9 - INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Estimação de Parâmetros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "9 - INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Estimação de Parâmetros"

Transcrição

1 INE 7 - Iferêcia Estatística Estimação de Parâmetros INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Estimação de Parâmetros Itrodução Estatística é a ciêcia que se ocupa de orgaizar, descrever, aalisar e iterpretar dados para que seja possível a tomada de decisões e/ou a validação cietífica de uma coclusão. Vamos rever algumas defiições dos Capítulos 6 e 7. Os dados são coletados para estudar uma ou mais características de uma POPULAÇÃO: cojuto de elemetos que tem pelo meos uma característica em comum => cojuto das medidas da(s) característica(s) de iteresse em todos os elemetos que a(s) apreseta(m). Uma população pode ser represetada através de um modelo probabilístico: este apreseta codições para uso, uma certa forma para a distribuição de probabilidades, e parâmetros. Os dados ecessários para a obteção do modelo podem ser obtidos através de um CENSO (pesquisa de toda a população), ou através de uma AMOSTRA (subcojuto fiito) da população. Por que usar uma AMOSTRA? - ecoomia; - rapidez; - para evitar a exaustão/extição da população. A AMOSTRA deve ser: represetativa da população, suficiete (para que o resultado teha cofiabilidade), e aleatória (retirada por sorteio ão viciado). A Iferêcia Estatística cosiste em fazer afirmações probabilísticas sobre as características do modelo probabilístico, que se supõe represetar uma população, a partir dos dados de uma amostra aleatória (probabilística) desta mesma população. Fazer uma afirmação probabilística sobre uma característica qualquer é associar à declaração feita uma probabilidade de que tal declaração esteja correta (e, portato, a probabilidade complemetar de que esteja errada). Quado se usa uma amostra da população SEMPRE haverá uma probabilidade de estar cometedo um erro (justamete por ser usada uma amostra): a difereça etre os métodos estatísticos e os outros reside o fato de que os métodos estatísticos permitem calcular essa probabilidade de erro. E para que isso seja possível a amostra da população precisa ser aleatória. As afirmações probabilísticas sobre o modelo da população podem ser basicamete: => estimar quais são os possíveis valores dos parâmetros (Estimação de Parâmetros): - qual é o valor da média de uma variável que segue uma distribuição ormal? - qual é o valor da proporção de um dos resultados possíveis de uma variável que segue uma distribuição biomial. => testar hipóteses sobre as características do modelo: parâmetros, forma da distribuição de probabilidades, etc. (Testes de Hipóteses). - o valor da média de uma variável que segue uma distribuição é maior do que um certo valor? - o modelo probabilístico da população é uma distribuição ormal? - o valor da média de uma variável que segue uma distribuição ormal em uma população é diferete da mesma média em outra população?

2 INE 7 - Iferêcia Estatística Estimação de Parâmetros Amostragem Aleatória ou Probabilística Na amostragem aleatória todos os elemetos da população têm chace diferete de zero de pertecer à amostra, uma vez que a seleção dos elemetos é feita por sorteio ão viciado (ver detalhes o Capítulo 7). Amostragem Aleatória Simples => todos os elemetos da população têm a mesma chace de pertecer à amostra (escolha por sorteio ão viciado); => cada elemeto sorteado é reposto a população ates do próximo sorteio. Obviamete em sempre é viável a amostragem com reposição, se a amostragem for feita SEM REPOSIÇÃO os resultados serão praticamete iguais se o tamaho da amostra ão exceder a 5% do tamaho da população 1. Se a população ão for homogêea em relação à variável sob estudo, para garatir a represetatividade da amostra somos obrigados a selecioar elemetos de cada uma de suas subdivisões Aálise Exploratória de Dados Uma vez tedo coletado os dados, seja através de ceso ou por amostragem, é preciso resumi-los e orgaizá-los de maeira a permitir uma primeira aálise, e posterior uso das iformações. As técicas estatísticas que se ocupam desses aspectos costituem a Aálise Exploratória de Dados. O cojuto de dados pode ser resumido (e apresetado) através das distribuições de freqüêcias, que relacioam os valores que a variável pode assumir com a freqüêcia (cotagem) com que foram ecotrados aquele cojuto. Esta distribuição pode ser apresetada a forma de uma tabela, ou através de um gráfico (estes dois métodos podem ser usados tato para variáveis qualitativas quato para variáveis qualitativas). Há uma terceira forma de resumir o cojuto de dados: as medidas de sítese ou estatísticas. As pricipais estatísticas são a média, o desvio padrão, a variâcia e a proporção. Serão apresetadas suas fórmulas básicas, e o que cada uma sigifica. Média: trata-se de uma estatística que caracteriza o cetro de massa do cojuto de dados (Valor Esperado); quado é a média populacioal recebe o símbolo ; quado é a média amostral recebe o símbolo x x i ; trata-se da média aritmética simples: x ode xi é o i-ésimo valor do cojuto e é o úmero de elemetos da amostra. Variâcia: trata-se de uma estatística que mede a dispersão em toro da média do cojuto (em toro do valor esperado), possuido uma uidade que é o quadrado da uidade da média (e dos valores do cojuto); quado é a variâcia populacioal recebe o símbolo ; quado é a variâcia amostral recebe o símbolo s (xi ) [( x i ) / ] ; s (usa-se - 1 o deomiador quado se 1 1 A reposição garate que as probabilidades de selecioar um determiado elemeto permaecem costates, uma vez que o espaço amostral permaece o mesmo. Quado o tamaho da amostra é meor ou igual a 5% do tamaho da população, mesmo que ão haja reposição supõe-se que as probabilidades ão se modificam substacialmete. Este item foi visto com grade profudidade o Capítulo.

3 INE 7 - Iferêcia Estatística Estimação de Parâmetros 3 trata de uma amostra) 3. O desvio padrão é a raiz quadrada positiva da variâcia, tedo portato uma uidade que é igual à uidade da média, sedo muitas vezes preferida para efeito de mesuração da dispersão. Proporção: cosiste em calcular a razão etre o úmero de ocorrêcias do valor de iteresse de uma variável qualitativa e o úmero total de ocorrêcias registradas o cojuto (de todos os valores que a variável pode assumir); quado é uma proporção populacioal recebe o símbolo ; quado é uma proporção amostral recebe o símbolo p. Os valores das medidas de sítese, além de resumirem o cojuto de dados, costituem uma idicação dos prováveis valores dos parâmetros. Assim, em estudos baseados em amostras, é comum utilizar tais medidas de sítese como estatísticas que serão utilizadas para estimar os parâmetros do modelo probabilístico que descreve a população Distribuição Amostral Os valores dos parâmetros do modelo populacioal calculados em uma amostra são chamados de estatísticas: Parâmetros (População) Estatísticas (Amostra) Média () x Variâcia ( ) s Desvio Padrão () s Proporção () p Número de elemetos (N) Seja uma população qualquer com um parâmetro de iteresse, correspodedo a uma estatística T em uma amostra. Amostras aleatórias são retiradas da população e para cada amostra calcula-se o valor t da estatística T. Os valores de t formam uma ova população que segue uma distribuição de probabilidades que é chamada de distribuição amostral de T. Seja a população abaixo, costituída pelos pesos em kg de oito pessoas adultas: População Sortear 3 Amostras 7 57 {64, 67, 6} => Média = 63,67 kg 65 7 {64, 7, 7} => Média = 68,67 kg 7 6 {65, 7, 6} => Média = 65 kg = 65,6 kg Observe que há uma variação a estatística média, e esta variação precisa ser cosiderada quado são realizadas as iferêcias sobre os parâmetros. Figura 1 - Distribuição Amostral - Exemplo Assim sedo, o cohecimeto das distribuições amostrais das pricipais estatísticas é ecessário para fazer iferêcias sobre os parâmetros do modelo probabilístico da população. 3 Há uma razão matemática para isso: garatir que o valor amostral seja um estimador ão viciado do valor populacioal (maiores detalhes o item Estimação por Poto).

4 INE 7 - Iferêcia Estatística Estimação de Parâmetros 4 Por hora, basta cohecer as distribuições amostrais das estatísticas média de uma variável quatitativa qualquer, e proporção de um dos dois úicos resultados de uma variável qualitativa. Exemplo Supoha uma variável quatitativa cujos valores costituem uma população com os seguites valores: (, 3, 4, 5) Para esta população, que tem uma distribuição uiforme, podemos observar que os parâmetros são: = 3,5 = 1,5 (usou-se o deomiador por ser uma população) Se retirarmos todas as amostras aleatórias de elemetos (com reposição) possíveis desta população ( = ), teremos os seguites resultados 5 : (, ) (, 3) (, 4) (, 5) (3, ) (3, 3) (3, 4) (3, 5) (4,) (4, 3) (4, 4) (4, 5) (5, ) (5, 3) (5, 4) (5, 5) O cálculo das médias de todas as amostras acima resultará a matriz abaixo: X _ (,) (,5) (3,) (3,5) (,5) (3,) (3,5) (4,) (3,) (3,5) (4,) (4,5) (3,5) (4,) (4,5) (5,) Se estas médias forem plotadas em um gráfico de freqüêcias (um histograma): Figura - Histograma de médias amostrais Se forem calculados a média e a variâcia das médias de todas as amostras o resultado será: X _ 1,5 56/16 3, 5 V(x),65 Observe como a distribuição das médias amostrais da variável pode ser aproximada por uma distribuição ormal (ão obstate a distribuição da variável a população ão ser ormal), e que o 4 Elaborado pela professora Carme Dolores de Freitas de Lacerda. 5 Há 16 amostras possíveis.

5 Frequecy Frequecy INE 7 - Iferêcia Estatística Estimação de Parâmetros 5 valor esperado das médias amostrais (média das médias) é IGUAL ao valor da média populacioal da variável e a variâcia das médias amostrais é IGUAL ao valor da variâcia populacioal da variável dividida pelo tamaho da amostra 6. Quato maior o tamaho da amostra (quato maior ) mais o histograma acima aproximar-se-á de uma distribuição ormal, idepedetemete do formato da distribuição da variável a população. Vamos ver outro exemplo. Exemplo 9. - Na Figura 3 abaixo temos a distribuição populacioal de uma variável quatitativa qualquer de iteresse. Ela apreseta média populacioal () igual a 416,99, e variâcia populacioal ( ) igual a 89554,5164. Observe que a distribuição é ASSIMÉTRICA, ou seja, ão é ormal! Vamos imagiar que seja possível retirar várias amostras aleatórias 7 (com reposição) desta população, medir os 6 valores da variável e calcular a média da 5 variável em cada amostra. Posteriormete 4 costruiremos um histograma das médias das 3 amostras, e calcularemos a média das médias e a variâcia das médias Dados Figura 3 - Distribuição populacioal de uma variável quatitativa Vamos começar com 4 amostras aleatórias de elemetos cada 7. Veja a Figura Médias amostras = 1 Figura 4 - Distribuição amostral da média ( = ) A média das médias amostrais vale 43,8875, e a variâcia das médias amostrais vale 6758, E, lembrado-se do exemplo aterior, podemos calcular o quociete variâcia populacioal pelo tamaho da amostra: / = 89554,5164/ = 44777,563. Observado o histograma vemos que a distribuição das médias, para amostras de elemetos, cotiua assimétrica, e o valor da média das médias amostrais (43,8875) ão está muito próximo da média populacioal (416,99), bem como a variâcia das médias amostrais (6758,98666), distate de / = 44777,563 Obviamete o tamaho da amostra utilizada ( elemetos) aida ão foi grade o bastate para levar aos resultados obtidos o Exemplo 9.1 (provavelmete porque a distribuição da população é assimétrica). Vamos agora ver os resultados obtidos para 4 amostras aleatórias de 4 elemetos cada. O histograma das médias está a Figura 5. 6 Voltaremos a aalisar o sigificado destes resultados quado estudarmos a Estimação por Poto. 7 A retirada das amostras foi efetuada através do pacote estatístico Miitab.

6 Frequecy Frequecy Frequecy Médias amostras = 4 Figura 5 - Distribuição amostral da média ( = 4) INE 7 - Iferêcia Estatística Estimação de Parâmetros 6 A média das médias amostrais vale 444,5375, e a variâcia das médias amostrais vale 6464,369. E, lembrado-se do exemplo aterior, podemos calcular o quociete variâcia populacioal pelo tamaho da amostra: / = 89554,5164/4 = 388,6816. Observado o histograma vemos que a distribuição das médias, para amostras de 4 elemetos, cotiua assimétrica, e o valor da média das médias amostrais (444,5375) ão está muito próximo da média populacioal (416,99), mas a variâcia das médias amostrais (6464,369) aproxima-se mais de / = 388,6816. Novamete o tamaho da amostra utilizada (4 elemetos) aida ão foi grade o bastate para levar aos resultados obtidos o Exemplo 9.1 Vamos agora ver os resultados obtidos para 4 amostras aleatórias de 16 elemetos cada. O histograma das médias está a Figura Médias amostras =16 Figura 6 - Distribuição amostral da média ( = 16) 5 A média das médias amostrais vale 394,49, e a variâcia das médias amostrais vale 5568,3945. E, lembrado do exemplo aterior, podemos calcular o quociete variâcia populacioal pelo tamaho da amostra: / = 89554,5164/16 = 5597,1577. Observado o histograma vemos que a distribuição das médias, para amostras de 16 elemetos está mais próxima da simetria, e o valor da média das médias amostrais (394,49) está mais próximo da média populacioal (416,99), e a variâcia das médias amostrais (5568,3945) aproxima-se bastate de / = 5597,1577. Estamos muito próximos de obter um comportameto simétrico, e aproximadamete ormal para o histograma das médias amostrais. Se retirarmos mais 4 amostras, mas agora com 3 elemetos em cada, o resultado poderá ser visto a Figura Médias amostras =3 Figura 7 - Distribuição amostral da média ( = 3) 54 A média das médias amostrais vale 41,917, e a variâcia das médias amostrais vale 945,136. E, lembrado-se do exemplo aterior, podemos calcular o quociete variâcia populacioal pelo tamaho da amostra: / = 89554,5164/3 = 985,158. Observado o histograma vemos que a distribuição das médias, para amostras de 3 elemetos é virtualmete ormal, e o valor da média das médias amostrais (41,917) está bem próximo da média populacioal (416,99), e a variâcia das médias amostrais (945,136) também é muito próxima de / = 985,158.

7 INE 7 - Iferêcia Estatística Estimação de Parâmetros 7 Podemos etão euciar os teoremas: TEOREMA DAS COMBINAÇÕES LINEARES Se a variável de iteresse segue uma distribuição ormal a população a distribuição amostral das médias de amostras aleatórias retiradas desta população também será ormal, idepedetemete do tamaho destas amostras. TEOREMA DO LIMITE CENTRAL Se a variável de iteresse ão segue uma distribuição ormal a população (ou ão se sabe qual é a sua distribuição) a distribuição amostral das médias de amostras aleatórias retiradas desta população será ormal se o tamaho destas amostras for suficietemete grade 8, com uma média igual à média populacioal e uma variâcia igual à variâcia populacioal dividida pelo tamaho da amostra. Exemplo Pese agora em uma variável qualitativa que pode assumir apeas dois valores, e que costitui a seguite população: (,,,, ) Vamos supor que há iteresse o valor (este valor seria o osso sucesso ). A proporção deste valor a população (o valor do parâmetro) será = 1/5. Se retirarmos todas as amostras aleatórias de elemetos (com reposição) possíveis desta população ( = ), teremos os seguites resultados 1 : (,) (,) (,) (,) (, ) (,) (,) (,) (,) (, ) (,) (,) (,) (,) (, ) (,) (,) (,) (,) (, ) (, ) (, ) (, ) (, ) (, ) Figura 8 - Amostras de tamaho para proporção Observe que se defiirmos a variável como o úmero de sucessos (úmero de ) esta terá uma distribuição biomial: há apeas dois resultados possíveis para cada realização, há um úmero limitado de realizações ( = o caso), e cada realização idepede da outra (porque a amostra é aleatória com reposição). Calculado a proporção de em cada uma das amostras, e chamado esta proporção amostral de p, teremos os seguites resultados: 8 Este suficietemete grade varia de distribuição para distribuição, como foi visto uma distribuição uiforme precisa de uma amostra pequea ( = o caso) para que a aproximação seja possível, outras distribuições precisam de amostras maiores. Algus autores costumam chamar de grades amostras aquelas que possuem mais de 3 elemetos, a partir deste tamaho a aproximação poderia ser feita sem maiores preocupações. 9 Elaborado pela professora Carme Dolores de Freitas de Lacerda. 1 Há 5 amostras possíveis.

8 () () p () () (1/ ) INE 7 - Iferêcia Estatística Estimação de Parâmetros 8 () () () (1/ ) () () () (1/ ) () () () (1/ ) () () () (1/ ) (1/ ) (1/ ) (1/ ) (1) Calculado a média (valor esperado) e a variâcia das proporções acima teremos: X _ 5 5 (1 ) E(p) s,8 5 Observe que o valor esperado (média) das proporções amostrais é IGUAL ao valor da proporção populacioal de, e que a variâcia das proporções amostrais é IGUAL ao produto da proporção populacioal de por seu complemetar, dividido pelo tamaho da amostra 11. Lembrem-se de que uma distribuição biomial pode ser aproximada por uma distribuição ormal se algumas codições forem satisfeitas: se o produto do úmero de realizações pela probabilidade de sucesso ( x p) E o produto do úmero de realizações pela probabilidade de fracasso ( x [1 - p]) forem ambos maiores ou iguais a 5 1. E esta distribuição ormal teria média igual a x p e variâcia igual a x p x (1 - p). Se estamos iteressados apeas a proporção (probabilidade de sucesso ) e ão o úmero de sucessos as expressões ateriores podem ser divididas por (o tamaho da amostra): média igual a p e variâcia igual a [p x (1- p) / ]. Por causa do Teorema do Limite Cetral é que a distribuição ormal é tão importate. É claro que ela represeta muito bem uma grade variedade de feômeos, mas é devido à sua utilização geeralizada em Iferêcia Estatística que o seu estudo é imprescidível. Ressalte-se, porém que a sua aplicação costuma resumir-se ao que se chama de Iferêcia Paramétrica, iferêcias sobre os parâmetros dos modelos probabilísticos que descrevem as variáveis a população. Para fazer iferêcias sobre outros aspectos que ão os parâmetros, ou quado as amostras utilizadas ão forem suficietemete grades para se assumir a validade do Teorema do Limite Cetral, é preciso usar técicas de Iferêcia Não Paramétrica (que ós ão veremos esta disciplia) Estimação por Poto de Parâmetros Uma vez tedo decidido que modelo probabilístico é mais adequado para represetar a variável de iteresse a População resta obter os seus parâmetros. Nos estudos feitos com base em amostras é preciso escolher qual das estatísticas da amostra será o melhor estimador para cada parâmetro do modelo. A Estimação por Poto cosiste em determiar qual será o melhor estimador para o parâmetro de iteresse. 11 Voltaremos a aalisar o sigificado deste resultado quado estudarmos Estimação por Poto. 1 Isto também é decorrêcia do Teorema Cetral do Limite.

9 INE 7 - Iferêcia Estatística Estimação de Parâmetros 9 Como os parâmetros serão estimados através das estatísticas (estimadores) de uma amostra aleatória, e como para cada amostra aleatória as estatísticas apresetarão diferetes valores, os estimadores também terão valores aleatórios. Em outras palavras um Estimador é uma variável aleatória que segue uma distribuição de probabilidades. Naturalmete haverá várias estatísticas T que poderão ser usadas como estimadores de um parâmetro. Como escolher qual das estatísticas será o melhor estimador para o parâmetro? Há basicamete três critérios para a escolha de um estimador: o estimador precisa ser justo, cosistete e eficiete 13. Um Estimador T é um estimador justo (ão tedecioso) de um parâmetro quado o valor esperado de T é igual ao valor do parâmetro a ser estimado: E(T) = Um Estimador T é um estimador cosistete de um parâmetro quado além ser um estimador justo a sua variâcia tede a zero à medida que o tamaho da amostra aleatória aumeta: lim V(T). Se há dois Estimadores justos de um parâmetro o mais eficiete é aquele que apresetar a meor variâcia Estimação por Poto dos pricipais parâmetros Os pricipais parâmetros que vamos avaliar aqui são: média de uma variável que segue uma distribuição ormal (ou qualquer distribuição se a amostra for suficietemete grade) em uma população (média populacioal - ) e proporção de ocorrêcia de um dos valores de uma variável que segue uma distribuição de Beroulli/Biomial 14 em uma população (proporção populacioal - ). Em suma escolher quais estatísticas amostrais são mais adequadas para estimar estes parâmetros, usado os critérios defiidos acima. Lembrado-se dos Exemplos 9.1, 9. e 9.3, algumas costatações que lá foram feitas passarão a fazer setido agora. Vamos supor que houvesse a iteção de estimar a média populacioal da variável do Exemplo 9.1. Qual das estatísticas dispoíveis seria o melhor estimador? Lembre-se que após retirar todas as amostras aleatórias possíveis daquela população, calcularmos a média de cada amostra, e posteriormete calcularmos a média dessas médias costatou-se que o valor esperado das médias amostrais (média das médias) é IGUAL ao valor da média populacioal da variável e a variâcia das médias amostrais é IGUAL ao valor da variâcia populacioal da variável dividida pelo tamaho da amostra: E (x) V(x) O melhor estimador da média populacioal é a média amostral x, pois se trata de um estimador justo e cosistete: - Justo porque o valor esperado da média amostral será a média populacioal; 13 Na realidade há mais critérios, mas estes são os mais importates, maiores detalhes em COSTA NETO, P.O. Estatística, Ed. Edgard Blücher, Ambas exigem que experimeto seja um experimeto de Beroulli: que teha (ou possa ser reduzido) a apeas resultados possíveis complemetares.

10 INE 7 - Iferêcia Estatística Estimação de Parâmetros 1 - Cosistete porque se o tamaho da amostra teder ao ifiito a variâcia da média amostral (do Estimador) tederá a zero. Agora vamos supor que houvesse a iteção de estimar a proporção populacioal do valor da variável do Exemplo 9.3. Qual das estatísticas dispoíveis seria o melhor estimador? Lembre-se que após retirar todas as amostras aleatórias possíveis daquela população, calcularmos a proporção de em cada amostra, e posteriormete calcularmos a média dessas proporções costatou-se que o valor esperado das proporções amostrais (média das proporções) é IGUAL ao valor da proporção populacioal do valor da variável e a variâcia das proporções amostrais é IGUAL ao valor do produto da proporção populacioal do valor da variável pela sua complemetar dividida pelo tamaho da amostra: E (p) (1 ) V(p) O melhor estimador da média populacioal é a proporção amostral p, pois se trata de um estimador justo e cosistete: - Justo porque o valor esperado da proporção amostral será a proporção populacioal; - Cosistete porque se o tamaho da amostra teder ao ifiito a variâcia da proporção amostral (do Estimador) tederá a zero. Poderíamos fazer um procedimeto semelhate para estimar outros parâmetros, como, por exemplo, a variâcia populacioal de uma variável. Este procedimeto ão será demostrado, mas o melhor estimador da variâcia populacioal será a variâcia amostral SE FOR USADO - 1 NO DENOMINADOR DA EXPRESSÃO DE CÁLCULO 15. Somete assim a variâcia amostral será um estimador justo (ão viciado) da variâcia populacioal. Como o desvio padrão é a raiz quadrada da variâcia é comum estimar o desvio padrão populacioal extraido a raiz quadrada da variâcia amostral Estimação por Itervalo de Parâmetros Geralmete uma iferêcia estatística é feita com base em uma úica amostra: a maior parte dos casos é totalmete iviável retirar todas as amostras possíveis de uma determiada população. Ituitivamete percebemos que as estatísticas calculadas essa úica amostra, mesmo sedo os melhores estimadores para os parâmetros de iteresse, terão uma probabilidade ifiitesimal de coicidir exatamete com os valores reais dos parâmetros. Etão a Estimação por Poto dos parâmetros é isuficiete, e as estimativas assim obtidas servirão apeas como referêcia para a Estimação por Itervalo. A Estimação por Itervalo cosiste em colocar um Itervalo de Cofiaça (I.C.) em toro da estimativa obtida através da Estimação por Poto. O Itervalo de Cofiaça terá uma certa probabilidade chamada de Nível de cofiaça (que costuma ser simbolizado como 1 - ) de coter o valor real do parâmetro: fazer uma Estimação por Itervalo de um parâmetro é efetuar uma afirmação probabilística sobre este parâmetro, idicado 15 Esta é a razão matemática a que se referia a ota 57.

11 INE 7 - Iferêcia Estatística Estimação de Parâmetros 11 uma faixa de possíveis valores, e a probabilidade de que esta faixa realmete coteha o valor real do parâmetro. A probabilidade de que o Itervalo de Cofiaça ão coteha o valor real do parâmetro é chamada de Nível de Sigificâcia (), e o valor desta probabilidade será o complemetar do Nível de Cofiaça. É comum defiir o Nível de Sigificâcia como uma probabilidade máxima de erro, um risco máximo admissível. A determiação do Itervalo de Cofiaça para um determiado parâmetro resume-se basicamete a defiir o Limite Iferior e o Limite Superior do itervalo, supodo um determiado Nível de Cofiaça (ou Sigificâcia). A defiição dos limites depederá também da distribuição amostral da estatística usada como referêcia para o itervalo e do tamaho da amostra utilizada. Para os dois parâmetros em que temos maior iteresse (média populacioal e proporção populacioal ) a distribuição amostral dos estimadores (média amostral x e proporção amostral p, respectivamete) pode ser aproximada por uma distribuição ormal: o Itervalo de Cofiaça será etão simétrico em relação ao valor calculado da estimativa (média ou proporção amostral), com base a amostra aleatória coletada: Figura 9 - Itervalo de Cofiaça para uma distribuição ormal Ode: Li é o limite iferior e Ls é o limite superior do Itervalo de Cofiaça; 1 - é o Nível de Cofiaça estabelecido, observado que o valor do Nível de Sigificâcia é dividido igualmete etre os valores abaixo de Li e acima de Ls. Para obter os limites em fução do Nível de Cofiaça devemos utilizar a distribuição ormal padrão (variável Z com média zero e variâcia um): fixar um certo valor de probabilidade, obter o valor de Z correspodete, e substituir o valor em Z = (x - média )/ desvio padrão 16, para obter o valor x (valor correspodete ao valor de Z para a probabilidade fixada). Observe a figura abaixo: Figura 1 - Itervalo de Cofiaça para a distribuição ormal padrão O limite Li (iferior) correspode a Z 1 e o limite Ls (superior) correspode a Z. O poto cetral (zero) correspode ao valor calculado da Estimativa. Como a variável Z tem distribuição 16 Foram colocados etre aspas porque os valores depederão dos parâmetros sob aálise e de outros fatores.

12 INE 7 - Iferêcia Estatística Estimação de Parâmetros 1 ormal com média igual a zero (lembrado que a distribuição ormal é simétrica em relação à média) os valores de Z 1 e Z serão iguais em módulo (Z 1 será egativo e Z positivo): Z 1 será um valor de Z tal que P( Z Z1), e Z será um valor tal que P( Z Z ) 1 Etão obteremos os valores dos limites através das expressões: Z 1 = (Li - média )/ desvio padrão => Li = média + Z 1 desvio padrão Z = (Ls - média )/ desvio padrão => Ls = média + Z desvio padrão Como Z 1 = - Z, podemos substituir: Li = média - Z desvio padrão Ls = média + Z desvio padrão E este valor Z costuma ser chamado de Z crítico, porque correspode aos limites do itervalo 17 : Li = média - Z crítico desvio padrão Ls = média + Z crítico desvio padrão Reparem que o mesmo valor é somado e subtraído da média. Este valor é chamado de semi-itervalo ou precisão do itervalo, e recebe símbolo e : e = Z crítico desvio padrão Resta agora defiir corretamete o valor da média e do desvio padrão para cada um dos parâmetros em que estamos iteressados (média e proporção populacioal). Com base as coclusões obtidas a Estimação por Poto isso será simples. Cotudo, há algus outros aspectos que precisarão ser esmiuçados Estimação por Itervalo da Média Populacioal Lembrado das expressões ateriores: Li = média - Z crítico desvio padrão = média - e Ls = média + Z crítico desvio padrão = média + e Neste caso a média será a média amostral x (ou mais precisamete o seu valor): P( x e x e) 1 O valor de e depederá de outros aspectos. a) Se a variâcia populacioal da variável (cuja média populacioal queremos estimar) for cohecida. Neste caso a variâcia amostral da média poderá ser calculada através da expressão: V(x), e, por coseguite, o desvio padrão será desvio padrao 17 Esta otação é a utilizada a apostila de Roteiros e Tabelas.

13 INE 7 - Iferêcia Estatística Estimação de Parâmetros 13 E e será: e Zcritico Bastará etão fixar o Nível de Cofiaça (ou de Sigificâcia) para obter Z crítico e calcular e. b) Se a variâcia populacioal da variável for descohecida. Naturalmete este é o caso mais ecotrado a prática. Como se deve proceder? Depederá do tamaho da amostra. b.1 - Grades amostras (mais de 3 elemetos) Nestes casos procede-se como o item aterior, apeas fazedo com que = s, ou seja, cosiderado que o desvio padrão da variável a população é igual ao desvio padrão da variável a amostra (suposição razoável para grades amostras). b. - Pequeas amostras (até 3 elemetos) Nestes casos a aproximação do item b.1 ão será viável. Terá que ser feita uma correção a distribuição ormal padrão (Z) através da distribuição t de Studet. Trata-se de uma distribuição de probabilidades que apreseta média igual a zero (como a ormal padrão), é simétrica em relação à média, mas apreseta uma variâcia igual a / ( -), ou seja seus valores depedem do tamaho da amostra, apresetado maior variâcia para meores valores de amostra 18. Quato maior o tamaho da amostra mais a variâcia de t aproxima-se de 1, (variâcia da ormal padrão) 19. A distribuição t de Studet está a figura abaixo: Figura 11 - Distribuição t de Studet Observe que tal como a distribuição ormal padrão a distribuição t de Studet é simétrica em relação à média (que é igual a zero). O valor -1 (tamaho da amostra meos 1) é chamado de úmero de graus de liberdade da estatística. Quado a variâcia amostral é calculada supõe-se que a média já seja cohecida, assim apeas um determiado úmero de elemetos da amostra poderá ter seus valores variado livremete, este úmero será igual a - 1, porque um dos valores ão poderá variar livremete, pois terá que ter um valor tal que a média permaeça a mesma calculada ateriormete. Assim, a estatística terá - 1 graus de liberdade. A distribuição t de Studet ecotra-se tabelada o apêdice para vários graus de liberdade e valores de probabilidade. 18 Esta é a correção propriamete dita, pois ao usar pequeas amostras o risco de que a variâcia amostral da variável seja diferete da variâcia populacioal é maior, podedo levar a itervalos de cofiaça que ão correspodem à realidade. A ão utilização desta correção foi a fote de muitos erros o passado, e, ifelizmete, de aida algus erros o presete. 19 Para tamahos de amostra maiores do que 3 supõe-se que a variâcia de t é igual a 1: por isso a aproximação do item b.1.

14 INE 7 - Iferêcia Estatística Estimação de Parâmetros 14 Quado a variâcia populacioal da variável é descohecida e a amostra tem até 3 elemetos substitui-se por s e Z por t -1 em todas as expressões para determiação dos limites do itervalo de cofiaça, obtedo: Li = média - t -1,crítico desvio padrão = média - e Ls = média + t -1,crítico desvio padrão = média + e s E e será: e t 1, critico Os valores de t -1,crítico podem ser obtidos de forma semelhate aos de Z crítico, defiido o Nível de Cofiaça (ou de Sigificâcia), mas precisam também da defiição do úmero de graus de liberdade ( - 1): tedo estes valores basta procurar o valor em uma tabela ou em um programa computacioal. Se o tamaho da amostra () for superior a 5% do tamaho da população (N) os valores de e precisam ser corrigidos. Caso cotrário os limites dos itervalos ão serão acurados. A correção é mostrada a equação a seguir: e e N N 1 corrigido Estimação por Itervalo da Proporção Populacioal No item 9.3 declaramos que o melhor estimador para a proporção populacioal é a proporção amostral p. E que esta proporção amostral teria média igual a e variâcia igual a [ x (1 - )]/ ode é o tamaho da amostra aleatória. A distribuição da proporção amostral p é biomial, e sabe-se que a distribuição biomial pode ser aproximada por uma ormal se algumas codições forem satisfeitas, o caso se: 5 E (1 - ) 5. Ora, se fosse cohecido ão estaríamos aqui os preocupado com a sua Estimação por Itervalo, assim vamos verificar se é possível aproximar a distribuição biomial de p por uma ormal se: p 5 E (1 - p) 5, ou seja usado o próprio valor da proporção amostral observada (trata-se de uma aproximação razoável). SE E SOMENTE SE estas duas codições forem satisfeitas poderemos usar as expressões abaixo (lembrado das expressões ateriores): Li = média - Z crítico desvio padrão = média - e Ls = média + Z crítico desvio padrão = média + e Neste caso a média será a proporção amostral (ou mais precisamete o seu valor): (p e p e ) 1 P ( 1 ) E o valor do desvio padrão será igual a usaremos a proporção amostral p como aproximação.. Novamete, como é descohecido,

15 INE 7 - Iferêcia Estatística Estimação de Parâmetros 15 p (1 p) Etão e será: e Zcritico Bastará etão fixar o Nível de Cofiaça (ou de Sigificâcia), Z crítico e calcular e. Novamete, precisamos corrigir o valor de e para o caso de população fiita: e e N N 1 corrigido Em suma a Estimação por Itervalo da média e da proporção populacioal cosiste basicamete em calcular a amplitude do semi-itervalo (o e ), de acordo com as codições do problema sob aálise. - Para a média, observar se é viável cosiderar que a distribuição da variável a população é ormal, ou que a amostra seja suficietemete grade para que a distribuição das médias amostrais possa ser cosiderada ormal. Se isso for verificado, idetificar se a variâcia populacioal da variável é cohecida: caso seja deverá ser usada a variável Z da distribuição ormal padrão, para qualquer tamaho de amostra. Se variâcia populacioal da variável é descohecida há duas possibilidades: para amostras com mais de 3 elemetos usar a variável Z, e fazer a variâcia populacioal igual à variâcia amostral da variável; se a amostra tem até 3 elemetos usar a variável t -1 da distribuição de Studet. - Para a proporção, observar se é possível fazer a aproximação pela distribuição ormal Tamaho Míimo de Amostra para Estimação por Itervalo de parâmetros Como foi observado, a determiação dos limites de um Itervalo de Cofiaça (determiação do e ) depede do tamaho da amostra aleatória coletada, além do Nível de Cofiaça e da distribuição amostral do estimador utilizado. Nada podemos fazer quato à distribuição amostral do estimador, o Nível de Cofiaça ós podemos cotrolar, seria iteressate defiir etão uma precisão (um valor para e ) para o Itervalo de Cofiaça: é muito comum querermos estabelecer previamete qual será a faixa de variação de um determiado parâmetro, com uma certa cofiabilidade. Cotudo, para um mesmo tamaho de amostra: - se aumetarmos o Nível de Cofiaça (reduzirmos o Nível de Sigificâcia) teremos um valor crítico maior, o que aumetará o valor de e, resultado em um Itervalo de Cofiaça mais largo, com meor precisão. - se resolvermos aumetar a precisão (meor valor de e ), obter um Itervalo de Cofiaça mais estreito, teremos uma queda o Nível de Cofiaça. A solução para o dilema acima é obter um tamaho míimo de amostra capaz de ateder simultaeamete ao Nível de Cofiaça (ou de Sigificâcia) e à precisão (e ) especificados. Como as expressões de e são em fução do tamaho de amostra (), seria razoável pesar em reordeálas de forma a fazer com que o tamaho de amostra seja fução do Nível de Cofiaça e da precisão (e ).

16 INE 7 - Iferêcia Estatística Estimação de Parâmetros Tamaho Míimo de Amostra para Estimação por Itervalo da média populacioal a) Variâcia populacioal cohecida Zcritico e Zcritico isolado : e Neste caso basta especificar o valor de e (a mesma uidade do desvio padrão populacioal ), e o Nível de Cofiaça (que será usado para ecotrar o Z crítico ) e calcular o tamaho míimo de amostra. b) Variâcia populacioal descohecida s t 1,critico s e t 1, critico isolado : e O procedimeto este caso seria semelhate exceto por um pequeo problema: se estamos calculado o tamaho da amostra como podemos cohecer - 1 e o desvio padrão amostral s? Quado a variâcia populacioal da variável é descohecida o usual é retirar uma amostra piloto com um tamaho * arbitrário. A partir dos resultados desta amostra são calculadas as estatísticas (etre elas o desvio padrão amostral s) que são substituídas a expressão acima. Se * etão a amostra piloto é suficiete para o Nível de Cofiaça e a precisão exigidos. Se > * etão a amostra piloto é isuficiete para o Nível de Cofiaça e a precisão exigidos, sedo etão ecessário retorar à população e retirar os elemetos para completar o tamaho míimo de amostra. O processo cotiua até que a amostra seja cosiderada suficiete Tamaho Míimo de Amostra para Estimação por Itervalo da proporção populacioal Para a proporção populacioal teremos: e p (1 p) Z critico Zcritico isolado : p (1 p) e É ecessário especificar o Nível de Cofiaça (ou de Sigificâcia) que será usado para ecotrar o Z crítico, e o valor de e (tomado o cuidado de que tato e quato p e 1- p estejam todos como proporções adimesioais ou como percetuais) para que seja possível calcular o valor do tamaho míimo de amostra. Da mesma forma que o caso da Estimação da média quado a variâcia populacioal é descohecida teremos que recorrer à uma amostra piloto, procededo de forma semelhate à letra b) do item No cálculo do tamaho míimo de amostra para a Estimação por Itervalo da proporção populacioal há, porém uma solução alterativa: utiliza-se uma estimativa exagerada da amostra, supodo o máximo valor possível para o produto p (1 - p), que ocorrerá quado ambas as proporções forem iguais a,5 (5%). Esta solução somete é usada quado a atureza da pesquisa é tal que ão é possível retirar uma amostra piloto: a retirada de uma amostra piloto e a evetual retirada de ovos elemetos da população poderiam prejudicar muito o resultado da pesquisa. Paga-se etão o preço de ter uma amostra substacialmete maior do que talvez fosse ecessário.

17 INE 7 - Iferêcia Estatística Estimação de Parâmetros 17 Coforme visto o Capítulo 7, se o tamaho da população for cohecido é recomedável corrigir o tamaho da amostra obtida, seja para o itervalo de cofiaça de média ou proporção, através da seguite fórmula: N corrigido ode N é o tamaho da população N Assim procededo, evitamos o icoveiete de obter um tamaho de amostra superior ao tamaho da população, o que pode ocorrer se N ão for muito grade. Exemplo Retirou-se uma amostra aleatória de 4 elemetos de uma produção de cortes bovios o ituito de estimar a média do peso do corte. Obteve-se média de 8, kg e desvio padrão de,4 kg. Supodo população ormal. a) Determiar um itervalo de cofiaça para a média populacioal com 1% de sigificâcia. b) Para estimar a média, com 1% de sigificâcia e precisão de, kg, esta amostra é suficiete a) Seguido o roteiro de Estimação de Parâmetros do apêdice: 1) O parâmetro de iteresse é a média populacioal do peso do corte. ) Adotou-se um ível de sigificâcia de 1%, etão =,1 e 1 - =, ) As estatísticas dispoíveis são: média amostral = 8, kg s =,4 kg = 4 elemetos. 4) Defiição da variável de teste: como a variâcia populacioal é DESCONHECIDA, e o tamaho da amostra é meor do que 3 elemetos, ão obstate a população ter distribuição ormal, a distribuição amostral da média será t de Studet, e a variável de teste será t -1. 5) Ecotrar o valor de t -1,crítico : como o Itervalo de Cofiaça para a média é bilateral, teremos uma situação semelhate à da figura abaixo: Para ecotrar o valor crítico devemos procurar a tabela da distribuição de Studet, a liha correspodete a -1 graus de liberdade, ou seja em 4-1 = 3 graus de liberdade. O valor da probabilidade pode ser visto a figura ao lado: os valores críticos serão t 3;,5 e t 3;,995 os quais serão iguais em módulo. E o valor de t -1,crítico será igual a 5,84 (em módulo) 6) Determiam-se os limites do itervalo, através da expressão abaixo (cujo resultado será somado e subtraído da média amostral) para determiar os limites do itervalo: t 1,crítico s 5,84,4 e 1,168kg 4 LI x e 8, 1,168 7,3kg LS x e 8, 1,168 9,368kg 7) Etão o itervalo de 99% de cofiaça para a média populacioal da dimesão é [7,3;9,368] kg. Iterpretação: há 99% de probabilidade de que a verdadeira média populacioal do peso de corte esteja etre 7,3 e 9,368 kg. b) Como a variâcia populacioal é DESCONHECIDA, e o tamaho da amostra é meor do que 3 elemetos, ão obstate a população ter distribuição ormal, a distribuição amostral da média será t de Studet, e a variável de teste será t -1. Assim será usada a seguite expressão para calcular o tamaho míimo de amostra para a estimação por itervalo da média populacioal. 1 Este valor pode ser arbitrado pelo usuário ou pode ser uma exigêcia do problema sob aálise, ou até mesmo uma exigêcia legal. Os íveis de sigificâcia mais comus são de 1%, 5% ou mesmo 1%.

18 INE 7 - Iferêcia Estatística Estimação de Parâmetros 18 t 1,critico s e O ível de sigificâcia é o mesmo do item a. Sedo assim, o valor crítico cotiuará sedo o mesmo: t -1,crítico = 5,84. O desvio padrão amostral vale,4 kg, e o valor de e, a precisão, foi fixado em, kg. Basta etão substituir os valores a expressão: t 1,critico s 5,84,4 136,4 137 e elemetos, Observe que o tamaho míimo de amostra ecessário para ateder a 1% de sigificâcia e precisão de, kg deveria ser de 137 elemetos. Como a amostra coletada possui apeas 4 elemetos ela é INSUFICIENTE para a sigificâcia e precisão exigidas. Recomeda-se o retoro à população para a retirada aleatória de mais 133 espécimes. Exemplo Retirou-se uma amostra aleatória de 1 peças de um lote. Verificou-se que 35 eram defeituosas. a) Determiar um itervalo de cofiaça de 95% para a proporção peças defeituosas o lote. b) Supodo 99% de cofiaça e precisão de 1%, esta amostra é suficiete para estimar a proporção populacioal a) Seguido o roteiro do Apêdice: 1) O parâmetro de iteresse é a proporção populacioal de peças defeituosas. ) Adotou-se um ível de sigificâcia de 5%, etão =,5 e 1 - =,95 3) As estatísticas são: proporção amostral de peças defeituosas p = 35/1 = 1 elemetos. 4) Defiição da variável de teste: precisamos verificar se é possível fazer a aproximação pela ormal, etão x p = 1 x,35 = 35 > 5 e x (1- p) = 1 x,965 = 965 > 5. Como ambos os produtos satisfazem as codições para a aproximação podemos usar a variável Z da distribuição ormal padrão 5) Ecotrar o valor de Z crítico : como o Itervalo de Cofiaça para a média é bilateral, teremos uma situação semelhate à da figura abaixo: 6) Passa-se agora a determiação dos limites do itervalo, através da expressão abaixo (cujo resultado será somado e subtraído da proporção amostral de peças defeituosas) para determiar os limites do itervalo: p(1 p),35,965 e Zcritico 1,96,114 1 LI p e,35,114,36 LS p e,35,114, 464 7) Etão, o itervalo de 95% de cofiaça para a proporção populacioal de peças defeituosas é [,36%;4,64%]. Para ecotrar o valor crítico devemos procurar a tabela da distribuição ormal padrão pela probabilidade,975 (,95+,5) O valor da probabilidade pode ser visto a figura ao lado: os valores críticos serão Z,5 e Z,975 os quais serão iguais em módulo. E o valor de Z crítico será igual a 1,96 (em módulo).

19 INE 7 - Iferêcia Estatística Estimação de Parâmetros 19 Iterpretação: há 95% de probabilidade de que a verdadeira proporção populacioal de platas atacadas pelo fugo esteja etre,36% e 4,64%. b) De acordo com o item aterior é possível utilizar a aproximação pela distribuição ormal. A expressão para o cálculo do tamaho míimo de amostra para a proporção populacioal será: Z critico p (1 p) e Os valores de p e 1 - p já são cohecidos: p =, p =,965 O ível de cofiaça exigido é de 99%: para ecotrar o valor crítico devemos procurar a tabela da distribuição ormal padrão pela probabilidade,995 (,99+,5); os valores críticos serão Z,5 e Z,995 os quais serão iguais em módulo. E o valor de Z crítico será igual a,58 (em módulo). A precisão foi fixada em 1% (,1). Substituido os valores a expressão acima: Z critico,58 p (1 p),35,965 48,14 49 e,1 Observe que o tamaho míimo de amostra ecessário para ateder a 99% de cofiaça e precisão de 1% deveria ser de 49 elemetos. Como a amostra coletada possui apeas 1 elemetos ela é INSUFICIENTE para a cofiaça e precisão exigidas. Recomeda-se o retoro à população para a retirada aleatória de mais 149 peças. "EMPATE TÉCNICO" Estamos acostumados a ouvir declarações do tipo "os cadidatos A e B estão tecicamete empatados a preferêcia eleitoral". O que sigifica isso? Geralmete as pesquisas de opiião eleitoral cosistem em obter as proporções de etrevistados que declara votar este ou aquele cadidato, aquele mometo. Posteriormete as proporções são geeralizadas estatisticamete para a população, através do cálculo de itervalos de cofiaça para as proporções de cada cadidato. Se os itervalos de cofiaça das proporções de dois ou mais cadidatos apresetam grades superposições declara-se que há um "empate técico": as difereças etre eles devem-se provavelmete ao acaso, e para todos os fis estão em codições virtualmete iguais, aquele mometo. Exemplo Imagie que uma pesquisa de opiião eleitoral apresetasse os seguites resultados (itervalos de cofiaça para a proporção que declara votar o cadidato) sobre a prefeitura do muicípio de Tapioca. Quais cadidatos estão tecicamete empatados? Opiião Limite iferior % Limite superior % Godofredo Astrogildo 31% 37% Filismio Arquibaldo 14% % Urraca Hermegarda 13% 19% Salustiao Quitailha % 8% Idecisos 11% 17% Filismio e Urraca estão tecicamete empatados, pois seus itervalos de cofiaça apresetam grade sobreposição. Godofredo está muito a frete, pois o limite iferior de seu itervalo é maior do que o limite superior de Salustiao, que está em segudo lugar. É importate ressaltar que o úmero de idecisos é razoável, variado de 11 a 17%, quado eles se decidirem poderão mudar completamete o quadro da eleição, ou garatir a vitória folgada de Godofredo.

Capítulo 8 Estimativa do Intervalo de Confiança. Statistics for Managers Using Microsoft Excel, 5e 2008 Pearson Prentice-Hall, Inc.

Capítulo 8 Estimativa do Intervalo de Confiança. Statistics for Managers Using Microsoft Excel, 5e 2008 Pearson Prentice-Hall, Inc. Capítulo 8 Estimativa do Itervalo de Cofiaça Statistics for Maagers Usig Microsoft Excel, 5e 2008 Pearso Pretice-Hall, Ic. Chap 8-1 Objetivos: Neste capítulo, você aprederá: Costruir e iterpretar estimativas

Leia mais

Intervalo de Confiança para uma Média Populacional

Intervalo de Confiança para uma Média Populacional Estatística II Atoio Roque Aula 5 Itervalo de Cofiaça para uma Média Populacioal Um dos objetivos mais importates da estatística é obter iformação sobre a média de uma dada população. A média de uma amostra

Leia mais

Cap. 5. Testes de Hipóteses

Cap. 5. Testes de Hipóteses Cap. 5. Testes de Hipóteses Neste capítulo será estudado o segudo problema da iferêcia estatística: o teste de hipóteses. Um teste de hipóteses cosiste em verificar, a partir das observações de uma amostra,

Leia mais

Vamos estudar o conceito de variabilidade absoluta considerando o conjunto de notas obtidas por cinco alunos:

Vamos estudar o conceito de variabilidade absoluta considerando o conjunto de notas obtidas por cinco alunos: Medidas de Disperção Itrodução: - Observamos ateriormete que as medidas de tedêcia cetral são usadas para resumir, em um úico úmero, aquele parâmetro que será o represetate do cojuto de dados. Estas medidas

Leia mais

Estimação por Intervalo (Intervalos de Confiança):

Estimação por Intervalo (Intervalos de Confiança): Estimação por Itervalo (Itervalos de Cofiaça): 1) Itervalo de Cofiaça para a Média Populacioal: Muitas vezes, para obter-se a verdadeira média populacioal ão compesa fazer um levatameto a 100% da população

Leia mais

Estatística II Aula 3. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc.

Estatística II Aula 3. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Estatística II Aula 3 Prof.: Patricia Maria Bortolo, D. Sc. Estimação por Itervalo Objetivos Nesta semaa, veremos: Como costruir e iterpretar estimativas por itervalos de cofiaça para a média e a proporção

Leia mais

6.1 Estimativa de uma média populacional: grandes amostras. Definição: Um estimador é uma característica amostral (como a média amostral

6.1 Estimativa de uma média populacional: grandes amostras. Definição: Um estimador é uma característica amostral (como a média amostral 6 ESTIMAÇÃO 6.1 Estimativa de uma média populacioal: grades amostras Defiição: Um estimador é uma característica amostral (como a média amostral x ) utilizada para obter uma aproximação de um parâmetro

Leia mais

Testes de Hipóteses 5.1 6 8.8 11.5 4.4 8.4 8 7.5 9.5

Testes de Hipóteses 5.1 6 8.8 11.5 4.4 8.4 8 7.5 9.5 Testes de Hipóteses Supoha que o ível crítico de ifestação por um iseto-praga agrícola é de 10% das platas ifestadas. Você decide fazer um levatameto em ove lotes, selecioados aleatoriamete, de uma área

Leia mais

Cap. 4 - Estimação por Intervalo

Cap. 4 - Estimação por Intervalo Cap. 4 - Estimação por Itervalo Amostragem e iferêcia estatística População: cosiste a totalidade das observações em que estamos iteressados. Nº de observações a população é deomiado tamaho=n. Amostra:

Leia mais

O que é Estatística?

O que é Estatística? O que é Estatística? É um método de observação de feômeos coletivos. Ocupa-se da coleta, orgaização, resumo, apresetação e aálise de dados. Objetivo - Obter iformações que permitam uma descrição dos feômeos

Leia mais

MEDIDAS E INCERTEZAS

MEDIDAS E INCERTEZAS 9//0 MEDIDAS E INCERTEZAS O Que é Medição? É um processo empírico que objetiva a desigação de úmeros a propriedades de objetos ou a evetos do mudo real de forma a descrevêlos quatitativamete. Outra forma

Leia mais

Distribuições de Estatísticas Amostrais e Teorema Central do Limite

Distribuições de Estatísticas Amostrais e Teorema Central do Limite Distribuições de Estatísticas Amostrais e Teorema Cetral do Limite Vamos começar com um exemplo: A mega-sea de 996 a N 894 úmeros de a 6: Média: m 588 Desvio padrão: 756 49 amostras de 6 elemetos Frequêcia

Leia mais

s =, sendo n= n Uma amostra de 60 indivíduos onde a massa corpórea, em kg, tiver média 42kg e um desvio padrão de 3,5 o Erro Padrão da Média será:

s =, sendo n= n Uma amostra de 60 indivíduos onde a massa corpórea, em kg, tiver média 42kg e um desvio padrão de 3,5 o Erro Padrão da Média será: statística Aplicada Prof. Atoio Sales/ 013 DSVIO PADRÃO RRO PADRÃO DA MÉDIA As iferêcias sobre uma população podem ser baseadas em observações a partir de amostras de populações. Como a amostra, a maior

Leia mais

AMOSTRAGEM EM AUDITORIAS

AMOSTRAGEM EM AUDITORIAS AMOSTRAGEM EM AUDITORIAS Cytia Matteucci Istituto de Pesquisas Tecológicas do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil, cytiamt@ipt.br RESUMO Este artigo discute e propõe um procedimeto de amostragem que

Leia mais

n ) uma amostra aleatória da variável aleatória X.

n ) uma amostra aleatória da variável aleatória X. - Distribuições amostrais Cosidere uma população de objetos dos quais estamos iteressados em estudar uma determiada característica. Quado dizemos que a população tem distribuição FX ( x ), queremos dizer

Leia mais

Intervalos de Confiança

Intervalos de Confiança Itervalos de Cofiaça Prof. Adriao Medoça Souza, Dr. Departameto de Estatística - PPGEMQ / PPGEP - UFSM - 0/9/008 Estimação de Parâmetros O objetivo da Estatística é a realização de iferêcias acerca de

Leia mais

5n 3. 1 nsen(n + 327) e)

5n 3. 1 nsen(n + 327) e) Exercícios 1 Mostre, utilizado a defiição, que as seguites sucessões são limitadas: 2 4 50 a) b) 3 +16 1 5 3 2 c) 1 4( 1) 8 5 d) 100 5 3 2 + 2( 1) 1 4( 1) 8 1 se( + 327) e) f) 5 3 2 4 4 2 2 Mostre, utilizado

Leia mais

Métodos de Amostragem

Métodos de Amostragem Métodos de Amostragem Amostragem aleatória Este é o procedimeto mais usual para ivetários florestais e baseia-se o pressuposto de que todas as uidades amostrais têm a mesma chace de serem amostradas a

Leia mais

Estatística. Estatística II - Administração. Prof. Dr. Marcelo Tavares. Distribuições de amostragem. Estatística Descritiva X Estatística Inferencial

Estatística. Estatística II - Administração. Prof. Dr. Marcelo Tavares. Distribuições de amostragem. Estatística Descritiva X Estatística Inferencial Estatística II - Admiistração Prof. Dr. Marcelo Tavares Distribuições de amostragem Na iferêcia estatística vamos apresetar os argumetos estatísticos para fazer afirmações sobre as características de uma

Leia mais

IND 1115 Inferência Estatística Aula 13

IND 1115 Inferência Estatística Aula 13 mbarros.com 3 mbarros.com 4 Coteúdo IND 5 Iferêcia Estatística Aula 3 Novembro 005 Môica Barros Itervalos de Cofiaça para Difereças etre Médias (Variâcias supostas iguais) Itervalo de Cofiaça para a variâcia

Leia mais

Métodos Quantitativos Aplicados

Métodos Quantitativos Aplicados Métodos Quatitativos Aplicados Aula 3 http://www.iseg.ulisboa.pt/~vescaria/mqa/ Tópicos apresetação Itrodução aos packages estatísticos: SPSS Aálise Uivariada: Redução de dados e caracterização de distribuições

Leia mais

Lista de Exercícios #6 Assunto: Propriedade dos Estimadores e Métodos de Estimação

Lista de Exercícios #6 Assunto: Propriedade dos Estimadores e Métodos de Estimação Assuto: Propriedade dos Estimadores e Métodos de Estimação. ANPEC 08 - Questão 6 Por regulametação, a cocetração de um produto químico ão pode ultrapassar 0 ppm. Uma fábrica utiliza esse produto e sabe

Leia mais

AMOSTRAGEM. CENSO: Quando é investigada todas (sem exceção) as unidades de uma população.

AMOSTRAGEM. CENSO: Quando é investigada todas (sem exceção) as unidades de uma população. AMOSTRAGEM CENSO X AMOSTRA População: Qualquer cojuto que possui, pelo meos, uma característica em comum. Exemplo: Produção de peças da Idústria X. A população pode ser fiita ou ifiita. População fiita:

Leia mais

Distribuições Amostrais

Distribuições Amostrais 7/3/07 Uiversidade Federal do Pará Istituto de Tecologia Estatística Aplicada I Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Egeharia Mecâica 3/07/07 09:3 ESTATÍSTICA APLICADA I - Teoria

Leia mais

Sumário. 2 Índice Remissivo 17

Sumário. 2 Índice Remissivo 17 i Sumário 1 Itrodução à Iferêcia Estatística 1 1.1 Defiições Básicas................................... 1 1.2 Amostragem....................................... 2 1.2.1 Tipos de Amostragem.............................

Leia mais

Distribuições Amostrais

Distribuições Amostrais 9/3/06 Uiversidade Federal do Pará Istituto de Tecologia Estatística Aplicada I Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Egeharia Mecâica 3/09/06 3:38 ESTATÍSTICA APLICADA I - Teoria

Leia mais

Teorema do limite central e es/mação da proporção populacional p

Teorema do limite central e es/mação da proporção populacional p Teorema do limite cetral e es/mação da proporção populacioal p 1 RESULTADO 1: Relembrado resultados importates Seja uma amostra aleatória de tamaho de uma variável aleatória X, com média µ e variâcia σ.temos

Leia mais

Obtemos, então, uma amostra aleatória de tamanho n de X, que representamos por X 1, X 2,..., X n.

Obtemos, então, uma amostra aleatória de tamanho n de X, que representamos por X 1, X 2,..., X n. Vamos observar elemetos, extraídos ao acaso e com reposição da população; Para cada elemeto selecioado, observamos o valor da variável X de iteresse. Obtemos, etão, uma amostra aleatória de tamaho de X,

Leia mais

Estimativa de Parâmetros

Estimativa de Parâmetros Estimativa de Parâmetros ENG09004 04/ Prof. Alexadre Pedott pedott@producao.ufrgs.br Trabalho em Grupo Primeira Etrega: 7/0/04. Plao de Amostragem - Cotexto - Tipo de dado, frequêcia de coleta, quatidade

Leia mais

4. Inferência Estatística Estimadores Pontuais

4. Inferência Estatística Estimadores Pontuais 4. Iferêcia Estatística Estimadores Potuais 4.1. Itrodução Em lihas gerais, a Iferêcia Estatística objetiva estudar a população através de evidêcias forecidas pela amostra. É a amostra que cotém os elemetos

Leia mais

UNICAMP - 2004. 2ª Fase MATEMÁTICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR

UNICAMP - 2004. 2ª Fase MATEMÁTICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR UNICAMP - 004 ª Fase MATEMÁTICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR Matemática Questão 01 Em uma sala há uma lâmpada, uma televisão [TV] e um aparelho de ar codicioado [AC]. O cosumo da lâmpada equivale

Leia mais

Distribuições Amostrais

Distribuições Amostrais Distribuições Amostrais O problema da iferêcia estatística: fazer uma afirmação sobre os parâmetros da população θ (média, variâcia, etc) através da amostra. Usaremos uma AAS de elemetos sorteados dessa

Leia mais

Estimadores de Momentos

Estimadores de Momentos Estimadores de Mometos A média populacioal é um caso particular daquilo que chamamos de mometo. Na realidade, ela é o primeiro mometo. Se X for uma v.a. cotíua, com desidade f(x; θ 1,..., θ r ), depededo

Leia mais

( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 3 - INTRODUÇÃO À RESOLUÇÃO DE SISTEMAS NÃO LINEARES. Introdução.

( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 3 - INTRODUÇÃO À RESOLUÇÃO DE SISTEMAS NÃO LINEARES. Introdução. 55 3 - INTRODUÇÃO À RESOLUÇÃO DE SISTEMAS NÃO LINEARES. Itrodução. No processo de resolução de um problema prático é reqüete a ecessidade de se obter a solução de um sistema de equações ão lieares. Dada

Leia mais

Curso Mentor. Radicais ( ) www.cursomentor.wordpress.com. Definição. Expoente Fracionário. Extração da Raiz Quadrada. Por definição temos que:

Curso Mentor. Radicais ( ) www.cursomentor.wordpress.com. Definição. Expoente Fracionário. Extração da Raiz Quadrada. Por definição temos que: Curso Metor www.cursometor.wordpress.com Defiição Por defiição temos que: Radicais a b b a, N, Observação : Se é par devemos ter que a é positivo. Observação : Por defiição temos:. 0 0 Observação : Chamamos

Leia mais

AMOSTRAGEM ALEATÓRIA DISTRIBUIÇÕES POR AMOSTRAGEM

AMOSTRAGEM ALEATÓRIA DISTRIBUIÇÕES POR AMOSTRAGEM 6 AMOSTRAGEM ALEATÓRIA DISTRIBUIÇÕES POR AMOSTRAGEM Quado se pretede estudar uma determiada população, aalisam-se certas características ou variáveis dessa população. Essas variáveis poderão ser discretas

Leia mais

Análise de Projectos ESAPL / IPVC. Casos Particulares de VLA e TIR. Efeitos de Impostos, Inflação e Risco.

Análise de Projectos ESAPL / IPVC. Casos Particulares de VLA e TIR. Efeitos de Impostos, Inflação e Risco. Aálise de Projectos ESAPL / IPVC Casos Particulares de VLA e TIR. Efeitos de Impostos, Iflação e Risco. O Caso dos Fluxos de Caixa Costates uado um ivestimeto apreseta fluxos de caixa costates ao logo

Leia mais

TESTE DE HIPÓTESES PARA PROPORÇÕES

TESTE DE HIPÓTESES PARA PROPORÇÕES TESTE DE HIPÓTESES PARA PROPORÇÕES Este resumo visa auxiliar aos cadidatos que farão a prova para Fiscal ISS-SP, cujo programa, o Edital, cotempla Teste de Hipóteses para Médias e Proporções. Vem, assim,

Leia mais

ESTIMAÇÃO POR INTERVALO (INTERVALOS DE CONFIANÇA)

ESTIMAÇÃO POR INTERVALO (INTERVALOS DE CONFIANÇA) 06 ETIMÇÃO OR INTERVLO (INTERVLO DE CONINÇ) Cada um dos métodos de estimação potual permite associar a cada parâmetro populacioal um estimador. Ora a cada estimador estão associadas tatas estimativas diferetes

Leia mais

Sumário. 2 Índice Remissivo 19

Sumário. 2 Índice Remissivo 19 i Sumário 1 Estatística Descritiva 1 1.1 Coceitos Básicos.................................... 1 1.1.1 Defiições importates............................. 1 1.2 Tabelas Estatísticas...................................

Leia mais

Teoria da Estimação 1

Teoria da Estimação 1 Teoria da Estimação 1 Um dos pricipais objetivos da estatística iferecial cosiste em estimar os valores de parâmetros populacioais descohecidos (estimação de parâmetros) utilizado dados amostrais. Etão,

Leia mais

e, respectivamente. Os valores tabelados para a distribuição t-student dependem do número de graus de liberdade ( n 1 e

e, respectivamente. Os valores tabelados para a distribuição t-student dependem do número de graus de liberdade ( n 1 e Prof. Jaete Pereira Amador 1 1 Itrodução Um fator de grade importâcia a pesquisa é saber calcular corretamete o tamaho da amostra que será trabalhada. Devemos ter em mete que as estatísticas calculadas

Leia mais

ESTIMAÇÃO DA PROPORÇÃO POPULACIONAL p

ESTIMAÇÃO DA PROPORÇÃO POPULACIONAL p ESTIMAÇÃO DA PROPORÇÃO POPULACIONAL p Objetivo Estimar uma proporção p (descohecida) de elemetos em uma população, apresetado certa característica de iteresse, a partir da iformação forecida por uma amostra.

Leia mais

Estimar uma proporção p (desconhecida) de elementos em uma população, apresentando certa característica de interesse, a partir da informação

Estimar uma proporção p (desconhecida) de elementos em uma população, apresentando certa característica de interesse, a partir da informação ESTIMAÇÃO DA PROPORÇÃO POPULACIONAL p 1 Objetivo Estimar uma proporção p (descohecida) de elemetos em uma população, apresetado certa característica de iteresse, a partir da iformação forecida por uma

Leia mais

CAPÍTULO III ANÁLISE DOS DADOS. Para responder à primeira pergunta, observe os dois gráficos abaixo

CAPÍTULO III ANÁLISE DOS DADOS. Para responder à primeira pergunta, observe os dois gráficos abaixo CAPÍTULO III ANÁLISE DOS DADOS III.5 Idéias básicas sobre gráficos e modelos Modelos são regras matemáticas que permitem reproduzir um cojuto de valores uméricos a partir de outro ao qual correspodem.

Leia mais

Amostras Aleatórias e Distribuições Amostrais. Probabilidade e Estatística: afinal, qual é a diferença?

Amostras Aleatórias e Distribuições Amostrais. Probabilidade e Estatística: afinal, qual é a diferença? Amostras Aleatórias e Distribuições Amostrais Probabilidade e Estatística: afial, qual é a difereça? Até agora o que fizemos foi desevolver modelos probabilísticos que se adequavam a situações reais. Por

Leia mais

CAPÍTULO 6 - ESTIMAÇÃO E TESTES DE HIPÓTESES

CAPÍTULO 6 - ESTIMAÇÃO E TESTES DE HIPÓTESES CAPÍTULO 6 - ESTIMAÇÃO E TESTES DE HIPÓTESES 6. INTRODUÇÃO INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Estimação por poto por itervalo Testes de Hipóteses População X θ =? Amostra θ Iferêcia Estatística X, X,..., X 6. ESTIMAÇÃO

Leia mais

Capítulo 4 Inferência Estatística

Capítulo 4 Inferência Estatística Capítulo 4 Inferência Estatística Slide 1 Resenha Intervalo de Confiança para uma proporção Intervalo de Confiança para o valor médio de uma variável aleatória Intervalo de Confiança para a variância de

Leia mais

CAPÍTULO 6 ESTIMATIVA DE PARÂMETROS PPGEP. Introdução. Introdução. Estimativa de Parâmetros UFRGS

CAPÍTULO 6 ESTIMATIVA DE PARÂMETROS PPGEP. Introdução. Introdução. Estimativa de Parâmetros UFRGS CAPÍTULO 6 Itrodução Uma variável aleatória é caracterizada ou descrita pela sua distribuição de probabilidade. ETIMATIVA DE PARÂMETRO URG Em aplicações idustriais, as distribuições de probabilidade são

Leia mais

10 INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Testes de Hipóteses Introdução Lógica dos Testes de Hipóteses

10 INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Testes de Hipóteses Introdução Lógica dos Testes de Hipóteses INE 700 - Iferêcia Estatística Testes de Hipóteses 0 INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Testes de Hipóteses 0. - Itrodução Viu-se ateriormete que uma determiada população pode ser descrita através de um modelo probabilístico,

Leia mais

Objetivo Estimar uma proporção p (desconhecida) de elementos uma população, apresentando certa característica de interesse, partir

Objetivo Estimar uma proporção p (desconhecida) de elementos uma população, apresentando certa característica de interesse, partir Objetivo Estimar uma roorção (descohecida) de elemetos em uma oulação, aresetado certa característica de iteresse, a artir da iformação forecida or uma amostra. Exemlos: : roorção de aluos da USP que foram

Leia mais

DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL. todas as repetições). Então, para todo o número positivo ξ, teremos:

DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL. todas as repetições). Então, para todo o número positivo ξ, teremos: 48 DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL LEI DOS GRANDES NÚMEROS Pretede-se estudar o seguite problema: À medida que o úmero de repetições de uma experiêcia cresce, a frequêcia relativa

Leia mais

Cap. VI Histogramas e Curvas de Distribuição

Cap. VI Histogramas e Curvas de Distribuição TLF /11 Capítulo VI Histogramas e curvas de distribuição 6.1. Distribuições e histogramas. 6 6.. Distribuição limite 63 6.3. Sigificado da distribuição limite: frequêcia esperada e probabilidade de um

Leia mais

Objetivo. Estimar a média µ de uma variável aleatória X, que representa uma característica de interesse de uma população, a partir de uma amostra.

Objetivo. Estimar a média µ de uma variável aleatória X, que representa uma característica de interesse de uma população, a partir de uma amostra. ESTIMAÇÃO PARA A MÉDIAM Objetivo Estimar a média µ de uma variável aleatória X, que represeta uma característica de iteresse de uma população, a partir de uma amostra. Exemplos: µ : peso médio de homes

Leia mais

1 Distribuições Amostrais

1 Distribuições Amostrais 1 Distribuições Amostrais Ao retirarmos uma amostra aleatória de uma população e calcularmos a partir desta amostra qualquer quatidade, ecotramos a estatística, ou seja, chamaremos os valores calculados

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso Probabilidade e Estatística - Curso: Engenharia Civil Introdução à Inferência Estatística - Prof a Eveliny

Universidade Federal de Mato Grosso Probabilidade e Estatística - Curso: Engenharia Civil Introdução à Inferência Estatística - Prof a Eveliny 1 Itrodução Uiversidade Federal de Mato Grosso Probabilidade e Estatística - Curso: Egeharia Civil Itrodução à Iferêcia Estatística - Prof a Eveliy Vimos o iício do curso como resumir descritivamete variáveis

Leia mais

1 Estimação de Parâmetros

1 Estimação de Parâmetros 1 Estimação de arâmetros Vários tipos de estudos tem o objetivo de obter coclusões fazer iferêcias a respeito de parâmetros de uma população. A impossibilidade de avaliar toda a população faz com que a

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO PONTUAL INTRODUÇÃO ROTEIRO POPULAÇÃO E AMOSTRA. Estatística Aplicada à Engenharia

DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO PONTUAL INTRODUÇÃO ROTEIRO POPULAÇÃO E AMOSTRA. Estatística Aplicada à Engenharia ROTEIRO DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO PONTUAL 1. Itrodução. Teorema Cetral do Limite 3. Coceitos de estimação potual 4. Métodos de estimação potual 5. Referêcias Estatística Aplicada à Egeharia 1 Estatística

Leia mais

binomial seria quase simétrica. Nestas condições será também melhor a aproximação pela distribuição normal.

binomial seria quase simétrica. Nestas condições será também melhor a aproximação pela distribuição normal. biomial seria quase simétrica. Nestas codições será também melhor a aproximação pela distribuição ormal. Na prática, quado e p > 7, a distribuição ormal com parâmetros: µ p 99 σ p ( p) costitui uma boa

Leia mais

INFERÊNCIA. Fazer inferência (ou inferir) = tirar conclusões

INFERÊNCIA. Fazer inferência (ou inferir) = tirar conclusões INFERÊNCIA Fazer iferêcia (ou iferir) = tirar coclusões Iferêcia Estatística: cojuto de métodos de aálise estatística que permitem tirar coclusões sobre uma população com base em somete uma parte dela

Leia mais

Comparação de testes paramétricos e não paramétricos aplicados em delineamentos experimentais

Comparação de testes paramétricos e não paramétricos aplicados em delineamentos experimentais Comparação de testes paramétricos e ão paramétricos aplicados em delieametos experimetais Gustavo Mello Reis (UFV) gustavo_epr@yahoo.com.br José Ivo Ribeiro Júior (UFV) jivo@dpi.ufv.br RESUMO: Para comparar

Leia mais

Departamento de Engenharia Civil Nivelação de Terrenos

Departamento de Engenharia Civil Nivelação de Terrenos Departameto de Egeharia Civil Nivelação de Terreos Rosa Marques Satos Coelho Paulo Flores Ribeiro 006 / 007 . Nivelação de Terreos Por ivelação de terreos etede-se o cojuto de operações topográficas que

Leia mais

Stela Adami Vayego DEST/UFPR

Stela Adami Vayego DEST/UFPR Resumo 0 Estimação de parâmetros populacioais 9.. Itrodução Aqui estudaremos o problema de avaliar certas características dos elemetos da população (parâmetros), com base em operações com os dados de uma

Leia mais

ESTATÍSTICA. PROF. RANILDO LOPES U.E PROF EDGAR TITO

ESTATÍSTICA. PROF. RANILDO LOPES  U.E PROF EDGAR TITO ESTATÍSTICA PROF. RANILDO LOPES http://ueedgartito.wordpress.com U.E PROF EDGAR TITO Medidas de tedêcia cetral Medidas cetrais são valores que resumem um cojuto de dados a um úico valor que, de alguma

Leia mais

SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FANAT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DECB

SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FANAT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DECB Govero do Estado do Rio Grade do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FANAT DEPARTAMENTO

Leia mais

MATEMÁTICA II. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

MATEMÁTICA II. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari MATEMÁTICA II Profa. Dra. Amada Liz Pacífico Mafrim Perticarrari amada@fcav.uesp.br O PROBLEMA DA ÁREA O PROBLEMA DA ÁREA Ecotre a área da região que está sob a curva y = f x de a até b. S = x, y a x b,

Leia mais

MATEMÁTICA II. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

MATEMÁTICA II. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari MATEMÁTICA II Profa. Dra. Amada Liz Pacífico Mafrim Perticarrari amada@fcav.uesp.br Ecotre a área da região que está sob a curva y = f x de a até b. S = x, y a x b, 0 y f x Isso sigifica que S, ilustrada

Leia mais

Neste capítulo, vamos estender o conceito de adição, válido para um número finito de parcelas, à uma soma infinita de parcelas.

Neste capítulo, vamos estender o conceito de adição, válido para um número finito de parcelas, à uma soma infinita de parcelas. 5. SÉRIES NUMÉRICAS Neste capítulo, vamos esteder o coceito de adição, válido para um úmero fiito de parcelas, à uma soma ifiita de parcelas. 5.: Defiição e exemplos: Série geométrica e série de Dirichlet

Leia mais

Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO Teoria da amostragem

Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO Teoria da amostragem Estatística: Aplicação ao Sesoriameto Remoto SER 04 - ANO 017 Teoria da amostragem Camilo Daleles Reó camilo@dpi.ipe.br http://www.dpi.ipe.br/~camilo/estatistica/ Algumas Cosiderações... É importate ter

Leia mais

Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL

Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL Prof. Fabrício Maciel Gomes Departameto de Egeharia Química Escola de Egeharia de Lorea EEL Referêcias Bibliográficas Sistema de Avaliação Duas Provas teóricas Um Trabalho em Grupo MédiaFial 0,4 P 0,4

Leia mais

Capítulo 5- Introdução à Inferência estatística. (Versão: para o manual a partir de 2016/17)

Capítulo 5- Introdução à Inferência estatística. (Versão: para o manual a partir de 2016/17) Capítulo 5- Itrodução à Iferêcia estatística. (Versão: para o maual a partir de 2016/17) 1.1) Itrodução.(222)(Vídeo 39) Na iferêcia estatística, aalisamos e iterpretamos amostras com o objetivo de tirar

Leia mais

Stela Adami Vayego DEST/UFPR

Stela Adami Vayego DEST/UFPR Resumo 3 Resumo dos dados uméricos por meio de úmeros. Medidas de Tedêcia Cetral A tedêcia cetral da distribuição de freqüêcias de uma variável em um cojuto de dados é caracterizada pelo valor típico dessa

Leia mais

Capítulo 5- Introdução à Inferência estatística.

Capítulo 5- Introdução à Inferência estatística. Capítulo 5- Itrodução à Iferêcia estatística. 1.1) Itrodução.(184) Na iferêcia estatística, aalisamos e iterpretamos amostras com o objetivo de tirar coclusões acerca da população de ode se extraiu a amostra.

Leia mais

Aula 8 Intervalos de confiança para proporções amostras grandes

Aula 8 Intervalos de confiança para proporções amostras grandes Aula 8 Intervalos de confiança para proporções amostras grandes Objetivos Na aula anterior, foram apresentadas as idéias básicas da estimação por intervalos de confiança. Para ilustrar o princípio utilizado

Leia mais

Instruções gerais sobre a Prova:

Instruções gerais sobre a Prova: DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UFMG PROVA DE ESTATÍSTICA & PROBABILIDADES SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 2012/2013 Istruções gerais sobre a Prova: (a) Cada questão respodida corretamete vale 1 (um) poto. (b) Cada

Leia mais

Testes de Hipóteses sobre uma Proporção Populacional

Testes de Hipóteses sobre uma Proporção Populacional Estatística II Atoio Roque Aula Testes de Hipóteses sobre uma Proporção Populacioal Seja o seguite problema: Estamos iteressados em saber que proporção de motoristas da população usa cito de seguraça regularmete.

Leia mais

Objetivo. Estimar a média de uma variável aleatória X, que representa uma característica de interesse de uma população, a partir de uma amostra.

Objetivo. Estimar a média de uma variável aleatória X, que representa uma característica de interesse de uma população, a partir de uma amostra. Objetivo Estimar a média de uma variável aleatória X, que represeta uma característica de iteresse de uma população, a partir de uma amostra. Exemplos: : peso médio de homes a faixa etária de 20 a 30 aos,

Leia mais

ESTIMAÇÃO PARA A MÉDIA

ESTIMAÇÃO PARA A MÉDIA ESTIMAÇÃO PARA A MÉDIA Objetivo Estimar a média de uma variável aleatória, que represeta uma característica de iteresse de uma população, a partir de uma amostra. Vamos observar elemetos, extraídos ao

Leia mais

ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS

ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS 1 Estimação de Parâmetros uiverso do estudo (população) dados observados O raciocíio idutivo da estimação de parâmetros Estimação de Parâmetros POPULAÇÃO p =? AMOSTRA Observações:

Leia mais

10 - Medidas de Variabilidade ou de Dispersão

10 - Medidas de Variabilidade ou de Dispersão 10 - Medidas de Variabilidade ou de Dispersão 10.1 Itrodução Localizado o cetro de uma distribuição de dados, o próximo passo será verificar a dispersão desses dados, buscado uma medida para essa dispersão.

Leia mais

Estimação da média populacional

Estimação da média populacional Estimação da média populacioal 1 MÉTODO ESTATÍSTICO Aálise Descritiva Teoria das Probabilidades Iferêcia Os dados efetivamete observados parecem mostrar que...? Se a distribuição dos dados seguir uma certa

Leia mais

Capítulo. 2.Teoria das Probabilidades. 2.1. Definições. 2.1.1. Experiência aleatória

Capítulo. 2.Teoria das Probabilidades. 2.1. Definições. 2.1.1. Experiência aleatória ÍNDICE 2.TEORIA DAS PROBABILIDADES...30 2.1. DEFINIÇÕES...30 2.1.1. Experiêcia aleatória...30 2.1.2. Espaço de resultados...31 2.1.3. Acotecimeto...32 2..2. ÁLGEBRA DOS ACONTECIMENTOS...34 2.2.1. Uião

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CESPE/UB FUB/0 fa 5 4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 60 As distribuições B e C possuem os mesmos valores para os quartis Q e Q, e o quartil superior em B correspode ao quartil cetral (Q ) da distribuição A.

Leia mais

8/8/2012. Administração Financeira e Orçamentária. Conteúdo. Conteúdo. Tema 3 O valor do dinheiro no tempo. Tema 4 Risco e Retorno

8/8/2012. Administração Financeira e Orçamentária. Conteúdo. Conteúdo. Tema 3 O valor do dinheiro no tempo. Tema 4 Risco e Retorno Admiistração Fiaceira e Orçametária Tema 3 O valor do diheiro o tempo. Tema 4 Risco e Retoro Ivoete Melo de Carvalho, MSc Coteúdo As mutações do valor do diheiro o tempo. Os fatores que iterferem o valor

Leia mais

5 Teoria dos Valores Extremos

5 Teoria dos Valores Extremos Teoria dos Valores Extremos 57 5 Teoria dos Valores Extremos A Teoria dos Valores Extremos vem sedo bastate utilizada em campos ligados a evetos raros. Sua estatística é aplicada a estimação de evetos

Leia mais

Uma amostra aleatória simples de n elementos é selecionada a partir da população. Calcula-se o valor da média a partir da amostra

Uma amostra aleatória simples de n elementos é selecionada a partir da população. Calcula-se o valor da média a partir da amostra Distribuição amostral de Um dos procedimetos estatísticos mais comus é o uso de uma média da amostra ( ) para fazer iferêcias sobre uma população de média µ. Esse processo é apresetado a figura abaio.

Leia mais

1. Dados: Deve compreender-se a natureza dos dados que formam a base dos procedimentos

1. Dados: Deve compreender-se a natureza dos dados que formam a base dos procedimentos 9. Testes de Hipóteses 9.. Itrodução Uma hipótese pode defiir-se simplesmete como uma afirmação acerca de uma mais populações. Em geral, a hipótese se refere aos parâmetros da população sobre os quais

Leia mais

Desigualdades (por Iuri de Silvio ITA-T11)

Desigualdades (por Iuri de Silvio ITA-T11) Desigualdades (por Iuri de Silvio ITA-T) Apresetação O objetivo desse artigo é apresetar as desigualdades mais importates para quem vai prestar IME/ITA, e mostrar como elas podem ser utilizadas a resolução

Leia mais

Coeficiente de Rendimento. Universidade Iguaçu

Coeficiente de Rendimento. Universidade Iguaçu Coeficiete de Redimeto Uiversidade Iguaçu 1. INTRODUÇÃO Para efocar o seu desempeho escolar, o Coeficiete de Redimeto CR ou Coeficiete de Redimeto Acumulado CRA devem ser expressos por uma média poderada,

Leia mais

11 Aplicações da Integral

11 Aplicações da Integral Aplicações da Itegral Ao itroduzirmos a Itegral Defiida vimos que ela pode ser usada para calcular áreas sob curvas. Veremos este capítulo que existem outras aplicações. Essas aplicações estedem-se aos

Leia mais

Métodos Numéricos e Estatísticos Parte II-Métodos Estatísticos Estimação pontual e intervalar

Métodos Numéricos e Estatísticos Parte II-Métodos Estatísticos Estimação pontual e intervalar potual por itervalos Métodos Numéricos e Estatísticos Parte II-Métodos Estatísticos potual e itervalar Lic. Eg. Biomédica e Bioegeharia-2009/2010 potual por itervalos A Teoria das Probabilidades cosiste

Leia mais

A Inferência Estatística é um conjunto de técnicas que objetiva estudar a população através de evidências fornecidas por uma amostra.

A Inferência Estatística é um conjunto de técnicas que objetiva estudar a população através de evidências fornecidas por uma amostra. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Distribuição Amostral Luiz Medeiros de Araujo Lima Filho Departameto de Estatística INTRODUÇÃO A Iferêcia Estatística é um cojuto de técicas que objetiva estudar a população

Leia mais

Pedro Alberto Barbetta / Marcelo Menezes Reis / Antonio Cezar Bornia São Paulo: Atlas, 2004

Pedro Alberto Barbetta / Marcelo Menezes Reis / Antonio Cezar Bornia São Paulo: Atlas, 2004 Estatística para Cursos de Egeharia e Iformática Pedro Alberto Barbetta / Marcelo Meezes Reis / Atoio Cezar Boria São Paulo: Atlas, 004 Cap. 7 - DistribuiçõesAmostrais e Estimaçãode deparâmetros APOIO:

Leia mais

Estimação de Parâmetros. 1. Introdução

Estimação de Parâmetros. 1. Introdução Estimação de Parâmetros. Itrodução O objetivo da Estatística é a realização de iferêcia acerca de uma população, baseadas as iformações amostrais. Como as populações são caracterizados por medidas uméricas

Leia mais

ESTATÍSTICA- II DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA. 1- CONCEITO É a série estatística que tem o tempo, o espaço e a espécie como variáveis dependentes.

ESTATÍSTICA- II DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA. 1- CONCEITO É a série estatística que tem o tempo, o espaço e a espécie como variáveis dependentes. ESTATÍSTICA- II DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA 1- CONCEITO É a série estatística que tem o tempo, o espaço e a espécie como variáveis depedetes. - DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA a) Dados Brutos É um cojuto resultate

Leia mais

AULA 04 Estimativas e Tamanhos Amostrais

AULA 04 Estimativas e Tamanhos Amostrais 1 AULA 04 Estimativas e Tamanhos Amostrais Ernesto F. L. Amaral 27 de agosto de 2012 Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fonte: Triola, Mario

Leia mais

ESTATÍSTICA EXPLORATÓRIA

ESTATÍSTICA EXPLORATÓRIA ESTATÍSTICA EXPLORATÓRIA Prof Paulo Reato A. Firmio praf6@gmail.com Aulas 19-0 1 Iferêcia Idutiva - Defiições Coceitos importates Parâmetro: fução diretamete associada à população É um valor fixo, mas

Leia mais

Probabilidade II Aula 12

Probabilidade II Aula 12 Coteúdo Probabilidade II Aula Juho de 009 Desigualdade de Marov Desigualdade de Jese Lei Fraca dos Grades Números Môica Barros, D.Sc. Itrodução A variâcia de uma variável aleatória mede a dispersão em

Leia mais

Avaliação de Desempenho de Sistemas Discretos

Avaliação de Desempenho de Sistemas Discretos Distribuições Comus Avaliação de Desempeho de Sistemas Discretos Probabilidade e Estatística 2 Uiforme Normal Poisso Hipergeométrica Biomial Studet's Geométrica Logormal Expoecial Beta Gamma Qui-Quadrado

Leia mais

Guia do Professor. Endireita essa coluna! Série Mundo da Matemática

Guia do Professor. Endireita essa coluna! Série Mundo da Matemática Guia do Professor Edireita essa colua! Série Mudo da Matemática Coordeação Geral Elizabete dos Satos Autores Bárbara Nivalda Palharii Alvim Souza Karia Alessadra Pessôa da Silva Lourdes Maria Werle de

Leia mais