ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 2º SEMESTRE 2012 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA O NUCLEO BÁSICO (ALUNOS DO 6º PERIODO)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 2º SEMESTRE 2012 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA O NUCLEO BÁSICO (ALUNOS DO 6º PERIODO)"

Transcrição

1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 2º SEMESTRE 2012 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA O NUCLEO BÁSICO (ALUNOS DO 6º PERIODO) 1. ANÁLISE INSTITUCIONAL I EMENTA: Pesquisa de campo, investigação diagnóstica e análise institucional. Elaboração de diagnóstico institucional e a construção de uma proposta de intervenção que considere a relação entre aspectos individuais e aspectos grupais. A relação entre instituído e instituinte, relações de poder e hierarquização, ritos institucionais, cultura e clima organizacionais, relação saúde mental e trabalho, relações interpessoais e estratégias de subjetivação das características institucionais (institucionalização). A prática do psicólogo voltada para interdisciplinaridade e troca com outros campos do saber pautada nos princípios técnicos e éticos. Professor Orientador Aédel Nagib 7º Batalhão da Policia Militar - Entrevista coletiva, explanando sobre especificidades do estágio e avaliando afinidades, interesses e disponibilidades. Cyntia Paixão 1) IEPE Psicologia Empresarial 2) Empresa O Boticário 3) Empresa Prata Forte 4) Fábrica Rekoba (Nova Empresa Atos RH (Itaúna) - Interesse pela área de Psicologia Organizacional Jomara Gorgozinho 1)Supermercado ABC 2) Hospital São Judas 3)Guiper confecções 4) Colégio Roberto Carneiro 5) Líder Interiores. -Continuidade do estágio 2) PSICOLOGIA E SAÚDE COLETIVA I 2.1 ABORDAGEM PSICANALÍTICA EMENTA: A clínica psicanalítica em instituições de saúde mental, de atenção básica à saúde, em hospitais e outros campos de atenção à saúde, em âmbito individual e coletivo. As entrevistas preliminares, o diagnóstico e o processo terapêutico. A associação livre, atenção flutuante, transferência e intervenção do analista. O atendimento individual e em grupo e a atuação do Psicólogo em equipes multiprofissionais. A clínica psicanalítica e o atendimento emergencial. Princípios técnicos e éticos da atuação do Psicólogo, a interdisciplinaridade e intersetorialidade. Prevenção e promoção da saúde. Psicanálise e saúde pública.

2 Professor Orientador Alexandre Simões (1grupo) Joana D Arc de Carvalho (1grupo) 1) Delegacia de Mulheres 2) SEMUSA/ Posto de Saúde São José 3) Hospital Santa Lúcia 4) CAPS-ad Itaúna 1)Projeto Acamados Paróquia Santo Antônio - estar cursando, ao menos, Psicopatologia I e, preferencialmente, Abordagem Psicanalítica I. Após o início do estágio, o aluno deverá elaborar um plano de ação, indicando as possibilidades clínicas de atuação em campo -te r cursado Psicopatologia I e estar cursando Psicopatologia II 18:00 as 20:00 Rogéria Gontijo (1grupo) 1) Paróquia Nossa Senhora de Fátima(B. Porto Velho) 2) Paróquia Bom Jesus (B. Niterói) 3) Paróquia São Sebastião (Nova 4) Paróquia São Sebastião (Cláudio) 5) Creches das Obras Assistenciais Santo Antônio 6) Centro socioeducativo de Divinópolis 7) APAE (Itaúna, Pará de Minas e Nova 8) Pronto Atendimento (São Gonçalo) - Fazer terapia (item classificatório) - Desempenho nas disciplinas que se inscrevem como prérequisito para execução do estágio, ou seja, nota. - entrevista coletiva - entrevista individual Manhã (a definir com o grupo) 2.2- PSICOLOGIA SOCIAL E SAUDE COLETIVA EMENTA: O processo de construção da identidade nos contextos grupais e institucionais. A psicologia social e as intervenções na infância, adolescência, idade adulta e com idosos. As possibilidades de atuação do psicólogo em diversos contextos e a questão ética. A prática do psicólogo voltada para interdisciplinaridade e troca com outros campos do saber. A construção social da saúde e do adoecimento em âmbito individual e coletiva, diagnóstico e formas de intervenção. A atuação do Psicólogo na prevenção e de promoção de saúde em diferentes contextos, inclusive na saúde pública. Eloísa Borges Vila Vicentina (Divinópolis e Cajuru) PSF Jardinópolis PSF e CRAS (Cajuru) Preferência de continuidade do estágio Entrevista (caso necessário) André PSF Belvedere ADEFON APAM (Pitangui) Associação Pão da Alma Carta de intenção

3 3. PSICOLOGIA EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO I EMENTA: A intervenção psicológica em serviços de atenção básica, em hospitais, escolas e organizações informais. O acompanhamento a grupos, de crianças, adolescentes, adultos e idosos. O plantão psicológico em saúde coletiva. O trabalho em equipes inter e multiprofissionais, integrando o saber psicológico à prática de outros profissionais e às interfaces entre a saúde e a educação.conhecer e identificar necessidades de intervenção de caráter preventivo e terapêutico, primando pela ética em todos os momentos. Cristina Gontijo 1) CEMEI (Carmo do Cajuru) 2) CEAE 3) UAPS NAÇÕES 4) Vila Vicentina (Cajuru) 5)Centro de Convivência Dr. Peri Tupinambás (Itaúna) 6) GEEC 7) Escola Municipal Raio de Sol escolhida; caso necessário, entrevista coletiva; terão prioridade os alunos que continuam o estágio no mesmo local. 4. NEUROPSICOLOGIA / AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA0 EMENTA: Esse estágio ao lado de demandar o conhecimento geral sobre a avaliação psicológica, propõese a explorar de maneira aprofundada o referencial teórico-técnico da perspectiva cognitiva, Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia. O estágio objetiva introduzir e ampliar o conhecimento e a investigação prática do aluno acerca do desenvolvimento cognitivo, afetivo e dos distúrbios de aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. Marilene Cortez 1) Centro Municipal de Convivência do Idoso de Divinópolis 2) CMEI's Centros 3) Escolas Municipais (36 escolas) 4) Pequeno Mundo (ADAP) Ter cursado as disciplinas de Processos Psicológicos Básicos I e II e Neuropsicologia Testes e avaliação Quarta-feira 16h00 às 18h00 Patrícia Amaral 1) CMEI's Centros 2) Escolas Municipais - Preferência para Escola Municipal Antonieta Fonseca, no Bairro Terra Azul 3) Projeto Pescar - Gerdau (somente continuidade dos estagiários atuais) Ter cursado as disciplinas Neuropsicologia e Psicologia do Desenvolvimento I. Prioridade para estagiários que queiram dar continuidade ao estágio. Interesse em Psicologia e Educacional.

4 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA O NUCLEO ÊNFASE (ALUNOS DO 8º E 10º PERÍODOS) 1. PSICOLOGIA E SAÚDE COLETIVA II 1.1 ABORDAGEM PSICANALÍTICA EMENTA: A Clínica psicanalítica em instituições de saúde mental, de atenção básica á saúde, em hospitais e outros campos de atenção à saúde, em âmbito individual e coletivo. As entrevistas preliminares, o diagnóstico e o processo terapêutico. A associação livre, atenção flutuante, transferência e intervenção do analista. O atendimento individual e em grupo e a atuação do Psicólogo em equipes multiprofissionais. A clínica psicanalítica e o atendimento emergencial. Princípios técnicos e éticos da atuação do Psicólogo, a interdisciplinaridade e intersetorialidade. Prevenção e promoção da saúde. Psicanálise e saúde pública. Professor Orientador Cleyton (03 grupos) Joana D Arc 1) Mitra Diocesana Senhor Bom Jesus 2) CAPS-ad Itaúna 3) Delegacia de Mulheres 4) Paróquia Nossa Senhora Aparecida 5) Paróquia N. Sra. Do Carmo Carmo do Cajuru 6) Centro Sócio- Educativo de Divinópolis 7) APAC Itaúna 8)PSF Nova Serrana 9) Hospital Manoel Gonçalves Itaúna 1) Paróquia Santo Antônio Ter cursado a disciplina Psicanálise I Já ter cursado ou estar cursando Psicanálise II. Critérios de desempate: Cursar no semestre do estágio disciplinas na área clínica na teoria psicanalítica, e entrevista. Fazer terapia( item classificatório) 20:00 as 22:00 Rogéria Gontijo 1) Paróquia Nossa Senhora de Fátima(B. Porto Velho) 2) Paróquia Bom Jesus (B. Niterói) 3) Paróquia São Sebastião (Nova 4) Paróquia São Sebastião (Cláudio) 5) Creches das Obras Assistenciais Santo Antônio 6) Centro socioeducativo 7) APAE (Itaúna, Pará de Minas e Nova 8) Pronto Atendimento (São Gonçalo) - ter cursado disciplinas de Psicodiagnóstico e abordagem Psicanalítica I e II Manhã (a combinar)

5 1.2 ABORDAGEM COGNITIVA EMENTA: A teoria cognitiva e o atendimento psicológico em contextos escolares, hospitalares, clínicos e em outras realidades institucionais. Avaliação psicológica, o diagnóstico, o vínculo terapêutico e o processo psicoterapeutico. A psicoterapia cognitiva e sua aplicação a indivíduos e grupos, em diferentes contextos, inclusive na saúde pública. A atuação do Psicólogo em equipes multiprofissionais. A psicoterapia cognitiva em situação de atendimento psicológicos emergencial. Aspectos éticos e técnicos da atuação do Psicólogo. Professor Orientador Patrícia Amaral Marilene Cortez ( 01 grupo) 1) CMEI's Centros 2) Escolas Municipais -Preferência para Escola Municipal Antonieta Fonseca, no Bairro Terra Azul 3) Centros Municipais de Saúde - para Atendimento Clínico 1) Paróquia Catedral 2) Abrigo 3) CMEI's Centros 4) Escolas Municipais (36 escolas) 5) Pequeno Mundo (ADAP) - Ter cursado as disciplinas Psicologia cognitiva, Psicoterapia Cognitiva e Psicologia do Desenvolvimento. - Interesse por Psicologia e Educacional. Ter cursado as disciplinas de Processos Psicológicos Básicos I e II, Neuropsicologia e Terapia Cognitiva Testes e Avaliação Quinta-feira 14h30 às 16h30 16h30 às 18h30 Quinta-feira 16h00 às 18h ABORDAGEM EXISTENCIAL/ FENOMENOLÓGICA. EMENTA: A utilização do método fenomenológico no encontro com o outro em diferentes contextos: saúde, educação e organização. O desenvolvimento da pesquisa com base na concepção de homem da abordagem. A prática do psicologo voltada para a interdisciplinaridade e troca com outros campos do saber pautada nos princípios técnicos e éticos. Michele Mileib (3 grupos ) Hospital Santa Lúcia Hospital Manoel Gonçalves (Itaúna) Paróquia Nossa Senhora Aparecida Quarta Igreja Batista Posto de Saúde Planalto - Entrevista em grupo - Carta de justificativa da escolha 1.4. ABORDAGEM COMPORTAMENTAL EMENTA: Técnicas baseadas na teoria da aprendizagem social. Técnicas cognitivas e de autocontrole. Terapias comportamentais e acompanhamento de casos clínicos através da avaliação, conceitualização cognitiva e intervenção psicoterapêutica em diversos transtornos psicopatológicos conforme a aplicação dos modelos cognitivos comportamentais. Jadir Silva (2 grupos ) Paróquia São Cristóvão Consultório Casa Dia_ Clínica de Dependente Químico - Entrevista coletiva verificando interesse para o conteúdo.

6 1.5. PSICOLOGIA SOCIAL E SAUDE COLETIVA EMENTA: A psicologia social clínica e suas especificidades: crianças, adolescentes, adultos e idosos. A clínica do social, o plantão psicológico e o atendimento psicológico emergencial. As possibilidades de atuação do Psicólogo em seus diversos contextos e a questão ética. A prática do Psicólogo voltada para a interdisciplinaridade e a troca com outros campos do saber. A construção social da saúde e do adoecimento no âmbito individual e coletivo, diagnóstico e formas de intervenção. A atuação do Psicólogo na prevenção e promoção da saúde em diferentes contextos, inclusive na saúde pública. Eloísa Borges Vila Vicentina (Divinópolis e Cajuru) PSF Jardinópolis PSF e CRAS (Cajuru) Preferência de continuidade do estágio Entrevista (caso necessário) André PSF Belvedere ADEFON APAM (Pitangui) Carta de intenção 1.6. PSICOLOGIA EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO EMENTA: A intervenção psicológica em serviços de atenção básica, em hospitais, escolas e organizações informais. O acompanhamento a grupos, de crianças, adolescentes, adultos e idosos. O plantão psicológico em saúde coletiva. O trabalho em equipes inter e multiprofissionais, integrando o saber psicológico à prática de outros profissionais e às interfaces entre a saúde e a educação. Conhecer e identificar necessidades de intervenção de caráter preventivo e terapêutico, primando pela ética em todos os momentos. Cristina Gontijo 1) CEMEI (Carmo do Cajuru) 2) CEAE 3) UAPS NAÇÕES 4) Vila Vicentina (Cajuru) 5)Centro de Convivência Dr. Peri Tupinambás (Itaúna) 6) GEEC 7) Escola Municipal Raio de Sol escolhida; caso necessário, entrevista coletiva; 2.PSICOLOGIA JURÍDICA EMENTA: A intervenção pontual nos conflitos judiciais, o diagnóstico diferencial, a perícia, o estudo de caso, o trabalho multidisciplinar. A interface com o Direito, a Educação e a Saúde. A atuação do Psicólogo pautada em princípios técnicos e éticos em situações de conflitos com a Lei, abordagens a jovens infratores, responsabilidade e culpa, violência contra mulher, atendimento a toxicômanos e demais situações de acompanhamento e assistência jurídicas aos cidadãos. Rita Francischetto 1)Delegacia de Mulheres (Divinópolis e Para de Minas) 2) Defensoria Pública (Divinópolis) - Justificativa escrita do interesse na área que deverá ser entregue junto com a ficha de inscrição 07:30 AS 09:30

7 3) APAC Feminina e Masculina (Itaúna) 4) CSE (Divinópolis) 5)Floramar (Divinópolis) 3.AVALIAÇÃO PSICOLOGICA EMENTA: Utilização das técnicas e dos instrumentos de avaliação psicológica nos aspectos cognitivos, psicomotores afetivo emocionais e da personalidade. O estágio objetiva introduzir e ampliar o conhecimento e a investigação prática do aluno acerca do desenvolvimento cognitivo, afetivo da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. A prática do Psicólogo voltada para a interdisciplinaridade e troca com outros campos do saber pautada nos princípios técnicos e éticos. Jomara Gorgozinho Jadir Silva 1)Supermercado ABC 2) Hospital São Judas 3)Guiper confecções 4) Colégio Roberto Carneiro 5) Líder Interiores. Clínica do DETRAN Empresa Codil Rede União de Supermercado -Continuidade do estágio - Entrevista coletiva verificando interesse para o conteúdo. Terça- feira a combinar 4. PSICOLOGIA E ABORDAGEM DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO EMENTA: A observação e utilização de instrumentos de pesquisa e análise acerca do adoecimento mental do trabalhador no contexto institucional. A prática do psicólogo voltada para a interdisciplinaridade e a troca com outros campos do saber pautadas na concepção e conceitos da Psicodinâmica do trabalho. Possibilidades de prevenção do adoecimento psíquico e promoção da saúde mental a partir da análise da organização do trabalho. Cyntia Paixão 1) Secretaria Municipal de Assistência Social 2) Secretaria Municipal de Educação 3) Tênis Lindi (Nova -Preferência pela continuidade do estágio

REINSCRIÇÃO 26 a 29/06/2012

REINSCRIÇÃO 26 a 29/06/2012 REINSCRIÇÃO 26 a 29/06/2012 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 2º SEMESTRE 2012 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA O NUCLEO BÁSICO (ALUNOS DO 6º PERIODO) 1) PSICOLOGIA E SAÚDE COLETIVA

Leia mais

ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA OS ALUNOS DE 5º ao 7º PERÍODOS (Núcleo Básico)

ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA OS ALUNOS DE 5º ao 7º PERÍODOS (Núcleo Básico) Coordenação de Psicologia ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 1º SEMESTRE 2012 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA OS ALUNOS DE 5º ao 7º PERÍODOS (Núcleo Básico) 1. ANÁLISE INSTITUCIONAL

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 1º SEMESTRE ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA O NUCLEO BÁSICO (ALUNOS DO 5º e 7º PERIODO)

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 1º SEMESTRE ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA O NUCLEO BÁSICO (ALUNOS DO 5º e 7º PERIODO) ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 1º SEMESTRE 2013 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA O NUCLEO BÁSICO (ALUNOS DO 5º e 7º PERIODO) 1. ANÁLISE INSTITUCIONAL I EMENTA: Pesquisa de campo,

Leia mais

Coordenação de Psicologia

Coordenação de Psicologia Coordenação de Psicologia ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 2º SEMESTRE 2011 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA OS ALUNOS DE 5º ao 7º PERÍODOS (Núcleo Básico) 1. ANÁLISE INSTITUCIONAL

Leia mais

Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 72. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 54

Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 72. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 54 Página: 1 de 5 Período 01 - - PS16101 - História das Ideias Psicológicas - Ativa desde: PS16102 - Sociologia - Ativa desde: PS16103 - Metodologia Científica - Ativa desde: PS16104 - Fundamentos do Desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE PSICOLOGIA CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Origens e Recursos Teórico-Metodológicos Antropologia 02 0 02 40 Estatística Descritiva e Probabilidade 02 0 02 40 Fisiologia do Sistema

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURRÍCULOS DOS CURSOS - 2006 CURSO DE PSICOLOGIA CURRÍCULO PLENO - BACHARELADO 1º ANO T P CH/S CH/A Antropologia 03 0 03 120 Estatística I 02 0 02 80 Filosofia da Ciência I 02 0 02 80 Fisiologia 02 02

Leia mais

REINSCRIÇÃO DEZ/2014 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 1º SEMESTRE 2015

REINSCRIÇÃO DEZ/2014 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 1º SEMESTRE 2015 REINSCRIÇÃO DEZ/2014 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 1º SEMESTRE 2015 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA O NUCLEO BÁSICO (ALUNOS DO 5º e 7º PERIODO) 1. 1. PSICOLOGIA E SAÚDE COLETIVA

Leia mais

Curso: Bacharelado em Psicologia. Portaria de Autorização n 657 de 08/05/2009 Publicado no D.O.U. 11/05/2009

Curso: Bacharelado em Psicologia. Portaria de Autorização n 657 de 08/05/2009 Publicado no D.O.U. 11/05/2009 Curso: Bacharelado em Psicologia Portaria de Autorização n 657 de 08/05/2009 Publicado no D.O.U. 11/05/2009 Área de Formação: Psicologia Diploma em: Bacharel em Psicologia Período de Integralização: Mínimo

Leia mais

Grade 2015.1 Duas Titulações

Grade 2015.1 Duas Titulações Grade 2015.1 Duas Titulações 1º semestre CH Disciplina 1Psicologia, Ciência e Profissão Disciplina 2Origens Evolucionárias do comportamento Disciplina 3Teorias da Personalidade Disciplina 4Processos Psicológicos

Leia mais

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE QUADRO DE HORÁRIO 2012.2 segundo período TURMA ÚNICA - SEMANA I Processos Psicológicos Básicos II Genética e Educação Processos Psicológicos Básicos II e Educação Bases Neurofisiológicas do TURMA ÚNICA

Leia mais

EDITAL INTERNO FAP Nº 001/2015 DISPÕE SOBRE A INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA/FAP

EDITAL INTERNO FAP Nº 001/2015 DISPÕE SOBRE A INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA/FAP EDITAL INTERNO FAP Nº 001/2015 DISPÕE SOBRE A INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA/FAP A Diretora Geral da Faculdade de Pimenta Bueno no uso de suas atribuições

Leia mais

ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!!

ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!! ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!! Currículo 1/303 Psicologia no Contexto Social: Trabalho I; Prática Interdisciplinar em Psicologia III (Grupos); Prática Interdisciplinar em Psicologia IV: Psicopatologia; Psicologia

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº. 10/2015 Aprova a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

1º CICLO + 2º CICLO PSICOLOGIA PSICOLOGIA CLÍNICA PSICOLOGIA EDUCACIONAL PSICOLOGIA SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES

1º CICLO + 2º CICLO PSICOLOGIA PSICOLOGIA CLÍNICA PSICOLOGIA EDUCACIONAL PSICOLOGIA SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES M MESTRADO INTEGRADO 1º CICLO + 2º CICLO PSICOLOGIA PSICOLOGIA CLÍNICA PSICOLOGIA EDUCACIONAL PSICOLOGIA SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES 1.º CICLO + 2º CICLO/MESTRADO INTEGRADO PSICOLOGIA CLÍNICA > EDUCACIONAL

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HORÁRIO DAS DISCIPLINAS 1º SEMESTRE DE 2015 1º SEMESTRE CURRICULAR - DIURNO. Processos Psicológicos Básicos

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HORÁRIO DAS DISCIPLINAS 1º SEMESTRE DE 2015 1º SEMESTRE CURRICULAR - DIURNO. Processos Psicológicos Básicos 1º SEMESTRE CURRICULAR - DIURNO Sociologia Geral Psicológicos Básicos da Personalidade I Genética Humana Sociologia Geral Psicológicos Básicos da Personalidade I Genética Humana Leitura e Produção Filosofia

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Teorias e Técnicas em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva Professor(es) e DRTs 112692-8 Nicolau K. Pergher

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA INFÂNCIA E JUVENTUDE E DA DEFESA DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA INFÂNCIA E JUVENTUDE E DA DEFESA DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO APRESENTAÇÃO A humanidade não pode libertarse da violência senão por meio da não-violência. Mahatma Gandhi Em concordância com o Plano Geral de Atuação 2009/2010 do Ministério Público do Estado de Rondônia,

Leia mais

FACULDADE DE QUATRO MARCOS FQM 1º semestre 2016/1

FACULDADE DE QUATRO MARCOS FQM 1º semestre 2016/1 1º semestre 2016/1 ANATOMIA HUMANA Ana Carla GERAL Cátia HISTÓRIA DA Profº Esp. Lilian BIOESTATISTÍCA Prof. Esp. José Humberto GERAL Cátia 20:15 20:30 INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO ANATOMIA HUMANA

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Tal competência será desenvolvida a partir das seguintes habilidades:

PLANO DE ENSINO. Tal competência será desenvolvida a partir das seguintes habilidades: PLANO DE ENSINO CURSO: Psicologia DISCIPLINA: Técnicas de Entrevista e Observação SÉRIE: 3º período TURNO: Diurno e Noturno CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas PROFESSOR.:

Leia mais

Psicologia Processos de Gestão. SOC 2121-02S-20 - Antropologia 40 - - 040. PSI 7496-02S-20 - Fundamentos Epistemológicos da Psicologia II 40 - - 040

Psicologia Processos de Gestão. SOC 2121-02S-20 - Antropologia 40 - - 040. PSI 7496-02S-20 - Fundamentos Epistemológicos da Psicologia II 40 - - 040 Página 0001 de 0004 1º Período Não SOC 2121-02S-20 - Antropologia 40 - PSI 7489-02S-20 - Fundamentos Epistemológicos da I 40 - PSI 7490-02S-20 - História da 40 - PSI 2308-02S-20 - Introdução à 40 - FIL

Leia mais

Serviço de Psicologia. Proposta de Parceria

Serviço de Psicologia. Proposta de Parceria Serviço de Psicologia Proposta de Parceria Gabinete de Psicologia Liliana Rocha dos Santos Consultas de Psicologia Prestar serviços de qualidade, diversificados e complementares a crianças, adolescentes,

Leia mais

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação Curso: PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Disciplina ou Módulo: Estágio em Psicologia Organizacional I Série/Semestre: Período Letivo: 2011.

Leia mais

Perturbações do Desenvolvimento

Perturbações do Desenvolvimento Curso Intensivo de verão Duração da Formação Destinatários 27,5 horas presenciais Estudantes e profissionais da área da saúde e da educação Local Auditório do CADIn Datas 4, 5, 6, 7 e 8 de julho 2016 (9h30m

Leia mais

PROGRAMA da Certificação Internacional em Integração Sensorial

PROGRAMA da Certificação Internacional em Integração Sensorial PROGRAMA da Certificação Internacional em Integração Sensorial A University of Southern California Divisão de Ciência Ocupacional e Terapia Ocupacional, juntamente com a Western Psychological Services

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL UNIME- União Metropolitana de Educação e Cultura Faculdade de Ciências Agrárias e da Saúde Curso de Odontologia INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL Professores(as): Michelle

Leia mais

SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE NO BRASIL. Dr Alexandre de Araújo Pereira

SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE NO BRASIL. Dr Alexandre de Araújo Pereira SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE NO BRASIL Dr Alexandre de Araújo Pereira Atenção primária no Brasil e no Mundo 1978 - Conferência de Alma Ata (priorização da atenção primária como eixo de organização

Leia mais

1º PERÍODO HORA 2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA. Filosofia (Sânia Mascarenhas Silva) Filosofia (Sânia Mascarenhas Silva)

1º PERÍODO HORA 2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA. Filosofia (Sânia Mascarenhas Silva) Filosofia (Sânia Mascarenhas Silva) 1º PERÍODO Sociologia (Márcia Helena Batista Corrêa) Sociologia (Márcia Helena Batista Corrêa) Sociologia (Márcia Helena Batista Corrêa) (*) 2 aulas conforme cronograma: Dinâmica de Grupo e Relações Humanas

Leia mais

MÉDIA FINAL = 1(a+b+c+d) + 1(prova oficial = 10) 2

MÉDIA FINAL = 1(a+b+c+d) + 1(prova oficial = 10) 2 Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Teorias e Processos Grupais Professor e DRT ALTIVIR JOÃO VOLPE 112106-9 Código da Disciplina 0842610-4 Etapa

Leia mais

Núcleo 3.2 Saúde mental: política e clinica ampliada

Núcleo 3.2 Saúde mental: política e clinica ampliada Núcleo 3.2 Saúde mental: política e clinica ampliada DEPARTAMENTOS ENVOLVIDOS: Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Social, Métodos e Técnicas. COORDENADOR: Maria Claudia Tedeschi Vieira PROFESSORES:

Leia mais

A Tipificação e o Protocolo de Gestão Integrada

A Tipificação e o Protocolo de Gestão Integrada A Tipificação e o Protocolo de Gestão Integrada As mudanças com a TIPIFICAÇÃO E O PROTOCOLO DE GESTÃO INTEGRADA nos serviços de Garantia de Direitos Quais as mudanças percebidas na garantia de direitos

Leia mais

A Tipificação e o Protocolo de Gestão Integrado

A Tipificação e o Protocolo de Gestão Integrado A Tipificação e o Protocolo de Gestão Integrado Acompanhamento Familiar Construção do Meu ponto de Vista acerca do Protocolo e da Tipificação Quais as mudanças percebidas na gestão dos CRAS a partir da

Leia mais

Curso: PSICOLOGIA Curriculo: 0002-B DISCIPLINAS EM OFERTA 1º Semestre de 2016 - MAT

Curso: PSICOLOGIA Curriculo: 0002-B DISCIPLINAS EM OFERTA 1º Semestre de 2016 - MAT 1º Semestre de 2016 - MAT GR02160 GR02164 GR02170 GR02171 GR02175 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Filosofia 72.00 Cláudio Maurício Zorzan História da Psicologia 72.00 Fernando Marcio Cortelo Matemática

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS DA SESAB - 2015-6ª. Edição EDITAL N.º 06/ 2015

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS DA SESAB - 2015-6ª. Edição EDITAL N.º 06/ 2015 PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS DA ERRATA 001 pertinente ao EDITAL Nº 06/2015 A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), através da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER

SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER LEGISLAÇÃO: Lei Municipal nº 8.834 de 01/07/2002 e Decreto nº 525 de 09/08/2002. ATRIBUIÇÕES: 1500 - SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER Compete propor, coordenar e acompanhar

Leia mais

Processo seletivo ADRA/Prefeitura Municipal de Cariacica. Conforme oferta descrita no quadro a seguir:

Processo seletivo ADRA/Prefeitura Municipal de Cariacica. Conforme oferta descrita no quadro a seguir: Processo seletivo ADRA/Prefeitura Municipal de Cariacica Conforme oferta descrita no quadro a seguir: FUNÇÃO Assistente Social REQUISITOS Completo em Serviço Social; Experiência profissional desejável:

Leia mais

CRAS Centro de Referência de Assistência Social. Coordenadores, Assistentes Sociais, Técnicos. (Organização)

CRAS Centro de Referência de Assistência Social. Coordenadores, Assistentes Sociais, Técnicos. (Organização) 2 ANÁLISE AMBIENTAL 2.1 A organização, Centro Referência e Assistência Social (CRAS) senvolveu um plano ação, o qual tem como base três serviços que são fundamentais para a existência da instituição; Serviço

Leia mais

CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Versão final MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNOESC CAPÍTULO I DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV NUTRIÇÃO. COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho aicoelho@ufv.br

Currículos dos Cursos UFV NUTRIÇÃO. COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho aicoelho@ufv.br 134 NUTRIÇÃO COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho aicoelho@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 135 Bacharelado ATUAÇÃO O Nutricionista é um profissional de saúde, legal e tecnicamente habilitado para

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo)

Leia mais

André Merjan Figueiredo Ovidio Salvador Passareli

André Merjan Figueiredo Ovidio Salvador Passareli CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Composição de Equipes de Prevenção para a Redução de Agravos e Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho em servidores

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA BOLSA DE ESTÁGIO SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA

CONCURSO PÚBLICO PARA BOLSA DE ESTÁGIO SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA CONCURSO PÚBLICO PARA BOLSA DE ESTÁGIO SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA NOME COMPLETO: RG: CPF: INSTRUÇÕES Leia atentamente e cumpra rigorosamente as instruções que se seguem: Os telefones celulares

Leia mais

CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente instrumento dispõe sobre as normas e procedimentos a serem observados

Leia mais

O SUAS COMO PARCEIRO NA PROMOÇÃO, DEFESA E GARANTIA DO DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA

O SUAS COMO PARCEIRO NA PROMOÇÃO, DEFESA E GARANTIA DO DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA O SUAS COMO PARCEIRO NA PROMOÇÃO, DEFESA E GARANTIA DO DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA RACHEL FERNANDA MATOS DOS SANTOS Assistente Social CRESS 35.724 CAO Cível

Leia mais

- Ter duração mínima de 3 anos de curso em tempo integral.

- Ter duração mínima de 3 anos de curso em tempo integral. CRITÉRIOS PARA SOLICITAÇÃO DE PEDIDO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSIQUIATRIA PELA COMISSÃO DE RESIDÊNCIA E CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSIQUIATRIA DA ABP 1) PRELIMINARES - Encaminhar

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Educação. Ações de formação e supervisão de estágios na área de educação especial

Universidade de São Paulo Faculdade de Educação. Ações de formação e supervisão de estágios na área de educação especial Universidade de São Paulo Faculdade de Educação Ações de formação e supervisão de estágios na área de educação especial Docentes da área: Carla Biancha Angelucci Cássia Geciauskas Sofiato Karina Soledad

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde Curso de Psicologia Núcleo 2.8 Comportamental (2016/17)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde Curso de Psicologia Núcleo 2.8 Comportamental (2016/17) Núcleo 2.8- Teoria e Aplicação em Analise do Comportamento. Departamentos Envolvidos: Métodos e Técnicas Coordenador: Paola E. M. Almeida Professores: Maria Luisa Guedes, Denigés M. Regis Neto, Paola E.

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Estágio Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Estágio Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular Estágio Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular Estágio (L4325) 5. Área Científica

Leia mais

Planejamento de Ensino na. Residência Multiprofissional. em Saúde

Planejamento de Ensino na. Residência Multiprofissional. em Saúde Planejamento de Ensino na Residência Multiprofissional em Saúde PLANEJAMENTO O QUÊ? PARA QUEM? ONDE? QUANDO? POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO? COMO OCORREU O PROCESSO? OBJETO CONTEXTUALIZAÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE)

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) Núcleo de Apoio à Prática Profissional das Licenciaturas CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Atualizado em 17 jun 2016 5º. PERÍODO 4º. PERÍODO

Leia mais

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS.

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS. CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS Maio/2010 1º Dia PROGRAMAÇÃO 08h00 às 09h00 - Credenciamento 09h00 às 09h30 Abertura Boas vindas! 09h30 às 10h15 Exposição dialogada: Retrospectiva Luta por Direitos

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM II GRADE: RESOLUÇÃO CEPEC Nº 831 MATRIZ CURRICULAR:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: : 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE, SAÚDE e SEGURANÇA Habilitação Profissional: Técnico de Enfermagem

Leia mais

Plano de Promoção. e Proteção dos Direitos da Criança. do Concelho de Marvão

Plano de Promoção. e Proteção dos Direitos da Criança. do Concelho de Marvão Plano de Promoção e Proteção dos Direitos da Criança do Concelho de Marvão 1 Índice Introdução I. Fundamentação A - Estratégias 1 Estudo e análise da realidade concelhia. 2 Promoção dos Direitos da Criança...

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS FINANCIADOS PELO FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TANGARÁ DA SERRA, MT - N.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS FINANCIADOS PELO FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TANGARÁ DA SERRA, MT - N. EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS FINANCIADOS PELO FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TANGARÁ DA SERRA, MT - N.º 001/2016 O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Leia mais

Neurofisiologia (Marina Sena Faria) Neurofisiologia (Marina Sena Faria) Neurofisiologia (Marina Sena Faria) Neurofisiologia (Marina Sena Faria)

Neurofisiologia (Marina Sena Faria) Neurofisiologia (Marina Sena Faria) Neurofisiologia (Marina Sena Faria) Neurofisiologia (Marina Sena Faria) 2º PERÍODO Introdução à Metodologia Científica (Sílvio Márcio Bernardes) História da (*) (Flávia de Oliveira) Estatística Aplicada à Psicologia (Ramires Ferreira) Introdução à Metodologia Científica (Sílvio

Leia mais

RESOLUÇÃO 101/2012 RESOLVE. Art. 1 - Aprovar o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado curso em Psicomotricidade.

RESOLUÇÃO 101/2012 RESOLVE. Art. 1 - Aprovar o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado curso em Psicomotricidade. RESOLUÇÃO 101/2012 Aprova o Curso de Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade de Especialização, com a denominação de Curso em Psicomotricidade O COLEGIADO ACADÊMICO DA FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS FCE, no

Leia mais

ACOLHIMENTO EM CLÍNICA-ESCOLA: UMA OPORTUNIDADE DE CONSTRUÇÃO DO SER PSICÓLOGO

ACOLHIMENTO EM CLÍNICA-ESCOLA: UMA OPORTUNIDADE DE CONSTRUÇÃO DO SER PSICÓLOGO ACOLHIMENTO EM CLÍNICA-ESCOLA: UMA OPORTUNIDADE DE CONSTRUÇÃO DO SER PSICÓLOGO Ana Paula Fernandes de Lima Juliana Predebon RESUMO O presente artigo trata da prática de acolhimento em uma clínica-escola

Leia mais

Normas Regulamentares dos Estágios do Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Licenciado em Educação Social

Normas Regulamentares dos Estágios do Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Licenciado em Educação Social Normas Regulamentares dos Estágios do Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Licenciado em Educação Social Artigo1º Dos objectivos e âmbitos As normas que se seguem enquadram o funcionamento geral dos

Leia mais

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DAS DST/AIDS Belo Horizonte - Minas Gerais Novembro de 2006

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DAS DST/AIDS Belo Horizonte - Minas Gerais Novembro de 2006 VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DAS DST/AIDS Belo Horizonte - Minas Gerais Novembro de 2006 Contextos Epidêmicos e Aspectos Sociais das DST/Aids no Brasil: Os Novos Horizontes da Prevenção José Ricardo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDITAL Nº. 01, DE 05 DE FEVEREIRO DE 2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDITAL Nº. 01, DE 05 DE FEVEREIRO DE 2016 EDITAL Nº. 01, DE 05 DE FEVEREIRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO O Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições para a seleção para preenchimento de

Leia mais

Organização Internacional do Trabalho. Convenção OIT 187 Convenção sobre o quadro promocional para a segurança e saúde no trabalho, 2006

Organização Internacional do Trabalho. Convenção OIT 187 Convenção sobre o quadro promocional para a segurança e saúde no trabalho, 2006 Organização Internacional do Trabalho Convenção OIT 187 Convenção sobre o quadro promocional para a segurança e saúde no trabalho, 2006 A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada

Leia mais

NAPE. Núcleo de Apoio PsicoEducativo. Divisão de Assuntos Sociais

NAPE. Núcleo de Apoio PsicoEducativo. Divisão de Assuntos Sociais NAPE Núcleo de Apoio PsicoEducativo Divisão de Assuntos Sociais Missão A missão do NAPE centra-se no combate ao insucesso e abandono escolar com intervenção dirigida preferencialmente aos alunos do pré-escolar

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Compreensão dos conceitos de competências

Leia mais

Projeto de Inclusão Social

Projeto de Inclusão Social -,:;. Projeto de Inclusão Social RELATÓRIO APRESENTADO PARA CONCORRER AO 2 PRÊMIO INOVAR BH, CONFORME EDITAL SMARH N 01/201. BELO HORIZONTE 2014. Projeto de Inclusão Social Maria Antonieta Ferreira Introdução

Leia mais

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MÜLLER DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO OUTUBRO DE 2013 SUMÁRIO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO... 1 1. Núcleo de Informações

Leia mais

Instituto Superior de Línguas e Administração. Licenciatura em Psicologia. Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção.

Instituto Superior de Línguas e Administração. Licenciatura em Psicologia. Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção. Instituto Superior de Línguas e Administração Licenciatura em Psicologia Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção Recensão Crítica Discente: Carlos Manuel Inês Domingues Docente: Docente Mestre

Leia mais

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR REESTRUTURAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CURSO MÉDICO CARACTERIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS E ESTÁGIOS DA NOVA MATRIZ CURRICULAR CÓDIGO DA DISCIPLINA ATUAL: --- NOME ATUAL: --- NOVO NOME: SAÚDE MENTAL EM CUIDADOS PRIMÁRIOS

Leia mais

PCN - PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

PCN - PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PCN - PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS 01. O que são os Parâmetros Curriculares Nacionais? (A) Um documento com leis educacionais. (B) Um livro didático para ser aplicado em sala. (C) Um referencial para

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA AS ATIVIDADES DO PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO COMER,

EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA AS ATIVIDADES DO PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO COMER, EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA AS ATIVIDADES DO PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO COMER, COMER PARA PODER CRESCER DA FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA 02/2016 A Faculdade Ciências da Vida

Leia mais

INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FARMÁCIA HOSPITALAR

INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FARMÁCIA HOSPITALAR Número do Documento:639141 EDITAL Nº 18/2008 INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FARMÁCIA HOSPITALAR 1. APRESENTAÇÃO A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Autarquia vinculada à

Leia mais

CURSO: BIOMEDICINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANÁLISES CLINICAS REGIMENTO

CURSO: BIOMEDICINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANÁLISES CLINICAS REGIMENTO CURSO: BIOMEDICINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANÁLISES CLINICAS REGIMENTO Curitiba, 2009. FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL CURSO: BIOMEDICINA REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANÁLISES CLINICAS CAPÍTULO

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CLÍNICA - RIO Unidade Dias

Leia mais

- OFERTA DE DISCIPLINAS

- OFERTA DE DISCIPLINAS Horário UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO COLEGIADO ACADÊMICO DE PSICOLOGIA - OFERTA DE DISCIPLINAS 2016.1-1º Período Segunda Terça Quarta Quinta Sexta 07:00 08:00 08:00

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ano letivo 2015-2016

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ano letivo 2015-2016 INTRODUÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO LOURENÇO VALONGO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ano letivo 2015-2016 Sendo a avaliação um «processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP GAB Nº 040 / 2011

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP GAB Nº 040 / 2011 1. Do fato PARECER COREN-SP GAB Nº 040 / 2011 Assunto: Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem para Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Solicitado parecer por enfermeira sobre a realização de cálculo

Leia mais

EDITAL Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO DE BOLSA DE TUTORIA INCLUSIVA

EDITAL Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO DE BOLSA DE TUTORIA INCLUSIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO COMISSÃO PERMANENTE DE APOIO A ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EDITAL Nº

Leia mais

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO EMPRESARIAL E SUAS FORMAS DE ATUAÇÃO RESUMO

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO EMPRESARIAL E SUAS FORMAS DE ATUAÇÃO RESUMO O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO EMPRESARIAL E SUAS FORMAS DE ATUAÇÃO Simone do Nascimento da Silva Dias Maria Conceição Domingos de França RESUMO O objetivo desse estudo é analisar a relação do psicopedagogo

Leia mais

PORTARIA/SS/GAB/Nº041/2011

PORTARIA/SS/GAB/Nº041/2011 PORTARIA/SS/GAB/Nº041/2011 Aprova a Política Municipal de Educação Permanente em Saúde e dá outras providências O Secretário Municipal de Saúde, no uso das atribuições que lhe confere o Art.82, inciso

Leia mais

Para garantir uma prestação de serviços de qualidade nas APAEs é fundamental que haja um Gerenciamento de Recursos Humanos com objetivos claros.

Para garantir uma prestação de serviços de qualidade nas APAEs é fundamental que haja um Gerenciamento de Recursos Humanos com objetivos claros. Para garantir uma prestação de serviços de qualidade nas APAEs é fundamental que haja um Gerenciamento de Recursos Humanos com objetivos claros. AS PESSOAS DETERMINAM A CAPACIDADE DE DESEMPENHO DE UMA

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 3-CEPE/UNICENTRO, DE 5 DE JANEIRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Educação e Diversidade, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO. O VICE-REITOR,

Leia mais

CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

CAPÍTULO I DAS FINALIDADES ANTEPROJETO DE LEI n. INSTITUI A POLÍTICA INTEGRADA DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu, NELSON TRAD FILHO, Prefeito

Leia mais

O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS

O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS Redesenho/Reestruturação Orgânica da Política de Assistência Social estão Estabelecidos em 4 Instrumentos Básicos: Política Nacional de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO Os Estágios Curriculares Obrigatórios do Curso de Ciências Biológicas- Licenciatura e Bacharelado, visam à capacitação

Leia mais

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: INVESTIGAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: INVESTIGAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA. ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: INVESTIGAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA. Francisca Maísa Maciel Gomes; Kesia Allane Duarte da Silva; Fagner Gonçalves Bezerra, Moyra Alexandre de Oliveira e Fernanda Lúcia Pereira Costa.

Leia mais

PROPOSTA DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU In Company. a. Curso de Especialização em: Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem

PROPOSTA DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU In Company. a. Curso de Especialização em: Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem PROPOSTA DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU In Company 1. Identificação do Curso a. Curso de Especialização em: Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem b. Área: Ciências e saúde c. Área temática

Leia mais

Universidade Anhanguera Uniderp CURSO DE PSICOLOGIA

Universidade Anhanguera Uniderp CURSO DE PSICOLOGIA Universidade Anhanguera Uniderp CURSO DE PSICOLOGIA CRONOGRAMA ESTÁGIO EM PSICOLOGIA CLÍNICA I e II 2012 COORDENADORA: profª MARLI BIGATTÃO 1 CRONOGRAMA 2012 A 7:30 9:10 9:00/9:30-11:00 09/02 Reunião inicial

Leia mais

Resumo da Lei nº8080

Resumo da Lei nº8080 Resumo da Lei nº8080 Lei n. 8.080, 19 de setembro de 1990 Sancionada pelo Presidente da República, Sr. Fernando Collor, e decretada pelo Congresso Nacional, foi publicada no Diário Oficial da União em

Leia mais

ESCOLA DOMINGOS SÁVIO REGIMENTO ESCOLAR

ESCOLA DOMINGOS SÁVIO REGIMENTO ESCOLAR ESCOLA DOMINGOS SÁVIO REGIMENTO ESCOLAR Título VI Da Organização Pedagógica Capítulo IV Do Sistema de Avaliação Art.61- No Ensino Fundamental a verificação do rendimento escolar compreende a avaliação

Leia mais

Universidade Federal de São João del Rei Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ

Universidade Federal de São João del Rei Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ Universidade Federal de São João del Rei Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A Coordenação Colegiada do Curso

Leia mais

1.º Objectivo. 2.º Pré-requisitos de acesso

1.º Objectivo. 2.º Pré-requisitos de acesso DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E ESTUDOS HUMANÍSTICOS Licenciatura em Psicologia Ramo Clínica/Plano pré-bolonha REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM PSICOLOGIA CLÍNICA (Documento aprovado em reunião do dia

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL O MOVIMENTO REPÚBLICA DE EMAÚS, no uso de suas atribuições legais, torna público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo para formação de cadastro de reserva

Leia mais

Curso Vigilância em Saúde

Curso Vigilância em Saúde Diretrizes para a Seleção de Especializandos para o curso de especialização 2015-2016: Curso Vigilância em Saúde Fortaleza, setembro de 2015 Prezado Gestor Municipal, Fortaleza, 09 de outubro de 2015.

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA

EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA De ordem do Professor Paulo Henrique Sousa Leite, Diretor da Faculdade

Leia mais

O QUE ESPERAR DE UMA ESPECIALIZAÇÃO DE 360H?

O QUE ESPERAR DE UMA ESPECIALIZAÇÃO DE 360H? XII Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade Belém/PA O QUE ESPERAR DE UMA ESPECIALIZAÇÃO DE 360H? Marcelo Gonçalves Depto. Medicina Social / UFRGS Contexto Insuficiência de profissionais

Leia mais

28 de abril - Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho Jorge Maia Alves Subdiretor

28 de abril - Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho Jorge Maia Alves Subdiretor 28 de abril - Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho Jorge Maia Alves Subdiretor 1 Ações em curso no âmbito da segurança e saúde do Trabalho em Ciências ext. 24126 sht@ciencias.ulisboa.pt 4

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO ESPECIALIDADE: BIBLIOTECÀRIO Requisitos: Graduação em Biblioteconomia e Registro no Conselho de Classe 1. Planejar, programar, coordenar, controlar e dirigir sistemas biblioteconômicos e ou de informação

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MINAS GERAIS ATRAVÉS DO INSTITUTO EUVALDO LODI DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MINAS GERAIS ATRAVÉS DO INSTITUTO EUVALDO LODI DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MINAS GERAIS ATRAVÉS DO INSTITUTO EUVALDO LODI DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL PROCESSO DE SELEÇÃO IEL BID N.º 024/2012 Contratação de serviços de consultoria

Leia mais