A SÍNTESE DE PROTEÍNAS NAS CÉLULAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A SÍNTESE DE PROTEÍNAS NAS CÉLULAS"

Transcrição

1 Biologia > Citologia > Síntese Protéica> Alunos Prof. Zell (Biologia) A SÍNTESE DE PROTEÍNAS NAS 01. (VUNESP 03) CÉLULAS Considere o diagrama, que resume as principais etapas da síntese protéica que ocorre numa célula eucarionte. Núcleo 1 Membrana nuclear CITOPLASMA mrna Membrana celular trna/aminoácidos ORGANELA 2 POLIPEPTÍDEOS Os processos assinalados como 1 e 2 e a organela representados no diagrama referem-se, respectivamente, a (A) transcrição, tradução e ribossomo. (B) tradução, transcrição e lisossomo. (C) duplicação, transcrição e ribossomo. (D) transcrição, duplicação e lisossomo. (E) tradução, duplicação e retículo endoplasmático. II - O RNA mensageiro combina-se com um complexo de ribossomo, RNAs transportadores e aminoácidos. III - A proteína é sintetizada. Num experimento de laboratório hipotético, realizou-se uma síntese protéica utilizando-se: de um gene humano, RNAs transportadores de ovelha e aminoácidos de coelho. Ao final do experimento, obteve-se uma proteína (A) humana. (B) de ovelha. (C) de coelho. (D) quimérica de homem e ovelha. (E) híbrida de homem e coelho. 03. (PUCSP) Uma alteração na molécula de, tem como conseqüência imediata, a alteração (A) de uma proteína da célula. (B) no RNAm correspondente. (C) nos RNAt da célula. (D) nos aminoácidos da célula. (E) nos ribossomos da célula. 04. (UNICAMP). 02. (PUCRJ 01) Na síntese protéica, observam-se os seguintes eventos: I - O gene (segmento de ) é transcrito em RNA mensageiro. Em um segmento de que codifica determinada proteína, considere duas situações: - Um nucleotídeo é suprimido. - Um nucleotídeo é substituído por outro. A primeira situação é, geralmente, mais drástica que a segunda. Explique por quê.

2 Esta tabela nos permite concluir que o número de 05. (UNIP) A lisozima é uma proteína de massa molecular Considerando a massa molecular média dos aminoácidos igual a 120, podemos concluir que o pedaço da hélice de que codifica esta proteína deve ter (A) 100 nucleotídeos. (B) nucleotídeos. (C) nucleotídeos. (D) 10 6 nucleotídeos. (E) 300 nucleotídeos. 06. (MACK 02) Os anabolizantes atuam acelerando a síntese de fibrilas musculares. Assim, na célula, essas substâncias agem (A) no retículo endoplasmático rugoso. (B) no complexo de Golgi. (C) no núcleo. (D) no retículo endoplasmático liso. (E) nos centríolos. 07. (PUCSP) Considere a tabela abaixo em que são dados alguns aminoácidos e seus respectivos códons de RNAm. Aminoácidos Códons isoleucina AUU AUC AUA lisina AAA AAG prolina CCU CCA CCC CCG treonina ACU ACA ACC ACG combinações diferentes de códons de RNAm para o tetrapeptídeo treonina-prolina-lisinaisoleucina é (A) 13 (B) 39 (C) 96 (D) 64 (E) (UNB) Uma parte de uma molécula de controla a síntese do RNAm. Este vai até o citoplasma e, prendendo-se a um ribossomo, constitui um molde para a síntese de determinadas proteínas. Os aminoácidos são trazidos até os ribossomos pelo RNA transportador ou solúvel. O quadro abaixo mostra uma associação entre códigos no RNAm e aminoácidos correspondentes. UUU Fenilalanina UGG Glicina UCG Arginina UAA Lisina Para que ocorra a síntese do polipeptídeo fenilalanina-glicina-arginina-lisina, seriam envolvidos RNA transportadores com as seguintes seqüências de bases nitrogenadas, respectivamente. (A) UUU UGG UCG UAA (B) AAA ACC AGC ATT (C) AAA ACC AGC AUU (D) TTT TCC TGC TAA

3 09. (FUVEST 99) Existe um número muito grande de substâncias com funções antibióticas. Essas substâncias diferem quanto a maneira pela qual interferem no metabolismo celular. Assim, a tetraciclina liga-se aos ribossomos e impede a ligação do RNA transportador; a mitamicina inibe a ação da polimerase do e a estreptomicina causa erros na leitura dos códons do RNA mensageiro. Essas informações permitem afirmar que I - a tetraciclina impede a transcrição e leva a célula bacteriana à morte por falta de RNA mensageiro. II - a mitomicina, por inibir a duplicação do, impede a multiplicação da célula bacteriana. III - a estreptomicina interfere na tradução e leva a célula bacteriana a produzir proteínas defeituosas. Das afirmativas acima, (A) apenas I é correta. (B) apenas I e II são corretas. (C) apenas II e III são corretas. (D) apenas I e III são corretas. (E) I, II e III são corretas. 10. (VUNESP 03) Considere o diagrama, que resume as principais etapas da síntese protéica que ocorre numa célula eucarionte. Os processos assinalados como 1 e 2 e a organela representados no diagrama referem-se, respectivamente, a (A) transcrição, tradução e ribossomo. (B) tradução, transcrição e lisossomo. (C) duplicação, transcrição e ribossomo. (D) transcrição, duplicação e lisossomo. (E) tradução, duplicação e retículo endoplasmático. 11. (VUNESP 03) Em um segmento da cadeia ativa de, que servirá de molde para a fita de RNA mensageiro, há 30 timinas e 20 guaninas. No segmento correspondente da fita complementar do há 12 timinas e 10 guaninas. Levando-se em consideração essas informações, responda. a) Quantas uracilas e quantas guaninas comporão a fita do RNA mensageiro transcrito do ativado? b) Quantos aminoácidos deverão compor a cadeia de polipepitídeos que será formada? Justifique sua resposta.

4 12. (VUNESP 99) O esquema resume parcialmente as relações funcionais dos ácidos nucléicos que ocorrem na maioria das células vivas. filho II Código genético RNA de transferência RNA Proteína I RNA mensageiro Considerando-se apenas células eucariontes, as etapas que representam, respectivamente, transcrição, duplicação e tradução são (A) I, II e III. (B) I, III e II. (C) II, I e III. (D) III, I e II. (E) II, III e I. 13. (UNICAMP 00) Abaixo estão esquematizadas as seqüências de aminoácidos de um trecho de uma proteína homóloga, em quatro espécies próximas. Cada letra representa um aminoácido. espécie 1: M E N S L R C V W V P K L A F V L F G A S L L S A H L Q espécie 2: M E N S L R R V W V P A L A F V L F G A S L L S A H L Q espécie 3: M E N S L R C V W V P K L A F V L F G A S L L S Q L H A espécie 4: M E N S L R L A F V L F G A S L L S A H L Q III a) Quantos nucleotídeos são necessários para codificar a seqüência de aminoácidos nas espécies 1 e 2? Justifique. b) Pode-se dizer que seqüências idênticas de aminoácidos são sempre codificadas por seqüências idênticas de nucleotídeos? Justifique. c) Considerando que as espécies 2, 3 e 4 se originaram da espécie 1, que tipo de mutação originou cada seqüência? 14. (UEL 02) Em um laboratório de biologia é realizado um experimento com células de intestino delgado de camundongo, com um ciclo celular de 24 horas. Células que acabaram de sofrer mitose são submetidas a um tratamento com uma substância química que impede a síntese de RNA ribossômico. Espera-se que após um período de tempo essas células apresentem (A) produção normal de ribossomos e ausência de nucléolo. (B) interrupção na síntese de ribossomos e desaparecimento do nucléolo. (C) aumento no número de ribossomos para compensar a interrupção na síntese de RNA ribossômico. (D) interrupção na síntese de ribossomos e aumento do tamanho do nucléolo. (E) aumento no tamanho do nucléolo para compensar a interrupção na síntese de RNA ribossômico.

5 (D) o não participa diretamente da síntese de 15. (UEL 95) Os processos de transcrição e tradução gênicas resultam na síntese, respectivamente, de (A) proteínas e de RNA. (B) RNA e de proteínas. (C) e de proteínas. (D) RNA e de. (E) e de RNA. 16. (UEL 96) O segmento CGATAGACT de uma fita de, após o processo de transcrição, origina a cadeia (A) GUTATUTGA (B) GCUAUCUGA (C) GCTUTCTGU (D) UCTATCTUA (E) GCTATCTGA proteínas, sendo o RNA mensageiro a molécula que contém as informações. (E) o RNA transportador, unido a um aminoácido específico, acopla-se aos ribossomos de acordo com as trincas do RNA mensageiro. 18. (UEL 98) Considere os seguintes códons do RNA mensageiro e os aminoácidos por eles especificados: A C A = treonina G U U = valina Assinale a alternativa da tabela abaixo que indica corretamente os anticódons do RNAt e os códons do relacionados com esses aminoácidos. RNAt TREONINA VALINA TREONINA VALINA a) TGT CTT UGU CAA b) UGU CUU UGU CUU 17. (UEL 97) Com relação ao código genético, é incorreto afirmar que (A) cada aminoácido, na proteína sintetizada, é codificado por uma trinca de bases de uma cadeia de. (B) cada RNA transportador possui, em determinada região de sua molécula, uma trinca de bases denominada códon. (C) o suporte para a síntese de proteínas é dado pelos ribossomos, que são constituídos por RNA ribossômico e proteínas. c) UGU CAA TGT CAA d) TGT CTT TGT CAA e) ACA CAA TGT GUU 19. (MACK 01)

6 Considerando o esquema acima, que representa um fragmento de ácido nucléico, cuja função é transportar aminoácidos, assinale a alternativa INCORRETA. (A) A substância representada em I é obrigatoriamente ribose. (B) Cada trinca de bases, representada em II, é denominada anticódon. (C) Esse ácido nucléico é produzido no núcleo e se dirige ao citoplasma, unindo-se aos aminoácidos. (D) II pode apresentar moléculas de adenina. (E) Se a ação desse ácido for bloqueada, o processo de transcrição não ocorrerá. (A) não ocorrer uma correlação funcional entre e proteínas no meio celular. (B) o controlar a produção de proteínas e também atuar como catalisador de reações químicas celulares. (C) o material genético ser constituído por proteínas. (D) as proteínas não terem controle sobre o metabolismo celular. (E) o controlar a produção de proteínas e estas controlarem a atividade celular. 21. (FATEC 03) 20. (PUCSP 03) (...) De outro lado, o galardão de química ficou com os inventores de ferramentas para estudar proteínas, os verdadeiros atores do drama molecular da vida. É verdade que a Fundação Nobel ainda fala no como o diretor de cena a comandar a ação das proteínas, mas talvez não seja pretensioso supor que foi um lapso e que o sinal emitido por essas premiações aponta o verdadeiro futuro da pesquisa biológica e médica muito além dos genomas e de seu seqüenciamento (uma simples soletração). (...) LEITE, Marcelo. De volta ao seqüenciamento. Folha de S. Paulo 20/10/2002. O autor refere-se às proteínas como atores do drama molecular e ao como diretor de cena. Essa referência deve-se ao fato de Alguns antibióticos, como a eritromicina e o cloranfenicol, são utilizados no tratamento de doenças infecciosas, pois têm a capacidade de bloquear a síntese de proteínas nas bactérias, sem interferir nas células afetadas ou contaminadas. Com base nestas informações, é correto concluir que esses antibióticos atuam nas bactérias (A) provocando a plasmólise das células. (B) impedindo a transcrição do nuclear. (C) impedindo a transcrição ou a tradução no hialoplasma. (D) como agentes mutagênicos do mitocondrial. (E) impedindo que os ribossomos aderidos ao retículo endoplasmático atuem na montagem das proteínas.

7 22. (FATEC 01) Analise as proposições abaixo. I. A duplicação do é do tipo semiconservativa. II. O RNA ribossômico traduz a mensagem genética em seqüências de aminoácidos. III. A mensagem genética é codificada na seqüência de nucleotídeos que compõem a molécula de. Deve-se afirmar que (A) estão corretas somente as proposições I e II. (B) estão corretas somente as proposições I e III. (C) estão corretas somente as proposições II e III. (D) todas as proposições estão corretas. (E) todas as proposições estão erradas.

Aula 8 Síntese de proteínas

Aula 8 Síntese de proteínas Aula 8 Síntese de proteínas As proteínas que podem ser enzimas, hormônios, pigmentos, anticorpos, realizam atividades específicas no metabolismo dos seres vivos. São produzidas sob o comando do DNA. Observe

Leia mais

Ácidos Nucléicos Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS. Paulo Dutra

Ácidos Nucléicos Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS. Paulo Dutra Ácidos Nucléicos Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS Paulo Dutra ÁCIDOS NUCLEICOS Nucleotídeos É a unidade formadora dos ácidos nucléicos: DNA e RNA. É composto por um radical fosfato, uma pentose

Leia mais

Geralmente é arredondado e único por célula, mas existem núcleos com outras formas e células com mais de um núcleo

Geralmente é arredondado e único por célula, mas existem núcleos com outras formas e células com mais de um núcleo Núcleo Celular Geralmente é arredondado e único por célula, mas existem núcleos com outras formas e células com mais de um núcleo Núcleo Celular Algumas células não têm núcleo (são anucleadas), como as

Leia mais

Exercícios de Autoduplicação, Transcrição e Tradução

Exercícios de Autoduplicação, Transcrição e Tradução Exercícios de Autoduplicação, Transcrição e Tradução 1. (UniFoa/2003) Imagine a seguinte situação hipotética: Um aluno precisa decifrar o código de uma enzima G1, que possui uma cadeia formada por seis

Leia mais

BIOLOGIA CITOLOGIA E DIVISÃOCELULAR PROF ESTEVAM

BIOLOGIA CITOLOGIA E DIVISÃOCELULAR PROF ESTEVAM BIOLOGIA CITOLOGIA E DIVISÃOCELULAR PROF ESTEVAM PADRÕES CELULARES 1) (VUNESP) Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características, a) não possuem material

Leia mais

A síntese de DNA tem como objetivo replicar, de modo exato, o genoma. Já a síntese de RNA está relacionada com a própria expressão gênica.

A síntese de DNA tem como objetivo replicar, de modo exato, o genoma. Já a síntese de RNA está relacionada com a própria expressão gênica. A síntese de DNA tem como objetivo replicar, de modo exato, o genoma. Já a síntese de RNA está relacionada com a própria expressão gênica. O processo de síntese de RNA, a partir de um molde de DNA, é denominado

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ÁCIDOS NUCLEICOS

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ÁCIDOS NUCLEICOS COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ÁCIDOS NUCLEICOS Unidade básica dos Ácidos Nucleicos Existem apenas 4 bases em cada um dos ácidos nucleicos DNA DNA e RNA RNA Ácido fosfórico Ácido fosfórico Pentose Desoxirribose

Leia mais

Capítulo 13 Acidos Nucleicos

Capítulo 13 Acidos Nucleicos Capítulo 13 Acidos Nucleicos O modelo da dupla hélice O modelo da estrutura molecular do DNA foi proposto em 1953 por Watson e Crick e é aceito até hoje. Eles ganharam o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia

Leia mais

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 1º ano ALUNO(a): Lista de Exercícios NOTA: No Anhanguera você é + Enem Questão 01) O núcleo é uma das mais importantes estruturas celulares pois, além de

Leia mais

Prof. Giovani - Biologia

Prof. Giovani - Biologia Prof. Giovani - Biologia 1.(UFRS) Tanto em uma célula eucarionte quanto em uma procarionte podemos encontrar: a) membrana plasmática e retículo endoplasmático. b) ribossomos e aparelho de Golgi. c) mitocôndrias

Leia mais

Genes. Informam para proteínas. Formam o GENOMA. Constituídas por monómeros: a.a. Codificados pelo código genético

Genes. Informam para proteínas. Formam o GENOMA. Constituídas por monómeros: a.a. Codificados pelo código genético SÍNTESE PROTEICA São fragmentos de DNA (bases azotadas) que informam para uma característica Formam o GENOMA Genes Constituem os cromossomas Informam para proteínas Constituídas por monómeros: a.a. Codificados

Leia mais

Características gerais

Características gerais Citoplasma Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Neurônio

Leia mais

CÓDIGO GENÉTICO Lista I 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente

CÓDIGO GENÉTICO Lista I 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente CÓDIGO GENÉTICO Lista I 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente 01. (FUVEST) A seguir está representada a sequência dos 13 primeiros pares de nucleotídeos da região codificadora de um gene. A

Leia mais

Ribossomos e síntese protéica

Ribossomos e síntese protéica Ribossomos e síntese protéica SÍNTESE PROTÉICA DNA Transcrição RNA Tradução T A U T A U C G C G C G C G C C G C T A U G C G G C G O código genético é DEGENERADO PROTEÍNA Phe Ala Trp MAQUINARIA GENÉTICA

Leia mais

Do D.N.A. à síntese proteica. Descoberta do D.N.A. e da sua estrutura

Do D.N.A. à síntese proteica. Descoberta do D.N.A. e da sua estrutura Do D.N.A. à síntese proteica Descoberta do D.N.A. e da sua estrutura Do DNA ao organismo! Para percorrer este caminho temos que responder à questão que se segue: Onde se localiza a informação genética?

Leia mais

1. Entre as frases abaixo em relação à divisão celular por mitose, uma é incorreta. Aponte-a:

1. Entre as frases abaixo em relação à divisão celular por mitose, uma é incorreta. Aponte-a: Aula 07 Divisão Celular 1. Entre as frases abaixo em relação à divisão celular por mitose, uma é incorreta. Aponte-a: a) na metáfase, todos os cromossomos, cada um com duas cromátides, encontram-se no

Leia mais

QBQ 0102 Educação Física. Carlos Hotta. Código Genético e Tradução 16/06/15

QBQ 0102 Educação Física. Carlos Hotta. Código Genético e Tradução 16/06/15 QBQ 0102 Educação Física Carlos Hotta Código Genético e Tradução 16/06/15 Previously... replicação DNA transcrição RNA tradução proteína RNAm possuem informação para gerar novas proteínas A RNA polimerase

Leia mais

Tema da aula/lista de exercício: Aula 7 Replicação/Transcrição/Tradução

Tema da aula/lista de exercício: Aula 7 Replicação/Transcrição/Tradução Disciplina: Biologia Profa: Laure Turma: TR / / Tema da aula/lista de exercício: Aula 7 Replicação/Transcrição/Tradução 1. (Unicamp) Em um experimento, um segmento de DNA que contém a região codificadora

Leia mais

C E E S V O. Centro Estadual de Educação Supletiva de Votorantim. Biologia Ensino Médio 2ª série

C E E S V O. Centro Estadual de Educação Supletiva de Votorantim. Biologia Ensino Médio 2ª série C E E S V O Centro Estadual de Educação Supletiva de Votorantim Biologia Ensino Médio 2ª série Principais assuntos abordados: Ácidos nucléicos, DNA e RNA. Evolução. Teoria de Lamarck e Darwin. Moderna

Leia mais

A CÉLULA. Natércia Charruadas 2011. Biologia e Geologia 10º ano

A CÉLULA. Natércia Charruadas 2011. Biologia e Geologia 10º ano A CÉLULA Natércia Charruadas 2011 Biologia e Geologia 10º ano O entendimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da Vida. As dimensões das células, geralmente

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Transcrição e tradução Parte 2. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Transcrição e tradução Parte 2. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Parte 2: Síntese de proteínas Tópicos em abordagem : I Processamento do imrna em Eucariotos II Código genético III Tradução: Síntese de proteínas

Leia mais

BIOLOGIA. Biologia Molecular (segunda parte) Professora: Brenda Braga

BIOLOGIA. Biologia Molecular (segunda parte) Professora: Brenda Braga BIOLOGIA Biologia Molecular (segunda parte) Professora: Brenda Braga Ácidos Nuclêicos DNA RNA Ácido Desoxirribonuclêico Ácido Ribonuclêico Cadeias de Nucleotídeos Fosfato Pentose Base Nitrogenada A ligação

Leia mais

Transcrição e Tradução

Transcrição e Tradução Disciplina: Fundamentos de Genética e Biologia Molecular Turma: Fisioterapia (1 o Ano) Transcrição e Tradução Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini E-mail: marilanda_bellini@yahoo.com Blog: http://marilandabellini.wordpress.com

Leia mais

CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA

CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA Terceirão Biologia 1 Professor João CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA Dogma central da Biologia Descreve o fluxo unidirecional de informações, do DNA à síntese de proteínas. Duplicação/Replicação Síntese

Leia mais

Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA

Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo)

Leia mais

A CÉLULA EUCARIÓTICA

A CÉLULA EUCARIÓTICA A CÉLULA EUCARIÓTICA ... A célula é a unidade básica, estrutural e funcional de todos os seres vivos... A maioria das células têm um tamanho de 10 a 100 micrômetros e formas variadas QUAIS AS DIFERENÇAS

Leia mais

Eucarioto: Organelas Celulares

Eucarioto: Organelas Celulares Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Departamento de Biotecnologia Curso: Engenharia Ambiental Componentes do Citoplasma Eucarioto Citosol: rico em água e susbstâncias (proteínas, íons,

Leia mais

BASES NITROGENADAS DO RNA

BASES NITROGENADAS DO RNA BIO 1E aula 01 01.01. A determinação de como deve ser uma proteína é dada pelos genes contidos no DNA. Cada gene é formado por uma sequência de códons, que são sequências de três bases nitrogenadas que

Leia mais

Ficha Teórica de Apoio

Ficha Teórica de Apoio ESCOLA SECUNDÁRIA/3 JOAQUIM DE ARAÚJO Disciplina de Biologia/Geologia Ano Lectivo 2009-2010 Ficha Teórica de Apoio Assunto: Síntese Proteica EXPRESSÃO DA INFORMAÇÃO GENÉTICA BIOSSÍNTESE DE PROTEÍNAS O

Leia mais

Lista de Exercícios: Divisão Celular

Lista de Exercícios: Divisão Celular 1. (UNIFOR-CE) Em organismos unicelulares, divisão por mitose significa: a) Crescimento b) Regeneração c) Recombinação d) Reprodução e) Gametogênese 2. (FUVEST) Analise os eventos mitóticos relacionados

Leia mais

Célula Procarionte X Célula Eucarionte

Célula Procarionte X Célula Eucarionte Célula Procarionte X Célula Eucarionte Células procarióticas (grego protos, primitivo, e Karyon, núcleo) Núcleo antigo Surgimento a bilhões de anos atrás Bactérias e Cianobactérias (algas) Não apresenta

Leia mais

Exercício A. Tabuleiro Nº de folhas inicial Nº de folhas final (enraizadas e prontas para transplantar A 15 8 B 15 2 C 15 14 D 15 0

Exercício A. Tabuleiro Nº de folhas inicial Nº de folhas final (enraizadas e prontas para transplantar A 15 8 B 15 2 C 15 14 D 15 0 1 Exercício A 1.- Considera o seguinte procedimento experimental: 1. Marque 4 tabuleiros com as letras A, B, C e D e encha-os até metade da sua altura com uma mistura de turfa e granulado de esferovite.

Leia mais

GABARITO - TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO

GABARITO - TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO GABARITO - TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA 3º BIM Lista de exercícios de vestibular PARA TREINAR ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES COPIE NO SEU CADERNO AS QUESTÕES: 1, 3, 4 E 13. 1.(UFERSA) Considere

Leia mais

Projeto de Recuperação Anual - 1ª Série (EM)

Projeto de Recuperação Anual - 1ª Série (EM) Projeto de Recuperação Anual 1ª Série (EM) Biologia 1 MATÉRIA A SER ESTUDADA Fascículo Genética 1 Exercícios Fixação, Aplicação e Aprofundamento. LISTA DE EXERCÍCIOS PARA ENTREGAR 1 O albinismo, a ausência

Leia mais

1. O que é citoplasma e quais são suas subdivisões? 3. O que é citoesqueleto, do que ele é composto e qual sua função?

1. O que é citoplasma e quais são suas subdivisões? 3. O que é citoesqueleto, do que ele é composto e qual sua função? Estudo Dirigido: Citoplasma, Citoesqueleto, Citosol, Retículo Endoplasmático, Aparelho de Golgi, Lisossomos e Peroxissomos Disciplina: Biologia Celular e Molecular Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira

Leia mais

RNA mensageiro (RNAm): Carrega a informação copiada do DNA sob a forma de inúmeros triplets (trincas), códons, cada um especificando um aminoácido.

RNA mensageiro (RNAm): Carrega a informação copiada do DNA sob a forma de inúmeros triplets (trincas), códons, cada um especificando um aminoácido. Ácidos Nucleicos Biologia Molecular RN: Ácido Ribonucleico Ribose DN: Ácido Desoxirribonucleico Desoxirribose Disciplina: Biologia Celular e Molecular Centro de Ciências da Saúde Profa. Dra. Marilanda

Leia mais

Aula 3 Organelas. Níveis de organização dos seres vivos: Observe, abaixo, a célula animal com as principais organelas. Citoplasma Membrana plasmática

Aula 3 Organelas. Níveis de organização dos seres vivos: Observe, abaixo, a célula animal com as principais organelas. Citoplasma Membrana plasmática Aula 3 Organelas Organelas ou organóides são estruturas encontradas no citoplasma celular com função específica, que auxiliam no seu funcionamento, como iremos descrever. Níveis de organização dos seres

Leia mais

ATIVIDADES. BC.06: Ácidos nucléicos e ação gênica BIOLOGIA

ATIVIDADES. BC.06: Ácidos nucléicos e ação gênica BIOLOGIA ATIVIDADES 1. DNA e RNA são encontrados em quantidades apreciáveis, respectivamente: a) no núcleo; no citoplasma. b) no núcleo; no núcleo e no citoplasma. c) no núcleo; no núcleo. d) no núcleo e no citoplasma;

Leia mais

Como se transmite a informação contida no DNA? Como se traduz a informação que se encontra num gene? Como se passa de um gene para uma característica?

Como se transmite a informação contida no DNA? Como se traduz a informação que se encontra num gene? Como se passa de um gene para uma característica? Como se transmite a informação contida no DNA? Como se traduz a informação que se encontra num gene? Como se passa de um gene para uma característica? A síntese de proteínas resume-sena transformação da

Leia mais

ATIVIDADES. BC.08: Meiose BIOLOGIA. b) Qual é a função da estrutura cromossômica indicada pela seta na figura D?

ATIVIDADES. BC.08: Meiose BIOLOGIA. b) Qual é a função da estrutura cromossômica indicada pela seta na figura D? ATIVIDADES 1. (UEL 2006) Analise o gráfico a seguir. b) Qual é a função da estrutura cromossômica indicada pela seta na figura D? 3. (UFSC 2005-adaptada) A Mitose e a Meiose são importantes processos biológicos,

Leia mais

14/02/2017. Genética. Professora Catarina

14/02/2017. Genética. Professora Catarina 14/02/2017 Genética Professora Catarina 1 A espécie humana Ácidos nucleicos Tipos DNA ácido desoxirribonucleico RNA ácido ribonucleico São formados pela união de nucleotídeos. 2 Composição dos nucleotídeos

Leia mais

Material de estudo. Série/Ano Turma(s) Turno Nota 7º A Vespertino. Disciplina: Ciências Professor(a): ALINY INOCÊNCIO Data Aluno (a): Nº

Material de estudo. Série/Ano Turma(s) Turno Nota 7º A Vespertino. Disciplina: Ciências Professor(a): ALINY INOCÊNCIO Data Aluno (a): Nº Polícia Militar do Estado de Goiás CPMG Nader Alves dos Santos Ano Letivo - 2016 Material de estudo Série/Ano Turma(s) Turno Nota 7º A Vespertino A CÉLULA A célula é a menor unidade estrutural básica do

Leia mais

1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS

1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS Nome: Nº Turma QUESTÃO Nº 1: Duas amostras de ácidos nucleicos foram analisadas, obtendo-se os seguintes resultados: AMOSTRA % DE BASES A % DE BASES G A 23 27 B 32 28 Com base na análise, podemos concluir

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 26 VÍRUS

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 26 VÍRUS BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 26 VÍRUS Estrutura de um bacteriófago Proteína cabeça DNA cauda Proteínas cromossomo bacteriano Fago DNA Como pode cair no enem (MACKENZIE) O ser humano tem travado batalhas constantes

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY - ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL TERRA BOA - PR - Professora Leonilda Brandão da Silva

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY - ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL TERRA BOA - PR - Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY - ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL TERRA BOA - PR - Professora Leonilda Brandão da Silva RESUMO - Livro Biologia Hoje - Volume 3 - Sergio Linhares e Fernando Gewandsznajder GENÉTICA

Leia mais

ORGANELAS CELULARES - PROF. GUSTA

ORGANELAS CELULARES - PROF. GUSTA 1. (Fuvest-SP) O esquema representa um corte de uma célula, observado ao microscópio eletrônico. Identifique as estruturas indicadas pelas setas e cite suas principais funções. 2. (UNICAMP) A figura a

Leia mais

- Ácidos Nucleicos e Síntese Proteica - Profª Samara

- Ácidos Nucleicos e Síntese Proteica - Profª Samara - Ácidos Nucleicos e Síntese Proteica - Profª Samara A verdade por trás da descoberta da estrutura do DNA Rosalind Franklin Mãe do DNA (1920-1958) Erwin Chargaff (1905-2002) FOTO 51 1953 James Watson e

Leia mais

A Célula. Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula.

A Célula. Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula. A Célula Citologia É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula. Microscópio Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. Elab.: Prof. Gilmar 2 Elab.: Prof.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Curso: Ciências Biológicas (05) Ano: 2014 Semestre: 1 Período: 1 Disciplina / Unid. Curricular / Módulo: Biologia Celular (Cell Biology) Código: DCB47 Carga Horária Total: 90 Teórica: 60 Atividade Prática:

Leia mais

Biologia Molecular. (Síntese Proteica e Replicação do DNA) a) molécula de RNAr. b) moléculas de RNAt. c) bases nitrogenadas. d) molécula de RNAm.

Biologia Molecular. (Síntese Proteica e Replicação do DNA) a) molécula de RNAr. b) moléculas de RNAt. c) bases nitrogenadas. d) molécula de RNAm. a) molécula de RNAr. b) moléculas de RNAt. c) bases nitrogenadas. d) molécula de RNAm. 4) (UFJF 2016) O anticódon é uma região específica de nucleotídeos encontrada: Professora: Camila Cruz Sábado, 14

Leia mais

Biologia - Grupos A - B - Gabarito

Biologia - Grupos A - B - Gabarito 1 a QUESTÃO: (1, ponto) Avaliador Revisor Foram coletados 1. exemplares do mosquito Anopheles culifacies, de ambos os sexos, em cada uma de duas regiões denominadas A e B, bastante afastadas entre si.

Leia mais

Estrutura Celular. Célula Animal

Estrutura Celular. Célula Animal Estrutura Celular Membrana Plasmática Hialoplasma(Citoplasma )& Citoesqueleto Parede Celular (exclusivo célula Vegetal) Núcleo Organelas celulares Célula Animal Hialoplasma Composição: 70 a 80% de água

Leia mais

ATIVIDADES. BC.07: Núcleo celular e mitose BIOLOGIA

ATIVIDADES. BC.07: Núcleo celular e mitose BIOLOGIA ATIVIDADES 1. (FESP) A ilustração a seguir representa tipos de cromossomos indicados por A, B e C, denominados respectivamente: até a formação de um novo indivíduo, ele teria as características da espécie

Leia mais

ÁCIDOS NUCLÉICOS Alfredinho Alves

ÁCIDOS NUCLÉICOS Alfredinho Alves ÁCIDOS NUCLÉICOS Alfredinho Alves 1 1. Histórico Frederish Miescher, médico alemão, aos 20 anos de idade, observou a presença do DNA em células do pus, embora não pudesse detalhar a estrutura molecular

Leia mais

1) (FMSA-SP) Os fenômenos 1, 2 e 3 no esquema ao lado são respectivamente:

1) (FMSA-SP) Os fenômenos 1, 2 e 3 no esquema ao lado são respectivamente: 1) (FMSA-SP) Os fenômenos 1, 2 e 3 no esquema ao lado são respectivamente: a) tradução, transcrição, duplicação b) duplicação, transcrição, tradução c) duplicação, tradução, transcrição d) tradução, duplicação,

Leia mais

Questão - 1. Questão 3. Questão 2. Questão 4. 1 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 3º bimestre. Aluno(a):

Questão - 1. Questão 3. Questão 2. Questão 4. 1 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 3º bimestre. Aluno(a): 1 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 3º bimestre Aluno(a): Questão - 1 (UFAM) Em abril de 1953, James Watson e Francis Crick agitaram a comunidade científica com um elegante modelo de dupla-hélice para

Leia mais

Os conceitos I, II, III e IV podem ser substituídos, correta e respectivamente, por

Os conceitos I, II, III e IV podem ser substituídos, correta e respectivamente, por 01 - (FATEC SP) Mapas conceituais são diagramas que organizam informações sobre um determinado assunto por meio da interligação de conceitos através de frases de ligação. Os conceitos geralmente são destacados

Leia mais

EXERCÍCIOS DE VESTIBULAR

EXERCÍCIOS DE VESTIBULAR EXERCÍCIOS DE VESTIBULAR PRÉ-VESTIBULAR BIOLOGIA PROF. MARCONI 1º Bimestre 01. (Ufal 2006) Como as células vivas não conseguem distinguir os elementos radioativos dos não radioativos, elas incorporam ambos

Leia mais

24/02/2014. É o limite externo da célula. Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/

24/02/2014. É o limite externo da célula. Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ Membrana plasmática Mitocôndrias Retículo Endoplasmático Aparelho de Golgi Lisossomos e peroxissomos Centríolos Ribossomos Inclusões Citoplasmáticas

Leia mais

Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes

Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes Disciplina: Biologia Humana Profa. Me. Vivian C. Langiano Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes De Robertis, E. Bases da Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 4 ed. 2006. cap

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE BIOLOGIA Aluno (a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 16/05/2017 Nota: Professor(a): Regina Volpato Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO. Ensino Médio Etapa: 2ª Série: 3ª Turma: U. Professor(a): Bernardo Grieco 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO. Ensino Médio Etapa: 2ª Série: 3ª Turma: U. Professor(a): Bernardo Grieco 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO www.manoelpinheiro.com.br Biologia ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio Etapa: 2ª Série: 3ª Turma: U Professor(a): Bernardo Grieco 2017 Aluno(a): Caro (a) aluno (a),

Leia mais

OS ÁCIDOS NUCLÉICOS DNA / RNA

OS ÁCIDOS NUCLÉICOS DNA / RNA OS ÁCIDOS NUCLÉICOS DNA / RNA Prof. André Maia Considerações do Professor Os ácidos nucléicos são as maiores moléculas encontradas no mundo vivo. São responsáveis pelo controle dos processos vitais básicos

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profa. Renata Coelho

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profa. Renata Coelho Aulas Multimídias Santa Cecília Profa. Renata Coelho Duplicação, transcrição e tradução DNA Modelo de Watson e Crick, proposto em 2 de abril de 1953: DNA é formado por 2 fitas (dupla hélice) Cada filamento

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Lista de Exercícios de Biologia / 3º ano Professor(a): RÔMULO Data: / FEV./2016. De sonhos e conquistas Aluno(a): 01 - (FATEC SP) Vírus de computador são programas

Leia mais

EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO AGOSTO BIOLOGIA RECUP. PARCIAL

EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO AGOSTO BIOLOGIA RECUP. PARCIAL 1ª série Ens. Médio 1. A figura a seguir refere-se à hereditariedade: a) EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO AGOSTO BIOLOGIA RECUP. PARCIAL b) Explique de que forma a molécula de DNA atua no fenômeno da

Leia mais

BIOLOGIA EXERCÍCIOS. Anabolismo Nuclear

BIOLOGIA EXERCÍCIOS. Anabolismo Nuclear Anabolismo Nuclear EXERCÍCIOS 1. mesmo responsável pela decodificação do genoma humano em 2001, o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu a seus conselheiros especializados em biotecnologia para analisarem

Leia mais

DNA: Replicação e Transcrição. Professora: MSc Monyke Lucena

DNA: Replicação e Transcrição. Professora: MSc Monyke Lucena EXTRA, EXTRA Se a mãe for (DD) e o pai (D), nenhum dos descendentes será daltónico nem portador. Se a mãe (DD) e o pai for (d), nenhum dos descendentes será daltônico, porém as filhas serão portadoras

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Transcrição e Tradução. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Transcrição e Tradução. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Moléculas, Células e Tecidos Prof. Daniele Duó O código genético É a relação entre a sequência de bases no DNA e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína; Guarda toda informação

Leia mais

Site:

Site: Código Genético É o conjunto dos genes humanos. Neste material genético está contida toda a informação para a construção e funcionamento do organismo humano. Este código está contido em cada uma das nossas

Leia mais

Exercícios de Respiração e Fermentação

Exercícios de Respiração e Fermentação Exercícios de Respiração e Fermentação Material de apoio do Extensivo 1. (UFV) Enquanto os organismos superiores utilizam a respiração aeróbia para obter energia, algumas bactérias e fungos utilizam a

Leia mais

Aula 6 Mitose. Fases da mitose. Prófase

Aula 6 Mitose. Fases da mitose. Prófase Aula 6 Mitose A mitose nos seres pluricelulares é responsável pelo crescimento, devido ao aumento do número de células e reposição das células mortas, por exemplo, a epiderme é renovada a cada 28 dias.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO Disciplina de BIOLOGIA E GEOLOGIA 11º ano 1º Teste Formativo 11º A TEMA: DNA e Síntese de Proteínas 45 minutos 21 de Outubro de 2011 Nome: Nº Classificação: _,

Leia mais

1ª Série do ensino médio _ TD 14

1ª Série do ensino médio _ TD 14 1ª Série do ensino médio _ TD 14 01. A matriz mitocondrial apresenta diversas substâncias, exceto: (A) Coenzima A. (B) ADP. (C) ATP. (D) Ácido Cítrico. (E) Glicose. 02. Três tubos de ensaio foram preparados

Leia mais

A disposição da vida na Terra

A disposição da vida na Terra Aula 01 A disposição da vida na Terra O que é a vida? Existe vida em outros planetas? Podemos viver sem o Sol? O nosso sistema solar possui os seguintes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte Júpiter,

Leia mais

Início: 14/03 Término: 11/04. Horário de aulas: 2ª e 4º de 08:00 às 12:00 horas

Início: 14/03 Término: 11/04. Horário de aulas: 2ª e 4º de 08:00 às 12:00 horas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE BIOQÍMICA MÉDICA DISCIPLINA: BIOQUÍMICA A ENFERMAGEM BMQ 121 BLOCO I: Estrutura de Proteínas e Biologia Molecular Início: 14/03 Término: 11/04 Horário

Leia mais

Ciências E Programa de Saúde

Ciências E Programa de Saúde Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Educação Ciências E Programa de Saúde 10 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP 0 A Educação sozinha não faz grandes mudanças, mas nenhuma grande

Leia mais

Biotecnologia Geral TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO

Biotecnologia Geral TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO Biotecnologia Geral TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO DNA Replicação DNA Trasncrição Reversa Transcrição RNA Tradução Proteína Transcrição É o processo pelo qual uma molécula de RNA é sintetizada a partir da informação

Leia mais

1) (Fuvest-SP) 2) (Mackenzie-SP) 3) (UDESC-SC) 4) (ENEM) 5) (UNIOESTE-PR)

1) (Fuvest-SP) 2) (Mackenzie-SP) 3) (UDESC-SC) 4) (ENEM) 5) (UNIOESTE-PR) 1) (Fuvest-SP) As mitocôndrias são consideradas as casas de força das células vivas. Tal analogia refere-se ao fato de as mitocôndrias: a) estocarem moléculas de ATP produzidas na digestão de alimentos.

Leia mais

2. (Faculdade Albert Einstein 2016) O gráfico abaixo refere-se ao processo de divisão celular que ocorre durante a espermatogênese humana:

2. (Faculdade Albert Einstein 2016) O gráfico abaixo refere-se ao processo de divisão celular que ocorre durante a espermatogênese humana: 1. (Imed 2016) Suponha que uma determinada espécie de tartaruga possua 550 cromossomos no núcleo de uma célula do coração. Podemos supor, então, que quando essa célula entrar em mitose, serão geradas células

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Transcrição e tradução Parte 1. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Transcrição e tradução Parte 1. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem : Parte 1 - Dogma central da biologia I Estrutura e funções dos ácidos nucleicos; II Replicação do DNA; II Transcrição;

Leia mais

Código Genético. Bianca Zingales

Código Genético. Bianca Zingales Código Genético Bianca Zingales zingales@iq.usp.br Um gene - uma enzima Beadle & Tatum (1930 1940) Experimentos de genética com o fungo Neurospora. Mutações induzidas com raios X. Mutações em um único

Leia mais

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak A Química da Vida Anderson Dias Felipe Knak A ÁGUA NAS CÉLULAS A água é imprescindível à vida dos indivíduos, independendo da espécie, idade, metabolismo e/ou grupo celular. A água exerce função de transporte

Leia mais

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UFRJ 2008 2ª fase

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UFRJ 2008 2ª fase 1- Na China, os pulgões da espécie Toxoptera aurantii causam grandes prejuízos às plantações de Chá Preto (Camellia sinensis). O gráfico a seguir mostra os resultados de duas experiências, feitas em laboratório,

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 39 MEIOSE

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 39 MEIOSE BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 39 MEIOSE Como pode cair no enem? (CESGRANRIO) Os esquemas 1 e 2 mostrados abaixo representam estágios funcionais do núcleo celular e estão relacionados com a divisão celular,

Leia mais

Biologia molecular é uma disciplina híbrida

Biologia molecular é uma disciplina híbrida Biologia molecular é uma disciplina híbrida Os termos: biologia molecular e genética molecular = sinônimos As técnicas da biologia molecular são aplicadas em quase todos os campos da biologia neurofisiologia

Leia mais

b) A vantagem de utilizar células-tronco do próprio paciente é que dessa maneira se evita a rejeição dessas células.

b) A vantagem de utilizar células-tronco do próprio paciente é que dessa maneira se evita a rejeição dessas células. GABARITO APRIMORAMENTO EMBIOLOGIA - PEDRÃO 1) Gab: A formação de gêmeos ocorre inicialmente no processo de fertilização. No caso de gêmeos univitelínicos (Figura A), a fertilização ocorre entre um óvulo

Leia mais

Biologia Molecular II

Biologia Molecular II Biologia Molecular II ÁCIDOS NUCLÊICOS Ácidos Nuclêicos DNA RNA Ácido Desoxirribonuclêico Ácido Ribonuclêico Cadeias de Nucleotídeos Fosfato Pentose Ribose RNA Desoxirribose DNA Base Nitrogenada Púricas:

Leia mais

2016 Dr. Walter F. de Azevedo Jr.

2016 Dr. Walter F. de Azevedo Jr. 2016 Dr. Walter F. de Azevedo Jr. 000000000000000000000000000000000000000 000000000000000000000000000000000000000 000000000000111111111110001100000000000 000000000001111111111111111111000000001 000000000111111111111111111111111000000

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades Aula 8 Ácidos nucleicos Atividades para sala 01 D 02 B No DNA, ocorrem duas fitas de polinucleotídios. As duas fitas são unidas por pontes de hidrogênio estabelecidas entre os

Leia mais

3. (Unesp 2010) Observe a tirinha, que alude à gripe Influenza A (H1N1).

3. (Unesp 2010) Observe a tirinha, que alude à gripe Influenza A (H1N1). ÁCIDOS NUCLÉIOCOS E SÍNTESE DE PROTEÍNAS PRÉ-VESTIBULAR GEOGRAFIA PROF. MARCONI 1. (Ufal 2006)Como as células vivas não conseguem distinguir os elementos radioativos dos não radioativos, elas incorporam

Leia mais

Código Genético. Bianca Zingales

Código Genético. Bianca Zingales Código Genético Bianca Zingales zingales@iq.usp.br O dogma central da Biologia Molecular Replicação Transcrição O DNA contém a informação genética Tradução As proteínas são a expressão da informação genética

Leia mais

Citoplasma: Organelas Celulares

Citoplasma: Organelas Celulares Biologia Tema: Organelas celulares Prof. Marcos Corradini marcosgdr@hotmail.com 1) O Citoplasma Toda região da célula compreendida entre a membrana citoplasmática e o núcleo. Partes do citoplasma: a) Hialoplasma

Leia mais

Bio. Semana 16. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Julio Souza Junior)

Bio. Semana 16. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Julio Souza Junior) Semana 16 Rubens Oda Alexandre Bandeira (Julio Souza Junior) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Átomos Moléculas Íons Biomoléculas. Matéria é formada por Átomos. Obs.: teoria confirmada apenas no início do século XX.

Átomos Moléculas Íons Biomoléculas. Matéria é formada por Átomos. Obs.: teoria confirmada apenas no início do século XX. Átomos Moléculas Íons Biomoléculas Estrutura da Matéria Matéria é formada por Átomos Obs.: teoria confirmada apenas no início do século XX. Os átomos dificilmente existem livres e possuem grande tendência

Leia mais

BIOLOGIA PROFESSOR: FABIANO REIS MSN para dúvidas: fabianobiologico@hotmail.com. Revisão PSS1 e PRISE I PARTE I - CITOLOGIA

BIOLOGIA PROFESSOR: FABIANO REIS MSN para dúvidas: fabianobiologico@hotmail.com. Revisão PSS1 e PRISE I PARTE I - CITOLOGIA Revisão PSS1 e PRISE I PARTE I - CITOLOGIA Diferenciar células procarióticas de eucarióticas Então lá vai uma questão: 01) (UFSM/2001) As figuras I e II representam, respectivamente: a)célula eucarionte

Leia mais

7ª série Ciências Naturais

7ª série Ciências Naturais 7ª série Ciências Naturais Lista de exercícios O homem vive em sociedade e dependem do ambiente para supri todas as suas necessidades. As grandes funções vitais são desempenhadas por sistemas orgânicos,

Leia mais

Proteínas. Dra. Flávia Cristina Goulart. Bioquímica

Proteínas. Dra. Flávia Cristina Goulart. Bioquímica Proteínas Dra. Flávia Cristina Goulart Bioquímica Os aa. e as proteínas Nos animais, as proteínas correspondem à cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco.

Leia mais

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 22 Genética molecular e biotecnologia

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 22 Genética molecular e biotecnologia Plano de Aulas Biologia Módulo 22 Genética molecular e biotecnologia Resolução dos exercícios propostos Retomada dos conceitos 10 CAPÍTULO 1 1 a As bases nitrogenadas são complementares por meio de pontes

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 08 RIBOSSOMOS E SÍNTESE PROTEICA

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 08 RIBOSSOMOS E SÍNTESE PROTEICA BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 08 RIBOSSOMOS E SÍNTESE PROTEICA Fixação 1) (UNICAMP) Considere um fragmento de DNA com a seguinte sequência de bases: GTA GCC TAG E responda: a) Qual será a sequência

Leia mais