As Igrejas de Ouro Preto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As Igrejas de Ouro Preto"

Transcrição

1 As Igrejas de Ouro Preto Fotografia de Ouro Preto em 1870, por Marc Ferrez A cidade de Ouro Preto, antiga capital de Minas Gerais, pode ser considerada um museu a céu aberto. Muito famosa por sua arquitetura colonial, a cidade abriga diversos museus, casarios e igrejas que remontam aos séculos 17 e 18. Seu primeiro nome foi Vila Rica, nome dado pelo valor aurífero encontrado na região, que fez com que a cidade fosse uma das mais vistosas do período colonial, rivalizando até mesmo com a antiga capital do Brasil, o Rio de Janeiro. Ouro Preto é a principal cidade do Ciclo do Ouro no Brasil e foi berço dos maiores artistas do estilo chamado Barroco Brasileiro. A cidade também foi cenário do movimento pela independência do Brasil em relação a Portugal, denominado de Inconfidência Mineira. O mártir dessa revolução, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, tornou-se o patrono cívico do país. Por seu valor histórico e cultural, a cidade foi decretada Cidade Monumento Nacional em 1933, pelo então presidente Getúlio Vargas. Seu reconhecimento mundial se deu em 1980, quando a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) declarou a cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. As igrejas de Ouro Preto são grandes legados artísticos do Brasil. Nos séculos 17 e 18, a religiosidade era um traço marcante da sociedade, especialmente da mineira, e foi nas igrejas que os artistas desenvolveram sua arte barroca com influências rococós. Seguem, abaixo, as principais pérolas artísticas incrustadas nas montanhas da cidade de Outro Preto.

2 Mapeando as Igrejas Vista Panorâmica de Ouro Preto por Marcos Guerra Acesse o site < e conheça onde estão localizadas as igrejas dentro do centro histórico da cidade. As igrejas que serão abordadas estão marcadas pelos seguintes números: 3 - Igreja Nossa Senhora do Carmo 6 Igreja Nossa Senhora da Mercês e Misericórdia 8 Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar 9 - Igreja São Francisco de Assis 10 - Igreja Nossa Senhora da Mercês e Perdões 11 Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição Museu da Inconfidência e Igreja do Carmo

3 Igreja Nossa Senhora do Carmo Construída entre 1766 e 1772, possui projeto arquitetônico de Manuel Francisco de Lisboa, o pai do Mestre Antônio Francisco de Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. Sua ornamentação possui obras do pintor Manoel da Costa Athaíde e também de Aleijadinho. A Igreja foi construída sob a antiga capela de Santa Quitéria, que era de pau a pique e foi erguida nos primeiros anos de ocupação da cidade de Vila Rica. A igreja de Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto é uma das mais belas, mais harmoniosas e mais requintadas igrejas, não apenas de Minas, mas de todo o Brasil. Esta igreja é a única do estado de Minas Gerais com painéis de azulejos portugueses, na capelamor. A igreja era frequentada pelas pessoas mais ricas da cidade. Fachada da Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto A portada, o lavabo da sacristia, os púlpitos e os altares laterais de Nossa Senhora da Piedade e São João Batista são de Aleijadinho. Mestre Athaíde pintou o altar-mor e possivelmente o teto da sacristia. A igreja possui uma localização privilegiada. Seu adro, de grandes proporções, envolve completamente a construção e a conecta lateralmente à Praça Tiradentes. Sendo assim, a parte da frente do adro se transforma em um mirante que permite ver toda a Igreja do Pilar, emoldurada pela Serra do Ouro Preto. A escadaria da Igreja também se mostra como uma obra de arte à parte, tal seu porte monumental.

4 Igreja Nossa Senhora da Mercês e Misericórdia Conhecida também como a Mercês de Cima, foi construída entre 1771 e Situada em lugar privilegiado, no alto, bem no início da cidade, a igreja possui um interior bastante simples, mas um exterior ricamente decorado. A igreja era frequentada por negros e mulatos; as igrejas mostravam, nesse momento da história, a forte segregação racial existente no Brasil Colonial. A fachada das igrejas possui o nome de frontispício. Nas igrejas barrocas, o frontispício é sempre ornado com um trabalho em pedra, acima da porta, denominado frontão. Durante muitos anos, os estudiosos acreditavam que o frontão dessa igreja era de autoria de Mestre Aleijadinho. Hoje acredita-se que a obra é de Manoel Gonçalves Braga, tendo sido feita em 1810, em pedra sabão, utilizando o estilo de Aleijadinho. É possível observar, nessa construção, dois estilos, de dois períodos distintos. A Igreja possui elementos do Barroco mineiro (a portada em pedra sabão, parte do desenho da nave e altares) e do Neoclássico (a torre central em alvenaria, elemento introduzido posteriormente na composição do templo). Fachada Igreja Nossa Senhora da Mercês e Misericórdia A igreja possui várias peças de valor em seu interior, como as seis cadeiras no estilo Dom João V. O altar-mor possui, nas laterais, imagens de São Raimundo Nonato e São Pedro Nolasco e, no trono, uma primitiva imagem de Nossa Senhora da Mercês. Possui também quatro altares laterais com imagens de Santa Catarina de Alexandria, Santo Antão, São Lourenço e Nossa Senhora da Saúde. Curiosamente as pinturas da sacristia são modernas, obras do pintor italiano de estilo romântico, Ângelo Clerici.

5 Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar Considerada a segunda igreja mais rica em ouro do Brasil, perdendo apenas para a igreja e Convento de São Francisco, em Salvador, Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto é um projeto de Pedro Gomes Chaves. Seu interior possui uma capela-mor riquíssima, talhada por Francisco Xavier de Brito. Segundo dados extraoficiais, foram empregados em sua ornamentação cerca de 400 quilos de ouro e 400 de prata. Nossa Senhora do Pilar refere-se à primeira aparição de Nossa Senhora. Segundo a tradição católica, a mãe de Cristo apareceu para o apóstolo São Tiago, ainda quando era viva, um fenômeno chamado de bilocação. A Virgem apareceu em um trono, rodeada de anjos e santos. Nesse momento, os anjos entregaram a São Tiago a coluna, ou pilar, com a imagem de Nossa Senhora, para que ele tivesse coragem e força para pregar a palavra de Cristo. A construção da igreja só foi possível com a demolição de uma primitiva capela, e parte de seus altares originais ainda conserva elementos primitivos. Fachada Igreja de Nossa Senhora do Pilar, 2008 A capela original que estava em ruínas foi demolida em 1724 para a construção da atual matriz. O Santíssimo foi levado para a Capela do Rosário dos Pretos, para que os fiéis não interrompessem suas práticas religiosas. Na inauguração da nova igreja, e com o translado do Santíssimo, foi realizada, em 1733, a famosa festa do Triunfo Eucarístico. O exterior da Igreja pertence ao primeiro estilo do Barroco mineiro, mas seu interior possui uma série de estilos diferentes, sendo a segunda fase predominante. No fim de outubro de 2012, a matriz foi elevada à condição de basílica pelo Vaticano um reconhecimento da importância do templo barroco como espaço de peregrinação de fieis e também como acervo arquitetônico, cultural e artístico. Hoje a Igreja abriga também o Museu de Arte Sacra de Ouro Preto, que reúne imagens sacras, documentos e algumas das vestimentas usadas na celebração do Triunfo Eucarístico.

6 Igreja São Francisco de Assis Considerada uma das igrejas mais importantes do período colonial, São Francisco de Assis possui obras dos dois maiores gênios da arte barroca no Brasil - Mestre Aleijadinho e Mestre Athaíde. A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Ouro Preto é considerada a mais bela igreja mineira e, em 2009, foi eleita uma das 7 maravilhas da arquitetura portuguesa no mundo. A fachada da igreja é uma das maiores inovações da arquitetura colonial. O Mestre Aleijadinho criou um monumental jogo de esculturas em pedra sabão. Um detalhe muito importante no Barroco mineiro é a representação de santos e anjos com feições mulatas, como é o caso da monumental pintura do teto da nave, onde Mestre Athaíde pintou a Nossa Senhora dessa forma, demonstrando a brasilidade do estilo barroco mineiro. Fachada da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto Sua construção teve início em A abóbada ficou pronta entre 1772 e Nesse período, foi também realizada a ornamentação em talha e estuque, sob a direção de Aleijadinho. O retábulo do altar-mor foi executado entre 1790 e Em seguida, foi a vez da execução do frontispício e da portada, elaborado por Aleijadinho. Os trabalhos de pintura, em especial o forro da nave e dos painéis em imitação de azulejos, foram feitos por Manuel da Costa Athaíde, entre 1801 e Ao longo dos anos, a igreja continuou em processo de construção, sendo que, em 1890, alguns altares receberam finalmente o douramento. Nossa Senhora da Porciúncula cercada de anjos músicos, de Mestre Ataíde ( no teto da igreja)

7 Igreja Nossa Senhora da Mercês e Perdões Também conhecida como Mercês de Baixo, o templo católico está localizado no alto de uma colina, com vista para a parte velha de Ouro Preto. A igreja pertenceu à Irmandade de Nossa Senhora das Mercês dos Crioulos e Pretos. Sendo assim, era frequentada por homens e mulheres da classe social mais humilde. Foi construída sobre uma capela antiga e sofreu diversas reformas, ao longo dos anos, como ocorreu com muitas outras igrejas da cidade. Fachada da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões por Kayo Scrocaro Hisatomi, 2008 A igreja é bastante simples e consta em documentos que o risco, ou seja, o desenho do altar-mor é de Aleijadinho. No entanto, especialistas acreditam que tenha sido excetuado pelos auxiliares do Mestre, uma vez que o estilo é bastante diverso. Esse altar-mor é a grande preciosidade da igreja, que possui diversas imagens, sendo a de São Raimundo Nolasco atribuída a Aleijadinho. Edificada entre 1740 e 1772, a igreja passou por várias reformas, no século 19 e em meados do século 20. É importante ressaltar que a igreja possui duas obras do pintor Antônio Martins da Silveira que, com Mestre Athaíde, Bernardo Pires da Silva e João Batista de Figueiredo, entre outros, formou a chamada Escola de Mariana.

8 Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias Curiosamente, Ouro Preto possui duas igrejas matrizes. Isto demonstra a rivalidade entre os brasileiros e os portugueses. Essa rivalidade resultou na alternância da procissão da Sexta-feira Santa, que, nos anos pares, segue para o Pilar e, nos ímpares, para o Antônio Dias. Vista da Igreja Nossa Senhora da Conceição, foto de Adelano Lázaro, 2007 Construída entre 1727 e 1746, foi projetada e executada por Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, sendo também o local onde ambos estão sepultados. No período colonial, era comum se enterrar as pessoas importantes da sociedade dentro das igrejas. A igreja, situada entre as Praças Barão de Queluz e Tiradentes, possui, em seu interior, oito altares. Altares de refinado acabamento, de diferentes períodos e artistas. De tendência rococó, o altar-mor foi realizado pelo artista Felipe Vieira, entre 1760 e 1765, e é um belo exemplo de técnica e estilo mais leve e bem mais limpo. Nos altares laterais, um trabalho de restauração mal sucedido fez perder o douramento original, assim como o teto perdeu sua pintura. Sobre a pintura do teto, tem-se notícia de que era uma bela representação oval da Santa Ceia, porém não é sabido sobre seu autor e da causa de seu desaparecimento. A sacristia e o subsolo da Igreja foram transformados em um museu dedicado ao Mestre Aleijadinho, onde se pode ver várias obras do mestre, como os leões de essa, a imagem de São Francisco de Paula, um Cristo crucificado, ou ler os lançamentos do óbito do Aleijadinho. A Igreja possui uma arquitetura bastante típica da primeira metade do século 18. No entanto teve sua fachada modificada, em meados do século 19, numa tentativa de imitação neoclássica da fachada da Capela de Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto.

9 Exercitando Assista a reportagem da TV Globo intitulada Ouro Preto 300 Anos de História < e observe os seguintes aspectos: Ciclo do Ouro Inconfidência Mineira Mineração O Barroco Mineiro e seus artistas Processo de Colonização Pesquise os termos tratados no vídeo e no texto e crie um mini glossário de Arte Barroca Mineira: Adro: Altares laterais: Altar-mor: Alvenaria Azulejos portugueses: Barroco: Basílica: Capela: Capela-mor: Douramento: Estilo Dom João V: Frontão: Frontispício: Igreja matriz: Irmandade: Lavado: Neoclássico: Ordem terceira: Pau a pique: Pedra sabão: Portada: Púlpito: Rococó: Sacristia:

10 Talha: Torre central:

Vista geral de Ouro Preto com a igreja de N. S. da Conceição de Antônio Dias. Ouro Preto/ MG.

Vista geral de Ouro Preto com a igreja de N. S. da Conceição de Antônio Dias. Ouro Preto/ MG. Vista geral de Ouro Preto com a igreja de N. S. da Conceição de Antônio Dias. Ouro Preto/ MG. Igreja de Santa Efigênia. Ladeira do Vira Saia. Igreja N. S. do Carmo. 1766 1772. Arquiteto Manoel Francisco

Leia mais

RELAÇÃO DE BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO

RELAÇÃO DE BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO RELAÇÃO DE BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO Em destaque os bens tombas pelo Município de Ouro Preto OURO PRETO (SEDE) Conjunto Arquitetônico e Urbanístico Caminho Tronco (bairros Cabeças, Rosário,

Leia mais

Agora, vou começar a contar a história da Catedral da Sé de Mariana.

Agora, vou começar a contar a história da Catedral da Sé de Mariana. Olá amiguinhos, Meu nome é Arp e vou contar para vocês um pouco da história da Catedral da Sé.Este ano a nossa Catedral da Sé comemora 300 anos. Isto mesmo, 300 anos do início da construção! A catedral

Leia mais

SOBRE A IGREJA DE SÃO FRANCISCO/CONVENTO DE SANTO ANTONIO JOÃO PESSOA - PB

SOBRE A IGREJA DE SÃO FRANCISCO/CONVENTO DE SANTO ANTONIO JOÃO PESSOA - PB SOBRE A IGREJA DE SÃO FRANCISCO/CONVENTO DE SANTO ANTONIO JOÃO PESSOA - PB O conjunto arquitetônico da Igreja de São Francisco/ Convento de Santo Antônio é formado pelo Adro, Igreja, Convento e Cruzeiro,

Leia mais

Igrejas e Capelas. 26 Guia Ouro Preto

Igrejas e Capelas. 26 Guia Ouro Preto 26 Guia Ouro Preto Capela de Bom Jesus das Flores do Taquaral Rodovia dos Inconfidentes, Km 4 - Taquaral +55 (31) 3551-5047 Apenas com agendamento prévio. R$ 3,00 A capela foi construída em 1748, no arraial

Leia mais

Foto da capa: Divanildo Marques Foto: Divanildo Marques

Foto da capa: Divanildo Marques Foto: Divanildo Marques Esse local presenciou os primeiros povoamentos que surgiram na região das minas ainda no final do século 17 e lutas entre portugueses e paulistas pela posse das áreas de exploração do ouro. Muito próxima

Leia mais

Nova Matriz da Paróquia de São Benedito Santa Cruz do Rio Pardo SP

Nova Matriz da Paróquia de São Benedito Santa Cruz do Rio Pardo SP Nova Matriz da Paróquia de São Benedito Santa Cruz do Rio Pardo SP A cidade de Santa Cruz do Rio Pardo - SP ganha uma ampla e bela igreja. Após um período de construção de nove anos, foi entregue à comunidade

Leia mais

Vista Geral de Tiradentes/MG.

Vista Geral de Tiradentes/MG. Vista Geral de Ladeira do Chafariz. Rua Padre Toledo e Matriz, Tiradentes/ MG. Beco da Rua Direita para Rua Jogo de Bola. Rua da Câmara, Largo do Ó, Passinho do Largo do Ó. Passo ao lado do Fórum. Trilha

Leia mais

ARTE BARROCA. Arte e Estética Contemporânea Professora: Tais Vieira Pereira Aluna: Vitória da Silva Adão

ARTE BARROCA. Arte e Estética Contemporânea Professora: Tais Vieira Pereira Aluna: Vitória da Silva Adão ARTE BARROCA Arte e Estética Contemporânea Professora: Tais Vieira Pereira Aluna: Vitória da Silva Adão A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII) mas não tardou a expandir-se por outros países da

Leia mais

RIF. Ensaio Fotográfico

RIF. Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico Ouro Preto: arquitetura e religiosidade 1 Carlos Alberto de Souza 2 Neste registro fotográfico, procura-se retratar a arquitetura e religiosidade de Ouro Preto,

Leia mais

Locais a visitar no Concelho de Almodôvar

Locais a visitar no Concelho de Almodôvar Locais a visitar no Concelho de Almodôvar Freguesia de Gomes Aires Igreja Paroquial de S. Sebastião Monumento originário do séc. XVI, como documenta a fonte baptismal e o portal lateral, o edifício foi

Leia mais

Estudo dirigido. 02. Relacione, por escrito, algumas características que norteiam a produção artística.

Estudo dirigido. 02. Relacione, por escrito, algumas características que norteiam a produção artística. Estudo dirigido Capítulo 0 introdução 01. No livro de Graça Proença intitulado História da arte, a autora correlaciona o ato de criar ferramentas, realizado pelos humanos, com a interferência dos seres

Leia mais

Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também:

Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também: Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também: Próximo à Praça Tiradentes, ao lado do Museu da Inconfidência, estão a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Museu

Leia mais

Cronologia. Cronologia Bibliografia

Cronologia. Cronologia Bibliografia Cronologia Cronologia Bibliografia 1752 Risco (projeto) para um chafariz no pátio do Palácio dos Governadores, em Vila Rica (o mestre empreiteiro desta obra foi seu pai e o projeto de mestre José Fernandes

Leia mais

Vista geral com a ponte do Rosário, ponte em estilo romano com três arcos atribuída a Francisco de Lima Cerqueira. São João del Rei/MG.

Vista geral com a ponte do Rosário, ponte em estilo romano com três arcos atribuída a Francisco de Lima Cerqueira. São João del Rei/MG. Vista geral com a ponte do Rosário, ponte em estilo romano com três arcos atribuída a Francisco de Lima Cerqueira. Sobrado em estilo colonial. Catedral de N. S. do Pilar, início do século XVIII, construção

Leia mais

Cadernos de Extensão: Cultura e Patrimônio Uma Apreciação ao Jaboatão dos Guararapes

Cadernos de Extensão: Cultura e Patrimônio Uma Apreciação ao Jaboatão dos Guararapes Cadernos de Extensão: Cultura e Patrimônio Uma Apreciação ao Jaboatão dos Guararapes P R O G R A M A D E A R T E E C U L T U R A E P A T R I M Ô N I O D A F A C U L D A D E D O S G U A R A R A P E S 1

Leia mais

Outra designação: Basílica da Estrela. Data: Encomendado por: Rainha D. Maria I.

Outra designação: Basílica da Estrela. Data: Encomendado por: Rainha D. Maria I. Identificação do Monumento: Basílica do Sagrado Coração de Jesus Outra designação: Basílica da Estrela Localização: Largo da Estrela, 1200-667 Lisboa, Lisboa, Portugal Data: 1779 1790 Photograph: Artistas:

Leia mais

Proposta para a apresentação ao aluno. Alunos de 1ª a 4ª série

Proposta para a apresentação ao aluno. Alunos de 1ª a 4ª série Alunos de 1ª a 4ª série O QUE É ARQUEOLOGIA? Ciência que estuda a história humana através dos materiais usadas no dia a dia das pessoas no passado (ferramentas, utensílios e outras coisas antigas). Tipo

Leia mais

Adro da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. Congonhas/ MG. Séc. XVIII XIX.

Adro da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. Congonhas/ MG. Séc. XVIII XIX. Adro da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. Congonhas/ MG. Séc. XVIII XIX. Cartela do Adro do Santuário. Aleijadinho. Pedra sabão. Portada do Santuário Bom Jesus de Matosinhos. Pedra sabão. Congonhas/ MG.

Leia mais

Capitulo 1 - Historia do Bairro

Capitulo 1 - Historia do Bairro Capitulo 1 - Historia do Bairro Fonte: porbdasanaguas.blogspot.com O bairro São João está localizado na região central da cidade de Feira de Santana. De acordo com os dados fornecidos sobre este bairro,

Leia mais

BARROCO BRASIL. Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P.

BARROCO BRASIL. Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P. BARROCO "INCÊNDIO EM MARES DE ÁGUA DISFARÇADO! RIO DE NEVE EM FOGO CONVERTIDO!" (GREGÓRIO DE MATOS) BRASIL Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P. BARROCO NO BRASIL O Barroco no Brasil teve início

Leia mais

O Barroco no Brasil. Capitulo 11

O Barroco no Brasil. Capitulo 11 O Barroco no Brasil Capitulo 11 O Barroco no Brasil se desenvolveu do século XVIII ao início do século XIX, época em que na Europa esse estilo já havia sido abandonado. Um só Brasil, vários Barrocos O

Leia mais

CAETÉ PATRIMÔNIO PROTEGIDO

CAETÉ PATRIMÔNIO PROTEGIDO CAETÉ PATRIMÔNIO PROTEGIDO BENS TOMBADOS NÚCLEOS HISTÓRICOS URBS 1. Núcleo do Centro Histórico. Sede. TOMBAMENTO Tombamento Municipal: Decreto nº 202 de 17 de novembro de 2011. INVENTÁRIO 2011 CONJUNTOS

Leia mais

CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA E SÃO BENTO DE MONÇÃO

CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA E SÃO BENTO DE MONÇÃO CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA E SÃO BENTO DE MONÇÃO Fig. 207 Planta do Forte de Monção, pormenor do Convento de Nossa Senhora da Glória e São Bento e respectiva cerca no interior. BPP, BRANDÃO, Gonçallo

Leia mais

Roteiros Turísticos. [arte colonial]

Roteiros Turísticos. [arte colonial] Roteiros Turísticos [arte colonial] Ouro Preto [Arte Colonial] A Praça Tiradentes é o ponto central da cidade, como se fosse um divisor. A partir dela, podem-se programar as visitas. Como Ouro Preto possui

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA/ 4º ano Semana de 10 a 14 de março 4º ano A, B e C quinta-feira Leia: BIOGRAFIA Biografia é o relato sobre a vida de uma pessoa

Leia mais

O Barroco Colonial e o Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro

O Barroco Colonial e o Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro O Barroco Colonial e o Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro Roberto Hofmann, São Bento, Rio de Janeiro, 23 de Junho 2002 O Barroco Colonial Principais intenções dos colonizadores portugueses: Tomar

Leia mais

FESTA DE CORPUS CRISTI. LUIZ ANTONIO BURIM Professor de Ensino Religioso.

FESTA DE CORPUS CRISTI. LUIZ ANTONIO BURIM Professor de Ensino Religioso. FESTA DE CORPUS CRISTI LUIZ ANTONIO BURIM Professor de Ensino Religioso. FESTA DE CORPUS CHRISTI A festa de Corpus Christi surgiu na Idade Média, no século XIII. A primeira festa de Corpus Christi realizou-se

Leia mais

Milhares de fieis celebram o Dia de Nossa Senhora da Conceição Imaculada - 8 de dezembro

Milhares de fieis celebram o Dia de Nossa Senhora da Conceição Imaculada - 8 de dezembro Milhares de fieis celebram o Dia de Nossa Senhora da Conceição Imaculada - Mais de 50 mil fiéis são esperados para celebrar o Dia de Nossa Senhora da Conceição Imaculada,, nas paróquias da Arquidiocese

Leia mais

NEOCLASSICISM O 2ª parte

NEOCLASSICISM O 2ª parte NEOCLASSICISM O 2ª parte ARQUITETU RA Na arquitetura percebemos melhor os ideais que se desenvolveram por toda Europa. De uma forma geral, foi marcada pela simplicidade, sendo que, em alguns casos, observa-se

Leia mais

Clientelas e Artistas em Guimarães nos séculos XVII e XVIII

Clientelas e Artistas em Guimarães nos séculos XVII e XVIII António José de Oliveira Clientelas e Artistas em Guimarães nos séculos XVII e XVIII Volume III Tese de Doutoramento em História da Arte Portuguesa apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do

Leia mais

Pesquisa de doutorado pela fauusp recebe importante prêmio nacional

Pesquisa de doutorado pela fauusp recebe importante prêmio nacional Pesquisa de doutorado pela fauusp recebe importante prêmio nacional prêmio marta rossetti batista reconhece pesquisa que propõe método e abordagem inéditos sobre arquitetura religiosa de ouro preto no

Leia mais

Esta lista foi extraída e adaptada do Brasil República. As imagens foram extraídas do site Bandeiras, que vende bandeiras históricas brasileiras.

Esta lista foi extraída e adaptada do Brasil República. As imagens foram extraídas do site Bandeiras, que vende bandeiras históricas brasileiras. Bandeiras do Brasil O Brasil já teve 12 bandeiras diferentes, sem contar a nossa atual bandeira. A maior parte foram bandeiras portuguesas que foram hasteadas no Brasil desde a época de Pedro Álvares Cabral.

Leia mais

CONVENTO DE SÃO FRANCISCO DE ORGENS

CONVENTO DE SÃO FRANCISCO DE ORGENS CONVENTO DE SÃO FRANCISCO DE ORGENS Fig. 607 Localização e orientação da Igreja de São Francisco de Orgens. Porta para o claustro 1 Capela-mor 2 Capelas colaterais3 Grades dos confessionários Capela lateral

Leia mais

BARROCO BRASILEIRO. O Homem em Conflito (século XVII)

BARROCO BRASILEIRO. O Homem em Conflito (século XVII) BARROCO BRASILEIRO O Homem em Conflito (século XVII) ARQUITETURA BARROCA Igreja de S. Carlos Barromeu - Áustria ESCULTURA BARROCA Bernini Êxtase de Santa Tereza PINTURA BARROCA Caravaggio Judith degola

Leia mais

Vista Geral da cidade de Mariana/MG (1720) com Igreja N. S. do Carmo e Ordem Terceira de São Francisco.

Vista Geral da cidade de Mariana/MG (1720) com Igreja N. S. do Carmo e Ordem Terceira de São Francisco. Vista Geral da cidade de Mariana/MG (1720) com Igreja N. S. do Carmo e Ordem Terceira de São Francisco. Casa de Câmara e Cadeia (1782), Alferes José Pereira Arouca (construtor). Pintura de D. Maria I.

Leia mais

Itália Turística - 7 noites/8 dias Somente Terrestre

Itália Turística - 7 noites/8 dias Somente Terrestre Itália Turística - 7 noites/8 dias Somente Terrestre Pacote Inclui: - Assistência telefônica 24h; - Ônibus turístico; - Guia em Espanhol; - Traslados; - Seguro Assistência; - Café da manhã, almoço e jantar.

Leia mais

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ Instituto Estadual do Patrimônio Cultural Secretaria de Estado de Cultura - RJ Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE Denominação: Reservatório de Rio D Ouro. Localização: Rio D Ouro Município:

Leia mais

Largos, Chafarizes e Pontes

Largos, Chafarizes e Pontes 78 Guia Ouro Preto Largo da Alegria (Praça Silviano Brandão) Rua Teixeira Amaral - Centro. Largo de Coimbra Largo de Coimbra (São Francisco de Assis) Largos, Chafarizes e Pontes Largo que existe entre

Leia mais

Clero oriundo de Bemposta no tempo

Clero oriundo de Bemposta no tempo Clero oriundo de Bemposta no tempo José Pereira(www.bemposta.net) É de lembrar que famílias de Bemposta, desde há muito tempo, têm contribuído com os seus filhos para engrossar o clero. Muitos deles têm

Leia mais

3ºAno. 1.3 HISTÓRIA E GEOGRAFIA 4º período 9 de dezembro de 2015

3ºAno. 1.3 HISTÓRIA E GEOGRAFIA 4º período 9 de dezembro de 2015 3ºAno 1.3 HISTÓRIA E GEOGRAFIA 4º período 9 de dezembro de 2015 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM BELO HORIZONTE

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM BELO HORIZONTE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM BELO HORIZONTE http://www.soubh.com.br/pontos-turisticos/ https://www.guiabh.com.br/turismo PASSEIOS E PACOTES TURÍSTICOS (BELO HORIZONTE E REGIÃO) TOURS REGULARES - PREÇOS ESPECIAIS

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. História 8º Ano O Renascimento e a formação da mentalidade moderna

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. História 8º Ano O Renascimento e a formação da mentalidade moderna Bem Explicado Centro de Explicações Lda. História 8º Ano O Renascimento e a formação da mentalidade moderna Nome: Data: / / 1. Lê com atenção o Documento 1. Documento 1 O arquiteto supremo escolheu o homem

Leia mais

Arte Bizantina. adyart.wordpress.com

Arte Bizantina. adyart.wordpress.com Arte Bizantina ARTE BIZANTINA Surgimento: Leste do antigo Império Romano Constantinopla Período: 1º Período: IV ao século VIII 2º Período: IX ao século XV Temática: Religião ARTE BIZANTINA - Artistas Antêmio

Leia mais

Arte barroca no Brasil. Prof: Maycon Douglas

Arte barroca no Brasil. Prof: Maycon Douglas Arte barroca no Brasil Prof: Maycon Douglas O Barroco brasileiro desenvolveu- se do século XVII ao inicio do século XIX, época em que na Europa esse estilo já havia sido abandonado. 2 Um só Brasil, vários

Leia mais

Ribeirão Preto (SP) - Tomado por cupins, Museu Histórico requer obra de R$ 2,3 milhões

Ribeirão Preto (SP) - Tomado por cupins, Museu Histórico requer obra de R$ 2,3 milhões Ribeirão Preto (SP) - Tomado por cupins, Museu Histórico requer obra de R$ 2,3 milhões Centro cultural em Ribeirão está fechado desde abril após queda de teto. Infestação de insetos em casa do século 19

Leia mais

A Pintura. Primeira Fase

A Pintura. Primeira Fase A Pintura Pintura Bibliografia Igreja de São Francisco em Ouro Preto Igreja de São Francisco em São João Del Rey Igreja Nossa Senhora do Carmo em Sabará Esculturas Primeira Fase A pintura é a última das

Leia mais

História e Cultura das Artes Módulo IV

História e Cultura das Artes Módulo IV História e Cultura das Artes Módulo IV A Cultura da Catedral A ARQUITECTURA GÓTICA PORTUGUESA ÍNDICE O Gótico Introdução da Arte Gótica em Portugal Séc. XII-XIII: Arte Gótica em Portugal Séc. XIII-XIV:

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º Ano Teste de Avaliação nº 2 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

Barroco Mineiro. Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP

Barroco Mineiro. Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP Barroco Mineiro Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP Mapa da Estrada Real, por onde escoava o ouro encontrado pelos bandeirantes paulistas em 1692. O Caminho Velho iniciava NO Rio de Janeiro

Leia mais

Rio Abaixo. Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados

Rio Abaixo. Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados do lo a c n o G o Sa Rio Abaixo Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante Igreja construída em terreno doado por José de Holanda Braga, em 1733. O retábulo

Leia mais

Identificação do Monumento: Igreja de São João Evangelista. Outra designação: Igreja do Colégio

Identificação do Monumento: Igreja de São João Evangelista. Outra designação: Igreja do Colégio Identificação do Monumento: Igreja de São João Evangelista Outra designação: Igreja do Colégio Localização: Largo do Município e Rua dos Ferreiros 9000 Funchal, Funchal, Madeira, Portugal Data: Construção:

Leia mais

AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL

AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL estilos manuelino e barroco nos monastérios portugueses aula 2 / 3 Prof. Dr. Percival Tirapeli Instituto de Artes da UNESP 2 Santuário Bom Jesus de Braga Escadório do

Leia mais

Itapecerica Da Serra. Esse é o lugar em que vivemos... Uma cidade no meio da natureza, um povo simples, mas de enorme coração.

Itapecerica Da Serra. Esse é o lugar em que vivemos... Uma cidade no meio da natureza, um povo simples, mas de enorme coração. Itapecerica Da Serra Esse é o lugar em que vivemos Uma cidade no meio da natureza, um povo simples, mas de enorme coração. Itapecerica da Serra NOSSA HISTÓRIA Itapecerica da Serra tem sua origem no século

Leia mais

História, memória e turismo nas Igrejas do Centro Antigo em São Cristóvão/SE

História, memória e turismo nas Igrejas do Centro Antigo em São Cristóvão/SE CADERNOS DO CEOM Memórias Rurais e Urbanas v. 28, n. 42 (Jun/2015) ISSN 2175-0173 Revista on-line: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc História, memória e turismo nas Igrejas do Centro

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2016 PROFESSOR (A):JulianaSilva Cordeiro PERÍODO DA

Leia mais

Luís Carlos Monteiro 2018

Luís Carlos Monteiro 2018 Luís Carlos Monteiro 2018 Figura 1: Portal barroco da igreja de São Bento. UFSSMM, 2018. Situada na rua de São Francisco, em frente à rua do Santo Contestável, esta igreja fez parte de um convento beneditino

Leia mais

Data: (interior) Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa

Data: (interior) Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa Identificação do Monumento: Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo Localização: Praça da República 4900-5321 Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal Data: (interior) Photograph: João Paulo Artistas:

Leia mais

Luís Carlos Monteiro 2018

Luís Carlos Monteiro 2018 Luís Carlos Monteiro 2018 Figura 1: Imagem da Nossa Senhora do Sardão, nas comemorações do dia da Freguesia de Santa Maria, a 15 de Agosto de 2017. UFSSMM. Situada na cidadela, é muito provavelmente o

Leia mais

Outra designação: Santuário dos Remédios

Outra designação: Santuário dos Remédios Identificação do Monumento: Santuário da Nossa Senhora dos Remédios Outra designação: Santuário dos Remédios Localização: Santuário de Nossa Senhora dos Remédios 5100-025 Lamego, Lamego, Portugal Data:

Leia mais

Coretos. Origem etimológica de CORETO e denominações noutros idiomas. Delmar Domingos de Carvalho

Coretos. Origem etimológica de CORETO e denominações noutros idiomas. Delmar Domingos de Carvalho Coretos Origem etimológica de CORETO e denominações noutros idiomas 2 Já sabemos que a investigação etimológica é uma área complexa, em que existem várias teorias, pelo que devemos usar o espírito científico,

Leia mais

TARIFÁRIO EVENTOS SAÍDAS REGULARES DE BELO HORIZONTE

TARIFÁRIO EVENTOS SAÍDAS REGULARES DE BELO HORIZONTE TARIFÁRIO EVENTOS SAÍDAS REGULARES DE BELO HORIZONTE Observações e condições de reserva: Preço por pessoa, em reais, base regular e sujeito a alteração sem aviso prévio; Tarifas comissionadas 10% Em todos

Leia mais

O ciclo da mineração e a sociedade mineradora. Prof.ª. Maria Auxiliadora

O ciclo da mineração e a sociedade mineradora. Prof.ª. Maria Auxiliadora O ciclo da mineração e a sociedade mineradora Prof.ª. Maria Auxiliadora Fatores que impulsionaram a mineração 1. Meados do séc. XVII - crise na lavoura açucareira (devido a produção holandesa nas Antilhas)

Leia mais

Modernismo. Rafaela Fiorini, Francisco Miguez e Tatiana Scholz 2ºA

Modernismo. Rafaela Fiorini, Francisco Miguez e Tatiana Scholz 2ºA Modernismo Rafaela Fiorini, Francisco Miguez e Tatiana Scholz 2ºA O Modernismo Cidade limpa, sintética, funcional e racional; construções como ferramenta social econômica. Negação do ornamento; rejeição

Leia mais

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou à Unidade 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Geografia 3 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Geografia NOME: ESCOLA:

Leia mais

A Arquitetura. As matrizes fazem parte da primeira fase da arquitetura mineira, com construções de adobe

A Arquitetura. As matrizes fazem parte da primeira fase da arquitetura mineira, com construções de adobe A Arquitetura Primeira fase Segunda fase Terceira fase Bibliografia Igreja de São Francisco em Ouro Preto Igreja de São Francisco em São João Del Rey Igreja Nossa Senhora do Carmo em Sabará O surto construtivo

Leia mais

ARTE ROMANA A arte romana desenvolveu-se durante os quase seis séculos que vão da terceira Guerra Púnica (146 a.c) ao séc. IV d.c. Esta sofreu fortes

ARTE ROMANA A arte romana desenvolveu-se durante os quase seis séculos que vão da terceira Guerra Púnica (146 a.c) ao séc. IV d.c. Esta sofreu fortes A arte romana ARTE ROMANA A arte romana desenvolveu-se durante os quase seis séculos que vão da terceira Guerra Púnica (146 a.c) ao séc. IV d.c. Esta sofreu fortes influências por parte da arte etrusca

Leia mais

CONVENTO DE SÃO BENTO DE ARCOS DE VALDEVEZ

CONVENTO DE SÃO BENTO DE ARCOS DE VALDEVEZ CONVENTO DE SÃO BENTO DE ARCOS DE VALDEVEZ Fig. 2 Localização e orientação da Igreja de São Bento de Arcos de Valdevez. 1 Conceição São Bento Porta para o claustro 1 Capela-mor Capelas colaterais 2 3 Grades

Leia mais

Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí.

Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí. Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí. Flávio Ferreira Moraes Orientadora: Cleusa Gomes. Em 1995 houve a fundação do Museu

Leia mais

CARTÃO-POSTAL REVITALIZADO - Prefeitura entrega Centro Cultural Estação Paulista Sex, 22 de Setembro de 2006 14:39

CARTÃO-POSTAL REVITALIZADO - Prefeitura entrega Centro Cultural Estação Paulista Sex, 22 de Setembro de 2006 14:39 O prédio central da Estação da Paulista, um dos principais cartões-postais de Piracicaba transformado pela Prefeitura de Piracicaba em centro cultural será entregue à população neste sábado (23), às 16

Leia mais

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Prof. André de Freitas Barbosa Altar do Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro, 1617), traçado original de Francisco Frias de Mesquita. Numa época de

Leia mais

Mariana [alternativa]

Mariana [alternativa] Mariana [alternativa] Para quem tem um dia a mais, pode planejar outras visitas ou até mesmo combinar com as sugestões do outro roteiro, ou de acordo com os interesses pessoais. No Centro Histórico, pode-se

Leia mais

Fortaleza (CE) - Vandalismo esconde a beleza e história das Iracemas da Capital

Fortaleza (CE) - Vandalismo esconde a beleza e história das Iracemas da Capital Fortaleza (CE) - Vandalismo esconde a beleza e história das Iracemas da Capital Atos de vandalismo têm prejudicado obras históricas, escondendo a importância de parte do patrimônio da Capital. Na Messejana,

Leia mais

TURISMO E SINGULARIDADE NO CONJUNTO FRANCISCANO DA PRAÇA: São Cristóvão/SE 1

TURISMO E SINGULARIDADE NO CONJUNTO FRANCISCANO DA PRAÇA: São Cristóvão/SE 1 4 TURISMO E SINGULARIDADE NO CONJUNTO FRANCISCANO DA PRAÇA: São Cristóvão/SE 1 Prof. Ms. Denio Santos Azevedo 2 Universidade Federal de Sergipe UFS Bel. Ivan Rêgo Aragão 3 Universidade Estadual de Santa

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FTC- EAD FACULDADE MACHADO DE ASSIS

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FTC- EAD FACULDADE MACHADO DE ASSIS FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FTC- EAD FACULDADE MACHADO DE ASSIS Unidade Pedagógica: Santa Cândida Curitiba- PR Curso: Letras Português/ Inglês Circuito: 6 5.º período (FAMA) Disciplina: Estudos

Leia mais

IV SEMINÁRIO IGREJA E BENS CULTURAIS EVANGELIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO ARQUITETURA E ARTE DO SAGRADO

IV SEMINÁRIO IGREJA E BENS CULTURAIS EVANGELIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO ARQUITETURA E ARTE DO SAGRADO IV SEMINÁRIO IGREJA E BENS CULTURAIS EVANGELIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO ARQUITETURA E ARTE DO SAGRADO ARTE SACRA NO ESPIRITO SANTO bens móveis integrados: uma perspectiva histórica e estética Attilio Colnago

Leia mais

Escalas ESCALAS COTAGEM

Escalas ESCALAS COTAGEM Escalas Antes de representar objectos, modelos, peças, etc. Deve-se estudar o seu tamanho real. Tamanho real é a grandeza que as coisas têm na realidade. Existem coisas que podem ser representadas no papel

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Professor André Araújo Disciplina: Literatura Série: 9º ano EF

Aulas Multimídias Santa Cecília. Professor André Araújo Disciplina: Literatura Série: 9º ano EF Aulas Multimídias Santa Cecília Professor André Araújo Disciplina: Literatura Série: 9º ano EF Barroco A origem do Barroco A arte barroca originou-se na Itália, no século XVII O termo tem origem na palavra

Leia mais

O BARROCO NO BRASIL SÉCULO XVIII AO INÍCIO DO SÉCULO XIX

O BARROCO NO BRASIL SÉCULO XVIII AO INÍCIO DO SÉCULO XIX O BARROCO NO BRASIL SÉCULO XVIII AO INÍCIO DO SÉCULO XIX O Barroco no Brasil O barroco foi o movimento artístico mais importante do Brasil colonial, colocando em ascensão o catolicismo e a fé; O estilo

Leia mais

A escravidão negra no sistema de ensino apostilado Aprende Brasil

A escravidão negra no sistema de ensino apostilado Aprende Brasil A escravidão negra no sistema de ensino apostilado Aprende Brasil Laura Laís de Oliveira Castro Unesp (Câmpus de Bauru) laura_laiscastro@hotmail.com Resumo O presente resumo expandido pretende analisar

Leia mais

Movimento bandeirante (séc XVII):

Movimento bandeirante (séc XVII): 1. O CICLO DO OURO Século XVIII. MG, MT, GO Movimento bandeirante (séc XVII): Bandos armados que percorriam o interior do país em busca de riquezas. Origem: São Vicente (São Paulo). Tipos de bandeiras

Leia mais

Rio de Janeiro (RJ) - Reforma do Hotel Glória está atrasada

Rio de Janeiro (RJ) - Reforma do Hotel Glória está atrasada Rio de Janeiro (RJ) - Reforma do Hotel Glória está atrasada Trabalhadores da obra dizem que para a Copa não estará pronto: Só em 2020. De acordo com operários da obra, restauração do Hotel Glória está

Leia mais

CONVITE ABERTO PARA A PARTICIPAÇÃO NA EXPOSIÇÃO A ARTE NA ARQUITETURA

CONVITE ABERTO PARA A PARTICIPAÇÃO NA EXPOSIÇÃO A ARTE NA ARQUITETURA 1. DA APRESENTAÇÃO CONVITE ABERTO PARA A PARTICIPAÇÃO NA EXPOSIÇÃO A ARTE NA ARQUITETURA 1.1 A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Casarão do Chá e o Conselho de Arquitetura e

Leia mais

(Todos os jogadores jogarão o dado, aquele que tirar um número maior e acertar o nome do Mestre Aleijadinho ganha 1 ponto no atributo inteligência).

(Todos os jogadores jogarão o dado, aquele que tirar um número maior e acertar o nome do Mestre Aleijadinho ganha 1 ponto no atributo inteligência). RPG: Enforcar ou não enforcar? Eis a questão. Narrador: Ouro Preto é uma cidade feita de ladeiras, subidas e descidas. Fica numa das partes mais bonitas do Brasil, o estado de Minas Gerais, onde existem

Leia mais

HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL

HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL Ensino Fundamental 2 Nome N o 5 a série História Prof. Caco Data / / Estudo do Meio nº 1 HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL A sua família guarda algum objeto muito especial que já pertenceu a seus parentes

Leia mais

PERFIL DAS MULHERES empreendedoras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

PERFIL DAS MULHERES empreendedoras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro PERFIL DAS MULHERES empreendedoras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL DO OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, JUNHO DE 2012 12 2012 PANORAMA GERAL

Leia mais

Geografia População (Parte 1)

Geografia População (Parte 1) Geografia População (Parte 1) 1. População Mundial: Define-se população mundial como o número total de humanos vivos no planeta num dado momento. Em 31 de Outubro de 2011 a Organização das Nações Unidas

Leia mais

Thais Brandão Redatora Skype:

Thais Brandão Redatora   Skype: A arquitetura sacra de São Paulo Para quem gosta de arquitetura, cultura e história, visitar as Igrejas de São Paulo é um excelente passeio, há construções belíssimas por toda cidade. Hoje falarei de algumas,

Leia mais

MERCHANDISING SERRA VERDE EXPRESS

MERCHANDISING SERRA VERDE EXPRESS MERCHANDISING SERRA VERDE EXPRESS Uma Viagem inesquecível pela História da Ferrovia A construção da ferrovia começou em fevereiro de 1880. Considerada impecável, a obra teve início em três frentes simultâneas:

Leia mais

Balaio do Patrimônio 2013. Profª Drª Rita Sidmar Alencar Gil

Balaio do Patrimônio 2013. Profª Drª Rita Sidmar Alencar Gil Balaio do Patrimônio 2013 Centro Histórico de Belém, Obras de Landi e ensino da geometria Profª Drª Rita Sidmar Alencar Gil rita1gil@yahoo.com.br ¹ O PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO SETECENTISTA DE BELÉM EM SEU

Leia mais

Ensaio de compressão diametral, ou ensaio de tração indireta, criado pelo Prof. Fernando Luiz Lobo Carneiro.

Ensaio de compressão diametral, ou ensaio de tração indireta, criado pelo Prof. Fernando Luiz Lobo Carneiro. 1 / 12 Ensaio de compressão diametral, ou ensaio de tração indireta, criado pelo Prof. Fernando Luiz Lobo Carneiro. Esse ensaio surgiu durante a abertura da Avenida Presidente Vargas, na cidade do Rio

Leia mais

Prêmio Planeta Casa 2012 Regulamento categoria empreendimento imobiliário

Prêmio Planeta Casa 2012 Regulamento categoria empreendimento imobiliário Prêmio Planeta Casa 2012 Regulamento categoria empreendimento imobiliário O Prêmio Planeta Casa 2012 busca valorizar empresas, organizações da sociedade civil e profissionais das áreas de arquitetura,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 8ª - Ensino Fundamental Professora: Michelle Fialho Atividades para Estudos Autônomos Data: 23 / 5 / 2016 Nome: _ Nº Turma: INTRODUÇÃO

Leia mais

Porta Fora Lisboa aos nossos pés. http://www.museudacidade.pt/coleccoes/gravura/cml_pecas_suporte/mc.gra.1404.jpg

Porta Fora Lisboa aos nossos pés. http://www.museudacidade.pt/coleccoes/gravura/cml_pecas_suporte/mc.gra.1404.jpg Porta Fora Lisboa aos nossos pés http://www.museudacidade.pt/coleccoes/gravura/cml_pecas_suporte/mc.gra.1404.jpg PONTO DE PARTIDA MNHNC 1. Edifício MNHNC Observação dos fósseis existentes nas cantarias

Leia mais

BOAS PRÁTICAS: CASO DE RESTAURO DE FACHADAS HISTÓRICAS CONCREJATO SERVIÇOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA S/A

BOAS PRÁTICAS: CASO DE RESTAURO DE FACHADAS HISTÓRICAS CONCREJATO SERVIÇOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA S/A BOAS PRÁTICAS: CASO DE RESTAURO DE FACHADAS HISTÓRICAS CONCREJATO SERVIÇOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA S/A Concrejato A Concrejato tem sua origem na década de 1970, com as primeiras obras de recuperação de

Leia mais

MILTON BRAGA RELATÓRIO DE AFASTAMENTO DE DOCENTE

MILTON BRAGA RELATÓRIO DE AFASTAMENTO DE DOCENTE Relatório da atividade docente como professor e palestrante convidado na FADU Faculdade de Arquitectura, Diseño y Urbanismo da Universidade de Buenos Aires, no período entre 22 a 26 de setembro de 2008.

Leia mais

Módulo 3-3. A produção cultural A arte em Portugal: o gótico-manuelino e a afirmação das novas tendências renascentistas

Módulo 3-3. A produção cultural A arte em Portugal: o gótico-manuelino e a afirmação das novas tendências renascentistas - Espanha: plateresco como as peças dos ourives de prata - folhagens fantasiosas - medalhões - arabescos - Gótico-manuelino - Portugal: Manuelino (rei D. Manuel) definição, pág. 80 - Arte heterogénea -

Leia mais

Luís Carlos Monteiro 2018

Luís Carlos Monteiro 2018 Luís Carlos Monteiro 2018 Figura 1: Portal barroco da igreja de São Bento. UFSSMM, 2018. Situada na rua de São Francisco, em frente à rua do Santo Contestável, esta igreja fez parte de um convento beneditino

Leia mais

O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL BRASIL REINO UNIDO 1815 BRASIL É ELEVADO A REINO UNIDO A PORTUGAL

O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL BRASIL REINO UNIDO 1815 BRASIL É ELEVADO A REINO UNIDO A PORTUGAL O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL BRASIL REINO UNIDO 1815 BRASIL É ELEVADO A REINO UNIDO A PORTUGAL BRASIL DEIXA DE SER COLÔNIA PARA SE TRANSFORMAR EM REINO COMO ISSO ACONTECEU? Pelo CONGRESSO DE VIENA,

Leia mais

Data: Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa

Data: Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa Identificação do Monumento: Igreja e Convento da Madre de Deus Localização: Igreja da Madre de Deus Rua da Madre de Deus, 4 1900-312 Lisboa, Lisboa, Portugal Data: 1509 1589 Photograph: Artistas: Arquitecto:

Leia mais