Apostila de História 03 República Velha ( )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apostila de História 03 República Velha (1889-1930)"

Transcrição

1 Apostila de História 03 República Velha ( ) 1.0 Diferentes Projetos Republicanos Proclamação da República União entre o exército e os cafeicultores paulistas; República recém-nascida Temor de um contragolpe monárquico; República da Espada Governos militares dos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto; Projeto Republicano Liberal: Cafeicultores paulistas; Inspirado no sistema norte-americano; Descentralização política Autonomia aos estados; Liberdades individuais Direito de locomoção, da propriedade e de livreexpressão; Sistema de livre-competição econômica; Separação dos 3 poderes; Instauração de eleições; Separação da igreja e do Estado. Projeto Republicano Jacobino: População urbana Baixa classe média e setores intelectualizados; Inspirado na Primeira República Francesa; Xenófobos Principalmente anti-lusitanos; Liberdade pública de reunião e discussão Decisão coletiva dos destinos da nação; Participação popular na administração pública. Projeto Republicano Positivista: Exército; Inspirado nas idéias do filósofo francês Auguste Comte; Visa a promoção do progresso na base da ordem; Governo centralizado Ditadura republicana.

2 2.0 Governo Provisório ( ) Governado por Deodoro da Fonseca; Objetivo Resolver os principais problemas do país e dirigir o país até que se fosse criada uma nova constituição; Problemas iniciais: Falta de apoio da marinha; Autoritarismo de Deodoro da Fonseca. Extinção de instituições imperiais; Banimento da família imperial; Separação da Igreja e do Estado; Grande projeto de naturalização: Cidadania brasileira a todos os estrangeiros residentes no Brasil; Maior número de pessoas votando. Nomeação de Rui Barbosa para o ministério da Fazenda: Tendências simpáticas ao exército e positivistas; Promoveu medidas ao progresso industrial Primeira vez na história que o Estado decidia-se em favor de uma proposta industrialista. Desenvolvimento industrial: Problemas: Falta de recursos; Grande demanda por moeda. Soluções: Emissão de papel-moeda; Facilitação de estabelecimento de sociedades anônimas; Novo regime de taxas alfandegárias Dificultar a entrada de produtos estrangeiros. Consequências: Emissão de papel-moeda sem lastro Sem montante equivalente de ouro mantido como reserva; Encilhamento Processo inflacionário marcado pela febre especulativa; Ingenuidade de Rui Barbosa Sonho de transformar rapidamente um país agrícola recém assalariada em uma potência industrial; Insatisfação dos cafeicultores. Retardação da instalação da assembléia constituinte; Constituição de 1891 Projeto previamente preparado por uma comissão liderada por Rui Barbosa e inspirado na constituição norte-americana: República federativa com governo central e 20 estados membros, com autonomia jurídica, administrativa e fiscal; Divisão dos 3 poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, ambos independentes entre si; Voto universal masculino, não secreto Excluía mulheres, analfabetos, mendigos, menores de 21 anos, padres e soldados. O primeiro presidente da República não seria eleito pelo voto universal, e sim pela assembléia constituinte Deodoro da Fonseca transformou-se no primeiro presidente constitucional da república brasileira.

3 3.0 Governo Constitucional República da Espada 3.1 Deodoro da Fonseca (1891) Pressões militares sobre cafeicultores e oligarquias agrárias em geral Permanência do marechal Deodoro na presidência; Elite civil Criticava os efeitos da política econômica do governo, querendo representantes civis no poder; Novo governo: O presidente submete-se a um Congresso formado predominantemente de cafeicultores; Choques entre presidente e Congresso Primeira grande crise política republicana. Convocação para ministro da Fazenda Barão de Lucena: Adepto à monarquia; Desconfiança do exército; Cafeicultores mais insatisfeitos Temem um retorno à monarquia. Estado de sítio: Fechou o Congresso; Prendeu vários políticos da oposição; Fuga dos principais líderes da oposição Articula-se uma resistência ao golpe; Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul A oposição arma-se; Aumento da oposição no exército. Greve dos trabalhadores da estrada de Ferro Central do Brasil Primeira grande greve política; Insatisfação da marinha Navios atracados no Rio de Janeiro, ameaçando bombardear a cidade, exigindo a renúncia de Deodoro da Fonseca. 3.2 Floriano Peixoto ( ) Diplomático Conseguiu o apoio dos republicanos radicais e dos positivistas; Autoritarismo exercido dentro dos limites da constituição; Política econômica voltada para questões sociais e populares do republicanismo radical quanto para as ambições modernizadoras dos positivistas; Conseguiu o apoio dos cafeicultores; Paternalismo As camadas mais pobres não participavam do governo, mas recebiam algumas concessões ( presentes ); Protecionismo Proteger a indústria nacional da concorrência estrangeira; Nacionalismo exacerbado Incitação da xenofobia dos republicanos radicais; Falsa concepção da nação brasileira Escondia as desigualdades sociais.

4 3.2.1 Revoltas Revoltas eram apoiadas no argumento de inconstitucionalidade: Pela constituição de 1891, o presidente e o vice deveriam ser eleitos por voto direto, por maioria absoluta, e o vice só poderia assumir a presidência no caso de impedimento ou morte do titular, se houvesse decorrido metade do mando presidencial; Deodoro renunciou à presidência passada apenas noves meses do seu mandato. Manifesto dos 13 generais: 13 generais do exército assinaram um manifesto pedindo o afastamento do presidente e a realização de eleições; Reação dura e dentro da lei de Floriano. Revolução federalista: A oposição de Floriano no Rio Grande do Sul (Partido Federalista) era contrária à excessiva centralização política; Federalistas se levantaram contra os republicanos Transformação do conflito estadual em nacional. Revolta da Armada: Oficiais da marinha ameaçaram bombardear o Rio de Janeiro, exigindo a renúncia de Floriano Peixoto Resistência; Rio de Janeiro foi bombardeado de setembro de 1893 a março de 1894; Revolução Federalista se une à Revolta da Aramada; Contra-ofensiva de Floriano Derrotou os federalistas e a marinha Equilíbrio Político Delicado Proximidade da sucessão presidencial por eleições diretas; Cafeicultores paulistas preparavam-se para a escolha do seu presidente Republicano Prudente de Morais; Fracasso dos outros projetos positivistas; Acessão do projeto liberal dos paulistas Pouco democrática: Exclusão política; Fraude; Dificuldades quanto à garantia do direto à propriedade privada; Perpetuação da desigualdade social; Voto Acessível para poucos.

5 4.0 Transição para o Poder Civil ( ) 4.1 Prudente de Morais Caráter transitório Possibilidade de retorno dos militares ao governo; Objetivo primário Fazer o país voltar à normalidade dentro do projeto político liberal da oligarquia cafeeira; Fim da Revolução Federalista Habilidade política de Prudente ao anistiar os principais líderes da revolução; Reatou relações diplomáticas com Portugal; Tomou posse da Ilha de Trindade; Resolveu as questões das fronteiras com a Argentina Intermediação: Estados Unidos; Morte de Floriano Peixoto por causa da crise hepática Catalisador de reações contra Prudente do grupo jacobino-florianista; Afastamento temporário de Prudente de Morais por motivos de saúde Assume o vice-presidente florianista; Retorno de Prudente Defendeu os interesses dos cafeicultores, contrariando totalmente a tendência modernizadora e nacionalista dos governos passados. 4.2 Guerra de Canudos ( ) Causas: Injusta situação fundiária; Total abandono do estado sobre as populações mais humildes. As tensões sociais explodiam com mais freqüência nos momentos de seca prolongada; Opções dos sertanejos: Emigração Meios de transporte inviáveis; Banditismo social Cangaço; Misticismo religioso: O apoio do imaginário espiritual, vida religiosa e mística; Desenvolvia-se em torno de um líder messiânico, carismático. Antônio Conselheiro percorria o Nordeste proclamando o Reino de Deus e prestando assistência à população mais pobre: Discurso cativante - Reuniu seguidores e cangaceiros; Estabeleceu-se na fazenda de Canudos Fundação da aldeia de Belo Monte. Crescimento demográfico de Canudos Apresentava uma alternativa para o regime a qual estavam submetidas; Analogia de Canudos com quilombos Visto como ameaça pelo governo da Bahia; Conselheiro criticava o governo republicano Visto como manifestação anticristo: Casamento civil; Eleições diretas; Apelava-se para um Salvador, o Rei português Atribuição de Conselheiro a monarquista. Primeira expedição de 100 homens do exército foi massacrada por Canudos; Segunda expedição de 500 soldados, metralhadoras e canhões fracassaram a caminho de Canudos;

6 Terceira expedição de 1300 homens do sul do país, comandados pelo vencedor da Revolução Federalista fracassou; Quarta expedição de soldados montou um cerco em Canudos; O próprio ministro da Guerra partiu para Canudos com mais reforços; Intenso bombardeio a Canudos, que estava sem suprimentos A população continuava a crescer, demonstrando ser preferível morrer ao lado de Conselheiro a levar uma vida miserável; 5 de outubro de 1897 Derrota de Canudos. 4.3 Sucessão de Prudente de Morais Prudente é vítima de um atentado Declaração de estado de sítio; Decadência do florianismo; Próximo presidente, Campos Sales Início do incontestável domínio oligárquico. 5.0 Ordem Oligárquica ( ) 5.1 Economia Antes Oligarquias exerciam o poder de forma indireta; Depois Oligarquias exerciam o poder de forma direta; Características: Monocultura; Latifundiária; Produção para mercado externo; Exploração da mão-de-obra. Problemas: Superprodução do café Queda de preços; Impossibilidade de pagar a crescente dívida externa; Crescente inflação; Decadência da produção de alimentos para consumo interno Importações; Não desenvolvia manufaturas internamente Importações; Dependência das oscilações do mercado internacional. Funding-loan Renegociação da dívida externa entre o Brasil e os bancos credores: Concessão de um empréstimo para pagamento dos juros da dívida externa brasileira nos 3 anos seguintes; Concessão de um prazo de dez anos, além dos 3 iniciais, para que se iniciasse o pagamento da nova dívida; Confiscação de toda a receita da alfândega do Rio de Janeiro, além de, em caso de necessidade, outras alfândegas, das receitas da estrada de Ferro Central do Brasil e do serviço de abastecimento de água do Rio de Janeiro; Obrigação assumida perante os bancos de sanear a moeda brasileira Fortalecê-la para combater a inflação; Não deu certo A crise do café ainda não tinha sido resolvida, resultando num novo funding-loan; Realização de um corte nos gastos do governo Paralisação quase total das obras públicas e dos estímulos às indústrias;

7 Aumento da arrecadação de impostos com criação de novas taxas Produtos de consumo; Redução da emissão de papel-moeda Queda de inflação; Valorização do mil-réis em relação à libra inglesa Barateação dos produtos importados; Queda acentuada na atividade econômica do país Recessão; Aumento do desemprego; Política de Valorização do Café Convênio de Taubaté: Reunião dos cafeicultores na cidade de Taubaté; Plano de intervenção estatal na cafeicultura com o objetivo de promover a elevação dos preços do produto. Os governadores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro compraram toda a produção cafeeira Estoques reguladores; O café estocado seria vendido no mercado internacional conforme surgisse a demanda; A compra pelo Estado só foi possível com o empréstimo de bancos ingleses e norteamericanos Aumento da dívida externa; Se a demanda por café não surgisse Destruição do mesmo, gerando prejuízos para o Estado; Elevação dos preços do café brasileiro Estimulação da produção de café em outros países Borracha Segunda Revolução Industrial Novas necessidades da indústria; Extração e exportação em larga escala da borracha Principal fundamental na indústria de automóveis; A borra é extraída da seringueira: Nativo das florestas tropicais da América; Amazonas Maior reserva natural dessa árvore A borracha representava 40% do valor das exportações Aproxima-se do café; Trabalhadores: Nativos e emigrantes nordestinos; Condições péssimas de trabalho. Questão do Acre: Trabalhadores brasileiros penetraram no Acre (território boliviano); Brasil e Bolívia assinam o tratado de Petrópolis O Brasil anexaria o Acre e pagaria uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas para a Bolívia. Borracha nunca foi uma alternativa ao café;

8 5.2 Mecanismos Políticos do Poder Oligárquico Controle Federal Política do Café-com-leite As oligarquias paulistas (PRP Partido Republicano Paulista) e mineiras (PRM Partido Republicano Mineiro), querendo defender suas influências no poder político, formaram uma aliança que defendia a alternância de políticos dos 2 estados na presidência; São Paulo Poder econômico (maior produtor de café; Minas Gerais Maior número de eleitores Controle Estadual Política dos Governadores Acordo entre o presidente e os governadores, sendo que estes apoiariam o presidente cedendo votos para deputados e senadores, em troca da autonomia dos estados; Qualquer meio era válido nas eleições, até fraude eleitoral; Comissão Verificadora de Poderes Se fosse eleito para o Congresso um deputado da oposição, este não seria empossado; Voto não era secreto Manipulação total Controle Municipal Coronéis Poder econômica Grandes latifundiários; Prestígio social e poder político em suas localidades; Clientelismo Controlava a população mais pobre, protegendo-as e exigindo obediência total; Abandono do Estado sobre as classes mais pobres permitiu a ascensão dos coronéis; Fraudes eleitorais Roubo de urnas, falsificação de títulos de eleitor, intimidação dos eleitores; Voto do cabresto Violência para convencer o eleitorado a votar no candidato dos coronéis; 5.3 Lutas Sociais Revolta Popular de 1904 Revolta da Vacina Urbanização do Rio de Janeiro: Europeização da cidade; Contingentes populares foram expulsos de suas casas; Saneamento da cidade Combate à peste bubônica, malária e varíola. Instituiu-se a vacinação obrigatória contra a varíola Estopim da revolta; Ignorância da população quanto aos efeitos da vacina Revolta da população contra os agentes sanitários; Durante uma semana a cidade foi palco de violentos combates Forças da polícia e do exército reprimiram os rebeldes.

9 5.3.2 Revolta da Chibata (1910) Em Minas Gerais e São Paulo, existia um velho regimento disciplinar que previa castigos corporais violentos, utilizando a chibata, até para infrações mais leves; Maus tratos sofridos pelos marujos por parte os oficiais, somada às más condições de alojamento e alimentação Estopim para a revolta; Ameaça de bombardear Rio de Janeiro, solicitando o fim dos castigos com a chibata na marinha; Governo decide aceitar os termos após a entrega dos navios; Outros fuzileiros navais revoltaram-se contra o governo com propostas semelhantes às dos marinheiros, mas sem o fogo intimidador de antes Repressão violenta do governo; Declaração de estado de sítio e aprisionamento dos principais líderes da revolta desrespeito a anistia concedida anteriormente; Revolta do Contestado (1914) Causas: Isolamento e abandono em que vivia a população entre os estados do Paraná e Santa Catarina; Território contestado pelos 2 governos estaduais. O território abandonado atraía grupos marginalizados, onde se desenvolveram comunidades místicas em torno de líderes messiânicos José Maria; Analogia a Canudos; Alternativa de vida ao poder político dos coronéis Região era vista, aos olhares das elites, como uma ameaça; Repressão violenta.

República Velha das Oligarquias: dominação e resistência

República Velha das Oligarquias: dominação e resistência República Velha das Oligarquias: dominação e resistência República Velha das Oligarquias. OLIGARQUIA = Governo de poucos. (1894 1930): Período em que o Brasil foi controlado por cafeicultores da região

Leia mais

Operários ameaçados pelo desemprego, com fracas condições de vida, salários baixos e horários pesados

Operários ameaçados pelo desemprego, com fracas condições de vida, salários baixos e horários pesados 1.3 Portugal: da 1.ª República à Ditadura Militar Descontentamento e vontade de mudança Final século XIX Portugal é predominantemente um país agrícola Industria centrada em Lisboa e no Porto Balança comercial

Leia mais

MÓDULO 13- A REPÚBLICA DA ESPADA(1889-1894) Cinco primeiros anos de República com dois governos militares: a) O Governo do Marechal Deodoro da

MÓDULO 13- A REPÚBLICA DA ESPADA(1889-1894) Cinco primeiros anos de República com dois governos militares: a) O Governo do Marechal Deodoro da MÓDULO 13- A REPÚBLICA DA ESPADA(1889-1894) Cinco primeiros anos de República com dois governos militares: a) O Governo do Marechal Deodoro da Fonseca(1889-1891) - promulgação da 1ª Constituição(1891)

Leia mais

Primeira República: 1 A Crise da República. 2 Governo do Mal. Deodoro da Fonseca. 3 Governo do Mal. Floriano Peixoto. Aula 15 Primeira República

Primeira República: 1 A Crise da República. 2 Governo do Mal. Deodoro da Fonseca. 3 Governo do Mal. Floriano Peixoto. Aula 15 Primeira República Aula 15 Primeira República: A República da Espada 1 A Crise da República Setor 1605 2 Governo do Mal. Deodoro da Fonseca 3 Governo do Mal. Floriano Peixoto Aula 15 Primeira República A República da Espada

Leia mais

Candidato vencedor ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS (1894-1930) Nº de votantes (mil) % de votantes sobre a população % dos votos do vencedor sobre total de votantes Prudente de Moraes (1894) 345 2,2 84,3 Campos

Leia mais

Prof. André Vinícius.

Prof. André Vinícius. 1 - Diferentes projetos republicanos: República Positivista: centralização política nas mãos do presidente. Postura predominante entre os militares. Prevaleceu entre 1889 e 1894, durante a chamada República

Leia mais

BAILE DA ILHA FISCAL

BAILE DA ILHA FISCAL BAILE DA ILHA FISCAL A CAMINHO DA REPÚBLICA 1870 RIO DE JANEIRO fundação do Partido Republicano e lançamento do MANISFESTO REPUBLICANO por Quintino Bocaiúva SOMOS DA AMÉRICA E QUEREMOS SER AMERICANOS 1873

Leia mais

BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA

BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA CAPÍTULO 26 BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA Primeiros tempos da república n 15 de novembro de 1889: a república foi proclamada no Brasil por meio de um golpe liderado por militares. O marechal Deodoro da

Leia mais

História. Os primeiros anos da Era Vargas (1930-1937)

História. Os primeiros anos da Era Vargas (1930-1937) História Nono ano do ensino fundamental Escola José de Anchieta Os primeiros anos da Era Vargas (1930-1937) Reno Schmidt maio 2015 schmidt.reno@gmail.com renoschmidt.wordpress.com Onde estamos? Brasil

Leia mais

A República Velha ( )

A República Velha ( ) Capítulo 52 A República Velha (1889 1930) A CRISE DA REPÚBLICA (1889-1894) A República Velha (1889 1930) 1889 1891 Governo Provisório 1891 1894 República da Espada 1891 Mal. Deodoro Da Fonseca 1891-1894

Leia mais

A situação na região, na época, era muito precária. Havia fome, seca constante, a miséria e a violência afetava a região. A situação, somada com a

A situação na região, na época, era muito precária. Havia fome, seca constante, a miséria e a violência afetava a região. A situação, somada com a A Guerra de Canudos, revolução de Canudos ou insurreição de Canudos foi um movimento político-religioso brasileiro que durou de 1893 a 1897, ocorrida na cidade de Canudos no interior do Estado da Bahia.

Leia mais

A REPÚBLICA VELHA OU PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930) Profª Maria Auxiliadora

A REPÚBLICA VELHA OU PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930) Profª Maria Auxiliadora A REPÚBLICA VELHA OU PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930) Profª Maria Auxiliadora A República Velha (1889 1930) 1889 1891 Governo Provisório 1891 1894 República da Espada 1891 Mal. Deodoro Da Fonseca 1891-1894

Leia mais

GOVERNO DEODORO DA FONSECA

GOVERNO DEODORO DA FONSECA GOVERNO DEODORO DA FONSECA GOVERNO PROVISÓRIO (1889/1891) 1- Primeiras medidas: Fim do Senado vitalício e do conselho de Estado, Dissolução da Câmara dos Deputados, Separação entre Igreja e Estado (extinção

Leia mais

A REPÚBLICA DA ESPADA ( )

A REPÚBLICA DA ESPADA ( ) A REPÚBLICA DA ESPADA ( 1889-1894) A proclamação da República foi um golpe militar, sem participação popular, que contou com o apoio dos fazendeiros progressistas do oeste paulista e das camadas médias

Leia mais

O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL BRASIL REINO UNIDO 1815 BRASIL É ELEVADO A REINO UNIDO A PORTUGAL

O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL BRASIL REINO UNIDO 1815 BRASIL É ELEVADO A REINO UNIDO A PORTUGAL O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL BRASIL REINO UNIDO 1815 BRASIL É ELEVADO A REINO UNIDO A PORTUGAL BRASIL DEIXA DE SER COLÔNIA PARA SE TRANSFORMAR EM REINO COMO ISSO ACONTECEU? Pelo CONGRESSO DE VIENA,

Leia mais

República Velha

República Velha República Velha 1889-1930 Fases Períodos da República no Brasil: 1889-1930: República Velha (Primeira República) # 1889-1894 República das Espadas # 1894-1930 República Oligárquica 1930-1945: Era Vargas

Leia mais

Noções de Economia Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata

Noções de Economia Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata Noções de Economia Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata Prof. Francisco Mariotti CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 Microeconomia. 1.1 Demanda do Consumidor.1.1.1 Preferências. 1.1.2 Equilíbrio do consumidor.

Leia mais

A Queda da Monarquia. Portugal: os antecedentes do 5 de Outubro de 1910

A Queda da Monarquia. Portugal: os antecedentes do 5 de Outubro de 1910 A Queda da Monarquia Portugal: os antecedentes do 5 de Outubro de 1910 M Filipe Sousa 2012 Da Monarquia As Cortes A Monarquia Constitucional à República A Crise e a Queda da Monarquia Momentos na caminhada

Leia mais

Brasil: Nasce a República

Brasil: Nasce a República Brasil: Nasce a República Apostila 1 Capitulo 1 1 Um novo país? Depois de 67 anos, Monarquia no Brasil foi substituída pela República. O país já havia ficado livre da escravidão um ano antes (1888). (Pintura

Leia mais

MATERIAL DE APOIO História 8ª Série

MATERIAL DE APOIO História 8ª Série MATERIAL DE APOIO História 8ª Série REPÚBLICA VELHA: DOMINAÇÃO No Brasil da República Velha o voto não era secreto, como hoje em dia, e as fraudes eleitorais eram frequentes. No poder, revezavam-se principalmente

Leia mais

SOMOS DA AMÉRICA E QUEREMOS SER AMERICANOS ONDE TUDO COMEÇOU?

SOMOS DA AMÉRICA E QUEREMOS SER AMERICANOS ONDE TUDO COMEÇOU? A CAMINHO DA REPÚBLICA fatos que antecederam a P. da República 1870 RIO DE JANEIRO fundação do Partido Republicano e lançamento do MANISFESTO REPUBLICANO por Quintino Bocaiúva SOMOS DA AMÉRICA E QUEREMOS

Leia mais

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências.

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências. Migrações - Mobilidade Espacial Externas, internas, causas e consequências. Classificação Internas: dentro de um país. Externas: de um país para outro. De retorno: de volta ao país de origem Imigração:

Leia mais

A crise da monarquia, a Primeira República e seus movimentos sociais. Prof. Maurício Ghedin Corrêa

A crise da monarquia, a Primeira República e seus movimentos sociais. Prof. Maurício Ghedin Corrêa A crise da monarquia, a Primeira República e seus movimentos sociais. Prof. Maurício Ghedin Corrêa 1. A CRISE DA MONARQUIA: Elementos da crise: A luta anti-escravista A questão militar O movimento Republicano

Leia mais

A REPÚBLICA DA ESPADA (1889-1894)

A REPÚBLICA DA ESPADA (1889-1894) PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930) A REPÚBLICA DA ESPADA (1889-1894) 1) Resultados da Frente Ampla de oposição à Monarquia * Movimento Republicano foi obra, por um lado, dos militares positivistas (baixa oficialidade)

Leia mais

História do Brasil. Conteúdos: Questão Abolicionista. Questão Religiosa. Questão Republicana. Transição do Império para a República

História do Brasil. Conteúdos: Questão Abolicionista. Questão Religiosa. Questão Republicana. Transição do Império para a República História do Brasil Profº. Esp. Diego Fernandes Custódio Historiador Especialista em História Social Mestrando em Educação 1 E. E. B. PROFª GRACINDA AUGUSTA MACHADO 5/26/2013 2 Conteúdos: Transição do Império

Leia mais

A República da Espada. Prof. Thiago História C Aula 08

A República da Espada. Prof. Thiago História C Aula 08 A República da Espada Prof. Thiago História C Aula 08 O Novo Regime Proclamação da República Militares ideário positivista Cafeicultores defesa do federalismo Classe Média desenvolvimento industrial e

Leia mais

AULA 8.1 Conteúdos: A Guerra de Canudos e do Contestado O Cangaço A Revolta da Vacina

AULA 8.1 Conteúdos: A Guerra de Canudos e do Contestado O Cangaço A Revolta da Vacina HISTÓRIA AULA 8.1 Conteúdos: A Guerra de Canudos e do Contestado O Cangaço A Revolta da Vacina 2 HISTÓRIA AULA 8.1 Habilidades: Refletir sobre as guerras de Canudos e do Contestado, atentando para as semelhanças

Leia mais

Os primeiros anos da República no Brasil MCC

Os primeiros anos da República no Brasil MCC Os primeiros anos da República no Brasil MCC blogs.estadao.com.br A Província de São Paulo, 15 de novembro de 1889. Glorioso centenário da grande revolução. Proclamação da República Brazileira. Recebemos

Leia mais

Aula 15- A Crise do Império de Novembro de 1889

Aula 15- A Crise do Império de Novembro de 1889 Aula 15- A Crise do Império 1870-1889 15 de Novembro de 1889 Silêncio! Dom Pedro está governando o Brasil. z z z Proclamação da República A Questão Militar A Questão Religiosa Questão Abolicionista A

Leia mais

A República Oligárquica ( ) O Domínio das Oligarquias ( )

A República Oligárquica ( ) O Domínio das Oligarquias ( ) Aula 31 e 32 A República Oligárquica (1889-1930) Setor 1601 1 Presidência de Prudente de Morais (1894-1898) 2 A Presidência de Campos Sales (1898-1902) Aula 31 e 32 A República Oligárquica (1889-1930)

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA. Victor Barau

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA. Victor Barau CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA Victor Barau 1- O Conceito da palavra Democracia Democracia demos = povo, e kratos = autoridade Origem Conceito Moderno: Revoluções Francesa e Americana.

Leia mais

Período Joanino Quando o Brasil virou capital do Império Português

Período Joanino Quando o Brasil virou capital do Império Português Período Joanino Quando o Brasil virou capital do Império Português Napoleão e Portugal 1804 Napoleão dominava a Europa, sendo coroado Imperador 1806 Bonaparte, decreta o Bloqueio Continental O objetivo:

Leia mais

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA. Prof. Marcos Roberto

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA. Prof. Marcos Roberto OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA Prof. Marcos Roberto RURAIS Messiânicos Revolta de Canudos Revolta do Contestado URBANOS Revolta da Vacina Revolta da Chibata O anarcossindicalismo - Cangaço Conflitos

Leia mais

A República do Café - I. Prof. Thiago História C Aula 09

A República do Café - I. Prof. Thiago História C Aula 09 A República do Café - I Prof. Thiago História C Aula 09 Prudente de Morais Primeiro presidente Civil; Pacificação da Revolução Federalista Resolveu a questão de limites com a Argentina Messianismo no Brasil

Leia mais

Pré Vestibular Social Nossa Senhora da Glória. - Revoltas

Pré Vestibular Social Nossa Senhora da Glória. - Revoltas Frente 2: História do Brasil Professor: Michel Marques michelmarques@id.uff.br Aula 16 - República Velha e a Revolução de 30 Pré Vestibular Social Nossa Senhora da Glória - Política República das Espadas

Leia mais

Banco Central anuncia novo status da dívida externa brasileira

Banco Central anuncia novo status da dívida externa brasileira Banco Central anuncia novo status da dívida externa brasileira Resenha Economia & Comércio 2 Celeste Cristina Machado Badaró 05 de março de 2008 Banco Central anuncia novo status da dívida externa brasileira

Leia mais

ECO 112 - Economia Brasileira

ECO 112 - Economia Brasileira Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January 1, 2012 ECO 112 - Economia Brasileira Eloi Martins Senhoras Available at: http://works.bepress.com/eloi/128/

Leia mais

INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA

INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA CRISE DO SISTEMA COLONIAL E DO ANTIGO REGIME NO CONTINENTE AMERICANO CONTEXTO Crise do Absolutismo (Antigo Regime). Expansão dos ideais Iluministas Liberalismo econômico

Leia mais

QUEDA DA MONARQUIA DA 1ª REPÚBLICA À DITADURA MILITAR

QUEDA DA MONARQUIA DA 1ª REPÚBLICA À DITADURA MILITAR QUEDA DA MONARQUIA DA 1ª REPÚBLICA À DITADURA MILITAR A MONARQUIA EM CRISE CRISE POLÍTICO/SOCIAL Grande descontentamento popular resultante do Ultimato Inglês de 1890; o partido republicano, fundado em

Leia mais

COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO

COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO A EUROPA E BRASIL NO SÉCULO XIX (Resumo apostila 04 ) Tempo e Espaço, são duas coisas importantes para você se localizar

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º B Teste de Avaliação nº 4 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

Colégio Anísio Teixeira

Colégio Anísio Teixeira Colégio Anísio Teixeira República da Espada 1889-18941894 Foi o período que correspondeu aos dois governos iniciais do Brasil, constituídos pelos militares, os marechais: Manuel Deodoro da Fonseca Floriano

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 9º Turma: Data: Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número de

Leia mais

Disciplina: HISTÓRIA Professor (a):rodrigo CUNHA Ano: 9º Turmas: 9.1 e 9.2

Disciplina: HISTÓRIA Professor (a):rodrigo CUNHA Ano: 9º Turmas: 9.1 e 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: HISTÓRIA Professor (a):rodrigo CUNHA Ano: 9º Turmas: 9.1 e 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO A busca por oportunidades iguais de trabalho e renda entre homens e mulheres é o foco de discussão entre grupos feministas em todos os países. A discriminação no campo de

Leia mais

Professor Eustáquio Vidigal

Professor Eustáquio Vidigal Professor Eustáquio Vidigal www.centroestrategia.com.br Marcou o fim da presença de figuras do Exército na presidência (exceção Marechal Hermes da Fonseca). Aumento das tensões entre o A elite política

Leia mais

Exercícios de Economia e Movimento Social na Primeira República

Exercícios de Economia e Movimento Social na Primeira República Exercícios de Economia e Movimento Social na Primeira República 1. (Enem) A imagem representa as manifestações nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, na primeira década do século XX, que integraram a Revolta

Leia mais

COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO

COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO D.PEDRO I IMPERADOR DO BRASIL D. PEDRO IV REI DE PORTUGAL - D. Pedro de Alcântara, - primeiro imperador e também o primeiro

Leia mais

Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira

Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira Capítulo 12: O Brasil ao Longo do Século XX: alguns fatos estilizados Parte III Capítulo 12 Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr. 2 Brasil ao longo do

Leia mais

Federalismo e Descentralização

Federalismo e Descentralização Módulo - Organização da educação nacional e estrutura dos sistemas de ensino Federalismo e Descentralização Nalú Farenzena No final do século XIX, ao tornar-se uma república, o Brasil adotou a organização

Leia mais

História Prof. Iair Grinschpun - iair@pop.com.br. Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.

História Prof. Iair Grinschpun - iair@pop.com.br. Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo. REVOLUÇÃO RUSSA Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo. 1 - ANTECEDENTES: Absolutismo (Czar Nicolau II). País mais atrasado da Europa. Ausência de liberdades individuais. Igreja Ortodoxa

Leia mais

A ERA VARGAS E O POPULISMO NO BRASIL. Prof. Dieikson de Carvalho

A ERA VARGAS E O POPULISMO NO BRASIL. Prof. Dieikson de Carvalho A ERA VARGAS E O POPULISMO NO BRASIL Prof. Dieikson de Carvalho O Mito Getúlio Vargas Eleito por mais de 200 pessoas (intelectuais, políticos e jornalista) em 2007 como o principal brasileiro do século

Leia mais

Proclamação da República

Proclamação da República Proclamação da República 15 novembro de 1889 Império do Brasil - (1822-1889) Estados Unidos do Brasil (1891-1967) Formas de Governo República : O poder deriva/vem da vontade popular, é exercido em teoria

Leia mais

A reforma política em questão

A reforma política em questão A reforma política em questão Proposta de redação: A participação dos brasileiros, de modo efetivo e organizado, é ferramenta tendente a viabilizar a reforma política. Reforma política: As cenas são diferentes,

Leia mais

O Plano Plurianual do governo Lula (2004-2007)

O Plano Plurianual do governo Lula (2004-2007) O Plano Plurianual do governo Lula (2004-2007) Maria Lucia Fattorelli Carneiro - 2003 O PPA Plano Plurianual - foi instituído pela Constituição de 1988, com o objetivo de funcionar como o instrumento de

Leia mais

Diagnóstico. Parceria 21 IBAM - ISER

Diagnóstico. Parceria 21 IBAM - ISER Diagnóstico Parceria 21 IBAM - ISER Algumas das grandes questões sociais no Brasil Conflitos de uso da terra; (grandes latifúndios e trabalhadores sem terra) Respeito e preservação de culturas tradicionais

Leia mais

ABOLIÇÃO E REPÚBLICA CAP. 13. Marcos Antunes. 2017

ABOLIÇÃO E REPÚBLICA CAP. 13. Marcos Antunes. 2017 ABOLIÇÃO E REPÚBLICA CAP. 13 Marcos Antunes. 2017 ABOLIÇÃO: A RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS DUROU ENQUANTO HOUVE A ESCRAVIDÃO: FUGAS, LEVANTES URBANOS E QUILOMBOS. O MOVIMENTO ABOLICIONISTA DUROU QUASE

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2E

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2E CADERNO DE EXERCÍCIOS 2E Ensino Fundamental Ciências Humanas Questão 1 População 2 Revolta da Vacina 3 Guerra Fria 4 Era Vargas Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB H37 H43 H30, H44 H29, H32 1 1. Observe

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 51 O REGIME MILITAR ARGENTINO

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 51 O REGIME MILITAR ARGENTINO HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 51 O REGIME MILITAR ARGENTINO Fixação 1) (PUC) A emergência do populismo na vida política da América Latina data da década de 1930, durando até os anos 60-70 do século XX,

Leia mais

REPÚBLICA OLIGÁRQUICA - termo de origem grega governo dos melhores ou governo dos poucos,os mais ricos

REPÚBLICA OLIGÁRQUICA - termo de origem grega governo dos melhores ou governo dos poucos,os mais ricos REPÚBLICA OLIGÁRQUICA - termo de origem grega governo dos melhores ou governo dos poucos,os mais ricos A República Velha teve 13 Presidentes nesse período o poder foi dominado pela oligarquia cafeeira

Leia mais

Conteúdo para recuperação do I Semestre

Conteúdo para recuperação do I Semestre Conteúdo para recuperação do I Semestre I Bimestre II Bimestre 8 ANO Antigo Regime; Iluminismo. Ideias Iluministas na América; Revolução Francesa ANTIGO REGIME Conceito foi a denominação atribuída ao período

Leia mais

As teorias demográficas

As teorias demográficas As teorias demográficas Teoria malthusiana(thomas Malthus- séculos XVIII e XIX- Revolução Industrial) Nos países que se industrializavam, a produção de alimentos aumentou e a população que migrava do campo

Leia mais

Esta lista foi extraída e adaptada do Brasil República. As imagens foram extraídas do site Bandeiras, que vende bandeiras históricas brasileiras.

Esta lista foi extraída e adaptada do Brasil República. As imagens foram extraídas do site Bandeiras, que vende bandeiras históricas brasileiras. Bandeiras do Brasil O Brasil já teve 12 bandeiras diferentes, sem contar a nossa atual bandeira. A maior parte foram bandeiras portuguesas que foram hasteadas no Brasil desde a época de Pedro Álvares Cabral.

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º A Teste de Avaliação nº 4 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

1. Uma sociedade anacrónica

1. Uma sociedade anacrónica 1. Uma sociedade anacrónica 2.1. A França nas vésperas da Revolução Antigo Regime sociedade de ordens e de privilégios da nobreza e do clero Rei: Luís XVI nobreza: propriedade (e rendas) de ¼ das terras

Leia mais

( ) ENSINO MÉDIO PROFESSOR: ABDULAH

( ) ENSINO MÉDIO PROFESSOR: ABDULAH Primeira República (1889-1930) ENSINO MÉDIO PROFESSOR: ABDULAH Brasil Império D. Pedro II Fonte: (desconhecida) REPÚBLICA DA ESPADA GOVERNO PROVIS. DE DEODORO (nov.1889/fev.1891) Militares + Cafeicultores

Leia mais

Associativismo Social

Associativismo Social Movimentos Sociais, Sociedade Civil e Terceiro Setor: uma breve história Educação para o trabalho 1 Associativismo Social Movimentos Sociais Protagonismo Social Sociedade Civil Terceiro Setor Educação

Leia mais

XIII. A República dos Marechais

XIII. A República dos Marechais XIII. A República dos Marechais Governo (Provisório) de Deodoro Primeiras medidas: - Federalismo - Separação entre Igreja e Estado (registro civil de nascimento e casamento civil) - Novos símbolos nacionais

Leia mais

ESTADO DEMOCRÁTICO Desde 25 de Abril de 1974

ESTADO DEMOCRÁTICO Desde 25 de Abril de 1974 O Sistema Político Português ESTADO DEMOCRÁTICO Desde 25 de Abril de 1974 1. A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA Aprovada em 2 de Abril de 1976 em sessão plenária dos Deputados da Assembleia Constituinte Alterações:

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Prof. Marcelo Silva

REVOLUÇÃO RUSSA. Prof. Marcelo Silva REVOLUÇÃO RUSSA Prof. Marcelo Silva Antecedentes 1. Contradições exageradas na sociedade russa. Má distribuição das terras e riquezas. 2. Czarismo: absolutismo russo (XVI XX) a) Excesso de poder dificultava

Leia mais

Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem - 2º Bimestre Ano: 9º ano Ensino Fundamental Data:

Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem - 2º Bimestre Ano: 9º ano Ensino Fundamental Data: Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem - 2º Bimestre Ano: 9º ano Ensino Fundamental Data: Disciplina: História Professor: Eder Para a realização da regulação o aluno deverá: Estudar a unidade

Leia mais

RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA - 8ª SÉRIE 1º E 2º TRIMESTRE

RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA - 8ª SÉRIE 1º E 2º TRIMESTRE RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA - 8ª SÉRIE CONJUNTOS NUMÉRICOS CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS NOTAÇÃO CIENTÍFICA MEDIDAS DE COMPRIMENTO MEDIDAS DE CAPACIDADE MEDIDAS DE VOLUME POTENCIAÇÃO ESTUDO DOS RADICAIS

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE HISTÓRIA UNIDADE

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE HISTÓRIA UNIDADE O indivíduo A história de cada indivíduo Documentos de identificação Preferências pessoais Família Outros grupos de convivências Regras de convivência Relações sociais Noções de tempo Organização do tempo

Leia mais

IDEOLOGIAS DA ERA INDUSTRIAL

IDEOLOGIAS DA ERA INDUSTRIAL Com o desenvolvimento industrial surgiram várias correntes ideológicas que pretendiam justificar e apoiar o capitalismo (doutrinas liberais), ou condená-lo e destruí-lo (doutrinas socialistas). CAPITALISMO

Leia mais

PROFESSOR JOSÉ CARLOS ARQUETTI FILHO

PROFESSOR JOSÉ CARLOS ARQUETTI FILHO PROFESSOR JOSÉ CARLOS ARQUETTI FILHO Os primeiros tempos... O Brasil continuou a ser agroexportador; A população continuou sem participação; A República não representava o pensamento de todos que torceram

Leia mais

Primeira República ( )

Primeira República ( ) Primeira República (1889-1930) Livro 5 (Extensivo Mega): Módulos 17, 18, 19 e 20. Livro 3 (Extensivo): Módulos 09 e 10 3ºANO / PRÉ-VEST - 2018 PROFESSOR: ABDULAH Brasil Império D. Pedro II Fonte: (desconhecida)

Leia mais

A República das Oligarquias

A República das Oligarquias A República das Oligarquias MÓDULO 08 - BRASIL Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com O que foi? Primeira fase civil da República, foi marcada por um domínio hegemônico do Partido Republicano

Leia mais

E as condições internas?

E as condições internas? A ECONOMIA CAFEEIRA: do escravismo colonial ao trabalho assalariado. Profa. Ms. Joseney Rodrigues de Queiroz Dantas Departamento de Economia/CAMEAM/UERN Condições Históricas (externas) para a Expansão

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 9º Turma: Data: 02/04/2011 Professora: Élida Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

A Nação é uma sociedade política e o autor do nosso livro-texto, em sua doutrina, dispõe que a Nação se compõe de dois elementos essenciais:

A Nação é uma sociedade política e o autor do nosso livro-texto, em sua doutrina, dispõe que a Nação se compõe de dois elementos essenciais: Resumo Aula-tema 02: Teoria Geral do Estado. A Teoria do Estado foi construída pela nossa história, é uma disciplina nova, embora já existissem resquícios desde a Antiguidade, mas faz pouco tempo que ela

Leia mais

O MOVIMENTO ESPORTIVO INGLÊS

O MOVIMENTO ESPORTIVO INGLÊS O MOVIMENTO ESPORTIVO INGLÊS A situação política e social Regime parlamentarista estável: enquanto outros países da Europa mantinham as disputas políticas. Formação de um grande império colonial: Ásia,

Leia mais

Questões sobre aula 4 Ciências Humanas Primeira República Gabarito e resolução comentada

Questões sobre aula 4 Ciências Humanas Primeira República Gabarito e resolução comentada Questões sobre aula 4 Primeira República Gabarito e resolução comentada OBSERVAÇÃO: Esta lista contém onze questões sobre a aula 4 de (Primeira República), e é um treino para o simulado da semana que vem.

Leia mais

Geografia População (Parte 1)

Geografia População (Parte 1) Geografia População (Parte 1) 1. População Mundial: Define-se população mundial como o número total de humanos vivos no planeta num dado momento. Em 31 de Outubro de 2011 a Organização das Nações Unidas

Leia mais

Campos Salles ( ), firmou um pacto de poder chamado de Política dos Governadores.

Campos Salles ( ), firmou um pacto de poder chamado de Política dos Governadores. Campos Salles (1898-1902), firmou um pacto de poder chamado de Política dos Governadores. Um compromisso político entre o governo federal e as oligarquias que governavam os estados tendo por objetivo acabar

Leia mais

Confucionismo As oito virtudes. Respeito aos outros Tolerância Perdão Fidelidade Devoção Confiança Dever Culto aos antepassados.

Confucionismo As oito virtudes. Respeito aos outros Tolerância Perdão Fidelidade Devoção Confiança Dever Culto aos antepassados. China O Território Chinês Formação da China A civilização chinesa surgiu em torno do Rio Amarelo (Huang He), por volta de 5000 a.c. Esses povos foram dominados por outra etnia, a Shang, dando início, em

Leia mais

GEOGRAFIA. São corretas as proposições:

GEOGRAFIA. São corretas as proposições: GEOGRAFIA Em relação à América Central insular, ou Antilhas, é incorreto afirmar: (A) Cuba é a única nação socialista ou de economia planificada do continente americano. (B) Nas Antilhas, há predominância

Leia mais

Profª: Sabrine Viviane Welzel

Profª: Sabrine Viviane Welzel Geografia 9 ano Tigres Asiáticos 1- O Japão vem passando por uma crise econômica bastante séria. Em 1995 duas das maiores instituições de crédito do país faliram, ocorreram grandes escândalos na área política

Leia mais

Geografia População (Parte 2)

Geografia População (Parte 2) 1. Estrutura Etária: Geografia População (Parte 2) A Transição Demográfica corresponde à mudança no perfil de idade dos habitantes, engloba proporções de crianças, jovens/adultos, idosos, homens e mulheres.

Leia mais

A República do Café - II. Prof. Thiago História C Aula 10

A República do Café - II. Prof. Thiago História C Aula 10 A República do Café - II Prof. Thiago História C Aula 10 Hermes da Fonseca (1910-1914) Política Salvacionista Enfrenta a Revolta da Chibata Criou a faixa presidencial; Único presidente a casar durante

Leia mais

A República Oligárquica ( ) O Domínio das Oligarquias ( )

A República Oligárquica ( ) O Domínio das Oligarquias ( ) Aula 33 e 34 A República Oligárquica (1889-1930) Setor 1601 1 A Presidência de Campos Sales (1898-1902) 2 A Presidência de Rodrigues Alves (1902-1906) Aula 33 e 34 A República Oligárquica (1889-1930) ealvespr@gmail.com

Leia mais

Independência do Brasil

Independência do Brasil Independência do Brasil 1. Introdução Por volta de 1820 os ventos da liberdade sopravam na América do Sul.Muitas colônias espanholas tinham ficado independentes. As que não tinham independência estavam

Leia mais

Guerra de Canudos foi uma revolta social ocorrida durante o governo de Prudente de Morais entre

Guerra de Canudos foi uma revolta social ocorrida durante o governo de Prudente de Morais entre Guerra de Canudos foi uma revolta social ocorrida durante o governo de Prudente de Morais entre 1893-1897 Onde aconteceu? Canudos um povoado no sertão da Bahia Arraial de Canudos Se a situação do Nordeste

Leia mais

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, certas aflições por que passa a população brasileira são totalmente desnecessárias e

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, certas aflições por que passa a população brasileira são totalmente desnecessárias e Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, certas aflições por que passa a população brasileira são totalmente desnecessárias e contraproducentes. Esse é o caso da política de preços internacionais

Leia mais

O iluminismo ou Século das luzes

O iluminismo ou Século das luzes O iluminismo ou Século das luzes Início O contexto histórico em que surgiu o Iluminismo Burguesia e Iluminismo As luzes da razão O que o iluminismo defendia O que o iluminismo combatia Os pensadores iluministas

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 52 dezembro de 2014. Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 52 dezembro de 2014. Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 52 dezembro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Os desafios econômicos em 2015 1 Indicadores macroeconômicos ruins A Presidente Dilma Rouseff

Leia mais

Resumo da Lei nº8080

Resumo da Lei nº8080 Resumo da Lei nº8080 Lei n. 8.080, 19 de setembro de 1990 Sancionada pelo Presidente da República, Sr. Fernando Collor, e decretada pelo Congresso Nacional, foi publicada no Diário Oficial da União em

Leia mais

Estes são os conteúdos e sugestões de atividades para os estudos de recuperação

Estes são os conteúdos e sugestões de atividades para os estudos de recuperação Nome: Nº: Ano: 9º Ensino Fundamental Disciplina: História Data: / / Prof: Teonila Nota: Roteiro de Recuperação 2ª etapa Caro aluno, Estes são os conteúdos e sugestões de atividades para os estudos de recuperação

Leia mais

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA MARCOS ROBERTO

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA MARCOS ROBERTO PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA - 1889 MARCOS ROBERTO ESTADOS UNIDOS DO BRASIL Bandeira Provisória 1º PRESIDENTE DO BRASIL DEODORO DA FONSECA Betsy Ross e duas crianças apresentando a bandeira a George Washington

Leia mais

Proclamação da República e República das Espadas

Proclamação da República e República das Espadas Proclamação da República e República das Espadas 1. Caracteriza o processo eleitoral durante a Primeira República, em contraste com o vigente no Segundo Reinado: a) A ausência de fraudes, com a instituição

Leia mais