.11 Agenda: Planejamento de Comunicação Integrada de

Leia mais

SUA EMPRESA VAI RESISTIR A EVOLUÇÃO DIGITAL?

SUA EMPRESA VAI RESISTIR A EVOLUÇÃO DIGITAL? SUA EMPRESA VAI RESISTIR A EVOLUÇÃO DIGITAL? A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO A evolução dos Meios de Comunicação 1990 2000 telex e-mail internet notebook e hoje?? celular MMS TV aberta TV a cabo DVD

Leia mais

Mídias Sociais nos Negócios. GorillaBrand BRAND

Mídias Sociais nos Negócios. GorillaBrand BRAND Mídias Sociais nos Negócios GorillaBrand BRAND Marketing de Relacionamento Estratégias Empresa Marca Faturamento Clientes Uso de estratégias Relacionamento Empresa x Cliente Gera Valorização da Marca Aumento

Leia mais

XOPVision Cloud Digital Signage

XOPVision Cloud Digital Signage XOPVision Cloud Digital Signage O que é o Digital Signage? Conceito O XOPVISION é uma ferramenta de comunicação que utiliza televisores, monitores, smartphones ou tablet s, estrategicamente localizados

Leia mais

Gestão do Atendimento e Relacionamento com o Cliente. Prof. Fernando Paixão UCB 2012 Unidade 02 e 03

Gestão do Atendimento e Relacionamento com o Cliente. Prof. Fernando Paixão UCB 2012 Unidade 02 e 03 Prof. Fernando Paixão UCB 2012 Unidade 02 e 03 Marketing de Relacionamento C.R.M. Custumer Relationship Management Marketing de Assiduidade Programa de milhagens Benefício financeiro Brinde por utilização

Leia mais

MARKETING NAS REDES SOCIAIS. Carlos Henrique Cangussu (Discente do 2º ano do curso de Administração das Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS)

MARKETING NAS REDES SOCIAIS. Carlos Henrique Cangussu (Discente do 2º ano do curso de Administração das Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS) 1 MARKETING NAS REDES SOCIAIS Angela de Souza Brasil (Docente Esp. Faculdades Integradas de Três Carlos Henrique Cangussu Daniel Barbosa Maia Elisandra Inês Peirot Schneider Marcelo Da Silva Sivestre Tiago

Leia mais

Prezado Futuro Cliente

Prezado Futuro Cliente Prezado Futuro Cliente É com grade satisfação que encaminhamos nossa apresentação institucional e certos de estabelecermos uma parceria de sucesso e duradoura. Ela foi desenvolvida com objetivo de mostrar

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA

APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA MAIS VENDAS E MENOR CUSTO DE MARKETING! UMA FERRAMENTA COMPLETA PARA IMPACTAR O CLIENTE CERTO, NA HORA CERTA, COM A MENSAGEM CERTA E NO CANAL CERTO. A Jeenga é uma plataforma

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Aprecie as apresentações a seguir. Boa leitura!

APRESENTAÇÃO. Aprecie as apresentações a seguir. Boa leitura! APRESENTAÇÃO A Informatiza Soluções Empresariais está no mercado desde 2006 com atuação e especialização na criação de sites e lojas virtuais. A empresa conta com um sistema completo de administração de

Leia mais

Inspire Inove Faça Diferente

Inspire Inove Faça Diferente Inspire Inove Faça Diferente Inspire Inove Faça Diferente Se eu tivesse um único dolar investiria em propaganda. - Henry Ford (Fundador da Motor Ford) As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer

Leia mais

Estudo Hábitos. Hábitos de uso e comportamento dos internautas nas mídias sociais e como as empresas podem melhorar sua atuação nas redes

Estudo Hábitos. Hábitos de uso e comportamento dos internautas nas mídias sociais e como as empresas podem melhorar sua atuação nas redes Estudo Hábitos 2012 Hábitos de uso e comportamento dos internautas nas mídias sociais e como as empresas podem melhorar sua atuação nas redes O estudo O Estudo Hábitos é realizado anualmente pela E.life

Leia mais

Varejo Multicanal: e-commerce, Mobile e Mídias Sociais

Varejo Multicanal: e-commerce, Mobile e Mídias Sociais Seminário GVcev Varejo Multicanal: e-commerce, Mobile e Mídias Sociais Sergio Percope, sócio-diretor geral da.mobi Flavia Biasotto, sócia-diretora de atendimento da.mobi Mobilidade em Números 2011 2010

Leia mais

apresentação de serviços

apresentação de serviços apresentação de serviços Nos últimos 50 anos a humanidade gerou mais informações do que em toda sua história anterior. No mercado corporativo, o bom gerenciamento de informações é sinônimo de resultados.

Leia mais

NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES

NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES 1. Conectando a Empresa à Rede As empresas estão se tornando empresas conectadas em redes. A Internet e as redes de tipo Internet dentro da empresa (intranets), entre uma

Leia mais

NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO Profª. Kelly Hannel Novas tecnologias de informação 2 HDTV WiMAX Wi-Fi GPS 3G VoIP Bluetooth 1 HDTV 3 High-definition television (também conhecido por sua abreviação HDTV):

Leia mais

Apps de Produtividade

Apps de Produtividade Apps de Produtividade Os App s de Produtividade oferecem controle, organização e recursos para profissionalização das áreas internas e externas da empresa, proporcionando: Produtividade Controle Integração

Leia mais

A Comunicação Mercadológica como Fator de Vantagem Competitiva Empresarial 1

A Comunicação Mercadológica como Fator de Vantagem Competitiva Empresarial 1 A Comunicação Mercadológica como Fator de Vantagem Competitiva Empresarial 1 Tiago Miranda RIBEIRO 2 Kenney Alves LIBERATO 3 Thays Regina Rodrigues PINHO 4 PALAVRAS-CHAVE: comunicação; marketing; estratégia.

Leia mais

multi media soluções em comunicação

multi media soluções em comunicação multi media soluções em comunicação PARANÁ multi media multi media 1 MI DE HABITANTES NA REGIÃO R$18 BI POTENCIAL DE CONSUMO R$ 12 BI EM INVESTIMENTOS NA REGIÃO 1º NO RANKING INDUSTRIAS R$ 18 BI PIB DA

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

Prof: Carlos Alberto

Prof: Carlos Alberto AULA 1 Marketing Prof: Carlos Alberto Bacharel em Administração Bacharel em Comunicação Social Jornalismo Tecnólogo em Gestão Financeira MBA em Gestão de Negócios Mestrado em Administração de Empresas

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Você conectado ao mundo com liberdade APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL > ÍNDICE Sobre a TESA 3 Telefonia IP com a TESA 5 Portfólio de produtos/serviços 6 Outsourcing 6 Telefonia 7 Web

Leia mais

DICAS IMPORTANTES PARA ENVIAR SMS SEUS CLIENTES NAS SUAS MÃOS! SMART NETWORK BUSINESS

DICAS IMPORTANTES PARA ENVIAR SMS SEUS CLIENTES NAS SUAS MÃOS! SMART NETWORK BUSINESS DICAS IMPORTANTES SMART NETWORK BUSINESS SEUS CLIENTES NAS SUAS MÃOS! PARA ENVIAR SMS BONS MOTIVOS POR QUE FAZER MOBILE MARKETING? Atualmente, no Brasil a quantidade de celulares já supera o número de

Leia mais

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa Como implementar Social Media na empresa 1 As razões: Empresas ainda desconhecem benefícios do uso de redes sociais Das 2,1 mil empresas ouvidas em estudo do SAS Institute e da Harvard Business Review,

Leia mais

I - O que é o Mobilize-se

I - O que é o Mobilize-se Índice O que é o Mobilize-se...03 A campanha de lançamento...12 Divulgação da campanha...14 Como irá funcionar o sistema para o ouvinte da rádio...20 O que a rádio deve fazer para se inscrever no Mobilize-se...36

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

Poucas inovações na história da humanidade reúnem tantos benefícios potenciais quanto o Comércio Eletrônico (também conhecido como e-commerce).

Poucas inovações na história da humanidade reúnem tantos benefícios potenciais quanto o Comércio Eletrônico (também conhecido como e-commerce). Poucas inovações na história da humanidade reúnem tantos benefícios potenciais quanto o Comércio Eletrônico (também conhecido como e-commerce). A natureza global da tecnologia, a oportunidade de atingir

Leia mais

Sobre 4YouSee. Já imaginou seu conteúdo digital publicado em 1 minuto? Digital Signage, uma tendência. Versatilidade

Sobre 4YouSee. Já imaginou seu conteúdo digital publicado em 1 minuto? Digital Signage, uma tendência. Versatilidade Sobre 4YouSee Conhecendo os recursos de mídia, bem como as necessidades do mercado publicitário, a F6 Sistemas desenvolveu 4YouSee, um software capaz de reunir rentabilidade, eficiência e rapidez no gerenciamento

Leia mais

MOBILE MARKETING: A aceitabilidade dos usuários brasileiros ao marketing via Bluetooth

MOBILE MARKETING: A aceitabilidade dos usuários brasileiros ao marketing via Bluetooth Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciências da Informação e Documentação DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MOBILE MARKETING: A aceitabilidade

Leia mais

5 Coisas que você deve saber sobre a ExactTarget Marketing Cloud

5 Coisas que você deve saber sobre a ExactTarget Marketing Cloud 5 Coisas que você deve saber sobre a ExactTarget Marketing Cloud Aprimore a jornada de seus clientes com a plataforma de marketing digital 1:1 líder de mercado 5 Coisas que você deve saber sobre a ExactTarget

Leia mais

A DOCPIX É UMA AGÊNCIA ESPECIALIZADA EM DESENVOLVIMENTO WEB & MARKETING DIGITAL E SOFTWARES, DESDE 2012.

A DOCPIX É UMA AGÊNCIA ESPECIALIZADA EM DESENVOLVIMENTO WEB & MARKETING DIGITAL E SOFTWARES, DESDE 2012. quem SOMOS A DOCPIX É UMA AGÊNCIA ESPECIALIZADA EM DESENVOLVIMENTO WEB & MARKETING DIGITAL E SOFTWARES, DESDE 2012. Nossa agência surgiu com o conceito de atender as micro, pequenas e médias empresas de

Leia mais

A ERA DO BIG DATA NO CONTEÚDO DIGITAL: OS DADOS ESTRUTURADOS E NÃO ESTRUTURADOS

A ERA DO BIG DATA NO CONTEÚDO DIGITAL: OS DADOS ESTRUTURADOS E NÃO ESTRUTURADOS A ERA DO BIG DATA NO CONTEÚDO DIGITAL: OS DADOS ESTRUTURADOS E NÃO ESTRUTURADOS Pedro Henrique Tessarolo¹, Willian Barbosa Magalhães¹ ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pedrotessarolo@gmail.com,

Leia mais

Apresentação. As relações entre vendedor e cliente estão em constante transformações. Atualmente

Apresentação. As relações entre vendedor e cliente estão em constante transformações. Atualmente Apresentação As relações entre vendedor e cliente estão em constante transformações. Atualmente as dinâmicas da necessidade de consumo estão adquirindo uma velocidade maior, demandando a criação de soluções

Leia mais

SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL. Expositor. Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com.

SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL. Expositor. Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com. SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL Expositor Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com.br (61) 9613-6635 5 PILARES DO MARKETING DIGITAL 1 2 3 4 5 Presença digital: Ações

Leia mais

Estratégias de Comunicação para Micro e Pequenas Empresas

Estratégias de Comunicação para Micro e Pequenas Empresas Estratégias de Comunicação para Micro e Pequenas Empresas SEGMENTOS DE ATUAÇÃO Encomendas Mensagens Financeiro Digital Logística Integrada Conveniência Marketing Direto Serviços Internacionais SEGMENTOS

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO MARKETING DIGITAL MANUAL DO CANDIDATO UNIFAL FIC. Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá - CEP: 57022-140 Maceió / Alagoas / Brasil

PÓS GRADUAÇÃO MARKETING DIGITAL MANUAL DO CANDIDATO UNIFAL FIC. Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá - CEP: 57022-140 Maceió / Alagoas / Brasil PÓS GRADUAÇÃO MARKETING DIGITAL MANUAL DO CANDIDATO UNIFAL FIC Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá - CEP: 57022-140 Maceió / Alagoas / Brasil Informações Central de candidatos: (82) 3326-8069 Segunda a

Leia mais

Unidade IV MERCADOLOGIA. Profº. Roberto Almeida

Unidade IV MERCADOLOGIA. Profº. Roberto Almeida Unidade IV MERCADOLOGIA Profº. Roberto Almeida Conteúdo Aula 4: Marketing de Relacionamento A Evolução do Marketing E-marketing A Internet como ferramenta As novas regras de Mercado A Nova Era da Economia

Leia mais

SMS Marketing. Manual Clube Turismo JULHO / 2012

SMS Marketing. Manual Clube Turismo JULHO / 2012 JULHO / 2012 Manual Clube Turismo SMS Marketing Mais eficaz do que TV, rádio, panfleto, outdoor ou qualquer mídia criada pelo homem. Nada se compra à praticidade de uma mensagem de celular. Afinal, o celular

Leia mais

.net. Convidar. Eventos e Convites. www.convidar.net

.net. Convidar. Eventos e Convites. www.convidar.net www.convidar.net.net Convidar Eventos e Convites Convidar.net Eventos e Convites Junho/2013 Anuncie no Convidar.Net e receba mais visitas no seu site Capa ------------------------------------------------

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA CLICKSIGN

POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA CLICKSIGN Data efetiva: 14 de abril de 2014. POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA CLICKSIGN Esta Política de Privacidade abrange a coleta, uso e divulgação de informação coletada em todas as plataformas, sistemas, aplicativos,

Leia mais

O QUE FAZEMOS MISSÃO VISÃO QUEM SOMOS

O QUE FAZEMOS MISSÃO VISÃO QUEM SOMOS O QUE FAZEMOS Provemos consultoria nas áreas de comunicação online, especializados em sites focados na gestão de conteúdo, sincronização de documentos, planilhas e contatos online, sempre integrados com

Leia mais

Especialização em Marketing Digital - NOVO

Especialização em Marketing Digital - NOVO Especialização em Marketing Digital - NOVO Apresentação Previsão de Início Agosto/2013 Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep O ambiente de negócios tem sido modificado pelas Novas Tecnologias da

Leia mais

Web 2.0. Amanda Ponce Armelin RA 052202

Web 2.0. Amanda Ponce Armelin RA 052202 Amanda Ponce Armelin RA 052202 Americana, 2007 Tópicos Introdução Web 1.0 Definição Comparativo Web1.0 x Web2.0 Web 3.0 Definição Conclusão Definição Principais características Discórdia Termos Essenciais

Leia mais

O Contato com seus clientes é personalizado? Ferramenta de envio de mensagens pré-gravadas!

O Contato com seus clientes é personalizado? Ferramenta de envio de mensagens pré-gravadas! O Contato com seus clientes é personalizado? Ferramenta de envio de mensagens pré-gravadas! A Talktelecom Líder na América Latina em telefonia computadorizada Compete no mercado desde 1992 com soluções

Leia mais

O MARKETING DIRETO COMO CONQUISTA DE CLIENTES

O MARKETING DIRETO COMO CONQUISTA DE CLIENTES O MARKETING DIRETO COMO CONQUISTA DE CLIENTES Rosanne Farineli Peixoto Gomes, Ivonete A. Canuto Dias, Valdete Neri Andrade, Luiz Sérgio Almeida dos Santos e Wagner Conceição INTRODUÇÃO O mercado atual

Leia mais

MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR josuevitor16@gmail.com @josuevitor Marketing Digital Como usar a internet

Leia mais

MARKETING DIGITAL MARKETING DIGITAL

MARKETING DIGITAL MARKETING DIGITAL MARKETING SUMÁRIO Empresa Digital Criação de Sites e Hotsites Desenvolvimento de E-Commerce Criação de E-mail Marketing Criação de Campanha com Facebook ADS Google Adwords - Link Patrocinado Gerenciamento

Leia mais

Agência digital especializada na consultoria, design e desenvolvimento de projetos de internet

Agência digital especializada na consultoria, design e desenvolvimento de projetos de internet Agência digital especializada na consultoria, design e desenvolvimento de projetos de internet Oferecemos ao mercado nossa experiência e metodologia amplamente desenvolvidas ao longo de 15 anos de experiência

Leia mais

Mídias Sociais. Fatos e Dicas para 2013. Esteja preparado para um ano digital, social e interativo

Mídias Sociais. Fatos e Dicas para 2013. Esteja preparado para um ano digital, social e interativo Mídias Sociais Fatos e Dicas para 2013 Esteja preparado para um ano digital, social e interativo NESTE E-BOOK VOCÊ VAI ENCONTRAR: 1 - Porque as mídias sociais crescem em tamanho e em importância para o

Leia mais

COMO CONQUISTAR CLIENTES COM APLICATIVOS PARA CELULAR

COMO CONQUISTAR CLIENTES COM APLICATIVOS PARA CELULAR COMO CONQUISTAR CLIENTES COM APLICATIVOS PARA CELULAR CONTEÚDO 1 2 3 4 5 6 Por que as empresas precisam estar conectadas ao mundo mobile Como os aplicativos mobile podem atrair mais clientes. Como os aplicativos

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.docpix.net QUEM SOMOS Somos uma agência digital full service, especializada em desenvolvimento web, de softwares e marketing online. A Docpix existe desde 2010 e foi criada com

Leia mais

Ingresso Março 2015. Outubro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba

Ingresso Março 2015. Outubro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba Ingresso Março 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA em Marketing Digital Desenvolver profissionais para atuarem na era digital, com visão estratégica e conhecimento técnico para planejar

Leia mais

Introdução a Computação Móvel

Introdução a Computação Móvel Introdução a Computação Móvel Computação Móvel Prof. Me. Adauto Mendes adauto.inatel@gmail.com Histórico Em 1947 alguns engenheiros resolveram mudar o rumo da história da telefonia. Pensando em uma maneira

Leia mais

OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO E DO MARKETING NA NOVA ECONOMIA

OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO E DO MARKETING NA NOVA ECONOMIA OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO E DO MARKETING NA NOVA ECONOMIA Agenda do Futuro Iniciativa do Grupo TV1 criada em 2008 para gerar conhecimento e incentivar a reflexão sobre as mudanças em curso na Comunicação

Leia mais

A INTERNET E A NOVA INFRA-ESTRUTURA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

A INTERNET E A NOVA INFRA-ESTRUTURA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO A INTERNET E A NOVA INFRA-ESTRUTURA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO 1 OBJETIVOS 1. O que é a nova infra-estrutura informação (TI) para empresas? Por que a conectividade é tão importante nessa infra-estrutura

Leia mais

Anderson L. S. Moreira

Anderson L. S. Moreira Tecnologia da Informação Aula 9 Telecomunicações e Rede Interconectando a Empresa Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@ifpe.edu.br Instituto Federal de Pernambuco Recife PE Esta apresentação está sob

Leia mais

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA. PROJETO DE LEI N o 757, DE 2003 (Apensados PL nº 2.766/03 e PL nº 6.

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA. PROJETO DE LEI N o 757, DE 2003 (Apensados PL nº 2.766/03 e PL nº 6. COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA PROJETO DE LEI N o 757, DE 2003 (Apensados PL nº 2.766/03 e PL nº 6.593/06) Proíbe as prestadoras dos serviços móvel celular e móvel pessoal

Leia mais

1- O que é um Plano de Marketing?

1- O que é um Plano de Marketing? 1- O que é um Plano de Marketing? 2.1-1ª etapa: Planejamento Um Plano de Marketing é um documento que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing, adaptando-se a mudanças

Leia mais

7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL

7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL DICAS PARA DIVULGAR SUA EMPRESA E AUMENTAR AS VENDAS NO FIM DE ANO 7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL Sumário Apresentação Capítulo 1 - Crie conteúdo de alta

Leia mais

Tec Triade. Brasil. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz.

Tec Triade. Brasil. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz. Seu porta-voz na sociedade digital. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz. A é uma agência de Comunicação Integrada, com uma equipe especialista

Leia mais

Email marketing: os 10 erros mais comuns

Email marketing: os 10 erros mais comuns Email marketing: os 10 erros mais comuns Publicado em: 18/02/2008 Não ter permissão dos contatos para enviar mensagens Um dos princípios fundamentais do email marketing é trabalhar apenas com contatos

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO COMÉRCIO DE TRÊS LAGOAS

MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO COMÉRCIO DE TRÊS LAGOAS MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO COMÉRCIO DE TRÊS LAGOAS ADRIELI DA COSTA FERNANDES Aluna da Pós-Graduação em Administração Estratégica: Marketing e Recursos Humanos da AEMS PATRICIA LUCIANA

Leia mais

PREÇO PSICOLÓGICO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING

PREÇO PSICOLÓGICO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING PREÇO PSICOLÓGICO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING César Augusto de Albuquerque ARAÚJO (1) (1) Instituto Federal do Maranhão (IFMA/Campus-Buriticupu), Rua Dep.Gastão Vieira, 1000-Vila Mansueto; Buriticupu-MA;

Leia mais

7 Passos Para a Criação de Uma Boa Loja Virtual. Índice

7 Passos Para a Criação de Uma Boa Loja Virtual. Índice 2 Índice Introdução... 3 Passo 1 Entender o que é Venda Online e E-commerce... 4 Passo 2 Entender o Mercado de Comércio Eletrônico... 5 Passo 3 Canais de Venda... 6 Passo 4 Como identificar uma Boa Plataforma

Leia mais