Abreviaturas utilizadas: CCB16 - Código Civil de 1916 NCCB - Novo Código Civil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Abreviaturas utilizadas: CCB16 - Código Civil de 1916 NCCB - Novo Código Civil"

Transcrição

1 Loredana Gragnani Magalhães Mestre em Direito Professora de Direito de Família, Direito das Sucessões e de Prática Civil Advogada Abreviaturas utilizadas: CCB16 - Código Civil de 1916 NCCB - Novo Código Civil I- Sucessão Legítima e Testamentária - artigo 1572 CCB16/artigo 1784 NCCB. a) permanência do droit de saisine - artigo 1572CCB16/artigo1784 NCCB; b) permanência da natureza de bem imóvel do direito à sucessão aberta - artigo 44,III CCB16/ artigo 80, II NCCB 1 ; c) permanência da competência territorial para abertura da sucessão: último domicílio 2 do autor da herança - artigo 1578CCB16/artigo 1785NCCB; d) permanência da lei vigente ao tempo da abertura para regramento de legitimidade e sucessão; e) permanência do critério de que a herança é um todo unitário 3 até a 1 São inúmeros os julgados que, porém, autorizaram a cessão de direitos hereditários por termo nos autos sem exigência de escritura pública. O artigo 1793 do NCCB, sem correspondente no CCB16, parece ter redação bastante taxativa o que parece ter mudado aquela orientação. Vide, v.g., Sílvio Rodrigues: Cessão de direitos que não for feita por Escritura Pública é nula de pleno direito. RODRIGUES, Sílvio. Ob.cit., p. 27. Observar que remanesce a regra de que a renúncia poder ser feita por escrito público ou termo judicial - artigo 1581CCB16/artigo 1806NCCB. 2 O artigo 96 do Código de Processo Civil, em seu caput, determina ser competente para o inventário, partilha, arrecadação, cumprimento de disposições de última vontade e de todas as ações em que o espólio for réu, ainda que o óbito tenha ocorrido no exterior. O que deve ser observado é a regra de que deve o juiz abster-se de partilhar bens situados no estrangeiro. O artigo 5º, XXXI da CF em vigor prescreve em seu comando que a sucessão de bens de estrangeiro situados no país é regulada pela lei brasileira, no entanto, ressalvando sempre que não seja mais favorável ao cônjuge ou aos filhos a lei pessoal do de cujus Lembramos, p.ex., que algumas legislações permitem o pacto sucessório. Vide DINIZ, Maria Helena. Ob. Cit. p. 31. Neste sentido vide, ainda, RT 460:132. Além disto, determina o parágrafo único do mesmo artigo 96 que é também competente o foro da situação dos bens ou do lugar em que ocorreu o óbito. 3 Atentar, porém, para a hipótese de sucessão à título singular na sucessão testamentária. Vide

2 partilha com inclusão, porém, do critério das regras condominiais até a ultimação daquela - artigo 1580CCB16/artigo1791 NCCB; f) prazo de 60 dias para aforamento do Inventário - alteração dada pela lei n /2007 que altera o artigo 1796 do CCB e o artigo 983 do CPC; g) inclusão do companheiro para administração da herança e de pessoa da confiança do juiz - artigo 1579 CCB16/ 1797 NCCB e modificação da tão comentada regra que proibia testar ao concubino 4 - artigo 1719, III CCB16/artigo 1801, III NCCB; h) passam a ser irrevogáveis os atos de aceitação ou de renúncia da herança quando era retratável a aceitação que não prejudicasse credores - artigo 1590CCB16/artigo 1812NCCB; i) permanência do critério de que não há direito de representação na renúncia - artigo 1588CCB16/artigo 1811 NCCB; j) exclusão do indigno (artigo 1595CCB16/artigo1814 NCCB não só quando pratica o crime contra o autor da herança, mas também quando pratica contra... o cônjuge, companheiro, ou familiares mais próximos do de cujus... 5 l) exclusão do indigno que incorrer não apenas em crimes contra a honra 6 do autor da herança mas também do cônjuge ou companheiro - artigo 1595, II CCB16/artigo 1814, II NCCB; m) permanência do direito de representação dos descendentes do herdeiro excluído 7 - artigo 1599CCB16/artigo 1816NCCB; n) permanência da regra de declaração de vacância decorrido 1 ano sem que haja herdeiro habilitado e, decorridos 5 anos, os bens arrecadados passam ao domínio do Município ou Distrito Federal; o) permanência da regra de que os colaterais ficam excluídos se não habilitarem-se antes da declaração de vacância; p) introdução da rubrica Petição de Herança, tratada nos artigos 1824 a 1828, sem correspondentes no CCB16 8 ; q) permanência da nomenclatura por cabeça e por estirpe na sucessão Sílvio Rodrigues: permanência da indivisibilidade do direito dos co-herdeiros. 4 Atentar para que a disposição não se aplica,...de modo nenhum... a quem viva em união estável. RODRIGUES, Sílvio, Ob.cit., p Rodrigues, Sílvio. Ob.cit., p À propósito são crimes contra a honra a calúnia, a difamação e a injúria. 7 Atentar para que o herdeiro excluído da sucessão, a teor do artigo 1693,IV do NCCB, não pode usufruir nem administrar bens que couberem aos filhos sob seu poder familiar. 8 Tudo indica que permanecerá o entendimento consubstanciado pela súmula 149 do STF: É imprescritível a ação de investigação de paternidade, mas não o é a de petição de herança..

3 legítima. II- Herdeiros Necessários - artigo 1845 NCCB/sem correspondência no CCB16: os descendentes, os ascendentes e o cônjuge 9. III- Ordem de Vocação Hereditária - artigo1603 CCB16/artigo 1829 NCCB: a) descendente(s) e cônjuge sobrevivo, este SE: a.1. não separado de fato há mais de 2 anos, nem judicialmente, sem culpa sua; a.2. não casado pelo regime da Comunhão Universal; a.3. não casado pelo regime da Separação Obrigatória ou Parcial; a.4. se casado pelo regime da Comunhão Parcial, quando houver bens particulares 10. b) descendente(s) e companheiro (que não foi elencado expressamente como herdeiro necessário no artigo 1845 do NCCB), SE: b.1. não tratarem-se de bens particulares, isto é, somente haverá direito sucessório do companheiro sobrevivente por sobre bens adquiridos na constância da união; b.2. concorrendo com filho(s) comum(ns), será a mesma quota, isto é, rigorosos e idênticos quinhões; b.3. concorrendo com filho(s) só do autor da herança, cabe-lhe a metade do que couber ao filho ou a cada um deles, isto é, meia quota, meio quinhão 11. c) ascendente(s) e cônjuge sobrevivente, SE: c.1. remanescem as regras de que não há direito de representação entre ascendentes e que na igualdade em grau, herda-se por linha (a paterna e a materna); c.2 na concorrência com ascendentes, não remanescem as restrições decorrentes do regime de casamento previstas no artigo 1829,I do NCCB; 9 O companheiro não consta da nova ordem do artigo 1845, MAS alguns já atentaram para que o artigo 1850 do NCCB prevê presuma-se EXCLUÍDO da sucessão testamentária apenas os colaterais se o testador ao dispor de seu patrimônio, não os contemplou, sem mencionar os companheiros. 10 Segundo as diretivas dos artigos 1829, I e 1830 do NCCB. 11 Segundo o comando do artigo 1790 do NCCB. Sílvio Venosa assevera que na hipótese de existirem filhos comuns assim como filhos somente do autor da herança, é de se assegurar a quarta parte ao cônjuge. Nos pareceu lógico, então, de que no caso da participação do companheiro na sucessão do outro, em hipótese idêntica, isso é filhos comuns e filhos somente do falecido, também se assegurará ao sobrevivo a quota equivalente nos termos do artigo 1790,I do NCCB.

4 c.3 o cônjuge concorrer com ascendente(s) em primeiro grau, herdará 1/3 do acervo se forem dois os ascendentes ou metade se for apenas um; c.4 o cônjuge concorrer com ascendente(s) em segundo grau ou grau maior, herdará a metade assim como herdará a metade se houver um só ascendente 12 ; d)ascendente(s) e demais parentes sucessíveis e convivente (que concorre mas não é herdeiro necessário segundo o comando do artigo 1845 do NCCB), SE: d.1 não tratarem-se de bens particulares, isto é, somente haverá direito sucessório do companheiro sobrevivente por sobre bens adquiridos na constância da união; d.2 quando o companheiro concorrer com qualquer parente sucessível, isto é, até o quarto grau, tocar-lhe-á 1/3 do acervo 13. e) cônjuge e convivente, SE: e.1 não havendo descendente(s) ou ascendente(s) será herdeiro universal o cônjuge, segundo o disposto no artigo 1829, III do NCCB; e.2 o referido inciso III do artigo 1829, não menciona expressamente o companheiro e o artigo 1790 restringe o direito sucessório do companheiro à parcela patrimonial adquirida durante a convivência, embora possa ser beneficiado por testamento, autorizando entender-se que os bens particulares, se não houver descendentes, ascendentes, cônjuge ou qualquer parente sucessível serão arrecadados pelo Município, Distrito Federal ou União, conforme o local aonde se situem, após sentença de vacância 14 ; e.3 o cônjuge concorre com descendente(s) ou com ascendente(s), mas HERDA a totalidade do acervo na terceira ordem; e.4 o companheiro concorre com descendente(s), ascendente(s) e com qualquer outro parente sucessível (até o quarto grau) e somente HERDA a totalidade dos bens adquiridos durante a união, então, na quarta ordem; 12 Vide o que determinam os artigos 1836 e 1837 do NCCB 13 Observa-se recorrente crítica da doutrina publicada até aqui posto que, então, quando o convivente concorrer com um único colateral, o parente herdará o dobro do que herda o companheiro (os outros 2/3). 14 É o caput do artigo 1790 que define por sobre quais bens incidirá o direito sucessório do companheiro. No entanto, por óbvio, recomenda-se toda cautela na análise da doutrina e jurisprudência que está por vir pois nos parece razoável esperar que nossos tribunais orientemse para que, no caso do inciso IV do artigo 1790, o companheiro herde todo o acervo, mesmo os adquiridos em período anterior à união. Atente-se, ainda, para o artigo 1844 do NCCB na sucessão do Município, Distrito Federal ou União.

5 e.5 não há, no NCCB, artigo correspondente ao artigo 1611, par. primeiro do CCB16 o que autoriza concluir que o usufruto vidual não mais vigora face à posição de herdeiro necessário do cônjuge permanecendo, PORÉM, o direito real de habitação, qualquer que seja o regime de bens, nos termos do artigo 1831 do NCCB (desde que único bem destinado à residência da família a inventariar) 15 ; e.6 razoável o entendimento de que remanesce o comando do artigo 7o. da Lei n /96 pois o NCCB não menciona expressamente o direito real de habitação do companheiro MAS também não revoga a norma especial. f) colaterais, SE: f.1 remanescem as regras de que os mais próximos excluem os mais remotos, o direito de representação dos sobrinhos que EXCLUEM os tios do autor da herança e a distinção entre irmãos bilateral(is) e unilateral(is) quando este últimos herdam a metade da quota que couber aos primeiros bem assim, PORÉM, herdando todos os irmãos unilaterais em partes iguais se não concorrerem irmãos bilaterais; f.2 os colaterais são chamados na seguinte ordem: irmãos (o unilateral herda por metade o que herdar o bilateral, MAS herdam todos o mesmo quinhão conforme sejam todos unilaterais ou bilaterais); sobrinhos (que EXCLUEM os demais de mesmo grau, os tios); tios; sobrinhosnetos; tios-avós; primos-irmãos). g) do Município, Distrito Federal ou União - artigo 1844 BIBLIOGRAFIA DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro, v. 6: direito das sucessões. 16 ed. atual. de acordo com o novo código civil (Lei n , de ). São Paulo: Saraiva, RODRIGUES, Sílvio. Direito civil, v. 7: direito das sucessões. 25 ed. atual. de acordo com o novo código civil (Lei n , de , com a colaboração de Zeno Veloso). São Paulo: Saraiva, Direito de família e o novo código civil. Coordenação Maria Berenice Dias e 15 Segundo Maria Helena Diniz, o STJ já firmara entendimento, afastando-se do texto legal, de que descabia usufruto quando o regime fosse o da Comunhão Parcial ou Separação Obrigatória se o cônjuge tivesse sido contemplado por cláusula testamentária com bens de valor igual ou superior àqueles sobre os quais recaísse o usufruto ou se meeiro já que, ENTÃO desnecessária a técnica de proteção que só viria a ser empeço à circulação de riqueza, só deferindo o usufruto no caso de Separação Absoluta.

6 Rodrigo da Cunha Pereira. 3.ed. rev., atual. e ampl. Belo Horizonte: Del Rey, VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito Civil, v. VII: direito das sucessões. 3. ed. São Paulo: Atlas, HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes. Comentários ao Código Civil. Parte especial: do direito das sucessões, vol 20 (arts a 1.856). Coord. Antonio Junqueira de Azevedo. São Paulo: Saraiva, VELOSO, Zeno. Comentários ao Código Civil. Parte especial: do direito das sucessões, vol 21 (arts a 2.027). Coord. Antonio Junqueira de Azevedo. São Paulo: Saraiva, Novo código civil brasileiro/lei , de 10 de janeiro de 2002: estudo comparativo com o código civil de 1916, constituição federal, legislação codificada e extravagante/ obra coletiva de autoria da Editora Revista dos Tribunais com a coordenação de Giselle de Melo Braga Tapai. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.

Sucessão que segue as regras da lei quando: DIREITO DAS SUCESSÕES

Sucessão que segue as regras da lei quando: DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES I. SUCESSÃO EM GERAL II. III. IV. SUCESSÃO LEGÍTIMA SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA INVENTÁRIO E PARTILHA SUCESSÃO LEGÍTIMA 1. Conceito 2. Parentesco 3. Sucessão por direito próprio e por

Leia mais

2ª Fase OAB/FGV Direito Civil

2ª Fase OAB/FGV Direito Civil 2ª Fase OAB/FGV Direito Civil Professor Fabio Alves fabio@ferreiraecamposadv.com DIREITO DAS SUCESSÕES PRINCÍPIO DA SAISINE ART. 1784 RESERVA DE LEGITIMA Art. 1.789. Havendo herdeiros necessários, o testador

Leia mais

DIREITO SUCESSÓRIO DOS COMPANHEIROS NA UNIÃO ESTÁVEL

DIREITO SUCESSÓRIO DOS COMPANHEIROS NA UNIÃO ESTÁVEL DIREITO SUCESSÓRIO DOS COMPANHEIROS NA UNIÃO ESTÁVEL Gilda Maria Santos Linhares 1 Resumo: O presente trabalho procurou analisar como fica o direito sucessório dos companheiros na união estável. As lacunas

Leia mais

Direito Civil VI - Sucessões. Prof. Marcos Alves da Silva

Direito Civil VI - Sucessões. Prof. Marcos Alves da Silva Direito Civil VI - Sucessões Prof. Marcos Alves da Silva Herança Jacente e Herança Vacante A questão do princípio de saisine Herança Jacente: A herança jaz enquanto não se apresentam herdeiro do de cujus

Leia mais

AULA 09 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDO

AULA 09 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDO 01 Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV (26/08/10) e 8º DIN (25/08/10) AULA 09 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDO INSTRUÇÕES: O trabalho deverá ser desenvolvido da seguinte

Leia mais

1. A PROVA SERÁ NA PRÓXIMA SEMANA E NÃO SERÁ PERMITIDA A UTILIZAÇÃO DE QUALQUER MATERIAL, INCLUSIVE CÓDIGO CIVIL. 2. SUGERE-SE

1. A PROVA SERÁ NA PRÓXIMA SEMANA E NÃO SERÁ PERMITIDA A UTILIZAÇÃO DE QUALQUER MATERIAL, INCLUSIVE CÓDIGO CIVIL. 2. SUGERE-SE Universidade do Sul de Santa Catarina Curso: Direito Unidade: Ilha Centro Disciplina: Direito das Sucessões Professor: MSc. Patrícia Fontanella Acadêmico (a): EXERCÍCIOS 2 LEMBRETES: 1. A PROVA SERÁ NA

Leia mais

Relatório - Plano de Aula 25/04/2013 16:06

Relatório - Plano de Aula 25/04/2013 16:06 Página: 1/16 Disciplina: CCJ0101 - TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Semana Aula: 14 Direito Civil e Processual Civil (Aula 3/5) DESCRIÇÃO DO PLANO DE AULA OBJETIVO Esta aula tem como objetivo o estudo dos aspectos

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2008

PROJETO DE LEI Nº DE 2008 PROJETO DE LEI Nº DE 2008 (Do Sr. Cleber Verde) Acrescenta os parágrafos 1º e 2º ao artigo 1.725 do Código Civil, que dispõe sobre o regime de bens adotado na União Estável, estabelecendo-se que na hipótese

Leia mais

I- Sucessão Legítima e Testamentária artigo 1784 CCB.

I- Sucessão Legítima e Testamentária artigo 1784 CCB. SUCESSÕES Loredana Gragnani Magalhães loredanamagalhaes@terra.com.br Mestre em Direito Professora de Direito de Família, Direito das Sucessões e de Processo Civil Advogada I- Sucessão Legítima e Testamentária

Leia mais

Direito Civil VI Direito das Sucessões Professor: Ageu WWW.direitouniverso.wordpress.com

Direito Civil VI Direito das Sucessões Professor: Ageu WWW.direitouniverso.wordpress.com 1º - Parte Disposições Gerais Conteúdo direito sucessório 06/08/2008 Quarta Cuida do momento da abertura da sucessão, do local onde ela se processará, da capacidade sucessória, da aceitação e renuncia

Leia mais

Se aração, ivórcio e Inventário por Escritura Pública

Se aração, ivórcio e Inventário por Escritura Pública Christiano Cassetlari Se aração, ivórcio e Inventário por Escritura Pública Teoria e Prática 7. a edição revista, atualizada e ampliada *** ~ ~ ED,ITORA \~A METODO SÃO PAULO SUMÁRIO 1. BREVES COMENTÁRIOS

Leia mais

ETAPA 1 ABERTURA DA SUCESSÃO e CAPACIDADE PARA SUCEDER

ETAPA 1 ABERTURA DA SUCESSÃO e CAPACIDADE PARA SUCEDER ETAPA 1 ABERTURA DA SUCESSÃO e CAPACIDADE PARA SUCEDER 1) Qual a diferença entre sucessão singular e universal na sucessão mortis causa? 2) Discorra sobre droit de saisine e seus efeitos. 3) Todo herdeiro

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 226, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 226, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 226, DE 2015 Altera a Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, que institui o Código Civil, para reposicionar na linha sucessória e tornar herdeiro facultativo o cônjuge casado

Leia mais

O COMPANHEIRO COMO HERDEIRO NECESSÁRIO.

O COMPANHEIRO COMO HERDEIRO NECESSÁRIO. 93 O COMPANHEIRO COMO HERDEIRO NECESSÁRIO. Tainá Quarto Moura Bacharel em Direito pela FDV; Advogada. 1 Introdução Os direitos dos companheiros ao longo dos anos foram timidamente sendo reconhecidos. Primeiro,

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO ENTRE O NOVO CÓDIGO CIVIL, O CÓDIGO CIVIL DE 1916 E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE QUANTO A ADOÇÃO.

QUADRO COMPARATIVO ENTRE O NOVO CÓDIGO CIVIL, O CÓDIGO CIVIL DE 1916 E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE QUANTO A ADOÇÃO. 1 QUADRO COMPARATIVO ENTRE O NOVO CÓDIGO CIVIL, O CÓDIGO CIVIL DE E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE QUANTO A ADOÇÃO. Artigo 1618 Só a pessoa maior de 18 (dezoito) anos pode adotar. Artigo 368 -

Leia mais

Direito das Sucessões - Civil VI - Resumo Compacto para Provas

Direito das Sucessões - Civil VI - Resumo Compacto para Provas Direito das Sucessões - Civil VI - Resumo Compacto para Provas Direito das Sucessões Civil VI Resumo Compacto para Provas CONCEITOS IMPORTANTES DA SUCESSÃO: Direito das Sucessões é o conjunto de normas

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2016

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2016 Disciplina: Direito Civil IV Departamento II: Direito Privado FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2016 Docente Responsável: Prof. João Baptista de Mello e Souza Neto Carga Horária Anual: 100 h/a Tipo:

Leia mais

Espólio é o acerco hereditário no âmbito judicial. Não tem personalidade jurídica, mas tem capacidade jurídica para demandar e ser demandado.

Espólio é o acerco hereditário no âmbito judicial. Não tem personalidade jurídica, mas tem capacidade jurídica para demandar e ser demandado. RESUMO DIREITO DAS SUCESSÕES 1. DO DIREITO DAS SUCESSÕES Conceito: Sucessão, do latim succedere, significa vir no lugar de alguém. A palavra sucessão tem um duplo sentido na linguagem jurídica. Em sentido

Leia mais

Direito Civil. Sucessão em Geral. Professora Alessandra Vieira.

Direito Civil. Sucessão em Geral. Professora Alessandra Vieira. Direito Civil Sucessão em Geral Professora Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX DO DIREITO SUCESSÓRIO Considerações Gerais: A abertura da sucessão se dá no exato instante

Leia mais

A CONCORRÊNCIA DO CÔNJUGE SOBREVIVENTE COM OS DESCENDENTES DO FALECIDO SURVIVING SPOUSE S COMPETITION WITH THE DECEASED SPOUSE S DESCENDENTS

A CONCORRÊNCIA DO CÔNJUGE SOBREVIVENTE COM OS DESCENDENTES DO FALECIDO SURVIVING SPOUSE S COMPETITION WITH THE DECEASED SPOUSE S DESCENDENTS Revista Jurídica A CONCORRÊNCIA DO CÔNJUGE SOBREVIVENTE COM OS DESCENDENTES DO FALECIDO SURVIVING SPOUSE S COMPETITION WITH THE DECEASED SPOUSE S DESCENDENTS Helena de Azeredo Orselli * Resumo: O Código

Leia mais

DO DIREITO SUCESSÓRIO DOS CÕNJUGES NO NOVO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO:

DO DIREITO SUCESSÓRIO DOS CÕNJUGES NO NOVO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO: DO DIREITO SUCESSÓRIO DOS CÕNJUGES NO NOVO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO: Análise em paralelo com a sucessão hereditária do convivente ou companheiro sobrevivente Maria Isabel Jesus Costa Canellas Advogada civilista

Leia mais

CÓDIGO CIVIL PORTUGUÊS LIVRO V

CÓDIGO CIVIL PORTUGUÊS LIVRO V CÓDIGO CIVIL PORTUGUÊS LIVRO V DIREITO DAS SUCESSÕES TÍTULO I DAS SUCESSÕES EM GERAL CAPÍTULO I Disposições gerais ARTIGO 2024º (Noção) Diz-se sucessão o chamamento de uma ou mais pessoas à titularidade

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 724, DE 2011

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 724, DE 2011 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 724, DE 2011 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Altera os incisos VI e VII, do artigo 1.659, e o inciso V, do art. 1.660, da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002

Leia mais

DIREITO CIVIL E DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO CIVIL E DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO CIVIL E DIREITO PROCESSUAL CIVIL PEÇA PROFISSIONAL Em 05/1/2007, Antônio adquiriu de João o veículo VW Gol, ano/modelo 2006, placa XX 0000, pelo valor de R$ 20.000,00, tendo efetuado o pagamento

Leia mais

COMENTÁRIOS ACERCA DO XX EXAME DE ORDEM OAB/FGV SEGUNDA FASE DIREITO CIVIL PROFESSORA RAQUEL BUENO

COMENTÁRIOS ACERCA DO XX EXAME DE ORDEM OAB/FGV SEGUNDA FASE DIREITO CIVIL PROFESSORA RAQUEL BUENO COMENTÁRIOS ACERCA DO XX EXAME DE ORDEM OAB/FGV SEGUNDA FASE DIREITO CIVIL PROFESSORA RAQUEL BUENO PEÇA PRÁTICO PROFISSIONAL EIS QUE COBRARAM UM AGRAVO DE INSTRUMENTO COM PEDIDO DE TUTELA ANTECPADA RECURSAL!!!!!

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática em Direito de Família e Sucessões: a) Ordem Vocacional: O cônjuge sobrevivente concorre

Leia mais

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1. Prof ª. Taíse Sossai

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1. Prof ª. Taíse Sossai DIREITO CIVIL Direito das Sucessões Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1 Prof ª. Taíse Sossai - Sucessão legítima: opera por força da lei (arts. 1.829 e 1.790) - Impositiva: Havendo herdeiros

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Sucessão; Cônjuge Sobrevivente; Dignidade Humana.

PALAVRAS-CHAVE: Sucessão; Cônjuge Sobrevivente; Dignidade Humana. O CÔNJUGE SOBREVIVENTE COMO HERDEIRO NECESSÁRIO EM DEFESA DA DIGNIDADE HUMANA THE SURVIVING CONSORT AS NECESSARY INHERITOR IN DEFENSE OF HUMAN BEING DIGNITY. Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão*

Leia mais

Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 2009.

Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 2009. Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 2009. Ementa: Direito Civil. Sucessão Casamento com Separação Legal de Bens. Doação. Os bens particulares da viúva, adquiridos por doação feita por seu finado marido, não

Leia mais

Professora: Vera Linda Lemos Disciplina: Direito das Sucessões 7º Período

Professora: Vera Linda Lemos Disciplina: Direito das Sucessões 7º Período Professora: Vera Linda Lemos Disciplina: Direito das Sucessões 7º Período Toda a sucessão legítima observará uma ordem de vocação hereditária que, no Código Civil, está prevista no artigo 1.829. Art. 1.829.

Leia mais

Direito Civil Prof. Conrado Paulino Rosa

Direito Civil Prof. Conrado Paulino Rosa DIREITO DE REPRESENTAÇÃO 1. Direito de representação: Por direito próprio: o Herdeiros descendentes recebem de forma direta, sucedendo por cabeça ou por direito próprio, sem nenhuma representação entre

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Ordem vocacional hereditária.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Ordem vocacional hereditária. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 12/03/2018. (Aula 05 de sucessão). Ordem vocacional hereditária. Descendentes; Ascendentes (pais, avós,

Leia mais

SUCESSÃO NA UNIÃO ESTÁVEL

SUCESSÃO NA UNIÃO ESTÁVEL 1 SUCESSÃO NA UNIÃO ESTÁVEL Gláucia Costa Ferreira Leão 1 Eurivan Gomes Farias 2 Timoteo Alexandro da L. S. Ramos 3 RESUMO Instituindo a mais antiga das sociedades, e também a única natural, a família

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 27/02/2019. Ordem vocacional hereditária.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 27/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 27/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Quando o cônjuge ou convivente sobrevivente concorre com os descendentes

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Com o falecimento do autor da herança sem testamento ab intestado segue

Leia mais

SUCESSÃO DOS COMPANHEIROS: ANÁLISE DA ATUAL INTERPRETAÇÃO DOUTRINÁRIA E JURISPRUDENCIAL

SUCESSÃO DOS COMPANHEIROS: ANÁLISE DA ATUAL INTERPRETAÇÃO DOUTRINÁRIA E JURISPRUDENCIAL SUCESSÃO DOS COMPANHEIROS: ANÁLISE DA ATUAL INTERPRETAÇÃO DOUTRINÁRIA E JURISPRUDENCIAL Luiza Freccia 1 Resumo: O tema sobre o qual versa este artigo pertence à seara do direito sucessório, especialmente

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO LITISCONSÓRCIO NECESSÁRIO: AÇÃO INDENIZATÓRIA POR DANOS MORAIS

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO LITISCONSÓRCIO NECESSÁRIO: AÇÃO INDENIZATÓRIA POR DANOS MORAIS UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO LITISCONSÓRCIO NECESSÁRIO: AÇÃO INDENIZATÓRIA POR DANOS MORAIS Trabalho 1 análise de acórdãos. Constitui elemento de avaliação na disciplina Teoria Geral do

Leia mais

União estável e a separação obrigatória de bens. Escrito por w Seg, 22 de Julho de 2013 10:18 -

União estável e a separação obrigatória de bens. Escrito por w Seg, 22 de Julho de 2013 10:18 - Quando um casal desenvolve uma relação afetiva contínua e duradoura, conhecida publicamente e estabelece a vontade de constituir uma família, essa relação pode ser reconhecida como união estável, de acordo

Leia mais

AULA 07. Herança Jacente = herança sem herdeiros notoriamente conhecidos (arts. 1819 e ss. do CC).

AULA 07. Herança Jacente = herança sem herdeiros notoriamente conhecidos (arts. 1819 e ss. do CC). 01 Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8º DIN AULA 07 II - SUCESSÃO EM GERAL (Cont...) 11. Herança Jacente e Vacante (arts. 1.819 a 1.823, CC) Herança Jacente = herança

Leia mais

OAB XXI EXAME DE ORDEM 1ª FASE Direito Civil Aula 05 Luciano Figueiredo Sucessões Teoria Geral

OAB XXI EXAME DE ORDEM 1ª FASE Direito Civil Aula 05 Luciano Figueiredo Sucessões Teoria Geral Sucessões Teoria Geral Material para o Curso de Primeira Fase da OAB. Elaboração: Luciano L. Figueiredo 1. 1. Conceitos de Sucessão e Conceitos Importantes - Sucessor x Herdeiro x Legatário 2. Sistema

Leia mais

Continuando o estudo de sucessão legítima

Continuando o estudo de sucessão legítima Curso/Disciplina: Direito Civil (Família e Sucessões) Aula: 37 Professor(a): Aurélio Bouret Monitor(a): Vanessa Souza Aula nº. 37 Continuando o estudo de sucessão legítima Continuando o estudo de sucessão

Leia mais

Documentos e Formulários para o Processo de Sinistro

Documentos e Formulários para o Processo de Sinistro Documentos e Formulários para o Processo de Sinistro Conte conosco! O Itaú está à sua disposição e sabe a importância de oferecer a você o apoio necessário neste momento. Por isso, preparamos este material

Leia mais

IMPOSTO SUCESSÓRIO PASSADO, PRESENTE E FUTURO ANTÓNIO NEVES

IMPOSTO SUCESSÓRIO PASSADO, PRESENTE E FUTURO ANTÓNIO NEVES IMPOSTO SUCESSÓRIO PASSADO, PRESENTE E FUTURO ANTÓNIO NEVES O ANTIGO IMPOSTO SOBRE AS SUCESSÕES E DOAÇÕES Incidência Principais exclusões e isenções Regra de conexão Taxas Transmissões a título gratuito

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: sucessão; descendentes comuns; descendentes exclusivos; descendentes híbridos; cônjuge; companheiro.

PALAVRAS-CHAVE: sucessão; descendentes comuns; descendentes exclusivos; descendentes híbridos; cônjuge; companheiro. 1 A LACUNA LEGISLATIVA CAUSADA PELA DISTINÇÃO ENTRE DESCENDENTES DE ORIGEM COMUM E EXCLUSIVA NA CONCORRÊNCIA NA HERANÇA COM O CÔNJUGE OU COMPANHEIRO NO DIREITO SUCESSÓRIO Luciano Roberto Gulart Cabral

Leia mais

Gustavo Rene Nicolau

Gustavo Rene Nicolau Evolução histórica do cônjuge na legislação brasileira Ordenações Filipinas Código Beviláqua Código Reale Direito real de habitação Art. 1.831. Ao cônjuge sobrevivente, qualquer que seja o regime de

Leia mais

Questionário. Para a sua entrevista, favor trazer uma carteira de identificação válida, com foto.

Questionário. Para a sua entrevista, favor trazer uma carteira de identificação válida, com foto. Questionário Para a preparação da autenticação do requerimento para a obtenção de um certificado de herança ou de um certificado sucessório europeu (ENZ) Favor preencher à máquina ou em letra de fôrma

Leia mais

Critérios e Procedimentos Legais para a Apuração de Haveres. Marcos Andrey de Sousa

Critérios e Procedimentos Legais para a Apuração de Haveres. Marcos Andrey de Sousa Critérios e Procedimentos Legais para a Apuração de Haveres Marcos Andrey de Sousa Dissolução Total de Sociedade Código de Processo Civil de 1939 Código de Processo Civil de 1973 (artigo 1028) Evolução

Leia mais

CASAMENTO GRATUITO As custas do casamento são gratuitas para as pessoas que se declararem pobres (CC, art. 1.512).

CASAMENTO GRATUITO As custas do casamento são gratuitas para as pessoas que se declararem pobres (CC, art. 1.512). EDIÇÃO DE 11 DE ABRIL DE 2.008 ADOÇÃO DE NOMES O marido pode adotar o sobrenome da mulher - o que era possível só com autorização judicial. Antes, apenas a mulher podia adotar o sobrenome do homem ou manter

Leia mais

O Direito de Representação em Âmbito Sucessório: Anotações Introdutórias

O Direito de Representação em Âmbito Sucessório: Anotações Introdutórias O Direito de Representação em Âmbito Sucessório: Anotações Introdutórias Tauã Lima Verdan 1 Resumo: Cuida assinalar que o indivíduo sucessível pode ser chamado à sucessão por direito próprio, quando inexistir

Leia mais

A Nação é uma sociedade política e o autor do nosso livro-texto, em sua doutrina, dispõe que a Nação se compõe de dois elementos essenciais:

A Nação é uma sociedade política e o autor do nosso livro-texto, em sua doutrina, dispõe que a Nação se compõe de dois elementos essenciais: Resumo Aula-tema 02: Teoria Geral do Estado. A Teoria do Estado foi construída pela nossa história, é uma disciplina nova, embora já existissem resquícios desde a Antiguidade, mas faz pouco tempo que ela

Leia mais

Código Tributário Estadual CTE - Lei 11.651/1991 Artigos 72 a 89.

Código Tributário Estadual CTE - Lei 11.651/1991 Artigos 72 a 89. Código Tributário Estadual CTE - Lei 11.651/1991 Artigos 72 a 89. TÍTULO III DO IMPOSTO SOBRE A TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO DE QUAISQUER BENS OU DIREITOS - ITCD CAPÍTULO I DA INCIDÊNCIA SEÇÃO I DO

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES

DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES I - DA SUCESSÃO EM GERAL 1.1 CONCEITO DO DIREITO DAS SUCESSÕES - O Direito das sucessões vem a ser o conjunto de normas que disciplinam a transferência do patrimônio de alguém, depois

Leia mais

Documentos do vendedor Pessoa Física. Cópia da Carteira de Identidade com o nome correto, conforme comprovante de estado civil atualizado;

Documentos do vendedor Pessoa Física. Cópia da Carteira de Identidade com o nome correto, conforme comprovante de estado civil atualizado; Documentos do vendedor Pessoa Física Cópia da Carteira de Identidade com o nome correto, conforme comprovante de estado civil atualizado; Nota: caso o proponente for casado(a), enviar também os documentos/certidões

Leia mais

REQUERIMENTO DE PENSÃO

REQUERIMENTO DE PENSÃO Versão 12 REQUERIMENTO DE PENSÃO SEGURADO (A) Segurado(a): CPF nº: Cargo: Órgão de origem: DATA DO ÓBITO: / / Ativo: ( ) Inativo: ( ) NOME DEPENDENTES PREVIDENCIÁRIOS Data de Nascimento Parentesco Estado

Leia mais

PN 1501.05-5; Ag./Ap.: Tc. Matosinhos, 3º J. (222.96); Rc.: José Bento Ramos 1, Rcds.: Joaquim Bento Ramos, Manuel Joaquim Costa Ramos 2.

PN 1501.05-5; Ag./Ap.: Tc. Matosinhos, 3º J. (222.96); Rc.: José Bento Ramos 1, Rcds.: Joaquim Bento Ramos, Manuel Joaquim Costa Ramos 2. PN 1501.05-5; Ag./Ap.: Tc. Matosinhos, 3º J. (222.96); Rc.: José Bento Ramos 1, Rcds.: Joaquim Bento Ramos, Manuel Joaquim Costa Ramos 2. Em Conferência no Tribunal da Relação do Porto I. INTRODUÇÃO: (a)

Leia mais

REQUERIMENTO DE PENSÃO

REQUERIMENTO DE PENSÃO Versão 9 REQUERIMENTO DE PENSÃO SEGURADO (A) Segurado(a): CPF nº: Cargo: Órgão de origem: DATA DO ÓBITO: / / Ativo: ( ) Inativo: ( ) NOME DEPENDENTES PREVIDENCIÁRIOS Data de Nascimento Parentesco Estado

Leia mais

As desigualdades na sucessão entre cônjuges e companheiros no Direito Civil

As desigualdades na sucessão entre cônjuges e companheiros no Direito Civil As desigualdades na sucessão entre cônjuges e companheiros no Direito Civil Warlley Tadeu Jorge de Oliveira Sousa RESUMO: Código Civil de 2002 em seu artigo 1790 trata de forma prejudicial o direito sucessório

Leia mais

Escrito por Administrator Dom, 15 de Novembro de 2009 15:22 - Última atualização Ter, 14 de Junho de 2016 19:57

Escrito por Administrator Dom, 15 de Novembro de 2009 15:22 - Última atualização Ter, 14 de Junho de 2016 19:57 INFORMAÇÕES PARA HABILITAÇÃO DE CASAMENTO ESTRANGEIRO SOLTEIRO 1. DOCUMENTOS 1.1. Certidão de Nascimento do noivo(a) original - (Legalizada/Consularizada, pela Embaixada ou Consulado brasileiro no Pais

Leia mais

OS LIMITES DA CLÁUSULA AD JUDICIA NA PROCURAÇÃO

OS LIMITES DA CLÁUSULA AD JUDICIA NA PROCURAÇÃO OS LIMITES DA CLÁUSULA AD JUDICIA NA PROCURAÇÃO coletânea Inacio de Carvalho Neto OS LIMITES DA CLÁUSULA AD JUDICIA NA PROCURAÇÃO Inacio de Carvalho Neto 1 Determina o art. 38 do Código de Processo Civil

Leia mais

O Uso do testamento como ferramenta de Planejamento Sucessório

O Uso do testamento como ferramenta de Planejamento Sucessório O Uso do testamento como ferramenta de Planejamento Sucessório Jamil Andraus Hanna Bannura 1 Introdução. I.Planejamento Sucessório sobre a legítima. A.Inclusões. B.Exclusões. C.Restrições. II.Planejamento

Leia mais

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador Fernando Bezerra Coelho PARECER Nº, DE 2015. RELATOR: Senador FERNANDO BEZERRA COELHO

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador Fernando Bezerra Coelho PARECER Nº, DE 2015. RELATOR: Senador FERNANDO BEZERRA COELHO PARECER Nº, DE 2015 Da COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 398, de 2014, da COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA, que dispõe sobre a pesquisa

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 4ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 20/06/2018.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 4ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 20/06/2018. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 4ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 20/06/2018. Ordem vocacional hereditária. Sucessão pura do cônjuge sobrevivente.

Leia mais

Ação de Exigir Contas

Ação de Exigir Contas Ação de Exigir Contas Previsão legal e Observações! No NCPC está disciplinado nos arts. 550/553! Possuía previsão no CPC/73 estava disciplinado no art. 914/919.! Obs. No CPC73 o nome de tal ação era de

Leia mais

MATERIAL DE APOIO DIREITO DAS SUCESSÕES

MATERIAL DE APOIO DIREITO DAS SUCESSÕES 1 MATERIAL DE APOIO DIREITO DAS SUCESSÕES Apostila 01 PROF.: PABLO STOLZE GAGLIANO NOTÍCIA IMPORTANTE: Querido (a) aluno (a), Aqui, no Intensivo I, de acordo com a grade em vigor, coube-nos apenas a Introdução

Leia mais

Direito Civil VI - Sucessões. Prof. Marcos Alves da Silva

Direito Civil VI - Sucessões. Prof. Marcos Alves da Silva Direito Civil VI - Sucessões Prof. Marcos Alves da Silva SUCESSÃO DO CÔNJUGE Herdeiro necessário e concorrente ( concorrente, conforme o regime de bens) Os regimes de matrimoniais de bens e suas implicações

Leia mais

DOMICÍLIO = "É o local no qual a pessoa estabelece a sua residência com ânimo definitivo" RESIDÊNCIA = "Local no qual a pessoa habita.

DOMICÍLIO = É o local no qual a pessoa estabelece a sua residência com ânimo definitivo RESIDÊNCIA = Local no qual a pessoa habita. UNIDADE 6 - DOMICÍLIO CONCEITOS: DOMICÍLIO = "É o local no qual a pessoa estabelece a sua residência com ânimo definitivo" RESIDÊNCIA = "Local no qual a pessoa habita." Não se confundem domicílio e residência.

Leia mais

NOVO CPC: A HOMOLOGAÇÃO DE SENTENÇA ESTRANGEIRA DE DIVÓRCIO CONSENSUAL

NOVO CPC: A HOMOLOGAÇÃO DE SENTENÇA ESTRANGEIRA DE DIVÓRCIO CONSENSUAL NOVO CPC: A HOMOLOGAÇÃO DE SENTENÇA ESTRANGEIRA DE DIVÓRCIO CONSENSUAL Gracielle Veloso Advogada. Consultora Notarial, Registral e Imobiliária A eficácia da sentença estrangeira no Brasil depende de prévia

Leia mais

RELATORA : Des. Federal MARIA DE FÁTIMA FREITAS LABARRÈRE APELANTE : UNIÃO - FAZENDA NACIONAL APELADO : GABRIEL KNIJNIK EMENTA ACÓRDÃO

RELATORA : Des. Federal MARIA DE FÁTIMA FREITAS LABARRÈRE APELANTE : UNIÃO - FAZENDA NACIONAL APELADO : GABRIEL KNIJNIK EMENTA ACÓRDÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº 5017062-73.2011.404.7100/RS RELATORA : Des. Federal MARIA DE FÁTIMA FREITAS LABARRÈRE APELANTE : UNIÃO - FAZENDA NACIONAL APELADO : GABRIEL KNIJNIK EMENTA TRIBUTÁRIO. EXECUÇÃO FISCAL

Leia mais

Análise de questão pensão por morte Adriana Menezes

Análise de questão pensão por morte Adriana Menezes Análise de questão pensão por morte Adriana Menezes (Questão elaborada) - Veja a situação hipotética apresentada e analise as questões abaixo. Carlos e Patrícia são casados há 05 anos e trabalham na mesma

Leia mais

1 - Introdução: 1 - Introdução: SUCESSÃO LEGÍTIMA: ASPECTOS ESPECÍFICOS 20/10/2014

1 - Introdução: 1 - Introdução: SUCESSÃO LEGÍTIMA: ASPECTOS ESPECÍFICOS 20/10/2014 SUCESSÃO LEGÍTIMA: ASPECTOS ESPECÍFICOS Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 - Introdução: 2 formas de sucessão: lei ou vontade (art. 1.786 CC/02); Sucessão legítima ou ab intestato deferida por lei

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões Teoria do Direito das Sucessões Sucessão, do latim, succedere, significa vir no lugar de alguém. Ensina Carlos Roberto Gonçalves (2011, p. 19)

Leia mais

DÉCIMA SEXTA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO Nº. 21031-56/2009-0002 RELATOR: DES. LINDOLPHO DE MORAIS MARINHO

DÉCIMA SEXTA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO Nº. 21031-56/2009-0002 RELATOR: DES. LINDOLPHO DE MORAIS MARINHO DÉCIMA SEXTA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO Nº. 21031-56/2009-0002 RELATOR: DES. LINDOLPHO DE MORAIS MARINHO CIVIL E TRIBUTÁRIO. RENÚNCIA DE DIREITOS HEREDITÁRIOS FEITA PELA VIÚVA. CASAMENTO COM O AUTOR DA HERANÇA

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado PROJETO DE LEI Nº 48, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado PROJETO DE LEI Nº 48, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015 PROJETO DE LEI Nº 48, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015 Revoga a Lei Nº 3.326, de 2002, e atualiza a Planta de Valores, para efeitos de IPTU, para ao exercício de 2016. Art. 1º Fica atualizada a Planta de Valores,

Leia mais

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. A Sucessão na União Estável e no Casamento. Eduarda Tenório

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. A Sucessão na União Estável e no Casamento. Eduarda Tenório Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro A Sucessão na União Estável e no Casamento Eduarda Tenório Rio de Janeiro 2009 2 EDUARDA TENÓRIO A Sucessão na União Estável e no Casamento Artigo Científico

Leia mais

ESTADO DE SERGIPE PODER JUDICIÁRIO. Provimento nº 06/2012

ESTADO DE SERGIPE PODER JUDICIÁRIO. Provimento nº 06/2012 Provimento nº 06/2012 Dispõe sobre a lavratura de Escritura Pública de Declaração de União Estável homoafetiva e autoriza o processamento de pedido de habilitação para casamento entre pessoas do mesmo

Leia mais

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA CONDIÇÃO DO CÔNJUGE À LUZ DO DIREITO SUCESSÓRIO BRASILEIRO

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA CONDIÇÃO DO CÔNJUGE À LUZ DO DIREITO SUCESSÓRIO BRASILEIRO CONSIDERAÇÕES ACERCA DA CONDIÇÃO DO CÔNJUGE À LUZ DO DIREITO SUCESSÓRIO BRASILEIRO Ana Paula Nogueira Bittencourt * Resumo O presente artigo objetiva estabelecer os direitos sucessórios dos cônjuges, cuja

Leia mais

Sucessão que segue as regras da lei quando: DIREITO DAS SUCESSÕES

Sucessão que segue as regras da lei quando: DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES I. SUCESSÃO EM GERAL II. SUCESSÃO LEGÍTIMA III. SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA IV. INVENTÁRIO E PARTILHA SUCESSÃO LEGÍTIMA 1. Conceito 2. Parentesco 3. Sucessão por direito próprio e por

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 4.330, DE 2004.

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 4.330, DE 2004. COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 4.330, DE 2004. Dispõe sobre o contrato de prestação de serviços terceirizados e as relações de trabalho dele decorrentes.

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES. Prof. EDUARDO DOMINGUES

DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES. Prof. EDUARDO DOMINGUES DIREITO DAS SUCESSÕES Prof. EDUARDO DOMINGUES eduardo.adv@domingues.fm Advogado Professor Universitário (UNIRIO, FACHA) Mestre e Doutor em Direito da Cidade - UERJ DIREITO DAS SUCESSÕES I. SUCESSÃO EM

Leia mais

SUCESSÃO DOS ASCENDENTES - REGRAS DE CONCORRÊNCIA COM O CÔNJUGE

SUCESSÃO DOS ASCENDENTES - REGRAS DE CONCORRÊNCIA COM O CÔNJUGE SUCESSÃO DOS ASCENDENTES - REGRAS DE CONCORRÊNCIA COM O CÔNJUGE Christina Gouvêa Pereira MENDINA Elisangela Samila BATISTA Juliene Barbosa MENDES Rayana Camille LOURENÇO SUCESSÃO DOS ASCENDENTES - REGRAS

Leia mais

DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES 5

DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES 5 DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES 5 5.1. Herança sem herdeiros. Jacência: a herança é jacente quando se desconhece os seus herdeiros, ou então quando os herdeiros conhecidos repudiaram a herança, renunciaram

Leia mais

OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL. Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB.

OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL. Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB. OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL PEÇA PRÁTICO PROFISSIONAL Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB. Trata-se de uma habilitação de crédito retardatária.

Leia mais

Direito Civil. Direito das Sucessões. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Direito das Sucessões. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Direito das Sucessões Prof. Marcio Pereira Sucessões (art. 1.784 do CC) É a transmissão de bens, direitos e obrigações de uma pessoa para outra que se dá em razão de sua morte. Aberta a successão,

Leia mais

Professora Alessandra Vieira

Professora Alessandra Vieira Sucessão Legítima Conceito: A sucessão legítima ou ab intestato, é a que se opera por força de lei e ocorre quando o de cujus tem herdeiros necessários que, de pleno direito, fazem jus a recolher a cota

Leia mais

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR RSIDADE ATAME ALVES SARAH DE BENS. Goiânia

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR RSIDADE ATAME ALVES SARAH DE BENS. Goiânia UCAM UNIVER RSIDADE CÂNDIDO MENDES ATAME PÓS-GRADUAÇÃO E CURSOS SARAH ALVES MARTINS DIREITO SUCESSÓRIO DO CÔNJUGE SOBREVIVENTE DE ACORDO COM O REGIME DE BENS Goiânia 2015 SARAH ALVES MARTINS DIREITO SUCESSÓRIO

Leia mais

BEM DE FAMÍLIA. Camila Clara da COSTA 1

BEM DE FAMÍLIA. Camila Clara da COSTA 1 BEM DE FAMÍLIA Camila Clara da COSTA 1 RESUMO: O presente trabalho trata das considerações sobre o bem de família, especialmente sua origem, conceito, classificação. Palavras chaves: Bem de família. Penhor.

Leia mais

LEI Nº, DE DE 2003. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº, DE DE 2003. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: PROJETO DE LEI LEI Nº, DE DE 2003 Dispõe sobre o Plano Plurianual para o período 2004/2007. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões. (Aula 08/03/2018) Ordem vocacional hereditária. Descendentes; Ascendentes

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 3.743, DE 2008 Acrescenta parágrafo único ao art. 201 da Lei n.º 5.869, de 11 de janeiro de 1973, que institui o Código de Processo

Leia mais

ASPECTOS POLÊMICOS DA SUCESSÃO AB INTESTADO NO NOVO CÓDIGO CIVIL

ASPECTOS POLÊMICOS DA SUCESSÃO AB INTESTADO NO NOVO CÓDIGO CIVIL Revista de Direito Vol. XI, Nº. 13, Ano 2008 ASPECTOS POLÊMICOS DA SUCESSÃO AB INTESTADO NO NOVO CÓDIGO CIVIL Fabricio Jorge Machado Centro Universitário Anhanguera - Leme fmach@terra.com.br Cecília Rodrigues

Leia mais

Art. 226 (CF). (...) 6º. O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio.

Art. 226 (CF). (...) 6º. O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio. Divórcio DIREITO DE FAMÍLIA Palestrante: Loredana Gragnani Magalhães Advogada Professora das Disciplinas de Prática Cível e de Família e Sucessões Mestre em Direito 1ª PARTE: a Emenda Constitucional n.

Leia mais

DIREITO SUCESSÓRIO NA UNIÃO ESTÁVEL E O NOVO CÓDIGO CIVIL

DIREITO SUCESSÓRIO NA UNIÃO ESTÁVEL E O NOVO CÓDIGO CIVIL DIREITO SUCESSÓRIO NA UNIÃO ESTÁVEL E O NOVO CÓDIGO CIVIL Marlene Tissei * SUMÁRIO: 1. Introdução. 2. Evolução Jurídica dos Direitos Sucessórios na União Estável. 3. Direitos Sucessórios na União Estável

Leia mais

Direito das Sucessões

Direito das Sucessões Direito das Sucessões OBJETIVO Conhecer o instituto da Sucessão legítima. ROTEIRO! Introdução! Ordem de vocação hereditária! Herdeiros necessários! Sucessão por cabeça e por estirpe! Direito de transmissão

Leia mais

Reconhecimento de Paternidade a posteriori: efeitos nos contratos onerosos entre ascendentes e descendentes

Reconhecimento de Paternidade a posteriori: efeitos nos contratos onerosos entre ascendentes e descendentes Reconhecimento de Paternidade a posteriori: efeitos nos contratos onerosos entre ascendentes e descendentes Luiz Fernando Pimenta Gil A procriação é um fato natural. Todo ser humano possui um pai e uma

Leia mais

Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima, (14/08/2017) Continuação de execução de alimentos, e ordem hereditária.

Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima, (14/08/2017) Continuação de execução de alimentos, e ordem hereditária. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima, (14/08/2017) Continuação de execução de alimentos, e ordem hereditária. Execução alimentos Artigo 523 do CPC

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte X Herança

Instituições de Direito Público e Privado. Parte X Herança Instituições de Direito Público e Privado Parte X Herança 1. Sucessão Conceito Sucessão A palavra suceder tem o sentido genérico de virem os fatos e fenômenos jurídicos uns depois dos outros (sub + cedere).

Leia mais

PARECER Nº, DE 2016. RELATOR: Senador JOSÉ PIMENTEL I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2016. RELATOR: Senador JOSÉ PIMENTEL I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, à Proposta de Emenda à Constituição nº 18, de 2009, do Senador Paulo Paim e outros, que altera o 8º do art. 201 da Constituição Federal,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 10/2014

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 10/2014 PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 10/2014 CGJ EMENTA: Regulamenta o procedimento de lavratura da Escritura Pública Declaratória da União Estável perante

Leia mais

A SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL

A SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL A SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL Prof. Dr. Francisco José Cahali CASAMENTO: Convocação p/a Concorrência CC, art. 1829, I: CÔNJUGE HERDA concorrendo CÔNJUGE NÃO HERDA Comunhão parcial com bens

Leia mais

MANUAL ITCMD TRANSMISSÃO POR ESCRITURA PÚBLICA

MANUAL ITCMD TRANSMISSÃO POR ESCRITURA PÚBLICA MANUAL ITCMD TRANSMISSÃO POR ESCRITURA PÚBLICA ACESSO AO SISTEMA ITCMD 2 CRIAÇÃO E PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO 2 ACESSO AO SISTEMA ITCMD 2 CRIAÇÃO E PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO 2 1º PASSO: ESCOLHA DO TIPO

Leia mais