Os equipamentos cervejeiros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os equipamentos cervejeiros"

Transcrição

1 Os equipamentos cervejeiros

2 EQUIPAMENTOS CERVEJEIROS 1. MOINHO 13.ERLENMEYER 2. PANELAS 14.DENSÍMETRO 3. FOGÃO 15.MANGUEIRAS 4. TELA DE AMIANTO 16.ESPUMADEIRA 5. BALANÇAS 17.RESFRIADOR 6. TERMÔMETRO 18.FERMENTADOR 7. PÁ CERVEJEIRA 19.AIRLOCK 8. FUNDO FALSO / BAZOOKA 20.SANITIZADOR DE GARRAFAS 9. JARRAS 21.VARETA DE ENCHIMENTO 10.PLACA DE IODO 22.TAMPINHAS 11.DENSÍMETRO 23.TAMPADOR DE GARRAFAS 12.PROVETAS

3 MOINHO Temos 2 modelos de moinho: MOINHO DE DISCO: utilizado para moer cereais. Utilizamos por muitos cervejeiros caseiros. Vantagem: baixo custo.

4 MOINHO MOINHO DE ROLOS: pode ser com 2 ou 3 rolos, a moagem com o moinho de rolos, tem uma qualidade superior de moagem em relação ao moinho de cereais

5 PANELAS 3 PANELAS: 2 COM VÁLVULA E 1 SEM ALTERAÇÕES Para a produção de 20 litros de cerveja, utilizamos 3 panelas de 30 litros.

6 FOGÃO Pode ser utilizado o fogão doméstico, porém caso você não consiga ter uma boa fervura, uma opção é utilizar fogareiros com maior poder calorífico.

7 TELA DE AMIANTO Utilizada para evitar o contato da chama direto com o Erlenmeyer.

8 BALANÇA Importante que a balança tenha precisão suficiente para pesar os lúpulos e tenha capacidade para poder pesar os maltes. Em nossa aula, utilizamos 2 balanças.

9 TERMÔMETRO Equipamento indispensável para o controle da brassagem (mosturação), inoculação da levedura e medição da densidade (verificar a temperatura do líquido para compensação)

10 PÁ CERVEJEIRA Pá em polietileno utilizada na brassagem e para realização do whirpool. O material da pá deve suportar temperaturas até 100ºC. Não é recomendado o uso de pás de madeira.

11 EQUIPAMENTO PARA CLARIFICAÇÃO E LAVAGEM Para clarificar a cerveja e depois realizar a lavagem dos grãos podemos utilizar 2 equipamentos: Fundo Falso: Coloca-se uma placa de metal furada e com apoio no fundo da panela para servir como base para as cascas dos grãos e juntamente com elas servir de filtro para o mosto. O fundo falso deve ficar acima da válvula.

12 EQUIPAMENTO PARA CLARIFICAÇÃO E LAVAGEM Bazooka: malha de aço que é conectada na válvula, restringindo a passagem de sólidos pela válvula. A técnica ideal de lavagem para utilizar com a bazoka é o batch sparge.

13 JARRAS São necessárias 2 jarras para realizar a clarificação e a lavagem dos maltes, é necessário que o material da jarra suporte temperaturas de ate 80ºC. Sugerimos que as jarras tenham capacidade igual ou superior que 1 litro.

14 PLACA DE IODO Utilizamos a placa de iodo para verificação se as conversões enzimáticas foram realizadas. Podemos utilizar outras superfícies lisas (ex. prato), porem com a placa de iodo de 6 cavidades poderemos fazer algumas medições e ir comparando o resultado ao longo da brassagem.

15 DENSIMETRO E PROVETA Utilizamos a proveta junto com o densímetro para medir a densidade do mosto / cerveja. O tamanho da proveta deve ser compatível com o tamanho do densímetro. Verificar qual é a temperatura de calibração, na maioria dos modelos é 20ºC -> esta informação é importante para utilizar a tabela correta para o ajuste da densidade com a temperatura.

16 ERLENMEYER Utilizado para hidratação da levedura, recomendamos um erlenmeyer de no mínimo 500 ml para produção de 20 litros de cerveja. Lembre-se de sempre usar a tela de amianto quando levar o erlenmeyer no fogo.

17 MANGUEIRA Utilizamos mangueiras atóxicas para transferência do mosto. É importante que a mangueira seja atóxica para altas temperaturas (80ºC). Recomendamos a mangueira de silicone.

18 ESPUMADEIRA Utilizamos a espumadeira na etapa da clarificação e lavagem dos grãos. O material da espumadeira precisa suportar altas temperaturas (80ºC)

19 Equipamentos para resfriamento CHILLER IMERSÃO: serpentina de alumínio, cobre ou inox com diâmetro do tubo variando entre 3/8 e ½.

20 Equipamentos para resfriamento CHILLER PLACAS: funcionamento similar ao chiller de contra fluxo, porem o mosto e a água estão passando entre as placas.

21 Equipamentos para resfriamento CHILLER CONTRA FLUXO: o mosto passa por dentro do chiller e no sentido contrario, no lado externo esta ocorrendo passagem de água.

22 Fermentador Temos 3 tipos de fermentadores atóxicos: fermentador cônico, fermentador plano (bombona) e galão de agua mineral.

23 Fermentador Na parte inferior do fermentador, instalamos uma torneira, para retirar a cerveja e ficando com o fermento lama no fundo do fermentador. Na parte superior do fermentador, instalamos o airlock.

24 AIRLOCK Durante a fermentação é gerado CO2, não podemos deixar que este CO2 fique acumulado dentro do fermentador. Mas não podemos deixar o fermentador aberto, pois não queremos que entrem organismos vivos diferentes do fermento inoculado. Por isso utilizamos o airlock, é um equipamento que permite a saída do CO2 e não permite a entrada de ar. Existem 2 modelos de airlock: tipo S e 2 partes

25 Sanitizador de garrafas Equipamento de fácil manuseio, colocamos uma solução sanitizante na base e pressionamos a garrafa contra a haste que ira soltar um jato com o sanitizante. Uma solução alternativa é mergulhar as garrafas em um balde com sanitizante

26 Escorredor de garrafas Equipamento ideal para deixar as garrafas escorrendo após aplicar o sanitizante.

27 Vareta de enchimento Equipamento ideal para auxiliar no enchimento das garrafas. Ele é conectado na torneira do fermentador e quando a haste encosta no fundo da garrafa, libera o fluxo de cerveja para encher a garrafa.

28 TAMPINHAS São 2 modelos de tampinhas para garrafa: Pry-Off e Twist off. Pry Off: Utilizado em garrafas sem rosca. Recomendamos uso deste modelo, funciona perfeitamente com os fechadores de garrafa para cervejeiros artesanais. Twist off: utilizado nas garrafas que tem uma rosca no bocal. É largamente utilizado pela indústria nas long necks. Este modelo de tampa apresenta alguns problemas de vedação com os fechadores de garrafa para cervejeiros caseiros.

29 ARROLHADOR DE GARRAFA Podemos citar 2 principais modelos para arrolhadores de garrafa: Emily e o de mesa. Apesar do custo, o modelo de mesa proporciona um maior conforto para arrolhar as garrafas.

30 Materiais Adequados No universo cervejeiro, cada material pode influenciar na sua receita de maneira diferente. A escolha de materiais adequados pode fazer com que seus equipamentos durem mais e que suas brassagens sejam melhor sucedidas. Alumínio: Baixo custo, maleável e comum em homebrewing.

31 Materiais Adequados Aço Inox: Altamente resistente e duradouro. Alto custo quando novo, pouco maleável. Cobre: Muito usado pela indústria antiga. Adequado para a parte quente da produção. Latão (zinco)/ Bronze (estanho): Ligas de cobre, podem conter chumbo (Soldas). Não recomendado.

32 Materiais Adequados Vidro: Material totalmente inerte e resistente. Excelente para fermentadores (proteger da luz). Praticamente não manipulável (furos, soldas, etc). Perigoso quando manuseado.

33 Materiais Adequados Plásticos e Polímeros (Polietileno, policarbonato, polipropileno, nylon): Baratos e acessíveis. Resistente a todos os produtos de limpeza e sanitização. Arranhões podem esconder micróbios. Possibilidade de transmitir off-flavos (cheiro de plástico).

34 Materiais Adequados Mangueiras: Devem ter Grau alimentício (material atóxico). Mangueiras de silicone puro. Mangueiras siliconadas (interior de silicone).

35 Produtos para limpeza Álcool e sanitizante

36 Limpeza e sanitização

37 Limpeza e Sanitização Um dos processos mais importantes da produção de sua cerveja, merece toda atenção e cuidado e podemos dividi-lo em 3 etapas: LIMPEZA: remover sujidades; SANITIZAÇÃO: reduzir microorganismos a níveis mínimos aceitáveis; ESTERILIZAÇÃO: eliminar toda forma de vida.

38 Limpeza Equipamentos Buchas Escovas de cabo longo ou curvo EPI s Luvas Óculos de proteção Produtos Detergentes Mais importante: braço e coragem!

39 Sanitização Fatores para uma boa sanitização Limpeza prévia adequada é fundamental Uso de produtos sanitizantes Temperatura x concentração x tempo Alguns produtos dispensam enxágue mais eficiência Ambiente limpo, maior aliado Cuidado com contaminações após sanitização Ex: Sanitizar uma mangueira e soltar ela no chão

40 Produtos para sanitização Ácido Peracético Excelente poder sanitizante após 15 minutos de contato Solução aquosa preparada a de 0,2% a 1% A. Líquido (ex. comercial: Peracid): 2 a 10ml por litro de água B. Pó (ex. comercial: PAC 200): 1 a 2 g por litro de água (preferência água morna)

41 Produtos para sanitização Pouca estabilidade da solução, ou seja, não reutilizar solução de um dia para o outro Pode ser usado sem enxágue, já que, os compostos se desnaturam em contato com o mosto Atenção: Exige manipulação cuidadosa, principalmente antes da diluição (risco de queimaduras para pele e mucosas)

42 Produtos para sanitização Iodophor (Solução de iodo de farmácia) Excelente poder sanitizante após 1 minuto de contato Muito conveniente para se usar e mais seguro Uma colher de sopa em 20 litros de água Certas marcas podem ter concentrações diferentes Produto com 1% iodo ativo, usar solução com 0,1 % Mancha utensílios de plástico, mangueiras Atenção: Pode deixar aroma e sabor residual se não for bem escorrido

43 Sanitização por calor seco Utilizando, por exemplo o forno do fogão. Não pode ser usado com materiais não resistentes a calor Temperatura Tempo 170ºC 60 minutos 160ºC 120 minutos 150ºC 150 minutos 140ºC 180 minutos 121ºC 12 horas

ANEXO VIII RELAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS MÍNIMOS PARA AS UNIDADES EDUCACIONAIS

ANEXO VIII RELAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS MÍNIMOS PARA AS UNIDADES EDUCACIONAIS ANEXO VIII RELAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS MÍNIMOS PARA AS UNIDADES EDUCACIONAIS ITEM 1 2 3 ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO Abridor misto profissional, em inox, livre de rebarbas, similar ao abridor de

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS

CATÁLOGO DE PRODUTOS CATÁLOGO DE PRODUTOS onsultoria Assessoria e Representação WE Consultoria, Assessoria e Representação Beco José Paris, 675 Módulo 18 - Bairro Sarandi CEP 91140-310 - Porto Alegre - RS Fone (51) 3350-1050

Leia mais

ANEXO II. 4 2 Unid. Escumadeira em aço inox cm cabo de 23 cm comprimento. 7 5 Unid. Concha em aço inox, cabo com 25 cm de comprimento

ANEXO II. 4 2 Unid. Escumadeira em aço inox cm cabo de 23 cm comprimento. 7 5 Unid. Concha em aço inox, cabo com 25 cm de comprimento ANEXO II Aquisição de utensílios de cozinha e lixeiras plásticas para uso na Creche Proinfância, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, deste Município ITEM QTDE. UNID.

Leia mais

A.L. 1.3 IDENTIFICAÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA E AVALIAÇÃO DA SUA PUREZA

A.L. 1.3 IDENTIFICAÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA E AVALIAÇÃO DA SUA PUREZA A.L. 1.3 IDENTIFICAÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA E AVALIAÇÃO DA SUA PUREZA QUÍMICA 10.ºANO QUESTÃO-PROBLEMA Como identificar materiais no laboratório? Como avaliar o grau de pureza de algumas substâncias? Através

Leia mais

MATERIAIS NO ALMOXARIFADO 01 (CEMAM) - GRUPO MATERIAL 34 - UTENSÍLIOS DIVERSOS DO S.N.D (NUTRIÇÃO)

MATERIAIS NO ALMOXARIFADO 01 (CEMAM) - GRUPO MATERIAL 34 - UTENSÍLIOS DIVERSOS DO S.N.D (NUTRIÇÃO) MATERIAIS NO ALMOXARIFADO 01 (CEMAM) - GRUPO MATERIAL 34 - UTENSÍLIOS DIVERSOS DO S.N.D (NUTRIÇÃO) RESUMO CÓD. DESCRIÇÃO PADRONIZADA DO MATERIAL DESCRITIVO DO MATERIAL FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA BANDEJA

Leia mais

Lista sugerida de Equipamentos e Fornecedores para Produção de Cerveja Caseira

Lista sugerida de Equipamentos e Fornecedores para Produção de Cerveja Caseira Fogareiro médio cromado 12 caulings RG 35 cm 3 UNIDADE S Usados para aquecer as panelas durante a mostura, fervura e aquecimento da água para a lavagem/sparge. Balança digital balmak easy-5 5kg graduação

Leia mais

MESTRE JAIME PEREIRA FILHO

MESTRE JAIME PEREIRA FILHO MESTRE JAIME PEREIRA FILHO AULA 1 AULA 2 AULA 3 AULA 4 AULA 5 AULA 6 ENGENHARIA E ARQUITETURA DA CERVEJA E INÍCIO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO PROCESSO DE PRODUÇÃO: PARTE I PROCESSO DE PRODUÇÃO: PARTE II CONFERINDO

Leia mais

VALIDADE DAS COTAÇÕES: 30/09/2010

VALIDADE DAS COTAÇÕES: 30/09/2010 PRODUTO CLASSIFICAÇÃO LÚPULOS - PACOTES 250GR - VALIDADE MÉDIA 2 ANOS VALIDADE DAS COTAÇÕES: 30/09/2010 VALOR UNITÁRIO % IPI TOTAL COM IPI LUPULO AMARILLO T-90 08.80% AR * R$ 43,00 0% R$ 43,00 LUPULO BREWERS

Leia mais

EME610 - Sistemas Hidropneumáticos Hidráulica 2

EME610 - Sistemas Hidropneumáticos Hidráulica 2 UNIFEI EME610 - Sistemas Hidropneumáticos Hidráulica 2 Elevador/Macaco hidráulico (Hydraulic Jack) Aula 02 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Elevador/Macaco hidráulico (Hydraulic Jack) Elevador/Macaco

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ Prova elaborada

Leia mais

Sistemas / equipamentos para combate e incêndios ( legislação específica )

Sistemas / equipamentos para combate e incêndios ( legislação específica ) ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DE UMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO FARMACOTÉCNICA I Aula 2.2 INFRA- ESTRUTURA ( RDC 67/2007 ) A farmácia deve ser localizada, projetada, construída e adaptada, com infra-estrutura adequada

Leia mais

PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL

PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL EQUIPAMENTOS CHECK LIST 1.Fogareiro 2.Pá cervejeira 3.Escumadeira 4.Jarra medidora 5.Borrifador 6.Balança Digital 7.Termômetro 8.Freezer 9.Refratômetro 10.Moedor de grãos

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento de Engenharia Química e do Ambiente. Trabalho Prático nº 1

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento de Engenharia Química e do Ambiente. Trabalho Prático nº 1 INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento de Engenharia Química e do Ambiente QUÍMICA I (1º Ano 1º Semestre) 1. Introdução Trabalho Prático nº 1 Medição do volume e massa

Leia mais

Papéis e outros substratos

Papéis e outros substratos Papéis e outros substratos Papel e Papelão este grupo estão os sacos e papéis de embrulho, formas simples e baratas de embalagem, as caixas e cartuchos de papelão liso e as caixas de papelão ondulado.

Leia mais

Laboratório de Física I. Experiência 3 Determinação do coeficiente de viscosidade de líquidos. 26 de janeiro de 2016

Laboratório de Física I. Experiência 3 Determinação do coeficiente de viscosidade de líquidos. 26 de janeiro de 2016 4310256 Laboratório de Física I Experiência 3 Determinação do coeficiente de viscosidade de líquidos 1 o semestre de 2016 26 de janeiro de 2016 3. Determinação do coeficiente de viscosidade de líquidos

Leia mais

Rolamentos II. Para evitar paradas longas na produção, devido. O que verificar durante o funcionamento

Rolamentos II. Para evitar paradas longas na produção, devido. O que verificar durante o funcionamento A UU L AL A Rolamentos II Para evitar paradas longas na produção, devido a problemas de rolamentos, é necessário ter certeza de que alguns desses rolamentos estejam disponíveis para troca. Para isso, é

Leia mais

Busque seu produto. Dispensers e Suportes... 2 Para copos... 2 Para papel higiênico... 7 Para papel toalha e bobina... 10 Para sabonete...

Busque seu produto. Dispensers e Suportes... 2 Para copos... 2 Para papel higiênico... 7 Para papel toalha e bobina... 10 Para sabonete... Busque seu produto Dispensers e Suportes... 2 Para copos... 2 Para papel higiênico... 7 Para papel toalha e bobina... 10 Para sabonete... 14 Suportes e Refis... 20 Para absorvente... 20 Para assento sanitário...

Leia mais

LISTA DE PREÇOS MASTER BRAU

LISTA DE PREÇOS MASTER BRAU LISTA DE PREÇOS MASTER BRAU PRODUTO UNID. QUANT. PREÇO VAREJO Malte Pilsen Nacional pacote 5 kg 15,00 Malte de Trigo Importado pacote 1kg 8,00 Malte Vienna Importado pacote 1kg 8,00 Malte Melanoidina Importado

Leia mais

Álcool Desinfetante 77ºGL (70% p/p ou 77% v/v a 15ºC)

Álcool Desinfetante 77ºGL (70% p/p ou 77% v/v a 15ºC) Álcool Desinfetante 77ºGL (70% p/p ou 77% v/v a 15ºC) O Álcool para Desinfecção deverá conter não menos que 76,9ºGL correspondente a 76,9%v/v ou 70%p/p e não mais que 81,4ºGL correspondente a 81,4%v/v

Leia mais

55. X X X X. XXX. líquido: 1 - glicerina 2 - seco

55. X X X X. XXX. líquido: 1 - glicerina 2 - seco Manômetros Balflex Os manômetros Balflex são utilizados para medição de pontos com pressão dinâmica, pulsação ou com vibrações elevadas, na hidráulica ou em compressores. A gama de manômetros Balflex é

Leia mais

Conectar a mangueira (rosca ) de entrada de água do equipamento no ponto de água da rede hidráulica.

Conectar a mangueira (rosca ) de entrada de água do equipamento no ponto de água da rede hidráulica. BEBEDOUROS MANUAL DE INSTRUÇÃO Antes de usar o produto, leia atentamente as instruções de uso. Delas dependem o perfeito funcionamento do produto e a sua segurança. 1 INSTALAÇÃO LOCAL O local onde o equipamento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E ASSUNTOS JURIDICOS DEPARTAMENTO DE COMPRAS REGISTRO DE PREÇOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E ASSUNTOS JURIDICOS DEPARTAMENTO DE COMPRAS REGISTRO DE PREÇOS Ata: 107 4 610,00 UND Balde em material plástico resistente, polietileno de média densidade, 100 % virgem com alça de metal. Capacidade 20 4,6800 litros./ ARQPLAST 5 81,00 UND Cabo de alumínio para adaptar

Leia mais

COMO FAZER FOTOGRAVURA

COMO FAZER FOTOGRAVURA COMO FAZER FOTOGRAVURA Por Marcos Bonfim 1.Introdução Esse artigo pretende divulgar uma alternativa fácil para produção de fotogravura (photoetched) utilizando recursos de informática, um programa de desenho

Leia mais

ANEXO I Pregão Presencial nº 040/2009 Município de Rolândia Proponente:

ANEXO I Pregão Presencial nº 040/2009 Município de Rolândia Proponente: ANEXO I Pregão Presencial nº 040/2009 Município de Rolândia Proponente: 1 20 unid. Acendedor para fogão multiuso recarregável a gás (butano), cores variadas, gatilho com trava de proteção. Ajuste do nível

Leia mais

Manual técnico Painéis de comando com puxadores laterais

Manual técnico Painéis de comando com puxadores laterais Manual técnico Painéis de comando com puxadores laterais Os painéis de comando se destacam pelo alto nível de ergonomia, eficiência na montagem e design atraente, além de estarem disponíveis para pronta

Leia mais

PENETROL CUPIM. Para madeiramento de casas e construções (portas, janelas, lambris, prateleiras, móveis etc.) e na indústria moveleira.

PENETROL CUPIM. Para madeiramento de casas e construções (portas, janelas, lambris, prateleiras, móveis etc.) e na indústria moveleira. Produto tem poderosa ação inseticida que protege a madeira seca contra o ataque de cupins. Incolor, permite qualquer tratamento na madeira (verniz, cera ou tinta) 24 horas depois da aplicação. Características

Leia mais

MANIPULAÇÃO DE QUIMIOTERÁPICOS

MANIPULAÇÃO DE QUIMIOTERÁPICOS MANIPULAÇÃO DE QUIMIOTERÁPICOS ANTINEOPLÁSICOS SÃO POTENCIALMENTE: Mutagênicos Carcinogênicos Teratogênicos Fetotóxicos Esterilizantes RISCOS OCUPACIONAIS Exposição aguda: Retirada de solução do frasco-ampola

Leia mais

Receita de Geleia de Morango Caseira

Receita de Geleia de Morango Caseira Receita de Geleia de Morango Caseira A receita de hoje já é esperada por alguns leitores aqui do 2N4S, pois postamos a prévia no Instagram e também na Fan Page do blog há algumas semanas. Hoje vai finalmente

Leia mais

Ar de combustão. Água condensada. Balanço da energia. Câmara de mistura. Convecção. Combustível. Curva de aquecimento

Ar de combustão. Água condensada. Balanço da energia. Câmara de mistura. Convecção. Combustível. Curva de aquecimento Ar de combustão O ar de combustão contém 21% de oxigênio, que é necessário para qualquer combustão. Além disso, 78% de nitrogênio está incorporado no ar. São requeridos aproximadamente 10 metros cúbicos

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS MATERIAL SAFETY DATA SHEET (MSDS) HIDROCLEAN

FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS MATERIAL SAFETY DATA SHEET (MSDS) HIDROCLEAN HIDROCLEAN 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Comercial do Produto: HIDROCLEAN Identificação da Empresa: Nippon Chemical Ind. e Com. de San. e Det. Prof. Ltda Rua Platina, nº 259 Recreio Campestre

Leia mais

Cuidando da sua Casa e trazendo soluções para o seu Negócio. Produtos de alta tecnologia, que não agridem a natureza nem a sua saúde.

Cuidando da sua Casa e trazendo soluções para o seu Negócio. Produtos de alta tecnologia, que não agridem a natureza nem a sua saúde. Cuidando da sua Casa e trazendo soluções para o seu Negócio. Produtos de alta tecnologia, que não agridem a natureza nem a sua saúde. LOC Limpador Multiuso 1 litro R$32,80 De 2,3x a 5x Mais Caro Multiuso

Leia mais

Refª 3030801205 Arrolhador com 2 Alavancas. Unidades por Embalagem: 15. Refª 2010701005 Arrolhador Mini Industrial. Unidades por Embalagem: 4

Refª 3030801205 Arrolhador com 2 Alavancas. Unidades por Embalagem: 15. Refª 2010701005 Arrolhador Mini Industrial. Unidades por Embalagem: 4 Refª 3030801205 Arrolhador com 2 Alavancas 5 Refª 2010701005 Arrolhador Mini Industrial Unidades por Embalagem: 4 Refª 3030801204 Arrolhador Tipo Industrial Unidades por Embalagem: 2 Arrolhador Maxilas

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA MASSA VOLÚMICA DE UM SÓLIDO

DETERMINAÇÃO DA MASSA VOLÚMICA DE UM SÓLIDO Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Santo António Ciências Físico-Químicas 2009/2010 DETERMINAÇÃO DA MASSA VOLÚMICA DE UM SÓLIDO Trabalho realizado por: Ano: Nº T: Índice Introdução 3 Objectivos.4 Material/

Leia mais

MANUAL DE COMO UTILIZAR SUA MICROCERVEJARIA

MANUAL DE COMO UTILIZAR SUA MICROCERVEJARIA MANUAL DE COMO UTILIZAR SUA MICROCERVEJARIA Manual de como usar o equipamento Fermentador De forma simples e objetiva você vai aprender como utilizar seu equipamento. Basta seguir as instruções conforme

Leia mais

MANUAL DE TESTE. Especificações Determinadas por Lei

MANUAL DE TESTE. Especificações Determinadas por Lei MANUAL DE TESTE - Analisar o combustível antes do descarregamento é a melhor forma de assegurar a qualidade do produto a ser comercializado em seu posto. Essa atitude pode evitar multas em uma eventual

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Argamassa Polimérica. Argamassa Polimérica

FICHA TÉCNICA. Argamassa Polimérica. Argamassa Polimérica PÁGINA: 1/5 1 Descrição: A Argamassa GoiásCola é mais uma argamassa inovadora, de alta tecnologia e desempenho, que apresenta vantagens econômicas e sustentáveis para o assentamento de blocos em sistemas

Leia mais

Calor Específico. 1. Introdução

Calor Específico. 1. Introdução Calor Específico 1. Introdução Nesta experiência, serão estudados os efeitos do calor sobre os corpos, e a relação entre quantidade de calor, variação da temperatura e calor específico. Vamos supor que

Leia mais

O termo nham-nham pode significar: a) Onomatopeia que representa o ato de mastigar ou b) Interjeição que expressa apreciação de uma comida.

O termo nham-nham pode significar: a) Onomatopeia que representa o ato de mastigar ou b) Interjeição que expressa apreciação de uma comida. UNIDADE: Nham-nham / Brasil SITUAÇÃO DE USO Preparação de comidas. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Ler e produzir receitas de alimentos. - Nomear ingredientes, comidas e utensílios de preparo. - (Re)Conhecer

Leia mais

T 15/1 (127V) Proteção contra sobretensão do cabo elétrico. Armazenamento de acessórios integrado

T 15/1 (127V) Proteção contra sobretensão do cabo elétrico. Armazenamento de acessórios integrado Os aspiradores de pó da Kärcher foram especialmente desenvolvidos para necessidades profissionais. Com 59 db(a) é o equipamento mais silencioso da categoria. Ideal para lugares sensíveis a ruído. 1 Proteção

Leia mais

Como escolher um filtro de entrada? Todas as informações que você precisa saber para escolher seu filtro para entrada de água.

Como escolher um filtro de entrada? Todas as informações que você precisa saber para escolher seu filtro para entrada de água. Como escolher um filtro de entrada? Todas as informações que você precisa saber para escolher seu filtro para entrada de água. Ricardo Farias Alexandre Há mais de 20 anos com experiência no mercado de

Leia mais

uso externo Nº 2117 1

uso externo Nº 2117 1 Nº Data Revisões Aprov.: Vanderlei Robadey Página 1 de 12 DESENHO 2 - CORPO DA CAIXA DISPOSITIVO PARA LACRE DE SEGURANÇA A B ROSCA M6 x 1 TORRE DE FIXAÇÃO ROSCA M10 x 1,5 C TORRE DE FIXAÇÃO ROSCA M10 x

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALUMINIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALUMINIO Proponente C.N.P.J/C.P.F Item I.E./R.G. Material Especificação PREFEITURA MUNICIPAL DE ALUMINIO Fax Recebimento 26/08/2014 09:30:00 até 26/08/2014 09:30:00 Telefone Abertura 26/08/2014 09:45:00 Marca/Modelo

Leia mais

Flutuar ou não flutuar eis a questão

Flutuar ou não flutuar eis a questão 15 Flutuar ou não flutuar eis a questão E15-1 o que necessitas uma proveta com a capacidade de 1 l, copo cilíndrico grande de forma alta ou uma garrafa de plástico de 1,5 l cortada na parte superior amostras

Leia mais

EVO900. FOGÕES 6/8 QUEIM. - Grelhas ferro fundido ZANUSSI COMPOSIÇÃO DA GAMA CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS E DE CONSTRUÇÃO

EVO900. FOGÕES 6/8 QUEIM. - Grelhas ferro fundido ZANUSSI COMPOSIÇÃO DA GAMA CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS E DE CONSTRUÇÃO COMPOSIÇÃO DA GAMA : uma série desenhada para garantir o mais alto nível de desempenho, fiabilidade, economia de energia, normas de segurança e utilização ergonómica. Estes conceitos são refletidos em

Leia mais

VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação.

VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Descrição VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Pode ser aplicado sobre concreto, alvenaria e argamassa. VEDAJÁ proporciona impermeabilidade, mesmo com a ocorrência

Leia mais

EXTRATO DE CONTRATO Nº 0139/2014 REFERENTE AO PREGÃO 095/2014.

EXTRATO DE CONTRATO Nº 0139/2014 REFERENTE AO PREGÃO 095/2014. MUNICÍPIO DE REBOUÇAS Rua José Afonso Vieira Lopes. 96- Fone (42) 3457 1299 - CEP 84.550-000 e-mail: licitacaoreboucas@yahoo.com.br EXTRATO DE CONTRATO Nº 0139/2014 REFERENTE AO PREGÃO 095/2014. Objeto

Leia mais

ESTADO DO ACRE Secretaria de Estado da Gestão Administrativa Secretaria Adjunta de Compras e Licitações Comissão Especial de Licitação CEL 01

ESTADO DO ACRE Secretaria de Estado da Gestão Administrativa Secretaria Adjunta de Compras e Licitações Comissão Especial de Licitação CEL 01 1 Lixeira; em plástico; com tampa; capacidade para 100l com rodas 2 Frigideira Tamanho nº 40; em alumínio; antiaderente; dimensões 40 cm de diâmetro x 7,4 cm de altura x 3,6 mm de espessura; Cabo tipo

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA ESTUDOS DILATAÇÃO TÉRMICA

EXERCÍCIOS PARA ESTUDOS DILATAÇÃO TÉRMICA 1. (Unesp 89) O coeficiente de dilatação linear médio de um certo material é = 5,0.10 ( C) e a sua massa específica a 0 C é ³. Calcule de quantos por cento varia (cresce ou decresce) a massa específica

Leia mais

SUMÁRIO 1 OBJETIVO 2 CAMPO DE APLICAÇÃO. Esta Norma se aplica a Dimel e aos Órgãos delegados da RBMLQ-I. 3 RESPONSABILIDADE

SUMÁRIO 1 OBJETIVO 2 CAMPO DE APLICAÇÃO. Esta Norma se aplica a Dimel e aos Órgãos delegados da RBMLQ-I. 3 RESPONSABILIDADE VERIFICAÇÃO DE MEDIDAS MATERIALIZADAS DE VOLUME PELO MÉTODO VOLUMÉTRICO NORMA N o NIE-DIMEL-044 APROVADA EM JUL/24 N o /05 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação 3 Responsabilidade 4 Documentos Referência

Leia mais

PRÁTICA 03 CALIBRAÇÃO DE APARELHOS VOLUMÉTRIOS.

PRÁTICA 03 CALIBRAÇÃO DE APARELHOS VOLUMÉTRIOS. PRÁTICA 03 CALIBRAÇÃO DE APARELHOS VOLUMÉTRIOS. MATERIAIS Termômetro Erlenmeyer Pipetas volumétricas de 10 e 25 ml Bureta de 25 ml Balão volumétrico de 100 ml Suporte universal e garra para bureta Balanças

Leia mais

AUXILIAR DE LABORATÓRIO

AUXILIAR DE LABORATÓRIO UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO AUXILIAR DE LABORATÓRIO Parte I: Múltipla Escolha 01 Assinale a opção com o equipamento freqüentemente

Leia mais

A.L. 1.2 SÍNTESE DO SULFATO DE TETRAMINOCOBRE (II) MONO-HIDRATADO

A.L. 1.2 SÍNTESE DO SULFATO DE TETRAMINOCOBRE (II) MONO-HIDRATADO A.L. 1.2 SÍNTESE DO SULFATO DE TETRAMINOCOBRE (II) MONO-HIDRATADO QUÍMICA 11.ºANO QUESTÃO-PROBLEMA O que se pode fazer com amoníaco? O amoníaco é uma substância utilizada mundialmente em larga escala para

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO EZbrew série BIAB

MANUAL DO USUÁRIO EZbrew série BIAB MANUAL DO USUÁRIO EZbrew série BIAB Recebendo sua EZbrew: Parabéns pela decisão em adquirir uma EZbrew! Obrigado por confiar em nosso propósito: criar e desenvolver soluções para facilitar a vida do cervejeiro

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2015 Disciplina: Ciências Ano: 9º ano Ensino: FII Nome: Atividade Regulação do 3º Bimestre Ciências

ROTEIRO DE ESTUDOS 2015 Disciplina: Ciências Ano: 9º ano Ensino: FII Nome: Atividade Regulação do 3º Bimestre Ciências ROTEIRO DE ESTUDOS 2015 Disciplina: Ciências Ano: 9º ano Ensino: FII Nome: Refazer as avaliações; Refazer as listas de exercícios; Refazer exercícios do caderno. Entregar a atividade abaixo no dia da avaliação

Leia mais

Acessórios de Tubulação Classificação quanto a finalidade e tipos

Acessórios de Tubulação Classificação quanto a finalidade e tipos Acessórios de Tubulação Classificação quanto a finalidade e tipos 1 De acordo com o sistema de ligação empregado os acessórios se classificam em: Acessórios para solda de topo; Acessórios para solda de

Leia mais

NE1.1. Dispositivo de neutralização. Para a utilização com caldeiras de condensação a gás

NE1.1. Dispositivo de neutralização. Para a utilização com caldeiras de condensação a gás Instruções de instalação e de manutenção para técnicos especializados Dispositivo de neutralização NE1.1 Para a utilização com caldeiras de condensação a gás 6 720 801 637 (2010/01) PT Índice Índice 1

Leia mais

Como fazer cerveja COMO FAZER 25 LITROS DE CERVEJA ALE (ALTA FERMENTAÇÃO) Malte Château Pilsen. Lúpulo Spalt Select 5,4% Ácido Alfa

Como fazer cerveja COMO FAZER 25 LITROS DE CERVEJA ALE (ALTA FERMENTAÇÃO) Malte Château Pilsen. Lúpulo Spalt Select 5,4% Ácido Alfa Início Como fazer Kit Cervejeiro 30L Kit Cervejeiro até 60L Matérias-Primas Você está em: Página inicial > Como fazer Versão para impressão Envie por e-mail Solicite informações Fale conosco Como fazer

Leia mais

11) Maturação (Maturation or Conditioning)

11) Maturação (Maturation or Conditioning) Maturação 11) Maturação (Maturation or Conditioning) Período onde a cerveja amadurece ainda em contato com as leveduras. Duração depende do tipo da cerveja e de como foi a fermentação primária. Cervejas

Leia mais

Medição de massa específica com base no método de Arquimedes. Química 12º Ano

Medição de massa específica com base no método de Arquimedes. Química 12º Ano Medição de massa específica com base no método de Arquimedes Parte I: Aplicação a líquidos Química 12º Ano Unidade 3 Plásticos, vidros e novos materiais Actividades de Projecto Laboratorial Janeiro 2006

Leia mais

Agroindústria. Agroindústria: Processamento Artesanal de Frutas - Fruta Cristalizada : ( Abacaxi, figo, mamão )

Agroindústria. Agroindústria: Processamento Artesanal de Frutas - Fruta Cristalizada : ( Abacaxi, figo, mamão ) 1 de 6 10/16/aaaa 10:45 Agroindústria Agroindústria: Processamento Artesanal de Frutas - Fruta Cristalizada : ( Abacaxi, figo, mamão ) Processamento artesanal de frutas: Nome frutas cristalizadas abacaxi,

Leia mais

3 Barreiras de Fogo - Sistema C-AJ-5030

3 Barreiras de Fogo - Sistema C-AJ-5030 3 Barreiras de Fogo - Sistema C-AJ-5030 Dados Técnicos Junho/02 Substitui: Janeiro/01 Tubos Metálicos Isolados F 1 and 2 horas (veja o item 1) T 0 horas L Temperatura Ambiente 0,30 m³/m² ( 2 CFM/sq ft)

Leia mais

Manual de Instrucoes. Estufa Horizontal e Vertical. o futuro chegou a cozinha. refrigeracao coccao linha modular exposicao distribuicao apoio

Manual de Instrucoes. Estufa Horizontal e Vertical. o futuro chegou a cozinha. refrigeracao coccao linha modular exposicao distribuicao apoio Manual de Instrucoes Estufa Horizontal e Vertical o futuro chegou a cozinha refrigeracao coccao linha modular exposicao distribuicao apoio Obrigado por ter adquirido Equipamentos ELVI É com satisfação

Leia mais

Recebendo sua EZbrew:

Recebendo sua EZbrew: Recebendo sua EZbrew: Parabéns pela decisão de escolher uma EZbrew. Obrigado por confiar em nosso propósito: criar e desenvolver soluções para descomplicar a vida do cervejeiro caseiro artesanal. 1. Antes

Leia mais

Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo

Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo O líquido de arrefecimento do motor pode ser usado para aquecer elementos s. Exemplos são carrocerias baú, cabinas de comando do guindaste e baús de armazenamento. O calor é levado do fluxo no bloco de

Leia mais

Resolução: Resposta: D. Resolução: Resposta: B.

Resolução: Resposta: D. Resolução: Resposta: B. 45 Em química, uma solução apresenta, como característica importante, a: A presença de soluto e de solvente na mesma concentração em quantidade de matéria. B propriedade de dispersar a luz. C ocorrência

Leia mais

Manual de Operação e Instalação

Manual de Operação e Instalação Manual de Operação e Instalação LI-120 INDICADOR E TRANSMISSOR DE NÍVEL TIPO BANDEIROLA Cod: 073AA-006-122M Junho / 2003 Incontrol S/A. Rua João Serrano, 250 Bairro do Limão São Paulo SP CEP 02551-060

Leia mais

SurTec 872 Processo de Cromo Decorativo

SurTec 872 Processo de Cromo Decorativo SurTec 872 Processo de Cromo Decorativo 1- DESCRIÇÃO O SurTec 872 é uma mistura de catalisadores e ácido crômico desenvolvido especialmente, para um processo de cromação decorativa de alto desempenho.

Leia mais

RUPES LHR 12E DUETTO

RUPES LHR 12E DUETTO RUPES LHR 12E DUETTO 2. 1. Rupes LHR 12E Duetto para o acabamento perfeito! Rupes LHR 12E Duetto Polidora Roto Orbital Kit Deluxe é o exemplo perfeito do que acontece quando uma empresa chave dá ouvidos

Leia mais

Após a chegada dos pêssegos à fábrica se estes tiverem de ser armazenados deverão permanecer em locais frios e ventilados;

Após a chegada dos pêssegos à fábrica se estes tiverem de ser armazenados deverão permanecer em locais frios e ventilados; Pessêgos Resíduos Resíduos Água Suja Refugo Solução de NaOH (1-2,5%) Água Limpa Solução de Ác. Cítrico (0,25-0,50%) Latas Pessêgo cortado Xarope a 25 Brix Tampas Elaborado por: João Santos nº 3641 Ruben

Leia mais

Placa de orifício, modelo FLC-OP Flange de orifício, modelo FLC-FL Câmara anular, modelo FLC-AC

Placa de orifício, modelo FLC-OP Flange de orifício, modelo FLC-FL Câmara anular, modelo FLC-AC Medição de vazão Placa de orifício, modelo FLC-OP Flange de orifício, modelo FLC-FL Câmara anular, modelo FLC-AC WIKA folha de dados FL 10.01 Aplicações Geração de energia Produção de óleo e refino Tratamento

Leia mais

Rodas Laminadas para Acabamento Rodas Laminadas para Remoção de Rebarbas Leves Scotch-Brite Industrial

Rodas Laminadas para Acabamento Rodas Laminadas para Remoção de Rebarbas Leves Scotch-Brite Industrial 3 Rodas Laminadas para Acabamento Rodas Laminadas para Remoção de Rebarbas Leves Scotch-Brite Industrial Dados Técnicos Fevereiro/2004 Substitui: Janeiro/2002 Página 1 de 6 Introdução: As Rodas Laminadas

Leia mais

Lista de Produtos Casa do Malte

Lista de Produtos Casa do Malte Lista de Produtos Casa do Malte Atualizada em 28/05/15 *Os valores dos produtos estão sujeitos a alterações sem aviso prévio *Verificar disponibilidade dos produtos MALTES Produto Preço/kg CASTLE MALTING

Leia mais

Limpeza Fácil. Sistema de. 3M Soluções Comerciais Núcleo Limpeza Profissional

Limpeza Fácil. Sistema de. 3M Soluções Comerciais Núcleo Limpeza Profissional 3M Soluções Comerciais Núcleo Limpeza Profissional Sistema de Limpeza Fácil A limpeza de pisos e superfícies em geral pode ser mais rápida e produtiva com o Scotch-Brite MR Sistema de Limpeza Fácil. Um

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO. NOME TÉCNICO: Caixas, Bandejas, Cubas, etc NOME COMERCIAL: Família de Caixas, Containers e Bandejas em Silicone

INSTRUÇÕES DE USO. NOME TÉCNICO: Caixas, Bandejas, Cubas, etc NOME COMERCIAL: Família de Caixas, Containers e Bandejas em Silicone INSTRUÇÕES DE USO NOME TÉCNICO: Caixas, Bandejas, Cubas, etc NOME COMERCIAL: Família de Caixas, Containers e Bandejas em Silicone PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL ATENÇÃO: Ler atentamente todas

Leia mais

Carlos Henrique Pessôa de Menezes e Silva Alessandro Pereira Lins Microbiologistas / Dr Yeast Tecnologia

Carlos Henrique Pessôa de Menezes e Silva Alessandro Pereira Lins Microbiologistas / Dr Yeast Tecnologia Carlos Henrique Pessôa de Menezes e Silva Alessandro Pereira Lins Microbiologistas / Dr Yeast Tecnologia Sanitização + Sanitização + Sanitização! Nada arruina mais um dia duro de produção que uma cerveja

Leia mais

MEDIDOR DE VAZÃO TIPO RODA D ÁGUA

MEDIDOR DE VAZÃO TIPO RODA D ÁGUA SÉRIE SPX Características Visor em acrílico permitindo visualização do fluxo. Acoplados diretamente a tubulação do processo. Excelente para baixas vazões. Módulo indicador totalizador a bateria. Aplicações

Leia mais

ENERGIA TÉRMICA: A Energia Térmica de um corpo é a energia cinética de suas moléculas e corresponde à sua temperatura.

ENERGIA TÉRMICA: A Energia Térmica de um corpo é a energia cinética de suas moléculas e corresponde à sua temperatura. CALOR 1 ENERGIA: É a capacidade de se realizar um trabalho. Ela se apresenta sob várias formas: cinética (de movimento), gravitacional, elástica (de molas), elétrica, térmica, radiante e outras. Mede-se

Leia mais

Transferência de energia sob a forma de calor

Transferência de energia sob a forma de calor Transferência de energia sob a forma de calor As diferentes formas de transferência de energia sob a forma de calor têm em comum ocorrerem sómente quando existe uma diferença de temperatura entre os sistemas

Leia mais

Manual de instruções. Biermatik1OL

Manual de instruções. Biermatik1OL Manual de instruções Biermatik1OL INDICE 1. Introdução 2. Instruções de Segurança 3. Conteúdo Embalagem 4. Especificações Técnicas 5. Conhecendo Biermatik 6. Moagem do Malte 7. Iniciando Biermatik25 8.

Leia mais

MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Programa de formação sobre a aplicação de MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS TEMA 1 ASPECTOS TOXICOLÓGICOS DA APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊTICOS TENDO EM CONSIDERAÇÃO A

Leia mais

EPV-895 PANELA ELÉTRICA DE ARROZ

EPV-895 PANELA ELÉTRICA DE ARROZ EPV-895 PANELA ELÉTRICA DE ARROZ Manual de Instruções Leia e siga todas as instruções deste manual e guarde-o para consultas futuras. INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA Antes de utilizar o aparelho leia atentamente

Leia mais

Agroindústria. Agroindústria: Processamento do Leite Queijo Minas Frescal, Meia-Cura, Mussarela

Agroindústria. Agroindústria: Processamento do Leite Queijo Minas Frescal, Meia-Cura, Mussarela 1 de 5 10/16/aaaa 10:48 Agroindústria Agroindústria: Processamento do Leite Queijo Minas Frescal, Meia-Cura, Mussarela Processamento do Leite : Nome Queijo Minas Frescal, Meia-cura, Mussarela Produto Informação

Leia mais

MULTICAMADA PREÇÁRIO EDIÇÃO MAIO / 2014

MULTICAMADA PREÇÁRIO EDIÇÃO MAIO / 2014 MULTICAMADA PREÇÁRIO EDIÇÃO MAIO / 204 UBO E ACESSÓRIOS MUL CAMADA PRESS Ó OS R C R C R O C R C R Os acessórios ISOLTUBEX, estão fabricados em latão de alta qualidade CW67N segundo norma UNE-EN-254. A

Leia mais

Práticas de. Química Geral e Orgânica. para Engenharia Ambiental

Práticas de. Química Geral e Orgânica. para Engenharia Ambiental Apostila de Aulas Práticas de Prof. Alonso Goes Guimarães Práticas de Química Geral e Orgânica para Engenharia Ambiental Apostila de Aulas Práticas de INTRODUÇÂO A química é uma ciência experimental e

Leia mais

3 Brilho Fácil Dados Técnicos Dezembro 2005 Substitui: Inicial

3 Brilho Fácil Dados Técnicos Dezembro 2005 Substitui: Inicial 3 Brilho Fácil Dados Técnicos Dezembro 2005 Substitui: Inicial Descrição: O aparelho 3M Brilho Fácil é um aplicador de acabamento / ceras desenvolvido com a finalidade de obter resultados mais uniformes,

Leia mais

Lavadora e Secadora Compactas BR 530. Acessórios de Série: Escova cilíndrica Sistema depósito em depósito. Informações técnicas

Lavadora e Secadora Compactas BR 530. Acessórios de Série: Escova cilíndrica Sistema depósito em depósito. Informações técnicas Lavadora e Secadora Compactas BR 530 Lavadora de pisos acionada manualmente com escovas rotativas para limpezas básicas, manutenção da limpeza e polimento de superficies de até 1.840 m2. Acessórios de

Leia mais

OFICIAL LIMPA E BRILHA

OFICIAL LIMPA E BRILHA OFICIAL LIMPA E BRILHA LIMPADOR UNIVERSAL Classificação: Detergente Propriedades É um produto para limpeza total, utilizado na manutenção de superfície em geral. Sua principal característica é manter a

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 00)

BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 00) BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 00) Esmalte Imobiliário Premium Fluence Acetinado É um produto de excelente qualidade e brilho. Possui elevada resistência ao intemperismo, fácil aplicação e limpeza, ótimo

Leia mais

Catálogo - Itens para Laboratório

Catálogo - Itens para Laboratório Catálogo - Itens para Laboratório Orçamento / Contato: (32)34222525 Email: comercial@textechbrasil.com.br http://www.textechbrasil.com.br Item Produto 180 Acídimetro de Dornic 10ml - 0-100 187 Balão Volumétrico

Leia mais

Manual de Operação e Instalação

Manual de Operação e Instalação Manual de Operação e Instalação LI120 INDICADOR E TRANSMISSOR DE NÍVEL TIPO BANDEIROLA Cod: 073AA-006-122M Rev. A Abril / 2009 Incontrol S/A. Rua João Serrano, 250 Bairro do Limão São Paulo SP CEP 02551-060

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALUMINIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALUMINIO Proponente C.N.P.J/C.P.F Item I.E./R.G. Material Especificação PREFEITURA MUNICIPAL DE ALUMINIO Fax Recebimento 04/05/2015 09:30:00 até 04/05/2015 09:30:00 Telefone Abertura 04/05/2015 09:30:00 Marca/Modelo

Leia mais

Linha Alta Pressão Linha Alta Pressão Utilização Utilização 1 ENTRADA DE ÁGUA 5 1.1 Utilize sempre o filtro de entrada de água. (FIG. 1) 1.2 Conectar a mangueira. Verificar que a vazão mínima de alimentação

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICO FISPQ 201. ARES DET 201

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICO FISPQ 201. ARES DET 201 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICO FISPQ 201. ARES DET 201 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME COMERCIAL DO PRODUTO: ARES DET 201 Identificação da Empresa: ARES QUÍMICA LTDA.

Leia mais

Eficiência e Segurança Remove rapidamente resíduos de alimentos e demais sujidades, sem agredir a pele dos manipuladores.

Eficiência e Segurança Remove rapidamente resíduos de alimentos e demais sujidades, sem agredir a pele dos manipuladores. Pan-Clean Detergente para lavar louças, panelas e tigelas. Indicação Pan Clean é Indicado para lavagem manual de tigelas, panelas, copos, talheres, louças, utensílios e outros equipamentos utilizados em

Leia mais

RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL

RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL 1 2 RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL A FUN DIVE tem consciência de seu papel para com o meio-ambiente; e para isso vem ao longo destes anos apoiando e patrocinando projetos sociais e ambientais; dedicando

Leia mais

Químicos. 3M Soluções Comerciais Núcleo Limpeza Profissional

Químicos. 3M Soluções Comerciais Núcleo Limpeza Profissional 3M Soluções Comerciais Núcleo Profissional Químicos Os Scotch-Brite TM Químicos são formulados para a higienização de pisos e superfícies de todos os estabelecimentos comerciais. São soluções que promovem

Leia mais

Aula 8 CONSERVAÇÃO DE ENERGIA I - CAPACIDADE CALORÍFICA DO CALORÍMETRO. Menilton Menezes

Aula 8 CONSERVAÇÃO DE ENERGIA I - CAPACIDADE CALORÍFICA DO CALORÍMETRO. Menilton Menezes Aula 8 CONSERVAÇÃO DE ENERGIA I - CAPACIDADE CALORÍFICA DO CALORÍMETRO META Aplicar o princípio das trocas de calor nos processos de transferência de energia. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá:

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof FERENC

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof FERENC PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Prof FERENC SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um

Leia mais

Discos difusores ABS NOPON sistema DDS HKL 215 KKI 215 PIK 300 PRK/PRF 300

Discos difusores ABS NOPON sistema DDS HKL 215 KKI 215 PIK 300 PRK/PRF 300 Discos difusores ABS NOPON sistema DDS HKL 215 KKI 215 PIK 300 PRK/PRF 300 Aplicações Estações de Tratamento de Águas Residuais especialmente adequadas para a remoção de nutrientes e aplicações SBR (KKI

Leia mais

ANEXO II. 3 3 Un Escumadeira industrial em alumínio, com 16 cm de diâmetro e cabo com 53 cm de comprimento. VERBA:

ANEXO II. 3 3 Un Escumadeira industrial em alumínio, com 16 cm de diâmetro e cabo com 53 cm de comprimento. VERBA: ANEXO II Aquisição de utensílios de cozinha e lixeiras plásticas para uso na Creche Proinfância, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, deste Município ITEM QTDE. UNID.

Leia mais